Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de julho de 2013

Aumenta número de amputações por acidente de trânsito em SP

De acordo com a pasta, a grande maioria (80%) das ocorrências
 é causada por acidentes de motos
Dados divulgados nesta segunda-feira, 15, pela Secretaria Estadual da Saúde revelam que, nos últimos dois anos, aumentou o número de amputações por acidentes de trânsito no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, o maior da cidade.
 
Foram 13 casos em 2011, ante 26 no ano passado. Ao longo da vida de uma pessoa, o custo da amputação de um membro pode chegar a R$ 500 mil, entre compra de próteses, reabilitação e consultas.

De acordo com a pasta, a grande maioria (80%) das ocorrências é causada por acidentes de motos. Além disso, os membros inferiores das vítimas são os mais atingidos.

O levantamento mostra que 80% dos esmagamentos de membros "são passíveis de reconstrução". Já um décimo dos casos levam a amputação imediata, no próprio local do acidente. Nos outros 10% das ocorrências existe a tentativa inicial de preservação dos membros, mas eles acabam sendo amputados na hospitalização.

Esses pacientes passam, em média, por três procedimentos cirúrgicos. Do total de internados, 40% "voltam a ter um nível funcional bom" e 30%, "muito ruim", segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

Além dos problemas físicos, os pacientes também podem enfrentar problemas de ordem psicológica e social, como divórcios, depressão, desemprego e desmoralização. Neste caso, de acordo com a pasta, mulheres, fumantes, idosos e pessoas com doenças prévias "podem ter maior probabilidade de apresentar complicações neste tipo de trauma".
 
Fonte R7

Um a cada cinco jovens interrompe a terapia anti-HIV

Dados foram levantados em 2012 por dois centros de
 excelência em tratamento de HIV
Toxicidade dos medicamentos e os efeitos adversos são os principais motivos para desistência
 
Pelo menos um em cada cinco adolescentes que estão em tratamento contra o HIV abandona a terapia na metade, atrapalhando o controle da doença, comprometendo o tratamento e aumentando o risco de desenvolver resistência à medicação.

A toxicidade dos medicamentos e os efeitos adversos são os principais motivos apontados para a desistência, seguidos de problemas psicológicos (especialmente depressão) e esquecimento. Especialistas apontam que o jovem é o que tem pior adesão ao tratamento de HIV, seguido pelos adultos e, depois, pelas crianças.

Os dados foram levantados em 2012 por dois centros de excelência em tratamento de HIV em adolescentes no País: o Instituto Emílio Ribas, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, vinculado à UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio).
 
Em São Paulo, o levantamento foi feito com 581 adolescentes que estão em tratamento, com idade entre 12 e 17 anos. Desse total, 131 jovens estão há pelo menos seis meses sem agendar uma consulta ou comparecer a um retorno. A maioria foi infectada pela mãe durante o parto (transmissão vertical).

No Rio, o trabalho levou em conta entrevistas feitas com 122 pacientes entre 12 e 19 anos. Desses, 17% abandonaram o tratamento - interromperam a terapia por mais de três meses.

Além disso, o levantamento mostra que outros 20% dos jovens fazem o tratamento de maneira irregular, não passam por todos os exames, não voltam a todas as consultas nem tomam o medicamento corretamente.

O grande problema de adesão acontece justamente na adolescência. Essa é a fase em que o jovem está bem de saúde e começa a fazer uma série de questionamentos, vive os conflitos da idade. Ele se vê bem de saúde, então se pergunta por que tem de tomar remédio”, explica a infectologista Marinella Della Negra, do Emílio Ribas.

Segundo o infectologista Ricardo Sobhie Diaz, professor associado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o abandono do tratamento entre jovens tem sido alvo de estudos em todo o mundo. “Em geral, o adolescente é um sobrevivente. Apesar de ele poder se infectar na adolescência, a maior parte dos casos é de transmissão vertical.”

Assim, por estarem contaminados há muito tempo, o tratamento vai se desgastando, o que faz as pessoas diminuírem a adesão.
 
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo
 
Fonte R7

Suécia encontra arsênico em erva medicinal chinesa comercializada no país

Este produto também é encontrado em sites
especializados no Brasil
Produto é vendido com os nomes de Divya Kaishore Guggul e Chandraprabha Vati
 
As autoridades suecas de regulação de alimentos informou ter encontrado doses extremamente elevadas de arsênico em uma erva medicinal chinesa vendida no país.
 
A substância tóxica e letal foi encontrada no produto chamado Niu-Huang Chieh-tu-pien, que, segundo diversos vendedores de medicina tradicional chinesa, cura inúmeros males, de dor de dente a infecções dermatológicas, passando pela anorexia e febre infantil.
 
Este produto também é comercializado com os nomes indianos de Divya Kaishore Guggul e Chandraprabha Vati.
 
A Suécia informou que já alertou as demais autoridades europeias de alimentos sobre o problema e que o produto foi recolhido do mercado.
 
Este produto também é encontrado em sites especializados no Brasil.

Fonte R7

Maioria das brasileiras tem seios médios e pequenos, revela pesquisa

Apesar das mamas pequenas, mineiras são as que mais se sentem felizes com o corpo
 
A maioria das brasileiras tem seios considerados médios e pequenos, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Mentor e divulgada nesta terça-feira (16). O levantamento foi feito com 400 mulheres das classes A e B, entre 18 e 45 anos de idade, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro.
 
De acordo com a pesquisa, 30% das mulheres usam sutiã tamanho 38 e 40; 33,5% tamanho 42; 19,8% usam tamanho 44 e 16,7% tamanho 46 ou maior.
 
Entre as cidades pesquisadas, Porto Alegre é a campeã de mulheres com seios considerados grandes (tamanho acima de 44). Na capital gaúcha, 55% têm mamas grandes. Em segundo lugar está São Paulo onde 45,4% das mulheres tem seios grandes. Já as mineiras são as mulheres que mais têm seios pequenos (80%).
 
Ainda segundo o levantamento, quanto maior o tamanho do seio, maior a satisfação da mulher. Entre as mulheres que usam tamanho 44, 79,8% sentem mais satisfeitas com o corpo.
 
Para a psicóloga e sexóloga Ana Canosa, da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, a questão corporal é importante para a "formação da autoestima". Segundo ela, o corpo é usado na busca pela sensualidade. 
 
— A mulher passa da adolescência para a fase adulta debatendo o padrão de beleza e encontra uma maneira de sentir feliz. E o seio é o maior símbolo da sexualidade. 
 
De acordo com o cirurgião plástico Pedro Vital, da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), hoje em dia, a mama é "mais importante que carteira de identidade".
 
— Hoje as meninas começam a fazer sexo cedo e já querem ter peitos. As meninas competem entre si pelo tamanho. 
 
Satisfação com o corpo
Apesar de ter os seios considerados pequenos, em sua maioria, no ranking da satisfação as mulheres de Belo Horizonte (MG) 78,6% se sentem "as mais felizes com o próprio corpo". Logo atrás aparecem as paulistanas com 58,2%.
 
Entre os dados revelados pelo estudo, 71,5% das mulheres se preocupam com o corpo. E um terço delas já pensou em aumentar os seios. Das que cogitaram a ideia, metade pretende fazer a operação. Entre as pesquisadas, as cariocas são as que lideram o ranking de vontade de aumentar os seios (69%). Atrás delas as mineiras com 50%.

Fonte R7

Humor: Quer saber mais que o médico?

FDA aprova primeiro dispositivo para diagnosticar TDAH

O Neuropsychiatric EEG-Based Assessment Aid analisa os impulsos elétricos produzidos pelas células nervosas do cérebro
 
O primeiro dispositivo médico projetado para ajudar os profissionais médicos a diagnosticar o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade(TDAH) em crianças e adolescentes foi aprovado pelo os EUA Food and Drug Administration (FDA).

