Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de maio de 2013

Operação prende 8 acusados de adulterar leite no RS; empresa é interditada

Empresas que transportam leite são acusadas de adulterar o produto cru antes de entregá-lo à industria. Empresa Latvida foi interditada após decisão judicial do dia 1º de abril
 
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou nesta quarta-feira a Operação "Leite Compen$ado" para desarticular um esquema de adulteração de leite . De acordo com as investigações, cinco empresas de transporte de leite adicionavam ao produto cru, entregue à indústria, uma substância semelhante à ureia, que tem formol na composição e é considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o momento, oito pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no esquema.
 
Segundo o MP-RS, esse tipo de adulteração é considerada crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no Artigo 272 do Código Penal. Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em três cidades do Rio Grande do Sul (Ibirubá, Guaporé e Horizontina). Cerca de 100 pessoas participam da operação, que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Receita Estadual e da Polícia Militar gaúcha.

De acordo com o Ministério Público, as empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. O órgão estima que, desse total, 1 milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados, com o objetivo de aumentar o volume do leite transportado e consequentemente o lucro sobre o preço do leite cru.
 
A fraude foi comprovada por meio de análises químicas do leite cru. O formol foi encontrado no produto final mesmo depois dos processos de pasteurização. Amostras coletadas no decorrer da investigação em supermercados da capital gaúcha apontaram fraude em 14 lotes de leite das marcas Italac, Bom Gosto/Líder, Mumu e Latvida. O leite alterado era comercializado no Rio Grande do Sul e em outros Estados.
 
O MP gaúcho informou que a empresa Latvida foi interditada na manhã desta quarta-feira e proibida de comercializar qualquer tipo de produto. A interdição se deve ao descumprimento de decisão judicial que determinou a não comercialização, por parte da empresa, dos leites UHT a partir de 1º de abril deste ano.
 
Veja abaixo a lista das marcas e lotes adulterados:
 
Realmente Revoltante!
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/05/ministerio-publico-faz-operacao-contra-adulteracao-de-leite-no-rs.html

Curtam nossa página @[409121435795570:274:Capitão Caverna]
Recomendo -------->@[462867840422504:274:Sorrindo pra Vida]
           
Italac Integral (Lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1)
 
Italac Semidesnatado L12KM1),
 
Bom Gosto/Líder UHT Integral (lote TAP1MB),
 
Mumu UHT Integral (lote 3ARC),
 
Latvida UHT Desnatado (com fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013).
 
Segundo o MP, consumidores que tiverem em suas casas leites dos referidos lotes ou identificarem a presença do produto no comércio podem informar o órgão pelo e-mail consumidor@mp.rs.gov.br, destacando marca, número do lote e data de fabricação.
 
Agência Estado

Técnica permite criar enxertos ósseos a partir de células da pele

Enxerto ósseo
Abordagem vai levar a tratamentos reconstrutivos personalizados para pacientes com danos ósseos derivados de doença ou traumatismo
 
Equipe de pesquisadores da New York Stem Cell Foundation, nos EUA, criou substitutos ósseos específicos a partir de células da pele para reparação de grandes defeitos nos ossos.
 
Pesquisa representa grande avanço em tratamentos reconstrutivos personalizados para pacientes com danos ósseos resultantes de doença ou traumatismo.
 
Este avanço vai facilitar o desenvolvimento de enxertos ósseos tridimensionais personalizáveis feitos sob medida, combinados para atender às necessidades exatas e perfil imunológico de cada paciente.
 
Após retirar células da pele, os cientistas utilizaram uma técnica avançada chamada "reprogramação" para reverter células adultas em um estado semelhante ao embrionário. Essas células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) têm a mesma informação genética que o paciente e podem se transformar em qualquer dos tipos de células do corpo.
 
A equipa guiou estas células iPS a se tornarem células progenitoras formadoras de osso e semearam as células sobre um suporte para a formação óssea tridimensional. Em seguida, colocaram as construções em um dispositivo chamado biorreator, que fornece nutrientes, elimina desperdícios e estimula a maturação, simulando um ambiente de desenvolvimento natural.
 
Depois de uma abrangente análise in vitro do osso gerado, a equipe avaliou a estabilidade quando transplantado em um modelo animal e verificou o risco de formação de tumores.
 
Os substitutos ósseos derivados de células iPS foram implantados sob a pele de ratos imunocomprometidos. Após 12 semanas, as células amadureceram e não mostraram malignidades, mas sim maturação completa do tecido do osso, enquanto as células dos vasos sanguíneos começaram a integrar ao longo dos enxertos. Estes resultados indicam a estabilidade dos substitutos de osso.
 
Os cientistas advertem que, embora esses resultados representem um grande avanço, mais pesquisas são necessárias antes de enxertos ósseos derivados de células da pele possam alcançar os pacientes.
 
Os próximos passos incluem a otimização do protocolo e o crescimento bem sucedido dos vasos sanguíneos dentro do osso.
 
"Nenhum outro grupo de pesquisa publicou um trabalho sobre a criação totalmente viável e funcional de substitutos ósseos tridimensionais a partir de células iPS humanas. Esses resultados nos colocam mais perto de alcançar nosso objetivo final e desenvolver tratamentos mais promissores para os pacientes", conclui o pesquisador Giuseppe Maria de Peppo.
 
Fonte isaude.net

Biochip portátil detecta 13 doenças tropicais em uma amostra de sangue

Kit de diagnóstico pode transformar qualidade e a eficiência de testes de doenças infecciosas como dengue e malária
 
A Agency for Science, Technology and Research (A*STAR), em Cingapura, desenvolveu o primeiro biochip no mercado de diagnóstico molecular capaz de identificar 13 principais doenças tropicais diferentes de uma amostra de sangue simples.
 
Devido a seu alto nível de automação, a equipe acredita que o kit de diagnóstico pode transformar a qualidade e a eficiência dos testes de doenças infecciosas tropicais, incluindo dengue, malária, a chikungunya e febre aftosa.
 
"As doenças tropicais muitas vezes têm sintomas comuns, como febre e não podem ser corretamente diagnosticadas precocemente por médicos. Este kit de teste portátil é um método rápido e confiável para testar com precisão alvos patogênicos múltiplos a partir de apenas uma amostra de sangue em questão de horas", afirma a líder da pesquisa Lisa F.P. Ng.
 
A equipe de pesquisa validou com sucesso o kit em amostras de pacientes nas áreas externas do norte da Tailândia, na fronteira entre Tailândia e Mianmar.
 
O equipamento é capaz de detectar Doença do sono; Doença de Chagas; Malária; Febre tifoide; Leptospirose; Melioidose; Febre Chikungunya; Dengue; Febre do Nilo Ocidental; Febre amarela; Encefalite japonesa; Febre do Vale Rift; Febre aftosa; Febre hemorrágica com síndrome renal.
 
De acordo com os pesquisadores, VereTropTM pode rapidamente detectar e diferenciar essas doenças infecciosas tropicais sintomaticamente similares e permitir o tratamento adequado em tempo hábil.
 
"Depois desta jornada de mais de três anos, nós estamos contentes de que um produto tecnologicamente avançado, convincente e com benefícios globais de saúde esteja pronto para ser lançado ao mercado", conclui o pesquisador Philip Lim.
 
Fonte isaude.net

Nova terapia antiviral pode reduzir carga global de hepatite C

Exame para detectar hepatite. Cerca de 150 milhões de pessoas no mundo estão cronicamente infectadas com o vírus da hepatite C,.
Foto: Marcelo Camargo/ABr
Exame para detectar hepatite. Cerca de 150 milhões de
pessoas no mundo estão cronicamente infectadas com o
vírus da hepatite C
Em 15 anos, tratamento pode diminuir pela metade as taxas da doença em locais afetados pela prevalência crônica do VHC
 
Nova terapia antiviral pode reduzir carga global de hepatite C, de acordo com pesquisadores da University of Bristol e London School of Hygiene and Tropical Medicine, ambos no Reino Unido.
 
Os resultados sugerem que, em 15 anos, o tratamento antiviral pode reduzir, pela metade, as taxas de hepatite C em alguns locais afetados pela prevalência crônica do VHC.
 
Cerca de 150 milhões de pessoas no mundo estão cronicamente infectadas com o vírus da hepatite C, o VHC, uma das principais causas de doença hepática e responsável por transplante de fígado e câncer do fígado.
 
