Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 20 de maio de 2013

Alerta: Medicamento para diabetes suspenso

Além do Glifage, a Anvisa determinou,  a suspensão
 da importação do Glucovance, nas apresentações de
 250 mg/1,25 mg, Glucovance 500 mg/2,5mg,
Glucovance 500mg/5mg  e Glucovance 1.000mg/5mg
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da importação do remédio Glifage XR 500 mg, da Merck, usado por pacientes com diabetes. O remédio integra a lista do Aqui Tem Farmácia Popular.
 
Fiscais da agência identificaram, numa inspeção feita na fábrica da empresa, na França, que exigências de boas práticas de fabricação não eram cumpridas. De acordo com a Anvisa, se a correção dos problemas for comprovada, a importação poderá ser retomada.

Além do Glifage, a Anvisa determinou, pelos mesmos motivos, a suspensão da importação do Glucovance, nas apresentações de 250 mg/1,25 mg, Glucovance 500 mg/2,5mg, Glucovance 500mg/5mg e Glucovance 1.000mg/5mg, também indicados para controle das taxas de açúcar no sangue. A decisão foi publicada nesta terça-feira, 14, no "Diário Oficial" da União (DOU).

O Glifage tem como substância ativa o cloridrato de metformina. Pacientes que usam o medicamento podem consultar o médico e substituí-lo por produtos que levam o mesmo princípio ativo. A Anvisa suspendeu ainda a distribuição, comércio e uso de dois lotes do anabolizante Hormotrop (somatropina), pó para suspensão injetável.

De acordo com a agência, o produto é falsificado. Os insumos para a produção de Lamivudina (usada para pacientes em tratamento de aids) e Aciclovir (um antiviral) produzidos pela Blau Farmacêutica S. A. também tiveram a importação suspensa. De acordo com a Anvisa, a empresa não possui registro dos insumos. A Anvisa recomendou às pessoas que tenham adquirido algum dos produtos suspensos ou apreendidos interrompam o uso do produto.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Fique longe dos hábitos que favorecem o parto prematuro

Gravidez e álcool - Foto: Getty ImagesDesidratação e até abuso de açúcar na gravidez podem acelerar a hora da chegada do bebê
 
Ter um bebê antes do tempo não envolve apenas os transtornos de correr para a maternidade quando menos se espera. Um parto prematuro envolve uma série de riscos para a saúde da criança. "A prematuridade é a principal causa de morbidade e mortalidade neonatal. Quanto menor a idade gestacional, maiores são essas cifras, assim como de sequelas no desenvolvimento físico e intelectual", explica a ginecologista e obstetra Silvia Herrera, coordenadora de medicina fetal do Salomão, Zoppi Diagnósticos.

Um nascimento é considerado prematuro quando ocorre antes da 37ª semana de gestação. Devido aos danos, se o trabalho de parto começa muito cedo, o médico tenta intervir. "Quando a gestante apresenta contrações uterinas exacerbadas podem ser utilizados medicamentos apropriados que diminuem essas contrações", conta Roberto Eduardo Bittar, professor associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP.

Normalmente, se ganha um tempo de 48 horas com esses medicamentos, que permitem uma terapia com corticoides para evitar algumas complicações, como uma hemorragia cerebral do feto. Em geral os partos prematuros estão relacionados a diversos fatores de risco, principalmente relacionados a hábitos de vida.
 
Conheça os principais, para evitar que esse problema ocorra na sua gravidez:
 
Grávida longe do cigarro - Foto: Getty ImagesTabagismo
Este é um dos hábitos mais criticados em mulheres grávidas. "O fumo prejudica a circulação uteroplacentária que causa uma menor oxigenação fetal", relata Roberto Eduardo Bittar. A diminuição do oxigênio que chega ao bebê faz com seu crescimento se torne mais restrito, o que gera uma interrupção prematura da gestação, ou seja, a mulher entra em trabalho de parto antes da hora. Além disso, o tabaco reduz a inativação de um fator que está envolvido no início e na manutenção do trabalho de parto, adiantando todo o processo. De acordo com especialista em medicina fetal Silvia Herrera, o fumo que é fator de risco para o parto prematuro quando continuado ao longo dos nove meses. "As mulheres que fumam e descobrem que estão grávidas, mas abandonam o vício imediatamente no início da gravidez não correm os mesmos riscos", explica a médica.
 
Grávida se alimentando bem - Foto: Getty ImagesDesnutrição
Futuras mães que não se alimentam de forma adequada durante a gravidez também colocam seus bebês em risco. Principalmente se surgirem casos de anemia durante este período. Ao consumir poucos dos nutrientes essenciais, não só a mulher se prejudica, como a criança: pode haver uma restrição do crescimento do feto também. "Isso aumenta risco de sofrimento fetal e morte, o que leva a interrupção da gestação antes do tempo", ensina a especialista em medicina fetal Silvia Herrera. Os nutrientes como ácido fólico, vitamina C, cálcio, magnésio, potássio, ferro, entre outros, são considerados essenciais para a saúde da gestante e do feto. Veja aqui quais são as fontes e as doses recomendadas destes nutrientes. 
 
Mulehr e peso - Foto: Getty ImagesObesidade
Por outro lado, mulheres obesas também trazem riscos à duração da gestação. No caso, o dano é maior quando elas já apresentam o índice de massa corporal (IMC) muito acima do aconselhado antes da gravidez. "Há maior risco de existirem quadros como diabetes e hipertensão arterial, que contribuem para a prematuridade", salienta o obstetra Roberto Eduardo Bittar. A alta da pressão arterial, por exemplo, causa um envelhecimento precoce da placenta, impedindo a chegada dos nutrientes para o bebê. 
 
Gravidez e álcool - Foto: Getty ImagesÁlcool
A bebida alcoólica também não tem uma boa relação com a gravidez. "O mecanismo específico de como o álcool causa trabalho de parto prematuro é desconhecido, mas além de aumentar risco de infecções, ele causa o descolamento prematuro de placenta", comenta a obstetra Silvia Herrera. Como se isso não bastasse, esse macronutriente é passado diretamente para o feto na placenta, fazendo com que ele tenha todos os efeitos no sistema circulatório do bebê também. E muitas vezes o hábito de beber também está relacionado à má alimentação. 
 
Estresse na gravidez - Foto: Getty ImagesEstresse
Hábitos que cultivam o estresse só pioram o risco do trabalho de parto se iniciar antes da hora. E a culpa disso tudo é dos hormônios ativados por esse quadro emocional. "A elevação da noradrenalina e do cortisol, que está presente nesses casos, desencadeia contrações uterinas", ressalta o obstetra Roberto Bittar. Isso porque essas substâncias estão ligadas ao processo hormonal do parto. Por isso mesmo, vale a pena combater esse mal, encontrando pausas de descanso, praticando atividade física e cuidando de si.
 
Grávida bebendo água - Foto: Getty ImagesDesidratação
A redução de líquido amniótico também pode causar um parto prematuro, até porque é uma condição que prejudica questões o crescimento do feto, como o desenvolvimento de seus pulmões, por exemplo. Muitas vezes essa redução ocorre por algum problema na troca entre a mãe e o bebê, aí não há o que se possa fazer. Mas consumir pouca água também pode ajudar a deixar esse líquido menor. "A ingestão de 2 a 3 litros de água por dia poderia evitar essa redução", ensina a obstetra Silvia Herrera.
 
Grávida comendo açúcar - Foto: Getty ImagesAbuso de açúcar
Durante a gestação, a placenta produz hormônios que bloqueiam em parte a ação da insulina no corpo, hormônio que atua na retirada da glicose do sangue. Isso pode gerar um quadro chamado de diabetes gestacional, e consumir grandes quantidades de açúcar, principalmente o de adição, não ajuda em nada na prevenção do problema, que está ligado também a partos prematuros. "Acredita-se que esse excesso de glicose gera um aumento do feto e do líquido amniótico, causando uma extensão do útero. Quando esses músculos se expandem muito, o trabalho de parto pode se desencadear mais cedo, mas isso é apenas uma teoria", ressalta a obstetra Silvia Herrera. 
 
