Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Novo antibiótico que ataca superbactéria é encontrado no mar

Antibiótico é capaz de atacar com eficácia até mesmo o antrax (Foto: Scripps)
Antibiótico é capaz de atacar com eficácia até antrax (Foto: Scripps)
Cientistas comemoram achado, que pode ajudar a combater problema de resistência aos antibióticos
 
Cientistas da Califórnia, nos EUA, descobriram um novo composto antibiótico que é extraído de um micro-organismo encontrado em sedimentos do Oceano Pacífico.
 
O achado de novos agentes antibióticos é considerado algo raro. Por isso, especialistas afirmam que ele pode ajudar a combater a atual resistência de bactérias aos antibióticos em uso – considerada um grave problema mundial de saúde.
 
Os cientistas americanos ressaltam que o novo composto, chamado anthracimycin, parece ser efetivo no combate ao Staphylococcus aureus – bactéria de fácil contágio por contato, que pode gerar infecções difíceis de tratar, por ter se tornado resistente à maioria dos antibióticos utilizados.
 
O anthracimycin também demonstrou ser capaz de eliminar o antrax – bactéria conhecida por seu uso em armas químicas de bioterrorismo.
 
A pesquisa californiana teve os resultados divulgados na publicação científica alemã "Angewandte Chemie".
 
Nova arma
O composto antibiótico anthracimycin tem uma estrutura química única, o que poderia levar ao desenvolvimento de uma nova classe de antibióticos.
 
Para o diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA, Thomas Frieden, o risco gerado pelas bactérias resistentes aos antibióticos é um "pesadelo" para o cientistas de todo o mundo.
 
E a CMO (secretária-geral para assuntos da saúde) da Grã-Bretanha, Sally Davies, define a ineficiência dos antibióticos como uma "bomba-relógio ativada", que ameaça a segurança nacional.
 
A Sociedade de Doenças Infecciosas da América também expressou preocupação com o não-desenvolvimento de novos antibióticos para conter a resistência aos medicamentos atuais. Por isso, a descoberta de um novo composto antibiótico traz esperanças.
 
A estrutura da anthracimycin é descrita pelo cientista Kyoung Hwa Jang e sua equipe no jornal científico do Instituto de Oceanografia Scripps como algo único, por ser diferente dos outros antibióticos naturais já descobertos.
 
Do fundo do mar
O novo composto antibiótico foi extraído da bactéria Steptomyces, coletada pelo cientista Christopher Kauffman em sedimentos do Pacífico.
 
William Fenical, do Scripps, disse que "a real importância desse trabalho é que a anthracimycin tem uma estrutura química única".
 
"A descoberta de um composto químico realmente novo é bem rara. Ela vem a somar-se a várias descobertas anteriores que mostram que bactérias marinhas são geneticamente e quimicamente únicas", ressalta Fenical.
 
O anthracimycin, que têm demonstrado sua eficácia no combate ao antrax e ao Staphylococcus aureus, indica o potencial dos oceanos como fonte para novas substâncias, já que ainda há grandes áreas marinhas inexploradas.
 
Fonte G1

Entenda como o Uruguai planeja legalizar a maconha

Projeto foi aprovado na Câmara e agora segue para o Senado; governo diz que objetivo é tirar mercado de cartéis do narcotráfico.
 
Na noite de quarta-feira (31), o projeto de legalização foi aprovado na Câmara e segue agora para o Senado, onde acredita-se que passará sem dificuldades.
 
Segundo o governo, a lei tem como objetivo tirar mercado dos cartéis de narcotráfico e evitar que os uruguaios passem a consumir drogas mais pesadas.
 
Veja abaixo o que mudará caso a lei seja de fato aprovada:
 
Nas mãos do Estado
O Estado uruguaio assumiria o controle e a regulação das atividades de importação, produção, compra, armazenamento, comercialização e distribuição da maconha e derivados.
 
Isso seria conduzido por uma agência estatal, responsável por emitir licenças e comandar os elos da cadeia.
 
Quem poderá comprar e cultivar?
Só maiores de 18 anos e residentes no Uruguai poderiam se registrar como consumidores recreativos de maconha e comprá-la em farmácias licenciadas.
 
São previstas três formas de acesso à substância:
- pelo cultivo próprio, para uso pessoal (sob um limite de seis plantas e uma colheita máxima de 480 gramas por ano);
 
- pelo cultivo feito em clubes que exigiriam filiação (com um mínimo de 15 sócios e um máximo de 45, e um número proporcional de plantas, com um limite máximo de 99);
 
- compra em farmácias.
 
Um indivíduo só poderia comprar e ter em sua posse 40 gramas de maconha.
 
O projeto de lei também prevê o cultivo para fins científicos e medicinais - este último, liberado por meio de receita médica - e habilita a produção de cannabis não psicoativa, conhecida como cânhamo industrial.
 
Como as licenças serão emitidas?
O projeto de lei estabelece a criação de registros para a produção, o cultivo próprio e o acesso à maconha em farmácias.
 
Tais registros estariam guardados sob a lei de proteção de informações sigilosas.
 
Além disso, seria criado um órgão estatal, que emitirá as licenças de compra.
 
Mas o projeto de lei não especifica os critérios para a emissão de licenças, seu custo e que pessoas seriam autorizadas a tê-las. Tampouco estipula qual será a produção de maconha do país.
 
Acredita-se que esses aspectos da lei serão regulados pelo Poder Executivo, se confirmar-se a aprovação da lei.
 
O governo também deve elaborar planos de prevenção ao consumo, e serão proibidas a publicidade e a venda a menores de 18 anos.
 
A normativa determina a criação de uma unidade de avaliação e monitoramento do cumprimento da lei.
 
Por fim, plantações não autorizadas teriam de ser destruídas sob ordem judicial, e o órgão estatal a ser criado será responsável por aplicar penalidades a infratores.
 
Fonte G1

Dilma sanciona projeto que garante atendimento a vítimas de estupro

De acordo com o projeto, todos os hospitais da rede pública serão obrigados
 a oferecer, de forma imediata, entre outros serviços, a "profilaxia da gravidez"
Hospitais deverão dar 'pílula do dia seguinte' a mulher que sofreu abuso. Presidente sancionou projeto sem vetar nenhum ponto do texto.
 
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira (1º), sem vetos, projeto de lei que determina o atendimento obrigatório e imediato no Sistema Único de Saúde (SUS) a vítimas de violência sexual, segundo informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A lei entra em vigor em 90 dias.
 
Com a sanção, Dilma manteve no projeto um trecho que foi alvo de polêmica entre religiosos por obrigar hospitais a prestarem serviço de “profilaxia da gravidez” a mulheres que foram abusadas. As entidades religiosas pediram veto ao inciso por entendem que o termo abre brecha para médicos realizarem aborto.
 
De acordo com o projeto, todos os hospitais da rede pública serão obrigados a oferecer, de forma imediata, entre outros serviços, a "profilaxia da gravidez", termo que, de acordo com o Ministério da Saúde, refere-se ao uso da chamada "pílula do dia seguinte".  A medicação evita a fecundação do óvulo (em até 72 horas após a relação sexual) e não tem poder para interromper uma gestação.
 
Padilha esclareceu que, “se uma vítima de violência sexual for amanhã a um hospital, o hospital já tem que cumprir todas essas recomendações” devido à portaria que está em vigor desde 2008. “Daqui 90 dias, quando a lei entra em vigor, esse hospital passa a também ser questionado de uma forma ainda mais intensa, porque não é mais apenas uma recomendação, mas uma lei do país", afirmou.
 
A presidente Dilma também vai encaminhar um projeto de lei para corrigir duas imprecisões técnicas no texto aprovado pelo Congresso. Uma delas é sobre o conceito de violência sexual e a segunda estabelece, claramente, no inciso 4 do artigo 3º o uso e a administração da medicação com eficiência para gravidez resultante de estupro.
 
"É importante a correção porque esse texto é exatamente o que é recomendado pelo Ministério da Saúde para vítimas de estupro, ou seja, usar a medicação até 72 horas para se evitar gravidez de vítimas de estupro. A oferta de medicação no tempo adequado para evitar gravidez de vítimas de estupro", disse Padilha.
 
Pela atual legislação, em caso de gravidez resultante de estupro, é permitido à vítima realizar o aborto, bastando para isso assinar um documento no próprio hospital.

