Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de julho de 2013

Abandone 10 hábitos que favorecem a má digestão

Azia, gases, sensação de estômago pesado e sonolência são sintomas que já acometeram todos nós pelo menos uma vez.
 
Apesar de serem comuns a pessoas com condições crônicas, como a doença do refluxo gastresofágico, esses males podem surgir em qualquer um que exagerou no prato ou não tomou os devidos cuidados na refeição - mesmo aqueles que seguem uma dieta equilibrada.
 
Confira os conselhos dos especialistas e fique atento aos deslizes que podem causar má digestão:  
 
mulher comendo bolacha - Foto Getty ImagesComer muito rápido
Ao comer rapidamente, cometemos dois erros cruciais - não mastigamos direito e não damos tempo suficiente ao nosso cérebro para perceber que estamos comendo. "Quando começamos a mastigar, nosso organismo libera uma enzima que facilita a quebra do alimento, iniciando o processo de digestão", explica o nutrólogo Fernando Bahdur Chueire, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Desta maneira, é fundamental triturar bem os alimentos antes de engolir, para que a enzima tenha tempo de agir, facilitando o trabalho do estômago e evitando que o órgão fique sobrecarregado - fator que deixaria a digestão mais lenta. Além disso, cada refeição deve ter duração de pelo menos 20 minutos. "Esse é o tempo médio que leva para o intestino liberar o hormônio que ativa o centro de saciedade do cérebro depois que começamos a nos alimentar", explica. Almoçar em menos tempo que isso não irá proporcionar a sensação de saciedade, fazendo que com a ingestão seja exagerada, dificultando a digestão e favorecendo problemas como refluxo. "Comer demais também torna o processo de digestão mais demorado, causando sensação de mal estar", alerta o nutrólogo. De acordo com o profissional, o ideal é comer até sentir-se bem e não até ficar "cheio".  
 
mulher comendo deitada na cama - Foto Getty ImagesManias à mesa
A gastroenterologista Mara Rita Salum, da Unifesp, explica que os órgãos do sistema digestivo se localizam na caixa torácica e, dependendo da forma como nos posicionamos, eles se comprimem, dificultando o processo digestivo, culminando na má digestão. Por isso, atitudes como comer deitado ou em qualquer posição que não seja ereta afeta diretamente a digestão. Outra mania comum é falar enquanto comemos - isso pode aumentar a ingestão de ar durante a refeição, favorecendo problemas relacionados a gases. 
 
amigos brindando na hora do almoço - Foto Getty ImagesLíquidos durante a refeição
"Quando alguém bebe muito líquido enquanto come, o estômago enche mais, podendo causar mal estar devido ao maior tempo de digestão necessário para esvaziar o órgão", aponta a gastroenterologista Mara. Tomar um copo de suco de até 150 ml, no entanto, não interfere de forma significativa na digestão e pode até facilitar o processo de mastigação. Mas a ressalva fica para as bebidas gaseificadas: elas provocam a dilatação do estômago, levando a uma maior ingestão de comida e prejudicando o processo digestivo. "Acompanhar a refeição com qualquer tipo de bebida não é recomendado apenas para quem sofre de doença do refluxo gastresofágico, pois aumenta o risco de azia."
 
homem com uma fita colada na boca - Foto Getty ImagesJejum prolongado
Para entender porque o jejum prolongado interfere na digestão, é preciso conhecer o mecanismo do corpo que causa a azia. Na ligação do nosso esôfago com o estômago, temos um órgão chamado esfíncter esofágico inferior, uma espécie de anel responsável por permitir a passagem de comida e se manter fechado quando não estamos fazendo uma refeição. "Ele se abre para o alimento passar do esôfago para o estômago e, em seguida, deve se fechar para reter o que foi ingerido e impedir que os sucos gástricos atuantes na digestão subam para o esôfago, causando a azia", explica o gastroenterologista Ricardo Blanc, da Sociedade Brasileira de Gastrenterologia. Quando uma pessoa fica sem comer, o ácido gástrico produzido normalmente pelo estômago se acumula e pode refluir, irritando o final do esôfago e causando a azia. "Comer a cada três horas mantém o sistema digestivo em funcionamento, sem sobrecarga na produção de ácido gástrico", explica o gastroenterologista Luiz Eduardo Rossi Campedelli, do Hospital Albert Einstein. 
 
mulher com a mão na boca - Foto Getty ImagesBoca seca
Ficar com água na boca não indica apenas que você está com fome - a saliva é parte importante do processo de digestão, pois é ela quem inicia esse processo. É pela saliva que são liberada as primeiras enzimas que ajudam na trituração dos alimentos. Além disso, a saliva ajuda na eliminação de bactérias da cavidade bucal, prevenindo contra cáries e outras doenças. Dessa forma, pessoas que tem a boca mais seca podem ter o processo digestivo prejudicado, já que a saliva não será suficiente. Segundo os especialistas, o uso de determinados medicamentos - entre anti-histamínicos, descongestionantes, analgésicos, diuréticos e remédios para pressão alta e depressão -, tabagismo, abuso de álcool, menopausa e doenças que afetam as glândulas salivares, como diabetes, Parkinson e HIV, são causadores de secura na boca. Ela também pode surgir uma vez ou outra, sem qualquer relação com esses problemas, mas se persistir o ideal é procurar um médico. Algumas dicas para evitar a secura na boca são beber bastante água, mascar gomas ou chupar balas sem açúcar e evitar bebidas com cafeína.  
 
cerveja e cigarro - Foto Getty ImagesFumo e álcool
Você deve estar se perguntando por que o cigarro iria interferir na digestão, já que a fumaça se deposita nos pulmões. A resposta é simples: a nicotina, quando entra na corrente sanguínea, também vai para o sistema digestivo, e lá provoca a diminuição da contração do estômago, dificultando a digestão. "O uso contínuo do cigarro também enfraquece o esfíncter esofágico inferior, aumentando o contato do ácido gástrico com a mucosa esofágica e causando azia", diz o gastroenterologista Luiz Eduardo. Além disso, o tabaco altera o paladar e induz a produção de ácido clorídrico pelo estômago, o que facilita a infecção pelas bactérias Helicobacter pylori, causadoras da úlcera gástrica. Segundo o especialista, o cigarro ainda estimula a ida de sais biliares do intestino para o estômago, tornando suco gástrico mais nocivo ao organismo e intensificando o aparecimento de úlceras.

Com o álcool não é diferente. Quando ingerimos alguma bebida alcoólica, a substância logo é absorvida pelo nosso sistema gastrointestinal, irritando as mucosas do esôfago e do estômago e alterando as membranas do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes. "Os resultados podem ser esofagite, gastrite e até diarreia", explica o gastroenterologista Ricardo Blanc. Já no fígado, o álcool vai alterar a produção de enzimas, sobrecarregando o órgão. "Ele passa a produzir mais enzimas para metabolizar o etanol, levando a uma inflamação crônica ou hepatite alcoólica, podendo evoluir para cirrose", completa. Outro órgão afetado pelo excesso de bebidas alcoólicas é o pâncreas, responsável pela fabricação de insulina e de enzimas digestivas. O álcool pode causar uma inflamação no pâncreas, e essa inflamação pode evoluir para uma pancreatite. 
 
mulher com sono - Foto Getty ImagesSono inadequado
Descansar após as refeições, tirando um cochilo leve, pode ajudar na digestão porque está relacionada, sobretudo, ao repouso. "Dando um tempo das atividades pesadas, o fluxo sanguíneo permanece focado nos órgãos envolvidos na digestão sem qualquer problema", afirma o nutrólogo Fernando. Além disso, o ideal é repousar com a cabeça levemente inclinada para cima, pois isso ajuda na descida dos alimentos. "Ficar completamente deitado pode favorecer o refluxo ou mesmo atrapalhar a digestão", explica o especialista. A soneca, entretanto, deve durar apenas alguns minutos, pois ao entrarmos em sono profundo, o metabolismo fica lento, dificultando o processo de digestão. Caso queira dormir mais profundamente, espere de duas a três horas após a refeição.  
 
