Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de junho de 2013

MP pede que prefeitura de BH dispense 3 mil contratados na Saúde

O Ministério Público Estadual (MPE) entrou com ação contra a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para obrigar o Executivo municipal a dispensar imediatamente cerca de 3 mil contratados para a área de Saúde.
 
Segundo a ação, há funcionários trabalhando sem concurso com contratos com quatro anos de vigência e a PBH continua fazendo contratações, apesar de haver candidatos aprovados em concurso realizado em 2011 ainda esperando nomeação.

Foi justamente de parte destes aprovados que partiram as denúncias que levaram a Promotoria de Defesa da Saúde a investigar o caso. O promotor Nélio Costa Dutra Júnior ainda expediu, em junho do ano passado, recomendação para que o município nomeasse os candidatos aprovados. Mas, segundo o MPE, o Executivo alegou que descumpriria a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Porém, ainda de acordo com o Ministério Público, o município fez, entre julho e dezembro, 1,8 mil nomeações para diversos cargos previstos no edital do concurso, cujo resultado havia sido homologado em março, e ainda apresentou cronograma prevendo o restante das nomeações para setembro de 2013. "Embora a maior parte dessas nomeações tenha ocorrido em 2012, durante o prazo de vigência do concurso, o município vinha contratando profissionais ao invés de nomear os excedentes aprovados no concurso de 2011", afirma o MPE.

Cronograma
O promotor ainda enviou nova recomendação à PBH pedindo um cronograma das dispensas dos contratados, mas resolveu entrar com a ação "já que essa recomendação também não foi cumprida". O MPE pede que a Justiça declare nulos todos os contratos administrativos, determine a demissão dos não concursados e a nomeação dos aprovados no processo seletivo e as nomeações para 37 cargos ainda não preenchidos.

Além disso, o promotor pediu ainda que o município seja obrigado a realizar e homologar, em até 180 dias, novo concurso para substituir os demais contratados "sem prejuízo da continuidade do serviço". O Estado procurou a PBH para se manifestar sobre o caso, mas, até o fechamento desta edição, não houve retorno. A Justiça ainda não se pronunciou sobre os pedidos do MPE.
 
 Fonte R7

Governo venezuelano confirma 724 casos de H1N1, e médicos falam em epidemia

O que mais chama atenção é que as mortes estão relacionadas a
um grupo de idade que corresponde aos adultos jovens
No último mês de maio, pelo menos 23 pessoas morreram em decorrência do vírus
 
O governo da Venezuela confirmou que 724 casos de pessoas afetadas com a gripe A (H1N1) no último mês de maio, enquanto representantes da Sociedade Venezuelana de Infectologia disseram nesta quinta-feira (6) que o vírus afeta todo o país, o que reflete uma epidemia com pelo menos 23 mortes.
 
O boletim epidemiológico mensal do Ministério da Saúde da Venezuela indica que desde o dia 1º até 25 de maio 1.553 mostras foram analisadas, das quais 84,19% das positivas correspondem ao influenza A (H1N1), ou seja, 724 casos. No entanto, o reporte não indica a quantidade de mortes.
 
O chefe da catedral de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade Central da Venezuela (UCV) e representante da Sociedade Venezuelana de Infectologia, Luis Echezuría, revelou à Agência Efe que registraram casos em 20 dos 23 estados federais e que os mesmos abrangem todos os grupos de idades.
 
— Passamos de surto a epidemia. Está praticamente em todo o território e não há forma de dizer que não é assim porque as mortes estão sendo registradas em todas as entidades federais, com exceção do Distrito Federal (Caracas). É do meu conhecimento e do Ministério da Saúde de 23 a 25 mortes.
 
O epidemiologista acrescentou que "o que mais chama atenção" é que as mortes estão relacionadas a um grupo de idade que corresponde aos adultos jovens.
 
Segundo o especialista, o mais "natural" é que estas doenças afetem crianças e idosos, mas, diante de uma epidemia, "o padrão muda", e os mais afetados passaram a ser os adultos jovens, "que são os que vão mais à rua".
 
O pediatra e epidemiologista da UCV Alejandro Rísquez, diz, no entanto, que "a grande maioria" das pessoas que possuem esse vírus não morre por esta causa e especificou que só quatro a seis de cada 100 mil infectados pela influenza A chega a falecer.
 
Em relação às mortes na Venezuela, Rísquez, que também é representante da Sociedade Venezuelana de Infectologia, assinalou que, apesar dos 700 casos diagnosticados, as projeções devem levar em consideração que a cada pessoa hospitalizada há 9,9 mil indivíduos que tiveram a infecção.
 
Segundo o pediatra, a maioria dos portadores do vírus não apresenta sintomas. Neste caso, os especialistas indicaram à Agência Efe que o mais conveniente é que se vacine a maioria da população, especialmente as mulheres grávidas.
 
A ministra da Saúde da Venezuela, Isabel Iturria, pediu calma, para não gerar um "alarme" em torno de uma situação que "qualquer epidemiologista sabe que não tem razão de ser", e indicou que mais de três milhões de venezuelanos foram vacinados contra o vírus há pouco mais de uma semana.
 
O governo se negou a fornecer números de mortes e só os boletins epidemiológicos de publicação obrigatória ofereceram dados oficiais sobre a situação da doença no país. 
 
Fonte Efe

Um em cada quatro pacientes diagnosticados com disfunção erétil é jovem

A pesquisa indica que um quarto dos pacientes tinha menos de
 40 anos e quase metade dos jovens tinha disfunção erétil grave
Estudo sugere que condição em homens com 40 anos ou menos pode ser mais prevalente e mais grave do que se pensava
 
Estudo realizado por pesquisadores da University Vita-Salute San Raffaele, na Itália, revelou que um em cada quatro homens diagnosticados com disfunção erétil é jovem.
 
A pesquisa indica que um quarto dos pacientes tinha menos de 40 anos e quase metade dos jovens tinha disfunção erétil grave.
 
Os resultados, publicados no The Journal of Sexual Medicine, sugerem que a disfunção erétil em homens jovens pode ser mais prevalente e mais grave do que se pensava anteriormente.
 
A disfunção erétil é uma queixa comum em homens com mais de 40 anos de idade. A prevalência aumenta com a idade, mas a prevalência e os fatores de risco para a disfunção erétil entre os homens mais jovens foram pouco analisadas.
 
Para dar mais clareza, Paolo Capogrosso e seus colegas avaliaram as características sócio-demográficas e clínicas de 439 homens que procuraram ajuda médica para a disfunção erétil entre janeiro de 2010 e junho 2012 em um ambulatório acadêmico.
 
Dos 439 pacientes, 114 (26%) tinham 40 anos ou eram mais jovens. Em comparação com pacientes mais velhos, os pacientes mais jovens tiveram um menor índice de massa corporal médio, um nível médio mais elevado de testosterona no sangue, e uma menor taxa de outras condições médicas.
 
Pacientes mais jovens com disfunção erétil fumavam e usavam drogas ilícitas mais frequentemente do que os pacientes mais velhos. Disfunção erétil grave foi observada em 48,8% dos pacientes mais jovens e 40% dos pacientes mais velhos.
 
