Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Substância natural de frutas e vegetais é eficaz contra câncer de pele grave

Melanoma
Gossypin inibiu a proliferação de células de melanoma humano in vitro e reduziu o tamanho dos tumores em ratos com a doença
 
Cientistas do Texas Biomedical Research Institute, nos EUA, demonstraram, pela primeira vez, que a substância natural gossypin, encontrada em frutas e vegetais, é eficaz como um tratamento para o melanoma.
 
Gossypin inibiu a proliferação de células de melanoma humano in vitro e reduziu o tamanho dos tumores em ratos com a doença.
 
"Identificamos gossypin como um novo agente com atividade inibitória dupla para duas mutações comuns, que são os alvos ideais para o tratamento de melanoma", explica o pesquisador Hareesh Nair.
 
No momento, não há único agente terapêutico ou esquema de combinação disponível para tratar todos os melanomas, dos quais cerca de 76 mil novos casos são diagnosticados anualmente, segundo a Sociedade Americana do Câncer.
 
"Nossos resultados indicam que gossypin pode ter grande potencial terapêutico como um inibidor duplo de mutações chamadas BRAFV600E quinase e CDK4, que ocorrem na grande maioria dos pacientes com melanoma. A substância abre um novo caminho para a geração de uma nova classe de compostos para o tratamento de melanoma", afirma Nair.
 
A pesquisa foi publicada na revista científica Molecular Cancer Therapeutics.
 
Nair e os seus colegas descobriram que gossypin inibiu a proliferação de células de melanoma humano, in vitro, em linhagens celulares de melanoma que abrigam as duas mutações. Gossypin reduziu a atividades dos genes mutantes, possivelmente através de ligação direta com eles. Ela também inibiu o crescimento de várias células de melanoma humano. Além disso, o tratamento com a substância durante 10 dias reduziu o volume do tumor e aumentou a taxa de sobrevivência de ratos com melanoma humano induzido pelas mutações em BRAFV600E quinase e CDK4.
 
A equipe agora planeja mais estudos para entender como o corpo absorve gossypin e como a substância é metabolizada.
 
Fonte isaude.net

Prevenção da tuberculose pode acelerar resistência às drogas

Em comunidades que usam a terapia preventiva com isoniazida, a incidência de pacientes resistentes deve dobrar a cada ano
 
De acordo com o novo estudo, liderado por Harriet Mills, da Universidade de Bristol (Reino Unido), em comunidades que implementam a terapia preventiva com isoniazida (IPT) a incidência pacientes isoniazida-resistentes vai dobrar, a cada ano, pelos próximos 40 anos.
 
O ingrediente principal do coquetel de drogas para curar a tuberculose, a isoniazida, também pode proteger as pessoas de contrair a doença. Essa segunda função é particularmente importante para aqueles com sistemas imunológicos frágeis que muitas vezes adquirem e morrer de tuberculose. Na África subsaariana, a tuberculose é a principal causa de morte entre as pessoas infectadas pelo HIV. Na luta contra este cenário, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a isoniazida como uma terapia preventiva para pacientes HIV-positivos que ainda não tenham apresentado sinais de tuberculose ativa.
 
O Estudo, publicado nesta quarta-feira (10) na revista Science Translational Medicine, ilustra a escolha perversa que especialistas em saúde pública devem fazer entre prevenção de doenças e preservação da eficácia de um tratamento. Quando se trata de tuberculose, o relatório conclui que a profilaxia vem com um custo mais elevado do que o anteriormente reconhecido.
 
O tratamento da tuberculose típica que inclui isoniazida dura seis meses. Mas quando a isoniazida não pode ser utilizado, um paciente tem de suportar um tratamento mais longo, com o uso injecções e de uma dúzia de comprimidos por dia, durante dois anos. Tratamento que apresenta sérios efeitos colaterais como convulsões e perda permanente de audição.
 
O custo destes tratamentos para pacientes isoniazida-resistentes é outro sério problema de saúde pública . África do Sul gasta metade do seu orçamento para doença em tuberculose multirresistente, embora apenas 3% dos casos de tuberculose sejam resistentes a drogas, diz Ramanan Laxminarayan, diretor do Center for Disease Dynamics, Economics & Policy com sede em Washington (EUA).
 
Karin Weyer, coordenadora do Departamento de tuberculose da OMS s Stop, diz que os resultados deste estudo não devem trazer pânico. "Ela afirma que o estudo é interessante, mas salienta que é baseado em modelagem matemática em vez de observações sobre fatos reais. "A partir da perspectiva da OMS, temos de olhar para evidências de campo quando desenvolvemos estas políticas."
 
Fonte isaude.net

Equipe confirma ligação entre estresse pré-natal e risco de obesidade nos filhos

Estresse pode alterar o desenvolvimento do bebê
Foto: Marcelo Camargo/ABr
Estresse pode alterar o desenvolvimento do bebê
Estudo sugere que tensão durante a gestação predispõe os bebês para o desenvolvimento de patologias na vida adulta
 
Cientistas da Universidade de Navarra, na Espanha, descobriram novas evidências de que o estresse da mãe durante a gestação, devido a causas socioeconômicas ou psicossociais, está associado ao desenvolvimento de patologias relacionadas com a obesidade nos bebês.
 
"A prevalência crescente da obesidade não pode ser unicamente atribuída a fatores genéticos ou má nutrição, mas também ao estilo de vida e fatores ambientais adversos. Os chamados fatores ambientais podem ter uma influência sobre os mecanismos epigenéticos, que são responsáveis pelo controle dos genes além do código genético em si", explica o líder do estudo Javier Campion.
 
Para os autores, o ritmo acelerado que caracteriza a sociedade produz um aumento nas taxas de estresse na população, e este aumento, em paralelo com as taxas de obesidade, faz uma análise da interação necessária entre esses dois fatores que não afetam apenas a grupos adultos.
 
O objetivo do trabalho foi determinar o efeito em ratos adultos do estresse moderado e crônico na semana final do desenvolvimento embrionário sobre as alterações fenotípicas, bioquímicas e hormonais.
 
Para isso, os investigadores estudaram dois grupos de ratos, com e sem estresse, e examinaram quaisquer alterações na expressão de genes relacionados com a obesidade e o metabolismo dos glicocorticoides, no tecido adiposo branco nos filhos.
 
"A conclusão geral que obtivemos foi que uma situação adversa durante o desenvolvimento intrauterino pode levar os animais, devido à ingestão de uma dieta hipercalórica, a experimentar um maior aumento da gordura corporal e alterações bioquímicas, hormonais e genéticas", destaca Campion.
 
Além disso, os autores insistiram que essas mudanças na idade adulta induzidas pela ingestão de uma dieta rica em gorduras e açúcares provocou obesidade e outras condições associadas, tais como resistência à insulina, resultando no desenvolvimento de diabetes tipo 2.
 
Os especialistas alegam que o estresse, que durante a vida normal de uma mulher pode não afetar a saúde, pode estar alterando o desenvolvimento do bebê e levando a uma predisposição para o desenvolvimento de patologias na vida adulta, possivelmente devido à modificação epigenética.
 
Todos os anos, os problemas relacionados com a obesidade são responsáveis por mais de 2,8 milhões de mortes em todo o mundo.
 
"Uma vida saudável durante a gravidez não consiste apenas de uma boa dieta com uma boa oferta de vitaminas e minerais, mas também em viver uma vida tranquila, sem estresse", conclui Campion.
 
Fonte isaude.net

Leite materno com aditivo reduz proteção contra infecções

Leite materno possui, naturalmente, a proteína chamada lactoferrina
Utilização de aditivo de leite para recém-nascidos com menos de 1,5 Kg pode diminuir a proteção contra infecções por bactérias
 
Pesquisa da Faculdade de Medicina de USP (FMUSP) revela que a utilização de aditivo de leite materno, com o objetivo de manter as vantagens do aleitamento e aumentar o aporte de nutrientes para recém-nascidos com menos de 1,5 quilo (kg), pode diminuir a proteção destes às infecções por bactérias.

O estudo da nutricionista Letícia Fuganti Campos indica que a aplicação ao leite humano de aditivo de leite materno suplementado com ferro na concentração de 0,28 miligramas (mg) por grama (g) de aditivo pode diminuir a capacidade do aleitamento de proteger contra infecções por Escherichia coli.

