Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de junho de 2013

'Falta tudo', afirma único médico de cidade no Amapá

 
Fonte TvFolha

Ministros da Saúde brasileiro e português discutem importação de médicos

Encontro entre os ministros da Saúde brasileiro, Alexandre Padilha, e português, Paulo Macedo, que aconteceu em Lisboa, Portugal.
Foto: ASCOM/MS
Encontro entre os ministros da Saúde brasileiro, Alexandre Padilha,
 e português, Paulo Macedo, que aconteceu em Lisboa, Portugal
Portugal tem cerca de 200 médicos estrangeiros. O país desenvolveu processo de revalidação do diploma para estes profissionais
 
A pauta do encontro entre os ministros da Saúde brasileiro, Alexandre Padilha, e português, Paulo Macedo, foi a política de atração de médicos estrangeiros que está sendo desenhada pelo governo brasileiro e a intenção de trazer médicos portugueses ao país. O encontro aconteceu, nesta segunda-feira (10), em Lisboa, Portugal.

" Estamos trabalhando na construção de uma política consistente, que considera a atuação de médicos com formação de qualidade e ainserção deles na realidade brasileira de forma responsável" , afirmou o ministro Padilha, que viajou ao país europeu acompanhado do secretário de Gestão do Trabalho e da Saúde, Mozart Sales, e do coordenador de Assessoria Internacional do Ministério da Saúde, Alberto Kleiman. Eles se encontraram também com um representante dos médicos brasileiros em Portugal, Sérgio Figine, que relatou a experiência de profissionais que atuam fora de seu país.

Equipe do Ministério da Saúde brasileiro já havia se reunido com o ministro português em maio, durante a 66ª Assembleia Mundial da Saúde em Genebra. Na ocasião, a equipe do ministério ouviu a experiência de Portugal em relação a sua política atração e fixação de médicos estrangeiros. O país europeu tem cerca de 200 médicos estrangeiros em seu sistema de saúde, que atuam por um período temporário na atenção básica em áreas de difícil provimento. O país desenvolveu um processo de revalidação de diploma específico para esses profissionais com aplicação de uma arguição oral por professores universitários para avaliar a qualidade dos profissionais.

Além de Portugal, o Ministério da Saúde do Brasil estuda a possibilidade de trazer médicos da Espanha e de outros países que tenham índice de médicos acima do índice brasileiro de 1,8 por mil habitantes. A estratégia de atrair profissionais estrangeiros é adotada por países desenvolvidos para enfrentar a carência de médicos. Enquanto no Brasil 1% dos médicos se formou em outro país, na Inglaterra esse índice é de 40% e nos Estados Unidos, 25%. Canadá, 22%, e Austrália, 17%.

Com informações do Ministério da Saúde
 
Fonte isaude.net

Cientistas britânicos descobrem nova camada da córnea humana

Full-size image (110 K)
A córnea humana é a lente de proteção transparente na
parte frontal do olho através da qual a luz entra no olho
Descoberta pode ajudar cirurgiões a melhorar os resultados para pacientes submetidos a transplantes de córnea
 
Cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram uma nova camada da córnea humana. A descoberta pode ajudar cirurgiões a melhorar drasticamente os resultados para os pacientes submetidos a transplantes de córnea.
 
A nova camada foi apelidada de Camada do Dua em homenagem ao professor Harminder Dua que a descobriu.
 
"Depois de identificar essa camada nova e distinta profunda no tecido da córnea, nós podemos agora aproveitar sua presença para tornar as operações mais seguras e mais simples para os pacientes. Do ponto de vista clínico, há diversas doenças que afetam a parte de trás da córnea", afirma Duo.
 
 
A córnea humana é a lente de proteção transparente na parte frontal do olho através da qual a luz entra no olho. Os cientistas acreditavam anteriormente que a córnea é constituída por cinco camadas, da frente para trás, o epitélio da córnea, a camada de Bowman, o estroma corneano, membrana de Descemet e o endotélio da córnea.
 
A nova camada que foi descoberta está localizada na parte de trás da córnea entre o estroma corneano e a membrana de Descemet. Embora tenha apenas 15 mícrons de espessura, toda a córnea tem cerca de 550 mícrons de espessura ou 0,5 milímetros, a camada é extremamente resistente e forte para ser capaz de suportar pressão.
 
Os cientistas provaram a existência da camada simulando transplantes e enxertos da córnea humana em olhos doados para fins de pesquisa.
 
Durante esta cirurgia, pequenas bolhas de ar foram injetadas na córnea suavemente para separar as diferentes camadas. Os cientistas então submeteram as camadas separadas à microscopia eletrônica, permitindo-lhes estudá-las em milhares de vezes o seu tamanho real.
 
Compreender as propriedades e localização da nova camada de Dua poderia ajudar os cirurgiões a identificar melhor onde na córnea essas bolhas estão ocorrendo e realizar medidas adequadas durante a operação. Se eles forem capazes de injetar uma bolha ao lado da camada de Dua, sua resistência significa que ela é menos propensa a rasgar, o que significa um melhor resultado para o paciente.
 
"A descoberta terá um impacto sobre o avanço da compreensão de uma série de doenças da córnea", concluem os pesquisadores.
 
Fonte isaude.net

Sensor pode detectar e monitorar diabetes por meio da respiração

Pacientes diabéticos precisam monitorar sua condição através de métodos caros e invasivos
Pacientes diabéticos precisam monitorar sua condição
através de métodos caros e invasivos
Abordagem vai simplificar o diagnóstico e o acompanhamento da doença através dos níveis de cetona no ar exalado
 
Químicos da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, criaram uma tecnologia de sensores capaz de detectar e monitorar diabetes por meio de análise da respiração sozinha.
 
A abordagem pode simplificar significativamente o diagnóstico e o monitoramento do diabetes através da análise da respiração.
 
Os resultados foram publicados no Journal of the American Chemical Society (JACS).
 
Pacientes com diabetes muitas vezes recebem o diagnóstico após uma série de exames de sangue que medem a glicose em ambientes hospitalares, e depois têm de monitorar sua condição diária através de métodos caros e invasivos.
 
Mesmo antes de exames de sangue serem administrados, aqueles com diabetes muitas vezes reconhecem os sintomas da condição por meio da acetona de sua respiração, um odor característico "frutado", que aumenta significativamente com níveis elevados de glicose.
 
A equipe, então, se interessou neste biomarcador como uma possível ferramenta de diagnóstico. "Uma vez que os pacientes são diagnosticados com diabetes, eles têm que monitorar sua condição pelo resto de suas vidas. Dispositivos de monitoramento atuais são baseados principalmente na análise de glicose no sangue, por isso o desenvolvimento de dispositivos alternativos que não são invasivos e trabalham por meio da análise de hálito pode mudar completamente o paradigma do auto monitoramento do diabetes", afirma o autor da pesquisa Alexander Star.
 
Star e seus colegas usaram a "abordagem de sol-gel", método para a utilização de moléculas pequenas (muitas vezes em escala nanométrica) para produzir materiais sólidos. A equipe combinou dióxido de titânio com nanotubos de carbono, que atuavam como "espetos" para manter as partículas em conjunto.
 
Este método, que os pesquisadores chamam de "dióxido de titânio em um espeto", efetivamente combina as propriedades elétricas dos tubos com os poderes de luz iluminação do dióxido de titânio. Eles, então, criaram o sensor usando esses materiais como um semicondutor elétrico, medindo sua resistência elétrica.
 
Os pesquisadores descobriram que o sensor pode ser ativado com luz para produzir uma carga elétrica. Isso levou-os a "cozinhar" os "espetos" no sensor sob a luz ultravioleta para medir o vapor de acetona, que eles notaram ser menores do que as sensibilidades reportadas anteriormente. "Nossas medições têm excelentes capacidades de detecção. Se o sensor puder ser desenvolvido e comercializado, pode transformar a maneira como os pacientes com diabetes monitoram seus níveis de glicose", afirma Star.
 
A equipe está atualmente trabalhando em um protótipo do sensor, com planos para testá-lo em amostras de respiração humana em breve.
 