Enquanto a corrente de tratamento antiviral do VHC com interferon peguilado e ribavirina pode curar cerca de 60% das pessoas tratadas, ela é mal tolerada, é de longa duração (cinco a 11 meses) e têm uma baixa aceitação entre usuários de drogas injetáveis.
 
Novos tratamentos antivirais direto-ativos livres de interferon (DAAs) estão surgindo com resultados muito promissores que sugerem uma terapia mais curta (12 semanas) com menos complicações e efeitos colaterais, e em torno de 90% de taxa de cura.
 
Usando um modelo matemático, os pesquisadores projetaram o impacto potencial desses novos DAAs entre usuários de drogas injetáveis em três cidades, Edimburgo, Reino Unido, Melbourne, Austrália e Vancouver, Canadá.
 
Em Melbourne e Vancouver, os resultados mostram que a mudança para o novo tratamento DAA é susceptível de ter um impacto muito pequeno na redução da prevalência de VHC nos próximos 15 anos. Mas, em Edimburgo, uma vez que o novo tratamento DAA se torne disponível, ele pode reduzir em 25% a prevalência do VHC nos próximos 15 anos.
 
Os pesquisadores preveem que a prevalência de VHC crônica entre usuários de drogas injetáveis poderia ser reduzida pela metade em 15 anos, dobrando o tratamento do VHC em Edimburgo para 6% entre os usuários de drogas com VHC crônico e aumentando o tratamento do VHC em 13 e 15 vezes em Melbourne e Vancouver, respectivamente.
 
Os resultados reforçam a evidência de que os níveis alcançáveis de tratamento antiviral para usuários de drogas com o vírus VHC, particularmente com o novo tratamento DAA, podem reduzir a prevalência da doença em uma variedade de configurações globais.
 
 
Fonte isaude.net

Estudo detecta concentrações expressivas de arsênio em arroz

Concentrações de arsênio foram encontradas em arrozes do tipo branco, integral e parboilizado
Foto: USP Imagens
Concentrações de arsênio foram encontradas em arrozes
do tipo branco, integral e parboilizado
Para o pesquisador, fiscalização sobre o que consumimos deve estar entre as principais diretrizes das políticas públicas
 
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) emitiu um alerta, na última segunda-feira (6), sobre a concentração de arsênio acima do ideal encontrada no grão de arroz de várias marcas comercializadas no país.

"Tal concentração elevada pode contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer", observa o farmacêutico-bioquímico Bruno Lemos Batista, coordenador do estudo.

O bioquímico identificou concentrações expressivas da substância arsênio em diversas variedades de arrozes, tais como o tipo branco (polido), o arroz integral (sem polimento) e parboilizado (do inglês partial boiled, ou seja, parcialmente fervido) integral ou branco. Nas análises, foram constatados níveis elevados, na faixa dos 222 nanogramas (ng) de arsênio por grama (g) de arroz, similares a concentrações encontradas em arrozes de outros países como a China. O arroz do tipo integral foi um dos que apresentaram maiores concentrações, pois, em geral, o arsênio pode se acumular no farelo.

"Decidimos fazer a especiação química destes grãos, verificando que, em média, nossos grãos possuem ao redor de 40% do arsênio presente nas formas orgânicas, MMA e DMA, e 60% nas formas inorgânicas, As3+ e As5+, sendo que a AsB, dita não tóxica, não foi encontrada, similar ao encontrado por outros pesquisadores em outros países", disse.

Considerando a média de arsênio no arroz e que o brasileiro em média consome 86,5 g desse grão ao dia, a ingestão de arsênio via arroz é maior que via água em sua concentração máxima permitida para ingestão (10 microgramas [µg] de arsênio por litro de água), a partir da média de 2 litros de água diários.

Para o pesquisador, a fiscalização sobre o que consumimos deve estar entre as principais diretrizes das políticas públicas e, no caso do arroz, essa proposta não muda."Temos que procurar sempre a segurança através, no mínimo, do monitoramento da concentração de arsênio e suas espécies químicas, principalmente as inorgânicas e, na medida do possível e da necessidade, realizar pesquisas básicas para entendê-las num processo dinâmico desde plantas até o ser humano".

Para Batista, outros alimentos também deveriam entrar nesse monitoramento, "focando tanto a quantidade de elementos que causam danos ao organismo, como o mercúrio presente no peixe da Amazônia, como na quantidade de elementos químicos essenciais ao funcionamento do nosso organismo, como o selênio na Castanha do Pará".
 
Fonte isaude.net

Músculo cardíaco humano 3D criado em laboratório funciona como tecido natural

Full-size image (156 K)Avanço pode auxiliar tratamento de pacientes de ataque cardíaco ou servir como plataforma para testar novos medicamentos
 
Engenheiros biomédicos da Duke University, nos EUA, desenvolveram um músculo cardíaco humano tridimensional capaz de agir como o tecido natural.
 
Este avanço pode ser importante no tratamento de pacientes de ataque cardíaco ou servir como uma plataforma para testar novos medicamentos para doenças do coração.
 
O "remendo do coração" cultivado em laboratório a partir de células humanas supera dois grandes obstáculos que enfrentam as terapias à base de células, o remendo conduz eletricidade na mesma velocidade que as células cardíacas naturais e se ' comprime' de forma adequada.
 
Tentativas anteriores de criar coração funcional em laboratório têm sido amplamente incapazes de superar esses obstáculos.
 
As células de origem utilizadas pelos pesquisadores da Duke eram células-tronco embrionárias humanas. Estas células são pluripotentes, o que significa que, quando recebem os sinais químicos e físicos certos, elas podem ser induzidas a se tornarem qualquer tipo de célula, neste caso, as células do músculo cardíaco, conhecidas como cardiomiócitos.
 
"As propriedades estruturais e funcionais desses retalhos de tecidos em 3D superam todos os relatórios anteriores de músculos cardíacos artificiais. Esta é a melhor aproximação feita pelo homem de tecido nativo coração humano até à data", afirma o pesquisador Nenad Bursac.
 
 
De acordo com Bursac, essa abordagem não envolve a manipulação genética de células. "Em estudos anteriores, os cardiomiócitos de células-tronco derivadas de humanos não foram capazes de conduzir atividade elétrica ou se contrair fortemente, bem como cardiomiócitos normais. Através da otimização de um ambiente tridimensional para o crescimento celular, fomos capazes de "empurrar" cardiomiócitos a alcançar níveis sem precedentes de maturação elétrica e mecânica", explica Bursac.
 
"Atualmente, nos levaria cerca de cinco a seis semanas a partir de células-tronco pluripotentes para crescer um remendo cardíaco altamente funcional. Quando alguém tem um ataque cardíaco, uma parte do músculo cardíaco morre. Nosso objetivo seria implantar um ' remendo' novo e funcional do tecido cardíaco no local da lesão o mais rápido possível após um ataque cardíaco. Usando as próprias células de um paciente para gerar células estaminais pluripotentes acrescentaria outra vantagem evitando qualquer reação do sistema imune", afirma Bursac.
 
Em adição a uma terapia possível para pacientes com doença cardíaca, Bursac disse que os tecidos artificiais do coração podem também ser utilizados para pesquisar eficazmente novas drogas ou terapias.
 
A equipe agora planeja estudos com animais de grande porte para aprender se o ' remendo' seria funcionalmente integrado ao hospedeiro e como ele estabelece conexões com o sistema circulatório.
 
Fonte isaude.net

Vacina experimental impede ação da heroína no cérebro de cobaias

A vacina sequestra heroína e 6-acetilmorfina na corrente sanguínea, mantendo-os fora do cérebro
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A vacina sequestra heroína e 6-acetilmorfina na corrente
 sanguínea, mantendo-os fora do cérebro
Abordagem evita que produtos psicoativos passem da corrente sanguínea para o cérebro e bloqueia a recaída
 
Estudos pré-clínicos realizados por dores do Scripps Research Institute, nos EUA, demonstraram que uma vacina contra a heroína pode bloquear a recaída de usuários da droga.
 
A vacina tem como alvo a heroína e seus produtos de degradação psicoativos na corrente sanguínea, impedindo-os de chegar ao cérebro.
 
