Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tratamento com sangue do cordão umbilical reverte estado vegetativo na Alemanha

Paciente se encontra num estado vegetativo antes do transplante de células do sangue do cordão umbilical
Paciente se encontra num estado vegetativo antes do transplante
 de células do sangue do cordão umbilical
Dois meses após terapia com células-tronco, menino com paralisia cerebral pode sentar, sorrir e pronunciar palavras
 
Médicos da Ruhr-University Bochum, na Alemanha, conseguiram tratar a paralisia cerebral com células autólogas do sangue do cordão umbilical.
 
Depois de uma parada cardíaca com graves danos cerebrais, um menino de 2 anos e meio entrou em um estado vegetativo persistente, com chances mínimas de sobrevivência. Apenas dois meses após o tratamento com o sangue do cordão umbilical contendo células-tronco, os sintomas melhoraram significativamente, ao longo dos meses seguintes, a criança aprendeu a falar frases simples e a se mover.
 
"Nossos resultados, juntamente com os de um estudo coreano, dissipam as dúvidas de longa data sobre a eficácia do novo tratamento," afirma o pesquisador Arne Jensen.
 
Após a parada cardíaca no final de novembro de 2008, não surgiu nenhum tratamento para a causa do que é conhecido como a paralisia cerebral infantil. "Em sua desesperada situação, os pais pesquisaram a literatura de terapias alternativas. Eles nos contactou e perguntou sobre as possibilidades de utilização do sangue do cordão umbilical do seu filho, congelado no seu nascimento", explica Jensen.
 
Nove semanas após o dano cerebral, em 27 de janeiro de 2009, os médicos administraram o sangue preparado por via intravenosa. Estudaram o progresso da recuperação em 2, 5, 12, 24, 30 e 40 meses após o procedimento.
 
Normalmente, as chances de sobrevivência depois de tal dano cerebral grave e mais de 25 minutos de duração da reanimação são 6%. Meses após o dano cerebral grave, as crianças sobreviventes normalmente só apresentam sinais mínimos de consciência.

Recuperação rápida
Após a terapia de sangue do cordão umbilical, o paciente, no entanto, se recuperou de maneira relativamente rápida.
 
Dentro de dois meses, a espasticidade diminuiu significativamente. Ele foi capaz de ver, sentar, sorrir e pronunciar palavras simples de novo.
 
Quarenta meses após o tratamento, a criança era capaz de comer de forma independente, andar com ajuda e formar frases de quatro palavras. "É claro que, com base nestes resultados, não podemos dizer claramente qual a causa da recuperação. É, no entanto, muito difícil explicar estes efeitos notáveis por tratamento puramente sintomático durante a reabilitação ativa", observa Jensen.
 
Em estudos em animais, os cientistas têm pesquisado o potencial terapêutico do sangue do cordão umbilical durante algum tempo. Em uma pesquisa anterior com ratos, os investigadores revelaram que as células de sangue do cordão migram para a área danificada do cérebro em grandes números dentro de 24 horas após a administração.

 
Fonte isaude.net

Compostos presentes na canela retardam aparecimento da doença de Alzheimer

Roshni George (a esq.) e Don Graves, descobriram que certos compostos na canela podem prevenir as proteínas
Foto: University of Califórnia
Roshni George (a esq.) e Don Graves, descobriram que
certos compostos na canela podem prevenir as proteínas
"emaranhadas" que ocorrem na célula cerebral com Alzheimer
Cinamaldeído e epicatequina previnem o desenvolvimento de "emaranhados" nas células do cérebro que caracterizam a doença
 
Compostos presentes na canela podem ser a chave para retardar o aparecimento ou afastar os efeitos da doença de Alzheimer. É o que sugere estudo de pesquisadores da University of California, em Santa Barbara, nos EUA.
 
Os resultados sugerem que dois compostos, cinamaldeído e epicatequina, têm se mostrado capaz de prevenir o desenvolvimento de "emaranhados" encontrados nas células do cérebro que caracterizam a doença.
 
Responsável pela montagem de microtúbulos em uma célula, uma proteína denominada tau desempenha um papel importante na estrutura dos neurônios, bem como em sua função.
 
"O problema com tau na doença de Alzheimer é que ela começa a se agregar. Quando a proteína não se liga bem aos microtúbulos que formam a estrutura da célula, ela tem uma tendência para se aglutinar, formando fibras insolúveis no neurônio. Quanto mais velhos ficamos mais suscetíveis estamos a estes emaranhados, os pacientes com Alzheimer os desenvolvem com mais frequência e em maiores quantidades", observa a pesquisadora Roshni George.
 
O uso de cinamaldeído, composto responsável pela cor brilhante e o cheiro doce de canela, provou ser eficaz na prevenção dos emaranhados de tau. Ao proteger tau do estresse oxidativo, o composto pode inibir a agregação da proteína.
 
Para isso, cinamaldeído se liga a dois resíduos de um aminoácido chamado cisteína na proteína tau. Os resíduos de cisteína são vulneráveis às modificações, o que contribui para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
 
O estresse oxidativo é um fator importante a considerar na saúde das células em geral. Através de processos celulares normais, substâncias geradoras de radicais como peróxidos são formados, mas os antioxidantes nas células trabalham para neutralizá-los e evitar a oxidação. Sob algumas condições no entanto, as escalas estão desequilibradas, com o aumento da produção de peróxidos e radicais livres, e diminuição da quantidade de antioxidantes, conduzindo ao estresse oxidativo.
 
Epicatequina, que também está presente em outros alimentos, tais como amoras, chocolate, e vinho tinto, tem provado ser um poderoso antioxidante. Ele não só extingue a queima de oxidação, mas, na verdade, é ativado pela oxidação de modo que pode interagir com as cisteínas na proteína tau de uma forma similar à ação protetora do cinamaldeído.
 
"As membranas celulares, que são oxidadas também produzir derivados reativos, como acroleína, que podem danificar as cisteínas. Epicatequina também sequestra esses subprodutos", afirma George.
 
Embora esta pesquisa mostre promessa, os pesquisadores afirmam que ainda há um longo caminho pela frente para saber se isso vai funcionar em seres humanos. Eles advertem contra a ingestão de mais do que os valores típicos de canela já utilizados na culinária.
 
Fonte isaude.net

Entidades de saúde reeditam cara-pintadas em "repúdio à importação de médicos"

Entidades médicas de todo país vão às ruas de caras pintadas
Entidades médicas de todo país vão às ruas de caras
pintadas "em repúdio à importação de médicos"
O movimento que derrubou o presidente Fernando Collor, em 1992, promete mobilizar o país neste sábado (25)
 
Era o ano de 1992, o Brasil passava por uma grande recessão econômica causada pela desastrada tentativa de combate a inflação com a redução da liquidez da economia. Com os fracassos dos Planos Collor I e II, seguidos de diversas denúncias de irregularidades no governo, milhares de estudantes foram às ruas pedir o impeachment do presidente Fernado Collor. E os cara-pintadas, como ficaram conhecidos, conseguiram.
 
Agora são os médicos, estudantes de medicina e demais profissionais do setor que retomam a ideia do movimento com os cara-pintadas da saúde. Desta vez, o objetivo "é mostrar o repúdio da classe à proposta do Governo Federal de importar alguns milhares de médicos estrangeiros para atender no Brasil, sem os mesmos se submeterem a uma avaliação para comprovar que estão aptos a exercer uma medicina de qualidade."
 
" Entidades médicas, de professores, sindicalistas, estudantes de medicina, centrais sindicais, advogados, diretores de escolas de medicina e outras representações da sociedade civil repudiam intenção do governo de contratar médicos estrangeiros sem revalidação do diploma," afirmam as representações da classe médica.
 
