Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de junho de 2013

Efeito de antidepressivos pode ser visto em tomografia, sugere estudo

Os antidepressivos normalmente levam semanas para fazer
efeito e apenas metade dos pacientes conseguem obter algum
 benefício a partir da ingestão de uma droga
Imagens do cérebro sinalizam se remédio é eficaz em tratamento. Especialistas dos EUA quiseram encontrar "biomarcador".
 
Um estudo realizado com pacientes que têm depressão apresentou sinais de que será possível, no futuro, detectar com a ajuda da tomografia se o cérebro humano responde de forma negativa ou positiva ao tratamento recebido, seja ele com antidepressivos ou apenas com terapia.

Os resultados desta pesquisa, realizada com 82 pessoas, foram divulgados nesta quarta-feira (12) pela revista “JAMA Psychiatry”, da Associação Americana de Medicina

De acordo com o artigo, pacientes com depressão não tratada foram examinados e o nível de metabolismo da glicose no cérebro foi anotado. Depois, foram divididos em grupos de tratamento, sendo que alguns receberam um tipo de medicamento por 12 semanas. Outros, participaram de 16 sessões de psicoterapia.
 
O cérebro dos voluntários foi analisado por meio de tomografias por emissão de pósitrons. A partir das imagens, a pesquisa sugere que pacientes com depressão profunda, e que eram medicados com remédios antidepressivos, tinham padrões de atividade cerebral diferentes aos daqueles que passavam por outro tipo de terapia, como a da conversa com especialistas.

Visão do cérebro
A investigação científica sugere que uma varredura no cérebro com equipamentos, como o tomógrafo, ajudou os médicos a determinar quem responde ao tratamento com antidepressivos e quem não consegue se recuperar mesmo usando os medicamentos.

O trabalho foi feito por uma equipe de neurologistas da Universidade Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos. Os médicos afirmam que o objetivo era encontrar um "biomarcador" que, combinado a um tipo de tratamento, poderia indicar uma precisão maior nos resultados psiquiátricos.
 
Os antidepressivos normalmente levam semanas para fazer efeito e apenas metade dos pacientes conseguem obter algum benefício a partir da ingestão de uma droga. Descobrir mais cedo se há resposta positiva ou negativa a um medicamento pode ajudar interromper mais cedo o uso de algum remédio.
 
Fonte G1

Jogos de videogame aceleram resposta das pessoas a estímulos visuais

Jogadores são mais rápidos em responder a estímulos visuais
Foto: DICE
Jogadores são mais rápidos em responder a estímulos visuais
Pesquisa sugere que os jogadores regulares são capazes de extrair mais informações de uma única cena visual
 
Jogos de videogame aceleram a resposta dos usuários a estímulos visuais. É o que revela estudo realizado na Universidade Duke, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que os jogadores regulares são capazes de extrair mais informações de uma cena visual.
 
Os pesquisadores recrutaram 125 participantes que eram tanto não jogadores quanto jogadores intensivos de videogame.
 
Cada participante participou de uma tarefa de memória sensorial visual que piscou um arranjo circular de oito letras por apenas um décimo de segundo em uma tela. Depois de um período que variou de 13 milésimos de segundo a 2,5 segundos, uma seta apareceu, apontando para um ponto no círculo onde uma letra tinha estado. Os participantes foram solicitados a identificar qual a letra que tinha estado naquele lugar.
 
Em cada intervalo de tempo, os jogadores intensivos de videogames de ação superaram os não jogadores na recordação da letra.
 
Pesquisas anteriores revelaram que os jogadores são mais rápidos a responder a estímulos visuais e podem acompanhar mais itens do que os não usuários de videogames. Ao jogar um jogo, especialmente de tiro, o jogador faz "inferências probabilísticas" sobre o que ele está vendo, mocinho ou bandido, movendo-se para a esquerda ou para a direita, o mais rápido que pode.
 
De acordo com o líder da pesquisa, Greg Appelbaum, com o tempo e a experiência, o jogador aparentemente fica melhor em fazer isso. "Eles precisam de menos informações para chegar a uma conclusão probabilística e fazem isso mais rapidamente."
 
Os pesquisadores examinaram três possíveis razões para a capacidade aparentemente superior dos jogadores para fazer inferências probabilísticas. Ou eles veem melhor, ou eles mantêm mais memória visual ou eles melhoraram a tomada de decisão.
 
Fonte isaude.net

Caminhada de 15 minutos após refeições reduz risco de desenvolver diabetes

Contrações musculares relacionadas com caminhadas curtas foram imediatamente eficazes no controle do alto índice de açúcar no sangue
Contrações musculares relacionadas com caminhadas
curtas foram imediatamente eficazes no controle do
alto índice de açúcar no sangue
Contrações musculares desencadeadas pelo exercício ajudam a conter o aumento perigoso do açúcar no sangue, em especial à noite
 
Uma caminhada de 15 minutos depois de cada refeição ajuda as pessoas mais velhas a regular os níveis de açúcar no sangue e pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, de acordo com estudo realizado por pesquisadores da George Washington University School of Public Health, nos EUA.
 
O estudo descobriu que três caminhadas curtas após as refeições foram tão eficazes na redução de açúcar no sangue ao longo de 24 horas quanto 45 minutos a pé no mesmo ritmo fácil a moderado.
 
Além disso, a caminhada pós-refeição foi mais eficaz do que uma caminhada sustentada na redução do açúcar no sangue por até três horas após a refeição noturna.
 
 
"Estes resultados são uma boa notícia para as pessoas em seus 70 e 80 anos que podem se sentir mais incentivados a se envolver em atividade física intermitente em uma base diária, especialmente se as caminhadas curtas puderem ser combinadas com passear o cachorro, por exemplo. As contrações musculares relacionadas com caminhadas curtas foram imediatamente eficazes no controle do alto índice de açúcar no sangue após refeição comumente observado em pessoas mais velhas", afirma a autora do estudo Loretta DiPietro.
 
Os resultados, se confirmados por pesquisas adicionais, poderiam levar a uma estratégia preventiva de baixo custo para uma condição pré-diabética que evolui para diabetes tipo 2 de fato.
 
Estudos anteriores sugeriram que a perda de peso e o exercício podem prevenir o diabetes tipo 2, mas este é o primeiro estudo a examinar curtos períodos de atividade física cronometrados em torno do período de risco após as refeições, momento em que o açúcar no sangue pode subir rapidamente e causar danos.
 
DiPietro e seus colegas recrutaram dez pessoas com 60 anos ou mais que eram em geral saudáveis, mas estavam em risco de desenvolver diabetes tipo 2, devido aos níveis mais elevados do que o normal de açúcar no sangue em jejum e níveis insuficientes de atividade física.
 
A equipe observou que o momento mais eficaz para a caminhada foi após a refeição da noite. O aumento exagerado de açúcar no sangue depois dessa refeição, muitas vezes dura por toda a noite até a manhã e isso foi controlado significativamente assim que os participantes começaram a caminhar.
 
De acordo com os pesquisadores, os resultados têm uma enorme importância para a saúde pública na medida em que oferecem uma poderosa evidência de que doses menores de exercício repetidos várias vezes por dia têm maiores benefícios globais para o controle do açúcar no sangue entre as pessoas mais velhas.
 
Fonte isaude.net

Terapia genética utiliza vírus modificado para restaurar a visão

David Schaffer, envolvido no estudo
Foto: Roy Kaltschmidt/Berkeley Lab Public Affairs
David Schaffer, envolvido no estudo
Adenovírus pode levar genes normais até os fotorreceptores na retina de forma segura e que não é cirurgicamente invasiva
 
Pesquisadores da University of California em Berkeley, nos EUA, desenvolveram um novo método para a introdução de genes em células do olho que pode expandir a terapia genética para ajudar a restaurar a visão de pacientes com doenças que provocam a cegueira.
 
Ao contrário dos tratamentos atuais, o novo procedimento é rápido e não invasivo, e oferece genes normais a células difíceis de serem alcançadas ao longo de toda a retina.
 
O tratamento pode combater doenças que variam de defeitos hereditários, como retinite pigmentosa, a doenças degenerativas do envelhecimento, como degeneração macular.
 
Ao longo dos últimos anos, diversos grupos têm tratado com sucesso pessoas com uma doença ocular rara, hereditária, injetando um vírus com um gene normal diretamente na retina de um olho com um gene defeituoso. Apesar do processo invasivo, o vírus com o gene normal não foi capaz de atingir todas as células da retina que precisavam de fixação.
 
"Enfiar uma agulha através da retina e injetar o vírus modificado por trás da retina é um procedimento cirúrgico arriscado. Mas os médicos não têm escolha, porque nenhum dos vírus de entrega de genes pode viajar todo o caminho até a parte de trás do olho para alcançar os fotorreceptores, células sensíveis à luz que precisam do gene terapêutico", explica o pesquisador David Schaffer.
 
Agora, a equipe criou um vírus capaz de ser injetado no humor vítreo líquido dentro do olho e que oferece genes a populações de células muito delicadas de uma forma que não é cirurgicamente invasiva e que é segura. "É um procedimento de 15 minutos, e a pessoa provavelmente pode ir para casa no mesmo dia", ressalta Schaffer.
 
