Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ingrediente natural do leite materno previne doença intestinal mortal em bebês

Ingrediente natural encontrado no leite materno pode ser usado para prevenir bebês prematuros de desenvolver condição intestinal mortal e incurável
Ingrediente natural encontrado no leite materno pode ser usado
 para prevenir bebês prematuros de desenvolver condição
intestinal mortal e incurável
Estudo mostra que adicionar nitrato de sódio a fórmulas podem evitar enterocolite necrosante em recém-nascidos prematuros
 
Um ingrediente natural encontrado no leite materno pode ser usado para prevenir bebês prematuros de desenvolver uma condição intestinal mortal e incurável, de acordo com pesquisadores da University of Pittsburgh School of Medicine, nos EUA.
 
A doença começa com um bebê que nasce muito cedo, ou seja, antes das 36 semanas de gestação. Uma vez estável, normalmente o bebê é alimentado com fórmula, porque muitas vezes o leite materno não está prontamente disponível para prematuros.
 
Dentro de aproximadamente 10 dias após o nascimento, o bebê começa a vomitar e algumas horas mais tarde, a barriga torna-se distendida e descolorida. "Torna-se claro que a criança desenvolveu um grande problema em sua barriga, e um raio-X normalmente confirma o diagnóstico de enterocolite necrosante, ou NEC, em que o tecido intestinal está morrendo. Nós não temos escolha a não ser retirar as partes mortas do intestino, mas, apesar da cirurgia, metade desses bebês prematuros ainda morrem da doença", explica o autor sênior David Hackam.
 
Hackam e sua equipe observaram que NEC ocorre quando o intestino começa a ser colonizado com bactérias, processo que ocorre normalmente após o nascimento. Eles se concentraram no receptor toll-like 4 (TLR4), proteína imune que está envolvida no reconhecimento de micróbios e que eles descobriram que desempenha um papel no desenvolvimento do intestino.
 
No trabalho atual, a equipe demonstrou que TLR4 está presente em maior quantidade no revestimento dos vasos sanguíneos em prematuros do que em bebês nascidos no momento certo da gravidez.
 
O estudo mostra que ao contrário de ratos normais, aqueles criados sem TLR4 nos seus vasos sanguíneos não desenvolveram NEC em um modelo concebido para induzir a doença.
 
Os resultados indicam que as bactérias no sangue ativam TLR4 levando a uma redução de óxido nítrico, que por sua vez reduz os vasos sanguíneos e diminui o fluxo sanguíneo.
 
"Este caminho pode ser perigoso quando o intestino imaturo do prematuro torna-se inflamado pela exposição a bactérias normalmente presentes no intestino. TLR4 abundante provoca um desligamento do fornecimento de sangue para o intestino, levando à morte do tecido ou necrose", explica Hackam.
 
Os bebês prematuros que são amamentados ao invés de alimentados com fórmulas são mais propensos a sobreviver a NEC, assim os pesquisadores investigaram mais de perto os componentes do leite materno.
 
Eles descobriram que o leite materno contém elevados níveis de nitrato de sódio, que é convertido em nitrito pelas bactérias intestinais. Nitrito pode ser diretamente convertido para o vasodilatador óxido nítrico, que tanto pode proteger a mucosa intestinal quanto melhorar o fluxo sanguíneo.
 
"O nitrito adicional aparece superar os efeitos da ativação do TLR4 e corrigir o problema de fluxo de sangue. Quando demos uma fórmula suplementada com um nitrato de sódio e nitrito para os animais prematuros, vimos uma melhora no fluxo do sangue no intestino delgado e eles não desenvolveram NEC", observam os pesquisadores.
 
A equipe de pesquisa está testando o composto, que é aprovado pela FDA para outros usos, em outros modelos de NEC com a esperança de que ele poderia ser rotineiramente adicionado a fórmulas para prematuros a fim de prevenir NEC.
 
Fonte isaude.net

Dificuldade para dormir duplica risco de câncer de próstata

Homens que sofrem de insónia possuem maiores chances de desenvolverem câncer de próstata
Homens que sofrem de insónia possuem maiores chances
 de desenvolverem câncer de próstata
Probabilidade de desenvolver a doença aumentou de acordo com gravidade dos problemas de sono relatados pelos pacientes
 
Homens que relataram problemas de sono, incluindo dificuldade em dormir e permanecer adormecido, apresentaram risco duas vezes maior de câncer de próstata, de acordo com dados divulgados pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer.
 
"Os problemas do sono são muito comuns na sociedade moderna e podem ter consequências prejudiciais para a saúde. Mulheres com distúrbios do sono podem ter risco aumentado de câncer de mama, mas pouco se sabe sobre o papel potencial dos problemas de sono no câncer de próstata", afirma a pesquisadora Lara G. Sigurdardóttir, da Universidade da Islândia.
 
Estudos anteriores já haviam gerado resultados conflitantes para uma associação entre distúrbios do sono de turnos noturnos de trabalho e o risco de câncer de próstata.
 
Sigurdardóttir e seus colegas, decidiram, então, investigar o papel do sono sobre o risco de câncer de próstata.
 
Os pesquisadores acompanharam 2.102 homens com idades entre 67 e 96 anos. Após a inscrição no estudo, os participantes responderam a quatro perguntas sobre distúrbios do sono: se eles tomavam medicamentos para dormir; se tinham dificuldade em adormecer; se acordavam durante a noite com dificuldade de voltar a dormir; ou se acordavam de manhã cedo com dificuldade de voltar a dormir.
 
Entre os participantes, 8,7 e 5,7% relataram problemas graves e muito graves do sono, respectivamente. Nenhum dos participantes tinha câncer de próstata no início do estudo.
 
Os pesquisadores acompanharam os participantes durante cinco anos e, durante este período, 6,4% foram diagnosticados com câncer de próstata.
 
Depois que os pesquisadores ajustaram para a idade, eles descobriram que, em comparação com os homens que não relataram problemas com o sono, o risco de câncer de próstata aumentou de acordo com gravidade dos problemas em dormir e permanecer adormecido de 1,6 vezes para 2,1 vezes.
 
Além disso, a associação foi mais forte para câncer de próstata avançado do que para o câncer de próstata em geral, com risco mais três vezes maior de câncer de próstata avançado associado com problemas "muito graves" de sono.
 
De acordo com Sigurdardóttir, esses dados devem ser confirmados com um grupo maior, com períodos de observação mais longos. "O câncer de próstata é uma das principais preocupações de saúde pública para os homens e problemas de sono são bastante comuns. Se nossos resultados forem confirmados por outros estudos, o sono pode tornar-se um alvo potencial para a intervenção a fim de reduzir o risco de câncer de próstata", conclui.
 
 
Fonte isaude.net

Relatos da mídia sobre substâncias nocivas podem desencadear sintomas de doenças

Relatos da mídia sobre substâncias que podem ser perigosas
 para a saúde podem fazer com que as pessoas desenvolvam
 sintomas de uma doença
Reportagens acerca de riscos potenciais, muitas vezes sem evidência científica, influenciam saúde de grande parte da população
 
Relatos da mídia sobre substâncias que podem ser perigosas para a saúde podem fazer com que as pessoas desenvolvam sintomas de uma doença, mesmo sem nenhuma razão objetiva para isso. Esta é a conclusão de um estudo de pesquisadores da Johannes Gutenberg University Mainz, na Alemanha.
 
"Existe um considerável corpo de evidências de que a hipersensibilidade eletromagnética pode realmente ser o resultado de um chamado efeito nocebo. A mera antecipação de uma possível lesão pode realmente provocar dor ou transtornos. Este é o oposto do efeito analgésico que conhecemos e que pode ser associado com a exposição a placebos", afirma o pesquisador Michael Witthoft.
 
O estudo ilustra como os relatos da mídia sobre os riscos à saúde podem desencadear ou amplificar os efeitos nocebo em algumas pessoas.
 
 
Frequentemente, a mídia têm relatado sobre os riscos potenciais à saúde associados com os campos eletromagnéticos (CEM) produzidos por telefones celulares, antenas de telefonia celular, linhas de alta tensão e dispositivos Wi-Fi gratuitos.
 
As pessoas que são sensíveis a campos eletromagnéticos relatam sintomas como dores de cabeça, tonturas, ardor ou sensação de formigamento em sua pele, e eles atribuem esses efeitos à radiação. Algumas pessoas realmente faltam ao trabalho ou se retiram do ambiente social devido à hipersensibilidade eletromagnética e, em casos extremos, podem até mesmo se deslocar para regiões remotas para ficar longe de equipamentos elétricos completamente.
 
