Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fugir de aglomeração, lavar as mãos e tomar vacina evitam doenças no frio

Médicos dão dicas para prevenir problemas como gripe, resfriado e alergia. Para não ter ressecamento e coceira na pele, tome banhos mais curtos
 
Com o frio intenso e repentino dos últimos dias, muitas pessoas – principalmente no Sul e Sudeste – já estão preocupadas com possíveis gripes, resfriados e outros problemas respiratórios ligados à queda das temperaturas. Para evitar essas e outras doenças, o G1 ouviu especialistas no assunto e traz algumas dicas para você se prevenir.
 
Segundo o infectologista e imunologista Esper Kallás, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), não é o frio que transmite doenças, mas a aglomeração de pessoas em um mesmo lugar, principalmente se houver tosse, espirros e contato físico.
 
"Se o responsável fosse o frio, os países do norte e extremo sul do planeta teriam mais doenças, e não é o que a gente vê. O importante é evitar contato com quem está doente, lavar sempre as mãos (com água e sabão ou álcool em gel) e manter o calendário de vacinação atualizado (contra gripe e meningite, por exemplo), principalmente entre os grupos de risco", enumera. Com a imunização, se a doença vier, será mais fraca, por vírus não incluídos na dose deste ano.
 
Vá ao PS só em emergência
O médico lembra, ainda, que não se deve ir ao pronto-socorro à toa, apenas quando o indivíduo precisar de fato, se estiver passando muito mal.
 
"Caso o paciente esteja com um resfriado simples, febre baixa, não compensa (ir ao PS), pois pode acabar pegando alguma doença mais séria por lá", diz Kallás.
 
O pediatra Clóvis Francisco Constantino, vice-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, reforça que, se a criança ou o adulto apresentar algum sintoma respiratório, é melhor procurar um médico no consultório, e só ir ao PS se for uma situação verdadeira de urgência ou emergência.
 
"Se a criança estiver alegrinha, com uma atividade boa, não é urgente", destaca. O clínico geral Arnaldo Lichtenstein, do Hospital das Clínicas de São Paulo, complementa: "Se os sintomas não melhorarem em dois ou três dias, com muita coriza, tosse e outros sinais, aí sim é bom procurar um médico", diz.
 
Problemas respiratórios, alérgicos e circulatórios
Já quem tem problemas respiratórios (como asma) ou alérgicos (como rinite e bronquite) deve fazer acompanhamento contínuo com um profissional e estar medicado, e não apenas se tratar durante o frio, quando há maior risco de choque térmico e piora das crises.
 
Por isso, de acordo com Lichtenstein, é importante se agasalhar bem e evitar sair muito rápido de um ambiente quente para o frio.
 
"Banhos muito quentes e demorados ressecam a pele e podem dar coceira intensa", afirma.

 Mas é preciso ficar atento para não se cobrir demais nem "encapotar" as crianças, para que a pessoa não sue, tire a roupa e se exponha de forma abrupta a esse contraste, diz o pediatra Constantino.
 
O clínico Lichtenstein lembra, ainda, que a pressão arterial costuma aumentar no inverno, por isso quem tem hipertensão deve manter a doença sob controle.
 
Para o clínico geral Alfredo Salim Helito, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, pessoas que apresentam problemas circulatórios, principalmente nos membros inferiores, devem ter muito cuidado com água quente, aquecedores e cobertores térmicos.
 
"Prefira meias de lã e roupas que realmente aquecem, e não métodos mecânicos, pois essas doenças causam alteração de sensibilidade e a pessoa pode queimar o pé sem perceber", ressalta.
 
O médico pede atenção especial para crianças, idosos, diabéticos, pacientes com câncer, transplantados e imunossuprimidos em geral (como indivíduos com HIV), que ficam ainda mais suscetíveis a doenças.
 
"Uma boa dica é pôr as roupas de frio e cobertores ao ar livre, para ventilar, mesmo que não tenha sol. Isso destrói os ácaros e é melhor que usar um aquecedor, que pode ressecar demais o ar e ainda aumentar o risco de acidentes, queimaduras e até incêndios", diz Salim Helito.
 
Alimentação e hidratação
É importante também se manter bem alimentado e hidratado nesta época. O clínico do Sírio-Libanês recomenda sopas, leite e chá quente para manter o corpo aquecido.
 
Mas Lichtenstein alerta para os exageros: "No frio, a gente costuma comer demais, por isso é importante ficar de olho".
 
O pediatra Constantino reforça a necessidade de ingerir bastante líquido. "Um organismo bem hidratado é mais resistente a doenças, o sistema imune funciona melhor, o sangue circula de forma mais eficiente e oxigena bem os tecidos", enumera.
 
Sobre os alimentos, ele diz que é preciso comer sem restrições, mas com moderação. E fazer isso devagar, de maneira suave, mastigar bem, para não chegar nada gelado no fundo da garganta.
 
Pele
Um dos órgãos que mais sofrem durante o inverno é o maior do corpo humano: a pele. Segundo o pediatra Constantino, quando for tomar banho, aqueça primeiro o ambiente, por cerca de 5 minutos, para melhorar o nível de conforto. Não há problema em usar aquecedor no local, segundo ele. Antes de sair e se trocar, porém, desligue o aparelho, para não sofrer nenhum choque térmico.
 
Além disso, vários problemas de pele podem piorar com o frio, segundo a médica Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É o caso da acne, da psoríase (doença inflamatória que causa manchas avermelhadas com descamação), da rosácea (doença crônica que deixa o rosto avermelhado) e dos eczemas (inflamações que causam coceira, vermelhidão e inchaço pelo corpo).
 
Isso ocorre porque o frio aumenta o ressecamento da pele e acaba piorando a coceira. Ao se coçar, a pessoa fica com mais lesões. E os mais velhos sofrem ainda mais, por já terem a pele naturalmente mais seca.
 
A dica de Denise é não tomar mais de um banho por dia, principalmente no frio, e hidratar bem a pele do corpo inteiro.
 
"Passe o creme com a pele ainda úmida, após tirar o excesso de água com a toalha. Essa é a hora ideal, pois a pele fica mais receptiva à penetração do produto. Além disso, existem alguns hidratantes próprios para o banho, para usar debaixo do chuveiro", diz a médica.
 
Segundo a dermatologista, é importante também ficar de olho nas unhas e no couro cabeludo, que podem apresentar problemas de ressecamento nesta época do ano.
 
"A cabeça pode coçar, assim como a pele. Por isso, evite xampus antisseborreicos, que desengorduram demais e podem desidratar o couro. Outras dicas são trocar o xampu neste período, não lavar o cabelo mais de uma vez por dia e passar loção hidratante nos fios", afirma.
 
Para as unhas, vale hidratar bem toda a mão e colocar luvas, para o produto penetrar mais. O mesmo é indicado para os pés: aplique um hidratante, feche com um papel-filme, durma com ele e retire ao acordar. Se não quiser passar a noite com o creme, faça isso antes de dormir ou quando preferir.
 
Denise também recomenda, para melhorar a pele, beber bastante líquido e ingerir cápsulas de ômega 3, óleo de linhaça ou óleo de peixe, sempre sob recomendação médica.
 
"Além disso, se a pessoa estiver fazendo algum tratamento antienvelhecimento, com ácido retinoico, e apresentar irritação, vermelhidão e descamação, como se tivesse feito um peeling, o ideal é interromper o uso dos ácidos mais fortes, associar com um hidratante e ver se dá para continuar o processo", afirma.
 