Segundo os pesquisadores, a função erétil, em geral, é um marcador para a função cardiovascular global. Esta é a primeira pesquisa que mostra evidências da disfunção erétil grave em uma população de homens de 40 anos de idade ou mais jovens.
 
 
Fonte isaude.net

Aleitamento materno beneficia o desenvolvimento do cérebro dos bebês

Pesquisa mostrou que aqueles bebês que foram amamentados por pelo menos três meses tiveram maior desenvolvimento da matéria branca do cérebro
Pesquisa mostrou que aqueles bebês que foram amamentados
por pelo menos três meses tiveram maior desenvolvimento
da matéria branca do cérebro
Bebês amamentados por pelo menos três meses tiveram melhor desempenho em áreas cerebrais ligadas a linguagem e controle motor
 
Pesquisadores da Brown University, nos EUA, descobriram novas evidências de que o aleitamento materno beneficia o desenvolvimento do cérebro dos bebês.
 
Imagens de ressonância magnética, tiradas enquanto as crianças estavam dormindo, mostraram que aquelas que foram amamentadas exclusivamente por pelo menos três meses tiveram um maior desenvolvimento em partes importantes do cérebro em comparação com crianças alimentadas com fórmula ou uma combinação de fórmula e leite materno.
 
 
O líder da pesquisa Sean Deoni e seus colegas usaram aparelhos de ressonância magnética especiais que visualizaram os cérebros dos bebês enquanto eles dormiam. A técnica de ressonância magnética olhou para a microestrutura da matéria branca do cérebro, o tecido que contém as fibras nervosas longas e ajuda diferentes partes do cérebro a se comunicarem umas com as outras.
 
Especificamente, a técnica procurou avaliar a quantidades de mielina, material que isola as fibras nervosas e acelera os sinais elétricos enquanto eles circulam no cérebro.
 
Deoni e seus colegas analisaram 133 crianças em idades que variaram de 10 meses a 4 anos. Todos os bebês tiveram tempo normal de gestação e todos vieram de famílias com condições socioeconômicas semelhantes.
 
O estudo mostrou que aqueles bebês que foram amamentados por pelo menos três meses tiveram maior desenvolvimento da matéria branca do cérebro. "Estamos descobrindo que a diferença [em crescimento de substância branca] é da ordem de 20 a 30%, comparando as crianças que receberam leite materno e as crianças não amamentadas", afirma Deoni.
 
Após realizarem um conjunto de testes cognitivos, a equipe notou maior desempenho de linguagem, recepção visual, desempenho e controle motor no grupo amamentado.
 
Segundo os investigadores, houve um aumento no crescimento do cérebro em bebês que foram amamentados por mais tempo, especialmente em áreas do cérebro ligadas com a função motora.
 
A equipe acredita que os resultados se somam a um corpo substancial de pesquisa que encontra associações positivas entre amamentação e a saúde do cérebro infantil.
 
Fonte isaude.net

Filhos de casais homossexuais são mais saudáveis, afirma estudo

Casal Jason e Adrian Tuazon-McCheyne com seu filho Ruben
Foto: Jonathan Canlas/University of Melbourne
Casal Jason e Adrian Tuazon-McCheyne com seu filho Ruben
Resultados revelam que as crianças têm maior coesão familiar, mas continuam a ser vítimas de discriminação
 
Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, demonstrou que filhos de casais do mesmo sexo têm uma saúde melhor do que a de crianças da população geral.
 
Os resultados revelam ainda que as crianças têm mais aproximação familiar, mas continuam a ser vítimas de discriminação.
 
Segundo o pesquisador chefe, Simon Crouch, os resultados sugerem que crianças australianas criadas por casais do mesmo sexo estão se desenvolvendo bem. "Essas crianças estão crescendo em uma variedade de contextos e se saem bem em medidas de saúde e bem-estar em face à discriminação", afirma.
 
A equipe avaliou a saúde de 500 crianças com idades entre dois meses e 17 anos a partir de 315 pais. Os pesquisadores olharam para diferentes domínios, incluindo atividade física, saúde mental e comportamento. Os pais descreveram uma série de orientações sexuais, incluindo homossexuais, gays, lésbicas e bissexuais.
 
Os resultados provisórios revelaram que:
 
- Crianças com idade entre cinco e 17 anos com pais do mesmo sexo mostraram resultado melhor na saúde geral e coesão familiar quando comparadas a crianças de todas as origens e contextos familiares;
 
- Para todas as outras medidas de saúde não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas;
 
- Filhos de pais do mesmo sexo e suas famílias continuam a enfrentar discriminação em uma variedade de contextos.

De acordo com os pesquisadores, o estudo é o maior de seu tipo para investigar o bem-estar físico, mental e social completo das crianças com pais do mesmo sexo e, em particular, o papel que o estigma e a discriminação têm sobre sua saúde e bem-estar.
 
"Estes resultados são promissores e estamos ansiosos para novas descobertas que esperamos ainda este ano", afirma Crouch.
 
 
Fonte isaude.net

Ressonância magnética pode diagnosticar doenças mentais com 70% de precisão

Frangou e sua equipe usaram a ressonância magnética para mapear
 o cérebro de pessoas com transtorno bipolar e de indivíduos saudáveis
Exame não invasivo do cérebro conseguiu diferenciar corretamente pacientes com transtorno bipolar de indivíduos saudáveis
 
Estudo pioneiro realizado por pesquisadores do The Mount Sinai Medical Center, nos EUA, mostrou que o exame de ressonância magnética pode ser uma maneira eficaz para diagnosticar doenças mentais, como o transtorno bipolar.
 
Em um estudo de referência utilizando técnicas avançadas, os pesquisadores conseguiram distinguir corretamente pacientes bipolares de indivíduos saudáveis com base apenas nos exames do cérebro.
 
 
Atualmente, a maioria das doenças mentais é diagnosticada com base apenas em sintomas, criando uma necessidade urgente de novas abordagens para o diagnóstico. Na perturbação bipolar, pode haver um atraso significativo no diagnóstico devido à apresentação clínica complexa da doença.
 
No atual estudo, Sophia Frangou e seus colegas decidiram explorar se as imagens do cérebro poderiam ajudar a identificar corretamente os pacientes com transtorno bipolar.
 
"O transtorno bipolar afeta a capacidade dos pacientes para regular suas emoções com sucesso, o que os coloca em grande desvantagem em suas vidas. A situação é agravada pelos longos atrasos, às vezes de até 10 anos, no diagnóstico correto. O transtorno bipolar pode ser facilmente confundido com outras doenças, como depressão ou esquizofrenia", afirma Frangou.
 
Frangou e sua equipe usaram a ressonância magnética para mapear o cérebro de pessoas com transtorno bipolar e de indivíduos saudáveis. Utilizando modelos computacionais avançados, eles conseguiram separar corretamente as pessoas com a doença de indivíduos saudáveis com 73% de precisão usando seus exames de imagem sozinhos.
 
Eles replicaram a descoberta em um grupo separado de pacientes e indivíduos saudáveis e encontraram uma taxa de precisão de 72%.
 
"O nível de precisão que conseguimos é comparável ao de muitos outros testes utilizados na medicina. Além disso, a digitalização do cérebro é muito aceitável para os pacientes já que a maioria das pessoas considera que este é um teste de diagnóstico de rotina", concluem os pesquisadores.
 
