Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Queremos um Brasil padrão FIFA!

Cirurgia refrativa ocular: LASEK

Na cirurgia LASEK, o epitélio da córnea é retirado e depois
recolocado por completo
Procedimento para correção ocular é pouco usado atualmente
 
O que é?
O LASEK é um procedimento indicado para a correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia. O termo LASEK vem do inglês, que significa Laser-Assisted Sub-Epithelial Keratectomy. A cirurgia diminui a dependência de óculos ou lentes de contato, podendo inclusive dispensar o uso. Tanto a LASEK quanto a cirurgia PR estão englobadas na mesma categoria: ablação de superfície avançada, na qual se retira o epitélio da córnea. A diferença entre as duas é que na LASEK o epitélio é conservado, enquanto que da PRK ele é raspado e descartado.  
 
A cirurgia LASEK é pouco usada atualmente, pois constatou-se que não existe vantagem em colocar o mesmo epitélio de volta.

O LASEK foi importante para a medicina porque mostrou que a forma como se tira o epitélio vai impactar na velocidade de recuperação e no desconforto pós-operatório do paciente. Por conta disso, a cirurgia PRK é mais indicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa. 
 
Qual médico realiza a cirurgia
Oftalmologista                                                                                                         

Tipos
A cirurgia LASEK pode ser normal ou personalizada. A LASEK normal, ou terapêutica, é feita com base em um modelo único, que serve para a maioria das pessoas. Já a LASEK personalizada requer um exame específico do olho do paciente, e a cirurgia LASEK será de uma forma específica para aquele paciente, ou seja, o profissional irá trabalhar o laser de um jeito diferente, especialmente para aquele caso. As etapas de ambas as cirurgias, no entanto, são as mesmas. 
 
Indicações
A cirurgia LASEK pode ser feita por pessoas que possuem uma ametropia (miopia, astigmatismo e hipermetropia), individual ou combinada. No entanto, a opção cirúrgica depende da avaliação feita pelo médico oftalmologista, pois alguns candidatos podem responder melhor à cirurgia LASIK ou PRK. Pessoas com combinação de ametropias podem corrigir todas em um só procedimento. É importante que o paciente tenha a córnea com espessura suficiente para que o cirurgião possa fazer, com uso de laser, a alteração adequada ao seu caso; 
 
Pré-requisitos
Existem diferentes limites para cada ametropia. Os limites mínimos são ditados pela dependência dos óculos, ou seja qualquer pessoa que dependa do uso de óculos teria uma ametropia grande o suficiente para poder ser avaliado para a cirurgia LASEK. Os limites máximos, no entanto, são mais restritivos. As indicações ideais são para miopias menores que 8,00 graus, astigmatismo menores que 4,00 e hipermetropias menores que 4,00. 
 
Exames necessários
Antes de fazer a cirurgia LASEK, o oftalmologista deve fazer uma consulta oftalmológica completa. Todas as cirurgias da visão devem incluir em seu pré-operatório exames de topografia e paquimetria central, juntamente com a avaliação da retina, que inclui como medição da espessura da córnea, refração, mapeamento da córnea, pressão e dilatação da pupila. Esses são os exames mínimos que devem ser realizados, segundo consenso do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Centro Oftalmológico Especializado em Superfície Ocular e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa. Entretanto, existem outros exames que podem ser pedidos pelo médico, como a tomografia de córnea, que avalia tridimensionalmente a córnea e a aberrometria ocular ? estudo das aberrações ópticas de olho inteiro e estudo das aberrações de ordens mais elevadas. 
 
Cuidados antes do procedimento
No dia de sua cirurgia LASEK, o ideal é fazer uma refeição leve e tomar todos os medicamentos que eventualmente forem prescritos, como antibióticos. Não use maquiagem dos olhos ou tenha qualquer acessório volumoso no cabelo, para não interferir no posicionamento de sua cabeça. Além disso, o tratamento de inflamações e infecções da superfície ocular, como a blefarite, são fundamentais para o sucesso da cirurgia. 
 
Como é realizada
Durante o procedimento LASEK, o epitélio da córnea é solto com álcool, e de forma que ele possa ser recolocado. Em seguida, o tecido recém-exposto da córnea é tratado com o mesmo laser utilizado nas cirurgias oculares LASIK e PRK (excimer laser). A fixação do paciente na luz do laser durante a cirurgia é fundamental para correção mais perfeita. Em seguida, a camada superior de células é recolocada.  
 
Tipos de anestesia
Anestesia local por meio de colírios. Alguns cirurgiões podem aplicar uma leve sedação, mas tudo dependerá do paciente.  
 
Tempo do procedimento
A cirurgia LASEK leva cerca de 10 minutos para ser realizada nos dois olhos.                                              

 
Tempo de internação
 As cirurgias LASEK normalmente são feitas em ambiente ambulatorial (centros de laser). O tempo dispendido depende dos trâmites logísticos locais, mas normalmente o paciente fica no hospital cerca de 1 hora. 
 
Quem não pode fazer
As contraindicações para correção visual com LASEK estão relacionadas ao paciente ter alguma doença na córnea, como ceratocone, na qual a cirurgia refrativa pode piorar a doença. Outras doenças oculares, como glaucoma e catarata, são contraindicações para o LASEK, bem como pessoas que possuem graus mais elevados do que a indicação cirúrgica. Entre os pacientes que podem ser contraindicados para fazer a cirurgia ou ter o procedimento adiado estão:

- Pacientes com histórico de síndrome do olho seco;
- Pessoas que fazem tratamento com medicamentos que dificultem a cicatrização, como esteroides;
- Presença de cicatriz na córnea;
- Prescrição de óculos ou lentes de contato instável nos últimos dois anos;
- Gravidez ou lactação;
- Histórico de herpes ocular no último ano; 
 
Como é a recuperação do paciente
A cirurgia LASEK tem uma recuperação mais rápida que a PRK e mais lenta que a Lasik. O paciente pode sentir dor, ter sensação de areia nos olhos, incômodo, lacrimejamento e fotofobia nos cinco dias seguintes à operação por LASEK.  
 
Você terá a recuperação de 90% da visão em duas semanas e 100% em três meses. A dependência dos óculos será diminuída, podendo chegar até a independência total. A visão pode variar entre claro e embaçado durante as primeiras semanas após a cirurgia LASEK. Pode sobrar algum grau em 1 a 5% dos casos dependendo da ametropia inicial.
 
Cuidados após a cirurgia
Não é necessário usar tampão, mas sim uma lente de contato terapêutica durante uma semana, independente do grau. A lente de contato é aplicada imediatamente após a cirurgia, e permite que a superfície do olho cicatrize completamente. Uma vez que a superfície do olho está curada, a lente de contato é removida. Uso de colírios específicos por uma ou duas semanas também é indicado para prevenir infecções e manter seus olhos úmidos. Deverão ser feitas visitas ao oftalmologista durante os primeiros seis meses após a cirurgia, seguindo normalmente o seguinte calendário: no dia seguinte à cirurgia; uma semana após a cirurgia; 30 dias após a cirurgia; três meses após a cirurgia; seis meses após a cirurgia e a partir disso, uma vez ao ano.

