Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 31 de julho de 2013

Você sabe o que é orgasmo perfeito?

O que se entende por orgasmo perfeito, na verdade, são dois
 tipos diferentes de orgasmos atingidos ao mesmo tempo:
 o vaginal e o clitoriano
Especialistas explicam o que é e como ter um orgasmo duplo, também conhecido como perfeito
 
Quem não gostaria de ter um orgasmo tão bom que poderia ser considerado perfeito? Duas especialistas em sexo, Sadie Allison e Yvonne Fulbright, falaram à revista norte-americana Cosmopolitan, em abril deste ano, sobre o tão desejado êxtase e despertaram a curiosidade de homens e mulheres. Será que ele existe mesmo?
 
No Dia Internacional do Orgasmo, celebrado em 31 de julho, o Delas entrevistou especialistas que atestam: o orgasmo perfeito existe e não é tão difícil de ser atingido.
 
O que se entende por orgasmo perfeito, na verdade, são dois tipos diferentes de orgasmos que acontecem ao mesmo tempo: o vaginal e o clitoriano. O primeiro consiste no estímulo do ponto de maior sensibilidade localizado dentro do canal vaginal, popularmente conhecido como Ponto G. O segundo é resultado de carícias no clitóris, localizado na parte externa da vagina. A vantagem desse tipo de orgasmo é que ele proporciona sensações mais intensas e contínuas do que os dois orgasmos atingidos separadamente.              
                          
Para a sexóloga e psicóloga Walkiria Fernandes, esse tipo de êxtase acontece principalmente graças ao clitóris. Seja o prazer vaginal ou clitoriano, é necessário que haja um atrito com o órgão sensível, de maneira direta ou indireta. “O orgasmo parte do clitóris. Mesmo com a penetração, se não tiver o atrito, não atinge o orgasmo”, explica.
 
“Para que a mulher consiga atingir o orgasmo perfeito, tem que ter estímulo simultâneo, com penetração e masturbação”, ensina a ginecologista Regina Paula Ares. Apesar de reconhecer a importância do prazer físico, ela acredita que o orgasmo seja muito mais do que isso. “Tem mais a ver com a cabeça do que com o corpo. É uma questão de conhecimento, preparação do corpo, frequência e periodicidade da vida sexual.”            
                          
O médico especialista em sexualidade Francisco Anello lembra ainda que as preliminares são fundamentais para que a mulher consiga atingir o prazer duplo. “A mulher faz sexo com todos os órgãos do sentido. Ela gosta de ver o parceiro, de ouvir coisas excitantes, de sentir o toque do companheiro, do perfume gostoso. O sexo feminino envolve muitas preliminares que, se valorizadas, podem levar ao orgasmo total.”
 
As melhores posições
Apesar de parecer complexo, o orgasmo perfeito pode ser alcançado com a ajuda do parceiro, com o auxílio de brinquedos eróticos ou mesmo sozinha. E não precisa ter medo de pedir para o seu companheiro embarcar nesse objetivo ou de ensiná-lo como fazer. “O homem imaturo acha que todo prazer tem que vir dele. Já o homem maduro aceita que brinquedos eróticos podem deixar o sexo ainda melhor. Para ter orgasmos plenos e satisfatórios, é necessário duas pessoas confiantes e maduras”, explica Walkíria.
 
Várias posições podem permitir que o orgasmo perfeito seja atingido. Um simples ‘papai e mamãe’, por exemplo, funciona muito bem. “Nessas condições, o ‘papai e mamãe’ é uma posição confortável. A posição de cachorrinho também pode trazer bons resultados, pois o homem se sente ‘no comando’ enquanto penetra a mulher por trás e pode estimulá-la na frente”, explica a ginecologista Regina.
 
A posição do sucesso é aquela que possibilita a penetração e o estímulo clitoriano ao mesmo tempo. “Se não tiver o contato manual, tenha sempre estabelecido o toque entre o púbis do homem com o da mulher, penetrando e excitando o clitóris”, finaliza Regina.
 
Fonte iG

Governo desiste de aumentar curso de medicina em dois anos

 Com a mudança, os estudantes continuarão sendo obrigados a
atuar no Sistema Único de Saúde (SUS)
Estudantes ainda terão de trabalhar no SUS, mas serviço pode ser prestado dentro do período de residência médica
 
O Ministério da Educação (MEC) anunciou neste quarta-feira (31) que desistiu de incluir dois anos a mais no tempo de graduação do curso de Medicina do País. Com a mudança, os estudantes continuarão sendo obrigados a atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), regra criada pelo programa Mais Médicos, mas o serviço poderá ser prestado dentro do período da residência médica.
  
O anúncio acontece após uma série de protestos contra a medida, que estabelecia que a carreira ganharia em faculdades privadas e públicas dois anos extras – aumentando de seis para oito anos de formação – para garantir um estágio obrigatório dos futuros médicos nos programas de atenção básica e de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) antes de receberem o diploma.
                          
No entanto, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, já tinha dito anteriormente que há um consenso entre os especialistas designados para avaliar o assunto de que esse período de formação em serviço pode ser aproveitado como uma especialização ou parte dela.
                          
“Estou otimista com as discussões. Essa (o aproveitamento) era uma possibilidade aberta pela medida provisória que enviamos ao Congresso. O mais importante é buscarmos entendimento sobre como melhorar a formação dos médicos no Brasil”, afirmou o ministro.
 
Os profissionais de medicina são contra, principalmente, dois pontos do programa: este acréscimo de dois anos de serviço no Sistema Único de Saúde (SUS) aos estudantes de medicina, revogado agora, e o incentivo para atuação de médicos estrangeiros no País, sem a revalidação dos diplomas.
 
Além do Mais Médicos, a categoria também é contra os vetos da presidente Dilma Rousseff à Lei do Ato Médico. A classe médica argumenta não foi ouvida nas negociações com o governo, o que exigiu ações "mais fortes" por parte dos profissionais.
 
Fonte Último Segundo

As crianças que não conseguem parar de comer

Especialistas apontam para alimentação ruim é uma das
 principais causas da obesidade
Índices de obesidade infantil estão aumentando em todo o mundo
 
A maioria das crianças gosta de comer. Mas, para algumas, um apetite insaciável faz com que elas sempre queiram mais — o que pode causar sérios problemas para os pais.
 
A dona de casa britânica Emily contou à BBC que um episódio em particular a fez compreender quão voraz era o apetite da filha, de apenas quatro anos de idade.
 
—De manhã cedo, ouvi o alarme da porta do freezer tocar. Desci para a cozinha e encontrei minha filha comendo bolinhos de batata congelados direto do pacote. Não temos mais esse tipo de comida em casa, simplesmente não podemos.
 
Emily (o nome é fictício) descreveu esse momento como 'o fundo do poço', mas hoje já se conformou com a ideia de que a filha vai sempre ter vontade de comer o que quer que haja na casa.
 
—Me lembro de ver uma cenoura enorme no bolso da saia dela no primeiro dia da aula de teatro', contou. 'Ela me disse que (a cenoura) era para o caso dela ficar com fome. É curioso e complicado ser mãe de uma criança que tem compulsão por comida.
 
Problema global
Os índices de obesidade infantil estão aumentando em todo o mundo. Segundo estimativas feitas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 2010, o número de crianças obesas com menos de cinco anos de idade seria de cerca de 42 milhões. Dessas, 35 milhões estariam em países em desenvolvimento.
 
Só na África, o número de crianças com menos de cinco anos que têm peso acima do recomendado triplicou nas últimas duas décadas.
 
Em países ricos, como a Grã-Bretanha, os hábitos alimentares das crianças são presença constante na mídia. Recentemente, os jornais do país noticiaram que quadruplicou na última década o número de crianças e adolescentes atendidos em hospitais da Inglaterra e País de Gales com problemas de saúde associados à obesidade.
 
Especialistas apontam para alimentação ruim (por exemplo, ênfase em alimentos pobres em nutrientes e ricos em gordura e açúcar), baixos índices de amamentação e estilos de vida sedentários como as principais causas do problema.
 
Temendo que o caso de sua filha venha a contribuir para estatísticas alarmantes como essas, Emily busca maneiras de administrar o apetite voraz da filha.
 
E apetite, dizem os especialistas, é algo que varia de pessoa para pessoa.
 