Fonte isaude.net

Bloqueio de enzima pode acelerar cicatrização de feridas

Foto: Reprodução
Descoberta pode auxiliar diabéticos com úlceras, idosos
após cirurgias ou pessoas com queimaduras,
prevenindo amputação e infecção
Descoberta pode auxiliar diabéticos com úlceras, idosos após cirurgias ou pessoas com queimaduras, prevenindo amputação e infecção
 
Cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, identificaram uma enzima que pode ser a chave para acelerar a cicatrização de feridas em pacientes diabéticos e idosos.
 
O estudo sugere que o bloqueio de uma enzima fundamental que produz o hormônio do estresse cortisol pode levar a uma melhor cicatrização.
 
A descoberta pode ser benéfica para pacientes com úlceras associadas ao diabetes, idosos que se submeteram à cirurgia ou aqueles com queimaduras, ajudando a prevenir infecção e, em alguns casos, a amputação.
 
 
Os pesquisadores descobriram que a cicatrização de feridas melhorou quando a enzima chamada 11ß-HSD1 foi excluída ou bloqueado. Inibidores desta enzima foram usados para acelerar a cicatrização de feridas.
 
A má cicatrização das úlceras é uma das principais complicações do diabetes, e pode levar a uma infecção ou até mesmo a amputação da área afetada.
 
Os resultados demonstram que a pele humana envelhecida, bem como exposta à luz solar, está associada com níveis mais altos de atividade 11ß-HSD1 em comparação com a pele mais jovem.
 
ß-HSD1 presente na pele gera cortisol, hormônio conhecido por afetar a integridade da pele. O cortisol tem um efeito negativo sobre o colágeno, que é importante para a elasticidade da pele e a capacidade de curar feridas. O excesso de cortisol mediado por 11ß-HSD1 resulta em uma rede de colágeno frouxa e uma pele com aparência envelhecida.
 
No entanto, bloqueando o gene de 11ßHSD1 em um grupo de camundongos, os pesquisadores descobriram que o afinamento da pele com uma rede de colágeno frouxa induzido pela pele foi impedido. Camundongos idosos tiveram a qualidade da pele semelhante à de animais jovens. A cicatrização de feridas nestes ratos foi acelerada (até 50%) em comparação com ratos que ainda tinham o gene.
 
Segundo os pesquisadores, resultado semelhante foi observado em ratos tratados com um inibidor de 11ß-HSD1. Isto conduz à possibilidade de utilizar um inibidor tópico de 11ßHSD1 para combater deficiências na pele relacionadas com a idade, ou mesmo auxiliar o processo de cicatrização de feridas em pacientes com úlceras associadas diabetes.
 
Fonte isaude.net

Oito benefícios do sexo para a saúde

dor de cabeça - foto Getty Images
Sexo alivia as dores de cabeça
Vida sexual ativa alivia dores, melhora o sono e estimula a longevidade
 
O orgasmo, por exemplo, é uma das sensações mais íntimas e deliciosas para homens e mulheres e é muito mais do que sinal do sucesso de uma relação sexual.
 
A cada dia, os cientistas descobrem novos efeitos desta reação orgânica que, além de melhorar as emoções, faz muito pela sua saúde.

"O orgasmo contribui para que homens e mulheres vivam com mais qualidade, trata-se de um momento de prazer que reverbera por vários dias", afirma o ginecologista Neucenir Gallani, da clínica SYMCO.

Porém, apesar de proporcionar prazer e qualidade de vida, uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que 70 % dos brasileiros fazem menos sexo do que declaram em conversas e pesquisas públicas.
 
Por isso,  estimulamos você a melhorar essa situação trazendo o que a ciência e os especialistas andam dizendo por aí sobre os benefícios que uma vida sexual ativa trazem ao corpo. Confira:  
 
dor de cabeça - foto Getty ImagesAlivia as crises de enxaqueca
Quando seu parceiro reclamar, dizendo que não quer sexo porque está com dor de cabeça, reverta a desculpa a favor da saúde dele. Segundo o médico Neucenir Gallani, o orgasmo libera substâncias, como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. "Elas diminuem a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor", afirma. 
                   
casal - foto Getty ImagesMelhora o aspecto da pele
Fazer sexo, principalmente no período da manhã, é um poderoso aliado da beleza para manter a juventude. Essa foi a conclusão de um estudo, realizado por cientistas da Universidade Queens (Reino Unido). De acordo com os pesquisadores, atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e a textura da pele e dos cabelos.

Além disso, quando há o orgasmo, ocorre uma vasodilatação superficial dos vasos, até aumentando a temperatura em algumas pessoas. Com isso, a pele ganha uma aparência mais viçosa, e o brilho natural dela fica em destaque. 
 
casal - foto Getty ImagesAlivia as cólicas da TPM
O ginecologista Neucenir Gallani faz questão de reforçar que isso não é uma regra, mas acontece com algumas mulheres. Os movimentos realizados durante o sexo estimulam os órgãos internos, que ficam mais relaxados e, com isso, há diminuição das dores que incomodam seu bem-estar nos dias antes da menstruação. "Mas há mulheres que, na fase pré-menstrual, não têm disposição para o sexo e forçar a barra pode ser pior", diz o ginecologista. 
 
casal dormindo - foto Getty ImagesMelhora o sono
O relaxamento que o orgasmo traz contribui para que você durma melhor, e não apenas no dias em que houver sexo. A reação tem efeito prolongado, devido a ação dos neurotransmissores que passam a agir no seu organismo com mais regularidade e numa quantidade maior. 
 
casal - foto Getty ImagesDiminui o estresse
O médico faz questão de ressaltar que o orgasmo não deve ser encarado como um remédio calmante, mas como parte de uma relação afetiva que traz prazer. Quando isso acontece, os níveis de estresse tendem a diminuir não só pela estabilidade emocional, mas também porque os chamados hormônios do estresse, como o cortisol, apresentam atividade reduzida. Quem trouxe essa novidade foi um estudo escocês recém-publicado na revista Biological Psychology. 
 
casal - foto Getty ImagesDiminui os riscos de infarto
Um estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, realizado com mais de 3 mil homens de 45 a 59 anos, concluiu, após 20 anos, que o sexo frequente pode reduzir o risco de infartos fatais e de derrames. De acordo com as conclusões da pesquisa, a morte súbita causada por problemas de coração é mais comum entre homens que afirmam ter níveis baixos ou moderados de atividade sexual.  
 
casal - foto Getty ImagesQueima calorias
Segundo a Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais, a atividade sexual pode ser um ótimo exercício para o corpo. Isso porque meia hora de sexo queimam, em média, 85 calorias. Portanto, se você está sem paciência para ir à academia, que tal optar pelo plano B? 
 
casal - foto Getty ImagesAumenta a imunidade
Um estudo feito pela Wilkes University, nos Estados Unidos, mostrou que uma vida sexual ativa aumenta os níveis de um anticorpo conhecido como IgA , responsável pela proteção do organismo de infecções, gripes e resfriados. 
 
 
Fonte Minha Vida

Conheça ingredientes funcionais que fazem bem ao coração

Especiarias são capazes de dobrar o valor medicinal da sua refeição
 
Alimentos funcionais ou nutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde.
 
Algumas ervas e especiarias são capazes de dobrar ou mesmo triplicar o valor medicinal da sua refeição.
 
