Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cabeça digital pode 'revolucionar' ensino de medicina


Foto: Reprodução/BBC
Estudantes de medicina e odontologia podem praticar técnicas
 de exame e cirurgias
Modelo permite a estudantes praticar repetidamente certas técnicas e processos sem se preocupar com erros em pacientes reais
 
Especialistas da Escola de Artes de Glasgow, na Escócia, desenvolveram um modelo digital de cabeça e pescoço humanos que tem o potencial de revolucionar o ensino de odontologia e medicina.
 
O sistema emprega uma tecnologia chamada de "force feedback" que simula a sensação de toque no tecido.

Os designers passaram 3 anos dissecando, escaneando e fotografando o corpo humano para desenvolver o modelo digital.
 
O sistema emprega uma tecnologia chamada de "force feedback" que simula a sensação de toque no tecido (Foto: Reprodução/BBC)
Foto: Reprodução/BBC
O sistema emprega uma tecnologia chamada de "force feedback" que simula a sensação de toque no tecido
Um dos responsáveis pelo projeto, o professor Paul Anderson, afirma que o modelo proporciona uma boa plataforma de treinamento para que estudantes possam praticar repetidamente certas técnicas e processos, sem se preocupar com erros.
 
Fonte iG
 

O que são as tão conhecidas DSTs?

Algumas DST podem não apresentar sintomas,
tanto no homem quanto na mulher
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.

Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação.

O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Sintomas das DST
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são muitas e podem ser causadas por diferentes agentes. Apesar disso, elas podem ter sintomas parecidos.
 
Veja, abaixo, os principais sintomas das doenças mais comuns:

Sintomas: Corrimento pelo colo do útero e/ou vagina (branco, cinza ou amarelado), pode causar coceira, dor ao urinar e/ou dor durante a relação sexual, cheiro ruim na região.

DST prováveis: Tricomoníase, gonorreia, clamídia.

Sintomas: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante.

DST prováveis: Gonorreia, clamídia, tricomoníase, micoplasma, ureoplasma.

Sintomas: Presença de feridas na região genital (pode ser uma ou várias), dolorosas ou não, antecedidas ou não por bolhas pequenas, acompanhadas ou não de “íngua” na virilha.

DST prováveis: Sífilis, cancro mole, herpes genital, donovanose, linfogranuloma venéreo.

Sintomas: Dor na parte baixa da barriga (conhecido como baixo ventre ou "pé da barriga") e durante a relação sexual.

DST prováveis: Gonorreia, clamídia, infecção por outras bactérias.

Sintomas: Verrugas genitais ou “crista de galo” (uma ou várias), que são pequenas no início e podem crescer rapidamente e se parecer como uma couve-flor.

DST prováveis: Infecção pelo papilomavírus humano (HPV)

Não sinta vergonha de conversar com o profissional de saúde e tirar todas as dúvidas sobre sexo ou qualquer coisa diferente que esteja percebendo ou sentindo. É direito de todo brasileiro buscar esclarecimento e informações durante o atendimento de saúde.
 

Conselho Federal de Farmácia aprova norma sobre escrituração de antimicrobianos

De acordo com a Lei 3.820/60, todas as atividades do farmacêutico, no Brasil, são regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Reunido, hoje, em Brasília, o Plenário do CFF, na defesa da assistência farmacêutica - principal atividade do farmacêutico, em farmácias e drogarias - votou pela alteração do Artigo 1º, da Resolução nº 542/2011* e determinou que:


O FARMACÊUTICO PODERÁ ATRIBUIR A ESCRITURAÇÃO DAS RECEITAS DE ANTIMICROBIANOS A FUNCIONÁRIO POR ELE TREINADO E SOB SUA ESTRITA SUPERVISÃO. PORÉM, A CONFERÊNCIA E A TRANSMISSÃO DOS DADOS É ATIVIDADE INDELEGÁVEL DO FARMACÊUTICO.



*A alteração será publicada, em breve, no Diário Oficial da União (DOU)


Walter da Silva Jorge João
Presidente do CFF

Fonte: CFF
Autor: CFF

Estresse no trabalho duplica risco de doenças cardiovasculares

Situações de estresse no trabalho pode ter um impacto negativo sobre o sistema cardiovascular e o metabolismo
Situações de estresse no trabalho pode ter um impacto negativo
 sobre o sistema cardiovascular e o metabolismo
Pesquisa sugere que tensão desencadeia uma resposta inflamatória do organismo que pode provocar doenças
 
Situações de estresse no trabalho pode ter um impacto negativo sobre o sistema cardiovascular e o metabolismo. É o que revela estudo de pesquisadores do Helmholtz Zentrum München, na Alemanha.
 
A pesquisa indica que o estresse, que é transmitido pelas vias de sinalização diretas e indiretas, conduz a uma resposta inflamatória do corpo que pode provocar doenças cardiovasculares, entre outras.
 
 
A equipe, liderada por Rebecca Emeny, observou mais de 950 pessoas a longo prazo como parte do estudo de base populacional MONICA / KORA.
 
Os dados foram analisados a partir de questionários sobre o estresse psicológico no trabalho e as concentrações de marcadores inflamatórios no sangue.
 
A análise mostrou que os trabalhadores saudáveis que foram expostos ao estresse no trabalho exibiram parâmetros inflamatórios significativamente elevados e enfrentaram duas vezes mais risco de doenças cardiovasculares.
 
Mais da metade dos participantes do estudo afirmaram que experimentaram tensão psicológica e estresse no trabalho.
 
Em particular, os cientistas descobriram uma clara associação entre estresse e elevadas concentrações de PCR (proteína C-reativa), que é um marcador inflamatório, e foram, portanto, capazes de demonstrar uma reação inflamatória relacionada ao estresse no corpo. Além disso, o estresse causou graves danos psicológicos, como depressão e distúrbios do sono, bem como comportamento doentio e inatividade física.
 
"Os conhecimentos adquiridos a partir desta forma de estudo fornecem importantes pontos de partida para encontrar medidas preventivas que irão proteger contra as doenças relacionadas ao estresse, como a doença cardíaca coronária", conclui Emeny.
 
Fonte isaude.net

Prescrição Farmacêutica

PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA

 A ANVISA RECONHECE A PRESCRIÇÃO FARMACÊUTIA VEJA:

RDC 87/2008 DA ANVISA 

5.17.2  A PRESCRIÇÃO OU A INDICAÇÃO QUANDO REALIZADA PELO FARMACÊUTICO RESPONSAVEL TAMBEM DEVE OBEDECER AOS CRITÉRIOS ÉTICOS E LEGAIS PREVISTO.
 
PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA

A ANVISA RECONHECE A PRESCRIÇÃO FARMACÊUTIA VEJA:

RDC 87/2008 DA ANVISA

5.17.2 A PRESCRIÇÃO OU A INDICAÇÃO QUANDO REALIZADA PELO FARMACÊUTICO RESPONSAVEL TAMBEM DEVE OBEDECER AOS CRITÉRIOS ÉTICOS E LEGAIS PREVISTO.

Cientistas criam dispositivo que previne e diminui dor lombar aguda

Dispositivo inclui um sensor que detecta quando a postura não é correta
Foto Lumbia
Dispositivo inclui um sensor que detecta quando a
postura não é correta
Tecnologia Lumbia pode ser utilizada para a avaliação do paciente e para a terapia de reabilitação durante a reeducação postural
 
Cientistas das empresas FIK, Tecnalia e BTS lançaram um dispositivo capaz de prevenir dores nas costas e reabilitar pessoas que sofrem com o problema, proporcionando reabilitação em casa e no trabalho.
 
A tecnologia Lumbia pode ser utilizada para a avaliação do paciente e para a terapia durante reeducação postural.
 