A classe promete manifestações em todo país no dia 25 de maio. Em São Paulo, a Associação Paulista de Medicina (APM) sedia ato público, a partir das 10h, com a participação de instituições como o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Sindicatos dos Médicos, Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, Ordem dos Advogados do Brasil/SP, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Força Sindical, Proteste ? Associação de Consumidores, sociedades de especialidades médicas, Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo, entre quase uma centena outras entidades.
 
Durante o ato público, será divulgada à imprensa e à sociedade a "Carta Aberta aos Brasileiros", assinada por mais de 100 instituições da sociedade civil, posicionando-se contra a proposta do governo e alertando aos perigos que representa à saúde da população. A classe destaca que " atualmente, o ingresso de profissionais de saúde estrangeiros no país depende da aprovação no Revalida?, que atesta os conhecimentos e habilidades na prática da medicina. No entanto, alegando que faltam médicos em áreas afastadas do país, o Governo Federal pretender flexibilizar a Lei e facilitar a contratação médicos estrangeiros ignorando as leis que estabelecem a avaliação obrigatória."
 
Durante este evento, dez mil bexigas verdes e amarelas serão soltas no Largo São Francisco dando início à passeada onde se espera a participação de 2 mil estudantes, além dos profissionais e representantes das diversas entidades presentes. Com apitos e caras pintadas, eles vão " exigir que a lei do Revalida seja seguida para que médicos do exterior sejam aceitos no país."
 
Fonte isaude.net

Aplicativo transforma celular em biossensor portátil para detecção de patógenos

Aplicativo usa a câmera e o processamento do celular para detectar qualquer tipo de moléculas biológicas ou células
Foto: Brian T. Cunningham/University of Illinois
Aplicativo usa a câmera e o processamento do celular para
detectar qualquer tipo de moléculas biológicas ou células 
Sistema usa câmera e processamento do celular e pode fornecer diagnóstico imediato e de baixo custo em países em desenvolvimento
 
Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, desenvolveram uma embalagem e um aplicativo que usa a câmera embutida e o poder de processamento de smartphones como biossensor para detectar toxinas, proteínas, bactérias, vírus e outras moléculas.
 
Tais capacidades sensíveis de biossensoriamento poderiam mapear a propagação de patógenos, ou fornecer testes diagnósticos médicos imediatos e de baixo custo em clínicas de campo.
 
"Nós estamos interessados em biodetecção que precisa ser realizada fora do laboratório. Smartphones estão tendo um grande impacto em nossa sociedade, na nossa forma de obter nossas informações e na forma como nos comunicamos. E eles têm capacidade de computação e imagem realmente poderosas.
 
Um grande número de condições médicas pode ser monitorado de forma mais barata e não invasiva usando plataformas móveis como telefones. Eles podem detectar coisas moleculares, como patógenos, biomarcadores de doenças ou de DNA, que são atualmente detectadas apenas em grandes laboratórios de diagnóstico com muita despesa e grandes volumes de sangue", afirma o líder da pesquisa Brian Cunningham.
 
O suporte em forma de cunha contém uma série de componentes ópticos - lentes e filtros - encontrados em dispositivos de laboratório muito maiores e mais caros. A embalagem mantém a câmera do telefone em alinhamento com os componentes ópticos.
 
No coração do biossensor está um cristal fotônico, que atua como um espelho que reflete apenas um comprimento de onda de luz, enquanto o resto do espectro atravessa. Quando nada biológica chega ao cristal fotônico - tais como proteínas, células, microrganismos patogênicos ou DNA - a cor refletida irá mudar de um comprimento de onda mais curto, para um comprimento de onda maior.
 
Todo o teste leva apenas alguns minutos, o aplicativo orienta o usuário através do processo passo a passo. Segundo os pesquisadores, o dispositivo não é só portátil, mas também acessível para o trabalho de campo nos países em desenvolvimento.
 
Em um artigo publicado no jornal Lab on a Chip, a equipe demonstrou a detecção de uma proteína do sistema imunológico, mas o protótipo pode ser preparado para qualquer tipo de molécula biológica ou tipo de célula.
 
Os pesquisadores estão trabalhando para melhorar o processo de fabricação para a embalagem do iPhone e estão trabalhando em uma embalagem para celulares com Android também.
 
Fonte isaude.net

ONU institui Dia Internacional pelo Fim da Fístula Obstétrica

Frame do vídeo da campanha do Dia Internacional pelo Fim da Fístula Obstétrica, lançada pelo Unfpa no Brasil
Foto: Unfpa no Brasil
Frame do vídeo da campanha do Dia Internacional pelo
 Fim da Fístula Obstétrica, lançada pelo Unfpa no Brasil
Condição afeta quase 3 milhões de mulheres em países em desenvolvimento. Cirurgia para evitar o problema custa apenas US$ 300
 
As Nações Unidas marcam esta quinta-feira (23) como o primeiro Dia Internacional pelo Fim da Fístula Obstétrica. A condição afeta entre 2 e 3 milhões de mulheres de nações em desenvolvimento, a maioria em países árabes, africanos e asiáticos.
 
Segundo o Fundo da ONU para População (Unfpa) apesar de ser possível prevenir e tratar a fístula vaginal, mais de 50 mil novos casos ocorrem por ano.
 
O ferimento entre o reto e a vagina pode surgir durante partos longos e complicados, quando a mulher não recebe intervenção médica adequada. O bebê geralmente morre e a mãe fica com incontinência urinária crônica.
 
O Unfpa destaca que a ferida pode ser tratada com uma operação e os custos do tratamento e pós-operatório são em torno de US$ 300. Mas muitas mulheres desconhecem a informação ou não podem pagar a cirurgia.
 
O diretor-executivo da agência da ONU, Babatunde Osotimehin, fez um apelo por "esforços redobrados para um fim a esta grave injustiça global."
 
Ele acredita que ao promover a conscientização e o apoio, incluindo financeiro, é possível "mudar o jogo" e acabar com a vergonha e o isolamento das mulheres.
 
No site do Unfpa, qualquer pessoa pode fazer uma doação em dinheiro para a campanha pelo fim da fístula. Com US$ 10, é possível alimentar por duas semanas uma paciente em recuperação. E o custo de uma cesárea para prevenir o problema é de US$ 60.
 
O Unfpa no Brasil também está lançando uma campanha de vídeo, chamada "Não Feche os Olhos", para alertar sobre o perigo da fístula obstétrica.
 
Com informações da Radio ONU
 
Fonte isaude.net

Nanopartículas derivadas da toranja melhoram entrega de drogas a células doentes

Pesquisa com toranja pode revolucionar a forma como terapias médicas como drogas anticâncer são entregues para células tumorais específicas
Pesquisa com toranja pode revolucionar a forma como terapias
 médicas como drogas anticâncer são entregues para
células tumorais específicas
Vetores criados usando lipídios naturais derivados da fruta são menos tóxicos para os pacientes e pode ajudar tratamento do câncer
 
Pesquisadores da Universidade de Louisville, nos EUA, desenvolveram nanopartículas usando lipídeos naturais derivados da fruta toranja e descobriram como usá-las para entregar medicamentos.
A pesquisa com o fruto subtropical pode revolucionar a forma como terapias médicas como drogas anticâncer são entregues para células tumorais específicas.
 
 
"Estas nanopartículas, às quais temos chamado de nanovetores derivados da toranja (GNVs), são derivadas de uma fruta comestível, e acreditamos que são menos tóxicas para os pacientes, resultando em menos resíduos de risco biológico para o meio", afirma o pesquisador Huang-Ge Zhang.
 
Os investigadores demonstraram que GNVs podem transportar diversos tipos de agentes terapêuticos, incluindo fármacos anticancerígenos, DNA / RNA e proteínas, tais como anticorpos.
 
