Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fuja da conjuntivite cuidando dos seus olhos

Veja como prevenir a doença que se espalhe facilmente
 
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana delgada e transparente que reveste a parede do globo ocular e das pálpebras.

Em geral, a doença acomete os dois olhos, perdura de uma semana a 15 dias, mas não costuma deixar sequelas. A doença, que incomoda e interfere na vida social do indivíduo tem como principais sintomas:

-Olhos vermelhos e lacrimejantes;
-Pálpebras inchadas;
-Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
-Secreção;
-Coceira.

Tipos de conjuntivite
A conjuntivite infecciosa é causada por vírus, bactérias fungos ou protozoários. A conjuntivite não-infecciosa é provocada por agentes externos irritantes, que podem dar origem à conjuntivite alérgica, química ou traumática. As conjuntivites infecciosas são altamente contagiosas.

É oportuno esclarecer que somente o oftalmologista pode fazer o diagnóstico correto do tipo de conjuntivite de cada paciente antes de prescrever o tratamento adequado.
 
Tratamento
A principal recomendação é a respeito da automedicação. Ao suspeitar de conjuntivite, o paciente não deve sair por aí, comprando remédios indicados por amigos.

A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um oftalmologista. Alguns colírios são altamente contraindicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro de inflamação.

De uma maneira geral, quem está acometido pela conjuntivite deve redobrar seus cuidados com a higiene dos olhos e das mãos. Lavar bem os olhos e fazer compressas com água gelada - que deve ser filtrada e fervida - ou com soro fisiológico ajudam a aliviar os incômodos causados pela doença.

Se o paciente acometido pela conjuntivite fizer uso de lentes de contato, o mais sensato é suspender o uso e utilizar os óculos até que a inflamação seja curada. Uma vez diagnosticada a provável causa da conjuntivite, o oftalmologista pode prescrever o tratamento adequado.

Se esta tiver origem bacteriana, utiliza-se a antibioticoterapia, se a causa for virótica, emprega-se o tratamento para alívio dos sintomas, bem como hábitos especiais de higiene, ajudando desta forma, a controlar o contágio e a evolução da doença.

Recomendações
Para prevenir a transmissão, enquanto estiver doente, são recomendadas as seguintes precauções:

-Lave com frequência o rosto e as mãos, uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microorganismos;

-Aumente a frequência de troca de toalhas ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;

-Não compartilhe toalhas de rosto;
  • Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise
  • Lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas e, ao usá-los não encoste o bico do frasco no olho
  • Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite, ou se estiver usando colírios ou pomadas
  • Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza
  • Evite coçar os olhos para diminuir a irritação
  • Evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes
  • Evite a exposição a agentes irritantes (fumaça) e/ou alérgenos (pólen) que podem causar a conjuntivite.
Para prevenir o contágio, as seguintes precauções são aconselháveis:
  • Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas)
  • Use óculos de mergulho para nadar, ou óculos de proteção se você trabalha com produtos químicos
  • Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição (ou que foram indicados para outra pessoa)
  • Evite nadar em piscinas sem cloro ou em lagos.
Fonte Minha Vida

Coceira vaginal pode ser controlada com simples mudança de hábitos

sabonete em barra - Foto: Getty Images
A higienização excessiva ou diminuída da área íntima pode
 levar a irritações porque altera a camada de gordura protetora da
 região, fundamental para manter a hidratação da pele e
proteger a microflora bacteriana vulvar
Tecido da roupa íntima e uso diário de absorvente podem ser causas da irritação
 
A coceira vaginal é um incômodo presente na vida de muitas mulheres, e pode indicar desde uma simples alergia até a presença de doenças mais graves, como DSTs. "Processos irritativos por algum produto externo, parasitoses, infecção por HPV, candidíase, alergias e doenças como psoríase, dermatites e até câncer tem como sintoma comum a coceira vaginal", explica o ginecologista Fabio Laginha, responsável pela Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.
 
No entanto, se não houver outros sintomas relacionados à coceira, como secreção de coloração e odor estranho, dor ao urinar, vermelhidão, inchaço e dor no ato de relação sexual, entre outros sinais, são grandes as chances de ser uma irritação que pode ser controlada com a mudança de alguns hábitos.
 
A melhor forma de prevenir irritações genitais é associar higiene correta, como lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro, com visitas regulares ao seu ginecologista.
 
Confira as causas mais comuns de irritações na região íntima e fique livre da coceira vaginal:
 
sabonete em barra - Foto: Getty ImagesUso inadequado do sabonete
"A higienização excessiva ou diminuída da área íntima pode levar a irritações porque altera a camada de gordura protetora da região, fundamental para manter a hidratação da pele e proteger a microflora bacteriana vulvar", explica a ginecologista Rose Amaral, do departamento de Ginecologia da Unicamp e diretoria da Sociedade de Doenças Sexualmente Transmissíveis de São Paulo. Além disso, a vagina tem um pH ácido, ao passo que os sabonetes normais possuem pH alcalino ou neutro, e usá-los poderia causar alterações dessa natureza na flora vaginal, prejudicando as bactérias da área e favorecendo irritações. "Perfumes também podem ser irritantes, mesmo com um sabonete íntimo adequado para a área, por isso os produtos devem ser os mais neutros possíveis", explica a ginecologista Sueli Raposo, do laboratório Exame, em Brasília. O correto é fazer a higiene da área pelo menos uma vez ao dia, usando apenas a espuma e o produto que mais atende suas necessidades - lembrando que quanto mais próximo do neutro, em questões de odores e pH, melhor.
                    
calcinha pendurada no varal - Foto: Getty ImagesTecido da roupa íntima
Outra causa de alergia e coceira vaginal muito comum é o tecido da roupa íntima, que está em contato direto com a vulva. "O melhor tecido vai variar de acordo com o organismo da mulher, mas os mais recomendados para uso diário são algodão ou seda, sem tingimentos", explica a ginecologista Flávia Fairbanks, de São Paulo. Os tecidos que favorecem as irritações são os sintéticos, renda e elastano. "Outra questão importante é o pH vaginal, que pode ser alterado dependendo da lingerie usada, causando alergia", completa. Os tecidos alergênicos também podem prejudicar a respiração da área, favorecendo a transpiração e causando vermelhidão e coceira.
 
mulher segurando uma calcinha apertada - Foto: Getty ImagesRoupa íntima com elástico apertado
"O uso de elástico apertado é desaconselhável, pois provoca desconforto e traumatismos constantes", alerta a ginecologista Rose. O ginecologista Fabio Laginha, explica que o elástico muito apertado da roupa íntima causa atrito com a pele, resultando em manchas escuras ou até mesmo varizes e celulite, além de favorecer uma irritação. "Roupas íntimas muito apertadas também prejudicam a ventilação local, aumentando as chances de coceira vaginal", completa a ginecologista Flávia.
 
mulher vestindo uma calça jeans apertada - Foto: Getty ImagesCalças muito apertadas
"Diversas são as infecções causadas por bactérias ou fungos que podem ser provocadas pela dupla 'roupa apertada e suor', entre elas está a candidíase", declara a ginecologista Flávia. Calças apertadas e com tecidos pesados, como o jeans, causam aumento da umidade e do calor na área íntima, tornando o ambiente ideal para a proliferação desses micro-organismos.
 
mulher colocando absorvente - Foto: Getty ImagesAbsorvente externo
"Mulheres podem desenvolver irritações e alergias ao absorvente externo, desde que este apresente odores fortes ou que ela seja mais sensível as propriedades dos absorventes", explica Rose Amaral. Aqueles que não levam algodão na cobertura pedem mais alerta, pois abafam a região com mais facilidade. ?Após constatar que a irritação é pelo uso do absorvente, deve-se tentar trocar a marca do produto ou então buscar alternativas, como o absorvente interno e o copo menstrual." Dependendo da gravidade da alergia, outra alternativa é a interrupção da menstruação, que deve ser pensada junto a um ginecologista. "Para todos os produtos, o melhor é obedecer o tempo de troca e manter a região limpa", completa a ginecologista Flávia. Em alguns casos, a alergia pode estar sendo causada pelo plástico que constitui as abas do absorvente externo. Nesse caso, a simples substituição pela versão sem abas pode minimizar a coceira vaginal. "Em caso de dúvida, converse com seu ginecologista e peça exames laboratoriais para identificar qual a razão da alergia."
 
absorvente diário - Foto: Getty ImagesUso de absorventes diários
Seguindo a mesma lógica das roupas apertadas, o uso de absorventes diários também é uma das causas de irritação e coceira vaginal. "O produto irá causar um abafamento na área íntima, que irá suar mais e será alvo fácil de micro-organismos, provocando irritação e corrimentos", afirma a ginecologista Sueli.
 
