Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de julho de 2013

Médicos vaiam, xingam e se viram de costas para ministro da Saúde


Em Salvador, cerca de 500 médicos realizaram uma caminhada contra importação de profissionais estrangeiros Foto: Terceiro / Fernando Amorim/A Tarde
Foto: Terceiro / Fernando Amorim/A Tarde
Em Salvador, cerca de 500 médicos realizaram uma caminhada
 contra importação de profissionais estrangeiros
Justiça do DF notifica AGU a se manifestar em 72 horas sobre ação
 
Brasília - Não está fácil a vida do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para promover pelo país o programa Mais Médicos. Nos dois últimos dias, em suas viagens ao Pará, Maranhão e Amazonas, ele foi alvo de protestos de médicos contrários ao programa. Houve vaias, gritos de “judas” e até mesmo médicos virando as costas para o ministro.
 
Padilha, que tenta obter a adesão dos gestores municipais para o programa, usou o Twitter para tentar demonstrar que não está abalado com os protestos. “Com o Mais Médicos hoje no Pará, Maranhão e Amazonas, saí mais convicto: sou médico, mas estou ministro da Saúde, como tal penso na saúde dos 200 milhões de brasileiros”, relatou na noite de segunda-feira e acrescentou: “Vi manifestações legítimas, mesmo que muitas truculentas e arrogantes. Mas seguiremos em frente, a saúde dos brasileiros em primeiro lugar”.
 
No Pará, segundo informou o sindicato local, os médicos levaram faixas e cartazes exigindo que seja aplicado o exame de revalidação do diploma para profissionais formados no exterior. Num dos pontos mais polêmicos, o programa abre a possibilidade de trazer médicos de fora sem revalidar o diploma. Outro ponto que causa atrito entre governo e entidades médicas é a obrigatoriedade de os estudantes de Medicina que começarem o curso a partir de 2015 terem de trabalhar dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para obter o diploma. “Durante o evento, o auditório (...) ficou tomado por médicos e partidários do programa que se dividiram entre aplausos e vaias ao ministro da Saúde”, informou o Sindicato dos Médicos do Pará, em nota.
 
Na segunda-feira, Padilha enfrentou outra manifestação no Maranhão. A Federação Nacional dos Médicos chegou a divulgar, em seu site, uma foto em que o ministro fala ao microfone enquanto um grupo de médicos lhe dá as costas. No Twitter, o ministro criticou a postura do grupo: “Hoje no Mais Médicos no Maranhão, os 15 colegas viraram as costas para todos os presentes: ministro, conselheiros, secretários e profissionais de saúde”.
 
Na noite de segunda, Padilha chegou ao Amazonas, onde recebeu o título de Cidadão de Manaus. Mas não escapou dos protestos. Ele teve de ouvir gritos de “traidor da classe médica” e “judas”. O Ministro permaneceu em Manaus até às 12h de ontem.
 
Defesa em dez estados
Também ontem, participaram do esforço do governo para promover o programa a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que foi a Porto Alegre, e o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Andrade, que foi a São Paulo. Integrantes do governo foram a dez estados promover o programa: São Paulo, Minas, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Ceará, Pará, Maranhão e Amazonas.
 
Enquanto isso, os médicos continuaram a guerra na Justiça contra o Mais Médicos. Ontem, a Justiça Federal do Distrito Federal notificou a Advocacia Geral da União (AGU) a se manifestar em 72 horas sobre uma ação do Conselho Federal de Medicina (CFM), que pede que os conselhos regionais da categoria não sejam obrigados a fazer o registro provisório dos médicos formados no exterior inscritos no Mais Médicos.
 
A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) também entrou ontem com ação civil pública na Justiça Federal contra o Mais Médicos. A ação aponta a falta de garantias trabalhistas aos médicos que participarem do programa, já que receberão bolsas, em vez de salários.
 
A Fenam reclama também da possibilidade de trazer médicos formados no exterior sem o exame de revalidação do diploma. Segundo a entidade, isso caracterizaria exercício ilegal da Medicina. Diz que não há garantia de que os estrangeiros terão proficiência na língua portuguesa.
 
Em Brasília, o ex-presidente Lula saiu ontem em defesa do programa. Com um rol de críticas à “elite brasileira”, ele defendeu a vinda de médicos estrangeiros para locais onde os profissionais brasileiros não chegam:
 
— O que nós precisamos é de ajudar o povo pobre desse país e precisa melhorar a Saúde, sim. A presidenta Dilma apresentou um plano, o Mais Saúde (sic), e se os médicos brasileiros não querem trabalhar no sertão, que a gente traga médicos para trabalhar. Ninguém quer tirar emprego de ninguém, longe de mim tirar emprego de um médico brasileiro, mas o que a gente tem que fazer é levar médico para quem não tem médico. Quem mora na capital de São Paulo e procura os hospitais melhores, não falta médico. Mas para quem mora na periferia de Brasília falta.
 
Em tom de campanha, o ex-presidente ainda criticou a exigência de revalidação do diploma. Segundo ele, boa parte dos médicos brasileiros não poderia exercer a Medicina.
 
— Apenas 27% dos médicos brasileiros passam no exame da Conselho Federal de Medicina. Então nós temos que encontrar uma solução, conversando com os médicos, com os sindicatos, com todo mundo. O que nos queremos é fazer com que a gente preencha esse espaço. Enquanto a gente não forma, vamos trazer gente de fora para ajudar. Eu estava com isso aqui, está atravessado na minha garganta — pontuou.
 
Fonte O Globo

Idosa é internada em UTI após cair de maca em hospital do RS, diz família

Idosa foi internada na UTI de hospital após cair de maca (Foto: Reprodução/RBS TV)
Idosa foi internada na UTI de hospital após cair de maca
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Mulher de 82 anos tem problemas cardíacos e aguardava por atendimento. Idosa bateu com a cabeça após a queda e precisou ser operada
 
Uma idosa está internada na UTI do hospital de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, depois de cair de uma maca e sofrer ferimentos na cabeça. Adolpha Maria de Oliveira, de 82 anos, tem problemas cardíacos e aguardava por atendimento na instituição no momento da queda, como mostrou a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (veja o vídeo ao lado).
 
Noite do último domingo (21), dona Adolpha passou mal e foi levada por parentes até um posto de saúde, onde foi diagnosticado o problema cardíaco. Na tarde de segunda-feira (22), a mulher foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Lá, ela sofreu o acidente e precisou ser operada.
 
A idosa estaria sozinha, sem médicos ou enfermeiros por perto, quando caiu e sofreu um grave ferimento na cabeça. “O médico disse que entrou na sala e ela estava sozinha. Ela estava no chão, cheia de sangue, a orelha dela toda retalhada e cortou a cabeça também”, disse a filha de Adolpha, Solange Beatriz de Oliveira.
 
Além do fato de a mãe estar sozinha, Solange critica o tipo de maca utilizada para acomodar a idosa. “É uma maca que não podia estar ali, não tinha proteção nos lados”, afirma. Dona Adolpha precisou levar pontos na orelha e um coágulo se formou em sua cabeça. Por causa dos ferimentos, ela passou por uma cirurgia na segunda-feira e se recupera na UTI.
 
O médico que prestou o primeiro atendimento à idosa após a queda teria gravado um vídeo, mas não foi encontrado pela reportagem. Em nota, o hospital Municipal de Novo Hamburgo confirmou que a paciente caiu da maca enquanto aguardava atendimento e que uma sindicância será aberta para apurar o caso. A assessoria de imprensa do hospital ressaltou ainda que o risco de queda de pacientes é comum em hospitais, principalmente entre os idosos.
 