"No entanto, testes demonstraram que as pessoas afetadas não são capazes de dizer se realmente foram expostas a um campo eletromagnético. Na verdade, os sintomas são provocados exatamente da mesma forma se elas são expostas a campos verdadeiros ou de mentira", observa Witthoft.
 
O chamado efeito nocebo foi inicialmente identificado durante os ensaios farmacêuticos. Os indivíduos exibiram efeitos secundários indesejáveis, mesmo que não estivessem recebendo a medicação, mas apenas um placebo.
 
Witthoft e seus colegas testaram 147 participantes que assistiram, pela primeira vez, a uma reportagem específica na televisão. Um grupo de participantes assistiu a um documentário da BBC, que tratou em termos inequívocos sobre os riscos potenciais à saúde supostamente associados com telefone celular e sinais sem fio. O outro grupo assistiu a um relatório sobre a segurança dos dados de telefonia via Internet e celular.
 
Então, todos os indivíduos de ambos os grupos foram expostos a sinais de WiFi falsos que eles acreditavam ser reais. Mesmo não tendo sido expostos a qualquer radiação, alguns dos indivíduos desenvolveram sintomas característicos: 54% dos participantes relataram ter agitação e ansiedade, perda de concentração ou formigamento nos dedos, braços, pernas e pés. Dois participantes deixaram o estudo prematuramente porque seus sintomas eram tão graves que não queriam mais ser expostos à ' radiação' .
 
Os pesquisadores notaram que os sintomas eram mais grave entre os indivíduos que tiveram alta ansiedade pré-existente, ou seja, aqueles que assistiram ao documentário sobre os possíveis perigos da radiação eletromagnética.
 
O estudo demonstra, assim, que relatos da mídia sensacionalista sobre riscos potenciais, que muitas vezes não têm evidência científica, podem ter um efeito significativo sobre a saúde de grande parte da população.
 
Tal especulação sobre perigos para a saúde provavelmente tem mais do que apenas um impacto de curto prazo, é provável que, a longo prazo, algumas pessoas comecem a acreditar que são sensíveis e desenvolvam sintomas em determinadas situações.
 
Fonte isaude.net

Crack provoca maior porcentagem de morte de neurônios que a cocaína

Usuários de crack na região conhecida como
Foto: Marcelo Camargo/ABr
Usuários de crack na região conhecida como "Cracolândia",
em São Paulo
A fumaça que o usuário inala com a queima da pedra tem efeito rápido. Quanto mais fuma, mais rápido é este efeito
 
O usuário de crack inala não apenas a cocaína, mas também uma substância derivada de sua pirólise, um éster denominado metilecgonidina (AEME). Essa substância provoca a morte de neurônios de um modo muito mais agressivo do que aquele observado quando o usuário cheira ou injeta a cocaína, como mostram estudos realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

O crack é a mistura da pasta bruta de cocaína, bicarbonato de sódio e água." Quando o usuário aquece a pedra de crack, ele acaba por inalar não apenas a cocaína (um alcaloide) mas também a AEME, um éster. Por isso, os danos são muito maiores, pois o usuário sofre os efeitos tanto da cocaína como da AEME" , explica a professora Tania Marcourakis, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da FCF, que é responsável por uma linha de pesquisa sobre o tema.

Os pesquisadores realizaram estudos (in vitro) utilizando uma cultura primária de neurônios extraídos do hipocampo (região do encéfalo ligada à memória) de fetos de ratos. Os cientistas descobriram que nas amostras onde incubaram a AEME e a cocaína juntas, durante um período de 48 horas, houve pelo menos 50% mais mortes de neurônios, em comparação às amostras onde a cocaína e a AEME foram incubadas isoladamente na cultura primária de neurônios. Estes resultados indicam que o usuário de crack pode estar exposto a uma maior neurodegeneração em relação aos usuários de outras formas de uso da cocaína.

Este estudo foi realizado durante o mestrado do aluno Raphael Caio Tamborelli Garcia, " Efeitos neurodegenerativos da metilecgonidina e da cocaína em cultura celular primária de hipocampo" , apresentado em 2009 sob a orientação da professora Tania.

Atualmente, Garcia está cursando o doutorado nos Estados Unidos onde investiga os efeitos da AEME no cérebro de ratos. " A pesquisa tem o objetivo verificar se a AEME é apenas neurotóxica ou se também contribui para a dependência ao crack" , explica a professora.

Sabe-se que a fumaça que o usuário inala com a queima da pedra do crack é absorvida rapidamente pelo organismo, provocando, do mesmo modo, um efeito muito rápido. Então, quanto mais o usuário fuma, mais rápido é o efeito. E quanto mais ele fuma, mais ele quer fumar, e mais rápido se torna dependente da droga.

Com informações da Agência USP
 
Fonte isaude.net

Ministério da Saúde anuncia bloqueio de UTI do Hospital Conceição no RS

O ministro Padilha ressaltou que o Hospital Conceição realiza
 busca contínua de bactérias multirresistentes em pacientes
internados em áreas fechadas
Hospital registrou quatro pacientes colonizados pela NDM-1. Foram identificados 18 pacientes com a bactéria KPC
 
O Hospital Conceição de Porto Alegre (RS) teve 15 leitos de UTI bloqueados nesta quinta-feira, durante visita dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage. Foram intensificadas as ações de vigilância e prevenção a infecções hospitalares, especialmente pelos agentes bacterianos Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) e a New Delhi metallo-B-lactamase-1 (NDM-1), identificados na instituição. O hospital registrou quatro pacientes colonizados pela NDM-1 e um caso de infecção, sendo que o paciente teve alta hospitalar. Também foram identificados 18 pacientes com a bactéria KPC.

Em parceria com as secretarias estadual e municipal da Saúde, serão abertos cinco leitos de UTI em hospitais de Porto alegre e 10 no município de Canoas. Também será ampliado o número de profissionais de limpeza na UTI e em áreas fechadas do Hospital Conceição, bem como o controle mais rigoroso no uso de antibióticos, além de intensificadas ações do Programa S.O.S Emergências. Padilha destacou ainda que outros hospitais devem intensificar ações de vigilância para prevenir novos casos semelhantes.
 
O ministro Padilha ressaltou que o Hospital Conceição realiza busca contínua de bactérias multirresistentes em pacientes internados em áreas fechadas. Ele explicou que estas bactérias se disseminam no ambiente hospitalar, principalmente em hospitais de alta complexidade, acometendo pacientes em situação crítica, em uso de vários antibióticos.

No início de abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu o Comunicado de Risco às Comissões de Controle de Infecção Hospital (CCIH) e às Coordenações Estaduais de Controle de Infecção (CECIH). O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, determinou à direção do hospital a adoção de diversas medidas de prevenção e controle, entre elas a formação de uma equipe técnica para acompanhar e fazer um levantamento de toda situação.

Também foi determinada a busca ativa dos pacientes; a implementação de um plano de ação para higienização da UTI do Hospital; a distribuição de produtos saneantes para a limpeza de superfícies do Hospital e, ainda, a coleta de amostras ambientais a serem encaminhadas ao Lacen/RS para exames.

As enterobactérias são microrganismos que, em geral, habitam os intestinos humanos e eventualmente podem causar infecção em pacientes suscetíveis, em situação de estresse metabólico, como pacientes de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), pacientes com doenças crônicas debilitantes ou com feridas operatórias; usuários de medicamentos imunossupressores (como os corticoides e os usados para evitar rejeição de órgão transplantado) ou usuários de dispositivos como cateteres e sondas.

A resistência aos antibióticos das enterobactérias é um problema de saúde pública observado em hospitais do mundo todo. A disseminação do mecanismo de resistência e o risco de propagação entre as espécies são elevados. Não há evidências de ameaça às pessoas sadias ou à população, no entanto cuidados, como a lavagem das mãos, com sabão ou álcool gel, é a medida mais simples e mais eficaz no controle da disseminação de bactérias. Além disso, os profissionais de saúde devem manter o protocolo de medidas preventivas.

A KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) e New Delhi metallo-B-lactamase-1 (NDM-1) não são agentes bacterianos, mas um mecanismo de resistência que pode estar presente em diferentes tipos de bactérias Gram-negativas como Klebisella pneumoniae, Escherichia coli, Serratia marcescens, Proteus mirabilis, entre outras.

