Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de junho de 2013

Coqueluche volta a assustar e mobiliza vacinação de grávidas

Vacinação da mãe deve ser a partir da 20ª semana de gestação
Vacinação da mãe deve ser a partir da 20ª semana
de gestação
Governo quer proteger bebês, vacinando gestantes no segundo semestre
 
A coqueluche, uma doença respiratória que pode ter graves complicações e até causar a morte, seguia, desde os anos 90, no rumo da erradicação. Mas, recentemente, o Ministério da Saúde alertou quanto ao crescimento dos casos da doença, principalmente entre bebês, prometendo, então, disponibilizar uma vacina para gestantes.
 
Segundo o ministério, crianças com menos de 1 ano são mais suscetíveis a contrair a doença, totalizando 2.924 casos, no ano passado – 65% das ocorrências de coqueluche em 2012.
 
Para buscar reverter esse quadro, a partir do segundo semestre, o governo estuda incluir a DTPa (vacina tríplice acelular contra difteria, tétano e coqueluche) no calendário de imunização da gestante na rede pública. A iniciativa quer garantir que o bebê já nasça com alguma proteção contra a doença.
 
Atualmente, a vacina é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para as crianças com 2 meses, 4 meses e 6 meses, e os reforços devem ser feitos aos 15 meses e aos 5 anos. Hoje, as gestantes têm acesso à imunização apenas pela rede privada.
 
Quando
A melhor forma de prevenção, no caso dos bebês, é a vacinação da mãe a partir da 20ª semana de gestação, afirma o médico Frederico José Amedée Peret, diretor científico da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig).

A medida é tão importante que foi ressaltada, ontem, no Dia Nacional da Imunização contra a Coqueluche. Segundo Peret, a vacinação dessas mulheres não era recomendada. “De 2012 pra cá, com o aumento dos casos, começou-se a preocupação de vacinar as grávidas”.
 
Mas, como o bebê só pode receber a vacina aos 2 meses, ele fica “desprotegido” durante o período. Assim, Peret explica que vacinar a mãe é uma forma de imunizar o feto, até que ele possa tomar a sua dose. “Ao vacinar a mãe no fim da gestação, os anticorpos passam para o feto pela placenta e, assim, os dois ficam imunizados”, explica.
 
Aumento
Entre os casos da doença envolvendo crianças menores de 1 ano, cerca de 85% são bebês com menos de 6 meses, segundo dados do Ministério da Saúde. O relatório da pasta também aponta que, em 2012, houve 72 mortes em função da doença, um aumento de 32% em relação ao ano anterior.
 
Em 2011, foram registrados 2.258 casos de coqueluche no Brasil. Em 2012, o número total passou para 4.453 casos – um aumento de 97%.
 
Fonte O Tempo

Pesquisa abre caminho para vacina contra toxoplasmose

O perigo maior está na infecção através de gatos domésticos
Cientistas descobrem proteínas que ativam o sistema imunológico de ratos
 
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está perto de encontrar uma vacina contra a toxoplasmose – doença infecciosa, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, e que pode, por muitas vezes, ser assintomática.
 
Em pesquisa com camundongos, o grupo de cientistas identificou proteínas responsáveis por ativar o sistema imunológico desses animais contra a doença. Essas proteínas são os chamados receptores de imunidade inata, ou seja, a primeira “linha de defesa” do organismo. Ela é responsável por “ativar” o sistema imunológico, inclusive para que as vacinas possam ter efeito.
 
Os pesquisadores acreditam que haja similares dessa “linha de defesa” no corpo humano. Assim, identificar essas proteínas pode ajudar no desenvolvimento da vacina contra a patologia.

A descoberta foi anunciada como parte da tese de doutorado de Warrison Andrade, com orientação do professor Ricardo Gazzinelli, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG.
 
Felino
A forma de transmissão mais conhecida da toxoplasmose é através da ingestão de alimentos contaminados, principalmente, carnes cruas e malpassadas.
 
Entretanto, segundo Andrade, o perigo maior está na infecção através de gatos domésticos. “Por causa do maior controle da qualidade da carne, hoje a maior parte da contaminação é pelo gato”, explica.
 
Ele adverte que a melhor forma de evitar que o gato doméstico contraia a doença é permitir que ele se alimente apenas de ração apropriada. “Gato criado e alimentado dentro de casa dificilmente vai ingerir o protozoário”.
 
Fonte O Tempo

Equipe da Suécia cria método para fabricação de moléculas de DNA em massa

Björn Högberg com Cosimo Ducani no laboratório
Foto: Karolinska Institutet
Björn Högberg com Cosimo Ducani no laboratório
Abordagem pode ser usada para produzir versões mais puras e mais baratas de medicamentos
à base de fragmentos de DNA
 
Cientistas do Karolinska Institutet, na Suécia, desenvolveram um novo método de fabricação de moléculas de DNA de cadeia curta e simples em massa que pode resolver muitos dos problemas associados às técnicas de produção atuais.
 
A abordagem pode ajudar a melhorar a nanotecnologia de DNA e o desenvolvimento de medicamentos baseados em fragmentos de DNA.
 
Os resultados foram descritos na revista Nature Methods.
 
A nova técnica para a fabricação de moléculas de DNA curtas e simples, ou oligonucleotídeos, foi desenvolvida por pesquisadores na Suécia e da Universidade de Harvard, nos EUA.
 
Tais fragmentos de DNA constituem uma ferramenta básica para pesquisadores e desempenham um papel fundamental em muitos campos da ciência. Muitos dos recentes avanços na pesquisa e desenvolvimento biológico e genético, tais como a capacidade de analisar rapidamente o genoma de um organismo, não teriam sido possíveis sem oligonucleotídeos.
 
O novo método é versátil e capaz de resolver os problemas que atualmente limitam a produção de fragmentos de DNA.
 
"Temos utilizados métodos de produção enzimática para criar um sistema que não só melhora a qualidade dos oligonucleotídeos manufaturados, mas também faz com que seja possível aumentar a produção por meio de bactérias, a fim de produzir grandes quantidades de cópias de DNA barata", explica o pesquisador Björn Högberg.
 
O processo de bioprodução, pelo qual bactérias são usadas para copiar sequências de DNA, permite a fabricação de grandes quantidades de cópias de DNA a um custo baixo.
 
Ao contrário dos métodos correntes de síntese de oligonucleotídeos, nos quais o número de erros aumenta com o comprimento da sequência, este novo método, segundo os pesquisadores, também funciona bem para oligonucleotídeos longos com várias centenas de bases.
 
As moléculas de DNA são primeiro formadas como um fio longo de DNA de cadeia simples em que a sequência de interesse é repetida várias vezes. A cadeia longa forma minúsculas regiões chamadas grampos, onde o fio se dobra sobre si mesmo. Estes grampos podem então ser cortados por enzimas, que servem como um par de tesouras biológica-molecular que corta o DNA em locais selecionados. Vários oligonucleotídeos diferentes podem, assim, ser produzidos ao mesmo tempo, em uma combinação perfeitamente equilibrada, o que é importante se eles forem ser cristalizados ou utilizados terapeuticamente.
 
"As drogas à base de oligonucleotídeos já estão disponíveis, e é muito possível que o nosso método possa ser usado para produzir versões mais puras e mais baratas desses medicamentos", conclui Högberg.

Fonte isaude.net

Tratamento com antibiótico impede desejo por cocaína após abstinência

A Ceftriaxona parece bloquear o desejo invertendo a diminuição
de GLT1 causada pela exposição repetida à cocaína
Medicamento usado para tratar meningite aumenta produção da proteína GLT1 durante abstinência e reduz ânsia pela droga em ratos
 
O tratamento com um antibiótico usado para tratar a meningite pode bloquear desejo por cocaína no cérebro de ratos. É o que sugere estudo de pesquisadores da Indiana University, nos EUA.
 