O leite materno possui, naturalmente, uma proteína chamada lactoferrina, que se liga a íons de ferro presentes na secreção. Com essa ação, o ferro, que é essencial para a maioria das bactérias patogênicas, não fica disponível em grande quantidade. Dessa forma, a lactoferrina diminui o crescimento do número dos patógenos e, consequentemente, a incidência de infecções nos bebês que consumirem o leite.

No entanto, por demanda nutricional de recém-nascidos com menos de 1,5 kg, acrescenta-se aditivo de ferro e outros nutrientes ao leite humano."Devido à necessidade nutricional aumentada deste grupo, o aditivo de leite materno pode ser utilizado no ambiente hospitalar",diz a nutricionista.

Ela queria ver se o acréscimo de aditivo de leite suplementado com ferro diminuía o efeito bactericida do leite. " O objetivo foi comparar o crescimento bacteriano no colostro puro versus colostro com aditivo de leite materno suplementado com ferro" , conta a nutricionista.

Em amostras de colostro, a nutricionista testou o crescimento das bactérias separadamente, depois de um dia inteiro de incubação em estufa. Letícia testou Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa, relacionadas a diversos tipos de infecções. O leite utilizado foi recolhido em até dois dias de pós-parto de mães internadas após parto normal, em um hospital do Paraná.

Os resultados entre colostro puro e colostro aditivado com leite humano suplementado com ferro, segundo a nutricionista, foram iguais para Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa. No entanto, para Escherichia coli, houve uma diferença significativa, com aumento do crescimento de microrganismos na presença do ferro do aditivo.
 
Fonte isaude.net

Holanda diz que 50 mil toneladas de carne de bezerro podem conter cavalo

A Autoridade Holandesa de Segurança Alimentar (NVWA) anunciou nesta quarta-feira que cerca de 50 mil toneladas de carne de bezerro distribuídas em toda Europa por um atacadista holandês poderiam ter sido misturadas com carne de cavalo, e pediu sua retirada do mercado.
 
A carne foi distribuída entre 130 compradores holandeses e outros 370 do resto da Europa entre janeiro de 2011 e o mesmo mês de 2013, por isso que considera que uma grande parte pode ter sido já consumida. A NVWA precisou que não pode garantir totalmente a origem da carne e, por isso, considera que seja apta para o consumo, mas assegura que não há indícios de que possa representar um risco para a saúde.
 
A empresa suspeita é o atacadista Selten, com sede na cidade de Oss, que já foi submetida a uma análise no começo do ano no marco das investigações em toda Europa pela possível venda de carne de cavalo por carne de bezerro. Segundo o órgão holandês, parte dessa carne teria sido processada posteriormente por terceiras empresas para elaborar alimentos preparados.
 
A NVWA já alertou aos parceiros europeus que podem ser afetados pelo problema - entre eles Espanha, Alemanha e França - através do sistema de alarme rápido alimentar da União Europeia (UE), a fim de que sejam tomadas as medidas oportunas.
 
O escândalo de carne de cavalo destapado nos últimos meses levou a UE a aprovar a realização de dois tipos de provas. A primeira se centra no DNA no bezerro utilizado em produtos processados, como lasanhas ou molho bolonhesa, enquanto a segunda inclui controles para ver se a carne de cavalo nos matadouros contém rastros de fenilbutazona, um antiinflamatório potencialmente novico para as pessoas.
 
Bruxelas espera ter todos os resultados ainda neste mês e a informação será incluída no chamado sistema de alarme rápido alimentício, de modo que as autoridades competentes dos Estados-membros da UE possa se servir dela.
 
Fonte R7

China encontra casos de gripe aviária em 5 novas regiões

Nove pessoas já morreram e 33 casos foram confirmados pela OMS
 
A China encontrou novos casos de gripe aviária em cinco mercados de aves vivas na área leste do país, informou nesta quarta-feira (10) um relatório publicado nesta quarta-feira no site da Organização Mundial de Saúde Animal.
 
A China disse que o vírus H7N9 da gripe aviária foi encontrado em três mercados de aves vivas na província de Jiangsu, um na província de Anhui e um na de Zheijiang, afirmou o relatório.
 
Nove pessoas morreram entre os 33 casos confirmados do vírus, todos no leste da China, de acordo com dados da Comissão Nacional para o Planejamento Familiar e Saúde.
 
Fonte R7

Homens com pênis maior atraem mais as mulheres, revela estudo

Mulheres avaliaram mais de 5.000 imagens
de homens em pesquisa
Experiência mostra que a altura e largura dos ombros também aumentam a atração
 
Muitas mulheres dizem que se sentem atraídas pela personalidade, aparência e até mesmo pelo dinheiro do homem. Porém, o público feminino se atrai mesmo é por homens bem dotados, de acordo com estudo da Universidade de Ottawa, no Canadá, publicado nesta quarta-feira (10) no Daily Mail.
 
A experiência foi realizada com 100 mulheres de todas as idades e utilizou mais de 5.000 imagens de homens. Em cada representação havia diferentes combinações entre altura, o tronco do corpo e o comprimento do pênis (de 5 a 13 cm).
 
As voluntárias foram solicitadas a classificar a atratividade de cada um. Os resultados mostraram que, apesar de as opiniões terem sido influenciadas por uma variedade de características físicas, homens com pênis maior atraiam mais. Além disso, aqueles que eram altos e de ombros largos também eram os mais favorecidos.
 
De acordo com a pesquisa, as mulheres do século 21 são muito semelhantes aos seus ancestrais que acreditavam que o tamanho do pênis era fundamental para atrair a parceira.
 
Com esse estudo, contradiz os argumentos de pesquisas anteriores que sugerem que o “tamanho não é documento”.
 
Fonte R7

Estudo mostra capacidade das células-tronco sanguíneas de reagir a emergências

As células-tronco sanguíneas, localizadas no centro da medula óssea, não só asseguram a contínua renovação das células do sangue, como também se revelam capazes de responder às emergências do organismo, produzindo glóbulos brancos do sangue em resposta às infecções, revelaram os pesquisadores.
 
Esta capacidade, até então desconhecida, pode ter aplicações para proteger o organismo de pacientes com leucemia que recebeu um transplante de medula óssea de milhares de infecções, de acordo com Dr. Michael Sieweke do Centro de Imunologia de Marselha Luminy (Ciml - CNRS/Inserm, Universidade Aix-Marseille, França), que liderou o trabalho dos pesquisadores do Inserm e CNRS com o Centro de Medicina Molecular Max Delbrück (MDC, Berlim).
 
As células do sangue têm uma vida limitada: a expectativa de vida de um glóbulo vermelho mal excede três meses, a das plaquetas (para a coagulação) é de dez dias e a da grande maioria dos glóbulos brancos chega a apenas alguns dias, ressaltam os pesquisadores, que tiveram seu trabalho em camundongos publicado na revista científica Nature.
 
As células-tronco hematopoiéticas da medula óssea (localizadas no centro do esterno e dos ossos pélvicos) garantem sua renovação derramando a cada dia milhares de novas células na corrente sanguínea. Para isso, devem não só se multiplicar, mas também se diferenciar, ou seja, se especializar, para produzir glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.
 
A equipe do Dr. Sieweke já havia descoberto em 2009 que, em uma situação normal, as células-tronco não agem de forma aleatória, mas "decidem" por uma produção equilibrada sob a influência de vários fatores e sinais.
 
Contudo, não se sabia como as células-tronco respondiam às emergências, produzindo, por exemplo, glóbulos brancos sanguíneos que comem micróbios, como os macrófagos, para combater infecções.
Os pesquisadores descobriram que as células-tronco recebem sinais de alerta para que fabriquem as células aptas a combater o perigo.
 
"Nós descobrimos que uma molécula biológica (o fator de crescimento "M-CSF"), produzida em grandes quantidades pelo organismo durante uma infecção ou inflamação, indica o caminho que deve ser adotado pelas células-tronco", explicou o Dr. Sandrine Sarrazin (Inserm), co-autor deste trabalho.
O M-CSF (Fator Estimulador de Colônias de Granulócitos e Macrófagos) ativa a linha de glóbulos brancos através de um gene ("PU.1") das células-tronco que, por conseguinte, produzem em grande quantidade as células mais adequadas para a situação, preferencialmente macrófagos, contou à AFP.
 