A transmissão ocorre por meio do contato direto, como tocar a outra pessoa, ou por contato indireto, por meio do uso de um objeto comum. O primeiro registro de KPC no Brasil foi em 2005, mas em outros países ela já existe há mais tempo, inclusive Dinamarca, França e Estados Unidos, países considerados com alto padrão de higienização nos hospitais.
 
Fonte isaude.net

Prefeitura de Taboão da Serra - SP

A Prefeitura de Taboão da Serra, São Paulo, realiza concurso para provimento de 119 vagas

Inscrições:
De 13 a 31 de maio pelo www.zambini.org.br.

Valor:
R$ 72,90.

Cargos:
(2 vagas) Médico Cirurgião Vascular, (40) Clínico Geral, (2) Endocrinologista, (10) Generalista da Família, (20) Ginecologista Obstetra, (2) Neuroclínico, (1) Oftalmologista, (30) Pediatra, (1) Pneumologista Adulto, (1) Pneumologista Infantil e (10) Psiquiatra.

Remuneração:
De R$ 60,00 por hora a R$ 10.000,00

Provas:
Provas objetivas: 30 de junho de 2013.

Prefeitura de Zacarias - SP

A Prefeitura de Zacarias-SP realiza concurso para preenchimento de 16 vagas

Inscrições:
Até 12 de maio pelo www.institutosoler.com.br

Valor:
R$ 25,00 a R$ 50,00

Cargos:
Nível Superior: Cirurgião-Dentista do ESF (1), Enfermeiro (2), Enfermeiro do ESF (1), Farmacêutico (2), Médico (2);
Nível Médio: Auxiliar Odontológico do ESF (1), Técnico em Enfermagem (1);
Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde - ESF (6).

Remuneração:
R$ 818,94 a R$ 7.358,16.

Provas:
Haverá provas objetivas

Universidade de São Paulo - USP

A Universidade de São Paulo - USP realiza concurso para provimento de 1 vaga para a Faculdade de Odontologia de Bauru

Inscrições:
26 de abril a 24 de junho de 2013, na Secretaria da Assistência Técnica Acadêmica da FOB/ USP, Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, nº 9-75.

Provas:
Haverá prova Escrita; Julgamento do Memorial com Prova Pública de Arguição e Prova Didática.

Área:
Odontologia

Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc/RS

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rio Grande do Sul, realiza concurso para preenchimento de 15 vagas para os Departamentos de Biologia e Farmácia, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, História e Geografia e Química e Física.

Inscrições:
Até 21 de maio, no Protocolo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), na avenida Independência, nº. 2293

Valor:
R$ 150,00.

Áreas:
Geriatria, Pediatria, Pneumologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Teoria das Relações Internacionais, Teoria Econômica, Redação Publicitária, Teoria da Comunicação, Relações Públicas, Fundações, Geografia e Área de Física (Eletrônica, Eletricidade e Magnetismo).

Universidade Estadual Paulista - Unesp - Araraquara

A Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus de Araraquara realiza concurso para preenchimento de uma vaga

Inscrições:
Até 15 de junho de 2013, na Seção Técnica de Comunicações da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Rodovia Araraquara/ Jaú, km 01, Campus Universitário.

Remuneração:
R$ 12.527,42

Área:
Departamento de Fármacos e Medicamentos

Provas:
Haverá Prova de Títulos; Prova Didática; e Prova de Arguição do Memorial

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de vagas nos campi de Frederico Westphalen, Santa Maria e Palmeira das Missões.

Inscrições:
Até 14 de maio, pelo www.ufsm.br

Valor:
R$ 55,00 e R$ 85,00

Cargo:
Técnico-administrativo em Educação, classes D e E.
Classe E - superior - Analista de Tecnologia da Informação, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário-Documentalista, Biólogo, Enfermeiro, Engenheiro/Mecânico, Farmacêutico Bioquímico, Médico/Medicina do Trabalho e Psicólogo;
Classe D - Técnico em Segurança do Trabalho e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais.

Remuneração:
R$ 1.912,99 a R$ 3.138,70

Universidade Federal de Viçosa - UFV/MG

A Universidade Federal de Viçosa - UFV/MG realiza seleção para preenchimento de vaga para Professor Auxiliar doCampus de Rio Paranaíba.

Inscrições:
Até 18 de maio de 2013, na Secretaria da Comissão Permanente do Pessoal Docente - CPPD (Sala 205, Ed. Arthur da Silva Bernardes, Campus Universitário, Viçosa - MG).

Valor:
R$ 24,64.

Remuneração:
R$ 8.049,77.

Área:
Ciência de Alimentos; Conservação, Tecnologia e Toxicologia de Alimentos. Para isso, é preciso ter graduação em Engenharia de Alimentos, Ciências de Alimentos ou Ciência e Tecnologia de Laticínios, com Mestrado e/ou Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos ou Engenharia de Alimentos.

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), realiza seleção para preenchimento de 8 vagas para Professor nos Centros de Ciências da Saúde, Ciências Jurídicas e Econômicas e de Educação.

Inscrições:
29 de abril a 28 de maio nas secretarias dos Departamentos de Prótese Dentária e de Linguagens, Cultura e Educação ou pelo www.progepaes.ufes.br

Valor:
R$ 250,00

Áreas:
Departamentos de Educação Integrada em Saúde, Prótese Dentária, Pediatria, Ciências Contábeis, Direito, Linguagens e de Cultura e Educação

Provas:
Haverá prova escrita e de aptidão didático-prática, plano de trabalho, prova de títulos e de publicação de trabalhos

Universidade Vale do Acaraú - UVA - CE

A Universidade Vale do Acaraú (UVA), Ceará, realiza seleção para preenchimento de 9 vagas para Professor Substituto e formação de cadastro de reserva para os Centros de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Filosofia, Letras e Educação (Cenfle), Ciências da Saúde (CCS), Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) e de Ciências Agrárias e Biológicas (CCAB)

Inscrições:
6 a 17 de maio pelo www.uvanet.br e entregá-lo na sede da UVA (avenida Dr. Guarany, nº. 317, campus Cidao, Sobral)

Valor:
R$100,00

Áreas:
Ciências Contábeis, Administração, Filosofia, Letras, Enfermagem, Matemática, Engenharia Civil, Física, Química, Zootecnia e Pedagogia, com jornadas de 40h semanais.

Remuneração:
R$ 1.483,16 a R$ 4.237,59

Provas:
Haverá provas escrita e didática

Concurso Prefeitura de Eusébio - CE 2013

A Prefeitura de Eusébio, cidade localizada a 18 km de Fortaleza, no estado do Ceará, realiza concurso público (nº 001/2013) para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal do Município. O objetivo do certame é preencher 933 vagas, sendo 886 para preenchimento imediato e 47 para cadastro de reserva.
 
Os cargos disponíveis são: auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, pedreiro, servente de pedreiro, almoxarife, auxiliar de serviços educacionais, bombeiro hidráulico, eletricista, maqueiro, mecânico de veículos automotores, motorista CNH categoria D, porteiro, recepcionista, telefonista, agente administrativo, agente ambiental, auxiliar de sala de aula, auxiliar em saúde bucal, educador social, fiscal de obras e serviços, guarda municipal, monitor de informática, técnico em enfermagem, técnico em prótese dentária, técnico em radiologia, advogado, assistente social, biólogo, contador, enfermeiro plantonista, enfermeiro PSF, engenheiro civil, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, geógrafo, médico de várias especialidades, nutricionista, odontólogo, pedagogo, professor de várias disciplinas/áreas, psicólogo, psicopedagogo, sociólogo, técnico administrativo e terapeuta ocupacional.
 
O salário proposto varia de R$ 640,00 a R$ 4.483,07, com carga horária de até 200 h/mês.
 
As inscrições presenciais serão realizadas, pessoalmente ou por procuração, no Mercado Central do Eusébio, localizado na Avenida Eusébio de Queiroz S/N, bairro Centro, no período de 6 de maio a 3 de junho de 2013, das 8h às 12h e 13h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados.
 
Serão realizadas inscrições pela internet, através do endereço eletrônico www.promunicipio.com, no período compreendido entre às 10h do dia 6 de maio de 2013 e às 23h e 59min do dia 3 de junho de 2013, observado o horário local.
 
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, serão disponibilizados computadores no Mercado Central do Eusébio. no mesmo período acima citado, observado o horário de funcionamento do estabelecimento, que é de 8h às 12h e de 13h às 17h, de segunda - feira à sexta- feira.
 