Algumas recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa após a cirurgia LASEK são:

- Evitar trauma ocular (pancadas, quedas, etc);
- Evitar esportes coletivos por 30 dias;
- Evitar coçar ou esfregar os olhos;
- Evitar piscina, mar, sauna e maquiagem por 30 dias;
- Evitar esforço físico durante uma semana;
- Iniciar o uso da medicação ao chegar em casa;
- Repousar e manter os olhos fechados durante três horas após a cirurgia;
- Manter seus hábitos de higiene, como tomar banho e lavar o rosto, sem deixar cair água, xampu ou sabonete nos olhos. Caso isso ocorra, pingar duas a três gotas de colírio lubrificante;
- Usar óculos escuros durante o dia e em atividades externas, principalmente quando exposto ao sol; - Evitar ingestão de bebidas alcoólicas por sete dias;
- Evitar uso de cosméticos, tintura de cabelo por 15 dias;
- Proteger os olhos em ambientes com poeira, plantas e substâncias voláteis, durante 15 dias;
- Ao lavar o rosto, evitar esfregar as pálpebras;
- Sempre lavar bem as mãos com água e sabonete antes de cuidar dos olhos;
- Não remover as lentes de contato. Se ela cair dos olhos, não recoloque e entre em contato com o médico imediatamente. 
 
Possíveis complicações
Há o risco da não correção adequada do grau e necessidade de operar novamente em 1 a 5% dos casos. Existe também o risco de infecção e criação de irregularidades corneanas. Pode ser ainda que o paciente sofra uma acentuada perda da visão com o passar do tempo, mas é muito raro. Na eventualidade da necessidade de refazer a operação pode ser usada a técnica de LASIK, PRK ou LASEK novamente. O LASEK também tem potencial de toxicidade pelo álcool quanto se usa a Mitomicina C, que é uma substância utilizada para controlar a cicatrização da córnea.  
 
Regulamentação
A cirurgia LASEK é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no entanto está sendo descontinuada pelos profissionais médicos e membros do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Centro Oftalmológico Especializado em Superfície Ocular e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa. 
 
Custo da cirurgia
Até o momento, o Sistema Único de Saúde (SUS) não realiza a cirurgia LASEK. No entanto, o procedimento pode ser feito com o aporte de alguns planos de saúde. 
 
Referências
Wallace Chamon, oftalmologista da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Renato Ambrósio, oftalmologista presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa
 
Fonte Minha Vida

Médicos turcos consideram "tortura" o uso indiscriminado de gás lacrimogêneo

BULENT KILIC / AFP
Médicos turcos consideram uso frequente do gás lacrimogêneo
 equivalente à tortura
Especialistas alertam que produto nunca deve ser utilizado em espaços fechados
 
O uso frequente do gás lacrimogêneo para intimidar e dispersar manifestantes, como aconteceu na Turquia nas últimas três semanas, é equivalente à tortura, denunciaram nesta quinta-feira (19) seis associações médicas turcas.
 
"O gás não foi usado como forma de controlar distúrbios, mas como arma química", afirmou em entrevista coletiva, realizada hoje em Istambul, Ümit Biçer, da Associação dos Médicos Legistas.
 
Biçer ressaltou que o gás lacrimogêneo nunca deve ser utilizado em espaços fechados ou a uma distância de menos de cinco metros das pessoas, e denunciou que foram jogadas bombas desse tipo no interior de um hotel lotado de manifestantes que se escondiam da polícia.
 
Segundo uma pesquisa feita na internet, 21% dos que declararam ter inalado gás estavam em espaços fechados.
 
"Além disso, a polícia utilizou as bombas de gás como munição, como se fossem balas de fuzil, ao dispará-las diretamente contra as pessoas", acrescentou o médico, que disse ter visto pessoas terem traumatismos cranianos e perderem olhos por causa dos impactos.
 
O especialista acrescentou que "também configura tortura adicionar substâncias químicas, como uma solução de gás de pimenta, nos jatos de água dos canhões da polícia". A prática, documentada pela imprensa turca, foi confirmada pelos testemunhos de várias vítimas que sofreram graves irritações cutâneas ao serem atingidas pelo que o governador de Istambul, Hüseyin Avni Mutlu, havia descrito como "água com uma solução médica".
 
O médico disse que o número oficial de quatro mortos causados pelos protestos - três manifestantes e um policial - pode aumentar, já que duas pessoas sofreram ataques cardíacos após se expor de forma prolongada ao gás lacrimogêneo, mas ainda é preciso esperar a conclusão das autópsias.
 
Uma das vítimas foi um jovem de Ancara, que não participou dos protestos, mas morreu em seu local de trabalho após passar três dias seguidos por uma região onde a polícia disparava gás diariamente. A outra foi uma mulher de 50 anos, que morreu de um ataque cardíaco em casa após ter participado de uma manifestação, detalhou.
 
Osman Öztürk, porta-voz da Associação Turca de Médicos (TTB), lembrou o balanço oficial de vítimas: 4 mortos, 59 gravemente feridos, 6 em estado crítico, 11 casos de perda de olhos, mais de 100 casos de traumatismo craniano, e 7.822 feridos no total.
 
Os dados, advertiu, "são só a ponta do iceberg e talvez não representem nem um quinto do (número) real, já que muitíssimas vítimas não receberam ajuda médica", advertiu. O médico opinou que o uso generalizado do gás e os disparos diretos na cabeça "fazem pensar que a polícia tinha ordem de matar".
 
"O gás sempre é disparado na frente dos manifestantes, de modo que o povo possa recuar, mas nesses protestos foi lançado de todos os lados", denunciou.
 
De fato, uma prática habitual nas últimas semanas, como a Efe pôde comprovar, foi a de lançar bombas de gás a grande distância sobre uma manifestação, de modo que centenas de pessoas, vítimas do pânico, precisassem atravessar nuvens lacrimogêneas se quisessem se salvar.
 
Dogan Sahin, da Associação de Psicólogos Turcos, estima que 1 milhão de pessoas tenha sofrido repressão policial durante as três semanas de protestos, e que um terço delas sofreu danos psicológicos.
 
"Desses, 60% irá superá-los em um ano, mas 20% irá sofrê-los a longo prazo", denunciou, e citou consequências como a insegurança e a perda do sentido da justiça, além do aumento da violência.
 
O advogado Turgut Kazan pediu não apenas a proibição do uso do gás, mas também um boicote contra a Turquia por parte dos países exportadores, cujos governos considerou "também responsáveis".
 
Kazan lembrou que o gás foi usado contra pessoas que dormiam, fugiam, cantavam ou simplesmente olhavam, o que em sua opinião constitui claramente uma forma de tortura, punível com 12 anos de prisão.
 
"Esse crime não prescreve: aviso a todos os que deram as ordens e os que as cumpriram que um dia serão julgados". 
 
Fonte Efe/R7

Emoção negativa agrava doença que provoca lesões na pele, dizem cientistas

Psoríase pode atingir mucosas, unhas e até articulações
 
Cientistas da Universidade de Múrcia, na Espanha, concluíram que há uma relação entre as emoções negativas e as lesões da pele que caracterizam a doença inflamatória crônica chamada psoríase. Ela pode atingir mucosas, unhas e até articulações e o processo é alternado entre momentos de melhora e piora.
 
Não é uma doença contagiosa, mas está associada a fatores psicológicos. É caracterizada por manchas avermelhadas, em forma circular, com descamação da pele. Na primeira etapa dos estudos, os cientistas avaliaram 800 doentes, de diferentes regiões do mundo, na primeira etapa dos estudos.
 
Na segunda fase, os investigadores avaliaram a personalidade dos doentes e fizeram uma análise, por meio de testes, com emoções negativas e positivas. O estudo, do qual fez parte a associação espanhola de doentes Acción Psoriasis, concluiu que o doente quando se sente deprimido, pressionado, agitado, preocupado ou nervoso acaba tendo um aumento das lesões. Esses fatores causam o agravamento e a extensão dessas lesões.
 