Com a lei sancionada nesta quinta, as vítimas também terão direito a diagnóstico e tratamento das lesões no aparelho genital; amparo médico, psicológico e social; profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis, realização de exame de HIV e acesso a informações sobre seus direitos legais e sobre os serviços sanitários disponíveis na rede pública.
 
Para a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, as medicações  "na hora certa" vão evitar abortos.
 
"É um projeto que, ao evitar a gravidez com e medicações corretas, precisas, na hora certa, ele também evita possíveis abortos caso a mulher resolva fazê-lo. É um projeto que está dentro da conduta do nosso governo e deixará, amenizará definitivamente o sofrimento de crianças, mulheres e pessoas portadoras de deficiências e de meninas que sofrem o estupro e a violência sexual", disse.
 
Segundo Padilha, a atual política do Ministério da Saúde já prevê "atendimento humanizado".
 
"Esse projeto transforma em lei aquilo que já é um política estabelecida em portaria do Ministério da Saúde que garante tratamento humanizado, respeitoso, a qualquer vítima de estupro", afirmou.
 
As entidades religiosas também chegaram a pedir veto ao inciso sobre a "pílula do dia seguinte" por entenderem que o termo abre brecha para médicos realizarem aborto. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, rebateu os críticos e disse que projeto diminui a incidência de aborto.
 
"O que temos a dizer é que é exatamente um projeto que além de prestar o apoio humanitário essencial para a mulher que foi vítima de uma tortura, porque todo estupro é uma forma de tortura, ele permite que ela não passe por um segundo sofrimento, que é o aborto legal.  Sancionando um projeto que foi aprovado por unanimidade no Congresso Nacional, onde há uma cativa bancada da família, é corrigir esse projeto que vem do Congresso com uma ambiguidade que, sim, poderia abrir essa brecha.  Apoiamos esse projeto sem abrir nenhuma porta para a prática do aborto e diminuindo a incidência do aborto legal", disse.
 
Algumas entidades religiosas também pediram veto ao trecho que trata do fornecimento de informações pelos hospitais às mulheres vítimas de violência sexual. O deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) chegou a protocolar na Presidência da República, no mês passado, um ofício argumentando que não cabe a hospitais oferecer orientação jurídica,  responsabilidade que seria apenas das delegacias de polícia e outras autoridades, segundo o parlamentar.
 
Termo
O projeto de Lei que será enviado pela presidente com o objetivo de corrigir imprecisões na lei altera o termo “profilaxia da gravidez” por “medicação com eficiência precoce para prevenir gravidez resultante de estupro”. O texto informa que “a expressão ‘profilaxia da gravidez’ não é a mais adequada tecnicamente e não expressa com clareza que se trata de uma diretriz para a administração de medicamento voltados às vítimas de estupro”.

Com a alteração, disse Padilha, o governo reconhece que a “atitude correta para se evitar a gravidez de mulheres vítimas de estupro é oferecer medicação em tempo adequado, até 72 horas”.
 
A presidente também propõe a substituição do artigo 2º da lei, que da forma como foi aprovado no Congresso, considera violência sexual “qualquer forma de atividade sexual não consentida”. O projeto que será enviado considera “todas as formas de estupro, sem prejuízo de outras condutas em legislação específica”. De acordo com Padilha, a alteração protege pessoas com deficiência mental e crianças.
 
"O texto aprovado inicialmente é vago e deixa dúvidas quanto à extensão dos casos que seriam abrangidos pela lei", informa o projeto.
 
Estupro
Segundo dados encaminhados pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, estima-se que, a cada 12 segundos, uma mulher é estuprada no Brasil. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que em cinco anos os registros de estupro no Brasil aumentaram em 168%: as ocorrências subiram de 15.351 em 2005 para 41.294 em 2010. Segundo o Ministério da Saúde, de 2009 a 2012, os estupros notificados cresceram 157%; e somente entre janeiro e junho de 2012, ao menos 5.312 pessoas sofreram algum tipo de violência sexual.
  
Fonte G1

Hospitais investem em sistemas de qualidade do ar

Santa Paula (SP) e Hospital Regional de Samambaia (DF) apostam em sistemas que controlam odores e reduzem índice de micro-organismos em suspensão
 
Com o conceito de hotelaria hospitalar crescendo no Brasil, os hospitais estão investido em espaços, sistemas e serviços que aumentem o conforto e comodidade dos pacientes e familiares. Um dos fatores que tem recebido atenção é o controle da qualidade do ar e de odores, uma vez que o “cheiro de hospital” pode não ser exatamente um grande aliado para o tratamento dos pacientes (ou mesmo para o bem estar dos colaboradores).
 
O Hospital Santa Paula implantou recentemente um sistema de controle de odores em dois ambientes, o corredor de serviço de nutrição e o espaço para abrigo de resíduo. Segundo Eloísa Falleiros, gerente de atendimento e hotelaria do Santa Paula, o objetivo era eliminar o cheiro de gordura do corredor de serviço de nutrição, e também do corredor dos abrigos de resíduos, por onde circulam grande parte dos colaboradores.
 
O HSP investiu no Nebolux Air, equipamento da Dux, brasileira especializada em controle de odor hospitalar. Caio de Santi, diretor da empresa, diz que o produto nebuliza automaticamente o ambiente com pequenas gotículas atomizadas que atraem e eliminam as moléculas de mau cheiro.
 
Eloísa Falleiros revela que o recém inaugurado Instituto de Oncologia do HSP também receberá o equipamento, mais precisamente no quarto sobsolo, onde ficam duas máquinas de radioterapia. Como a área não possui ventilação, a ideia é minimizar a possibilidade de odores incômodos.
 
Contaminação
Outro caso interessante: a Air System e o Hospital Regional de Samambaia, cidade satélite de Brasília, firmaram recentemente um acordo de cooperação tecnológica cujo objetivo é reduzir a contaminação microbiológica em ambientes hospitalares. O processo escolhido é o de foto-catálise, no qual uma reação química entre uma luz de intensidade ultravioleta e uma liga de metais nobres produz hidroperóxido (H2O2) em forma de plasma, descontaminante já usado (em forma líquida) para a esterilização de equipamentos cirúrgicos.
 
As empresas Conforlab e Ecoquest foram convidadas para a viabilização dos estudos e testes, que serão realizados em uma das salas cirúrgicas do hospital. A verificação acontecerá em três fases, com término previsto para o mês de setembro.
 
O propósito do projeto é controlar a qualidade do ar interno de ambientes hospitalares. O método busca diminuir a contaminação microbiológica em ambientes hospitalares, dizem os envolvidos.
 
A Ecoquest fornecerá células foto-catalticas através de tecnologia RCI (Ionização Rádio Catalítica), que serão inseridas no sistema de ar-condicionado central do hospital para descontaminação do sistema de dutos, do ar ambiente e superfícies. O protocolo de medições microbiológicas será desenvolvido pela Conforlab.
 
Serão realizados 4 ensaios no período de um mês antes da instalação definitiva dos equipamentos. Os testes serão realizados uma vez por semana, no mesmo dia e horário. As amostras colhidas serão enviadas ao laboratório da Conforlab.
 
Os resultados serão apresentados durante a 18ª Febrava (Feira Internacional de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar), que acontece em setembro no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo.
 
Fonte SaudeWeb

Concurso Prefeitura de Glória de Dourados (MS) 2013

A Prefeitura de Glória de Dourados (MS) abriu concurso público para 45 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 694,70 a R$ 5.250, com carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Os cargos de nível fundamental alfabetizado são para lixeiro, merendeira, motorista, operador de máquinas, trabalhador braçal, tratorista e zelador.

Os postos de nível fundamental completo são para fiscal de obras e posturas.
Para o nível médio, as vagas são para agente técnico administrativo, assistente de educação infantil, auxiliar de farmácia e técnico em radiologia.

Os cargos de nível superior são auditor de controle interno, bioquímico, engenheiro agrônomo, farmacêutico, fonoaudiólogo, nutricionista, professor e psicólogo.

As inscrições devem ser feitas entre às 11h de 31 de julho e às 11h de 6 de setembro (de MS) pelo site www.fapems.org.br . As taxas são de R$ 50 (para cargos de nível fundamental), R$ 60 (cargos nível médio) e R$ 90 (cargo nível superior).

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será realizada em 22 de setembro, e prova de títulos, para os candidatos aos cargos de nível médio e superior.