A taxa de inscrição será de:
 
R$ 40,00 para os cargos de ensino fundamental;
R$ 80,00 para os cargos de nível médio;
R$ 120,00 para os cargos de nível superior.
 
As provas escritas para todos os cargos serão realizadas provavelmente no dia 30 de junho de 2013, no horário e nos locais a serem divulgados oportunamente. O gabarito preliminar será divulgado no dia 1º de julho de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Concurso Prefeitura de Ipecaetá - BA

A Prefeitura de Ipecaetá, no estado da Bahia, abriu o edital N° 001/2013 de concurso público, com a intenção de ocupar 337 vagas para cargos de todos os níveis escolares. Os salários podem chegar até R$ 3.000,00 por carga horária variada de 20, 30 e 40 horas semanais. 
 
Cargos
As chances são para os cargos de Artífice, Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Social, Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Ensino, Bioquímico, Controlador de Pessoal, Coveiro, Enfermeiro, Farmacêutico, Professor e demais cargos.

Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 06 a 15 de maio de 2013, no Centro Cultural Francisco Fagundes de Oliveira Filho, na Avenida Possidônio de Souza S/N, centro, Ipecaetá-Bahia, no horário: 8h às 12h, 13h às 17h.

Taxas
- Cargo com escolaridade Nível Superior 90,00;
- Cargo com escolaridade de Nível Médio 60,00;
- Cargo com escolaridade de Nível Fundamental Completo ou Incompleto 40,00.

Provas
O concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Administração (Fundação ADM), que aplicará a prova de conhecimentos provavelmente no dia 16 de junho de 2013 (domingo) em locais e horários devidamente comunicados aos candidatos no aviso de homologação das inscrições.

Prefeitura de Piritiba (BA) promove processo seletivo

A Prefeitura de Piritiba, Estado da Bahia, através do Exito Cursos e Concursos, divulgou edital N° 01/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de várias vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar a R$ 2.000,00 em carga horária variada de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
O certame destina-se ao provimento de 445 vagas nos cargos públicos municipais, sendo que 249 vagas são para cadastro de reserva.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Atendente, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Motorista Categorias "D", Operador de Máquinas Pá Carregadeira, Operador de Máquinas Patrol, Operador de Máquinas Retro Escavadeira, Agente/Técnico Epidemiológico, Agente de Endemias, Agente/Técnico em Vigilância Sanitária, Assistente Administrativo, Digitador, Educador Social e demais cargos.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais ficarão abertas no período de 14 a 28 de maio de 2013, no Centro Cultural na Antiga Estação da Leste Brasileira, próximo a Câmara de Vereadores, Piritiba, Bahia, no horário de 8 horas às 12 horas e 14 horas às 18 horas, de segunda à sexta-feira, e na internet do dia 10 a 31 de maio de 2013, no site da empresa, www.exitocursoseconcursos.com.br.
 
As taxas variam de R$ 40, R$ 60 e R$ 90,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas e Gabaritos
A aplicação da prova objetiva de conhecimentos, num total de 30 questões, será realizada provavelmente no dia 07 de julho de 2013. A confirmação da data e do horário da Prova Objetiva de Conhecimentos e a divulgação dos locais de aplicação serão divulgadas por meio de Edital de Convocação para a Prova, a ser publicado no Diário Oficial do Município, no endereço eletrônico: www.exitocursoseconcursos.com.br e no mural de publicações da Prefeitura Municipal de Piritiba.
Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 09 de julho de 2013.

Validade
O prazo de validade do certame será de dois (02) anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.

Prefeitura de Castanheira (MT) lança edital de processo seletivo

A prefeitura de Castanheira, no estado do Mato Grosso, lançou edital de processo seletivo nº. PSS/001/PE/CAST2013. O certame está oferecendo 98 vagas de níveis fundamental e médio, com salário de até R$ 1.108,87, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Será reservado para as pessoas com deficiência o percentual de 20% das vagas.
 
Cargos
Nível fundamental: viveirista, motorista I, operador de máquinas, eletricista predial, torneiro mecânico, operador de estação de tratamento, operador de motosserra, motorista III, servente, auxiliar de serviços gerais, vigia, agente de limpeza urbana, borracheiro, pedreiro, merendeira, motorista II, mecânico II, leiturista e agente de saúde comunitário;
Nível médio: agente administrativo IV e fiscal sanitário.
 
Inscrição
Interessados devem efetuar a inscrição até 15 de maio de 2013, das 08:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h, na Secretaria Municipal de AgriculturaPecuária e Meio Ambiente e Junta de Serviço Militar no Município de Castanheira-MT, situada na Avenida Gílio Rizzieri, 498, Centro.
 
Provas
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 01 de junho de 2013, em local e horário a serem divulgados através de edital complementar, a ser publicado após o encerramento do período de inscrição, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, das Secretarias Municipais, da Câmara de Vereadores e nas empresas locais de comunicação.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir das 15:00 do dia 01 de junho de 2013, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, das Secretarias Municipais, do Departamento de Água e Esgoto Sanitário – DAES e da Câmara de Vereadores do Município de Castanheira-MT.
 
A prova prática será realizada provavelmente no dia 01 de junho de 2013, das 13:00 às 18:00, com continuação no dia 02 de junho de 2013, a partir das 8:00hs, caso seja necessário, no seguintes locais:
Para os cargos de operador de pá carregadeira, operador de retro escavadeira, operador de moto serra, pedreiro, mecânico ii, torneiro mecânico, borracheiro e eletricista predial (nas dependências da Secretaria Municipal de Viação e Urbanismo, situada na 15 de Novembro, s/nº, no Município de Castanheira-MT). Já para os cargos de operador de estação de tratamento de água e encanador (nas dependências do Departamento de Água e Esgoto - DAES, situada no Bairro Santo Antônio – Caminho Vicinal Setor Chácara, no Município de Castanheira-MT) e para o cargo de agente administrativo IV (na Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente e Junta de Serviço Militar no município de Castanheira-MT, situada na Avenida Gílio Rizzieri, 498, Centro).
 
Validade
A validade do processo seletivo será de um (01) ano, a contar da publicação da homologação, podendo ser prorrogável por mais 01 ano por ato da Chefe do Poder Executivo.
 
O edital está publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 08 de maio de 2013, pág. 262 a 275.

Concurso Prefeitura de Duartina - SP

A Prefeitura de Duartina, no estado de São Paulo, promove concurso público, por meio do edital 01/2013, para contratação de profissionais de níveis fundamental, médio e superior, além de formação de cadastro reserva. A remuneração oferecida é de até R$ 6.145,84 por jornada de trabalho de 30 a 40 horas semanais.
 
O certame oferta 22 vagas para os seguintes cargos: Agente Comunitário de Saúde, Apoio Administrativo, Auxiliar Operacional, Médico Ginecologista, Motorista, Professor de Ensino Fundamental - PEB I, Professor de Educação Especial – PEE e Tesoureiro.
 
Os interessados deverão efetivar suas inscrições pela internet, no endereço eletrônico www.duxconcursos.com.br, até 17 de maio de 2013. A taxa de participação varia de R$ 30 a R$ 45.
 
A seleção constará de prova de títulos para os cargos de Professor; prova escrita de conhecimentos gerais e específicos para todos os cargos; e prova prática, somente para candidatos que concorrem às vagas de Apoio Administrativo, Auxiliar Operacional, Motorista e Tesoureiro.
 
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 26 de maio de 2013, no município de Duartina - SP, em locais que serão divulgados oportunamente por meio de edital.
 
O  resultado final será divulgado no dia 14 de junho de 2013, no site www.duxconcursos.com.br, e a validade do certame será de 02 anos, podendo ser prorrogada uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Pimenta Bueno (RO) lança processo seletivo

A Prefeitura de Pimenta Bueno, no estado de Rondônia, divulgou edital N° 01/2013 de processo seletivo para atender à Secretaria Municipal de Saúde. Serão ofertadas 28 vagas para médicos nas especialidades de Gineco Obstetra, Anestesia, Pediatria, Ortopedia, Ultrassonografia, Ginecologia e Infectologista.  O salário proposto pode chegar a  R$ 10.771,20, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Ficam reservadas 5% do total das vagas disponibilizadas para contratação temporária do certame, para os candidatos com deficiência.
 
As inscrições poderão ser presenciais, realizadas na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Av. Presidente Dutra, 365, no horário das 7:30 às 13:00, de segunda a sexta feira, no período de 09 de maio até as 13:00 do dia 15 de maio de 2013. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
As inscrições também poderão ser realizadas pela internet, com o envio do formulário de inscrição, devidamente preenchido e digitalizado, para o email: semsau@pimentabueno.ro.gov.br.
 