A família de Adolpha registrou ocorrência na delegacia após o incidente. Solange teme pela saúde da mãe. “Ela pode vir a morrer por causa da pancada na cabeça, sendo que ela veio para cá para ser tratada do coração. Já podia estar até em casa em tratamento”, indigna-se.
 
Fonte G1

Oito dicas para afastar o mau humor no inverno

Hibernação - Foto Getty ImagesPequenas mudanças, como beber mais água, ajudam você a encarar o friozinho
 
Sair das cobertas quentes logo cedo e ficar constantemente com o nariz entupido são alguns dos motivos que levam as pessoas a ficarem de mau humor no inverno.
 
Segundo a psicóloga Denise Pará Diniz, especializada em terapia comportamental, essa "depressão sazonal" é, de certa forma, inevitável, uma vez que nosso humor está intimamente ligado à luminosidade solar.
 
Apesar dessa situação, há dicas práticas para que a estação mais fria do ano seja mais prazerosa.
 
Confira oito delas:
 
Acorde motivado - Foto Getty Images1. Acorde motivado
Em vez de imaginar como seria bom se você tivesse mais cinco minutinhos de sono, imagine que algo incrível pode acontecer naquele dia. É em datas comuns que as pessoas são promovidas ou conhecem um parceiro para toda a vida. Mais do que isso, pense que vale a pena viver. Cada dia traz uma nova oportunidade para vivenciar experiências produtivas, observa a psicóloga Denise.
                   
Hibernação - Foto Getty Images2. Não caia na tentação de hibernar
Muitas pessoas se deixam vencer pela preguiça que acompanha o frio e cancelam compromissos com amigos e parentes. Entretanto, como alerta Denise, "manter o convívio social é extremamente importante não só para levantar o ânimo, mas também para encerrar o dia com a consciência de que ele foi produtivo". Permanecer em casa esporadicamente é gostoso, mas dependendo da frequência pode levar à monotonia.
 
Aproveite o sol - Foto Getty Images3. Aproveite o sol
Já foi comprovada a relação da serotinina com o humor. Esse neurotransmissor é responsável por liberar diversos hormônios que regulam - entre outras coisas - o sono, o apetite e o humor. Pessoas com depressão, por exemplo, têm níveis baixíssimos de serotonina no sistema nervoso, explica a psicóloga Denise. O que isso tem a ver com o sol? Tudo! A falta de luminosidade ativa uma proteína que bloqueia a ação desse neurotransmissor, impedindo a sua atuação e fazendo com que fiquemos mais tristes e irritados.

Portanto, qualquer oportunidade de tomar sol deve ser aproveitada, seja em uma caminhada matinal ou durante o horário de almoço do trabalho.
 
Exercícios - Foto Getty Images4. Continue a fazer exercícios
Se o frio é um fator desestimulante para quem vai à academia, talvez seja o momento de renovar o treino. Novos exercícios podem funcionar como incentivo por quebrar a rotina. Outra possibilidade é investir em uma atividade física diferente, como algum tipo de dança ou arte marcial. "O importante é não ficar parado, senão o corpo diminui a produção de serotonina", alerta a psicóloga. Se a academia não funcionar, adote o hábito de ir a pé ao supermercado ou acordar mais cedo para fazer uma caminhada.
 
Criatividade - Foto Getty Images5. Use a criatividade
É inevitável que passemos mais dias dentro de casa no inverno. Por isso, seja criativo e mantenha-se ativo mesmo nos limites do lar. Criar jogos interativos com os filhos, tirar o dia para cozinhar, assistir filmes e ler livros são apenas algumas das sugestões que Denise recomenda. Não desperdice o seu tempo mudando o canal da TV freneticamente ou tirando cochilos sem nem mesmo estar com sono.
 
Cuide do lar - Foto Getty Images6. Cuide do lar
Para algumas pessoas, problemas respiratórios são infalíveis com a chegada do inverno. O que nem todas elas sabem é que parte do problema pode estar dentro de casa. A começar pela falta de ventilação. Com o objetivo de manter os cômodos menos gelados, portas e janelas permanecem fechadas o dia todo, promovendo a concentração de vírus e bactérias, explica o otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura, de São Paulo. Assim, manter a casa arejada é essencial.

Além disso, higienizar os ambientes, eliminando o pó, tirando o mofo, lavando roupas que ficaram muito tempo guardadas e trocando as roupas de cama com frequência podem minimizar os problemas. Mas não exagere. Silvio alerta que o excesso de limpeza também não é recomendado. O uso de produtos muito fortes como água sanitária e alguns alvejantes pode incomodar o aparelho respiratório.
 
Comer - Foto Getty Images7. Controle a vontade de comer
"Ter autocontrole para não sair comprando ou devorando alimentos que combinam perfeitamente com o inverno, como chocolate, é uma questão de treino", conta a psicóloga Denise. Portanto, o frio não é desculpa para quebrar a dieta. É realmente tentador encher o prato de coisas quentes, deixando de lado frutas, legumes e verduras. Lembre-se, entretanto, que logo mais chegará o verão e, por certo, você vai desejar estar com o corpo em forma.
 
Água - Foto Getty Images8. Abuse da água
O inverno tende a ser uma estação em que o ar fica mais seco. Por isso, hidratar-se é essencial. Isso não quer dizer apenas que você deve tomar mais água, mas também que deve tentar deixar o ambiente em que está mais úmido. Para isso, há diversas técnicas, desde a bacia de água até a toalha molhada. Entretanto, como a evaporação não é tão grande quanto no verão, o mais recomendado é utilizar um umidificador. "Ele não deve ficar ligado por mais de duas ou três horas, pois se o ar ficar muito úmido ele irá favorecer a proliferação de fungos", completa o otorrinolaringologista.

Outra técnica é fazer uma lavagem interna com soro nas fossas nasais. Na ausência do produto, molhar apenas os orifícios de entrada com água mesmo já ajuda.
 
Fonte Minha Vida

Teste seis receitas de sopas com menos de 100 calorias

Sopa de Legumes - Getty Images
Sopa de legumes
Nutritivas e levinhas, elas aquecem o corpo no inverno
 
O inverno já chegou e, com ele, a vontade de se aquecer.
 
Aqui, as sopas podem desempenhar um importante papel - além de deliciosas, conferem a sensação de conforto e bem-estar, já que são quentinhas.
 
Mas você sabia que nem todas são amigas da dieta?
 
Por isso, sugerimos seis receitas de sopas que satisfazem seu paladar e não pesam na balança, afinal, contam com menos de 100 calorias.
 
Que tal testá-las? Confira! 
 
Sopa de Legumes - Getty ImagesSopa de Legumes

Calorias: 56 kcal
Rendimento: 1 porção

Ingredientes:
- 1 batata pequena
- 1 cenoura
- 3 colheres (sopa) de repolho picado
- 2 colheres (café) azeite ou óleo
- 1 pitada de sal

Preparo: Cozinhe os vegetais em 200ml (um copo) de água. Bata tudo no liquidificador.
 
Sopa Cremosa de Palmito - Getty ImagesSopa Cremosa de Palmito 

Calorias por porção: 62 kcal (1 concha média)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
- 250g de palmitos em conserva
- 1 colher (sopa) de margarina light
- 1 cebola média ralada
- 1 dente de alho amassado
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 3 xícaras (chá) de caldo de galinha
- 1 xícara (chá) de leite desnatado
- sal e pimenta a gosto
- cubinhos de pão torrado
- pedaços de palmito para servir

Preparo:
Aqueça a margarina light, refogue o alho, a cebola e junte os palmitos. Cozinhe por 3 minutos. Acrescente a farinha de trigo, mexendo bem. Lentamente, junte o caldo de galinha, sempre mexendo. Deixe levantar fervura e cozinhe por 10 minutos. Deixe a mistura amornar e bata no liquidificador. Junte o sal, a pimenta (opcional) e o leite . Deixe ferver por 5 minutos. Coloque em uma sopeira, sirva com cubinhos de pão torrado e pedacinhos de palmito. 
 
