Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 13 de abril de 2013

Europa alerta para uso de medicamentos com tetrazepam

A Agência Europeia do Medicamento (EMA), com sede em Londres, alertou esta sexta-feira para o risco dos medicamentos com tetrazepam, substância usada como relaxante muscular e que pode causar graves efeitos colaterais.
 
O comitê de avaliação de riscos sobre vigilância farmacêutica (PRAC) da EMA "recomenda a suspensão de medicamentos que contenham tetrazepam após uma reavaliação a pedido da França em janeiro de 2013", informou a agência em um comunicado.
 
O tetrazepam faz parte das benzodiazepinas, família de medicamentos que tem efeitos sedativos e é usada com frequência em reumatologia para relaxar os músculos.
 
A Agência Nacional do Medicamento francesa revelou que em alguns casos pode ter "efeitos cutâneos indesejáveis" que causam a destruição da camada superficial da pele e das mucosas.
 
O comitê da EMA deverá decidir agora se suspende seu uso em todos os países da União Europeia.
 
Fonte R7

Dispositivo encontra células cancerígenas circulantes no sangue de pacientes

Os médicos costumam diagnosticar o câncer por meio do procedimento da biópsia, que pode ser invasivo e caro. A melhor maneira de diagnosticar a doença seria detectar as células tumorais que flutuam na corrente sanguínea, mas esse teste é de difícil desenvolvimento, já que as células cancerígenas circulantes são raras e é difícil separá-las das várias células que circulam no sangue.
 
Agora, pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina de Harvard dizem ter fabricado um dispositivo microfluídico capaz de capturar rapidamente quase todos os tipos de célula tumoral, um avanço que pode vir um dia a possibilitar que exames de sangue simples detectem ou rastreiem o câncer.
 
Outros dispositivos semelhantes também disponíveis — entre os quais versões anteriores desenvolvidas pelos autores do estudo recém-publicado online na revista Science Translational Medicine — dependem de biomarcadores de tumores específicos presentes na superfície das células para aparecerem em uma amostra de sangue, o que significa que nem todos os dispositivos funcionam para todos os tipos de câncer.
 
Além disso, a eficiência com que as células tumorais se formam a partir de outros tipos de células é geralmente baixa e o processo é demorado. É raro encontrar células de tumores circulantes em uma amostra de sangue qualquer, podendo haver apenas uma célula tumoral a cada bilhão de células.
 
O novo dispositivo representa um "importante avanço em relação a outros dispositivos microfluídicos", diz Peter Kuhn, pesquisador de células tumorais dispersas do Instituto de Pesquisa Scripps. Kuhn não esteve envolvido no estudo. O dispositivo combina técnicas microfluídicas já existentes de triagem de células em um único dispositivo, diz ele. Como resultado, é possível extrair as células tumorais de uma amostra de sangue mais rapidamente e sem conhecimento prévio das suas características moleculares.
 
Segundo Mehmet Toner, diretor do Centro de Recursos BioMicroElectroMechanical Systems do Hospital Geral de Massachusetts, e seus colegas, seu mais recente chip é capaz de isolar células tumorais circulantes no sangue e pode vir a ser aplicado a todos os tipos de câncer.
 
—No caso do nosso chip anterior, era necessário ter dados da superfície das células tumorais.
 
Eram dispositivos nos quais uma pequena amostra de sangue atravessava câmaras microfluídicas, algumas das quais continham um anticorpo que se acoplava a células tumorais. Esse sistema também levava de quatro a cinco horas para processar uma única amostra de sangue.
 
—Porém, para fins de detecção precoce e utilização em praticamente todos os tipos de câncer, era necessário aumentar o rendimento e torná-lo independente do tipo de tumor.
 
A identificação dessas células tumorais circulantes também pode vir a ajudar os pesquisadores a estudar a progressão de um câncer e os médicos a identificar tratamentos e monitorar novos casos. Ao estudarem as proteínas que estão na superfície das células ou os perfis genéticos das células cancerígenas, os médicos e pesquisadores podem tomar conhecimento de quais mutações estão presentes no câncer e talvez desenvolver tratamentos adequados em termos moleculares.
 