As provas serão realizadas, provavelmente, no dia 26 de maio de 2013, na cidade de Pimenta Bueno. O candidato deverá comparecer ao local destinado à realização das provas com antecedência mínima de 60 minutos do horário definido para o fechamento dos portões de acesso ao local de prova, munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta, confeccionada em material transparente), e documento oficial de identidade original. O gabarito será publicado na data provável de 27 de maio de 2013. Nesse mesma data devem ser entregues, pelo candidato, os títulos para avaliação.
 
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período de acordo com a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal abre vagas temporárias

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal publicou edital normativo nº. 12, de 06 de maio de 2013, visando a contratação por tempo determinado de 350 profissionais para o cargo de Médico nas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva - Adulto, Medicina Intensiva - Pediatria, Neurologia e Psiquiatria. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 20.824,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
São reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais 20% das vagas.
 
A inscrição será feita somente de forma presencial, com a entrega do currículo na Gerência de Planejamento, Seleção e Provimento, da Diretoria de Planejamento, Desenvolvimento, Monitoramento e Avaliação do Trabalho e dos Profissionais da Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, situada no SAIN, s/nº, Parque Rural Estação Biológica, Subsolo, Asa Norte – Brasília/DF, do dia 13 a 17 de maio de 2013, das 09 às 16 horas.
 
A seleção será composta de avaliação dos currículos e comprovação dos títulos.
 
O resultado parcial da contratação por tempo determinado será divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal e no endereço eletrônico www.saude.df.gov.br.
 
A contratação será válida por 6 meses, prorrogável por igual período, tempo necessário para que os aprovados em concurso público para cargo efetivo da SES/DF sejam nomeados, tomem posse, e entrem em exercício.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, de 08 de maio de 2013, pág. 46 a 48.

Prefeitura de Abelardo Luz (SC) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Abelardo Luz, no estado de Santa Catarina, publicou edital Nº 002/2013 de processo seletivo para contratação por tempo determinado de vagas legais e formação de cadastro de reserva, com a execução técnico-administrativa da empresa CONCURSOS SS1.

São oferecidas 53 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 11.117,28, com carga horária de 10 a 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Médico, Técnico em Enfermagem, Monitor de Artes, Monitor Pedagógico/PROJOVEM, Agente de Limpeza, Assistente Técnico Pedagógico, Auxiliar de Ensino, Motorista de Ônibus, Professor III e IV, Técnico em Informática, Mecânico, entre outros.

Inscrições
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 24 de maio de 2013, pelo site www.concursosss1.com.br.

Taxas
O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00 para os cargos de nível superior; R$ 35,00 cargos de nível médio e 25,00 de nível fundamental e alfabetizados.

Provas
A prova objetiva, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 16 de junho de 2013, em local e horário a serem informados por Edital.

O Município reserva-se o direito de indicar nova data para a realização da Prova Objetiva, em caso de necessidade de alteração desta já publicada, mediante publicação em jornal de circulação local, com antecedência mínima de 8 (oito) dias da realização das mesmas.

Validade
O processo seletivo terá validade de 1 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

UFLA - Universidade Federal de Lavras abre processo seletivo

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), no estado de Minas Gerais, lançou edital de processo seletivo 010/2013, com a intenção de preencher 07 vagas para Professor Substituto nos Departamentos de Engenharia, Ciência dos Alimentos, Medicina Veterinária, Ciência da Computação e de Educação.

As oportunidades receberão um vencimento básico de R$ 2.714,89, acrescido de retribuição por titulação, variável de R$ 110,22 a R$ 1.934,76.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 20 a 27 de maio de 2013, pelo site www.prgdp.ufla.br, com limite das 18h do último dia. A taxa será de R$ 100,00.

Haverá prova didática e prova de títulos para todos os participantes do certame.

UEL (PR) divulga edital de processo seletivo

A Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná, divulgou o edital de teste seletivo nº 104/2013-PRORH. A seleção destina-se preencher 25 vagas de níveis fundamental e superior. A jornada de trabalho é de 20 e 40 horas semanais, com salário de até R$ 3.793,60.
 
Cargos: Auxiliar Operacional, Médico/Medicina Intensiva e Fisioterapeuta.
 
Os interessados deverão se inscrever no site da Pró-Reitoria de Recursos Humanos - www.uel.br/prorh, onde existirá um link com o formulário destinado à inscrição, que deverá ser devidamente preenchido pelo candidato, impresso e entregue na Divisão de Recursos Humanos do Hospital Universitário (2º andar do prédio Administrativo), no período de 09 a 23 de maio de 2013 (exceto sábado e domingo) das 13h30min às 16h30min.
 
A taxa de inscrição será de R$ 80,00 (nível superior) e R$ 40,00 (nível fundamental).
A inscrição somente será efetivada após a entrega dos seguintes documentos:
Requerimento de inscrição, devidamente preenchido e assinado;
Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição;
Fotocópias autenticadas dos documentos.
 
O certame consistirá de análise da documentação apresentada pelo candidato.
 
O resultado final do processo seletivo será divulgado no site www.uel.br/prorh e será publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um (01) ano, prorrogável uma única vez por igual período.
 
O edital está publicado no Diário Oficial do Paraná, de 08 de maio de 2013, pág. 2 a 5.

Concurso Prefeitura de Paulistânia (SP) 2013

A Prefeitura de Paulistânia, Estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, publicou os editais de concurso público e processo seletivo destinado ao provimento de 51 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os vencimentos variam de R$ 752,40 a R$ 3.421,55, para carga horária de 05 a 44h semanais. Fica reservado o percentual de 5% das vagas aos deficientes para a função cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Cargos
 
Concurso Público
Agente de convênios sociais, agente de patrimônio, almoxarife, auxiliar de mecânico, auxiliar odontológico, coveiro, cozinheira / merendeira, diretor do departamento de estradas rurais, ferramenteiro, fiscal, fiscal tributário, médico, professor e demais cargos.

Processo Seletivo
Agente Comunitário de Saúde, Arquiteto, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Monitor de Apoio Escolar, Monitor de Artes, Monitor de Artes Cênicas, Monitor de Artes Musicais, Monitor de Banda, Monitor de Dança, Monitor de Esporte, Monitor de Informática, Nutricionista, Professor de Assistente de Educação Infantil, Professor de Educação Básica I - PEB I, Professor de Educação Básica II - PEB II, Professor de Educação Especial e Psicólogo.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 17 de maio de 2013, através da Internet no site da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o ACESSA São Paulo, em dias úteis, no horário das 08h às 11h e das 13:00h às 16:00h, localizado à Rua Manoel Joaquim de Souza, nº 03-02, Núcleo Habitacional Luiz Mosquim, na cidade de Paulistânia-SP.
 
Provas
As provas para ps caergos do concurso público realizar-se-ão na cidade de Paulistânia-SP, na E.M.E.F. - Escola Municipal de Ensino Fundamental de Paulistânia, localizada à Rua Iderme Tenca Junior, nº 39, provavelmente em 09 de junho de 2013 (domingo), às 8h30min. Já a prova para os candidatos às vagas do processo seletivo será aplicada na provável data de 2 de junho, às8h30, também na na E.M.E.F. - Escola Municipal de Ensino Fundamental de Paulistânia 
 
Validade
O concurso público terá validade de 2 anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez por igual período, nos termos do art. 11, parágrafo 4º, da Lei Complementar nº 003, de 16 de janeiro de 1997.
 
Já o processo seletivo terá validade de 1 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Concurso Prefeitura de Paulistânia (SP) 2013

A Prefeitura de Paulistânia, Estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, publicou os editais de concurso público e processo seletivo destinado ao provimento de 51 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os vencimentos variam de R$ 752,40 a R$ 3.421,55, para carga horária de 05 a 44h semanais. Fica reservado o percentual de 5% das vagas aos deficientes para a função cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Cargos
 
Concurso Público
Agente de convênios sociais, agente de patrimônio, almoxarife, auxiliar de mecânico, auxiliar odontológico, coveiro, cozinheira / merendeira, diretor do departamento de estradas rurais, ferramenteiro, fiscal, fiscal tributário, médico, professor e demais cargos.