Além dessas provas, os concorrentes aos cargos de agente técnico administrativo, motorista e operador de máquinas e tratoristas também serão avaliados em prova prática. O teste de aptidão física será requisito para os candidatos aos cargos de lixeiro, trabalhador braçal e zelador.

O processo seletivo terá validade de dois anos a partir da data de homologação do resultado e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Brumadinho - MG

A Prefeitura de Brumadinho, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 261 vagas

Inscrições:
3 agosto a 3 de setembro de 2013, pelo www.gestaodeconcursos.com.br

Cargos e vagas:
Agente Administrativo I (30)
Agente Condutor I - Motorista (40); Operador de Máquinas Leves (04).
Agente Condutor IV - Operador de Pá Carregadeira (01); Operador de Retro escavadeira (02); Operador de Trator de Esteira (01);
Agente Fiscal II - Técnico em Edificações (01);
Agente Oficial Especializado I - Armador (01); Bombeiro Hidráulico (02); Calceteiro (04); Eletricista de Manutenção (04); Jardinagem (02); Lanterneiro de Veículos (01); Marceneiro (01); Mecânico de Autos (02); Mecânico de Máquinas Agrícolas (01); Pedreiro (06); Pintor de Parede (04); Serralheiro (01); Soldador (01).
Agente Operacional I - Auxiliar de Serviços Gerais - Feminino (20); Auxiliar de Serviços Gerais - Masculino (30); Agente Operacional I - Gari (10).
Analista da Administração I - Administrador (01); Advogado (02); Arquiteto (01); Assistente Social (01); Biólogo (01); Contador (02); Engenheiro Ambiental (01); Engenheiro Civil (02); Geógrafo (01); Veterinário (01);
Assistente Técnico em Saúde II - Técnico em Enfermagem (11); Técnico em Higiene Dental (02); Técnico em Patologia (04); Técnico em Radiologia (03).
Assistente Técnico I - Desenhista Projetista (01); Estradas (01); Técnico Agrícola (01); Técnico em Edificações (01); Técnico em Meio Ambiente (01); Técnico em Segurança do Trabalho (01); Técnico Florestal (01); Topógrafo (01).
Auxiliar de Biblioteca e Secretaria I (01).
Especialista da Educação I - Supervisor Pedagógico (03).
Especialista em Saúde I - Biomédico (01); Dentista (04); Enfermeiro (05); Fisioterapeuta (08); Fonoaudiólogo (01); Nutricionista (01); Psicólogo (01).
Médico I - Anestesista (01); Angiologista (01); Cardiologista (01); Clínico (04); Dermatologista (01); Endocrinologista (01); Ginecologista (01); Médico do Trabalho (01); Nefrologista (01); Neurologista (01); Ortopedista (01); Otorrinolaringologista (01); Pediatra (01); Pneumologista (01); Psiquiatra (01); Urologista (01).
Professor III - Educação Física (Infantil ao 9º Ano) (01); Inglês (6º ao 9º ano) (01); Português (6º ao 9º ano) (02).
Secretário Escolar I (03).

Concurso Prefeitura de Acará (PA)

A Prefeitura de Acará (PA) abriu concurso público para 1.178 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 678 a R$ 10.000.

Os cargos de nível fundamental são de auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços urbanos/gari, coveiro, vigia, operador de embarcação, agente de manutenção (bombeiro hidráulico), motorista de veículos leves, motorista de veículos pesados, operador de equipamentos leves (trator de pneu), operador de máquinas pesadas (patrol e pá carregadeira), mecânico de veículos e máquinas, agente de fiscalização, almoxarife e auxiliar de administração.

Os cargos de nível médio são de assistente de administração, assistente de biblioteca, atendente de consultório dentário, fiscal de tributos, agente de vigilância sanitária, técnico em laboratórios médicos, técnico em radiologia médica, técnico de instrumentação cirúrgica, técnico em enfermagem, técnico de higiene bucal, desenhista projetista (cadista), técnico em contabilidade, técnico em segurança do trabalho, técnico de informática, professor I e secretário escolar.

Os cargos de nível superior são de assistente social, analista de sistema, arquiteto, bibliotecário, nutricionista, contador, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, psicólogo, engenheiro sanitarista, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, odontólogo, médico veterinário, médico clínico geral, médico pediatra, médico ortopedia-traumatologia, médico ginecologista/obstetra, médico cirurgião, médico psiquiatra, terapeuta ocupacional, professor ll (100 horas), professor ll – língua portuguesa, professor ll – matemática, professor ll – ciências físicas e biológicas, professor ll – geografia, professor ll – história, professor ll – artes, professor ll – educação física, professor ll – ensino religioso, professor ll – língua estrangeira – inglês, professor ll – estudos amazônicos, técnico pedagógico, administrador, engenheiro florestal e procurador municipal.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.fibrapara.edu.br/concursos de 1º a 13 de agosto. A varia de R$ 45 a R$ 85.

A prova teórica para todos os cargos, a prova de títulos para os cargos de nível superior e para o cargo de professor I e a prova prática para os cargos de operador de equipamentos leves e operador de máquinas pesadas deverão realizadas no período de 15 a 30 de setembro, em um ou mais feriados ou finais de semana (sábados e/ou domingos); nos turnos da manhã com início às 8h e término às 11h e/ou da tarde com início às 15h e término às 18h.

Concurso UERR 2013

A Universidade Estadual de Roraima (UERR) divulgou edital n° 041/2013 de concurso público, destinado à ocupação de 18 vagas existentes para o cargo de Professor (nível superior). As oportunidades são para as localidades de Iracema, Boa Vista, Alto Alegre, Caracaraí, Rorainópolis, São João da Baliza e Pacaraima. Do total de vagas ofertadas, duas estão reservadas às pessoas com deficiência.
 
Os vencimentos variam de R$ 3.195,35 a R$ 6.975,07 para cumprimento de carga horária de 40 horas semanais. Os servidores lotados e residentes nos municípios do interior recebem gratificação de interiorização nos percentuais de 15%, 25% ou 35% do vencimento básico de acordo com a distância da Capital, conforme disposto na Lei 581/2007, e suas alterações.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 18 de agosto de 2013, exclusivamente via internet, no endereço www.uerr.edu.br/concurso. O valor da inscrição é de R$ 100,00.
 
O concurso será realizado em data a ser determinada, em dias e horários que serão disponibilizados na página eletrônica da UERR e fixados nos murais institucionais, com 15 dias de antecipação.
 
O concurso para o cargo de Professor constará de 03 etapas:
- Etapa I – Prova Escrita de caráter Eliminatória e Classificatória;
- Etapa II – Prova Didática de caráter Eliminatória e Classificatória;
- Etapa III - Análise do Currículo de caráter classificatório.
 
A validade do concurso será de um ano, contada a partir da data da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse da Instituição.

Concurso Universidade Federal de Rondônia

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu edital n° 001/2013 de concurso público de provas e títulos para o provimento do cargo de Professor de Magistério Superior. Há mais de 80 vagas para Docentes, da Classe A, com vencimentos que podem chegar a R$ 8.049,77 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

As oportunidades são para a docência nos departamentos de Ciências Juridicas, Ciências Sociais, Engenharia civil, Engenharia Forestal, Agronomia, Direito, Enfermagem, Engenharia de produção, Engenharia de Alimentos, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Línguas Vernáculas, Física, Matemática, Ciências Contábeis, Medicina, Língua Estrangeiras, Artes, Administração, Filosofia, Intercultural, Engenharia Elétrica, Engenharia de Pesca, Estudos linguísticos e Literários, Biblioteconomia e Ciências da Educação.

O concurso está sendo operacionalizado pela Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, e toda a documentação (edital completo, retificações e demais atualizações) encontra-se disponível no endereço eletrônico www.unir.br/concurso.

As inscrições devem ser feitas até o dia 06 de agosto de 2013, pela internet (www.unir.br/concursos). Após realizar a inscrição, o candidato deverá imprimir a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada e encaminhar à PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação, localizada no Campus da Universidade Federal de Rondônia, situada na BR 364, Km 9,5 Porto Velho, RO - CEP 76801-974, Caixa Postal - 295, por correspondência identificada "Concurso Público Docente - Edital Nº 001/GR/UNIR/2013". Não será cobrada taxa de inscrição.

Este certame constará de Provas Escrita, Didática e de Títulos. A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 23 de setembro de 2013.

O concurso terá validade de 01 ano, contado a partir do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogável por igual período.
 