Lâminas de barbear - Foto: Getty ImagesDepilação na área íntima
Segundo a dermatologista Rose, a depilação em si - seja com ceras ou lâminas -, deixa a pele da vulva com poros entreabertos ou até mesmo com pequenas fissuras, favorecendo infecções. Por isso, afirma a especialista, é importante focar nos cuidados pré e pós depilação. "Higienizar bem a área antes e lavar e usar produtos calmantes logo após o procedimento são fundamentais para evitar irritações", explica. No caso de uma reação intensa pós depilação, lave bem a área, use chás de camomila e procure seu ginecologista caso não houver melhora. Também é importante que todo o material seja descartável e de uso pessoal. "Na depilação da área íntima, é recomendado preservar uma faixa de pelo com 2 cm em média, pois os pelos protegem a área, evitando o atrito direto com roupas e absorventes", ressalta o ginecologista Fabio.
 
camisinhas - Foto: Getty ImagesFalta de higiene nas relações sexuais
A coceira vaginal e algumas irritações na área podem surgir após uma relação sexual. Isso acontece no geral pela falta de higiene da mulher ou do parceiro, bem como a falta de camisinha. A ginecologista Sueli explica que o atrito da relação sexual pode causar pequenas fissuras na pele, favorecendo uma irritação, e falta de higiene antes do ato sexual aumenta as chances de uma contaminação. "O uso da camisinha durante as relações sexuais pode diminuir esse atrito ou mesmo o contato com micro-organismos que estejam presentes no corpo do parceiro", completa a especialista.
 
Fonte Minha Vida

Pessoas que comem pão branco, manteiga e carne são mais propensas a morrer jovens

Reprodução/Daily Mail
Dieta balanceada ajuda a reverter quadros de síndrome
 metabólica e doenças cardíacas
Dieta rica em gordura e açúcar dobra o risco de problemas de saúde na velhice
 
Uma nova pesquisa sugere que pessoas que seguem uma dieta rica em gordura e açúcar são mais propensas a morrer jovens, segundo o site Daily Mail desta terça-feira (16).
 
Um estudo realizado com mais de 5.000 voluntários descobriu que aqueles que ingerem uma quantidade maior de pão branco, manteiga, carne e frituras dobram o risco de morte prematura e problemas de saúde na velhice.
 
A autora da pesquisa, Tasmine Akbaraly, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França, explica que o impacto da dieta sobre doenças relacionadas à idade está sendo estudado extensivamente.
 
— Apesar da pesquisa, há poucas investigações para determinar como é feita essa associação.
 
Além disso, a dieta foi avaliada a partir dos padrões alimentares do Índice de Alimentação Alternativa Saudável — programa responsável em fornecer orientações dietéticas com a intenção de combater doenças crônicas.
 
A pesquisadora ressalta que quem segue essas recomendações, dobram as chances de reverter quadros de síndrome metabólica e uma série de outros distúrbios que aumentam o potencial de doenças cardíacas e, até mesmo, a morte.
 
Fonte R7

Queda é a principal causa de internação de crianças em SP

De acordo com pesquisa, 83% das vítimas são bebês de até um ano de idade
 
A queda é a principal causa de internação de crianças em São Paulo, de acordo com uma pesquisa realizada por uma ONG (Organização Não Governamental) que reuniu dados de cinco hospitais.
 
Entre os atendimentos de crianças de zero a 14 anos de idade quase metade dos casos de atendimento de emergência são por causa de fraturas provocadas por prática de esportes, entorses, acidentes com bicicletas, atropelamento, entre outras causas.
 
Dentre os atendimentos, 83% das vítimas são bebês de até um ano de idade, segundo a pesquisa.
 
De acordo com especialistas, na fase da vida em que os pequenos esbanjam imaginação e energia, prevenir que acidentes aconteçam, é a melhor maneira de proteger a criança. A queda é a principal causa de morte entre crianças, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Assista ao vídeo:


 
Fonte R7

Uma em cada quatro crianças em SP é obesa

Segundo estudo, 45% das crianças são obesas ou tem sobrepeso
Entre os meninos de dois a nove anos de idade, 28% foram considerados obesos
 
Uma em cada quatro crianças é obesa na cidade São Paulo, de acordo com levantamento realizado pelo programa Meu Pratinho Saudável do Governo do Estado. O estudo avaliou cerca de 500 crianças, de dois a nove anos de idade, em locais de grande circulação na capital paulista.
 
Realizado em parceria com o Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), o estudo aponta que 45% das crianças e adolescentes paulistas estão com sobrepeso ou obesidade infantil. A pesquisa avaliou 246 meninos e 230 meninas.
 
Do total de meninas avaliadas, 22% estavam com sobrepeso e 24% com índices de obesidade. Já entre os meninos, 16,6% apresentaram excesso de peso e 28% foram considerados obesos.
 
Segundo a Elisabete Almeida, diretora-executiva do programa Meu Pratinho Saudável, o crescimento da obesidade infantil está diretamente ligado aos hábitos alimentares, associado ao sedentarismo. Crianças obesas estão mais propensas a se tornar adultos obesos, elevando o risco de doenças como diabetes, cardiopatias e hipertensão.
 
Para evitar isso, precisamos conscientizar as crianças e, principalmente seus responsáveis, sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada que deve ser mantida em todas as etapas da vida.
 
Além das avaliações nutricionais, durante as ações do programa foram desenvolvidas para as crianças atividades didáticas com alimentos em resina, distribuição de quebra-cabeças educativos e jogos interativos com tablets.
 
Programa
O programa Meu Pratinho Saudável é voltado para crianças de seis meses a dez anos e tem como objetivo a readequação da alimentação, fazendo com que as crianças comam bem e de maneira saudável. De acordo com o governo, um dos principais conceitos prevê que nas refeições principais, a metade do prato da criança seja preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos).
 
Para a outra metade, preencha o prato com 1/4 de alimento rico em proteínas, como carne vermelha, frango, peixe, ovos, que deve ser complementada com leguminosas, como o feijão, grão de bico, soja, lentilha. O outro 1/4 do prato deve contar com alimentos ricos em carboidratos, de preferência em sua forma integral como arroz, massas, batatas, mandioca, mandioquinha, farinhas.

Fonte R7

FDA desautoriza venda de genéricos com analgésico OxyContin

A FDA determinou que a reformulação do
OxyContin dificulta seu uso para medicação
 com relação à original
A agência oficial que regulamenta alimentos e medicamentos nos Estados Unidos (FDA) bloqueou a comercialização de genéricos do poderoso analgésico OxyContin, considerando que a nova fórmula do medicamento permitiu reduzir seu consumo não médico, que é ilegal.
 
"A FDA determinou que a reformulação do OxyContin dificulta seu uso para medicação com relação à original. A pastilha torna mais difícil esmagar, partir ou dissolver", escreveu a agência americana em um comunicado publicado na noite de terça-feira em seu site na internet.
 
A fabricante do OxyContin, Purdue Pharma, titular da patente que caducou na terça-feira, já tinha retirado do mercado a versão original do remédio há dois anos e meio para comercializar a nova fórmula.
 
Ao aprovar esta versão do analgésico e seu novo rótulo, a FDA decidiu também desautorizar o lançamento no mercado de genéricos do OxyContin copiando o original, prolongando a proteção da patente.
 
Segundo a empresa especializada IMS Health Inc., as vendas de Oxycontin geraram 2,8 bilhões de dólares em 2012.
 
"O desenvolvimento de analgésicos opiáceos difíceis de usar ilicitamente é uma prioridade de saúde pública da FDA", disse o doutor Douglas Throckmorton, diretor adjunto do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da agência.
 