Os cientistas do grupo de psicodiversidade da Universidade de Múrcia defendem a necessidade de um tratamento completo do doente de psoríase, incluindo os aspectos dermatológico e psicológico. De acordo com a Acción Psoriasis, as avaliações mostraram que emoções positivas podem constituir fator de proteção.
 
Fonte R7

Hospital do Servidor Estadual em SP tem estoque de sangue crítico e pede doações

Doação de sangue
Para ser doador é necessário ter acima de 16 anos de idade e pesar no mínimo 50 kg
 
O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) pede ajuda da população de São Paulo para repor o estoque do banco de sangue do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual), na zona sul da capital paulista, que está com níveis críticos.
 
De acordo com o hospital, reforçar a quantidade de bolsas de sangue é fundamental para garantir, por exemplo, a realização de cirurgias que necessitam de transfusão.
 
Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (recomenda-se evitar a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e levar documento de identidade original com foto. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.
 
Mulheres grávidas ou em fase de amamentação não podem doar, assim como usuários de drogas, pessoas expostas a doenças sexualmente transmissíveis e com diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade.
 
Segundo o coordenador do banco de sangue do HSPE, Fabio Lima Lino, é importante que o doador saiba que a quantidade de sangue retirada não afeta sua saúde, porque sua recuperação é imediata.
 
— É pouco para quem doa e muito para quem precisa.
 
Na hora de doar, todos passam por uma entrevista, que tem o objetivo de dar mais segurança ao doador e aos pacientes que receberão o sangue. Por isso, é importante que as respostas sejam sinceras. Tudo será mantido em sigilo. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes, tais como hemácias, plaquetas, plasma, e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação.
 
Serviço
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 7h30 às 17h, inclusive aos feriados.
 
Endereço: rua Pedro de Toledo, 1.800, Ibirapuera.
 
Fonte R7

Médicos britânicos desenvolvem animações gigantes para aulas

St. George's Hospital/Universidade de Londres
Projeto pode ser uma forma de ensinar procedimentos
cirúrgicos para alunos
Estudantes podem participar de até nove horas de aulas e palestras por dia 
 
Dois médicos britânicos criaram um sistema que usa uma animação em 3D gigante para ajudar estudantes de medicina a compreender melhor o assunto das aulas.
 
Os dois mostraram um gráfico 3D de um rim com quatro metros para demonstrar a função renal durante uma aula na semana passada.
 
Estas animações foram desenvolvidas por Kapil Sugand, que trabalha no St. George's Hospital e no Imperial College, ambos em Londres, e pelo médico Pedro Campos, do St. George's Hospital.
 
Eles dizem que a técnica não pode ser chamada de holograma, pois é baseada em um tipo de ilusionismo que combina placas de vidro com métodos especiais de iluminação para fazer com que as imagens apareçam flutuando no ar.
 
As imagens são animadas e podem ser controladas pelo palestrante.
 
Para criar as animações, são usados três projetores que geram imagens coloridas no palco e foram projetadas para serem usadas em um grande auditório.
 
Os médicos afirmam que queriam facilitar a absorção de uma grande quantidade de detalhes e informações, necessários para que os estudantes de medicina passem em provas importantes. Os estudantes podem participar de até nove horas de aulas e palestras por dia e normalmente estudam seis anos para conseguir a qualificação necessária para exercer a profissão.
 
Sugand afirmou que a pesquisa em ciências educacionais mostrou que a capacidade de prestar atenção de um estudante médio dura entre vinte e trinta minutos, mas as aulas padrão duram pelo menos uma hora.
 
— O corpo humano é uma máquina muito complexa. É muito difícil compreender como um rim ou fígado funcionam com slides de Powerpoint, por exemplo.
 
Um "corpo humano holográfico" já foi testado em uma aula de anatomia no Imperial College, mas o projeto não visava uma grande audiência, segundo Sugand.
 
— Isto (o projeto) pode ser uma forma de ensinar procedimentos cirúrgicos para um grande grupo de alunos.
 
Resposta positiva e custos
A resposta dos alunos do primeiro ano de medicina no St. George's Hospital, da Universidade de Londres, que participaram da aula com a nova animação 3D foi positiva.
 
"Passamos muito tempo olhando manuais e ouvindo aulas para tentar entender os assuntos e acho que isto (a animação) tornaria várias áreas médicas mais fáceis de entender", disse Hannah Barham.
 
"Como conceito é fantástico, mas não acho que vai substituir a aula tradicional no momento, pois não é possível personalizar (as animações para cada aula)", afirmou outro aluno, Andrew Salmon.
 
Sugand admite que as animações visam ser uma ferramenta a mais e não se transformariam em substitutas para o uso de corpos em aulas de anatomia.
 
— Nada pode substituir a dissecação de um corpo, é a melhor e mais tradicional forma de aprender anatomia. (O uso de ferramentas) Multimídia se transformou em uma forma de complementar e não de substituir aquele processo.
 
Sugand e Campos gastaram 10 mil libras (cerca de R$ 33,9 mil) para elaborar um pequeno acervo de imagens em 3D, incluindo uma sequência que destaca os efeitos da malária em várias partes do corpo. O dinheiro veio das universidades onde os dois trabalham e também dos pais de Pedro Campos.
 
Apesar da demonstração bem-sucedida da animação durante uma palestra, a universidade que sediou o evento já informou que o projeto ainda não deverá ser aplicado.
 
Um porta-voz do hospital St. George's Hospital e da Universidade de Londres, disse que o custo seria muito alto.
 
— Neste estágio é mais uma prova do conceito.
 
Fonte BBC Brasil/R7

Tratamento de duas semanas impede desenvolvimento de epilepsia

Pesquisa oferece esperança para a produção de novos medicamentos eficazes para aliviar os sintomas e as crises recorrentes
 
Cientistas do Duke University Medical Center, nos EUA, demonstraram que um tratamento de duas semanas pode impedir o desenvolvimento da epilepsia em ratos de laboratório.
 
O estudo indica que a segmentação de uma via de sinalização especial nos animais previne o desenvolvimento de epilepsia do lobo temporal, oferecendo esperança de que os pesquisadores serão capazes de desenvolver medicamentos eficazes para aliviar as crises recorrentes e bloquear o desenvolvimento da condição.
 
 
Epilepsia do lobo temporal, a forma mais comum de epilepsia, é caracterizada por crises recorrentes ao longo da vida e alterações comportamentais, muitas vezes, com impactos devastadores sobre os pacientes e suas famílias. Infelizmente, a doença muitas vezes não é sensível aos anticonvulsivantes.
 
Muitos pacientes com epilepsia do lobo temporal experimentam um episódio inicial de convulsões prolongadas, conhecido como estado de mal epiléptico, que muitas vezes é seguido por um período de recuperação livre de convulsão antes de os indivíduos desenvolverem convulsões recorrentes.
 
A investigação em animais sugere que os ataques prolongados no estado epiléptico causam ou contribuem para o desenvolvimento da epilepsia.
 
"Um objetivo importante deste campo tem sido identificar o mecanismo molecular pelo qual o estado epiléptico transforma um cérebro de normal para epiléptico. Compreendendo este mecanismo em termos moleculares proporcionaria um alvo com o qual se pudesse intervir farmacologicamente, talvez para impedir que um indivíduo se torne epiléptico", afirma o pesquisador James McNamara.
 
Em um modelo do rato de epilepsia lobo temporal que se desenvolve após o estado de mal epiléptico, McNamara e seus colegas descobriram que a inibição do receptor de BDNF, TrkB, usando a modificação genética do animal para torná-lo suscetível a ruptura química à ação de TrkB em um momento específico, impede o desenvolvimento da epilepsia, bem como alivia comportamentos de ansiedade associados e perda de neurônios.
 