mulher tomando sopa - Foto Getty ImagesRespirar pela boca ou sorver alimentos
É comum pessoas com alergias respiratórias passarem a maior parte do tempo com as narinas entupidas, precisando respirar pela boca. Nesse cenário, ela acaba respirando pela boca também enquanto come, levando mais ar para o estômago e causando gases. O mesmo acontece quanto usamos canudinho ou sorvemos alimentos, como uma colher cheia de sopa. O ato de sugar a bebida ou o alimento também traz mais ar para dentro do corpo, podendo causar má digestão ou então intensificando um problema que a pessoa já tenha normalmente, como refluxo ou azia.  
 
mulher correndo - Foto Getty ImagesErros ao fazer exercícios
"Logo depois que você se alimenta, o organismo direciona maior fluxo sanguíneo para os órgãos envolvidos na digestão para que, dessa maneira, o processo seja realizado mais rapidamente", aponta o nutrólogo Fernando. Quando fazemos exercícios, por outro lado, quem solicita maior fluxo sanguíneo são os músculos. Assim, é fundamental esperar a digestão completa da refeição - que leva cerca de duas horas - para treinar, pois, do contrário, nenhuma atividade será bem realizada. Segundo o nutrólogo, a diminuição do fluxo sanguíneo ocorre até mesmo no cérebro e, por isso, é normal sentirmos preguiça, cansaço ou dificuldade de concentração logo após comer. O ideal, portanto, é esperar cerca de 15 minutos para voltar a trabalhar, estudar ou realizar outra atividade que exija atenção. 
 
homem apertando o cinto - Foto Getty ImagesRoupas ou cintos apertados
Usar calças ou saias com elásticos apertados, bem como abusar dos cintos, pode apertar o estômago e obrigar a comida a retroceder para o esôfago. Após as refeições, seu estômago dilata por conta da produção de ácidos gástricos, e a pressão das roupas pode fazer com que esses ácidos retornem para o esôfago, causando azia e refluxo. Esse problema é mais intenso em pessoas que estão acima do peso, pois a obesidade aumenta ainda mais a pressão no estômago. Essa pressão pode empurrar o conteúdo do estômago para dentro do esôfago, causando azia.  
 
Fonte Minha Vida

Nove bons motivos para praticar triathlon

Natação - foto: Getty Images
Não precisa nem participar de competições de triátlon
 para sentir as calorias indo embora
Até iniciantes podem fazer a atividade que associa natação, corrida e ciclismo
 
Você gosta de treinos fortes, que trazem resultados bem rápido?
 
Se você respondeu que sim, o triátlon pode ser seu esporte.
 
A modalidade une ciclismo, corrida e natação, tudo na mesma prova.
 
Antes que você diga que não está bem preparado o suficiente para praticar o triátlon, nós informamos: até iniciantes podem praticar a atividade, mas sempre com supervisão profissional e respeito aos seus limites.
 
Caso você ainda não tenha se convencido de que esse esporte também pode ser perfeito para você, confira a seguir a lista elaborada pelo educador físico Roberto Lemos, expert no esporte, com dez razões pelas quais vale a pena começar já o seu treino.
 
Natação - foto: Getty ImagesQueima muitas calorias
Não precisa nem participar de competições de triátlon para sentir as calorias indo embora. Em apenas um treino de  uma hora de duração é possível queimar de 600 a 1.000 delas. As aulas devem ter frequência mínima de três vezes por semana e incluir obrigatoriamente bike, natação e corrida, às vezes juntando as três modalidades em um só treino ou dando destaque a uma delas por aula.
 
Corrida - foto: Getty ImagesCombate celulite e flacidez
Enfrentar percursos de mais de 10km com bicicleta e braçadas na piscina ou no mar é mais que eficaz para derreter as gorduras e melhorar a circulação.
 
Os músculos são trabalhados quase no limite, deixando bumbum, pernas e braços muito bem torneados.
 
Triathlon - foto: Getty ImagesResistência e saúde
Mesmo que no começo você não consiga correr ao menos 2 km sem interrupções, é possível começar a treinar o triátlon. Basta ter o acompanhamento de um profissional especializado e força de vontade. Os resultados são rápidos e você ainda ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, sobrepeso e aumentar a capacidade respiratória.
 
Alimentação- foto: Getty ImagesAjuda a manter a dieta equilibrada
A prática de esportes mais intensos ajuda a manter uma alimentação saudável, já que você entra em um círculo vicioso: quanto melhor você come, melhor se sente e mais rende em seus treinos.

Quando você entra no ritmo dos treinos, começa a perceber a melhora no funcionamento do seu corpo - fica mais fácil perceber qual é a hora certa de repor carboidratos e água durante os treinos longos. E ainda aprende na prática a importância das proteínas na recuperação muscular.
 
Boa forma - foto: Getty ImagesBoa forma
Triatleta que se preze não tem medo de mostrar o corpo. O trio de esportes trabalha pernas, bumbum, costas, braços e abdômen.
 
O resultado é um corpo mais enxuto e definido, perfeito para fazer bonito na praia quando o verão chegar.
 
Bem-estar - foto: Getty ImagesAcaba com o estresse
A prática de exercícios, especialmente os de maior intensidade, libera a endorfina, substância que traz uma sensação de prazer e bem-estar ao organismo. Esta é a experiência de muita gente que treina: depois de suar  num treino, os problemas parecem menores e até aquela situação sem solução tem sua importância reduzida.
 
Bicicleta - foto: Getty ImagesEstímulo para viajar
Quem começa a pedalar logo se interessa por locais bacanas onde dá para ir de bicicleta. Existem passeios e percursos maravilhosos em todo o Brasil, que podem valer como treino extra e ainda garantir um final de semana delicioso. Já a natação combina com praia e mar, ou seja, como praticante de triátlon é interessante explorar o litoral com muito mais frequência.
 
Sorvete - foto: Getty Images Permite um deslize na dieta
Claro que não dá para abusar, mas como os treinos de triátlon são bem puxados, seu gasto calórico vai aumentar bastante (e sua massa magra também). Ou seja, uma vez ou outra dá para comer aquele brigadeiro sem sentir que ele foi direto para o culote.
 
Esportista - foto: Getty ImagesAutoconfiança
Quem passa a praticar um esporte com regularidade, acostuma-se a estabelecer metas e alcançá-las. O resultado é mais autoconfiança e capacidade de lidar com frustrações, imprevistos e dificuldades.
 
Fonte Minha Vida

Polícia Federal é chamada para investigar sabotagem ao Mais Médicos

Através das redes sociais, grupos estariam incentivando a geração de um alto número de inscrições seguida de desistência em massa
 
O Ministério da Saúde recebeu denúncias de que grupos estão se mobilizando nas redes sociais para inviabilizar o Programa Mais Médicos. De acordo com a pasta, existe possibilidade de uma mobilização para gerar um alto número de inscrições e, em seguida, provocar desistência em massa, com a intenção de atrasar o cronograma do programa.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pediu que a Polícia Federal acompanhe o processo de inscrições do programa para analisar se há intenção de sabotagem. De acordo com assessores da pasta, a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) vai entrar em contato com todos os profissionais que já se inscreveram no programa. Será feita uma análise dos cadastros para verificar inconsistências, como por exemplo, outros vínculos trabalhistas incompatíveis.

" O primeiro interesse que tem que ser atendido é o interesse da população, sobretudo aquela que não tem médicos perto de onde vive e trabalha. Estamos estimulando os médicos brasileiros a participar do programa, mas não queremos ninguém que esteja fazendo qualquer tipo de sabotagem para atrasar um programa que visa a oferecer médicos para a população" , disse em nota o ministro Alexandre Padilha. Diante das denúncias, o Ministério da Saúde já pediu o acompanhamento pela Polícia Federal das inscrições no programa.

O Conselho Federal de Medicina e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) disseram que não sabem sobre as mobilizações de tais grupos pelas redes sociais.

O Programa Mais Médicos foi lançado na semana passada e tem como prioridade levar médicos para atuar por três anos na periferia das grandes cidades, ns municípios do interior e naqueles mais distantes, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Os médicos receberão uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo governo federal. A medida prevê ainda a criação de mais vagas de graduação em medicina, de residência médica e de mais unidades de saúde.