"Ratos viciados em heroína privados da droga normalmente retomam o uso compulsivamente, se recuperam o acesso, mas a nossa vacina previne que isso aconteça", afirma o dor George F. Koob.
 
Se a vacina funcionar tão bem em testes em humanos, poderia tornar-se uma parte padrão de tratamento para o vício em heroína, que se estima afetar mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo.
 
 
Criar uma vacina eficaz contra a heroína foi particularmente difícil, porque a droga se decompõe rapidamente na corrente sanguínea após a injeção. "A heroína é metabolizada muito rapidamente para outro composto chamado 6-acetilmorfina, que segue para o cérebro e é responsável por grande parte do efeito da heroína", explica o dor Kim Janda.
 
Janda e seus colegas, portanto, conceberam a vacina não só para ativar anticorpos contra aa heroína, mas também contra 6-acetilmorfina e morfina. "A vacina efetivamente acompanhou a droga, uma vez que é metabolizada, mantendo os produtos de degradação ativos fora do cérebro, o que, creio eu, explica seu sucesso", afirma Janda.

Testes
Os testes iniciais, relatados em 2011, mostraram que a vacina poderia bloquear alguns dos efeitos agudos da heroína, tal como obstrução da dor. No novo estudo, os dores colocaram a vacina em testes mais rigorosos.
 
A equipe deu a vacina a ratos que já haviam sido expostos à heroína.
 
Segundo os dores, roedores acostumados à heroína e que ficaram privados da droga por certo tempo, começam a consumi-lo avidamente quando têm acesso novamente à droga. Com a vacina, esse comportamento se altera.
 
Os resultados mostraram que a vacina conseguiu evitar que os animais consumissem heroína sem parar, como no círculo vicioso enfrentado por dependentes.
 
Os investigadores confirmaram que a vacina sequestra heroína e 6-acetilmorfina na corrente sanguínea, mantendo-os fora do cérebro. A vacina não bloqueou os efeitos de metadona,buprenorfina e outras drogas opioides que são normalmente utilizadas na terapia de dependência.
 
Janda observa que em alguns outros testes de vacinas e tratamentos medicamentosos, os ratos compensaram os efeitos reduzidos de drogas, duplicando ou triplicando sua ingestão. "Mas, com esta vacina contra a heroína, eles não tentam carregar mais heroína para vencer a vacina, o que é bastante impressionante", conclui.
 
A equipe espera fazer pequenas alterações para a vacina para ensaios em seres humanos.
 
Fonte isaude.net

Manter corpo bem hidratado no inverno é essencial, alerta especialista da USP

Especialista alerta para ingestão de líquidos neste inverno
Segundo médico, é necessário ingerir ao menos 2,5 litros de líquido por dia
 
Apesar de as pessoas costumarem sentir menos sede no inverno, manter o corpo bem hidratado nessa época do ano é fundamental para seu bom funcionamento e evitar doenças típicas da estação, alerta o professor e pesquisador Antonio Herbert Lancha Júnior, especialista em educação física e nutrição da USP (Universidade de São Paulo).
 
Em entrevista à Agência Efe, Lancha, que também foi professor visitante do Human Nutrition Research Center on Aging da Universidade Tufts, em Massachusetts (EUA), disse que no inverno as pessoas se esquecem de redobrar a atenção para a ingestão de líquidos — algo essencial, já que o corpo é composto por 60% de água e esse conteúdo tem que ser renovado permanentemente.
 
—A hidratação é muito mais do que tomar um copo de água. A reposição tem que ser permanente e variada. Quanto mais diversificada a fonte de hidratação, maior a possibilidade do indivíduo se manter hidratado.
 
Ele ainda recomentou atenção especial para mulheres que amamentam e crianças, cujos corpos têm uma porcentagem de água ainda maior. Uma dica para se manter hidratado é apostar no consumo variado de bebidas ao longo do dia.
 
—Todas as bebidas ajudam a manter a hidratação e, no inverno, temos várias opções além da água. Um chá ou um refrigerante também podem hidratar, assim como sucos e até mesmo café.
 
O especialista ainda lembrou que o Ministério da Saúde recomenda a ingestão de um mililitro de líquido por cada caloria gasta, o que equivale a 2,5 litros por dia ou um copo por hora.
 
—Mas quando o gasto de calorias aumenta por algum motivo, como a prática de exercícios físicos, é necessário compensar a desidratação e elevar a ingestão.
 
A vulnerabilidade provocada pela falta de hidratação é maior em regiões com clima seco, nas quais a falta de água pode ressecar o corpo, especialmente as mucosas, compostas por 80% de água. De acordo com o especialista, quando o corpo está pouco hidratado.
 
— A espessura das mucosas se reduz e o corpo fica mais vulnerável a infecções propagadas pelo ar.
 
Fonte Efe

Cientista alerta para novo tipo de gonorreia que "pode matar em questão de dias"

Doença sexualmente transmissível, o novo tipo de gonorreia
 encontrada, o HO41, poderá matar uma pessoa em dias
Especialista diz que bactéria é "devastadora" e efeitos se comparam ao HIV
 
O cientista norte americano, Alan Christianson, fundador do centro de pesquisa Integrative Health Care, alertou os especialistas da área médica para a existência de um novo tipo de gonorreia (doença sexualmente transmissível). Em entrevista ao site CNBS, ele afirmou que a espécie HO41 é devastadora e tem os mesmos efeitos da Aids.
 
— A pessoa que tiver esta gonorreia poderá entrar em choque e morrer em questão de dias. Isso é muito perigoso.
 
Apesar de quase 30 milhões de pessoas já terem morrido de causas relacionadas ao HIV em todo o mundo, Christianson ainda disse que que o efeito desta bactéria "é mais direto" que a Aids.
— Esta bactéria é mais agressiva e pode afetar as pessoas mais rapidamente.
 
Segundo o diretor executivo da Coalizão Nacional de Administração de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis),  William Smith, "conforme o tempo passa, a bactéria fica cada vez mais perigosa".
Esta espécie gonorreia foi descoberta no Japão há dois anos em uma mulher de 31 anos de idade.
 
Superbactéria
Os cientistas dão status de superbactéria a espécie que resistir ao tratamento antibiótico. Geralmente, estes tipos matam cerca de metade das pessoas que atacam.
 
Fonte R7

Pfizer venderá Viagra pela internet nos Estados Unidos

Os homens que sofrem de disfunção erétil não precisam mais ir à farmácia para comprar Viagra, pois o laboratório Pfizer, consciente das falsificações, também venderá a famosa pílula azul diretamente pela internet.
 
"Para satisfazer as necessidades dos consumidores que cada vez mais recorrem à web para comprar seus remédios receitados, a Pfizer lançou um serviço de entrega em domicílio através da internet do Viagra, o medicamento mais falsificado", informou a Pfizer em um comunicado divulgado nesta segunda-feira.
 
O site funcionará em associação com o grupo de farmácias CVS e será possível acessar do site Viagra.com a página com informações dedicadas ao medicamento mais vendido da Pfizer.
 
Esta forma de distribuição "permitirá aos homens que sofrem de disfunção erétil comprar Viagra na internet (com uma receita válida) em um fornecedor de confiança", acrescentou o comunicado, destacando "o risco para a saúde pública que representam as falsas farmácias online e os produtos vendidos pela internet".
 
Fonte R7

Novo tratamento para atrofia vaginal promete cura sem uso de hormônios

Mais de 50% das mulheres sofrem de atrofia muscular
De acordo com especialista, mais de 50% das mulheres sofrem com problema após menopausa
 
Um novo tratamento promete curar a atrofia vaginal sem a necessidade de uso de hormônios. Trata-se de um laser de CO2 fracionado. Atualmente, mais de 50% das mulheres sofrem com este problema, que aparece geralmente três anos após a menopausa.
 
De acordo com a médica ginecologista, Vera Lucia da Cruz, a atrofia vaginal é o afinamento da parede vaginal que se caracteriza pela falta de lubrificação e elasticidade da vagina, dores nas relações sexuais e ardência. O problema acontece pela deficiência do estrógeno nesta fase da vida da mulher.
 
— Hoje, os tratamentos que existem são com base hormonal ou paliativa, com o uso de gel ou cremes vaginais. Já  o laser penetra pela mucosa vaginal e, com o calor, estimula a formação de células de colágenos.
 