A nutricionista Roseli Nascimento ajuda a desvendar quais são os ingredientes que dão uma forcinha a mais para o coração. 
 
Conheça ingredientes funcionais que fazem bem ao coração - Foto: Getty ImagesSalsa: A salsa possui flavonóides que agem como antioxidantes naturais. Isso significa que eles são capazes de neutralizar os radicais livres antes que possam causar danos às células.
 
A salsa também é fonte de ácido fólico, uma vitamina que ajuda a reduzir risco de câncer e aterosclerose. A vitamina K, que ajuda a regular a capacidade de coagulação do sangue também está presente na salsa.    
               
Conheça ingredientes funcionais que fazem bem ao coração - Foto: Getty ImagesAlho: O alho traz benefícios extraordinários para a saúde do sistema cardiovascular. Estudos demonstram que o consumo de alho ajuda a regular a pressão arterial. Ele faz isso através de vários mecanismos diferentes, incluindo a estimulação do óxido nítrico nas paredes dos vasos sanguíneos, o que ajuda a relaxá-los. O alho também inibe a formação de placas e reduz os níveis do colesterol considerado ruim e sua fixação na parede das artérias. O ingrediente contém alicina, que parece funcionar como um relaxante das células nervosas que se contraem com a passagem do fluxo de sangue.
 
Conheça ingredientes funcionais que fazem bem ao coração - Foto: Getty ImagesManjericão: Rico em flavonoides, como a orientina e a vicenina, o manjericão é uma erva eficaz na prevenção de danos às células. É fonte de vitamina K, ferro, cálcio, vitamina A, manganês, magnésio, vitamina C e potássio. O tempero faz bem para o coração porque ajuda a evitar a formação de placas nas artérias, além de combater os radicais livres. O magnésio, por exemplo, ajuda a relaxar os vasos, o que facilita a circulação sanguínea.
 
Conheça ingredientes funcionais que fazem bem ao coração - Foto: Getty ImagesCanela: Curiosamente, a canela diminui o açúcar no sangue, atuando em vários níveis diferentes. Ela ajuda a retardar o esvaziamento do estômago, reduzindo o aumento acentuado de glicose no organismo após as refeições, e melhora a eficácia ou sensibilidade à insulina. A canela também aumenta as defesas antioxidantes do corpo, que agem contra os radicais livres.
 
Conheça ingredientes funcionais que fazem bem ao coração - Foto: Getty ImagesGengibre: Sua raiz é cheia de propriedades que deixam o organismo longe de enjôos, gases, infecções e inflamações. Além disso, o sabor picante do gengibre fortalece a circulação sanguínea.
 
Conheça ingredientes funcionais que fazem bem ao coração - Foto: Getty ImagesCebola: Meia cebola crua ou seu equivalente em polpa é capaz de aumentar o HDL (o colesterol bom) em 30%. Ela previne doenças cardiovascules, é antioxidante, antialérgico, anti-inflamatório, além de dissolver gorduras.
 
Fonte Minha Vida

11 dicas para evitar ou espantar a ressaca

homem bebendo um copo d'água - Foto: Getty Images
Antes de dormir, ingira bastante água
Saiba como evitar ou aliviar o desconforto depois de exagerar na dose
 
Depois de exagerar na bebida, é comum sofrer com os desprazeres da indesejada ressaca do dia seguinte. Realmente, quem passa do ponto não está livre deste desconforto.
 
Os sinais são clássicos: a cabeça parece que vai explodir, o enjoo, a tontura, a fraqueza e uma sede de matar fazem você desejar nunca ter esvaziado um copo antes.
 
Não é à toa que seu corpo está debilitado. Funciona assim: o organismo gasta glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia. Resultado: ficamos enfraquecidos.
 
O excesso de álcool também ataca o sistema nervoso central e provoca sono e irritação; corrompe mecanismos químicos cerebrais, ocasionando dor de cabeça; irrita as mucosas do aparelho digestivo, causando náuseas, vômito e diarreia; e inibe a ação do hormônio antidiurético, levando a sede e boca seca. A zonzeira não para aí.

A ingestão excessiva de álcool pode trazer diversos prejuízos à saúde como o ganho de peso e acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. "O consumo crônico pode causar lesões cerebrais, diabetes tipo 2, úlceras e inflamações no estômago e intestino, hepatite, depressão, lesão nos rins, na bexiga, próstata e pâncreas, entre outras doenças" , alerta a nutricionista Fabiana Honda, da consultoria nutricional Patrícia Bertolucci.
 
mulher comendo uma maçã verde - Foto Getty ImagesComa bem
Alimentar-se antes de beber é a regra de ouro contra a ressaca. "Quando bebemos de estômago cheio, os alimentos diminuem a difusão do álcool pelas paredes do estômago e retardam a passagem do álcool para o intestino, onde ele é rapidamente absorvido", explica Fabiana. Dessa forma, o álcool entra gradualmente na corrente sanguínea e demora mais tempo para chegar ao cérebro.
                   
pão francês com azeite - Foto: Getty ImagesAtenção com o fígado
Procure ingerir alimentos que irão proteger o seu fígado. É ele que fabrica a enzima que digere o álcool e, quando sobrecarregado, produz uma toxina que causa dor de cabeça. Dias antes, encare um suco de beterraba e alho para turbinar o órgão. Inclua na sua refeição alimentos com gordura poli-insaturada, encontrada em peixes e no azeite de oliva extravirgem. Ou então, pegue a sua colher de azeite, despeje-a num prato, adicione sal e mergulhe pedaços de pão na mistura.
 
homem enchendo uma taça de vinho- Foto: Getty ImagesBeba moderadamente
A nutricionista Fabiana Honda aconselha intercalar a bebida com quitutes e copos de água. Dessa forma, o álcool não fica sozinho no estômago e, claro, você bebe menos, já que a barriga cheia reduz o espaço para as bebidinhas. "Os petiscos com carboidrato e/ou gordura retardam a absorção do álcool, por exemplo, uma torradinha com patê ou um pedaço de queijo", recomenda. Dê preferência aos queijos, ricos em gordura, e às carnes, fontes de proteína, que facilitam a digestão do álcool. Castanha, amendoim, queijo e, para extrapolar, salaminho são bem-vindos. O sal e a gordura estimulam a secreção de substâncias estomacais que protegem o estômago do álcool. Mas evite petiscos muito salgados, que aumentam a sede a não ser que você opte por água.
 
caipirinha com gelo - Foto: Getty ImagesNão beba apenas álcool
Outra dica é colocar gelo ou água no drinque para diluí-lo ou intercalar bebidas não-alcoólicas e alcoólicas. Trocar a água por suco ou refrigerante também pode.
 