Processo Seletivo
Agente Comunitário de Saúde, Arquiteto, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Monitor de Apoio Escolar, Monitor de Artes, Monitor de Artes Cênicas, Monitor de Artes Musicais, Monitor de Banda, Monitor de Dança, Monitor de Esporte, Monitor de Informática, Nutricionista, Professor de Assistente de Educação Infantil, Professor de Educação Básica I - PEB I, Professor de Educação Básica II - PEB II, Professor de Educação Especial e Psicólogo.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 17 de maio de 2013, através da Internet no site da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o ACESSA São Paulo, em dias úteis, no horário das 08h às 11h e das 13:00h às 16:00h, localizado à Rua Manoel Joaquim de Souza, nº 03-02, Núcleo Habitacional Luiz Mosquim, na cidade de Paulistânia-SP.
 
Provas
As provas para ps caergos do concurso público realizar-se-ão na cidade de Paulistânia-SP, na E.M.E.F. - Escola Municipal de Ensino Fundamental de Paulistânia, localizada à Rua Iderme Tenca Junior, nº 39, provavelmente em 09 de junho de 2013 (domingo), às 8h30min. Já a prova para os candidatos às vagas do processo seletivo será aplicada na provável data de 2 de junho, às8h30, também na na E.M.E.F. - Escola Municipal de Ensino Fundamental de Paulistânia 
 
Validade
O concurso público terá validade de 2 anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez por igual período, nos termos do art. 11, parágrafo 4º, da Lei Complementar nº 003, de 16 de janeiro de 1997.
 
Já o processo seletivo terá validade de 1 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Prefeitura de Ibirarema - SP promove concurso público

Com o objetivo de atender as necessidades da administração municipal, a Prefeitura de Ibirarema, estado de São Paulo, publicou o edital n° 01/2013 de concurso público para preenchimento de 06 vagas em cargos da área de saúde.
 
Há vagas disponíveis para Fonoaudiólogo e Médico, nas especialidades de Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria. A jornada de trabalho será de 10, 20 ou 40 horas semanais, com remuneração de até R$ 4.416,96.
 
Os interessados deverão se inscrever através do site www.omconsultoria.com.br, durante o período de 09 a 16 de maio de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 40 a R$ 50.
 
A data, horário e local das provas serão divulgados na imprensa e pelo endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br, com pelo menos, 5 dias de antecedência. O concurso terá validade de um (01) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Alimentos enriquecidos com nutrientes prometem prevenir doenças do coração

Alimentos com fitosterol auxiliam no controle do colesterol
Entre os últimos lançamentos do mercado destacam-se produtos fortificados com fitosterol
 
A indústria de alimentos está investindo cada vez mais em produtos enriquecidos com nutrientes que contribuem para manter a saúde em dia, como cálcio, ômega-3, fibras e ácido fólico. Mas, entre os lançamentos mais recentes do mercado brasileiro estão produtos ricos em fitosterol, como leite em pó e iogurte.
 
A nutricionista Ana Maria Lottemberg, da USP (Universidade de São Paulo), explica que os fitosteróis são compostos naturais provenientes do reino vegetal que apresentam grande similaridade com a estrutura do colesterol do sangue. Não à toa, contribuem para a redução dos níveis de LDL colesterol, exatamente aquele que faz mal ao coração.
 
— Todos os vegetais têm fitosterol, sendo a soja sua principal fonte. Mesmo assim, sua quantidade é insuficiente para beneficiar a saúde. Por isso, a importância de recorrer aos alimentos enriquecidos.
 
A recomendação diária de fitosterol é de 1 a 3 g, no entanto , segundo uma pesquisa feita em São Paulo, os adultos brasileiros consomem uma média de 100 g diárias. Para atingir a meta, seria necessário ingerir 340 tomates, 168 cenouras ou 120 maçãs diariamente.
 
De acordo com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), cerca de 40% da população brasileira têm taxas elevadas de colesterol. O cardiologista Raul dos Santos Dias, diretor da Unidade Clínica de Lípides do InCor (Instituto do Coração), chama a atenção para a importância de controlar o problema.
 
— O colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que ocupam o primeiro lugar no ranking das causas de morte no mundo.
 
Além de priorizar uma alimentação balanceada — rica em frutas e legumes e pobre em gorduras e açúcares — o médico adverte para outros hábitos saudáveis que ajudam a combater o colesterol alto.
 
— Prática regular de atividade física, abandono do cigarro, manutenção do peso, controle da pressão arterial e moderação no consumo de bebidas alcóolicas.
 
Fonte R7

Hospital Infantil realiza cirurgia rara e inédita em SC

O Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis,
 realizou, pela primeira vez, uma neurocirurgia de epilepsia
O Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, realizou, pela primeira vez, uma neurocirurgia de epilepsia. O procedimento, chamado de hemisferectomia funcional, é raro, de alta complexidade e foi feito na semana passada em um menino de três anos.
 
Desde o primeiro ano de vida, o pequeno paciente, morador de Ibirama, tinha crises convulsivas muito frequentes, que afetava o lado esquerdo do corpo com uma paralisia parcial. A criança tinha uma má formação cortical no lado direito do cérebro. Diagnosticado no Hospital Infantil com epilepsia refratária (quando a doença não responde a medicamentos), a única opção de tratamento era a cirurgia.
 
Segundo o neurocirurgião pediátrico Charles Kondageski, que fez parte da equipe médica que operou o garoto, a tendência é que com a intervenção diminua a mobilidade do lado esquerdo do corpo, com grandes chances de reabilitação, redistribuindo para o lado normal do cérebro as ações que antes eram comandadas pelo lado afetado pela epilepsia.
 
Antes do procedimento, o paciente tinha convulsões diárias, pouca mobilidade motora, não usava a mão esquerda e não conseguia sentar, pois não tinha firmeza no tronco. Depois da cirurgia, o menino não teve mais crises de epilepsia nem complicações.
 
— A cirurgia demanda médicos devidamente habilitados e um centro cirúrgico preparado para a realização do procedimento.
 
A cirurgia de hemisferectomia funcional é realizada somente em seis estados brasileiros, incluindo Santa Catarina. O médico Murilo Capella, diretor geral do HIJG, comemora o sucesso do procedimento.
 
— É o primeiro caso no Estado da cirurgia de hemisferectomia funcional. Esperamos estender esse procedimento para outras crianças e consolidar o hospital como referência nessa técnica.
 
Fonte R7

Consumidor com fome tende a comprar alimentos calóricos, diz estudo

Consumidor com fome tende a comprar alimentos calóricos,
diz estudo
Privadas de alimentos, pessoas ficam propensas a adquirir produtos como doces e batatas fritas
 
Evite ir ao supermercado quando estiver com fome, pois você estará mais propenso a comer coisas pouco saudáveis, como batatas fritas e doces.
 
É essa a mensagem de pesquisadores americanos que averiguaram se longos períodos sem comer afetam as escolhas de alimentos.
 
A pesquisa, da Cornell University, indicou que pessoas que passam cinco horas sem comer antes de irem às comprar tendiam a comprar mais alimentos ricos em calorias do que quando já estão alimentados.
 
No experimento, 68 participantes pagos receberam instruções de não comer por cinco horas e de em seguida fazer compras de alimentos online no site simulado de um supermercado.
 
Cada produto calórico (entre eles doces, batatas fritas e carnes vermelhas) foi exibido ao lado de itens pouco calóricos (como frutas, vegetais e peito de frango), mas os preços não foram mostrados.
 
A cada sessão, os participantes recebiam um prato de biscoitos para comer até que não sentissem mais fome.
 
Com ou sem fome
Em um segundo estudo, consumidores foram monitorados enquanto iam a um supermercado ou depois do almoço, quando já estavam fartos, ou antes do jantar, quando tinham fome.
 
Os resultados dos estudos mostram que pessoas com fome tendem a escolher um número elevado de alimentos com alto valor calórico, e que há uma pequena diferença no número de produtos adquiridos por aqueles que estão com fome e por pessoas já devidamente alimentadas.
 
Em outras palavras, pessoas que fazem compras de alimentos quando estão com fome adquirem menos produtos escassos em calorias, mas não compram mais comida.
 
O estudo, afirmam dois de seus autores, Brian Walsink e Aner Tal, tem implicações de saúde pública.
Eles dizem, na revista especializada American Medicine Internal Medicine, que 'até mesmo se privar de comida por pouco tempo — como no caso de pessoas que jejuam para perder peso, por razões religiosas ou devido a estilos de vida atribulados — pode induzir a mudanças de escolhas capazes de levar pessoas a escolher alimentos de baixas calorias ou altas calorias'.
 