Prova da eficácia da nova fórmula de OxyContin contra sua inalação ou injeção é que um grande número de usuários ilegais do medicamento passaram a usar heroína, segundo estudo publicado em julho de 2012 na revista médica americana New England Journal of Medicine.
 
A princípio, o analgésico habitualmente vendido com receita médica foi visto como uma solução parcial para os abusos dos opiáceos, pois era conhecido por fazer efeito lentamente no organismo, evitando provocar estado de euforia.
 
Mas os dependentes químicos descobriram uma alternativa triturando as pastilhas de OxyContin para inalá-lo pulverizado ou dissolvido em água e injetado.
 
Desta forma, podiam consumir fortes doses e atingir rapidamente um estado de euforia.
 
Após a entrada no mercado em 2010 do OxyContin reformulado, o número de pessoas que se drogavam com este analgésico diminuiu drasticamente, afirmaram os autores do estudo.

Fonte R7

Decifrado genoma do peixe-zebra, chave para estudo de doenças genéticas

Cientistas decifraram o genoma do peixe-zebra ('Danio rerio'), um "organismo modelo" comumente usado nos laboratórios para estudar as doenças humanas, e descobriram que 70% dos genes deste pequeno peixe têm seu equivalente nos nossos.
 
Este genoma é o maior descifrado até agora (26.000 genes codificados) e foi sequenciado com tanta precisão "que realmente podemos fazer comparações diretas entre os seres humanos e os genes do peixe-zebra", explicou Derek Stemple, geneticista do Wellcome Trust Sanger Institute de Cambridge (Reino Unido).
 
"Sei que pode parecer estranho estudar o peixe-zebra, especialmente se estamos interessados nos genes associados às doenças humanas (...) Seu genoma é muito similar ao dos humanos, 70% dos genes humanos têm um homólogo no peixe-zebra" e se nos concentrarmos unicamente nos genes associados às doenças humanas, a proporção chega a 84%, acrescentou o cientista, que chefiou dois estudos publicados esta quarta-feira na revista britânica Nature.
 
"Por exemplo, a principal causa de distrofia muscular (nr: miopatias genéticas hereditárias) no ser humano reside nas mutações de um gene chamado distrofina, e os peixes-zebra têm um gene distrofina. É muito similar. E as mutações do gene distrofina nos peixes-zebra também provocam neles a distrofia muscular", destacou Derek Stemple em vídeo exibido na Nature para acompanhar estes estudos.
 
"A ideia é usar um organismo modelo como o peixe-zebra para tentar ver exatamente o que estes genes fazem (...), revisar cada gene do genoma e ver o que provoca no peixe uma perda de função", disse Ross Kettleborough, que trabalhou na decodificação.
 
Segundo os cientistas, como os genes do peixe-zebra são muito semelhantes aos nossos, isso melhoraria consideravelmente nosso conhecimento sobre biologia humana.
 
"Até o momento, identificamos as variações (mutações) de cerca de 40% dos genes do peixe-zebra e descrevemos os efeitos dessas variações em 1.200 genes", informou Elisabeth Busch-Nentwich, co-autora do estudo.
 
"Uma vez identificadas essas variações, estudamos as mudanças que provocam, descrevemos essas mudanças e as introduzimos na base de dados" à qual cientistas de todo o mundo têm acesso livre, explicou.
 
Os peixes-zebra são usados há muito tempo como modelos para o estudo de doenças humanas, especialmente porque são fáceis de criar em grande número no laboratório.

Fonte R7

Cientistas fazem cabras transgênicas contra diarreia infantil

A relação de sobrevivência entre seres humanos e caprinos no semiárido nordestino está a caminho de se tornar ainda mais íntima, do ponto de vista genético.
 
Pesquisadores brasileiros no Ceará, em parceria com cientistas da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo cabras geneticamente modificadas com genes humanos, capazes de produzir um leite mais rico em proteínas que combatem a diarreia infantil - um grave problema de saúde pública na região.

Os dois primeiros animais transgênicos - um macho e uma fêmea - nasceram em julho do ano passado, modificados com o gene da lisozima, uma proteína com propriedades antibióticas que é abundante no leite humano, porém escassa no leite caprino. A fêmea, chamada Lisa, começou a produzir leite há cerca de dois meses, com uma concentração de 300 microgramas de lisozima por mililitro: mais da metade da concentração média do leite humano e cerca de 1 mil vezes maior do que a do caprino.

“Estamos iniciando os testes farmacológicos, para determinar a eficiência do leite em quadros de diarreia em ratos”, diz a bióloga molecular Luciana Bertolini, da Universidade de Fortaleza (Unifor), que toca o projeto no Brasil em parceria com o marido, Marcelo, que é veterinário. O objetivo é saber se o leite enriquecido com lisozima é capaz de aliviar os sintomas da diarreia em crianças, ou até impedir o desenvolvimento da doença. A proteína funciona como um antibiótico natural no intestino, combatendo infecções bacterianas que causam a diarreia. Se a estratégia funcionar em ratos, o plano é testar o leite em porcos - que têm um sistema digestivo mais parecido com o do homem - para, depois, iniciar testes clínicos com seres humanos.

Testes realizados com porcos na Califórnia já demonstraram um efeito terapêutico do leite. Animais doentes que foram alimentados com o leite de cabras transgênicas recuperaram-se da diarreia mais rápido do que os alimentados com leite convencional. Os resultados foram publicados em março na revista científica PLoS One. “Todas as nossas previsões têm se confirmado nos modelos animais”, diz o pesquisador James Murray, da UC Davis, que desenvolveu a tecnologia e coordena as pesquisas nos EUA.

“Sabemos o que estamos fazendo; é uma tecnologia muito bem controlada”, assegura Luciana, que fez doutorado com o marido no laboratório de Murray. “Não estamos introduzindo nada de ‘novo’ no leite; é uma proteína que já faz parte do leite e que consumimos regularmente”, diz o pesquisador Luiz Antonio Barreto de Castro, criador da Rede de Biotecnologia do Nordeste (Renorbio), que financia o projeto com R$ 6,5 milhões.

As duas primeiras cabras transgênicas foram produzidas pela técnica de microinjeção, em que cópias do gene são injetadas em embriões in vitro, que depois são transferidos para cabras reprodutoras selecionadas. Nesse caso, não há garantia de que os filhotes nascerão transgênicos, pois o transgene nem sempre se incorpora ao genoma do animal. De mais de 30 cabras nascidas de embriões microinjetados na Unifor, por exemplo, só essas duas são transgênicas.

O desafio agora é produzir novas cabras transgênicas pela técnica de clonagem; e não apenas com o gene da lisozima, mas também o da lactoferrina, outra proteína com propriedades antibióticas do leite humano. É uma técnica mais complexa, porém mais precisa. “O animal que nascer você sabe que é transgênico”, explica Luciana. Várias tentativas de clonagem foram feitas nos últimos dois anos, mas sem sucesso. Uma nova leva de embriões clonados foram transferidos para cabras receptoras no início deste mês.

Uma vez que os pesquisadores tenham animais com cada proteína, o plano é cruzar as linhagens para gerar um animal que produza lisozima e lactoferrina no leite simultaneamente. Segundo Luciana, vários laboratórios no mundo estão tentando desenvolver essa tecnologia, em caprinos e bovinos, com diferentes proteínas, mas nenhum até agora obteve quantidades significativas de produção no leite.
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Por R7

Caprinos supririam déficit de aleitamento materno, diz médico

O leite de cabra enriquecido com lisozima e lactoferrina poderá dar uma contribuição importante para a redução dos efeitos da desnutrição e diarreia infantil no semiárido nordestino, segundo o médico Aldo Moreira Lima, coordenador da Rede de Caprino-Ovinocultura e Diarreia Infantil do Semiárido (Recodisa), da qual o projeto faz parte.

Pesquisadores brasileiros no Ceará, em parceria com cientistas da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo cabras geneticamente modificadas com genes humanos, capazes de produzir um leite mais rico em proteínas que combatem a diarreia infantil - um grave problema de saúde pública na região.