A molécula M-CSF poderia ser utilizada para estimular e acelerar a produção de glóbulos brancos nos doentes que enfrentam sérios riscos de infecção, segundo o Dr. Sieweke, que cita 50 mil pacientes em todo o mundo expostos todos os anos a infecções depois de um transplante de medula óssea. Dessa forma, "eles estariam protegidos de infecções enquanto seu sistema imunológico se recupera".
 
O próximo passo é confirmar se a administração do estimulante confere uma vantagem contra uma infecção, reproduzindo em um roedor a situação de um transplante de medula óssea.
 
Fonte R7

Menina perde parte da orelha após infecção com piercing

Estudante passou por duas cirurgias e recuperação pode levar seis semanas
 
A estudante Destiny Nickson, de 11 anos, de Preston, na Inglaterra, passou nove dias internada no hospital por causa de um piercing que infeccionou sua orelha. As informações são do site Daily Mail desta quarta-feira (10).
 
Três semanas depois de colocar o objeto, Incomodada, Destiny voltou ao local onde furaram sua orelha e explicou o problema. Eles removeram o acessório, limparam e recolocaram o brinco.
 
Mesmo assim, o problema não foi resolvido. Para piorar, a infecção se agravou e deixou a orelha bem inchada. Preocupada, a mãe da menina a levou imediatamente ao hospital.
 
Lá, Destiny passou por duas cirurgias e permaneceu internada durante nove dias à base de antibióticos.
 
Por causa da ferida, ela perdeu uma pequena parte da cartilagem da orelha.
 
De acordo com o dono do salão de tatuagens e piercings, Danny Kynaston, a equipe nunca passou por esse tipo de situação.
 
— Todos os nossos aparelhos são esterilizados e nenhum é reutilizado.
 
Ele ainda disse que algumas pessoas podem ser alérgicas ao titânio, metal utilizado na produção de piercings.
 
Fonte R7

Homem é internado em necrotério de hospital em BH

Um pedreiro de Belo Horizonte que apresentava sintomas de tuberculose ou influenza H1N1 acabou sendo internado numa sala usada como necrotério pela equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santa Terezinha, região da Pampulha. O caso ocorreu na semana passada e foi denunciado nesta quarta-feira por familiares de Reginaldo José Gonçalves, indignados com a situação.

Uma das irmãs de Reginaldo, a auxiliar de limpeza Regiane Maria Gonçalves contou à reportagem que ele foi internado na UPA na quarta-feira dia 3. Quando ela chegou para visitá-lo, na quinta-feira, levou um susto ao ser informada por uma enfermeira de que o irmão estava no necrotério. A auxiliar pensou que Reginaldo havia morrido.

"Eu e meu cunhado fomos levar roupas para ele. Na portaria, não sabiam informar onde ele estava. A moça do 'Posso Ajudar" entrou para procurar meu irmão e eu fui atrás. Aí ela perguntou para uma enfermeira cadê o homem da maca no corredor, e a enfermeira disse, rindo, que colocaram ele no necrotério", relatou Regiane, que se desesperou com a notícia. Ela disse também que seu cunhado viu, há cerca de 15 dias, um homem morto ser encaminhado para a sala. No domingo, Reginaldo foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia, onde permanece internado - na enfermaria.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o local não funciona mais como necrotério, tendo sido "readequado" em 2010, e que o espaço é usado para atendimento a pacientes que necessitam de isolamento desde a chegada do H1N1.
 
Fonte R7

Ressonância magnética do cérebro mostra imagem da dor

Cientistas anunciaram, nesta quarta-feira, a descoberta de uma forma de reconhecer a dor por meio de ressonâncias magnéticas do cérebro, o que pode abrir caminho para futuros testes capazes de avaliar com precisão sua gravidade.
 
"Por enquanto, não há uma forma aceitável de medir a dor e outras emoções, além de perguntar a uma pessoa como ela se sente", afirmou Tor Wager, principal autor do estudo, publicado no 'New England Journal of Medicine'.
 
Para o estudo, foram realizadas ressonâncias magnéticas em 114 voluntários, no momento em que recebiam calor no antebraço direito. A temperatura ministrada foi de moderada a quente.
 
Os especialistas se surpreenderam ao descobrir que os sinais encontrados nos cérebros eram transferíveis entre diversas pessoas, permitindo aos cientistas prever quanto de dor uma pessoa estava sofrendo, com 90% a 100% de exatidão.
 
"Encontramos um padrão, por meio de múltiplos sistemas cerebrais, que diagnostica quanta dor uma pessoa sofre em resposta a um calor doloroso", explicou Wager.
 
Para um subgrupo de participantes, que haviam sofrido um rompimento amoroso recente e que ainda estavam se recuperando, uma foto do ex foi apresentada.
 
Embora estudos prévios apontassem que a atividade mental diante de uma desilusão amorosa seja semelhante à de uma pessoa que experimenta a dor física, a recente pesquisa descobriu que a assinatura desse tipo de dor estava ausente na pessoa que sofria por amor.
 
Os pesquisadores também descobriram que o sinal da dor diminuía nos cérebros dos pacientes que haviam sido tratados com analgésicos previamente.
 
Mesmo que a tecnologia ainda não esteja plenamente disponível, os pesquisadores esperam que, nos próximos anos, esse avanço possa levar ao desenvolvimento dos primeiros testes objetivos sobre a dor, ou contribuir para o estudo e o alívio da dor crônica.
 
O estudo foi dirigido por Wager, professor associado de Psicologia e Neurociência da Universidade do Colorado, em Boulder, junto com colegas da Universidade de Nova York, da Universidade Johns Hopkins e da Universidade de Michigan.
 
Fonte R7

Concurso Universidade Federal do ABC - UFABC/SP

A Universidade Federal do ABC (UFABC), São Paulo, realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 3 de junho pelo www.ufabc.edu.br


Valor:
R$ 201,00.

Cargo:
Engenharia Biomédica - Instrumentação Biomédica

Remuneração:
R$ 8.049,77.

Provas:
Haverá prova escrita, análise curricular, defesa de projeto de pesquisa e prova didática

Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 1 vaga para professor para a Faculdade de Medicina do campus Umuarama.

Inscrições:
Até 12 a 26 de abril, na secretaria da Faculdade (avenida Pará, nº. 1.720, Bairro Umuarama, bloco 2U, sala 23).

Área:
Nutrição e Saúde Coletiva.

Valor: R$ 60,00.

Concurso Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza concurso para 34 vagas para o campus Maringá e a Fazenda Experimental de Iguatemi.

Inscrições:
Até 22 de abril pelo www.drh.uem.br


Valor
R$ 32,00 a R$ 57,00.

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar Operacional (Ajudante Geral, Apoio Administrativo, Auxiliar de Cozinha e Serviços de Limpeza), Oficial de Manutenção (Marceneiro e Serralheiro);

Ensino Médio/Técnico - Técnico de Manutenção (Eletricista), Técnico em Agropecuária, Técnico em Biblioteca, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório (Análises Clínicas subárea Micologia Médica e Química) e Técnico em Segurança do Trabalho.

Remuneração:
R$ 809,50 a R$ 1.445,36

Provas:
Prova objetiva: 19 de maio

Concurso Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas realiza concurso para provimento de 1 vaga para Professor

Inscrições:
Até 2 de maio, na Secretaria Geral da Faculdade de Ciências Médicas, Rua Tessália Vieira de Camargo, nº 126, na Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo

Área:
Departamento de Clínica Médica - Gastroenterologia

Remuneração:
R$ 1.510,70 a R$ 8.715,28.

Provas:
Haverá Prova Específica; Prova de Títulos; Prova de Arguição e Prova Didática.

Concurso Universidade de São Paulo - USP

A Universidade de São Paulo - USP realiza concurso para provimento de vaga para a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Campus de Pirassununga.

Inscrições:
De 8 a 12 de abril de 2013, pelo www.uspdigital.usp.br/marteweb


Valor:
R$ 27,00.

Cargo:
Auxiliar Agropecuário - Departamento de Nutrição e Produção Animal

Remuneração:
R$ 1.768,29.

Provas:
Haverá prova objetiva e Prova Prática

Concurso Prefeitura Municipal de São Simão - SP

A Prefeitura Municipal de São Simão, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 25 vagas

Inscrições:
Até 14 de abril pelo www.conses
p.com.br ou na Rua Rodolfo Miranda, nº. 242, Centro, São Simão-SP

Cargos e vagas:
Nível Superior: Médico Clínico Geral (3), Médico Pediatra (1), Professor de Educação Artística - PEB III (2), Professor de Educação Física - PEB III (1);

Magistério/ Superior: Educador de Creche (4), Professor de Ensino Fundamental - PEB II (4);
Nível Médio: Agente de Controle de Vetores (7), Fiscal (3), Técnico em Enfermagem (CR).