Para Wansink, os consumidores deveriam evitar fazer compras de estômago vazio - e deveriam fazer compras depois do almoço em vez de antes do jantar, por exemplo.
 
— Uma única decisão de ir às compras com fome já pode ser suficiente para prejudicar a alimentação pelo resto da semana. Se você for fazer compras, coma uma maçã no caminho.
 
Fonte R7

Coca-Cola amplia campanha de luta contra a obesidade

Domínio Público/Wikimedia Commons
Coca-cola anunciou pacote de medidas para reduzir obesidade
Empresa informou que irá oferecer opções de bebidas com menos calorias
 
A Coca-Cola, o maior fabricante de bebidas do mundo, ampliou nesta quarta-feira (8) sua campanha para lutar contra a obesidade com uma série de iniciativas que incluem oferecer bebidas com baixos índices ou sem calorias em todos os mercados onde opera, e incluir o conteúdo calórico nos vasilhames de todos seus produtos.
 
A multinacional, que em janeiro passado abordou pela primeira vez em sua história este problema com uma série de anúncios de televisão em horário de máxima audiência nos EUA, tenta assim responder às críticas que recebeu sobre seu papel no excesso de peso, que mais de um terço dos americanos sofre.
 
Concretamente, a Coca-Cola anunciou nesta terça-feira que oferecerá opções de bebidas com índices baixos ou sem calorias nos mais de 200 países onde opera, incluirá o conteúdo calórico à frente de todas suas vasilhas, apoiará programas de atividade física no mundo todo e deixará de dirigir seus anúncios aos menores de 12 anos.
 
Em comunicado, o presidente e executivo-chefe da Coca-Cola, Muhtar Kent, disse que a empresa "está comprometida a ser parte da solução, trabalhando estreitamente com aliados da indústria, do Governo e da sociedade civil". Segundo ele, a obesidade é o "problema de saúde mais desafiante" enfrentado no planeta.
 
A companhia, com sede em Atlanta (Geórgia) e que comemora hoje seu 127º aniversário, já tinha aplicado medidas similares nos EUA, mas com esta campanha pretende ampliá-la para o resto do mundo, já que em alguns países ainda não oferece produtos com índices baixos ou sem calorias.
 
Fonte Efe

Investigação sobre fraude em leite será nacional, diz Agricultura

O formaldeído é uma substância presente na ureia agrícola,
cujo uso em fraudes no leite até agora era desconhecido
 pela fiscalização
O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Ministério da Agricultura, vai ampliar para todo território nacional a investigação sobre adulteração no leite com adição de ureia agrícola, fraude que resultou na prisão de oito pessoas nesta quarta-feira, 8, no Rio Grande do Sul.
 
A diretora substituta do Dipoa, Judi Nóbrega, explicou que até o dia 20 deste mês serão coletadas análises em 90 usinas para detectar todos os tipos de fraudes possíveis.

No caso do Rio Grande do Sul, ela afirmou que o Dipoa vem investigando o caso desde novembro, quando foram constatados os primeiros resultados de presença do formaldeído no leite cru que chegava as usinas. O formaldeído é uma substância presente na ureia agrícola, cujo uso em fraudes no leite até agora era desconhecido pela fiscalização. A operação conjunta montada nos últimos meses em parceria com o Ministério Público Estadual (MP-RS) culminou com a expedição de nove mandados de prisão e oito de busca e apreensão nas cidades gaúchas de Ibirubá, Guaporé e Horizontina.

A diretora afirmou que a participação do Ministério Público foi importante para chegar até os responsáveis pelas fraudes, pois a identificação dos culpados se tornou possível graças às escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. A investigação conclui que a fraude, considerada crime hediondo, era praticada por cinco empresas transportadoras de leite, que no caso do Rio Grande do Sul são empresas independentes, sem vinculação direta com as indústrias. Mesmo assim, diz a diretora, os laticínios são responsáveis pela fiscalização de seus fornecedores.

Fonte Estadão

Casos de Alzheimer vão dobrar até 2030, prevê associação

Cérebro saudável à esquerda e cérebro com Alzheimer à direita
A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que o número de casos de demência entre os idosos irá mais que dobrar até 2050. Na América Latina, o crescente envelhecimento da população pode fazer esse aumento ultrapassar os 500%.
 
Entre as doenças que provocam demência na população idosa, o Alzheimer é a mais comum. A estimativa é de que a doença atinja hoje 1,2 milhão de pessoas com mais de 65 anos no Brasil. E o número de casos vai mais que dobrar até 2030, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

As informações foram divulgadas por especialistas nesta quarta-feira, 8, em conjunto com o lançamento de uma série de vídeos da entidade, cujo objetivo é alertar a população para a necessidade de um diagnóstico precoce da doença. O material se destina a cuidadores e familiares, mas deve servir de base para uma proposta de campanha pública que a Abraz pretende levar ao governo.

No País, mais da metade dos idosos brasileiros com Alzheimer ainda não sabe que possui a doença e, entre os pacientes diagnosticados, apenas um em cada quatro recebem o tratamento adequado. "Em todo o mundo, há um aumento de 4,6 milhões casos de Alzheimer por ano, sendo que menos de 50% dos pacientes com a doença têm o diagnóstico. Dessa parcela, novamente apenas metade recebe o tratamento, que frequentemente é insuficiente. Essa também é a realidade do Brasil", afirma o neurologista da Escola Superior de Medicina de São Paulo da Unifesp, Paulo Bertolucci.

A doença de Alzheimer (DA) é descrita clinicamente como uma demência degenerativa primária. Devido ao acúmulo anormal de uma proteína existente no cérebro, a DA provoca a formação de placas senis que prejudicam a atividade dos neurônios (as sinapses) e ocasionam a morte dessas células. O principal sintoma da doença é a perda progressiva das funções mentais. "A doença não tem cura, mas o tratamento nas fases iniciais da doença pode postergar em anos os sintomas e complicações ", afirma Fernanda Paulino, presidente da Abraz

Diagnóstico e Tratamento
O tratamento do Alzheimer consiste tanto no uso de medicamentos como na estimulação física, intelectual e social dos pacientes. Não há como prevenir a doença. De acordo com os especialistas, é possível apenas combater alguns fatores de risco e o baixo nível de atividade intelectual é um dos mais importantes, depois da idade. "Muitos estudos comprovam que idosos que mantêm atividades intelectuais frequentes, como jogar dama ou xadrez, apresentam menor incidência de Alzheimer do que aqueles que não fazem exercícios mentais", explica Bertolucci.

O neurologista também explica que a doença de Alzheimer tem, antes da fase inicial, uma etapa silenciosa. Nessa fase, que pode ser detectada em exames de tomografia, o acúmulo de proteína que causa a perda de neurônios já acontece, mas não gera sintomas. "Quanto mais cedo é iniciado o tratamento, menor a velocidade de evolução da doença. O problema então é de diagnóstico precoce."

Para Bertolucci, a complexidade do diagnóstico faz tanto os doentes e seus familiares quanto os próprios profissionais de saúde retardarem o início dos cuidados. Segundo ele, a maioria dos tratamentos no Brasil começam quando o "estrago" já está feito. Fernanda Paulino acrescenta que a perda de memória é comumente atribuída à idade e isso também prejudica o diagnóstico.

Fases
Segundo o Ministério da Saúde são quatro as fases da DA. Na etapa inicial, os principais sintomas são a perda de memória e a mudança drástica de humor e personalidade. Na segunda fase, há prejuízo na execução de atividades rotineiras - como ir e vir sozinho dos lugares - e o paciente necessita de monitoramento, pois pode se colocar em situações de risco. A perda total de capacidades e funções simples, como tomar banho, marcam a terceira fase da doença. No estágio final, há perda praticamente total das lembranças e de capacidades motoras.

"Falhas de memória todos têm, desde uma criança até um idoso, e as causas são diversas. Um sinal de alerta (para Alzheimer) é quando essas falhas se tornam mais severas e frequentes, que acabam afetando o cotidiano da pessoa", diferencia o neurologista.

Não lembrar de um compromisso agendado é algo corriqueiro para a maioria das pessoas nos dias atuais, mas no caso de pessoas com Alzheimer não ocorre só o esquecimento do horário. Elas não lembram sequer de tê-lo marcado. É como se isso nunca tivesse acontecido. Esse, segundo Bertolucci, é o momento de procurar um especialista.
 
