Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Luva robótica ajuda britânica a recuperar movimento da mão

Reprodução / BBC
Dona de casa afirma que, no começo, foi estranho usar a mão
 com a ajuda do novo dispositivo
Gerry Lambert sofreu derrame e perdeu a sensibilidade e parte dos movimentos
 
A britânica Gerry Lambert teve um derrame há mais de 15 anos e, desde então, perdeu a sensibilidade e parte dos movimentos do lado direito do corpo.
 
Mas agora a dona de casa conta com a ajuda de um dispositivo desenvolvido por cientistas do Laboratório de Robótica da Universidade de Bristol, que criaram um protótipo de luva robótica para acelerar a recuperação do movimento da mão.
 
A dona de casa conta que, no começo, foi estranho, porque ela queria controlar o que estava fazendo.
 
Mas era a luva quem fazia tudo para ela, e automaticamente soltava os objetos. Antes, era Gerry quem tinha que, com a outra mão, abrir os dedos.
 
O projeto do dispositivo é do cientista Thomas Burton e usa novas tecnologias, como a impressão em 3D, para que o equipamento seja adaptado para qualquer tamanho.
 
O cientista afirma que a próxima versão da mão robótica, já em desenvolvimento, é menor, mais leve e qualquer um poderá usar como uma ferramenta de reabilitação.
 
A terapeuta ocupacional Allie Turton, da Universidade do Oeste da Inglaterra, supervisiona o projeto e diz que é difícil para um paciente em recuperação fazer exercícios o tempo todo. Ela diz esperar que, com a mão robótica, as pessoas em recuperação possam fazer os exercícios em casa, como parte da rotina.
 
Fonte BBC Brasil/R7

Vacina brasileira contra a Aids será testada em macacos

Vacina brasileira contra o vírus HIV começa a ser testada
em macacos no segundo semestre deste ano
Vantagem de fazer testes em primatas é a semelhança com o sistema imunológico humano 
 
Uma vacina brasileira contra o vírus HIV, causador da Aids, começará a ser testada em macacos no segundo semestre deste ano. Com duração prevista de 24 meses, os experimentos têm o objetivo de encontrar o método de imunização mais eficaz para ser usado em humanos. Concluída essa fase, e se houver financiamento suficiente, poderão ter início os primeiros ensaios clínicos.
 
Denominado HIVBr18, o imunizante foi desenvolvido e patenteado pelos pesquisadores da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) Edecio Cunha Neto, Jorge Kalil e Simone Fonseca. Atualmente, o projeto é conduzido no âmbito do Instituto de Investigação em Imunologia, um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apoiado pela Fapesp no Estado de São Paulo.
 
O trabalho teve início em 2001, com apoio de um Auxílio Regular sob a coordenação de Cunha Neto. Em parceria com Kalil, o pesquisador analisou o sistema imunológico de um grupo especial de portadores do vírus que mantinham o HIV sobre controle por mais tempo e demoravam para adoecer.
 
No sangue dessas pessoas, a quantidade de linfócitos T do tipo CD4 — o principal alvo do HIV — permanecia mais elevada que o normal. De acordo com Cunha Neto, já se sabia que as células TCD4 são responsáveis por acionar os linfócitos T do tipo CD8, produtores de toxinas que matam as células infectadas.
 
— As TCD4 acionam também os linfócitos B, produtores de anticorpos. Mas estudos posteriores mostraram que um tipo específico de linfócito TCD4 poderia também ter ação citotóxica sobre as células infectadas. Os portadores de HIV que tinham as TCD4 citotóxicas conseguiam manter a quantidade de vírus sob controle na fase crônica da doença.
 
Os pesquisadores, então, isolaram pequenos pedaços de proteínas das áreas mais preservadas do vírus HIV — aquelas que se mantêm estáveis em quase todas as cepas. Com auxílio de um programa de computador, selecionaram os peptídeos que tinham mais chance de serem reconhecidos pelos linfócitos TCD4 da maioria dos pacientes. Os 18 peptídeos escolhidos foram recriados em laboratório e codificados dentro de um plasmídeo — uma molécula circular de DNA.
 