Provas:
Haverá provas de títulos

Prefeitura de Esteio (RS) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Esteio, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital N° 01/2013 de processo seletivo com vistas à contratação temporária de profissionais pelo período de 12 meses, renovável por igual período, não ultrapassando 02 anos.
 
O certame oferece uma (01) vaga para o cargo Médico do Trabalho com salário de R$ 2.336,00, mais 40% de Adicional de Insalubridade sobre o menor salário da Prefeitura. A carga horária será de 24 horas semanais.
 
A inscrição será efetuada por meio de envio dos currículos para o endereço de e-mail: rh@esteio.rs.gov.br até o dia 12 de abril de 2013.
 
O certame será composto conforme as seguintes etapas: análise de currículo e entrevista com a Psicóloga. O resultado com a classificação final dos candidatos inscritos no certame, será publicado no dia 19 de abril de 2013, através do site: www.esteio.rs.gov.br e afixado no Mural da Prefeitura.

Prefeitura de São Tiago (MG) divulga edital de processo seletivo

Foi divulgado resumo do edital de processo seletivo da Prefeitura de São Tiago, estado de Minas Gerais. A seleção destina-se à contratação de três (03) Médicos Clínico Geral para o município. As inscrições serão efetuadas até o dia 19 de abril de 2013.
 
O processo seletivo constará de análise de currículo.
 
O resumo do edital encontra-se publicado no Jornal da Imprensa Oficial de Minas Gerais, publicações de terceiros, de 09 de abril de 2013, pág. 22. Maiores informações pelo telefone: (32) 3376-1022.

Concurso Prefeitura de São Martinho - SC

A Prefeitura de São Martinho, estado de Santa Catarina, promove concurso público, por meio do edital 01/2013, para o preenchimento de 40 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 7.224,60 e as inscrições serão realizadas no período de 09 de abril a 08 de maio de 2013, mediante acesso ao site www.concursul.com.br.
 
Cargos
Nível Superior - Assistente Social, Médico Clínico Geral, Médico PSF, Nutricionista, Odontólogo, Professor e Psicólogo.
 
Nível Médio - Agente de Serviços de Saúde Pública, Escriturário e Agente de Defesa Civil.
 
Nível Fundamental - Agente da Dengue, Auxiliar Administrativo e Agente Comunitário de Saúde.
 
Alfabetizado - Agente de Serviços Gerais, Pedreiro, Operador de Máquina Trator Agrícola, Agente de Conservação e Manutenção e Operador de Máquina.
A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 100.
 
Seleção
Os candidatos serão avaliados por meio de provas escritas objetivas, de caráter eliminatório/classificatório (todos os cargos), prova prática ou de títulos, compatíveis com o nível de escolaridade.
 
A prova escrita objetiva e a prova prática serão realizadas no Município de São Martinho/SC, provavelmente no dia 19 de maio de 2013, quando também serão recebidos os títulos.

Prefeitura de Águas de Chapecó – SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Chapecó, Estado de Santa Catarina, abriu edital de processo seletivo N° 004/2013, destinado ao preenchimento de 20 vagas em caráter temporário, para os cargos de Médicos ESF, Psiquiatra, Pediatra, Urologista, Proctologista, Reumatologista, Ortopedista Pediátrico, Endocrinologista, Infectologista, Ginecologista, Cirurgião Geral e Clínico Geral.
 
A remuneração será de R$ 3.953,82 com jornada de 20h semanais e de R$ 7.907,63 em carga horária de 40h semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições na Gerência do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria de Saúde, localizada na rua Marechal Floriano Peixoto, nº. 316-L, Chapecó, no período de 15 de abril a 14 de maio de 2013, nos horários das 13h30 as 17h30. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.
 
A seleção dos candidatos será feita por meio de prova escrita com 30 questões, prevista para ser aplicada no dia 26 de maio de 2013, das 9h as 12h, em local a ser divulgado em 16 de maio de 2013. O gabarito preliminar será divulgado um dia após a prova, a partir das 16 horas, através de edital publicado no Mural do Município e no endereço eletrônico www.chapeco.sc.gov.br.
 
A provável data para a divulgação final do resultado do processo seletivo será 10 de junho de 2013,que será informada também no site da prefeitura.
 
O certame terá validade de um (01) ano a contar da data da homologação do resultado final, sendo passível de prorrogação por igual período, a critério do Município.

Concurso Público da Prefeitura de Faxinal dos Guedes - SC

A Prefeitura de Faxinal dos Guedes, no estado de Santa Catarina, publicou os editais de concurso público nºs 001 e 002/2013, com oferta de 28 vagas de trabalho para atuação em diversos departamentos do Governo Municipal. Os postos são para candidatos de todos os níveis de escolaridade e o salário chega até R$ 3.411,05.
 
Inscrição
Os candidatos podem garantir a participação no certame fazendo a inscrição até 24 de abril de 2013 exclusivamente pelo site www.incapel.com.br, pagando taxas que variam em função do nível de escolaridade:
Nível Superior: R$ 155,00.
Nível Médio : R$ 85,00
Nível Fundamental: R$ 55,00
Nível Alfabetizado: R$ 45,00
 
Sobre os cargos
As vagas do concurso público de Faxinal dos Guedes estão distribuídas para os seguintes cargos:
Superior: médico (01), professor de língua estrangeira/espanhol, religião, artes e ciências (05).
Médio: técnico em enfermagem (05) e auxiliar de consultório odontológico (01)
Fundamental completo: instrutor social (04) e agente comunitário de saúde (07)
Fundamental Incompleto: operador de trator de esteiras (01), operador de motoniveladora (01), operador de pá carregadeira (01), operador de retroescavadeira (01) e operador de rolo compactador vibratório (01).
As jornadas de trabalho serão de 10, 20 ou 40 horas por semana.
 
Sobre a seleção
O concurso público será composto de prova objetiva - para todos os cargos - além de prova prática e análise de títulos.
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente em 05 de maio de 2013, no horário das 8h as 12h, na Escola Municipal Santa Terezinha, na Rua Presidente Dutra, n°. 683 no Centro do Município de Faxinal dos Guedes/SC.
 
O recebimento dos títulos será realizado no também no dia 05/05/2013 após o término da prova objetiva, na Escola Municipal Santa Terezinha, na Rua Presidente Dutra, n°. 683 no Centro do Município de Faxinal dos Guedes/SC.
 
Já a prova prática, voltada para os candidatos às vagas de operador, será aplicada em 05 de maio de 2013, após o término da prova objetiva.
 
O resultado final com a lista de aprovados estará disponível nos sites www.incapel.com.br e http://www.faxinal.sc.gov.br, a partir de 21 de maio de 2013, às 17h30.
 
O certamente terá validade de dois (02) anos a contar da data da publicação da homologação do resultado final.

Prefeitura de Fraiburgo (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Fraiburgo, estado de Santa Catarina, lançou extrato de edital de processo seletivo n° 0021/2013 visando a contratação de profissional em caráter temporário para assumir o cargo de Médico - Clínico Geral - 12 hs.

As inscrições serão recebidas no período de 11 a 18 de abril de 2013, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas, em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal de Fraiburgo, localizada na Av. Rio das Antas, 185, Centro, CEP 89.580-000, do município de Fraiburgo/SC.
 
Informações adicionais podem ser obtidas na Prefeitura de Fraiburgo, pelo fone (49) 3256-3013.
 
O extrato do edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 10 de abril de 2013, pág. 43.

Concurso Prefeitura de Palmares Paulista - SP

A Prefeitura de Palmares Paulista, Estado de São Paulo, através da Instituição Soler de Ensino Ltda, publicou os editais 01 e 02/2013 de processo seletivo e o edital 01/2013 de concurso público, disponibilizando um total de 18 vagas mais para profissionais de níveis fundamental, médio ou superior. Os salários são de até R$ 1.800,00 por carga horária de 12 a 40 horas semanais, lembrando que também será formado cadastro de reserva.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Médico Clinico Geral (02), Médico Plantonista (05), Agente Comunitário de Saúde (10), Enfermeira PSF (01) e PEB I e II (CR).