Notavelmente, um tratamento de duas semanas para bloquear a atividade de TrkB após a convulsão inicial foi capaz de exercer efeitos de proteção a longo prazo. "Isso demonstra que é possível intervir após o estado de mal epiléptico e evitar que o animal se torne epiléptico", afirma McNamara.
 
Os resultados também indicam que a segmentação de TrkB apenas durante um período limitado de tempo é capaz de atingir o sucesso do tratamento de epilepsia, sem a necessidade de terapia contínua. Isso destaca TrkB como um alvo promissor para o desenho de drogas para prevenir o desenvolvimento da epilepsia.
 
Fonte isaude.net

Dormir por tempo suficiente pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2

Estudos anteriores demonstraram os efeitos nocivos da restrição de sono na sensibilidade à insulina em pacientes saudáveis
Estudos anteriores demonstraram os efeitos nocivos da restrição
de sono na sensibilidade à insulina em pacientes saudáveis
Homens com restrição de sono durante a semana têm melhora na sensibilidade à insulina após três noites bem dormidas
 
Dormir por tempo suficiente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2. É o que mostra estudo de pesquisadores do Los Angeles Biomedical Research Institute (LA BioMed), nos EUA.
 
A pesquisa demonstra que a sensibilidade à insulina, a capacidade do organismo em eliminar glicose (açúcar) da corrente sanguínea, melhora significativamente após três noites de fim de semana 'colocando o sono em dia' em homens com restrições do sono durante a semana.
 
"Todos nós sabemos que precisamos ter um sono adequado, mas isso muitas vezes é impossível por causa das exigências de trabalho e estilos de vida ocupados. Nosso estudo descobriu que estender as horas de sono pode melhorar o uso da insulina pelo corpo, reduzindo assim o risco de diabetes tipo 2 em homens adultos", afirma o líder da pesquisa Peter Liu.
 
A insulina é um hormônio que regula o nível de açúcar no sangue. O corpo de um paciente com diabetes tipo 2 não utiliza eficazmente a insulina que produz, ou torna-se "resistente" à insulina. Deter a sensibilidade do organismo à insulina reduz o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
 
Estudos anteriores demonstraram os efeitos nocivos da restrição de sono na sensibilidade à insulina em pacientes saudáveis. O novo estudo fornece informações sobre as pessoas que perdem o sono durante a semana, muitas vezes por causa do trabalho e estilo de vida ocupados, mas repõem o sono nos fins de semana.
 
"A boa notícia é que, ao estender as horas de sono, homens adultos que durante um longo período de tempo não dormem o suficiente durante a semana, ainda podem melhorar a sensibilidade à insulina", afirma Liu.
 
Liu e seus colegas estudaram 19 homens não diabéticos com idade média de 28,6 anos, que há seis meses ou mais tinham autorrelato de sono inadequado durante a semana de trabalho. Em média, os homens tinham apenas 6,2 horas de sono por noite de trabalho. Mas eles regularmente recuperavam o sono nos fins de semana, dormindo um acréscimo de 37,4% ou 2,3 horas por noite.
 
Os tempos de sono relatados foram verificados por um pequeno dispositivo colocado no pulso de cada homem que monitorava os ciclos sono-vigília.
 
Os homens passaram três noites em um laboratório de sono em dois finais de semana separados. Os pesquisadores designaram aleatoriamente os homens a duas das três condições do sono: (1) 10 horas de sono, (2) seis horas de sono ou (3) 10 horas na cama, em que os ruídos durante o sono profundo despertou-os para um sono superficial, sem acordá-los.
 
Na quarta manhã, a equipe tirou o sangue dos homens para medir o açúcar e os níveis de insulina para calcular a sensibilidade à insulina. Cada indivíduo teve a mesma ingestão de alimentos durante as visitas de estudo, de modo que a dieta não influenciou os resultados.
 
Os resultados mostraram que quando os homens dormiram 10 horas por noite em cada uma das três noites de reposição do sono, a sensibilidade à insulina foi muito melhor do que quando tinham restrição persistente de sono.
 
A equipe descobriu ainda que a pontuação no teste de resistência à insulina também melhorou (diminuiu), com a extensão do sono.
 
Fonte isaude.net

Terapia com prata torna bactérias mil vezes mais sensíveis a antibióticos

Nos últimos anos, mais bactérias causadoras de doenças têm se
tornado resistentes aos antibióticos comuns, com graves
consequências para a saúde pública
Baixas doses do metal abre o caminho para novas terapias contra infecções resistentes a drogas e recorrentes
 
O tratamento de bactérias com um composto contendo prata impulsionou a eficácia de uma ampla gama de antibióticos utilizados e os ajudou a combater infecções letais em ratos. É o que revela estudo de pesquisadores do Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering at Harvard University, nos EUA.
 
A pesquisa mostra que o metal ajudou a tornar uma estirpe de bactérias resistente aos antibióticos novamente sensíveis aos medicamentos e expandiu o poder do antibiótico Vancomicina, que geralmente só é eficaz em matar bactérias Gram-positivas, como Staphylococcus e Streptococcus.
 
 
A prata permitiu que Vancomicina, pela primeira vez, penetrasse e matasse as bactérias Gram-negativas, grupo que inclui micróbios que podem causar intoxicação alimentar e infecções adquiridas em meio hospitalar.
 
O metal também provou ser útil para dois tipos de infecções persistentes que geralmente exigem repetidas rodadas de tratamento com antibióticos e várias consultas médicas: bactérias que ficam dormentes durante o tratamento antibiótico e depois causam infecções recorrentes, e os biofilmes microbianos que envolvem cateteres e articulações protéticas.
 
"Os resultados sugerem que a prata pode ser extremamente valiosa como um complemento a tratamentos com antibióticos existentes", afirma o pesquisador Jim Collins.
 
Nos últimos anos, mais bactérias causadoras de doenças têm se tornado resistentes aos antibióticos comuns, com graves consequências para a saúde pública. No entanto, as empresas farmacêuticas têm lutado por anos para desenvolver novos tipos de antibióticos que visam essas bactérias. Isso levou os cientistas a reexaminarem métodos mais antigos que foram usados para combater a infecção bem antes de usar penicilina na década de 1940. O tratamento com a prata, que tem sido utilizado desde a antiguidade para prevenir e curar infecções, é um deles.
 
Apesar da longa história de uso na clínica de prata, ninguém entendia plenamente como esse metal mata as bactérias.
 
Para descobrir o mecanismo de ação, a equipe tratou tensões normais e mutantes da bactéria E. coli com um composto de prata. Em seguida, eles observaram sob o microscópio eletrônico e realizaram uma série de testes bioquímicos.
 
A equipe descobriu que os compostos de prata levaram as bactérias a produzir mais espécies reativas de oxigênio, moléculas quimicamente reativas que danificam o DNA e as enzimas da célula bacteriana, bem como a membrana que envolve a célula. A prata também tornou a membrana celular das bactérias mais fraca.
 
Embora a prata tenha sido utilizada sozinha como uma terapia no passado, os cientistas suspeitavam que ambas as mudanças podem tornar as células mais vulneráveis aos antibióticos convencionais e que, uma pequena quantidade de prata tornou as bactérias E. coli entre 10 e 1 mil vezes mais sensíveis a três antibióticos vulgarmente utilizados: gentamicina, ofloxacina e ampicilina.
 
"Se você conhece o mecanismo, você pode ter muito mais sucesso fazendo terapias combinatórias", afirma o pesquisador Ruben Morones-Ramirez.
 