Sopa de Tomate com manjericãoSopa de tomate com manjericão

Calorias por porção: 50 kcal (1 concha média)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de margarina light
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 500g de tomate sem pele e sem sementes maduros, picados
- 4 xícaras de (chá) de caldo de legumes
- 2 colheres de (sopa) de manjericão picado (pode ser desidratado)

Preparo: Aqueça a margarina light em uma panela média, junte a cebola e o alho e refogue até que fiquem levemente dourados. Acrescente o tomate picado, o caldo de legumes e deixe ferver. Cozinhe com a panela tampada por cerca de 10 minutos. Acrescente o manjericão e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo. Após isso é só servir. 
 
Creme de Agrião - Getty ImagesCreme de Agrião

Calorias por porção: 95 kcal
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 cebola pequena picada
- 3 xícaras (chá) de agrião limpo (folhas e talos)
- 2 batatas sem casca picadas em cubinhos
- 3 xícaras (chá) de caldo de legumes
- 3 colheres (sopa) de creme de leite light
- ½ copo (125ml) de leite desnatado
- sal a gosto

Preparo:
Aqueça a margarina, refogue a cebola e as folhas e talos mais tenros do agrião. Quando começar a amolecer, acrescente as batatas e o caldo de legumes e cozinhe por 20 minutos, aproximadamente. Retire da panela e bata tudo no liquidificador. Volte o caldo batido à panela e misture o creme de leite, mexendo sempre. Tempere com sal, aqueça bem e sirva em seguida.  
 
Sopa de Beterraba - Getty ImagesSopa de Beterraba

Calorias por porção: 70 kcal
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 cebola média picada
- 3 beterrabas, sem casca, picadas (500g)
- 1 litro ½ de água
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 tablete de caldo de legumes
- ½ colher de (sopa) de amido de milho
- Sal a gosto

Preparo:
Em uma panela de pressão grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 4 minutos, ou até ficar transparente. Acrescente a beterraba, a água, o suco de limão, o açúcar e o caldo de legumes por 15 minutos, após o início da fervura. Transfira para o copo do liquidificador e bata até que fique homogêneo. Volte ao fogo alto e adicione o amido de milho já dissolvido em meia colher (sopa) de água, e cozinhe, mexendo sempre, por 1 minuto, ou até encorpar e acrescente o sal a gosto. Sirva em seguida.  
 
Sopa de Iogurte com Pepino - Getty ImagesSopa de Iogurte com Pepino

Calorias: 55 Kcal
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
- 1 pepino grande
- 1 cebola pequena picada
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 ½ tablete de caldo de galinha dissolvido em 2 ½ xícaras (chá) de água quente
- 1limão (cascada ralada e suco)
- 1 ramo de hortelã fresca picado
- 1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
- sal e pimenta a gosto
- folhas de hortelã para enfeitar

Preparo:
Reserve uma ponta do pepino com mais ou menos 4 cm para enfeitar e pique o restante. Em uma panela, refogue a cebola no azeite até que fique macia. Junte o pepino picado, o caldo de galinha, a casca e o suco do limão e a hortelã. Deixe levantar fervura e depois, cozinhe tampado por cerca de 20 minutos. Passe a mistura por um processador ou bata no liquidificador e reserve até resfriar. Tempere com sal e pimenta. Enfeite com hortelã e fatias finas de pepino. 
 
Fonte Minha Vida

Previna-se contra os lábios queimados durante o inverno

Lábios ficam ressecados e rachados no inverno
Os produtos e os hábitos que protegem a boca contra o ressecamento e as rachaduras
 
No inverno o corpo precisa de cuidados especiais. Prova disso é a sensibilidade maior dos lábios, que respondem com rachadinhos assim que o clima esfria.

O vento, o frio, a poeira, a poluição e a baixa umidade agridem e ressecam muito os lábios , afirma o dermatologista Francisco Leite, diretor do Centro de Dermatologia e Laser de Brasília. O ressecamento, no entanto, não é responsabilidade só das condições externas.

É preciso hidratar a pele regularmente, de acordo com o dermatologista Valcinir Bedin, especialista do Minha Vida. Além do uso regular de filtros solares labiais, ele alerta para o consumo de água (mesmo sem que haja sede).

Outra maneira de se prevenir contra as queimaduras e rachaduras que, às vezes, até sangram os lábios é evitar passar língua com saliva sobre eles.
 
Ainda que, num primeiro momento, a saliva possa trazer algum alívio, no instante seguinte ela começa a ressecar ainda mais a boca.

Esse efeito rebote ocorre porque a saliva contém cerca de sete enzimas digestivas preparadas para pré-digerir os alimentos. Essas enzimas, não agem nas mucosas, mas são capazes de agredir a sensível pele dos lábios , explica Francisco Leite.

O sol associado ao frio também é um perigo. As pessoas têm mais queimaduras solares labiais no inverno do que no verão, afirma o especialista do Minha Vida. Nosso inverno é de dias frios, secos, com o céu azul ensolarado e sem nuvens. Desse modo os raios solares atingem diretamente os lábios.

Mas, por causa do frio, você nem percebe a dor da queimadura solar e demora mais tempo para sair do sol. O resultado são mais queimaduras até mais intensas do que no verão, quando o calor faz soar o alarme da dor.
 
Na hora de escolher um protetor labial ou um batom, preste atenção na fórmula. Prefira produtos com filtro solar associado a preparações oleosas e produtos a base de petrolato ou cera de abelha, que mantém os lábios sempre com uma película protetora e ajudam na hidratação, indica dermatologista Valcinir Bedin.

Ele também recomenda os componentes derivados de silicone e as manteigas de cacau ou de caritê para evitar o ressecamento.

Além dos bastões, você pode usar cremes específicos para os lábios (caso a textura não incomode). E é importante reaplicar o produto a cada 2 horas, tempo que dura a hidratação , acrescenta.

E, mais do que nunca, evite o cigarro. O fumo é, depois do sol, a segunda maior causa de envelhecimento e de câncer labial, afirma o médico de Brasília.

O cigarro queima os lábios por causa da brasa e diminui capacidade de regeneração e cicatrização da pele e mucosas ao intoxicar o organismo com a nicotina, o alcatrão e mais outras substâncias nocivas que você ingere a cada tragada.

Fonte Minha Vida

Conheça prós e contras dos tecidos para aquecer o bebê no inverno

Veludo - Foto: Getty Images
Tipos como lãs e soft acumulam poeira e fiapos, facilitando processos alérgicos
 
Com a chegada do inverno a preocupação com doenças é grande. Principalmente no caso dos bebês, que tem um sistema imunológico mais frágil. "As crianças nascem com alguns componentes de defesa e outros são constituídos com o passar dos anos, é o que chamamos de imunidade adaptativa ou adquirida. Alguns desses componentes só ficam por volta dos 7 anos", explica a imunologista e alergista Fátima Rodrigues, do Hospital Infantil Sabará.