Testes in vitro feitos com amostras de sangue de 32 portadores de HIV com condições genéticas e imunológicas bastante variadas mostraram que, em mais de 90% dos casos, pelo menos um dos peptídeos foi reconhecido pelas células TCD4. Em 40% dos casos, mais de cinco peptídeos foram identificados. Os resultados foram divulgados em 2006 na revista Aids.
 
Em outro experimento divulgado em 2010 na PLoSOne, em parceria com Daniela Rosa, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Susan Ribeiro, da FMUSP, os peptídeos foram administrados a camundongos geneticamente modificados para expressar moléculas do sistema imunológico humano. Nesse caso, 16 dos 18 peptídeos foram reconhecidos e ativaram tanto os linfócitos TCD4 como os TCD8.
 
— Fizemos o experimento com quatro grupos de camundongos. Cada um expressava um tipo diferente da molécula HLA (sigla da expressão em inglês para Antígenos Leucocitários Humanos), que está diretamente envolvida com o reconhecimento do vírus.
 
O grupo então desenvolveu uma nova versão da vacina com elementos conservados de todos os subtipos do HIV do grupo principal, chamado grupo M, que mostrou-se capaz de induzir respostas imunes contra fragmentos de todos os subtipos testados até o momento. O trabalho foi conduzido durante o doutorado de Rafael Ribeiro.
 
— Os resultados sugerem que uma única vacina poderia, em tese, ser usada em diversas regiões do mundo, onde diferentes subtipos do HIV são prevalentes.
 
No teste mais recente, feito com camundongos e ainda não publicado, os pesquisadores avaliaram a capacidade dessa nova vacina de reduzir a carga viral no organismo.
 
— O HIV, normalmente, não infecta camundongos, então nós pegamos um vírus chamado vaccnia — que é aparentado do causador da varíola — e colocamos dentro dele antígenos do HIV.
 
Nos animais imunizados com a vacina, a quantidade do vírus modificado encontrada foi 50 vezes menor que a do grupo controle. Agora estão sendo realizados experimentos para descobrir se, de fato, a destruição viral aconteceu por causa da ativação das células TCD4 citotóxicas.
 
— Vamos imunizar um camundongo e injetar o vírus modificado. Em seguida, separaremos os linfócitos produzidos e injetaremos em um segundo animal apenas as células TCD4. Um terceiro animal receberá apenas as células TCD8. Depois esses dois animais que receberam os linfócitos com o vírus modificado serão infectados — e um terceiro receberá apenas placebo — para podermos ver qual organismo é capaz de combater melhor o vírus.
 
Os cientistas estimam que, no estágio atual de desenvolvimento, a vacina não eliminaria totalmente o vírus do organismo, mas poderia manter a carga viral reduzida ao ponto de a pessoa infectada não desenvolver a imunodeficiência e não transmitir o vírus.
 
Segundo Cunha Neto, o HIVBr18 também poderia ser usado para fortalecer o efeito de outras vacinas contra a Aids, como a desenvolvida pelo grupo do imunologista Michel Nussenzweig, da Rockefeller University, de Nova York, feita com uma proteína do HIV chamada gp140.
 
— Em um experimento conduzido pela pesquisadora Daniela Rosa, observamos que a pré-imunização com o HIVBr18 melhora a resposta à vacina feita com a proteína recombinante do envelope do HIV gp140, que é a responsável pela entrada do vírus nas células. Uma vacina capaz de induzir a produção de anticorpos contra essa proteína poderia bloquear a infecção pelo HIV.
 
Macacos Rhesus
A última etapa do teste pré-clínico será realizada na colônia de macacos Rhesus do Instituto Butantan — uma parceria que envolve as pesquisadoras Susan Ribeiro, Elizabeth Valentini e Vania Mattaraia. A vantagem de fazer testes em primatas é a semelhança com o sistema imunológico humano e o fato de eles serem suscetíveis ao SIV, vírus que deu origem ao HIV.
 