Inscrições
As inscrições serão realizadas por meio do endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, das 09hs do dia 11 de abril até ás 24hs do dia 25 de abril de 2013.
 
Taxas
- Para os Empregos Públicos de Nível Fundamental: R$ 25,00;
- Para os Empregos Públicos de Nível Médio: R$ 25,00;
- Para os Empregos Públicos de Nível Superior: R$ 50,00.

Provas
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 05 de maio de 2013 em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições.

Validade
A validade dos editais N° 01/2013 de concurso público e processo seletivo será de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Palmares Paulista.

Já a validade do edital N° 02/2013 do processo seletivo será para o ano letivo de 2013 contado da data de homologação final.

Prefeitura de Santa Rita do Trivelato (MT) abre vagas

Em Santa Rita do Trivelato, cidade localizada a 327 km de Cuiabá, no Mato Grosso, a prefeitura publicou o edital nº. 002/2013 de processo seletivo. São ofertados 05 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração que varia entre R$ 734,52 e R$ 2.833,19, por jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Professor Licenciatura Plena em Ciências, Motorista - CNH D, Monitor de Creche, Merendeira e Fonoaudióloga.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas do dia 12 a 22 de abril de 2013, das 09h às 11h e das 13h às 16h, na Prefeitura de Santa Rita do Trivelato, localizada na Avenida Flávio Luis, n°. 2.201, Bairro Centro, nesta cidade de Santa Rita do Trivelato – MT.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues as cópias dos seguintes documentos:
CPF;
RG;
Título de Eleitor e último comprovante de votação (2012);
Certidão de nascimento ou casamento;
Carteira de Trabalho;
PIS/PASEP;
Documento militar (sexo masculino);
Comprovante de Residência;
Documento comprobatório de inscrição no respectivo Conselho, quando for o caso;
 
Provas
A prova teórica será realizada provavelmente no dia 28 de abril de 2013, com início às 07h30 e término às 10h30, na Escola Municipal 03 de Novembro, localizado à Rua dos Estudantes, Santa Rita do Trivelato/MT.
 
Os candidatos aos cargos de motorista categoria D, deverão realizar prova prática a ser aplicada após a realização das provas teóricas, no pátio da Secretaria de Obras.
 
O resultado das provas será divulgado no dia 30 de abril de 2013, nos quadros de avisos da Prefeitura e da Câmara Municipal e no site www.santaritadotrivelato.mt.gov.br. A validade do processo seletivo será de 1 ano.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 10 de abril de 2013, pág. 147 a 149.

Escola de Saúde Pública do Ceará abre vagas

A Escola de Saúde Pública do Ceará, autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, divulgou edital Nº. 08/2013 para realização de processo seletivo. O certame oferece várias vagas de médicos para formação de um banco de colaboradores para supervisionar o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica – PROVAB.
 
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no site www.esp.ce.gov.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 11 de abril de 2013 (horário do Estado do Ceará).
 
Após o preenchimento da ficha eletrônica de inscrição, o candidato deverá imprimir a mesma e entregá-la, juntamente com a documentação abaixo descrita, pessoalmente ou através de procurador legalmente constituído, em envelope, na DIPSA, no prédio da Escola de Saúde Pública do Ceará, localizada na Avenida Antônio Justa, nº3161, Bairro Meireles – Fortaleza/CE, de 9h as 16h, durante os dias 11, 12 e 15 de abril de 2013.
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
 
Currículo padrão DIPSA/SUPERVISÃO PROVAB;

Documentos comprobatórios, tais como: certificados, declarações, certidões, cópias de publicações em diários oficiais e textos de informativos oficiais/institucionais, listagem de produções e/ou publicações com a respectiva referência bibliográfica, fotocópia da folha da publicação com referência bibliográfica constando os dados do candidato como autor do trabalho;
Cópia do diploma de conclusão do curso de graduação em Medicina;
Cópia do diploma ou declaração de conclusão do curso de pós-graduação (especialização, mestrado e/ou doutorado) retroativa no máximo 06 meses contados da data de publicação do edital, autenticado em cartório, para os candidatos com perfil de mestre e/ou doutor;
Fotocópia da carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação – CNH ou carteira profissional emitida por entidade de classe;
Fotocópia do CPF;
01 foto 3x4, de frente e recente, com o nome completo do candidato escrito no verso.
 
O processo seletivo será constituído apenas de análise curricular e o resultado dessa análise será divulgado a partir do dia 16 de abril de 2013, no site www.esp.ce.gov.br.
 
O certame terá validade de 01 ano para efeito de convocação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a contar da data de sua homologação.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado do Ceará, de 09 de abril de 2013, pág. 91 a 94.

Prefeitura de Buritis (RO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Buritis, cidade localizada a 330 km de Porto Velho, no estado de Rondônia, divulgou edital Nº. 002/2013 de processo seletivo. A seleção destina-se ao provimento de 02 vagas de nível superior. O salário será de até R$ 9.183,58 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Pedagogo Séries Iniciais e Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 11 de abril de 2013, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, na SEMECE – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, situada à Rua Theobroma, n° 1585, Setor 02, no Município de Buritis - RO.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
Cópia da Carteira de identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado e maior de 18 anos até a convocação e contratação;
Cópia do comprovante de escolaridade mínima exigida;
Curriculum demonstrado aptidão profissional;
Cópia do CPF;
Cursos de Formação Continuada na área de atuação;
Comprovação de Tempo de Serviço.
 
Prova
A seleção será composta de análise de curriculum e avaliação de títulos. O resultado será afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no Diário Oficial dos Municípios, a partir do dia 12 de abril de 2013.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública.

UNIOESTE promove processo seletivo

Com o intuito de ampliar o quadro de funcionários, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) divulgou o edital Nº 056/2013-GRE para contratação, em caráter excepcional e temporário, profissionais para os cargos de Agentes Universitários. A remuneração é de R$ 2.511,07 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Há oportunidades para Advogado (1), Intérprete de Libras (3), Nutricionista (1), todos com exigência de nível superior, além de chances para Agente de Segurança Interna (2) e Auxiliar Operacional (1), que devem ter ensino fundamental completo.
 
Inscrição
As inscrições estarão abertas até o dia 22 de abril de 2013, por meio do endereço eletrônico www.unioeste.br/concursos. A taxa de inscrição será de R$ 70 para a função de nível superior, de R$ 30 para nível médio, e de R$ 20 para a função de nível fundamental.
 
Seleção
O processo seletivo será composto por Prova escrita e Prova de Títulos. Excepcionalmente para a função de Intérprete de Libras será aplicada Prova Prática e Prova de Títulos, dispensando a Prova Escrita.
 
A entrega da documentação da inscrição para a Prova de Títulos deverá ser feita até o dia 22 de abril de 2013, no Setor de Recursos Humanos dos Campi da UNIOESTE ou na Reitoria /COGEPS.
 
Já a Prova Escrita será realizada na data prevista de 05 de maio de 2013, nas cidades dos Campi da Unioeste, das 14 às 18 horas. O resultado final será publicado a partir do dia 17 de maio de 2013.
 
O processo seletivo será válido por um (1) ano, a partir da publicação do edital de homologação do resultado final em Diário Oficial, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Unioeste.

Prefeitura de Timbaúba dos Batistas (RN) abre vagas

No estado do Rio Grande do Norte, a prefeitura de Timbaúba dos Batistas publicou edital Nº. 001/2013, de processo seletivo, para provimento de 35 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 678,00 e R$ 2.500,00, por jornada de trabalho que varia entre 30 e 40 horas semanais.
 
Os candidatos aprovados deverão trabalhar diretamente sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Ação Social e do Adolescente.
 
Cargos: Auxiliar de Educação Infantil (cuidador), Professor ( Ensino Fundamental, História, Matemática e Língua Inglesa), Merendeira, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Combate às Endemias, Médico Especialista em ginecologia, Enfermeiro, Odontólogo, Farmacêutico, Biomédico, Técnico em Enfermagem, Digitador para o Laboratório, Monitor do PETI, Psicólogo, Assistente Social e Recepcionista.
 