Veja abaixo as diferenças de sintomas mais comuns entre resfriado e gripe:

CaracterísticasResfriadoGripe (comum e H1N1)
Febre (Foto: Arte/G1)
Não chega a 38º CCostuma ser alta, acima de 38º C
Dor de cabeça (Foto: Arte/G1)
FracaIntensidade média
Dor muscular (Foto: Arte/G1)
FracaIntensidade média
Dor de garganta (Foto: Arte/G1)
Pode haverPode haver
Tosse (Foto: Arte/G1)
FracaGeralmente forte
Espirros (Foto: Arte/G1)
SimSim
Mal-estar (Foto: Arte/G1)
SimSim
Cansaço (Foto: Arte/G1)
FracoMédio
Secreção nasal (Foto: Arte/G1)
IntensaIntensa
Muco (catarro) (Foto: Arte/G1)
IntensoIntenso
Diarreia (Foto: Arte/G1)
NãoPode haver
Dor nos olhos (Foto: Arte/G1)
Apenas quando há conjuntivite associadaApenas quando há conjuntivite associada
Manchas vermelhas (Foto: Arte/G1)
NãoNão
Calafrios (Foto: Arte/G1)
NãoSim, associados à febre
Perda de apetite (Foto: Arte/G1)
 
Comum e associado à perda do paladar e do olfatoComum e associado à perda do paladar e do olfato
Complicações (Foto: Arte/G1)
Geralmente não há, mas pode evoluir para uma sinusitePneumonia, broncopneumonia, otite, bronquite, sinusite e insuficiência respiratória
Duração (Foto: Arte/G1)
De dois a quatro dias. Em fumantes, pode chegar a uma semanaUma semana

Fontes: Infectologista Caio Rosenthal, do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas; clínico geral e infectologista Paulo Olzon, da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, e Ministério da Saúde

Fonte G1

Dengue já atingiu 40 mil pessoas na América Central somente este ano

Em Tegucigalpa, Honduras, mães aguardam atendimento para filhos com sintomas de dengue. (Foto: AFP Photo /Orlando Sierra )
Foto: AFP Photo /Orlando Sierra
Em Honduras, mães aguardam atendimento para filhos com dengue
Região registra grande aumento de casos em relação ao ano passado. Até agora, foram registradas 29 mortes; Honduras é o país mais afetado
 
Um surto de dengue já provocou a morte de 29 pessoas na América Central este ano, de acordo com a EFE. No total, foram mais de 40 mil infectados pela doença.

O país com mais mortes registradas foi Honduras, com 15 vítimas fatais, seguido por Guatemala, com 6 mortos, Nicarágua, com 4, Costa Rica, com 3 e El Salvador, com uma morte.
 
Honduras realizou nesta sexta-feira (26) a última jornada de uma campanha de três dias para erradicar as larvas do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

De acordo com o governo do país, mais de 12 mil pessoas foram infectadas com o tipo clássico e mais de 1,5 mil com o tipo grave ou hemorrágico.
 
Soldados procuram criadouros de mosquitos da dengue em Tegucigalpa, Honduras. (Foto: AFP Photo /Orlando Sierra)
Foto: AFP Photo/Orlando Sierra
Soldados procuram criadouros de mosquitos Aedes
aegypti em Tegucigalpa, Honduras
O número de mortes aumentou muito em relação aos anos anteriores. No ano passado inteiro, por exemplo, Honduras registrou apenas duas mortes por dengue, em comparação com as 15 deste ano. De acordo com a AFP, no esforço para eliminar o problema, o governo tem usado o slogan: “Sem criadouro, não há mosquitos. Sem mosquitos, não há dengue”.
 
Já na Guatemala, as autoridades reportaram 3.691 casos de dengue clássica e declararam estado de alerta no departamento de Jutiapa, que faz fronteira com El Salvador.
 
Na Nicarágua, onde 1.660 casos foram reportados, o governo também adotou várias campanhas institucionais, entre elas uma em que funcionários visitam casa por casa para orientar a população sobre a necessidade de eliminar os criadouros de mosquitos.
 
Na Costa Rica, funcionário faz fumigação de uma casa para eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue (Foto: AFP Photo/Hector Retamal)
Foto: AFP Photo/Hector Retamal
Na Costa Rica, funcionário faz fumigação de uma casa
para eliminar criadouros do mosquito da dengue
Na Costa Rica, as autoridades de saúde contabilizaram cerca de 17 mil casos este ano, a maioria na costa do Pacífico, cerca de 300% a mais do que os casos registrados no  mesmo período de 2012.

O Ministério da Saúde do país criou, inclusive, um jogo online para ensinar a população a identificar os criadouros de mosquitos.
 
Pelo menos 3.774 casos de dengue foram também foram confirmados em El Salvador, 7% a mais do que o registrado no mesmo período de 2012. O único caso de morte do país foi uma bebê de 10 meses.
 
No Panamá, diferentemente dos outros países da América Central, as autoridades registraram uma discreta diminuição do número de casos.

No primeiro semestre, foram 379 casos, 9,5% a menos do que o ocorrido no mesmo período no ano passado. Lá, um projeto de prevenção contra dengue introduziu no ambiente mosquitos transgênicos, chamados de “terminator”, que têm o objetivo de erradicar o transmissor da dengue.
 
A dengue afeta entre 50 e 100 milhões de pessoas por ano e tem como principais sintomas febre, dores musculares e nas articulações, dores de cabeça, enjoos e vômitos.
 
Fonte G1

Estudo associa consumo de café com menor risco de suicídio

Famoso cafezinho traz muitos benefícios (Foto: Mariane Rossi/G1)
Foto: Mariane Rossi/G1
Café pode ter efeito antidepressivo
Motivo pode ser o efeito antidepressivo da cafeína. Pessoas deprimidas, contudo, não devem tomar mais café, dizem autores
 
Estudo feito na Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos EUA, associa o consumo de café com a redução de cerca de 50% do risco de suicídio em homens e mulheres. O trabalho foi publicado no “The World Journal of Biological Psychiatry”.
 
Analisando dados de três grandes estudos feitos com mais de 208 mil pessoas, os pesquisadores identificaram que quem toma entre duas e quatro xícaras diárias de café com cafeína tem uma tendência ao suicídio menor do que quem ingere café descafeinado ou não toma a bebida.
 
A explicação pode estar no fato de a cafeína, além de ser um estimulante, ter um leve efeito antidepressivo ao estimular a produção de neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e  noradrenalina.
 
Apesar da conclusão do estudo, seus autores recomendam que adultos deprimidos não tomem mais café, porque em geral as pessoas já fazem um consumo do produto num nível ajustado ao seu bem-estar. Se passarem a tomar mais, podem sentir efeitos desagradáveis do excesso de cafeína.
 
Fonte G1

O que significam TGO, TGP, GAMA GT e Bilirrunina?

Icterícia
A dosagem da AST e ALT, também conhecidas pelas siglas TGO e TGP, são ferramentas essenciais para o diagnóstico das doenças do fígado.
 
Estas enzimas fazem parte do hepatograma, um conjunto de análises voltadas para identificar alterações na função do fígado e das vias biliares.
 
Neste artigo vamos explicar o que significa cada elemento do hepatograma, incluindo TGO, TGP, fosfatase alcalina, gama- GT e bilirrubinas.
 
O que é o hepatograma?
Chamamos de hepatograma o conjunto de elementos dosados no sangue que fornecem indicações sobre o funcionamento do fígado e das vias biliares. Por isso, o hepatograma pode também ser chamado de provas de função hepática.
 
O hepatograma consiste no doseamento das seguintes substâncias:

- AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), antigamente chamada de TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica), respectivamente.

- Fosfatase alcalina

- GGT ou Gama GT (Gama glutamil transpeptidase)

- Bilirrubinas (direta, indireta e total)

- TAP (tempo de protrombina ativada) ou TP (tempo de protrombina) e INR

- Albumina

- 5′ nucleotidase (5′NTD)

- LDH (lactato desidrogenase)

Em geral, nos pacientes assintomáticos e sem doença do fígado conhecida, apenas os quatro primeiros elementos costumam ser solicitados. São exames de rastreio para se identificar alguma doença oculta do fígado e/ou das vias biliares. Já naqueles sabidamente com problemas hepáticos, a dosagem de todos os itens se faz necessária para uma melhor avaliação da função do fígado.
 
Vamos então falar detalhadamente de cada item:
obs: TGO e AST, assim como TGP e ALT, são siglas diferentes para a mesma enzima. Para não criar confusão, usarei a partir de agora apenas as siglas TGO e TGP, que ainda são as mais usadas.
 