— Nosso objetivo é testar diversos métodos de imunização para selecionar aquele capaz de induzir a resposta imunológica mais forte e então poder testá-lo em humanos. Além da vacina de DNA originalmente criada, vamos colocar os nossos peptídeos dentro de outros vírus vacinais, como o adenovírus de chimpanzé, vacina da febre amarela ou o MVA, e selecionar a melhor combinação de vetores.
 
Há dados que mostram, por exemplo, que a vacina com adenovírus recombinante contendo os mesmos 18 fragmentos do HIV em camundongos induz uma resposta imunológica de maior magnitude que a vacina de DNA.
 
Segundo Cunha Neto, o objetivo é verificar não apenas qual é a formulação que mais ativa os linfócitos TCD4 citotóxicos como também a que mais auxilia a resposta de linfócitos TCD8 e a produção de anticorpos contra a proteína gp140, do envelope do vírus.
 
O ensaio clínico de fase 1 deverá abranger uma população saudável e com baixo risco de contrair o HIV, que será acompanhada de perto por vários anos. Nesse primeiro momento, além de avaliar a segurança do imunizante, o objetivo é verificar a magnitude da resposta imune que ele é capaz de desencadear e por quanto tempo os anticorpos permanecem no organismo.
 
Se a HIVBr18 for bem-sucedido nessa primeira etapa da fase clínica, poderá despertar interesse comercial. A esperança dos cientistas é atrair investidores privados, uma vez que o custo estimado para chegar até terceira fase dos testes clínicos é de R$ 250 milhões. Até o momento, somando o financiamento da FAPESP e do governo federal, foi investido cerca de R$ 1 milhão no projeto.
 
Fonte R7

Leite importado da Nova Zelândia pode apresentar bactéria do botulismo

Agente da doença pode provocar paralisia e até a morte
 
A China, que foi imitada rapidamente por Rússia e Arábia Saudita, retirou do mercado uma série de laticínios, incluindo leite em pó para bebês, do grupo neozelandês Fonterra, que fez uma alerta sobre a presença em alguns de seus lotes de uma bactéria que pode causar botulismo.
 
A Fonterra revelou no fim de semana que três lotes de soro de leite utilizado na produção de leite para bebês e para atletas continham, em maio de 2012, Clostridium Botulinum, uma bactéria produtora da toxina botulínica, agente do botulismo, doença que pode provocar paralisia e até morte.
 
No domingo, a China proibiu as importações de leite em pó da Nova Zelândia, segundo o ministro neozelandês do Comércio, Tim Groser.
 
A autoridade chinesa de regulação farmacêutica e alimentar pediu a três empresas que trabalham com a Fonterra "a interrupção imediata da venda" e a "retirada de todos os produtos" que podem conter a bactéria.
 
A Rússia proibiu nesta segunda-feira (5) a venda e importação dos laticínios da Fonterra, enquanto as autoridades da Arábia Saudita decidiram destruir os lotes suspeitos.
 
O grupo francês Danone, que tem entre seus fornecedores a Fonterra, retirou de alguns países da Ásia vários lotes de leite em pó de suas marcas locais Dumex e Karicare.
 
Com o objetivo de tranquilizar os consumidores chineses e preservar a imagem do grupo na China, onde o mercado de laticínios está no auge, o diretor executivo da Fonterra viajou a Pequim para pedir desculpas e negar qualquer tentativa de dissimulação.
 
"Pedimos profundas desculpas às pessoas afetadas", afirmou Theo Spierings, antes de destacar que a Fonterra alertou as autoridades ao receber a confirmação da contaminação.
 
A declaração foi uma resposta ao primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, que apontou os "riscos" assumidos pela Fonterra, que se apresenta como o primeiro exportador mundial de produtos lácteos.
 
— O que me surpreende é que em maio de 2012, quando se produziu o soro de leite em questão, (Fonterra) notou algo durante os testes, mas isto não pareceu suficientemente alarmante, já que a empresa aprovou os lotes.
 