Principalmente os primeiros meses de vida são o momento em que a criança começa a entrar em contato com possíveis causadores de alergias, como ácaros e poeira doméstica. O mais comum nas crianças são as alergias na pele, como a dermatite de contato, e alergias respiratórias, como bronquite e asma. Portanto, quaisquer lugares que os acumulem podem ser perigosos, inclusive as roupas de frio. "É importante ficar atento ao tipo de tecido para que as crianças não sejam prejudicadas", alerta a dermatologista Samar Harati, do Hospital São Luiz.

Para saber quais crianças são mais propícias a alergias, basta ver o histórico da família. Normalmente quem tem parentes de primeiro grau alérgicos, tem chances mais altas de ter reações com determinados alérgenos. Quando os pais têm algum tipo de alergia, a probabilidade é maior ainda. Pensando nisso, listamos quais os principais tecidos que usamos no inverno e cuidados que devemos ter com eles para preservar a saúde dos bebês.
 
Esse material tem dois problemas principais: o primeiro é ser muito felpudo e por isso soltar fiapos, que podem irritar as vias aéreas do bebê. Em segundo lugar, por ter tramas com muito espaços, é o tecido ideal para o acúmulo de poeira e ácaros. O ideal é evitar o tecido, e caso já tenha alguma peça feita com ele, como cobertores, cachecóis e casacos, vale tomar cuidados especiais. "A lã exige que as peças sejam secas ao sol e guardadas em sacos plásticos individuais", ressalta a dermatologista Samar Harati, do Hospital São Luiz. Outra dica é preferir os tipos menos felpudos quando for comprar roupas desse material. As lãs menos peludas, por sua vez, podem arranhar ou pinicar a delicada pele do bebê. Vale observar ainda na loja a qualidade do produto, e fazer os testes na sua própria pele se for o caso. 
 
Flanela
Esse tecido é muito versátil para o inverno, e pode ser composto por lã, fibra sintética e algodão. O ideal é preferir que a maior parte da composição seja formada pelo último tipo de fio. "As fibras sintéticas podem irritar a pele da criança, já o algodão seca mais rapidamente e acumula menos alérgenos", diferencia a imunologista e alergista Fátima Rodrigues, do Hospital Infantil Sabará. Ele pode ser usado para diversas peças, como casacos e calças.
 
Moletom
Para a dermatologista Samar, esse é o melhor dos tecidos para as crianças no inverno. "Ele não possui linhas para acumular pó e ácaros, evitando riscos de causar alergias e permite que o bebê fique quentinho", conta a especialista. O tecido muitas vezes é feito com 100% de algodão, o que facilita sua lavagem, outro ponto positivo desse tipo de tecido. Normalmente ele é usado para peças de roupas, como calças e casacos. 
 
Plush
A maior característica do plush, tecido usado em cobertores e casacos, é ser mais fofo e bem parecido com uma pelúcia. Por isso mesmo, é o local perfeito para acúmulo de poeira e ácaros, como nos lembra a imunologista Fátima Rodrigues. Mas o ideal é verificar na etiqueta qual a composição do tecido, quanto maior a porcentagem de algodão, e portanto menor a de poliéster, melhor para os pequenos, já que ele é menos irritante para o bebê. Existes plushs com até 80% de algodão, vale priorizar. 
 
Soft
Tecido comum para cobertores e casacos, ele é bem felpudo, o que já contraindica seu uso. Isso o torna uma má opção, já que acumulam resíduos de poeira e ácaros. Normalmente esses aracnídeos costumam se abrigar em materiais porosos, e tecidos mais peludos tem essa característica, como ensina a imunologista e alergista Fátima. Mas lavando as peças com frequência, toda semana, por exemplo, não é preciso deixar de usá-las completamente, ressalta a especialista. 
 
Veludo
Um tipo clássico e interessante para peças como calças, pode ser bem pesado. O único problema é que ele também tem uma característica felpuda, com penugens curtas na superfície, sendo um bom local para acúmulo de poeira e ácaros, precisando ser lavado com bastante frequência. 
 
Roupas dos pais
Não só as peças das crianças são importantes, como também a dos pais, já que os bebês entram em contato com esses materiais no dia a dia, quando são pegos no colo, por exemplo. Como os itens de inverno ficam guardados ao longo das outras estações, é preciso retirá-los dos armários antes de esfriar e tomar um cuidado especial na lavagem. "Para ter uma higiene adequada é importante evitar produtos com cheiros fortes, preferir sabões neutros, lavar e enxaguar várias vezes o tecido e fazer secagem da roupa em ambiente ventilado, para não acumular mofo", explica a imunologista Fátima. Tirar o pó dos ambientes também é uma boa pedida, sempre usando pano úmido no lugar de aspiradores, vassouras e espanadores, que só espalham as partículas. 
 
Fonte Minha Vida

Mau desempenho em genéricos derruba comando da Sanofi no Brasil

Heraldo Marchezini deixa cargos de liderança para Brasil e América Latina, dando lugar a Patricie Zagame, ex-Novartis, e Stephen Cobhan
 
A Sanofi possui novos presidente para Brasil e América Latina. Heraldo Marchezini, que ocupava o cargo nas duas regiões, dará lugar a Patricie Zagame, oriundo da suíça Novartis, que assumirá o cargo de diretor-geral para o Brasil em outubro.
 
Enquanto isso, Stephen Cobhan, vice-presidente do grupo na Turquia e Oriente Médio, assume como diretor-geral interino para o Brasil. Após a chegada de Patricie, Cobhan assumirá o cargo de vice-presidente para América Latina.
 
Segundo o jornal Valor Economico, que antecipou a informação, a dança das cadeiras se deve ao mau desempenho da Medley, braço de genéricos do grupo, que está perdendo a queda de braço no mercado nacional contra a EMS.
 
A participação de mercado da Medley teria caído 7,6% em unidades vendidas (caixas) entre julho do ano passado e junho deste ano. Segundo o jornal, no mesmo período a EMS cresceu 4,4%.

* com informações do jornal Valor Econômico
 
Fonte saudeWeb

Parceria entre Wareline e IBM leva big data ao setor de saúde

Integração da Cognos Insight com o sistema de gestão da Wareline é considerada estratégica na gestão dos recursos das instituições de saúde
 
A Wareline, especializada em TI para a área de saúde, anunciou a disponibilização do Cognos Insight, solução de análise de dados oferecida em parceria com a IBM – e integrada ao sistema de gestão hospitalar da Wareline. Segundo a empresa, a união das ferramentas permite realizar análises amplas das instituições de saúde, que servem como guia para as decisões do administrador hospitalar.
 
Com os resultados obtidos é possível identificar os riscos que podem atrapalhar a gestão e, com isso, criar soluções para corrigi-los. O mapeamento leva em consideração os diversos setores da organização, como o administrativo, o financeiro, o estoque, entre outros.
 
Segundo Paula Usier, gerente de marketing da Wareline, a parceria é estratégica para a empresa e está alinhada às ações de expansão geográfica para o interior de São Paulo e região. Através do modelo de parceria oferecido pela área de ISVs and Developer Relations, a IBM agregou aos clientes da empresa uma visão considerada mais estratégica.
 
Segundo Marcela Vairo, gerente de alianças e relacionamento da IBM, o Cognos Insight dá mais autonomia ao usuário, que passa a não depender da área de TI da empresa para criar e analisar dashboards e reports.
 
Outra funcionalidade é a realização de análises hipotéticas de dados sem alterar a base original das informações. Essa função tem a capacidade de reconhecer tendências e identificar padrões sutis, que auxiliam na tomada de decisões relativas à gestão, oferecendo subsídios para a correção de falhas e, consequentemente, melhorando os resultados.
 