Fonte isaude.net

Pressão arterial é mais elevada durante a noite do que se pensava

Pressões noturnas da aorta são desproporcionalmente maiores que as pressões braquiais durante o sono
Pressões noturnas da aorta são desproporcionalmente maiores
 que as pressões braquiais durante o sono
Tecnologia revela que declínio noturno da pressão medida perto do coração é menor que queda na pressão aferida no braço
 
Cientistas da University College London, no Reino Unido, desenvolveram uma nova tecnologia que revela que a pressão arterial medida perto do coração é muito maior durante o sono do que se pensava anteriormente.
 
A pressão arterial no período da noite é um forte preditor de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.
 
Pesquisas anteriores mostraram que a pressão arterial medida no braço cai à noite durante o sono. No entanto, os novos dados indicam que o declínio noturno da pressão arterial pode ser menos extenso do que se pensava anteriormente.
 
Os resultados podem ter implicações significativas para a avaliação de futuras terapias como medicamentos usados para tratar a pressão arterial elevada podem ter diferentes efeitos sobre a pressão perto do coração, em relação à medida no braço.
 
A equipe, liderada por Bryan Williams, trabalhou com uma empresa de tecnologia de Cingapura para desenvolver um dispositivo semelhante a um relógio de pulso portátil contendo um sensor que detecta a onda de pulso no pulso, em vez de medir a pressão diretamente. Modelando matematicamente a onda de pulso, a equipe foi capaz de medir com precisão a pressão na raiz da aorta (ou seja, perto do coração) durante um período de 24 horas, sem perturbar a pessoa que está sendo monitorada.
 
"Este estudo fornece a primeira descrição da variação natural da pressão arterial ao longo do dia e da noite em que as medições foram tomadas perto do coração. O que nós mostramos é que as pressões perto do coração não caem tanto durante o sono, como se pensava anteriormente com base em medições de pressão convencionais feitas a partir do braço", afirma Williams.
 
A equipe espera que os resultados destaquem a importância da redução da pressão arterial durante a noite, modificando as abordagens tanto para medição quanto para tratamento da pressão arterial elevada.
 
Medindo ao mesmo tempo os padrões de pressão arterial braquial (no braço) e as pressões da aorta central, a equipe descobriu que apesar das semelhanças nos ritmos circadianos de pressão da aorta braquial e central, houve uma redução significativa na redução na pressão aórtica central durante a noite em relação à queda noturna na pressão braquial.
 
Segundo os pesquisadores, os novos achados sugerem que as pressões noturnas da aorta são desproporcionalmente maiores que as pressões braquiais durante o sono. Eles afirmam que a informação é potencialmente importante para os clínicos que investigam o dano que a pressão arterial elevada pode causar ao cérebro e o coração.
 
"O fato de que o relógio pode ser usado de forma contínua significa que nós podemos programar o aparelho para medir as ondas de pulso durante o dia e a noite e obter medições da pressão da aorta ao longo de um período de 24 horas. Isso nos permite medir com precisão a pressão aórtica em uma forma não invasiva", conclui o coautor da pesquisa Peter Lacy.
 
Fonte isaude.net

Novo método determina graus de consciência em pacientes em coma

Steven Laureys, líder da pesquisa
Foto: Université de Liége
Steven Laureys, líder da pesquisa
Resistência a abrir os olhos em pessoas em estado vegetativo persistente é um sinal de consciência gradual, indica estudo
 
Novo método desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Liège, na Bélgica, determina graus de consciência em pacientes em coma.
 
A pesquisa sugere que a resistência a abrir os olhos em pacientes em estado vegetativo persistente é um sinal de consciência gradual.
 
Mesmo os peritos podem ter dificuldade em determinar o grau de consciência de pacientes com lesões crânio-cerebrais graves. A maior vantagem da técnica é que ela é adequada para o uso diário, de acordo com os cientistas.
 
O estudo foi divulgado na 23rd Meeting of the European Neurological Society (ENS).
 
Muitas pessoas com distúrbios da consciência podem resistir a ter seus olhos abertos por alguém. Em seu estudo, Steven Laureys e seus colegas investigaram se a resistência em pacientes em coma representa um reflexo como as pálpebras se fechando quando superestimuladas ou se é um sinal de defesa deliberada e, portanto, uma indicação de consciência.
 
Para isto, a resistência à abertura do olho foi avaliada por uma semana de cada vez em 108 pacientes durante um período de 28 meses. Os reflexos da córnea e sobrancelhas franzidas foram notados em quase todos os participantes do estudo, mas apenas 22 foram identificados como apresentando resistência a abrir os olhos (REO).
 
A equipe concluiu que a maioria dos pacientes que apresenta resistência a abrir os olhos está em um estado vegetativo persistente ou em um estado de consciência mínima. Após verificações repetidas, descobriu-se que tinham um nível mais alto de consciência do que inicialmente previsto.
 
É altamente improvável que a resistência a abrir os olhos seja estritamente um mecanismo de reflexo. Parece muito mais provável que seja um sinal de que o comando está sendo executado. Se um paciente apresenta resistência a abrir os olhos em mais de metade dos exames, há boas chances de que ele ou ela pode seguir certos comandos, de acordo com os pesquisadores.
 
Laureys exige avaliações repetidas de pacientes individuais, observando que o nível de consciência flutua na maioria dos pacientes.
 
Segundo Laureys, a questão de saber o que ainda mais REO poderia indicar não pode ser suficientemente respondida a partir da perspectiva de hoje. "Com os pacientes que apresentam essa forma de resistência é preciso urgentemente verificar se eles estão recebendo tratamento adequado, incluindo terapia para dor ou se estão sendo emocionalmente negligenciados", afirma o pesquisador.
 
A resistência a abrir os olhos pode ser um critério de simples observação para o pessoal da família e os enfermeiros.
 
Fonte isaude.net

Falta até paracetamol nas farmácias municipais

Faltam pelo menos 34 tipos de remédios nas unidades de saúde de SP,
como antibióticos e até simples analgésicos
Paciente não encontra pelo menos 34 tipos de remédios nas unidades de saúde de São Paulo
 
Faltam pelo menos 34 tipos de remédios nas unidades de saúde da cidade de São Paulo. A lista inclui anti-inflamatórios, antibióticos e até simples analgésicos, como paracetamol, usado para dores de cabeça, por exemplo.
 
Com os estoques das farmácias municipais vazios, pacientes precisam recorrer a farmácias populares para pagar preços mais baixos ou até o valor cheio pelo medicamento indicado.
 
O problema faz com que a receita assinada por um médico da rede não seja mais garantia de tratamento gratuito.
 
O déficit levou a Secretaria Municipal da Saúde a firmar um contrato emergencial para repor a lista de medicamentos em falta há 15 dias pelos próximos três meses.
 
De acordo com a pasta, a compra já foi feita e as farmácias serão abastecidas em um período máximo de dez dias. Mensalmente, são distribuídos mais de 2,5 milhões de medicamentos nas 560 farmácias que formam a rede municipal.
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mioma interna 33 mulheres por dia em SP

Mioma atinge mulheres em idade fértil
Tumor benigno costuma atingir mulheres em idade fértil
 
Nesta terça-feira (11), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgou que, no ano passado, 33 mulheres paulistanas foram internadas por dia em decorrência de miomas — tumor benigno localizado no útero.
 
No total, foram 12 mil internações em todo o Estado em 2012, número 15% maior que em 2008, quando 10,5 mil mulheres foram internadas pelo mesmo motivo.
 
Como o mioma é “alimentado” pelo estrógeno, — hormônio liberado durante todo o período fértil, que vai da primeira menstruação até a menopausa —, 80% dos casos de internações registrados são em mulheres entre 20 e 49 anos.
 
Entre as principais causas do aparecimento de miomas, está o fator hereditário. Além disso, mulheres da raça negra tem maior probabilidade de desenvolver o problema. O ginecologista André Luiz Malavasi, diretor do setor de ginecologia do hospital estadual Pérola Byington, ressalta a importância do tratamento.
— É importante que as mulheres façam acompanhamento regular com o médico, já que os miomas, geralmente são assintomáticos. Em casos mais graves, a paciente pode apresentar sintomas como dores durante o período menstrual, hemorragia, desconforto abdominal, infertilidade e até dor durante a relação sexual.
 