O Neuropsychiatric EEG-Based Assessment Aid (NEBA) registra e analisa os impulsos elétricos produzidos pelas células nervosas do cérebro. O dispositivo não-invasivo leva cerca 20 minutos para produzir resultados completos medindo as frequências das ondas cerebrais teta e beta.

De acordo com o FDA, cerca de 9% dos adolescentes americanos têm TDAH, sendo a idade média de diagnóstico aos 7 anos.

O fabricante dos dispositivos NEBA apresentou dados de um estudo clínico com 275 crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 17. O estudo constatou que o novo dispositivo ajudou profissionais a diagnosticar mais rapidamente crianças com TDAH, quando combinaram o novo dispositivo com a avaliação psicológica.
 
Fonte isaude.net

Estudo diferencia infecções bacterianas de virais em crianças com febre

Usando a tecnologia de microarray, os investigadores podem distinguir entre as infecções virais e bacterianas em crianças com febre perfilando a atividade dos genes numa amostra de sangue
Foto: Robert Boston/Washington University
Usando a tecnologia de microarray, os investigadores podem
 distinguir entre as infecções virais e bacterianas em crianças
 com febre perfilando a atividade dos genes numa amostra de sangue
De acordo pesquisadores, o teste que analisou genes nas células brancas do sangue atingiu 90% de exatidão
 
Pesquisadores da Washington University School of Medicine, em St. Louis, afirmam ter conseguido distinguir entre infecções virais e bacterianas em crianças com febre. De acordo com o estudo que analisou genes nas células brancas do sangue, os resultados atingiram 90% de exatidão.
 
É muito comum crianças desenvolverem uma febre sem causa aparente. Algumas destas crianças têm infecções bacterianas graves que podem ser fatais, mas a grande maioria desenvolve infecções virais. O problema é que é difícil saber quem é quem, diz Gregory Storch, responsável pelo estudo.
 
Como precaução, muitas crianças que têm uma febre sem causa aparente são tratadas com antibióticos, às vezes sem necessidade, aumentando a resistência das bactérias aos medicamentos.
 
O novo estudo envolveu 30 crianças com idades entre dois meses a três anos que tiveram febre acima de 40 ° C, mas sem sinais óbvios de doença, como tosse ou diarreia. Do grupo pesquisado, 22 crianças tinham infecções virais e as outras oito infecções bacterianas.
 
O objetivo do estudo era saber se um teste chamado " a gene expression microarray" poderia identificar padrões de atividade do gene em células brancas do sangue distinguindo as crianças com infecções virais daquelas com infecções bacterianas. Os glóbulos brancos são a primeira linha de defesa contra os invasores externos do sistema imune, e os cientistas teorizaram que eles respondem de forma diferente ao vírus do que às bactérias.
 
Os pesquisadores também tiveram acesso aos resultados de um teste de diagnóstico padrão realizado quando as crianças foram inicialmente avaliados com febre no Hospital St. Louis Childrens. Este teste envolve a análise do número de glóbulos brancos numa amostra de sangue. Geralmente, as contagens são elevadas para as infecções bacterianas e mais baixas ou normais para as infecções virais.
 
Usando a tecnologia de microarray, os pesquisadores puderam facilmente distinguir as infecções bacterianas de infecções virais baseados em padrões distintos de expressão gênica. Isso é realmente importante para os clínicos porque têm um padrão de expressão genética que indica uma infecção viral, eles poderiam ficar mais seguros ao evitar de receitar um antibiótico.
 
Fonte isaude.net

Divórcio na primeira infância prejudica relacionamento com pais na idade adulta

R. Chris Fraley (a dir.), pesquisador envolvido no estudo
Foto: L. Brian Stauffer/University of Illinois
R. Chris Fraley (a dir.), pesquisador envolvido no estudo
"Quando uma criança sente segurança no relacionamento dos pais, entende, psicologicamente, que eles estarão sempre disponíveis"
 
Pais que se divorciam com os filhos ainda jovens podem ter problemas com estas crianças quando elas chegarem à idade adulta. A separação na primeira infância afeta a relação de confiança das crianças causando resultados que podem persistir por toda vida.

"As consequências perturbadoras do divórcio dos pais sobre a segurança das relações entre pais e filhos são mais fortes quando o divórcio ocorre precocemente do que quando ocorre mais tarde na vida de uma criança", afirmou Chris R. Fraley, professor de psicologia da Universidade de Illinois Urbana-Champaign.

O estudo analisou dados de 7.335 homens e mulheres, com idade média de 24 anos, que participaram de pesquisa online sobre a personalidade e as relações familiares. Mais de um terço dos pais dos participantes havia se divorciado. Em média as crianças tinham 9 anos na época do divórcio.

Homens e mulheres de famílias divorciadas tinham menor segurança na relação com seus pais. Aqueles que os pais se divorciaram quando eles eram menores de 5 anos apresentaram um nível de insegurança maior. " Quando uma criança sente segurança no relacionamento dos pais, entende, psicologicamente, que eles estarão sempre disponíveis," afirmam os pesquisadores.

" O divórcio não teve efeito substancial sobre as opiniões dos filhos adultos com relação aos seus parceiros românticos,
mas minaram a relação de confiança com os pais," afirmou Fraley.

Nova análise com grupo de 7500 adultos, com 74% criados pelas mães, 11% pelos pais, e o restantes por outros cuidadores foi possível confirmar que as crianças cresceram confiando mais em quem os criou. Acreditamos que os pais precisam fazer um esforço para se envolverem mais na vida de seus filhos após a separação," completa Fraley.
 
Fonte isaude.net

Pesquisadores revelam como "gene da obesidade" aciona o ganho de peso

Estudo mostra que pessoas com a variação FTO têm maiores níveis circulantes do
Foto: Wilson Dias/Abr
Estudo mostra que pessoas com a variação FTO têm maiores
 níveis circulantes do "hormônio da fome"
As pessoas com a variante do gene FTO têm maiores níveis de grelina no sangue e podem ser 70% mais propensas à obesidade
 
Equipe internacional de pesquisadores descobriu que as pessoas com uma variação do gene FTO, que afeta uma em cada seis pessoas, podem ser até 70% mais propensas a se tornarem obesas.

O estudo mostra que pessoas com a variação FTO têm maiores níveis circulantes do " hormônio da fome" , a grelina, no sangue. Isso significa que eles começam a sentir fome imediatamente após uma refeição.

Imagens do cérebro em tempo real revelaram que a variação do gene FTO também muda a forma como o cérebro responde à grelina, e às imagens de alimentos, nas regiões relacionadas com o controle da alimentação e com recompensa.

Juntos, estes resultados explicam, pela primeira vez, por que estas pessoas comem mais e preferem alimentos calóricos em comparação com aqueles que possuem a variante de baixo risco, mesmo antes de se tornarem obesas.

Estudos anteriores revelaram que as variações de uma única letra no código genético do gene FTO estão ligadas a um maior risco de obesidade, e este comportamento está presente até mesmo em crianças pré-escolares.

Usando um design único, os cientistas liderados por Rachel Batterham recrutaram 359 voluntários saudáveis do sexo masculino para examinar os efeitos reais da variação FTO em seres humanos.

Eles estudaram dois grupos de participantes: aqueles com duas cópias da variante do FTO com alto risco de obesidade (grupo AA) e aqueles com a versão de baixo risco de obesidade (grupo TT). Separaram os voluntários por peso corporal, distribuição de gordura e fatores sociais, tais como o nível educacional, para assegurar que quaisquer diferenças que eles apresentassem estivessem ligadas à FTO, e não a outras características físicas ou psicológicas.

Um grupo de 20 participantes (10 AA e 10 TT) foi solicitados a classificar a sua fome antes e depois de uma refeição padrão, enquanto as amostras de sangue foram colhidas para testar os níveis de grelina. Normalmente, os níveis de grelina sobem antes das refeições, caindo em seguida, mas, neste estudo, homens com a variação AA tinham estes níveis circulantes de grelina aumentado e sentiam fome mesmo após a refeição. Isto sugere que o grupo com a variante de alto risco não suprimiu a grelina de uma forma normal.