De acordo com executiva da Wareline, o uso do big data está se tornando cada vez mais comum e pode ser uma ferramenta estratégica nas organizações de saúde, independentemente da dimensão ou natureza.
 
Fonte Saudeweb

EUA divulgam diretrizes para dignóstico e tratamento de doenças infecciosas

O guia é direcionado a médicos e demais profissionais que lidam diretamente com doenças infecto-contagiosas
 
Novas diretrizes para diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas foram divulgadas pela Infectious Diseases Society of America (IDSA). As recomendações, que foram emitidos em conjunto com a American Society for Microbiology , incluem as orientações para profissionais de saúde sobre os testes de laboratório e como realizar coleta e gerenciamento de material.

As recomendações estão divididas em seções com base em sistemas anatômicos, incluindo os sistemas cardiovascular e nervoso central, e grupos de agentes etiológicos, tais como síndromes virais. O guia deve ajudar os médicos a decidir quais exames solicitar, quando suspeitam que agentes específicos estão causando doença. As recomendações foram desenvolvidas por especialistas em doenças infecciosas, patologia e microbiologia.

A nova versão do relatório combina, em um único documento, orientações para a prevenção e tratamento de infecções oportunistas (IO) e sobre exposição ao HIV e crianças infectadas pelo HIV. Os relatórios tiveram suas últimas atualizações publicadas em 2002 e 2004 respectivamente.

As diretrizes são destinadas aos médicos e de demais profissionais de saúde que prestam atendimento médico pessoas infectadas com HIV entre outras doenças infecciosas. As orientações destacam os patógenos oportunistas mais encontrados nos Estados Unidos, e aqueles que podem ser adquiridos durante viagens internacionais (como o do malária).
 
Áreas temáticas cobertas para cada IO incluem uma breve descrição da epidemiologia, apresentação clínica e diagnóstico da IO em crianças, prevenção de exposição, prevenção de doenças através da quimioprofilaxia e/ou de vacinação; interrupção da profilaxia primária após reconstituição imune, o tratamento da doença , monitoramento de efeitos adversos durante o tratamento, gestão de falha no tratamento, prevenção de recorrência da doença, e descontinuação da profilaxia secundária após reconstituição imune.

Fonte isaude.net

71% das mortes por gripe no Paraná foram de doentes crônicos

A recomendação é que o tratamento da gripe seja iniciado em até 48 horas após o início dos sintomas
Foto: SES/PR
A recomendação é que o tratamento da gripe seja iniciado em
até 48 horas após o início dos sintomas
Desde janeiro de 2013, 38 mortes já foram confirmadas no Estado, sendo que 27 pessoas tinham doenças crônicas
 
Pessoas com doenças crônicas têm mais chances de terem complicações pela gripe no Paraná. O governo alerta a quem não tomou a vacina durante a campanha da rede pública deve redobrar os cuidados com a doença e estar atento aos primeiros sintomas característicos da gripe. Somente neste ano, 71% das mortes pela doença foram de doentes crônicos, com problemas pulmonares, cardíacos ou neurológicos.
 
Desde janeiro de 2013, 38 mortes já foram confirmadas no Estado, sendo que 27 pessoas tinham doenças crônicas. O dado revela a importância deste grupo ser acompanhado mais de perto por familiares e pelos serviços de saúde, sobretudo pelas equipes de saúde da família.

A Secretaria da Saúde emitiu um alerta aos médicos para que orientem seus pacientes crônicos a comparecerem a uma unidade de saúde assim que apresente dois ou mais dos seguintes sintomas: febre alta, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações, calafrio, cansaço e falta de ar.

Para o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, é importante que as pessoas não se tratem por conta, em casa. " Não adianta tomar remédios que apenas aliviam os sintomas. Isso pode mascarar problemas maiores, além de ser um risco para a saúde devido aos perigos de intoxicação por automedicação" , explica.

A falta de ar ou dificuldade de respirar é o principal sintoma que evidencia a evolução da doença para a sua forma mais grave. Segundo a médica e diretora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, Miriam Woiski, a maioria dos pacientes atendidos em hospitais já chega nessa situação. " Temos que focar no atendimento precoce, pois as chances de cura são maiores" , destacou.

De acordo com os prontuários dos pacientes, 90% receberam o tratamento depois do terceiro dia de início dos sintomas ou mesmo nem tiveram tempo de serem tratados. O recomendado é que o tratamento da gripe seja iniciado em até 48 horas após o início dos sintomas.

Números da Gripe
Nesta segunda-feira (22), a Secretaria estadual da Saúde também divulgou o novo boletim da situação da gripe no Paraná. Até o momento, são 906 casos confirmados, sendo 417 causados pelo vírus Influenza A H1N1, 348 pelo Influenza B e 138 pelo Influenza A H3N2. Outros dois casos foram por Influenza A, mas sem distinção de subtipo viral.

De acordo com o boletim, a maior parte dos casos está concentrada nas regiões de Curitiba (153), Maringá (95) e Londrina (92). Até agora, 115 municípios já apresentaram casos confirmados da doença.

O relatório traz ainda mais seis novas mortes que ocorreram nos municípios de Cascavel (3), Campina Grande do Sul, Matelândia e Maringá. Os óbitos foram registrados entre os dias 21 de junho e 9 de julho. Todas as seis apresentavam doenças crônicas e tinham mais de 50 anos.

Lista de doenças crônicas
Doenças respiratórias crônicas: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquioecstasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia bronco pulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doenças cardíacas crônicas: doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca.

Imunossupressão: imunodeficiência congênita ou adquirida, imunossupressão por doenças ou medicamentos.

Transplantados: órgãos sólidos e medula óssea.
Doenças renais crônicas e pacientes em diálise.
Doenças neurológicas crônicas.
Doenças hepáticas crônicas.
Diabetes tipo I e II.
Obesidade grave.

Com informações da Agência Paraná
 
Fonte isaude.net

Jovens do Brasil e Portugal estão entre os menos otimistas, diz Pnud

Jovens durante a Marcha da Maconha em passeata do Museu da República ao Congresso Nacional, em Brasília.
Foto: Marcello Casal Jr./ABr
Jovens durante a Marcha da Maconha em passeata do Museu
 da República ao Congresso Nacional, em Brasília
A afirmação é de estudo realizado em 20 países. Brasileiros são a favor de temas controversos e contra integração regional
 
A Organização Ibero-Americana da Juventude (OIJ) lançou, nesta segunda-feira (23), em Madri, um estudo pioneiro com jovens de 15 a 29 anos de 20 países ibero-americanos.
 
O levantamento, que teve o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), resultou na criação do Índice de Expectativa Juvenil.
 
De acordo como o novo índice, Portugal aparece em último lugar com apenas 44,9% dos jovens otimistas em relação ao futuro.
 
Os jovens do Brasil também estão entre os menos otimistas das nações ibero-americanas. No topo do índice, estão Equador, Costa Rica e Nicarágua, onde pelo menos 70% dos entrevistados têm boas expectativas.
 
O diretor do Pnud para a América Latina, Heraldo Muñoz, destaca que "medir as expectativas juvenis é fundamental para a região, especialmente em um momento em que ocorrem vários protestos de rua."

Violência, drogas e álcool
O estudo mostra também que a violência e a insegurança são os principais problemas enfrentados pelos jovens de todos os países avaliados. O uso de drogas e de álcool também esteve entre as respostas mais votadas no Brasil.
 
Segundo o Pnud, mais de 150 milhões de ibero-americanos são jovens e a metade vive no Brasil e no México. Cerca de 80% moram em zonas urbanas.
 