A pesquisa demonstra que GLT1, proteína que elimina o glutamato do cérebro, desempenha um papel crítico no desejo de cocaína que se desenvolve após apenas alguns dias de uso da droga.
 
Os resultados revelaram que quando ratos que recebem grandes doses de cocaína ficam em abstinência da droga, a produção de GLT1 no núcleo accumbens, zona do cérebro envolvida na motivação, começa a diminuir. No entanto, se os ratos receberam ceftriaxona, antibiótico usado para tratar a meningite, há aumento na produção de GLT1 durante o período de abstinência e o desejo da droga diminui.
 
 
Segundo George Rebec, o desejo da droga depende da liberação de glutamato, neurotransmissor envolvido no comportamento motivacional. O glutamato é liberado em resposta aos estímulos associados com o consumo de drogas, por isso, quando os viciados estão expostos a esses sinais, o seu desejo pela droga aumenta, mesmo que tenham ficado longe da droga por algum tempo.
 
O mesmo comportamento pode ser modelado em ratos. Quando os ratos, que se auto administram cocaína, pressionando uma alavanca que libera a droga em seus corpos, ficam em abstinência da droga durante várias semanas, o seu desejo retorna se eles forem expostos aos estímulos que acompanharam a entrega da droga no passado, neste caso, um tom e luz. Mas se os ratos são tratados com ceftriaxona durante a abastinência, já não procuram cocaína quando os sinais são apresentados.
 
Ceftriaxona parece bloquear o desejo invertendo a diminuição de GLT1 causada pela exposição repetida à cocaína. Na verdade, a ceftriaxona aumenta GLT1, o que permite que o glutamato seja rapidamente eliminado do cérebro. O grupo de investigação descobriu este efeito sobre o núcleo accumbens, mostrando que se GLT1 foi bloqueado nesta região do cérebro, mesmo após o tratamento com ceftriaxona, os ratos tiveram recaída.
 
"A ideia é que o aumento de GLT1 irá prevenir recaídas. Se bloquearmos GLT1, a ceftriaxona não deve trabalhar. Nós agora temos boa evidência de que a ceftriaxona está agindo em GLT1 e que o núcleo accumbens é o local crítico", afirma Rebec.
 
A equipe agora pretende determinar por que a cocaína diminui GLT1 e ver se outras drogas viciantes têm o mesmo efeito. Rebec e colegas demonstraram que a ceftriaxona pode também diminuir o desejo por álcool em ratos criados seletivamente para preferir álcool.
 
Fonte isaude.net

Remédios antigos: Efortil comprimidos e gotas

         

Nova tecnologia torna cirurgia de câncer de mama mais precisa

Dra. Alice Police usando MarginProbe para analisar um tumor de câncer de mama
Foto: UC Irvine Health
Dra. Alice Police usando MarginProbe para analisar um
tumor de câncer de mama
Sistema reduz pela metade a necessidade de reoperação e elimina células de câncer de mama deixadas durante lumpectomia inicial
 
Cirurgiões da University of California em Irvine, nos EUA, utilizaram, pela primeira vez no país, uma tecnologia que torna a cirurgia de câncer de mama mais precisa.
 
O dispositivo reduz pela metade a necessidade de reoperação e elimina as células de câncer de mama deixadas durante uma lumpectomia inicial.
 
O sistema MarginProbe permite que o cirurgião avalie de imediato se as células cancerosas permanecem à margem do tecido cortado. Atualmente, os pacientes têm que esperar dias para um patologista determinar isso.
 
"Todos os meus pacientes conhecem alguém que teve que voltar para a cirurgia porque o médico não conseguiu retirar todo o tumor. A capacidade de verificar o tecido na sala de cirurgia é um divisor de águas na cirurgia de câncer de mama em estágio inicial", afirma a cirurgiã Alice Police.
 
O objetivo de uma lumpectomia é remover completamente o câncer, preservando tanto tecido mamário normal quanto possível. Se um patologista encontra células cancerosas nas bordas do tecido retirado, os cirurgiões têm de assumir que a lumpectomia não retirou todo o tumor.
 
O novo sistema é composto por uma sonda portátil estéril e um console portátil. Quando a ponta da sonda toca um espécime de lumpectomia, sinais de radiofrequência são transmitidos para o tecido e refletidos de volta para o console, onde são analisados usando um algoritmo especializado para determinar o status do tecido.
 
A Food and Drug Administration (FDA) aprovou MarginProbe em dezembro de 2012, e UC Irvine Medical Center é o primeiro hospital nos EUA a utilizar o sistema. A equipe começou a operar com MarginProbe no início março.
 
Fonte isaude.net

Jogar futebol melhora saúde cardíaca de homens com diabetes tipo 2

Futebol melhora a função cardíaca, reduz a pressão arterial e eleva a capacidade de exercício em pacientes com diabetes tipo 2
Futebol melhora a função cardíaca, reduz a pressão arterial e
eleva a capacidade de exercício em pacientes com diabetes tipo 2
Exercício aumenta velocidade de trabalho do coração em 29% e reduz necessidade de medicação entre pacientes
 
Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, demonstraram que o treino de futebol melhora a função cardíaca, reduz a pressão arterial e eleva a capacidade de exercício em pacientes com diabetes tipo 2.
 
A pesquisa revela que o exercício físico também reduz a necessidade de medicação entre esses pacientes.
 
 
A equipe investigou os efeitos do treino de futebol em 21 homens com diabetes tipo 2, com idades que variaram entre 37 e 60 anos.
 
"Descobrimos que o futebol melhorou significativamente a flexibilidade do coração e, além disso, tornou o tecido do músculo cardíaco capaz de trabalhar 29% mais rápido. Isto significa que após três meses de treinamento, o coração tornou-se 10 anos mais jovem", explica o pesquisador Jakob Friis Schmidt.
 
Muitos pacientes com diabetes tipo 2 têm músculos cardíacos menos flexível, o que é, muitas vezes, um dos primeiros sinais do efeito do diabetes sobre a função do coração, aumentando o risco de insuficiência cardíaca.
 
Segundo os pesquisadores, a ecografia avançada do coração também demonstrou que a fase de contração do coração foi melhorada e que a capacidade do coração para se encolher foi 23% melhor, resultado que não tinha sido relatado com outros tipos de atividade física.
 
No início do estudo, 60% dos participantes tinham pressão alta e tomavam um ou mais medicamentos para redução da pressão. O treino de futebol reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em 8 mmHg, que é maior do que as realizações de estudos de treinamento anteriores.
 
Estes efeitos são tão pronunciados quanto os alcançados por meio de pílulas que visam controlar a pressão arterial elevada e a necessidade de medicação também foi reduzida.
 
"Os resultados do estudo, juntamente com o interesse dos participantes em continuar a jogar depois do estudo, mostram que o futebol tem um grande potencial para ajudar os pacientes diabéticos", conclui o pesquisador Jens Bangsbo.
 
Fonte isaude.net

Programa localiza pacientes HIV-positivos que interromperam tratamento nos EUA

Esforço intensivo leva a maioria dos pacientes a reiniciar o tratamento,
de acordo com pesquisadores
Pesquisa descrita na revista AIDS mostra que esforço intensivo leva a maioria dos pacientes a reiniciar terapia antirretroviral
 
Autoridades de saúde pública de Nova York lançaram um programa capaz de localizar, com sucesso, pacientes HIV-positivos que foram ' perdidos' durante o acompanhamento.
 
Esforço intensivo leva a maioria dos pacientes a reiniciar o tratamento, de acordo com pesquisadores.
 
Os resultados da pesquisa, liderada por Chi-Chi N. Udeagu e seus colegas do New York City Department of Health and Mental Hygiene, sugerem que os esforços para reiniciar a terapia antirretroviral são especialmente importantes com a atual ênfase em "tratamento como prevenção" para o HIV.
 
 
O programa usou o registro de vigilância do HIV em Nova York para identificar os pacientes que tinham testado positivo para o vírus, mas não tinham suas informações atualizadas sobre os resultados dos testes laboratoriais de rotina.
 