Fonte Minha Vida

Nove dicas para conseguir acordar mais cedo e com disposição

Nada de enrolar na cama - Foto: Getty ImagesManter uma rotina de sono e diminuir o ritmo antes de dormir ajudam a despertar na hora certa
 
Pular da cama ou dormir mais um pouco? Para muita gente, o dilema é diário. Para o nosso corpo, muitas vezes a segunda opção é a escolhida, mesmo quando nosso cérebro sabe que temos que acordar cedo para trabalhar ou cumprir outras atividades. E quando finalmente o despertador é escutado, muitas pessoas começam o dia sem disposição, só pegando no tranco no fim da manhã ou começo da tarde.

Na maioria das vezes, a dificuldade para acordar bem disposto tem um grande culpado: a privação de sono. "Antes, no começo do século XX, dormíamos cerca de nove horas por noite, hoje a média é menor do que sete horas", compara o pneumologista Geraldo Lorenzi Filho, coordenador da Residência Médica em Medicina do Sono do Incor e médico do Laboratório do Sono do Hospital Santa Cruz, em São Paulo.

Mas é claro que outros fatores também podem influenciar nisso. "Também existem aspectos genéticos, pessoas que têm tendência a acordar e dormir muito tarde ou muito cedo. Só que essa é uma porcentagem muito pequena da população", frisa a pneumologista Sonia Togerio, pesquisadora do Instituto do Sono, da Unifesp, em São Paulo.

De qualquer forma, acordar com dívidas na conta de sono pode ser prejudicial ao rendimento e à saúde. "Isso causa problemas de memória, humor, falta de atenção e, é claro, sonolência", ensina Sônia. Por isso pedimos aos especialistas algumas dicas para tornar essa tarefa muito mais fácil.
 
A seguir, você confere as estratégias para conseguir acordar mais cedo e com o pique em alta:
 
Hora para acordar - Foto: Getty ImagesTenha horários constantes
O corpo pode não ser exato, mas ele é regido por um ciclo chamado circadiano, expressão que significa "cerca de um dia". Isso porque o organismo organiza suas funções para que ocorram sempre em 24 horas mais ou menos, obedecendo a duração do dia. Esse é o tal do relógio biológico. Manter uma hora certa para dormir e acordar ajuda a regular um pouco mais esse nosso cronograma interno. "Ficar mexendo no nosso ciclo circadiano o desregula. Ao dormir mais tarde, você atrasa o relógio e volta a não conseguir acordar cedo", esclarece o médico do sono Geraldo Lorenzi. É claro que não é preciso exagerar e ser sempre pontual, mas manter uma rotina faz parte da higiene do sono e ensina o corpo a ter uma frequência.
 
Luz logo cedo - Foto: Getty ImagesUse e abuse da luz
 Um dos reguladores do ciclo circadiano é a luz, já que o corpo tem funções diferentes à noite e durante o dia. Portanto, o sol é um excelente indicador para o corpo que está na hora de acordar. "Abrir a janela de manhã como as avós ou seus pais faziam é uma excelente maneira de dizer para o organismo que já é dia", pontua o médico do sono Lorenzi. E em dias nublados, mesmo a luz artificial pode ter esse efeito. "Depende, é claro, de sua intensidade", reitera a pneumologista Sônia Togerio. Em vez de dormir com cortinas ou persianas, que bloqueiam totalmente a passagem da luz matutina, experimente deixar a janela do quarto liberada para a entrada do Sol antes mesmo de ir para a cama.
 
Relaxar antes de dormir - Foto: Getty ImagesRelaxe antes de dormir
As vovós também viviam dizendo aos netos para pararem um pouco de brincar na hora de dormir. E, mais uma vez, elas estavam certas! "O mais indicado é não fazer atividades estimulantes, principalmente no caso dos adultos. Trabalhar, por exemplo, excita a mente, ainda mais ficar pensando no que precisa ser feito no dia seguinte", argumenta a pneumologista Sônia. Ver televisão, navegar na internet, jogar videogame, tudo isso entra na lista de proibições. Mas não precisa parar de cumprir tudo isso assim que o sol se por. Basta separar uma hora para relaxar e ficar longe de tudo isso quando estiver próximo de dormir. Nessas horas, um livro ou uma música relaxante são ótimas pedidas. 
 
Nada de enrolar na cama - Foto: Getty ImagesNão fique enrolando na cama
"Cama é um lugar para dormir e fazer sexo, mais nada!", sublinha o médico do sono Lorenzi. No máximo, fazer uma leitura, que é algo relaxante. Portanto, ao enrolar na cama, você tira a sensação que lá é um local de sono, o que pode dificultar a chegada do sono à noite. Seu organismo deve reconhecer que a cama é um local de repouso e relaxamento, portanto praticar atividades estimulantes como assistir televisão ou jogar videogame na cama também não são recomendadas. "Para quem tem insônia, por exemplo, ficar muito tempo na cama gera mais ansiedade", lembra a pneumologista Sônia. A melhor forma de dizer para seu corpo que está na hora de acordar, é levantar logo, sem enrolações. Existem despertadores programados inclusive para que a pessoa seja obrigada a levantar, como o que solta três peças de quebra cabeça e só para de tocar quando todas são colocadas de volta ao lugar.
 
Despertador - Foto: Getty ImagesResista ao botão soneca
Você pode achar que está enganando o despertador, mas é o seu corpo que é feito de bobo ao apertar o botão "soneca" do relógio. "Pode fazer mal, porque se tem um sono fracionado, que é de segunda qualidade, e acaba-se dizendo ao corpo que ele pode dormir assim, o que não é certo", ensina Lorenzi. O ideal é acordar assim que o despertador toca, e não ficar barganhando mais uns minutinhos. 
 
Atividade física - Foto: Getty ImagesTome cuidado com a atividade física
A atividade faz muito bem à saúde, e quando feita logo cedo, colabora para a disposição. "O nosso ciclo cicardiano está muito relacionado à temperatura do corpo, quando ele está frio, temos sono. A atividade física eleva o calor corporal, ajudando a despertar melhor", explica Lorenzi. Por outro lado, fazer exercícios muito perto da hora de dormir tem o mesmo efeito, atrapalhando o sono. "O indicado é sempre fazer exercício três horas antes de dormir", ensina Sônia.
 
Café da manhã - Foto: Getty ImagesMantenha o olho vivo no cardápio
Os alimentos também influenciam no sono e sábio foi quem percebeu que o café ajuda a espantar a sonolência. A bebida é rica em cafeína, substância que é estimulante. "Alguns alimentos fontes desse micronutriente devem ser evitados à noite, como café, chá preto, chá verde e chocolate, que são estimulantes", considera Lorenzi. Mas você pode consumi-los pela manhã, a cafeína melhora a memória, por exemplo. Só que o efeito pode não ser imediato. Um estudo feito no Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique, verificou que pessoas que consumiam bebidas com o micronutriente tinham mais atenção e eficiência logo após a ingestão, além de um aumento no metabolismo. Além disso, pesquisas indicam que proteínas pela manhã podem aumentar características como atenção e memória logo cedo. 
 
Relógio biológico - Foto: Getty ImagesDê mais atenção ao seu corpo
As pessoas têm uma determinação genética também sobre seus horários de dormir e acordar, são os cronotipos, que dividem as pessoas entre matutinos e vespertinos, além dos intermediários. Os primeiros tem uma tendência maior a dormir e acordar cedo, enquanto os últimos despertam e se deitam mais tarde. "A maior parte das pessoas é flexível, pode se habituar a acordar cedo", ensina Lorenzi. Mas saber qual é sua tendência com certeza ajuda a conhecer melhor o próprio corpo. A dica do especialista é aproveitar as férias ou qualquer período sem obrigações de horários e perceber a que horas, sem a privação de sono, o corpo sente necessidade de dormir e acordar, e assim observar como o organismo se comporta. Ou faça o teste e descubra em qual período do dia a sua disposição é maior.