Essas bebidas são ricas em carboidratos, que ajudam a metabolizar o álcool.
 
duas mulheres bebendo e fumando em um bar - Foto: Getty ImagesNão piore a situação
Embora a ressaca seja inevitável se você ingerir muito álcool, ela pode ser ainda pior: destilados, como batidas, licores e uísque, geram mais desconforto por causa da concentração e da mistura de substâncias. Álcool e fumo formam uma dupla nefasta para o organismo. Quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue e mais rápido se dá o processo de intoxicação.
 
homem bebendo um copo d'água - Foto: Getty ImagesHidrate-se
A principal causa da ressaca é a desidratação provocada pelo álcool, um potente diurético que estimula a perda de líquido do corpo. Vá de água antes, durante e, principalmente, depois da bebedeira. Antes de dormir, ingira bastante água. Essa tática ajuda seu organismo a metabolizar o álcool enquanto você descansa. Se acordar para fazer xixi, tome mais água. Além de hidratar seu corpo, ela ajuda a eliminar o álcool e livrar-se das toxinas. Suco de acerola, limão e laranja também ajudam, porque bombeiam antioxidantes protetores e vitamina C no seu corpo. Beba isotônicos, para repor os sais minerais perdidos e abuse da água de coco, rica em potássio.
 
caneca com grãos de café dentro - Foto: Getty ImagesLonge do café
Evite o famoso cafezinho amargo, muitas vezes recomendado para diminuir a dor de cabeça.
 
A bebida também tem propriedades diuréticas, ou seja, desidrata ainda mais o seu corpo. 
 
biscoitos - Foto: Getty ImagesAlimentação leve
Consuma alimentos de fácil digestão para não estressar ainda mais o organismo, já detonado pelo esforço de processar o álcool. "Para amenizar os efeitos da ressaca, deve-se ter uma alimentação leve, pobre em gorduras, rica em frutas, vegetais e líquidos", ensina Fabiana Honda. Inclua no cardápio os carboidratos complexos, como pão e biscoito de água e sal. O álcool aumenta a acidez e irrita a mucosa estomacal. Os alimentos secos e salgados desaceleram a produção de ácido. Essas comidas também dão energia para o fígado na hora de processar as toxinas e o excesso de bebida. Deixe de lado molho branco, queijos amarelos e fritura.
 
mulher segurando várias cartelas de remédio - Foto: Getty ImagesNão exagere nos remédios
Embora alguns medicamentos ajudem a minimizar os estragos produzidos pelo álcool, como aqueles que unem analgésico (contra dor de cabeça), antiácido (contra a queimação no estômago) e antiemético (contra enjoos), nenhum é capaz de resolver tudo de uma só vez.
 
homem sentado no sofá - Foto: Getty ImagesDescanse no dia seguinte
Por onde passa, o álcool causa baderna. Dentro da cabeça ele age nos neurônios daí a desinibição e a tonteira. Cerca de cinco horas depois da bebedeira as células cerebrais começam a se recuperar, mas ficam ultrassensíveis. É por isso que a luz e o barulho incomodam tanto. No dia seguinte, os danos ainda são sentidos e é praticamente impossível se concentrar. Repouse. Mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado. Nesse momento o que o corpo mais pede é descanso. 
 
chá de hortelã - Foto: Getty ImagesInvista nos chás
Algumas ervas ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool que estão no corpo. Chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão. E, para uma limpeza mais completa do organismo, selecionamos três receitas de sucos poderosos, elaborados pela consultoria nutricional Patrícia Bertolucci. 
 
Fonte Minha Vida

Concurso Governo do Paraná

O Governo do Paraná realiza concurso para provimento de 155 vagas para Apucarana, Cascavel, Campo Mourão, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Inscrições:
Até 11 de junho de 2013

Cargos:
Médico, Motorista, Auxiliar de Perícia

Remuneração:
R$ 1.419,39 a R$ 3.396,25

Seleção:
Haverá avaliação de títulos

Concurso Governo de Minas Gerais

O Governo de Minas Gerais realiza concurso para provimento de 46 vagas para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG)

Inscrições:
De 25 de julho a 2 de setembro pelo www.gestaodeconcursos.com.br

Valor:
R$ 40,00 a R$ 70,00

Cargos:
Técnico em Educação e Pesquisa em Saúde e Analista em Educação e Pesquisa em Saúde TEPS Nível I e II e AEPS Nível I, III e IV.

Provas:
Haverá provas objetivas

Fundação de Ensino de Contagem - Funec/MG

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec), Minas Gerais, realiza seleção para preenchimento temporário de 6 vagas

Inscrições:
Entre 3 e 29 de julho pelo www.contagem.mg.gov.br/concursos

Valor:
R$ 35,00.

Cargos:
Professores de Educação Básica (PEB 2) de Ensino Médio nas áreas de Análises Clínicas, Farmácia, Logística e Química.

Remuneração:
R$ 1.902,01

Provas:
Prova objetiva: 11 de agosto

Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo - AHM/SP

A Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) de São Paulo realiza concurso para provimento de 140 vagas

Inscrições:
6 e 7 de junho no HM Dr. José Soares Hungria - Avenida Menotti Laudisio, nº. 100, Pirituba, Noroeste; HM Dr. Alípio Correa Neto - Alameda Rodrigo de Brum, nº. 1989, Ermelino Matarazzo, Leste I; HM Dr. Cármino Caricchio - Avenida Celso Garcia, nº. 4815, Tatuapé - Leste II; HM Dr. Arthur Ribeiro de Saboya - Rua Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, nº. 860, Jabaquara, Sudeste; HM Dr. Fernando Mauro Pires Rocha - Estrada de Itapecerica da Serra, nº. 1661, Vila Maracanã, Sul

Área:
Técnico em Saúde - Imobilização Ortopédica.

Remuneração:
R$ 453,65

Seleção:
Haverá análise curricular

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte - RN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte - RN realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 10 de junho a 8 de julho de 2013 pelo www.concursosfcc.com.br.

Valor:
R$ 68,00, R$ 89,00 ou R$ 98,00

Cargos e vagas:
Nível Superior: Analista Legislativo (10), Arquitetura (1), Analista de Sistema (3), Biblioteconomia (2), Enfermagem (2), Engenharia Civil (1), Jornalismo (1), Medicina - Clínica Geral (2), Psicologia (2), Assessoria Técnica do Controle Interno (1);

 Nível Médio: Técnico Legislativo (43), Operador de Som (3), Programador (5), Taquigrafia (5), Técnico em Hardware (4).

Remuneração:
R$ 2.609,48 a R$ 17.025,00

Provas:
Haverá provas objetivas, de redação, Estudo de Caso e Taquigrafia

Concurso IPERGS 2013

O Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS), publicou edital n° 11/2013 sobre a realização de concurso público, por meio de provas, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação La Salle, para o provimento de 124 vagas. As chances são para cargos de níveis médio e superior, com salário básico inicial de até R$ 3.076,32, acrescido da Gratificação de Incentivo à Produtividade em Previdência e Saúde (GIPPS), no percentual de até 27% sobre o vencimento básico.
 
As chances são para Assistente em Previdência e Saúde, Analista em Previdência e Saúde – Áreas: Administração, Análise de Sistemas, Arquitetura/Engenharia Civil, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Contabilidade, Direito, Economia, Estatística, Jornalismo, Odontologia, Psicologia, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Serviço Social e Perito e Auditor Médico.
 
A carga horária dos servidores efetivados será de 20 ou 40 horas semanais, lembrando também o certame prevê a reserva de cotas para pessoas com deficiência e para negros ou pardos.
 
As inscrições serão realizadas pela internet, através do site da organizadora (www.fundacaolasalle.org.br/concursos), até o dia 24 de junho de 2013. O investimento (taxa) será de R$ 60,17, para cargo de nível escolar médio, e de R$ 137,19, para cargo de nível escolar superior.