Spierings, no entanto, assegurou que os primeiros sinais de contaminação surgiram em testes realizados em março deste ano, 10 meses depois da etapa de produção, e que foram necessários exames adicionais para identificar "a raiz" do problema e "a cepa exata" da bactéria. Para o diretor da Fonterra, "isto leva leva tempo".
 
— Os testes confirmaram (uma contaminação) em 31 de julho. E, pelo que lembro, nos comunicaram (os resultados) no mesmo dia e no intervalo de 24 horas informamos como correspondia a nossos consumidores e ao governo neozelandês. Entendemos totalmente a preocupação dos pais. Têm o direito de ter a garantia de que os produtos (que compram) são saudáveis.
 
Também disse que a Fonterra pretende "realizar testes em todos os produtos de exportação" como medida de precaução.
 
Entre as empresas que compraram lotes de soro estão a americana Coca-Cola e o grupo chinês Wahaha -, mas os processos de produção teriam matado a bactéria, segundo Theo Spierings - e a produtora de leite infantil Dumex, filial da francesa Danone.
 
— Doze lotes de Dumex poderiam estar afetados. Metade ainda está nas lojas e a outra metade foi retirada.
 
Até o momento não foram registradas vítimas.
 
A indústria láctea representa 25% das exportações da Nova Zelândia, segundo o governo, e os laticínios do país gozam de excelente reputação na Ásia.
 
Um grande escândalo de leite contaminado com melamina explodiu na China em setembro de 2008, provocando uma paranoia no país e a retirada de laticínios chineses em todo o mundo. Desde então, milhões de famílias chinesas perderam a confiança no leite em pó produzido no país e compravam apenas leite importado.
 
"Pobres bebês! As marcas locais não são seguras, mas as importadas também não são", comentou um internauta chinês no portal de microblogs Weibo.
 
Fonte AFP/R7

Recuperação de irmãs separadas em cirurgia vira esperança para irmãos siameses

Davi e Saulo, do Pernambuco, terão o apoio de Maria Clara e Maria Clarissa, do Ceará
 
Em 2011, Maria Clara e Maria Clarissa estavam com um ano cada quando tiveram que passar por uma cirurgia de alto risco para se separarem: as filhas do casal Jorge e Regina eram siamesas, unidas pelo abdômen. A cirurgia era perigosa porque elas tinham apenas um fígado para as duas.
 
Em uma operação de quatro horas no Hospital das Clínicas, em São Paulo, os médicos das crianças cortaram a pele do abdômen e dividiram o órgão em dois. Hoje as meninas estão saudáveis e com três anos.
 
A equipe do Domingo Espetacular descobriu o caso, e hoje as meninas passam bem. Agora, em Recife, a reportagem conheceu Davi e Saulo, que também dividem um mesmo fígado.
 
Desempregado, o pai dos garotos tem outros dois filhos para criar ao lado da esposa. Mesmo com as dificuldades, Wilson e Karine preparam os filhos para a cirurgia de separação com muito carinho e o apoio dos vizinhos, que já fizeram várias doações. O que eles não esperavam, é que poderiam contar com o apoio da família de Maria Clara e Maria Clarissa, como mostra a reportagem abaixo, do DE.


 
Fonte R7

HEMOBA abre processo seletivo

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), fundação pública vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, abriu edital n° 003/2013 de processo seletivo, para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Há 113 vagas para profissionais de níveis técnico e superior, com salários que podem chegar a R$ 2.782,00.
 
As oportunidades são para as funções de médico clínico, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, assistente social, contador, analista de sistemas, técnico de enfermagem e técnico em patologia clínica.

O certame será executado pela Fundação CEFETBAHIA e as inscrições ficarão abertas no período das 10h do dia 12 de agosto às 23h59min do dia 23 de agosto de 2013 (horário local), podendo ser feitas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.fundacaocefetbahia.org.br/sesab/hemoba/concurso.asp. A taxa de inscrição será de R$ 50,00 para nível Médio e de R$ 70,00, para nível Superior.

O certame será constituído das seguintes etapas:
- 1ª Etapa: Prova Objetiva de múltipla-escolha, eliminatória e classificatória, para todos os cargos;
- 2ª Etapa: Prova de Títulos, classificatória, exclusivamente para os cargos de nível Superior.