'Somos programados para ser diferentes', disse o especialista em obesidade Stephen Bloom, do Imperial College, em Londres.
 
Bloom, que estuda os sistemas de controle do apetite no corpo humano, disse que, assim como somos diferentes na aparência, também somos internamente.
 
Cansativo
Em um extremo, estão as crianças que comem feito passarinhos, no outro, as que comem quase constantemente.
 
Apesar do que muitos dizem, comer demais não é sempre uma questão de mau hábito, disse outra mãe, Michelle (nome fictício), à BBC. Seu filho, de 11 anos, está sempre com fome e ela disse que é complicado e cansativo controlar a dieta dele.
 
—Você com frequência fica frustrado e bravo com seu filho por estar tão faminto o tempo todo, e eles também ficam frustrados e bravos com você. Mas não acho que seja culpa de ninguém. Não tem nada de errado com meu filho, nenhum quadro médico ou questões (emocionais) em relação a comida. Ele sente fome genuína, não é gulodice. Não me culpo, já que faço tudo o que posso para que ele tenha uma dieta saudável. É cansativo, você sempre tem de ser organizado. E você tenta não fazer muito alarde, porque não quer que seu filho desenvolva transtornos alimentares.
 
Segundo ela, seu filho não está obeso no momento porque controla a dieta dele.
 
—Também estou tentando ensiná-lo sobre alimentação e sobre as consequências de se fazer escolhas ruins. Mas ele não vai morar sempre em casa comigo e me preocupo sobre o que vai acontecer no futuro.
 
Em situações como essa, o peso da criança sempre é uma preocupação para os pais. Emily comenta que a filha sempre foi maior do que os irmãos - e mais faminta.
 
'Ela mamava bem quando bebê e estava sempre no topo da escala em matéria de peso quando bebê, enquanto seu irmão mais velho é pequeno'.
 
(A questão) 'não é o que ela come - ela ficaria satisfeita em comer ervilhas enquanto outra criança comeria um biscoito. Sou firme e às vezes ela grita e reclama, mas ela já aprendeu o que pode comer. Ela simplesmente adora comida'.
 
À medida que a criança fica mais velha, controlar sua dieta fica ainda mais difícil.
 
— Na primeira semana dela na escola, ela repetiu o prato todos os dias. Então tive de optar por mandar o lanche de casa porque era a única forma de controlar a quantidade e o tipo de comida que ela comer.
 
Culpa dos pais?
Cientistas vêm estudando formas de se controlar o apetite.
 
Sadaf Farooqi, professora de metabolismo e medicina da Universidade de Cambridge, disse que os cientistas sabem muito pouco, pois 'o apetite é uma coisa tão complexa'.
 
Ela comanda um grande estudo sobre obesidade e genética, em que médicos, enfermeiras, cientistas e pesquisadores trabalham juntos para tentar entender por que algumas pessoas engordam mais facilmente do que outras.
 
—O que sabemos é que há um fator genético, herdado (dos pais) para o apetite mas ele também é regulado pelo ambiente e comportamento, entre outras coisas.
 
Gostos pessoais também interferem. Os cientistas sabem, por exemplo, que a experiência do paladar varia de pessoa para pessoa e o que tem sabor delicioso para uns pode ser absolutamente desagradável para outros.
 
Profissionais que trabalham com nutrição infantil dizem que, com frequência, são procurados por pais preocupados com o que parece ser um apetite excessivo por parte dos filhos.
 
Muitos desses especialistas, no entanto, são da opinião de que a causa do problema seriam comportamentos inconscientes dos pais. Por exemplo, servir porções de adultos, em pratos de adultos, para as crianças.
 
Alguns aconselham deixar as crianças comerem o que quiserem - desde que seja saudável. Esse tipo de orientação se baseia em estudos que indicam que crianças naturalmente tendem a comer o necessário para saciar sua fome.
 
Tam Fry, porta-voz do National Obesity Forum, o Fórum Nacional da Obesidade na Grã-Bretanha, disse que crianças geralmente não comem mais do que precisam.
 
—Se você deixa que as crianças façam suas próprias decisões, aprendem a regular sua alimentação. Se estão engordando, você aumenta a quantidade de exercício que estão fazendo. É uma questão de equilibrar a energia que entra e a energia que sai.
 
Mas alguns pais negam que estejam contribuindo para o problema e dizem que essas afirmações fazem com que se sintam isolados.
 
—Já me disseram isso antes. Em relação ao meu filho, eu simplesmente não concordo que seja o caso, ele é assim.
 
Qualquer que seja a opinião dos profissionais, os pais têm de adotar estratégias próprias para lidar com o problema.
 
— Conversei com meu marido. Criamos regras claras e as explicamos para a nossa filha', disse Emily. 'Estamos conseguindo controlar a situação no momento, mas sabemos que conforme ela fica mais velha, haverá outros desafios.

Fonte BBC Brasil/R7

Chineses recriam 'dente' a partir da urina humana

Reprodução/BBC
Cientistas utilizaram a urina como ponto de partida para
seus experimentos
Cientistas esperam que a técnica possa possibilitar a reposição de dentes perdidos
 
Cientistas chineses criaram dentes rudimentares a partir de algo que poderia ser considerado improvável: a urina humana.
 
O resultado do estudo, apresentado pela publicação científica Cell Regeneration Journal, mostrou que a urina pode ser utilizada como fonte de células-tronco que seriam capazes de se transformar em pequenas estruturas parecidas com os dentes humanos.
 
O time de cientistas da China espera que a técnica possa ser desenvolvida para possibilitar a reposição de dentes perdidos. No entanto, outros pesquisadores de células-tronco ponderam que para atingir esse objetivo muitos obstáculos ainda precisam ser vencidos.
 
Times de pesquisadores em todo o mundo estão estudando maneiras criar novos dentes para repor aqueles perdidos pela idade ou por má higiene bucal.
 
Urina
As células-tronco, que são as células capazes de se transformar em qualquer outro tipo de tecido, são assunto popular de pesquisas.
 
Os pesquisadores do Guangzhou Institutes of Biomedicine and Health, na China, utilizaram a urina como ponto de partida para seus experimentos.
Células que normalmente são expelidas pelo corpo, através do sistema urinário, foram alteradas em para que se tornassem células-tronco.
 
Uma mistura dessas células com outros materiais orgânicos retirados de ratos foi então implantada nos próprios roedores.
 
Os cientistas chineses afirmaram que depois de três semanas o grupo de células começou a se parecer com um dente: 'a estrutura parecida com o dente continha polpa dental, dentina, espaço de esmalte (área vazia do dente que possivelmente poderia ser ocupada pelo esmalte) e órgão de esmalte (estrutura que precede o surgimento do esmalte no dente)'.
 
Entretanto, o dente criado pelos chineses não era tão rígido quanto um dente natural. Mas ainda que o resultado do estudo chinês não venha a ser utilizado pelos dentistas como uma opção viável, seus pesquisadores defendem que pode nortear pesquisas mais aprofundadas para se chegar ao 'sonho final de total regeneração do dente humano para terapia clínica'.
 
Fonte inadequada
Para o professor Chris Mason, da University College of London (UCL), a urina utilizada pelos chineses foi um ponto de partida inadequado.
 
— Esta (a urina) é provavelmente uma das piores fontes, pois existem muito poucas células desde o início (do processo) e a eficiência de transformá-las em células-tronco é muito baixa. Você simplesmente não faria (a pesquisa) dessa forma.
 
O cientista também alertou sobre os riscos de contaminação, como aquela causada por bactérias, que seriam bem maiores se comparados ao uso de outros tipos de células.
 
—O grande desafio aqui é que o dente tenha polpa com nervos e vasos sanguíneos que temos que ter certeza que se integrariam para se transformarem num dente permanente.

Fonte BBC Brasil/R7

Lei que permite aborto em caso de risco para a mãe é sancionada na Irlanda

Para determinar se há risco, é exigida a opinião unânime de um ginecologista e de dois psiquiatras
 
O presidente irlandês, Michael Higgins, promulgou uma lei que autoriza o aborto em caso de risco para a vida da mãe, um texto adotado após a morte de uma mulher que teve negada a interrupção da gravidez, um caso que provocou grande repercussão no país.
 