Segundo os pesquisadores, as doses de prata necessárias para ajudar os antibióticos a matarem as bactérias estavam muito abaixo do que poderia prejudicar os ratos. Também não prejudicaram as células humanas cultivadas, o que sugere que a prata oral e injetável pode ser segura para os seres humanos também.
 
Fonte isaude.net

Cientistas criam primeiro mapa digital 3D detalhado do cérebro humano

Pesquisadores cortam segmentos do cérebro para criar o modelo 3D 'BigBrain'
Foto: Amunts, Zilles, Evans et al.
Pesquisadores cortam segmentos do cérebro para criar o
modelo 3D 'BigBrain'
Modelo contém 100 mil vezes mais dados do que a ressonância magnética e mostra a anatomia do cérebro em detalhes microscópicos
 
Pesquisadores internacionais criaram o primeiro modelo digital de alta resolução em 3D do cérebro humano.
 
A reconstrução, que recebeu o nome de Big Brain, mostra a anatomia do cérebro em detalhes microscópicos, permitindo que os pesquisadores vejam recursos menores do que um fio de cabelo.
 
O novo mapa será disponibilizado gratuitamente para os neurocientistas para ajudá-los em suas pesquisas.

O mapa foi criado por cientistas da Alemanha e do Canadá e é 50 vezes mais detalhado do que a última tentativa já feita, contendo 100 mil vezes mais dados do que uma ressonância magnética tradicional.
 
A resolução anatômica refinada do BigBrain permitirá aos cientistas obter insights sobre a base neurobiológica da cognição, linguagem, emoções e outros processos, de acordo com o estudo.
 
Segundo os pesquisadores, a ferramenta anatômica servirá como um atlas para neurocirurgia e vai fornecer um quadro para a investigação em várias direções, incluindo melhor compreensão de doenças do cérebro, tais como Alzheimer.
 
A equipe destaca que é uma base comum para discussões científicas, porque todo mundo pode trabalhar com este mesmo modelo de cérebro.

O projeto
Para criar o atlas do cérebro detalhado, o líder da pesquisa Katrin Amunts, do Research Centre Jülich, na Alemanha, e seus colegas se aproveitaram dos novos avanços nas capacidades de computação e análise de imagem. Usando uma ferramenta especial chamado micrótomo, eles cuidadosamente cortaram a camada de parafina do cérebro de uma mulher de 65 anos de idade em 20 seções com micrômetros de espessura.
 
O projeto era um "tour-de-force para montar imagens de mais de 7.400 cortes histológicos individuais, cada um com suas próprias distorções, rasgos e lágrimas, em um volume 3D coerente", afirma o coautor Alan Evans.
 
As seções foram montadas em lâminas, manchadas para detectar estruturas celulares e, finalmente, digitalizadas com um scanner de alta resolução para que os pesquisadores pudessem reconstruir o modelo de cérebro 3D. Demorou cerca de mil horas para coletar os dados.
 
Planos futuros dos pesquisadores para a utilização do mapa incluem medições de extração de espessura cortical para obter insights sobre o envelhecimento e doenças neurodegenerativas.
 
Eventualmente, Amunts e colegas esperam construir um modelo de cérebro com a resolução de 1 mícron para capturar detalhes únicos da morfologia celular.
 
Fonte isaude.net

Adoçante artificial é arma potencial contra a doença de Parkinson

Manitol que aglomerados da proteína a-sinucleína se formem no cérebro
Manitol que aglomerados da proteína a-sinucleína se formem no cérebro
Estudo dos EUA revela que manitol pode evitar a formação de aglomerados de proteínas tóxicas no cérebro
 
Cientistas da American Friends Tel Aviv University, nos EUA, descobriram que um adoçante artificial muito utilizado pode ajudar a prevenir o aparecimento da doença de Parkinson.
 
A pesquisa demonstra que o manitol, álcool de açúcar produzido por fungos, bactérias e algas e componente comum de goma de mascar sem açúcar impede que aglomerados da proteína a-sinucleína se formem no cérebro, processo que é característico do Parkinson.
 
Os resultados sugerem que este adoçante artificial poderia ser uma nova terapia para o tratamento do mal de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas.
 
 
Depois de identificar as características estruturais que facilitam o desenvolvimento de aglomerados de a-sinucleína, os pesquisadores começaram a buscar um composto que pode inibir a capacidade das proteínas se unirem. No laboratório, eles descobriram que o manitol estava entre os agentes mais eficazes na prevenção da agregação de proteínas em tubos de ensaio. "O benefício desta substância é que ela já está aprovada para utilização em uma variedade de intervenções clínicas", afirma o pesquisador Daniel Segal.
 
Em seguida, para testar as capacidades do manitol no cérebro vivo, os investigadores se voltaram para moscas de fruta transgênicas concebidas para transportar o gene humano para a-sinucleína.
 
Para medir o movimento das moscas, eles usaram um ensaio denominado "ensaio de escalada", na qual a capacidade de moscas para subir as paredes de um tubo de ensaio indica a sua capacidade de locomoção. No período experimental inicial, 72% das moscas normais foram capazes de subir o tubo de ensaio, em comparação com apenas 38% das moscas geneticamente alteradas.
 
Os pesquisadores então adicionaram manitol à comida das moscas geneticamente alteradas por um período de 27 dias e repetiram a experiência. Desta vez, 70% das moscas mutantes podiam subir o tubo de ensaio. Além disso, os investigadores observaram uma redução de 70% em agregados de a-sinucleína em moscas mutantes que tinham sido alimentadas com o manitol, em comparação com as que não tinham recebido a substância.
 
Os resultados da pesquisa foram confirmados por um segundo estudo que mediu o impacto de manitol em ratos geneticamente modificados para produzir a-sinucleína humana, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de San Diego, nos EUA. Após quatro meses, os pesquisadores descobriram que os camundongos injetados com manitol também mostraram uma redução dramática nos níveis de a-sinucleína no cérebro.
 
Os pesquisadores agora planejam reexaminar a estrutura do composto manitol e introduzir modificações para otimizar sua eficácia. Outros experimentos em modelos animais, incluindo o teste comportamental, são necessários, de acordo com eles.
 
Fonte isaude.net

54% das mulheres grávidas usam inseticidas domésticos prejudiciais para o feto

Pesticidas são usados em ambientes domésticos para controlar a infestação de insetos ou outras criaturas
Foto: Natalikaevsti/Fotolia
Pesticidas são usados em ambientes domésticos para controlar a
infestação de insetos ou outras criaturas
Pesquisa mostra que a gravidez e a infância são os períodos de maior vulnerabilidade para o uso de inseticidas dentro das casas
 
54% das mulheres grávidas usam inseticidas que são prejudiciais para a saúde do feto. É o que revela estudo de pesquisadores do Higher Public Health Research Centre (CSISP) em Valencia, na Espanha.
 
A pesquisa revela ainda que a gravidez e a infância são os períodos de maior vulnerabilidade para o uso de inseticidas domésticos.
 
A equipe descreveu o uso de pesticidas domésticos durante a gravidez e no primeiro ano de vida em cerca de 2.500 mulheres e crianças em Sabadell, Guipúzcoa e várias áreas das Astúrias e da Comunidade Valenciana. Eles também consideraram os fatores sócio-demográficos e de estilo de vida mais fortemente ligados à utilização destes pesticidas.

Em 2003 e 2008, os autores monitoraram as mulheres que concordaram em participar do projeto desde o início da gravidez até o nascimento e durante os primeiros anos de vida de seus bebês.
 
"Os pesticidas são usados em ambientes domésticos para controlar a infestação de insetos ou outras criaturas vivas. A exposição durante a gravidez ou infância demonstra ter um impacto negativo sobre o crescimento fetal e efeitos neurológicos, bem como aumenta o risco de leucemia infantil", afirma a autora principal da pesquisa Sabrina Llop.
 