As inscrições serão efetuadas do dia 15 a 16 de abril de 2013, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na sede da Prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas, situada na Rua Rui Barbosa, 48, Centro, mediante a apresentação dos seguintes documentos e informações:
 
Fotocópias da carteira de Identidade (RG) e CPF, com apresentação do original para fins de comprovação;
Comprovação de quitação com o serviço militar, no caso dos candidatos do sexo masculino;
Comprovante de regularidade junto à Justiça Eleitoral;
Fotocópia do comprovante de residência;
Procuração com outorga de poderes especiais para requerer a inscrição, quando for o caso;
Curriculum Vitae em envelope, acompanhado da comprovação de treinamentos, capacitações e experiências nas áreas especificas, com carga horária mínima de 08 horas e períodos identificados, como também, certificados de conclusão do ensino fundamental/médio/superior.
 
A seleção será composta de entrevista e análise de curriculum vitae.
 
A entrevista está prevista para ser realizada nos dias 17 e 18 de abril de 2013, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, de Timbaúba dos Batistas, das 7h às 11h e das 13h às 17h, por ordem de chegada.
 
O resultado será afixado a partir das 10h do dia 22 de abril de 2013 na sede da Prefeitura de Timbaúba dos Batistas.
 
O edital está publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, de 10 de abril de 2013, pág. 74 a 78.

Serviço Social Autônomo PARANAEDUCAÇÃO abre vagas

O Serviço Social Autônomo PARANAEDUCAÇÃO, no estado do Paraná, divulgou edital de processo de seleção nº. 017/2013. O certame visa a contratação de 41 profissionais de níveis médio e superior, com vencimentos que variam entre R$ 1.635,00 a R$ 4.150,00.
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais. Já ao candidato afro-descendente é reservado 10% das vagas.
 
Cargos: Advogado, Analista de Sistemas, Contador, Engenheiro Civil, Secretário, Técnico de Segurança do Trabalho, Topógrafo e Motorista.
 
As inscrições serão realizadas a partir das 20h do dia 10 de abril até às 23h do dia 2 de maio de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico www.cops.uel.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
A prova objetiva será realizada na cidade de Curitiba, na data provável de 26 de maio de 2013, em locais e horários a serem divulgados por meio do cartão de inscrição, a partir das 17h do dia 20 de maio de 2013, no endereço eletrônico www.cops.uel.br.
 
O prazo de validade do processo de seleção será de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, no Diário Oficial do Estado do Paraná – Suplemento de Concursos Públicos – www.dioe.pr.gov.br, prorrogável por uma única vez, por igual período, a critério do PARANAEDUCAÇÃO.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Paraná, de 10 de abril de 2013, pág. 12 a 24.

UFOP - MG abre processo seletivo para professor

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no estado de Minas Gerais, lançou o edital PROAD Nº 15 de processo seletivo para contratação de 01 professor substituto. O profissional contratado irá atuar na área de Medicina Especializada/Pediatria, em carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados devem ter formação de nível superior em Medicina. A remuneração será de acordo com a titulação do candidato no ato da assinatura do contrato, que terá prazo máximo de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
 
As inscrições serão recebidas até 16 de abril de 2013, pessoalmente ou por procuração, das 8h30 às 11h e das 12 às 16 horas, na Secretaria da Diretoria da Escola de Medicina, Prédio da Medicina, Campus Universitário/Morro do Cruzeiro - Ouro Preto/MG.
 
A seleção constará de Prova Didática, com sorteio de ponto para data prevista de 17 de abril e aplicação no dia 18 de abril de 2013, além de Entrevista e Análise de Curriculum Vitae.
 
O processo seletivo terá validade de 01 (um) ano, a contar da publicação da Portaria/PROAD de aprovação do resultado final da seleção no Boletim Administrativo/UFOP.

Prefeitura de Rio do Campo - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Rio do Campo, Estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo destinado ao preenchimento de várias vagas para os cargos de Operador de Maquinas e Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental). Os salários vão até R$ 1.138,09 em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 11 de abril de 2013, das 08h00min às 12h00min, e das 13h30min às 17h30min, nas dependências da Prefeitura Municipal de Rio do Campo, situada na Rua 29 de Dezembro, nº 70, Centro, na cidade de Rio do Campo - SC. Os candidatos estão isentos da taxa de inscrição.
 
As provas teóricas serão realizadas nas dependências da Escola de Educação Básica Dr. Fernando Ferreira de Mello, situada na Rua Sete de Setembro, nº 70 - Rio do Campo - SC, provavelmente, no dia 14 de abril de 2013, com início às 08h:30min e terão duração de 02 (duas) horas, contadas a partir da autorização do fiscal para início da mesma.
 
A prova Prática para o cargo de Operador de Maquinas será realizada no pátio da garagem da Prefeitura Municipal, sito à Rua Voluntários da Pátria, s/nº, Rio do Campo - SC, no dia 14 de abril de 2013, com início às 11h:00min.
 
A validade do processo seletivo nº 04/2013 será até a data de 31 de dezembro de 2013 ou realização de concurso público.

Ortopedista explica diferenças entre artrose e osteoporose

Artrose no joelho
A artrose, ou osteoartrite, é um processo caracterizado pelo desgaste da cartilagem articular, o que leva a um processo inflamatório.
 
A “artrose primária”, segundo o ortopedista, pode estar relacionada à genética, não havendo doença prévia ou trauma que explique o seu desenvolvimento. “As secundárias, por sua vez, têm causas identificáveis, como fraturas prévias, doenças metabólicas ou reumáticas e obesidade“, afirma Saliba. Informações do Ministério da Saúde apontam que 15 milhões de pessoas sofrem com o problema no Brasil, ou seja, 80% dos idosos com mais de 70 anos.


Já a osteoporose, doença que atinge 10 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, é caracterizada pela baixa concentração de cálcio nos ossos. “A perda ocorre em decorrência, por exemplo, da baixa quantidade de hormônios femininos, após a menopausa”, completa o ortopedista. A doença atinge mais mulheres (de 13% a 18%) do que homens (3% a 6%), conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que levam em consideração a população acima dos 50 anos.
 
Observar sintomas e traumas
Quanto aos sintomas da artrose, o mais comum é a dor articular, geralmente progressiva e relacionada aos esforços. “Nas fases mais avançadas da doença, podemos encontrar diminuição da amplitude dos movimentos (rigidez), instabilidade e edema (inchaço) articular”, completa o especialista. A osteoporose, por outro lado, não tem nenhum sintoma como consequência. “Mas pode se manifestar através de fraturas dos ossos após trauma de baixa energia, como quedas da própria altura”, alerta o médico.
 
Em ambas as doenças, o diagnóstico funciona de forma simples, de acordo com Saliba. “Como toda doença, primeiramente a conversa com o paciente e um bom exame físico são essenciais para o correto diagnóstico”, destaca. Radiografias simples são suficientes para o diagnóstico de artrose, e a densiometria é o exame utilizado para constatar osteoporose.
 
Para prevenir a osteoporose, são recomendados os usos de cálcio e vitamina D. “Tomar sol cinco minutos por dia nos braços e nas pernas produz vitamina D suficiente para ajudar na prevenção da doença”, resume Saliba. No tratamento, são incluídos hormônios e medicações que favorecem a absorção de cálcio pelos ossos. A artrose pode ser tratada com exercícios físicos, medicação, perda de peso e, nos casos em que estas medidas não dão mais resultado, existe também uma cirurgia, a artroplasia.
 
Fonte Corposaun

Exercícios físicos garantem qualidade de vida aos portadores de HIV e AIDS

O envelhecimento da população portadora de HIV e AIDS é um fato relativamente novo no país, mas já atrai a atenção dos profissionais de saúde, preocupados com a qualidade de vida destes pacientes.
 
Se por um lado o tratamento antirretroviral garante a sobrevida de muitos anos, é justamente o uso prolongado do coquetel e a presença do vírus que aceleram o processo de envelhecimento, com todas as suas consequências sobre o organismo. A prática de exercícios físicos regulares tem se mostrado uma boa aliada para a manutenção da qualidade de vida dos pacientes com HIV e AIDS.
 
De acordo com a médica geriatra Dra. Janise Lana Leite (CRM 126.876), “pesquisas têm mostrado que os idosos portadores de HIV e AIDS têm maior prevalência de fatores de risco cardiovascular, lipodistrofia e baixa densidade mineral óssea”. A partir desta constatação, a prática de exercícios físicos regulares e supervisionados pode contribuir para o tratamento de longo prazo dos portadores de HIV, “uma vez que atua nos fatores de risco cardiovascular e osteomuscular, além de contribuir com uma mudança comportamental que influencia positivamente na aderência ao tratamento medicamentoso” explica a médica, da Academia Estação do Exercício – especializada em musculação para idosos.
 