Segundo o médico, o tratamento é escolhido de acordo com alguns fatores, como idade, saúde geral da mulher, gravidade dos sintomas, tipo do mioma e o desejo de engravidar futuramente.
 
Quando a paciente não apresenta sintomas, o tratamento é ambulatorial. Em mulheres que desejam ter filhos posteriormente, é feita a miomectomia — cirurgia na qual se retiram apenas os miomas.
 
Como a possibilidade de voltar a ter um mioma é alta, as mulheres não devem retardar a gestação após a cirurgia, pois caso contrário, voltarão a apresentar os mesmos sintomas.  Em caso de paciente que não deseja mais engravidar, todo o útero é retirado. Em mulheres com idade próxima da menopausa, é aconselhável o tratamento medicamentoso, visto que ao sair do período fértil, a tendência é o mioma sumir.
 
 — É muito importante lembrar que o mioma não vira câncer, ele é uma neoplasia benigna que cresce com a liberação do hormônio estrógeno, por isso acomete a maioria das mulheres em idade fértil.
 
Fonte R7

ANS determina portabilidade especial de 4 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a portabilidade especial de carências para os clientes das operadoras All Saúde (Administradora Brasileira de Assistência Médica Ltda.), Lam (Operadora de Planos de Saúde S/C Ltda.), Sermed (Serviço Médico e Dentário Ltda.) e Coife Odonto Planos Odontológicos Ltda.

A ANS considerou o "grave risco" à continuação do socorro aos usuários.
 
De acordo com a ANS, a partir desta segunda-feira, 10, os clientes das quatro empresas terão 60 dias para mudar de convênio médico sem precisar cumprir carência ou cobertura parcial temporária no plano novo.
 
Fonte Agência Estado

São Paulo confirma 168 mortes pela Gripe A em 2013

30,8% das mortes causadas pela Gripe
A ocorreram na cidade de São Paulo
O estado de São Paulo, que concentra a maioria dos casos do vírus H1N1 - a Gripe A - no Brasil, confirmou nesta terça-feira 168 mortes causadas pelo vírus entre os meses de janeiro e junho deste ano.
 
O boletim mais recente da Secretaria de Saúde demonstra que 30,8% das mortes causadas pela Gripe A ocorreram na cidade de São Paulo.
 
No total, foram confirmados 4.157 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) no estado, sendo que 778 foram provocados pelo vírus H1N1, entre eles 168 dos pacientes que morreram infectados. Com isso, o governo do estado intensificou as campanhas de vacinação, que até o momento atenderam mais de oito milhões de pessoas, e aumentou em três milhões as doses do remédio Tamiflu nos hospitais públicos.
 
No primeiro semestre, o estado entregou cinco milhões de doses desse remédio nas cidades mais afetadas pela propagação da Gripe A. O Rio Grande do Sul também confirmou hoje as primeiras duas mortes na região. Em Minas Gerais, a cidade de Uberaba registrou a quarta vítima pela mesma doença.
 
Em Roraima há duas suspeitas de morte pela Gripe A, o que pode elevar o número de mortes no país e ultrapassar os 176 casos. Além disso, outros estados ainda não apresentaram seus respectivos balanços.
 
Fonte Efe/R7

Mulher grávida é internada para retirar o apêndice, sai sem o ovário e perde bebê

Reprodução / Daily Mail
Erro médico: Maria de Jesus, de 32 anos, foi internada para
retirar o apêndice, mas saiu do hospital sem o ovário
Maria de Jesus, de 32 anos, morreu 19 dias após a cirurgia fracassada
 
A professora assistente Maria de Jesus, de 32 anos, foi internada no Queen’s Hospital, em Romford, no Reino Unido, para retirar o apêndice, mas saiu do hospital sem o ovário por causa de um erro médico. As informações foram publicadas no site do jornal Daily Mail.
 
Maria, que estava grávida do terceiro filho, sofria de apendicite e chegou ao hospital com fortes dores no estômago. Sem supervisão, dois cirurgiões novatos a operaram e, por engano, retiraram os ovários em vez do apêndice. A paciente recebeu alta médica oito dias após a fracassada cirurgia.
 
No entanto, as dores no estômago voltaram em pouco menos de uma semana e ela precisou retornar ao hospital. O problema é que sua saúde não melhorou e ela teve um aborto natural. Quando os médicos descobriram o erro e decidiram reoperá-la, Maria morreu na mesa de cirurgia de falência múltipla dos órgãos.  
 
Inconformado e revoltado, seu marido Adelino de Jesus, de 53 anos, disse que vai tomar medidas legais contra o hospital.
— Sinto que o hospital foi negligente. A morte da minha mulher poderia ter sido evitada, tenho certeza disso.
 
Segundo a equipe médica, a professora desenvolveu sepse grave como resultado da apendicite.
 
— No momento que percebi o quão grave era a situação, o hospital prometeu os melhores especialistas, mas já era tarde demais.
 
O hospital admitiu a responsabilidade pela morte e pediu desculpas à sua família.
 
Fonte R7

Garoto "engravida" e chama atenção para gestação na adolescência

Divulgação
Menino aparece "grávido" em campanha publicitária
Campanha de Chicago faz anúncios polêmicos para falar sobre gravidez entre jovens
 
Uma campanha publicitária inusitada de Chicago, nos Estados Unidos, chamou atenção por publicar fotos de adolescentes "grávidos". De acordo com o jornal The Sun desta terça-feira (11), as fotos chocantes tomaram conta dos pontos de ônibus da cidade e criaram polêmica nas redes sociais.
 
Apesar dos comentários positivos e negativos da campanha, os especialistas em saúde disseram que os anúncios vão incentivar os adolescentes a praticar sexo seguro.
 
Brian Richardson, porta-voz do Departamento de Saúde Chicago, explicou que  a ideia era criar uma campanha publicitária que iria levar as pessoas a pensar sobre gravidez na adolescência e partos de adolescentes. Além disso, como a gestação pode afetar mais do que apenas meninas adolescentes.

—As filhas de mães adolescentes são mais propensas a se tornar próprios mães adolescentes. Os filhos de mães adolescentes são mais propensos a ir à prisão. Estes são desafios que vão além de uma menina ou uma mulher."

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Umirim (CE)

A Prefeitura de Umirim, no estado do Ceará, lançou edital de concurso público n° 001/2013, para preenchimento de 206 vagas e formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos são de até R$ 3.050,00 para jornadas de 20 ou 40 horas semanais. O concurso será executado pelo Instituto Cearense de Concursos, Capacitações e Pesquisas - ICC.
 
Neste certame será respeitado 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Para o nível fundamental completo e incompleto são oferecidas vagas nos cargos de Copeiro(a), Cozinheiro(a), Eletricista, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista Categoria “B” e Motorista Categoria “D”. Quem possui nível médio pode concorrer aos postos de Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Almoxarife, Auxiliar Bibliotecário, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar em Saúde Bucal, Fiscal de Tributos, Instrutor de Prática Esportiva, Instrutor de Informática, Instrutor de Atividades Culturais e Educativas, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico de Radiologia e Técnico em Saúde Bucal.

Já para o nível superior, há vagas nas funções de Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo, Professor Educação Básica II (Português e Inglês), Professor Educação Básica II (Matemática), Professor Educação Básica II – Ciências, Professor Educação Básica II – História, Professor Educação Básica II – Geografia, Professor Educação Básica II Pedagogia (1o ao 5o Ano) e Professor Educação Básica II - Pdeagogia (1º ao 5º anos) e Pedagogia (Ensino Infantil).

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 28 de junho de 2013, na Rua Roldão Paraíba, 17, Centro, Municipio de Umirim, Estado do Ceará (atrás da Agência do Banco do Brasil S/A), das 8:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 horas.

Taxas
- Cargos de Nível Fundamental Completo ou Inconpleto: R$ 40,00;
- Cargos de Nível Médio: R$ 60,00;
- Cargos de Nível Superior: R$ 80,00.