Os resultados mostram que 54% das mulheres grávidas usaram algum tipo de inseticida no interior da casa e 15% fizeram uso de uma combinação de dois ou três métodos.
 
% das mulheres usaram algum tipo de inseticida em seus quartos: 5% durante todo o ano, 75% sazonalmente e 20% de forma ocasional. O método mais utilizado no quarto foi o dispositivo elétrico, 62%.
 
5% das mulheres grávidas inseticidas utilizados no resto da casa, 7% ao longo de todo o ano, 67% sazonalmente e 26% ocasionalmente. O método mais utilizado pelas mulheres em outras áreas da casa era spray de inseticida, 69%.
 
Apenas 1% das mulheres utilizou repelentes de insetos durante a gravidez. 10% das mulheres grávidas utilizaram inseticidas ao ar livre, como em jardins ou hortas e quintais com plantas: 9% a cada mês, 14% a cada 2 a 3 meses, 20% três vezes por ano e 57% ocasionalmente.
 
"Estes resultados são importantes porque permitem que essas informações sejam utilizadas para chegar a medidas preventivas, especialmente em fases vulneráveis da vida", afirma Llop.
 
Segundo os pesquisadores, a utilização destes pesticidas continuou durante o primeiro ano de vida dos bebês, apesar de 20% das mulheres terem parado de usar. Sprays foram o método que os participantes eram mais propensos a parar de usar em seus quartos: 53% durante a gravidez e 26% durante a infância. Em contrapartida, a utilização do dispositivo eléctrico permaneceu constante.
 
As principais formas de exposição a essas substâncias são inalação, contato com a pele e ingestão acidental. Em bebês e crianças, a ingestão de poeira contaminada na casa é a rota mais significativa de exposição a pesticidas em casa.
 
Os autores atribuem isso aos bebês de passar mais tempo em casa e, em geral, usar menos roupas do que os adultos. Além disso, suas zonas de respiração são mais perto do chão, onde os níveis de resíduos de pesticidas podem ser maiores, e eles são mais propensos a ter um contato próximo com as plantas, grama e outras superfícies. "Fetos e as crianças são especialmente vulneráveis à exposição a pesticidas, pois os seus mecanismos e sistemas imunológicos de desintoxicação não estão totalmente desenvolvidos", conclui Llop.
 
Fonte isaude.net

Identificada substância química que torna ratos-toupeira resistentes ao câncer

Ratos-toupeira-pelados são roedores subterrâneos conhecidos por não desenvolver câncer.
Foto: Brandon Vick/University of Rochester
Ratos-toupeira-pelados são roedores subterrâneos conhecidos por
 não desenvolver câncer
Descobertas sugerem que ácido hialurônico pode levar a novos tratamentos para a doença em seres humanos
 
Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos EUA, descobriram a substância química que torna com que os ratos-toupeira-pelados à prova de câncer.
 
As descobertas podem eventualmente levar a novos tratamentos para câncer em seres humanos.
 
 
Ratos-toupeira pelados são pequenos roedores subterrâneos sem pelos que nunca foram conhecidos por desenvolver câncer, apesar de ter uma vida útil de 30 anos.
 
O grupo de pesquisa liderado por Andrei Seluanov e Vera Gorbunova descobriu que esses roedores são protegidos contra o câncer porque seus tecidos são muito ricos em ácido hialurônico com alto peso molecular (HMW-HA).
 
O foco dos biólogos em HMW-HA começou depois que eles perceberam que uma substância gosmenta na cultura do rato-toupeira-pelado foi entupindo as bombas de vácuo e a tubulação. Eles também observaram que, ao contrário da cultura do rato-toupeira-pelado, outras culturas contendo células de humanos, ratos e cobaias não foram viscosas.
 
Gorbunova e Seluanov identificaram a substância como HMW-HA, o que os levou a testar seu possível papel na resistência do rato-toupeira-pelado na resistência ao câncer.
 
A equipe, em seguida, mostrou que quando HMW-HA foi removido, as células tornaram-se susceptíveis a tumores, confirmando que o produto químico desempenha um papel na resistência dos animais à doença.
 
Os pesquisadores também descobriram o gene, chamado HAS2, responsável por produzir HMW-HA no rato-toupeira-pelado. Surpreendentemente, o gene de rato toupeira pelado foi diferente de HAS2 em todos os outros animais. Além disso, os animais eram muito lentos na reciclagem de HMW-HA, o que contribuiu para o acúmulo da substância nos seus tecidos.
 
O próximo passo será testar a eficácia de HMW-HA em camundongos. Se esse teste for bem sucedido, Seluanov e Gorbunova esperam testar o produto químico em células humanas. "Há evidências indiretas de que HMW-HA funcionaria em pessoas. Ele é usado em injeções antirrugas e para aliviar a dor da artrite em articulações do joelho, sem quaisquer efeitos adversos. Nossa esperança é que ele também possa induzir uma resposta anticâncer", afirma Seluanov.
 
Segundo Gorbunova, várias pesquisas sobre o câncer se concentram em animais que são propensos à doença. "Achamos que é possível aprender estratégias para prevenir tumores ao estudar os animais que são à prova de câncer", conclui.
 
Fonte isaude.net

Prefeitura de Belo Horizonte - BH

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento temporário de vagas para a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) - Hospital Veterinário do Jardim Zoológico da FZB-BH.

Inscrições:
Até 21 de junho na Assessoria do Departamento de Jardim Zoológico da FZB-BH, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, nº. 8000, Pampulha, Belo Horizonte

Cargos:
Técnico em Patologia Clínica ou Técnico em Análises Clínicas

Remuneração:
R$ 1.481,00

Prefeitura de Bauru - SP

A Prefeitura de Bauru, São Paulo, realiza concurso para provimento de vaga

Inscrições:
11 a 29 de julho

Cargo:
Especialista em Saúde - Terapeuta Ocupacional.

Remuneração:
R$ 2.366,46

Valor:
R$ 30,00.

Provas:
Haverá prova objetiva e análise de títulos

Prefeitura de Bandeirante - SC

A Prefeitura de Bandeirante, Santa Catarina, realiza concurso para provimento para 6 vagas

Inscrições:
Até 4 de julho de 2013, pelo www.incapel.com.br.

Valor:
R$ 45,00 a R$ 100,00

Cargo:
Nutricionista, Agente de Saúde, Motorista e Operador de Máquinas

Remuneração:
R$ 753,77 a R$ 2.447,19

Provas:
Haverá provas objetivas e provas práticas

Prefeitura de Ajuricaba - RS

A Prefeitura de Ajuricaba, Rio Grande do Sul, realiza concurso para preenchimento de 5 vagas

Inscrições:
Até 5 de julho

Valor:
R$ 40,41.

Cargos:
Médico, Enfermeiro e Psicólogo.