Além disso, existem os curto e longo dormidores, que precisam de menos ou mais tempo para dormir respectivamente. "Isso é muito individual, e pode variar também com a idade", salienta Sônia. Mas, muitas vezes, a dificuldade em acordar cedo está justamente no fato da pessoa precisar dormir um pouco mais que a média. Nesses casos, oito horas não são suficientes e o saldo de sono sempre fica negativo.  
 
Consulta com especialistaConsulte um especialista
Se mesmo com todas essas dicas, está difícil conseguir acordar cedo e com disposição, talvez esteja na hora de buscar ajuda profissional. "Se isso atrapalha a vida da pessoa é importante orientação, até para tomar medicação, como suplementos de melatonina, hormônio ligado ao sono", acredita Sônia. 
 
Fonte Minha Vida

Pessoas com câncer de pele são menos propensas a desenvolver Alzheimer

Lipton ressalta que os resultados não significam que as
 pessoas devem parar de tomar medidas para evitar o câncer de pele
Efeito protetor não se aplica ao melanoma, um tipo menos comum, mas mais agressivo de câncer de pele
 
Pessoas que têm câncer de pele podem ser menos propensas a desenvolver a doença de Alzheimer, de acordo com pesquisa realizada no Albert Einstein College of Medicine, nos EUA.
 
A ligação, no entanto, não se aplica ao melanoma, um tipo menos comum, mas mais agressivo de câncer de pele.
 
O estudo envolveu 1102 pessoas com uma idade média de 79 anos que não tinham demência no início do estudo. Os participantes foram acompanhados por uma média de 3,7 anos.
 
No início do estudo, 109 pessoas relataram ter tido câncer de pele no passado. Durante o estudo, 32 pessoas desenvolveram câncer de pele e 126 pessoas desenvolveram demência, incluindo 100 com Alzheimer.
 
As pessoas que tiveram câncer de pele eram quase 80% menos prováveis de desenvolver a doença de Alzheimer do que as pessoas que não têm câncer de pele. Das 141 pessoas com câncer de pele, dois desenvolveram a doença de Alzheimer.
 
A relação não foi observada com outros tipos de demência, como a demência vascular.
 
Segundo o autor do estudo Richard B. Lipton, a razão para este possível efeito protetor do câncer de pele ainda não é conhecida. "Uma possível explicação poderia ser a atividade física. Atividade física é conhecida para proteger contra a demência, e atividades ao ar livre podem aumentar a exposição à radiação UV, o que aumenta o risco de câncer de pele", afirma.
 
A equipe sugere que fatores biológicos específicos, incluindo fatores genéticos, provavelmente também desempenham um papel, já que a atividade física não reduz o risco de doença de Alzheimer na medida encontrada na relação entre o câncer de pele e a doença.
 
Lipton ressalta que os resultados não significam que as pessoas devem parar de tomar medidas para evitar o câncer de pele. "As pessoas devem continuar a usar protetor solar, evitar o sol ao meio-dia e usar roupas para proteger sua pele. A esperança é que esses resultados nos ajudem a aprender mais sobre como a doença de Alzheimer se desenvolve, para que possamos criar melhores métodos e tratamentos preventivos", conclui.
 
 
Fonte isaude.net

Gases liberados por automóveis transformam colesterol "bom" em "ruim"

Duas semanas de exposição às emissões de veículos pode causar dano oxidativo no sangue e fígado
Foto: Fesus Robert/Foto Stock
Duas semanas de exposição às emissões de veículos pode
causar dano oxidativo no sangue e fígado
Exposição faz com que HDL perca qualidades protetoras cardiovasculares e passe a contribuir para a obstrução das artérias
 
Pesquisadores da Universidade de Califórnia, nos EUA, descobriram que a inalação dos gases emitidos pelos automóveis transforma a lipoproteína de alta densidade (HDL), ou colesterol ' bom' em colesterol ' ruim' para o organismo.
 
A pesquisa sugere que a alteração faz com que o HDL perca suas qualidades protetoras cardiovasculares de modo que passa a contribuir para a obstrução das artérias.
 
Além de mudar o HDL "bom" para "ruim", a inalação das emissões ativa outros componentes da oxidação, danos precoces nas células e tecidos que causam inflamação, levando ao endurecimento das artérias.
 
 
As partículas emitidas no ar, tais como as de veículos são as principais poluentes em ambientes urbanos. Estas partículas são revestidas de produtos químicos que são sensíveis aos radicais livres, conhecidos por causarem oxidação. O mecanismo por trás de como isto conduz à aterosclerose, no entanto, não era bem compreendido.
 
Agora, os pesquisadores descobriram que, após duas semanas de exposição às emissões de veículos, ratos mostraram dano oxidativo no sangue e fígado. O colesterol HDL alterado pode desempenhar um papel fundamental neste processo prejudicial.
 
"Este é o primeiro estudo a mostrar que os poluentes do ar promovem o desenvolvimento de colesterol HDL pró-oxidante disfuncional, e a ativação de uma via de oxidação interna, que pode ser um dos mecanismos através do qual a poluição do ar pode causar doença cardíaca e acidente vascular cerebral", explica o autor sênior Jesus Araujo.
 
A equipe investigou um grupo de ratos que foi exposto a emissões do veículo, durante duas semanas e, em seguida, a ar filtrado, durante uma semana. Um segundo grupo foi exposto a duas semanas de emissões com ar filtrado, e um terceiro foi exposto apenas ao ar limpo e filtrado por duas semanas.
 
"A maior surpresa foi descobrir que, depois de duas semanas de exposição às emissões de veículos, uma semana respirando ar limpo filtrado não foi suficiente para reverter os danos", afirmam os autores.
 
Os ratos foram expostos durante algumas horas, vários dias por semana, ao escapamento de motores a diesel, em uma concentração de massa de partículas dentro dos níveis aos quais os trabalhadores das minas são normalmente expostos.
 
Após as exposições, os cientistas analisaram amostras de sangue e tecidos e verificaram para ver se as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias protetoras do HDL ainda estavam intactas.
 
A equipe descobriu que muitas das propriedades positivas de HDL foram alteradas após a exposição aos poluentes liberados pelos automóveis.
 
Por exemplo, HDL de ratos expostos por duas semanas a emissões do veículo, incluindo os que receberam uma semana subsequente do ar filtrado, tinha uma capacidade muito reduzida para proteger contra a oxidação e a inflamação induzida por lipoproteína de baixa densidade (LDL), conhecido como o colesterol "ruim", do que os ratinhos que apenas tinham sido expostos ao ar filtrado.
 
Segundo os pesquisadores, sem a capacidade de HDL para inibir LDL, juntamente com outros fatores, o processo de oxidação pode correr sem controle. O grau de disfunção do HDL foi correlacionado com o nível de marcadores de oxidação presentes no fígado.
 
"Nós sugerimos que as pessoas tentem limitar sua exposição a poluentes do ar, pois podem induzir dano que começa durante a exposição e continua muito tempo após o seu término", concluem os autores.
 
Fonte isaude.net

Sistema usa sinais cerebrais para melhorar interação de pessoas com deficiência

Dispositivo é uma combinação de interfaces homem/computador
Foto: Barcelona Digital Centre Tecnològic
Dispositivo é uma combinação de interfaces homem/computador
Protótipo permite executar ações como escrever e usar redes sociais por meio da leitura dos sinais elétricos do cérebro
 
Pesquisadores europeus desenvolveram um novo sistema capaz de interpretar os sinais cerebrais das pessoas com deficiência e os ajudar a interagir com o meio ambiente.
 