Os trabalhadores de saúde pública fizeram, então, esforços intensivos, como telefonemas, e-mail, visitas domiciliares e pesquisas na internet para entrar em contato com este grupo de pacientes "perdidos".
 
Uma vez localizado, os doentes receberam ajuda para voltar a se envolver no tratamento e reiniciar a terapia antirretroviral. Eles também foram alvo de esforços para identificar parceiros sexuais que possam estar em risco de HIV.
 
Os trabalhadores foram capazes de localizar 689 de 797 pacientes perdidos durante o acompanhamento. Cinco por cento dos pacientes localizados haviam se mudado ou estavam presos, enquanto 2% tinham morrido.
 
Isso deixou um total de 409 pacientes que foram localizados e que não estavam com dados sobre HIV atualizados. Uma vez localizados, 77% destes pacientes aceitaram uma consulta em uma clínica de HIV e 57% retornaram ao tratamento.
 
No geral, o programa foi bem sucedido na identificação de cerca de metade da lista inicial de pacientes ' perdidos' e, em reincluir a maioria deles em serviços de tratamento.
 
Quando os pacientes foram questionados por que pararam de frequentar o tratamento de HIV, cerca de 40% disseram que se sentiam bem e não achavam que precisavam de tratamento. Outras razões incluíram responsabilidades do dia-a-dia, falta de confiança em profissionais de saúde, efeitos colaterais de medicamentos para o HIV, depressão e não querer pensar em ser HIV-positivo.
 
Fonte isaude.net

Estimulação do nervo reduz sintomas em pacientes com bexiga hiperativa

Os impulsos elétricos são enviados a partir de um dispositivo
Foto: Beaumont Health System
Os impulsos elétricos são enviados a partir de um dispositivo
Após 14 semanas de tratamento, 77% dos pacientes mantiveram "melhora moderada ou acentuada" nos sintomas da condição
 
A técnica de estimulação do nervo pode reduzir os sintomas em pacientes com bexiga hiperativa, de acordo com estudo de cientistas do Beaumont Health System, nos EUA.
 
Estudo de três anos mostrou que participantes com frequência urinária, urgência e perda involuntária de urina mantiveram melhora significativa em seus sintomas após o tratamento.
 
A pesquisa foi publicada no Journal of Urology.
 
A estimulação do nervo tibial é um procedimento indolor que ocorre em ambiente ambulatorial. Um eletrodo de agulha fina é inserido no tornozelo, perto do nervo tibial. Ele carrega impulsos elétricos a partir de um estimulador de mão para os nervos na medula espinhal que controlam a função do assoalho pélvico.
 
O investigador principal Kenneth Peters e seus colegas revisaram dados de 29 pacientes que inicialmente responderam a um tratamento de 12 semanas do sistema de neuromodulação para bexiga hiperativa.
 
Os participantes do estudo foram acompanhados por três anos.
 
Os participantes receberam uma média de um tratamento do nervo tibial por mês. Após 14 semanas de tratamento, 77% dos pacientes mantiveram "melhora moderada ou acentuada" nos sintomas de bexiga hiperativa.
 
Para aqueles que participaram do estudo, os resultados mostraram que as idas frequentes ao banheiro durante o dia diminuíram quase 30%, idas noturnas caíram quase 40% e episódios diários de incontinência diminuíram 100%.
 
"Este estudo demonstra que com a terapia em andamento, os pacientes com bexiga hiperativa podem ter menos sintomas e podem retornar à atividade diária, sem interrupção ou embaraço que muitas vezes é causado pela condição", conclui Peters.
 
Fonte isaude.net

Crianças diabéticas correm mais risco de problemas cardíacos


Crianças com diabetes tipo 2 são mais propensas a desenvolverem problemas oculares, cardíacos e renais do que aquelas que não possuem a doença.
 
De acordo com estudo realizado da School of Medicine at the University of Texas Health Science Center, nos Estados Unidos, que envolveu 699 crianças e jovens, mais de um terço deles necessitaram de medicamentos para hipertensão ou doença renal quatro anos após o início do estudo.
 
Os participantes foram divididos em três grupos que receberam metformina, metformina e rosiglitazona, ou metformina e intervenção de estilo de vida intensivo.
 
A metformina é um medicamento anti-diabético oral utilizado para o tratamento da diabetes de tipo 2 em pessoas com excesso de peso e obesos com função renal normal.

Rosiglitazona é uma droga anti-diabética, que funciona como um sensibilizador de insulina, tornando as células mais sensíveis à insulina.
 
O estudo, publicado na revista Diabetes Care, verificou que a taxa de deterioração da função das células beta na juventude foi quase quatro vezes maior do que em adultos, com 20% a 35% de declínio na função da célula beta por ano, em média, em comparação com 7% a 11% dos adultos.
 
Fonte: UPI

Uma em cada 25 pessoas terá AVC até 2030

Estudo publicado na revista especializada Stroke mostrou que os custos com tratamentos de saúde devem aumentar mais que o dobro do esperado nas próximas décadas, e que o número de pessoas em risco para sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode aumentar 20% até 2030.
 
De acordo com pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, quase 4% dos adultos norte-americanos terá um AVC. Essa porcentagem representa uma em cada 25 pessoas. Uma das possíveis razões para a estimativa de aumento dos casos de AVC é, segundo os cientistas, o envelhecimento da população.
 
Outros dados destacados pelo artigo são o aumento dos custos para tratar AVC (de US$71.550 milhões atuais para US$183.130 milhões em 2030) e dos gastos decorrentes da perda de produtividade (de US$33.650 milhões atuais para US$56.540 milhões em 2030). Além disso, pessoas entre 45 e 64 anos deverão concentra o maior número de casos da doença, especialmente entre os homens e mulheres hispânicos.
 
Os pesquisadores ressaltam que o AVC é uma doença que deixa sequelas graves em 90% dos pacientes, sendo que apenas 10% dos afetados pela enfermidade se recuperam completamente.
Fonte: UPI

Homens e mulheres mentem quando o assunto é sexo, revela pesquisa

Estudo revela que cantar no chuveiro é uma atitude
tipicamente masculina
Estudo também identificou comportamentos tipicamente masculinos e femininos
 
Quando se trata de sexo, todos nós queremos ser “normais” diante da sociedade e, muitas vezes, isso implica mentir para manter as aparências, de acordo com uma nova pesquisa. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
 
Segundo o estudo, tanto homens como mulheres contam mentirinhas sobre seu comportamento sexual para coincidir com as expectativas culturais da sociedade.
 
Para os homens, ter muitas parceiras representa experiência sexual. Por outro lado, as mulheres preferem ser vistas como menos experientes do que realmente são, ou seja, mentem em relação ao número de parceiros.
 
O autor do estudo Terri Fisher, professor de psicologia na Universidade do Estado de Ohio, explica que parte dos 293 participantes da pesquisa, entre 18 e 25 anos, foi submetida a um detector de mentiras.
 
— Homens e mulheres tiveram diferentes respostas sobre seu comportamento sexual, quando eles achavam que precisavam ser verdadeiros.
 
O estudo também pediu para os voluntários apontar a frequência (de nunca a algumas vezes por dia) que se submetiam a 124 comportamentos diferentes. Foram identificadas situações tipicamente masculinas, como usar roupas sujas, contar piadas obscenas e cantar no chuveiro, como atitudes quase que restrita às mulheres, como escrever poesias e mentir sobre o peso.
 
Neste caso, alguns participantes admitiram que já “trocaram de papeis”, ou seja, homens relataram que escreveram poesias e mulheres revelaram que contaram piadas obscenas.
 
Em geral, os resultados da pesquisa mostraram que homens e mulheres tendem a agir como seria de esperar para o seu sexo.
 