Provas
As Provas serão realizadas no Município de Umirim, provavelmente em 14 de julho de 2013. 
 
O concurso terá a validade de dois anos, a contar da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.
 
A divulgação oficial do inteiro teor do Edital e demais documentos serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) e em jornal de grande circulação do Estado.

UFBA abre vagas para professores

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) divulgou edital (06/2013) que trata da realização de processo seletivo para contratação de docentes por tempo determinado. O edital informa que os professores atuarão no Campus de Salvador/BA, em algumas unidades e departamentos da instituição.
 
São oferecidas 16 oportunidades nas seguintes unidades de ensino/departamentos: Escola Politécnica, Faculdade de Odontologia, Instituto de Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina da Bahia, Escola de Teatro e Instituto Multidisciplinar em Saúde.
 
As inscrições serão recebidas até 13 de junho de 2013 e a taxa relativa à inscrição é de R$ 20.
 
A seleção simplificada ocorrerá no período de 14, 17 e 18 de junho e até 19 de junho  de 2013 será tornado público o resultado do certame, com posterior publicação no Diário Oficial da União.
 
O prazo de validade do certame será de um ano contado a partir da data da publicação do resultado no Diário Oficial da União. 

Concurso Prefeitura de Santa Teresinha (BA) 2013

A Prefeitura de Santa Teresinha, no estado da Bahia, abriu edital de concurso público n° 01/2013, com a intenção de ocupar 159 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 678 a R$ 960 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

O concurso público será executado pelo SEPROD – Serviço de Processamento de Dados e das vagas disponíveis 5% serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de auxiliar serviços gerais, vigia, telefonista, motorista B, motorista D, agente de combate a endemias - ACE, auxiliar de infraestrutura, técnico em enfermagem, técnico em vigilância sanitária, técnico em vigilância epidemiológica, agente administrativo, auxiliar administrativo, professor I, nutricionista, assistente social, professor II - português, professor II - matemática, professor II - inglês, professor II - história e professor II - ciências.

Inscrições
As inscrições,via internet, ficarão abertas até o dia 14 de junho de 2013, no site do SEPROD (www.seprod.com.br). Já as inscrições presenciais serão realizadas na Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo localizada à Praça Ápio Medrado, centro, neste Município das 08:00hs às 14:00hs, considerando o mesmo prazo.

A partir do dia 26 de junho de 2013 o candidato deverá conferir, no endereço eletrônico do SEPROD, se os dados da inscrição efetuada via internet foram confirmados. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o SEPROD pelo número (75) 3422-3042, no horário comercial para verificar o ocorrido.

Taxas
Ensino Superior Completo - R$ 70,00;
Professor Nível I - R$ 60,00;
Ensino Médio Completo/Curso Técnico - R$ 50,00;
Ensino Fundamental - R$ 30,00.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 14 de julho de 2013, em locais e horários a serem divulgados na data provável de 05 de julho de 2013. O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado pela organizadora até o segundo dia útil após a realização das respectivas provas.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado o prazo, ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Capim Grosso (BA)

A Prefeitura de Capim Grosso, cidade localizada a 272 km de Salvador, na Bahia, lançou edital de concurso público Nº. 01/2013, com a intenção de ocupar 20 vagas para Agentes de Combate às Endemias (nível fundamental completo) do Quadro de Pessoal da Secretaria Municipal da Saúde, sendo 05 vagas para cadastro de reserva. A remuneração será de R$ 678,00 por carga horária de 40 horas semanais.

O concurso será realizado através do IEPDM - Instituto de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento Municipal e terá validade de dois anos contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado.

As inscrições foram prorrogadas e serão efetivadas via internet, unicamente através do endereço eletrônico www.idmconcursos.com.br, até as 18:00 do dia 12 de junho de 2013. A taxa de inscrição será de R$ 30,00.

As provas serão realizadas, em datas e locais a serem posteriormente divulgados, sendo os candidatos convocados para as provas através de Edital publicado no quadro de avisos desta Prefeitura, no site da Empresa organizadora do Concurso Públicono seguinte endereço eletrônico:

Concurso CRBio 5ª Região

O Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-5), nos estados da Bahia e Pernambuco, por meio do Instituto Quadrix, publicou edital n° 01/2013 de concurso público destinado ao provimento de vagas e à formação de cadastro de reserva. São ofertadas duas vagas distribuídas entre os cargos de agente fiscal e fiscal biólogo, com exigência de níveis médio e superior, respectivamente.
 
Os salários variam de R$ 1.525,63 a R$ 2.904,72, devendo os contratados cumprirem uma jornada semanal de 40 horas.
 
Inscrições
Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, até o dia 01 de julho de 2013.

Taxas
- R$ 45,00 para os cargos de nível médio;
- R$ 55,00 para os cargos de nível superior.

Provas
A prova objetiva será realizada nas cidades de Recife/PE e Salvador/BA no dia 14 de julho de 2013. Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados pelo Instituto Quadrix e informados no comprovante definitivo de inscrição, que será disponibilizado na data provável de 09 de julho de 2013.
 
O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado provavelmente no dia 15 de julho de 2013.
 
Validade
A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Concurso CRF - AP

O Conselho Regional de Farmácia do Amapá - CRF-AP, publicou edital N° 01/2013 de concurso público, com a intenção de ocupar 04 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo e motorista (níveis fundamental e médio).  A remuneração oferecida varia de R$ 678,00 e R$ 845,00 por carga horária de 40 horas semanais.

Inscrições
O concurso será executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social e os interessados deverão fazer suas inscrições exclusivamente via internet (site www.quadrix.org.br), até às 23 horas e 59 minutos do dia 15 de julho de 2013.

Taxas
- R$ 30,00 para o cargo de nível fundamental;
- R$ 40,00 para os cargos de nível médio.

Provas e Gabaritos
A prova objetiva será realizada na cidade de Macapá (AP), considerando o horário de Brasília, terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 28 de julho de 2013, no turno da tarde.

Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados pela organizadora, e no comprovante definitivo de inscrição, que será disponibilizado na data provável de 22 de julho de 2013.

A publicação do gabarito preliminar será na data provável de 29 de julho de 2013. Já o resultado final do concurso será divulgado na data prevista de 26 de agosto de 2013.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Concurso UFAM

A Universidade do Amazonas (UFAM) lançou edital N° 018/2013 de concurso público, com o objetivo de ocupar 31 vagas para Professor Auxiliar, sendo 31 para as Unidades da capital e 03 para o interior do estado, no Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Os admitidos ao quadro docente atuarão nas Faculdades de Medicina (FM), de Ciências Farmacêuticas (FCF), de Estudos Sociais (FES) e de Educação (Faced), Centro de Educação a Distância (CED), Economia Aplicada, Institutos de Ciências Humanas e Letras (ICHL), de Ciências Biológicas (ICB) e Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ). As jornadas serão de 20h, 40h e 40h em regime de Dedicação Exclusiva com salários de R$ 2.258,84 a R$ 8.506,61, conforme titulação e jornada.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 13 de junho de 2013, das 9h às 11h e das 14h às 16h, nas secretarias das respectivas Unidades Acadêmicas.

Taxas
- Professor Auxiliar em regime de 20 horas: R$ 43,33;
- Professor Auxiliar em regime de 40 horas: R$ 64,20;
- Professor Auxiliar em regime de Dedicação Exclusiva: R$ 76,08.

Provas e Validade
Haverá prova escrita, didática e de títulos para todos. As provas serão realizadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na cidade do Rio de Janeiro.

Fica fixado o prazo de validade do concurso em u, (01) ano após a homologação e publicação do resultado final no DOU, passível de prorrogação por igual período.

Prefeitura de Cristópolis (BA) abre processo seletivo

A Prefeitura de Cristópolis, município localizado a 809 km da capital baiana, torna pública a abertura do extrato do edital n° 19, de 10 de junho de 2013, para realização de processo seletivo, destinado ao preenchimento de cargos no quadro permanente de servidores.

O processo seletivo visa oferecer 03 vagas para os cargos de Médico e Motorista categoria D. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e remuneração de até R$ 4.181,38.