Os cientistas então usaram a Ressonância Magnética Funcional (fMRI) em um grupo diferente de 24 participantes para medir como o cérebro responde a imagens de alto teor calórico e imagens de alimentos de baixa caloria, e os itens não-alimentícios, antes e depois de uma refeição. Mais uma vez eles tomaram amostras de sangue e pediram aos participantes que classificassem em uma escala quão atraente as imagens eram.

Os indivíduos com a variante de risco a obesidade FTO avaliaram as imagens de alimentos altamente calóricos como os mais atraente depois de uma refeição. Além disso, os resultados do estudo com fMRI revelaram que os cérebros dos dois grupos responderam diferentemente às imagens alimentares (antes e após a refeição) e para níveis de grelina circulante. As diferenças foram mais pronunciadas nas regiões de recompensa do cérebro (conhecidas por responder ao álcool e drogas recreativas) e no hipotálamo, parte não consciente do cérebro que controla o apetite.

Finalmente, os cientistas analisaram células de ratos e humanas para descobrir o que provoca aumento da produção de grelina em um nível molecular. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (15) no Journal of Clinical Investigation.

 
Fonte isaude.net

Abbott compra Vistatek e expande presença no Brasil

Empresa anuncia aquisição da distribuidora de produtos oftalmológicos de olho no mercado latino-americano
 
A Abbott anunciou nesta segunda-feira (15) a aquisição da distribuidora brasileira de produtos oftalmológicos Vistatek. Segundo a companhia, o negócio expande a capacidade de negócios da empresa no setor de cuidados para visão na América Latina. Os termos financeiros não foram divulgados.
 
Murthy Simhambhatla, vice-presidente sênior da divisão de cuidados para saúde da Abbott, diz que a aquisição permite a expansão da base de clientes a partir do conhecimento da Vistatek do mercado local – a empresa tem sede em São Paulo e ata como distribuidora de produtos para catarata e tecnologia de correção da visão à laser da Abbott por mais de 12 anos.
 
No Brasil a Abbott Medical Optics oferece equipamentos para extração do cristalino, lentes intraoculares (IOLs) e intraoculares multifocais (IOLs), entre outros produtos.
 
Fonte SaudeWeb

ePrimeCare lança plataforma de medicina preventiva online

ComuniCare usa ferramentas de interação social para promover práticas de prevenção de doenças e de estímulo à saúde
 
Será lançado na próxima quinta-feira (18) no mercado brasileiro o ComuniCare, plataforma tecnológica online cujo objetivo é dar suporte a ações de prevenção em saúde. A solução, desenvolvida pela mineira ePrimeCare, atende ao que a empresa considera uma demanda crescente do setor público e das operadoras de saúde privadas por ações de conscientização sobre a importância de uma vida mais saudável.
 
O lançamento da plataforma será no Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva, nos dias 18 e 19 de julho, em São Paulo.
 
Segundo a fabricante, o ComuniCare permite levar ao usuário vídeos, textos, fóruns moderados por profissionais e outras ferramentas que estimulam uma melhora na saúde das pessoas a nível populacional, ao mesmo tempo em que ajudam as empresas de saúde a diminuírem custos e riscos. A abordagem preventiva reduz os custos do tratamento em média sete vezes frente a procedimentos iniciados tardiamente, como no caso do câncer, diz Leonardo Florêncio, CEO da ePrimeCare.
 
O ComuniCare promete atuação em escala populacional na promoção da saúde por meio de orientação personalizada, esclarecimento de dúvidas, interação entre usuários, moderação social e uma grande biblioteca de educação em saúde. Também atua como uma ferramenta em rede para aproximar clientes e fortalecer a marca das instituições.
 
Com o novo produto, a ePrimeCare espera crescer e faturar cerca de R$ 60 milhões nos próximos 5 anos.
 
Fonte SaudeWeb

Hospital Geral de Carapicuíba realiza campanha de farmacovigilância

Iniciativa fiscaliza o uso de medicamentos, controla e monitora reações para garantir segurança dos pacientes
 
Durante o mês de julho, o Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) promove uma campanha informativa sobre farmacovigilância. O objetivo é reduzir as taxas de morbidade e mortalidade associadas ao uso de medicamentos, detectando precocemente possíveis problemas para os pacientes, além de melhorar a seleção e o uso racional dos medicamentos.
 
No HGC há um serviço, realizado pela unidade de Farmácia, para a busca ativa e notificação espontânea de eventos ou reações adversas relacionadas aos medicamentos (RAM). São relatados todos os efeitos indesejados ocasionados por medicação, sejam eles previstos em bula ou não.
 
A indicação do HGC é que os profissionais de saúde notifiquem qualquer evento ou efeito suspeito no uso de medicamentos procurando a equipe de Farmacêuticos de plantão, que se encarregarão de investigar o efeito e notificar à Vigilância Sanitária local. A Vigilância, por sua vez, quando detecta muitas notificações sobre um mesmo medicamento deve abrir um processo investigativo que pode culminar na intervenção de lote ou mesmo bloqueio do registro do produto.
 
Fonte SaudeWeb

Albert Einstein oferecerá curso de medicina

Novo curso utilizará infraestrutura do hospital e do M’Boi Mirim
Serão 100 vagas anuais a partir de 2015. Novo curso utilizará infraestrutura do hospital e do M’Boi Mirim
 
Segundo informado pelo presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Lottenberg, ao jornal Folha de S. Paulo, a instituição passará a oferecer cem vagas anuais para um curso de graduação em medicina a partir de 2015. As negociações com o Ministério da Educação duraram seis meses.
 
Atualmente o hospital oferece vagas de graduação em enfermagem, além de residências médicas, pós-graduação e cursos técnicos. O novo curso será em São Paulo e utilizará a estrutura do hospital, privado, e do hospital municipal do M’Boi Mirim, administrado pelo Einstein.
 
O valor da mensalidade do curso ainda não foi divulgado. Também devem ser ampliadas as vagas para residência das atuais 70 para 100 em 2014.
 
* com informações do jornal Folha de S. Paulo
 
Por SaudeWeb

Hospital Santa Marta (SP) será reativado após 12 anos de abandono

Alckmin assina decreto de desapropriação do Hospital Santa Marta, em Santo Amaro, na zona sul da capital
Foto Jeff Dias
Alckmin assina decreto de desapropriação do Hospital
 Santa Marta, em Santo Amaro, na zona sul da capital
Governo de São Paulo investirá R$ 72 milhões em instituição, agora estadual e totalmente vinculada ao SUS
 
O antigo Hospital Santa Marta, em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, vai ser reativado após 12 anos fechado, mas desta vez como hospital público estadual de atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O governo do estado comprou o prédio e o terreno por R$ 35,7 milhões e irá instalar um hospital geral para atendimento à população da região.
 
A Secretaria da Saúde do estado irá promover uma reforma e modernização do prédio, situado numa área de 3.120 m². O local é próximo ao metrô, o que deve facilitar o acesso dos pacientes da região.
A estimativa é de que as obras do hospital recebam R$ 26 milhões em reforma e adequação, e mais R$ 10,3 milhões para a compra de equipamentos.
 
Desde a desativação do Hospital Santa Marta, o prédio foi comprado por um plano de saúde, mas colocado à venda novamente em 2011 para pagamentos de dívidas. Levado a leilão, foi comprado por uma instituição financeira e agora revendido ao estado.
 
Não foram divulgadas datas para o início da reforma, mas o governo estadual promete para os próximos meses a adequação da fachada – deteriorada pelas pichações – e a troca dos equipamentos e camas antigos. O novo hospital Santa Marta deve ser aberto em 2014.
 