Confira edital e retificações

Concurso Prefeitura de Nova Alvorada (RS)

Divulgado edital n° 001/2013 de concurso público da Prefeitura de Nova Alvorada, no estado do Rio Grande do Sul. O certame tem a intenção de preencher 07 vagas e formar cadastro reserva para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com salário variável entre R$ 845,52 e R$ 6.265,27, por carga horária de 25 a 44 horas semanais.

O concurso será realizado, sob a execução técnico-administrativa da empresa Pontua Prestação de Serviços em Concursos Ltda. Cinco por cento do  número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Cirurgião Dentista, Médico Clínico, Motorista de Transporte Especial, Operador de Máquinas Agrícolas, Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental – Séries Finais, na disciplina de Língua Portuguesa, Técnico em Enfermagem, Visitador, Supervisor Educacional e Auxiliar de Agente Administrativo.

Inscrições
As inscrições via internet poderão ser realizadas até 23 horas do dia 12 de agosto de 2013, pelo site www.pontuaconcursos.com.br.

Taxas
- Nível fundamental incompleto e completo: R$ 30,00;
- Nível médio/técnico: R$ 50,00;
- Nível superior: 80,00.
Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 1º de setembro de 2013, para todos os cargos, sendo que, os locais e horários das provas serão divulgados nos jornais Zero Hora, Folha Regional e Eco Regional e no Painel de Publicação da Prefeitura Municipal e em caráter meramente informativo nos sites www.pontuaconcursos.com.br e www.nalvorada.com.br.

O gabarito oficial, após os recursos será divulgado através do endereço eletrônico www.pontuaconcursos.com.br.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos a partir da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de dois anos, a critério dos entes envolvidos da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Curuá - PA

A Prefeitura de Curuá, estado do Pará, no Baixo Tocantins (700 km de Belém), publicou edital de concurso público n° 001/2013. São ofertadas 392 oportunidades para profissionais de níveis superior, médio, fundamental e alfabetizado. Os salários podem chegar a R$ 6.000, mais gratificações. O concurso Público será executado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa - FADESP.
 
Cargos
- Alfabetizado: Servente, Operador de Máquina, Vigia e Agente de Limpezas Públicas;
- Ensino Fundamental: Agente Administrativo, Motorista B, Motorista de Máquina Pesada e Ajudante de Eletricista;
- Ensino Médio: Secretário Escolar, Agente de Fiscalização, Recepcionista, Agente de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Eletricista, Auxiliar Consultório Dentário e Professor de Nível Médio Magistério;
- Ensino Superior: Professor Licenciado Pleno em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais ou Biologia, História, Geografia, Artes, Inglês e Educação Física, Técnico em Educação, Biólogo, Psicólogo, Médico Clínico Geral, Odontólogo e Fisioterapeuta.

Inscrições
Será admitida somente a inscrição via internet, no endereço eletrônico www.fadesp.org.br, solicitada até às 23h59 do dia 02 de setembro de 2013.

O valor da taxa de inscrição, de acordo com nível de escolaridade, é:

R$ 40,00 para cargos de nível alfabetizado;
R$ 45,00 para cargos de nível fundamental completo;
R$ 50,00 para cargos de nível médio;
R$ 60,00 para cargos de nível superior.

Provas
O concurso segue as seguintes fases: prova objetiva (caráter eliminatório e classificatório), a ser aplicada em Curuá; e avaliação de títulos (caráter classificatório), exclusiva aos candidatos dos cargos de professores.

As provas objetivas terão a duração de 04 horas e serão aplicadas na data prevista de 15 de setembro, das 8 às 12h (horário local), para todos os cargos de nível fundamental completo e nível superior, e, das 14h30 às 18h30, para os cargos de nível médio e alfabetizado.

Validade
O prazo de validade do Concurso Público é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Luzerna (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Luzerna, cidade localizada a 421 km de Florianópolis, no estado de  Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo nº 006/2013. A seleção destina-se à formação de cadastro reserva para os cargos de Farmacêutico, Agente de Saúde e Médico Generalista. A remuneração é de até R$ 10.576,06 por carga horária de 20 a 44 horas semanais.

Os interessados ao cargo de Farmacêutico devem ter Curso Superior de Farmácia e inscrição no CRF. Para disputar a vaga de Médico Generalista, é preciso ter Habilitação legal para o exercício da profissão e registro no CRM. Já para exercer a função de Agente de Saúde basta ter apenas o Ensino Fundamental Concluído.

A inscrição será realizada até 16 de agosto de 2013, na Prefeitura de Luzerna, localizada na Av. 16 de fevereiro, 151, Centro, Luzerna/SC. A taxa varia de R$ 30 ou R$ 100, de acordo com o cargo pretendido.

A seleção será composta de prova escrita, que está prevista para ser aplicada no dia 1º de setembro de 2013, com início às 08:30 horas, no Seminário São João Batista, sito à Rua Frei João, 601.

O gabarito da prova objetiva de conhecimentos e o resultado das provas serão divulgados no endereço eletrônico www.luzerna.sc.gov.br e/ou www.aprendersc.com.br e também no Mural Público da Prefeitura Municipal.

O certame será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso HEMOBRÁS 2013: Edital e Inscrição

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia - HEMOBRÁS, está realizando o concurso público nº. 1/2013, sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, com o objetivo de preencher 183 vagas para profissionais de níveis médio e superior. O salário oferecido é de até R$ 4.854,44, acrescido de benefícios como reembolso parcial de seguro saúde (valor máximo de R$ 262,47 para o titular e R$ 131,24 para dependentes), auxílio alimentação (R$ 564,80), vale transporte e outros.
 
De acordo com o edital, a lotação dos aprovados que forem nomeados será em Brasília (DF), Recife (PE), Região Metropolitana do Recife (PE) e Goiana (PE). Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Analista de Gestão Corporativa, Especialista em Produção de Hemoderivados/Biotecnologia, Assistente Administrativo e Técnico em Produção de Hemoderivados/Biotecnologia.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever através do site da FCC (www.concursosfcc.com.br), no período entre as 10 horas do dia 12 de agosto as 14 horas do dia 13 de setembro de 2013 (horário de Brasília).
 
A taxa de inscrição é de R$ 80,00 para os cargos de Analista de Gestão Corporativa e de Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia; e R$ 60,00 para os cargos de Assistente Administrativo e de Técnico(a) em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia.
 
Prova
O concurso será constituído de provas objetivas de conhecimentos básicos e de conhecimentos específicos.
 
A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 20 de outubro de 2013, em Recife (PE), Brasília (DF), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP), em locais e horários que serão divulgados oportunamente, como também serão informados aos candidatos por meio de Cartões Informativos encaminhados por correio eletrônico (e-mail). O gabarito será divulgado a partir do dia 25 de outubro de 2013.
 
O candidato que não receber o Cartão Informativo até o 3º dia que antecede a aplicação das provas ou em havendo dúvidas quanto ao local, data e horário de realização das provas, deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC da Fundação Carlos Chagas, pelo telefone (0XX11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, úteis, das 10 às 16 horas (horário de Brasília), ou consultar o site da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogáveis por igual período, a critério da administração da Hemobrás.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 31 de julho de 2013, pág. 120 a 135.

Concurso Prefeitura de Riachinho (MG)

A Prefeitura de Riachinho, no estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público (001/2013) com a intenção de ocupar 167 vagas de trabalho, sendo 158 de ampla concorrência e 09 para deficientes. O concurso será realizado sob a responsabilidade da Liberal Assessoria Consultores Associados Ltda.

As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.950,00 por carga horária de 20 a 44 horas semanais.

Há oportunidades para os cargos de Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Cantineira, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Especialista de Educação Básica/Supervisão Escolar, Farmacêutico Bioquímico, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fisioterapeuta e outros.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas por meio do endereço eletrônico www.liberalconsultores.com.br, no período de 1º a 30 de agosto de 2013, até às 20h00min (horário de Brasília), ou presenciais na sede administrativa da Prefeitura Municipal de Riachinho-MG, situada à Avenida JK, 455, Centro, Riachinho/MG, nos mesmos dias, no horário de expediente, ou seja: das 13 às 17 horas. As taxas variam de R$ 27,00 a R$ 180,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas e Gabaritos
O concurso constará de Prova de Conhecimentos Específicos (Prova Objetiva), Prova de Experiência Prática (Prova e/ou Testes Práticos), de caráter eliminatório e classificatório e de Avaliação de Títulos, de caráter apenas classificatório.