Os autores mostram que 15 células tumorais foram extraídas de uma amostra de sangue de um paciente com câncer da próstata. Os níveis de expressão genética de cada célula foram estudados individualmente e várias mutações diferentes foram encontradas.
 
O dispositivo desenvolvido pelo grupo de Toner combina a identificação magnética de células e a triagem de microfluidos a fim de processar uma amostra de sangue em cerca de uma ou duas horas. Para capturar as células tumorais, independentemente do tipo de câncer, o sistema primeiro identifica os glóbulos brancos com esferas magnéticas cobertas com anticorpos que reconhecem as proteínas da superfície das células do sistema imunológico. A amostra atravessa então câmaras microfluídicas que separam os glóbulos vermelhos, o plasma e nanopartículas magnéticas não utilizadas com base em sua dimensão física.
 
Em seguida, o dispositivo elimina os glóbulos brancos marcados usando um campo magnético.
 
—Antigamente focávamos em células tumorais das quais sabíamos muito pouco", diz Toner. "Agora desprezamos as células sanguíneas, sobre as quais já sabemos tudo.
 
A vantagem do novo dispositivo de classificação de células em relação a versões anteriores é que ele é bem-sucedido ao combinar várias tecnologias, tal como a separação por dimensão física e a separação com uma etiqueta magnética, já utilizadas no campo, diz Gajus Worthington, presidente e diretor da Fluidigm, uma empresa californiana que produz dispositivos microfluídicos para a pesquisa biomédica.
 
—O mais importante é a integração, que é fundamental para qualquer coisa relacionada a um trabalho que foque em uma única célula.
 
Todos os passos do dispositivo de Toner se dão em volumes semelhantes. "Se passarmos de um micropasso a um macropasso e voltarmos a um micropasso, haverá perdas, complexidade e, consequentemente, ruído", diz Worthington.
 
Toner observa que o Santo Graal da tecnologia das células tumorais circulantes seria diagnosticar pacientes precocemente.
 
—Cerca de 10% dos pacientes com câncer sobrevivem se diagnosticados tardiamente, mas quase 90 por cento sobrevivem se diagnosticados cedo", diz Toner. Contudo, ainda não está claro se essas células tumorais circulantes podem ou não ser encontradas em pacientes em estágio inicial, diz Luis Diaz, oncologista da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins. Diaz não esteve envolvido no estudo.
 
—Quando está no início, o câncer pode liberar poucas células circulantes. Ao longo da história, esse tem sido o problema de estudar as células tumorais circulantes: só é possível encontrá-las quando o câncer já está avançado.
 
Fonte The New York Times

Centro de radioterapia é inaugurado em BH

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou, nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, o centro de radioterapia do Hospital da Baleia, que é referência na assistência a pacientes com câncer no estado.
 
O novo serviço conta com um acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento da doença, e possui capacidade para atender 100 pessoas por dia.
 
O investimento na compra do aparelho foi de R$ 1,3 milhão, segundo comunicado do ministério.

O Hospital da Baleia já oferece assistência aos pacientes de todo o Estado nas áreas de quimioterapia, cirurgia oncológica, mamografia e citopatologia.
 
De acordo com o ministério, a unidade tem capacidade de realizar, anualmente, 6,3 mil procedimentos de quimioterapia, 700 cirurgias oncológicas e 42 mil sessões de radioterapia.
 
Fonte Agência Estado

Pequim tem primeiro caso de gripe por vírus H7N9

Uma menina de sete anos que mora em Pequim foi infectada pelo vírus H7N9 da gripe aviária, informou a agência Nova China neste sábado sobre o primeiro caso na capital chinesa.
 
A cepa H7N9 da gripe aviária, que não era transmitida a humanos, já infectou cerca de 40 pessoas no leste da China, na região de Xangai, provocando onze óbitos.
 