Fonte R7

Pelo menos quatro bebês morrem após contágio com bactéria em hospital saudita

Pelo menos quatro recém-nascidos morreram nos últimos dez dias após se infectarem com um novo tipo de bactéria nas incubadoras do Hospital Infantil da região de Al Ahsa, no leste da Arábia Saudita, informou neste domingo (2) o jornal "Al-Hayat".
 
O periódico, que cita o porta-voz do departamento de Saúde de A Ahsa, Ibrahim al Hiyi, ressaltou, além disso, que foram detectados 15 casos de contágio de outros 15 bebês no mesmo centro hospitalar.
 
Fontes médicas consultadas pelo meio destacaram que a bactéria, que se reproduz em hospitais por falta de higiene, afeta o cólon dos recém-nascidos com um sistema imunológico fraco e pode causar a morte se se espalha por outras partes do corpo.
 
Para acabar com esta bactéria é preciso isolar os infectados e limpar bem os locais onde tenham estado.
 
O Hospital Infantil de Al Ahsa é considerado um dos principais da região. Atende a mais de 1,5 milhão de pessoas e faz uma média de 35 partos diários.
 
Nessa região saudita, foram registrados vários casos de infectados pelo novo coronavírus, que causou a morte de 20 pessoas no país.
 
Fonte Efe/R7

“Sexo oral causou meu câncer”, revela ator americano Michael Douglas

Reprodução / The Guardian
Ator revela que câncer na garganta foi causado pelo sexo oral
Estrela de Hollywood conta que contraiu HPV há três anos
 
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, publicada neste domingo (2), o ator americano Michael Douglas revelou que o câncer na garganta, diagnosticado há três anos, foi consequência de sexo oral.
 
A revelação bombástica surgiu quando o repórter, sem saber que o tumor foi causado pelo HPV (papilomavírus humano), perguntou se a estrela de Hollywood estava arrependida de ter fumado e bebido durante tantos anos. E a resposta de Douglas foi direta.
 
— Não. Porque sem querer ser muito específico, este tipo de câncer é causado pelo HPV, que na verdade vem do sexo oral.
 
Aos 68 anos, o marido de Catherine Zeta Jones admitiu acreditar que “o estresse causado pela prisão do meu filho teria motivado o aparecimento do câncer. Mas, sim, esta é uma doença sexualmente transmissível, que causa câncer”.
 
— E se você tem isso, sexo oral é... também o melhor remédio.
 
O ator descobriu a doença após muitos meses de desconforto oral. Ele contou que passou por muitos especialistas para detectar o problema. Em decorrência deste tempo, o tumor já estava em estágio avançado (4 numa escala de 5), sendo submetido a oitos semanas intensivas de radioterapia e quimioterapia.
 
Por se recusar a usar um tubo de alimentação, Douglas perdeu 20 kg, já que sua dieta era baseada em líquidos. O tratamento funcionou e o ator está há dois anos livre do câncer.
 
Fonte R7

Concurso Prefeitura de Eusébio - CE 2013

A Prefeitura de Eusébio, cidade localizada a 18 km de Fortaleza, no estado do Ceará, realiza concurso público (nº 001/2013) para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal do Município. O objetivo do certame é preencher 933 vagas, sendo 886 para preenchimento imediato e 47 para cadastro de reserva.
 
Os cargos disponíveis são: auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, pedreiro, servente de pedreiro, almoxarife, auxiliar de serviços educacionais, bombeiro hidráulico, eletricista, maqueiro, mecânico de veículos automotores, motorista CNH categoria D, porteiro, recepcionista, telefonista, agente administrativo, agente ambiental, auxiliar de sala de aula, auxiliar em saúde bucal, educador social, fiscal de obras e serviços, guarda municipal, monitor de informática, técnico em enfermagem, técnico em prótese dentária, técnico em radiologia, advogado, assistente social, biólogo, contador, enfermeiro plantonista, enfermeiro PSF, engenheiro civil, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, geógrafo, médico de várias especialidades, nutricionista, odontólogo, pedagogo, professor de várias disciplinas/áreas, psicólogo, psicopedagogo, sociólogo, técnico administrativo e terapeuta ocupacional.
 
O salário proposto varia de R$ 640,00 a R$ 4.483,07, com carga horária de até 200 h/mês.
 
As inscrições presenciais serão realizadas, pessoalmente ou por procuração, no Mercado Central do Eusébio, localizado na Avenida Eusébio de Queiroz S/N, bairro Centro, no período de 6 de maio a 3 de junho de 2013, das 8h às 12h e 13h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados.
 
Serão realizadas inscrições pela internet, através do endereço eletrônico www.promunicipio.com, no período compreendido entre às 10h do dia 6 de maio de 2013 e às 23h e 59min do dia 3 de junho de 2013, observado o horário local.
 
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, serão disponibilizados computadores no Mercado Central do Eusébio. no mesmo período acima citado, observado o horário de funcionamento do estabelecimento, que é de 8h às 12h e de 13h às 17h, de segunda - feira à sexta- feira.
 
A taxa de inscrição será de:
R$ 40,00 para os cargos de ensino fundamental;
R$ 80,00 para os cargos de nível médio;
R$ 120,00 para os cargos de nível superior.
 
As provas escritas para todos os cargos serão realizadas provavelmente no dia 30 de junho de 2013, no horário e nos locais a serem divulgados oportunamente. O gabarito preliminar será divulgado no dia 1º de julho de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Concurso Prefeitura de Santa Teresinha (BA) 2013

A Prefeitura de Santa Teresinha, no estado da Bahia, abriu edital de concurso público N° 01/2013, com a intenção de ocupar 159 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 678 a R$ 960 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

O concurso público será executado pela SEPROD – Serviço de Processamento de Dados. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de auxiliar serviços gerais, vigia, telefonista, motorista B, motorista D, agente de combate a endemias - ACE, auxiliar de infraestrutura, técnico em enfermagem, técnico em vigilância sanitária, técnico em vilância epidemiológica, agente administrativo, auxiliar administrativo, professor I, nutricionista, assistente social, professor II - português, professor II - matemática, professor II - inglês, professor II - história e professor II - ciências.

Inscrições
As inscrições,via internet, ficarão abertas até o dia 14 de junho de 2013, no site www.seprod.com.br . Já as inscrições presenciais serão realizadas na Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo localizada à Praça Ápio Medrado, centro, neste Município das 08:00hs às 14:00hs, na mesma data.

A partir do dia 26 de junho de 2013 o candidato deverá conferir, no endereço eletrônico www.seprod.com.br, se os dados da inscrição efetuada via Internet foram confirmados. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com a SEPROD pelo número (75) 3422-3042, no horário comercial para verificar o ocorrido.

Taxas
Valor da Taxa de Inscrição
Ensino Superior Completo - R$ 70,00;
Professor Nível I - R$ 60,00;
Ensino Médio Completo/Curso Técnico - R$ 50,00;
Ensino Fundamental - R$ 30,00.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 14 de julho de 2013, em locais e horários a serem divulgados na data provável de 05 de julho de 2013. O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado pela SEPROD através do site www.seprod.com.br até o 2º (segundo) dia útil após a realização das respectivas provas.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado o prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal por ato expresso do chefe do Poder Executivo.

Concurso Prefeitura de Capim Grosso (BA)

A Prefeitura de Capim Grosso, cidade localizada a 272 km de Salvador, na Bahia, lançou edital de concurso público Nº. 01/2013, com a intenção de ocupar 20 vagas para Agentes de Combate às Endemias (nível fundamental completo) do Quadro de Pessoal da Secretaria Municipal da Saúde, sendo 05 vagas para cadastro de reserva. A remuneração será de R$ 678,00 por carga horária de 40 horas semanais.

O concurso será realizado através do IEPDM - Instituto de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento Municipal e terá validade de dois anos contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado.

Só serão aceitas as inscrições efetivadas via internet, unicamente através do endereço eletrônico www.idmconcursos.com.br, até as 18:00 do dia 05 de junho de 2013. A taxa de inscrição será de R$ 30,00.