Fonte SaudeWeb

Dor crônica atinge principalmente as mulheres

Dor crônica atinge principalmente as mulheres Stock.xchng/stock.xchng
Independente do sexo ou da idade, dores podem mascarar
problemas mais graves
Buscar a automedicação para resolver problema é erro comum
 
Três em cada dez mulheres convivem com algum tipo de dor, mas o que muitas não sabem é que esse incômodo pode ser uma dor crônica. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 30% da população mundial, principalmente as mulheres, apresentam alguma sensação dolorosa constante. A pesquisa ainda apontou que a maioria das queixas está relacionada à região das pernas (22%), às costas (21%) e à cabeça (15%). Dependendo da intensidade da dor ela pode até comprometer o trabalho e as relações pessoais.
 
De acordo com o neurocirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), Mauricio Mandel, as pessoas tendem a recorrer à automedicação para resolver o problema, o que é um erro muito comum.
 
— A dor crônica é diagnosticada quando ela persiste e ocorre por mais de três meses, em alguns casos ela tende evoluir até para seis meses ou mais. Além disso, ela pode se manifestar de várias formas como formigamentos ou pontadas — explica.
 
Como se não bastasse sofrer com a dor, a paciente tem várias alterações psicológicas, aumentando a irritabilidade, depressão, ansiedade, preocupação com o corpo e pode provocar até o seu afastamento no trabalho.
 
— Sentir uma dor constante nas pernas, na cabeça ou nas costas atinge de uma forma negativa a autoestima da paciente, afetando a sua capacidade de realizar tarefas diárias e também no trabalho. A identificação de um processo patológico responsável pela dor crônica é fundamental para avaliar o quadro clínico da paciente e iniciar um tratamento — afirma Mandel.
 
Por que as mulheres são o público alvo da dor crônica?
As mulheres mantém a liderança no ranking da dor crônica.
 
— Elas são propensas à obesidade e à fibromialgia, que é uma das causas da dor crônica. Outro motivo é a sobrecarga de trabalho, muito comum nas mulheres, que trabalham o dia inteiro fora e ainda fazem terceiro turno em casa, o que propicia uma maior exposição a agentes traumáticos — revela o neurocirurgião.
 
Por estarem no topo da lista, as mulheres precisam estar atentas ao tipo de dor e a intensidade. Mandel explica que a dor crônica pode ser aguda ou crônica.
 
— A aguda ocorre inesperadamente e dura alguns dias ou semanas após cirurgias, traumatismo, acidentes, queimaduras, inflamação ou infecção. Já a dor crônica persiste por meses ou anos e pode ser provocada por dores de coluna, fibromialgia, neuropatias, lesões por esforços repetitivos (LER) e câncer — esclarece.
 
A melhor forma de tratar
Para evitar que a sua dor se torne constante, o médico deve fazer uma investigação para avaliar a característica da dor, intensidade, localização e fatores de melhora e piora para agir rapidamente, antes que a via nervosa sofra a temida sensibilização.
 
— A dor crônica pode ser tratada com antidepressivos, analgésicos e neurolépticos, associado com um tratamento multidisciplinar que envolve atividades físicas, fisioterapia, psicologia e acupuntura. Tudo vai depender da causa e da intensidade da dor crônica — acrescenta o neurocirurgião.
 
Independente do sexo ou da idade essas dores podem mascarar problemas mais graves. Por isso não deixe de consultar o seu médico, para que ele diagnostique as causas do seu quadro e proponha a melhor abordagem.

Fonte Zero Hora

Proteja seu bebê da bronquiolite

A incidência da bronquiolite é maior nos meses
 de outono e inverno
Crianças com menos de dois anos são mais suscetíveis à doença
 
Respiração com chiado no peito, irritação, falta de ar, choro frequente e tosse podem ser sinais de bronquiolite. A doença é causada por alguns vírus, especialmente pelo vírus sincicial respiratório, e acomete crianças, em geral abaixo de dois anos, e particularmente nos primeiros seis meses de vida.
 
Respiração com chiado no peito, irritação, falta de ar, choro frequente e tosse podem ser sinais de bronquiolite. A doença é causada por alguns vírus, especialmente pelo vírus sincicial respiratório, e acomete crianças, em geral abaixo de dois anos, e particularmente nos primeiros seis meses de vida.
 
A incidência da bronquiolite é maior nos meses de outono e inverno e, pela alta contagiosidade, os riscos são maiores principalmente em crianças que frequentam creches e escolinhas.
 
Sintomas
De acordo com a pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Sonia de Lourdes Liston Colina, os sintomas da bronquiolite são a tosse, o chiado no peito e a falta de ar, podendo variar a intensidade de acordo com cada caso.
 
— Os pais devem ficar atentos para o surgimento de cansaço na respiração, irritabilidade (choro frequente) e tosse persistente. Nesses casos, devem procurar o serviço médico de emergência para que a criança possa ser avaliada quanto à gravidade do caso e receba as medicações necessárias — afirma a especialista.
 
Tratamento
Em alguns casos, que evoluem com baixa oxigenação, é necessário um atendimento mais cuidadoso, podendo levar à internação. A complicação mais comum é broncopneumonia.
 
Para proteger seu bebê da bronquiolite, evite que ele permaneça em ambientes fechados nas estações de outono e inverno. Cuide da higienização, lavando bem as mãos ao ter contato com a criança ou usando álcool em gel. Se possível, evite o contato com outras crianças resfriadas.
 
Fonte Zero Hora

Especialista aponta que o inverno favorece o aparecimento da caspa

Problema da caspa se agrava em quem tem cabelos oleosos
Tempo seco, banhos quentes e longos e uso do secador podem agravar o problema
 
Roupas escuras ficam elegantes no inverno, mas não para quem sofre com a caspa — uma doença que atinge 40% da população e que pode piorar em certas épocas do ano, como no inverno.

A justificativa, segundo a dermatologista do Hospital VITA, de Curitiba (PR), Fabiane Brenner, é simples: banhos quentes e longos, tempo seco e maior utilização do secador ocasionam o ressecamento do couro cabeludo, podendo provocar a descamação.

O problema ainda se agrava em quem tem cabelos oleosos, já que a oleosidade contribui para o desenvolvimento de um tipo de fungo que piora o quadro de caspa. Além disso, a diminuição da frequência das lavagens do cabelo, o que normalmente é optado pelas mulheres no inverno, também pode ser tornar uma grande inimiga de quem sofre da descamação.

— O tempo frio faz com que grande parte das pessoas reduza o número de lavagens, provocando o acúmulo de oleosidade, resíduos e células mortas, colaborando assim para a irritação e proliferação de fungos causadores da caspa — afirma a médica.

Por outro lado, deve-se ter alguns cuidados com a lavagem do cabelo no inverno. Nos dias mais frios, em que ele demora mais para secar, dormir com o cabelo molhado ou associá-lo ao uso de chapéu ou gorro para se proteger do frio, umedece e abafa o couro cabeludo, criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Segundo Fabiane, para contornar o problema, deve-se fazer uma secagem completa, com o secador em temperatura morna ou fria e direcionado para os fios — e não para a raiz.  

Tratamento
Embora a consulta com um dermatologista seja a melhor forma de identificar o tipo de doença e o tratamento do couro cabeludo, existem alternativas eficazes que, dependendo do caso e dos fatores envolvidos, podem combater efetivamente a caspa.