Segundo a especialista, que a é primeira a adotar o tratamento em seu consultório particular no País, este “método é muito interessante, pois trata a deficiência sem o uso de hormônio”.
 
Também professora da Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, Vera ainda afirma que há um projeto na universidade para se fazer um estudo comparativo entre pacientes que adotariam o tratamento com estrógeno  e outro grupo com laser.
 
O tratamento com laser é feito em duas sessões com intervalos de pelo menos 45 dias entre eles. O preço médio de cada uma delas é R$ 1.200.
 
Fonte R7

Engajamento de pacientes continua complexo

Processos, atitudes, planejamento e até medo de muitos dados bloqueiam parcerias para tratamentos reais. Dar mais autonomia ao paciente seria a solução? Veja como
 
Parece que todo mundo na área de saúde está falando sobre engajamento de paciente, porém, são poucos os que conseguem alcançar tal engajamento. Com uma coisa as pessoas parecem concordar: o engajamento de pacientes não será uma tarefa fácil e a tecnologia será uma parte essencial desse processo.
 
“Hoje sabemos que necessidades-chave dos pacientes não são atendidas”, disse Laura Esserman, diretora do Carol Franc Buck BreastCare Center da Universidade da Califórnia em São Francisco, durante o Health Tecnology Forum Innovation Conference, que aconteceu em São Francisco.
 
O estágio 2 do programa de incentivo de Uso Significativo do registro eletrônico de saúde requer que 5% dos pacientes acessem e subam dados pelo portal ou registro de saúde pessoal para os provedores para receberem o pagamento do bônus do Medicare (nos EUA). Os palestrantes não falaram, de fato, sobre o Uso Significativo depois de minha breve introdução. Embora os 5% exigidos pese bastante na mente dos CIOs de saúde, isso parece ser menos importante para outros que incentivam o maior envolvimento dos pacientes em seus próprios tratamentos.
 
Amy Tenderich, fundadora e editora-chefe do DiabetesMine.com, uma comunidade popular e fonte de informações para pacientes que sofrem de diabetes, disse que pouca coisa mudou desde que ela foi diagnosticada com a doença em 2003. “Apresentaram-me o mito das equipes de saúde”, relembra Amy. Ela disse que seu tratamento não era muito bem coordenado e que ela se sentia “perdida” como paciente, o que a levou a criar o DiabetesMine.com.
 
Talvez os pacientes não se sintam engajados em seus próprios tratamentos porque os sistemas, os processos, os produtos e o alcance de esforços são muito mal planejados. Amy disse, por exemplo, que os criadores de suplementos para diabéticos são “alheios” à forma como os pacientes utilizam os produtos.
 
Do contrário, não haveria tantos passos e partes necessárias para exames de sangue e entrega de insulina.

 De fato, produtos médicos geralmente são feios e invasivos, o que pode explicar por que muitos pacientes não os utilizam como orientados, e nem sempre seguem as dietas e exercícios apropriados, tomam os medicamentos ou obedecem, de forma geral, as instruções médicas.
 
A Dra. Kyra Bobinet, instrutora sênior e pesquisadora de engajamento em saúde do Persuasive Technology Lab, da Universidade de Stanford, em Palo Alto, Califórnia, tem uma teoria sobre isso. “As pessoas não respondem ao gerenciamento de sua própria saúde”, pontuou Kyra. “Elas respondem ao gerenciamento de sua autoimagem”. Diga a eles que lutar contra a obesidade é mais uma questão de vestir bem um biquíni do que evitar um ataque cardíaco, sugeriu a especialista.
 
A exceção, de acordo com Kyra, é quando há uma “experiência comunitária”, como uma rede de apoio contra o câncer ou diabetes, como a que Amy buscou quando foi diagnosticada.
 
Kyra disse que ela aprendeu mais sobre engajamento de pacientes com os casos de jovens violentos crônicos, que ela assistiu em seu trabalho anterior, liderando uma organização que cuidava de jovens problemáticos. Ela disse que esses “piores infratores” ensinaram-na que os esforços para mudar comportamento devem focar não no que as pessoas deveriam fazer, mas no que elas farão de fato.
 
Jan Olderburg, vice-presidente de engajamento de paciente na subsidiária Accountable Care Solutions da Aetna, em Menlo Park, Califórnia, também expressou a opinião de que novas estratégias são necessárias. Por exemplo, ela disse que é uma limitação esperar que residentes de comunidades não atendidas saiam de sua rotina para receber serviços de saúde. Oldenburg sugere que os centros comunitários e até mesmo os “sopões” podem ser bons locais para espalhar a mensagem sobre como as pessoas podem se envolver melhor com sua própria saúde.
 
Esserman expandiu esse raciocínio dizendo que saúde móvel deve ser uma opção, mesmo para as populações de baixa renda. “Todo mundo tem um telefone celular”, observou ela, acrescentando que engajamento de paciente e satisfação de paciente podem levar aos vários tipos de resultado e redução de custos que os governantes buscam.
 
“O pacientes se tornam o catalisador [de aprimoramento]”, disse Amy. Kyra concordou, descrevendo o engajamento do paciente como a potência que irá consertar a indústria de saúde. A convergência do big data está ajudando a incentivar o engajamento dos pacientes, acrescentou ela.
 
No entanto, Amy se preocupa que haja dados demais se acumulando para serem úteis para os pacientes. “Menos, não mais”, aconselha Amy sobre a criação de aplicativos e produtos para consumidor. Ela mencionou o Glooko, um sistema que conecta medidores de glicose ao iPhone e, automaticamente, registra leituras, como um aplicativo simples e eficiente para coletar dados e gerenciar diabetes.
 
Pelo lado clínico, Esserman disse que o engajamento de pacientes é parte de um sistema de aprendizado contínuo para os médicos. Se os pacientes tiverem a oportunidade de oferecer informações, eles se tornam mais engajados em seu próprio tratamento, explicou ela, dizendo ainda que alguns estudos mostraram que esses pacientes apresentam melhores resultados.
 
Mas Esserman expressou dúvida sobre a possibilidade de os atuais médicos serem receptivos à ideia de ceder autonomia aos pacientes. “Acho que não temos massa suficiente para liderar a ideia”, disse ela, acrescentando que ela tem esperança de que a próxima geração de médicos seja mais aberta à ideia.
 
Fonte Saudeweb

Comissão aprova obrigatoriedade de acreditação na saúde

A pauta foi encaminhada para a Câmara dos Deputados. Se aprovada pelas duas casas, a nova lei remete às instituições de saúde o estabelecimento de critérios e parâmetros para a avaliação e certificação de qualidade
 
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprova projeto de lei suplementar (PLS 126/2012, de autoria do Senador Vital do Rêgo) que torna obrigatória a avaliação periódica dos serviços hospitalares. A pauta foi encaminhada para apreciação na Câmara dos Deputados, com apenas uma emenda, que suprimiu do texto original a palavra “acreditação”. Se aprovada pelas duas casas, a nova lei remete aos órgãos responsáveis pela área de saúde a incumbência de estabelecer os critérios e parâmetros para a avaliação e certificação de qualidade de hospitais de qualquer natureza, públicos ou privados, vinculados ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS). O texto prevê, ainda, que a avaliação se estenda posteriormente aos outros serviços relacionados.
 
Na justificativa do projeto, o autor lembra que, pelo sistema atual, a acreditação é voluntária e depende da iniciativa da própria instituição interessada buscar a avaliação de uma organização externa para verificar a conformidade desse sistema de saúde com um conjunto de padrões previamente estabelecidos e divulgados. Seu texto cita expressamente, como exemplo bem sucedido, o trabalho de unificação das diversas iniciativas de avaliação da qualidade em saúde realizado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), à frente do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), a partir de sua criação, em 1999.
 
Ao se analisar a iniciativa, porém, um dos principais aspectos a serem considerados é que opção voluntária pela acreditação – em prática atualmente – não se deve apenas a inexistência de lei que obrigue as instituições de saúde a adotar um sistema de certificação. A questão é mais complexa, exigindo comprometimento real – o que passa pelo envolvimento da equipe de colaboradores assim como de seus dirigentes. O processo adotado pela ONA, uma entidade não governamental criada com o apoio do Ministério da Saúde e da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), contempla as diferentes realidades, permitindo que as instituições avancem em direção à qualidade de acordo com sua capacidade e com o tempo necessário para se adequar as exigências.
 