O projeto BrainAble visa melhorar a autonomia dos pacientes com deficiências físicas graves.
 
Segundo os pesquisadores, o protótipo permite que as pessoas executem ações que não podiam de outro modo, tais como a escrita e comunicação em redes sociais, ligar e desligar a luz ou a televisão, controlar qualquer aparelho digital em casa, como uma cadeira de rodas, e explorar ambientes virtuais para o seu entretenimento. E tudo isso é possível simplesmente por meio da leitura dos sinais elétricos do cérebro, sem mover um músculo.
 
O sistema consiste em uma combinação de interfaces humano-computador composta de sensores cerebrais e outros sensores fisiológicos que medem o estado físico e emocional de uma pessoa (computação afetiva) com ambientes de realidade virtual, e a conexão dessas interfaces com casas inteligentes e redes sociais online.
 
A combinação de tecnologias permite que o protótipo BrainAble leia os impulsos cerebrais gerados pelo usuário para realizar uma determinada atividade (por exemplo, a mudança do canal de televisão), os interprete e aja em nome do paciente, em casa ou no ambiente social.
 
Além disso, o sistema aprende hábitos do utilizador e tenta compreender o contexto em que eles estão sendo usadas, tentando automatizar algumas ações comuns (por exemplo, regulando a temperatura da casa de acordo com o gosto do utilizador).
 
Ele também pode monitorar se o paciente está cansado e dar-lhes mais autonomia em suas vidas diárias. O sistema BrainAble permite que as pessoas com deficiências funcionais graves melhorem sua inclusão social e a qualidade de vida.

Como funciona
O sistema usa um capacete equipado com eletrodos para capturar os pequenos sinais elétricos gerados pelo cérebro. Os usuários são treinados para gerar sinais que o sistema pode traduzir em ação.
 
A incorporação da inteligência na plataforma permite que o sistema entenda o ambiente, o contexto do usuário e os hábitos e possa reagir de uma forma pró-ativa.
 
Os pesquisadores da BrainAble desenvolveram um aplicativo para que o usuário possa controlar remotamente um robô com características de telepresença. Eles podem manobrar o robô em casa, realizar ações diferentes e até mesmo se comunicar com as pessoas, tudo sem sair de cama.
 
Ao longo da execução do projeto, um total de 69 usuários com deficiência, além de outros usuários saudáveis, testou individualmente e avaliou não apenas os vários componentes do sistema, mas também o protótipo completo em um ciclo de três interações, desde a definição dos requisitos iniciais para posterior validação e melhoria contínua dos desenvolvimentos.
 
Fonte isaude.net

Ondas de ultrassom aplicadas na região do cérebro melhoram o humor

Dr. Patick Boyle e Dr. Stuart Hameroff (sentado) durante testes com aparelho de ultrassom
Foto: Biomedical Communications/Un. of Arizona Medical Center
Dr. Patick Boyle e Dr. Stuart Hameroff (sentado) durante
 testes com aparelho de ultrassom 
Técnica causou melhora significativa no humor tanto após 10 minutos quanto 40 minutos após o tratamento
 
Estudo realizado por pesquisadores do University of Arizona Medical Center, nos EUA, mostrou que a estimulação transcraniana por ultrassom pode melhorar o humor dos pacientes.
 
Os resultados mostraram que as ondas de ultrassom podem aliviar a sensação de dor em pacientes que sofrem de dor crônica.
 
A equipe testou um dispositivo de ultrassom clínico, General Electric LOGIQe, com a sonda de ultrassom aplicada no couro cabeludo que recobre córtex temporal e frontal do cérebro.
 
Em ordem aleatória, cada participante recebeu duas exposições de 15 segundos de placebo e ultrassom de 8 megahertz.
 
Após a exposição, os participantes relataram (por escalas visuais analógicas) melhora significativa no humor ambos após 10 minutos e 40 minutos após a estimulação, mas não depois do placebo.
 
Em um estudo de acompanhamento, resultados preliminares mostraram que ultrassons de 2 megahertz (que atravessam o crânio mais facilmente) podem ser mais eficazes na melhora do humor em comparação com o de 8 megahertz TUS.
 
O mecanismo pelo qual o ultrassom pode afetar os estados mentais é desconhecido, mas a equipe sugere as ondas do ultrassom atuam pelo alongamento vibracional das membranas neuronais e / ou matriz extracelular.
 
Dois trabalhos recentes sugerem, no entanto, outra possibilidade. A equipe utilizou a nanotecnologia para estudar as propriedades condutoras de microtúbulos individuais, polímeros de proteínas de tubulina, proteína mais prevalente do cérebro.
 
Os principais componentes do citoesqueleto neuronal, os microtúbulos, crescem e alongam os neurônios, formando e regulando sinapses, que são interrompidas na doença de Alzheimer e, teoricamente, ligadas ao processamento de informação, codificação da memória e estados mentais.
 
A equipe descobriu que os microtúbulos têm notáveis propriedades condutoras eletrônicas quando excitados em determinadas frequências ressonantes específicas, por exemplo, na faixa de baixo megahertz, justamente a faixa da estimulação.
 
"Isto sugere que a estimulação transcraniana com ultrassom pode estimular a ressonância de megahertz naturais em microtúbulos cerebrais, melhorando não somente o humor e os estados mentais conscientes, mas talvez também funções de microtúbulos na plasticidade sináptica, crescimento do nervo e reparação", conclui o líder da pesquisa Stuart Hameroff.
A equipe planeja mais estudos da estimulação sobre traumatismo crânio-encefálico, doença de Alzheimer e distúrbios de estresse pós-traumático.
 
Fonte isaude.net

Brasileiros criam biossenssor que detecta pesticidas em minutos

O sensor é de fácil construção, sendo constituído por uma
película muito fina nanométrica, onde é imobilizada a enzima
 acetilcolinesterase (exatamente igual a que existe no cérebro humano)
Pesticida metamidofós interage no sistema nervoso central, causando danos irreversíveis no cérebro, levando à morte
 
Cientistas desenvolveram um bissensor que é capaz de, num curto espaço de tempo (minutos), detectar a existência do pesticida metamidofós na água, solo e alimentos contaminados. O estudo foi motivado pela existência de grandes índices do pesticida nos lençóis freáticos e nas grandes lavouras do estado de Mato Grosso.

O biossensor foi construído exclusivamente para detectar o pesticida metamidofós, mas ele está também preparado para ser adaptado para a detecção de outros pesticidas que pertençam às classes dos organofosforados ou carbamatos, o que aumenta a sua utilidade e importância. O metamidofós não só é largamente utilizado nos trabalhos agrícolas no Mato Grosso, como também em todo o país e, por ser extraordinariamente forte, penetra facilmente no solo e, consequentemente, nos lençóis freáticos. Devido a sua composição química, este pesticida interage livremente no sistema nervoso central do ser humano, atacando-o rapidamente, causando danos irreversíveis no cérebro, podendo levar à morte.

O sensor é de fácil construção, sendo constituído por uma película muito fina nanométrica, onde é imobilizada a enzima acetilcolinesterase (exatamente igual a que existe no cérebro humano). Quando a enzima entra em contato com as moléculas do pesticida, sua ação é inibida, produzindo menos prótons quando comparado com a enzima sem a presença do pesticida: essa diferença de prótons é lida e mostrada num pequeno aparelho onde é introduzida essa película, acusando, assim, os índices de contaminação.

O projeto de pesquisa conjunto entre o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) resultou na idealização, construção e patenteamento do biossensor. Izabela Gutierrez de Arruda é a autora do projeto.

Primeira patente
É o primeiro registro de patente da UFMT em quarenta anos de existência da universidade. Atualmente, todas as análises referentes a contaminação por pesticidas no estado de Mato Grosso são enviadas para São Paulo ou Rio de Janeiro. Com este biossensor, pode não mais haver essa necessidade, pois o equipamento é do tamanho de um medidor de índices de diabetes e confere a resposta em poucos minutos.