Em média, as pessoas entre 15 e 29 anos de todas as regiões têm mais confiança sobre seu próprio futuro do que sobre seus próprios países.

Brasileiros estão entre os que mais aprovam temas controversos
Os jovens brasileiros são os que mostram mais aprovação sobre temas controversos, como o casamento entre homossexuais, o aborto e a legalização da maconha.
 
Os latino-americanos se mostram, em geral, favoráveis à integração regional: 60% aprova o trânsito livre de pessoas, uma moeda única e a solidariedade com pequenos países.
 
A exceção no item integração em toda América Latina está entre os jovens do Brasil, que não aceitaram nenhuma das três opções.
 
Fonte isaude.net

Concurso Universidade Federal do Ceará (UFC)

A Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou os editais nº 262 e 263/2013 de concurso público destinados ao provimento de 60 vagas de nível superior. Há oportunidades para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Arquiteto e Urbanista, Auditor, Bibliotecário Documentalista, Engenheiro, Fisioterapeuta, Geólogo, Produtor Cultural, Psicólogo, Secretário Executivo, Técnico em Reabilitação ou Fisioterapia e Técnico em Segurança do Trabalho. A remuneração é de até R$ 3.511,70.
 
A solicitação de inscrição será admitida exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ccv.ufc.br, no período compreendido entre 8 horas do dia 26 de agosto e as 23h59min do dia 8 de setembro de 2013, observado o horário de Fortaleza. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 100.
 
Segundo os editais, os certames constarão de duas provas de múltipla escolha, que serão aplicadas provavelmente no dia 6 de outubro de 2013, para os candidatos que concorrem às vagas do edital 262/2013, e 29 de setembro de 2013 para aqueles que concorrem às oportunidades do edital 263/2013. As provas serão aplicadas no município de Fortaleza, exclusivamente, no local a ser informado no endereço eletrônico da CCV. Os gabaritos das provas serão divulgados a partir das 16 horas do dia 6 de outubro de 2013. 
 
O concurso será válido por 01 ano, a contar da data da publicação do seu resultado, no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Forquilha - CE

A Prefeitura de Forquilha, no estado do Ceará, publicou edital de concurso público nº. 001/2013. O certame tem como objetivo o preenchimento de 2.220 vagas, sendo 555 imediatas e 1.665 para formação de cadastro reserva de profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O salário pode chegar a R$ 3.900 por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Administrativo, Agente de Endemias, Arquiteto, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Consultório Dentário, Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro, Dentista, Educador Físico, Educador Social, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo, Ambiental, Segurança do Trabalho e Civil), Estatístico, Farmacêutico Bioquímico, Fiscal de Tributos, Fiscal de Obras, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (PSF, Auditor, Clínico Geral, Cardiologista, Ginecoobstetra, Pediatra, Radiologista, Psiquiatra e Ultrasonografista), Mecânico, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquina Pesada, Pedagogo, Pedreiro, Procurador, Professor PEB II (Educação Infantil, Ciências, Educação Física, Inglês, Matemática, Música e Português), Psicopedagogo, Psicólogo, Secretário Escolar, Sociólogo, Técnico Agrícola, Técnico Administrativo, Técnico de Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico em Edificações, Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico Saúde Bucal, Terapeuta Ocupacional, Topógrafo e Veterinário. Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até o dia 26 de julho de 2013, através dos sites www.neoexitus.com.br ou www.funcepe.org.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 60,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 120,00.
 
Prova
O concurso constará de prova objetiva, discursiva/produção textual e títulos.
 
A realização das provas objetivas e da discursiva/produção textual estão previstas para 25 de agosto de 2013, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min, em locais a serem divulgadas na internet, nos endereços eletrônicos de inscrição na data provável 16 de agosto de 2013.
 
A apresentação dos títulos e a entrega dos documentos correspondentes deverão ser enviadas pelos candidatos, via SEDEX para:  SAC – Serviço de Atendimento ao Candidato, situada à Rua Barão de Aracati, 2820 – Bairro Joaquim Távora, CEP 60115-082 – Fortaleza - CE.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados em data a ser determinada no caderno de provas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

UEFS abre seleção pública para professor substituto

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no estado da Bahia, inscreve até o dia 25 de julho de 2013 para a seleção pública destinada à contratação de professor substituto, regida pelo Edital 003/2013. São oferecidas 19 vagas distribuídas para área como Anatomia Humana, Fisiologia Animal, Microbiologia/Imunologia, Sistemas Digitais, Sistemas de Computação, Enfermagem, Clínica Médica, entre outras. 
 
A inscrição deve ser feita mediante acesso ao endereço eletrônico http://www.uefs.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100 que pode ser recolhido na rede bancária.  A documentação exigida poderá ser postada por sedex, entregue pessoalmente ou através de procurador, na Coordenação de Seleção e Admissão, localizada no prédio da Administração Central da UEFS. 
 
A seleção será composta por entrevista (prevista para 05 de agosto de 2013), prova de títulos e aula pública (em data, local e horário a serem informados).
 
O prazo de validade da seleção é de no máximo dois anos, com possibilidade de prorrogação.
 
Edital / Publicações

SESAB - BA lança edital de processo seletivo

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) lançou o edital nº 003/2013 de processo seletivo para contratar 62 Médicos nas áreas de Fisiatria, Infectologia, Pediatria, Psiquiatria, Urgência/Clínico, Ultrassonografia e Cancerologia Clínico. Os salários vão de R$ 1.224,00 a R$ 5.304,00 por jornada de trabalho de 24 horas semanais. 
 
Para inscrever-se via internet, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico da Fundação CEFETBAHIA (www.fundacaocefetbahia.org.br/sesab/superh/concurso.asp) e efetuar sua inscrição, no período compreendido entre 10h do dia 18 às 23h59min do dia 24 de julho de 2013 (horário local). A taxa de inscrição é de R$ 60,00.
 
O processo seletivo será constituído de prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 11 de agosto de 2013, em local e horário que serão divulgados oportunamente pela organizadora. O gabarito estará disponível na sede da Fundação CEFETBAHIA e na página eletrônica do processo seletivo (www.fundacaocefetbahia.org.br/sesab/superh/concurso.asp), no primeiro dia útil após a realização da prova objetiva.
 
O prazo e os procedimentos para entrega dos títulos serão divulgados no dia 23 de agosto de 2013. Os títulos a serem avaliados deverão ser encaminhados do dia 26 a 30 de agosto de 2013, através de fotocópias autenticadas e discriminados em relação específica, sem rasuras ou emendas, identificada com o nome completo do candidato, número do documento de identidade e opção da Função Temporária, por meio de Sedex à Fundação CEFETBAHIA, endereço Boulevard América, nº. 749, Jardim Baiano, Nazaré, Salvador – BA, CEP 40.050-320.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da data da homologação do seu resultado final, prorrogável por igual período, a critério da administração, por ato expresso do Secretário da Saúde.

Prefeitura de Serra Preta - BA reabre inscrições de concurso

A Prefeitura de Serra Preta, no estado da Bahia, publicou edital nº 001/2013 de concurso público, com intuito de preencher 10 vagas imediatas, mais 02 de cadastro reserva, para o cargo de Agente de Endemias (ensino médio).  A remuneração é de R$ 678 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições foram reabertas e podem ser realizadas até o dia 26 de julho de 2013, na sede da Prefeitura, situada na Avenida Dr. Liberalino Sales Gadelha, 69, Centro, Serra Preta - Bahia e na Biblioteca Pública Municipal, localizada na Praça Ranulfo Nunes de Macedo, s/n, no Distrito do Bravo. A taxa é de R$ 50.
 