A nova lei autoriza o aborto se continuar com a gravidez significar um "risco real e substancial" para a vida da mulher, o que deve ser certificado pelos médicos.
 
A norma prevê que para determinar se existe risco é exigida a opinião unânime de um ginecologista e de dois psiquiatras.
 
Esta última cláusula provocou a reticência de uma parte dos parlamentares e dos ativistas contrários ao aborto, que temem que abra caminho para a multiplicação dos abortos na Irlanda, um país de forte tradição católica.
 
Por sua vez, deputados de esquerda consideraram muito restritivo o texto, que não prevê autorizar o aborto em caso de estupro, incesto nem se o feto tiver problemas.
 
O texto, que era uma promessa do primeiro-ministro Enda Kenny, do partido de centro Fine Gael, foi votado após a morte, em outubro de 2012, de Savita Halappanavar, uma mulher de 31 anos que faleceu por uma infecção generalizada na Irlanda depois de ter negada a interrupção da gravidez quando estava sofrendo um aborto involuntário com 17 semanas de gestação.
 
Em 2012, 3.982 irlandesas, entre elas 124 menores de 18 anos, foram ao Reino Unido para abortar, segundo o ministério britânico da Saúde.

Fonte AFP/R7

Concurso Prefeitura de Serra Negra do Norte (RN)

A Prefeitura de Serra Negra do Norte (RN) divulgou edital de concurso para 9 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 678 a R$ 8.550.

Os cargos de nível superior são para médico estratégia da saúde, auditor fiscal, assessor jurídico, procurador jurídico, contador e arquiteto e urbanista.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico em laboratório.

Os postos de nível fundamental são para agente de endemias e coveiro.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 22 de julho e 22 de agosto pelo site www.conpass.com.br. A taxa é de R$ 37 para nível fundamental, R$ 57 para nível médio e R$ 87 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 22 de setembro. Ainda haverá curso de formação inicial e continuada para agente de endemias.

A validade do concurso será de 2 anos e poderá ser prorrogado por igual período.

Concurso Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe)

O Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe) abriu concurso para 315 vagas em cargos de nível médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 698,27 a R$ 3.668,94.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico comercial, técnico contábil, técnico em administração e finanças, técnico em administração e vendas, técnico em edificações, técnico em enfermagem do trabalho, técnico em informática, técnico em manutenção elétrica industrial, técnico em manutenção hidráulica industrial, técnico em manutenção mecânica industrial, técnico em óptica, técnico em qualidade industrial, técnico em segurança do trabalho, técnico em utilidade de caldeira, técnico em utilidade e tratamento de efluentes, operador de produção industrial e auxiliar de laboratório.

Os cargos de nível superior são para analista comercial, analista contábil, analista em gestão ambiental, analista em informática, analista em manutenção elétrica industrial, analista em PCP, analista em recursos humanos, analista em segurança do trabalho, analista em utilidade e tratamento de efluentes, analista financeiro, enfermeiro do trabalho, médico do trabalho, analista em qualidade industrial, analista em assistência farmacêutica e farmacêutico industrial.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto pelo site www.upenet.com.br. A taxa varia de R$ 50 a R$ 70.

A prova objetiva será aplicada no dia 22 de setembro. Ainda haverá prova de títulos para o cargo de farmacêutico industrial.

Concurso Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) abriu concurso para 24 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 909,70 a R$ 3.389.

Os cargos de nível médio e técnico são de oficial administrativo (R$ 909,70), oficial operacional (R$ 909,70), técnico de enfermagem (R$ 1.334,74) e técnico de laboratório (R$ 1.178,24).

Os cargos de nível superior são de agente técnico de assistência à saúde – psicólogo (R$ 1.869,02), analista de tecnologia – informática (R$ 2.169,00), analista de tecnologia - estatístico (R$ 2.169,00) e executivo público (R$ 3.389,00).

As inscrições devem ser feitas de 29 de julho a 30 de agosto pelo site www.vunesp.com.br. O valor de inscrição é de R$ 55 para nível médio e de R$ 77,50 para nível superior.

As provas serão realizadas na cidade de São Paulo. As provas objetiva e de redação (neste caso para executivo público) têm data prevista para 6 de outubro, no período da tarde.

Concurso Governo de Minas Gerais

O Governo de Minas Gerais realiza seleção para preenchimento de vaga para a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)

Inscrições:
Até 26 de outubro pelo http://webcurriculo.esp.mg.gov.br

Área:
Odontologia.

Seleção:
Haverá análise de currículo e entrevista

Concurso Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde do Rio Grande do Sul

A Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde do Rio Grande do Sul abriu processo seletivo para 15 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários variam R$ 715,40 a R$ 1.907,40.

Os cargos de nível superior são para técnico em produção e pesquisa em saúde nas funções de clínico geral, hematologista, médico farmacêutico e biólogo, e técnico superior administrativo na função de contador.

As vagas de nível médio são para agente técnico em produção e pesquisa em saúde nas funções de técnico em laboratório e agente administrativo.

Além do salário, os profissionais podem receber adicional de titulação, sendo R$ 2.288,80 para especialização, R$ 2.765,40 para mestrado e R$ 3.337,50 para doutorado.

Os candidatos podem se inscrever no período de 29 de julho a 12 de agosto pelo site www.pontuaconcursos.com.br. A taxa é de R$ 40 para nível médio e R$ 90 para nível superior.

A seleção será feita por meio de prova de títulos, análise de currículo e entrevista técnica.

A validade do processo seletivo será de 1 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina abriu concurso público para 4 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 1.367,43 a R$ 5.283,30.

Os cargos de nível superior são para médico fiscal.

As vagas de nível médio são para assistente administrativo.

As oportunidades são para as cidades de Florianópolis, Concórdia e Tubarão.

As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de setembro pelo site www.cremesc2013.ieses.org. A taxa é de R$ 60 para nível médio e R$ 75 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada no dia 6 de outubro. Ainda haverá prova discursiva para os cargos de nível superior.

A validade do concurso será de 1 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Glória de Dourados - MS

A Prefeitura de Glória de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, abriu edital N° 001/2013 de concurso público para contratação de novos servidores para atender as demandas da administração municipal. São distribuídas 45 vagas para profissionais de  todos os níveis de escolaridade, com vencimentos variados de R$ 603,42 a R$ 5.250,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Lixeiro, Merendeira, Trabalhador Braçal, Zelador, Operador de Máquinas, Tratorista, Motorista, Fiscal de Obras e Posturas, Agente Técnico Administrativo, Assistente de Educação Infantil, Auxiliar de Farmácia, Técnico em Radiologia, Auditor de Controle Interno, Engenheiro Agrônomo, Bioquímico, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Professor, Nutricionista e Psicólogo. 
 
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser realizadas via internet, no endereço eletrônico www.fapems.org.br, no período de 31 de julho a 06 de setembro. As taxas varia de R$ 50 a R$ 90. 
 
Provas
O concurso constará de prova objetiva, além de prova prática, prova de títulos e/ou teste de aptidão física, dependendo do cargo. A prova objetiva terá duração de 4 horas e será aplicada provavelmente no dia 22 de setembro de 2013, em Glória de Dourados.

O certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado. 

Prefeitura de Itamogi - MG prorroga inscrições

A Prefeitura Municipal de Itamogi, no estado de Minas Gerais, prorrogou as inscrições do processo seletivo (edital n° 001/2013) destinado à formação de cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar a R$ 2.435,09 por jornada de 09 a 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Mecânico Auxiliar, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Serviços Gerais, Reciclador, Servente de Pedreiro, Tratorista I, Auxiliar bibliotecário I, Monitor de Esportes, Professor de Corte e Costura, Professor (a) de Lingerie, Professor (a) Instrutor (a) de Cabeleireiro, Professor de Artesanato, Plantonista Noturno, Recepcionista, Professor de Yoga, Professor Primário, Professor de Acupuntura, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista e Farmacêutico.

As inscrições deverão ser efetuadas pela internet, no endereço www.noroesteconcursos.com.br, até 02 de agosto de 2013. A taxa varia de R$ 40 a R$ 100.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 11 de agosto de 2013, em locais e horários a serem divulgados por meio de edital próprio.  Os candidatos que concorrem ao cargo de Professor também serão avaliados por meio de prova de títulos.