O professor de educação física Carlos Alberto A. Silva, diretor da Academia Estação do Exercício, garante que a adoção de treinamentos concorrentes (musculação e exercícios aeróbicos combinados) proporciona melhora significativa dos parâmetros cardiorrespiratórios e muscular dos alunos portadores do vírus. “Mesmo sem impacto direto no aumento do T CD4+ e na diminuição da carga viral, tais resultados são altamente favoráveis para a qualidade de vida do portador do HIV e AIDS”, conclui.
 
Em junho deste ano o Ministério da Saúde lançou um manual de recomendações para a prática de atividades físicas para pessoas vivendo com HIV e AIDS. Dirigido aos profissionais de Educação Física e Saúde, o manual visa principalmente a prevenção e o controle de alterações metabólicas, já que um dos problemas recorrentes de quem vive com HIV e AIDS e que pode ser minimizado com a prática de exercícios físicos é a lipodistrofia.
 
A síndrome, caracterizada por alterações na redistribuição da gordura corporal, pode ocorrer, em maior ou menor grau, em até 50% dos pacientes de AIDS, de acordo com estudos internacionais. A lipodistrofia se manifesta como perda de gordura (lipoatrofia) nas pernas, braços, rosto e bumbum ou ganho de gordura (lipohipertrofia) no abdômen, mamas, parte superior das costas (giba) e na mandíbula (papada). É resultado de um soma de fatores: genética, sedentarismo, ação do próprio HIV e dos medicamentos antirretrovirais.
 
Fonte Corposaun

Portugal: Governo reorganiza urgências hospitalares

Durante o período da noite, algumas valências dos hospitais de Lisboa e Vale do Tejo passarão a estar abertas apenas no Santa Maria e São José
 
De acordo com o Jornal de Negócios, nos próximos três meses, a rede de urgências de Lisboa e Vale do Tejo no período noturno (entre as 20h00 e as 08h00) será profundamente reorganizada, para passar a estar operacional até Julho.
 
As valências de oftalmologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, gastroenterologia, psiquiatria e grandes traumatizados de todos os hospitais de Lisboa e Vale do Tejo serão transferidas para Santa Maria ou São José.
 
O objetivo desta reorganização visa a racionalização de recursos, informou uma fonte oficial da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
A reestruturação da rede de urgências vai ser acelerada devido ao chumbo do Tribunal Constitucional a medidas para redução do défice propostas pelo governo no Orçamento de Estado para 2013.
Fonte Correio da Manhã

Portugal: Amiodarona, medicamento contra arritmia cardíaca, aumenta risco de cancro - estudo

A amiodarona, um tratamento amplamente utilizado contra a arritmia cardíaca, aumenta o risco de cancro, especialmente nos homens e em todos os doentes que tomam doses elevadas, indica um estudo publicado na última edição da revista norte-americana Cancer.
 
Como o medicamento se dissolve na gordura do organismo e se degrada muito lentamente, grandes quantidades podem acumular-se nos tecidos após um uso prolongado, explicam os investigadores do Taipei Veterans General Hospital em Taiwan.
 
Pequenos estudos já tinham mostrado que a amiodarona podia aumentar o risco de alguns cancros, mas até agora não tinha sido realizada nenhuma investigação alargada sobre a questão.
 
Fonte Destak

Portugal: SNS perde 500 mil euros por mês com adiamento de nova gestão da Linha Saúde 24

A linha de atendimento Saúde 24 custa mensalmente mais 500 mil euros do que custaria se já tivesse sido resolvido o concurso internacional para a gestão deste serviço, ao qual o Tribunal de Contas recusou um visto, segundo o coordenador.
 
A completar seis anos de existência, no próximo dia 25 de abril, e após ter ultrapassado os 4,5 milhões de contactos, a Linha Saúde 24 vai deixar de ser gerida pela LCS, empresa do grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD).
 
O coordenador da linha, o enfermeiro Sérgio Gomes, disse à agência Lusa que o concurso ainda não foi resolvido, apesar de já ter sido selecionada uma empresa: a PT.
 
Fonte Destak

Portugal: Especialistas em doenças autoimunes querem garantir assistência a doentes sem aumentar custos

Mais de 200 especialistas em doenças autoimunes reúnem-se até sábado em Vilamoura para analisar as melhores práticas médicas para garantir os tratamentos adequados e a assistência aos doentes sem aumentar os custos, numa altura de dificuldades económicas.
 
"Estamos a falar de terapêuticas muito caras e têm um peso específico orçamental que não é pequeno, por isso têm que ser muito bem utilizadas.
 
Se forem aplicadas corretamente, nos doentes certos, com boas práticas, não aumentaremos os custos.
 
Se forem utilizados de forma incorreta e em situações que não estão bem estabelecidas, aí as coisas podem cair em algum tipo de exagero que não seria correto", disse à Lusa António Marinho, presidente do Congresso Nacional de Autoimunidade.
 
O presidente do Congresso acrescentou que, "em tempo de crise", é importante que os médicos saibam "como se pode continuar a tratar estes doentes sem diminuir a qualidade assistencial", e considerou que isso "só se consegue melhorando as boas práticas".
 
Fonte Destak

Portugal: Governo manda Infarmed reapreciar preços máximos dos medicamentos

O Governo determinou quarta-feira que o Infarmed "deve proceder de imediato à reapreciação dos preços máximos e dos limites máximos de encargos a que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde estão autorizados a adquirir os medicamentos".
 
Em despacho publicado quarta-feira em Diário da República, e assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, o Governo considera que "essa reapreciação deverá ter em consideração a recente alteração dos países de referência".
 
"O Infarmed deve proceder de imediato à reapreciação dos preços máximos e dos limites máximos de encargos a que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão autorizados a adquirir os medicamentos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 195/2006, de 3 de outubro, na sua redação atual", refere o mesmo despacho.
 
Fonte Destak

Hospital Regional de Ceilândia deve ser evitado

O coordenador do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional de Ceilândia, Antônio Nóbrega, orientou as grávidas a não procurarem o hospital em caso de trabalho de parto. A Rede de Vigilância em Saúde notificou seis mortes de recém-nascidos nos últimos 12 dias no hospital que fica em uma cidade do Distrito Federal. A média é entre quatro e cinco mortes por mês.
 
Em duas das crianças que morreram foi detectada a presença da bactéria Seratia. A causa da morte de outras duas está em fase de investigação, enquanto duas morreram por outros motivos. Ainda há dois bebês infectados pela Seratia internados no hospital. Segundo o secretário da Saúde, Rafael Barbosa, eles respondem bem ao tratamento.
 
Para evitar a proliferação da Seratia, a unidade neonatal está bloqueada para novos pacientes.“Diante de uma situação dessas, diante de um surto, a ação é conter a demanda”, disse Barbosa.
 
Ele destacou que se chegar uma grávida precisando de atendimento, ela vai ser atendida, porém, se o bebê precisar ser internado vai ser encaminhado para outra unidade. De acordo com o secretário, com 470 partos por mês, o hospital da Ceilândia é o que faz o maior número de partos na rede de saúde do DF.
 
Segundo Antônio Nóbrega, a fonte da bactéria e a forma de propagação serão investigadas. Por enquanto, o hospital está reforçando as medidas de prevenção, “a principal delas é a higienização das mãos”. O coordenador explicou que a serratio é uma bactéria presente no tubo digestivo de grande parte das pessoas e que na maioria das vezes não causa danos à saúde.
 
Fonte Saudeweb

Unimed Volta Redonda adota metodologia Lean

A Unimed Volta Redonda, em conjunto com os gestores do Hospital Unimed, está implantando uma nova rotina de trabalho, com base na metodologia Lean.
 
O uso será a partir da UTI, com objetivo de dar continuidade na humanização, agregando outros diferenciais para o paciente, como, por exemplo, redução do tempo de espera, otimizando tempo da equipe de trabalho e também minimizando desperdícios.
 
Os diretores, coordenadores médicos, gerentes e supervisores, juntamente com a área de Qualidade da Cooperativa e integrantes da equipe de enfermagem, estão em treinamento para avaliar os fluxos da UTI para identificação das oportunidades de melhoria.
 
Os treinamentos começaram em janeiro e devem durar até março do ano que vem.
 