O vírus funciona muito melhor do que as terapias atuais em modelos de roedores de duas doenças degenerativas dos olhos humanos, e podem penetrar nas células fotorreceptoras dos olhos dos macacos, que são como os dos seres humanos.
 
Schaffer e seus colegas estão agora colaborando com médicos para identificar os pacientes com maior probabilidade de beneficiar desta técnica de entrega do gene.
 
A pesquisa aparece na revista Science Translational Medicine.
 
Fonte isaude.net

Cacau ajuda a combater inflamações relacionadas à obesidade

Cacau, embora comumente consumido no chocolate, na verdade, tem baixo teor de calorias, baixo teor de gordura e alto teor de fibra.
Cacau, embora comumente consumido no chocolate, na verdade,
tem baixo teor de calorias, baixo teor de gordura e alto teor de fibra
Ratos alimentados com substância em pó apresentaram menores níveis de insulina e triglicerídeos no sangue
 
O consumo de cacau pode ajudar pessoas obesas a melhorar doenças relacionadas à inflamação, tais como diabetes, de acordo com pesquisadores da Penn State, nos EUA.
 
A pesquisa indica que ratos alimentados com cacau em pó junto com uma dieta rica em gordura tiveram menos inflamação relacionada à obesidade do que animais alimentados com a mesma dieta de alto teor de gordura, sem o suplemento.
 
"O que me surpreendeu foi a magnitude do efeito. O efeito sobre o peso corporal não foi tão grande como esperávamos, mas fiquei surpreso com a drástica redução da inflamação e doença hepática gordurosa", afirma o pesquisador Joshua Lambert.
 
Lambert e seus colegas forneceram aos ratos o equivalente humano de 10 colheres de sopa de cacau em pó - cerca de quatro ou cinco xícaras de chocolate quente - durante um período de 10 semanas.
 
Os investigadores relataram que vários indicadores de inflamação e diabetes nos ratos que foram alimentados com o suplemento de cacau foram muito mais baixos do que os ratos que foram alimentados com a dieta de elevado teor de gordura, sem o cacau em pó e quase idênticos aos encontrados que foram alimentados com uma menor dieta de gordura no grupo de controle.
 
O suplemento de cacau reduziu os níveis de insulina nos animais e também as taxas de triglicerídeos no fígado dos ratos. Níveis elevados de insulina são sinais de diabetes e triglicerídeos estão relacionados com doença hepática gordurosa.
 
Cacau, embora comumente consumido no chocolate, na verdade, tem baixo teor de calorias, baixo teor de gordura e alto teor de fibra. "A maioria dos pesquisadores de obesidade tende a se afastar do chocolate porque ele é rico em gordura e açúcar. No entanto, o cacau em pó tem baixo teor de gordura e baixo teor de açúcar. Olhamos para o cacau, pois ele contém uma grande quantidade de compostos polifenólicos, por isso é análogo a coisas como o chá verde e o vinho, que os pesquisadores vêm estudando para a saúde", conclui Lambert.
 
A equipe esperar que futuras pesquisas sejam conduzidas para identificar melhor porque o pó de cacau é eficaz no tratamento da inflamação, bem como determinar se o tratamento é adequado para os seres humanos.
 
Os resultados foram descritos no European Journal of Nutrition.
 
Fonte isaude.net

Vacinação contra a gripe voltada a população mais jovem pode reduzir transmissão

O estudo sugere que as crianças na escola e adultos jovens no
trabalho são responsáveis pela maior parte da transmissão da gripe
Pesquisa sugere queda de 25 a 100% no número de mortes e complicações se uso atual da vacina incluísse mais crianças e jovens
 
A importância de vacinar mais crianças e adultos jovens para a gripe está sendo subestimada, enquanto a sabedoria convencional e programas históricos da vacina têm se concentrado em idosos e aqueles com maior risco de morte e complicações graves. É o que revela relatório de especialistas da Oregon State University, nos EUA.
 
O estudo sugere que as crianças na escola e adultos jovens no trabalho são responsáveis pela maior parte da transmissão da gripe. Programas que efetivamente aumentem a vacinação desses grupos teria a melhor recompensa, a pesquisa concluiu.
 
Segundo os pesquisadores, o ponto chave é: Se você não pegar a gripe, você não pode morrer com ela. Quebrar o ciclo de transmissão beneficia a todos, desde crianças a idosos.
 
"Na maioria dos casos, a vacina disponível contra a gripe poderiam ser utilizados de forma mais eficaz e salvar mais vidas através do aumento do número de crianças vacinadas e adultos jovens. Essa abordagem pode realmente limitar o ciclo de transmissão, impedindo uma grande quantidade de doenças e ao mesmo tempo reduzindo o número de mortes entre os grupos de alto risco. Abordagens semelhantes a esta foram usadas no Japão há várias décadas, e eles conseguiram isso. Nossa nova análise sugere que deveríamos reconsiderar nossas prioridades para a vacinação", afirma o coautor da pesquisa Jan Medlock.
 
Os resultados foram publicados na revista Vaccine.
 
A vacina contra a gripe, até o ano 2000, foi recomendada apenas para pessoas com mais de 65 anos. Outros grupos etários foram adicionados na última década, uma vez que ficou claro que eles também estavam em alto risco de morte ou complicações - crianças de idade de seis meses a cinco anos e adultos com mais de 50 anos.
 
"É claro que é importante que as pessoas com alto risco médico tomem a vacina contra a gripe, enquanto ela é abundante. Mas o que estamos perdendo em nossa abordagem atual é o entendimento de que a maioria da gripe é transmitida por crianças e adultos jovens. Eles nem sempre morrem por causa dela, mas eles são os únicos que espalham para todos os outros", afirma Medlock.
 
Os resultados da pesquisa mostraram que uma redução de 25 a 100% no número de mortes por gripe e suas complicações poderia ser alcançada se o uso atual vacina contra a gripe fosse deslocado para incluir muito mais crianças e adultos jovens, bem como os que estão em alto risco.
 
Um obstáculo, segundo os especialistas, é a relutância histórica para adicionar ainda mais vacinas para aqueles que já receberam e muitas vezes torna-la obrigatória para crianças em idade escolar. "Vacinar crianças poderia evitar uma grande quantidade de doenças e salvar muitas vidas em todas as idades, não apenas as crianças. Campanhas educativas mais agressivas para alcançar os jovens adultos também seriam úteis", conclui Medlock.
 
Fonte isaude.net

ONU pede fim da proibição de entrada de soropositivos em 45 países

Ban Ki-moon, secretário-Geral das Nações Unidas
Foto: UN Photo/Rick Bajornas
Ban Ki-moon, secretário-Geral das Nações Unidas
As mulheres continuam sendo um dos grupos mais expostos. Uma mulher é infectada a cada minuto no mundo
 
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu que sejam revogadas leis que impedem a entrada, estadia e residência de pessoas que vivem com HIV em cerca de 45 países e territórios.
 
Em seu pronunciamento durante Assembleia Geral que discutiu os resultados alcançados na luta contra epidemia, Ban considerou as restrições de leis discriminatórias.
 
O encontro debateu a aplicação da Declaração de Compromisso sobre o HIV e os anúncios políticos sobre o tema.
 
O balanço aponta que, no geral, foi alcançado o Objetivo de Desenvolvimento do Milénio com vista a deter e a reverter a propagação da Aids até 2015. "Em mais de 56 nações, a epidemia estabilizou ou foi revertida. A nível global, as novas infeções diminuíram em 20% desde 2001, segundo técnicos da ONU.
 
Durante a Assembleia, foram apontados desafios como o estigma generalizado, a discriminação e a violência de género. "Tais problemas não podem ser resolvidos com mais dinheiro. Pedimos a intensificação da coragem e da integridade com vista a proteger os membros vulneráveis da família humana," completou Ban.

Uma mulher infectada a cada minuto
O Secretário-Geral destacou, ainda, que pessoas do sexo feminino ainda estão expostas ao risco de contrair o HIV, afirmando que os números das últimas pesquisas mostram que uma mulher é infetada por minuto no mundo.
 
O acesso das crianças ao tratamento continua baixo, com pouco mais de 30% dos menores que vivem com HIV sendo tratados como deveriam.
 
Fonte isaude.net

Bebê que teve aneurisma selado com "supercola" nos EUA receberá alta em breve

Ashlyn Julian, o bebê de quatro semanas que teve um aneurisma cerebral curado através do uso de "supercola" cirúrgica, se recupera da operação de maneira satisfatória e, em breve, já deverá receber alta, informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma porta-voz do hospital. "Ashlyn está muito bem", afirmou Jill Chadwick, do Hospital da Universidade do Kansas, que ressaltou:
 
"Na verdade, ela sofreu dois derrames e, apesar da parede do vaso ter sido selada, seu corpo precisará de tempo para reabsorver o sangue que extravasou". "É provável que amanhã ou depois ela seja transferida para o Hospital e Clínica Mercy para Crianças, onde ficará em observação antes de poder voltar para casa", completou o porta-voz.
 