Fabiane recomenda, por exemplo, que se aposte em xampus com ativos à base de alcatrão, piritionato de zinco ou sulfato de selênio. Outras dicas também são recomendadas, como

— Após a lavagem com o xampu anticaspa, enxágue bem o cabelo. Isso faz com que sejam retirados todos os resíduos do couro cabeludo, visto que o acúmulo, especialmente do condicionador, é o que irá causar a descamação

— Lave os cabelos pelo menos três vezes por semana, com água morna ou fria - e aproveite a lavagem para massagear a raiz com a ponta dos dedos durante cinco minutos, para ativar a circulação no couro cabeludo. Mas atenção: lavar ou esfregar com as unhas pode estimular a produção de sebo

— Evite prender os cabelos molhados

— Se utilizar condicionador ou leave-in, cuide para aplicá-los apenas do meio às pontas dos fios, evitando a aplicação na raiz
 
Fonte Zero Hora

Ver e cheirar alimentos saudáveis pode ajudar no autocontrole de quem está de dieta, aponta estudo

Cheiro da laranja ajudou participantes da pesquisa a comerem melhor
Contato faria lembrar mais rapidamente do que é saudável
 
Muitas pessoas encontram dificuldade em manter a dieta quando se deparam com a tentação de comer alimentos calóricos. Entretanto, ter contato com comidas saudáveis, como saladas e frutas, pode lembrar as pessoas de suas metas a longo prazo da dieta e ajudá-las e ter mais autocontrole. É o que indicam pesquisas apresentadas esta semana no encontro anual da Society for the Study of Ingestive Behavior (SSIB), que discute temas sobre comportamento alimentar
 
Os pesquisadores da Universidade de Leeds pediram para um grupo de mulheres cheirar laranjas frescas e outro grupo cheirar chocolate, e, depois, escreverem sobre as sensações desencadeadas pelo cheiro dos alimentos. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que estavam fazendo dieta e cheiraram laranjas comeram 60% menos chocolate do que aquelas que cheiraram o doce.
 
Em um segundo estudo, imagens de alimentos saudáveis e de outros objetos aleatórios (como equipamentos de escritório, por exemplo), apareceram brevemente na tela do computador enquanto os participantes, que também estavam seguindo uma dieta, realizavam uma tarefa de distração. Após o teste, as pessoas que foram expostas às fotos de comida saudáveis comeram menos salgadinhos e doces que aquelas que viram os objetos aleatórios.
 
Os efeitos de ver e cheirar alimentos saudáveis para aumentar o autocontrole de quem está fazendo dieta é mais forte, entretanto, quando as pessoas estão com fome. Em outro estudo, os participantes receberam um almoço e, após duas horas, um lanche. Nesse caso, não foram percebidas diferenças entre os que sentiram cheiro de laranja e os que não cheiraram nada antes de comer. Desta forma, o contato com os alimentos saudáveis pode ser mais efetivo quando as pessoas estão com fome e, portanto, mais propensas a exagerar no consumo de alimentos calóricos.
 
Os resultados dos estudos têm implicações nas estratégias para manter a dieta. Uma pesquisa de doutorado realizado pela estudante Nicola Buckland sugere que, quando tentadas por alimentos calóricos, as pessoas levam alguns instantes para se concentrar nas propriedades sensoriais dos alimentos saudáveis, como o cheiro e a imagem de frutas ou saladas. O contato com o cheiro ou a imagem de comidas saudáveis podem ajudar a pessoa a lembrar mais rapidamente do que é saudável e, assim, alimentar-se melhor.
 
Ainda de acordo com Nicola, a presença de alimentos saudáveis em lugares que podem convidar a comer em excesso, como a geladeira, armários da cozinha ou a mesa do trabalho, também pode ajudar quem está de dieta a lembrar que deve regular o seu consumo.
 
Fonte Zero Hora

Usar comida como recompensa pode prejudicar hábitos alimentares das crianças

Usar comida como recompensa pode prejudicar hábitos alimentares das crianças Kylie Walls/Deposit PhotosSegundo especialista, relação disfuncional com os alimentos pode levar, futuramente, à obesidade
 
Deixar com que os filhos comam a sobremesa apenas se terminarem toda a refeição é uma prática comum entre alguns pais. No entanto, essa relação de recompensa envolvendo comida pode prejudicar os hábitos alimentares dessas crianças no futuro.
 
— Os pais é que vão determinar como os filhos se relacionam com a comida. Correlações equivocadas podem gerar hábitos ruins — alerta a pediatra Natacha Mascarenhas, especialista em obesidade.
 
A médica admite que a alimentação é uma das grandes preocupações das mães e que diariamente ouve no consultório a frase "meu filho não come". Mas como não se preocupar tanto a ponto de usar a comida como moeda de troca?
 
Natasha explica que, até o primeiro ano de idade, o crescimento ocorre em ritmo acelerado e, após esse período, há uma desaceleração que pode interferir no apetite da criança.
 
— Uma boa forma de avaliar se a alimentação está adequada é acompanhar o gráfico de crescimento, que mostra se o peso e altura da criança estão adequados a idade. Se a criança continuar progredindo na curva, conforme esperado, ela provavelmente está comendo o suficiente para se desenvolver. Mas se ela começar a apresentar uma redução da velocidade de crescimento pode ser que a alimentação não esteja suprindo as suas necessidades — garante a especialista.
 
A médica lembra que a perda de peso ou apetite também pode indicar a existência de alguma doença.
 
O que fazer para não trocar legumes por sobremesas
A psicóloga Adriana Manzano recomenda que os pais expliquem a importância de determinado alimento, associando a sua ingestão a recompensas verdadeiras, tais como crescer forte, ter unhas e cabelos bonitos, pele viçosa ou ficar mais inteligente.
 
— Se a substituição for inevitável, outros presentes podem entrar no lugar da comida, como um livro, uma hora de vídeo game, 15 minutos a mais na cama antes de acordar para ir à escola. Isso pode até se tornar uma grande brincadeira entre pais e filhos — sugere Adriana.

Fonte Zero Hora

Prefeitura de Riachinho - MG

A Prefeitura de Riachinho, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
1º a 30 de agosto pelo www.liberalconsultores.com.br ou na avenida JK, nº.455, centro, Riachinho

Valor:
R$ 27,00 a R$ 180,00.

Remuneração:
R$ 678,00 e R$ 4.950,00

Provas:
Haverá prova objetiva, prova prática para Motorista e Operador de Máquinas e avaliação de títulos para nível superior.

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Cantineira, Gari, Mecânico, Motorista, Operador de Máquina, Operador de Máquina Pesada e Rondante/Vigia;

 Ensino Médio - Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Secretaria, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitora de Creche, Recepcionista, Secretário Escolar, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia;

 Ensino Superior - Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Especialista de Educação Básica/Supervisão Escolar, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Professor de Educação Básica e Psicólogo.

Prefeitura de Nova Trento (SC) abre vagas

A Prefeitura de Nova Trento, cidade localizada a 80 km de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, abre inscrições para realização dos processos seletivos 07 e 08/2013, destinados a selecionar 15 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 7.879,43 mais abono de R$ 113,37 e jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Operador de Máquinas, Fisioterapeuta, Psicólogo, Enfermeiro, Médico, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem Hospitalar e Coordenador Escolar.
 
Inscrição
As inscrições encontram-se abertas até o dia 19 de julho de 2013, no horário das 08h30min às 17h00min no prédio da Prefeitura, situado na Rua Santo Inácio, nº 126, Centro, Nova Trento/SC. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  • Certificado de Reservista (masculinos);
  • Currículo contendo em anexo cópia do(s) diploma(s), título(s), certificado(s), certidão(ões);
  • Documento(s) que comprove(m) a formação superior em conformidade com a habilitação exigida;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Carteira nacional de habilitação – CNH.
 
Seleção
O certame será realizado através de prova prática e análise curricular/títulos.
 
A prova prática (para o cargo de Operador de Máquinas) será aplicada na data provável de 20 de julho de 2013, com início às 08h00min e termino às 12h00min. O local será divulgado pela comissão no dia 18 de julho de 2013 no site oficial da Prefeitura de Nova Trento (www.novatrento.sc.gov.br), no mural de avisos da Prefeitura, sem prejuízo de divulgação informativa prévia em jornais de circulação regional.
 
A partir do dia 22 de julho de 2013 será divulgado a classificação parcial no site oficial da Prefeitura de Nova Trento, no mural de avisos da Prefeitura, sem prejuízo de divulgação informativa prévia em jornais de circulação regional.
 
O processo seletivo será  válido por 12 meses.