A categoria critica vários pontos do programa, como, por exemplo, a vinda de médicos estrangeiros sem a aprovação no Revalida, exame necessário para que médicos com diploma obtido no exterior possam atuar no Brasil. O presidente da Fenam, Geraldo Ferreira, ainda alega que o pagamento em forma de bolsa é uma forma de burlar as leis trabalhistas brasileiras com um contrato "precário". "Os médicos não vão ter férias, 13º salário, INSS [Instituto Nacional do Seguro Social]" ressaltou Ferreira.

A pasta alega que a bolsa é caracterizada como " bolsa-formação" , porque, além trabalhar no SUS, o médico vai fazer uma especialização na atenção básica ao longo dos três anos do programa. A assessoria também ressalta que os médicos terão recesso de 30 dias a cada ano de trabalho.

A assessoria ainda ressalta que os médicos terão que contribuir com a Previdência Social, para ter direito a licença-maternidade, auxílio em caso de acidentes e outros benefícios dos contribuintes. No caso de médicos provenientes de países com acordo internacional de seguridade com o Brasil, o profissional continuará contribuindo com a previdência do país de origem e terá direito aos benefícios de nossa previdência.
 
Fonte isaude.net

Conheça os benefícios dos alimentos amarelos e alaranjados

Conheça os benefícios dos alimentos amarelos e alaranjados  Marcelo Oliveira/Agencia RBS
Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS
Banana, cenoura, queijo mussarela, ovo, manga, mamão, abóbora,
milho, banana, abacate e pimentão amarelo são alguns
exemplos de alimentos com essa coloração
Frutas e legumes com essas cores ajudam na prevenção da catarata e cegueira, além possuírem ação anti-inflamatória e antialérgica
 
As cores dos alimentos revelam certas substâncias que são capazes de proteger e prevenir o nosso corpo contra diversas doenças. O médico Amilton Macedo, dermatologista com prática em oxidologia, afirma que uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável.
 
— Antes de tudo, "comemos com os olhos" e um prato colorido, além de nos induzir ao prazer da comida, traz maior quantidade e diversidade de nutrientes, como boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais — afirma Macedo.
 
O conhecimento popular já sabe que alimentos alaranjados, como o mamão e cenoura, ajudam a deixar a pele mais morena. Essa informação tem fundamento e é cientificamente comprovada.
 
O especialista explica que esse efeito é resultado da ação do caroteno, conhecido como o pigmento da saúde, que potencializa a melanina da pele, ajuda a manter a cor e tem uma ação antioxidante. É essa substância que dá essa cor característica a alimentos como o mamão, milho, manga, gema de ovo e frutas cítricas e seu principal componente é o betacaroteno, a vitamina A, um potente antioxidante que têm como uma de suas principais funções a proteção da pele, além da visão, mucosas e do sistema imunológico.
 
Cenoura, queijo mussarela, ovo, manga, mamão, abóbora, milho, banana, abacate e pimentão amarelo são alguns exemplos de alimentos desse grupo.
 
— O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas do mundo, mas tem se caracterizado como um país com crescente deficiência de vitamina A. Como os alimentos amarelos e alaranjados são ricos nessa substância, o ideal é ingerirmos diariamente — recomenda o médico.
 
Além de proteger a pele, mucosas e o sistema imunológico, são muitos os benefícios dos alimentos ricos em betacaroteno, indo da prevenção à degeneração macular ao combate à catarata e cegueira em idosos.
 
— Pessoas de todas as idades devem incluir em suas refeições alimentos amarelos e alaranjados, principalmente fumantes e quem consome álcool — alerta Macedo.
 
Confira quais são as funções que fazem dos alimentos amarelos e alaranjados fundamentais para a saúde:
 
Prevenção de catarata e cegueira: a luteína e a zeaxantina, que também são carotenos presentes principalmente no milho e no ovo, são importantes para a visão.
 
Ação anti-inflamatória: outro caroteno presente principalmente no mamão, na manga e tangerina é a betacriptoxantina, que tem uma poderosa ação anti-inflamatória, sendo um fator de prevenção e redução de infecções, alergias, doenças crônicas e a obesidade.
 
Antialérgica: principalmente nas frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e maracujá, a hesperidina tem ação antialérgica e anti-inflamatória.

Fonte Zero Hora

Como garantir uma boa noite de sono no inverno

Como garantir uma boa noite de sono no inverno Inmagine Free/Divulgação
Mesmo a estação favorecendo períodos de sono mais longos,
 a qualidade das horas dormidas deve ser mais importante
 do que a quantidade
Veja dicas para manter a qualidade das horas dormidas nas noites mais frias
 
Com a chegada do inverno, do tempo nublado, e das temperaturas mais baixas, aquela vontade de dormir um pouco mais aumenta consideravelmente. Para a consultora do sono Renata Federighi, é normal que o corpo reaja às mudanças climáticas e que, nos dias mais frios, as pessoas queiram ficar mais tempo dormindo e se sintam menos motivadas a sair do conforto do lar.
 
— No entanto, isso não significa que a necessidade de sono seja maior durante o inverno, mas, sim, que o corpo se sente bem por estar na cama, já que, há uma sensação de bem-estar e proteção — explica a especialista.
 
Renata alerta, entretanto, que mesmo a estação favorecendo períodos de sono mais longos, a qualidade das horas dormidas deve ser mais importante do que a quantidade.
 
— Dormir mal pode causar mudanças no metabolismo e deixar o organismo predisposto, em longo prazo, a uma série de distúrbios do sono e algumas doenças, entre elas, o diabetes, a obesidade e problemas cardiovasculares ou gastrointestinais. Já em curto prazo, os efeitos são a sonolência excessiva, a baixa produtividade, alterações de humor, irritabilidade, perda da memória de fatos recentes, dificuldade de concentração e comprometimento da criatividade — afirma.
 
Confira algumas dicas da especialista para garantir a qualidade do sono durante noites com temperaturas mais baixas:
 
— Durante as noites frias é comum as pessoas aquecerem o quarto além do necessário. Nesse caso, é mais aconselhável utilizar cobertores que poderão facilmente ser retirados se o indivíduo sentir calor
 
— Escolha o travesseiro mais adequado ao seu biótipo e fique atento à postura ao dormir. O travesseiro deve preencher completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90º no pescoço, mantendo coluna cervical e lombar sempre alinhada
 
— Durma, de preferência, de lado, com as pernas sem flexionadas e mantenha um travesseiro baixinho entre elas para evitar a rotação da coluna e os atritos entre os joelhos e os tornozelos
 
— Apanhe todos os raios de sol que conseguir durante o dia, pois é natural que, nos dias mais nublados, as pessoas fiquem mais sonolentas e, à noite, tenham alguma dificuldade em adormecer
 
— Opte por uma alimentação leve à noite e dê um intervalo de, aproximadamente, quatro horas antes de dormir. Fazer refeições antes de deitar, principalmente ingerindo alimentos que promovam o aumento dos níveis de insulina, que aciona o metabolismo, pode levar a má qualidade do sono
 
— No inverno, a tendência é que o indivíduo fique mais tempo em casa, mexendo-se menos. Procure manter a rotina de exercícios físicos, que melhoram, e muito, as condições do organismo
 
Fonte Zero Hora

Tecnologia de US$ 100 pode auxiliar especialistas no tratamento de dislexia

Tecnologia de US$ 100 pode auxiliar especialistas no tratamento de dislexia Fabrizio Motta/Agencia RBS
Foto: Fabrizio Motta / Agencia RBS
Dislexia é dificuldade de aprendizado que atinge até
17% da população mundial
Pacientes têm escrita mapeada ao mesmo tempo em que passam por ressonância magnética
 
Uma caneta esferográfica vazia, dois fios de fibra óptica, um papel impresso com cores em degradê e um pequeno suporte de madeira. Com esses componentes, uma equipe da Universidade de Washington (UW) criou um dispositivo que permite gravar a escrita dos pacientes durante exames de ressonância magnética. A ideia é simples, mas deve ajudar a compreender melhor desordens como a dislexia e a disgrafia.
 
Desenvolvida desde 1995 pela equipe de Todd Richards, professor de radiologia da instituição, a tecnologia foi apresentada na reunião anual da Organização para Mapeamento do Cérebro Humano (OHBM) no mês passado nos Estados Unidos.
 