Fonte Estadão

Conselho facilita registro no CRM para recém-formado

Norma estabelece o prazo de 120 dias para apresentação do diploma, além de definir o cancelamento da inscrição caso esse prazo não seja cumprido não seja cumprido
 
A partir de agora os recém-formados em Medicina não precisarão mais aguardar a emissão do diploma de conclusão de curso para obter o registro profissional. Publicada nesta terça-feira (7) no Diário Oficial da União, a Resolução CFM nº 2014/2013 autoriza os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) a fazerem inscrição primária com a apresentação de declarações ou certidões de colação de grau emitidas por instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
 
O registro no CRM é imprescindível para que médicos possam exercer legalmente a medicina no país. Por isso, a medida do Conselho Federal de Medicina (CFM) trará benefícios para os jovens profissionais que precisem do número do CRM para assumir uma vaga em residência médica ou um posto de trabalho, como o caso de concursos públicos.
 
A norma ainda estabelece o prazo de 120 dias para apresentação do diploma, além de definir o cancelamento da inscrição caso esse prazo não seja cumprido não seja cumprido. Segundo o relator da Resolução e 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes, a demanda recorrente na Justiça fez com que a entidade atualizasse seus procedimentos internos. “Com esta providência é possível resolver a situação de vários médicos recém-formados e garantir a segurança no ato formal da inscrição”, apontou.
 
Fonte Saudeweb

IBCC inaugura serviço de hemoterapia

Setor tem capacidade para atender toda a demanda do hospital, que em 2012 realizou mais de nove mil cirurgias. Confira os números da instituição
 
O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) acaba de inaugurar seu Serviço de Hemoterapia próprio (Banco de Sangue). O Setor tem capacidade para atender toda a demanda do hospital, que em 2012 realizou mais de nove mil cirurgias.
 
O Serviço de Hemoterapia atenderá todas as demandas de transfusão do hospital e também realizará as coletas, criopreservação (congelamento a temperaturas muito baixas de células ou tecidos biológicos), armazenamento e infusão das células-tronco destinadas aos pacientes submetidos ao transplante de medula óssea.
 
Em relação às doações de sangue, o médico Dante Langhi, Consultor Técnico Científico do Serviço, explica que a entidade deseja criar uma cultura de esclarecimento sobre a importância e a necessidade das pessoas doarem sangue. “Para que possamos continuar a tratar adequadamente todos os pacientes que procuram o hospital, é fundamental a cooperação dos familiares e acompanhantes de nossos pacientes na doação de sangue”.
 
Números do IBCC de 2012
-60% de seus atendimentos voltados para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)

 -95.080 consultas realizadas

 -7.094 cirurgias

-6.160 internações

 -13.393 mamografias

 -21.383 ultrassonografias

 -10.747 tomografias computadorizadas

-17.844 aplicações de quimioterapia

-32.474 sessões de radioterapia

 -O hospital completa 45 anos em 2013
 
Fonte Saudeweb

A interiorização do profissional médico no Brasil

Nesta semana o governo anunciou em alto e bom tom numa
parceria com o governo cubano a contratação de 6 mil médicos
para trabalharem nas regiões mais carentes do Brasil
Por João Bosco Araújo Ribeiro*
 
Especialista em Direito Médico e Hospitalar apresenta um rico cenário sobre o Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica e os problemas que envolvem a questão do trabalho médico no interior e regiões carentes de assistência
 
No final do ano de 2012 foi lançado pelo ministério da Saúde a segunda edição do Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (PROVAB) cuja a intenção era selecionar e contratar em regime de contrato especial por 12 meses, 4.392 médicos distribuídos por 1.407 municípios ao longo do país especialmente nas regiões Norte e Nordeste onde, segundo consta existe uma menor distribuição desses profissionais e por extensão, maior carência nos atendimentos e/ou procedimentos haja vista que, os selecionados já iniciaram suas atividades em 1º de março de 2013.
 
A região Nordeste recebeu o maior número de médicos pelo Provab (49% do total), equivalente a 2.494, que irão atuar em 696 cidades. Em seguida, aparece a Região Sudeste, com 1.018 profissionais (25%). O Norte receberá 241 médicos, o Sul 370 profissionais e o Centro-Oeste 269 médicos.
 
Associada à atividade, o médico tem a obrigatoriedade de realizar um curso de pós-graduação prático-teórico em saúde da família com uma bolsa de R$ 8.000,00 custeada pelo ministério da Saúde.
 
Para os médicos bem avaliados, o Provab 2 assim chamado, mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica, seguindo a resolução nº 03/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

 Com respeito à iniciativa, a meta de contratações se faz muito tímida em função da necessidade dos respectivos profissionais.
 
Estudos estatísticos da Pesquisa Demografia Médica no Brasil publicado em fevereiro de 2013 pelo CFM aponta que atualmente entre médicos generalistas e especialistas, a região Norte conta com 16.538, a região Nordeste 66.532 ou seja, somente nessas regiões tidas como extremamente carente de médicos existem 83.070 profissionais em atividade.
 
Outra iniciativa no sentido de fixar pelo menos temporariamente o médico nas longínquas regiões do Brasil encontra coro no Senado Federal.
 
Tramita no Senado Federal, projeto de lei de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) em que torna obrigatório médicos que tiverem os cursos de graduação custeados com recursos públicos a trabalhar em municípios pequenos ou localidades carentes de grandes cidades, por pelo menos dois anos.
 
Ainda segundo o projeto de lei, essa obrigatoriedade vale para alunos que estudaram em instituições públicas ou privadas.

 Uma outra alternativa já concretamente realizada é o chamado Revalida que, por intermédio da Portaria Interministerial MS/MEC nº 278/2011 que instituiu o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos.
 
Portanto, essa portaria tem sido alvo de severas críticas por parte do CFM uma vez que, os critérios de admissibilidade de concessão de autorização são disformes em que cada instituição de ensino podendo ela adotar a seu modo as específicas condições de aprovação.
 
Faz-se um despautério. Até porque, fica impossível avaliar a eficiência com métodos diferenciados de análise por carecer um critério equânime.
 
Matéria publicada pelo CREMESP em novembro de 2012 esclarece que apenas 12,5% dos médicos formados no exterior passaram para a segunda fase do exame Revalida.
 
Participaram desse certame 782 médicos estrangeiros ou brasileiros formados em medicina fora do país.

 Uma temeridade o índice de reprovação e isso, claramente mostra o despreparo dos participantes inclusive, no que diz respeito às doenças tropicais certo que, nas faculdades de clima diferenciado não se estudam doenças com características de país tropical a exemplo da malária, dengue, febre amarela entre outras.
 
Cuba
Nesta semana o governo anunciou em alto e bom tom numa parceria com o governo cubano a contratação de 6 mil médicos para trabalharem nas regiões mais carentes do Brasil.
 
O ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota asseverou: Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos valor estratégico.
 
Contraordem, o CFM reagiu ferozmente a despeito da contratação dos cubanos.
 
Em nota, considerou eleitoreira, irresponsável e despeitosa a proposta anunciada nesta segunda-feira (6) pelo Governo Federal de trazer 6.000 médicos cubanos para trabalharem no Brasil. A entidade condenou veementemente a entrada de médicos estrangeiros ou de brasileiros que obtiveram diplomas em cursos no exterior e que não tiveram sua respectiva revalidação como solução para a cobertura assistencial nas áreas de difícil provimento.
 
Por um lado, o governo afirma que os médicos brasileiros por intermédio de suas representações e Conselhos de classe, pretendem a reserva de mercado.
 
Por outro, os médicos insistem em critérios mais absolutos para concessão de entrada no mercado dos médicos estrangeiros ou brasileiros formados no exterior e ainda, a formação acadêmica mais aprimorada e mais qualificada e isso não quer dizer em ponto algum, no aumento da quantidade de escolas de medicina que já somam 200 no Brasil que, ironicamente, após o ministro da Educação Aloísio Mercadante anunciar que o balcão estava fechado foram concedidas mais 02 autorizações de funcionamento por parte do MEC.
 
Porquanto, uma disputa infrutífera em que, somente se faz mais prejudicada a população.
 
*João Bosco Araújo Ribeiro, advogado.
Especialista em Direito Médico e Hospitalar pela EPD – Escola Paulista de Direito.
Especialista em Error y Mala Praxis Médica y Farmaceutica, Gerstion y Prevencion de Reclamos Judiciales, Mediacion y Arbitraje pela Asociación Argentina de Derecho Médico y de Salud.
 
Fonte Saudeweb