Após a menina ter sofrido um aneurisma cerebral na última quarta-feira, os cirurgiões do Hospital Universitário, liderados por Koji Ebersole, recorreram ao uso da cola cirúrgica para tentar salvar a vida do bebê. "A cola utilizada - de cianoacrilato - é feita com uma substância que pode ser comprada em qualquer loja, mas a utilizada no hospital é de uso cirúrgico e, por isso, é esterilizada", afirmou Jill. "Essa foi a primeira vez em que a substância foi aplicada em um bebê quase recém-nascido", garantiu.
 
Segundo Jill, a cola em questão é transparente e, para poder ser observada em raios X, os cirurgiões a "colorem" com óleo de sementes de papoula. Ashlyn não passou por complicações durante o parto, realizado no dia 16 de maio. No entanto, nas semanas seguintes, a menina começou a ficar inquieta e a vomitar com frequência.
 
Ao ser levada ao hospital por seus pais, o bebê foi submetido a um exame de ressonância magnética, que detectou um aneurisma do tamanho de uma azeitona. Os aneurismas cerebrais são extremamente raros em bebês e crianças pequenas porque, na maioria das vezes, demoram anos para se desenvolverem. Por conta deste fato, não existem instrumentos pediátricos para realizar o procedimento de selagem em recém-nascidos.
 
Nesses casos, os médicos têm que utilizar equipamentos destinados a adultos, mas do menor tamanho disponível. Primeiro, os cirurgiões inseriram um cateter em um vaso sanguíneo no lado direito do quadril de Ashlyn, que foi conduzido pelas vias circulatórias do bebê até o pescoço e, posteriormente, ao cérebro, um procedimento que conta com a ajuda de um scanner cerebral para mostrar os dois ângulos dos vasos. Desta forma, o médico responsável pela cirurgia, Koji Ebersole, pôde colocar a "supercola" no vaso afetado.
 
Após a aplicação, a substância secou em poucos segundos e criou uma camada interna que se mostrou capaz de selar o aneurisma. EFE jab/fk
 
Fonte Efe/R7

23% das adolescentes já usaram pílula do dia seguinte, diz pesquisa

Levantamento feito pela Casa da Adolescente, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mostra que 23% das adolescentes já fizeram uso da pílula do dia seguinte (pós-coital) para impedir a gestação.
 
O estudo, feito com 600 entrevistados na faixa etária entre 10 e 15 anos, ainda aponta que 75% das garotas e 60% dos garotos já tinham conhecimento do uso do remédio para impossibilitar uma fecundação não desejada.

Entretanto, como alerta a coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Adolescente, Albertina Duarte, a pílula expõe as usuárias a uma condição de risco, sobretudo às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a Aids, informou a secretaria.
 
Segundo o Boletim Epidemiológico do Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids, ligado à pasta, em 2011, aconteceram 134 casos da enfermidade em pessoas na faixa etária entre 10 e 19 anos, 25 % maior que em 2010, quando houve 107 ocorrências.
 
Fonte Agência Estado

CAS do Senado aprova nomeação de economista para a Anvisa

Ivo Bucaresky
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou por 14 votos a 1 a nomeação do economista Ivo Bucarescky para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
 Bucaresky tomará posse em uma das diretorias da Anvisa que não está ocupada desde março de 2010. O nome dele ainda será submetido à votação no plenário do Senado, talvez nesta quarta-feira, 12.

Bucaresky é formado em ciências econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
Entre as funções que já ocupou, estão a de chefe de gabinete do Ministério do Meio Ambiente e de diretor administrativo e financeiro da Fundação Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Fonte R7

Profissionais de saúde do CE treinarão para agir em condições de risco

Trabalhadores de saúde do Ceará serão capacitados para agir em condições de perigo que englobem agentes químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivos, conhecidos como os "QBRNE", na Copa das Confederações, que será realizada de sábado, 15, ao dia 30 e terá partidas em Fortaleza nos dias 19, 23 e 27.

A Secretaria da Saúde do Estado, com o auxílio do Exército, realizará nesta quinta, 13, e sexta-feira, 14, o Treinamento sobre Incidentes com Agentes QBRNE, com 100 funcionários de segurança, bombeiros, empregados da saúde de emergências hospitalares e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O treinamento será no Auditório Waldir Arcoverde, da Secretaria da Saúde. Na abertura, o governo do Estado apresentará os Planos de Contingências Estaduais para Incidente QBRNE e da Saúde para a Copa das Confederações. O treinamento está dentro das atividades de saúde para as Copas das Confederações e do Mundo Fifa 2014 e, no Brasil, já foi feito no Rio e no Recife.
 
Fonte Agência Estado

Concurso Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins realiza concurso para preenchimento de vagas para professor

Inscrições:
12 a 14 de junho de 2013, nos emails daeodontohosp@saude.to.gov.br ou daeodontohosp@hotmail.com.br ou no Anexo VII da Secretaria de Estado da Saúde - Diretoria de Atenção Especializada, Saúde Bucal de Média e Alta Complexidade, Quadra 103 Norte, Rua NO-05, Conj. 03, Lote 16, Centro, CEP 77.001-020, Palmas-TO

Cargo:
Curso de Atendimento Odontológico aos Pacientes Pediátricos Especiais

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Escola de Saúde Pública de Minas Gerais - ESP/MG

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) realiza seleção para preenchimento de vagas para professores

Inscrições:
Até 27 de junho de 2013 pelo http://webcurriculo.esp.mg.gov.br

Área:
Curso Técnico em Hemoterapia.

Remuneração:
R$ 30,00 h/a.

Seleção:
Haverá análise curricular e entrevista

Concurso Conjunto Hospitalar de Sorocaba - SP

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba - SP realiza concurso para provimento de 1 vaga

Inscrições:
17 a 28 de junho de 2013, na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564, 2º andar, sala 213 - Jardim Vergueiro ou pelo www.saude.sp.gov.br

Valor:
R$ 63,92

Cargo:
Médico I - Especialidade: Pneumologia.

Remuneração:
R$ 2.650,00

Provas:
Haverá Prova Objetiva e Avaliação de Títulos

Prefeitura de São Félix do Piauí (PI) promove teste seletivo

A Prefeitura piauiense de São Félix do Piauí promove processo seletivo, regido pelo edital nº 001/2013, com intuito de qualificar os serviços prestados pela administração municipal. Aos cuidados do Instituto Machado de Assis, o certame oferece 02 vagas mais cadastro reserva para cargos de níveis médio e superior. 
 
Cargos
As vagas são distribuídas para os cargos de Médico Clínico Geral, Agente Comunitário de Saúde, Professor do 6º ao 9º ano (Educação Física, Ciências, Espanhol, Inglês, e Matemática), Professor de Polivalência e Professor de Educação Infantil.  Os salários podem chegar a R$ 4 mil, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço www.institutomachadodeassis.com.br, no período de 13 a 26 de junho de 2013. As taxas variam de R$ 40 a R$ 100.
 
Provas
Para todos os cargos, a seleção constará de prova objetiva, que está prevista para o dia 07 de julho de 2013, das 9h às 12h. Os gabaritos preliminares serão divulgados em até 48 horas após a realização das provas, no site  de inscrição.
 
Os candidatos que concorrem ao cargo de Professor também serão avaliados por meio de prova de títulos.

Validade
O certame terá validade de um ano a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Jequeri – MG anuncia processo seletivo

O Município de Jequeri, no estado de Minas Gerais, comunica por meio do edital nº 01/2013 que realizará processo seletivo, organizado pela Tendência Assessoria e Consultoria, com a finalidade de preencher diversas vagas de níveis fundamental, médio ou superior. Os salários oferecidos podem variar do mínimo (R$ 678) a R$ 3.263,23.
 
As inscrições estarão disponíveis entre os dias 17 e 26 de junho de 2013, na sede da Prefeitura de Jequeri, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº. 71, Centro ou pela internet, no site da Tendência (http://www.tendenciaconcursos.com.br). As taxas variam de R$ 47 a R$ 228.
 
As 75 oportunidades são para as funções de  Enfermeiro, Enfermeiro - PSF, Farmacêutico I, Fisioterapeuta, Nutricionista, Professor Anos Iniciais, Professor Educação Infantil, Psicólogo, Supervisor Escolar, Ajudante de Serviços (Demae), Operador de ETA-ETE (Demae), Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais (Saúde), Auxiliar Serviço Público, Monitor de Ônibus, Motorista, Operador de Máquina, Pedreiro, Servente I, Vigia, Agente Endemias, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Facilitador de Oficinas, Monitor de Creche, Orientador Social, Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal, Assistente Social, Dentista e Dentista IOU – PSF. Para alguns cargos será formado cadastro de reservas.
 
A seleção simplificada será constituídas de Provas Objetivas, previstas para 14 de julho de 2013, e Provas Práticas, a serem realizadas no dia 21 de junho de 2013, somente para os candidatos aprovados nas provas Objetivas.
 