A equipe procura agora, preferencialmente, uma indústria nacional de biotecnologia que tenha interesse e que compre a ideia para a comercialização do aparelho completo (que poderá custar entre R$ 100,00 e R$ 200,00 cada unidade).

Izabela destaca que o trabalho é de âmbito social e de impacto ecológico. " Este pesticida é utilizado em larga escala no Mato Grosso e em muitas regiões do nosso país" , alerta. " Se a região do Pantanal poderá ser ameaçada por este pesticida, pela sua localização, outros países que fazem fronteira com o Brasil poderão sentir também esse perigoso efeito, até porque a contaminação pode chegar aos reservatórios de água potável e nos grandes rios do estado" .

Confirmando a preocupação de Izabela, pesquisas feitas pelo professor Wanderlei Pignati, pesquisador da UFMT e um dos maiores especialistas nacionais em pesticidas, confirmou a presença de vários pesticidas nos principais rios, poços artesianos e, inclusive, em animais, no Mato Grosso. Outro trabalho de Pignati comprovou também a existência de índices de pesticidas no leite materno. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está com um processo aberto para banir esse pesticida do mercado, proibindo sua produção, tal como já acontece em vários países da União Europeia.

Com informações da Agência USP

Grupo cria método econômico e portátil para medir a poluição do ar por ozônio

Formado no ar por poluentes lançados pelos carros, o O3 é produzido também por uma nova geração de eletrodomésticos
 
Na estratosfera, a 15 km de altura, o gás ozônio nos protege do excesso da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.. Já aqui na troposfera, onde vivemos, essa molécula formada por três átomos de oxigênio revela-se um vilão poluente, bastante tóxico ao nosso sistema respiratório e que preocupa ambientalistas, órgãos que monitoram a qualidade do ar nas grandes cidades, além de cientistas, como Arnaldo Alves Cardoso, do Instituto de Química da Unesp em Araraquara.

Para medir a quantidade de O3 que respiramos, os órgãos responsáveis pelo monitoramento da qualidade do ar no caso de São Paulo, a Cetesb usam equipamentos sofisticados, grandes e pesados, que fazem as análises em tempo real. Cardoso tem um desses no seu laboratório em Araraquara. " Custou cerca de US$ 10 mil" , diz. O método que ele e seu grupo desenvolveram é uma opção mais barata e portátil. " Pode ser uma alternativa para monitorar também lugares distantes dos grandes centros, já que o problema do ozônio está deixando de ser exclusividade das metrópoles" , afirma.

Formado no ar principalmente a partir de poluentes lançados pelos escapamentos dos carros, o O3 pode ser produzido também por uma nova geração de eletrodomésticos. " Um dia abri o jornal e vi anúncios de purificadores de ar, ventiladores e até lavadoras de roupas que geram ozônio" , lembra Cardoso. A razão é simples: poderoso esterilizante, o gás elimina micro-organismos do ar e da água. Também é produzido pelas chamadas lâmpadas germicidas. " Está cada vez mais fácil gerá-lo em casa hoje em dia" , diz o pesquisador.

Em concentrações moderadas, o ozônio é benéfico ao ambiente, atuando no ar como uma espécie de detergente. Como forte oxidante que é, ele quebra moléculas orgânicas grandes como derivados de petróleo , tornando-as solúveis em água, o que permite que sejam arrastadas pela água da chuva. Em grandes concentrações, porém, torna-se o responsável pela neblina cinzenta do fim da tarde, fenômeno típico das grandes cidades brasileiras.

Em Araraquara, município paulista distante 277 km da capital, com pouco mais de 200 mil habitantes, ele já detectou, em horários de pico, concentrações de ozônio no ar de até 85 partes por bilhão (ppb). A resolução 3/1990 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) estabelece que, para ser considerado de qualidade aceitável, o ar de uma localidade pode ultrapassar 81 ppb de ozônio apenas uma vez por ano. Para se ter um ideia, no município de São Paulo, em 2012 esse limite foi ultrapassado 36 vezes no Parque do Ibirapuera (uma das áreas mais verdes da cidade), segundo dados da Cetesb.

Dispensando grandes equipamentos, o método de Cardoso requer pouco mais que um pedaço de papel. Baseia-se na reação química do ozônio com um dos corantes mais antigos usados pelo homem: o índigo de forte coloração azul. De formato circular e com apenas 2 cm de diâmetro, o papel é pequeno o suficiente para caber numa seringa, onde a reação ocorre (junto uma substância que serve para deixar o ambiente mais úmido). Na presença de ozônio, o índigo se oxida e, consequentemente, o papelzinho no qual ele estava impregnado clareia. Assim, quanto mais ozônio no ar, mais claro o papel ficará depois das oito horas de exposição ao ambiente, tempo necessário para conclusão do teste.

A coloração final do papel é então comparada com um disco com 30 tons de azul, que indicam as respectivas concentrações de ozônio no ar. O cerne do trabalho foi transformar cada um desses tons em um código numérico (segundo o sistema RGB de cores, o mesmo usado pelos computadores) e relacionar, matematicamente, a concentração de corante no papel ao teor de ozônio no ar, explica o doutorando Gabriel Garcia, coautor do estudo.

Cada intervalo da escala de azuis representa uma variação de pouco mais de 3 ppb de ozônio, prossegue o aluno. Na prática, isso significa que se a diferença entre a cor inicial do papel e o resultado final corresponder a 20 tons do disco, a concentração do gás no ar será de aproximadamente 60 ppb. A técnica se mostrou eficaz para determinar ozônio em qualquer ambiente em concentrações que variam entre 2 ppb e 97 ppb. " Queremos popularizar esse tipo de análise e propor um kit de teste de campo que dispense qualquer conhecimento técnico aprofundado e estrutura física de laboratório" , explica Garcia. No ano passado, o trabalho foi apresentado na 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, em Águas de Lindoia (SP).

Análise pelo celular
Por enquanto, os resultados fornecidos pelo teste desenvolvido pelo grupo de Araraquara requerem inspeção visual apenas. Ou seja, o usuário checa a cor do papel com a escala de cores predefinida e infere a concentração de ozônio. Evidentemente, isso pode acarretar resultados diferentes dependendo de quem vê. Os daltônicos, por exemplo, provavelmente teriam problemas para executar a tarefa. Mas os pesquisadores vislumbram a possibilidade de automatizar a técnica, fazendo com que um programa de computador analise a cor final do papel, o que certamente aumentaria a confiabilidade do resultado. Segundo eles, é possível criar aplicativos para celular para realizar o cálculo da concentração de ozônio no ar baseando-se em uma foto da amostra.

Além da portabilidade do método, uma das principais vantagens destacadas por Cardoso está no fato de ser uma tecnologia que não consome energia. " O kit pode ser usado para atividades de fiscalização e educação ambiental" , acrescenta.

Para ele, é preciso conscientizar a população também sobre o uso indiscriminado de eletrodomésticos geradores de ozônio. " Não sou contra esse uso, que na verdade é extraordinário, mas é importante que as pessoas sejam orientadas e que haja algum tipo de regulação da quantidade de ozônio liberada por esses aparelhos, para que possamos evitar as más consequências para o ambiente."

Com informações da UNESP Ciência

Homens buscando o rejuvenescimento devem se exercitar

Imagem da internet
Homens que não se sentem confortáveis com a idéia de envelhecer podem estar em busca de tratamentos rejuvenescedores milagrosos, sem saber que a melhor forma de combate é mais simples do que se parece.
 
Alguns tratamentos contra o inevitável avançar dos anos envolvem combinações hormonais e esteróides, e a literatura médica não chegou a uma conclusão quanto à segurança e eficácia desses métodos, apesar das promessas de maior força, libido e sentimento de juventude que eles oferecem.
 