A aplicação da Prova Objetiva está prevista para o dia 29 de setembro de 2013 e serão realizadas na Cidade de Riachinho-MG, em locais e horários que serão divulgados até o dia 16 de setembro de 2013, pela organizadora e nos Quadros de Avisos da Prefeitura e Câmara Municipal de Riachinho/MG. O gabarito serão divulgadas no site de inscrição na data prevista de 30 de setembro de 2013.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado.

Universidade Federal do Tocantins abre seleção para professor

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) publicou o edital nº 52/2013 de concurso público para o preenchimento de 30 vagas mais formação de cadastro reserva no cargo de Professor Substituto. A remuneração pode chegar a R$ 4.649,65.
 
As oportunidades são para os cursos de Geografia, Gestão de Negócios (Cooperativismo e Logística), Zootecnia, Matemática, Pedagogia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes (Teatro), Ciências Contábeis, Direito, Filosofia, Medicina, Ciências Biológicas, História e Letras.
 
A inscrição, no valor de R$ 80, será realizada, exclusivamente pelo endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br, conforme o seguinte cronograma:
 
- 05 a 08 de agosto de 2013 somente para as vagas que exigem a titulação de Doutor;
- 12 a 15 de agosto de 2013 para as vagas que exigem a titulação de Mestre;
- 19 a 22 de agosto de 2013 apenas para as vagas que exigem a titulação de Especialista;
- 26 a 29 de agosto de 2013 somente para as vagas que exigem a titulação de Graduado.
 
Para todos os inscritos haverá prova didática, avaliação de títulos, entrevista e análise de currículo, que serão realizadas entre os dias 10 e 12 de setembro de 2013.
 
O prazo de validade da Seleção será de 1 (um) ano, contado a partir da data de publicação do edital de homologação de resultado final, podendo ser prorrogada por igual período.

Prefeitura de Bias Fortes (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Bias Fortes, município localizada a 240 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, lançou através da Imprensa Oficial do Estado (publicações de terceiros, de 31 de julho de 2013, pág. 4) edital resumido para a contratação de Agente Comunitário de Saúde.
 
As inscrições serão realizadas do dia 05 a 09 de agosto de 2013.
 
Maiores informações pelo Tel. (32)3344-1346, de segunda à sexta-feira, de 12:00 às 18:00 horas , ou na sede da prefeitura à Rua dos Andradas, nº 13, Centro.

UEMA anuncia processo seletivo

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Graduação – PROG, publicou edital n° 103/2013 de processo seletivo, destinado à contratação de 20 Professores Substitutos para o Centro de Estudos Superiores de Balsas. O regime de trabalho dos aprovados será de 20 horas.

As oportunidades são para Docentes que possam atuar nos cursos de Letras, Agronomia, Enfermagem e Matemática nas matérias de Libras, Física, Fitotecnia, Fitossanidade, Química Analítica e Bioquímica, Genética e Melhoramento Vegetal, Sociologia Rural, Solos, Nutrição de Plantas Manejo e Conservação, Zootecnia, Biologia, Economia e Administração Agrária, Engenharia Rural, Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermagem Perioperatória e Enfermagem em Infectologia, Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-nascido e de Prática.

As inscrições, no valor de R$ 100,00, serão realizadas, até o dia 7 de agosto de 2013, no horário de 14 às 17 horas, nos seguintes locais:

- No Protocolo Geral da UEMA, localizado no Campus Universitário Paulo VI, Tirirical, São Luís-MA;
– No Protocolo do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (Fundação Joca Rego – Praça Gonçalves Dias), no horário em que funcionar o Centro.

As provas serão realizadas no Centro de Estudos Superiores de Balsas nas datas, locais e horários a serem divulgados.

A validade da seleção será de 6 meses, a contar da data de sua aprovação, devendo ser observada, rigorosamente, a classificação por ordem decrescente, para efeito de indicações.

Concurso Prefeitura de Jenipapo de Minas - MG 2013

A Prefeitura de Jenipapo de Minas, no estado de Minas Gerais, abriu edital de concurso público nº 01/2013, destinado ao provimento de 60 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos que variam de R$ 678,00 a R$ 8.133,00, por jornadas de 24 a 40 horas semanais.
 
O concurso será realizado por meio da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda e serão realizadas provas objetiva, de títulos e prática.
 
As vagas são para os cargos de agente administrativo, assistente social, auxiliar consultório odontológico, coveiro, farmacêutico/bioquímico, gari, médico de PSF, motorista, nutricionista, odontólogo, professor da educação básica, psicólogo e técnico em enfermagem.
 
As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br, no período de 08 de outubro a 07 de novembro de 2013. Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento Presencial na Sede da Câmara Municipal de Jenipapo de Minas, situada à Praça Manoel Rodrigues, Centro, CEP 39645-000, Jenipapo de Minas/MG, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 8h às 12h e 14h às 17h, telefone (33) 3738-9002. A taxa é de R$ 37,18 para todos os cargos.

A prova objetiva de múltipla escolha está prevista para ser realizada no dia 08 de dezembro de 2013, às 8h.  A prova prática, somente para o cargo de motorista, está prevista para ser realizada também no dia 08 de dezembro de 2013, às 13h. A relação de candidatos inscritos, o(s) local(is) de realização das provas e confirmação de data e horários, serão divulgados até 14h do dia 02 de dezembro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal de Jenipapo de Minas.

Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO abre teste seletivo

A Prefeitura de São Francisco do Guaporé, no estado de Rondônia, lançou o edital nº 001/2013 de teste seletivo para o preenchimento de 04 vagas nos cargos de Médico Clínico Geral e Odontólogo. A remuneração mensal está entre R$ 2.800 e R$ 7.500, por jornada de 40 horas semanais.

Os candidatos serão providos nos empregos sob o regime Celetista e pelo prazo de até 31 de dezembro de 2013, podendo ser prorrogado.

As inscrições ficarão abertas entre os dias 02 e 05 de agosto de 2013, nos dias úteis, das 8:00 horas às 13:00 horas, na Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Francisco do Guaporé.

A seleção se dará por meio de análise curricular (Títulos). Após a homologação dos resultados os candidatos devidamente aprovados serão convocados para contratação por prazo determinado.

Prefeitura de Timbaúba dos Batistas (RN) promove processo seletivo

No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Timbaúba dos Batistas publicou edital nº. 002/2013, de processo seletivo, para provimento de 14 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 9.760.
 
Cargos: Professor de Educação Física, Motorista, Auxiliar de Consultório Dentário, Médico do Programa Saúde da Família, Educador Físico, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social e Médico Clínico Geral.
 
As inscrições serão efetuadas nos dias 05 e 06 de agosto de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas, situada na Rua Rui Barbosa, 48, Centro. A taxa varia de R$ 20 a R$ 30. 
 
A seleção será composta de entrevista e análise de curriculum vitae. As entrevistas serão realizadas nos dias 07 e 08 de agosto de 2013, no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, de Timbaúba dos Batistas, das 7h às 11h e das 13h às 17h, por ordem de chegada.
 
O resultado será afixado na sede da Prefeitura de Timbaúba dos Batistas no dia 12 de agosto deste ano. 
 
O edital está publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, de 31 de julho de 2013. 

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante (ES) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, no estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), lançou edital n° 004/2013 de processo seletivo para a contratação temporária e formação de Cadastro de Reserva de Agente Ambiental de Saúde.
 
O certame oferece 01 vaga para cargo de nível fundamental, com salário de R$ 827,88, mais adicional de insalubridade, para o cumprimento de jornada semanal de 40 horas.

A inscrição deverá ser feita pelo candidato, ou por instrumento de mandado específico (Procuração), com firma reconhecida em Cartório na sede da Secretaria Municipal de Saúde, a partir do dia 07 de agosto até o dia 09 de agosto de 2013, Av. Lorenzo Zandonadi, 840, Bairro de Vila Betania – Venda Nova do Imigrante-ES, de 8:00 às 11:00 e de 13:00 às 16:00 horas.

As inscrições serão gratuitas.

O processo seletivo para a seleção de profissionais ao cargo de Agente Ambiental de Saúde, dar-se-á através da realização de quatro etapas, na ordem abaixo estabelecida:
1ª Etapa - Inscrição, de caráter eliminatório;
2ª Etapa - Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
3ª Etapa - Prova de Títulos, de caráter classificatório; e
4ª Etapa - Curso preparatório de caráter eliminatório e classificatório.