Prefeitura de São José de Ribamar - MA prorroga inscrição

A Prefeitura de São José de Ribamar, estado do Maranhão, através da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA - FSADU, no uso de suas atribuições legais, torna público, para conhecimento dos interessados, que, em razão das frequentes quedas do serviço de internet nos dias 13 e 14 de julho de 2013 (fim de semana), o período das inscrições do Processo Seletivo para Provimento de Vagas do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar nos cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias fica prorrogado até as 23h59min do dia 17 de julho de 2013 (quarta-feira), bem como o período de pagamento da taxa de inscrição fica prorrogado até o dia 18 de julho de 2013 (quinta-feira), no horário de expediente bancário.
                                                                                   *
A Prefeitura de São José de Ribamar, estado do Maranhão, publicou edital de processo seletivo n° 001/2013, com a intenção de ocupar 37 vagas aos cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias (nível médio). O salário é de R$ 678,00 em carga horária de 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições das 10h do dia 25 de junho às 23h59min do dia 14 de julho de 2013, pela internet, nos sites da organizadora Fundação Sousândrade - FSADU (www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos). A taxa é de R$ 35,00.

A Prova de Conhecimentos terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 18 de agosto de 2013. O horário e locais de realização serão divulgados no período de confirmação de inscrição, nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar-MA, da FSADU e no site oficial do Processo Seletivo. O gabarito será publicado na data provável de 19 de agosto de 2013.

O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, contado a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final Após Fase Recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

IFMG promove seleção para Professor

Com a finalidade de contratar candidatos para o cargo de Professor, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), lançou edital n° 07/2013 de processo seletivo. Estão sendo disponibilizadas vagas para atuação no Polo de Rede de Andradas/MG , nas áreas de Administração, Engenharia, Matemática, Ciências Contábeis, Ciência da Computador, Direito, Enfermagem, Letras, entre outras áreas afins. Os vencimentos para os cargos serão de R$ 20,54 por hora/aula, acrescidos de benefícios. 
 
As inscrições serão realizadas até 26 de julho de 2013, na Escola Municipal José Bonifácio, localizado na Rua Major Bonifácio, nº 190, Centro, Andradas. Haverá cobrança de taxa de participação, cujo valor corresponde a R$ 30.

A previsão é de que os profissionais sejam avaliados por meio de Análise de Currículo e Prova de Desempenho Didático, que será aplicada na data provável de 07 de agosto de 2013, no Polo de Andradas.

O processo seletivo terá validade até o final do 2º semestre letivo do ano de 2013, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período. 

Concurso Prefeitura de Bauru - SP

A Prefeitura de Bauru, no Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde divulgou edital nº. 09/2013 de concurso público, com o objetivo de preencher 10 vagas para Especialista em Saúde- Médico/Médico Clinico. O salário oferecido é de até R$ 3.786,34, mais R$ 265,00 em benefícios com jornada de trabalho de 20 horas/semanais.
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.bauru.sp.gov.br na área de concursos entre 9:00 do dia 12 de agosto e 16:00 do dia 02 de setembro de 2013.
 
A data, local e horário para realização da prova objetiva serão publicados no edital de convocação no Diário Oficial do Município de Bauru, na data provável de 24 de setembro de 2013. Já os títulos deverão ser entregues na data, local e  horário designados para a realização da prova objetiva, os quais serão publicados oportunamente através do edital de convocação no Diário Oficial do Município de Bauru.
 
O concurso público será válido por dois anos, a contar da data de sua Homologação, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da administração pública.
 
O edital encontra-se disponível no site www.bauru.sp.gov.br.

Prefeitura de Cláudia (MT) lança edital de processo seletivo

Com oferta de 09 vagas para Agente Comunitário de Saúde, a Prefeitura da cidade mato-grossense de Cláudia lançou resumo do edital nº. 001/2013 de processo seletivo. A remuneração é de até R$ 678,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas do dia 19 de julho a 02 de agosto de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Ferreira Mendes, nº 1079 - Centro CEP: 78540-000, das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 de segunda a sexta.
 
O certame será constituído de provas escritas e análise de currículos com comprovação de curso, títulos e publicações.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de agosto de 2013, das 08h00 às 11h00 (horário oficial do Mato Grosso), em local a ser informado através de publicação no mural/site da Prefeitura de Cláudia – MT.
 
O resumo encontra-se disponível no site www.claudia.mt.gov.br.

Concurso Prefeitura de Vargem Bonita - SC

A Prefeitura de Vargem Bonita, localizada no estado de Santa Catarina, lançou o edital Nº 01/2013 de concurso público para formação de cadastro reserva e contratação de 08 profissionais de níveis alfabetizado, fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 10.503,90.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente Atividades Administrativas, Agente Atividades Pecuárias, Agente de Serviços Gerais, Assistente Social, Contador, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico ESF, Médico Ginecologista, Monitor, Operador Máquinas Pesadas, Operador de Trator Agrícola, Professor, Professor de Artes, Secretário de Escola, Servente, Técnico em Enfermagem, Técnico Tributarista e Vigia.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, pelo site www.concursosss1.com.br, entre os dias 16 e 30 de julho de 2013. A taxa de participação varia de R$ 30 a R$ 100.
 
O concurso será constituído de prova objetiva, para todos os cargos, prova prática para Operador Máquinas Pesadas e Operador de Trator Agrícola e prova de títulos, apenas para os cargos de Professor.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente em 08 de setembro de 2013, na Escola Municipal Ângelo Anzolin, situada na Av. José Lorenzatto, bairro Anzolin, Vargem Bonita/SC.
 
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame. 

Prefeitura de Alterosa (MG) lança edital de processo seletivo (PSF)

A Prefeitura de Alterosa, no estado de Minas Gerais, disponibilizou no Diário Oficial do Estado (13 de julho de 2013, pág. 3) o aviso de processo seletivo para o preenchimento de Enfermeiro atualmente vagos do Programa de Saúde da Família (PSF).
 
As inscrições serão realizadas na Praça Getúlio Vargas, nº 310, Centro, Alterosa – MG, do dia 17 a 24 de julho de 2013 em dias úteis.
 
Demais informações podem ser obtidas na Prefeitura de Alterosa, situada na Praça Getúlio Vargas, nº 310, Centro, Alterosa/MG ou pelos fones: (35) 3294-1010 ou 3294-1904.

Concurso Prefeitura de Limoeiro de Anadia - AL

A Prefeitura de Limoeiro de Anadia, no estado de Alagoas, abriu edital N° 01/2013 de concurso público para provimento de 98 vagas em vários níveis escolares. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 2.000,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso público será realizado sob a responsabilidade da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa -FUNDEPES e, no que concerne à realização das provas, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, por meio do Núcleo Executivo de Processos Seletivos NEPS/COPEVE.
 
São 33 cargos, entre os níveis fundamental, médio e superior. Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Clínico, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Psicólogo, Psicólogo Educação Básica, Terapeuta Ocupacional, Professor de 1º ao 5º Ano, Professor Educação Infantil, Professor de Ciências, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de Matemática e Professor de História, Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Estatística, Fiscal de Tributos, Leiturista, Secretário Escolar, Técnico de Enfermagem, Técnico de Informática, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Merendeira Escolar e Vigilante.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, no período entre 14h00min do dia 17 de julho e 23h59min do dia 18 de agosto de 2013.

As taxas variam de:
Nível Fundamental - R$ 35,00;
Nível Médio e Técnico - R$ 50,00;
Nível Superior - R$ 70,00.

As provas serão aplicadas na data prevista de 06 de outubro de 2013. Os locais e os horários de realização das provas estarão indicados no cartão de inscrição do candidato, que será disponibilizado na Internet no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, a partir do dia 30 de setembro de 2013.