“Não existe realmente nenhuma evidência científica de que eles ajudarão um homem a funcionar otimamente, seja na arena sexual, ou que eles terão um efeito na saúde geral e bem estar de um homem”, explica o urologista Dr. Eli Lizza. Além disso, ele alerta que os tratamentos podem ter efeitos colaterais, como diminuição da contagem de esperma e outros riscos à fertilidade.
 
Assim, a melhor forma de envelhecer bem ainda é a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Pesquisas mostram que a prática de exercícios melhora a qualidade de vida de idosos e ainda reduz a perda muscular e óssea.
 
De acordo com um estudo feito sobre o tema na Saint Louis University, pelo pesquisador John Morley, o melhor tônico da juventude é uma combinação de exposição adequada ao sol, boa ingestão de proteínas e atividades físicas.
 
O estudo foi publicado no periódico Fertility and Sterility.
 
Fonte: Live Science

Pedras na vesícula – o que são e como evitar

A vesícula biliar é uma estrutura que fica abaixo do fígado e armazena e concentra a bile produzida por ele. Às vezes, os próprios materiais da bile podem começar a se agrupar, e formar os temidos cálculos – também conhecidos como pedras.
 
Um dos maiores problemas dessa condição é a falta de sintomas no seu início. O paciente só percebe que há algo errado quando começa a sentir dores, que podem vir acompanhadas de náuseas e vômitos. Quando ocorre uma infecção secundária o paciente pode ainda sofrer febre e calafrios, e sua urina pode ficar mais escura.
 
O diagnóstico é feito a partir do relato do paciente e de exames, sendo que a ultrassonografia permite a visualização dos cálculos. O tratamento mais recorrente é a cirurgia de remoção da vesícula biliar. O uso de medicamentos é feito apenas em casos em que o paciente não pode se submeter a uma cirurgia.
 
As pedras na vesícula podem ser causadas por diversos fatores. Veja abaixo outras questões que facilitam sua formação:
 
- Predisposição genética

 - Alto consumo de gorduras e carboidratos

 - Sedentarismo

 - Diabetes

 - Obesidade

- Hipertensão

 - Tabagismo

 - Uso prolongado de anticoncepcionais

- Avanço da idade
 
Pessoas que estejam em grupos de risco devem conversar com seus médicos sobre formas de prevenção e também devem estar atentas aos sinais dados pelo corpo. As dores causadas pelas pedras normalmente acontecem do lado direito do corpo, abaixo da costela e podem migrar para as costas.
 
Fonte: Tree Comunicação

Mulheres na menopausa precisam estar atentas à saúde ocular

A atenção dada à saúde ocular deve ser intensificada quando a mulher se aproxima da menopausa, uma vez que esse período é marcado por intensas alterações hormonais. Além dos sintomas mais comuns atribuídos a essa fase da vida, como as ondas de calor, insônia, mudanças de humor e diminuição da libido, podem ocorrer outros problemas que merecem atenção, tais como os problemas oculares.
 
Durante o climatério, fase que envolve a pré-menopausa e pode se estender até um ano após a menopausa, a mulher pode desenvolver problemas oculares como a síndrome do olho seco, que tem como sintomas a visão nebulosa, sensibilidade extrema à luz e coceira nos olhos. De acordo a oftalmologista Kátia Mello, isso ocorre devido às mudanças hormonais que alteram o filme lacrimal. A situação pode ser minimizada com o uso de colírios, sempre receitados por oftalmologistas.
 
Além da síndrome do olho seco, outros problemas podem afetar essas mulheres, como a catarata, o glaucoma, “vista cansada” e a presbiopia (dificuldade de foco para perto) que podem surgir ou serem agravados pelas alterações hormonais.
 
Mulheres que passam por uma menopausa precoce, antes dos 40 anos, devem ficar ainda mais atentas à sua saúde ocular, pois, segundo Kátia Mello, quanto mais cedo uma mulher chega ao fim de sua vida reprodutiva, maiores são as chances de ela desenvolver doenças oculares.
 
Fonte: Esteio Comunicação

Novo tratamento pode reduzir gordura da papada

Imagem da internet
Estudo apresentado no American Academy of Dermatology Annual Meeting, que ocorreu de 1º a 5 de maio em Miami Beach, nos Estados Unidos, mostrou que o ácido desoxicólico (ATX-101) ajuda no tratamento da gordura submental, melhorando a aparência indesejada da gordura sob o queixo.
 
Os pesquisadores analisaram 165 pessoas, atendidas em 21 centros médicos, que receberam microinjeções de ácido desoxicólico 2 mg/cm² a cada dois milímetros em um padrão de grade na região do queixo. Os pacientes receberam até seis sessões espaçadas em intervalos de 28 dias.
 
Médicos e pacientes avaliaram cada sessão de tratamento, bem como os resultados de três meses após a última injeção, utilizando uma escala validada para leve, moderada ou grave quanto à aparência da gordura da papada.
 
Doze semanas após o final do tratamento, os médicos relataram que 87% dos pacientes alcançaram uma melhora de um ponto ou mais na escala. Além disso, 83% dos pacientes relataram "significativa melhora" na avaliação de follow-up, afirmando se sentirem menos incomodados com a gordura no queixo.
 
A maioria dos pacientes (86%) relatou estar "pelo menos um pouco satisfeito" com sua aparência e 94% deles relataram estar "pelo menos um pouco satisfeito" com o seu tratamento. Além disso, 96% dos pacientes apresentaram flacidez inalterada ou melhora da flacidez na escala de classificação.
 
Os especialistas acreditam que o ácido desoxicólico será uma arma eficiente no tratamento da gordura da face, uma vez que essa área é difícil de ser tratada. Contudo, eles ressaltam que não há um tempo determinado para recuperação após a aplicação, que a região pode ficar inchada e que o paciente pode sentir algum incomodo.
 
Os efeitos colaterais estiveram presentes em 92% dos pacientes e foram classificados como ligeiros e moderados. Os mais comuns consistiram em machas negras, dormência, dor, edemas e eritema, sendo que todos desapareceram rapidamente.
 
O ácido desoxicólico está em processo de aprovação pelo USA Drug and Food Aministration, e os pesquisadores esperam que seu uso possa ser ampliado para outras áreas do corpo, como olhos, braços, barriga e joelhos.
 
Fonte: American Academy of Dermatology, 1º a 5 de maio em Miami Beach, nos Estados Unidos.

Prefeitura de Gameleira de Goiás - GO

A Prefeitura de Gameleira de Goiás - GO realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
17 a 24 de maio

Cargos:
Motorista, Agente Comunitário de Saúde (ACS), Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Agente de Serviços de Higiene e Alimentação, Professor

Hospital Regional de Osasco - SP

O Hospital Regional "Dr. Vivaldo Martins Simões" - Osasco realiza concurso para provimento de 23 vagas

Inscrições:
20 a 29 de maio de 2013, na Rua Ari Barroso, nº. 355 - Presidente Altino - Osasco - 2º Andar - Próximo Ao Anfiteatro ou pelo www.saude.sp.gov.br

Valor:
R$ 42,31.

Cargo:
Técnico de Enfermagem.

Remuneração:
R$ 1.028.74

Provas:
Prova Objetiva: 7 de julho
Haverá Avaliação de Títulos

Governo de Santa Catarina - SES/SC

O Governo de Santa Catarina (SES-SC) realiza concurso para provimento de 4 vagas para Médicos Especialistas em Neonatologia no Hospital Regional São José "Dr. Homero de Miranda Gomes"

Inscrições:
Até 23 de maio de 2013 pelo www.saude.sc.gov.br ou na Secretaria de Estado da Saúde (Rua Esteves Júnior, nº. 160, 3º andar, centro, Florianópolis) ou no Hospital Regional São José Dr. Homero de Miranda Gomes (Rua Adolfo Donato da Silva, s/nº, Praia Comprida, São José)

Seleção:
Haverá análise curricular

Remuneração:
R$ 7.074,23

Prefeitura de Campo Novo do Parecis – MT promove processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Prefeitura de Campo Novo dos Parecis, no estado do Mato Grosso, promove processo seletivo (edital 04/2013) para contratação temporária de profissionais da área de saúde.
 