A prova objetiva será aplicada na data prevista de 01 de setembro de 2013, das 14h às 17h. Os locais e salas das provas estarão disponíveis no site da Fundação La Salle após o término das inscrições e os gabaritos preliminares das provas objetivas deverão sair provavelmente no dia 02 de setembro de 2013.

Este concurso público terá a validade de 2 anos, a contar da publicação do Edital de Encerramento com a homologação da classificação final dos candidatos aprovados por cargo, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do IPERGS.

Processo seletivo Prefeitura de Maracaí (SP)

A Prefeitura de Maracaí, no estado de São paulo, abriu os editais nº 001/2013 de processo seletivo para o provimento de postos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.897,93.

As vagas são para os cargos de agente comunitario de saude, agente de saneamento, agente escolar, assistente social, auxiliar de cirurgião dentista, auxiliar de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de escritorio, bibliotecário, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiologo, inspetor de alunos, instrutor de oficinas - karatê (modalidade faixa preta), instrutor de oficina – instrutor de atividades físicas, monitor de atividade físicas esportes, motorista, nutricionista, operador de máquinas, Professor (PEB II – ed. artista, PEB II – inglês), psicólogo e técnico de segurança do trabalho.

As inscrições serão realizadas até o dia 12 de junho de 2013, no horário das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00, no Centro Cultural - Rua General Ataliba Leonel, 860, Centro - Maracai/SP.

As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão aplicadas em Maracai, em data, horário e local a serem divulgados oportunamente na imprensa de circulação local “O Regional” e nos locais de Inscrição, na Prefeitura Municipal e Câmara Municipal.

SPDM oferece oportunidades para Agente Comunitário de Saúde

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - Programa de Atenção Integral à Saúde do município de São Paulo, publicou o edital nº 07/2013 informando sobre a realização de processo seletivo para contratação de 50 Agentes Comunitários de Saúde e formação de cadastro reserva.
 
De acordo com o edital, o interessado deve comprovar ensino fundamental completo como escolaridade. A remuneração é de R$ 910, mais vale alimentação e vale refeição,  por um regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas no dia 11 de junho de 2013, no horário das 09h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde.
 
O processo seletivo será constituído de Prova Escrita, Avaliação de Habilidades Comportamentais e Competências, Confirmação de Endereço e Exame Médico.  A divulgação da data e local para a realização da prova estará disponível nas Unidades de Saúde, no dia 14 de junho de 2013, a partir das 16h.
 
O processo seletivo terá validade de até um ano a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por até igual período.
 
O edital pode ser acessado no site www.spdmpais.org.br

UFBA abre vagas para professores

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) divulgou edital (06/2013) que trata da realização de processo seletivo para contratação de docentes por tempo determinado. O edital informa que os professores atuarão no Campus de Salvador/BA, em algumas unidades e departamentos da instituição.
 
São oferecidas 16 oportunidades nas seguintes unidades de ensino/departamentos: Escola Politécnica, Faculdade de Odontologia, Instituto de Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina da Bahia, Escola de Teatro e Instituto Multidisciplinar em Saúde.
 
As inscrições serão recebidas até 13 de junho de 2013 e a taxa relativa à inscrição é de R$ 20.
 
A seleção simplificada ocorrerá no período de 14, 17 e 18 de junho e até 19 de junho  de 2013 será tornado público o resultado do certame, com posterior publicação no Diário Oficial da União.
 
O prazo de validade do certame será de um ano contado a partir da data da publicação do resultado no Diário Oficial da União. 

Prefeitura de Cáceres (MT) reabre processo seletivo

A Prefeitura de Cáceres, no estado do Mato Grosso, através da Secretaria Municipal de Saúde, reabriu o edital de processo seletivo nº. 01/2013, para provimento de vagas na modalidade cadastro de reserva de níveis fundamental, médio e superior.
 
Cargos
Assistente Social, Bioquímico/Farmacêutico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico (Cirurgião Geral, Clínico Geral, Dermatologista, Ginecologista/Obstetra, Neurologista, Oftalmologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Psiquiatra e Urologista), Psicólogo, Educador Físico, Técnico em Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Artesão, Motorista, Guarda e Auxiliar de Serviços Gerais. A remuneração é de até R$ 3.297,82.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas gratuitamente de 17 a 20 de junho de 2013, das 08 às 11 horas e de 13 às 17 horas, na sede do Conselho Municipal de Saúde, situado à Rua das Granadas, 291 - Bairro Vila Mariana – Cáceres - MT.
 
Seleção e Validade
O certame será constituído de preenchimento da ficha de inscrição e entrega da documentação comprobatória, avaliação curricular e entrevista.
 
A entrevista será realizada provavelmente nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2013, no horário de 08 às 11 horas e de 13 às 17 horas, na sede do Conselho de Saúde, situado à Rua das Granadas 291, Vila Mariana.
 
O processo seletivo será válido por 12 meses, podendo ser prorrogado a critério da administração, por igual período.

Prefeitura de Ribeirão do Sul - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Ribeirão do Sul, estado de São Paulo, através da organizadora CEMAT, publicou edital n° 03/2013 de processo seletivo para o preenchimento de duas vagas nos cargos de Assistente Social e Psicólogo. A remuneração é de R$ 1.707,40 por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas no período de 06 a 12 de junho de 2013, no site www.cematconcurso.com.br. A taxa é de R$ 50 para todos os cargos.
 
Aquelas pessoas que não tiverem acesso particular à internet poderão utilizar o posto do ACESSA São Paulo, em dias úteis, no horário das 9h às 11h e das 13h às 16h, situado à Rua Cel. Paulo Fares, 279, Centro (ao lado do Posto de Saúde), em Ribeirão do Sul, estado de São Paulo.
 
Avaliação
A seleção será composta por prova objetiva e avaliação de títulos. As provas serão aplicadas na cidade de Ribeirão do Sul/SP, na EMEF "Profº Samuel Pereira de Lima", situada à Rua Augusto Corrêa Gomes, s/nº, Bairro Jardim Satélite, na data prevista de 16 de junho de 2013.

Validade
O certame terá validade de um ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

SESAU (TO) divulga edital de processo seletivo

A Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins divulgou edital/SESAU nº 74, de 03 de junho de 2013, para realização de processo seletivo. O certame destina-se à contratação de dois profissionais para ocupar as funções de docentes do curso para atendimento odontológico aos pacientes pediátricos especiais. A remuneração é de até R$ 60,00 hora aula.
 
Poderão inscrever-se servidores públicos federais, estaduais e municipais envolvidos nos processos educacionais da saúde, graduados em Odontologia e Medicina, que tenham disponibilidade para viajar, devendo ainda possuir as seguintes qualificações:
 
Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial e Odontologia Hospitalar;

Especialização em Cirurgia Pediátrica;

Experiência docente na área do curso e áreas relacionada.
 