A validade do processo seletivo será de 01 ano, prorrogável, a critério da administração, por igual período.

Concurso Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais - ESP/MG, abriu edital N° 01/2013 de concurso público destinado a selecionar 46 candidatos para o provimento de cargos da carreira de Técnico em Educação e Pesquisa em Saúde e Analista em Educação e Pesquisa em Saúde TEPS Nível I e II e AEPS Nível I, III e IV. Os salários podem chegar a R$ R$ 3.963,91 por carga horária de 40 horas semanais.

Este concurso será executado pela Gerência de Concursos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP.

Os interessados deverão fazer suas inscrições por meio do endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br até às 19 horas do dia 2 de setembro de 2013.

Os valores a serem pagos a título de Taxa de Inscrição são de R$ 40,00 para Nível Médio Completo, de R$ 50,00 para Nível Médio Técnico Completo e de R$ 70,00 para Nível Superior Completo.

O Concurso será de provas, composto das seguintes etapas:
Para Nível Médio (TEPS I), Nível Médio Técnico (TEPS II) e Nível Superior (AEPS I)

- Etapa Única: prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Para Nível Superior AEPS III e IV;

- Primeira Etapa: prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório.

- Segunda Etapa: prova aberta, de caráter eliminatório e classificatório.
 
As provas serão aplicadas no município de Belo Horizonte/MG, no dia 29 de setembro de 2013, ficando esta data subordinada à disponibilidade de locais adequados à realização das provas. As provas para os cargos de Níveis Médio e Superior serão realizadas no mesmo dia e em horários (turnos) distintos.

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da ESP/MG.

Prefeitura de Japonvar - MG anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Japonvar, no estado de Minas Gerais, lançou edital N° 01/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de várias vagas. Sob os cuidados da Comissão Técnica de Concursos (Cotec - Unimontes), o certame está disponibilizando 75 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 6.000,00, para carga horária de 12 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Atendente de Farmácia, Instrutor de Dança, Facilitador de Oficina - Arte e Cultura, Instrutor de Informática, Orientador Social, Técnico em Enfermagem (ESF), Técnico em Saúde Bucal, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Educador Físico, Enfermeiro (ESF), Facilitador de Oficina - Esporte e Lazer, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico - ESF, Nutricionista, Psicólogo Clínico, Psicólogo e Psicopedagogo.
 
As inscrições serão feitas somente pela internet, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, até às 18 horas do dia 9 de agosto de 2013, horário de Brasília-DF. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 150,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas de múltipla escolha serão aplicadas em Japonvar-MG, provavelmente, no dia 25 de agosto de 2013. As provas terão duração de 3 (três) horas, estando incluído nesse tempo o preenchimento da Folha de Respostas. O horário de início será às 9h e o de término às 12h. O endereço do local das provas será divulgado na internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, a partir do dia 19 de agosto de 2013. Caberá ao candidato se informar sobre o local de Provas.

O resultado final será divulgado até o dia 6 de setembro de 2013, com lista afixada nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Japonvar. O resultado também será divulgado no sítio www.cotec.unimontes.br por um período de, no máximo, 30 (trinta) dias. Não haverá informação individual aos candidatos.

O prazo de validade do processo seletivo é de 1 ano, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de São Joaquim - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Joaquim, no estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Administração, publicou edital N°002/2013 de processo seletivo para contratação por tempo determinado de vagas legais e formação de cadastro de reserva do quadro geral dos servidores da Prefeitura Municipal, com a execução técnico-administrativa da empresa CONCURSOS SS1.

Há 54 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 12.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde - PSF, Auxiliar Odontológico, Enfermeiro, Médico, Odontólogo, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista-Obstetra, Odontólogo, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Médico Psiquiátrico, Pedagogo, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Terapeuta Ocupacional, Motorista de Ambulâncias, Técnico em Enfermagem, Encanador, Contador e Engenheiro Civil.

As inscrições via internet poderão ser realizadas, até às 23h59min do dia 19 de agosto de 2013, pelo site www.concursosss1.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 70,00.

A Prova Objetiva, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 08 de setembro de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 23 de agosto de 2013.

O certame terá validade por 1 ano a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 1 ano, a critério da Prefeitura Municipal de São Joaquim.

Prefeitura de Palmas - TO realiza chamada pública

A Prefeitura de Palmas, estado do Tocantins, abriu edital N° 01/2013 de chamada pública para formação de cadastro reserva de 45 Técnicos de Enfermagem. Os interessados devem ter curso técnico na área, além de registro profissional.
 
As inscrições acontecerão até 07 de agosto de 2013, das 08 às 18 horas com a entrega dos currículos na Diretoria de Educação e Promoção na Saúde, localizada na Secretaria Municipal da Saúde de Palmas -TO.

A seleção conterá análise curricular, com documentos que comprovem as informações fornecidas, prova escrita na data provável de 07 de agosto e entrevista. 
 
A validade da chamada pública será de 06 meses. 

Prefeitura de Bonfinópolis de Minas (MG) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Bonfinópolis de Minas, Estado de Minas Gerais, lançou edital N° 001/2013 de processo seletivo, com o objetivo de preencher 25 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. O certame será executado pela Liberal Consultores Associados Ltda. A remuneração varia de 678,00 a R$ 1.280,00 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.

As inscrições, nos valores de R$ 27,00 a R$ 50,00, serão realizadas no período de 07 a 09 de Agosto de 2013, unicamente pela Internet no endereço eletrônico: www.liberalconsultores.com.br. A inscrição poderá ser feitas em ambiente próprio do candidato ou no posto de apoio às inscrições que funcionará na sede da Prefeitura Municipal de Bonfinópolis de Minas, situada à Avenida Argemiro Barbosa, 562, Centro, Bonfinópolis de Minas/MG.

A Prova Objetiva de Conhecimentos para todos os cargos realizar-se-á em Bonfinópolis de Minas/MG, provavelmente, no dia 25 de Agosto de 2013, com duração máxima de 02(duas) horas, com início previsto para as 9:00 horas, nas dependências da Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço, situada à Rua Santa Cruz, 555 em Bonfinópolis de MinasMG.

Os gabaritos preliminares serão divulgados em 26 de Agosto de 2013, a partir das 13:00 horas, na internet pelo site: www.liberalconsultores.com.br.

O prazo de validade do certame será de dois anos, contado a partir da data da Homologação do seu Resultado Final, prorrogável, por igual período.

Concurso público UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no estado do Paraná, por meio do edital Nº 186/2013-PRH, anunciou concurso público de provas e títulos para provimento do cargo de Agente Universitário de Nível Superior da Carreira Técnica Universitária, para as funções de Analista de Informática, Bibliotecário, Comunicador Social, Engenheiro Civil, Físico e Médico (Anestesiologia, Ginecologia/Obstetrícia, Neurocirurgia, Pediatria e Psiquiatria).
 
São ofertadas 13 vagas profissionais do quadro de servidores da Universidade Estadual de Maringá, com remuneração de até R$ 4.039,80, por carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
Inscrição, Seleção e Resultado
A inscrição será efetuada entre às 8 horas do dia 07 até às 23 horas e 59 minutos (fechamento do sistema) do dia 30 de agosto de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico www.uem.br/concurso. A taxa de inscrição varia de R$ 107,00 a R$ 162,00.
 
O certame será constituído de prova objetiva, dissertativa, títulos e prática.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável 06 de outubro de 2013, com início às 9 horas, na cidade de Maringá/PR para as funções de Analista de Informática, Bibliotecário, Comunicador Social, Físico e Médico e exclusivamente em Umuarama/PR para a função de Engenheiro Civil, em locais a serem divulgados no endereço eletrônico www.uem.br/concurso, a partir das 17 horas do dia 11 de setembro de 2013.
 
Para a função de Comunicador Social haverá prova dissertativa, a ser realizada na mesma data, local e horário de realização da prova objetiva.
 
No dia 07 de outubro de 2013, às 17 horas, será disponibilizado o gabarito provisório da prova objetiva no site www.uem.br/concurso.
 
No dia 18 de outubro de 2013, às 17 horas, será disponibilizado edital com o resultado da prova objetiva no endereço eletrônico www.uem.br/concurso. Já o resultado da prova dissertativa será divulgado a partir das 17 horas do dia 25 de outubro de 2013.
 