A relação de inscrições deferidas para participar da 2ª etapa será divulgada no dia 13 de agosto de 2013 no site da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante (www.vendanova.es.gov.br) e no mural da Secretaria Municipal de Saúde.

A segunda etapa prova objetiva e redação será realizada no dia 19 de agosto de 2013, em local a ser informado pelo site da Prefeitura, no mural da Secretaria Municipal de Saúde e nas Unidades de Saúde do município.

O prazo de validade do certame será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Apiacá (ES) anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Apiacá, estado do Espírito Santo, divulgou extrato do edital n° 010/2013 de processo seletivo, para a contratação temporária de 02 (dois) Motoristas D, de 40 horas semanais e 01 (um) Nutricionista, de 25 horas semanais, para atender a Secretaria de Educação.

As inscrições estarão abertas no período de 05 a 07 de agosto de 2013, no Protocolo da Secretaria Municipal de Educação Localizada na Rua João Miranda, nº. 16, centro - Apiacá - ES, no horário das 9h às 13h.

Maiores informações telefone (28) 3557-0302.

Universidade Federal de Goiás divulga edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) lançou edital n° 69/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 16 vagas para Professores (nível superior). Os vencimentos vão até R$ 3.441,18, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais e as oportunidades serão para atuação nos campi Goiânia, Catalão e Jataí.

As inscrições, no valor de R$ 45, seguem abertas até o dia 29 de agosto de 2013, nas respectivas Unidades Acadêmicas, localizadas no Câmpus Colemar Natal e Silva (Câmpus I), Câmpus Samambaia (Câmpus II), Câmpus Catalão (CAC) e Câmpus Jataí (CAJ).

A seleção será realizada no mínimo após 10 dias corridos a partir da data de publicação do Edital no Diário Oficial da União (31 de julho de 2013), conforme determina a Portaria 243/MEC, de 3 de março de 2011.

A validade do certame será até 31 de dezembro de 2013.

Prefeitura de Penedo (AL) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Penedo, no estado de Alagoas, publicou o edital n° 02/2013 que rege as condições de realização do processo seletivo para contratação de profissionais de níveis médio e superior. Serão preenchidas 19 vagas, com vencimentos de até R$ 2 mil.
 
As inscrições serão efetuadas nos dias 1º, 02 e 05 de agosto de 2013, na Casa de Aposentadoria, situada na Praça Barão de Penedo, s/n, Centro Histórico, Penedo, Alagoas, CEP 57200-000.
 
O processo seletivo será dividido em duas etapas: prova escrita e análise da capacidade profissional. As provas serão realizadas provavelmente no dia 18 de agosto de 2013, em locais a serem divulgados no Mural da Prefeitura Municipal de Penedo e nos endereços www.saaepenedo.com.brwww.aquiacontece.com.brwww.oparanews.com.br, a partir do dia 12 de agosto de 2013.

O certame terá validade de 10 meses, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período, por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal.

Bebê de 6 kg pode se tornar adulto com sobrepreso, diz médico

Reprodução Daily Mail
Bebê com 6 kg nasce de parto normal na Alemanha
Segundo especialista, é fundamental criança ter acompanhamento nutricional
 
Uma mãe que deu à luz um bebê pesando 6 kg e medindo 57 cm, na Alemanha, chamou a atenção da imprensa nesta segunda-feira (29). O “pequeno” Jasleen, que nasceu de parto normal, se tornou o maior recém-nascido do país.
 
De acordo com o ginecologista e obstetra Fúlvio Basso Filho, do Hospital e Maternidade São Luiz, a bacia da mulher deve ser compatível com o tamanho do bebê para prevenir riscos à saúde da mãe e do filho.
 
— O parto normal não é contraindicado quando o bebê tem mais de 4 kg, mas precisamos redobrar a atenção para não prejudicar o útero ou causar uma luxação ou sangramento desnecessários.
 
 
Segundo o jornal Daily Mail, a mãe tinha diabetes gestacional, o que aumenta as chances de o bebê nascer mais comprido e, especialmente, mais pesado, conforme explica o médico.
 
— Mulheres com diabetes gestacional costumam dar à luz bebê maior, mas a doença geralmente desaparece após o nascimento da criança.
 
O especialista também acrescenta que recém-nascidos com mais de 4 kg têm mais chances de apresentar sobrepeso na vida adulta se não tiverem acompanhamento nutricional.
 
De acordo com o Guinness Book, o recém-nascido mais pesado da história nasceu em 1879, no Canadá, com 10 kg, mas morreu 11 horas depois do parto.

Fonte R7

Abusar do silicone pode provocar dores na coluna, pescoço e até estrias, explicam especialistas

Eduardo Enomoto/R7
Sabrina Boing Boing tem 2,5 l de silicone em cada seio
Seio passa bumbum na preocupação das mulheres e vira símbolo de sexualidade e beleza 
 
Não tem como negar. Para as mulheres (e também para muitos homens), os seios são um símbolo de beleza e sexualidade. Com o passar dos anos, o avanço da medicina e da tecnologia fez com que as mulheres pudessem escolherem até mesmo seu “modelo de seio”. Segundo os especialistas ouvidos pelo R7 hoje é mais fácil reduzir e aumentar as mamas, mas é necessário tomar cuidado com o "procedimento" e exageros.
 
A preocupação em ter um seio bonito ultrapassou até o interesse pelo tamanho do bumbum, segundo a psicóloga e sexóloga Ana Canosa, da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana.
 
— Os seios são o símbolo que faz a mulher se sentir bonita e sexy. Mais que o bumbum até. Houve uma mudança da perspectiva com a própria moda e a invasão do silicone. Hoje, a cirurgia ficou mais acessível e o silicone veio para ajudar as mulheres com seio pequeno e até quem precisa fazer reconstrução.
 
O cirurgião plástico Mauro Speranzini, da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), explica que o papel da cirurgia plástica é fazer a mulher "se sentir melhor e aumentar sua autoestima”. Porém, elas devem tomar cuidados especiais sobretudo com o tamanho escolhido.
 
— Há mulheres que não têm nada, que têm o tórax parecido com de um homem. Em relação ao tamanho, não se deve buscar seios que servem para chamar atenção de outras pessoas, como por exemplo, ter mamas grandes com o intuito de aparecer na mídia. Mamas grandes podem provocar problema de coluna, na região torácica e no pescoço.
 
Além disso, para o cirurgião Ruben Ribeiro Penteado, também membro titular da SBCP, quando o tamanho “passa do limite”, a prótese pode forçar a pele e até a cicatriz  que se forma pós cirurgia.
 
— As primeiras consequências são estrias e flacidez. Aumenta-se também a possibilidade de os seios caírem e, assim, perder o resultado da cirurgia. Há casos em que o organismo acaba expulsando a prótese para fora do corpo. Isso acontece porque quanto mais "forçada" estiver a região, mais o organismo vai reagir contra aquilo. É algo completamente antinatural.
 
Tamanho ideal
Speranzini ainda explica que não há como “computar” qual seria o tamanho ideal para não passar para o “exagero”. Segundo ele, tudo depende “do corpo da mulher”.
 
— A escolha do tamanho da prótese depende do tamanho da mama que a mulher já tem. Depende também da relação peso e altura por exemplo, mulheres baixas não podem por uma prótese muito grande. Além disso, o desenho do tórax também conta. Se for achatado, pode colocar um pouco maior. Já para quem tem o tórax mais convexo, colocar uma prótese pequena já aumenta bem. Mamas de até 400 ml não darão problema.
 
A psicóloga e sexóloga afirma que as mulheres podem ser divididas em “dois perfis”. O primeiro deles são as “mulheres do tipo fruta que usam os seios para chamar atenção”.
 
—Esse primeiro grupo usa as mamas como primeiro cartão de visita. Porém, elas [mulheres que usam os seios para aparecer na mídia] correm o risco do seio não acompanhar a evolução do corpo. Já o segundo grupo é das mulheres que buscam a aparência mais natural dos seios como uma maneira de ser mais sensual.
 
Grande ou pequena, para muitas mulheres “mama é mais importante que carteira de identidade”, de acordo com o cirurgião plástico do hospital Albert Einstein Pedro Vital.
 
— Com a iniciação sexual, as meninas já começam a competir entre si na questão do tamanho dos seios. Porém, quando há a vontade de por a prótese, é necessário pontuar o que pode ou não ser feito.
  