As inscrições serão recebidas do dia 12 a 14 de junho de 2013, pessoalmente ou por procuração simples via e-mail nos endereços: daeodontohosp@saude.to.gov.br ou daeodontohosp@hotmail.com.br, no Anexo VII da Secretaria de Estado da Saúde – Diretoria de Atenção Especializada, Saúde Bucal de Média e Alta Complexidade, situada na Quadra 103 Norte, Rua NO-05, Conj. 03, Lote 16, Centro, CEP 77.001-020, Palmas – TO, ou enviá-las, conforme endereço acima, através dos Correios, via SEDEX 10, com data de postagem até a data 14 de junho de 2013. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
No ato da inscrição os candidatos deverão encaminhar os seguintes documentos:
Ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada;

Declaração de liberação, assinada pela chefia imediata, constando à função exercida pelo servidor (a) e, autorizando a participação integral nas atividades do curso;

Currículo atualizado, com todos os documentos comprobatórios (cópias), sendo:
• Fotocópia da Carteira de Identidade;
• Fotocópia da Certidão de Casamento
• Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
• Fotocópia do Comprovante de endereço;
• Fotocópia do Comprovante de Conta corrente;
• Fotocópia do Contracheque atualizado;
• Fotocópia do PIS/PASEP;
• Fotocópia do RG ou Certidão de Nascimento do dependente.
 
O processo seletivo constará de análise curricular, com pontuação máxima de 100 pontos, a ser realizada na data provável de 18 de junho de 2013.
 
O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado na data provável de 24 de junho de 2013, no mural da SESAU/TO, no site www.saude.to.gov.br e no Diário Oficial do Estado. Já o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 05 de julho de 2013, nos mesmos locais descritos anteriormente.
 
O curso será realizado na data provável de 12 a 16 de agosto de 2013 e as aulas acontecerão, na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde da SESAU. Edf. Lauro Kinop, endereço 104 N, Av. LO 02, CEP 77.006-022, 3ª andar sala II, Palmas - TO.
 
O processo seletivo será válido por 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período. O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado do Tocantins, de 05 de junho de 2013, pág. 21 a 23.

Prefeitura de São Paulo do Potengi – RN abre concurso público

A Prefeitura de São Paulo do Potengi, no Rio Grande do Norte, publicou o edital nº 01/2013, de concurso público, informando que pretende contratar mais 12 Agentes de Combate às Endemias (nível médio) para prestarem serviço em localidades do município. Os aprovados irão trabalhar 40 horas por semana e terão provento mensal de R$ 678.
 
Os interessados podem fazer a inscrição até 20 de junho de 2013, pelo site www.selectainstituto.com.br ou também na Prefeitura de São Paulo do Potengi, localizada à Praça Monsenhor Expedito, 86 Bairro - Centro. O atendimento é das 9h às 12h e o valor da taxa de inscrição é de R$ 30.
 
Os candidatos serão avaliados por prova objetiva. O dia, local e hora da prova será comunicado em tempo oportuno no site de inscrição.
 
O concurso terá o prazo de validade, para todos os efeitos, de dois anos, podendo ser prorrogado. 

Concurso IRGA (RS) 2013

O Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital n° 01/2013 para a realização de concurso público para a autarquia. Serão preenchidas 116 vagas para técnico superior orizícola, técnico superior administrativo, técnico orizícola e assistente administrativo. O concurso será realizado sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências - FUNDATEC.

A contratação prevê 116 novos profissionais para o quadro efetivo, sendo 53 cargos de Técnico Superior Orizícola, 10 de Técnico Superior Administrativo, 52 de Técnico Orizícola, além de 01 vaga mais cadastro de reserva para o cargo de Assistente Administrativo. Do total de vagas, 11 serão para a capital e 105 serão preenchidas em 38 diferentes municípios gaúchos.

Os vencimentos variam de acordo com a graduação profissional. Para o cargo de Técnico Superior Orizícola, o salário inicial é R$ 4.300 e podem concorrer profissionais da área de engenharia agronômica. Para o cargo de Técnico Superior Administrativo, os candidatos podem ter formação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Ciências Jurídicas e Sociais, Biblioteconomia, Arquivologia, Jornalismo, Secretariado Executivo, Relações Internacionais, Tecnologia da Informação, Engenharia Civil ou Arquitetura e o salário inicial é de R$ 4.300. Já para Técnico Orizícola, é necessária a formação como Técnico Agrícola, Técnico em Agropecuária. Para este cargo os vencimentos básicos são de R$ 1.800 e para o Assistente Administrativo, com formação no Ensino Médio regular, o salário inicial é R$ 1.200.

As inscrições serão recebidas até o dia 25 de junho de 2013, pelo endereço eletrônico www.fundatec.com.br ou www.irga.rs.gov.br.

O valor da taxa de inscrição será de:
- R$ 137,19 para os cargos que exigem nível de escolaridade superior;
- R$ 60,17 para os cargos que exigem nível de escolaridade médio e médio/técnico.

As provas para todos os cargos serão realizadas na data provável de 18 de agosto de 2013, na cidade de Porto Alegre, em locais e horários a serem devidamente divulgados pela FUNDATEC.

O prazo de validade para aproveitamento dos candidatos aprovados será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final de cada Concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Alvorada d'Oeste - RO promove processo seletivo

A Prefeitura de Alvorada d'Oeste, no estado de Rondônia, divulgou edital nº 001/2013/FMS para o provimento de 05 vagas ao cargo de Médico, nas especialidades de Clínica Geral, Ortopedia e Pediatria. O salário oferecido é de R$ 3 mil pelo cumprimento da carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 10 a 14 de junho de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde - SEMSAU, localizada na Av. Marechal Rondon, nº 5209, Centro, no horário das 7h30 às 13h30.
 
A seleção constará de análise de títulos, com avaliação da escolaridade/cursos e experiência profissional.
 
Após a realização do processo de avaliação, a divulgação do resultado está prevista para o dia 20 de junho de 2013, podendo ser consultado na página oficial do Município (www.alvoradadooeste.ro.gov.br) e em outros locais.

Concurso Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu - PR

A Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, no estado do Paraná, lançou edital de concurso público n° 01/2013, com o objetivo de ocupar 50 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 2.462,82 em carga horária de 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de médico, fiscal sanitarista, fiscal fazendário, fiscal de obras e posturas, auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, auxiliar de consultório dentário, atendente de farmácia, recepcionista, motorista II, auxiliar de serviços gerais e operário.

Inscrições e Taxas
As inscrições encontram-se abertas até o dia 14 de junho de 2013, das 09h às 12h e das 13h30min às 16h30min, no Paço Municipal, na Rua João XXIII n.º 144, Centro, Santa Terezinha de Itaipu, Estado do Paraná. As taxas variam de R$ 15,00, R$ 30,00 e R$ 80,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
A prova escrita será realizada provavelmente em 07 de julho de 2013, nos locais a serem definidos e informados juntamente com o Edital de Homologação das inscrições.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos a partir da data da publicação da homologação final do resultado, podendo ser prorrogado por igual período. 

Prefeitura de Novo Mundo (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Novo Mundo, cidade localizada a 214 km de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, abriu edital nº. 001/2013 de processo seletivo, para o cargo de Agente Comunitário de Saúde - ACS (nível fundamental), para a Secretaria Municipal de Saúde. O salário é de R$ 678,00.