Remuneração:
R$ 1813,94 a R$ 6.879,60

Provas:
Prova objetiva: 28 de julho de 2013

Apostilas Impressas
http://www.opcaoeditora.com.br

Concurso Ministério Público do Amazonas - MPE/AM

O Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) realiza concurso para provimento de 50 vagas

Inscrições:
20 de junho a 22 de julho pelo www.concursosfcc.com.br

Valor:
R$ 92,70 a R$ 132,70

Cargos:
Agente Técnico (Nível Superior)
Lotação: Interior do Estado do Amazonas
Agente Técnico Jurídico - 10 vagas, com lotação fixa nas seguintes Promotorias de Justiça do interior do Estado do Amazonas: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Iranduba, Maués, Manicoré, Humaitá e Tabatinga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Direito.
Lotação: Manaus
Agente Técnico Jurídico - sete vagas. Requisito mínimo: Curso superior completo em Direito;
Agente Técnico Administrador - uma vaga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Administração;
Agente Técnico Contador - cinco vagas. Requisito mínimo: Curso superior completo em Contabilidade;
Agente Técnico Economista - uma vaga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Economia;
Agente Técnico Engenheiro Civil - duas vagas. Requisito mínimo: Curso superior completo em Engenharia Civil;
Agente Técnico Engenheiro Florestal - uma vaga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Engenharia Florestal;
Agente Técnico Médico (Clínico Geral) - uma vaga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Medicina;
Agente Técnico Psicólogo - uma vaga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Psicologia;
Agente Técnico Pedagogo - duas vagas. Requisito mínimo: Curso superior completo em Pedagogia;
Agente Técnico Comunicólogo - uma vaga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Comunicação Social;
Agente de Apoio (Nível Médio)
Lotação: Manaus
Agente de Apoio Programador - uma vaga;
Agente de Apoio Manutenção e Suporte de Informática - uma vaga;
Agente de Apoio Administrativo - 15 vagas;
Agente de Apoio Motorista Segurança - cadastro reserva.

Provas:
Haverá provas objetivas e prova discursiva

Concurso Governo de Santa Catarina

O Governo de Santa Catarina realiza seleção para preenchimento de vagas para a Secretaria de Estado de Saúde em São José.

Inscrições:
Até 21 de junho pelo www.saude.sc.gov.br ou na Rua Esteves Júnior, nº. 160, 3º andar, centro, Diretoria de Gestão de Pessoas, Florianópolis/SC)

Cargos:
Médico Especialista em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Regional São José Doutor Homero de Miranda Gomes

Remuneração:
R$ 7.074,23

Seleção:
Haverá análise de títulos

Conselho Regional de Educação Física da 3 Região - CREF3

O Conselho Regional de Educação Física da 3 Região - CREF3 realiza concurso para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva

Inscrições:
Até 11 de julho de 2013

Valor:
R$ 35,00 a R$ 60,00

Provas:
Haverá provas objetivas e de títulos

Cargos:
Nível Superior: Administrador (CR), Advogado (1), Agente de Orientação e Fiscalização (2), Jornalista (CR), Técnico de Nível Superior (1);

 Nível Médio: Assistente Administrativo (1);

 Nível Fundamental: Auxiliar Administrativo (1).

Concurso Prefeitura de Águas da Prata - SP

A Prefeitura de Águas da Prata, Estado de São Paulo, publicou editais de concurso público e processo seletivo nº 001/2013. O objetivo deste certame é preencher 15 vagas, mais cadastro de reserva, em funções de níveis fundamental, médio e superior. Organizado pela CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

Os salários podem chegar a R$ 1.247,44, mais Abono de R$ 140,00, Ad.Insalubridade e mais Salário Especialidade.
 
Estão reservadas para quem tem algum tipo de deficiência, 5% das vagas existentes para cada função, individualmente, das que vierem a surgir ou que forem criadas no prazo de validade deste certame.
 
Cargos do Edital do Concurso Público
As chances são para os cargos de jardineiro, motorista, operador de máquinas, pedreiro, trabalhador braçal, agente comunitário, auxiliar de enfermagem, professor educação infantil I (creche), arquiteto, enfermeiro, engenheiro (civil), médico clínico geral, médico geriatra, médico técnico da medicina do trabalho, médico urologista, médico otorrinolaringologista, médico dermatologista, médico radiologista e médico acupunturista

Cargos do Edital do Processo Seletivo
As oportunidades são para as funções de motorista, serviços gerais, agente escolar, professor ensino fundamental I, professor educação infantil I (creche), professor educação infantil II, médico oftalmologista, médico ortopedista, médico psiquiatra, médico radiologista e médico clínico geral.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 09 de julho de 2013. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 60,00.

As provas serão realizadas provavelmente nos dias 27 e 28 de julho de 2013, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.
 
Haverá prova de títulos para alguns cargos.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 (dois) dias.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Já a validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Capinzal (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Capinzal, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº. 023, de 19 de junho de 2013, para realização de processo seletivo. A seleção visa a contratação de 02 Odontólogos, em caráter temporário, de excepcional interesse público. A remuneração é de até R$ 4.943,60 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas gratuitamente, no período de 24 a 28 de junho de 2013, na sala da Diretoria de Recursos Humanos, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, situada à Rua Carmelo Zócolli, 155, Centro, Capinzal.
 
O candidato deverá apresentar cópia dos seguintes documentos no ato da inscrição:
  • Diploma de conclusão de curso superior de graduação em Odontologia, com registro no CRO;
  • Atestado de tempo de serviço como Odontólogo - certidão emitida pelo órgão público empregador;
  • Atestado de tempo de serviço como Odontólogo de ESF - certidão emitida pelo órgão público empregador;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • RG;
  • Documento de dispensa do serviço militar;
  • Cursos específicos em Estratégia Saúde da Família.
  • O processo seletivo será constituído de prova de títulos.
 
A listagem contendo a classificação geral será fixada no mural público do Centro Administrativo Municipal Prefeito Silvio Santos, a partir do dia 01 de julho de 2013.
 
O processo seletivo será válido até 31 de dezembro de 2013.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 20 de junho de 2013, pág. 53 a 54.

Concurso CRMV - SP - 2013

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CRMV‐SP, divulgou edital nº. 01/2013 de concurso público visando preencher 10 vagas e formar cadastro de reserva. São ofertadas vagas para cargos de nível médio, com remuneração entre R$ 1.467,87 a R$ 1.701,66 lembrando que 5% dos postos estão reservados aos portadores de necessidades especiais.
 
O candidato aprovado terá jornada de trabalho semanal de 40 horas. Os benefícios oferecidos aos aprovados, depois de contratados, serão: vale‐transporte, vale‐refeição e plano de saúde (com coparticipação).
 
O concurso público será executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social, com as oportunidades para os cargos de Analista Contábil, Auxiliar de Serviço de Apoio e Técnico em Informática.
 
Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, solicitada no período entre 10 horas do dia 20 de junho e 23 horas e 59 minutos do dia 15 de agosto de 2013. A taxa é de R$ 45,00 para todos os cargos de nível médio.
 
A prova objetiva e a prova de redação serão realizadas nas cidades de Campinas (SP), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP) e Taubaté (SP), considerando o horário de Brasília, terão a duração de 4 (quatro) horas e serão aplicadas na data provável de 25 de agosto de 2013, no turno da tarde.
 
Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado em 21 de agosto de 2013.
 
O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 26 de agosto de 2013. Já o resultado final será publicado provavelmente no dia 07 de outubro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso público esgotar‐se‐á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Presidente Venceslau (SP) realiza concurso público

Para qualificar o atendimento na área de saúde, a Prefeitura de Presidente Venceslau, no estado de São Paulo, promove concurso público (edital Nº 01/2013) e processo seletivo (edital Nº 03/2013) para o preenchimento de 03 vagas nos cargos de Médico Clínico Geral, Médico ESF e Dentista ESF. A remuneração oferecida é de até R$ 10 mil por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas por semana.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período de 20 a 27 de junho de 2013. Será cobrada taxa de participação no valor de R$ 50.
 
As seleções serão constituídas de prova escrita, que devem ser aplicadas na data provável de 14 de julho de 2013 (às 9h para as vagas do processo seletivo e às 14h para as do concurso público), em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e pelo site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 03 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre 13 e 18 horas da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova.
 
A validade do processo seletivo será de um ano e do concurso será de dois anos, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da administração.