Mas a gestão administrativa e operacional são alguns critérios básicos para o sucesso de um sistema que vise a melhoria continua de qualquer empresa e envolvem soluções específicas, que têm formas e prazos diferentes para apresentarem resultados. Trabalhando atualmente com oito IACs (Instituições Acreditadoras Credenciadas) o SBA/ONA é responsável pela certificação de Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS), em todo o país. Dentro do sistema adotado pela ONA, o processo deve ser renovado a cada dois anos, nos casos das OPSS que obtiveram Nível 1 (acreditação) e Nível 2 (acreditação plena), ou de três em três anos, quando a instituição certificada alcançou o Nível 3 (acreditada com Excelência). O sistema inclui, ainda, o selo de qualificação para prestadores de serviços para a saúde, que têm a validade de um ano.
 
A metodologia já atinge cerca de 10% dos serviços hospitalares e computa 341 homologações válidas no momento, em todo o país, incluindo não apenas os hospitais, nem ficando restrita aos serviços particulares, como também serviços do SUS e organizações prestadoras de serviços de saúde nas áreas de hemoterapia; laboratório; terapia renal substitutiva; diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear; ambulatório e/ou pronto atendimento; e atenção domiciliar. Desde o início, foram certificadas 420 OPSS e algumas instituições acreditadas pela ONA já estão na sétima recertificação, o que resulta em um total de 955 homologações concedidas entre 1999 e março de 2013.
 
Fonte Saudeweb

Brasil pode ter lei específica para portadores de próteses

Projeto dispõe sobre mecanismos de controle e monitoramento desses produtos e determina a notificação compulsória às autoridades sanitárias de defeitos detectados
 
O Brasil pode passar a ter uma lei específica que estabeleça os direitos e garantias dos portadores de órteses, próteses e materiais implantáveis de uso médico ou odontológico. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 14/2012 que deve ser analisado na terça-feira (7/05).
 
Do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), o projeto ainda dispõe sobre mecanismos de controle e monitoramento desses produtos e determina a notificação compulsória às autoridades sanitárias de defeitos detectados.
 
Na justificativa do projeto, o senador reconhece o avanço das tecnologias das próteses e o valor financeiro que circula nesse tipo de mercado. Ele assinala que, apesar disso, o Brasil ainda não dispõe de legislação que regule de forma específica os direitos dos portadores e que estabeleça mecanismos próprios de controle de qualidade e monitoramento da utilização desses produtos.
 
Para Valadares, na medida em que o uso de órteses, próteses e outros materiais implantáveis torna-se mais comum no país, faz-se necessário o Estado exercer um controle mais severo e contínuo sobre esses produtos. O projeto assegura, ainda, o direito de substituição de produtos implantados defeituosos ou que não estejam em conformidade com as especificações técnicas constantes de seu registro oficial. O relator, senador Ivo Cassol (PP-RO), é favorável ao projeto, que seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), se aprovado.
 
Fonte Saudeweb

Prefeitura de Salvador das Missões - RS

A Prefeitura de Salvador das Missões, Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de 18 vagas

Inscrições:
Até 20 de maio de 2013, pelo www.objetivas.com.br.

Valor:
R$ 75,00 ou R$ 100,00.

Remuneração:
R$ 620,69 a R$ 6.517,24

Cargos:
Ensino Superior - (1 vaga) Cirurgião-Dentista do ESF, (1) Fisioterapeuta, (1) Médico e (1) Médico do ESF;

Ensino Médio - (7) Agente Comunitário de Saúde, (1) Técnico em Contabilidade e (5) Visitador do PIM;

Ensino Fundamental - (1) Auxiliar em Saúde Bucal.

Provas:
Haverá prova objetiva

Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras - MA

A Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras, Maranhão, realiza concurso para provimento de 64 vagas e para cadastro reserva.

Inscrições:
Até 10 de maio, na rua José do Egito, s/nº, centro, São Raimundo das Mangabeiras ou pelo www.consep-pi.com.br.

Valor:
R$ 40 a R$ 76

Cargos:
Ensino Superior - Professor Multidisciplinar, Educação Física, Língua Inglesa, Informática, Matemática, Ciências, História e Música, Enfermeiro ESF, Enfermeiro Plantonista, Fonoaudiólogo NASF, Nutricionista, Nutricionista NASF, Médico ESF, Terapeuta Ocupacional NASF, Psicólogo NASF e Técnico em Tributação;

 Ensino Médio - Agente de Vigilância Sanitária VISA, Telefonista SAMU, Condutores Socorristas SAMU, Técnico em Enfermagem SAMU, Auxiliar de Saúde Bucal ESB, Monitor do PETI e Técnico em Prótese Dentária;

 Ensino Fundamental - Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas e Tratorista.

Remuneração:
R$ 678,00 e R$ 5.050,00

Provas:
Haverá prova escrita

Prefeitura de São Pedro do Butiá - RS

A Prefeitura de São Pedro do Butiá, Rio Grande do Sul, realiza seleção para preenchimento de 8 vagas

Inscrições:
Até 14 de maio, na Avenida Júlio Schwengber, nº. 1645, centro, São Pedro do Butiá

Valor:
R$ 50,00 a R$ 100,00

Cargos:
Agente Comunitário de Saúde e Médico ESF.

Remuneração:
R$ 986,00 a R$ 7.540,00

Provas:
Haverá prova objetiva

Prefeitura de São Domingos do Prata - MG

A Prefeitura de São Domingos do Prata, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva

Inscrições:
24 de abril a 9 de maio de 2013, pelo www.idecan.org.br ou na Central de Atendimento ao Candidato do IDECAN, na Rua Professor Cristiano Moraes, nº 52, Centro, São Domingos do Prata-MG

Valor:
R$ 25,00 a R$ 28,00

Cargos e vagas:
Nível Médio: Agente Comunitário de Saúde (34), Agente de Endemias (9), Agente de Endemias com CNH A (2), Artesão CAPS (1), Técnico de Higiene Dental (1).

Remuneração:
R$ 704,67 a R$ 885,32

Provas:
Provas objetivas: 26 de maio

Prefeitura de São Bento do Sul - SC

A Prefeitura de São Bento do Sul realiza concurso para provimento de 50 vagas

Inscrições:
Até 13 de maio pelo www.sociesc.org.br

Valor:
R$ 40,00.

Cargos:
Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde

Remuneração:
R$ 678,00.

Provas:
Prova objetiva: 26 de maio

Prefeitura de Putinga - RS

A Prefeitura de Putinga - RS realiza concurso para preenchimento de 3 vagas e formação de cadastro de reserva

Inscrições:
Até 13 de maio pelo www.objetivas.com.br

Cargos:
Agente Comunitário de Saúde e Médico

Remuneração:
R$ 640,00 e R$ 4.820,00

Valor:
R$ 26,41.

Provas:
Prova objetiva: 16 de junho

Prefeitura de Ponta de Pedras - PA

A Prefeitura de Ponta de Pedras, Pará, realiza concurso para provimento de 100 vagas

Inscrições:
De 22 de abril a 10 de maio pelo www.coned.com.br ou na Secretaria Municipal de Saúde de Ponta de Pedras, rua Capitão João Tavares, s/nº, centro

Valor:
R$ 50,00.

Cargos:
Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde

Remuneração:
R$ 678,00

Provas:
Provas objetivas: 9 de junho de 2013

Prefeitura de Petrolândia - SC

A Prefeitura de Petrolândia, Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento de vaga

Inscrições:
De 6 a 21 de maio de 2013 pelo www.clicksolucoesinteligentes.com.br.

Valor:
R$ 30,00.

Cargo:
Enfermeiro ESF.

Remuneração:
R$ 2.252,28

Provas:
Haverá prova objetiva

Prefeitura de Nova Trento - SC

A Prefeitura de Nova Trento - SC realiza seleção para preenchimento temporário de vagas

Inscrições:
Até 8 de maio de 2013, na Rua Santo Inácio, nº. 126, Centro, Nova Trento-SC.

Cargos e vagas:
Nível Superior: Assistente Técnico Desportivo (1), Coordenador Escolar Nível III (2), Enfermeiro (para atuar no Hospital) (1), Enfermeiro (para ESF) (1), Fonoaudióloga (para a área da Educação) (1), Fonoaudióloga NASF (1), Médico (3), Psicopedagogo (1).