O correto seria que as crianças recebessem essas proteínas pelo leite materno, mas a taxa de amamentação na região é extremamente baixa. Mesmo na região metropolitana de Fortaleza, segundo Lima, o período médio de aleitamento materno é de um mês. “Na teoria, o ideal seria aumentar o tempo de aleitamento, mas, na prática, é uma mudança cultural drástica, muito difícil de ser implementada”, avalia Lima.

A estratégia, portanto, seria tirar proveito de um outro hábito cultural do semiárido, que é a criação de cabras. “Muitas famílias já têm o costume de consumir leite de cabra; não é um hábito novo que teríamos de introduzir no comportamento da população”, aponta Lima.

O leite enriquecido poderia ser consumido diretamente, com a introdução de cabras transgênicas nos rebanhos, ou as proteínas poderiam ser purificadas e adicionadas ao leite em pó para distribuição. “O mais fácil seria que elas já estivessem no leite”, avalia Lima.

Impacto. O número de mortes relacionadas à diarreia infantil foi significativamente reduzido no País nos últimos anos, mas a doença não foi eliminada, e seu impacto na qualidade de vida do semiárido continua alto. Segundo Lima, vários trabalhos demonstram que a diarreia recorrente agrava a desnutrição e compromete o desenvolvimento cognitivo das crianças.

“É uma coisa horrível, que nos impactou muito quando chegamos aqui”, conta a pesquisadora Luciana Bertolini, que se mudou de Santa Catarina para Fortaleza com o marido especificamente para este projeto. “A criança entra num ciclo de desnutrição e diarreias consecutivas do qual não consegue sair. Uma criança dessas nunca vai ter as mesmas oportunidades na vida que uma outra saudável.”
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
 Por R7

Concurso Prefeitura de Bela Vista do Toldo - SC

A Prefeitura de Bela Vista do Toldo, Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento de 24 vagas

Inscrições:
Até 19 de abril pelo www.pmbvt.sc.gov.br


Valor:
R$ 35,00 a R$ 100,00

Cargos:
Médico, (1) Médico Pediatra, (1) Médico Ginecologista Obstetra, (1) Médico Clínico Geral, (1) Professor de Educação Física para atuar no Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), Professores de (5) Língua Portuguesa, (1) Ciências, (1) Geografia, (2) História, (1) Pedagogo, (1) Matemática - EJA, (1) Língua Portuguesa - EJA, (1) Ciências - EJA, (1) Artes - EJA, (1) Inglês - EJA, (1) História - EJA e (1) Geografia - EJA.

Remuneração:
R$ 545,00 a R$ 13.000,00

Provas:
Haverá prova escrita

Concurso Prefeitura de Araras - SP

A Prefeitura de Araras, São Paulo, realiza concurso para provimento de 146 vagas

Inscrições:
Até 9 de maio de 2013, pelo www.concursosfaperp.com.br.


Valor:
R$ 23,00 a R$ 52,00

Remuneração:
R$ 852,00 a R$ 9.781,00

Provas:
Haverá prova objetiva e prova de títulos

Cargos:
Ensino Fundamental - Eletricista e Motorista;
Ensino Médio - Agente de Saneamento, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Farmácia, Inspetor de Alunos, Monitor Educacional, Secretário de Escola, Telefonista e Técnico de Enfermagem;
Ensino Superior - Assistente Social, Dentista Endodontista, Dentista Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilofacial, Dentista Periodontista, Enfermeiro, Médico Anestesista, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Colonoscopista, Dermatologista, Endocrinologista, Endocrinologista Infantil, Endoscopista, Gastroenterologista, Geriatra, Ginecologista e Obstetra, Infectologista, Mastologista, Nefrologista, Neurocirurgião, Neurologista, Neuropediatra, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Médico PSF, Pediatra, Pneumologista, Psiquiatra, Socorrista Adulto e Infantil, Médico-Veterinário, Pedagogo, Psicopedagogo e Terapeuta Ocupacional.

Grupo Ocupacional Saúde da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco - Hemope

O Grupo Ocupacional Saúde da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) realiza concurso para provimento de 111 vagas

Inscrições:
15 de abril a 15 de maio pelo www.upenet.com.br


Valor:
R$ 50,00, R$ 80,00, R$ 100,00 e R$ 150,00

Cargos:
Hemomédico nas especialidades de Hematologia e Clínica Geral, Diarista, Hemotécnico Científico nas funções de Farmacêutico, Biomédico, Enfermeiro, Nutricionista, Assistente Social, Fisioterapeuta e Psicólogo, 48 para Hemoassistente nas funções de Técnico de Enfermagem e de Técnico de Laboratório e por fim, 27 para Hemobásico - Auxiliar de Laboratório.

Remuneração:
R$ 696,57 a R$ 5.995,00

Provas:
Prova objetiva: 9 de junho
Haverá prova de títulos

Concurso Governo do Mato Grosso do Sul

O Governo do Mato Grosso do Sul realiza seleção para preenchimento de 2 vagas para as Secretarias de Estado de Administração e de Saúde

Inscrições:
Entre 8 e 25 de abril de 2013, na Rua Joel Dibo, nº. 267, Centro, CEP 79.002-060, Campo Grande-MS

Cargos e vagas:
Engenheiro em Segurança do Trabalho (1 vaga); Enfermeiro do Trabalho (1 vaga).

Remuneração:
R$ 2.150,50

Seleção:
Haverá avaliação curricular e entrevista.

Concurso Governo de São Paulo

O Governo de São Paulo realiza seleção para preenchimento de 19 vagas para a Coordenadoria de Serviços de Saúde para São Paulo, Campinas e São Jose dos Campos.

Inscrições:
Até 26 de abril de 2013

Cargo:
Enfermeiro (19)

Remuneração:
R$ 1.464,83.

Conselho Regional de Odontologia do Ceará - CRO/CE

O Conselho Regional de Odontologia do Ceará - CRO-CE realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 12 de abril a 3 de maio pelo www.promunicipio.com


Valor:
R$ 80,00 a R$ 120,00

Cargos e vagas:
Nível Superior: Bibliotecário - Nível I (1), Fiscal (Cirurgião-Dentista) - Nível I (3);

Nível Médio: Agente Administrativo - Nível I (3), Motorista - Nível I (1).

Provas:
Provas escritas: 16 de junho de 2013

Conselho Regional de Enfermagem do Pará - Coren/PA

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren - PA) realiza concurso para provimento de 28 vagas para Belém, Santarém, Altamira, Marabá, Redenção

Inscrições:
5 de abril a 17 de maio

Valor:
R$ 70,00 e R$ 90,00

Remuneração:
R$ 1.152,31 a R$ 4.070,00

Cargos:
Médio - Técnico Administrativo;
Superior - Fiscal.
Cadastro de reserva
Superior - Analista de Tecnologia da Informação, Contador e Administrador

UNEMAT abre processos seletivos

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), por meio dos editais de 09 a 15/2013, torna público os processos seletivos para contratação temporária de 18 professores da educação superior, mais formação de cadastro reserva. A remuneração varia de R$ 1.730,40 a R$ 3.979,90.
 
Os candidatos poderão optar por concorrer às vagas nos campi de Nova Xavantina, Alto Araguaia, Colíder, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, além de poder escolher o Núcleo Pedagógico de Vila Rica e a Faculdade de Educação e Linguagem no Campus Universitário de Sinop. São oferecidas oportunidades nas áreas de Linguística, Letras e Artes, Letras, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Turismo, Ciências da Terra e Ciências Sociais Aplicadas.
 
Inscrição e Seleção
Os interessados poderão efetivar as inscrições no período de 17 a 30 de abril de 2013, na respectiva unidade universitária que deseja concorrer à vaga.
 
A avaliação deste processo seletivo será composta de prova escrita, que será aplicada na data prevista de 02 de maio de 2013, e prova de desempenho didático, em data provável de 03 de maio de 2013.
 
O contrato de trabalho terá vigência no período de 03 de maio a 31 de dezembro de 2013. O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 07 de maio deste ano, às 17 horas.
 
Os extratos dos editais estão publicados no Diário Oficial do Mato Grosso (15/04/2013), na seção 'Concursos públicos'. Os editais completos estão disponíveis no site da Unemat (http://www.unemat.br/seletivos).