Prefeitura de Ibiam (SC) abre processo seletivo

A prefeitura de Ibiam, no estado de Santa Catarina, abre o processo seletivo nº 03/2013, visando a contratação de 01 Médico, para atendimento de substituições que venham ocorrer durante o exercício financeiro de 2013, na Secretaria Municipal da Saúde. O salário pode chegar a R$ 15.282,21, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até o dia 10 de julho de 2013, no horário compreendido das 07h30min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min, no Departamento de Pessoal da Prefeitura de Ibiam, situado na Travessa Leoniza Carvalho Agostini, 20.
 
No ato da inscrição deverão ser apresentados e/ou entregues os seguintes documentos:
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do título de eleitor;
  • Cópia da carteira de reservista ou certificado de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Cópia do comprovante de escolaridade;
  • Certidão negativa de quitação eleitoral de votação nas últimas eleições - 1º e 2º turno de 2010 (www.tre-sc.gov.br);
  • Cópia do comprovante de escolaridade.
Prova
A prova escrita está prevista para 19 de julho de 2013, com início 09h00min e término 12h00min, no Centro Educacional Municipal - Eliziane Titon.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 20 de junho de 2013, pág. 99 a 103.

Prefeitura de Arinos - MG lança processo seletivo

A Prefeitura de Arinos, cidade localizada a 727 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, lançou edital nº 02/2013 de processo seletivo, com o objetivo de preencher vagas que atendam ao Programa de Saúde da Família. São oferecidas 47 oportunidades de nível fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental). Os vencimentos são de R$ 678, em jornada de trabalho de 40 horas por semana.
 
As inscrições serão realizadas no período de 26 a 28 de junho de 2013, unicamente pela internet, no endereço eletrônico www.liberalconsultores.com.br. A inscrição poderá ser feita em ambiente próprio do candidato ou no posto de apoio às inscrições que funcionará na Casa da Cultura, situada à Rua Francisco Pereira nº. 2.231, Centro, Arinos/MG. A taxa é de R$ 27.
 
O processo seletivo será constituído de etapa única composta de prova objetiva, com data de aplicação prevista para 21 de julho de 2013. Os gabaritos preliminares serão divulgados em 22 de julho de 2013, a partir das 13 horas, pelo site www.liberalconsultores.com.br.
 
De acordo com o edital, a Prefeitura de Arinos publicará os resultados no site www.arinos.mg.gov.br e no endereço eletrônico da organizadora do certame. O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, contado a partir da data da homologação do seu resultado final, prorrogável, por igual período.

Concurso Prefeitura de Fagundes Varela (RS)

A Prefeitura de Fagundes Varela, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico, abriu edital de concurso público N° 065/2013, destinado ao provimento de 06 vagas mais cadastro de reserva, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.
 
As vagas ofertadas são para profissionais de níveis fundamental e superior, com salários que variam de R$ 702,22 a R$ 7.660,62 por carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Assistente Social, Doméstica, Médico da ESF, Médico Ginecologista, Motorista, Operador de Máquinas, Operário Especializado e Pedagogo.

Inscrições e Taxas
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 09 de julho de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 15,93 a R$ 90,80 de acordo com o cargo escolhido.
 
Caso o Candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h, até o dia 09 de julho de 2013, nos dias úteis, na Prefeitura Municipal de Fagundes Varela, RS.
 
Provas
A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 10 de agosto de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 24 de julho de 2013.
 
A depender do cargo, candidatos ainda serão avaliados por títulos e prova prática.

Validade
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável, uma vez, por igual prazo, a critério do Município de Fagundes Varela.

Prefeitura de Parobé (RS) lança processo seletivo

A Prefeitura de Parobé, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital N° 017/2013 de processo seletivo, objetivando a contratação de 04 Psicopedagogos e 01 profissional habilitado a prestar atendimento à Crianças com Deficiência  Visual, por prazo determinado, para desempenhar as funções junto a Secretaria Municipal de Educação.

As vagas providas são para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 1.522,52 por carga horária de 20 e 30 horas semanais.

As inscrições serão realizadas nos dias 20, 21 e 24 de junho de 2013, das 13:30 às 17:30 horas, junto a Secretaria Municipal de Educação, sito à Rua Fernando Saft, 285, Centro, Parobé - RS.

O certame será realizado mediante de Prova de Avaliação de Títulos, através da pontuação dos Títulos apresentados, em uma escala de zero a cinquenta pontos.

O resultado final dos Candidatos classificados será divulgado no prazo de até três dias, mediante afixação no Quadro Mural Oficial da Prefeitura Municipal de Parobé/RS.

Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha - RS promove seleção

A Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, estado do Rio Grande do Sul, lançou os extratos dos edital 06 e 07/2013 de processo seletivo, visando a contratação de 19 Médicos (Clínico Geral e Pediatra), Fonoaudiólogos e Agentes Comunitários de Saúde. A remuneração é de até R$ 5.191,64 por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições são gratuitas e serão recebidas pelo Setor de Atendimento ao Cidadão, junto à sede do Município, situado na Av. Borges de Medeiros, 456, no período compreendido entre às 13 horas do dia 20 junho até às 18 horas do dia 28 de junho de 2013. 
 
Para os candidatos que concorrem às vagas do edital 06/2013, o contrato terá validade de 03 meses, e àqueles que disputam as vagas do edital 07/2013, o contrato será válido por 06 meses.
 
Os extratos dos editais estão disponíveis no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Sul, na edição de 20 de junho de 2013.

Prefeitura de Descanso - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Descanso, no estado de Santa Catarina, divulgou edital de processo seletivo n° 04/2013, destinado à contratação temporária em vários cargos. As oportunidades são para os níveis superior, alfabetizado e fundamental, distribuídas nos seguintes cargos: Médico Veterinário, Odontológo, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Mecânico, Merendeira, Operador de Equipamentos Rodoviários e Pedreiro.
 
Os salários podem chegar a R$ 3.272,82 por jornada de 40 a 44 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas até 17 de julho de 2013, das 08h às  11h30 e das 13h30 às 17h, junto à Prefeitura Municipal, sito à Avenida Marechal Deodoro, nº 146, na cidade de Descanso (SC). A taxa varia de R$ 20 e R$ 40.
 
As provas serão realizadas na modalidade objetiva e prática. As provas objetivas serão aplicadas a todos os candidatos no dia 21 de julho 2013, das 08h30 às 11h, nas dependências da Escola de 1° Grau Getúlio Vargas, localizada à Rua Vereador José Santore, n° 50, no Conjunto Habitacional Antônio Rech. O gabarito preliminar será divulgado em 22 de julho. 
 
A prova prática será aplicada apenas para os candidatos ao cargo de Operador de Equipamentos Rodoviários, no dia 21 de julho 2013, logo após o término das provas objetivas.
 
De acordo com o cronograma do certame, o resultado final será divulgado em 02 de agosto de 2013.

Concurso Prefeitura de Ipuiúna - MG

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Ipuiúna divulgou extrato do edital de concurso público, para provimento de cargos do seu quadro de pessoal, a saber: Agente de Esportes e Lazer, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Eletricista de veículos, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Escriturário, Fisioterapeuta, Gari, Medico Clinico Geral, Medico Pediatra, Motorista, Operador de Maquinas, Operário, Professor Pab 1, Técnico em Enfermagem e Zelador.
 
As inscrições serão efetuadas do dia 26 de agosto a 25 de setembro de 2013, exceto sábados, domingos e feriados, no site www.jcmconcursos.com.br.
 
O extrato do edital foi divulgado na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais - Publicações de Terceiros, de 20 de junho de 2013, pág. 5.