O tratamento de animais com GNVs pareceu causar menos efeitos adversos do que o tratamento com fármacos encapsulados em lipídeos sintéticos. "Nossos GNVs podem ser modificados para atingir células específicas, podemos usá-los como mísseis para carregar uma variedade de agentes terapêuticos com o objetivo de destruir as células doentes. Além disso, nós podemos fazer isso a um preço acessível", destaca Zhang.
 
O potencial terapêutico de nanopartículas derivadas da toranja foi validado também por um ensaio clínico de fase 1 para o tratamento de pacientes com câncer de cólon. Até agora, os investigadores não observaram qualquer toxicidade nos pacientes que tomaram oralmente o agente anti-inflamatório curcumina encapsulado em nanopartículas de toranja.
 
Os cientistas pretendem testar se esta tecnologia pode ser aplicada no tratamento de doenças autoimunes relacionadas com a inflamação, como a artrite reumatoide.
 
Fonte isaude.net

Uma melhor higiene bucal poderia reduzir o risco de pneumonia

As doenças respiratórias e a saúde bucal têm sido associadas há anos
Pode existir uma outra maneira de evitar a pneumonia nesta época do ano: escovar os dentes.
 
Novas pesquisas da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale descobriram alterações nas bactérias bucais precedendo o desenvolvimento de pneumonia nos pacientes hospitalizados. Após estudar 37 participantes no período de um mês, Samit Joshi, M.D., chefe do estudo, concluiu que alterações nas bactérias bucais podem influenciar o risco que uma pessoa tem de desenvolver pneumonia.
 
A equipe de pesquisa descobriu que pacientes em ventilação forçada, que contraíram pneumonia, experimentaram uma alteração significativa nas bactérias bucais antes de ficarem doentes. Embora sejam necessárias pesquisas adicionais para ligar de maneira definitiva as bactérias bucais com a pneumonia, outros estudos associaram a saúde bucal com doenças respiratórias.
 
“Nossos achados poderão melhorar a maneira de prevenirmos a pneumonia no futuro por meio da manutenção das bactérias que vivem dentro de nossa boca”, diz Dr. Joshi.
 
As doenças respiratórias e a saúde bucal têm sido associadas há anos. Acredita-se que infecções bacterianas no tórax sejam causadas pela passagem de gotículas da boca e garganta para os pulmões. Estudos mostram uma taxa mais alta de mortalidade por pneumonia em pessoas que experimentaram uma quantidade de problemas bucais acima da média.
 
“A simples escovação dos dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, usando creme dental fluoretado, a limpeza entre os dentes diariamente com escovas interdentais ou fio dental, a redução da frequência com que você ingere bebidas e alimentos açucarados e a visita regular ao dentista, na frequência recomendada, serão um bom ponto de partida”, diz Dr. Joshi.
 
Dr. Joshi apresentou a pesquisa no encontro anual da Sociedade de Doenças Infecciosas da América em outubro de 2011.
 
Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2013 Colgate-Palmolive.

Insônia, cansaço extremo e inchaço podem indicar problemas na tireoide


homem suando - Foto: Getty Images
Com o aumento do metabolismo e da temperatura
 corporal causado pelo hipertireoidismo, o organismo
 tende a suar mais que o normal, como se a pessoa
estivesse sempre muito ativa, ainda que parada
Hipertireoidismo e hipotireoidismo são as doenças mais comuns deste órgão
 
Apesar de ser pequena, a glândula da tireoide é um órgão essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.
 
Nela são produzidos os hormônios T3 e T4, responsáveis por manter nossas células dentro dos eixos e acompanhar todas as funções do corpo. E é por isso que os problemas da tireoide - como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo - causam sintomas em diferentes órgãos.
 
Segundo dados do Instituto da Tireoide, 15% da população acima de 45 anos sofre de problemas na tireoide.
 
 Mais comum no sexo feminino, os problemas da tireoide afetam cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm mais de 60 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
 
Além disso, a sociedade estima que 60% da população brasileira terá nódulos na tireoide em algum momento da vida, sendo que apenas 5% deles são cancerosos.
 
Por seus diferentes sintomas, é comum que pessoas com problemas na tireoide suspeitem de outras doenças, demorando a pesquisar o problema corretamente.
 
No Dia Internacional da Tireoide (25 de Maio), confira as explicações dos especialistas e entenda os sinais que o corpo manda, dizendo que sua tireoide não está bem: 
 
mulher deitada na cama - Foto: Getty ImagesFalta ou excesso de energia
Os hormônios da tireoide são responsáveis pelo nosso metabolismo basal - eles estimulam nossas células a trabalharem e garantem que tudo funcione corretamente em nosso corpo. Quando produzimos esses hormônios em excesso (hipertireoidismo), o metabolismo passará a funcionar de forma acelerada. É como se fossemos uma máquina a vapor que está recebendo mais carvão que o normal, passando a trabalhar rapidamente. "Isso deixará o paciente muito agitado e com episódios frequentes de insônia, já que seu metabolismo estará constantemente acelerado, causando essa disposição constante", diz o endocrinologista Mauro Scharf, do Laboratório Exame, em Brasília. "Quando a tireoide não está produzindo quantidade suficiente de hormônios (hipotireoidismo), o metabolismo fica mais lento, e como resultado temos o cansaço excessivo, com o paciente dormindo mais do que o normal." 
 
homem com calor - Foto: Getty ImagesPercepção de calor e frio alterada
Quando sentimos frio, nosso cérebro estimula a liberação dos hormônios da tireoide, justamente para que o metabolismo se acelere e o corpo, por consequência, fique mais quente. E esse processo também pode acontecer no sentido inverso: "no hipotireoidismo é comum que a pessoa tenha mais frio que o normal e no hipertireoidismo sofra mais com o calor, justamente porque seus metabolismos estão lento ou acelerado demais, ficando constantemente com a temperatura corporal mais baixa ou alta", afirma a endocrinologista Gisah Amaral de Carvalho, vice-presidente do departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia regional do Paraná. 
 
homem no banheiro - Foto: Getty ImagesProblemas intestinais
O funcionamento correto do metabolismo também interfere na eficiência de nosso trânsito intestinal - e os hormônios da tireoide não poderiam ficar de fora. "Uma pessoa com hipotireoidismo fica com o intestino mais lento, e portanto é comum a prisão de ventre", afirma o endocrinologista Mauro. "No caso do hipertireoidismo, há um aumento do trânsito intestinal devido ao rápido funcionamento do metabolismo, levando a um maior número de evacuações e até mesmo diarreia", completa Gisah Amaral de Carvalho. 
 
balança - Foto: Getty ImagesAlterações no peso
O hipotireoidismo pode causar uma alteração nas concentrações de sódio e água do organismo - também chamado de desequilíbrio eletrolítico - levando à retenção de líquidos. "Isso acarreta no aumento de até 10% do peso corporal total", afirma a endocrinologista Gisah. "Já no hipertireoidismo ocorre perda de peso, porque um metabolismo acelerado aumenta o gasto calórico", completa. Segundo a especialista, as duas condições se normalizam quando é feito o tratamento adequado.  
 
mulher se olhando no espelho - Foto: Getty ImagesInchaços pelo corpo
"Assim como a retenção de líquidos do hipotireoidismo causa aumento de peso, ela também pode dar sinais na forma de inchaço, principalmente nas áreas do rosto e nas extremidades do corpo, como mãos e pés", explica Mauro Sharf.  
 
homem suando - Foto: Getty ImagesPele seca e sudorese excessiva
Com o aumento do metabolismo e da temperatura corporal causado pelo hipertireoidismo, o organismo tende a suar mais que o normal, como se a pessoa estivesse sempre muito ativa, ainda que parada. "Enquanto no hipotireoidismo, as baixas taxas metabólicas interferem na boa lubrificação da pele, deixando-a com um aspecto mais seco", diz o endocrinologista Mauro.  
 