Provas:
Haverá análise curricular

Prefeitura de Montes Claros - MG

A Prefeitura de Montes Claros, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 68 vagas,

Inscrições:
Entre 6 e 10 de maio na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Montes Claros, na avenida Cula Mangabeira, nº. 555, Vila Guilhermina, Montes Claros

Cargos:
Assistentes Sociais e Psicólogos

Remuneração:
R$ 1.685,83

Seleção:
Haverá análise curricular e entrevista

Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro realiza concurso para provimento de 1200 vagas para os cursos de formação de Sargentos (Exceto da Qualificação Militar de Sargentos de Saúde e Músico)

Inscrições:
Até 8 de julho de 2013, pelo www.esa.ensino.eb.br

Áreas:
Combatente/Logística - Técnica/Aviação: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico - Manutenção de Viatura Auto, Material Bélico - Manutenção de Armamento, Material Bélico - Mecânico Operador, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação - Manutenção.

Provas:
Haverá prova objetiva, redação), prova de títulos, inspeção de saúde e exame de aptidão física

Prefeitura de Picuí (PB) promove processo seletivo

Foi divulgado o edital nº 01/2013 que abre processo seletivo para contratação de pessoal na Prefeitura de Picuí, estado da Paraíba. São ofertadas 152 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.282,60, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
- Nível Superior: Advogado (1), Assistente Social (4), Educador Físico (1), Enfermeiro (7), Farmacêutico (1), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (1), Médico Auditor (1), Médico Endocrinologista (1), Médico Endoscopista (1), Médico Generalista (9), Médico Ginecologista (1), Médico Mastologista (1), Médico Oftalmologista (1), Médico Psiquiatra (1), Médico Reumatologista (1), Médico Urologista (1), Nutricionista (3), Odontólogo (1), Orientador Educacional (1), Professor de Artes (4), Professor de Ciências (4), Professor de Educação Física (2), Professor de Ensino Religioso (1), Professor de Geografia (3), Professor de História (4), Professor de Inglês (3), Professor de Matemática (4), Professor de Português (2), Psicólogo Clínico (3), Psicólogo Educacional (2), Terapeuta Ocupacional (1) e Veterinário (1);

- Nível Médio: Auxiliar de Consultório Dentário (6), Auxiliar de Enfermagem (2), Professor de Educação Infantil (6), Professor Polivalente (6), Técnico de Enfermagem (4), Técnico de Enfermagem (1), Técnico de Laboratório (1), Técnico de Prótese Dentária (2) e Técnico em Saúde do Trabalhador (1);

- Nível Fundamental: Agente de Segurança (8), Auxiliar Administrativo (4), Condutor Socorrista (6), Inspetor Escolar (4) e Instrutor de Banda (2);

- Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais (9), Coveiro (1), Motorista - Categoria B (2), Motorista - Categoria D (10), Operador de Máquina (1) e Trabalhador de Serviços Gerais (3).

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 10 de maio de 2013, exclusivamente no Centro Administrativo Municipal, em stand próprio, no horário das 7h30 às 12h e das 14h às 17h. Na sexta-feira, o horário é apenas das 7h30 às 14h.

Estão sendo oferecidas 152 vagas para os níveis fundamental (Taxa de inscrição R$ 10,00), médio (Taxa de inscrição R$ 20,00) e superior (Taxa de inscrição R$ 30,00), sendo 131 vagas para contratação imediata e 21 vagas para a composição de cadastro de reserva.

Provas
As provas escritas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 12 de maio de 2013, no horário das 08h às 12h. Poderá haver aplicação de provas no período da tarde, de acordo com a quantidade de candidatos inscritos e locais disponíveis para realização das mesmas. O candidato somente fará a prova se munido de um dos documentos oficiais de identidade, com foto, acompanhado do comprovante de inscrição.

A prova prática será realizada no Município de Picuí - PB, no dia 12 de maio de 2013, iniciando às 14h, na Praça de Eventos do Município, situada em frente ao Estádio Municipal "Amauri Sales de Melo".
 
Após a realização das Provas Objetivas, a Prefeitura divulgará os respectivos gabaritos no prazo máximo de até 24 horas, no site www.picui.pb.gov.br.

Prefeitura do Congo - PB realiza processo seletivo

A Prefeitura do Congo, estado da Paraíba, através da empresa Ápice - Consultoria, abriu edital de processo seletivo n° 002/2013 para provimento de 17 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 10.000,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Fonoaudiólogo (01), Dentista (01), Médico (02), Técnico de Laboratório (01), Agente Comunitário de Saúde (02), Professor Fundamental I (03), Professor Fundamental I "Laginha" (01), Monitor de Creche (05) e Monitor de Creche - PNE (01).

As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de maio de 2013, na sede da Prefeitura Municipal do Congo, no horário de 08 às 13 horas. O candidato deve preencher o formulário de inscrição e efetuar o pagamento da taxa, de acordo com a escolaridade, R$ 40,00 - Nível Médio e R$ 60,00 - Nível Superior.

Os candidatos de nível Superior e Médio serão avaliados pela titulação (Prova de Títulos) e pela Experiência Profissional, além de entrevista. 
 
Período para as entrevistas:
- Para Cargos de Nível Superior: 16 de Maio de 2013;
- Para Cargos de Nível Médio: 17 de Maio de 2013.

As entrevistas serão realizadas na Sede da Prefeitura Municipal do Congo, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A divulgação do resultado final do certame será na data provável de 24 de maio de 2013.

O certame terá validade de um ano, a contar da data da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal do Congo.

Prefeitura de Maracanaú (CE) lança processo seletivo

A Prefeitura de Maracanaú, no estado do Ceará, publicou edital n° 001/2013 de processo seletivo para provimento do cargo efetivo de Agente de Combate às Endemias, do Quadro de cargos efetivos do Poder Executivo do Município. O certame será executado pela sociedade empresária Pró-Município Serviços Ltda.
 
Há um total de 53 vagas para profissionais de nível fundamental completo, com salário de R$ 688,00 em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 67,50, serão realizadas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.promunicipio.com, no período compreendido entre as 10h do dia 13 de maio e as 23h e 59min do dia 24 de maio de 2013, observado o horário local.
 
A prova objetiva terá a duração improrrogável de 04 horas e será aplicada provavelmente no dia 14 de julho de 2013, das 14h às 18h horas, no município de Maracanaú, em locais a serem divulgados oportunamente. A divulgação do gabarito preliminar será na data prevista de 16 de julho de 2013.
 
O prazo de validade do certame é de até 02 anos, podendo ser prorrogado.

Prefeitura de Rodeiro (MG) promove processo seletivo

A Prefeitura de Rodeiro, no estado de Minas Gerais, lançou no Diário Oficial dos Municípios, de 07 de maio de 2013, o edital nº 013/2013 de processo seletivo para contratação temporária de profissionais, com objetivo de atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação.  
 
O processo seletivo visa o preenchimento de 06 vagas e formação de cadastro reserva para o cargo de Monitor de Escola. De acordo com a lei complementar Nº 36/2013 (02/05/13), que cria a função gratificada, os candidatos devem possuir ensino médio completo, preferencialmente em magistério, ou ensino superior na área de educação.
 
As inscrições serão recebidas apenas no dia 10 de maio de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Rodeiro. 
 
Os profissionais contratados terão direito a remuneração de R$ 678, por carga horária de 30 horas semanais. O prazo de contratação será pelo período de duração do calendário escolar e a seleção será válida por 90 dias.
 
Além dessas vagas oferecidas, a Prefeitura Municipal de Rodeiro informa que está aberta uma vaga para o cargo de MÉDICO-PSF. O vencimento base do referido cargo é de R$ 8.594,71.
 
Os interessados devem se dirigir até a recepção do órgão e solicitar uma ficha de inscrição. Mas atenção: o prazo final para a inscrição no cargo de médico será segunda-feira, dia 13 de maio de 2013, entre às 09 e 10h da manhã na prefeitura.

Prefeitura de Roque Gonzales - RS abre concurso público

A administração pública do município de Roque Gonzales, no estado do Rio Grande do Sul, publicou o edital nº 001/2013, de concurso público, visando contratar servidores de todos os níveis de escolaridade.
 