Transaminases (ALT e AST) ou (TGP e TGO)
As transaminases ou aminotransferases são enzimas presentes dentro das células do nosso organismo, sendo responsáveis pela metabolização de algumas proteínas. As duas principais aminotransferases são a TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica).
 
Estas enzimas estão presentes em várias células do nosso corpo e apresentam-se em grande quantidade no hepatócitos (células do fígado). O fígado é uma espécie de estação de tratamento, sendo o órgão responsável pela metabolização de todas as substâncias presentes no sangue.
 
Toda vez que uma célula que contenha TGP ou TGP sofre uma lesão, essas enzimas “vazam” para o sangue, aumentando a sua concentração sanguínea. Portanto, é fácil entender por que doenças do fígado, que causam lesão dos hepatócitos, cursam com níveis sanguíneos elevados de TGO e TGP.
 
A TGO está presente também nas células dos músculos e do coração, enquanto que a TGP é encontrada quase que somente dentro das células do fígado. A TGP, é portanto, muito mais específica para doenças do fígado que a TGO.
 
Há algumas décadas, quando ainda não existiam os atuais marcadores de infarto do miocárdio, usávamos a TGO como um marcador de lesão do coração nos doentes com suspeita de isquemia cardíaca. Por uma razão óbvia, nestes casos, apenas a TGO se elevava, permanecendo a TGP em níveis normais, já que está última só existe no fígado.
 
Como as duas enzimas estão presentes em quantidades semelhantes nas células do fígado, as doenças deste órgão cursam com elevação tanto da TGO quanto da TGP.
 
As principais doenças que causam elevação das transaminases são:
 
- Hepatites virais 

 - Cirrose 

 - Esteato-hepatite

- Abuso de bebidas alcoólicas

- Lesão do fígado por drogas e medicamentos (hepatite medicamentosa)

- Insuficiência cardíaca

- Isquemia do fígado (hepatite isquêmica)

- Câncer do fígado

- Doenças musculares
 
Doenças mais raras que frequentemente cursam com lesão hepática:
 
- Hepatite autoimune

- Doença de Wilson

- Deficiência de alfa-1-antitripsina

 - Hemocromatose
 
Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite superior sempre ao redor de 40 e 50 U/L.
 
Valores até 3x maiores que o limite são inespecíficos e podem significar lesão de outros órgãos que não o fígado. Lesões musculares e hipotireoidismo são causas de pequenas elevações, principalmente do TGO. Lesões restritas às vias biliares também podem cursar com pequenos aumentos das transaminases, normalmente associada a grandes elevações da GGT e fosfatase alcalina (explico mais adiante).
 
TGO e TGP acima de 150 U/L sugerem fortemente doença do fígado. Apenas pelas transaminases elevadas não é possível saber a causa da lesão do fígado, sendo necessária uma maior investigação.
 
TGO e TGP  maiores que 1000 U/L são causadas habitualmente por hepatites virais, hepatites por drogas (mais comum é intoxicação por paracetamol) ou hepatite isquêmica.
 
Além do valor absoluto das transaminases, outra dica é comparar a relação entre os valores de TGO e TGP. Normalmente a relação TGP/TGO = 0,8, ou seja, a TGO costuma ser apenas ligeiramente maior que a TGP. Na hepatite por abuso de álcool, a TGO eleva-se mais e costuma ser pelo menos 2x maior que a TGP (TGO/TGP > 2). Nos casos de cirrose, os valores costuma ficar semelhantes (TGP/TGO = 1). Obviamente isso são apenas dicas. São dados que sozinhos não estabelecem nenhum diagnóstico.
 
É importante salientar que é perfeitamente possível ter uma doença hepática crônica e possuir transaminases normais. Isso é muito comum em pessoas com hepatite C crônica, por exemplo. Portanto, a ausência de alterações na TGO e TGP não descarta doenças do fígado.
 
A LDH é uma enzima presente em vários tecidos do corpo. Nos casos de lesão hepática, seus valores também aumentam. Ela, porém, é muito menos específica para o fígado do que a TGO e TGP. Mas é sempre mais um dado a ser levado em conta.
 
Fosfatase alcalina (FA) e Gama GT (GGT)
Enquanto as transaminases são usadas para se avaliar lesões das células do fígado, a fosfatase alcalina e a Gama GT são enzimas que se elevam quando há lesão das vias biliares.
 
Repare na ilustração abaixo. O fígado produz a bile, que é drenada pelas vias biliares. A árvore biliar nasce dentro do fígado e sua ramificações terminam se juntando, formando um ducto biliar comum, já fora do fígado, chamado de colédoco.

A GGT e a fosfatase alcalina são enzimas presentes nas células das vias biliares, e analogamente ao TGO e TGP, a lesão dessas células causa a elevação de suas enzimas no sangue.
 
Porém, a GGT e a FA não são tão específicas para as vias biliares quanto a TGO e, principalmente, a TGP são para o fígado. A fosfatase alcalina pode ser encontrada em grande quantidade em vários outros órgãos, principalmente nos ossos, placenta e intestinos. A Gama GT também encontra-se no coração, no pâncreas e no próprio fígado.
 
Em geral, o que sugere lesões das vias biliares é a elevação concomitante de ambas enzimas.
 
As principais patologias que cursam com elevação conjunta de GGT e fosfatase alcalina são:
 
- Obstrução das vias biliares

- Cirrose biliar primária

- Colangite (infecção das vias biliares)

- Câncer das vias biliares

- Uso de alguns medicamentos (corticoides, barbitúricos e fenitoína)
 
Abuso de bebida alcoólicas costuma causar uma elevação maior da GGT do que a fosfatase alcalina. Um doente com elevação de TGP menor que TGO e uma GGT maior que a fosfatase alcalina, provavelmente tem uma doença hepática causada por álcool.
 
Doenças do fígado que causem lesão das vias biliares intra-hepáticas podem cursar com elevação da TGO, TGP e também de GGT e FA. Do mesmo modo, obstruções das vias biliares que cursem com lesão do fígado também podem se apresentar com elevação das 4 enzimas.
 
A 5′ nucleotidase A 5´nucleotidase (5′NTD) é outra enzima presente nas vias biliares, semelhante a GGT. Seu aumento tem o mesmo significado.
 
Bilirrubinas
As bilirrubinas são restos da destruição das hemácias velhas e defeituosas pelo baço. A bilirrubina produzida no baço é transportada pelo sangue até o fígado, onde é processada e eliminada na bile. A bile é jogada no intestino, participa da digestão, e posteriormente é eliminada nas fezes (daí a cor marrom das fezes).
 
A bilirrubina do baço é chamada de bilirrubina indireta, enquanto que a transformada no fígado é a bilirrubina direta.
 
Nas análises de sangue conseguimos dosar os dois tipos de bilirrubina. De acordo com o tipo que se apresenta aumentado, podemos ter ideia da sua causa.
 
Se, por exemplo, temos alguma doença que aumente a destruição das hemácias (hemólise), teremos um aumento da bilirrubina indireta no sangue. Do mesmo modo, se o nosso fígado encontra-se doente e não funciona bem, a transformação de bilirrubina indireta em direta fica prejudicada, causando o acumulo da primeira.
 
Algumas pessoas apresentam alterações genéticas e são incapacidade de conjugar a bilirrubina indireta em direta. A alteração mais comum é a síndrome de Gilbert que está presente em até 7% da população. Frequentemente, essa síndrome é descoberta por acaso ao se solicitar o hepatograma.
 
Por outro lado, temos os casos em que a bilirrubina é transformada em direta, mas o fígado não consegue eliminá-la, fazendo com a mesma se acumule no sangue. Isto pode ocorrer no casos de obstrução do colédoco, seja por pedra ou por neoplasias. Em casos de hepatite aguda pode ocorrer edema das vias biliares intra-hepáticas e dificuldade das células do fígado em excretar a bilirrubina direta.
 
A bilirrubina total é a soma da direta com a indireta. Toda vez que seu valor sanguíneo for maior que 2 mg/dL, o paciente costuma apresentar-se com icterícia, a manifestação clínica da deposição de bilirrubina na pele.
 