Quase todo mundo vai sofrer uma dor lombar aguda, ou lombalgia, em algum momento de suas vidas, um problema que se agrava durante a vida profissional e na velhice.
Segundo os pesquisadores, o problema é a principal causa de licença médica na Espanha, o que significa uma média de 6 mil dias de trabalho perdidos por ano.
 
Para ajudar a resolver esta situação, FIK e Tecnalia, em colaboração com as empresa italiana BTS projetaram uma tecnologia que não só é capaz de prevenir a dor na região lombar, mas também reabilita os danos causados.
 
Encontrar terapias eficazes no tratamento desta doença é um dos objetivos de terapeutas e pesquisadores. No entanto, as recaídas são frequentes e a degeneração na região do disco lombar rotineiramente acaba necessitando de cirurgia. A nova tecnologia visa remediar a dor lombar e, em particular, evitar a necessidade de cirurgia.
 
Lumbia é incorporado a um cinto que os pacientes têm de usar em torno da região lombar e que inclui um sensor que detecta quando a postura não está correta. Nestes casos, o cinto emite uma vibração para lembrar o paciente de que ele deve mudar essa postura, porque é ruim para a saúde. Ao mesmo tempo, este sensor envia todas as informações que recolhe a um computador de modo a que o terapeuta envolvido pode monitorar o estado do pacientes.
 
Assim, o Lumbia tem um duplo objetivo: reabilitar em tais condições e evitar danos em pacientes saudáveis. No primeiro caso, o dispositivo não apenas ajuda o paciente a corrigir a má postura, mas facilita a prescrição de terapias pelos médicos com base nos dados repassados pelo sensor. Assim, ele pode ser utilizado como uma ferramenta de avaliação, que fornece ao terapeuta, informações precisas sobre os padrões de comportamento da região lombar do paciente.
 
O segundo objetivo do Lumbia é evitar danos em pacientes saudáveis. A este respeito, a utilização do dispositivo ajuda a reeducar a postura da região lombar quando os pacientes são avisados através de uma vibração que a postura está incorreta.
 
A tecnologia Lumbia estará disponível no mercado em 2014 e o objetivo das empresas é atingir os especialistas no setor, para que possam usá-lo em seus pacientes, e as empresas, para que possam evitar danos em seus funcionários.
 
Fonte isaude.net

Tecnologia pode detectar presença de bactérias e vírus em menos de uma hora

Dr. Krishnan Chittur (a esq.) com Paula Koelle durante o processo de pesquisa
Foto: University of Alabama Huntsville
Dr. Krishnan Chittur (a esq.) com Paula Koelle durante
 o processo de pesquisa
Produto usa sondas de DNA que "capturam" marca genética e identificam um entre muitos patógenos de uma amostra
 
Cientistas da Universidade do Alabama, nos EUA, em parceria com o professor de engenharia química Krishnan Chittur desenvolveram uma tecnologia que pode permitir aos médicos detectar a presença de bactérias e vírus em uma amostra em menos de uma hora.
 
O produto envolve sondas de DNA únicas que "capturam" uma marca genética rapidamente e, portanto, podem ser usadas para identificar a presença de um dos muitos agentes patogénicos específicos em uma amostra, quer seja humana, de plantas, alimentos ou animal.
 
"Uma coisa é dizer que você pode fazê-lo e mostrá-lo no laboratório, mas é outra coisa para desenvolvê-lo para a fabricação e uso de terceiros. Estamos tentando tornar o dispositivo genérico o bastante para que ele possa ser utilizado em uma variedade de ensaios clínicos e tenha aplicações em investigações", afirma Chittur.
 
Até agora, o dispositivo detectou com sucesso 16 diferentes patógenos, incluindo bactérias E. coli, o vírus da síndrome respiratória aguda sintética (SARS), as bactérias da doença de Lyme e as bactérias Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA).
 
"Nosso trabalho é detectar qual bactéria ou vírus está causando a infecção", observa Chittur.
 
Ao contrário do que os testes tradicionais que requerem cultura de células ou aqueles que olham para anticorpos ou outros agentes reativos criadas pelo corpo em resposta à doença, o novo dispositivo utiliza sondas de DNA concebidas para se ligarem especificamente ao DNA de um patógeno alvo. É uma prova direta da presença do agente causador, ao invés de evidência indireta. Uma vez que uma sonda se liga ao patógeno, a sonda fica fluorescente, facilmente identificando os culpados.
 
As aplicações potenciais para um teste rápido de patógenos ultrapassa a fronteira do consultório médico e pode incluir triagem hospitalar, medicina veterinária, análise de alimentos e avaliação ambiental.
 
Fonte isaude.net

Equipe britânica identifica 14 novos genes associados à artrite infantil

Da esquerda para direita, Professora Wendy Thomson, Dra. Joanna Cobb e Dra. Anne Hinks durante pesquisa
Foto: The University of Manchester
Da esquerda para direita, Professora Wendy Thomson,
Dra. Joanna Cobb e Dra. Anne Hinks durante pesquisa
Descoberta representa avanço para uma maior compreensão sobre a biologia da doença e pode melhorar o tratamento
 
Cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, identificaram 14 novos genes que podem ajudar a melhorar os tratamentos de artrite infantil.
 
Segundo os pesquisadores, os resultados são um avanço significativo para uma maior compreensão sobre a biologia da doença e isso pode ajudar a identificar novas terapias para a condição.
 
O estudo, o maior sobre a genética da artrite infantil até à data, foi publicado na revista Nature Genetics.
 
As líderes da pesquisa Anne Hinks, Joanna Cobb e Wendy Thomson, olharam para o DNA extraído de amostras do sangue e da saliva de 2 mil crianças com artrite infantil e o comparou com o DNA de pessoas saudáveis.
 
Artrite infantil afeta uma em cada mil crianças no Reino Unido. Ela é causada por uma combinação de fatores de risco genéticos e ambientais, no entanto, até recentemente apenas três genes eram conhecidos por causar a doença.
 
"Artrite infantil, também conhecida como artrite idiopática juvenil (AIJ), é um tipo específico de artrite bastante separado de tipos encontrados em adultos e houve apenas uma quantidade limitada de pesquisa nessa área no passado. Este estudo se propôs a olhar para fatores de risco específicos.
 
Identificar esses 14 fatores de risco genéticos é um grande avanço. Ele vai nos ajudar a compreender o que está causando o problema, como ele progride e, em seguida, desenvolver novas terapias", afirma Hinks.
 
O estudo pode ajudar a prever quais crianças precisam de tratamento específico antes e permitir que os médicos controlem melhor a sua gestão da dor, qualidade de vida e resultados a longo prazo.
 
Atualmente, 30% das crianças com a doença continuam a sofrer de artrite na idade adulta.
 
Fonte isaude.net

Mulher estressada tem sete vezes mais vontade de comer doce

Para consumir substância a qualquer custo, sexo feminino inventa mil maneiras diferentes
 
Mulheres mais estressadas têm sete vezes mais vontade de comer doce, de acordo com uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto.
 
A pesquisa avaliou 57 mulheres entre 20 anos e 45 anos de idade. Segundo a pesquisadora, Rosa Wanda Garcia, o sexo feminino é capaz de qualquer coisa em busca de um doce.
 
— Quando uma mulher busca um doce em casa e não acha, ela pega um pão, tira o miolo e enche de açúcar ou faz uma calda de açúcar e põe em cima do macarrão para matar a vontade.
 
A explicação está relacionada a dois hormônios que agem no cérebro. O açúcar, por exemplo, libera serotonina, hormônio do prazer.
 
— Consumo gera sensação de alívio, então você sempre procura esta substância para resolver aquele problema.
 
Assista ao vídeo:


 
Fonte R7

Cerrar punho pode ajudar memória, diz pesquisa

BBC
Punho fechado ajuda na memória
Cientistas dizem que o movimento ativa regiões específicas do cérebro
 
Cerrar o punho pode ajudar a memória, revelou um novo estudo realizado por cientistas americanos.
Segundo os responsáveis pela pesquisa, cerrar o punho direito por 90 segundos contribui para a formação da memória, enquanto que o mesmo movimento do lado esquerdo auxilia a recuperação dela.
 