As inscrições serão efetuadas do dia 11 a 14 de junho de 2013, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00, na Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Major Claro, 160, Centro, Cristópolis.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial da União, de 11 de junho de 2013, seção 3, pág. 175.

Prefeitura de Garopaba (SC) abre processo seletivo para a Saúde

O Município de Garopaba, no interior do estado de Santa Catarina, publicou o edital de processo seletivo nº 015/2013, visando a contratação de cadastro de reserva de médicos ESF, psicólogo NASF e agente comunitário de saúde que atuem na rede pública de saúde. Os candidatos ao cargo de Médico e Psicólogo devem ter formação superior e para agente comunitário, os interessados devem comprovar nível fundamental completo.

O salário vai de R$ 716,02 a R$ 6.837,26, por jornadas de trabalho que variam entre 20 e 40 horas semanais.

As inscrições vão até 26 de junho de 2013, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada na Rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF, Centro. Não será cobrada taxa de inscrição.

O processo seletivo será realizado em três etapas: análise de documentos, entrevista e avaliação de experiências profissionais. A data, local e horário para cada uma dessas etapas serão informados no site www.garopaba.sc.gov.br.

As contratações serão por tempo determinado, de acordo com as necessidades da Administração Pública de Garopaba.

Prefeitura de Charqueada - SP realiza seleção

A Prefeitura de Charqueada, no estado de São Paulo, disponibilizou o edital n° 01/2013 de processo seletivo para o preenchimento de 09 vagas nos cargos de Agente Comunitário de Saúde ESF, Atendente de Consultório Dentário ESF e Médico ESF. Do total de oportunidades, 5% são reservadas a pessoas portadoras de deficiência.

As oportunidades são para profissionais com níveis fundamental e superior e a remuneração pode chegar a R$ 3.487 por carga horária de até 42,5 horas por semana.

As inscrições, nos valores de R$ 20 e R$ 30, serão realizadas até 25 de junho de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF, através do site www.tsrconcursos.com.br.

Sob a responsabilidade da empresa TSR - Prestadora de Serviços S/S Ltda, as provas estão inicialmente previstas para 14 de julho de 2013, em local e horário a ser divulgado. O resultado das provas objetivas será afixado no quadro de avisos da Prefeitura, publicado no Informativo Decenário de Publicações Oficiais do Município de Charqueada e disponibilizado, em caráter meramente informativo, no site www.tsrconcursos.com.br, em até 30 dias após a realização das provas.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data de publicação da sua homologação, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Itambaracá - PR

Sob a responsabilidade do Instituto Saber, a Prefeitura de Itambaracá, no estado do Paraná, abriu concurso público e processo seletivo, ambos regidos por editais de nº 001/2013, com a finalidade de ocupar 04 vagas distribuídas entre os cargos de Advogado, Assistente Social, Psicólogo e Médico.

O salário oferecido aos futuros contratados varia de R$ 938,40 a R$ 3.588,98, para jornadas de trabalho de 20 a 40 semanais. Serão destinadas aos portadores de deficiência 5% do total de vagas.

Os interessados devem ter nível superior na respectiva área de interesse e fazer a inscrição até 27 de junho de 2013, pela internet, no site www.saber.srv.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100.

A seleção será realizada em três etapas: prova escrita, agendada para o dia provável 14 de julho de 2013, pela manhã, em local a ser divulgado futuramente na página eletrônica de inscrição. A segunda etapa é composta por prova de títulos e a terceira será o exame médico pré-admissional.

O resultado final será informado também pelos sites de inscrição e da Prefeitura (www.itambaraca.pr.gov.br).

Tanto o concurso quanto o processo seletivo terão validade de dois anos, prorrogável uma vez e por igual período.

Prefeitura de Carmo da Cachoeira – MG realiza concurso

O Município de Carmo da Cachoeira, no estado de Minas Gerais, publicou o edital nº 01/2013 de concurso público para provimento de 50 vagas distribuídas entre cargos de níveis fundamental, médio e superior do quadro de pessoal da Prefeitura. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 1.170,00, por jornadas de trabalho entre 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos e vagas
Médico (2) Enfermeiro (1), Farmacêutico/Bioquímico (1), Contador (1), Engenheiro (1), Professor Recreador (2), Assistente Social I (1), Técnico em Enfermagem (2), Auxiliar Administrativo (3), Auxiliar de Biblioteca (1), Motorista (14), Contínuo (2), Coveiro (1), Operário Qualificado (5), Operador de Máquinas (3), Carpinteiro (1), Encanador (1), Eletricista (1), Gari (2), Pedreiro (2) e Tratorista (1).
 
Inscrições
Os interessados podem se inscrever pelo site www.ambasp.org.br, de 19 de agosto a 19 de setembro de 2013. Já a inscrição presencial pode ser feita dentro desse mesmo prazo, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, no Saguão da Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira- MG, Rua Dr. Veiga Lima, 582, Centro.

O valor da taxa de inscrição vai de R$ 47 a R$ 81.
 
Seleção
Os candidatos serão selecionados por meio de prova objetiva, prevista para 20 de outubro de 2013, na cidade de Carmo da Cachoeira – MG. O local e hora serão informados futuramente pelo portal www.ambasp.org.br. Os cargos de tratorista, operador de máquina e motorista passarão também por avaliação prática, enquanto outros cargos passarão por avaliação de títulos.
 
Validade
O Concurso terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as necessidades da Administração Pública de Carmo da Cachoeira – MG.

Secitec - MT abre seleção para professor

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (Secitec) abriu o edital nº 11/2013 de processo seletivo para o provimento de 63 vagas e formação de cadastro reserva para cargo de Professor em várias disciplinas. Os docentes devem ter nível superior e, se aprovados e contratados, atuarão no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), fazendo jus a remuneração de R$ 36 por hora/aula.
 
Inscrições
Os interessados podem efetivar suas inscrições até 19 de junho de 2013, das 08h às 11h, 13h às 17h e das 19h às 22h, nas escolas técnicas estaduais dos municípios de Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Barra do Garças e na sede da Secitec, em Cuiabá. Os interessados podem acessar o Formulário de Inscrição no site www.secitec.mt.gov.br.
 
Seleção
O processo seletivo externo simplificado será realizado por meio de Prova de Títulos, Avaliação de currículos e Entrevista.

Os documentos serão recebidos na Secitec Cuiabá no dia 21 de junho de 2013, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O resultado da Prova de Títulos e Análise de Currículo e Cronograma da Entrevista está previsto para ser divulgado no dia 25 de junho de 2013, no mural da ETEEPT e no site - www.secitec.mt.gov.br.

A entrevista será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2013, das 7h às 11h, das 13h às 17h e das 19h às 22h.

O resultado final do processo seletivo está previsto para ser anunciado no dia 05 de julho de 2013 e será divulgado no site da Secitec.

SES (PE) abre vagas de nível superior

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) publicou através do Diário Oficial do Estado a Portaria Conjunta SAD/SES nº 61/2013, para realização de seleção pública. São disponibilizadas 04 vagas de nível técnico superior para Apoiadores Institucionais Hospitalares e Organizacional, com remuneração de até R$ 2.600,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Do total de vagas 3% serão reservadas para pessoas com deficiência.
 
Inscrição
Para se inscrever o candidato deverá preencher o formulário de inscrição juntamente com o caderno de apresentação de documentos e enviá-los via SEDEX, com aviso de recebimento (AR), do dia 12 a 26 de junho de 2013, para a Gerência de Políticas e Regulação do Trabalho, situada à Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 Bongi - Recife/PE CEP–50.751-530, e/ou presencial nos seguintes endereços:
 
Secretaria Estadual de Saúde - Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 Bongi - Recife/PE CEP - 50.751-530, das 14:00 às 16:30;

Sede da IV Região de Saúde - Rua General Estilac Leal s/n Salgado/Caruaru - CEP: 55018-610, das 08:30 às 13:00;

Sede da X Região de Saúde - Avenida Julho Câmara, nº 625 Centro/ Afogados da Ingazeira - CEP: 56800-000, das 08:30 às 13:00;

Sede da XI Região de Saúde - Rua Antonio Alves de Oliveira, 2380, IPSEP – Serra Talhada CEP: 56912-160, das 08:30 às 13:00.
 