As provas serão realizadas, em datas e locais a serem posteriormente divulgados, sendo os candidatos convocados para as provas através de Edital publicado no quadro de avisos desta Prefeitura, no site da Empresa organizadora do Concurso Públicono seguinte endereço eletrônico: www.idmconcursos.com.br.

Prefeitura de Baixa Grande (BA) abre seleção simplificada

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Baixa Grande, estado da Bahia, lançou o edital nº 001/2013 para contratação de pessoal em diversas especialidades, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo - REDA. O processo seletivo simplificado visa preencher 150 vagas de níveis fundamental e médio, com salários de até R$ 800,00, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Motorista, Ajudante de Pintor, Pintor, Ajudante de Pedreiro, Pedreiro, Ajudante de Caçambeiro, Auxiliar de serviços Gerais (Limpeza, Merendeira e Porteiro), Técnico de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais (Copa e Cozinha), Operador de Sistemas, Agente Administrativo, Instrutor, Oficineiros, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Consultório Dentário, Assistente de Trânsito e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão recebidas na Sociedade Cultural e Recreativa 5 de Março, situada à Rua Manoel Domingos de Amorim, 233, no período de 03 a 07 de junho de 2013, das 08 às 17 horas.
 
Prova
A prova objetiva está prevista para ser aplicada na Cidade de Baixa Grande, no dia 16 de junho de 2013, em locais e horários a serem divulgados nos sites http://www.baixagrande.io.org.br e http://treine.com.br. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no prazo máximo de 48 horas, juntamente com cópias digitais das provas objetivas.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério do Prefeito.

Concurso UFAM

A Universidade do Amazonas (UFAM) lançou edital N° 018/2013 de concurso público, com o objetivo de ocupar 31 vagas para Professor Auxiliar, sendo 31 para as Unidades da capital e 03 para o interior do estado, no Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Os admitidos ao quadro docente atuarão nas Faculdades de Medicina (FM), de Ciências Farmacêuticas (FCF), de Estudos Sociais (FES) e de Educação (Faced), Centro de Educação a Distância (CED), Economia Aplicada, Institutos de Ciências Humanas e Letras (ICHL), de Ciências Biológicas (ICB) e Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ). As jornadas serão de 20h, 40h e 40h em regime de Dedicação Exclusiva com salários de R$ 2.258,84 a R$ 8.506,61, conforme titulação e jornada.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 13 de junho de 2013, das 9h às 11h e das 14h às 16h, nas secretarias das respectivas Unidades Acadêmicas.

Taxas
- Professor Auxiliar em regime de 20 horas: R$ 43,33;
- Professor Auxiliar em regime de 40 horas: R$ 64,20;
- Professor Auxiliar em regime de Dedicação Exclusiva: R$ 76,08.

Provas e Validade
Haverá prova escrita, didática e de títulos para todos. As provas serão realizadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na cidade do Rio de Janeiro.

Fica fixado o prazo de validade do concurso em u, (01) ano após a homologação e publicação do resultado final no DOU, passível de prorrogação por igual período.

Prefeitura de Silves (AM) promove processo seletivo

A Prefeitura de Silves, no estado do Amazonas, através da Secretaria Municipal de Administração, publicou edital N° 001/2013 de processo seletivo, visando a contratação temporária de Assistente Social, Assistente Social da Família, Professor de Educação Física, Psicólogo, Psicólogo da Família, Terapeuta Ocupacional, Técnico Administrativo, Orientador Social, Facilitador de Oficinas e Motorista para transporte escolar – categoria C ou D.

No total, são 21 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.850,00 e carga horária de 40 horas semanais. Serão reservadas às pessoas com deficiência, duas vagas, aplicando-se o percentual de 5% das vagas.
 
O candidato deverá realizar sua inscrição gratuitamente acessando o site www.concursoscopec.com.br, de 03 de junho até as 23h59min do dia 10 de junho de 2013, observado o horário oficial de Manaus.

O certame consistirá de análise de currículo, que compreende do exame da documentação exigida, considerando o somatório da experiência profissional e titulação, e será dividirá em duas fases:

- A primeira fase compreende o exame dos documentos apresentados pelo candidato, a fim de constatar o cumprimento dos requisitos básicos, em caráter eliminatório;

- A segunda fase, exclusivamente, com os candidatos pré-selecionados, compreende o exame dos documentos apresentados para análise de pontuação, em caráter classificatório.

O resultado dos candidatos classificados será divulgado no site www.concursoscopec.com.br e afixado no quadro de aviso da Secretaria Municipal de Administração e da Prefeitura municipal de Silves, na data prevista de 02 de julho de 2013.

O processo seletivo terá validade de 12 meses.

UFRPE lança edital de concurso para Professor

Com objetivo de contratar docentes, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) lançou mais um edital de concurso público, de n° 36/2013. A instituição oferece vagas para Professor da Carreira de Magistério Superior, na Classe A, para a UFRPE SEDE - Dois Irmãos, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) e Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).
 
De acordo com o edital, há 66 vagas disponíveis para diversas áreas nos três campi da UFRPE, com salário de até R$ 8.049,77, em regimes de dedicação exclusiva ou de 20 horas semanais.
 
A inscrição será realizada, exclusivamente, via internet (www.concurso.ufrpe.br), até às 18 horas do dia 27 de junho de 2013, observando o horário local de Recife.  As taxas de participação serão cobradas conforme a titulação exigida no perfil ao qual o candidato irá concorrer: para doutor, custa R$ 190,00 e para as demais titulações, R$ 130,00.
 
As provas serão realizadas na UFRPE/SEDE Dois Irmãos, localizada na Av. Dom Manoel de Medeiros, S/N, Dois Irmãos, CEP: 52171-900 - Recife-PE, independentemente do local de oferta da vaga, em data, hora e local a serem divulgados oportunamente.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Irupi (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Irupi, cidade com 11.729 habitantes localizada no estado do Espírito Santo, lançou edital n° 001/2013 de processo seletivo, objetivando suprir a necessidade de admissão em regime de contratação de pessoal temporário, para atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF) para o exercício de 2013.
 
São ofertadas 09 vagas para os cargos de Médico da ESF, Odontólogo ESF, Técnico de Higiene Bucal e Fisioterapeuta ESF (níveis técnico e superior). Os salários podem chegar até R$ 5.000,00 em carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições serão realizadas entre os dias 03 a 06 de junho de 2013, no horário de 08h00min as 11h00min e das 13h00min às 15h30 min, na sede da secretaria municipal de saúde situada à rua Amélia Augusta da Silva, bairro João Tomaz, Irupi - ES.
 
Fases da Seleção
Para as funções de nível superior:

- A primeira fase compreende o exame da documentação apresentada pelo candidato;
- A segunda fase, exclusivamente com os candidatos pré-selecionados consistirá na classificação através da contagem da prova de títulos.
 
Para as funções de nível médio:
- Participação de Cursos, Congressos, Seminários e outros relacionados com a função inscrita neste certame, com carga horária mínima de 15 horas, sendo para cada Certificado ou Declaração apresentado, 1,0 (um) ponto, com pontuação máxima de 4,0 (quatro) pontos;
- Tempo de serviço na função inscrita neste certame - 0,083 pontos por mês de trabalho com pontuação máxima de 2,0 (dois) pontos.
 
A convocação dos candidatos se dará sempre através de editais afixados nos quadros de aviso da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Irupi, que será feita logo após a apuração dos resultados no dia 12 de junho de 2013.

Prefeitura de Xavantina (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Xavantina, no estado de Santa Catarina, lançou edital de concurso público nº. 001/2013, destinado à contratação de 28 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 12.165,55, com carga horária de 20, 25, 40 e 42 horas semanais.
 
Cargos
Agente de Atividades Gerais, Merendeira, Motorista, Mecânico, Auxiliar de Odontólogo, Auxiliar de Mecânico, Técnico Agropecuário, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Fiscal Municipal, Médico, Veterinário, Psicólogo, Odontólogo e Professor (Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira – Inglês). São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas do dia 05 de junho a 04 de julho de 2013, no site www.sbauditoria.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível fundamental) R$ 80,00 (nível médio) e R$ 120,00 (nível superior).
 