As provas serão realizadas provavelmente em 11 de agosto de 2013, em locais a serem previamente divulgados. O gabarito preliminar das provas será anunciado em 12 de agosto. De acordo com o edital, o resultado final da prova objetiva será divulgado na data provável de 28 de agosto de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso UNIFAP 2013

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) abriu edital de concurso Superior - Classe Auxiliar Nível I. São 38 oportunidades para o Campus Marco Zero, no município de Macapá, 01 no de Santana, 40 para o Campus Binacional, no município de Oiapoque e 07 no de Mazagão.

Os salários serão pagos de acordo com a titulação do profissional, e podem chegar a R$ 8.049,77, com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser realizadas via internet, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, a partir das 09h30min do dia 26 de julho até as 17h30min do dia 15 de agosto de 2013, observando o horário local de Macapá. A taxa é no valor de R$ 150,00.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova escrita, prova didática e prova de títulos, todas eliminatórias e classificatórias. A prova escrita será nos dias 14 e 15 de setembro e a prova didática nos dias 21 e 22 de setembro de 2013.

As provas e demais atos relativos ao concurso serão realizados na Universidade Federal do Amapá, no Campus Marco Zero do Equador, localizado em Macapá – AP, no Bairro Universidade, na Rodovia JK, s/n., Km 02, sempre no horário local de Macapá.

As informações sobre horários e locais de realização das etapas do certame serão divulgadas no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, a partir do dia 03 de setembro de 2013.

O prazo de validade do concurso será de 1 ano, prorrogável por mais 1 (um), contados a partir da publicação da homologação de seu resultado no Diário Oficial da União.

Concurso Prefeitura de Ferreira Gomes - AP

A Prefeitura de Ferreira Gomes, no estado do Amapá, torna público a aditivação e a retificação nº 02/2013 ao Edital nº 001/2013 do concurso público, que visa o provimento de 304 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimento básico de até R$ 1.965,02, por jornada de 20 a 40 horas semanais.
Cargos
Motorista Rodoviário, Motorista Marítimo, Merendeira, Servente, Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Agente de Fiscalização Ambiental, Agente de Licenciamento Ambiental, Fiscal de Tributos, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Contabilidade, Técnico em Agropecuária, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Assistente Social, Psicólogo, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Professor, Auxiliar de Disciplina, entre outros cargos detalhados no edital, disponível na íntegra no site www.intelectus-ap.com.br.

Inscrição
A inscrição será recebida no período de 28 de junho a 06 de setembro de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Ferreira Gomes, Av. Hildemar Maia, 281/ com Princesa Isabel. (Ação Social) ou em Macapá na sede da INTELECTUS - Av. Ernestino Borges, 591- Altos – Centro ou por meio do site www.intelectus-ap.com.br e, ainda, nos postos avançados definidos pela Intelectus. A taxa varia de R$ 45 a R$ 65, de acordo com o cargo escolhido.

Seleção e Validade
O concurso constará apenas de prova objetiva, que será aplicada provavelmente nos dias 21 e 22 de setembro de 2013. Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados em até 03 dias de transcorridas as provas e afixados nos principais logradouros do município (Escolas, Câmara municipal e Prefeitura) e no site da Intelectus.

O prazo de validade do concurso público esgotar-se-á em dois anos, a contar da data de publicação do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério administração municipal.

Concurso Conselho Federal de Fonoaudiologia 2013

O Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa publicou edital N° 001/2013 de concurso público de provas e títulos destinado a concessão e registro do Título de Especialista na área da Fonoaudiologia, nas especialidades de Audiologia, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Linguagem, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva e Voz.
 
O concurso será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional - IDECAN.
 
Para participar, o candidato deverá ser Fonoaudiólogo inscrito no Conselho Regional de Fonoaudiologia de sua jurisdição nos últimos 3 anos consecutivos em exercício ativo, contados até a data de realização das Provas Objetivas, Discursiva e Títulos, e estar em pleno gozo dos seus direitos.
 
 
As inscrições, no valor de R$ 150,00, se realizarão somente via internet, das 14h00 do dia 5 de agosto de 2013 às 23h59 do dia 25 de agosto de 2013, no site www.idecan.org.br.
 
As provas escritas objetivas de múltipla escolha e discursivas serão realizadas simultaneamente nas cidades de Ipojuca/PE e São Paulo/SP, com data inicialmente prevista para o dia 22 de setembro de 2013 (domingo), com duração de 4 (quatro) horas para sua realização, em turno único, no horário de 08h30 às 12h30, horário oficial de Brasília/DF.
 
Os locais de realização da prova escrita, para os quais deverão se dirigir os candidatos, será divulgado a partir de 16 de setembro de 2013 no endereço eletrônico www.idecan.org.br. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova escrita e comparecimento no horário determinado.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.idecan.org.br, a partir das 16h00 do dia subsequente ao da realização da prova escrita objetiva de múltipla escolha (segunda-feira).
 
A validade do concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Goianinha (RN) 2013

O Município de Goianinha, NO Estado do Rio Grande do Norte, através da FUNVAPI -  Fundação Vale do Piauí, publicou edital N° 001/2013 de concurso público, com o objetivo de preencher 431 vagas no quadro permanente da Prefeitura de Goianinha. As vagas ofertadas são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.700,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de agente de endemias, agente de saúde, assistente social, atendente de farmácia, auxiliar de saúde bucal, auxiliar administrativo, auxiliar de secretaria, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de creche, agente fiscal de tributos, bioquímico, contador, coveiro, coordenador pedagógico, eletricista de automotivos, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fiscal ambiental, professor e demais cargos.

As inscrições serão feitas somente via internet no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, das 8h do dia 29 de julho às 23h59 do dia 18 de agosto de 2013.

As taxas variam de R$ 35,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de nível médio/técnico e de R$ 70,00 para cargos de nível superior.

A prova será realizada na cidade de Goianinha, no dia 22 de setembro de 2013, no horário das 8h00min às 12h00min. Dependendo do número de inscritos e da capacidade física das escolas de Goianinha–RN, poderá haver prova em dois turnos e/ou dois dias. Nesse caso, os inscritos serão informados por meio do cartão de inscrição.

O gabarito oficial da prova escrita será divulgado pela FUNVAPI, através do endereço eletrônico www.funvapi.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Goianinha no dia 23 de setembro de 2013.

O resultado final do concurso será publicado no Diário Oficial dos Municípios, respeitando a ordem de classificação dos aprovados, divulgado pela Prefeitura Municipal de Goianinha e no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, até o dia 14 de novembro de 2013.

Este concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Capim Grosso (BA) tem inscrições reabertas

A Prefeitura de Capim Grosso, cidade localizada a 272 km de Salvador, na Bahia, lançou o edital nº. 001/2013 de processo seletivo sob o Regime Especial de Direito Administrativo-REDA, destinado ao provimento de 99 vagas para vários cargos da Secretaria Municipal de Assistência Social, sendo 61 para posse imediata e 38 para cadastro reserva. As vagas providas são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 678,00 a R$ 2.300,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

O certame será realizado sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Capim Grosso e executado pela empresa Instituto de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento Municipal - IEPDM. Das vagas existentes, 5% por cargo, serão destinadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente Social Secretaria, Assistente Social do CRAS, Assistente Social do CREAS, Psicólogo de CRAS, Psicólogo de CREAS, Coordenador do CREAS, Coordenador do CRAS, Coordenador do SCFV, Educador Física SCFV, Educador social para o SCFV, Agente de Serviço de Secretaria, Agente de Apoio Secretaria, Cadastrador de Bolsa Família, Digitador Bolsa Família e demais cargos.