O edital completo está disponível no site www.tendenciaconcursos.com.br

Prefeitura de Arinos (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Arinos, cidade localizada a 727 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, lançou edital nº 01/2013 de processo seletivo, com o objetivo de preencher vagas que atendam ao Programa Segundo Tempo.
 
São oferecidas 10 oportunidades de nível superior (completo e incompleto) e médio para Coordenador Geral, Coordenador de Núcleo, Monitor de Atividade Esportiva e Técnico Administrativo. A remuneração varia entre R$ 450 e R$ 1.500 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas no período de 19 a 21 de junho de 2013, unicamente pela internet, no endereço eletrônico www.liberalconsultores.com.br. A inscrição poderá ser feita em ambiente próprio do candidato ou no posto de apoio às inscrições, que funcionará na Casa da Cultura, situada à Rua Francisco Pereira nº. 2.231, Centro, Arinos/MGO. A taxa oscila entre R$ 18 e R$ 60.
 
O processo seletivo será constituído de duas etapas, sendo a primeira composta de Prova Objetiva de avaliação de Conhecimentos Gerais e Específicos, e a segunda composta de avaliação de títulos e experiências.
 
A Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e Específicos realizar-se-á em Arinos/MG, provavelmente no dia 21 de julho de 2013, em locais e horários que serão divulgados no prazo de até 10 dias antecedentes à data da realização da prova.
 
De acordo com o edital, a Prefeitura de Arinos/MG publicará os resultados nos sites www.arinos.mg.gov.br e www.liberalconsultores.com.br, e sua Homologação no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, contado a partir da data da homologação do seu resultado final, prorrogável, por igual período.

Prefeitura de Parobé – RS abre vagas para a saúde

A Prefeitura de Parobé, no estado do Rio Grande do Sul, visando melhoria dos serviços de saúde do município, abriu processo seletivo simplificado, regido pelo edital nº 016/2013. Serão contratados mais cinco Enfermeiros que prestem serviço nas unidades de saúde locais.
 
O salário é de R$ 12,85 por hora trabalhada, sendo a jornada do profissional de 40 horas por semana.
 
As inscrições vão estar disponíveis até 14 de junho de 2013, podendo ser feitas pessoalmente, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Canadá, nº 40, Centro de Parobé–RS. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
 
O processo seletivo se dará por avaliação curricular e o resultado final será informado até 24 de junho de 2013, pelo site www.parobe.rs.gov.br ou na sede da Prefeitura.

Prefeitura de Parobé – RS abre vagas para a saúde

A Prefeitura de Parobé, no estado do Rio Grande do Sul, visando melhoria dos serviços de saúde do município, abriu processo seletivo simplificado, regido pelo edital nº 016/2013. Serão contratados mais cinco Enfermeiros que prestem serviço nas unidades de saúde locais.
 
O salário é de R$ 12,85 por hora trabalhada, sendo a jornada do profissional de 40 horas por semana.
As inscrições vão estar disponíveis até 14 de junho de 2013, podendo ser feitas pessoalmente, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Canadá, nº 40, Centro de Parobé–RS. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
 
O processo seletivo se dará por avaliação curricular e o resultado final será informado até 24 de junho de 2013, pelo site www.parobe.rs.gov.br ou na sede da Prefeitura.

Prefeitura de Severiano Melo (RN) reabre processo seletivo

A Prefeitura de Severiano Melo, no estado do Rio Grande do Norte, reabriu as inscrições do processo seletivo regido pelo edital n° 002/2013, destinado ao preenchimento de vagas temporárias para as Secretarias Municipais de Saúde,  Assistência Social, Educação e Agricultura. 
 
Há um total de 55 oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos de até R$ 8.000, em carga horária de 20 a 40 horas semanais. Os interessados poderão concorrer aos cargos de Auxiliar de Enfermagem, Educador Físico, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Auxiliar de Saúde Bucal, Médico, Médico Plantonista, Médico Psiquiatra e Ortopedista, Motorista Ambulância, Fisioterapeuta, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Recepcionista, Farmacêutico, Eng. Agrônomo, Psicólogo, Assistente Social, Advogado, Orientador Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Facilitador de Oficinas de Convívio de Esporte e Lazer (Projovem) e Motorista de Ônibus. 
 
As inscrições serão realizadas de 12 a 18 de junho de 2013, na Prefeitura Municipal de Severiano Melo, Palácio Francisco Ferreira Sobrinho "Sobrinho Ferreira", Av. Benvenuto Holanda, 209, das 08 às 12 horas. 
 
O certame será constituído de avaliação de títulos e entrevistas escrita. A avaliação de títulos será realizada no dia 19 de junho e a entrevista no dia 26 de junho de 2013. O resultado final do certame será na data provável de 05 de julho de 2013.
 
O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser renovado por igual período.

Prefeitura de Carmópolis - SE promove seleção

A Prefeitura de Carmópolis, estado de Sergipe, realiza processo seletivo, por meio do edital nº 07/2013, para contratação emergencial de 05 Agentes de Combate às Endemias. A remuneração para o cargo, que exige nível médio, é de R$ 678, acrescida de adicional de insalubridade.
 
As inscrições serão efetuadas mediante envio dos currículos para o e-mail saude@carmopolis.se.gov.br até 16 de junho de 2013.
 
O processo seletivo será realizado em duas etapas: Análise de Currículo e Entrevista. A publicação da seleção de currículos estará disponível no mural da Secretaria Municipal de Saúde “Dr. Airton Teles Barreto”, no dia 17 de junho. A entrevista, que também será realizada na Secretaria de Saúde, ocorrerá nos dias 19 e 20 de junho deste ano.
 
O resultado final será divulgado em 26 de junho de 2013, às 11 horas, no mural da Secretaria de Saúde.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de três meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Serra - ES promove processo seletivo

A Prefeitura de Serra, no estado do Espírito Santo, divulgou o edital Nº 003/2013 de processo seletivo, com intuito de preencher 24 vagas para o cargo de Médico, além de formar cadastro reserva.
As vagas estão distribuídas entre as funções de Pediatra (Diarista e Plantonista), Neonatologista (Plantonista) e Ginecologista/ Obstetra (Diarista).  A jornada de trabalho será de 20 horas semanais, com possibilidade de extensão em 4 horas para algumas funções, e remuneração de até R$ R$ 5.904,35, acrescida de benefícios.
 
Para realizar a inscrição o interessado deve comparecer à Superintendência de Recursos Humanos, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº. 5416, Portal de Jacaraípe, Serra - ES, no período de 17 a 24 de junho de 2013, das 8 às 17 horas. As inscrições também poderão ser encaminhadas via SEDEX à Secretaria Municipal de Saúde da Serra.
 
O certame será realizado em etapa única, por meio de avaliação de títulos. A divulgação do resultado parcial ocorrerá até a data provável de 28 de junho de 2013 e será publicado no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal da Serra, www.serra.es.gov.br

Prefeitura de Uberaba - MG reabre concurso com 430 vagas

A Prefeitura de Uberaba, no estado de Minas Gerais, reabriu o prazo de inscrições ao concurso público regido pelo edital nº. 01/2012. O certame destina-se ao provimento 430 vagas de níveis médio/técnico e superior, as quais serão distribuídas entre as Secretarias de Educação e Cultura, Desenvolvimento Social, Controladoria, Fazenda, Infraestrutura e Administração. Os salários oferecidos variam entre R$ 622,00 a R$ 3.176,87.
 
Para nível médio e técnico, as vagas são para os cargos de agente de fiscalização, educador infantil e PEB - séries iniciais.

Quem possui nível superior poderá concorrer a vaga em cargos como analista educacional (áreas de biblioteconomia, nutrição, psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, serviço social, terapia ocupacional, administração, agronomia, arquitetura e urbanismo, auditoria, contabilista, economia, educação física, engª civil, engª do trabalho, engª elétrica, fisioterapia, medicina veterinária, arquivologia), especialista pedagógico - supervisão escolar, especialista pedagógico - inspeção escolar ou professor da educação básica (artes, ciências, educação física, geografia, história, matemática, música, português / inglês e valores humanos / ensino religioso). Ficam reservadas 10% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

As inscrições serão realizadas somente pelo site www.gestaodeconcurso.com.br, no período de 01 a 30 de agosto de 2013.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 29,50 para nível médio/técnico e R$ 45,00 para superior.
 
O certame será composto de prova objetiva e de títulos. A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 20 de outubro de 2013, ficando esta data subordinada à disponibilidade de locais adequados à realização das provas. Os candidatos terão 45 questões, sendo 15 de português, 15 de conhecimentos específicos e 10 de atualidades da última década e legislação.

Os gabaritos oficiais serão publicados no dia 23 de outubro de 2013 na página de inscrições e no Diário Oficial do Município - “Porta Voz” (www.portavozuberaba.com.br).
 
O prazo de validade deste concurso público será de dois anos, com possibilidade de prorrogação.
 