Os interessados que não dispuserem de acesso a internet poderão efetuar suas inscrições na Casa da Cultura situada na Praça Rio Branco, 410, centro, na cidade de Xavantina – SC, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
 
Prova
O concurso será constituída de prova objetiva, prática e títulos.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 21 de julho de 2013, com inicio às 9h e término às 12h, na Escola de Educação Básica Professor Luiz Sanches Bezerra da Trindade, localizada à Rua Irineu Bornhausen, s/nº, centro, na cidade de Xavantina – SC. O gabarito preliminar será divulgado após 10 horas do dia 22 de julho de 2013, nos sites www.sbauditoria.com.br e www.xavantina.sc.gov.br.
 
As provas práticas, aplicadas exclusivamente aos concorrentes às vagas do cargo de Motorista, serão realizadas no mesmo dia da prova objetiva, às 13h30min, na Garagem de Máquinas da Administração Municipal, localizada na Rua Professor Garmus, s/nº, centro, na cidade de Xavantina – SC.
 
Para participar da avaliação de títulos, os candidatos às vagas dos cargos de Professor – Educação Infantil, Professor – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Artes, Professor de Educação Física e Professor de Língua Estrangeira – Inglês, deverão entregar, no período de 05 de junho a 04 de julho de 2013, na Prefeitura Municipal de Xavantina – SC, situada à Rua Prefeito Octavio Urbano Simon, 163, Centro, os documentos necessários à essa fase avaliativa.
 
Validade
O concurso público será válido por 2 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério, no interesse e conveniência da Administração Municipal.

Concurso Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte 2013

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte  lançou edital n° 01/2013 de concurso público, sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, para o provimento de 91 vagas nos níveis médio e superior. O salário inicial oferecido varia de R$ 2.609,48 a R$ 17.025,00.
 
Cargos
Os cargos de nível superior são: Analista Legislativo (10 + 1 para candidato com deficiência), Arquitetura (1), Analista de Sistema (3), Biblioteconomia (2), Enfermagem (2), Engenharia Civil (1), Jornalismo (1), Medicina – Clínica Geral (2), Psicologia (2) e Assessoria Técnica de Controle Interno (1).
 
Para quem possui o nível médio, os cargos disponíveis são: Técnico Legislativo (43 + 3 para candidato com deficiência), Operador de Som (3), Programador (5+ 1 para candidato com deficiência), Taquigrafia (5+ 1 para candidato com deficiência) e Técnico em Hardware (4).

Inscrições
As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet no site da FCC (http://www.concursosfcc.com.br/), de 10 de junho até às 14h de 8 de julho de 2013.
  
Taxas
- R$ 89,00 para os cargos de Analista Legislativo, todas as habilitações;
- R$ 98,00 para o cargo de Assessor Técnico do Controle Interno;
- R$ 68,00 para os cargos de Técnico Legislativo, todas as habilitações.

Provas
As provas objetivas e discursiva (Redação/Estudo de Caso) serão realizadas na cidade de Natal, com previsão de aplicação para o dia 01 de setembro de 2013, no período da manhã para os cargos de Técnico Legislativo, todas as habilitações; e no período da tarde para os cargos de Analista Legislativo, todas as habilitações e para o cargo de Assessor Técnico do Controle Interno.
 
A divulgação do gabarito e das Questões das Provas Objetivas será na data prevista de 09 de setembro de 2013.

A Prova Prática de Taquigrafia para o cargo de Técnico Judiciário - Habilitação Taquigrafia será realizada na cidade de Natal – RN, com previsão de aplicação para o dia 08 de dezembro de 2013.

Validade
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte.

Prefeitura de Guarujá - SP promove processo seletivo para o SAMU

A Prefeitura de Guarujá, estado de São Paulo, lançou edital de processo seletivo (nº 01/2013 – Sesau/Samu) para o provimento de vagas temporárias e formação de cadastro reserva destinados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Ao todo são oferecidas 235 vagas, dessas 159 para cadastro reserva (nove para portadores de deficiência) e as 76 para serem preenchidas (seis para portadores de deficiência), entre oportunidades para Enfermeiro, Médico, Técnico de Enfermagem e Condutor de Veículos de Urgência.

Quem deseja concorrer a função de médico socorrista é necessário nível superior e registro no Conselho Regional Medicina (CRM), o salário base é R$ 524,28 por plantão, com 24 horas semanais trabalhada. Os enfermeiros precisam de nível superior especifico e registro no Conselho Regional de Enfermagem, o salário base é de R$ 3.036. Para a função de técnico de enfermagem é necessário ensino médio completo, formação em Curso Técnico de Enfermagem com registro Conselho Regional de Enfermagem, o salário base para esse cargo é R$ 2.684,19. Por fim, para o cargo de condutor de veículo de urgência e emergência é necessário ensino fundamental completo, CNH letra D e habilitação para condutor de veículos de urgência, o salário base é de R$ 1.620.

As inscrições serão recebidas no período de 10 a 14 de junho de 2013 e serão efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico (www.guaruja.sp.gov.br), exceto para os candidatos com direito a isenção de pagamento. A taxa de participação varia de R$ 40 a R$ 70.

Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva e prova prática, apenas para aqueles que concorrem às vagas de Condutores de Veículos de Urgência. As provas serão realizadas no município de Guarujá.

Segundo o cronograma do certame, a avaliação objetiva será aplicada na data provável de 07 de julho de 2013 e o resultado final será publicado no Diário Oficial do Município, em 14 de agosto de 2013.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

O edital na íntegra está disponível no Diário Oficial do Município de Guarujá, na edição de 30 de maio de 2013, a partir da página 21.

Prefeitura de Careiro da Várzea - AM

Com oferta de 99 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Careiro da Várzea, no estado do Amazonas, lançou aviso do edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo.
 
Cargos
Médico da Família – ESF (08), Cirurgião Dentista da Família- ESF (05), Enfermeiro da Família – ESF (08), Técnico em Enfermagem da Família – ESF (08), Atendente de Consultório Dentário - Saúde Bucal (05), Orientador Fisiocorporal – NASF (01), Psicólogo – NASF ( 01), Assistente Social – NASF (01), Nutricionista – NASF (01), Fisioterapeuta – NASF (01) e Agente Comunitário de Saúde – PACS (60).
 
As inscrições serão recebidas do dia 03 a 05 de junho de 2013, no Prédio da Prefeitura, situado na Avenida José Ribamar Barbosa nº 04 – Centro, no horário das 08:00 às 14:00.
 
O aviso do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, de 31 de maio de 2013.

Concurso CRBio 5ª Região

O Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-5), nos estado da Bahia e Pernambuco, por meio do Instituto Quadrix, publicou edital N° 01/2013 de concurso público destinado ao provimento de vagas e à formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal do CRBio‐05.
 
São ofertadas 02 vagas para os cargos de agente fiscal e fiscal biólogo (níveis médio e superior). Os salários variam de R$ 1.525,63 e R$ 2.904,72. O candidato aprovado terá jornada de trabalho semanal de 40 horas para todos os cargos.
 
Inscrições
Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, até o dia 01 de julho de 2013.

Taxas
- R$ 45,00 para os cargos de nível médio;
- R$ 55,00 para os cargos de nível superior.

Provas
A prova objetiva será realizada nas cidades de Recife/PE e Salvador/BA, considerando o horário de Brasília, terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 14 de julho de 2013, no turno da tarde.
 
Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado, na data provável de 09 de julho de 2013.
 
O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, na data prevista de 15 de julho de 2013.
 
Validade
A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Concurso CRF - AP

O Conselho Regional de Farmácia do Amapá - CRF-AP, publicou edital N° 01/2013 de concurso público, com a intenção de ocupar 04 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo e motorista (níveis fundamental e médio).