Prefeitura de Leopoldina (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Leopoldina, no estado de Minas Gerais, abriu processo seletivo nº. 008/2013, destinado à contratação de um (01) Médico para atender ao Programa Saúde da Família - Núcleo do Bairro Alto da Ventania.
 
Os aprovados terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de até R$ 1.328,64 mais R$ 1.328,64 (Adicional de extensão de jornada) e R$ 3.293,70 (gratificação por dedicação ao PSF).
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 19 de abril de 2013, das 07h às 18h (de segunda a sexta-feira), na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 61, Centro, Leopoldina/MG.
 
Será exigida dos candidatos à seleção, para fins de inscrição, a apresentação do original e cópia dos seguintes documentos:
 
Documento de Identidade com foto;
CPF;
Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;
Quitação com a obrigação militar (masculino);
Curso de Nível Superior em Medicina, registro no Conselho de Classe e comprovante de Habilitação;
Currículo.
 
A seleção constará da análise de currículo discriminando títulos e experiência profissional.
 
O resultado será divulgado provavelmente no dia 22 de abril de 2013 no site www.leopoldina.mg.gov.br, publicado no Diário Oficial do Município – Jornal Equipe, além de ser afixado nos quadros de avisos da Prefeitura de Leopoldina.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da data de publicação do resultado, prorrogado por igual período de acordo com o interesse da administração.

Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste (RO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste - RO, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura, publicou edital de processo seletivo nº. 001/2013. A finalidade da seleção é preencher 08 vagas de níveis fundamental e superior, com salário de até R$ 1.815,00.
 
Cargos
Fisioterapeuta, Odontólogo, Agente Comunitário de Saúde e Médico Veterinário.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever até o dia 22 de abril de 2013, no horário das 07h30 às 13h30, na Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste, situada na Rua Riachuelo, 3284, Setor 14, no município de Nova Brasilândia D’Oeste - RO.
 
Prova
O processo seletivo constará de análise de curriculum e avaliação de títulos.
 
O resultado da análise de curriculum e avaliação de títulos será fornecido através de edital afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no Diário Oficial dos Municípios e/ou jornal de grande circulação local.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 12 meses podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de São Gonçalo do Pará - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de São Gonçalo do Pará, no estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo n° 02/2013 para formação do quadro reserva de servidores temporários para o Programa de Saúde da Família (PSF), visando suprir as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde. As chances são para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 3.040,80 por carga horária de 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Técnico de Enfermagem PSF, Enfermeiro, Atendente de consultório Dentário PSF, Dentista e Agente Comunitário Saúde (PSF).
 
As inscrições serão realizadas até o dia 23 de abril de 2013, na Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Pará - Av - Presidente Tancredo Neves nº 100, Centro, exceto sábado e domingo e feriados, das 09:00 às 17:00 horas, com intervalo para almoço de 11:00 às 12:30 horas.
 
As provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório, serão aplicadas para todas as funções, e terão duração máxima de 02 horas, no dia 03 de maio de 2013, de 19h às 21h em local a ser divulgado até o dia 29 de abril de 2013 na Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Pará.
 
O gabarito será divulgado na data provável de 03 de maio de 2013, a partir do término das provas.

Vagas de estágio na Prefeitura de Vinhedo - SP

No estado de São Paulo, a Prefeitura de Vinhedo publicou edital nº. 01/2013 de processo seletivo para provimento de vagas de estágio. Sob coordenação técnica do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, o certame visa preencher 183 vagas, sendo 122 imediatas e 61 para cadastro reserva de níveis médio e superior.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 30 de abril de 2013, das 09h às 12h e das 13h às 16h por ordem de chegada, na Unidade do CIEE Campinas, situado à Rua Engenheiro Carlos Stevenson, 587 - Nova Campinas – Campinas / SP e no Posto de Atendimento do CIEE em Vinhedo, situado a Av. Benedito Storani, 1.390 (Subsolo) – Vila Nogueira - Vinhedo - CEP: 13280-000.
 
No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência (todos os documentos originais e cópia).
 
As provas serão realizadas na data provável de 04 de maio de 2013, às 8h30 na Escola Integração, situada à Rua Monteiro de Barros 351 – Centro – Vinhedo/SP.
 
O CIEE divulgará a partir de 10 de maio de 2013 a classificação dos candidatos no posto de atendimento em Vinhedo e no site www.vinhedo.sp.gov.br.
 
O certame terá validade de um (0)1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, e se expirará quando do esgotamento de candidatos.

Concurso UESB (BA) - Campus de Jequié

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Jequié, divulgou o edital n° 075/2013 de concurso público de provas e títulos para o preenchimento de 16 vagas para professor auxiliar de medicina, nível A. As vagas estão disponíveis para o Departamento de Saúde (DS) e a carga horária docente varia de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 100,0, deverão ser realizadas entre os dias 18 e 25 de abril de 2013, apenas pela internet, no site www.uesb.br; e os documentos poderão ser entregues ou encaminhados Via Sedex ao Campus, onde as vagas serão disponibilizadas, de acordo com as matérias/disciplinas indicadas, para os endereços abaixo:
 
- Campus de Jequié: Assessoria Acadêmica - Rua José Moreira Sobrinho, S/Nº, Jequiezinho – Jequié – BA, CEP – 45206-190.
 
O concurso público será realizado nos dias 10 a 14 de maio de 2013, no Campus de Jequié da UESB, devendo todos os candidatos se apresentar no 1º dia determinado para realização das provas, a ser previamente divulgado, no site da UESB, pelo Departamento para o qual está vinculada a matéria/disciplina.
 
O concurso é válido por 02 anos, podendo ser prorrogado, a critério da Universidade, uma vez, por igual período.
 

Fundo Municipal de Saúde de Araguatins (TO) abre vagas

O Fundo Municipal de Saúde de Araguatins, no estado do Tocantins, abre processo seletivo nº. 1, de 15 de abril de 2013, para contratação temporária de 25 profissionais médicos nas seguintes especialidades:
 
Clínicos Geral para o Programa de Saúde da Família (09), 40 horas semanais de trabalho, com cadastro no CNES, Salário de R$ 10.000,00; Clínicos Geral (08), para o Hospital Municipal, com cadastro no CNES, Salário de R$ 1.200,00 por plantão de 24 horas; Ortopedista para realizar Serviços de Ambulatório (01), 20 horas semanais, com Cadastro no CNES, Salário de R$ 5.000,00; Ginecologista (01), 40 horas semanais com Cadastro no CNES, para atendimento no NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Salário de R$ 10.000,00; Cirurgião Geral para o Hospital Municipal (02), 30 horas semanais, com Cadastro no CNES, Salário de R$ 10.000,00; Pediatra para realizar serviços Ambulatorial (01), 20 horas semanais, com Cadastro no CNES, Salário de R$ 5.000,00; Clínico Geral (01) para realizar serviços no Centro de Atenção Psicossocial-CAPS com 20 horas semanais, com cadastro no CNES, Salário de R$ 5.000,00; Psiquiatra para realizar serviços no Centro de Atenção Psicossocial-CAPS (01), 20 horas semanais , com Cadastro no CNES, Salário de R$ 5.000,00; Dermatologista (01) com 20 horas semanais, para a Atenção Básica, com cadastro no CNES, Salário de R$ 5.000.00.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 19 de abril de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
 
Mais informações podem ser dadas pelo telefone (63)3474 - 1138. O Edital e anexos podem ser adquiridos pelo e-mail - cplsaude@araguatins.to.gov.br.
 
O resumo do edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 17 de abril de 2013 - seção 3, pág. 215.

Processo Seletivo Conjunto Hospitalar de Sorocaba - SP

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba lançou os editais de processo seletivo nºs 38 e 39/2013 para realização de seleção que visa contratar cinco profissionais para o cargo de Agente Técnico de Assistência à Saúde, nas funções de Assistente Social e Psicólogo. Os contratados irão trabalhar no Conjunto Hospitalar em jornada de 30 horas semanais.
 
A inscrição estará aberta entre os dias 06 e 10 de maio de 2013, podendo ser feita presencialmente no Setor de Recrutamento e Seleção de Pessoal, 2º andar, sala 213, Prédio do Hospital Leonor Mendes de Barros, sito à Avenida Comendador Pereira Inácio, 564 - Jardim Vergueiro - Sorocaba/SP.
 