A prova objetiva será aplicada provavelmente em 08 de setembro de 2013, no turno matutino, enquanto que os gabaritos, as questões das provas aplicadas e os resultados de cada uma das etapas do certame, para fins de recursos, estarão disponíveis na sede da Fundação CEFETBAHIA, situada no Boulevard América, nº. 749, Jardim Baiano, Nazaré, Salvador – BA e na sua página eletrônica, a partir do primeiro dia útil após a aplicação das provas e/ou do resultado de cada uma das etapas.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado da data da homologação do seu Resultado Final, prorrogável por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do Diretor da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia.

UEFS abre seleção pública para professor substituto

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) divulgou oficialmente o edital 004/2013 sobre a abertura de inscrições para a Seleção Pública de Professores Substitutos, no período de 05 19 de agosto de 2013.
 
As cinco oportunidades disponíveis estão distribuídas entre as seguintes áreas: Direito do Trabalho e Legislação Social, Direito Penal e Processo Penal, Teoria Geral do Direito, Medicina Preventiva e Social e Clínica Integrada com enfoque em Endodontia. A duração dos contratos com os docentes será de 12 meses.
 
As inscrições podem ser feitas via home page da UEFS http://www.uefs.br, ao custo de R$ 100,  valor que será recolhido em qualquer agência do Banco do Brasil S/A, mediante guia obtida via home page da UEFS.
 
A documentação também poderá ser postada por SEDEX ou entregue pessoalmente, ou através de procurador, no Prédio da Administração Superior, Coordenação de Seleção e Admissão – CSA, no Campus Universitário (Avenida Transnordestina, S/N, Novo Horizonte, CEP 44.036-900, Feira de Santana, Bahia/Brasil), devendo os candidatos seguirem os procedimentos do edital, que pode ser conferido na home page da UEFS ou no Diário Oficial do Estado da Bahia, de 03 e 04 de agosto de 2013 (Seção UEFS, dos atos da Secretaria de Educação). O telefone para mais informações é (75) 3161-8031.
 
A Seleção, objeto deste Edital constará de: Entrevista, Prova de Títulos e Aula Pública, a ser realizada de 02 a 13 de setembro de 2013, em períodos definidos pelos Departamentos, os quais se responsabilizarão pela comunicação oficial aos candidatos com inscrições homologadas, arcando com as implicações adstritas à emissão e recepção da respectiva comunicação pelos candidatos.
 
O prazo de validade da Seleção será de, no máximo, dois anos, com possibilidade de prorrogação.
 
Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Itapajé - CE: Edital e Inscrição

A Prefeitura de Itapajé, no estado do Ceará, por meio do Instituto NEO EXITUS, abriu edital N° 001/2013 de concurso
 público para provimento de 1.980 vagas, sendo 495 imediatas e 1.485 para cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 15.600,00 por carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Controle de Endemias, Agente de Tributos Municipais, Agente Municipal de Transito, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Dentista, Enfermeiro, Enfermeiro – CAPS, Enfermeiro – PSF, Farmacêutico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fisioterapeuta – NASF, Fonoaudiólogo – NASF, Médico - Clínico Geral, Médico - PSF, Médico Psiquiatra - CAPS, Motorista, Nutricionista, Nutricionista – NASF, Operador de Máquinas Pesadas e demais cargos.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 30 de agosto de 2013, por meio dos sites www.neoexitus.com.br ou www.funcepe.org.br.

As taxas são de R$ 120,00 para os Cargos de Nível Superior, R$ 80,00  para os Cargos de Nível Médio e R$ 60,00 para os Cargos de Nível Fundamental.