O concurso será executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social. A remuneração varia de R$ 678,00 e R$ 845,00 por carga horária de 40h semanais.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 15 de julho de 2013.

Taxas
- R$ 30,00 para o cargo de nível fundamental;
- R$ 40,00 para os cargos de nível médio.

Provas e Gabaritos
A prova objetiva será realizada na cidade de Macapá (AP), considerando o horário de Brasília, terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 28 de julho de 2013, no turno da tarde.

Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado, na data provável de 22 de julho de 2013.

A publicação do gabarito preliminar será na data provável de 29 de julho de 2013. Já o resultado final do concurso será divulgado na data prevista de 26 de agosto de 2013.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Concurso Prefeitura de Pilar do Sul - SP

No município de Pilar do Sul, distante 142 km da capital, São Paulo, a prefeitura liberou o edital nº. 001/2013 de concurso público oferecendo 18 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental), com salário de R$ 787,13 em carga horária de 40 horas semanais.
 
O concurso público será realizado sob a responsabilidade exclusiva da empresa Integri Brasil – Assessoria e Consultoria Ltda. EPP.  Neste certame será respeitado 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

As inscrições ficarão abertas exclusivamente através da internet, por meio do endereço eletrônico www.integribrasil.com.br, no período de 1º a 11 de junho de 2013. A taxa é de R$ 25,00.
 
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 23 de junho de 2013, no município de Pilar do Sul/SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas.
 
Os candidatos serão convocados em dias, locais e horários a serem comunicados por meio de publicação no Jornal Diário de Sorocaba e afixados nos locais de Praxe do Paço Municipal, localizado na Rua Tenente Almeida, 265, Centro - CEP: 18185-000 – Pilar do Sul – Estado de São Paulo.
 
O gabarito oficial deverá ser divulgado a partir das 12h do dia 24 de junho de 2013, bem como o caderno de provas que ficará disponível no site apenas durante o período de recurso contra a aplicação da prova objetiva e divulgação dos gabaritos.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data da publicação do ato de sua Homologação no Jornal Diário de Sorocaba, afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Pilar do Sul e disponibilizado na internet nos sites www.integribrasil.com.br e www.pilardosul.sp.gov.br; podendo ser prorrogado, por igual período, desde que haja interesse público da Prefeitura do Município de Pilar do Sul/SP.

Prefeitura de Ipiranga do Norte (MT) lança edital de processo seletivo

No estado do Mato Grosso, a prefeitura de Ipiranga do Norte, lança edital de processo seletivo Nº 005, de 29 de maio de 2013, para contratação por tempo determinado, visando atender as necessidades temporárias do município. O certame tem como objetivo preencher 01 vaga para o cargo de Médico, com jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de até R$ 13.258,95.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente do dia 03 a 07 de junho de 2013, no horário das 07h00min às 13h00min, na sede da Prefeitura de Ipiranga do Norte, situada à Rua dos Girassóis, 387, Centro, Ipiranga do Norte/MT.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 14 de junho de 2013, das 18h00min às 21h00min, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Solimões, s/n, Bairro dos Rios, Ipiranga do Norte/MT.
 
O gabarito será divulgado dois dias úteis após a aplicação das provas.
 
O caderno de provas será disponibilizado ao candidato através do site www.ipirangadonorte.mt.gov.br.
 
O processo seletivo será válido por 30 dias, à partir da sua homologação.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 31 de maio de 2013, pág. 36 a 39.

Concurso Prefeitura de Treze Tílias - SC

A Prefeitura de Treze Tílias, no estado de Santa Catarina, abriu os editais N°s 01 e 02/2013 de concurso público e processo seletivo com o objetivo de preencher 56 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 3.610,25 em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
A coordenação técnico/administrativa do certame é de responsabilidade do IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de orientador educacional/pedagógico, técnico municipal de nível superior em fiscalização de receitas tributárias, professor, motorista de veículos pesados, auxiliar de obras e serviços públicos, psicopedagogo,  enfermagem,  farmácia,  psicologia, agente administrativo,  enfermagem, técnico em informática e ag. comunitário de saúde.
 
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 03 de junho a 02 de julho de 2013, exclusivamente, pela internet, através do site (www.ibam-concursos.org.br).

Taxas
Cargos de Nível Superior - R$ 50,00;
Cargos de Nível Médio - R$ 40,00;
Cargos de Nível Fundamental - R$ 30,00.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 28 de julho de 2013, às 09:00 horas, e terão a duração de 03 horas. O local de realização das provas será divulgado no site (www.ibam-concursos.org.br) e no mural da Prefeitura de Treze Tílias, a partir de 15 de julho de 2013.

A data, horário e local da prova também poderão ser confirmados através do cartão de confirmação que estará disponível a partir de 15 de julho de 2013, via internet no site do IBAM (www.ibam-concursos.org.br).

Os gabaritos serão divulgados no dia 29 de julho de 2013, nos sites www.ibam-concursos.org.br, www.trezetilias.sc.gov.br e no mural de atos da Prefeitura de Treze Tílias/SC.

Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração Municipal. Já o processo seletivo terá validade de 01 ano, prorrogável por igual período exclusivamente para os cargos do magistério, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Governador Newton Bello - MA

A Prefeitura municipal de Governador Newton Bello, no estado do Maranhão, abriu edital N° 01/2013 de concurso público para selecionar candidatos para o provimento de 295 vagas de lotação imediata de acordo com a necessidade da Prefeitura, com salários de até R$ 1.500,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Do total de vagas, 5% são destinadas à Pessoas com necessidades Especiais (PNE). O concurso será executado por meio da empresa Evoluir Consultoria.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Vigia, Motorista ("D"), Guarda Municipal, Agente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Professor 1° ao 5° ano, Professor 6° ao 9° ano e Professor Ed. Infantil.

Inscrições
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas somente via internet até às 23h59min do dia 10 de junho de 2013, no site: www.evoluirconsultoria-ma.com.br.

Taxas
Ensino fundamental incompleto - R$ 20,00;
Ensino fundamental - R$ 30,00;
Ensino Médio - R$ 40,00;
Superior (Assistência Social, Professor/Magistério) - R$ 60,00.

Provas e Gabaritos
O concurso será realizado em duas etapas:
- Primeira Etapa: Provas Objetivas, para todos os cargos e/ou empregos Público. As Provas Objetivas serão de caráter eliminatório e classificatório.
- Segunda Etapa: Prova de Títulos, exclusivamente, para os cargos e/ou empregos públicos de Professor, de caráter classificatório.

A prova objetiva será aplicada na cidade de Governador Newton Bello – MA, provavelmente, nos dias 27 e 28 de julho de 2013, no horário de 08h às 12h  (Horário Local) para todos os cargos, tendo a duração de 04h.

O local de realização da prova escrita, para o qual deverá se dirigir o candidato, será divulgado a partir de 22 de julho de 2013, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.evoluirconsultoria-ma.com.br. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas escritas e comparecimento no horário determinado.

A divulgação dos gabaritos das provas objetivas (preliminar) será na data provável de 30 de julho de 2013 e o resultado final do concurso será publicado na data prevista de 20 de setembro de 2013.

Validade
Este concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Governador Newton Bello - MA.

Concurso Prefeitura de Londrina - PR 2013

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Londrina, estado do Paraná, lançou dois editais de nº 082 e 083/2013 de concurso público para contratação de 306 profissionais de todos os níveis de escolaridade, com salários que variam de R$ 1.577,09 a R$ 11.053,58 e carga horária de 20 a 40 horas semanais
 
De acordo com o edital, há 25 vagas para médicos do Programa em Saúde da Família e Atenção Domiciliar; 28 vagas para enfermeiros e Atenção Domiciliar; 10 vagas para educador físico e Atenção Domiciliar; 10 vagas para psicólogos e Atenção Domiciliar; 10 vagas para nutricionista e Atenção Domiciliar; 10 vagas para farmacêuticos; 37 vagas para fisioterapeutas; 14 vagas para enfermeiros de Regulação e Auditoria; 16 vagas para enfermeiros de Urgência e Emergência; 5 vagas para psiquiatras; 2 vagas para dermatologistas; 1 vaga para pneumologista; 2 vagas para médicos infectologistas; 39 vagas para técnicos em enfermagem; 45 vagas para técnicos de enfermagem em Urgência e Emergência; 12 vagas para técnicos assistentes de farmácia e 40 vagas para condutor socorrista.
 