– Os cientistas precisavam de uma ferramenta que permitisse ver em tempo real o que uma pessoa está escrevendo enquanto tem o cérebro escaneado – diz Thomas Lewis, diretor do Laboratório de Desenvolvimento de Instrumentos do Centro para Desenvolvimento Humano e Deficiência da UW.
Além de inovador, o sistema é extremamente barato: custa cerca de US$ 100.
 
– Ele faz o mesmo que dispositivos 10 vezes mais caros – comemora Frederick Reitz, engenheiro responsável pelo desenvolvimento eletrônico do sistema.
 
Ele acrescenta que os outros aparelhos não gravam as ações em sincronia com os estímulos, nem medem o tempo de resposta durante os testes.
 
A ferramenta pode ser utilizada para analisar o funcionamento cerebral de pacientes com dislexia e disgrafia, subsidiando tratamentos mais eficazes para esses problemas.
 
– É possível observar quais áreas cerebrais são acionadas no momento da escrita e da leitura e identificar padrões neurais. (A tecnologia) pode ajudar os profissionais a oferecerem um treino cognitivo específico para cada criança – avalia a psicóloga especializada em neurociência e cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC) Rosimeire Oliveira.
 
Além do estudo das desordens de aprendizagem, a caneta de fibra óptica e o quadro podem ser usados para comparar os padrões da atividade cerebral durante a escrita em indivíduos saudáveis e pacientes com doenças neurológicas, como a esclerose múltipla e a doença de Parkinson.
 
Funcionamento
Para utilizar o sistema, os especialistas levam o paciente a uma máquina de ressonância magnética. Deitada, a pessoa segura uma caneta esferográfica comum que teve a carga removida e substituída por dois fios de fibra óptica, com 2mm de espessura e 10m de comprimento cada. Ela, então, deve simular a escrita em um papel impresso em degradê de cores, que fica apoiado no suporte.
 
O segredo está nos fios. Um deles possui uma luz de LED, que ilumina o papel colorido, e o outro tem um sensor de cor. Um programa de computador consegue ler as informações obtidas pelo sensor e identificar os comportamentos da escrita durante os testes.
 
O software registra o tempo que o paciente leva para escrever as letras e os momentos em que a caneta sai do papel. Todas as informações podem ser gravadas em tempo real e arquivadas.
 
A equipe da UW realizou testes com crianças de 11 a 14 anos, sendo que algumas delas tinham sido diagnosticadas com dislexia e disgrafia. As crianças olhavam para instruções que apareciam em uma tela posicionada em frente aos olhos e usavam a caneta de fibra óptica para escrever. Cada uma passou por tarefas de leitura e escrita que duravam 4 minutos. Os voluntários precisavam pensar em escrever uma redação e completar palavras.
 
– Imaginar a produção de um texto já provoca muitas respostas cerebrais similares às da escrita em si. Se você se imagina escrevendo uma letra, tem uma parte do cérebro que se ilumina como se você estivesse realmente escrevendo – explica Richards.
 
Os resultados da pesquisa realizada ainda estão sendo avaliados, mas o pesquisador ressalta algumas conclusões preliminares:
 
– Existem certos centros e caminhos neurais que nós não esperávamos ver ativados. Nós conhecemos bem as áreas neurais relacionadas à linguagem, mas como elas se conectam com os movimentos da mão é uma questão que ainda precisa ser entendida.
 
Cuidados a serem tomados
Para a psicóloga especializada em distúrbios de aprendizagem e de comportamento Sabrina Gasparetti, a pesquisa neurológica é importante para entender a dislexia e a disgrafia, mas ela destaca que não se pode esquecer o contexto cultural e pedagógico da aquisição da linguagem e da aprendizagem da escrita.

– É preciso analisar a linguagem em seu contexto dialógico. Não como uma questão de codificação e decodificação de sinais, pois ela envolve mais do que isso – afirma.
 
A caracterização da dislexia e da disgrafia como doenças neurológicas é questionada, e grande parte dos psicólogos as entende como dificuldades de aprendizagem. Para Sabrina Gasparetti, é preciso lidar com os diferentes modos de aprender sem classificá-los como uma doença.
 
– A gente tem que sair do âmbito eminentemente médico e neurológico, pois a dislexia é uma questão pedagógica. O mais importante é entender a história do processo de cognição da criança – aconselha a especialista.

A dislexia
A dislexia é uma dificuldade de aprendizado que afeta de 0,5% a 17% das pessoas no mundo de acordo com dados da Associação Brasileira de Dislexia (ABD). Ela pode se manifestar em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior à média e persistir na vida adulta. Já a disgrafia é caracterizada por uma falta de habilidade ou um atraso no desenvolvimento da linguagem escrita, percebida por meio do excesso de erros ortográficos, inversões de letras, sílabas e números e pela falta ou troca de letras.
 
Fonte Correio Braziliense

Tomar água pode melhorar o funcionamento de seu cérebro

Tomar água pode melhorar o funcionamento de seu cérebro Divulgação/stock.xchng
Foto: Divulgação
Pesquisas anteriores mostraram que o consumo de água
pode melhorar a memórias nas crianças
Pesquisadores especulam que a sede pode tornar mais lenta a realização de tarefas com as mãos
 
Um novo, mas pequeno, estudo sugere que matar a sede pode dar uma força extra ao cérebro.
 
Os resultados mostraram que os indivíduos que consumiram cerca de três xícaras de água (775 ml) antes de fazer uma bateria de testes cognitivos tiveram melhor desempenho no teste que media o tempo de reação do cérebro aos estímulos, do que indivíduos que não bebem água. Essa diferença foi especialmente notada quando os assuntos estavam relacionados à sede. Os pesquisadores especulam que a sede pode tornar mais lenta a reação e a atenção na realização de tarefas com as mãos.
 
Ainda assim, em um teste, focado no aprendizado de regras, os indivíduos sedentos acabaram se saindo melhor, mas para os pesquisadores não está claro o porquê.
 
— Pode ser que os processos fisiológicos (de beber ou não beber água) afetem o desempenho em tarefas diferentes de formas diferentes — disse o pesquisador Edmonds Caroline, da Universidade da Escola de Psicologia East London, na Inglaterra, ao LiveScience.
 
Ele acrescentou que a sede pode levar a um melhor desempenho em algumas tarefas, pois o hormônio vasopressina, que ativa a resposta sede, tem sido associado à atenção e excitação.
 
Pesquisas anteriores já haviam mostrado que o consumo de água pode melhorar a memórias nas crianças.

Fonte AFP

Voncurso Polícia Civil do Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro abriu concurso público para 100 vagas de perito criminal. O salário é de R$ 5.234,81.

Do total das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 10% para negros e índios.

 Os candidatos devem ter diploma de graduação em curso superior, registrado no MEC, estar inscrito no respectivo conselho profissional.

As vagas são para as especialidades de biologia, contabilidade, engenharia ambiental/ engenharia florestal/ engenharia agrícola/agronomia, engenharia civil, engenharia da computação/informática, engenharia elétrica/ engenharia eletrônica, engenharia mecânica, engenharia química/química, farmácia, física e medicina veterinária.

O regime de trabalho policial é de dedicação integral, com jornada de trabalho de 40 horas semanais ou por sistema de escala de serviço.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 11 de julho a 11 de agosto pelo site www.ibfc.org.br. A taxa é de R$ 150.

A primeira fase do concurso é composta por prova de conhecimentos, prova de capacidade física, exame psicotécnico e exame médico. A segunda fase compreende o curso de formação profissional e a prova de investigação social.

A data da prova objetiva ainda será divulgada. Todas as etapas serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro.

A validade do concurso será de 1 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Polícia Civil do Distrito Federal

A Polícia Civil do Distrito Federal divulgou edital de concurso público para 98 vagas de escrivão, sendo 93 vagas para a ampla concorrência e 5 vagas reservadas para pessoas com deficiência. O salário é de R$ 7.890,05.

Para o cadastro de reserva, será destinado o percentual de 200% do número de vagas especificado.

 Para participar da seleção, os interessados devem ter nível superior em qualquer área e possuir carteira nacional de habilitação na categoria “B”. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

As inscrições podem ser feitas no período de 12 a 26 de agosto pelo site www.cespe.unb.br/concursos/pc_df_13_escrivao. A taxa é de R$ 199.