O concurso oferece quatro vagas, mais cadastro de reserva, para os cargos de instalador, motorista, operador de máquinas (Ensino Fundamental Incompleto), além de vagas para agente de saúde, eletricista (Ensino Fundamental Completo), tesoureiro e técnico em contabilidade (Ensino Médio Completo e Técnico), auxiliar administrativo (Ensino Médio Incompleto), engenheiro agrônomo, médico e médico veterinário (Ensino Superior) e operário (sem exigência específica).
 
A média salarial vai de R$ 405,43, com garantia do pagamento do salário mínimo, a R$ 1.958,54 por jornadas de trabalho de 20, 35 ou 44 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, mediante acesso ao site www.sellector.com.br, no prazo entre 7 e 20 de maio de 2013. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 32,50 e R$ 102,50, dependendo do cargo escolhido.
 
Provas
O concurso será composto de prova objetiva, prática (para alguns cargos) e avaliação de títulos. A data da prova objetiva será provavelmente em 08 de junho de 2013, em local e horário a serem divulgados em tempo oportuno pelo site www.sellector.com.br. A prova prática está marcada para 06 de julho de 2013 e o resultado final será divulgado em 18 de julho.
 
O certame terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez por igual período.

Concurso CRF - AL

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Alagoas - CRF/AL está promovendo concurso público nº 003/2013, destinado ao preenchimento de vagas existentes ou que poderão vir a existir durante a validade do presente processo. São ofertadas 03 vagas para Auxiliar Administrativo, sendo 01 para preenchimento da função na sede em Maceió e 01 vaga para Farmacêutico Fiscal.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 31 de maio de 2013, na sede do CRF/AL, situada à rua Oldemburgo da Silva Paranhos (antiga rua Goiás), 234, bairro Farol, Maceió/AL, das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.
 
O valor cobrado para se inscrever no concurso para a função de Farmacêutico Fiscal será de R$ 200,00 e para Assistente Administrativo o valor é de R$ 100,00.
 
O resumo do edital nº 004/2013 encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas, de 07 de maio de 2013, pág. 81.

Prefeitura de Rio Crespo (RO) anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Rio Crespo, estado de Rondônia, abriu edital N° 001/RH/PMRC/2013 destinado ao provimento de 02 vagas para os cargos de Fisioterapeuta e Odontólogo (nível superior). O salário é de R$ 2.240,00 por carga horária de 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 17 de maio de 2013, no Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Prefeitura Municipal de Rio Crespo (PMRC), localizada à Rua Ermelindo Milani, 1040, Bairro: Setor 01, CEP: 76.863-000, Rio Crespo-RO - Fones: (69) 3539-2013 e (69) 3539-2010 (FAX), das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h. A inscrição também poderá ser feita via SEDEX, com postagem junto aos Correios até o dia 13 de maio de 2013.

O resultado das avaliações dos títulos, as respostas dos recursos e a homologação do Processo Seletivo serão divulgados no Diário Oficial dos Municípios e afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Rio Crespo.

A homologação do resultado final do processo seletivo, será na data provável de 28 de maio de 2013, e a validade do certame será de 6 meses, contada da homologação do resultado, prorrogável por igual período.

CPSMIT (CE) abre processo seletivo para profissionais da saúde

O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Itapipoca – CPSMIT, estado do Ceará, publicou os editais nº. 001 e 002/2013 de processo seletivo. O certame tem como objetivo preencher 32 vagas de níveis médio e superior na área da saúde, com salários que variam entre R$ 698,82 e R$ 4.305,45.
 
Cargos
Edital 001: Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico em Prótese Dentária e Técnico em Saúde Bucal.

edital 002: Fonoaudiólogo e Médico nas especialidades de Cardiologia, Cardiologia/Ecocardiografia, Cardiologia/Ergometria, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Oftalmologia, Gineco Obstetra, Traumatologia/Ortopedia, Radiologia/Diagnostico por Imagem, Mastologia, Otorrinolaringologia e Urologia.
 
Do total de vagas previstas, 5% serão reservadas aos candidatos portadores de deficiências.
 
Inscrição
Para se inscrever, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponível na sede do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Itapipoca – CPSMIT, localizada à Rua Urbano Teixeira Barbosa, nº546, Bairro Centro, Itapipoca-CE, e entregá-la preenchida juntamente com o currículo e a documentação comprobatória exigida, em cópias autenticadas em cartório, até o dia 16 de maio de 2013. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
Cópia da identidade;
Cópia do CPF;
Comprovante de endereço;
Diploma de conclusão do ensino médio ou técnico;
Certificado de conclusão do curso de formação na área pretendida pelo candidato, bem como em original declarações ou certidões para comprovação de cursos ou experiências na área para qual o candidato está concorrendo.
02 fotos 3x4 coloridas.
 
Prova
A seleção será composta de análise curricular/documental e entrevista. A avaliação de currículos e documentos, constando de Titulação/Aperfeiçoamento e Experiência Profissional do candidato, será realizada na data provável de 21 e 22 de maio de 2013.
 
A entrevista será aplicada provavelmente nos dias 22 e 23 de maio de 2013, para todos os candidatos habilitados na avaliação curricular e documental.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 12 meses, prorrogáveis por igual período, a contar da publicação da homologação do resultado final.
 
O edital 001 encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado, de 06 de maio de 2013, pág. 134 a 138. Já o edital 002 está disponível na pág. 138 a 143.

Prefeitura de Ecoporanga - ES lança processo seletivo

A Prefeitura de Ecoporanga, estado do Espírito Santo, abriu edital n° 001/2013 de processo seletivo, visando a contratação de pessoal para ocupação de vagas temporárias para as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Administração e Finanças. Há um total de 179 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 8.258,28, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Assistente Social, Auditoria, Controle e Avaliação, Cirurgião Dentista, Enfermeiro - PSF, Enfermeiro - Vigilância em Saúde, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fisioterapeuta Domiciliar, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Administrativo, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem - PSF, Motorista e demais cargos.

As inscrições presenciais serão realizadas no Auditório do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Avenida José Gomes de Assis Baeta, s/n – Bairro Vila Nova Ecoporanga/ES, nos dias 08 e 09 de maio de 2013, de 08h as 13h.
 


As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no Município de Ecoporanga/ES, na data prevista de 12 de maio de 2013 (Domingo), de 08h30 às 11h30 (horário local do Estado do Espírito Santo).

As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala) e cargo, assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis no dia 09 de maio, a partir das 18h, no prédio da Prefeitura Municipal de Ecoporanga e no site da Prefeitura Municipal de Ecoporanga (www.ecoporanga.es.gov.br).

Os gabaritos oficiais preliminares das provas escritas objetivas de múltipla escolha serão divulgados no site da Prefeitura a partir de 18h do dia da realização das provas.

A validade do certame é de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Autarquia Hospitalar Municipal – SP abre vagas para ensino médio

A Superintendência da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), em São Paulo, abriu inscrições para a seleção de cinco Auxiliares Técnicos em Saúde, nas áreas de eletrocardiografia, eletroencefalografia e gasoterapia. A remuneração é de R$ 674,12 (mais vale-transporte) por uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. O edital do processo seletivo é o de nº 003/2013 /SUP.G/AHM.
 
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter ensino médio completo. A inscrição pode ser feita no dia 08 de maio de 2013, das 9h às 15h, nos seguintes endereços:
 
HM Dr. José Soares Hungria Av. Menotti Laudisio, 100 - Pirituba
 
HM e Maternidade Prof. Mário Degni Rua Lucas de Leyde, 257 – Rio Pequeno
 
HM Dr. Alípio Correa Neto Al. Rodrigo de Brum, 1989 – Ermelino Matarazzo
 
HM Dr. Cármino Caricchio Av. Celso Garcia, 4815 – Tatuapé   
 
Será preciso apresentar, no momento da inscrição, a ficha de inscrição preenchida para ser entregue com os originais e cópias dos documentos obrigatórios exigidos, além de documentos para comprovação de tempo de experiência profissional na função que vai concorrer.
 
O processo seletivo consistirá de análise de documentos e os candidatos serão convocados através do Diário Oficial da Cidade e pelo site www.prefeitura.sp.gov.br.
 