Quando a icterícia ocorre por aumento da bilirrubina direta, isso significa que a mesma não consegue chegar aos intestinos. É comum que as fezes fiquem bem claras, quase brancas, pela falta de excreção do seu pigmento.
 
Outras dosagens da prova de função hepática
Uma vez estabelecido o diagnóstico de lesão no fígado, é possível ter uma ideia do grau de falência hepática. As duas principais dosagens para esse fim são a albumina e o TAP (TP).
 
A albumina é um proteína produzida no fígado e a queda nos seus valores sanguíneos podem indicar má função hepática.
 
Do mesmo modo, o fígado também participa na produção de vitamina K que está envolvida no processo de coagulação do sangue. Pessoas com falência hepática apresentam maior dificuldade em coagular o sangue, o que pode ser aferido pela dosagem do TAP (TP) ou pelo INR.
 
Fonte mdsaude.com

Os 20 primeiros sintomas de gravidez

Náuseas e vômitos são sintomas típicos do 1º trimestre
 de gravidez e tendem a desparecer no 2º trimestre
Os primeiros sintomas de gravidez são importantes para alertar a futura mãe, fazendo com que a mesma procure logo um dos métodos para o diagnóstico, seja através do exame de sangue ou do simples teste de gravidez de farmácia.
 
Saber precocemente que está grávida é essencial para que a mulher inicie o seu seguimento pré-natal o mais cedo possível. As mulheres que ficam sabendo da gravidez em estágios iniciais podem tomar medidas que beneficiam o feto, tais como, melhorar o controle de glicose no sangue, aprimorar a dieta, usar suplementos como ácido fólico e ferro, vigiar a pressão arterial, tratar infecções precocemente e evitar o consumo de álcool ou drogas potencialmente nocivas ao bebê no primeiro trimestre de gestação.
 
Os primeiros sinais e sintomas da gravidez surgem geralmente três semanas após a fecundação. Porém, em alguns casos, a gravidez já mostra sinais tão cedo quanto o sexto dia após a concepção. Portanto, apesar de não ser o mais habitual, é perfeitamente possível a mulher já apresentar sintomas de gravidez nos primeiros dias de gestação.
 
Neste texto vamos abordar 20 mais comuns sintomas de gravidez nas primeiras semanas ou meses de gestação. São eles:
  1. Sangramento vaginal.
  2. Cólicas ou dor abdominal.
  3. Atraso menstrual.
  4. Aumento dos seios.
  5. Alterações na aparência dos seios.
  6. Náuseas e vômitos.
  7. Constipação intestinal.
  8. Inchaço abdominal.
  9. Cansaço.
  10. Aumento da frequência urinária.
  11. Desejos alimentares.
  12. Alteração do paladar.
  13. Alterações do olfato.
  14. Aumento dos gases.
  15. Tonturas.
  16. Variações do humor.
  17. Dor de cabeça.
  18. Dor lombar.
  19. Acne.
  20. Corrimento vaginal.
Antes de seguirmos, é importante salientar que os sinais e sintomas de gravidez não são os mesmos para todas as mulheres. Além disso, uma mesma mãe pode ter sintomas completamente diferentes entre duas gravidezes distintas. Os sinais de gestação também podem variar em sua intensidade, frequência e duração.
 
Tenha em mente que muitos dos sintomas precoces da gestação podem parecer semelhantes aos desconfortos pré-menstruais que você está habituada. As mulheres que não estão tentando engravidar não ficam muito atentas aos sinais do seu corpo, e os primeiros sintomas da gravidez podem passar despercebidos, sendo confundidos com os sinais de uma menstruação a caminho.

20 sinais e sintomas da gravidez
 
1 - Pequeno sangramento vaginal
Uma vez fecundado o óvulo por um espermatozoide, o agora embrião percorre as trompas e se implanta na parede do útero em 6 a 12 dias. Esta implantação pode causar um pequeno sangramento uterino, que muitas vezes é confundido com uma menstruação que está para chegar.
 
Como esse sangramento costuma ocorrer próximo ao período em que a menstruação é esperada, algumas mulheres o tratam como uma menstruação que veio fraca e nem desconfiam que este é o primeiro sinal da sua gravidez.
 
A implantação do ovo no útero é apenas uma das várias causas de sangramento vaginal na gravidez. Mais de 20% das grávidas apresentam algum sangramento vaginal no primeiro trimestre de gestação.
Portanto, se você está tentando engravidar e apresenta uma menstruação diferente da usual, fique atenta, pois este pode ser um sinal de gravidez inicial.
 
2 - Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen, às vezes, uma sensação de inchaço na barriga, mimetizando os sintomas que surgem dias antes da menstruação.
 
Durante a gravidez, o útero sofre alterações constantes, inclusive de tamanho, o que estimula o aparecimento de algumas contrações uterinas, sentidas pela mulher como cólicas. É comum também uma sensação de peso na parte inferior do ventre.
 
Conforme a gravidez avança, leves contrações uterinas podem se tornar comuns, que é uma espécie de treino do útero para quando chegar a hora de contrair de verdade durante o trabalho de parto.
 
Estes incômodos e cólicas do início da gravidez, quando associados a um sangramento vaginal, pode muito bem enganar as grávidas, fazendo-as pensar que menstruaram.
 
Atenção: tanto as cólicas quanto o sangramento vaginal nas fases inicias da gravidez costumam ser muito menos intensos do que aqueles que ocorrem na menstruação de verdade.
 
3 - Atraso menstrual
O atraso da menstruação é o sinal clássico de gravidez. É geralmente o sinal que faz com que a mulher procure fazer um teste para saber se está grávida.
 
Todavia, nem todas as mulheres sentem facilidade em reconhecer este sintoma de gravidez. Algumas mulheres têm ciclos menstruais muito irregulares, apresentando, inclusive, períodos de anovulação (não ovulam durante um determinado mês), fazendo com que haja quase dois meses entre uma menstruação e outra. Além disso, como explicado acima, o sangramento vaginal no início da gravidez não é um evento raro, fazendo com que a interrupção da menstruação não seja imediatamente identificada.
 
É importante ressaltar que a menstruação pode atrasar por vários outros motivos que não uma gravidez, entre eles, estresse, infecções, troca de anticoncepcional, alterações o peso, cansaço… A própria expectativa pela menstruação, quando a mulher não quer de jeito nenhum engravidar, mas se descuidou tendo relações sexuais desprotegidas, pode causar um atraso menstrual.
 
4 - Aumento dos seios
Outro sinal típico de gravidez, o aumento das mamas pode surgir com apenas uma ou duas semanas de gestação. Além de maiores, as grávidas podem sentir os seios mais sensíveis e com sensação de inchaço. Às vezes, o simples ato de tocar nos seios ou vestir o sutiã torna-se incômodo.
 
O aumento dos seios ocorre por alterações hormonais que promovem a estimulação das glândulas mamárias, preparando-as para o período de amamentação que virá nos próximos meses. Em algumas mulheres, estas alterações ocorrem precocemente, enquanto outras só notam alterações nas mamas após passadas várias semanas de gravidez.
 
5 - Alterações na aparência dos seios
Além do aumento de volume, os hormônios produzidos na gravidez fazem as mamas das grávidas mudar de aparência. É comum haver escurecimento dos mamilos e aparecimento de veias ao redor dos seios. Estas alterações duram até o fim da amamentação.
 
6 - Náuseas e vômitos
As náuseas e vômitos da gravidez costumam surgir entre a 6ª e a 12ª semana de gestação. Entretanto, há mulheres que apresentam estes sintomas já na 2ª ou 3ª semana de gravidez.
 
Náuseas e vômitos são sintomas típicos do primeiro trimestre de gravidez e tendem a desparecer no segundo trimestre. Em alguns casos, os enjoos da gravidez são tão intensos que a mulher não consegue nem se alimentar. Casos graves, com necessidade de apoio médico, são chamados de hiperemese gravídica.
 