A primeira etapa do concurso é composta de provas objetivas, provas discursivas, prova de capacidade física, exames biométricos e avaliação médica, prova prática de digitação, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa e investigação social e avaliação de títulos. A segunda fase engloba o curso de formação profissional. As etapas e a perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência serão realizadas no Distrito Federal.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 22 de setembro, no turno da tarde.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Concurso Ministério Público do Estado do Amazonas

O Ministério Público do Estado do Amazonas divulgou edital de concurso para 49 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 4.428,50 e R$ 6.377,14. As vagas são para todo o estado.

Os cargos de nível superior são para agente técnico jurídico e agente técnico nas funções de administrador, contador, economista, engenheiro civil, engenheiro florestal, médico clínico geral, psicólogo, pedagogo e comunicólogo.

As vagas de nível médio são para agente de apoio nas funções de programador, manutenção e suporte de informática, administrativo e motorista segurança.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 20 de junho e 22 de julho pelo site www.concursosfcc.com.br. A taxa é de R$ 132,70 para nível superior e R$ 92,70 para nível médio.

A seleção será feita por meio de prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos. Ainda haverá prova discursiva – redação para os cargos de nível superior.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em Manaus.

A validade do concurso público será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Ministério Público do Estado de Goiás (MPE-GO)

O Ministério Público do Estado de Goiás (MPE-GO) abriu concurso para 53 vagas imediatas e 106 para cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários oferecidos variam de R$ 2.462,61 a R$ 6.183,64.

Os cargos de nível superior são de técnico ambiental nas áreas de biologia, engenharia agronômica, técnico em edificações na área de engenharia civil, técnico em medicina e técnico em medicina do trabalho.

Os cargos de nível médio são de assistente administrativo, assistente de informática e secretário assistente.

Os cargos de nível fundamental são de auxiliar motorista e artífice de mecânica de veículos.

 As inscrições devem ser feitas pelo site www.iades.com.br de 8 de julho a 9 de agosto. A taxa de inscrição varia de R$ 35 a R$ 75.

O concurso será composto por prova objetiva, prova discursiva, avaliação de títulos e de experiência profissional.

As provas objetiva e discursiva terão a duração de cinco horas e serão aplicadas na data provável de 15 de setembro, no período da tarde.

Concurso Ministério Público do Amazonas - MPE/AM

O Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) realiza concurso para provimento de 50 vagas

Inscrições:
20 de junho a 22 de julho pelo www.concursosfcc.com.br

Valor:
R$ 92,70 a R$ 132,70

Cargos:
Agente Técnico (Nível Superior)
Lotação: Interior do Estado do Amazonas
Agente Técnico Jurídico - 10 vagas, com lotação fixa nas seguintes Promotorias de Justiça do interior do Estado do Amazonas: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Iranduba, Maués, Manicoré, Humaitá e Tabatinga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Direito.
Lotação: Manaus
Agente Técnico Jurídico - sete vagas. Requisito mínimo: Curso superior completo em Direito;
Agente Técnico Administrador - uma vaga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Administração;
Agente Técnico Contador - cinco vagas. Requisito mínimo: Curso superior completo em Contabilidade;
Agente Técnico Economista - uma vaga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Economia;
Agente Técnico Engenheiro Civil - duas vagas. Requisito mínimo: Curso superior completo em Engenharia Civil;
Agente Técnico Engenheiro Florestal - uma vaga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Engenharia Florestal;
Agente Técnico Médico (Clínico Geral) - uma vaga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Medicina;
Agente Técnico Psicólogo - uma vaga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Psicologia;
Agente Técnico Pedagogo - duas vagas. Requisito mínimo: Curso superior completo em Pedagogia;
Agente Técnico Comunicólogo - uma vaga. Requisito mínimo: Curso superior completo em Comunicação Social;
Agente de Apoio (Nível Médio)
Lotação: Manaus
Agente de Apoio Programador - uma vaga;
Agente de Apoio Manutenção e Suporte de Informática - uma vaga;
Agente de Apoio Administrativo - 15 vagas;
Agente de Apoio Motorista Segurança - cadastro reserva.

Concurso Ministério do Trabalho e Emprego

O Ministério do Trabalho e Emprego abriu de concurso público para 100 vagas de auditor-fiscal do trabalho. O salário é de R$ 14.280.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/mte_2013 de 8 de julho a 29 de julho. A taxa é de R$ 130.

O candidato deve ter curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

 A distribuição das vagas entre as unidades administrativas do Ministério do Trabalho e Emprego, para fins de lotação dos candidatos aprovados, será divulgada em ato do MTE, após homologação do resultado final do concurso, mediante o levantamento das unidades prioritárias, podendo recair sobre as Gerências Regionais do Trabalho e Emprego (GRTE) ou Sede das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego.

O candidato aprovado, nomeado e empossado deverá permanecer em exercício na unidade na qual tenha sido inicialmente lotado, no mínimo, durante o período de 3 anos, a contar da data de entrada em exercício.

A seleção terá provas objetivas, provas discursivas e sindicância de vida pregressa.

As provas objetivas, as provas discursivas, a sindicância de vida pregressa e a avaliação multiprofissional dos candidatos que se declararem com deficiência serão realizadas nas capitais das 26 unidades da Federação e no Distrito Federal.

A prova objetiva P1 terá a duração de 3h30 e será aplicada na data provável de 8 de setembro de 2013, no turno da manhã. A prova objetiva P2 terá a duração de 3h30 e será aplicada na data provável de 8 de setembro de 2013, no turno da tarde.

Na data provável de 30 de agosto, será publicado, no Diário Oficial da União, edital que informará a disponibilização dos locais e dos horários de realização das provas objetivas (P1 e P2).

 A prova discursiva (P3) terá a duração de 3 horas e será aplicada na data provável de 6 de outubro de 2013, no turno da manhã. A prova discursiva (P4) terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 6 de outubro, no turno da tarde. A prova discursiva P3 consistirá de três questões a serem respondidas em até 20 linhas cada, acerca de direitos humanos e (ou) economia do trabalho e (ou) direito constitucional e (ou) direito administrativo; uma dissertação a ser elaborada em até 30 linhas acerca de direitos humanos e (ou) economia do trabalho e (ou) direito constitucional e(ou) direito administrativo.

A prova discursiva P4 valerá 100,00 pontos e consistirá de três questões contendo situações problema a serem resolvidas, em até 20 linhas cada, acerca de gestão de projetos e(ou) direito do trabalho e(ou) segurança e saúde no trabalho; um parecer técnico, a ser elaborado em até 60 linhas, acerca de segurança e saúde no trabalho.

Concurso Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu concurso público para 206 vagas para técnicos administrativos em educação de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 1.547,23 a R$ 3.138,70, com carga horária de 40 horas semanais.

O edital foi publicado na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial da União (acesse o edital).

 Para o nível fundamental, o cargo é de auxiliar em administração. Para as funções que exigem ensino médio, há vagas para assistente em administração, técnico de laboratório (várias áreas), técnico de tecnologia da informação, técnico em agropecuária, técnico em audiovisual, tradutor e intérprete de linguagem de sinais, revisor de texto em braile e assistente de alunos.

Os cargos para o nível superior são: administrador, analista de tecnologia da informação, arquivista, assistente social, bibliotecário, contador, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro de segurança do trabalho, médico/clínica médica/trabalho, pedagogo, programador visual, psicólogo, relações públicas, revisor de texto, secretário executivo e técnico em assuntos educacionais.

As vagas estão distribuídas entre os campi de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, Nova Andradina e Três Lagoas. As inscrições estarão abertas entre os dias 15 e 30 de julho, no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). As taxas são R$ 50 (nível fundamental), R$ 80 (nível médio) e R$ 100 (nível superior).

A prova escrita objetiva está prevista para o dia 20 de outubro, às 14h (de MS). O resultado final do concurso será divulgado no Diário Oficial da União e no site da instituição.

 O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do resultado final, e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Concurso Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc)

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) abriu concurso para 24 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 909,70 a R$ 3.389.

Os cargos de nível médio e técnico são de oficial administrativo (R$ 909,70), oficial operacional (R$ 909,70), técnico de enfermagem (R$ 1.334,74) e técnico de laboratório (R$ 1.178,24).