homem com um coração desenhado na camiseta - Foto: Getty ImagesTaquicardia e tremores
Quando sofremos um susto ou estresse acentuado, nosso corpo entra em estado de alerta, aumentando os batimentos cardíacos e gerando uma descarga de adrenalina, que causa tremores em nosso corpo. E os hormônios da tireoide são os responsáveis por causar essas reações. "No hipertireoidismo ocorre um estímulo excessivo, que aumenta os batimentos cardíacos e a resposta à adrenalina constantemente, ocasionando os tremores e a retração palpebral (olhar assustado)", afirma a endocrinologista Gisah.  
 
mulher segurando um termômetro - Foto: Getty ImagesFebre e dificuldade para engolir
Pode ser que você sofra uma inflamação no órgão (tireoidite), gerando sintomas como dificuldades para engolir (por conta do inchaço) e febre moderada. "É um quadro incômodo, porém sem gravidade na maioria dos casos", diz a endocrinologista Roberta Frota, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. "No entanto, se a febre estiver acompanhada de outros sintomas comuns do hipertireoidismo, o paciente pode estar com uma manifestação mais severa da doença, devendo procurar ajuda de um especialista." 
 
exame de tireoide - Foto: Getty ImagesTumores na tireoide
O câncer de tireoide ou tumores benignos na tireoide no geral não apresentam sintomas, sendo identificados apenas com exame médico. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia recomenda que as pessoas tenham o hábito de realizar o autoexame em casa, principalmente quem tem casos de alterações ou problemas na tireoide na família. Vale lembrar que o procedimento é um método de alerta para levantar uma suspeita no paciente, mas de maneira alguma serve como diagnóstico ou substitui uma consulta médica.

Confira o passo a passo do autoexame a seguir:

1. Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do Pomo de Adão - é nesse local que se encontra a tireoide.

2. Estenda a cabeça para trás para que esta região fique mais exposta, mantendo-a no foco do espelho.
3. Beba um gole de água e engula. Nesse ato, a tireoide sobe e desce.

4. Observe se há algum nódulo ou protuberância na sua tireoide, lembrando sempre de não confundi-la com seu Pomo de Adão. Repita este teste várias vezes até ter certeza.

5. Caso encontre alguma alteração, procure seu endocrinologista. 
 
Fonte Minha vida

Comer doces regularmente não engorda e não faz mal à saúde, sugere estudo

Comer doce regularmente não faz mal à saúde
Apesar do resultado, pesquisadores alertam que deve haver moderação
 
Comer doces regularmente não deixará você gordo ou provocará algum tipo de doença de coração, de acordo com um novo estudo publicado pelo Daily Mail desta terça-feira (21).
 
Após avaliar mais de 5.000 norte-americanos, a pesquisa chegou à conclusão que não há nenhuma ligação entre comer doces regularmente e ter uma saúde ruim.
 
As análises foram baseadas em questionários de frequência alimentar e os dados entre 2003 e 2006 do NHANES (National Health and Nutrition Examination Survey) com adultos com idades entre 19 anos de idade e mais velhos.
 
Apesar dos pesquisadores não terem encontrado relação entre os doces e as doenças, eles alertam que o resultado não dá "carta branca" para a pessoa comer quantos doces quiser. A moderação é "importante".
 
Pesquisas anteriores já haviam mostrado que consumidores de doces não são mais propensos a ter excesso de peso ou têm maiores fatores de risco para doenças crônicas.
 
Fonte R7

Falta de iodo na gravidez pode afetar inteligência de crianças, diz estudo

PA
Crianças com deficiência de iodo podem ter QI mais baixo
Deficiência de nutriente no útero pode resultar em QIs mais baixos e dificuldades com leitura
 
Uma pesquisa britânica sugere que a deficiência de iodo na gravidez pode afetar a inteligência de crianças em idade escolar. O estudo, publicado na revista científica Lancet, analisou 1.000 famílias britânicas e observou QIs mais baixos e dificuldades relacionadas à leitura entre crianças cujas mães ingeriram poucos alimentos com iodo durante a gestação.
 
Os pesquisadores das Universidades de Surrey e de Bristol analisaram os níveis de iodo em amostras de urina de mulheres grávidas no sudoeste da Grã-Bretanha.
 
Os exames mostraram deficiência do nutriente em dois terços das mães pesquisadas. Mais tarde, os pesquisadores observaram que seus filhos tinham QI mais baixo aos oito anos e problemas relacionados à leitura aos nove anos.
 
A pesquisadora Sarah Bath disse à BBC que o estudo observou uma diferença de até três pontos para baixo nos QIs das crianças com deficiência de iodo em comparação com as que acusaram níveis normais.
 
Problema de saúde pública
Até recentemente acreditava-se que a deficiência de iodo era um problema em países em desenvolvimento, apesar de estudos anteriores terem registrado índices baixos de iodo também em mulheres britânicas. No entanto, o impacto da falta de iodo no desempenho escolar das crianças era até então desconhecido.
 
Segundo os pesquisadores, a deficiência de iodo pode 'impedir que crianças atinjam seu potencial pleno' e que a questão deve ser tratada como 'um problema sério de saúde pública'.
 
O iodo é um nutriente essencial para o desenvolvimento do cérebro, com papel importante na produção de hormônios responsáveis pelo crescimento físico e neurológico.
 
Os pesquisadores aconselham mulheres em idade reprodutiva a seguirem uma dieta baseada em peixes e laticínios. Em contrapartida, eles não recomendam a ingestão de pílulas de algas marinhas porque contêm doses demasiadamente altas de iodo.
 
As recomendações dos cientistas, publicadas no site da British Dietetic Association, recomenda que mulheres grávidas e lactantes ingiram ao menos 250 microgramas de iodo por dia, enquanto outros adultos devem consumir 150 microgramas.
 
Fonte BBC Brasil

Especialistas recomendam à FDA aprovação do sonífero Suvorexant

Um painel independente recomendou nesta quarta-feira à FDA, a agência federal que regula o setor de remédios e de alimentos nos EUA, que autorize a nova pílula para dormir Suvorexant, do laboratório Merck.
 
Os especialistas consideraram o medicamento seguro e eficaz, embora tenham manifestado sua preocupação com o risco de sonolência durante o dia em caso de superdosagem.
 
Por 13 votos a três, e uma abstenção, o grupo avaliou que o medicamento é seguro e eficaz na dosagem de 15 mg proposta pelo Merck para pessoas acima de 65 anos, e de 20 mg para adultos mais jovens.
 
Os especialistas se mostraram divididos, porém, quanto ao risco de sonolência, especialmente se o paciente for dirigir, em doses mais altas. O teste clínico mostrou que até 2% dos participantes relataram sonolência diurna - o que corresponde a 8% entre os que tomaram a dose mais alta.
 
Por oito votos contra sete e duas abstenções, esses especialistas consideraram que a dosagem de 30 mg para maiores de 65 anos e de 40 mg para menores de 65 são "inaceitáveis", devido aos riscos.
 
A FDA (Food and Drug Administration) não é obrigada a seguir essas recomendações, mas costuma confirmá-las.
 
O Suvorexant é um novo tipo de pílula que bloqueia as substâncias químicas que permitem ao organismo se manter acordado, um mecanismo de ação diferente daquele dos principais barbitúricos no mercado, como o Ambien (zolpidem).
 
O Merck sugere uma dosagem de 15 mg para pessoas acima de 65 anos, e de 20 mg para pacientes abaixo dessa faixa, dependendo da gravidade da insônia.
 
O comitê consultivo examinou ainda se uma dose de 10 mg é suficiente para ajudar uma pessoa a dormir e evitar a sonolência residual diurna. Por maioria, os especialistas consideraram que essa dose é muito baixa para que a droga funcione, como já havia dito o Merck.
 