Para comprovar a tese, os pesquisadores analisaram 50 estudantes. Eles descobriram que os pacientes se lembravam mais facilmente das palavras de uma longa lista quando cerravam os punhos.
 
Os cientistas acreditam que o movimento ativa regiões específicas do cérebro que estão associadas ao processamento da memória.
 
Segundo a cientista Ruth Propper, da Montclair State University, nos Estados Unidos, que liderou a equipe responsável pela descoberta, o resultado sugere que movimentos simples do corpo podem ajudar a memória ao mudar o modo como as funcionalidades do cérebro são executadas temporariamente.
 
— Cerrar a mão direita imediatamente antes de aprender uma nova informação e fazer o mesmo com o punho esquerdo imediatamente antes de tentar lembrar-se de algo podem ser benéficos para a memória.
 
Pesquisas anteriores revelaram que cerrar a mão direita ativa o hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto fazer o mesmo movimento com o punho esquerdo ativa o hemisfério contrário, o direito.
 
Os movimentos estão associados às emoções — por exemplo, cerrar o punho direito em momentos de felicidade ou raiva, e o esquerdo com tristeza ou ansiedade.
 
De acordo com estudiosos, o processamento da memória usa os dois lados do cérebro — o esquerdo seria responsável pela gravação das memórias e o direito, por recuperá-las.
 
Pesquisas futuras vão tentar descobrir se cerrar os punhos também pode melhorar outros processos mentais, por exemplo, habilidades verbais ou espaciais, e a memória de imagens ou lugares, assim como palavras.
 
No entanto, mais estudos são necessários para que essas evidências possam ser comprovadas.
 
Para o professor Neil Burgess, do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade College London, na Inglaterra, uma pesquisa mais ampla deveria ser feita para avaliar o real impacto de um determinado efeito sobre a memória.
 
Segundo ele, seria preciso, por exemplo, escanear o cérebro dos pacientes para revelar a direção exata do fluxo de sangue no local, ou seja, se a corrente sanguínea segue para o hemisfério direito ou esquerdo.

Fonte BBC

Remédios antigos: Buscopan

1955 - Lançamento do Buscopan® (substância brometo de N-butilescopolamina).

      
 




 
 

População subestima a gravidade da dengue, alertam gestores de saúde

Lucas Lacaz Ruiz/EstadãoConteúdo
Dengue já matou 132 pessoas por todo o Brasil
Até meados de março foram 132 mortes no País e mais de 700 mil casos
 
Quase 30 anos depois de a dengue ter se instalado no Brasil e apesar de todo o conhecimento sobre o ciclo do mosquito transmissor — o aedes aegypti —, a doença ainda é um problema de saúde pública. Até meados de março já foram registradas 132 mortes e mais de 714 mil casos da doença em todo o país. Em 2012, no mesmo período, as notificações chegaram a 190 mil.
 
Para os gestores da saúde, a população subestima a gravidade da doença. Segundo Gilsa Rodrigues, coordenadora da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do Espírito Santo, estado que registrou a maior incidência da doença na Região Sudeste, com 1.171 casos até o fim de março, "não tem quem não saiba o que é e o que deve fazer para prevenir".
 
— Mas as pessoas ainda estão subestimando o poder dessa doença, ela mata", alertou Gilsa Rodrigues. Aqui no Espírito Santo, mais de 70% dos focos são encontrados nos domicílios, um dado que nos faz refletir sobre a responsabilidade do cidadão. A secretaria tem orientado as famílias a fixarem um dia na semana para inspecionar o quintal e a laje, verificar se a caixa d'áqua está coberta, eliminar todas as possibilidades de o mosquito depositar os ovos.
 
Segundo a pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, Denise Valle, um modelo de combate à doença que deve ser seguido é o adotado em Singapura, no Sudeste Asiático.
 
— Singapura conseguiu praticamente zerar a epidemia de dengue basicamente com uma campanha de mobilização, estimulando as pessoas a eliminar os criadouros uma vez por semana. Cerca de 16 mil voluntários [para uma população de cerca de 5 milhões de pessoas], durante seis finais de semana seguidos, ficaram estimulando e orientando a sociedade a eliminar todos os criadouros. Eles conseguiram eliminar a epidemia no pico, o que é muito difícil.
 
Baseado nisso, o Instituto Oswaldo Cruz lançou a campanha 10 Minutos contra a Dengue, para que as pessoas façam a limpeza dos principais criadouros do mosquito em suas casas. O instituto ainda lançou vídeos explicativos pra informar a população sobre o ciclo da doença e como evitá-la.
 
Para Maria Aparecida Araújo, diretora da Vigilância Epidemiológica da Bahia, não dá pra responsabilizar só um setor pelas epidemias de dengue.
 
— Muitas vezes, os agentes não têm acesso às casas, o município não tem coleta de lixo adequada, não tem água encanada, o que leva a um armazenamento de água algumas vezes perigoso.
 
O superintendente de Vigilância em Saúde do Paraná, Sezifredo Paz, constatou que todas as cidades que tiveram epidemia no estado tinham problemas com o manejo inadequado de resíduos sólidos e dos materiais recicláveis, como copos plásticos e garrafas PET. Segundo ele, a troca de gestão também contribuiu para agravar a situação.
 
— Constatamos que 70% dos municípios do Paraná onde houve epidemia tiveram mudança de prefeito. O prefeito que assumiu em janeiro já encontrou um quadro ruim.
 
Para Simone Mendes, coordenadora de Dengue e Febre Amarela do Tocantins, a mudança de comportamento é lenta.
 
— Ainda há muita coisa a ser feita para que as pessoas se conscientizem. Temos que continuar fazendo mobilizações. Informação tem que ter o tempo todo.
 
Em dezembro de 2012, o Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 173,3 milhões para ações de qualificação das atividades de prevenção e controle da dengue. Em 2011, foram R$ 92,8 milhões. O ministério também orienta os agentes de saúde a visitarem as residências a cada dois meses para checar se há focos do mosquito e para alertar a população sobre os riscos da doença.
 
Fonte Estadão

Governo inaugura centro para idosos no interior de SP

Segundo governador, pacientes recebem além de atendimento, recreação e alimentação
 
O Centro Dia para Idosos foi inaugurado neste domingo (28) no município de Bebedouro, interior do Estado. O local tem capacidade para atender 60 idosos. No total, o governo do Estado gastou R$ 300 mil, sendo R$ 210 mil para obras e R$ 90 mil para aquisição de materiais permanentes, como mobiliários e equipamentos.
 
O Centro Dia é um equipamento de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. O local disponibiliza alimentação, avaliação médica e atividades de lazer, cultura e entretenimento.
 
De acordo com o governador Geraldo Alckmin, o idoso é atendido, tem alimentação, recreação, lazer.

— Ele só não dorme aqui.
 
A prioridade do atendimento é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar. O cadastramento dos beneficiários é feito pela prefeitura, responsável também pelo custeio da equipe e da manutenção da unidade.
 
Fonte R7

Humor: O que mais ele faz?

Concurso Hospital Estadual de Presidente Prudente - SP

O Hospital Estadual "Dr. Odilo Antunes de Siqueira" de Presidente Prudente, estado de São Paulo, realiza o concurso público regido pelo edital nº 05/2013 para o preenchimento de 01 vaga no cargo de Agente Técnico de Assistência à Saúde - Assistente Social. O candidato aprovado e nomeado fará jus ao salário de R$ 1.269,02, acrescido de prêmio de incentivo de até R$ 600, por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas até 03 de maio de 2013, das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas, no Hospital Estadual, situado na Av. Coronel José Soares Marcondes, 3758 - 1º andar - Jd. Bongiovani em Presidente Prudente - SP. A ficha de inscrição poderá ser impressa no site da Coordenadoria de Recursos Humanos (www.saude.sp.gov.br). Será cobrada taxa de R$ 63,92.
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva de Conhecimentos Específicos e Avaliação de Títulos. A prova objetiva será aplicada na data prevista de 19 de maio de 2013.
 