Os cargos de nível superior são de agente técnico de assistência à saúde – psicólogo (R$ 1.869,02), analista de tecnologia – informática (R$ 2.169,00), analista de tecnologia - estatístico (R$ 2.169,00) e executivo público (R$ 3.389,00).

As inscrições devem ser feitas de 29 de julho a 30 de agosto pelo site www.vunesp.com.br. O valor de inscrição é de R$ 55 para nível médio e de R$ 77,50 para nível superior.

As provas serão realizadas na cidade de São Paulo. As provas objetiva e de redação (neste caso para executivo público) têm data prevista para 6 de outubro, no período da tarde.

Concurso Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo

A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo divulgou dois editais de concurso para 594 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. São 125 vagas imediatas e 469 vagas para cadastro de reserva. Os salários vão de R$ 845,17 a R$ 4.936.

Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência. As vagas são para as cidades de São Paulo e Santos.

Os postos de nível fundamental são para auxiliar de serviços gerais.

As vagas de nível médio/técnico são para auxiliar administrativo, auxiliar técnico de laboratório de análises clínicas, controlador de estoque, técnico de enfermagem, técnico de manutenção civil, técnico de manutenção eletrônica/telefonia, técnico em manutenção elétrica, técnico de refrigeração, técnico de segurança do trabalho e telefonista.

Os cargos de nível superior são para advogado, analista de gestão administrativa, assistente social, auditor, biologista, enfermeiro, engenheiro, engenheiro de segurança do trabalho, médico, médico do trabalho e psicólogo.

Os profissionais ainda vão receber auxílio-creche de R$ 169,03 para funcionárias com filhos de 3 meses até 6 anos e 11 meses de idade, vale-refeição de R$ 178,80, vale-alimentação de R$ 84, vale-transporte, assistência médica, seguro de vida e auxílio-funeral.

As inscrições devem ser feitas no período de 17 de julho a 8 de agosto pelo endereço eletrônico http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/fps. A taxa é de R$ 53 para nível fundamental, R$ 67 para nível médio/técnico e R$ 87 para nível superior.

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva. Ainda haverá avaliação de títulos para os cargos de nível médio/técnico e superior.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 15 de setembro, nas cidades de São Paulo e Santos.

A validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Fundação Universidade de Brasília (FUB)

A Fundação Universidade de Brasília (FUB) abriu concurso público para 236 vagas em cargos técnico-administrativos de nível fundamental, médio e superior. Os salários de nível superior são de R$ 3.138,70, os de nível médio são de R$ 1.913,00, e os de nível fundamental, de R$ 1.547,23.

São 22 vagas para administrador, 3 para analista de tecnologia da informação, 2 para arquiteto e urbanista, 1 para arquivista, 5 para assistente social, 1 para auditor, 2 para bibliotecário/documentalista, 5 para contador, 1 para estatístico, 1 para físico, 2 para jornalista,1 para médico do trabalho, 1 para médico psiquiatria, 3 para pedagogo, 9 para secretário-executivo, 7 para técnico em assuntos educacionais, 5 para administrador de edifício, 110 para assistente em administração, 1 para mestre de edificação e infraestrutura, 12 para técnico de tecnologia da informação,1 para técnico em agropecuária, 2 para técnico em audiovisual, 2 para técnico em segurança do trabalho, 6 para tradutor e intérprete de linguagem de sinais, 2 para auxiliar de veterinária e zootecnia e 29 para auxiliar em administração.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/FUB_2013 de 5 a 26 de agosto. As taxas são de R$ 78,00 para os cargos de nível superior, R$ 47,00 para os cargos de nível médio e de R$ 38,00 para os cargos de nível fundamental.

A seleção terá provas objetivas, prova discursiva somente para os cargos de nível superior e de nível médio, prova prática de interpretação e tradução de sinais - libras somente para o cargo de tradutor e intérprete de linguagem de sinais.

O concurso público será realizado no Distrito Federal. As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de nível superior terão a duração de 4h30 e serão aplicadas na data provável de 13 de outubro, no turno da manhã.

As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de médio terão a duração de 4h30 e serão aplicadas na data provável de 13 de outubro, no turno da tarde.

As provas objetivas para os cargos de nível fundamental terão a duração de 3h e serão aplicadas na data provável de 13 de outubro, no turno da manhã.

Na data provável de 3 de outubro de 2013, será publicado no Diário Oficial da União edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.

 Os empossados participarão de Curso de Ambientação após a sua posse na FUB. O local de realização do Curso será informado na fase de nomeação.

Concurso Assembleia de Mato Grosso

A Assembleia de Mato Grosso lançou edital para concurso público de 430 vagas de nível médio, superior, reserva e procurador legislativo. O edital foi publicado nesta terça-feira (16) no Diário Oficial do Estado (DOE). Os salários variam de R$ 2.286,22 e chegam em até R$ 6.057,93. Ao todo, são 430 vagas, sendo 215 para o nível médio e 215 para nível superior.

Das vagas de nível médio o concurso oferece as seguintes áreas: almoxarife, arquivista de TV, arquivista documental, auxiliar de repórter cinematográfico de TV, auxiliar técnico de TV, editor(a) de imagens, editor(a) de pós-produção, editor(a) gráfico(a), fotógrafo(a), garçom, motorista, operador(a) de áudio de TV, operador(a) de master de TV, operador (a) de som, operador(a) de vídeo de TV, produtor(a) programador(a) de TV, radialista, secretário(a), serviços gerais, técnico(a) de manutenção de TV, técnico(a) em eletricidade, técnico(a) em informática, técnico(a) hidráulico(a) e técnico(a) legislativo de nível médio.

Vagas de nível superior: administrador(a), analista de sistemas, arquiteto(a), assistente social, bibliotecário(a), contador(a), economista, editor(a) de texto, enfermeiro (a), engenheiro(a) civil, engenheiro(a) de segurança do trabalho, engenheiro(a) elétrico(a), fisioterapeuta, jornalista, pauteiro(a) de TV, professor(a) de espanhol, professor(a) de inglês, professor(a) de português, psicólogo(a), publicitário(a), repórter apresentador(a) de TV, repórter cinematográfico(a) de TV, revisor(a), técnico(a) legislativo(a) de nível superior e procurador(a) legislativo(a).

As inscrições para o concurso podem ser feitas a partir do dia 20 de julho até o dia 26 deste mês através da internet. O candidato deve imprimir o documento para pagar uma taxa de inscrição, que varia de R$70 até R$150. As provas práticas e objetivas estão previstas para ocorrer no dia 8 de setembro, nas cidades de Várzea Grande e Cuiabá. Os candidatos serão avaliados através de prova escrita de caráter eliminatório e classificatório.

O último concurso público feito pela Assembleia Legislativa foi em 1995, há 18 anos.

Prefeitura de Itamogi - MG promove seleção

A Prefeitura Municipal de Itamogi, no estado de Minas Gerais, publicou o edital n° 001/2013 de processo seletivo destinado à formação de cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar a R$ 2.435,09 por jornada de 09 a 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Mecânico Auxiliar, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Serviços Gerais, Reciclador, Servente de Pedreiro, Tratorista I, Auxiliar bibliotecário I, Monitor de Esportes, Professor de Corte e Costura, Professor (a) de Lingerie, Professor (a) Instrutor (a) de Cabeleireiro, Professor de Artesanato, Plantonista Noturno, Recepcionista, Professor de Yoga, Professor Primário, Professor de Acupuntura, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista e Farmacêutico.

As inscrições deverão ser efetuadas pela internet, no endereço www.noroesteconcursos.com.br, até 26 de julho de 2013. A taxa varia de R$ 40 a R$ 100.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 11 de agosto de 2013, em locais e horários a serem divulgados por meio de edital próprio.  Os candidatos que concorrem ao cargo de Professor também serão avaliados por meio de prova de títulos.

A validade do processo seletivo será de 01 ano, prorrogável, a critério da administração, por igual período.