Prova
O certame será constituído de avaliação curricular e avaliação técnica, ambas de caráter classificatório e eliminatório.
 
A partir do dia 09 de julho de 2013, será divulgado o resultado preliminar da avaliação curricular no site da SES (www.saude.pe.gov.br).
 
A avaliação técnica será realizada provavelmente no dia 18 de julho de 2013, no Auditório da sede da SES, localizado na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 – Bongi, CEP - 50.751-530.
 
O resultado preliminar da avaliação técnica será divulgado no site da SES a partir do dia 22 de julho de 2013.
 
Validade
A validade do certame será de 24 meses, prorrogáveis por até igual período, a contar da homologação do resultado final, publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo, de 11 de junho de 2013, pág. 7 a 10.

Anunciado processo seletivo na Prefeitura de Riachinho - MG

O Município de Riachinho, cidade do interior do estado de Minas Gerais, lançou o edital de processo seletivo nº 01/2013 para contratar 74 profissionais de nível fundamental, médio e superior. Os rendimentos vão de R$ 678 a R$ 7.800, por jornadas de trabalho de 20 a 44 horas semanais. 
 
Cargos
As oportunidades são para Enfermeiro, Médico do PSF, Técnico em Enfermagem, Odontólogo do PSF, Auxiliar de Consultório Dentário, Recepcionista, Agente Comunitário de Saúde (urbano e rural), Agente de Combate à Endemias, Orientador Social, Facilitador de Artes e Cultura, Facilitador de Esporte e Lazer, Psicólogo, Assistente Social, Agente Social, Recepcionista, Técnico de Programa Bolsa Família, Auxiliar de Serviços Gerais, Instrutor de Artesanato, Professor de Educação Física e Professor de Educação Básica - PEB.
 
Inscrição
As inscrições estarão abertas entre os dias 18 e 21 de junho de 2013, pela internet, no site www.liberalconsultores.com.br, ou na sede da Prefeitura Municipal de Riachinho/MG, situada à Avenida JK, 4485, Centro, Riachinho/MG, onde funcionará um posto de atendimento. O valor da taxa de inscrição vai de R$ 27 a R$ 200, de acordo com o cargo pretendido.
 
Seleção
O processo seletivo constará de prova objetiva, que será aplicada, provavelmente, em 28 de julho de 2013, em local e horário divulgados em edital de convocação. 
 
O processo seletivo terá validade de 24 meses, prorrogável uma vez, por igual período, a critério e conveniência da administração pública em restrita observância ao relevante interesse público.

Secretaria de Saúde – SC lança processo seletivo

A Secretaria Estadual de Saúde do estado de Santa Catarina publicou o edital nº 018/2013/SES de processo seletivo simplificado, objetivando contratar dois médicos na especialidade ginecologia e obstetrícia. O salário é de R$ 7.074,23 por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
As inscrições devem sem feitas até 21 de junho de 2013, no site www.saude.sc.gov.br. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A documentação comprobatória da formação e experiência profissional do candidato deverá ser entregue na Secretaria de Estado da Saúde, localizada à Rua Esteves Júnior, 160, 3° andar, Centro, na Diretoria de Gestão de Pessoas – Florianópolis/SC ou no Hospital Regional São José Dr. Homero de Miranda Gomes, situado a Rua Adolfo Donato da Silva, s/nº, Praia Comprida, São José – SC.
 
O Processo Seletivo ocorrerá mediante somatório de pontos da contagem de títulos e da experiência comprovada.
 
O contrato terá duração de doze meses, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Serra do Salitre - MG

A Prefeitura de Serra do Salitre, no estado de Minas Gerais, lançou edital 01/2013 de concurso público para o provimento de 89 vagas em diversos setores da administração municipal. Os vencimentos podem chegar a R$ 5.360,80, em carga horária de 20 a 40 horas por semana.
As oportunidades são para níveis alfabetizado, fundamental, médio/técnico e superior.
 
Cargos
Médico Saúde da família, Médico Especialista (Pediatra, Ginecologista e Psiquiatra), Dentista da Saúde da Família, Enfermeiro, Farmacêutico, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Professor de Educação Básica, Supervisor Escolar, Professor de Educação Física, Monitor de Educação Infantil, Monitor de Transporte Escolar, Motorista de ambulância, Van e Microônibus, Motorista de Transporte Escolar, Servente Escolar, Auxiliar de Ofícios e Técnico de Enfermagem.
 
Inscrição, Seleção e Resultados
Para concorrer, os interessados devem efetivar suas inscrições no período de 17 a 28 de junho de 2013, mediante acesso ao site www.souzaaraujoconsultoria.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 150.
 
A avaliação deste certame será composta por prova objetiva, que será aplicada provavelmente em 21 de julho de 2013. Os locais de realização das provas serão divulgados pela Empresa Souza Araujo (site) e no mural/quadro de avisos da Prefeitura no dia 09 de julho de 2013, após homologação das inscrições. 
 
De acordo com o cronograma do concurso, a homologação do resultado final será anunciado em 02 de agosto de 2013. 

Hospital das Clínicas – SP abre concurso público

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) publicou o edital nº 48/2013 CCP  de abertura de inscrições ao concurso público para o provimento de 60 vagas na função de Técnicos de Enfermagem. A exigência para participação é a formação de nível médio/técnico e o registro profissional no conselho competente.
 
Os contratados serão lotados na Divisão de Enfermagem de Diretoria Executiva do Instituto Central, tendo direito a salário mensal  de R$ 1.028,74, com direito a auxílio alimentação e opção pelo benefício de vale transporte, por 30 horas semanais de trabalho, em regime celetista.
 
As inscrições estarão abertas até 03 de julho de 2013, período em que o candidato deve mandar a ficha de inscrição preenchida com cópias de documentos pessoais, comprovante de conclusão do curso de técnico em enfermagem mais comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 42,51, para o seguinte endereço:
 
Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, nº 225, Prédio da Administração, 1º andar, Cerqueira César, São Paulo - SP - CEP 05403-010.
 
O formulário de inscrição está disponível no site do HCFMUSP (http://www.hc.fm.usp.br/).
 
Os candidatos serão avaliados através de prova escrita e oral, sendo que a prova escrita está agendada provavelmente para 21 de julho de 2013.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo este prazo pode ser prorrogado por igual período.  
 
O edital completo pode ser encontrado na página eletrônica do HCFMUSP, link "Institucional", seção "Concursos Públicos".

Concurso Prefeitura de Itiquira (MT)

A Prefeitura de Itiquira, no Mato Grosso, reabriu as inscrições do concurso público nº 001/2012, por meio da publicação de novo edital (nº 001/2013).  São ofertadas 215 vagas em todos os níveis de escolaridade, com remuneração de até 6 mil reais. A responsabilidade pela seleção dos candidatos será da organizadora ACP Informática.
 
Cargos
Auxiliar Serviços Gerais, Guarda, Gari, Servente, Artífice em Copa/Cozinha, Coveiro, Eletricista de Veículos, Motorista CNH - D ou E, Pedreiro, Pintor, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal - ASB, Recepcionista, Almoxarife, Monitor de Esportes, Motorista Escolar, Operador Escavadeira Hidráulica, Agente Ambiental, Fiscal da Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem , Técnico em Raios-X, Agente Administrativo, Fiscal de Obras, Posturas, Técnico em Informática, Pregoeiro, Controlador Interno, Gestor Público, Procurador Jurídico, Contador, Professor, Químico, Biólogo, Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (cirurgião clínica geral), Médico Veterinário, Psicólogo, Nutricionista e Odontólogo.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas presencialmente até o dia 26 de junho de 2013, na sede da Prefeitura de Itiquira, localizada na Praça Frei Liberato Keterrer, 311 - Centro. Pela internet, o prazo de inscrição é o mesmo, devendo o candidato acessar o endereço www.acpi.inf.br. Será cobrada taxa de inscrição que varia de R$ 30 a R$ 70. 
 