Fonte R7

Pará tem mais de 6 mil casos de dengue até julho

AP
Pará teve neste ano mais de 6 mil casos de dengue 
Período de chuvas na região contribuiu para o aumento do risco de contração da doença
 
O Pará teve neste ano mais de 6 mil casos de dengue confirmados até julho, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), divulgado nessa terça-feira (30).
 
Segundo o informe, 15.154 casos de suspeita de dengue foram notificados em postos de saúde e hospitais do estado. Desses, 6.464 foram confirmados. Cinco pessoas morreram em decorrência da doença.

A pasta destacou que o período de chuvas na região contribuiu para o aumento do risco de contração da doença.
 
Apesar de alto, o número de casos de dengue caiu na comparação com o mesmo período do ano passado, quando quase 11 mil casos da doença foram confirmados no Pará.

As cidades com maior incidência da doença são Santarém, com 2.358 casos, e a capital Belém, com 1.156 casos confirmados de dengue.
 
Em todo o Estado, 30 pessoas apresentaram complicações da doença ou casos mais graves, como dengue hemorrágica ou síndrome do choque da dengue.
 
Fonte R7

Consumo de metanol mata sete e intoxica 46 em Cuba

O consumo de metanol vendido ilegalmente em um bairro de Havana, em Cuba, matou sete pessoas e deixou outras 46 intoxicadas, informou nesta quarta-feira a rede de televisão estatal.
 
Segundo nota oficial do governo cubano, os primeiros intoxicados foram levados a uma policlínica do oeste da cidade na última segunda-feira, mas "apesar das rápidas medidas adotadas pela equipe médica", sete pacientes morreram - seis homens e uma mulher, com idades entre 37 e 58 anos.
 
Além disso, outras 41 pessoas estão internadas, sendo oito em estado grave. Segundo o relatório, a maioria das vítimas apresentou sintomas típicos de intoxicação por metanol - também conhecido como álcool de "madeira" - como "náuseas, dores de cabeça, vômitos, vertigens e problemas de visão".
 
"O caso está sendo investigado por uma equipe multidisciplinar formada por especialistas do Ministério do Interior e do Ministério da Saúde Pública, e conta com o apoio da direção do Partido Comunista de Cuba e do governo do município e da província", acrescentou a nota.
 
As investigações preliminares apontam a que a substância, geralmente utilizada como reativo em laboratórios e centros de pesquisa, foi furtada do estoque do Instituto de Farmácia e Alimentos por dois trabalhadores e depois comercializada ilegalmente por uma mulher que vive no mesmo bairro onde o incidente aconteceu.
 
O relatório oficial destacou que o metanol é "extremamente tóxico para o organismo humano, e seu consumo pode provocar graves sequelas como cegueira, inclusive a morte". "Pelas características, é difícil diferenciar o metanol do álcool etílico, o que pode causar lamentáveis acidentes quando alguns cidadãos, pela sede de lucro, por irresponsabilidade ou por negligência promovem seu consumo", acrescentou.

Fonte Efe/R7

Baixos níveis de açúcar no sangue representam riscos cardíacos para diabéticos

Pesquisadores dos EUA, Japão e Holanda analisaram resultados de seis estudos que incluíram um total de 903 mil pacientes
 
Pacientes com Diabetes Tipo 2 e níveis perigosamente baixos de açúcar no sangue podem ter um risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares.
 
O nível perigosamente baixo de açúcar no sangue muitas vezes é classificado como uma emergência médica. Estudos observacionais anteriores relataram uma ligação entre a hipoglicemia grave e risco de doença cardiovascular, mas a associação ainda é controversa.
 
No estudo atual, pesquisadores dos Estados Unidos, Japão e Holanda analisaram os resultados de seis pesquisas que incluíram um total de mais de 903 mil pacientes com Diabetes Tipo 2.
 
A análise revelou que 0,6% a 5,8% destes pacientes desenvolveram hipoglicemia grave durante um a cinco anos de acompanhamento. Os resultados sugerem que a hipoglicemia severa está associada a um risco duas vezes maior de doença cardiovascular.
 
A ligação entre a hipoglicemia grave e aumento do risco de doença cardiovascular foi explicada anteriormente em pacientes com uma ou mais outras doenças graves, mas a conclusão atual se mostra mais plausível, segundo os pesquisadores.
 
Eles afirmam que a incidência de doenças graves precisa ser "exageradamente alta" entre os pacientes que desenvolveram hipoglicemia severa, e a ligação entre doenças graves e doenças cardiovasculares teria que ser "extremamente forte".
 
Fonte isaude.net

Colômbia é o primeiro país do mundo a erradicar a oncocercose

Índios Yanomami que vivem na região amazônica. Oncocercose é a segunda maior causa de infecção que resulta em cegueira.
Foto: Christian Caron
Índios Yanomami que vivem na região amazônica. Oncocercose
é a segunda maior causa de infecção que resulta em cegueira
A oncocercose é a segunda maior causa de infecção que causa cegueira, além de produzir lesões e infecções de pele
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que a Colômbia é o primeiro país a eliminar a oncocercose, doença conhecida como cegueira dos rios.
 
A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, parabenizou o governo colombiano pela conquista e pediu manutenção da vigilância sobre a doença, que continua existindo em outros países da América Latina.
 
Para a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o feito da Colômbia é um "exemplo de compromisso, persistência e trabalho integrado".
 
No Brasil
Segundo a Opas, são necessários esforços redobrados para eliminar a cegueira dos rios de outros cinco países da região: Brasil, Equador, Guatemala, México e Venezuela.
 
O Ministério da Saúde do Brasil diz que a transmissão da doença está restrita aos pontos mais altos da serra do Parima, em Roraima e Amazonas, em áreas que seriam de acesso difícil para a maioria das pessoas. O foco abrange parte do território indígena Yanomami.
 
A oncocercose é a segunda maior causa de infecção que causa cegueira, além de produzir lesões e infecções de pele. É causada por um parasita, transmitido a humanos pela picada de um mosquito comum em áreas próximas a rios.
 
Segundo a Opas, a Colômbia dedicou 16 anos em esforços para erradicar a doença. O último foco foi observado no distrito de Cauca e após a administração de medicamentos, a interrupção da transmissão ocorreu em 2007.
 
No ano passado, uma missão internacional visitou a Colômbia e verificou que o país continuava sem casos de infecção.

Com informações da Rádio ONU
 
Fonte isaude.net

EUA apresentam primeiro ouvido humano adulto criado a partir de tecidos vivos

Pesquisa mostra que, pelo menos em animais, é possível reproduzir a orelha humana em tamanho real.
Foto: Massachusetts General Hospital
Pesquisa mostra que, pelo menos em animais, é possível
reproduzir a orelha humana em tamanho real
Órgão foi desenvolvido em uma armação de titânio e cresceu em ratos imitando flexibilidade natural
 
Pesquisadores Massachusetts General Hospital, em Boston (EUA), apresentaram uma orelha humana completa e adulta, com flexibilidade de uma orelha real. Os cientistas afirmam estar perto de criar o órgão a partir de células do próprio paciente.
 
A pesquisa usou tecidos vivos de vacas e ovelhas que se desenvolveram em uma armação de arame de titânio flexível, em formato 3D de um verdadeiro ouvido humano.
 
Em seguida a orelha foi implantada em um modelo de rato com sistema imune suprimido permitindo seu desenvolvimento. "Nós criamos o primeiro ouvido humano em tamanho real a partir de modelo de rato, mantendo a forma da orelha após 12 semanas de crescimento, além de imitar a flexibilidade natural da cartilagem," afirmou Thomas Cervantes, líder do estudo.
 
O novo trabalho mostra que, pelo menos em animais, é possível reproduzir a orelha humana em tamanho real. "Esta pesquisa é um passo significativo na preparação destes tipos de tecidos para testes clínicos em humanos. Acreditamos que estes primeiros testes em humanos possam ser realizados em cinco anos," completa o pesquisador.
 
O objetivo do estudo desenvolvido nos Estados Unidos é criar orelhas artificiais para ajudar pessoas que nascem com má formação ou passem por acidentes ou traumas.

 
Fonte isaude.net

Higiene bucal pobre ou doença gengival são ligadas ao maior risco de Alzheimer

Pessoas que mantém higiene oral em dia têm menor risco de desenvolver Alzheimer
Pessoas que mantém higiene oral em dia têm menor risco
 de desenvolver Alzheimer
Outro fator apontado como de alto risco para desenvolvimento de problemas cognitivos foi o tratamento bucal invasivo
 
Pessoas com má higiene bucal ou doença gengival podem estar em maior risco de desenvolver a doença de Alzheimer em comparação com aqueles que têm dentes saudáveis.
 