Prefeitura de Batalha (PI) prorroga inscrições do teste seletivo

Comunicamos aos interessados que as inscrições do Teste Seletivo Simplificado do edital nº 02/2013 da Prefeitura Municipal de Batalha – PI foram prorrogadas até o dia 19 de julho de 2013 (sexta-feira), às 17h.
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------
 
A Prefeitura de Batalha, no estado do Piauí, realiza teste seletivo por meio dos editais 01 e 02/2013, destinado ao provimento de 92 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 5.860, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os seguintes cargos: Médico Generalista – PSF, Médico Psiquiatra, Dentista – PSB, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Farmacêutico/Bioquímico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Educador Físico, Assistente Social, Agente Administrativo, Digitador, Técnico em Enfermagem, Técnico de Análise Clínico, Técnico de Higiene Dental, Motorista, Agente Comunitários de Saúde, Agente de Saúde Ambiental, Auxiliar de Serviços Gerais, Psicopedagogo, Vigia, Professor Classe A e B. 
 
As inscrições serão efetuadas até 18 de julho de 2013, somente de forma presencial, das 8 às 17 horas, na sede da Prefeitura Municipal de Batalha. A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 70.
 
A seleção constará de prova objetiva, que será realizada na data provável de 18 de agosto de 2013, na cidade de Batalha - PI. As informações referentes ao teste seletivo serão publicadas nos  Murais da Prefeitura Municipal de Batalha e no endereço eletrônico www.gabrielexcelencia.net.br, na imprensa local e do Diário Oficial dos Municípios.
 
O teste seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a conveniência da administração pública por igual período.

Prefeitura de Fraiburgo (SC) divulga edital para Agente de Saúde

A Prefeitura de Fraiburgo, localizada a 380 km de Florianópolis, estado de Santa Catarina, divulgou extrato do edital Act nº. 0031/2013, para a realização de processo seletivo para Agente Comunitário de Saúde. O salário é de R$ 678,00, para uma carga horária de 40 horas semanais.
 
Para participar, é preciso ter Ensino fundamental e residir na área do bairro/localidade em que atuar, desde a data da publicação do edital.

Os Agentes Comunitários de Saúde a serem contratados atuarão nas seguintes localidades: Assentamento Rio Mansinho, Localidade Rio Mansinho/Fischer, Localidade Campina do Cerro/Assentamento do Contestado, Bairro Santa Monica, Localidade Faxinal dos Domingues, Localidade Butiá Verde/Setor II, Localidade 10 de Novembro, Localidade Barro Preto/Dandara, Localidade Butiá Verde Setor I/Vila Reflor, Bairro Santo Antonio, Localidade Taquaruçu de Cima e Localidade Gruta/ Fazenda Conte. O preenchimento de vagas será para o ano de 2013, podendo ser prorrogado.

As inscrições serão recebidas do dia 17 de julho a 16 de agosto de 2013, das 08:30 às 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente (excetuados sábados, domingos, feriados e pontos facultativos), na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Av. Rio das Antas, 185, Centro, município de Fraiburgo/SC.

A classificação do processo seletivo será através da soma dos pontos atribuídos aos títulos.
 
Mais informações podem ser obtidas na Prefeitura de Fraiburgo, pelo telefone (49) 3256-3013.
 
O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 17 de julho de 2013, pág. 237.

Concurso UnB 2013

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou o edital nº 01/2013 promovendo a abertura de inscrições para o concurso público que objetiva o provimento de cargos vagos do seu quadro permanente de servidores técnico-administrativos em Educação. O concurso será executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB (Cespe/UnB) e será realizado no Distrito Federal.
 
Cargos
Nível Superior: Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Arquivista, Assistente Social, Auditor, Bibliotecário/Documentalista, Contador, Estatístico, Físico, Jornalista, Médico (Trabalho e Psiquiatria), Pedagogo, Secretário Executivo e Técnico em Assuntos Educacionais.
 
Nível Médio: Administrador de Edifícios, Assistente em Administração, Mestre de Edificação e Infraestrutura, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Agropecuária, Técnico em Audiovisual, Técnico em Segurança do Trabalho e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais.
 
Nível Fundamental: Auxiliar de Veterinária e Zootecnia e Auxiliar em Administração.
 
Vagas e Remuneração 
De acordo com o edital, são ofertas 236 vagas com remuneração de R$ 1.547,23 (nível fundamental), R$ 1.913,00 (nível médio) e R$ 3.138,70 (nível superior), em carga horária de 40 horas semanais. Os profissionais contratados poderão atuar nos campi de Plano Piloto, Ceilândia, Gama ou Planaltina.
 
Inscrição e Taxas
As inscrições serão recebidas somente via internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/FUB_2013, solicitada no período entre 10 horas do dia 5 de agosto e 23 horas e 59 minutos do dia 26 de agosto de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. 
Serão cobradas taxas de inscrição nos seguintes valores:
  • R$ 78 para os cargos de nível superior;
  • R$ 47 para os cargos de nível médio;
  • R$ 38 para os cargos de nível fundamental.
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 10 de setembro de 2013.
 
Seleção e Validade
O concurso será constituído de provas objetivas para todos os cargos, prova discursiva (somente para os cargos de nível superior e de nível intermediário) e prova prática (para o cargo de Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais).
 
As provas objetivas e a prova discursiva serão aplicadas na data provável de 13 de outubro de 2013. Em 03 de outubro será publicado o informe sobre a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados pela organizadora a partir das 19 horas da data provável de 15 de outubro de 2013.
 
O resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório na prova discursiva serão publicados pelo Cespe provavelmente em 18 de novembro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso se esgotará após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
 
O edital completo foi publicado na seção 3 do Diário Oficial da União, em 17 de julho de 2013, e está disponível na página do Cespe/UnB, juntamente com outras atualizações.

Prefeitura de Campo Grande (MS) abre processo seletivo na SESAU

A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (SESAU), no estado do Mato Grosso do Sul, publicou edital n° 002/2013 de mais um processo seletivo para contratação de 170 médicos para as unidades de saúde da capital. Das 170 vagas disponibilizadas, 80 são para médicos plantonistas e pediatras com carga horária semanal de 12 horas, 80 para médicos ambulatorial, médico ambulatorial pediatra, médico ambulatorial G.O e médico PSF com jornada de 20 horas semanais, e 10 vagas para médicos do Programa de Saúde da Família (PSF), que cumprirão 40 horas semanais.

De acordo com as informações obtidas no site da Prefeitura de Campo Grande, o salário base do médico plantonista está fixado em R$ 2.352,07, o mesmo valor do médico com 20 horas. Já o profissional com 40 horas semanais tem vencimento base de R$ 4.704,14. Os salários poderão ter acréscimo de acordo com gratificações relativas ao trabalho realizado pelos médicos nas unidades.
 
Para não perder esta oportunidade, os interessados devem se inscrever no período de 23 a 31 de julho de 2013, das 8h00 às 11h00 e das 13h30 às 17h00, no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública, localizada na Rua Bahia, n. 280, Bairro Jardim dos Estados.

A seleção será feita em apenas uma única etapa, que será curricular e será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.

O prazo de validade da seleção será de seis meses, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser renovado por igual período.

Concurso da Prefeitura de Tapejara - PR

A Prefeitura de Tapejara, Estado do Paraná, através da organizadora KLC – Consultoria em Gestão Pública Ltda, lançou os editais de concurso público nº. 001/2013 e processo seletivo nº. 002/2013. O certame tem como objetivo o preenchimento 13 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 3.150,00 por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
edital 001: Assistente Social, Psicólogo e Técnico em Informática;
edital 002: Agente Comunitário de Saúde
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas via internet, até às 23h59min do dia 25 de julho de 2013, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível fundamental), R$ 45,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).
 
Prova
Os certames serão realizados através de prova escrita a ser aplicada na data provável de 18 de agosto de 2013, com início às 09h00min, sendo que o local será divulgado quando da publicação do edital de homologação das inscrições, a partir do dia 07 de agosto de 2013.
 
Os gabaritos serão divulgados a partir das 15:00 do dia 19 de agosto de 2013, mediante edital afixado na Prefeitura de Tapejara, disponibilizado no site www.klcconcursos.com.br e publicado no Órgão de Imprensa Oficial do Município.
 
Validade
Os certames terão validade de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da administração.

Concurso Prefeitura de Poço das Trincheiras - AL

A Prefeitura de Poço das Trincheiras, no estado de Alagoas, lançou o edital Nº 01/2013 de concurso público para o provimento de 115 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 1.500.
 