O Suvorexant permanece no corpo por 12 horas ou mais depois que a pessoa desperta. Além disso, essa droga se metaboliza mais lentamente nas mulheres obesas e com sobrepeso.
 
Além dos problemas de sonolência, os testes clínicos mostraram que oito dos 1.288 participantes tratados com Suvorexant tiveram pensamentos suicidas, o que não aconteceu no grupo de controle que ingeriu o placebo.
 
Esse sonífero é contraindicado para aqueles que tomam antidepressivos e anticoagulantes.
 
A insônia afeta 30% dos adultos nos Estados Unidos, segundo a FDA.
 
Fonte AFP/R7

Polônia realiza primeiro transplante de rosto de 'emergência'

Os médicos do hospital de Gliwice, no sul da Polônia, anunciaram nesta quarta-feira a realização do primeiro transplante de rosto de emergência do mundo, para salvar a vida do paciente.
 
"É o primeiro transplante de rosto na Polônia e também o primeiro no mundo realizado com urgência para salvar a vida do paciente", disse à AFP a porta-voz do Centro de Câncer de Gliwice, Anna Uryga.
 
O paciente, um homem de 33 anos, perdeu parte do rosto no dia 23 de abril, quando operava uma serra de corte de pedras.
 
A tentativa de reimplantar toda a parte arrancada não deu certo, mas permitiu, em um primeiro momento, salvar a vista do paciente e a parte inferior do rosto.
 
"Mas a vida do paciente estava em perigo" devido ao tamanho e à profundidade da lesão, o que exigiu uma outra intervenção para o transplante, no dia 15 de maio, que durou 27 horas e foi dirigida pelo doutor Adam Maciejewski, com o pleno consentimento do paciente.
 
"Ele e sua família aprovaram o plano de ação e os riscos que envolvia. Ficou, inclusive, entusiasmado", disse o doutor Maciejewski no hospital de Gliwice.
 
Sete dias após o transplante, o estado do paciente "permanece grave devido ao volume da intervenção, muito pesada", mas ele já "respira de forma autônoma e se comunica com movimentos da cabeça e das mãos", destacou Maciejewski.
 
"O paciente poderá comer, respirar e enxergar. Em oito meses terá recuperado a plena motricidade de seu rosto".
 
A operação de Gliwice ocorre sete anos após o primeiro transplante de rosto do mundo, realizado em 27 de novembro de 2005 no Hospital Universitário de Amiens, na França.

Fonte AFP/R7

Pés humanos abrigam quase 200 tipos de fungos, dizem cientistas

Reprodução / BBC
Mais de 100 diferentes tipos de fungos vivem em nossos pés
Lugares favoritos são calcanhar, debaixo das unhas e entre os dedos dos pés
 
Cientistas descobriram que todos nós temos quase 200 diferentes tipos de fungos colonizando os nossos pés. Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, os fungos vivem por todo o corpo humano, mas seus lugares favoritos são o calcanhar, debaixo das unhas e entre os dedos dos pés. Fungos inofensivos vivem naturalmente na nossa pele, mas podem causar infecção caso se multipliquem.
 
No primeiro estudo deste tipo, uma equipe dos Estados Unidos catalogou os diferentes grupos de fungos que vivem no corpo humano, e criaram um mapa dessa diversidade que pode ajudar a combater doenças de pele como o pé de atleta — uma infecção nos pés causada por fungos.
 
Da orelha à curva do cotovelo
Uma equipe liderada pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, em Bethesda, Maryland, sequenciou o DNA de fungos que vivem sobre a pele em 14 diferentes áreas do corpo em dez adultos saudáveis.
 
As amostras foram retiradas do canal auditivo, da área entre as sobrancelhas, da parte de trás da cabeça, da área atrás da orelha, do calcanhar, das unhas dos pés, entre os dedos, do antebraço, das costas, da virilha, do nariz, do peito, da palma da mão, e da curva do cotovelo.
 
Os dados revelam que a riqueza fúngica varia ao longo do corpo. O habitat fúngico mais complexo é o calcanhar, que abriga cerca de 80 tipos de fungos. Os pesquisadores descobriram cerca de 60 tipos de fungos em pedaços de unhas dos dedos dos pés, e 40 tipos entre dedos.
 
Outras partes preferidas pelos fungos incluem a palma da mão, o antebraço e o interior do cotovelo, apresentando um nível moderado de fungos, em torno de 18 a 32 tipo diferentes.
 
Em contraste, a cabeça e o tronco abrigam poucas variedades de fungos — de 2 a 10 tipos cada.
 
'Os dados coletados nos dá uma base para o estudo sobre os indivíduos normais que nunca tivemos antes', disse a principal autora da pesquisa, Julia Segre.
 
— A conclusão é que nossos pés abrigam uma diversidade enorme de fungos, por isso, se você não quiser misturar os seus fungos com os de outra pessoa, é melhor usar chinelos nos vestiários.
 
Enorme diversidade
O estudo define as diferentes colonias de fungos que vivem normalmente na pele, o que permite criar uma estrutura para investigar as condições de pele causadas por fungos.
 
Em 20% dos voluntários, os pesquisadores observaram problemas relacionados a infecções fúngicas. Comentando sobre o estudo, o especialista em fungos Dr. Paul Dyler, da Universidade de Nottingham, disse que fungos normalmente podem co-existir muito bem no corpo humano sem causar qualquer dano, exceto em pessoas com sistema imunológico deficiente.
 
— O estudo ilustra a enorme diversidade de fungos que crescem no corpo humano. Isso é muito maior do que sabíamos anteriormente.
 
Fonte BBC Brasil

Principal preocupação é o potencial de expansão do coronavírus, avisa OMS

Dispersão geográfica do vírus e grau de transmissão ainda são desconhecidos
 
A OMS (Organização Mundial da Saúde) admitiu nesta quinta-feira (23) que sua principal preocupação é o potencial do novo coronavírus para se transmitir e se expandir rapidamente.
 
"Nosso nível de preocupação sobre o potencial deste vírus é muito alto", afirmou o diretor-geral adjunto para a Saúde, Segurança e Meio Ambiente da OMS, Keiji Fukuda.
 
O especialista da OMS explicou que alguns dos mistérios sem resolver são a dispersão geográfica do vírus, quais são as causas principais e as condições para infectar, além do grau de transmissão entre as pessoas.
 
— Estamos perante uma situação urgente e complexa que muda constantemente. Ainda restam dúvidas muito importantes por resolver. Não sabemos onde e como os pacientes se infectaram. Não sabemos qual é a condição para a transmissão. A que distância deve estar o contato para que exista a infecção.
 
Fukuda participou junto com o vice-ministro de Saúde da Arábia Saudita, Ziad Memish, em um ato organizado por este país, dado que foi ali onde o vírus, que até o momento infectou 44 pessoas e matou 22 delas, surgiu pela primeira vez em 2012.
 
O ato foi um evento paralelo à Assembleia Mundial da Saúde, um fórum que durante esta semana e começo da seguinte reúne em Genebra altos representantes de seus 192 países-membros para decidir as diretrizes mundiais na área da saúde.
 
Fonte Efe/R7

Brasil acumula déficit de 54 mil médicos na última década

Entre 2003 e 2012, País ofereceu 147 mil novas vagas, mas formou 93 mil profissionais
 
O Brasil — que negocia a possível contratação de médicos espanhóis, cubanos e portugueses para atender áreas carentes — acumulou na última década um déficit de 54 mil médicos, informou nesta quinta-feira (23) o Ministério da Saúde.
 
Segundo dados oficiais citados em comunicado divulgado pelo ministério, entre 2003 e 2012 o País ofereceu novos postos de trabalho para 147 mil médicos e só formou 93 mil profissionais. A nota, em resposta às críticas de entidades profissionais que questionam a decisão do governo de "importar" médicos, assegura que esse déficit tende a aumentar perante a necessidade do Ministério da Saúde de contratar 26.311 médicos para os postos de saúde e hospitais públicos que serão construídos até 2014.
 