Este certame terá validade de 02 (dois) anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período.

Concurso Hospital Regional Sul (SP)

O Hospital Regional Sul, Estado de São Paulo, abriu concurso público, por meio dos editais 002 e 003/2013, para contratação de Médico Pediatra e Médico com especialidade em Neurocirurgia.
 
São oferecidas 6 vagas, devendo os profissionais contratados cumprirem carga horária de 20 horas semanais, com direito à remuneração de R$ 2.650,00, acrescida de Produtividade Médica no valor de até R$ 2.512,50.
 
As inscrições serão recebidas entre os dias 1º e 30 de abril de 2013, das 10 às 16 horas, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho, nº 227, Santo Amaro - São Paulo.
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.crh.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-recursos-humanos ou retirá-la no local de inscrição. A taxa é de R$ 63,92.
 
O concurso, que terá validade de dois anos, prorrogável uma vez por igual período, constará de prova de conhecimentos específicos (aplicada provavelmente no dia 05 de maio de 2013) e avaliação de títulos.

Processo Seletivo Conjunto Hospitalar de Sorocaba - SP

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba lançou os editais de processo seletivo nºs 38 e 39/2013 para realização de seleção que visa contratar cinco profissionais para o cargo de Agente Técnico de Assistência à Saúde, nas funções de Assistente Social e Psicólogo. Os contratados irão trabalhar no Conjunto Hospitalar em jornada de 30 horas semanais.
 
A inscrição estará aberta entre os dias 06 e 10 de maio de 2013, podendo ser feita presencialmente no Setor de Recrutamento e Seleção de Pessoal, 2º andar, sala 213, Prédio do Hospital Leonor Mendes de Barros, sito à Avenida Comendador Pereira Inácio, 564 - Jardim Vergueiro - Sorocaba/SP.
 
O processo seletivo constará de análise curricular, de caráter eliminatório. O prazo de validade improrrogável dos processos seletivos será de 01 (um), contado a partir da data de publicação do resultado de classificação.

CEDEME - SP lança edital de concurso público

O Centro de Desenvolvimento do Portador com Deficiência Mental (CEDEME),  na cidade de Itu, interior paulista, lançou o edital nº 006/2013, para comunicar a realização de concurso público com o intuito de contratar dez novos técnicos em enfermagem (nível médio). O vencimento oferecido é de R$ 1.028,74, mais R$ 306,00 por gratificação de incentivo, e a jornada de trabalho é de 30 horas semanais.    
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 30 de abril de 2013, das 9 às 15 horas, na sede do CEDEME, localizado na Rodovia Waldomiro Correa de Camargo,nº 55, Km 63, bairro Tapera Grande, Pirapitingui - Itu/SP. O valor da taxa de inscrição é de R$ 42,61.
 
Os candidatos interessados devem levar a ficha de inscrição, que consta no site www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-recursos-humanos/homepage/acesso-rapido/concursos-abertura-de-inscricoes/candidato/, com cópias de documentos de identificação, além de comprovante do curso de técnico em enfermagem e comprovação de registro no Conselho Regional de Enfermagem (como técnico) e curriculum vitae.
 
O concurso público constará de valoração de títulos e prova objetiva, a qual será aplicada na data provável de 26 de maio de 2013, na cidade de Itu/SP, em horários e locais que serão informados antecipadamente pelo site www.imprensaoficial.com.br.
 
As contratações serão feitas pela ordem de classificação, de acordo com as necessidades do CEDEME.

Vagas de estágios na CEAGESP

A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) publicou edital de processo seletivo para estagiários de nível superior dos cursos de Administração de Empresas, Agronomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Engenharia (Civil, Elétrica e Mecânica), Nutrição e TI (Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas da Informação).
 
As vagas são destinadas a Região Oeste de São Paulo e terão carga horária de 6 h/dia, dentro do horário de comercial. Podem participar estudantes que estejam entre o 2º semestre e o 9º semestre, desde que possuam disponibilidade para permanecer de 6 a 24 meses em estágio.
 
Benefícios: Bolsa-auxílio, auxílio transporte, auxílio lanche, seguro de acidentes pessoais, descanso remunerado após um ano de estágio.
 
Inscrições: As inscrições poderão ser efetuadas de 2 de janeiro a 30 de junho de 2013, no endereço eletrônico www.ciee.org.br.
 
Seleção: O certame constará de Provas Presenciais e de Entrevistas Individuais com o gestor da área solicitante.

HCC abre processo seletivo

A Funcesi - Hospital Carlos Chagas (HCC) de Itabira, Minas Gerais, publicou edital n° 004/2013 de processo seletivo. O certame formará cadastros de reserva para profissionais de níveis fundamental e médio/técnico, bem como médio/técnico e superior em andamento para atuação no HCC.
 
De acordo com o edital, as oportunidades serão para jornadas de trabalho previstas em 24, 30 e 44 horas semanais, conforme o caso, com remuneração de R$ 300,00 e R$ 417,75 para estagiários e de R$ 738,94 a R$ 1.477,87 para os demais cargos.
 
Cargos
- Fundamental: Auxiliar Serviços Gerais e Cozinheira;

- Médio: Assistente de Clínica, Auxiliar Patologia Clínica, Instrumentador Cirúrgico, Técnico em Patologia Clínica e Técnico em Radiologia;

- Superior em andamento: Farmácia;

- Técnico em andamento: Técnico Enfermagem.
 
Inscrições
Os interessados deverão efetuar suas inscrições, no período de 06 a 10 de maio de 2013, das 8h às 11h e das 13h às 16h, no Departamento de Pessoal do Hospital (Chácara Fernando Jardim, nº. 555, bairro Campestre, Itabira). Não haverá cobrança de nenhuma taxa para a realização da inscrição.
 
Provas
O processo seletivo constará das seguintes etapas:
- 1ª Etapa: Realização das inscrições, conforme descrito acima;
- 2ª Etapa: Realização das provas de conhecimentos específicos;
- 3ª Etapa: Realização das provas práticas (conforme o cargo);
- 4ª Etapa: Entrevista.
 
As provas de conhecimentos específicos, para todos os cargos, serão realizadas no dia 14 de maio de 2013, terça-feira, às 10h, no Campus da FUNCESI – Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, localizado à Rua Venâncio Augusto Gomes, 50 – Bairro Major Lage – Itabira/MG.
 
As provas práticas, somente para os cargos de Auxiliar e Técnico em Patologia Clinica, serão realizadas no dia 17 de maio de 2013, sexta-feira, às 15h, no Hospital Carlos Chagas, localizado à Chácara Fernando Jardim, 555 – Bairro Campestre – Itabira/MG.
 
A distribuição dos candidatos por sala, para as provas de conhecimentos específicos, será afixada na FUNCESI, Prédio Areão, localizado à Rua Venâncio Augusto Gomes, 50 – Bairro Major Lage – Itabira/MG, no site www.funcesi.br, e no Hospital Carlos Chagas, no dia 13 de maio de 2013, segunda-feira a partir das 14:00 horas.
 
Validade
O prazo de validade do certame será de 12 meses, contados da data de Homologação do seu Resultado Final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

UFFS publica edital de processo seletivo

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) abriu edital de processo seletivo para a contratação de Professor de Magistério Superior Substituto – classe Auxiliar – por tempo determinado, para atender à necessidade temporária da instituição.
 