7 - Constipação intestinal
O aumento da produção do hormônio progesterona na gravidez faz com que alguns órgãos e tecidos do corpo fiquem mais “frouxos” ou “relaxados”. Isso ocorre de forma a facilitar a grande expansão de volume do útero que está por vir. Um dos órgãos que sofre esta ação são os intestinos, que ficam com menor capacidade de contrair, tendo mais dificuldade de manter o transito intestinal normal. Portanto, um sintoma de gravidez pouco comentado é a constipação intestinal (prisão de ventre).
 
8 - Inchaço abdominal
Você jurava que até a semana passada cabia naquela calça jeans super justa, e agora, de repente, a calça já não fecha mais na barriga. Mesmo quando o feto ainda é muito pequeno para causar expansão do útero, algumas mulheres podem notar um certo inchaço na região abdominal, que ocorre já como preparação do corpo para suportar o crescimento uterino. Esse inchaço é outro sintoma que pode ser confundido com os sintomas pré-menstruais.
 
- Cansaço
Uma sensação de cansaço desproporcional às suas atividades diárias é um sintoma de gravidez muito comum. Esta fadiga pode surgir com apenas uma semana de gestação. Se você já tem uma rotina cansativa durante o dia, ela pode se tornar exaustiva.
 
Aumento do sono também é muito comum. O seu corpo dá sinais de que precisa descansar com mais frequência. Você pode começar a querer ir para a cama mais cedo e ter mais dificuldade do que o habitual para acordar pela manhã. Durante o dia, uma boa soneca parece ser tudo o que você mais deseja.
 
O cansaço também é um sintoma do início da gravidez que habitualmente desaparece no segundo trimestre.
 
10 - Vontade frequente de urinar
Após cerca de seis semanas de gravidez, a grávida começa a sentir vontade de urinar com maior frequência. Estas viagens ao banheiro podem ocorrer, inclusive, durante a madrugada, atrapalhando o sono da gestante.
 
Nas primeiras semanas o aumento da urina ocorre por redução da capacidade da bexiga se esvaziar completamente, devido ao relaxamento provocado pelos hormônios da gravidez. No final da gravidez, o feto muito grande comprime a bexiga, reduzindo sua capacidade de armazenamento e fazendo com que pequenos volumes já desencadeiem vontade de urinar.
 
O aumento da frequência urinária é um sintoma de gravidez que surge precocemente, ocorre em praticamente 100% das grávidas e que, infelizmente, dura até o final da gestação.
 
É importante notar que se o aumento na frequência urinária vier acompanhada de urina mais escura e/ou ardência para urinar, uma infecção urinária pode ser a causa.
 
11 - Desejos alimentares
O desejo por certas comidas nas primeiras semanas de gestação é um dos sintomas mais clichés da gravidez. O desejo por alguns alimentos pode até fazer mulheres vegetarianas sentirem vontade de comer hambúrguer.
 
Do mesmo modo que surgem desejos, as grávidas também podem apresentar aversões a certas comidas e/ou cheiros. Aquele restaurante japonês que você adora, durante uma gravidez pode lhe causar náuseas só de passar pela porta.
 
12 - Alteração do paladar e do olfato
Além de ter desejos e aversões alimentares, a mudança de paladar é um outro sintoma muito comum de gravidez. Doces podem ser tornar demasiadamente doces, o café que você adora passa a ter um sabor esquisito e durante o dia você pode sentir um gosto de metal na boca sem nenhum motivo aparente.
 
13 - Aversão a odores intensos
Assim como alguns alimentos causam enjoos nas primeiras semanas de gravidez, odores intensos, mesmo que agradáveis, como os de perfumes ou comidas, podem fazer você se sentir enjoada. Odores ruins ou muito fortes, como fumaça de cigarro, gasolina, álcool, produtos de limpeza, etc., causam o mesmo efeito.

Um sintoma comum de gravidez é uma maior sensibilidade do olfato. A gestante refere a sensação de ter desenvolvido uma super olfato. Odores que passavam despercebidos ou não incomodavam, agora se tornam insuportáveis.
 
14 - Aumento dos gases
Algumas mulheres experimentam um aumento dos gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez. Este pode ser um sintoma embaraçoso nos casos em que a gestante precisa ficar horas presa dentro de um escritório ou sala com outras pessoas. Há aumento na necessidade de arrotar e de soltar flatos (pum).
 
15 - Tonturas
Tonturas é um dos daqueles clássicos sintomas de gravidez que aparecem em todos os filmes quando a personagem fica grávida. Os hormônios da gravidez provocam diversas alterações no organismo da mulher, que realmente podem provocar tonturas, entre elas estão a queda da pressão arterial, redução do níveis de açúcar no sangue, anemia, aumento da frequência respiratória (que pode levar a uma hiperventilação durante um esforço físico), alimentação insuficiente devido aos enjoos, etc.
 
Em fases mais avançadas da gravidez, o útero grande, principalmente quando a mulher está deitada de barriga para cima, pode comprimir a veia cava, reduzindo o volume de sangue que chega ao coração. Por isso, as grávidas devem sempre dormir de lado.
 
16 - Variações do humor.
Outro sintoma de gravidez que todo mundo já viu em filmes. A grávida pode chorar até quando vê comercial de televisão. Coisas pequenas podem ganhar uma relevância desproporcional. Variações súbitas de humor também são comuns, a grávida pode ir da alergia à tristeza ou da simpatia a explosões de mau humor com pessoas próximas de uma hora para outra. Há casos de grávidas que até demissão do emprego pedem.
 
17 - Dor de cabeça
Alterações hormonais, relaxamento dos vasos sanguíneos e alterações do fluxo sanguíneo cerebral explicam por que algumas grávidas passam a ter dor de cabeça durante a gestação. O estresse e o cansaço também contribuem. A dor de cabeça é um sintoma que costuma surgir já nas primeiras semanas de gravidez.
 
18 - Dor lombar
O excesso de peso que a grávida tem que carregar na barriga por meses é a principal causa das suas dores lombares. Porém, a dor lombar pode surgir precocemente, antes do bebê estar muito pesado. A progesterona causa um relaxamento da musculatura e dos ligamentos de várias partes do corpo, incluindo das costas e abdômen, fazendo com que a grávida altere sua postura e tenha dificuldades de lidar com o próprio peso.
 
19 - Acne
Alterações hormonais podem fazer com que algumas grávidas desenvolvam acne ou apresentem agravamento da acne que já possuíam antes. No sexo feminino, acne está muito relacionada a desbalanços dos hormônios sexuais, que provocam aumento da oleosidade da pele. A acne na gravidez pode ser leve ou grave e pode surgir em qualquer momento da gestação.
 
20 - Corrimento vaginal
O surgimento de corrimento vaginal ou intensificação do seu corrimento habitual são sintomas normais na gravidez. Em geral, o corrimento da gravidez é igual ao corrimento fisiológico que algumas mulheres têm, sendo este espesso, leitoso ou transparente, e sem odor.
 
Conclusão
Os sinais e sintomas de gravidez descritos acima sugerem a existência de uma gestação em curso, mas de modo algum servem para confirmá-la ou descartá-la. Algumas mulheres apresentam apenas um ou dois sintomas inicias de gravidez, enquanto outras podem apresentar quase todos os sintomas descritos acima. Nenhum dos sinais ou sintomas expostos neste artigo é exclusivo de gravidez. Várias outras doenças ou condições podem provocar sintomas semelhantes. Portanto, o diagnóstico definitivo deve ser obtido através da dosagem do BhCH, seja ele na urina ou no sangue.
 
Fonte mdsaude.com

Concurso UFMS 2013

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lançou edital n° 036/2013 de concurso público destinado ao provimento de 64 vagas para o cargo de Técnico-Administrativo em Educação. As vagas são para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 3.511,70, já incluso auxílio alimentação de R$ 373,00, com carga horária de 40 horas semanais.

As chances são para as funções de Tradutor e Intérprete de Linguagens de Sinais, Assistente em Administração, Técnico de Laboratório/Física, Técnico de Laboratório/Prótese e Órtese, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Edificações, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Telefonia, Técnico em Contabilidade, Analista de Tecnologia da Informação/Desenvolvimento de Software, Bibliotecário/Documentalista, Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Psicólogo e Físico – Área Médica (Radioterapia).