Fonte Saudeweb

Obrigatoriedade de certificação de qualidade de hospitais é aprovada

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (10) projeto que obriga hospitais, públicos ou privados, vinculados ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS), a passarem por avaliações periódicas e processos de certificação da qualidade. Aprovadaem decisão terminativa, a matéria segue para a Câmara dos Deputados.
 
O projeto de lei do Senado (PLS 126/2012), do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), remete à autoridade sanitária a responsabilidade de elaborar regulamento que estabeleça a metodologia, os indicadores e os padrões de qualidade admitidos. Tal regulamento também deverá determinar a periodicidade da avaliação, assim como os critérios para a habilitação dos prestadores de serviços de avaliação e certificação da qualidade.
 
Além dos serviços hospitalares, a proposta sugere a possibilidade de a avaliação e certificação da qualidade serem estendidas a outros serviços de saúde. A avaliação periódica é importante, ressaltou a relatora da matéria, senadora Ângela Portela (PT-RR), em razão do risco que pode atingir a população.
 
Ao concordar com Vital do Rêgo sobre a importância da avaliação externa, Ângela Portela ressaltou que a medida contribui para assegurar prestação de serviços hospitalares em consonância às normas recomendadas por organismos internacionais, como a Organização Panamericana de Saúde.
 
– A introdução de práticas de avaliação e de busca de melhoria da qualidade da atenção em saúde se fez muito tardia e lentamente em nosso meio e se faz necessário estimular sua adoção por nossos serviços, em especial frente ao crescimento da complexidade da atenção à saúde, que se observa nos últimos anos – enfatizou a relatora.
 
O texto inicial prevê a obrigatoriedade de avaliação, acreditação e certificação da qualidade de hospitais. Porém, emenda apresentada pelo senador Humberto Costa (PT-PE) retirou o termo “acreditação”. A relatora, ao acatar a emenda, observou que tal supressão não compromete o mérito da proposta.
 
Fonte Saudeweb

Frutas cítricas garantem benefícios à saúde, mas não combatem doenças

Entre as frutas cítricas que são boas fontes de vitamina C destacam-se
 laranja, limão, tangerina, acerola, maracujá e kiwi
Para que protejam o organismo é preciso ficar atento à maneira como elas são conservadas
 
É só a temperatura mudar e os riscos de pegar uma gripe aumentam. Além de um espirro atrás do outro, a gripe pode vir acompanhada de febre alta, calafrio, dor de cabeça, coriza, tosse, dor de garganta, cansaço, dor no corpo e sensação de mal estar. Mas para afastar esse mal é possível contar com a ajudinha de algumas frutas cítricas que protegem o sistema imunológico e reduzem os problemas de saúde. Segundo a médica ginecologista e obstetra com prática em oxidologia Anna Bordini, as frutas cítricas são ricas em vitamina C e podem proteger o sistema imunológico, mas não agem no combate de doenças.
 
— A vitamina C presente nas frutas cítricas tem uma participação importante no sistema imunológico, já que fortalece os glóbulos brancos, responsáveis por combater agentes infecciosos. Entretanto, o nutriente não tem a capacidade de prevenir infecções como a gripe — explica.

Se, por um lado, a vitamina C não ajuda a evitar a gripe, por outro pode ajudar a reduzir a duração dos sintomas. Para amenizar os sintomas da gripe é recomendado a ingestão de 250 mg de vitamina C diariamente. Consumindo essa vitamina a pessoa tende a se recuperar mais rápido.

Benefícios das frutas cítricas com vitamina C

Se for consumida na quantidade certa, a vitamina C pode oferecer diversos benefícios à saúde:


Protege contra o envelhecimento das células.

Ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, ataques do coração, doenças pulmonares e derrames cerebrais.

Fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções como gripes.

Entre as frutas cítricas que são boas fontes de vitamina C destacam-se laranja, limão, tangerina, acerola, maracujá e kiwi. Mas para que essas frutas protejam o organismo é preciso ficar atento à maneira como elas são conservadas e preparadas.

— Não se deve colocá-las no refrigerador e os sucos devem ser feitos e consumidos na hora — alerta Bordini.

Xô, gripe: como prevenir?
Alguns hábitos no dia a dia podem afastar o risco de contaminação pelo vírus da gripe. Alimentar-se de forma saudável, consumindo todos os dias verduras, legumes e frutas; dormir bem, em média 8 horas por dia; manter a higiene, como limpar as mãos com álcool ou com água e sabão; e evitar ambientes fechados, pode prevenir a infecção.

Mas se mesmo seguindo esses hábitos a pessoa contrair a gripe, é importante beber bastante líquido, inclusive suco de laranja, e procurar um médico.
 
Fonte Diário Catarinense

Exercício físico é importante para manter nível saudável de pressão arterial

Evite fazer atividade física se sua pressão estiver acima de 16 por 10
Caminhada, corrida, natação, alongamento, bicicleta, yoga e hidroginástica são os mais indicados
 
Obesidade, estresse, fumo, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, ingestão de sal e níveis altos de colesterol estão entre os principais fatores de risco da hipertensão arterial, doença que acomete, principalmente, homens e mulheres acima de 50 anos. Conhecida como uma doença silenciosa, a hipertensão quase não apresenta sintomas e, quando ocorrem, são vagos e comuns a outras doenças, como dor de cabeça, tonturas, cansaço, falta de ar ou enjoo. Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão revelam que a pressão arterial elevada já atinge 30% da população adulta brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas na terceira idade.

Apesar de ainda não ter cura, a pressão alta pode ser controlada e evitada com algumas mudanças de hábito. De acordo com o clínico geral e fisiologista do esporte João Pinheiro, o exercício físico é um forte aliado para controlar a pressão.

— Fazer exercício físico diminui o percentual de gordura, controla os níveis de colesterol e a diabetes, fortalece a estrutura óssea e muscular e melhora a condição cardiovascular do indivíduo. Mas as pessoas hipertensas devem fazer uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física — explica.

A pressão arterial é a força com que o sangue é impulsionado contra as paredes das artérias. Ela pode aumentar ou baixar dependendo da sua idade, condições do coração, emoção, atividade e medicamentos que você toma.

— Se a sua pressão estiver alta, não quer dizer que você seja hipertenso. É necessário medir a pressão arterial várias vezes, enquanto estiver descansando confortavelmente, por pelo menos cinco minutos, para confirmar o diagnóstico de hipertensão — afirma João Pinheiro.

Para que sua saúde se mantenha uniforme e sem qualquer tipo de problema é indicado que faça a medição da sua pressão arterial, pelo menos, uma vez por mês. Quando a pressão arterial ultrapassa de forma consistente os 140/90 mmHg, considera-se que a pessoa tem pressão alta.

Como medir a pressão arterial?
A verificação da pressão arterial deve ser feita no consultório médico por um cardiologista ou clínico geral, através do esfigmomanômetro, aparelho que tem a função de liberar a pressão para o sangue fluir. O médico também pode ouvir o fluxo no estetoscópio. Caso a medida da pressão arterial seja muito alta, quer dizer que o coração está tendo que trabalhar muito, por causa das restrições nos canos, o que pode causar a hipertensão arterial.

Exercícios físicos, aliados da saúde
Existem diversas maneiras de controlar a pressão arterial e uma delas é adotar um estilo de vida saudável e ativo. Manter uma alimentação balanceada, sem a ingestão de gordura saturada e sal, praticar exercícios físicos e evitar consumir bebidas alcoólicas é o primeiro passo.

— A prática regular de atividades físicas pode ajudar no tratamento para hipertensão a base de remédio ou até mesmo suspendê-lo — ressalta Pinheiro.

Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de três a seis vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração. A caminhada, corrida, natação, exercícios aeróbicos, alongamento, bicicleta, yoga e hidroginástica são indicados para contribuir na redução da pressão sanguínea exercida sobre os vasos sanguíneos, segundo o médico fisiologista do esporte.

É importante evitar se exercitar sob o sol muito forte ou em locais muito abafados e quentes. Usar roupa confortável e tênis com solados altos no calcanhar para diminuir o impacto com o chão também são recomendáveis. Não deixar de tomar água antes, durante e após o exercício, principalmente se o dia estiver quente.

— Não faça exercício se estiver indisposto ou com dor de cabeça e cansaço intenso. Sempre que possível, verifique sua pressão antes de se exercitar e não faça atividade física se a pressão estiver acima de 16 por 10 — adverte.
 
Fonte Diário Catarinense