O processo seletivo constará de análise curricular, de caráter eliminatório. O prazo de validade improrrogável dos processos seletivos será de 01 (um), contado a partir da data de publicação do resultado de classificação.

Prefeitura de Apiacás (MT) abre processo seletivo

Foi divulgado o edital n° 003/2013 para realização de processo seletivo da Prefeitura de Apiacás, estado de Mato Grosso. Serão selecionados 07 novos servidores de níveis médio/técnico e superior, com salário de até R$ 2.446,52 e carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Fisioterapeuta, Enfermeiro, Assistente Social, Psicólogo, Bioquímico, Odontólogo e Técnico em Enfermagem. Para os candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas.
 
Inscrição
A inscrição será realizada do dia 22 de abril a 06 de maio de 2013, na Prefeitura Municipal de Apiacás - Recursos Humanos, situada na Avenida Brasil, n° 1059, bairro Bom Jesus, Apiacás – MT, no horário das 7h às 13h, de segunda à sexta-feira. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Prova
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 12 de maio de 2013, das 08h às 11h, na Escola Municipal Centro de Promoção Educacional, situada na Avenida Brasil nº 1331, bairro Bom Jesus, na cidade de Apiacás/MT.
 
O gabarito será divulgado no mural municipal da Prefeitura de Apiacás/MT e no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mt, a partir do dia 13 de maio de 2013.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério da administração.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 17 de abril de 2013, pág. 14 a 23.

Prefeitura de Vale do Anari (RO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Vale do Anari, situada a 326 km da Capital, no estado de Rondônia, publicou o edital nº. 001/SEMECE/2013 para realização de processo seletivo, a fim de atender às necessidades da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte (SEMECE).
 
O certame visa a contratação de servidores temporários para preenchimento de vagas nos cargos de professor de áreas específicas/pedagogos da Educação, Merendeira, Zeladora, Assistente Administrativo e Psicólogo. A demanda total é de 13 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração inicial entre R$ 600,00 e R$ 1.700,00. A jornada de trabalho varia entre 25 e 40 horas semanais.
 
Serão destinadas 10% das vagas a candidatos inscritos e aprovados, por disciplina/habilitação, na condição de portador de necessidades especiais – PNE, observada a compatibilidade do cargo com a necessidade especial que seja o candidato portador.
 
Os profissionais contratados deverão atuar exclusivamente na docência na E.M.E.F. Vandernei S.S. Junior e na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas gratuitamente até o dia 18 de abril de 2013, das 8h às 13h nos dias úteis, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, situado na Avenida Acyr José Damasceno, N°3744, Centro, Vale do Anari/RO.
 
O candidato deverá entregar, no ato da inscrição, os seguintes documentos:
 
Ficha de inscrição devidamente preenchida, que será fornecida no ato da inscrição, ou obtida junto à SEMECE;
Cópia reprográfica autenticada em cartório do documento de identidade de reconhecimento nacional (RG, CNH, OAB, CREA, etc.), que contenha fotografia em perfeitas condições;

Apresentar em envelope não lacrado em branco, curriculum vitae assinado, acompanhado das cópias autenticadas em cartório da documentação comprovando as informações nele contidas.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de avaliação de curriculum vitae e entrevista.
 
No dia 23 de abril de 2013, a comissão publicará os resultados da avaliação curricular por meio de edital afixado no átrio Oficial da Prefeitura de Vale do Anari/RO e da SEMECE e publicado no Diário Oficial da Associação Rondoniense dos Municípios – AROM e em outros meios de comunicação.

Validade

O processo seletivo será válido por 12 meses, a contar da data de publicação da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a interesse e conveniência da administração.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 17 de abril de 2013, pág. 44 a 50.

Concurso UFRB 2013

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou os editais 05 e 06/2013, ambos de concurso público, visando a contratação de 41 novos Professores Auxiliares da Carreira do Magistério Superior. Os vencimentos podem chegar até R$ 4.455,20, com carga horária de 40 horas semanais.
 
No edital nº 05, são 13 vagas disponíveis para os cargos de professor das áreas de Ciências Biológicas, Agrárias, Alimentos, Medicina Veterinária, Filosofia, Administração, Engenharia de produção, Designer industrial ou Logística, Zootecnia e Ciências Humanas.
 
Já no edital nº 06, são 28 vagas para as áreas de Linguística (01); Ensino e Aprendizagem e Estudos e Literários (01); Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa (01); Ensino de Libras (01); Libras (02); Ensino de Matemática (04); Ensino de Química (02); Química Geral e Orgânica (01); Física Geral (02); Astronomia (01); Ensino de Física (03); Matemática (02); Educação de Jovens e Adultos (01); Filosofia Geral (01); Psicologia da Educação (01); Currículo e Didática (01); Estágio e Ambiente e não Escolar e Educação do Campo (01); Geografia (01) e Agroecologia (01).

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 06 de maio de 2013, através do site www.ufrb.edu.br/concursos. A taxa é de R$ 90,00.
 
As provas e as etapas do concurso serão realizadas no Centro de Formação de Professores, em período a ser divulgado pela UFRB no sítio www.ufrb.edu.br/concursos. As provas serão realizadas a partir de 01 de julho de 2013 no Centro ao qual está vinculada a matéria/área de conhecimento na qual o candidato se inscreveu.
 
O prazo de validade do concurso será de um (01) ano contado a partir da data da publicação da sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período conforme estabelece o Decreto Nº 6.944/2009.

FAETEC - RJ abre processo seletivo

A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, recebe inscrições, entre 18 e 26 de abril, para contratação temporária nos cargos de professor de nível superior (para 20 e 40 horas semanais), professor I (20 e 40 horas semanais), especialista técnico pedagógico (40 horas) e instrutor (40 horas), todos para o ano letivo de 2013.

No total, são 1.391 oportunidades, sendo no primeiro momento 200 cargos a serem ocupados assim que a análise de currículos for concluída. Para professor de nível superior são oferecidas 51 vagas, sendo 22 para carga de 20 horas semanais e 29 para 40 horas. Os salários são de R$1.136,67 e R$2.273,35, respectivamente. Já para professor I, poderão ser feitas 812 contratações, sendo 395 para trabalhar 20 horas por semana, com vencimentos de R$ 810,43, e 417 para 40 horas, com ganhos de R$1.620. Ainda há 426 vagas autorizadas para instrutor, que receberá R$ 1.157,76, além de 102 para especialista técnico pedagógico, com salários de R$1.620.

Os profissionais permanecerão ocupando a função pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por no máximo cinco. Para efetivar a inscrição (até o dia 26 de abril de 2013), os interessados devem verificar as exigências do edital e acessar o site www.faetec.rj.gov.br.
 
O resultado final será publicado no dia 2 de maio de 2013.
 
Com informações do portal da FAETEC/RJ

Prefeitura de São Domingos do Prata - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de São Domingos do Prata, estado de Minas Gerais, através do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistente Nacional - IDECAN, publicou edital N° 001/2013 de processo seletivo de provas para preenchimento de 44 vagas e formação de cadastro reserva.
 
As vagas ofertadas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Endemias com Habilitação A, Artesão CAPS e Técnico de Higiene Dental (nível médio e médio técnico). Os salários podem chegar a R$ 885,32 por carga horária de 40 horas semanais.
 
Do total de vagas para cada cargo e as vagas que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do certame, 5% ficarão reservadas aos candidatos na condição de pessoa com deficiência.
 
As inscrições, nos valores de R$ 25,00 e R$ 28,00, serão efetuadas no período das 14 horas do dia de 24 de abril às 23h59min do dia 9 de maio de 2013, no site www.idecan.org.br, ou via presencial, no mesmo período, na Central de Atendimento ao Candidato do Idecan, localizada na sede da Câmara Municipal de São Domingos do Prata, na Rua Professor Cristiano Moraes, nº 52, Centro, São Domingos do Prata/MG.
 
As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade de São Domingos do Prata/MG, com data inicialmente prevista para o dia 26 de maio de 2013 (domingo), em turno único. O local de realização das provas escritas será divulgado a partir de 20 de maio de 2013.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados a partir das 16 horas do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha.
 