O Ministério lembra que no último concurso que realizou para enviar médicos a áreas carentes em 1.307 municípios só conseguiu contratar 3.800 profissionais apesar de terem sido oferecidos 13 mil vagas de trabalho com salários de R$ 8.000 e diferentes benefícios trabalhistas.
 
Segundo a nota, enquanto que o Brasil tem um médico para cada mil habitantes, a Argentina tem 3,2 e o México 2. O Ministério assegura que, para igualar o sistema de saúde da Inglaterra, que o Brasil adotou como modelo e onde há 2,7 médicos por cada mil habitantes, o País precisaria contar com 168.424 profissionais.
 
"Este déficit é um dos principais gargalos para poder ampliar a saúde pública e será enfrentado pelo Governo com medidas para levar mais médicos às regiões que mais necessitam deles", segundo o comunicado.
 
"A solução não é só trazer médicos estrangeiros. Essa é só uma parte da solução", assegurou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em um evento nesta quinta-feira na cidade de Belo Horizonte.
 
O ministro lembrou que países como Inglaterra e Canadá também contrataram médicos estrangeiros para suprir seu déficit de profissionais em cidades do interior. O Brasil está negociando com Portugal, Espanha e Cuba a possibilidade de contratar médicos desses países aos quais lhes oferecerá cursos de português (para espanhóis e cubanos) e vistos de trabalho dentre dois e três anos para atender as áreas carentes, principalmente rurais, nas quais a atenção de saúde é deficitária.
 
Apesar do número de médicos estrangeiros contratados ainda não foi estabelecido, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, assegurou em reunião com autoridades cubanas este mês que o Brasil necessitaria de pelo menos 6.000 profissionais de Cuba.
 
O CFM (Conselho Federal de Medicina) do Brasil, entidade que regula o exercício da profissão no País, se opõe à iniciativa. O CFM disse condenar "qualquer iniciativa que proporcione a entrada irresponsável de médicos estrangeiros e de brasileiros com diplomas de medicina obtidos no exterior sem sua respectiva revalidação".
 
Fonte Efe/R7

Dengue na Baixada Santista é recorde no Estado de SP

Em menos de cinco meses, a Baixada Santista registrou mais de 25 mil casos de dengue, um número considerado recorde em todo o Estado de São Paulo.
 
O balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde aponta ainda um recorde histórico na região, ultrapassando os números registrados em 2010, quando a Baixada apresentou um quadro crítico da doença, avaliada como uma verdadeira epidemia.

Os primeiros casos da doença começaram a aparecer logo após a virada do ano. Em março, pelo menos seis das nove cidades que integram a região metropolitana da Baixada Santista já haviam decretado situação de emergência, que ocorre quando há o registro de 100 casos da doença para cada 100 mil habitantes.

Outro fato que chamou a atenção das autoridades sanitárias foi a elevação do número de óbitos: 11 nos primeiros quatro meses. Foram cinco mortes em Santos, três em Cubatão, duas em São Vicente e uma no Guarujá. O Instituto Adolfo Lutz ainda avalia outras cinco mortes suspeitas. No pico da epidemia em 2010, 71 pessoas morreram em consequência da doença.

Levantamento efetuado pela Secretaria Estadual da Saúde mostra que em todo o Estado de São Paulo foram registrados 42.400 casos de dengue. Santos é a cidade com o maior número de pessoas infectadas: 9.126 casos, seguida por Cubatão, com 4.284 e São Vicente, com 2.304.

Diante do aumento do número de casos, as prefeituras das nove cidades desencadearam uma série de ações para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, já que o clima quente e úmido favorece a proliferação do inseto. Paralelamente, toda a região foi obrigada a ampliar a rede de atendimento de urgência e emergência.

Em Santos, as Unidades Básicas de Saúde expandiu o horário de funcionamento para que as pessoas fossem facilmente atendidas, sem a necessidade de recorrer aos prontos-socorros. Com a queda da temperatura no decorrer deste mês, a expectativa dos médicos é de que a incidência da doença apresente um declínio.
 Fonte Estadão

Merck suspende testes clínicos de remédio contra Parkinson

O grupo farmacêutico americano Merck anunciou nesta quinta-feira o fim dos testes clínicos com o Preladenant, um remédio com potencial para tratar o Mal de Parkinson, diante de resultados abaixo do esperado.
 
Merck destaca que um "estudo de dados provenientes de três testes diferentes de fase 3", o último passo antes da comercialização, "não proporcionou evidência da efetividade do Preladenant em relação ao placebo".
 
"Com base nestes resultados, Merck decidiu encerrar os estudos", diz o laboratório, acrescentando que a medida "não foi motivada por problemas de segurança" em relação à droga.
 
"Estamos comprometidos com a pesquisa neurológica e realizaremos uma análise mais detalhada dos dados" dos testes abortados "para informar à comunidade científica", disse David Michelson, um dos principais membros do projeto.
 
O Mal de Parkinson é muito complexo, o que torna difícil o tratamento dos pacientes e o desenvolvimento de enfoques terapêuticos.
 
Fonte AFP

Estudo descobre importância de proteínas na remodelação do tecido ósseo

 (Arte Valf/EM/D. A Press)A recente pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) foi eleita o melhor trabalho de 2012 na área
 
Belo Horizonte Uma nova possibilidade de tratamento para a osteoporose e a artrite reumatoide pode vir da ortodontia. É de um grupo de dentistas e um médico a descoberta da importância de algumas proteínas na remodelação do tecido ósseo, constante processo de destruição (reabsorção) e formação do osso que ocorre em todo o organismo humano em função de ações da gravidade e de estímulos mecânicos ao corpo.
 
Uma recente pesquisa desse grupo, fruto de uma colaboração entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) foi eleita o melhor trabalho de 2012 na área e recebeu o prêmio Wayne G. Watson Award do American Journal of Orthodontics and Dentofacil Orthopedics, principal publicação de ortodontia do mundo.

Um dos autores do estudo, o mestre em ortodontia pela Marquette University (EUA) e doutor em biologia celular Ildeu Andrade Jr., estava na premiação e ministrou uma aula sobre o assunto no 113º Congresso Americano de Ortodontia, realizado no início do mês, na Philadelphia.
 
A comunidade científica quer mais informações sobre a importância da ligação da proteína CCL2 ao seu receptor, CCR2, e sobre o impacto que o bloqueio dessa ligação pode causar na remodelação óssea. Segundo Andrade Jr., professor da PUC Minas, a descoberta aponta para a possibilidade da modulação do tratamento ortodôntico, com diminuição do tempo e maior estabilidade do resultado final. É grande também a contribuição para as doenças periodontais.
 
Fonte Correio Braziliense

Hospital japonês testará tratamento não cirúrgico para câncer de mama

Uma oncologista japonesa anunciou ter iniciado o primeiro teste clínico mundial de uma poderosa radioterapia de curta duração que não requer cirurgia para o tratamento do câncer de mama
 
Tóquio - Uma oncologista japonesa anunciou nesta quarta-feira (22/5) ter iniciado o primeiro teste clínico mundial de uma poderosa radioterapia de curta duração que não requer cirurgia para o tratamento do câncer de mama.

O Instituto Nacional de Ciências Radiológicas começou o teste usando uma "radioterapia com íons pesados", que emite radiação precisa e pode ser dirigida com exatidão às células malignas, afirmou Kumiko Karasawa, oncologista especializada em câncer de mama.

Este tipo de radioterapia demonstrou ser eficaz na luta contra outros tipos de câncer não estendidos, disse Karasawa. "Podemos realizar este teste porque entendemos bem quais tipos de câncer de mama podem se beneficiar deste tratamento preciso", explicou Karasawa.