Serão submetidos à avaliação de títulos e currículo somente os candidatos classificados na prova objetiva e dissertativa, quando houver essa etapa. Os títulos deverão ser entregues na data, horário e sala em que o candidato estiver alocado para realizar a prova objetiva, ou até 02 dias úteis, após a realização da prova objetiva (07 e 08 de outubro de 2013), na Divisão de Recrutamento e Seleção da UEM, localizada na Av. Colombo, 5790, bloco 104, sala 28, Maringá – PR, no horário das 7h40min às 11h40min e das 13h30min às 17h30min ou na Secretaria do Câmpus Regional de Umuarama exclusivamente para a função de Engenheiro Civil.
 
O resultado final do concurso público será divulgado no dia 08 de novembro de 2013, às 17 horas, no endereço eletrônico www.uem.br/concurso.
 
Para as funções de Analista de Informática, Comunicador Social (Jornalista-Diagramador) e Físico a convocação para a realização da prova prática será na mesma data de divulgação do resultado final do concurso público, por meio de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.uem.br/concurso.
 
O concurso público será válido por 2 anos, contados da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado do Paraná, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Paraná, de 30 de julho de 2013, pág. 2 a 12.

Prefeitura de Fraiburgo (SC) oferece vaga para Médico

O Prefeito de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina, divulgou extrato do edital nº. 0034 de 29 de julho de 2013, de processo seletivo visando à contratação em caráter temporário - ACT, para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público, para a função pública de Médico - Clínico Geral - 12 hs.
 
O preenchimento de vagas será para o ano de 2013, podendo ser prorrogado.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 09 de agosto de 2013 , das 08:30 as 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Av. Rio das Antas, 185, Centro, Município de Fraiburgo/SC.
 
Maiores informações junto a Prefeitura de Fraiburgo, pelo fone (49) 3256-3013.
 
O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 30 de julho de 2013, pág. 189.

Concurso UFRB 2013

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou o edital nº 1/2013 de abertura de concurso público para reforço em seu quadro de pessoal Técnico-Administrativo. Serão selecionados 39 candidatos, por meio da aplicação de Prova Escrita para todos os cargos.
 
Há vagas para Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Enfermeiro, Médico do Trabalho, Médico-Veterinário, Nutricionista, Psicólogo (nível superior), Técnico em Edificações, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais (nível médio e técnico) e Auxiliar em Administração (nível fundamental). Os vencimentos vão de R$ 1.547,23 a R$ 3.138,70, valores que serão atualizados, conforme tabela disponível no edital (item 2.1.2).
 
As inscrições serão realizadas no período entre 02 e  23 de agosto de 2013, exclusivamente no sítio www.fundacaocefetbahia.org.br/ufrb/servidor/concurso.asp. As taxas variam de R$ 45 a R$ 65, a depender do cargo pretendido.
 
As provas para todos os cargos serão aplicadas exclusivamente nos municípios de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus, no dia 29 de setembro de 2013. Os gabaritos, as questões das provas aplicadas e os resultados de cada uma das etapas serão divulgados pela Fundação CEFETBAHIA a partir do primeiro dia útil após a aplicação das provas e/ou do resultado de cada uma das etapas previstas.
 
Os candidatos ao cargo de Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais ainda passarão por prova prática.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de prorrogação. O edital completo está disponível no Diário Oficial da União de 29 de julho de 2013, seção 3, a partir da página 82, e na página da Fundação CEFETBAHIA.

Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos - RS altera de inscrições

A Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos, no estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Administração, lançou os editais 001 e 002/2013 de concurso público e processo seletivo, respectivamente, com a intenção de ocupar 05 vagas nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Instrutor de Informática, Médico do ESF e Técnico do Controle Interno (níveis fundamental e superior).

O certame será realizado por meio da empresa Objetiva Concursos Ltda. Os salários variam de R$ 839,63 a R$ 7.336,85 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

As inscrições via internet poderão ser realizadas no período das 9h de 5 de agosto até as 23h59 de 25 de agosto de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 29,81 e R$ 81,44. O pagamento da taxa pode ser feito até 26 de agosto, respeitando o horário bancário.

A prova objetiva será aplicada provavelmente em 29 de setembro de 2013, no Município de Lagoa dos Três Cantos, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 13 de setembro de 2013.

O certame terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do Município de Lagoa dos Três Cantos.

Processo Seletivo Prefeitura de Caçador (SC)

A Prefeitura de Caçador, no estado de Santa Catarina, está recebendo inscrições para o processo seletivo regido pelo edital Nº  01/2013, destinado à contratação de 42 Médicos e Odontólogos. A remuneração é de até R$ 11.002,00 por carga horária de trabalho entre 10 e 40 horas semanais.
 
Para concorrer, os interessados devem solicitar a participação até o dia 1º de agosto de 2013, exclusivamente via internet, mediante acesso ao site www.iobv.com.br. As inscrições são gratuitas e após o candidato inscrever-se no site, deverá enviar o comprovante de inscrição até o dia constante do cronograma, para o Instituto o Barriga Verde.
 
A seleção constará de prova objetiva, que será aplicada provavelmente em 11 de agosto de 2013. O gabarito preliminar será anunciado em 12 de agosto e as listas de classificação com os aprovados serão publicadas após 23 de agosto deste ano.
 
O certame terá validade por dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Bombinhas (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Bombinhas, no estado de Santa Catarina, divulgou edital (n° 006/2013) de processo seletivo, destinado ao provimento de várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar até R$ 6.003,96 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As chances são para Agente Administrativo, Agente Operacional, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Consultório Dentário, Coordenador Pedagógico, Desenhista, Enfermeiro, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista, Farmacêutico, Fiscal, Fiscal de Saneamento, Fisioterapeuta, Monitor, Monitor de Informática, Motorista Socorrista, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Odontólogo ESF, Recepcionista, Recepcionista de Posto de Saúde, Secretária de Estabelecimento Escolar, Servente/Merendeira, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem Socorrista, Técnico em Turismo, Treinador Desportivo, Técnico Radiologista, Zelador Patrimonial, Psicólogo, Professor – Ensino Infantil, Professor – Ensino Fundamental I, Professor Ensino Fundamental II, Informática, Educação Física, Educação Especial, Cultura Religiosa e demais funções.

Inscrições
As inscrições serão realizadas, pessoalmente ou por procuração, no período de 12 a 27 de agosto de 2013, na Prefeitura Municipal de Bombinhas, situada na Avenida Baleia Jubarte nº 328, bairro José Amândio, nos horários compreendidos no horário das 09h00min às 12h00min e das 13h30min as 17h00min.

Taxas
- Nível Fundamental: R$ 20,00;
- Nível Médio: R$ 30,00;
- Nível Superior: R$ 40,00.

Provas
As Provas Escritas /Objetivas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias serão realizadas na cidade de Bombinhas no dia 31 de agosto de 2013 às 14h00min, em local a ser indicado na homologação das inscrições.

As Provas Escritas/Objetivas para Cadastro de Reserva serão realizadas na cidade de Bombinhas no dia 01 de setembro de 2013 às 14h00min, em local a ser indicado na homologação das inscrições.

As provas Praticas/Habilitação Técnica para Motoristas e Operadores de Máquinas, serão realizadas no dia 08 de setembro de 2013, em local e horário a ser indicado na homologação das inscrições.

Gabaritos
A divulgação dos Gabaritos Provisórios das Provas Escritas será publicada via internet no dia 02 de setembro de 2013 no site da Prefeitura Municipal de Bombinhas.

Validade
O prazo de validade do certame será de 01 (um) ano, prorrogável uma vez, por igual período, a partir da homologação do resultado final do certame.

Prefeitura de Machadinho D'Oeste (RO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Machadinho D'Oeste, no Estado de Rondônia, publicou edital N° 001/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 31 vagas para profissionais de níveis médio/magistério e superior, com remuneração de até R$ 2.000,00 e regime de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos: Psicólogo, Nutricionista e Professor (Educação Física, Pedagogo/Magistério, Ciências, Geografia, Matemática, Língua Inglesa e Língua Portuguesa).
 