São disponibilizadas nove (09) vagas em diversas áreas do conhecimento, nos seguintes câmpus da UFFS:
 
- Chapecó: Engenharia Ambiental: Energias Renováveis (1), Filosofia Antiga e Medieval (1), Saúde Coletiva e Contexto Social e Profissional da Enfermagem (1), Sociologia e Ciência Política (1);

- Erechim: Cartografia e Geotecnologias (1), Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia e Estágio Supervisionado (1), Projeto Arquitetônico e Sistemas Estruturais (1);

- Laranjeiras do Sul: Agronomia/ Desenvolvimento Rural (1);

- Realeza: Fundamentos da Educação (1).
 
Os vencimentos vão até R$ 4.649,65, com carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas até às 11h30 do dia 29 de abril de 2013, no Setor de Gestão de Pessoas no Campus da respectiva vaga, no horário de atendimento das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, no campus da respectiva vaga:

I - Campus Chapecó: Avenida Fernando Machado, nº. 108 E - Bairro Centro, Chapecó-SC.
II - Campus Erechim: Rua Dom João Hoffmann, nº. 313 - Bairro Fátima, Erechim-RS.
III - Campus Laranjeiras do Sul: Rod BR 158, Km 7, Laranjeiras do Sul-PR.
IV - Campus Realeza: Rod PR 182, Km 466, Realeza-PR.

O processo seletivo para contratação de professores substitutos será composto por duas etapas: Prova de Títulos e Prova Didática. Para a Prova de Títulos, o candidato deverá entregar, no ato de inscrição, uma cópia do Curriculum Vitae documentado. Já a Prova Didática consistirá em uma aula, de no mínimo 30 e no máximo 40 minutos, perante à Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

Validade
O certame terá validade pelo período de 1 ano, sendo renovável por igual período, a critério da UFFS, a contar da data da homologação do resultado final.

Concurso Prefeitura de Feliz (RS)

No estado do Rio Grande do Sul, o Município de Feliz divulgou edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo, oferecendo 02 vagas mais cadastro reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 732,68 e R$ 3.156,15, para carga horária de 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Ensino, Auxiliar de Serviços Gerais e Fonoaudiólogo.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas gratuitamente na sede do Município, situada à Rua Pinheiro Machado nº 55, Centro, Município de Feliz, no período compreendido entre 26 de abril a 08 de maio de 2013, no horário das 8h às 11h 30min e das 13h 30min às 17h.
 
ProvasO certame será composto de análise curricular.
 
ValidadeA validade do processo seletivo será de dois anos, prorrogáveis, uma única vez, por igual período.
 
O edital desta seleção está disponível no site da Prefeitura de Feliz (http://www.feliz.rs.gov.br/)

Concurso UFRJ 2013

A Universidade Federal do Rio de Janeiro divulgou o edital nº 63/2013 que promove concurso público para o provimento de 116 vagas para o cargo de Técnico Administrativo, com exigência de nível superior, intermediário e fundamental. Os salários podem chegar a R$ 3.138,70, mais auxílios, e a carga horária pode chegar a até 40 horas semanais.
 
As vagas deste concurso são para Administrador, Médico, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Odontólogo, Técnico de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia e Assistente de Laboratório.

As inscrições serão efetuadas unicamente via internet por meio do site eletrônico http://concursos.pr4.ufrj.br (onde se encontra o edital completo). O período de inscrição se encerra às 23 horas e 59 minutos do dia 12 de maio de 2013, considerando-se o horário oficial de Brasília, mediante pagamento de taxa, no valor de R$ 100,00 para os cargos de nível superior, R$ 70,00 para os cargos de nível intermediário e R$ 60,00 para nível fundamental.

As provas Objetiva Geral e Objetiva Específica serão aplicadas na data provável de 07 de julho de 2013, no município do Rio de Janeiro. Os candidatos também serão avaliados na prova de títulos e prática (para alguns cargos). O gabarito da prova geral será divulgado na data prevista de 08 de julho de 2013, pela internet.
 
O prazo de validade do concurso público será de um ano a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da UFRJ.

Concurso Prefeitura de Rosário da Limeira - MG

A Prefeitura de Rosário da Limeira, no estado de Minas Gerais, publicou a reabertura do edital nº 01/2012 de concurso público de Provas e Títulos para provimento de cargos vagos de seu quadro permanente. São ofertadas 27 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.700,00, para carga horária de 18 a 40h semanais.

Cargos
Auxiliar de Serviço Escolar, Servente de Pedreiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Pedreiro, Motorista NH D/E,  Auxiliar Administrativo, Agente em Meio Ambiente, Agente Administrativo, Técnico em Informática, Enfermeiro, Professor (Matemática e Ensino Religioso), Assistente Social, Contador, Farmacêutico e Nutricionista.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 26 de maio de 2013, na sede da prefeitura de Rosário da Limeira,das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h, situada à Praça Nossa Senhora de Fátima 232, Bairro Centro – Cep: 36.878-000 – Rosário da Limeira/MG e/ou através do site da organizadora (www.magnusconcursos.com.br).

As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 60,00.

Prova
O concurso será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados e será constituído de provas objetivas, prática e de títulos. As provas objetivas e práticas serão realizadas na data provável de 23 de junho de 2013, em locais e horários que serão divulgados a partir do dia 07 de junho de 2013.
 
Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada (em cartório) do diploma ou certificado, expedido por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida oficialmente e entregues nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2013 pelo candidato ou pelo seu procurador, para Comissão de Concurso Público na sede da Prefeitura situado na Praça Nossa Senhora de Fátima, 232 – Centro – Rosário da Limeira – MG – CEP: 36878-000.
Haverá prova prática para motorista e pedreiro.
 
O candidato que se inscrever pela internet, caso tenha títulos para apresentar, deverá enviar por meio de SEDEX com aviso de recebimento, com data de postagem até 28 de junho de 2013, para a Prefeitura de Rosário da Limeira – Comissão do Concurso Publico, Praça Nossa Senhora de Fátima, 232 – Centro – Rosário da Limeira – MG – CEP: 36878-000.
 
Validade
A validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Concurso Prefeitura de Ipecaetá - BA

A Prefeitura de Ipecaetá, no estado da Bahia, abriu o edital N° 001/2013 de concurso público, com a intenção de ocupar 337 vagas para cargos de todos os níveis escolares. Os salários podem chegar até R$ 3.000,00 por carga horária variada de 20, 30 e 40 horas semanais. 
 
Cargos
As chances são para os cargos de Artífice, Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Social, Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Ensino, Bioquímico, Controlador de Pessoal, Coveiro, Enfermeiro, Farmacêutico, Professor e demais cargos.

Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 06 a 15 de maio de 2013, no Centro Cultural Francisco Fagundes de Oliveira Filho, na Avenida Possidônio de Souza S/N, centro, Ipecaetá-Bahia, no horário: 8h às 12h, 13h às 17h.

Taxas
- Cargo com escolaridade Nível Superior 90,00;
- Cargo com escolaridade de Nível Médio 60,00;
- Cargo com escolaridade de Nível Fundamental Completo ou Incompleto 40,00.

Provas
O concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Administração (Fundação ADM), que aplicará a prova de conhecimentos provavelmente no dia 16 de junho de 2013 (domingo) em locais e horários devidamente comunicados aos candidatos no aviso de homologação das inscrições.