O prazo de validade do certame será de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.
 

Prefeitura de Capão Alto - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Capão Alto, estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo n° 002/2013, destinado ao provimento de 18 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 2.440,04 em carga horária de 04 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Professor de Artes, Professor de Matemática, Professor de Língua Inglesa, Professor de Séries Iniciais, Fisioterapeuta, Médico Cardiologista, Monitor Transporte Escolar, Monitor em Informática e Agente Saúde.
 
As inscrições são exclusivamente presenciais e podem ser feitas mediante procuração simples ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Educação de Capão Alto, durante o horário normal de expediente da prefeitura de Capão Alto, no seguinte endereço: Rua João Vieira de Oliveira, 500 – Capão Alto – SC, até o dia 30 de abril de 2013.
 
As taxas variam de acordo com o nível de escolaridade:

Cargos de Nível Superior Completo ou cursando - R$ 50,00;
Cargo de Nível Médio - R$ 30,00;
Cargo de Nível Ensino Fundamental - R$ 20,00.
 
A prova escrita objetiva será realizada na data prevista de 11 de maio de 2013, nas dependências da Escola de Educação Básica Emiliano Ramos, sito à Rua Atanásio Silva, nº125, Centro – Capão Alto – SC, com início as 08h e término as 11h. O gabarito preliminar da prova escrita objetiva será divulgado na data prevista de 13 de maio de 2013.
 
O processo seletivo é válido para 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Capivari do Sul - RS

A prefeitura de Capivari do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, publicou o edital de nº 133/2013 de processo seletivo com o intuito de contratar em caráter emergencial e temporário cinco médicos plantonistas para atuação na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. A função tem carga horária de 13 horas semanais e oferece rendimento de R$ 85,00 por hora trabalhada (R$ 4.400,00 em média).
 
As inscrições podem ser feitas pessoalmente até 30 de abril de 2013, no endereço da Prefeitura Municipal de Capivari do Sul, localizado na Av. Adrião Monteiro, nº 2330, Centro. Os horários de atendimento são das 8h30 às 11h30 e 14h30 as 17h30.
 
O processo seletivo será composto apenas pela avaliação de títulos e o prazo de validade será de dois anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Onde foi parar o sonho do SUS?

Ana Maria Costa, presidente do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde ? CEBES.
Foto: CEBES
Ana Maria Costa, presidente do Centro Brasileiro
de Estudos da Saúde ? CEBES
Ana Maria Costa é presidente do Centro Brasileiro de Estudos da saúde - CEBES. Ligia Bahia é professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mario Scheffer é professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
 
Depois de tantas promessas frustradas de redenção da rede assistencial pública, a tendência de governantes que buscam responder às demandas por saúde dentro do limite de seus mandatos tem sido delegar cada vez mais atribuições estatais à iniciativa privada. Essa inclinação privatizante não reverteu e nem sequer amenizou o quadro de dificuldades da população em acessar e utilizar os serviços de saúde.

No documentário Sicko, de Michael Moore, ao ser abordado sobre o fim hipotético do sistema universal de saúde inglês, o NHS, um dos entrevistados foi incisivo: " haveria uma revolução" . Orgulho nacional britânico, homenageado na cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres, o NHS sempre inspirou o Sistema Único de Saúde (SUS).

Mas, afinal, onde foi parar o sonho do SUS de uma cobertura pública universal que não deixaria, por definição, nenhuma pessoa sem atenção à saude? Ao mesmo tempo em que os cidadãos deveriam financiar o sistema por meio de impostos, de acordo com a capacidade contributiva, poderiam acessá-lo conforme a necessidade de saúde, não em função da possibilidade de pagar ou da inserção no mercado formal de trabalho. No sonho de tantos, inscrito na Constituição Brasileira, o SUS seria a expressão de solidariedade que une todos os brasileiros, ricos e pobres, sadios e doentes, moradores dos centros e dos grotões, em resposta coletiva ao essencial do ser humano, a saúde.

No Brasil, aonde as políticas sociais universais não chegaram a se consolidar, o SUS sucumbe às pressões dos que apostam na privatização, vindas tanto de setores situados à direita quanto à esquerda do espectro político-partidário.

A privatização da saúde sempre foi escamoteada no país, o que contribuiu para a demora de uma definição clara sobre o lugar que a coletividade deve confiar ao setor privado.

Durante a redemocratização, no processo constituinte, a plataforma conservadora dos grupos empresariais privados foi confrontada com a agenda reformista do movimento sanitário. Prevaleceu a concepção da relevância pública da saúde, mas o rótulo do " privado complementar" passou a abrigar segmentos empresariais de distintas naturezas e competências.

Um quarto de século depois permanece a confusão em torno da falsa unanimidade em defesa do SUS, reconstruída na ressaca após derrota da regulamentação da Emenda Constitucional 29 e na atual campanha pelos 10% de recursos da União para a saúde. A bandeira por mais recursos públicos tremula também sob a ótica contábil de grupos privados e interesses corporativos, que historicamente nunca se colocaram ao lado da proteção social ampliada.

Depois de tantas promessas frustradas de redenção da rede assistencial pública, a tendência de governantes que buscam responder às demandas por saúde dentro do limite de seus mandatos tem sido delegar cada vez mais atribuições estatais à iniciativa privada. Essa inclinação privatizante não reverteu e nem sequer amenizou o quadro de dificuldades da população em acessar e utilizar os serviços de saúde.

Veja-se o exemplo da cidade de São Paulo: mesmo entregue em grande parte à iniciativa privada, a rede municipal de saúde exibia, ao final de 2012, fila de mais de 660 mil pedidos de consultas, exames e cirurgias. Acrescente-se o fato de que 60% dos paulistanos sofrem nas mãos de planos de saúde excludentes e de uma rede privada em colapso, saturada e incapaz de prestar bom atendimento.

Chegamos numa forqueadura. Nem se consegue vislumbrar o SUS como um sistema único de qualidade, nem há perspectiva de seguirmos para um modelo de saúde predominantemente privado, feito o americano, chileno ou colombiano.

O impasse consiste na inversão entre necessidades de saúde e uso do fundo público. O Brasil tem um sistema público universal, mas são privados, em sua maior parte, os recursos alocados na saúde. Há uma desconexão entre os valores igualitários formais e as práticas sociais concretas de apropriação dos recursos assistenciais, um cenário totalmente incompatível com a efetivação de políticas de saúde universais. Enquanto nos países europeus e até mesmo nos Estados Unidos, a parcela pública dos gastos com saúde só aumenta, no Brasil assiste-se o crescimento das despesas privadas na medida da intensificação de incentivos à privatização.

Em 2013, aos 25 anos da Constituição de 1988, há muito a ser comemorado. Os preceitos legais do SUS não soçobraram durante o tsunami neoliberal, devido a permanente resistência dos movimentos sociais contrários às mudanças do texto constitucional. Porém, fez água a expectativa de ultrapassagem do neoliberalismo por reformas estruturantes na saúde, a começar pela negação dos tão ansiados novos recursos federais que viriam com a regulamentação da EC 29.

Até hoje, permanecem enigmáticos os argumentos que teriam convencido a base do governo no Congresso Nacional a não ampliar o financiamento do SUS. É certo que, naquela época, as denúncias de corrupção e a malfadada tentativa de atrelar a prorrogação da CPMF à saúde criaram um clima desfavorável ao aumento de gastos públicos. No entanto, nada disso justificaria o covarde posicionamento de partidos progressistas.

O desfecho desfavorável à legislação, após arrastada tramitação, por 12 anos, deixou entidades do movimento social de orelha em pé. Por isso, nem foi grande surpresa a divulgação pela imprensa de uma reunião entre a Presidente Dilma Rousseff, ministros e empresas de planos de saúde, em março de 2013, para tratar da concessão de mais subsídios e desonerações fiscais destinados à expansão do mercado de assistência médica suplementar.

A novidade foi a rápida e uníssona reação em defesa do SUS de dezenas de entidades como CEBES, Abrasco, CUT, CONTAG, conselhos profissionais e Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Possivelmente, o posicionamento contrário até mesmo de setores sociais que supostamente representam futuros candidatos à obtenção de planos privados de saúde para trabalhadores e segmentos sociais que ascenderam na pirâmide de renda, espantou o fundamentalismo.