Edital / Publicações

AVAPE de Araçatuba (SP) prorroga inscrições de processo seletivo

A Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência - AVAPE, no município de Araçatuba, estado de São Paulo, prorrogou as inscrições do edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo. A finalidade da seleção é ocupar 370 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração que pode chegar até R$ 7.315,90. São reservadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Assistente Social, Coordenador Técnico da Assistência Social, Dentista, Enfermeiro/Obstetra, Fonoaudiólogo, Médico (ESF, Clínico, Anestesista, Ginecologista Obstetra/Plantonista, Cirurgião Geral, Neurologista, Oftalmologista, Pediatra Plantonista, Psiquiatra, Urologista, Plantonista – Urgência e Emergência), Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Advogado, Professor de Educação Física, Psicopedagogo, Técnico de Enfermagem, Assistente Administrativo, Assistente de Gestão de Farmácia, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar Social, Coordenador Administrativo, Educador de Rua/Social, Ludotecário, Monitor (Acompanhamento Escolar, Arte Educação, Artes Marciais, Artesanato, Atividades Lúdicas, Banda, Bordado, Confecção, Corte e Costura, Dança, Hip Hop, Informática, Musicalização, Teatro, Atividades Circenses e Jazz), Apontador de Ponto, Atendente de Serviços, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Gestão de Farmácia, Auxiliar de Manutenção Predial, Cuidador de Idosos, Motorista, Recepcionista, Telefonista, Açougueiro, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Porteiro e Segurança.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até 13 de junho de 2013, no site www.consulplan.net.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 25,00 e 30,00;
Nível médio: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 60,00.
 
Prova
O certame será composto de prova objetiva e prática.
 
As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade de Araçatuba/SP, com data inicialmente Prevista para o dia 7 de julho de 2013 (domingo), em dois turnos, em local e horário a serem divulgados no Cartão de Confirmação de Inscrição, a partir do dia 1º de julho de 2013, no site da Consulplan.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados às 16h do dia útil subsequente ao da realização das mesmas.
 
A prova prática, para os cargos de Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro e Motorista, tem data inicialmente prevista para os dias 27 e 28 de julho de 2013 (sábado e domingo), em local e horário que serão divulgados no quadro de avisos da AVAPE e no site da organizadora.
 
Validade
A validade deste processo seletivo é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Seleção da Prefeitura de Águia Branca (ES) tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Águia Branca, no estado do Espírito Santo, prorrogou as inscrições dos editais n°s 01 e 02/2013 de processo seletivo, com o objetivo de preencher várias vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 6.431,91.
 
As vagas são para os cargos de Mãe Social (Casa de Passagem), Jardineiro, Mecânico, Gari, Motorista, Operador de Máquina Retro Escavadeira, Operador de Pá de Carregadeira, Operador de Máquina Trator Esteira, Operador de Patrol, Servente, Trabalhador Braçal, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Agente de Vigilância Ambiental, Auxiliar de Odontologia, Atendente, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Professor de diversas disciplinas, Pedagogo, Professor (PETI), Assistente Social, Enfermeiro PSF, Enfermeiro para Plantão, Engenheiro Ambiental, Médico, Médico Veterinário para Vigilância Sanitária, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico e Psicólogo.
 
As inscrições presenciais serão realizadas na Sede do Município, Praça Três Poderes, Bairro Cristo Rei (CRAS), até 13 de junho de 2013, das 08 às 15 horas.

Será admitida a inscrição via internet, no endereço da empresa organizadora Magnus Auditores e Consultores Associados (www.magnusconcursos.com.br), solicitada até às 00:00 horas do dia 06 de junho de 2013 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até 07 de junho de 2013. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A seleção constará apenas de provas de títulos. A contratação será pelo prazo de até 06 meses, com possibilidade de prorrogação, por sucessivo e igual período, aplicando-se as normas do Estatuto do Magistério - Lei Municipal nº. 371/1998.

UFMA abre processo seletivo

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgou edital n° 141/2013 - PROEN de processo seletivo, objetivando a contratação de 06 Professores Substitutos das áreas de Nutrição/Dietética, Embriologia/Citologia/Histologia, Currículo/Didática/Avaliação Institucional, Psicopatologia e Sociologia. Os salários podem chegar a R$ 4.649,65 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 27 de junho de 2013, na Sub-Unidade Acadêmica promotora de cada Seletivo, de acordo com o horário de expediente da mesma. A taxa é de R$ 50,00.
 
Após a realização da inscrição, o candidato deverá, junto à Sub-Unidade Acadêmica, tomar todas as informações necessárias quanto à programação para a realização do certame.
 
O contrato de trabalho terá vigência por um período de 6 meses, com possibilidade de renovação a cada 6 meses, mediante manifestação de interesse da Sub-Unidade Acadêmica, consultada a Pró-Reitoria de Ensino, não podendo exceder a 24 meses no seu total.
 
O prazo de validade do processo seletivo, para efeito de contratação, será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Reduto - MG

A Prefeitura de Reduto, cidade localizada a 298 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, informou por meio da errata nº 01 que foi reaberto o prazo de inscrições ao concurso público nº. 001/2012. O certame selecionará profissionais de níveis alfabetizado, fundamental, médio e superior, com oferta total de 112 vagas com salários de até R$ 3.050, a depender do cargo.
 
Cargos
Agente de Saúde, Ajudante de Máquinas, Assistente Social, Assessor Administrativo I, II e III, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Saúde I, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Laboratório, Berçarista, Bioquímico/ Farmacêutico, Fiscal de Obras e Serviços Públicos, Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gari, Lavadeira, Médico (Cirurgião Geral, Pediatra, Ginecologista, Cardiologista e Urologista), Monitor de Creche, Monitor de CRAS, Motorista, Nutricionista, Operador de Trator sobre Rodas, Operário, Pedagogo, Psicólogo, Professor 1° ao 5° ano (Ensino Fundamental), Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Telefonista e Vigia. 
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período entre 12 de junho e 12 de julho de 2013, via internet, por meio do site www.imperialconcursos.com.br, e na sede da Prefeitura de Reduto (apenas para os candidatos que não dispuserem de computador).
 
Prova
O concurso será constituído de prova objetiva, títulos e prática. A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de agosto de 2013, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 02 de agosto de 2013, na Prefeitura de Reduto e no site de inscrição. O gabarito oficial será divulgado a partir do dia 26 de agosto de 2013.
 
A realização da prova prática está prevista para o dia 13 de outubro de 2013, em local e horário previamente comunicados por meio de publicação nos quadros de avisos da Prefeitura de Reduto e no endereço eletrônico da organizadora, a partir do dia 09 de outubro de 2013.
 
Validade
O concurso público será válido por dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Concurso TaboãoPrev

No estado de São Paulo, a Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra - TaboãoPrev, publicou edital nº. 01/2013 de concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica do Instituto Zambini, o certame pretende ampliar seu efetivo ofertando 03 vagas de níveis médio e superior, com salário de até R$ 3.500,00.
 
Cargos: Agente Administrativo, Assistente Social e Procurador Autárquico. A jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais, lembrando que 5% das vagas serão reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
As inscrições serão efetuadas das 10 horas do dia 17 de junho às 20:00 horas do dia 04 de julho de 2013, exclusivamente pela internet, no site www.zambini.org.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível médio: R$ 48,90;
Nível superior: R$ 72,90.
 
O concurso será constituído de prova objetiva, peça prática e prova prática.
 
A prova objetiva e a peça prática (Procurador Autárquico) serão aplicadas no município de Taboão da Serra, em datas, locais e horários a serem divulgados oportunamente, no Diário Oficial do Município e através do site de inscrição. Já a prova prática ao cargo de agente administrativo será realizada em data e local que serão preestabelecidos em edital de convocação.
 
O concurso público terá validade de 6 meses, contados da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por igual período, a critério da TABOÃOPREV.

CREF 3ª Região (SC) abre vagas

O Conselho Regional de Educação Física da 3ª Região, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº 01/2013 – CREF3/SC para realização de seleção pública. A seleção visa o preenchimento de 6 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de R$ 1.093,06 a R$ 2.624,66 e o certame será válido por dois anos, com possibilidade de prorrogação.
 
Os cargos disponíveis são: Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo, Administrador, Advogado, Agente de Orientação e Fiscalização, Jornalista e Técnico de nível superior. São reservadas 5% das vagas aos candidatos com deficiência.
 
Inscrição e Prova
As inscrições serão admitidas das 10 horas de 12 de junho às 23 horas e 59 minutos do dia 11 de julho de 2013, através do site www.quadrix.org.br. A taxa de inscrição é de:
 
R$ 35,00 - nível fundamental;
R$ 45,00 - nível médio;
R$ 60,00 - nível superior.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 28 de julho de 2013, em horário e local que serão divulgados oportunamente. O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 29 de julho de 2013.
 
A previsão de entrega dos documentos (títulos) será no período entre os dias 27 a 30 de agosto de 2013, devendo ser enviados, impreterivelmente, via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento para a Central de Atendimento do INSTITUTO QUADRIX (SELEÇÃO PÚBLICA – CREF3/SC), Caixa Postal 28203, CEP: 01234‐970, São Paulo/SP.
 