O NEPS/COPEVE/UFAL divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br, a partir das 21 horas do dia 10 de outubro de 2013.  O resultado final para todos os cargos será divulgado na data provável de 20 de dezembro de 2013.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Concurso CRMV - SP tem inscrições prorrogadas

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV‐SP) divulgou edital nº. 01/2013 de concurso público visando preencher 10 vagas e formar cadastro de reserva. São ofertadas oportunidades para os cargos de Analista Contábil, Auxiliar de Serviço de Apoio e Técnico em Informática (nível médio), com remuneração entre R$ 1.467,87 e R$ 1.701,66.
 
O candidato aprovado terá jornada de trabalho semanal de 40 horas e terá direito a benefícios como vale‐transporte, vale‐refeição e plano de saúde (com co-participação), lembrando que 5% dos postos estão reservados aos portadores de necessidades especiais.
 
O concurso público será executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social e a inscrição está sendo feita pela internet (www.quadrix.org.br), até às 23 horas e 59 minutos do dia 29 de agosto de 2013. A taxa é de R$ 45,00 para todos os cargos de nível médio.
 
A prova objetiva e a prova de redação serão realizadas nas cidades de Campinas (SP), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP) e Taubaté (SP), na data provável de 15 de setembro de 2013. O comprovante definitivo de inscrição será disponibilizado em 09 de setembro de 2013 e as informações relacionadas à confirmação das provas também poderão ser conferidas no site de inscrição.
 
O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 16 de setembro de 2013 e o resultado final será publicado provavelmente no dia 28 de outubro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso público se esgotará após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Altinópolis (SP) promove processo seletivo

A Prefeitura de Altinópolis, no estado de São Paulo, por meio do Diário Oficial do Estado, lançou edital resumido de processo seletivo N° 003/2013, para contratação de Médico Substituto.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 26 de julho de 2013, das 9h às 16h, no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal (Rua Maj. Garcias, nº 144). A taxa é no valor de R$ 50,00.
 
A prova será aplicada provavelmente no dia 30 de julho de 2013, das 18h às 20h, no prédio da escola EMEFEI Ermelinda Sammarco de Figueiredo (Rua Joaquim Paulino de Souza, nº 145, Bairro Salim Antônio Calil).
 
O aprovado será contratado por tempo determinado, sob o Regime da CLT, para atuar nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

Concurso Prefeitura de Santo Antônio de Posse (SP)

A Prefeitura de Santo Antônio de Posse, no estado de São Paulo, publicou os editais Nº 007 e 008/2013, informando sobre a realização de concurso público, que visa o preenchimento de 07 vagas de níveis fundamental e médio para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Técnico de Enfermagem. A remuneração pode chegar a R$ 1.435,36 por carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 10 e R$ 20, serão efetuadas no paço municipal, situado na Praça Chafia Chaib Baracat, nº 351, Vila Esperança, Santo Antonio de Posse/SP, até o dia 23 de julho de 2013.
 
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 18 de agosto de 2013, nas dependências da EMEF Profª Conceição Godoi Menuzzo, situada à Rua Dr. Alberto Aranha Fortuna, nº 700, Jardim Maria Helena, Santo Antonio de Posse/SP.
 
O prazo de validade deste concurso público será de dois anos e poderá ser prorrogado uma vez e por igual período, a contar da data de homologação, a juízo da Administração Municipal.

Concurso Assembléia Legislativa do Mato Grosso 2013

Através do edital nº. 1 – AL/MT, de 15 de julho de 2013, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso abre concurso público oferecendo 430 vagas para profissionais de nível médio, superior e Procurador Legislativo. Os salários variam entre R$ 2.286,22 a R$ 6.057,93 por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
Serão reservadas a candidatos com deficiência 10% das vagas.
 
Cargos
Almoxarife, Arquivista (TV e Documental), Auxiliar de Repórter Cinematográfico de TV, Auxiliar Técnico de TV, Copeira, Editor de Imagem, Editor de Pós-Produção, Editor Gráfico, Fotógrafo, Garçom, Motorista, Operador de Áudio de TV, Operador de Master de TV, Operador de Som, Operador de Vídeo de TV, Produtor Programador de TV, Radialista, Secretário, Serviços Gerais, Técnico de Manutenção de TV, Técnico em Eletricidade, Técnico em Informática (Especificação em Rede/Telefonia e Especificação em Suporte), Técnico Hidráulica, Técnico Legislativo de Nível Médio, Administrador, Analista de Sistemas (Administração – Rede de Segurança, Banco de Dados, Organização/Sistemas/Métodos e Programador), Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Economista, Editor de Texto, Enfermeiro, Engenheiro (Civil, Segurança do Trabalho e Elétrico), Fisioterapeuta, Jornalista, Pauteiro de TV, Professor (Espanhol, Inglês e Português), Psicólogo, Publicitário, Repórter Apresentador de TV, Repórter Cinematográfico de TV, Revisor, Técnico Legislativo de Nível Superior e Procurador Legislativo.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever somente via internet, no endereço eletrônico www.projetos.idp.edu.br, no período entre às 10h do dia 20 até às 23h59 do dia 26 de julho de 2013, observado o horário oficial de Cuiabá – MT.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 120,00;
Procurador Legislativo – 3ª categoria: R$ 150,00.
 
Prova
O certame será composto de prova escrita e prática.
 
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 08 de setembro de 2013, no turno da tarde, em locais e horários a serem divulgados no endereço eletrônico www.projetos.idp.edu.br, a partir da data provável de 30 de agosto de 2013.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão publicados no Diário do Poder Legislativo e divulgados no endereço eletrônico www.projetos.idp.edu.br, a partir das 17 horas do dia 09 de setembro de 2013, observado o horário oficial de Cuiabá/MT.
 
O resultado final nas provas objetivas e a convocação para as provas práticas serão publicados no Diário do Poder Legislativo, em jornais de grande circulação e divulgados no site www.projetos.idp.edu.br, na data provável de 02 de outubro de 2013.
 
Validade
A validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
O edital encontra-se disponível no site www.projetos.idp.edu.br.

Concurso Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo

A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo abriu os editais n°s 001 e 002/2013 de concurso público, com o objetivo de ocupar 594 vagas imediatas e formar cadastro de reserva para cargos de níveis fundamental, médio e técnico e superior. Do total de vagas, 161 são para nível superior, 410 para nível médio e técnico e 23 para o nível fundamental.
 
As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Controlador de Estoque, Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Técnico de Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico de Manutenção Civil, Técnico de Manutenção Elétrica, Técnico de Manutenção Eletrônica/Telefonia, Técnico de Refrigeração, Telefonista, Advogado, Analista de Gestão Administrativa, Assistente Social, Auditor, Biologista, Enfermeiro, Engenheiro, Engenheiro da Segurança do Trabalho, Médico, Médico do Trabalho e Psicólogo.
 
Os salários iniciais variam de R$ 845,17 a R$ 4.936,00 de acordo com a escolaridade e o cargo. Dentre os benefícios oferecidos aos selecionados efetivados estão: Auxilio Creche, Vale Refeição, Vale Alimentação, Vale Transporte e Seguro de vida (opcional).
 
As inscrições serão via internet e estarão abertas a partir do dia 17 de julho até 08 de agosto pelo site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/fps. As taxas de inscrições variam de R$ 53,00 (nível fundamental), R$ 67,00 (nível médio) e R$ 87,00 (nível superior).

A prova escrita objetiva de múltipla escolha será realizada nas cidades de São Paulo e Santos, simultaneamente, no dia 15 de setembro de 2013, horário da cidade de São Paulo. Os locais para realização da Primeira Etapa serão divulgados no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/fps.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos contado a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Administração da Fundação Pró-Sangue.

Concurso UFG 2013

A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou edital n° 66/2013 de concurso público, destinado ao preenchimento de 55 vagas para Professores que possuam disponibilidade para atuar por tempo determinado nos campi de Jataí, Catalão e Goiânia. A remuneração será de acordo com a titulação do contratado, podendo ir de R$ 1.914,58 (Graduação 20h), R$ 2.6066,93 (Especialização 20h), R$ 2.342,65 (Mestrado 20h), R$ 2.700,51 (Doutorado), R$ 5.466,55 (Mestrado DE) a R$ 8.049,77 (Doutorado DE).