As inscrições estarão abertas do dia 02 a 08 de agosto de 2013 e deverão ser realizadas por correio eletrônico, devendo ser enviado no e-mail - seletivomdo@outlook.com, ou de forma presencial, pessoalmente ou por procurador, durante o expediente de atendimento, das 07h:00min às 13h:00min e no último dia das 07h:00min às 12h:00min, devendo o candidato dirigir-se ao prédio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, situado na Avenida Tancredo Neves, nº 2.584, Centro, Machadinho D’Oeste/RO. Não será cobrado pagamento de taxa da inscrição.
 
Os candidatos que optarem por se inscreverem por e-mail, deverão enviar seus currículos, bem como todos os documentos exigidos neste Edital, devidamente digitalizados nos seguintes formatos:
PDF (portable document format), legível pelo programa Adobe Reader;
JPG ou JPEG, legível pelo visualizador de imagens do Windows;
TIF, legível pelo visualizador de imagens do Windows.
 
Os e-mails deverão obrigatoriamente constar no campo Assunto a seguinte observação: INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO – MDO 2013, de maneira que serão desconsiderados todos os e-mails que não contiverem esta observação.
 
Os candidatos que optarem por inscreverem-se pessoalmente, deverão dirigir-se à SEMED, com a ficha de inscrição devidamente preenchida, munido com todos os documentos exigidos e com envelope opaco tamanho A-4/Ofício. Caso o candidato não possa fazer sua inscrição pessoalmente ou por correio eletrônico (e-mail), poderá se inscrever por procurador devidamente habilitado por procuração pública, mediante entrega do original ou cópia autenticada do respectivo mandato, acompanhado de cópia do documento de identidade do procurador.
 
Documentação a ser entregue juntamente com a ficha de inscrição:
Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, que poderá ser retirada no ato da inscrição, pessoalmente junto à SEMED ou através de solicitação via correio eletrônico pelo e-mail: seletivomdo@outlook.com;
  • Cópia reprográfica legível do documento de identidade com foto reconhecido em todo território nacional (RG, CNH, OAB, CREA, etc.);
  • Curriculum Vitae devidamente assinado;
  • Cópias dos documentos referentes aos títulos que apresentar no currículo, sob pena de serem desconsideradas as informações não comprovadas.
  • O processo seletivo constará de curriculum vitae, que analisará a formação escolar e profissional do candidato para o trabalho que irá executar.
 
O resultado final será publicado a partir do dia 22 de agosto de 2013, por meio de edital que será afixado no átrio Oficial da Prefeitura de Machadinho D’Oeste, na SEMED, no Diário Oficial da Associação Rondoniense dos Municípios – AROM e em outros meios de comunicação.
 
Os candidatos classificados serão admitidos em caráter emergencial e temporário, pelo prazo de 06 meses, a contar da data de assinatura do contrato de trabalho, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 30 de julho de 2013, pág. 30 a 38.

Processo Seletivo Prefeitura de Uruaçu - GO

Para atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Uruaçu, no estado de Goiás, anunciou a realização de seleção simplificada, por meio do edital Nº 07/2013, para ocupação de 24 vagas disponíveis. As oportunidades são para Fiscal de Postura e Edificações, Fiscal de Tributos, Médico (Generalista, Pediatra e Neurologista), Psicólogo e Técnico em Higiene Dental. Os salários podem chegar a R$ 8.201.21, por jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições deverão ser feitas na Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de Uruaçu, entre os dias 1º e 19 de agosto de 2013.
 
A seleção se dará por meio de avaliação de documentos. A contratação será procedida a partir de 1º de setembro de 2013 até 31 de agosto de 2014, podendo ser prorrogada de acordo com interesse do município. 

SENAC do Maranhão abre processo seletivo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, Administração Regional do Maranhão, promove processo seletivo, através dos editais de nºs 046 e 047/2013, para contratação de 03 servidores para o quadro efetivo e de reserva nos cargos de agente administrativo (nível médio) e assessor técnico I – supervisor pedagógico (nível superior), com lotação nas cidades de Santa Inês e Pinheiro.

Em Pinheiro, estão sendo oferecidas duas vagas (agente administrativo e assessor técnico I – supervisor pedagógico), e para Santa Inês, a Instituição oferece uma vaga para agente administrativo.

O cargo de agente administrativo oferece remuneração mensal de R$ 1.269,00. Já para o cargo de supervisor pedagógico, a remuneração mensal é de R$ 2.867,00, sendo que ambos os cargos exigem cumprimento de 40 horas semanais de carga horária. Além da remuneração, serão oferecidos outros benefícios como plano de saúde subsidiado e seguro de vida em grupo.

Os candidatos para as vagas de agente administrativo devem possuir ensino médio completo e cursos obrigatórios de Informática Básica (Windows, Pacote Office e Internet). Para a vaga de supervisor pedagógico, os requisitos são: nível superior em Pedagogia, experiência de seis meses em coordenação/supervisão pedagógica e cursos obrigatórios de Informática Básica (Windows, Pacote Office e Internet).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, com prazo de 5 a 7 de agosto de 2013 para o cargo com lotação em Santa Inês; e de 7 a 9 de agosto de 2013 para os cargos com atuação em Pinheiro, pelo site http://www.ma.senac.br/pagina.php?id=57. Os valores das inscrições são R$ 15,00 (nível médio) e R$ 20,00 (nível superior).

A Prova de Conhecimentos para quem vai trabalhar em Pinheiro está prevista para 20 de agosto de 2013, das 8h às 12h. Já para quem vai trabalhar em Santa Inês, a data provável da prova de conhecimento é 12 de agosto de 2013. O Gabarito Oficial da Prova de Conhecimentos será publicado no mesmo dia de realização da prova.

A Prova Prática de Informática para os candidatos das vagas em Pinheiro está prevista para ser aplicada em 27 de agosto. Já a convocação para a Entrevista acontecerá no dia 28 de agosto de 2013. Os candidatos à vaga em Santa Inês farão prova prática de Informática provavelmente em 14 de agosto de 2013.

O prazo de validade do Processo Seletivo será de dois anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final após Fase Recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do SENAC/MA.

Vale lembrar que, o resutado final do processo seletivo do SENAC está previsto para ser divulgado no dia 09 de setembro de 2013.

Portugueses desvendam mecanismo causador de câncer no vírus da Hepatite D

Pesquisa revela associação entre a infeção pelo vírus da hepatite delta e o cancro hepatocelular
 
Estudo realizado na Unidade de Ensino e Investigação de Microbiologia Médica (IHMT), em Lisboa (Portugal), mostra a associação entre a infeção crônica com vírus da hepatite delta (VHD) e o câncer hepatocelular.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores identificaram um mecanismo envolvido na replicação do VHD que potencializa o desenvolvimento de células cancerígenas. " Nossa investigação revelou quais as alterações na expressão de genes celulares resultam da replicação deste vírus. A divisão celular ocorre em várias fases, sendo que a transição entre a fase G2 e a M corresponde a um "ponto de controle" neste processo. O estudo mostra, pela primeira vez, que o VHD altera o ciclo normal de regulação das células nesse ponto preciso: entre a fase G2 e M, provocando erros no ciclo. Acreditamos que a interferência do vírus neste controle é a causa do desenvolvimento de processos cancerígenos nas células," afirma Celso Cunha, responsável pelo estudo.

O estudo mostrou, ainda, que algumas proteínas celulares que participam no suicídio das células cancerígenas são sintetizadas em menor escala na presença do VHD, o que contribui para reduzir as defesas do organismo e potenciar o desenvolvimento de cancro.

O vírus da Hepatite D (ou Delta) depende da presença do vírus da Hepatite B para se multiplicar e infetar o fígado nos seres humanos. Tem um período de incubação entre 15 a 45 dias e mantém-se por muito tempo no sangue. Transmite-se pelas mesmas vias do vírus da Hepatite B: sangue e transfusões sanguíneas, durante o parto e através da partilha de seringas infetadas ou objetos de higiene pessoal (lâminas de barbear, escovas de dentes, etc.).
 
Fonte isaude.net

Ausência de condições de trabalho desestimularam adesão ao Mais Médicos

A afirmação é do Conselho Federal de Medicina que continua a defender a criação de carreira de Estado para os profissionais
 
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota, nesta segunda-feira (29), onde afirma " que a decepção dos candidatos com ausência de condições de trabalho e direitos trabalhistas contribuíram para que muitos profissionais desistissem de participar do programa de alocação de médicos, previsto pela Medida Provisória 621/2013 (Programa Mais Médicos).
 