O desenvolvimento de equipamentos médicos que mantêm imóvel o tecido mamário suave também ajudou, acrescentou a médica. O tratamento se mostrou eficaz em outros tipos de câncer, como o de próstata e o de pulmão, noticiou a agência Kyodo News, porém nunca foi usado no câncer de mama.
 
A radioterapia convencional utiliza raios X e raios gama, que são muito potentes na superfície do corpo, mas perdem força à medida que penetram o tecido. As partículas de íons pesados mantêm sua força a uma profundidade.

Durante o teste, Karasawa tratará um total de 20 pacientes com pelo menos 60 anos e pequenos tumores que não se espalharam. As pacientes serão submetidas a uma hora diária de tratamento por quatro dias, um período muito menor do que um tratamento com radiação convencional, que pode durar meses, disse Karasawa.

O teste acompanhará as pacientes durante cinco anos para avaliar o resultado, concluiu.
 
Fonte Correio Braziliense

Polícia apreende 30 mil maços de cigarros e estimulantes sexuais

O Pramil é um medicamento proibido no Brasil
Aproximadamente 30 mil maços de cigarros contrabrandeados foram apreendidos pela Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DCPIM) nesta quinta-feira (23/5). Além disso, foram apreendidos 100 cartelas do medicamento Pramil, usado como estimulante sexual. Três pessoas foram presas, uma delas era uma mulher.
 
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos guardavam as mercadorias em cinco endereços diferentes, todos em Ceilândia. Depois elas eram levadas para Ceilândia Norte e Sul. A maioria dos cigarros e dos medicamentos eram do Paraguai.

O cigarro falsificado era vendido por R$ 2,50 - R$ 1 a menos do que é cobrado pelo original. A polícia não sabe se os medicamentos também eram falsificados. O Pramil é um medicamento proibido no Brasil.

Um dos suspeitos responderá por comércio de medicamente proibido, em função de estar na posse dos comprimidos. Os outros suspeitos vão responder pelo crime de contrabando e podem pegar de um a quatro anos prisão.

Fonte Correio Braziliense

MP denuncia médica suspeita de receitar alta dose de adrenalina à criança

Rafaela morreu em janeiro, após receber superdosagem de adrenalina (Arquivo pessoal)
Rafaela morreu em janeiro, após receber superdosagem de adrenalina
Segundo o promotor Thiago Gomide Alves, Fernanda responderá pelo crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar; Rafaela Luiza morreu após receber a adrenalina na veia
 
A Promotoria de Justiça de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-Vida) fez uma denúncia para a 1ª Vara Criminal de Brasília contra a pediatra Fernanda Sousa Cardoso Lopes, acusada de prescrever uma dosagem excessiva de adrenalina para a menina Rafaela Luiza Formiga, de 1 ano e 7 meses. Segundo a denúncia, a menina morreu por causa do erro médico ao receber a alta dose na veia. De acordo com o promotor de Justiça Thiago Gomide Alves, a médica agiu “com imperícia, descumprindo as regras técnicas de sua profissão”, o que provocou a morte da criança.
 
O promotor de Justiça se valeu de investigações realizadas pelo MPDFT Ministério Público do Distrito Federal e do laudo de necrópsia realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). “Inicialmente, o perito do IML afirmou que a causa 'mais provável' da morte seria intoxicação adrenérgica. Por não ter sido conclusivo, fizemos questionamentos ao perito. As respostas foram aditadas ao laudo e nelas o IML concluiu que a superdosagem de adrenalina foi fatal”, afirmou Alves.

Segundo o promotor, Fernanda responderá pelo crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A pena pode chegar a até quatro anos. “O Ministério Público pediu ainda a fixação do valor mínimo de R$ 135,6 mil para a reparação dos danos morais causados à família da vítima”, completou. Além do MPDFT, esse caso é investigado pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-DF).
 
Entenda o caso
Rafaela deu entrada no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) com alergia e vermelhidão pelo corpo em 20 de janeiro deste ano. De acordo com a família da criança, a pediatra Fernanda Sousa teria receitado uma superdosagem de medicamento para controlar os sintomas.

Minutos após ter recebido a medicação, a menina apresentou piora no quadro e foi transferida para o para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Santa Maria. Na tarde do dia 23 de janeiro, Rafaela teve cinco paradas cardíacas e não resistiu.
 
Fonte Correio Braziliense

"Internar não resolve o problema", diz Conselho Federal de Psicologia

A Câmara aprovou o projeto polêmico que prevê, entre outros pontos, a internação involuntária de usuários de drogas e o aumento da pena mínima para traficantes         
 
O Conselho Federal de Psicologia vai batalhar para que a internação involuntária, apresentada no texto-base do projeto de lei 7663/10, aprovado na noite de quarta-feira (22/5) pela Câmara dos Deputados, não se torne a principal alternativa no tratamento de dependentes químicos. Para o órgão, apesar de o projeto prever o tratamento ambulatorial, ao estabelecer a internação se cria a sensação de que essa é a melhor alternativa, enquanto deveria ser a última opção.

O coordenador da Comissão de Direitos Humanos do conselho, Pedro Paulo Bicalho, acredita que a medida vai contra a tudo que tem sido apresentado ultimamente como formas avançadas no tratamento. Segundo ele, o projeto retoma a ideia dos manicômios, que o próprio estado tenta acabar. "Internar não resolve o problema. É preciso uma estratégia de longo prazo que leve o dependente a se interessar pelo tratamento", avalia.
 
A internação involuntária é aquela em que o viciado não concorda com o tratamento, mas ele é requerido pela família ou responsável. Diferente do que propunha a matéria inicialmente, apenas um médico e não qualquer autoridade de segurança pública poderá dar o aval final para a internação. O texto, aprovado ontem, também aumenta a pena mínima para traficantes que integrar uma organização criminosa de cinco para oito anos.
 
Fonte Correio Braziliense

Prefeitura de Natal - RN

A Prefeitura de Natal, Rio Grande do Norte, realiza concurso para provimento de 6 vagas para o Pronto Atendimento Infantil Dra. Sandra Celeste, Hospital dos Pescadores (Hospesc) e Centro Clínico Dr. José Carlos Passos.

Inscrições:
30 e 31 de maio, na rua Fabrício Pedrosa, nº. 915, Areia Preta

Valor:
Inscrições gratuitas

Cargo:
Técnico de Radiologia.

Remuneração:
R$ 1.356,00

Seleção:
Haverá análise curricular

Prefeitura de Porto Lucena - RS

A Prefeitura de Porto Lucena, Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de 22 vagas

Inscrições:
Até 10 de junho pelo www.premierconcursos.com.br

Valor:
R$ 37,84 a R$ 63,06

Áreas:
Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde

Remuneração:
R$ 700,00 e R$ 800,00

Provas:
Haverá provas objetivas 

Prefeitura Municipal de Coronel Pilar - RS

A Prefeitura Municipal de Coronel Pilar, Rio Grande do Sul, realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 7 de junho de 2013 na Prefeitura Municipal de Coronel Pilar, Secretaria Municipal de Administração, Avenida 25 de Julho nº 538, Coronel Pilar-RS

Valor:
R$ 31,00 a R$ 93,00.

Cargos:
Nível Superior: Médico com Especialidade em Cirurgia Geral (1), Nutricionista (1), Professor de Educação Infantil (CR);
Nível Médio: Agente Administrativo (CR);
Nível Fundamental: Agente Administrativo Auxiliar (1);
Nível Fundamental Incompleto: Motorista (2), Operador de Máquinas (1);
Nível Alfabetizado: Operário (2), Servente (CR).

Provas:
Haverá provas escritas, práticas e de títulos 

Prefeitura Municipal de Pinhais - PR

A Prefeitura Municipal de Pinhais, Paraná, realiza concurso para provimento de 27 vagas

Inscrições:
Até 2 de agosto pelo www.aocp.com.br

Valor:
R$ 60,00.