Os aprovados vão trabalhar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Programa Saúde da Família (PSF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e no setor de Regulação e Auditoria.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas das 17hs do dia 31 de maio até às 23he59min do dia 16 de junho de 2013, somente via internet, no site www.londrina.pr.gov.br. A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 70,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
O concurso será realizado em duas etapas, sendo a primeira a prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda de prova de títulos, apenas de caráter classificatório.
A prova objetiva será aplicada na data provável de 14 de julho de 2013, com início às 09h00, em local a ser divulgado no endereço eletrônico www.londrina.pr.gov.br, a partir do dia 05 de julho de 2013.
 
Os títulos deverão ser entregues na data de realização da prova objetiva, em envelope sem lacre, relacionados em formulário próprio em 02 vias, os quais serão conferidos e recolhidos pelos fiscais de sala, no horário das 09h às 12h, na própria sala em que o candidato estiver realizando a prova objetiva.
 
O gabarito oficial preliminar será divulgado no dia seguinte ao da realização da prova objetiva, a partir das 17h00 no site www.londrina.pr.gov.br. A homologação do resultado final deve sair em 12 de agosto.
 
Validade
O concurso público será válido por 02 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração

Concurso Universidade Federal de Goiás

Foi divulgado edital de concurso público N° 053/2013 da Universidade Federal de Goiás (UFG). O concurso oferece 80 vagas docentes para os campi Jataí, Goiânia, Catalão e Cidade de Goiás. A remuneração será de até R$ 8.049,77, em carga horária de 20 horas ou dedicação exclusiva (DE).

Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo site www.ufg.br, no período de 03 de junho a 1º de agosto de 2013, com períodos de inscrição variados de acordo com a área de conhecimento escolhida pelo candidato. As taxas de inscrição são de R$ 42,00 e R$ 47,00 para 20h e de R$ 110,00 e R$ 161,00 para DE, conforme titulação.

As provas didáticas, as provas orais e as defesas de memorial serão gravadas para efeito de registro e avaliação.

A prova de títulos será realizada em etapa posterior à prova escrita.

O concurso terá validade de 01 ano, com possibilidade de prorrogação por mais 01 ano, contada a partir da data de publicação da homologação.

Concurso Polícia Federal 2013 - Edital e Inscrição

Foram divulgados os editais de reabertura de inscrições ao concurso público da Polícia Federal, contendo também as retificações das normas para a sua realização. Os certames servirão para o preenchimento de vagas para Perito Criminal Federal (100),  Escrivão de Polícia Federal (350) e Delegado de Polícia Federal (100). A remuneração oferecida para os cargos de Perito Criminal e Delegado é de R$ 14.037,11  e para o cargo de Escrivão é de R$ 7.514,33, com jornada de trabalho em regime de dedicação exclusiva (40 horas semanais).
 
Inscrições
A participação no certame poderá ser efetivada via internet, nos endereços eletrônicos disponibilizados pelo Cespe/UnB para cada certame, dependendo do cargo pretendido:
 
 
 
 
O período de inscrição se encerrará nesta segunda, 03 de junho de 2013. Aqueles que não puderem se inscrever online deverão procurar um dos postos de atendimento presencial, no mesmo período informado. Nesse caso, será preciso consultar a relação dos locais aptos para recebimento de inscrições, distribuídos entre os Estados e o Distrito Federal.
 
A taxa de participação custa R$ 125,00 para optantes pelo cargo de Escrivão ou R$ 150,00 para os cargos de Perito e Delegado.
 
Importante: os editais prevêm que os candidatos já inscritos no período anterior (de 18 de junho a 9 de julho de 2012), que desejarem alterar sua inscrição, no que diz respeito à cidade de realização de provas e/ou à concorrência como candidato com deficiência, poderão efetuar a alteração por meio do endereço eletrônico do respectivo concurso e no mesmo período de inscrições atualizado.
 
Quem já se inscreveu no período anterior e ainda não pagou a taxa, poderá pagá-la até 18 de junho de 2013. Já os que pretendem solicitar a devolução da taxa paga, por desistência de participar do certame, deverão formalizar o pedido nos dias 23 e 24 de maio de 2013.
 
Para concorrer a uma vaga de Escrivão, o candidato precisa ter nível superior em qualquer área. Entre as atribuições policiais e administrativas de um Escrivão da PF estão: cumprir formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, acompanhar a autoridade policial em diligências policiais e dirigir veículos policiais. Vale ressaltar que das 350 vagas para este cargo, 18 estão reservadas para os candidatos com deficiência
 
Para pleitear um dos postos de Perito Criminal (áreas de 1 a 18), será preciso ter diploma de nível superior em cursos como Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia (nas especialidades: Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações, Agronômica, Florestal, Civil, Química, Redes de Comunicação ou Computação), Ciência da Computação, Informática, Análise de Sistemas, Geologia, Química, Química Industrial, Biomedicina, Ciências Biológicas, Medicina, Odontologia ou Farmácia. Entre as atividades diárias do Perito, estão a realização de exames periciais em locais de infração penal, exames em instrumentos utilizados, pesquisas de interesse do serviço, coleta de dados e informações necessárias à complementação dos exames e outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente a instituição. A reserva de vagas para candidatos com deficiência está distribuída de acordo com as áreas do cargo.
 
Já para disputar o cargo de Delegado de Polícia Federal, que tem reserva de 8 vagas para candidatos com deficiência, será necessário possuir diploma de curso superior em Direito. Segundo o edital, as competências do Delegado de Polícia Federal incluem instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação, orientar e comandar a execução de investigações relacionadas, participar do planejamento de operações de segurança e investigações, entre outras atividades de apoio ao Órgão na consecução dos seus fins.
 
Além da exigência do nível de escolaridade, vale ressaltar que, independentemente do cargo pretendido, os interessados deverão estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (esta última, aplicável aos candidatos do sexo masculino), possuir carteira nacional de habilitação mínima na categoria "B" e ter pelo menos 18 anos de idade até a data de matrícula no Curso de Formação Profissional.
 
Etapas da seleção
As provas objetiva e discursiva para Perito e Escrivão terão duração de 5 horas e estão programadas para o dia 21 de julho de 2013, no turno da manhã. Na mesma data, serão aplicadas as provas objetiva e discursiva para o cargo de Delegado, porém, no período da manhã (objetiva) e da tarde (discursiva), com duração de 4 horas cada período.
 
As avaliações escritas objetivas e discursivas fazem parte da primeira etapa do concurso, que ainda terá: exame de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica e de títulos. Ainda na primeira etapa, e exclusivamente para o cargo de Escrivão, será aplicada também uma prova prática de digitação. Os aspirantes ao cargo de Delegado passarão também por prova oral.
 
A segunda etapa da Seleção pública consistirá no Curso de Formação Profissional, que será executado pela Academia Nacional de Polícia, tendo como local prioritário o Distrito Federal.
 
Da inscrição até a nomeação os candidatos serão submetidos à investigação social e/ou funcional, que terá caráter eliminatório, e poderá inclusive ser avaliado em exame antidrogas. Durante o Curso de Formação Profissional, poderão passar por avaliações médica e psicológica complementares, sendo também eliminatórias.
 
Os editais estabelecem que o prazo de validade do concurso será de 30 dias, contados a partir da publicação da homologação dos resultados finais, podendo esse prazo ser prorrogado uma única vez.
 
Editais