Pesquisadores da University of Central Lancashire (UCLan), no Reino Unido, descobriram a presença da bactéria Porphyromonas gingivalis nos cérebros de pacientes com demência. O problema foi associado, na maior parte dos casos, com doença crônica periodontal.
 
Os pesquisadores analisaram 10 amostras do cérebro de pacientes com demência comparadas com 10 amostras cerebrais de pessoas que não desenvolveram a doença.
 
A análise revelou a presença da Porphyromonas gingivalis nas amostras dos cérebros afetados pela doença de Alzheimer. "Esta bactéria é normalmente encontrada na cavidade oral e entra na corrente sanguínea através de uma variedade de atividades diárias, tais como a mastigação ou escovação dos dentes. No entanto, é mais comum que isto aconteça após tratamento dentário invasivo," afirmam os pesquisadores.
 
De acordo com o estudo, cada vez que as bactérias entram no cérebro é desencadeado um processo de respostas do sistema imunológico, causando a liberação excessiva de produtos químicos que podem matar os neurônios. Esta atividade pode levar a sintomas como confusão e deterioração da memória (sintomas típicos da doença de Alzheimer).
 
O estudo se soma a achados prévios de que a doença de Alzheimer está ligada a problemas de saúde oral. Pesquisa da Universidade de Nova York, em 2010, revelou evidências de longo prazo que a inflamação da gengiva esta ligada à doença de Alzheimer, afirmando que a doença periodontal pode aumentar o risco de disfunção cognitiva. Na Universidade do Novo México estudo sugeriu que o vírus herpes simples tipo 1 (HSV-1) foi associado à doença de Alzheimer.
 
"Enquanto estudos anteriores indicaram uma ligação entre a demência e outras bactérias e vírus como o herpes simples tipo 1, nossa pesquisa indica uma possível associação entre doença periodontal e indivíduos que podem ser suscetíveis a desenvolver a doença de Alzheimer," afirmou John Crean, um dos responsáveis pelo estudo.
 
Fonte isaude.net

Exame simples de urina isola células-tronco com potencial para várias terapias

Estas células estaminais estão sendo obtidas através de uma abordagem de baixo custo, que evita procedimentos cirúrgicos
 
Colher células-tronco através de um simples exame de urina é o objetivo de pesquisa realizada no Wake Forest Baptist Medical Center's Institute for Regenerative Medicine. "Estas células estão sendo obtidas através de uma abordagem simples, de baixo custo e não invasiva," disse Zhang Yuanyuan, pesquisador sênior no projeto.

Durante os estudos, a equipe conseguiu transformar células-tronco da urina em células da bexiga, tais como células do músculo liso e uroteliais, mas os pesquisadores afirmam que existe potencial para que estas células possam formar ossos, cartilagem, gordura, músculo esquelético, nervos e células endoteliais.

"As células estaminais que encontramos na urina representam praticamente um suprimento ilimitado de células autólogas para o tratamento não só problemas urológicos, tais como doença renal, incontinência urinária e disfunção erétil, mas em vários outros campos. Elas também poderiam ser usadas para projetar bexigas de reposição, tubos de urina e outros órgãos urológicos.
 
Isto sem falar da capacidade de usar células-tronco do próprio paciente para a terapia, evitando as respostas imunes e a rejeição," afirmou Zhang.

A equipe de Zhang identificou pela primeira vez estas células na urina em 2006. A pesquisa atual baseia-se em estudos anteriores, confirmando a multipotência destas células. Além disso, a pesquisa revelou que, ao contrário das células iPS ou células estaminais embrionárias, as células-tronco derivadas da urina não formam tumores quando implantadas no corpo, indicando maior segurança no seu uso.

A pesquisa envolveu a análise de amostras de urina de 17 indivíduos saudáveis com idades de cinco a 75 anos. Após isolarem as células num processo simples e não invasivo, "uma espécie de exame de urina," os cientistas avaliaram a capacidade das células tronco de se tornarem múltiplos tipos de células.

Em seguida, os pesquisadores implantaram as células em estruturas feitas de intestino de porco. Quando implantadas em ratos durante um mês, as células formaram estruturas semelhantes a múltiplas camadas de tecido.
 
As células estaminais derivadas de urina têm marcadores de células mesenquimais, que são células estaminais adultas, tais como da medula óssea. Eles também têm marcadores de pericitos, um subconjunto de células mesenquimais encontradas em pequenos vasos sanguíneos.

Os pesquisadores suspeitam que estas células são provenientes do trato urinário superior, incluindo o rim. Uma das comprovações desta teoria foi o registro do cromossoma Y nas células estaminais derivadas de urina em pacientes do sexo feminino que haviam recebido transplantes de rim de dadores do sexo masculino, o que sugere o rim como a fonte das células.
 
Fonte isaude.net

Entenda o que acontece com o corpo humano no inverno

Entenda o que acontece com o corpo humano no inverno Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
Devido a baixa temperatura externa, o organismo precisa
aumentar a temperatura e enviar a energia para os locais mais vitais
Tremores, lábios rachados, pelos arrepiados são algumas das reações do corpo em temperaturas mais baixas
 
Durante o inverno, o corpo humano tem necessidade de armazenar mais calorias. Por isso, quando a temperatura é baixa a fome aumenta, o corpo treme e ficamos mais propensos a ter a pele mais ressecada, assim como os lábios. De acordo com a clínica geral Lígia Raquel Brito, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, o organismo se articula para equilibrar a temperatura natural do corpo sem prejudicar os órgãos vitais.
 
— Tremer quando se sente muito frio, por exemplo, é uma reação do corpo que tenta manter a temperatura média de 37ºC. O ato de tremer movimenta os músculos, que por sua vez contraem os vasos sanguíneos o que gera calor e aumenta a temperatura do corpo — explica Lígia.
 
Vejam algumas curiosidades do corpo durante o inverno:
 
Lábios rachados
Os lábios são semimucosas, uma pele mais fina que não tem glândulas sebáceas, o que o torna mais sensível às agressões do frio e vento sem proteção natural. Além disso, há o ato de passar a língua com saliva e morder os lábios podem contribuir para o ressecamento.
 
Mais vontade de urinar
Urinar, respirar e suar são meios que o organismo utiliza para eliminar água e outros resíduos do corpo. Nesta época do ano, transpiramos menos por conta da vasoconstrição que a pele realiza para não perder calor, mas a quantidade de urina que produzimos tem também relação com a quantidade de água que ingerimos.
 
Pelos do corpo arrepiados
O arrepio serve para afastar o ar frio da pele. Quando o ambiente está frio ocorre perda de calor da pele e pequenos músculos na raiz do pelo são ativados e ficam arrepiados.
 
Vontade de comer mais doce
No frio, o gasto energético do organismo é maior para manter o metabolismo e temperatura do corpo. O aumento da fome é o organismo pedindo mais energia.
 
Pele rosada
Em temperaturas baixas, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e sem circulação de ar o que resseca a pele. A exposição a vírus e bactérias no frio também podem deixar a pele mais rosada. Ambas as situações aumentam a vasoconstrição da pele e junto com a pele ressecada ocorre a hiperemia da face. Hiperemia é o aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local, ocasionado pelo aumento do número de vasos sanguíneos funcionais.
 
Dor de garganta
Na boca, existem microrganismos que não causam doenças, porém com a baixa temperatura e a baixa umidade do ar podem se multiplicar e causar infecção e dor de garganta. Além disso, no frio ficamos em ambientes fechados sem circulação de ar e mais expostos a transmissão, o que possibilita a proliferação de vírus e bactérias. Por isso é importante, mesmo no inverno, ingerir água e manter o ambiente com ar circulando.
 
Frio nos pés
Devido a baixa temperatura externa, o organismo precisa aumentar a temperatura e enviar a energia para os locais mais vitais, como cérebro, coração, pulmão e outros órgãos internos. Desta forma, as extremidades do corpo, como pés e mãos tem menor quantidade de energia ficam gelados.
 
Pele mais ressecada
A pele perde calor com a baixa temperatura e nível de umidade aliada a pouca ingestão de água, a pele perde calor, umidade e também há uma menor produção de sebo na face. Além disso, no frio tomamos banho mais quente, o que diminui a proteção natural da pele.
 
Fonte Zero Hora