As inscrições serão feitas pelo site da UFG (www.ufg.br) nos seguintes períodos:

- De 17 a 31 de julho (Estruturas/ Subárea: Mecânica das Estruturas, Estruturas/ Subárea: Resistência dos Materiais, Estruturas Metálicas e Estruturas de Madeira);

- De 17 de julho a 7 de agosto (Educação das Ciências da Natureza, Educação do Campo, Educação e Linguagem, Educação Matemática, Comunicação/ Francês, Hidráulica e Saneamento, Hidráulica e Recursos Hídricos, Tecnologia na Fabricação de Rações Animais);

- De 17 de julho a 30 de agosto (História da América Colonial);

- De 17 de julho a 15 de agosto de 2013 (demais áreas).

O valor da taxa de inscrição para o concurso em regime de Dedicação Exclusiva com Doutorado é de R$ 161,00, com Mestrado é de R$ 110,00 e em regime de 20 horas com Doutorado é de R$ 54,00, com Mestrado é de R$ 47,00, com Especialização é de R$ 42,00, com Graduação é de R$ 39,00 e deve ser recolhida através de GRU, obtida através do sítio da UFG (www.ufg.br) no ato de inscrição ao concurso.

O concurso será realizado por meio de provas didáticas e prova de títulos.

O concurso terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, contada a partir da data de publicação da homologação.

Concurso Prefeitura de Sapucaí Mirim - MG

A Prefeitura de Sapucaí Mirim, Estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público N° 001/2013, com a intenção de ocupar 24 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 3.095,95.
 
O concurso será realizado, sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes.
 
As oportunidades são para os cargos de Operário, Auxiliar Administrativo, Merendeira, Operador de Motoniveladora/Retroescavadeira, Professor, Motorista, Médico Pediatra, Médico psiquiatra, Fisioterapeuta, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Nutricionista e Técnico em Enfermagem.
 
As inscrições, nos valores de R$ 40,00 a R$ 100,00, deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br, no período de 02 de setembro a 01 de outubro de 2013.
 
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 27 de outubro de 2013, na cidade de Sapucaí Mirim - MG, com duração de 03 horas, incluso o tempo para preenchimento do cartão-resposta. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Município www.sapucaímirim.mg.gov.br e no site www.noroesteconcursos.com.br.
 
A validade do concurso público será de 2 anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso Prefeitura de Iporã do Oeste - SC

A Prefeitura de Iporã do Oeste, no estado de Santa Catarina, publicou edital N° 003/2013 de concurso público visando a admissão de profissionais de níveis médio e superior. O salário ofertado será de até R$ 9.150 em carga 20 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Médico, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Odontólogo, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal e Agente Administrativo. 
 
As inscrições, no valor de R$ 80 e R$ 120, estarão abertas até 30 de julho de 2013, nas dependências da Prefeitura Municipal, situada na Rua Santo Antônio, 100 - Centro de Iporã do Oeste - SC, no setor de Recursos Humanos.
 
A seleção será composta de Prova Objetiva, Títulos e Tempo de Experiência Profissional. A prova objetiva deverá ser aplicada no dia 1º de setembro de 2013, nas dependências do Centro Integrado de Ensino Fundamental, Rua José Scalabrin, 172, na cidade de Iporã do Oeste/SC.
 
O resultado final será anunciado em 13 de setembro de 2013. 

Concurso CEPISA 2013: inscrições prorrogadas

A Companhia Energética do Piauí (CEPISA), por meio da empresa organizadora EPL - Concursos, abriu edital n° 001/2013 de concurso público destinado ao preenchimento de 120 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 5.763,00.
 
Cargos
Para os graduados, há oportunidades para o cargo de Profissional de Nível Superior, para o exercício das funções de Administrador, Analista de Sistemas, Contador, Advogado, Engenheiro (Segurança do Trabalho e Eletricista), Médico do Trabalho ou Arquivista.
 
Quem possui nível médio completo, poderá concorrer a uma vaga aos cargos de Profissional de Nível Médio Operacional (funções de Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Segurança do Trabalho) e Profissional de Nível Médio Suporte (funções de Assistente Administrativo e Eletricista) e leiturista.
 
Para todas as funções, os contratos empregatícios serão realizados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A jornada será de 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições foram prorrogadas e poderão ser realizadas no sítio eletrônico da EPL (www.eplconcursos.com.br) até o dia 24 de julho de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 14,19 ou R$ 15,00.

Provas
As provas objetivas para todos os cargos/funções serão aplicadas exclusivamente na cidade de Teresina-PI, na data prevista de 25 de agosto de 2013. Na data de 16 de agosto de 2013 será divulgado o edital com os locais de provas dos candidatos para a realização das provas objetivas no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br.
 
O resultado Preliminar da Prova Objetiva será divulgado no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br até o dia 04 de setembro de 2013.
 
O Teste de Aptidão Física será aplicado na mesma cidade provavelmente em 22 de setembro de 2013. O resultado final do Concurso será publicado e divulgado no site www.eplconcursos.com.br, na data prevista de 04 de outubro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso público é de um ano, contado a partir da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso UFS (SE) 2013

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) abriu edital n° 015/2013 de concurso público, com a intenção de ocupar 33 Professores para os campi de Lagarto e de São Cristóvão. A remuneração será de até R$ 4.455,20.
 
Do total de vagas, serão 12 para a classe de Auxiliar, 13 para Assistente e 08 para Adjunto distribuídas entre os Departamentos de Biologia, Comunicação Social, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo, Engenharia Química, Fonoaudiologia, Letras Vernáculas, Morfologia, Morfologia, Música, Nutrição, Psicologia, Relações Internacionais, Farmácia, Medicina e Terapia Ocupacional.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 6 de agosto de 2013, pelo endereço eletrônico www.grh.ufs.br. As taxas serão de R$ 70,00 para a classe de Auxiliar, R$ 100,00 para Assistente e de R$ 150,00 para Adjunto.

Está prevista prova escrita composta de dissertação, prova didática constituída de aula com duração de 50 minutos e, por fim, prova de títulos.

As provas serão aplicadas num prazo mínimo de 60 dias e máximo de 120 dias corridos após a publicação deste edital no Diário Oficial da União e suas datas, horários, locais de realização e comissões examinadoras serão divulgados, a partir do dia 22 de agosto de 2013 e no mínimo com 10 dias de antecedência para o início das provas, no endereço eletrônico www.grh.ufs.br (menu concursos, página do edital). Cabe ao candidato acessar este endereço eletrônico para identificar os dias, horários e locais de aplicação de sua prova.

O prazo de validade do concurso será de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da instituição.

Universidade Federal de Sergipe realiza processo seletivo

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) abriu edital N° 016/2013 de processo seletivo, com o objetivo de contratar 10 Professores Substitutos Auxiliares por tempo determinado. As oportunidades são para os campi de São Cristóvão, Saúde, Laranjeiras e Lagarto.
 
São 05 vagas para jornada semanal de 40 horas e 05 para 20 horas, com salários que variam de R$ 1.914,58 a R$ 4.649,65, conforme a carga horária e a titulação do colaborador.
 
Os interessados deverão efetuar suas inscrições através da internet, por meio do site www.grh.ufs.br, entre às 9h do dia 17 e às 23h59 do dia 26 de julho de 2013.
 
A seleção dos candidatos acontecerá em duas etapas: prova didática e avaliação do curriculum vitae. As datas de aplicação das provas, horários, locais de realização e comissões examinadoras serão divulgados a partir do término do período de inscrição, no endereço eletrônico www.grh.ufs.br, na página eletrônica do edital. Cabe ao candidato acessar este endereço eletrônico para identificar os dias, horários e locais de aplicação de sua prova.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, sem prorrogação, contado a partir da data de publicação de seu resultado final no Diário Oficial da União.