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufms.br, no período compreendido entre as 9h do dia 26 de julho (Sexta-Feira) e as 23h59m do dia 02 de agosto de 2013 (Sexta- Feira), observado o horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.

O pagamento da taxa de inscrição, nos valores de R$ 65,00 e R$ 85,00, deverá ser efetuado até o dia 02 de agosto de 2013 (Sexta-Feira).

De acordo com o edital, haverá prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, composta por 50 questões distribuídas entre língua portuguesa, conhecimentos específicos e matemática para a classe D e por 50 questões de língua portuguesa e conhecimentos específicos para a classe E.

As avaliações acontecerão nas cidades de Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Seleção da Prefeitura de Tapera (RS) tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Tapera, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital nº 109/2013 com a finalidade de prorrogar as inscrições do processo seletivo regido pelo edital Nº 103/2013, que visa a contratação de 01 Médico. A remuneração é de R$ 7.257,16 , acrescida de gratificação adicional no valor de R$ 2.616,64 para médico com atuação em Estratégia de Saúde na Família.
 
As inscrições serão realizadas até 31 de julho de 2013, no endereço eletrônico www.tapera.rs.gov.br. Os documentos exigidos para efetivação da inscrição deverão ser postados ou entregues junto à Secretaria Municipal de Saúde, sito à Av. XV de Novembro, 705. De acordo com o edital, as cópias dos documentos devem ser autenticadas em cartório.
 
A seleção constará de análise de currículo. O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, prorrogável, uma única vez, por igual período, salvo realização de concurso público.

Prefeitura de Sinop (MT) abre processo seletivo

A prefeitura de Sinop, no estado de Mato Grosso, divulgou edital nº. 001/2013 de processo seletivo, visando a contratação em caráter temporário de 35 médicos (clínico geral e pediatra), com remuneração de até R$ 7.746,37 por jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
 
Ficam reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas de forma presencial na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida das Figueiras, nº1503, Centro, na data de 29 de julho a 09 de agosto de 2013, das 08h00min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min.
 
Os candidatos que não fizerem a inscrição presencial poderão fazê-la pelo e-mail - sms.gab@sinop.mt.gov.br (ficha de inscrição disponível no site www.sinop.mt.gov.br).
 
O candidato deverá apresentar no ato da inscrição, juntamente com os originais, os seguintes documentos:
  • Ficha de Inscrição devidamente preenchida;
  • Fotocópia da Carteira de Identidade;
  • Fotocópia do CPF;
  • 01 foto 3 x 4 recente.
A realização do exame médico para avaliação do candidato portador de necessidades especiais acontecerá no dia 13 de agosto de 2013, às 13h00min horas no Setor de Pericias Médicas da Prefeitura de Sinop, situado na Avenida das Embaúbas nº1459.
Centro.
 
Prova
O processo seletivo constará de provas escrita e de análise curricular.
 
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 25 de agosto de 2013, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 20 de agosto de 2013, em edital complementar a ser publicado no Diário Oficial do Município e disponível no site www.sinop.mt.gov.br.
 
O gabarito será publicado a partir do dia 27 de agosto de 2013, no Diário Oficial do Município, no site www.sinop.mt.gov.br e no mural público da Prefeitura de Sinop.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 12 meses, a contar da data da homologação do resultado final.
 
O edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 25 de julho de 2013, pág. 119 a 124.

Prefeitura de Ibiraçu (ES) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ibiraçu, no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos – SEMARH, lançou edital nº. 0003/2013 para a realização de processo seletivo. São ofertadas 34 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, mais cadastro de reserva, com remuneração que varia de R$ 678,00 a R$ 6.196,77 e jornada de 12x36, 20, 24, 24x48, 25, 30 e 40 horas semanais.
 
Fica reservado o percentual de 5% das vagas aos candidatos com deficiência habilitados, desde que compatíveis às atribuições da função.
 
Cargos
Enfermeiro, Odontólogo, Médico (ESF, Clínico Geral e Pediatra), Psicólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Assistente Social, Veterinário, Técnico de Enfermagem, Motorista (Veiculo Leve, Pesado e Ambulância), Vigia, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Servente, Trabalhador Braçal, Vigilante Municipal, Assistente Social, Professor, Servente, Berçarista, Oficial Administrativo e Nutricionista.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas nos dia 29 e 30 de julho de 2013, das 12:30 às 17:30 horas, no Complexo Cultural Roque Peruch, localizada na Av. Cond’Eu, s/n - Centro – Ibiraçu/ES.
 
Para a inscrição, o candidato deverá apresentar:
  • Formulário de inscrição corretamente preenchido e assinado;
  • Cópia de documento com foto, podendo ser Carteira de Identidade OU cópia da Carteira de Trabalho – CTPS ou cópia CNH;
  • Cópia do DIPLOMA, HISTÓRICO ESCOLAR ou DECLARAÇÃO, que comprove a escolaridade mínima exigida ou registro profissional;
  • Cópia dos comprovantes de participação e conclusão dos demais cursos exigidos como pré-requisitos do presente Edital, quando o cargo assim o exigir;
  • Cópia da Carteira Funcional, certidão ou qualquer outro comprovante de Registro no Conselho de Classe, quando for o caso;
  • Comprovante de exercício profissional, exceto estágio e trabalho voluntário, indicando cargo ou funções que desempenhou, para fins de comprovação do pré-requisito e pontuação (cópia);
  • Documentos de titulação na área – Certificado ou Diploma, (cópia);
A documentação de escolaridade expedida por órgãos estrangeiros só terá validade quando for revalidada pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC (original e cópia).
 
Prova
O processo seletivo simplificado será realizado em etapa única, que consistirá em prova de títulos, de caráter classificatório.
 
O resultado preliminar será divulgada a partir das 12:30h do dia 05 de agosto de 2013, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.ibiracu.es.gov.br.
 
Validade
O certame terá validade de 90 dias improrrogáveis, contados da data da sua homologação.
O edital encontra-se disponível no site www.ibiracu.es.gov.br.

SES - SP abre processo seletivo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) lançou edital de processo seletivo nº 01/2013, com a intenção de ocupar 14 vagas de Técnico de Enfermagem, junto ao Núcleo de Regulação de Vagas do Departamento Regional de Saúde de Piracicaba - SP.
 
Os vencimentos iniciais referentes à classe de Técnico de Enfermagem em Jornada de 30 horas semanais, cumprida em Escala de Plantão de 12/36 hrs, de domingo a domingo, correspondem à Referência 3, da Estrutura de Vencimentos I, da Escala de Vencimentos Nível Intermediário, conforme lei vigente.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 16 de agosto de 2013, das 9h às 16h, no Núcleo de Recursos Humanos do respectivo Departamento, sito à Rua do Trabalho 602 - Vila Independência - Piracicaba - SP.
 
As contratações serão preenchidas em caráter temporário, pelo período de até 12 meses, ou até que os cargos correspondentes sejam providos.
 
Este certame será composto por Análise Curricular e Entrevista. Podem ser candidatos neste certame, profissionais que possuam Certificado de Técnico de Enfermagem em escola credenciada e regularizada no MEC e Registro como Técnico de Enfermagem no COREN-SP.

Concurso Prefeitura de Mombuca (SP)

A Prefeitura de Mombuca, no Estado de São Paulo, abriu edital N° 001/2013 de concurso público, para provimento de 24 vagas efetivas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração vai até R$ 12.398,70 por jornadas de 10 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Médico I, Médico II, Médico Plantonista, Médico Cardiologista I, Médico Psiquiatra, Médico Pediatra, Médico Pediatra I, Médico Clínico Geral, Fonoaudiólogo Escolar, Psicopedagogo, Chefe do Transporte da Saúde Encarregado da Merenda Escolar, Eletricista, Encarregado de Biblioteca Motorista, Fiscal de Posturas,Técnico em Enfermagem, Guarda Civil Municipal Cozinheira, Ajudante de Serviços Diversos, Auxiliar da Vigilância Sanitária Auxiliar de Assistente Social e Pajem.