Concurso HSPM (SP) 2013

O Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM/SP), através da empresa Cetro Concursos, divulgou edital de concurso público nº. 01/2013. O certame tem como objetivo o preenchimento de 398 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 557,06 e R$ 2.736,17, por jornada de trabalho de 20, 24, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviço Hospitalar, Auxiliar de Radiologia, Motorista, Ascensorista, Telefonista, Caldeireiro, Eletricista, Encanador, Pedreiro, Pintor, Auxiliar Administrativo, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Refrigeração, Técnico em Manutenção EQ. Hosp. I, Técnico em Enfermagem, Programador, Técnico em Seleção/Treinamento Pessoal, Técnico em Avaliação/Desempenho Pessoal e Médico (Anestesia, Clínico Geral, Neurocirurgia, Psiquiatria, Pediátrico, UTI 6º e 7º - Intensivista Adulto, Cardiologia, Gastrocirurgia, Oftalmologia (Extrabismo e Catarata), Proctologia, Otorrinolaringologia, Clínica Médica – Ambulatório, Endocrinologia, Geriatria, Nefrologia, Neurologia, Oncologia, Ortopedia, Ginecologia, Obstetricia, Gastroenterologia e Urologia). Aos portadores de necessidades especiais são reservadas 5% das vagas.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas somente no site www.cetroconcursos.org.br, no período entre 29 de abril e 19 de maio de 2013. No mesmo site, é possível acessar o edital e demais atualizações sobre o certame.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 22,00;
Nível médio: R$ 32,00;
Nível superior: R$ 45,00.
 
Prova
O concurso será composto de provas objetivas e avaliação de títulos.
 
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 30 de junho de 2013, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de edital de convocação para as provas, a ser publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo – DOC, e divulgado através do site da Cetro e por lista afixada no Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM.
 
Os gabaritos serão divulgados pela organizadora na data provável de 02 de julho de 2013.
 
Os títulos deverão ser entregues exclusivamente nos dias 12 e 13 de agosto de 2013 e/ou encaminhados por SEDEX ou AR à Cetro Concursos, aos cuidados do Departamento de Planejamento de Concursos/REF. HSPM – Hospital do Servidor Público Municipal – Títulos, localizada à Av. Paulista, 2001, 13º andar – CEP 01311- 300 – Cerqueira César – São Paulo – Capital.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois (02) anos, prorrogáveis por mais 2 anos, a contar da data da homologação do certame, a critério do Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM.

Prefeitura de Pedra Preta - RN lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Pedra Preta, no estado do Rio Grande do Norte, publicou edital n° 03/2013 de processo seletivo para fins de seleção e contratação de pessoal, com lotação na Secretarias Municipais do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Obras e Serviços Urbanos, Administração e Planejamento, além de outros órgãos da administração pública municipal. O certame será realizado pela Associação do Fórum de Desenvolvimento Local e Integrado de Lajes – ADLIS.
 
As 22 vagas disponíveis são para profissionais de níveis fundamental ou médio, aptos para o desempenho das funções de Orientador Social, Monitor do PETI, Facilitador de Oficinas, Agente de Combates a Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Motorista HAB "D", Fiscal de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Administrativo, Vigia ou Coveiro. Os salário é de R$ 678,00, por carga horária de 40 horas semanais.
 
A inscrição deverá ser efetuada até o dia 03 de maio de 2013, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Prefeitura Municipal de Pedra Preta/RN ou na sede da Associação do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável - ADLIS, situada a Praça Monsenhor Vicente de Paula, nº 266 - Centro - Lajes, Estado do Rio Grande do Norte. As taxas variam de R$ 20,00 e R$ 30,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A data prevista para a realização das provas poderá ser alterada, pois dependerá da disponibilidade de locais adequados à realização das mesmas. No Cartão de Confirmação de Inscrição serão informados os locais, o horário e a data definitiva da prova.
 
O resultado final da seleção será homologado pelo Prefeito Municipal e divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (http://www.diariomunicipal.com.br/femurn), afixado em mural da Prefeitura Municipal de Pedra Preta e na sede da Associação do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável – ADLIS, até o dia15 de maio de 2013.

UFPE lança edital de concurso público

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou o edital nº 15/2013 de concurso público informando a abertura das inscrições para seleção de professores auxiliares, que irão lecionar no campus de Agreste, no município de Caruaru - Pernambuco. São ofertadas 16 vagas para professores com formação de nível superior na área de Saúde.  
 
Os contratados terão direito a remuneração de até R$ 8.049,77, por carga horária de 40 horas semanais ou regime de dedicação exclusiva.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até 25 de maio de 2013, na Secretaria da Diretoria do Centro Acadêmico do Agreste, na Rodovia BR 104 - Km 59, s/n, no bairro Nova Caruaru, no município de Caruaru, das 8 às 12 horas e de 14 às 17 horas. A taxa de inscrição é de R$ 100.
 
Seleção e Validade
O processo seletivo se dará por meio de prova objetiva, prova didática e/ou didático-prática, além de julgamento de títulos. As datas para cada uma dessas avaliações serão informadas no site www.ufpe.br/proacad.
 
O prazo de validade do concurso será de um (01) ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital completo e possíveis atualizações deste certame podem ser encontrados no site www.ufpe.br/proacad.

Prefeitura de Peruíbe (SP) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Peruíbe, no estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital de processo seletivo nº 01/2013, objetivando a contratação por tempo determinado, para o cargo de Agente de Combate às Endemias (ensino fundamental completo). São ofertadas 20 vagas, com salário de R$ 935,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até às 23:59 horas do dia 05 de maio de 2013, somente no site da Prefeitura Municipal de Peruíbe, no endereço eletrônico www.peruibe.sp.gov.br.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 12 de maio de 2013.
 
Quanto aos locais e horários de realização da prova objetiva, a convocação será divulgada a partir de 08 de maio de 2013, contendo as respectivas informações, nos seguintes locais públicos:
 
- Departamento de Assistência Secundária e Serviços Técnicos – Vigilância Sanitária em Zoonoses do Município de Peruíbe, situado à Rua João Ozório do Prado nº 81, Centro, Peruíbe/SP;

- Portaria do Paço Municipal (Rua Nilo Soares Ferreira nº 50, Centro, Peruíbe/SP);

- Site Oficial da Prefeitura de Peruíbe: www.peruibe.sp.gov.br.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontuação, cuja data de publicidade do seu resultado será divulgado no dia 16 de maio de 2013.

Este processo seletivo terá validade pelo período de até 12 (doze) meses.

Prefeitura de Luís Correia (PI) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Luís Correia, estado do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, publicou edital N° 001/2013 de processo seletivo destinado à contratação de pessoal de níveis fundamental, médio e superior. Os contratados atuarão por tempo determinado para atender às necessidades de excepcional interesse público.
 
Há 51 vagas disponíveis, distribuídas entre as funções de Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Zeladora, Merendeira, Motorista, Entrevistadores, Digitadores, Psicólogo, Assistente Social, Educador Social, entre outras. Os salários são de até R$ 1.500,00.
 
A seleção será composta de duas etapas classificatórias com pontuação máxima de 100 pontos, divididas da seguinte forma:
 
- Entrevista que realizar-se-á nos dias 29 e 30 de abril de 2013, valendo a nota de 50 pontos;

- Análise de "Curriculum Vitae", no dia 02 de maio, à qual será atribuída a pontuação máxima de 50 pontos.
 
A classificação final dos candidatos será divulgada através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A contratação obedecerá a ordem de classificação dos candidatos aprovados.

Universidade Federal de Santa Maria - RS abre processo seletivo

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, divulgou edital n° 040/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 20 vagas para Professor Substituto. A remuneração prevista é de até R$ 2.714,89.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 29 de abril a 06 de maio de 2013, das 08h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas (observando o horário oficial de Brasília), nos Departamentos Didáticos de origem das vagas. As taxas variam de R$ 47,00 a R$ 67,00.

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado no Banco do Brasil até o dia 06 de maio de 2013, conforme expediente bancário. A guia de pagamento deverá ser obtida na internet, em www.tesouro.fazenda.gov.br.

O processo seletivo será constituído de Prova de Títulos, Prova Didática e Prova Prática.

O prazo de validade do certame será de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação.

Concurso UFSM (RS)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estado do Rio Grande do Sul, abriu edital n° 039/2013 de concurso público, com a intenção de preencher 27 vagas para Professor Auxiliar I, com Graduação, nas cidades de Santa Maria, Silveira Martins, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.