Segundo a ACP Informática, as inscrições homologados no edital 01/2012 continuam válidas. 
 
Avaliação e Resultado
A seleção será composta por prova objetiva, prova prática, prova de títulos e teste de aptidão física, sendo aplicados de acordo com o cargo escolhido pelo candidato.
 
As provas objetivas, para todos os cargos, serão realizadas provavelmente no dia 14 de julho de 2013, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível no mural da Prefeitura e no endereço eletrônico da ACP.
 
As provas práticas, para cargos específicos, poderão ser realizadas no mesmo dia das provas objetivas, dependendo do número de candidatos que farão este tipo de prova. Os candidatos que concorrerem às vagas de nível superior também serão avaliados por meio de prova de títulos.
 
Segundo o cronograma do certame, o resultado final do concurso público será publicado no site da ACP Informática e, facultativamente, na imprensa local, de forma resumida ou integral, a critério da administração pública.

Prefeitura de Goiana (PE) abre processo seletivo

A Prefeitura de Goiana, município localizado a 62 km de Recife, estado do Pernambuco, está realizando o processo seletivo nº. 001/2013, no qual são oferecidas 788 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 678,00 e R$ 6.500,00. Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
As inscrições serão efetuadas de forma gratuita até o dia 12 de junho de 2013, através do site www.goiana.pe.gov.br. A ficha de inscrição e a documentação deverão ser entregues no auditório da prefeitura de Goiana.
 
O certame constará de análise de informações curriculares fornecidas pelos candidatos no ato da inscrição. O resultado final será divulgado a partir do dia 24 de junho de 2013.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por até igual período.

Aprenda a utilizar óleos e gorduras na alimentação de forma saudável

Aprenda a utilizar óleos e gorduras na alimentação de forma saudável Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação
Enquanto algumas são prejudiciais à saúde, outras ajudam
 a prevenir doenças
Importantes fontes de energia, substâncias devem ser consumidas com cuidado
 
O consumo de gorduras é muito comum entre os brasileiros, mas também desperta muitas dúvidas. Ao mesmo tempo em que são importantes para uma dieta saudável, as gorduras também podem prejudicar o organismo e desencadear doenças.
 
Em virtude disso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia publicou, no início deste ano, a I Diretriz sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. O objetivo da diretriz é estabelecer recomendações para os padrões alimentares, considerando que a população brasileira tem adotado uma alimentação com elevados teores de gordura.
 
— Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença cardiovascular é a principal causa de morte no mundo. Hoje, está claro que diferentes padrões dietéticos modulam aspectos do processo aterosclerótico e fatores de risco cardiovasculares — alerta a nutricionista clínica do Hospital Mãe de Deus, Maira Pereira Perez.
 
De acordo com a especialista, as gorduras são substâncias que podem ser encontradas na natureza sob forma sólida (gordura) ou líquida (óleos).
 
— Elas são essenciais para o nosso organismo, pois são importantes fontes de energia e fornecem vitaminas (A, D, E e K), além de revestir e proteger nossos órgãos vitais. As gorduras também tornam nosso alimento mais saboroso, por isso a preferência da população em consumi-la — aponta Maira.
 
Gordura saturada x insaturada
Maira explica que as gorduras são, basicamente, formadas por ácidos graxos e glicerol. Sua formação química é que define o grau de saturações, dividindo-as em saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas.
 
Gorduras saturadas: são encontradas em estado sólido na temperatura ambiente. Costumam ser encontradas nos produtos de origem animal, como gorduras de carne e pele de aves, além dos derivados do leite. De acordo com a nutricionista, elas estão relacionadas ao aumento do nível de colesterol.
 
Gorduras insaturadas (monoinsaturadas e poliinsaturadas): são líquidas em temperatura ambiente. As monoinsaturadas estão presentes em maior quantidade no azeite de oliva e nos óleos de canola e de amendoim. Já as poliinsaturadas são encontradas em óleos vegetais (girassol, milho, soja, algodão), óleos de peixe e em oleaginosas (castanha, amêndoa). As gorduras insaturadas estão envolvidas com a diminuição dos níveis de colesterol total, atuando principalmente na redução do colesterol ruim, o LDL.
 
Ácidos graxos
A nutricionista também destaca que as gorduras insaturadas são ricas em ácidos graxos essenciais que, por não serem sintetizados pelo organismo, precisam ser adquiridos por meio da alimentação.
 
— Existem dois ácidos graxos essenciais: o ômega-3 (ácido linolênico) e o ômega-6 (ácido linoléico). O ácido graxo ômega-3 é encontrado principalmente em peixes e óleos de peixe, e as melhores fontes alimentares de ácido graxo ômega-6 são os óleos vegetais (girassol, milho, soja, algodão) — explica Maira.
 
Outro tipo de ácido graxo muito comum é o ácido graxo trans, que pode ser encontrado em produtos industrializados como a margarina, a gordura vegetal hidrogenada, recheios de biscoitos, sorvetes, alimentos congelados, entre outros. A respeito deles, Maira faz um alerta:
 
— Em excesso, os ácidos graxos trans são mais prejudiciais que os ácidos graxos saturados, no que diz respeito à elevação dos níveis de colesterol.
 
Consumo adequado
O consumo de gorduras é um assunto controverso, pois algumas são comprovadamente prejudiciais à saúde, enquanto outras são protetoras na prevenção dessas mesmas doenças. Entretanto, segundo a American Heart Association, o consumo em excesso de qualquer tipo de gordura está diretamente realacionado ao ganho de peso.
 
De acordo com a IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as recomendações nutricionais incluem o consumo de aproximadamente 25% a 35% de gorduras totais (em relação ao valor calórico da dieta), sendo 7% de ácidos graxos saturados, 10% de poliinsaturados e 20% de monoinsaturados.
 
— A estratégia para alcançar o consumo adequado de gorduras inclui a substituição de ácidos graxos saturados e trans por gorduras de origem vegetal, ricas em ácidos graxos insaturados — explica a nutricionista.
 
De acordo com Maira, para aumentar o consumo de gordura monoinsaturada, a dieta deve incluir óleo de canola, azeite de oliva e castanhas. A ingestão adequada de ácidos graxos ômega-3 pode ser alcançada pelo uso de linhaça e óleo de canola e pela inclusão na dieta de pelo menos duas porções de peixe por semana (de preferência peixes como sardinha, atum e salmão). Já o consumo adequado de ácidos graxos ômega-6 pode ser alcançado pelo consumo de óleos vegetais, especialmente o de soja.

Fonte Zero Hora

Confira dicas de segurança para crianças nas ruas

Confira dicas de segurança para crianças nas ruas Stock.Xchng/Divulgação
Não é preciso ficar sempre dentro de casa para ter segurança
Alguns cuidados ajudam a prevenir que crianças sejam vítimas de criminosos
 
Antes de sair de casa
– Principalmente no caso dos pais que levam as crianças ao colégio no período da manhã, observar se não há ninguém suspeito nas proximidades da residência, pois os criminosos aproveitam o momento de distração para praticar os assaltos.
 
– Evite mexer em bolsas ou carteiras para entregar dinheiro às crianças, seja na saída de casa, no trânsito ou nas proximidades da escola, pois os assaltantes estão sempre esperando uma oportunidade. Opte por entregar o dinheiro para a criança antes de sair de casa.
 
– Oriente seus filhos a utilizarem com discrição os celulares, notebooks e demais equipamentos eletrônicos (MP3, MP4, câmeras digitais, etc.), pois as crianças são vítimas potenciais dos bandidos, principalmente por não oferecerem maior resistência.
 
– Ensine a criança para que ela aprenda o próprio endereço, telefone, nome dos pais, nome dos responsáveis, e que procure um policial caso se sinta perdida, assustada ou ameaçada.
 
– A criança também deve ser orientada a evitar contato com pessoas estranhas, aceitar caronas, alimentos ou presentes, pois podem ser sequestradas.
 
– Caso a criança vá sozinha a pé para a escola, deve optar por andar em grupo no trajeto das escolas ou em longas caminhadas.
 