O presente processo seletivo para contratação por tempo determinado, terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Contratação de médicos estrangeiros é tema de discussões de três ministérios e da Casa Civil

Brasília – A contratação de médicos estrangeiros faz parte das discussões de integrantes dos ministérios da Saúde, da Educação e das Relações Exteriores, além da Casa Civil. A discussão não se limita à vinda de profissionais cubanos e se estende à busca de parcerias com Portugal, por exemplo. Segunda-feira (6) o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, mencionou a articulação de um acordo para a contratação de 6 mil médicos cubanos.
 
No começo do ano, a presidenta Dilma Rousseff se reuniu com integrantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), de quem recebeu um abaixo-assinado que pedia a contratação de médicos de Portugal para atender nas prefeituras. No final de abril, a ministra-chefe de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, mencionou a intenção do governo de buscar médicos estrangeiros para os locais carentes do país.
 
A articulação para a contratação de médicos cubanos é conduzida pelos governos do Brasil e de Cuba, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os detalhes, segundo Patriota, e o chanceler cubano Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, ainda estão em fase de negociações. O assunto foi tema de reunião ontem em Brasília.
 
Patriota e Rodríguez não informaram como será a concessão de visto – se será definitivo ou provisório. Segundo o chanceler brasileiro, há um déficit de profissionais brasileiros na área de saúde atuando nas áreas carentes do país, daí a articulação com Cuba.
 
“Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e a qual também atribuímos um valor estratégico”, disse ele.
 
As negociações para o envio dos médicos cubanos para o Brasil foi articulada por Dilma, em janeiro de 2012, quando ela visitou Havana, a capital cubana. Na ocasião, ela defendeu uma iniciativa conjunta para a produção de medicamentos e também mencionou a ampliação do envio de médicos cubanos ao Brasil, para apoiar o atendimento no Serviço Único de Saúde (SUS).

Fonte Agência Brasil

Cai a níveis críticos quantidade de sangue para transfusões em São Paulo

O sangue tipo O positivo é o mais requisitado nos atendimentos
São Paulo - A Fundação Pró-Sangue está fazendo um apelo à população para que doe sangue do tipo O positivo e ajude a entidade a sair do nível crítico de sua capacidade no abastecimento de mais de 100 instituições de saúde da rede pública do estado de São Paulo. “Temos sangue apenas para atender a casos de paciente em emergência”, disse o médico Carlos Roberto Jorge, hematologista da fundação.
 
Ele explicou que  nos últimos 15 dias o movimento nos postos de coleta foi atípico, com uma diminuição que sempre é comum em dias mais frios,. Observou, no entanto, que a temperatura ainda nem tinha começado a cair para justificar esse comportamento. De acordo com a Fundação Pró-Sangue, o estoque está 95% abaixo da quantidade confortável para garantir o fornecimento, levando ao risco de cancelamento de algumas cirurgias.
 
O sangue tipo O positivo é o mais requisitado nos atendimentos e ontem (7) estavam disponíveis apenas 78 bolsas ante uma necessidade estimada de 630 bolsas. Incluindo os demais tipos sanguíneos, a reserva diária ideal sobe para 1.500 bolsas.
 
O hematologista Carlos Roberto Jorge informou ainda que há a colaboração de pessoas vinculadas a empresas, entidades ou repartições públicas onde ocorrem as coletas coletivas. Citou como exemplo as que chegam por meio do Exército, de clubes de futebol ou torcidas organizadas. Para ele, entretanto, só essas fontes não bastam para assegurar o atendimento.
 
O médico lembrou que os interessados em participar da campanha precisam apresentar boas condições de saúde e , ao contrário do que muitos imaginam, devem comparecer aos postos de coleta bem alimentados. É recomendável evitar o consumo de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e de bebidas alcoólicas 12 horas antes.
 
Além disso, o doador deve ter idade entre 16 e 67 anos, pesar 50 quilos ou mais e apresentar um documento de identidade com foto. No caso de quem tomou a vacina contra a gripe, é necessário esperar passar 48 horas após a medicação.
 
Antes da doação, a pessoa é submetida a uma entrevista. Maiores detalhes podem ser obtidos por meio do site http://www.prosangue.sp.gov.br  ou do telefone 0800-55-0300.
 
Fonte Agência Brasil

CFM diz que é temerária a contratação de médicos estrangeiros para atender moradores de áreas carentes

Brasília – O Conselho Federal de Medicina (CFM) apresentou ontem (7) os resultados da revalidação de diplomas de médicos formados em Cuba, para contestar a proposta do governo brasileiro de trazer profissionais cubanos para trabalhar em regiões carentes do país.
 
Os números mostram que, dos 182 médicos formados em Cuba, que fizeram o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos em 2012, apenas 20 foram aprovados. O exame do Ministério da Educação é necessário para o estrangeiro exercer a profissão no Brasil.
 
O vice-presidente do CFM, Vital Corrêa, demonstrou preocupação com a possível contratação de médicos formados no exterior sem que eles passem por exame de avaliação para atestar a qualidade da formação profissional. Segundo ele, o CFM não é contra a atuação de médicos formados no exterior desde que eles passem por essa avaliação.
 
“Se os médicos formados no exterior vem exercer a profissão sem nenhum critério de avaliação de suas qualificações, isso é temerário. Naturalmente, traz à população grandes riscos, principalmente a parte da população mais carente. Isso não se configura como uma medida legal, nem justa”, disse.
 
Dos 26 médicos com diploma espanhol que fizeram o exame em 2012, cinco foram aprovados. Dos oito portugueses inscritos, três foram aprovados. Hoje, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que governo brasileiro estuda atrair também profissionais destes dois países para trabalhar nas regiões mais carentes do país.
 
Sobre as críticas do CFM, Padilha destacou que o governo descartou a validação automática de diplomas e a contratação de médicos de países que tenham menos profissionais que o Brasil, como é o caso da Bolívia e do Paraguai. 
 
Fonte Agência Brasil

Doenças isquêmicas do coração matam 75 paulistas por dia

São Paulo – Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde de São Paulo mostrou que as doenças isquêmicas do coração são as principais causadoras de mortes no estado.
 
O número de casos chegou a 27.692 em 2011, o que equivale a uma média de 75 mortes por dia. As doenças isquêmicas são decorrentes do entupimento das artérias por gordura, diminuindo o fluxo de sangue que passa pelo coração. O entupimento provoca dores e desconfortos no peito devido à quantidade insuficiente de sangue que o órgão recebe para bombear.
 
De acordo com o cardiologista Marcelo Sampaio, do Instituto Dante Pazzanese, as principais causas da doença são o fumo, o diabetes, a hipertensão e o colesterol alto. Indivíduos com histórico de problemas cardíacos na família também devem ficar atentos, principalmente se o pai ou a mãe manifestaram a doença. Idade avançada e sedentarismo também podem influenciar.
 
“As doenças do coração vêm aumentando sua incidência na população brasileira. É um fenômeno que ocorreu em alguns países industrializados na mudança do século e, com a mudança das condições gerais no nosso país, era um fenômeno que nós íamos presenciar aqui. São doenças absolutamente estáveis, porque decorrência de fatores de risco muito presentes no contexto ambiental no nosso país nos últimos anos”.
 
Os sintomas são dores ou pressão no peito e falta de ar. As doenças isquêmicas do coração podem ser crônicas ou agudas. Na isquemia crônica, o paciente sente dores no peito com alguns períodos de intervalo. A isquemia aguda é considerada um infarto. “Os números da incidência são impactantes, mas é possível e factível evitar a doença com métodos preventivos. Nossa intenção chamar a atenção para a adoção de políticas de saúde e da população para que saiba o que está acontecendo”.
 
O médico explicou que a isquemia é causada por uma obstrução progressiva e, quando toda a artéria está fechada, ocorre o enfarto. “Isso pode ser fatal, quase 60% dos atingidos morrem antes de chegar no hospital. Em geral, quando há o enfarto, uma parte do músculo do coração morre. Se for uma parte significativa a pessoa vai ter sequela que é a fraqueza do músculo do coração”.
 
Além das doenças isquêmicas do coração, as principais causas de morte no estado de São Paulo em 2011, foram: acidente vascular cerebral, com 21.754 óbitos, outras doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca, com 17.629, seguida por doenças crônicas das vias aéreas inferiores, como pneumonia e bronquite, com 10.212 mortes, diabetes, com 10.067, tumores malignos, com 8.693 e doenças hipertensivas, 8.034.
 
Fonte Agência Brasil