As provas objetivas e a Prova Discursiva/Produção Textual terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 29 de setembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados na internet, no endereço eletrônico www.neoexitus.com.br ou www.funcepe.org.br no dia 20 de setembro de 2013. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.neoexitus.com.br ou www.funcepe.org.br, em data a ser determinada no caderno de provas e, na omissão desta, 48 horas após a realização das mesmas.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Autarquia Hospitalar Municipal (SP) realiza processo seletivo

A Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), no estado de São Paulo, abriu processo seletivo n° 013/2013 para contratação de 366 Técnicos em Saúde - Enfermagem (nível técnico/médio), por carga horária de 30 horas semanais. As vagas estão distribuídas entre as seguintes unidades: Sede da AHM, HM Dr. José Soares Hungria, PSM Dr. Perus (8), HMM Dr. Mário Degni (8), HM Prof. Alípio Correa Neto, HM Tide Setúbal, HM Prof. Waldomiro de Paula (138), HM Dr. Cármino Caricchio, HM Dr. Alexandre Zaio, HM Dr. Ignácio Proença de Gouvê (120), HM Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (40), HM Dr. Fernando Mauro P. Rocha, PA Jardim Macedônia (52).
 
O salário padrão para o exercício desta função é de R$ 572,85, podendo ser acrescido de Auxílio Transporte, Auxílio Refeição, Auxílio Alimentação, Gratificação Especial pela Prestação de Serviços Assistenciais em Saúde, Gratificações do Regime de Plantão e Gratificação de Difícil Acesso, totalizando no mínimo R$ 1.380,00, conforme lei vigente.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 06 de agosto de 2013, das 09h às 15h, nas unidades de interesse dos candidatos: Sede da Autarquia Hospitalar Municipal, se a região de interesse for o Centro (Rua Frei Caneca, nº 1398/1402 - Consolação), HM Dr. José Soares Hungria (Av. Menotti Laudisio, nº 100 - Pirituba) para a região Noroeste, HM e Maternidade Prof. Mário Degni (Rua Lucas de Leyde, nº 257 - Rio Pequeno) para a região de interesse Oeste, HM Dr. Alípio Correa Neto (Al. Rodrigo de Brum, nº 1989 - Ermelino Matarazzo), caso o candidato deseje atuar na região Leste I, HM Dr. Cármino Caricchio (Av. Celso Garcia, nº 4815 - Tatúapé) para a região Leste II, HM Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (R. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, nº 860 - Jabaquara) para atuação na região Sudeste, e HM Dr. Fernando Mauro Pires Rocha (Estr. de Itapecerica da Serra, nº 1661 - Vila Maracanã) para a região Sul.

A seleção dos candidatos se dará através de distribuição de pontos, relativos ao tempo de experiência apresentado através de comprovantes, entregues no ato da inscrição.
 
Todas as publicações de listas de Inscrições deferidas e indeferidas, classificação prévia, recursos, classificação final e chamada para escolha de vagas de cada função referente a este comunicado, será efetuada através do Diário Oficial da Cidade de São Paulo-DOC. Fica facultado à Autarquia Hospitalar Municipal-AHM em caráter suplementar, disponibilizar a informação no endereço eletrônico www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/autarquia_hospitalar_municipal/.
 
O processo seletivo para contratação por tempo determinado, terá validade de dois anos contados a partir da data da publicação no Diário Oficial da Cidade-DOC , podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Ouro - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Ouro, cidade do estado de Santa Catarina, publicou edital Nº 05/2013 de processo seletivo visando a contratação de 08 profissionais de níveis fundamental e superior. De acordo com o edital, os salários podem chegar a R$ 11.556,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. 
 
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Serviços Gerais, Médico do ESF, Nutricionista, Operador de Máquinas e Psicólogo. 
 
Para concorrer, os interessados devem efetuar as inscrições no período de 05 a 19 de agosto de 2013, na Prefeitura Municipal de Ouro, localizada na Rua Governador Jorge Lacerda, 1209 – Centro, Ouro-SC. As taxas variam de R$ 30 ou R$ 100, de acordo com o cargo desejado.
 
As provas escritas serão realizadas na Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra, localizada na SC  303 – Parque Jardim Ouro – Ouro (SC), provavelmente no dia 25 de agosto de 2013, pela manhã. A prova prática - para o cargo de Operador de Máquinas - será realizada provavelmente em 25 de agosto de 2013, só que pela tarde.
 