Há 08 oportunidades para Técnico da Saúde/Técnico de Enfermagem e Agente Operacional da Saúde/Condutor de Veículos de Urgência.
 
O período das inscrições será do dia 23 de maio a 07 de junho de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Paraná, nº 810.
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 23 de junho de 2013, às 7 horas, na Escola Nossa Senhora Aparecida, situada na Avenida Mato Grosso, nº 1502, Centro. O certame também constará de prova de títulos, que será realizada nos dias 08 e 09 de julho de 2013, das 07 às 10 horas e das 13 às 15 horas.
 
O resultado final do processo seletivo será anunciado no dia 26 de julho de 2013.

Concurso Prefeitura e Câmara de Nova Santa Helena - MT

No município de Nova Santa Helena, estado do Mato Grosso, foi publicado o extrato do edital nº. 001/2013 para realização de concurso público na Prefeitura e Câmara de Vereadores. São ofertadas 49 vagas de níveis fundamental, médio e superior e a remuneração varia de R$ 678,00 a R$ 9.350,00, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Prefeitura: Merendeira/Cozinheira, Auxiliar de Educação Infantil, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Gari, Inseminador, Motorista, Operador de Máquinas Leves/Pesadas, Operador de Escavadeira, Zelador, Agente Administrativo I/II, Almoxarife, Auxiliar de Saneamento, Recepcionista, Fiscal Tributário, Orientador Social, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Vigilante Sanitário, Analista Técnico Administrativo, Assistente Social, Bioquímico, Contador, Controlador Interno, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico (Clínico Geral, Ginecologista/Obstetra, Neurologista, Oftalmologista e Otorrinolaringologista), Odontólogo, Psicólogo e Técnico em Gestão de Projetos.
Câmara: Zeladora, Recepcionista, Secretário Legislativo e Contador.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas do dia 1º a 23 de junho de 2013, através do site www.novasantahelena.mt.gov.br.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 30,00 e 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 60,00 e 120,00.
 
Prova
O certame será composto de prova objetiva, subjetiva, prática e título tempo de serviço.
 
A prova objetiva e subjetiva I/II serão realizadas na data provável de 14 de julho de 2013, das 08h às 12h e das 14h às 17h, em local a ser divulgado juntamente com a homologação das inscrições a partir do dia 28 de junho de 2013, no site www.novasantahelena.mt.gov.br. O gabarito será divulgado a partir do dia 15 de julho de 2013.
 
O título de tempo de serviço deverá ser entregue na mesma data e local de realização das provas objetiva e subjetiva.
 
O extrato encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 16 de maio de 2013, pág. 111 e 112.

SESAB promove processo seletivo para contratações pelo REDA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) abriu edital n° 02/2013 de  processo seletivo simplificado para a contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). São ofertadas 150 vagas para profissionais de níveis médio e superior.

A remuneração para os cargos de Nível Superior é constituída pelo vencimento básico de R$ 841,62, acrescido de gratificação equivalente a R$ 1.687,26 (total: R$ 2.528,88). Já para os cargos de Nível Médio, a remuneração é constituída pelo vencimento básico no valor de R$ 690,70, acrescida de uma Gratificação de Função equivalente a R$ 583,88, perfazendo um total mensal de R$ 1.274,58. Poderá ser acrescida à remuneração o adicional por insalubridade, observada a legislação específica.

Para a Função Temporária haverá na remuneração o acréscimo de auxilio transporte. A jornada de trabalho será de 180 horas mensais, estando os ocupantes das respectivas Funções Temporárias submetidos a regime jurídico específico.

Cargos
- Nível Superior: Enfermeiros e Fisioterapeutas;
- Nível Médio: Técnicos em Enfermagem.

Inscrições
As inscrições ficarão abertas, exclusivamente via internet, no período de 24 a 30 de maio de 2013, por meio do endereço eletrônico www.saude.ba.gov.br.

Seleção
O Processo Seletivo Simplificado será constituído de uma única etapa: Análise Curricular, que terá caráter eliminatório e classificatório. A lista dos candidatos habilitados para a Análise Curricular, desde que estejam classificados em até 10 vezes o número de vagas, será publicada pela SESAB oportunamente.

Validade e contratações
O prazo de validade do certame será de 1 ano, contado da data da Homologação do seu Resultado Final, podendo ser prorrogado. As contratações se darão pelo prazo determinado de até 24 meses, com possibilidade de renovação por igual período, porém uma única vez.

Prefeitura de Serafina Corrêa (RS) abre vagas

No estado do Rio Grande do Sul, a prefeitura da cidade de Serafina Corrêa publicou o edital nº. 089/2013 de concurso público e o de processo seletivo nº. 001/2013. Os certames destinam-se a selecionar 34 novos servidores públicos para ocupação de cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remunerações que podem chegar a R$ 9.161,44 por jornada de trabalho de 20 a 44 horas semanais.
 
Cargos
Cozinheiro, Atendente de Farmácia, Atendente de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Médico (Anestesiologista, Clínico Geral, Ginecologista Obstetra, Pediatra, Plantonista e Auditor Revisor), Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental na disciplina de Artes, Almoxarife e Agente Comunitário de Saúde. Às pessoas com deficiência são asseguradas 5% das vagas previstas.

Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 44,08, serão realizadas até às 23 horas e 59 minutos do dia 06 de junho de 2013, pelo site www.pontuaconcursos.com.br.

Prova
O concurso constará de prova objetiva e de títulos para Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Artes.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 30 de junho de 2013, em locais e horários que serão divulgados no Diário Oficial do Estado, Jornal do Comércio, Folha Regional, Jornal Gazeta Regional e em caráter meramente informativo nas Rádios Odisséia-FM e Rosário-AM.
 
As cópias autenticadas em cartório dos títulos deverão ser encaminhadas via SEDEX para a empresa Pontua Prestação de Serviços em Concursos Ltda, situada à Rua Costa Lima, 239, Bairro Nonoai, 91.720-480 - Porto Alegre/RS, nos dias a serem determinados através de aviso e/ou edital que será publicado no Diário Oficial do Estado, Jornal do Comércio, Folha Regional, Jornal Gazeta Regional e em caráter meramente informativo nas Rádios Odisséia-FM e Rosário-AM.
 
Validade
A validade do concurso público e do processo seletivo será de 2 anos a partir da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério dos entes envolvidos da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Guarani d`Oeste - SP

A Prefeitura de Guarani d'Oeste, no estado de São Paulo, por meio da empresa FSV Concursos, divulgou edital  nº 02/2013 de concurso público destinado ao provimento de 14 vagas em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com salários de até R$ 2.472,10 por carga horária de 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de assistente geral da administração, enfermeiro padrão, preparador físico desportivo, assistente de departamento, assistente de serviços gerais, auxiliar de enfermagem, monitor de serviços gerais, operador de equipamento rodoviário, pedreiro/eletricista/encanador e operário braçal.
 
As inscrições deverão ser realizadas somente pelo site www.fsvconcursos.com.br, no período das 10 horas de 27 de maio até às 16 horas de 02 de junho de 2013. As taxas variam de R$ 35,00, R$ 50,00 e R$ 65,00 de acordo com o nível de escolaridade do cargo escolhido.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Guarani D’Oeste, em datas, horário e locais informados em Edital de Convocação a ser publicado oportunamente, inclusive nos sites da organizadora (www.fsvconcursos.com.br) e da Prefeitura (www.guaranidoeste.sp.gov.br). O gabarito oficial da prova objetiva será publicado em Jornal, a partir do 2º dia útil subsequente ao da aplicação.
 