Os vencimentos podem chegar a R$ 8.049,77. O professor ficará submetido a um regime de 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva (DE), em dois turnos diários completos.

As inscrições serão realizadas via internet, exclusivamente no endereço eletrônico www.ufsm.br/concurso, de 29 de abril a 13 de maio de 2013. A taxa é de R$ 89,00.

O concurso público para a Carreira de Magistério Superior na UFSM será composto pelas seguintes fases:

- Primeira fase: Prova Escrita, de caráter classificatório e eliminatório;
- Segunda fase: Prova Didática, Prova de Defesa de Produção Intelectual, Prova de Títulos e Prova Prática (se for o caso).

O período provável de realização das provas será de 13 de junho a 12 de agosto de 2013.

O prazo de validade do concurso público será de um 1 (um) ano, a contar da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, por solicitação do Departamento Didático de origem da vaga.

Prefeitura de Tapejara (RS) abre processo seletivo

No estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Tapejara publicou edital nº. 001/2013  de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da Fundatec Concursos, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 67 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 13.374,95, para carga horária de 20, 30, 40 e 44 horas semanais.
 
São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Motorista, Eletricista, Carpinteiro, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Vigilante, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Visitador, Topógrafo, Monitor de Creche, Instrutor de Atividades Múltiplas II, Fiscal de Obras, Auxiliar de Oficinas, Psicopedagogo, Professor Educação Infantil, Odontólogo, Nutricionista, Monitor, Médico (Pediatra e Clínico Geral), Instrutor de Atividades Múltiplas I (Pedagogia, Música, Informática, Gastronomia, Educação Física e Artes Visuais), Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Fiscal Ambiental e Agente de Controle Interno.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 14 de maio de 2013 pela internet, no endereço eletrônico www.fundatec.org.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 29,30;
Nível médio: R$ 58,60;
Nível superior: R$ 117,20.
 
A Fundatec e o município de Tapejara disponibilizarão computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012, Partenon, em Porto Alegre, e na Rua Coronel Gervásio, 510 – Biblioteca Pública Municipal, no horário de atendimento ao público.
 
Prova
O certame será composto de provas teórico-objetivas, títulos e prova prática (operador de máquina e motorista).
 
A prova teórico-objetiva será realizada provavelmente no dia 02 de junho de 2013, em local e horário que serão divulgados a partir do dia 24 de maio de 2013, em jornal de circulação local, no site www.fundatec.org.br, e no painel de avisos da sede da Prefeitura Municipal.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do 1º dia após a realização da prova teórico-objetiva, em jornal de circulação local, no site www.fundatec.org.br, e no painel de avisos da sede da Prefeitura Municipal.
 
Os títulos deverão ser encaminhados do dia 1º a 03 de julho de 2013, Via Sedex, para a FUNDATEC, com Assunto - Concurso do Município de Tapejara - Rua Prof. Cristiano Fischer, nº 2012, Partenon, Porto Alegre/RS, CEP 91410-000. 
 
A prova prática será realizada na data provável de 07 de julho de 2013, em locais e horários a serem divulgados.
 
Validade
O concurso público será válido por 02 anos, a contar da data de publicação do edital de homologação do resultado em jornal de circulação do Município de Tapejara, podendo vir a ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério do município de Tapejara.

Prefeitura de Divino (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Divino, estado de Minas Gerais, publicou edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo. A seleção destina-se a preencher 49 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimentos que variam de R$ 678,00 a R$ 4.800,00.
 
Cargos
Médico, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Psicólogo, Auxiliar de Serviços de Saúde, Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo e Agente de Combate às Endemias. Serão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência.
 
Inscrição
As inscrições podem ser realizadas do dia 29 de abril a 03 de maio de 2013, das 13 às 16 horas, na Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Luiz Lourenço de Lima, n° 580, Centro, CEP 36.820-000, Divino – MG. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 90,00.
 
Provas
O processo seletivo constará de prova escrita, exame e aproveitamento de títulos, além de exame de aptidão física/mental.
 
A prova escrita será realizada na data provável de 19 de maio de 2013, das 10 às 12 horas, na Escola Municipal Vereador Tercício Vitelbo Givisiez, localizada na Praça Tyrso Tarcício Givisiez, Bairro Givisiez, CEP 36.820-000, Divino - MG.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir das 17 horas do dia 20 de maio de 2013, no quadro de avisos da Prefeitura de Divino ou no site oficial da Prefeitura.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 02 anos, após a homologação do resultado final, prorrogável por igual período.

Portugal: À procura de um novo preservativo

Precisam-se ideias para reinventar um dos métodos contracetivos mais antigos e menos mudado.
 
É, ao mesmo tempo, um dos mais antigos dispositivos médicos e um dos métodos contracetivos mais eficazes. Mas as virtudes do preservativo não se ficam por aqui. Fabricado aos milhões e vendido por cêntimos, é ainda uma arma eficaz na prevenção de várias doenças sexuais.
 
Apesar do seu sucesso, confirmado pelos números da produção (15 mil milhões de unidades todos os anos) e de utilizadores (750 milhões no mundo), é preciso reinventar o preservativo. É pelo menos isso que defende a Fundação Bill & Melinda Gates.
 
O desafio foi lançado no âmbito da 11ª edição dos ‘Grand Challenges Explorations’ e, até 7 de maio, esperam-se ideias capazes de tornar o velhinho preservativo – nasceu há 400 anos e há 50 que não sofre grandes melhorias – mais apelativo e capaz de conquistar mesmo aqueles que o acusam de reduzir o prazer, o que tem sido um dos maiores obstáculos ao seu uso constante e regular. «Será possível desenvolver um produto sem este estigma, ou melhor, um que seja capaz de aumentar o prazer?», questiona a Fundação, que espera por respostas afirmativas, em forma de projetos.
 
«A inspiração pode vir de qualquer lado», confirma Chris Wilson, um dos responsáveis pelas novas descobertas da organização criada por Bill Gates. E há até quem já tenha pensado nisso, como um grupo de investigadores da Universidade de Washington, nos EUA, ou ainda uma empresa que decidiu desenvolveu e comercializar Preservativos Origami.
 
A ideia de conseguir criar um preservativo capaz de conquistar os homens pode parecer revolucionária. E é uma revolução que a Fundação pede. Para isso, os interessados têm que se inscrever, candidatando-se a uma ajuda de cem mil dólares (76 mil euros) em www.grandchallenges.org.
 
Portugal recebe bolsas
Lançada em 2003, a iniciativa ‘Grand Challanges Explorations’ já entregou 45 bolsas no valor de 458 milhões de dólares (350 milhões de euros) a projetos de investigação, 149 dos quais na Europa (três em Portugal - duas na área da proteção contra a malária e a terceira na luta contra a sida), que envolveram cientistas de 33 países. Para já, as ideias vencedoras habilitam-se a uma bolsa de cem mil dólares, mas que pode ir até ao milhão (cerca de 760 mil euros) se tiver sucesso e capacidade de melhorar a saúde.
 
Fonte Destak/Lusa

Organização Pan-americana de Saúde promete trabalhar para erradicar cólera no Haiti

A diretora da Organização Pan-americana de Saúde (OPS), Carissa Etienne, garantiu, esta sexta-feira, que o organismo vai trabalhar num programa de vacinação com os seus parceiros para erradicar a cólera no Haiti.
 
Em declarações aos jornalistas, Carissa Etienne sublinhou que é chegado o momento de levar a cabo determinadas atividades destinadas a sensibilizar os haitianos para a necessidade de protegerem a sua saúde, a propósito do arranque da semana de vacinação nas Américas.
 
Na última década, mais de 411 milhões de pessoas foram vacinadas ao abrigo desta iniciativa. Esta semana, o objetivo passa por proceder à vacinação de 44 milhões de pessoas em todas as regiões das Américas, incluindo o Haiti, disse Carissa Etienne.