Dos 16.530 médicos com diploma brasileiro ou revalidado preliminarmente inscritos, apenas~3.891 completaram o cadastro. A demanda apresentada pelos municípios é superior a 15 mil médicos. Dos 1.270 médicos residentes que se inscreveram, apenas 31 concluíram a adesão. Esses profissionais terão que desistir do programa de residência para atuar no Mais Médicos.
 
Por outro lado, o CFM afirma que o interesse inicial demostra a vontade da categoria em atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). As entidades médicas afirmam que o programa é contrário às leis trabalhistas pois os médicos não terão carteira assinada e nem serão servidores públicos, recebendo uma bolsa de R$ 10 mil sem contrato de trabalho. Elas defendem " a criação de uma carreira de Estado para o médico que atua no SUS como única saída para estimular a ida de profissionais para os vazios assistenciais."
 
Fonte isaude.net

Alemães anunciam exame de sangue para diagnosticar Alzheimer

Pacientes idosos que sofrem com Alzheimer realizam atividades que estimulam o cérebro. Novo exame poderia diagnosticar a doença por intermédio do sangue.
Foto: NHS Foundation Trust
Pacientes idosos que sofrem com Alzheimer realizam
atividades que estimulam o cérebro. Novo exame poderia
 diagnosticar a doença por intermédio do sangue
O novo estudo, que ainda não passou por testes clínicos, identificou 12 biomarcadores específicos para doença
 
Equipe da Universidade de Saarland (Alemanha), afirma estar próximo de descobrir um exame de sangue para diagnosticar a doença de Alzheimer.
 
O ensaio, que ainda não passou por testes clínicos, encontrou biomarcadores, micro RNAs, que podem ser associados à doença.
 
O desafio é criar uma forma de diagnosticar o mal de Alzheimer precocemente. Atualmente, só é possível diagnosticar a doença com exames caros como tomografia computadorizada ou testes psicológicos. Mas, em geral, este diagnóstico só acontece em estágios mais avançados.
 
O estudo realizou testes sanguíneos em 100 pacientes de Alzheimer e de grupo de controle.
"Encontramos 12 microRNAs nos pacientes com a doença que não estavam presentes no sangue de indivíduos saudáveis ??do grupo de controle. O que nos chamou mais atenção foi que a precisão que teste atingiu, mais de 90% . ", diz Cord Stahler, diretor de tecnologia da Siemens Healthcare.
 
O estudo levou em consideração ainda, a semelhança com outras doenças neurológicas. " Usando os mesmos biomarcadores, fomos capazes de distinguir claramente a doença de Alzheimer de esquizofrenia ou depressão. Em outras doenças neurodegenerativas como o Parkinson, e de comprometimento cognitivo leve, os resultados do ensaio não foram tão precisos. Isto pode ser melhorado, no entanto, refinando as assinaturas moleculares," afirmou Stahler.

Somente 38% dos bebês são alimentados com leite materno no mundo

Produtos que substituem o leite materno não contém os anticorpos necessários para o desenvolvimento do bebê
Foto: Emory Health Care
Produtos que substituem o leite materno não contém os
anticorpos necessários para o desenvolvimento do bebê
O alerta é da OMS, durante a Semana Mundial de Amamentação, iniciada em 170 países nesta quinta-feira (1)
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS) , apenas 37 países aprovaram leis que refletem as recomendações da agência sobre produtos que substituem o leite materno.
 
A OMS também destaca que, no mundo, somente 38% dos bebês são exclusivamente amamentados durante os primeiros seis meses de vida.
 
Na Semana Mundial da Amamentação, realizada em 170 países a partir desta quinta-feira (1), a OMS está fazendo um alerta sobre as fórmulas dos produtos utilizados para substituir o leite materno.
 
De acordo com a agência, apenas 35% dos países proíbem a publicidade desses produtos e 62 nações proíbem a distribuição de amostras das fórmulas.
 
De acordo com a entidade, os produtos que substituem o leite materno não contém os anticorpos, além de seu uso elevar o risco de ingestão de bactérias em mamadeiras não esterilizadas ou uso de água não-potável.
 
A agência também destaca que as mães se beneficiam da amamentação, que reduz o risco de câncer de mama e de ovário e ajuda ao retorno do peso de antes da gravidez.
 
Fonte isaude.net

Diferentes tipos de felicidade tem efeitos diversos sobre o genoma humano

Tipos de felicidade, entre eles bem-estar eudemonico e bem-estar hedonístico, possuem diferentes efeitos sobre o genoma humano.
Foto: Tyler Olson/Foto Stock
Tipos de felicidade, entre eles bem-estar eudemonico
 e bem-estar hedonístico, possuem diferentes efeitos
 sobre o genoma humano
De um lado, baixos processos inflamatórios e forte expressão antiviral e de anticorpos. Do outro, exatamente o contrário
 
No primeiro estudo do gênero em todo mundo, equipes da Universidade da Califórnia (UCLA) descobriram que diferentes tipos de felicidade têm surpreendentemente diferentes efeitos sobre o genoma humano.
 
Pessoas que têm altos níveis do que conhecemos como bem-estar eudemonico, um tipo de felicidade ligada à realização de propósito e significados na vida (a pesquisa cita como exemplo Madre Teresa de Calcutá) apresentaram perfis de expressão genética muito favorável em suas células imunes. Elas apresentaram baixo nível de genes envolvidos em processos inflamatórios e forte expressão de genes antivirais e anticorpos, afirmam os pesquisadores.
 
No entanto, as pessoas que tinham níveis relativamente altos de bem-estar hedonístico que vem da autoafirmação, auto-realização (pesquisa cita a maioria das celebridades) mostraram exatamente o contrário. Eles tinham um perfil de expressão adverso envolvendo alta inflamação e expressão genética antiviral e de anticorpos baixas.
 
Durante os últimos 10 anos, Steven Cole, responsável pelo estudo, e sua equipe analisaram como o genoma humano responde ao stress, miséria, medo e todos os tipos de psicologia negativa. Neste estudo, porém, os pesquisadores perguntaram como o genoma humano pode responder a psicologia positiva. É exatamente o oposto do estresse e da miséria, ativando um tipo diferente de programa de expressão gênica.
 
Os pesquisadores examinaram as implicações biológicas dos dois tipos de bem-estar através da lente do genoma humano, um sistema de cerca de 21 mil genes que evoluiu fundamentalmente para ajudar os humanos a sobreviverem em condições de bem-estar.
 
Estudos anteriores descobriram que as células imunológicas mostram uma mudança sistemática em perfis de expressão genética de base durante longos períodos de stress, ameaça ou incerteza. Conhecida como a Resposta Transcricional Conservada à Adversidade (CTRA), esta mudança é caracterizada por um aumento da expressão de genes envolvidos no processo inflamatório e uma diminuição da expressão de genes envolvidos em respostas antivirais.
 
Esta resposta, Cole observou, provavelmente evoluiu para ajudar o sistema imunológico combater as mudanças nos padrões de ameaça microbiana que foram ancestralmente associados com a mudança de condições socioambientais; essas ameaças incluíram infecção bacteriana das feridas causadas pelo conflito social e um risco aumentado de infecção viral associada com o contato social.
 
"Mas, na sociedade contemporânea e nosso ambiente muito diferente, a ativação crônica por ameaças sociais ou simbólica pode promover a inflamação e causar doenças neurodegenerativas, cardiovasculares entre outras, e pode prejudicar a resistência às infecções virais," disse cole.
 
Apesar das diferentes reações do genes, os pesquisadores concluíram que "os dois casos de bem estar levam aos mesmos altos níveis de emoções positivas. Entretanto, os genomas foram respondendo de forma muito diferente, embora os seus estados emocionais fossem igualmente positivos.
 
Fonte isaude.net

Balanço final do Mais Médicos contabiliza 21% de profissinais brasileiros

Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgam o números do Programa Mais Médicos
Foto: Valter Campanato/ABr
Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde,
Mozart Sales, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha,
divulgam o números do Programa Mais Médicos
Somente 3891 médicos brasileiros concluíram o cadastro. Dos estrangeiros, 766 entregaram documentação
 
O balanço final do Programa Mais Médicos contabilizou 3.891 médicos com diploma brasileiro inscritos que finalizaram o cadastro para participar da iniciativa. O total corresponde a 21% dos 18.450 médicos brasileiros e estrangeiros que se inscreveram inicialmente no programa. O prazo para os inscritos completarem o cadastro e apresentarem documentos neste domingo (28).