Os documentos deverão ser entregues no local indicado acima, juntamente com duas vias preenchidas do Formulário de Protocolo de Entrega da Prova de Títulos, disponível no site de inscrição, e dentro de envelope fechado (tamanho aproximado de 30 cm x 22 cm).

Concurso Público da Prefeitura de Faxinal dos Guedes - SC

A Prefeitura de Faxinal dos Guedes, no estado de Santa Catarina, publicou o edital de concurso público nº 004/2013, com oferta de 01 vaga para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. O cargo exige ensino fundamental completo e oferece remuneração de R$ 687,11 por carga horária de 40 horas semanais.
 
Os candidatos podem garantir a participação no certame fazendo a inscrição no período de 13 a 24 de junho de 2013, exclusivamente pelo site www.incapel.com.br.
 
O concurso público será composto de prova objetiva, que será aplicada provavelmente em 07 de julho de 2013, no horário das 8h as 12h, na Escola Municipal Santa Terezinha, na Rua Presidente Dutra, n°. 683 no Centro do Município de Faxinal dos Guedes/SC.
 
O gabarito preliminar será publicado no 1º dia útil após a realização da prova objetiva, no Mural da Prefeitura Municipal de Faxinal dos Guedes, nos sites http://www.faxinal.sc.gov.brhttp://www.incapel.com.br.
 
O concurso público terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Floresta do Piauí - PI

A Prefeitura de Floresta do Piauí, no estado do Piauí, publicou o edital de concurso público nº 001/2013, ofertando 33 vagas de níveis fundamental, médio e superior. De acordo com o edital, os candidatos aprovados, se contratados, terão direito a remuneração de até R$ 4 mil.
 
Os interessados devem efetivar a inscrição no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, entre os dias 13 de junho e 02 de julho de 2013.
 
A prova objetiva está prevista para o dia 07 de julho de 2013. A partir do dia 04 de julho, o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico do Instituto Machado de Assis os locais e horários para realização das provas.
 
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado no dia 09 de julho e o resultado final será divulgado em 18 de julho deste ano.

Saúde financia a implantação de farmácias em 453 municípios

Cada município irá receber R$ 17 milhões para estruturação da unidade farmacêutica. Os gestores municipais podem fazer as inscrições até o dia 27 deste mês
 
Municípios de extrema pobreza interessados em fortalecer o uso racional e a qualidade do acesso a medicamentos da atenção básica já podem se inscrever no Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica – QualifarSUS. O Ministério da Saúde vai selecionar mais 453 municípios que serão beneficiados com R$ 17 milhões, recursos que devem ser investidos em equipamentos, contratação de pessoal e mobiliário das Centrais de Abastecimento Farmacêutico e das farmácias nas Unidades Básicas de Saúde.
 
A proposta é contribuir para o aprimoramento, implementação e integração das atividades da assistência farmacêutica no país. O investindo na estruturação dos serviços farmacêuticos – para proporcionar uma atenção mais contínua, segura e responsável – é uma das metas desta proposta. “Neste programa, o medicamento e a tecnologia se apresentam como um meio, onde o foco é o cuidado, a saúde e o cidadão”, afirma o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.
 
Em 2012, também foram selecionados 453 municípios, prioritários no Plano Brasil Sem Miséria, com até 100 mil habitantes, para receber o aporte e dar prioridade à estruturação das farmácias, contratação de profissionais, acesso à internet e utilização prioritária do Sistema Hórus. Para isso, os mesmos municípios receberam R$ 17 milhões ano. Além deste montante, as cidades selecionadas recebem mais R$ 24 mil por ano para custeio e manutenção dos serviços.
 
Os gestores municipais de saúde podem preencher a ficha de inscrição no site www.saude.gov.br/qualifarsus. As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 deste mês. Têm prioridade na seleção municípios que fazem parte de outros programas da Atenção Básica, como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS) e utilizarem o sistema Hórus ou sistemas próprios.
 
Outros investimentos nos demais Eixo do Programa – Educação, Informação e Cuidado – serão realizados, o que significa um investimento do Ministério superior a R$ 35 milhões, somente em 2013, além de R$ 1,2 bilhão destinado à aquisição de medicamentos e insumos para a farmácia básica em todos os municípios brasileiros.
 
Fonte: Agência Saúde, Ascom/MS
 
Por SaudeWeb

Frente para desonerar medicamentos é lançada em São Paulo

Foto: Divulgação
Dia 5 de maio foi lançada, em São Paulo, a Frente Parlamentar
Estadual para a Desoneração Tributária sobre os Medicamentos
A tributação sobre medicamentos no Brasil é a mais alta do mundo: 33,9%. De acordo com o deputado Walter Ihoshi, o ideal seria isentar os medicamentos de tributos, a exemplo de países como Estados Unidos, México, Canadá, Venezuela e Reino Unido
 
A luta pela redução dos impostos sobre remédios no país ganhou novos aliados: os deputados estaduais de São Paulo. Em cerimônia realizada na semana passada, na Assembleia Legislativa, foi lançada a Frente Parlamentar Estadual para a Desoneração Tributária sobre os Medicamentos.
 
Presidida pela deputada estadual Maria Lúcia Amary, a iniciativa é uma extensão da Frente Parlamentar lançada em Brasília pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), em abril. O objetivo de ambas é sensibilizar o Poder Executivo e derrubar o preço dos medicamentos no Brasil, que é um dos mais caros do mundo devido à alta tributação.
 
Cerca de 100 pessoas estiveram no evento, entre elas parlamentares estaduais e federais, prefeitos, vereadores e representantes do setor farmacêutico.
 
Além de Ihoshi e Maria Lúcia, fizeram parte da mesa os deputados Samuel Moreira (PSDB), Hélio Nishimoto (PSDB), Welson Gasparini (PSDB), além do vice-presidente executivo da Sindusfarma, Lauro Moretto, o presidente da Sincofarma, Nataniel Aguiar Costa, e o diretor executivo da Abradilan, Geraldo Monteiro.
 
Na abertura da solenidade, a deputada Maria Lúcia disse que a saúde é um direito constitucional do povo e que a desoneração dos medicamentos é um dos caminhos para garantir esse benefício. A deputada ainda afirmou que reduzir os tributos não implica em perdas para o governo. “Engano achar que com a diminuição tributária haverá queda na arrecadação. Pelo contrário, com a redução, aumenta-se o acesso aos remédios, que aumenta o consumo e torna essa queda inexistente.”
 
Exemplo japonês
Em viagem recente ao Japão, onde visitou um Centro de Tecnologia e Pesquisa, o deputado Walter Ihoshi falou do exemplo dos japoneses na distribuição dos medicamentos no país. Segundo o deputado, no Japão, os medicamentos de prescrição são dados gratuitamente à população, e os que são vendidos sem prescrição médica são comercializados com tributação de 5%.

 Ihoshi ainda citou como exemplo, no Brasil, o estado do Paraná, onde o governo reduziu os tributos sobre os medicamentos de 18% para 12%, e a arrecadação estadual aumentou.
 
Em discurso, a deputada Célia Leão (PSDB) afirmou que essa bandeira é de grande importância para São Paulo, onde tudo acontece. E esse é o momento para que o Estado seja um exemplo para as outras unidades da Federação. Célia ainda exaltou o deputado Ihoshi por ter idealizado esse debate em âmbito nacional, e disse que a reputação do parlamentar é primordial para o sucesso da Frente Parlamentar. “Palavras convencem. Porém, o exemplo, arrasta”.
 
Também estiveram presentes no evento os representantes da Abafarma, ABCFarma, Abrafarma e Interfarma, entidades setoriais que apoiam a iniciativa.
 
Números
A tributação sobre medicamentos no Brasil é a mais alta do mundo: 33,9%. Por conta disso, o remédio no país custa mais do que deveria, fazendo com que 55% da população não tenham condições financeiras de comprá-lo.
 
Um estudo publicado pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) mostra que os impostos cobrados por União, estados e municípios cresceram mais do que a inflação e o PIB, na última década. Em valores atualizados, a carga tributária per capita cresceu 56% entre 2000 e 2010, uma quantia desproporcional à renda do trabalhador brasileiro.
 
Dados do IBGE mostram que as famílias de classe E desembolsam R$ 7 por mês em medicamentos. Os mais ricos gastam R$ 100. Ou seja, o acesso aos remédios depende exclusivamente da renda de cada família.
 
De acordo com o deputado Walter Ihoshi, o ideal seria isentar os medicamentos de tributos, a exemplo de países como Estados Unidos, México, Canadá, Venezuela e Reino Unido. Mas enquanto isso não acontece, uma desoneração gradativa já faria a diferença no bolso do consumidor.
 
“Temos que promover essa discussão nos âmbitos federal e estadual para tentar, ao menos, fazer com que a carga tributária chegue à média mundial: 6%. O Brasil precisa se alinhar com o resto do mundo, pois nesse sentido a desigualdade é gritante”, finalizou Ihoshi.
 