Fonte Destak/Lusa

Até um quarto dos diabéticos desenvolve úlceras no pé, alerta especialista

O autor das novas guidelines para o tratamento do pé diabético, Armando Mansilha, disse hoje que "entre 12 a 25%" dos pacientes com diabetes desenvolvem úlceras no pé, habitualmente designadas por pé diabético.
 
De acordo com este especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular e professor na Faculdade de Medicina do Porto, os pacientes com esta doença têm o risco de amputação aumentado 15 a 30 vezes por comparação aos não diabéticos.
 
"Em Portugal, no ano de 2011, registaram-se quase dois mil doentes com diagnóstico de pé diabético, tendo sido realizadas 1.456 amputações, 670 das quais implicaram a excisão de uma parte significativa do pé", salientou o especialista, referindo que "a taxa de mortalidade entre amputados chega aos 40% nos dois anos após a primeira cirurgia".
 
Fonte Destak/Lusa

Portugal: Centros cobram taxa a dadores

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) admite que os centros de saúde do distrito de Aveiro cobraram taxas moderadoras aos dadores de sangue, que estão isentos desse pagamento
 
A situação, dizem, ocorreu só no princípio do ano e foi resolvida. A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) assegura que os casos continuam.
 
A afirmação da ARSC veio no seguimento de uma queixa apresentada pela ADASCA àquela entidade e ao provedor de Justiça. "Pagam 40 a 50 euros de taxas moderadoras quando antes estavam isentos.
 
E os centros de saúde não têm máquinas para ler o novo cartão nacional de dador de sangue", explicou, em fevereiro, ao CM Joaquim Carlos, presidente da ADASCA. Em resposta enviada esta semana, a administração regional admite terem existido "dificuldades, no início do ano, quanto à prova da condição de dador de sangue" mas que os problemas já foram ultrapassados.
 
"Os centros de saúde continuam a cobrar os valores aos dadores de sangue", contrapõe Joaquim Carlos, criticando também a resposta que a associação recebeu do provedor de Justiça que negou a cobrança, indevida, de taxas moderadoras.
 
Fonte Correio da Manhã

Portugal: Médicos devolvem 1,3 milhões de euros

Vários médicos que receberam indevidamente incentivos financeiros estão a ser alvo de processos disciplinares

Vários médicos que receberam indevidamente incentivos financeiros estão a ser alvo de processos disciplinares e deverão devolver os montantes, que, segundo uma investigação da Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS), ascendem a 1,3 milhões de euros.

Fonte do gabinete do ministro da Saúde revelou à agência Lusa que já estão em curso medidas no seguimento da ação inspetiva da IGAS que detetou o pagamento indevido de remunerações e valorizações remuneratórias a clínicos.

Uma das situações identificadas foi a de um médico oftalmologista no Algarve que terá recebido indevidamente mais de 100 mil euros.

A este clínico "foi, desde logo, instaurado um processo disciplinar", segundo informação do Ministério da Saúde.

Em relação à "reposição dos valores indevidamente processados [que venham a ser apurados no termo do processo disciplinar], esta deverá ser realizada nesta sede [Algarve], sem prejuízo da responsabilidade financeira a cargo do Tribunal de Contas".

Foram ainda instaurados outros três processos disciplinares por "sobreposição horária e acumulações indevidas" numa instituição da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Os três profissionais não têm uma relação jurídica de emprego público e terão recebido indevidamente 211.589 euros, pagos até outubro de 2011, "tendo esta situação cessado com a intervenção da IGAS e [tendo sido] iniciada a regularização da mesma".

A mesma fonte adiantou que, no que diz respeito aos prémios de desempenho, produtividade ou prestações pecuniárias de natureza variável, a situação encontra-se em fase de resolução, "estando a decorrer processos judiciais no Tribunal de Trabalho da área".

A IGAS prevê que a regularização do valor 45.100 euros, relativos a abonos em regime de prevenção dentro do horário normal de trabalho noutra das instituições identificadas no relatório, venha a ser alcançada mediante a reposição dos valores pagos indevidamente.

Neste caso, "a entidade visada assumiu a instauração de procedimentos disciplinares aos trabalhadores com responsabilidade na fiscalização".

Sobre este assunto, o ministro da Saúde admitiu recentemente que estavam em causa "centenas de milhares de euros" de horas e de intervenções cirúrgicas, valores que o ministro Paulo Macedo entende serem ainda mais significativos quando o País atravessa um período de crise económico-financeira, com escassez de verbas e constantes retificações orçamentais.
Fonte Correio da Manhã

Bolinhas de gordura que surgem na pele podem indicar riscos ao coração

Elas podem estar ligadas a aumento de colesterol e triglicérides no sangue. Reconhecê-las, portanto, é passo importante para diagnóstico de doenças.
 
Observar mudanças e alterações na pele é um hábito bastante importante e que pode ajudar a identificar diversos problemas de saúde.
 
Por exemplo, as bolinhas de gordura, que aparecem e se espalham por diferentes partes do corpo em diversos tamanhos e formas, podem estar associadas a taxas elevadas de colesterol e triglicérides no sangue, o que indica riscos para a saúde do coração, como explicou o cardiologista Marcelo Bertolami no Bem Estar desta sexta-feira (26).
 
Por isso, é importante se preocupar em controlar esses dois índices como uma maneira de tratar e também prevenir as bolinhas de gordura, como alertou a dermatologista Márcia Purceli. Se a dieta não for suficiente para o tratamento, o médico pode orientar também o uso de medicamentos.
 
No caso do colesterol, a reação na pele pode aparecer como um xantelasma, uma espécie de mancha pequena que surge nas pálpebras, um pouco mais amarelada do que a pele.
 
Ainda associado ao colesterol alto, existe o xantoma de colesterol, uma bolinha da cor da pele do tamanho de uma pérola, mas que pode crescer. Geralmente, o xantoma de colesterol aparece nas articulações, às vezes único ou em grande quantidade.
 
Colesterol valendo (Foto: Arte/G1)

Há também a opção de aparecer o xantoma de triglicérides, como o nome diz, associado ao triglicérides alto, que são pequenas bolinhas avermelhadas ao redor do corpo, semelhante à catapora.
 
De acordo o cardiologista Marcelo Bertolami, o xantoma, no entanto, pode logo desaparecer se sua causa for tratada. O problema pode estar associado também ao alcoolismo e diabetes, doenças que alteram os triglicérides no corpo, ou até mesmo problemas no pâncreas.
 
Outras bolinhas de gordura podem também aparecer, como o cisto sebáceo. Normalmente, surge apenas um, que fica embaixo da pele, e pode ser do tamanho de uma ervilha, azeitona ou até maior. O cisto aparece geralmente nas costas, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo. Nesse caso, a dermatologista Márcia Purceli alerta que não é indicado que ele seja espremido porque pode inflamar – a melhor coisa é ir ao médico para retirar o cisto.
 
Já o siringoma e o lipoma são dois tumores benignos feitos de células de gordura, que podem aparecer em grande quantidade em diversas partes do corpo.
 
Nesse caso, a preocupação é apenas com a estética, como explicaram os médicos. Portanto, para quem se sente incomodado com o lipoma, por exemplo, é importante verificar três regras antes de retirá-lo: se está crescendo rápido demais, se está doendo e se está incomodando esteticamente. Nesse caso, é importante procurar um médico. 
 
De acordo com a dermatologista Márcia Purceli, há três jeitos de retirar as bolinhas de gordura, se essa for a orientação médica: através do laser, de cirurgia ou cauterização.
 
O problema é que muitas delas acabam voltando e, por isso, os médicos lembraram novamente que é importante se preocupar também em tratar as causas, principalmente no caso daquelas relacionadas às taxas de gordura no sangue.
 
Fonte G1