O caso em Pequim é o primeiro fora desta zona.
 
Xangai, capital econômica da China, adotou uma série de medidas para evitar que a gripe se alastre para o resto do país, enquanto a indústria avícola chinesa é duramente afetada pelo surto.
 
Não existe qualquer vacina para prevenir o vírus H7N9, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que jamais detectou um caso de transmissão entre humanos.
 
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, classificou na quinta-feira de "bastante excepcional" a situação criada pelo vírus H7N9, já que sua detecção é muito difícil nas aves.
 
"Segundo a informação disponível atualmente, enfrentamos uma situação bastante excepcional, já que o vírus influenza é muito pouco patógeno no caso das aves, mas pode provocar uma doença grave nas pessoas infectadas".
 
A gripe aviária mais comum, provocada pelo vírus H5N1, matou mais de 360 pessoas no planeta entre 2003 e 12 de março de 2013, segundo a OMS.
 
Fonte R7

Distrito Federal vacina 16 mil estudantes contra HPV

Brasília – Quase 16 mil meninas de 11 a 13 anos que estudam em escolas públicas e particulares do Distrito Federal foram imunizadas contra o papilomavírus humano (HPV). A campanha começou no dia 1º de abril e a meta é imunizar 64 mil alunas até o dia 26 deste mês.
 
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal avaliou que a imunização, até o momento, está dentro da expectativa de vacinar 25% do público alvo por semana. O HPV pode causar câncer de colo do útero, doença que mata cerca de 90 mulheres por ano, apenas na capital do país.
 
Segundo o governo do Distrito Federal, para garantir a efetividade da vacina, são necessárias três doses, com intervalo de 60 e 180 dias após a primeira. O calendário de imunização foi organizado conforme o calendário das escolas públicas e privadas, respeitando o período das férias. A primeira dose será aplicada até o dia 26 de abril. A segunda está prevista para o período de 3 a 28 de junho e a terceira, de 30 de setembro a 1º de novembro.
 
O DF conta atualmente com 800 escolas públicas e privadas. A orientação da Secretaria de Saúde é que os estabelecimentos que ainda não agendaram a vacina procurem o Núcleo de Vigilância Epidemiológica das regionais de saúde.
 
Fonte Agência Brasil

Cidades de São Paulo permanecem com alto índice de contagio da dengue

São Paulo – As duas principais cidades do norte do estado de São Paulo permanecem com altos índices de contágio por dengue. Ribeirão Preto e São José do Rio Preto estão entre as dez cidades brasileiras com maior número de pessoas com a doença, segundo o Ministério da Saúde.
 
Segundo os últimos dados da prefeitura de Ribeirão Preto, o município confirmou, desde o início do ano, 3.409 casos da doença. O município está em estado de epidemia, mas não registrou nenhuma morte em decorrência da dengue. O município de São José do Rio Preto, que também está em estado de epidemia, teve 5.051 casos confirmados e três mortes.
 
Outra região com alto índice de contágio é a Baixada Santista: seis de seus nove municípios estão em estado de epidemia de dengue: Peruíbe, Santos, Guarujá, Praia Grande, São Vicente e Cubatão. Não estão em estado de epidemia os municípios de Bertioga, Mongaguá e Itanhaém.
 
Em todo o estado de São Paulo, de acordo com a Secretaria da Saúde, foram registrados 42.445 casos de dengue até o último dia 4. A taxa de incidência da doença é 102,9 casos para cada 100 mil habitantes – segundo o Ministério da Saúde, o quadro de epidemia ocorre quando há 300 casos para cada 100 mil habitantes.
 
Até dia 4 foram confirmadas 12 mortes causadas pela doença no estado, que aconteceram na região da cidade de São Paulo, na Baixada Santista, em Bauru, Presidente Prudente, Sorocaba, São José do Rio Preto, Taubaté e Registro.
 
Fonte Agência Brasil