O balanço final do programa foi divulgado nesta segunda-feira (29) pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, ao participar de audiência pública no Conselho Nacional do Ministério Público.

Os médicos com diploma estrangeiro que entregaram a documentação são 766, mas o número ainda deve aumentar, já que eles têm até 8 de agosto para concluir o processo. O total de médicos com diploma estrangeiro inscritos foi 1.920.

Em balanço divulgado sexta-feira (26), dos 18.450 inscritos, 3.123 médicos já haviam entregado os documentos necessários e 8.307 apresentaram números inválidos de registro em conselhos regionais de Medicina.

Os municípios que aderiram ao programa são 3.511. Juntos, eles demandaram 15.460 médicos para trabalhar na atenção básica.

Lançado em julho, por medida provisória, o Programa Mais Médicos tem como meta levar profissionais para atuar durante três anos na atenção básica à saúde em regiões pobres do Brasil, como na periferia das grandes cidades e em municípios do interior. Para isso, o Ministério da Saúde pagará bolsa de R$ 10 mil.

O programa também prevê a possibilidade de contratar profissionais estrangeiros para trabalhar nesses locais, caso as vagas não sejam totalmente preenchidas por brasileiros. A medida tem sido criticada por entidades de classe, sobretudo, pelo fato de o programa não exigir a revalidação do diploma de médicos de outros países.
 
Fonte isaude.net

Países africanos registram queda de 40% nas mortes por HIV/Aids

Paciente recebe tratamento contra HIV/Aids na Xai-Xai Day Care Clinic, Moçambique. Acesso ao tratamento ajudou a aumentar a expectativa de vida de soropositivos
Foto: UN Photo/Eskinder Debebe
Paciente recebe tratamento contra HIV/Aids na Xai-Xai Day
Care Clinic, Moçambique. Acesso ao tratamento ajudou a
aumentar a expectativa de vida de soropositivos
Um aumento de 1000% no acesso ao tratamento com antirretrovirais ajudou a diminuir o número de mortes
 
Um aumento de 1000% no acesso ao tratamento com antirretrovirais ajudou a diminuir o número de mortes e a elevar expectativa de vida dos soropositivos em países africanos. Em geral, os índices de mortes por HIV/Aids caíram 40% no continente.
 
Os dados do relatório "Chegando a Zero" foram divulgados, nesta terça-feira (30), pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, Unaids.

Os números
Entre 2001 e 2011, mais de 10 nações da região conseguiram reduzir as mortes de adultos soropositivos. As maiores taxas, cerca de 50%, foram alcançadas por Botsuana, Etiópia, Malauí, Namíbia, Ruanda, Zâmbia e Zimbábue.
 
Já Moçambique, Quênia, África do Sul e Suazilândia registraram uma queda nos casos de óbito entre 26% e 49%.
 
Angola, Lesoto e Sudão do Sul estão no fim da lista com redução de 5% a 25%. Já em Uganda e Tanzânia, houve um leve aumento de contaminações.

Tuberculose relacionada ao HIV
Uma outra boa notícia é a queda de quase 35% dos óbitos por tuberculose relacionada ao HIV. De 2005 a 2012, o número de pessoas com acesso a tratamento saltou de 625 mil para 6,3 milhões. Apesar de a cobertura ter ultrapassado 80% em países como Suazilândia, Ruanda e Namíbia, Angola e Moçambique continuam com as menores taxas nesta área (menos de 60%).
 
De acordo com o relatório do Unaids, os casos de novas infecções entre adultos de 15 a 49 anos caiu em mais de 30%. Já entre crianças, houve uma redução superior a 50%. Um outro passo positivo foi o aumento de serviços de saúde para prevenir a contaminação vertical, de mãe para bebês, que atingiu quase 700 mil grávidas, 100 mil a mais que no ano anterior.

Mulheres jovens
Segundo dados do Unaids, mulheres jovens são as mais afetadas pelo HIV. Somente em 2011, foram notificados 450 mil novos casos de contaminação com o vírus da Aids. A prevalência entre as africanas de 15 a 24 anos é de 4,5%, mais que o dobro do índice de homens na mesma faixa etária.
 
O relatório também inclui as diretrizes divulgadas pela OMS no mês passado, recomendando que as pessoas com HIV comecem a terapia com os antirretrovirais o mais cedo possível.
 
Fonte isaude.net

Biofast abre processo seletivo para área laboratorial

O Grupo Biofast, rede de laboratórios de análises clínicas com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, está selecionando profissionais para a área laboratorial.
 
As oportunidades são para auxiliares, assistentes, técnicos, analistas e gestores, tanto para profissionais de rotina (Laboratório Central) como para urgência hospitalar e ambulatórios.
 
Os selecionados aturão em diferentes setores, incluindo cadastro, triagem, coleta, recepção, microbiologia, imunologia, hormônios, bioquímica, hematologia, urinálise, parasitologia, entre outros.
 
As vagas são para as unidades localizadas em São Paulo (incluindo a região Metropolitana), Litoral Norte e Sul de São Paulo, Itu, Jundiaí, Vale do Paraíba e Rio de Janeiro.
 
Interessados devem se cadastrar até esta quarta-feira (31) no site grupobiofast.com.br, na aba “Trabalhe Conosco”, e preencher o formulário.
 
Fonte Saudeweb

Déficit de leitos no País chegará a 13,7 mil em 2016

Anahp considera crescimento de 2012 do número de pessoas com planos de saúde, mas o problema pode ser ainda maior
 
Apesar dos planos de expansão dos hospitais privados do País, o número de leitos exigido pelo crescimento dos planos de saúde não será alcançado nos próximos anos. A constatação faz parte de um estudo da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp).
 
O levantamento mostra que, se o número de pessoas com plano de saúde crescer 2,1% ao ano, os hospitais precisarão de mais 13,7 mil leitos até 2016, ou o equivalente a R$ 4,3 bilhões em investimentos. Segundo o jornal Valor Econômico, que publicou as informações, vinte grupos hospitalares consultados pretendem abrir 4,3 mil novos leitos no período.
 
A projeção da Anahp considera o crescimento do setor de planos de saúde em 2012 (2,1%), a menor taxa dos últimos sete anos. O número de leitos necessários, portanto, pode ser ainda maior.
 
Nos últimos anos o déficit de leitos no país foi agravado pelo fechamento de 286 hospitais particulares. A maioria também atendia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cujo baixo repasse para procedimentos médicos pode ter agravado a situação. Entre 2007 e 2012, o número de leitos diminui de 453.724 para 448.954 no País, principalmente devido a queda de 11,2% no número de leitos privados.
 
* com informações do jornal Valor Econômico
 
Fonte SaudeWeb

Emílio Ribas abre inscrições para 150 voluntários

Interessados podem atuar em oficinas de leitura, artesanato e pintura, salão de beleza e lazer com crianças, entre outras atividades
 
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas de São Paulo, especialista no tratamento de doenças infectocontagiosas, abriu inscrições para interessados em participar do grupo de voluntariado. São 150 vagas.
 
O trabalho voluntário no Emílio Ribas oferece assistência em diversas áreas e para pacientes de todas as idades, vítimas de doenças infecciosas e parasitárias. O voluntário pode atuar em oficinas de leitura, artesanato e pintura, salão de beleza e lazer com crianças, entre outras atividades.
 
Palestras de orientação aos interessados acontecem nos próximos dias 17 (sábado), às 9h30, e 22 de agosto (quinta-feira), às 19h30, no anfiteatro do hospital. O participante pode escolher o dia conforme a sua disponibilidade.
 
A atividade é realizada como forma de apresentação para o trabalho do voluntário e para agendar o curso de voluntariado, que capacitará os inscritos para atuarem em um hospital de infectologia.
 
Inscrições para as palestras devem ser feitas pelo e-mail voluntariado@versocial.org.br ou pelos telefones (11) 3896-1436/ 7545-9346, das 10h às 16h.
 
Fonte saudeweb