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas diretamente na Prefeitura Municipal de Mombuca, à Rua Amadeu Amaral, 255, no período de 29 de julho a 09 de agosto de 2013 (exceto sábados, domingos e feriados), no horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

Taxas
As taxas variam de R$ 15,00, R$ 30,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
O certame será composto de prova objetiva para todos os cargos, constante de 30 (trinta) questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório.

As provas serão aplicadas na cidade de Mombuca, provavelmente, no dia 24 de agosto de 2013, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00., na E.M.E.F. Argentina Francês, no Município de Mombuca, à Rua XV de Novembro, n° 565.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da data de homologação do certame.

Prefeitura de Cristópolis (BA) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Cristópolis, município localizado a 809 km da capital baiana, por meio de publicação no Diário Oficial da União, torna pública a abertura do extrato do edital n° 24/2013, de processo seletivo, destinado ao preenchimento de cargos no quadro permanente de servidores.

O certame visa o preenchimento de 01 (um) Médico em jornada de 40h semanais e 01 (um) Nutricionista, em jornada de 30h semanais de trabalho. A remuneração dos profissionais aprovados será respectivamente de R$ 4.181,38 e R$ 1.340,77.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 30 de julho de 2013, na Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Major Claro, nº160, Centro, Cristópolis - BA. O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 17h, exceto sábado e domingo.
 
O edital completo, está afixado no mural da Prefeitura de Cristópolis.

UFFS abre concurso público para professor

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) lançou edital n° 298/2013 de concurso público destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de cargos da Carreira do Magistério Superior, para o Quadro Permanente da UFFS. Estão sendo disponibilizadas 25 vagas para professores (nível superior) por salários de até R$ 8.422,77.
 
As oportunidades são para as áreas de Ensino de Física, Genética Clássica, Genética de Populações e Evolução, Fitossanidade, Gestão Estratégica, Metodologias de Ensino em Ciências Sociais, Cuidado de Enfermagem ao Neonato, Criança e Adolescente no Contexto Hospitalar, Recursos Hídricos, Energias, Engenharia Ambiental, Educação Matemática, Projeto Arquitetônico, Construção Civil e Instalações Prediais, Projeto Arquitetônico, Iluminação e Detalhamento Construtivo, Economia Internacional e História Econômica, Microeconomia, Saúde Coletiva, Medicina da Família e Comunidade, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Ensino de Biologia, Ensino de Língua Portuguesa, Produção de Monogástricos: suinocultura, avicultura, equinocultura e cunicultura e Anestesiologia Veterinária.
 
As inscrições serão recebidas de 29 de julho a 11 de agosto de 2013, pelo site https://concursos.uffs.edu.br/. A taxa será de R$ 1oo para carga horária de 20 horas semanais e R$ 200 para regime de trabalho de 40 horas dedicação exclusiva.
 
A previsão é de que sejam aplicadas prova de conhecimentos, prova didática e prova de títulos. A primeira delas acontecerá em 25 de agosto de 2013, às 8h.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação da Portaria de homologação do resultado no Diário Oficial da União.

Concurso IPSEMG 2013

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), está promovendo o concurso público, regido pelo edital 001/2013, para o provimento de cargos nas carreiras de Técnico de Seguridade Social e Analista de Seguridade Social.  
 
São oferecidas 792 vagas, sendo 285 para o cargo de Analista de Seguridade Social (nível superior) e 507 para Técnico de Seguridade Social (nível médio/técnico em áreas específicas). A remuneração inicial básica varia de R$ 887,81 a R$2.674,12, a depender do cargo exercido e da carga horária cumprida. Outras gratificações e adicionais de desempenho serão somados aos vencimentos iniciais de cada cargo.
 
As inscrições serão efetuadas exclusivamente por meio da página eletrônica www.gestaodeconcursos.com.br, no link correspondente ao concurso do IPSEMG. O prazo de inscrição vai das 09 horas do dia 01 de outubro de 2013 até às 20 horas do dia 05 de novembro de 2013.  A taxa é de R$ 42,00 e de R$ 70,00 para Analista.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prova de títulos e experiência profissional.   A aplicação da Prova Objetiva está prevista para 08 de dezembro de 2013 e será aplicada nos municípios de Almenara, Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador, Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Muriaé, Passos, Patos de Minas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha.
 
Os gabaritos e as questões das provas objetivas serão divulgados no dia 10 de dezembro de 2013 no site de inscrição.
 
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

CRF - SC realiza processo seletivo

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC, publicou edital n° 01/2013 de processo seletivo exclusivamente para contratação de um(a) Atendente Técnico(a) de nível médio, por tempo determinado, para cobrir licença maternidade da Atendente da Seccional de Chapecó. O certame terá validade até 31 de julho de 2014.
 
O salário é de R$ 1.384,82 por carga horária de 40 horas semanais. O CRF/SC oferece, nos termos de acordo coletivo renovável anualmente, os seguintes benefícios a seus empregados: Plano de Saúde, Plano Odontológico, Vale Alimentação e Vale Refeição.
 
Os interessados deverão entregar Curriculum, até às 18h do dia 9 de agosto de 2013, na Seccional Oeste (avenida Porto Alegre, nº. 173-D, sala 5, Chapecó). Não será cobrado qualquer valor a título de inscrição.
 
A avaliação será realizada em duas etapas: a primeira será constituída pela entrega do Curriculum e a segunda, pela análise do documento, assim como por entrevista, que está prevista para ocorrer no dia 13 de agosto de 2013, a partir das 9h, por ordem de chegada dos candidatos. O local será o mesmo da entrega da documentação.
 
A divulgação da classificação final dos candidatos estará disponível no quadro de avisos da Seccional de Chapecó e no site oficial do CRF/SC – www.crfsc.org.br.

Prefeitura de Sabará - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Sabará, estado de Minas Gerais, publicou o edital 001/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 259 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 9.587,85 por carga horária de 20 a 40 horas semanais. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa SEAP - Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Advogado, Motorista CNH “D”, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Médico, Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Cirurgião Dentista e Auxiliar em Saúde Bucal.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas por meio do endereço eletrônico da SEAP (www.seapconcursos.com.br), no período entre 1º e 23 de agosto de 2013. As taxas variam de R$ 20 a R$ 70, de acordo com o cargo escolhido.
 
Os interessados sem acesso à internet poderão utilizar os terminais de computador disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Sabará na Rua D. Pedro II, nº 200 – Centro– Sabará /MG.
 
Provas, Gabaritos e Validade
A seleção será constituída de prova objetiva/dirigida, que será aplicada na data provável de 22 de setembro de 2013. Os locais e horários serão divulgados na Prefeitura Municipal de Sabará e no endereço eletrônico de inscrição. O gabarito será publicado no dia 23 de setembro deste ano. A segunda etapa do certame será a comprovação de requisitos e os exames médicos.

O prazo de validade do certame é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

UFSM oferece vagas para Professores

A Universidade Federal de Santa Maria, localizada na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, irá contratar novos profissionais para ocuparem cargos de Professor Substituto, por meio do seleção pública, regida pelo edital nº 80/2013, publicado no Diário Oficial da União em 26 de julho de 2013, págs. 76 a 77..
 
São oferecidas 12 vagas voltadas para candidatos com nível superior, para atuarem nas cidades de Santa Maria e Frederico Westphalen. Os salários podem chegar a R$ 3.620,20, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Inscrições
Os interessados deverão se inscrever do dia 29 de julho a 02 de agosto de 2013, das 08h30minàs 11h30min e das 14h às 17h, nos seguintes departamentos didáticos:
 
Santa MariaCiências Administrativas/CCSH - no Prédio 74C - Sala 4202, Av. Roraima, nº 1000, Cidade Universitária - Bairro Camobi - CEP 97105-900;

Ciências da Comunicação/CCSH - Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Ciências da Comunicação - Prédio 21 - Sala 5238 - 2º andar, Av. Roraima, nº 1000, Cidade Universitária - Bairro Camobi, CEP 97105-900;

Documentação/CCSH - Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Documentação - Prédio 74A - Sala 2147, Av. Roraima, nº 1000, Cidade Universitária - Bairro Camobi, CEP 97105-900;

Metodologia do Ensino/CE - Departamento de Metodologia do Ensino Prédio 16 - Sala 3154 A,  Av. Roraima, 1000, Cidade Universitária - Bairro Camobi, CEP.: 97.105-900;

Microbiologia e Parasitologia/CCS - Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Microbiologia e Parasitologia - Prédio 20 - Sala 4218, Av. Roraima, 1000, Cidade Universitária - Bairro Camobi, CEP.: 97.105-900;

Letras Clássicas e Linguística/CAL - Departamento de Letras Clássicas e Linguística, Prédio 16 - Sala 3219B, Av. Roraima, 1000, Cidade Universitária - Bairro Camobi, CEP.: 97.105-900;

Engenharia Mecânica/CT - Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica, Prédio 07 - Sala 312, Av. Roraima, 1000, Cidade Universitária - Bairro Camobi, CEP.: 97.105-900.
 