Fonte Saudeweb

Projeto para levar telemedicina à Africa subsaariana avança

Sistema piloto, implantado no Quênia e no Senegal, permite conectar as zonas rurais com hospitais e centros médicos de referência, facilitando assim o atendimento médico
 
O projeto ‘SAHEL’ (“Satellite African eHealth validation”), que tem como objetivo apoiar a implementação e subsequente extensão de serviços de telemedicina economicamente viáveis na África avança com a colaboração de diversas empresas e universidades da Europa e Africa.
 
O ‘SAHEL’ é uma iniciativa gerenciada a partir da Agência Espacial Europeia (ESA), e cofinanciada pela Comissão Europeia para a África Subsaariana. Tem sua origem nas conclusões extraídas do grupo de trabalho de telemedicina (Telemedicine Task Force -TTF), iniciado em 2006, que contou com a participação de várias organizações europeias e africanas.
 
Graças a iniciativa pôde-se definir e implementar um piloto que conecta as zonas remotas dos países da África Subsaariana com hospitais e centros médicos de excelência. Trata-se de um primeiro passo para a configuração de um sistema integral de tele saúde (‘eHealth’) que inclui serviços de telemedicina, controle epidemiológico e formação contínua do pessoal médico, como pilares básicos sobre os quais outros serviços futuros serão articulados.
 
Um consórcio de empresas e entidades, liderado por EADS CASA Espacio, foi o encarregado por realizar esta iniciativa. Participam da iniciativa a Indra, multinacional de consultoria e tecnologia, implantando sua plataforma de telemedicina (‘Telemed’) e seu sistema de informação médica (‘Health Network’); SES ASTRA (Luxemburgo) na definição do serviço e o fornecimento do acesso fixo de banda larga via satélite; a Université Numérique Francophone des Sciences de la Santé et du Sport (UNF3S), que proporciona o conteúdo médico de teleformação em francês; e a ONG African Medican Research Foundation (AMREF), encarregada em contribuir com conteúdos em inglês de eLearning. A experiência e tecnologias utilizadas serão colocadas a serviço da própria AMREF, um centro de excelência com base no Quênia e de Le Kinkeliba, uma ONG que segue ativa na área de saúde do Senegal oriental desde mais de 15 anos.
 
As ONG’s se encarregaram de coletar as necessidades reais dos usuários e coordenar os esforços sobre o terreno com o pessoal local para que o piloto realmente pudesse ser efetivo e útil para a população.
 
Telemedicina
A Indra, por exemplo, contribui implementando seu sistema de gestão médica, uma plataforma de gestão modular e adaptável sobre a qual se podem articular os diferentes serviços. O sistema permite o Telediagnóstico como parte dos possíveis serviços médicos, oferecendo assistência em tempo real para a resolução de quadros clínicos. Desta forma, o médico ou enfermeiro poderá se comunicar a todo o momento com especialistas dos centros de referência para que eles possam ajudar no diagnóstico e tratamento dos pacientes.
 
A plataforma oferece também um serviço de Histórico Clínico Digital individual e familiar dos pacientes, fazendo o gerenciamento das visitas médicas, prescrições, primeiros socorros, vacinação ou programas médicos adaptados às necessidades prioritárias na África Subsaariana (entre outras, a saúde materna ou o atendimento infantil). Além disso, favorece a geração de informativos epidemiológicos sobre Enfermidades de Declaração Obrigatória para uso oficial e a criação de estatísticas de uso interno. Segundo comunicado da empresa, esta função de monitoria de enfermidades é especialmente importante, uma vez que facilita o acompanhamento e o controle das patologias mais devastadoras para a população destas regiões, tais como enfermidades endêmicas (malária), tuberculose ou Aids.
 
A plataforma incorpora, ainda, um serviço de e-Learning (formação à distância) aos profissionais médicos (médicos, enfermeiros, parteiras, entre outros) nos ambientes rurais. O catálogo de formação à distância incorpora cursos das especialidades com maior demanda, incluindo seminários online, tutoria e outros temas. Os conteúdos são oferecidos pela UMVF e pela AMREF.
 
Pilotos no Senegal e no Quênia
O piloto do ‘SAHEL’ foi implementado em três centros de atendimento primário e secundário no Senegal e no Quênia, conectando-os com centros de referência em ambos os países: o Hospital Nacional Kenyatta de Nairobi, Quênia, e o Centro Africano de Telemedicina em Dakar, Senegal.
 
Os pacientes das áreas  rurais, a grande maioria sem grandes recursos econômicos, deveriam se deslocar para os grandes hospitais urbanos para serem atendidos por especialistas ou em caso de urgência. Graças a  plataforma, os médicos dos centros rurais e das regiões mais remotas podem solicitar ajuda direta a especialistas dos centros de referência. O serviço de e Learning, além disso, melhora o preparo da equipe médica dos centros pequenos e remotos, o que sugere um valor agregado à assistência médica que se presta nestes territórios.
 
Com este projeto a Indra informa promover um novo impulso à exportação de sua experiência no âmbito de saúde digital. Recentemente, a companhia tecnológica forneceu e implantou o seu sistema de saúde (Health Network) no Hospital de La Florida, no Chile. A Indra também implantou o Health Network no centro médico Makati (MMC) das Filipinas e tornou-se detentora do projeto para os Ministérios da Saúde e Defesa do Reino de Bahrain, que contempla o desenvolvimento e operação global de todos os aplicativos da rede do seu Sistema Nacional de Saúde, o que inclui tanto hospitais como centros de saúde.
 
Fonte SaudeWeb

Número único para ouvidorias do SUS é aprovado

A direção do Sistema Único de Saúde ficará obrigada a prestar apoio às ouvidorias descentralizadas, de modo a facilitar o recebimento e o processamento das reclamações
 
A Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 5028/13, do deputado Décio Lima (PT-SC), que determina a adoção de um número único para as ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.
 
A direção do Sistema Único de Saúde ficará obrigada a prestar apoio às ouvidorias descentralizadas, de modo a facilitar o recebimento e o processamento das reclamações. Hoje, o Ministério da Saúde oferece o Disque Saúde 136 para a Ouvidoria do SUS.

A relatora na comissão, deputada Margarida Salomão (PT-MG), apresentou emenda para deixar a critério da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a escolha dos três dígitos do número único para as ouvidorias.

Segundo ela, o número 222 previsto no projeto original é tecnicamente inviável. “Os números telefônicos iniciados com o dígito ´2´ são atribuídos para assinantes residenciais e comerciais convencionais. Os números especiais de três dígitos, por sua vez, são iniciados com o dígito ´1´”, lembrou a parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Fonte SaudeWeb

Estudo explora a distribuição de câncer em jovens brasileiros

Objetivo do estudo da Ensp foi explorar a distribuição de câncer em adultos jovens no Brasil, por meio de um estudo descritivo da incidência em capitais selecionadas, da morbidade hospitalar e da mortalidade no País
 
No mundo, ainda são relativamente poucos os estudos sobre a incidência e mortalidade por câncer em adultos jovens ou que exploram as características biológicas desses tumores. Mas, atualmente, cresce o interesse internacional pelo câncer na população referida, em parte por causa do progresso limitado no tratamento oncológico nessa faixa etária, em comparação com crianças ou adultos mais velhos. Tipos de câncer como de mama, colorretal, sarcoma de tecidos moles, linfoma não Hodgkin e leucemia com frequência apresentam pior sobrevida em adolescentes (15-19 anos) e adultos jovens (20-24 anos) quando comparados com outras faixas etárias. Essas questões foram abordadas por um estudo de autoria dos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Sabrina da Silva Santos, Leticia Rodrigues Melo, Rosalina Jorge Koifman e Sergio Koifman.
 
“Uma possível explicação para essa heterogeneidade é que a maioria dos tratamentos administrados aos adolescentes e adultos jovens foi derivada de terapias originalmente projetadas para outras faixas etárias, além da relativa falta de ensaios clínicos e estudos com amostras de tumores de pacientes”, explicam os pesquisadores.

Segundo eles, esse cenário pode ter levado a uma falta de oportunidades para explorar e descobrir possíveis diferenças biológicas entre tumores em adolescentes e adultos jovens e aqueles em outras faixas etárias. Além disso, acrescentam os autores da investigação, o câncer em jovens está associado a uma carga emocional particularmente significativa e, muitas vezes, é difícil para eles aceitarem tratamentos que comprometam sua independência ou possam ter efeitos duradouros sobre sua imagem corporal e fertilidade.

Conforme relata a pesquisa, a maioria dos tumores conhecidos consiste em tumores esporádicos, isto é, eles afetam indivíduos sem uma história familiar de cancro aglomerados. Esse extrato de idade raramente envolve síndromes hereditárias de câncer, ou seja, aqueles em que os indivíduos têm alto risco de vida de desenvolvimento de uma neoplasia.

A pesquisa ainda aponta o câncer de testículo como a principal localização anatômica em homens, e as neoplasias da glândula tireoide, do colo de útero e a doença de Hodgkin nas mulheres. Já o câncer de encéfalo foi a principal causa de óbito por câncer em ambos os sexos, e a tendência temporal da mortalidade mostra aumento da mortalidade por câncer de encéfalo em homens e pela leucemia linfoide em ambos os sexos. Em conjunto, os resultados apresentados retratam um padrão epidemiológico de câncer em adultos jovens no Brasil com características regionais de distribuição.