Cargos e vagas:
Médico da Família (24) e Pedagogo em Assistência Social (3)

Remuneração:
De R$ 2.769,77 a R$ 7.077,27

Provas:
Prova objetiva: 26 de agosto
Haverá prova de títulos

Prefeitura Municipal de Anhumas - SP

A Prefeitura Municipal de Anhumas, São Paulo, realiza concurso para formação de cadastro de reserva

Inscrições:
Até 10 de junho de 2013, pelo www.institutosoler.com.br

Valor:
R$ 15,00 a R$ 50,00

Cargos:
Auxiliar de Odonto (CR); Auxiliar de Serviços Gerais (CR); Dentista (CR); Educador Social (CR); Gari (CR); Motorista (CR); Trabalhador Braçal (CR)

Remuneração:
R$ 721,52 a R$ 2.219,63.

Provas:
Haverá Prova Objetiva e Prova Prática.

Prefeitura de Serafina Côrrea - RS

A Prefeitura de Serafina Côrrea - RS realiza concurso para 34 vagas e cadastro de reserva

Inscrições:
Até 6 de junho pelo www.pontuaconcursos.com.br

Valor:
R$ 44,08

Remuneração:
R$ 855,38 a R$ 9.161,44

Provas:
Haverá prova objetiva para todos e prova de títulos para Professor.

Cargos:
Fundamental - Cozinheiro e Agente Comunitário de Saúde;

 Médio - Atendente de Farmácia, Atendente de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem e Almoxarife;

 Superior - Médico Anestesiologista, Médico Clínico Geral, Ginecologista Obstetra, Pediatra, Médico Plantonista, Médico Auditor Revisor, Médico e Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental - Artes.

Prefeitura Municipal de Itaí - SP

A Prefeitura Municipal de Itaí, São Paulo, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 27 de maio de 2013, pelo www.institutomais.org.br.

Valor:
R$ 20,00 a R$ 50,00

Cargos e vagas:
Condutor Socorrista (5 vagas), Enfermeiro Gerente de Base (1 vaga), Médico PSF (2 vagas), Médico Intervencionista (1 vaga) e Técnico de Enfermagem (5 vagas).

Provas:
Haverá provas objetivas

Concurso Prefeitura de Corumbataí (SP)

A Prefeitura de Corumbataí, no estado de São Paulo, lançou os editais de concurso público e processo seletivo n°s 01 e 02/2013, destinados ao provimento de 11 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Inspetor de Alunos, Merendeira, Eletricista, Enfermeiro, Recepcionista, Trabalhador Braçal, Monitor Creche, Motorista, Professor de Educação Básica I - PEB I 1ª ao 5ª ano, Professor de Educação Física e Servente.
 
O certame será organizado pela empresa TSR Prestadora de Serviços S/S Ltda. Os salários variam de R$ 690,16 a R$ 1.437,81 por carga horária de 30 a 44 horas semanais.

A inscrição será realizada via internet, até o dia 10 de junho de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF, por meio do acesso ao site www.tsrconcursos.com.br.
 
O interessado com indisponibilidade de acesso à internet poderá inscrever-se através do Programa Acessa São Paulo, disponibilizado no Centro Profissionalizante da Prefeitura Municipal, sito à Avenida 01, número 11 – Centro – Corumbataí – SP, das 08:00 às 12:00 horas e 13:30 ás 17:00 horas. As taxas variam de R$ 10,00, R$ 20,00 e R$ 30,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas estão inicialmente previstas para 23 de junho de 2013, na Escola Municipal Profª. Maria de Lourdes, sito à Avenida 01, 512 – Centro – Corumbataí – São Paulo. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de prova e o comparecimento no horário determinado.
 
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, a contar da data de publicação da sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. Já o processo seletivo será válido por 01 ano, a contar da data da homologação não havendo prorrogação por igual período.

Prefeitura de Laurentino – SC abre concurso público

O Município de Laurentino, no estado de Santa Catarina, comunicou a realização de concurso público através do edital nº 001/2013. O objetivo é o provimento de 13 vagas voltadas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, além do cadastro de reserva, com oferta salarial de até R$ 3.000,16, por jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Os postos oferecidos são para Agente Comunitário de Saúde (5), Agente de Serviços Gerais, Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Farmacêutico, Gari, Monitor de Transporte Escolar, Operário e Operador de Equipamentos (uma vaga para cada cargo). Também há formação de cadastro reserva para os cargos de Agente da Construção Civil e Vigia.
 
As inscrições devem ser feitas até 21 de junho de 2013, pessoalmente ou por procuração, na Casa da Cidadania, situada à Rua Paulo Possamai, 290, Centro, Laurentino/SC, nos horários das 7h30 às 17h. A taxa de inscrição varia de R$ 20, R$ 30, R$ 40 ou R$ 50, dependendo do cargo escolhido.
 
O concurso se dará por prova escrita e prática (para alguns cargos). A prova escrita será aplicada provavelmente em 07 de julho de 2013, na Escola Municipal Honorata Stédille, localizada na Avenida Colombo Machado Sales, com início às 8h30 e término às 11h30.
 
A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
 
O edital completo do concurso público está disponível no http://www.laurentino.sc.gov.br, seção de Concursos Públicos. 

Prefeitura de São Bento do Sul (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de São Bento do Sul, no estado de Santa Catarina, promove processo seletivo (edital nº 007/2013) para formação de cadastro reserva em várias especialidades médicas. As oportunidades são para Clínico Geral, Angiologista, Auditor, Cardiologista e Generalista ESF e a remuneração é de até R$ 9.240,00, com carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 28 de maio de 2013, no Departamento de Recursos Humanos, situado à Rua Jorge Lacerda, nº 75, Centro, São Bento do Sul/SC, no horário de expediente da Prefeitura. Deverão ser anexadas à ficha de inscrição as seguintes fotocópias: Cédula de Identidade; C.P.F; Diploma de Habilitação; Fotocópia da Carteira expedida pelo conselho profissional; Comprovante de tempo de serviço na área, se houver; e Certidão Casamento e nascimento filhos ou comprovante de adoção.
 
O processo seletivo constará de análise de documentação.
 
O certame terá a validade de um ano a contar da data da homologação.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 23 de maio de 2013, pág. 191 a 192.

FHEMIG - MG realiza processo seletivo

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) publicou edital de processo seletivo n° 03/2013. O certame oferece 01 vaga com salário de R$ 3.249,10 para o cargo de Analista de Gestão e Assistência à Saúde (função de Farmácia Hospitalar). O contratado irá atuar em substituição de servidores efetivos em licença, cumprindo jornada de 40 horas semanais, em regime de plantão ou diarista.
 
A ocupação exige formação superior na área de atuação, acrescida da comprovação da Especialização em uma das seguintes áreas: Farmácia Hospitalar, Farmácia em Saúde Pública, Farmacologia, Ciências Farmacêuticas ou Epidemiologia, bem como registro no respectivo Conselho de Classe.
 
A inscrição acontecerá somente até esta sexta-feira, dia 24 maio de 2013, de acordo com horário oficial de Brasília, e será efetuada por meio do preenchimento de ficha cadastral e currículo no sítio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br.
 
A seleção dos candidatos será realizada por meio de análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório, e entrevista, que deverá ocorrer a partir do dia 12 de junho de 2013, em local e horário a serem divulgados, por meio do site www.fhemig.mg.gov.br.
 
O resultado final Pós-Recurso Homologado será divulgado na data provável de 19 de junho de 2013, a partir das 17h.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de 6 (seis) meses, contados da data de homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital está disponível na página da Fhemig, seção "Como ingressar na Fhemig" ("Seleção Simplificada").