Frederico WestphalenCiências Agronômicas e Ambientais/CESNORS Frederico Westphalen - Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais, Linha Sete de Setembro, s/n - BR 386, Km 40, Caixa Postal 54, CEP 98.400-000;

 Engenharia Florestal - Departamento de Engenharia Florestal, Linha Sete de Setembro, s/n - BR 386, Km 40, Caixa Postal 54, CEP 98.400-000.
 
Documentação a ser apresentada e/ou entregue no ato da inscrição:
Cópia de documento de identidade ou passaporte; Diploma de Graduação ou Especialização ou Mestrado, Atestados ou Certificados de Conclusão de Curso, conforme exigências do Quadro de Vagas, Histórico Escolar e Curriculum Vitae com comprovantes originais e cópias simples;
Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição.
 
Seleção
O processo seletivo será constituído de prova de títulos, didática e prova prática, quando houver.
A seleção pública será válida por 1 ano a contar da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União.

Prefeitura de Primavera de Rondônia - RO prorroga inscrições

A Prefeitura de Primavera de Rondônia, no estado de Rondônia, está com processo seletivo aberto, norteado pelo edital edital n° 003/2013. O certame disponibiliza 04 vagas para profissionais de nível técnico e superior, com salários de até R$ 9.000,00 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Serão contratados dois Médicos Clínicos Gerais para o Programa Saúde da Família – PSF, um Farmacêutico/Bioquímico e um Técnico em Laboratório para o atendimento da demanda nas unidades básica de saúde do Município. Os demais classificados ficarão no cadastro de reserva e, se necessário, poderão ser convocados.
 
A inscrição e entrega do currículo devem ser entregue em mãos em envelope que será lacrado após a conferência dos originais, até dia 09 de agosto de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde – SEMSAU, na Rua José Rodrigues n°1675, CEP 76.976-000, Primavera de Rondônia – RO.
 
O resultado da análise dos currículos será publicado no dia 19 de agosto de 2013, no átrio da Prefeitura.

Prefeitura de Monsenhor Gil - PI lança edital de teste seletivo

A Prefeitura de Monsenhor Gil, estado do Piauí, abre inscrições para realização de teste seletivo (edital nº 001/2013) com vistas à contratação de pessoal por tempo determinado para a Administração Municipal. São oferecidas 24 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam de R$ 730 a R$ 2.600, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Odontólogo, Assistente Social, Psicólogo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Consultório Dentário, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Motorista, Professor de Ensino Fundamental Menor e Nutricionista.
 
As inscrições serão efetuadas no período de 29 de julho a 05 de agosto de 2013, somente de forma presencial, das 8 às 17 horas, na sede da Prefeitura Municipal de Monsenhor Gil - PI. A inscrição terá o valor de R$ 30 a R$ 50.
 
O teste seletivo constará de prova objetiva, que será aplicada para todos os cargos na data provável de 1º de setembro de 2013, e prova de análises de currículo, apenas para cargos de nível superior e para Professor.
 
O prazo de validade será de 01 ano, podendo ser renovado por até igual período, mediante ato do Poder Executivo, observada a conveniência e oportunidade da Administração.

Concurso CONISA 2013

O Consórcio Intermunicipal de Saúde – CONISA, publicou edital n° 01/2013 de concurso público para provimento de 04 vagas legais do quadro geral dos servidores do Consórcio, com lotação na sede do CONISA, em Nonoai/RS. A execução técnico-administrativa do certame está sob a responsabilidade da empresa Objetiva Concursos Ltda.
 
As vagas ofertadas são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Estoque, Doméstica e Farmacêutico (níveis fundamental, médio e superior). Os salários podem chegar a R$ 2.000 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 11 de agosto de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 40,00, R$ 50,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 15 de setembro de 2013, no município de Nonoai, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 29 de agosto de 2013.
 
A divulgação oficial do inteiro teor deste Edital e os demais editais, relativos às etapas deste Concurso Público dar-se-á com a afixação no Painel de Publicações da Sede do Consórcio e/ou seus extratos serão publicados nos Jornais ”Noticidades” e/ou “Jornal da Produção”, ambos da cidade de Nonoai. Também em caráter meramente informativo na internet, pelo site www.objetivas.com.br.
 
O concurso terá validade por dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério do Consórcio Intermunicipal de Saúde - CONISA.

Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, lançou edital nº.01/2013 para realização de processo seletivo visando o preenchimento de funções temporárias de Agente do Programa Segundo Tempo, Coordenador de Núcleo, Coordenador Pedagógico, Coordenador Setorial e Técnico Administrativo. O certame será executado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM.
 
Serão providas 43 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.400,00 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições ficarão abertas exclusivamente pela internet no site www.ibamsp-concursos.org.br, no período de 29 de julho a 14 de agosto de 2013.

Valores da inscrição
Agente PST - R$ 47,00;
Coordenador de Núcleo e Coordenador Setorial - R$ 56,00;
Coordenador Pedagógico - R$ 65,00;
Técnico Administrativo - R$ 56,00.

Provas
O certame constará de prova escrita objetiva de caráter classificatório. A aplicação das provas está prevista para o dia 15 de setembro de 2013, mas já no dia 06 de setembro de 2013 será feita a divulgação da confirmação da data e as informações sobre horários e locais de realização das provas. Caso haja impossibilidade de aplicação das provas na cidade de São Bernardo do Campo, por motivo justificável, o IBAM poderá aplicá-las em municípios vizinhos.

Todos os atos relativos ao presente Processo Seletivo, convocações, avisos e resultados até sua homologação serão publicados no Jornal Notícias do Município e divulgados no site www.ibamsp-concursos.org.br e www.saobernardo.sp.gov.br.

Validade
O prazo de validade do certame é de 1 ano, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Prefeitura de Ipiranga do Norte (MT) abre processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Ipiranga do Norte, estado do Mato Grosso, lançou edital nº 007, de 25 de julho de 2013, de processo seletivo para contratação por tempo determinado de (01) Cirurgião Dentista e (01) Assistente Social. Os aprovados atuarão em regime de trabalho de 40 horas semanais e receberão remuneração de até R$ 3.869,46.
 
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até o dia 02 de agosto de 2013, no horário das 07h00min às 13h00min, na sede da Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte, na Rua dos Girassóis, 387, Centro, Ipiranga do Norte/MT.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 10 de agosto de 2013 das 08h00min às 11h00min, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Solimões, s/n, Bairro dos Rios, Ipiranga do Norte/MT.
 
O gabarito será divulgado em até 2 dias úteis após a realização da prova.
 
O processo seletivo terá validade de 06 meses, à partir da sua homologação.
 
O edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 26 de julho de 2013, pág. 23 a 27.

Prefeitura de Rodeiro (MG) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Rodeiro, no estado de Minas Gerais, lançou resumo do edital nº 020/2013 de processo seletivo, para contratação temporária de Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal, para atuarem no programa Estratégia Saúde da Família, em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas apenas no dia 01 de agosto de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Rodeiro, das 09 às 10 horas.
 
O prazo de contratação será pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até igual período, se verificada a necessidade do serviço e o desempenho satisfatório do contratado.
 
O resumo do edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 26 de julho de 2013, pág. 34.