O objetivo do estudo da Ensp foi explorar a distribuição de câncer em adultos jovens no Brasil, por meio de um estudo descritivo da incidência em capitais selecionadas, da morbidade hospitalar e da mortalidade no Brasil e em capitais selecionadas por câncer entre 20 e 24 anos no período de 2000-2002, e da evolução das taxas de mortalidade por câncer no Brasil no período de 1980-2008 na mesma população.

Fonte SaudeWeb

Big Data depende da adesão de médicos e pacientes

Registros Eletrônicos de Saúde integrados e consistentes análises de Big Data apontam para uma saúde com mais qualidade, agilidade e menores custos, mas para isso virar realidade, médicos e pacientes terão de romper a barreira da resistência à tecnologia
 
Mesmo em um Brasil das emergências superlotadas, da falta de leitos hospitalares, das disputas entre prestadores, médicos e fontes pagadoras, e de uma infindável lista de percalços, a tecnologia olha para o que seria ideal, desejável e, quiçá, resolutivo. Portanto falar em projetos de Registros Eletrônicos de Saúde e aplicabilidade do “Big Data” na atualidade pode ser utópico para os críticos e o caminho do equilíbrio para os defensores.
 
E é tentando mesmo arrumar a bagunça entre sistemas de informação de saúde que não se conversam em ambientes, na maioria das vezes, adversos, como é o caso do Brasil, que a norte-americana InterSystems investe no conceito de Saúde Conectada, que consiste em compartilhar e integrar informações clínicas entre hospitais, clínicas, farmácias e laboratórios tanto no âmbito regional como nacional.
 
“Sistemas de saúde são muito divididos e a maioria dos pacientes se trata em diferentes lugares. São várias pessoas, várias organizações tentando fazer a coisa certa, mas ninguém conversa entre si. Um dos pontos cruciais para gente é continuar conectando sistemas de saúde com mais eficiência, para tê-los realmente integrados”, afirmou o vice-presidente de planejamento estratégico da InterSystems, Paul Grabscheid, durante o Global Summit 2013, o maior encontro anual da companhia, realizado em abril deste ano na cidade de Orlando, Flórida (EUA).
 
A solução Healthshare é a plataforma que suporta o conceito da empresa no mundo, pois completa sua linha de evolução tecnológica, contemplando funcionalidades do robusto banco de dados Caché e do software Ensemble, que integra diferentes sistemas. Com escritório em 25 países e um faturamento global líquido de US$ 443 milhões em 2012, o setor de saúde representa 85% da receita da InterSystems e, no Brasil, essa importância chega a 60% sobre os números locais.
 
Preparado para a troca de dados clínicos por múltiplas unidades e instituições, o Healthshare ainda encontra barreiras em mercados em amadurecimento, como o brasileiro, que possui, por exemplo, menos de 15% dos quase sete mil hospitais informatizados. Entretanto, segundo o CEO para a América Latina, Carlos Eduardo Nogueira, o País deve evoluir rapidamente nos próximos dois anos, ofertando novas oportunidades, assim como o Chile, com projetos já concretizados por sua cultura de planejamento mais consolidada frente aos demais países latino-americanos.
 
Além de Brasil e Chile, outras apostas da companhia são China e Oriente Médio, regiões chamadas por Grabscheid de “campos verdes”. “Acho que existem duas partes para o mercado de TI em saúde no mundo. Se pensarmos em lugares como os EUA e Europa Ocidental, falamos em substituição. É muito difícil fazer coisas novas nesses lugares porque os sistemas já estão implementados. Se formos para outras partes, teríamos o que chamamos de “oportunidades de campos verdes”. Países focados em construir, de fato, um sistema de serviço de saúde”, afirma o vice-presidente, ressaltando que enquanto a China decide se vai construir 1.500 ou 2.000 hospitais, nos EUA talvez surjam cinco novos.
 
Rompendo barreiras
Um dos termos mais mal definidos na opinião de Grabscheid é o conceito do Big Data, mas ao invés de encarar a constatação como algo negativo, ele acredita que é isso que o torna especial. “Eu penso no Big Data de várias formas diferentes. Uma delas está no uso de dados, geralmente, coletados ou produzidos para um propósito que acabam sendo usados para outro”, explica ao mencionar um exemplo do Google, que foi capaz de rastrear um surto de gripe que se espalhava em Boston mais rapidamente do que as autoridades de saúde.
 
As etapas para seu aproveitamento na saúde podem ser resumidas em capturar, ou seja, acessar e integrar todos os seus dados; compartilhar, envolver todos os pontos de atendimento; compreender, incluir análises avançadas; e agir, que consiste em conduzir ações com base em informações em tempo real.
 
“Temos muitas informações a respeito dos pacientes, de tratamentos, sintomas e não a usamos para entender a melhor forma de cuidar. Isso porque parte dessa informação é desestruturada”, explica.
 
Aí está um dos grandes desafios do conceito, que sendo um banco para grandes massas de dados e programas de análise e visualização opera informações mistas – tanto estruturadas como provenientes de redes sociais, textos, entre outros -, sob três condições ou “três Vs”: volume, velocidade e variedade.
 
Mesmo tido como promessa para uma assistência de melhor qualidade e menores custos, há ainda aspectos a serem desenvolvidos para seu eficiente uso, conforme sinalizou o professor e presidente do Departamento de Informática Médica & Epidemiologia Clínica da Oregon Health & Scince University, William Hersh. São eles: privacidade e confidencialidade, alto custo, necessidade de mão de obra técnica, com conhecimento de Business Intelligence (BI), por exemplo, e necessidade de infraestrutura de interoperabilidade.
 
Apesar das barreiras, o aspecto fundamental para que os benefícios – como diagnósticos mais precisos e atendimentos mais ágeis – sejam sentidos, está no comprometimento dos médicos e demais profissionais ao preencherem os dados dos pacientes no sistema enquanto desempenham suas atividades diárias. Uma inserção correta sobre a dosagem e periodicidade de uma medicação é responsável, por exemplo, pelo lembrete enviado ao paciente via SMS para que ele não se esqueça de cumprir as orientações.
 
Para Grabscheid este é o maior desafio. “Um software no computador é a parte fácil. Conectá-lo a outros softwares já existentes é um pouco mais complicado, mas fazer as pessoas usarem o novo sistema é, de longe, o mais difícil. E não é possível fazer nada apenas colocando-as em uma sala e mostrando como se faz. Você precisa acompanhá-las na prática. Seria interessante conseguir uma semana com cada médico para treiná-lo, mas eles não têm uma semana, nem outro médico para substituí-lo”, lamenta.
 
Para ele, a tecnologia está conseguindo informações mais estruturadas na medicina, mas os médicos são resistentes a isso. “Eles não querem sentar e perder tempo inserindo informações em um computador. Muitos médicos estão acostumados a tomar notas. Os sistemas estão sendo aprimorados para agilizar o processo de inserção de informação, porque a maioria deles acaba não usando ou usando mal”, conta.
 
O comportamento indisciplinado, na maior parte das vezes, também dos pacientes em relação às recomendações do médico é outro obstáculo apontado pelo executivo, que enxerga a tecnologia como apenas uma facilitadora para que a comunicação efetiva aconteça, mas totalmente dependente do engajamento de ambos.
 
Os profissionais mais jovens, segundo ele, mostram-se mais confortáveis com a comunicação eletrônica e diferentes formas de trabalhar, o que sugere uma tendência promissora nesse aspecto.
 
Mesmo com as barreiras culturais, ditas como as maiores para o líder da InterSystems, os médicos do futuro irão, sim, interagir frequentemente com os sistemas por meio dos dispositivos móveis que já invadiram o cotidiano. Mas o que irá acontecer com os pacientes ainda é um pouco mais nebuloso para ele. “Quando eu converso com as pessoas, elas estão insatisfeitas, existem mais coisas que gostariam de fazer, mais informações que gostariam de ter, mais acesso aos médicos”, alerta, dizendo que o Reino Unido começou a traçar ações para que o paciente possa ter mais poder de escolha, ou seja, ser visto como um verdadeiro consumidor. “Acho que veremos mais iniciativas interessantes como esta.”
 
Brasil:
• Primeiro projeto de Saúde Conectada no Brasil, início em 2008
• 19 mil usuários entre médicos, enfermeiras e agentes de saúde
• 4 milhões de cidadãos atendidos pelo novo sistema
• 63 centros de saúde, 17 hospitais, 17 laboratórios e 4 UPAS
• Redução de 40% no gasto de medicamento
• Redução de 50% nos pedidos de exames
 
Chile:
• Projeto, que engloba a saúde pública de todo o país, é parte do Plano Estratégico de Saúde do Governo do Chile de 2010 a 2020
• 60% da população do Chile é atendida na atenção primária por meio do sistema da InterSystems (cerca de 9 milhões de pessoas)
• 50% dos postos utilizam o prontuário eletrônico
• Informatização dos hospitais é a nova etapa em andamento
 
Fonte SaudeWeb