Candidatos aos cargos de operador de equipamento rodoviário e pedreiro/eletricista/encanador ainda farão prova prática.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

A Prefeitura de São João da Boa Vista, no estado de São Paulo, publicou editais de concurso público (01, 02 e 03/2013) e processo seletivo (04 e 05/2013) para a contratação de profissionais de níveis fundamental, médio e superior, que tenham disponibilidade para atuar em diversos departamentos da administração municipal. Os salários variam de R$ 624,10 a R$ 2.180, por jornadas de trabalho de até 40 horas por semana.

Os editais de concurso público prevêm a ocupação de sete vagas, mais cadastro de reserva, para os cargos de Professor de Apoio na Educação Básica, Professor de Ensino Infantil Substituto, Ajudante de Serviços Gerais, Assistente de Desenvolvimento da Infância, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Técnico em Enfermagem, Bibliotecário, Preparador Esportivo, Eletricista e Guarda Vidas. 

Já os editais de processo seletivo oferecem vagas para os empregos de Professor III (Administração, Contabilidade, Educação Física, Letras com habilitação em Português e Inglês, Pedagogia, Apoio em Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Infantil), Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Servente e Analista de Laboratório.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da organizadora Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br), até o dia 06 de junho de 2013. O valor da taxa de inscrição depende do cargo escolhido, podendo variar de R$ 23 a R$ 49.
 
Todos os editais estão disponíveis no site da organizadora.

Seleção

Todos os candidatos serão avaliados através de prova objetiva, cuja data provável de aplicação será em 07 de julho de 2013, na cidade de São João da Boa Vista. A confirmação da data, local e hora da prova será informada em tempo hábil, inclusive no site da Nosso Rumo.

Os candidatos ao cargos de Eletricista e Guarda Vidas passarão, respectivamente, por avaliação prática e de aptidão física e os professores serão avaliados por meio de títulos.

Por fim, o prazo de validade do concurso público e do processo seletivo será de dois anos, prorrogável por igual período.

Concurso Prefeitura de Comendador Levy Gasparian - RJ

A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, Estado do Rio de Janeiro, através da empresa Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes, abriu edital de concurso público N° 01/2013 para provimento de 57 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 4.800,00 e a jornada poderá variar de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de médico do psf, enfermeiro do psf, cirurgião dentista do psf, técnico de enfermagem do psf, técnico de saúde bucal do psf, auxiliar de saúde bucal do psf, médico psiquiatra do caps, enfermeiro do caps, psicólogo do caps, técnico de enfermagem do caps, cozinheiro do caps, ajudante de cozinha do caps, oficinista de artes do caps, fisioterapeuta do pnps, educador físico do pnps e demais cargos.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições pela internet, no endereço www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 03 de junho de 2013. As taxas variam de R$ 11,40 a R$ 21,40, de acordo com o cargo escolhido.

As inscrições presenciais serão realizadas na Sede da Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian, na Avenida Vereador José Francisco Xavier, 01 Centro Comendador Levy Gasparian, no período de 20 de maio a 03 de junho de 2013, (exceto sábados, domingos e feriados), de 09 às 18 horas.

Provas
As provas serão aplicadas na data prevista de 23 de junho de 2013, na cidade de Comendador Levy Gasparian – RJ, com duração máxima de 3 horas, incluso o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Município www.levygasparian.rj.gov.br e no site www.noroesteconcursos.com.br.

Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Prefeitura de Santo Antônio do Leste (MT) abre processo seletivo

Anunciado os processos seletivos nº. 001 e 002/2013 da Prefeitura de Santo Antônio do Leste, no estado do Mato Grosso. A seleção tem como objetivo a contratação em caráter temporário nos casos de excepcional interesse público, no quadro de pessoal, no âmbito das Secretarias Municipais. São ofertadas 77 vagas em todos os níveis de escolaridade. O vencimento varia de R$ 722,54 a R$ 12.095,01, com jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais são reservadas 5% das vagas existentes dentro do prazo de validade do certame.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Guarda Municipal, Merendeira, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde Ambiental, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Consultório Dentário, Agente Administrativo, Fiscal Sanitário, Técnico de Higiene Bucal, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Farmacêutico/Bioquímico, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Enfermeiro, Odontólogo e Professor.
 
Inscrição
As inscrições ficarão abertas até o dia 05 de junho de 2013, em dias úteis, das 07h às 11h e das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal, localizada à Rua 02 de julho nº. 335, Centro, Santo Antônio do Leste – MT. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição e anexar as fotocópias dos documentos abaixo relacionados:
Cópia da Cédula da Identidade, Carteira de trabalho ou CNH;
Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF.
 
Seleção
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 16 de junho de 2013, com início às 8 horas, e duração improrrogável de 03 horas. O local das provas será divulgado no Edital de Deferimento e Indeferimento das inscrições, a partir do dia 12 de junho de 2013, no mural da Prefeitura Municipal, através do site www.santoantoniodoleste.mt.gov.br e no Diário Oficial Eletrônico da AMM – www.amm.org.br.
 
O gabarito será divulgado no mural da Prefeitura Municipal, através do site www.santoantoniodoleste.mt.gov.br e no Diário Oficial Eletrônico da AMM – www.amm.org.br, no dia seguinte a realização da prova objetiva.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 12 meses, a contar a partir da data de homologação do resultado final.
 
Os editais encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 17 de maio de 2013, pág. edital 001 - 142 a 146 e edital 002 - 198 a 202.

Prefeitura de Iguape (SP) anuncia processo seletivo

Foi divulgado edital (nº. 07/2013) para realização de processo seletivo da Prefeitura de Iguape, no estado de São Paulo. O certame oferece 01 vaga para o cargo de Psicólogo, com salário de R$ 2.046,42 por carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão feitas pessoalmente ou por procuração de 20 a 24 de maio de 2013, das 08h às 11h e das 13h às 16h, no Centro Cultural "Roberto Gomes Colaço", situado à Rua Major Moutinho, nº 204 - Beira do Valo (Próximo à SABAV), município de Iguape. A taxa de inscrição é gratuita.
 
A seleção constará de duas etapas:

- 1ª Etapa: Análise de currículo;

- 2ª Etapa: Entrevista.
 
A Entrevista será realizada no dia 28 de maio de 2013, no período das 13h às 16h, na Rua Major Moutinho, nº 204 - Beira do Vale (Próximo à SABAV), município de Iguape.
 
O resultado da seleção será homologado pelo Prefeito Municipal e publicado no site da Prefeitura www.iguape.sp.gov.br, sendo também afixado no local de inscrição e no Paço Municipal.
 
O prazo de validade da seleção será de 01 ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Prefeitura de Braço do Trombudo (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Braço do Trombudo, cidade de 3.457 habitantes, localizada no Vale do Itajaí, Santa Catarina, lançou o edital Nº 03/2013 de processo seletivo, visando o preenchimento de 01 vaga de nível superior para o cargo de Médico - ESF. A remuneração é de até R$ 10.898,30, com carga horária de 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 20,00, serão exclusivamente presenciais e poderão ser feitas mediante procuração simples ou pessoalmente, na Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Trombudo, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, situada à Rua Leopoldo Joenck, 119- Centro - Braço do Trombudo-SC, no período 20 de maio a 21 de junho de 2013.
 
Prova
As provas objetivas estão previstas para serem realizadas provavelmente no dia 06 de julho de 2013, das 08h30 às 11h30, na Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Bernardo Wetzel, 109, Bairro Centro - Braço do Trombudo - SC. O gabarito preliminar será divulgado pela Prefeitura Municipal de Braço do Trombudo, no mural de Publicações Oficiais e no site www.bracodotrombudo.sc.gov.br, no dia 08 de julho.
 
Validade
A validade do processo seletivo é temporário, de acordo com a necessidade da administração municipal.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 17 de maio de 2013, pág. 8 a 16.