Planos privados florescem no momento em que as despesas públicas com a saúde são minguadas, no lastro da evolução do consumo e renda de estratos mais pobres da população, mas não resistirão a tensões macro-econômicas enão irão se alinhar a um sistema de saúde comprometido com a promoção da saúde, com a atenção primária, com os atuais desafios demográficos e epidemiológicos (nossos novos velhos e doentes), com a incorporação e o uso racional de tecnologias.

A cobertura privada suplementar jamais será uniforme e continuada, pois há diferenças abissais entre os produtos vendidos, a pessoa sai do emprego que garantia o plano, há exclusão pecuniária (idosos e doentes são expulsos porque gastam muito com saúde), há rescisão de contratos que não interessam mais às operadoras e a agência reguladora, capturada pelo mercado que deveria controlar, faz vistas grossas ao crescimento dos planos de baixo preço ( com rede restrita de prestadores) e planos ' falsos coletivos' (contratados por pessoa jurídica, a partir de duas vidas, que escapam da regulamentação e ofertam serviços ruins).

Jogar fermento com dinheiro público no desordenado mercado de planos de saúde pode render votos e cai bem com o discurso de que o SUS para todos é inviável e com a avaliação negativa de parte da sociedade, divorciada do sistema público. A lógica é antiga: em nome da limitada capacidade do Estado, propõe-se a transferir obrigações para o cidadão e o empregador que podem pagar pelo plano privado, empobrecendo a oferta e desidratando ainda mais o financiamento público do SUS.

As experiências negativas acumuladas com o atendimento dos planos de saúde desfazem ilusões de que o mercado, só o mercado, é capaz de resolver necessidades sociais. A proximidade e a desenvoltura de empresas com a cúpula do governo podem significar interferências permanentes na agenda pública da saúde.

Os passaportes dos empresários aos centros decisórios foram adquiridos em ambientes frequentados por médicos particulares dos mandatários da República e em fóruns corporativos do setor privado, mediante apoios políticos objetivos, inclusive com generosos financiamentos para campanhas eleitorais. Tais prerrogativas indicam que não se afugentou, definitivamente, a intenção de privatizar de vez o sistema de saúde brasileiro.

O que estará em jogo daqui em diante será o choque entre um projeto societário baseado na efetivação de direitos de cidadania e uma proposta de extensão da cobertura de planos de saúde. A " solução" privatizante empinou, revestida de forte teor pragmático e apelo eleitoral, adequada, portanto, à duração e continuidade dos mandatos governamentais. Sua concretude e aparente facilidade de implantação contrapõem-se a um SUS tido como inerte, cada vez menos vigoroso.

Trata-se de uma falsa representação, segundo a qual o mercado é portador do progresso e das inovações tecnológicas e o sistema público não passa de um apanágio do atraso. Ao longo do tempo essa inclinação ideológica produziu uma ideia síntese: o sistema universal de saúde é impossível e seus defensores, uns românticos desatualizados. Com os requerimentos do moderno individualismo, se não incomodarem, esses sonhadores devem ser tratados com condescendência, por serviços prestados no passado.

O grande desafio será questionar esse constructo, baseado nas certezas das preferências pela privatização, em um contexto de subfinanciamento do SUS. O sonho de o Brasil garantir a igualdade de acesso em saúde para todos que precisam, em qualquer lugar, a qualquer hora, só irá adiante se os fundos públicos ganharem aportes significativos, passando a financiar apenas serviços, equipamentos e redes, públicos e privados, porém absolutamete includentes e deliberadamente universais.

Resgatar o SUS como um bem comum a ser protegido requer mobilização e novos arranjos políticos capazes de confrontar a marcha triunfal do privado. A hora é de escolhas essenciais para o futuro da saúde no Brasil. Não desistiremos de seguir lutando por um sistema de saúde moderno e justo, controlado pelos usuários, trabalhadores e agentes públicos, que traga desenvolvimento ao país e que tome um lugar de destaque na vida nacional.
 
Fonte isaude.net

Doses elevadas de vitamina C ajudam a reduzir a pressão sanguínea

500 miligramas de vitamina C corresponde a aproximadamente seis copos de suco de laranja
500 miligramas de vitamina C corresponde a aproximadamente
 seis copos de suco de laranja
Dose diária média de 500 miligramas de vitamina C reduz, em curto prazo, pressão arterial em cerca de 3,84 milímetros de mercúrio
 
Grandes doses de vitamina C podem reduzir moderadamente a pressão sanguínea. É o que aponta pesquisa conduzida por cientistas da Johns Hopkins, nos Estados Unidos.
 
"Nossa pesquisa sugere que a suplementação com vitamina C causa moderada queda na pressão arterial, mas antes que possamos recomendar suplementos como tratamento para pressão alta, nós precisamos de realizar mais pesquisas para compreender as implicações de tomá-las", diz o líder do estudo Edgar Pete R. Miller III.
 
Alguns especialistas acreditam que grandes quantidades de vitamina C, um micronutriente essencial encontrado principalmente em frutas e vegetais, pode reduzir a pressão, mas estudos padrão na área produziram resultados mistos.
 
Miller e colegas revisaram e analisaram dados de 29 estudos e ensaios clínicos publicados anteriormente sobre pressão arterial sistólica e/ou diastólica, como também comparu a ingestão de vitamina C a um placebo. Eles verificaram que uma dose diária média de 500 miligramas de vitamina C - cerca de cinco vezes a exigência diária recomendada - é capaz de reduzir, em curto prazo, a pressão arterial em 3,84 milímetros de mercúrio. Entre pessoas diagnosticadas com hipertensão a queda chegou a 5 milímetros de mercúrio.
 
A título de comparação, Miller observa que pacientes que tomam medicação para pressão arterial, tais como inibidores ACE ou diuréticos, obtém redução na pressão arterial em torno de 10 milímetros de mercúrio. Quinhentos miligramas de vitamina C corresponde a aproximadamente seis copos de suco de laranja. A ingestão diária recomendada de vitamina C para adultos é de 90 miligramas.
 
"Apesar de nossa análise ter encontrado apenas um impacto moderado sobre a pressão arterial, se a população dos EUA inteiro reduzir a pressão arterial em 3 milímetros de mercúrio, haverá muito menos casos de derrame", diz Miller. O pesquisador lembra, no entanto, que nenhum dos estudo mostra que a vitamina C reduz diretamente as taxas de doença cardiovascular, incluindo derrame.
 
Os estudos conduzidos se centram no papel potencial da vitamina C na redução da pressão arterial em função de seus efeitos biológicos e fisiológicos. A vitamina C, por exemplo, pode atuar como um diurético, fazendo com que os rins eliminem mais sódio e água do corpo, o que ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão sanguínea.
 
Fonte isaude.net

Aprovado Projeto de Lei que garante a presença do Cirurgião-Dentista nas UTIs

Cirurgião-Dentista acompanha paciente em leito da UTI
Foto: SES/PR
Cirurgião-Dentista acompanha paciente em leito da UTI
O projeto estabelece a obrigatoriedade do Cirurgião-Dentista nas UTIs das redes hospitalares pública e privada
 
Foi aprovado por unanimidade, na  última quarta-feira (10), pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2.776/08. O projeto estabelece a obrigatoriedade do Cirurgião-Dentista nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no âmbito hospitalar da rede pública e privada.
 
Segundo o Presidente do Conselho Federal de Odontogia (CFO), Ailton Morilhas, a aprovação do PL significa mais saúde para o paciente internado. " Com inserção do Cirurgião-Dentista nas equipes multidisciplinares das UTIs garantido por Lei, será possível realizar vários procedimentos e medidas preventivas e inclusive evitar o óbito. Além disso, o PL promove a ampliação do mercado de trabalho para os profissionais da classe odontológica" , afirma.
 
Agora o projeto segue para aprovação no Senado Federal e sanção presidencial. "O Conselho Federal de Odontologia, os CROs e as entidades de classe continuam acompanhando os tramites do projeto no Congresso Nacional," afirmou Ailton Morilhas

Com informações do CFO
 
Fonte isaude.net