Cargos
Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Médico Cardiologista, Médico Ginecologista, Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Agente Administrativo, Cadastrador (Cadastro Único), Digitador, Fiscal de Obras, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Nutrição, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Serviços de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro Hidráulico (Encanador), Coveiro, Gari, Mecânico, Merendeira, Motorista Habilitação B, Motorista Habilitação D, Operador de Máquina Habilitação C, Tratorista Habilitação C, Vigia, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Português, Professor de Matemática, Professor Educação Infantil e Professor das Séries Iniciais.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, no período entre 17 de julho e 18 de agosto de 2013.  A taxa varia de R$ 35 a R$ 70.
 
Seleção e Validade
A avaliação será composta de prova objetiva para todos os cargos e prova de títulos para os candidatos que concorrem às vagas de Professor. A prova objetiva será aplicada na data provável de 06 de outubro de 2013, na cidade de Poço das Trincheiras.
 
O prazo de validade do concurso se esgotará após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. 

Prefeitura de Fraiburgo (SC) lança edital para contratação de médicos

A Prefeitura de Fraiburgo, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº 0032/2013 de processo seletivo, para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público, para preenchimento de vagas na área da saúde, com a finalidade de contratar Médico Clínico Geral - ESF  (Estratégia de Saúde da Família). As admissões serão realizadas em caráter temporário.

O candidato precisa ter Formação Superior de Medicina, Registro no Órgão Fiscalizador do Exercício Profissional, Estar em pleno gozo de suas prerrogativas profissionais. O salário para médico é de R$ 11.740,82.
 
O contrato de trabalho estabelecerá carga horária de 40 e 20 horas semanais, podendo haver redução até o mínimo de 12 horas ou ampliação até o máximo de 40 horas, com a consequente redução ou ampliação proporcional da remuneração.
 
As inscrições serão realizadas no período de 18 a 31 de julho de 2013, no horário das 08:30 as 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal de Fraiburgo, localizada na Av. Rio das Antas, 185, Centro, CEP 89.580-000.

O processo seletivo será composto da soma dos pontos atribuídos aos títulos.

O certame será válido para o ano de 2013, podendo ser prorrogado.
 
Informações adicionais podem ser obtidas na Prefeitura de Fraiburgo, pelo telefone (49) 3256-3013.

Concurso Prefeitura de Ipaba - MG

Concurseiros mineiros interessados em concorrer a uma vaga na esfera municipal, devem ficar atentos para o concurso público da Prefeitura de Ipaba. O certame de nº 01/2013, que será organizado pela empresa Magnus, oferece 175 vagas imediatas, 47 para cadastro reserva e 32 para portadores de necessidades especiais. Há oportunidades em todos os níveis de escolaridade, com remuneração variável entre R$ 678 e R$ 1.500.
 
Cargos
Ajudante de Esgoto, Auxiliar de Serviços, Bombeiro, Calceteiro, Gari, Jardineiro, Operador de Maquinas Pesadas, Pedreiro, Pintor, Vigia, Servente, Servente Escolar, Motorista I/II, Recepcionista, Telefonista, Auxiliar de Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Secretaria Escolar, Chefe de Serviço, Digitador, Encarregado de Serviços, Oficial de Administração, Técnico Higiene Dental, Técnico Meio Ambiente, Professor, Bioquímico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico Cardiologista, Médico Cirurgião, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Psicólogo e Supervisor de Ensino.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período de 16 de setembro a 15 de outubro de 2013, na Prefeitura de Ipaba, situada na Av. José Rodrigues de Almeida, 212, Centro, e pelo site www.magnusconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental e médio: R$ 32,00 e 45,00;
Nível superior: 45,00, 60,00 e 70,00.
 
Seleção
O concurso constará de prova objetiva, prática e de títulos. As provas objetiva e prática serão realizadas nas datas prováveis de 09 e 10 de novembro de 2013, em locais e horários que serão divulgados na sede da Prefeitura de Ipaba e no site www.magnusconcursos.com.br, a partir do dia 06 de novembro. 
 
Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado, expedido por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida oficialmente e entregues nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2013. 
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Prefeitura de Dourados - MS promove processo seletivo

A Prefeitura de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, publicou edital n° 25/2013 de processo seletivo, destinado a selecionar 07 Médicos (Plantonista Ginecologista /Obstetra, Intensivista UTI Pediátrica e Plantonista Clínica Pediátrica). Os vencimentos são de R$ 1.809,30, em carga horária de 20 horas semanais.
 
As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente no Hospital Universitário, Unidade de Recursos Humanos, situada na Rua Ivo Alves da Rocha nº. 558, Altos do Indaiá, na cidade Dourados/MS, até o dia 22 de julho de 2013.
 
A seleção constará de avaliação de títulos. O resultado do processo seletivo será publicado no site da UFGD (www.ufgd.edu.br) e no Diário Oficial do Município de Dourados (www.dourados.ms.gov.br). 

Concurso Universidade Federal do Ceará (UFC)

A Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou os editais Nº 262 e 263/2013 de concurso público destinados ao provimento de 60 vagas de nível superior. Há oportunidades para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Arquiteto e Urbanista, Auditor, Bibliotecário Documentalista, Engenheiro, Fisioterapeuta, Geólogo, Produtor Cultural, Psicólogo, Secretário Executivo, Técnico em Reabilitação ou Fisioterapia e Técnico em Segurança do Trabalho. A remuneração é de até R$ 3.511,70.
 
A solicitação de inscrição será admitida exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ccv.ufc.br, no período compreendido entre 8 horas do dia 26 de agosto e as 23h59min do dia 8 de setembro de 2013, observado o horário de Fortaleza. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 100.
 
Segundo os editais, os certames constarão de duas provas de múltipla escolha, que serão aplicadas provavelmente no dia 6 de outubro de 2013, para os candidatos que concorrem às vagas do edital 262/2013, e 29 de setembro de 2013 para aqueles que concorrem às oportunidades do edital 263/2013. As provas serão aplicadas no município de Fortaleza, exclusivamente, no local a ser informado no endereço eletrônico da CCV. Os gabaritos das provas serão divulgados a partir das 16 horas do dia 6 de outubro de 2013. 
 
O concurso será válido por 01 ano, a contar da data da publicação do seu resultado, no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Iporã – PR

O município de Iporã, no Estado do Paraná, está realizando concurso público para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos da Prefeitura. O edital 001/2013  encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná (17 de julho de 2013, pág. 22 a 39) e a seleção dos candidatos está sob a responsabilidade da empresa FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri.

Serão distribuídas 31 vagas mais cadastro de reserva para cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 5.513,80, para carga horária de 24 e 40h semanais.
 
Das vagas destinadas ao cargo e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 2% serão reservadas aos portadores de deficiência.
 
Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Serviços Gerais (masculino), Coletor de Resíduos Sólidos, Eletricista, Gari, Mãe Social, Motorista, Médico Plantonista, Mestre de Obras, Motorista de Caminhão/Ônibus, Operador de Máquinas, Operador de Trator Agrícola, Pedreiro, Recepcionista, Técnico de Enfermagem e Técnico de Higiene Dental.
 
Inscrição
O pedido de inscrição deverá ser efetuado exclusivamente via internet, no site www.fadct.org.br, solicitada no período entre 09 horas do dia 23 de julho e 23 horas e 59 minutos do dia 19 de agosto de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00 e 60,00;
Nível superior: R$ 100,00.

Prova
O concurso público de que trata este edital compreenderá as seguintes fases: provas objetivas, práticas e avaliação de títulos.
 
As provas objetivas terão a duração de 3 horas e serão aplicadas na data provável de 22 ou 29 de setembro de 2013, em  locais e horários que serão divulgados nos sites www.fadct.org.br e www.ipora.pr.gov.br, a partir da data provável de 17 de setembro de 2013.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, a partir das 19 horas do primeiro dia útil subsequente a realização da prova objetiva.
 
A prova prática será realizada em data, local e horário estabelecido no edital de convocação para prova prática que será divulgado nos sites www.fadct.org.br e www.ipora.pr.gov.br e no órgão oficial do município.
 
O resultado final das provas objetivas, provas práticas, e o resultado da prova de títulos serão publicados no Diário Oficial do Município e divulgados na Internet, nos endereços eletrônicos www.fadct.org.br e www.ipora.pr.gov.br.
 
ValidadeO prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.