– Se possível, combine com vizinhos ou colegas de classe que façam o mesmo caminho para irem e voltarem juntos da escola.
 
– A criança precisa também ser orientada para se afastar de situações perigosas, tais como: acidentes, aglomerações e discussões.
 
– Os adultos também devem orientar seus filhos a não comentarem com outras pessoas sobre suas vidas, bens que possuem, horários, profissão dos pais, etc.
 
Quando utilizar ônibus ou transporte escolar
– É recomendável sentar-se sempre próximo ao motorista ou cobrador.
 
– O transporte escolar é um item de grande relevância e merece toda a atenção dos pais, que além de exigir a apresentação do alvará de circulação, devem avaliar as condições de conservação e segurança do veículo, pedir referências e orientar as crianças para prestarem atenção à conduta do motorista no trânsito. Além disso, é imprescindível ler com cuidado cada item do contrato e das condições de pagamento.
 
Ao dirigir com as crianças no carro
– Durante o trajeto para a escola, o pai ou a mãe deve estar atendo aos arredores, pois os criminosos se aproveitam da algazarra das crianças para furtar bolsas, celulares, relógios e outros pertences do motorista.
 
– As crianças, de acordo com a idade, devem andar no banco traseiro, nos assentos apropriados e indicados pela legislação em vigor.
 
A criança deve ter alguns cuidados básicos ao atravessar as ruas
– Não atravessar por trás de árvores, carros, ônibus e bancas de jornais, pois pode não ser vista por um carro que está em alta velocidade.
 
– Procurar ser visto ao atravessar as ruas e utilizar sempre a faixa de pedestres.
 
Fonte: especialista em segurança e gerente de projetos de segurança do Grupo GR, Niv Yossef.

Por Zero Hora

Mitos e verdades sobre os alimentos afrodisíacos

Mitos e verdades sobre os alimentos afrodisíacos Rômulo AS/Divulgação
Foto: Rômulo AS / Divulgação
Efeito está ligado aos estímulos sensoriais
Segundo a sabedoria popular, alguns alimentos teriam o poder de aumentar a libido. Será?
 
Em tempos de Dia dos Namorados, fala-se muito em alimentos afrodisíacos — para dar aquela turbinada na relação, o senso comum recomenda comidas "milagrosas", como ovo de codorna, gengibre, pimenta, canela, chocolate. Mas será que é verdade?
 
— A ciência diz que o que tem impacto direto na vida é a alimentação equilibrada, variada. Há mais de 24.000 substâncias nos alimentos que, combinadas no corpo, causam os mais variados efeitos: não é uma questão assim tão pontual. A boa disposição sexual passa pela boa saúde, que vem da boa alimentação — explica o nutrólogo Paulo Henkin.
 
O mito do ovo de codorna, por exemplo, é uma construção sem nenhum pé na ciência:
 
— Ele é um ovo como qualquer outro, tem tanta ligação com a libido quanto qualquer outra proteína.
 
Já outros alimentos ditos afrodisíacos podem fazer algum efeito, mesmo que por outras razões. A pimenta, por exemplo, causa uma certa vasodilatção, que provoca sensações diferentes no corpo, podendo até fazer a pessoa suar — estimula o organismo, mas sem nenhuma ligação com a questão sexual.
 
Da mesma forma, o gengibre, o cravo, o chocolate e a canela possuem aromas e sabores naturais agradáveis, que mexem com a sensorialidade, podendo fazer com que a pessoa preste mais atenção aos sentidos e ao corpo — e, assim, talvez incrementando o contato sexual, se inseridos em um contexto propício.
 
O nutrólogo ressalta que esse efeito está ligado ao conjunto — com o corpo em ordem e com disposição, esses estímulos podem propiciar o clima romântico:
 
— Não comer muito, não beber muito, comer coisas leves e estimular os sentidos (com um bom banho, um perfume, alimentos de aroma e paladar interessantes) com certeza funcionam melhor que ingerir os ditos afrodisíacos.

Fonte Zero Hora

‘Beijo contaminado’ causa herpes

Para quem está se perguntando o que sexo seguro tem a
ver com saúde bucal, a resposta é câncer bucal.
Para o beijo continuar sendo uma das experiências mais agradáveis da vida, é preciso estar com tudo em ordem, isso quer dizer, hálito fresco, boca saudável e sexo seguro. 

Doença saudável
O beijo é o caminho mais fácil para pegar o vírus Epstein-Barr, que aproveita o contato direto da mucosa com a saliva contaminada. A pessoa com mononucleose infecciosa tem mal-estar, febre, dor de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço e inflamação leve e transitória do fígado (hepatite). “Esse beijo contaminado pode causar herpes de lábio, algumas formas de hepatite, gripes e resfriados”, explica dentista Rodrigo Bueno de Moraes, do blog do Sorriso.

“Como se trata de um vírus, é importante que o indivíduo não tenha baixa resistência imunológica, alimente-se e durma bem, consuma complementos vitamínicos e outros”, diz a estomatologista Maria Carméli Sampaio, consultora da ABO – Associação Brasileira de Odontologia. Segundo a especialista, a higiene também não pode ser deixada de lado para prevenir a mononucleose e outras doenças. “Uma higienização oral frequente ajuda a evitar outros problemas, como a transmissão de cárie, que também se aproveita da troca de salivas”, completa.

Hálito fresco
“Quando o hálito não é bom, o beijo passa a ser evitado e a intimidade é afetada, consequentemente, o sexo também passa a não ser tão bom, e também é evitado”, diz a psicóloga Marina Vasconcellos, terapeuta de casal. A maior causadora da halitose é a saburra lingual, uma placa bacteriana esbranquiçada que se forma na parte posterior da língua e surge quando há diminuição da salivação ou descamação. O problema é que a halitose normalmente vem acompanhada pela fadiga olfatória, isso quer dizer, quem tem mau hálito se acostuma com o cheiro e não sente o próprio hálito.

Nesses casos, a melhor solução é a boa e velha conversa. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Halitose - ABHA -, 99% dos portadores de mau hálito disseram que queriam ter sido avisados antes. Aproveite a hora do beijo para falar sobre o assunto. Pergunte o que ele comeu, pois sentiu um gosto estranho na boca. Caso ele não entenda a insinuação, em outro dia, faça o comentário novamente, e pergunte se não é melhor marcar um horário no dentista para saber se está tudo certo. 

Sexo seguro
Para quem está se perguntando o que sexo seguro tem a ver com saúde bucal, a resposta é câncer bucal. Isso ocorre porque o sexo oral sem proteção pode transmitir o Papilomavirus Humano (HPV) que está diretamente ligado a casos de câncer de cabeça e pescoço.

Segundo uma pesquisa feita pela Faculdade de Saúde Pública da USP com 1.475 pacientes, 72% dos casos de câncer de cabeça e pescoço apresentou o vírus HPV do tipo 16 - o mais relacionado ao desenvolvimento desses tipos de câncer. Existem duas vacinas contra o HPV. Uma delas, a bivalente, protege contra dois tipos de vírus, mais associados ao câncer de colo do útero – o 16 e o 18. A quadrivalente também previne contra os tipos 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais.

Para fazer o diagnóstico, o cirurgião-dentista é o profissional mais capacitado. Ele prestará os primeiros esclarecimentos e encaminhará o paciente ao tratamento adequado. Segundo o oncologista Artur Malzyner, consultor científico da CLINONCO e médico do Hospital Israelita Albert Einstein, o dentista é quem tem acesso às alterações da boca muito antes de os sintomas aparecerem. “O dentista é um grande parceiro do oncologista no diagnóstico precoce, prevenção e tratamento do câncer”, constata.

Outras DSTs que têm no sexo oral um grande parceiro de transmissão são a gonorreia, caracterizada por vermelhão, ardência e prurido na mucosa, e a sífilis, ferida indolor no lábio ou língua. Além dos cuidados antes – selecionando bem o parceiro – e durante – usando preservativo –, é importante não descuidar depois. A visita regular ao cirurgião-dentista pode ser decisiva por facilitar o diagnóstico precoce de diversas doenças relacionadas à cavidade bucal.
 
Fonte saude.terra.com.br