As inscrições serão realizadas em dias úteis, até o dia 25 de junho de 2013, das 08 às 10h e das 14 às 16h, exclusivamente na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Mogno, s/n.º, Centro, Novo Mundo - MT.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 30 de junho de 2013, na escola Alcides Ferreira Primus. Além da Prova de Conhecimentos Específicos (primeira etapa), o certame também constará de Entrevista Individual (segunda etapa) e Entrevista Coletiva (terceira). O gabarito das questões objetivas da prova da primeira etapa será afixado no local de realização logo após o seu término.
 
O certame terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Concurso Prefeitura de Queimados - RJ

A Prefeitura de Queimados, no Rio de Janeiro, por intermédio do Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPUERJ), publicou os editais de concurso público nº. 04 e 05/2013 visando o provimento de cargos efetivos e formação de cadastro de reserva. São ofertadas 51 vagas de níveis médio e superior, com a devida reserva legal de 5% das oportunidades para pessoas com deficiência.
 
Cargos
Agente Administrativo, Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal, Psicólogo, Nutricionista, Médico (Urologista, Reumatologista, Psiquiatra, Pediatra, Ortopedista, Oftalmologista, Neuropediatra, Neurologista, Ginecologista/Obstetra, Geriatra e Clínico Geral), Fisioterapeuta, Farmacêutico, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Contador e Assistente Social. Há salários que podem chegar a R$ 4.081,90, em jornada de 20, 24, 30 ou 40 horas semanais.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever do dia 13 de junho ao dia 09 de julho de 2013, no site www.cepuerj.uerj.br. A taxa de inscrição é de R$ 45,00 (nível médio) e R$ 90,00 (nível superior).
 
ProvaO concurso será constituído de prova objetiva, títulos e exame médico admissional.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 04 de agosto de 2013, em local e horário que serão divulgados no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), a partir das 14 horas do dia 29 de julho de 2013. O gabarito da prova objetiva está previsto para sair às 14 horas do dia 05 de agosto de 2013, no site de inscrição.
 
Os candidatos deverão entregar seus títulos entre os dias 27 e 30 de agosto de 2013, das 10 às 17 horas, no Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, sala 1006, bloco A, Rio de Janeiro.
 
Os resultados da prova de títulos serão disponibilizados provavelmente no dia 09 de setembro de 2013 e o resultado final do concurso está previsto para ser divulgado no dia 19 de setembro de 2013.
 
ValidadeA validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura de Queimados.

Hospital Pelópidas Silveira - PE informa sobre processo seletivo

O Hospital Pelópidas Silveira (HPS-IMIP/SES/SUS), no estado de Pernambuco, anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo que objetiva preencher 36 vagas de estágio. As oportunidades são destinadas a estudantes de nível superior dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina e Nutrição. A bolsa será no valor de R$ 350.

As inscrições estarão disponíveis até 15 de junho de 2013,  na Secretaria da Diretoria do Hospital Pelópidas Silveira, localizada na área administrativa da unidade, no Km 06 da BR-232, no Curado. A Ficha de Inscrição e o Edital do processo seletivo estão disponíveis no link: http://www1.hps.imip.org.br/cms/opencms/hps/pt/noticias/noticias/0006.html
 
A seleção será feita por meio de Teste Cognitivo, composto de prova objetiva, que vai ser aplicada provavelmente em 05 de agosto de 2013. Além dessa avaliação, os candidatos também farão  um Teste de Habilidades e Competências, agendado para a provável data de 17 de agosto de 2013.
 
O resultado final será divulgado no dia 26 de agosto e os selecionados irão iniciar as suas atividades no Hospital Pelópidas Silveira a partir 03 de setembro de 2013.

Homem sofre parada cardíaca ao esperar por atendimento e morre

Caso ocorreu em um hospital de Rolândia, no norte do Paraná.  Hospital é suspeito de negligência no atendimento, segundo a polícia.
 
A Polícia Civil e o Ministério Público (MP) em Londrina, no norte do Paraná, investigam a morte de duas pessoas no Hospital São Rafael, em Rolândia, também na região norte.
 
De acordo com as investigações, o hospital é suspeito de negligência nos atendimentos, já que ambas as vítimas morreram enquanto aguardavam na recepção. Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que os pacientes passam mal.
 
O primeiro caso ocorreu na sexta-feira (31). Um idoso de 66 anos chega com a esposa para solicitar uma consulta  e senta para aguardar. Instantes depois, ele sofre uma parada cardíaca e é levado rapidamente para o Pronto Socorro. Ele morreu minutos depois.
 
A segunda vítima foi um bebê recém-nascido de 25 dias que sofreu insuficiência respiratória enquanto aguardava na recepção para ser consultado. Segundo familiares, a criança chegou ao local com dificuldades para respirar, depois de ter passado por uma unidade de saúde onde não encontrou médico. "Pedi para atender ela, que era urgente, e falaram que era por ordem de chegada. Fiquei meia hora com ela no colo. Saí para telefonar para o meu pai e, a hora que voltei, ela já estava lá dentro. Mas ela já entrou morta", contou Henrique dos Santos,
 
Em ambos os vídeos não é possível perceber quanto tempo as vítimas esperaram para serem atendidas. A direção do hospital negou que houvesse falhas no atendimento.
 
Fonte G1

Riscos de doenças ligadas à obesidade podem ser herdados de avó, diz estudo

Netos poderiam herdar problemas de saúde ligados à obesidade de avós (Foto: AFP/BBC)
Foto: AFP/BBC
Netos poderiam herdar problemas de saúde ligados à obesidade de avós
Cientistas escoceses constataram 'salto de geração' de problemas de saúde em camundongos.
 
Um estudo realizado por cientistas britânicos descobriu que os netos podem herdar de suas avós problemas de saúde ligados à obesidade, como cardiopatias e diabetes, mesmo que suas mães não apresentem indícios de tais doenças.
 
A obesidade é um problema que afeta vários países do mundo. No Reino Unido, a proporção de pessoas obesas em relação à população total já é a maior de toda a história. Derrame e diversos tipos de câncer estão entre os riscos dos problemas de saúde associados ao ganho de peso, dizem especialistas.
 
A obesidade moderada ocorre quando o indivíduo tem Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 34,9. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado.
 
Primeira geração
O estudo, da Universidade de Edimburgo, foi realizado com camundongos fêmeas com obesidade moderada, alimentadas com uma dieta rica em gordura e açúcar antes e durante a gravidez.
 
Os cientistas concluíram que os riscos da obesidade eram passados para a segunda geração da prole, ao passo que não constataram nenhum dos efeitos negativos do sobrepeso na primeira geração dos rebentos.
 
Eles não souberam, no entanto, esclarecer os motivos pelos quais isso acontece. Entre as hipóteses, estão as diferenças no ganho de peso ou a alimentação com um determinado tipo de comida durante a gravidez.
 
Os cientistas acrescentaram que ainda estão estudando os efeitos da pesquisa em humanos. Segundo eles, os experimentos são desafiadores, mas possíveis. Segundo Amanda Drake, da Universidade de Edimburgo, "dado o aumento da obesidade no mundo, é vital entender como as gerações futuras podem ser afetadas por isso".
 
"Estudos realizados futuramente podem analisar essas tendências em humanos, mas precisariam levar em conta fatores genéticos, ambientais, sociais e culturais".
 
O estudo, publicado na revista científica Endocrinology, foi financiada por uma instituição de caridade que se volta para pesquisas sobre a saúde das grávidas.
 
Fonte G1