Inscrições
Só serão aceitas inscrição via internet e, unicamente através do endereço eletrônico www.idmconcursos.com.br, até as 17:00 do dia 26 de julho de 2013.

Taxas
- Nível Médio e Técnico - R$ 40,00;
- Nível Superior R$ 50,00.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente em 18 de agosto de 2013, em locais a serem previamente divulgados, sendo os candidatos convocados para as provas através de Edital publicado no quadro de avisos desta Prefeitura, no site da Empresa organizadora do Processo Seletivo no seguinte endereço eletrônico: www.idmconcursos.com.br.

Validade
O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo antes de esgotado prazo ser prorrogado uma vez, por até igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo.

Concurso Prefeitura de Ascurra - SC

A Prefeitura de Ascurra, em Santa Catarina, divulgou edital nº. 002/2013 de concurso público visando o preenchimento de 31 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O salário é de até R$ 2.455,32, com carga horária de 10, 20, 40 e 44 horas semanais.
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Auditor Fiscal, Farmacêutico, Médico (Clínico Geral, Pediatra e Ginecologista), Nutricionista, Supervisor de Recursos Humanos, Professor (Artes, Educação Física e Língua Estrangeira), Atendente Geral, Técnico em Enfermagem, Atendente de Combate às Endemias, Atendente de Educação Infantil, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Educação, Atendente de Veterinário, Motorista, Operador de Equipamentos, Agente Operacional e Oficial de Manutenção/Conservação.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br, no período de 08 a 29 de agosto de 2013.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Aos candidatos que não dispuserem de acesso à internet poderão usar um computador que será disponibilizado na Prefeitura de Ascurra, situada à rua Benjamin Constant, 221 - centro, das 09:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:00, no período de realização das inscrições.
 
Prova
O certame será composto de prova objetiva, prática (Motorista e Operador de Equipamentos) e títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de setembro de 2013, das 09:00 às 12:00, em local a ser previamente divulgado por meio de edital de convocação, no site oficial do município www.ascurra.sc.gov.br e no site www.noroesteconcursos.com.br. Já a prova prática será realizada no mesmo dia da prova objetiva, às 13:00 no Estacionamento da festa – Pertutti, situado à Rua Lucio Marchi, bairro Nossa Senhora de Lurdes.
 
No dia seguinte a aplicação das provas, os cadernos de questões estarão disponíveis na integra no site  www.noroesteconcursos.com.br, para consulta on-line pelos candidatos.
 
Será aplicada prova de títulos aos candidatos aprovados nos cargos de nível superior.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, prorrogáveis, a critério da administração, por igual período.
O edital encontra-se publicado no site www.ascurra.sc.gov.br.

Concurso Prefeitura de São Martinho da Serra - RS

A Prefeitura Municipal de São Martinho da Serra, no estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital 01/2013 de concurso público para o provimento de 13 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 3.398,11 por carga horária de 20 a 44 horas.
 
Cargos
Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente Fiscal, Auxiliar de Consultório Odontológico, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico (Clínico Geral, Ginecologista e Pediatra), Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Professor de Educação Física, Professor Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries, Técnico Contábil e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições via internet poderão ser realizadas até o dia 13 de agosto de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa varia de R$ 50 a R$ 100.
 
A seleção constará de prova objetiva para todos os cargos, prova prática para os candidatos às vagas de Motorista, Operador de Máquinas e Operário, além de prova de títulos para os cargos de Professor. A prova objetiva será aplicada provavelmente em 15 de setembro de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 29 de agosto.
 
O concurso terá validade por dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável  uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Concurso Prefeitura de Itaju - SP

A Prefeitura de Itaju, no Estado de São Paulo, publicou extrato do edital N° 003/2013 de concurso público de provas para o preenchimento de 01 vaga no cargo de Médico (Ortopedista), com salário de R$ 3.053,86 em carga horária de 20 horas semanais.
 
Para exercer a função, o contratado deve ter formação em curso superior de Medicina, especialização na área e registro no conselho profissional.
 
As inscrições estarão abertas até o dia 02 de agosto de 2013, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h, na sede da Prefeitura Municipal de Itaju, sita à Rua João Batista Módolo, 248 – Centro - Itaju - SP, respeitando-se, para fins de recolhimento do emolumento, o horário de expediente da Prefeitura.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 14 de agosto de 2013, às 19:30h, na EMEF Prof. Erasto Castanho de Andrade, sita a Rua Antonio Salvador Romero, 277 - Centro - Itaju - SP.
 
O edital completo com mais detalhes sobre o certame está afixado no local de costume na sede da Prefeitura Municipal, onde poderá ser consultado por qualquer interessado.

Prefeitura de Araputanga (MT) abre processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Araputanga, estado do Mato Grosso, lançou o edital Nº 01/2013 de processo seletivo para contratação temporária de 08 profissionais em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 804,33 e R$ 2.031,42, com carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de deficiência física serão destinados 5% das vagas dos respectivos cargos, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Cargos: Professor, Motorista, Apoio Administrativo Educacional e Técnico em Enfermagem.
 
Interessados, devem efetuar a inscrição de forma gratuita até 29 de julho de 2013, das 08:00 às 10:00 e das 13:00 às 16:00, na sede da Prefeitura de Araputanga.
 
O candidato deverá apresentar e entrega, no ato de inscrição, a cópia (frente e verso) de um documento de identidade que contenha foto, e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), que serão anexados a ficha de inscrição, não sendo aceito, documento via fax.
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 03 de agosto de 2013, das 19:00 às 22:00, na Escola Rodolfo Trechald Curvo, situada na avenida Sebastião Francisco de Almeida, 471, bairro São Sebastião, Araputanga/MT.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 05 de agosto de 2013, nos murais da Prefeitura de Araputanga – MT e nos sites www.amm.org.br/www.araputanga.mt.gov.br.
 
A entrega dos títulos para contagem de pontos estão previstas para os dias 08 e 09 de agosto de 2013.
O processo seletivo será válido por 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período, havendo conveniência administrativa.
 
O edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 23 de julho de 2013, pág. 16 a 19.

Prefeitura de Leopoldina (MG) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Leopoldina, no Estado de Minas Gerais, publicou edital de chamamento nº. 015/2013, destinado à contratação de um (01) Médico para atender ao Programa Saúde da Família - Núcleo do Bairro Bela Vista I.
 
Os aprovados terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de até  R$ 1.434,93 mais R$ 1.434,93 (Adicional de extensão de jornada) e R$ 3.557,19 (gratificação por dedicação ao PSF).
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 1º de agosto de 2013, das 07:00 às 18:00 horas (de segunda a sexta-feira), na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 61, Centro, Leopoldina/MG.
 
Será exigida dos candidatos à seleção, para fins de inscrição, a apresentação do original e cópia dos seguintes documentos:
  • Documento de Identidade com foto;
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;
  • Quitação com a obrigação militar (masculino);
  • Curso de Nível Superior em Medicina, registro no Conselho de Classe e comprovante de Habilitação;
  • Currículo.
A seleção será constituída de análise de currículo discriminando títulos e experiência profissional.
 
O resultado será divulgado na data provável de 02 de agosto de 2013 no site www.leopoldina.mg.gov.br, publicado no Diário Oficial do Município – Jornal Equipe, além de ser afixado nos quadros de avisos da Prefeitura de Leopoldina.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da data de publicação do resultado, prorrogado por igual período de acordo com o interesse da administração.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 23 de julho de 2013, pág. 24 a 25.