O gabarito oficial referente à prova objetiva de conhecimentos será divulgado a partir das 09 horas do primeiro dia útil após a realização da referida prova, no endereço eletrônico www.aprendersc.com.br e também no Mural da Prefeitura Municipal.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período. 

Consórcio Público de Saúde da Região de Cascavel - CE abre vagas

O Consórcio Público de Saúde da Região de Cascavel (CPSRCAS), no estado do Ceará, está promovendo processo seletivo simplificado por meio do edital edital nº. 05/2013. O objetivo é contratar médicos especialistas e outros profissionais de nível superior, para complementação do quadro funcional da Policlínica Regional Dra. Márcia Moreira de Menezes, situada em Pacajus, no Ceará.

As 14 vagas disponíveis (mais formação de cadastro reserva) são para médicos especialistas das áreas de Traumatologia e Ortopedia, Urologia, Otorrinolaringologia, Cardiologia, Cardiologia/Ergometria, Cardiologia/Ecocardiografia, Pediatria, Reumatologia, Endocrinologia e Dermatologia, e também para as funções de Ouvidor e Assistente Técnico de Qualidade. O salário varia de R$ 1.542,05 a R$ 4.359,25.

A carga horária de trabalho é de 20 a 44 horas semanais.
 
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem acessar até o dia 15 de agosto de 2013, o site do CPSRCAS, no endereço www.cpsrcas.com.br, onde constam o edital e a Ficha de Inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.

A seleção constará de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e prova de títulos, apenas classificatória. A prova objetiva será aplicada no dia 25 de agosto de 2013, às 9 horas, em Pacajus, em local a ser informado pelo Consórcio Público no dia 19 de agosto. O gabarito preliminar será divulgado na mesma data de aplicação da prova, às 18h.

Para a avaliação da prova de títulos, o candidato deverá entregar a documentação especificada no edital no período de 1º a 19 de agosto, na sede do Consórcio Público, na Rua Manoel Moreira de Souza, 1096, Dom Bosco, em Cascavel, pessoalmente ou via SEDEX.

O processo seletivo terá validade de doze meses, improrrogáveis, a contar da publicação da homologação do resultado final.

Concurso Prefeitura de Curiúva - PR

A Prefeitura de Curiúva, estado do Paraná, disponibilizou os editais Nº 01/2013 de concurso público e de teste seletivo, com o objetivo de preencher 94 vagas em todos os níveis de escolaridade. As oportunidades são para Advogado, Assistente Administrativo, Cozinheira, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico (Cardiologista, Ginecologista/ Obstetra, Ortopedista e Plantonista), Nutricionista, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Agente Comunitário de Saúde , Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Secretário/Recepcionista e Técnico em Enfermagem.
 
De acordo com o edital, os profissionais selecionados farão jus a remuneração de até R$ 5.205. Para concorrer, os interessados devem se inscrever até 16 de agosto de 2013, na sede do Departamento Municipal de Saúde, situado na Rua Alberto Martins Borges, nº 262, Centro, na cidade de Curiúva - Paraná. As taxas variam de R$ 30 a R$ 90. 
 
Todos os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, que está prevista para o dia 1º de setembro de 2013, em local a ser divulgado no mural de avisos existente na sede do Departamento Municipal de Saúde, no site da Prefeitura www.curiuva.pr.gov.br e no Diário Oficial do Município com antecedência de, no mínimo, 05 dias.

Concurso Prefeitura de São Domingos - SC

A Prefeitura de São Domingos, no estado de Santa Catarina, publicou os editais nº. 001/2013 de concurso público e processo seletivo. O certame, que será organizado pela empresa Objetiva Concursos, oferece 41 vagas para profissionais em todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 11.391,10 em carga horária de 20 ou 40h semanais.

As vagas são para as funções de Agente Administrativo, Agente de Construção/Conservação, Agente Educativo, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Saúde Bucal, Eletricista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Professor (Ensino Fundamental Séries Finais (artes e educação física), Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries Iniciais, Técnico de Saúde Bucal, Vigia, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Monitor de Programas Sociais - Cordas, Monitor de Programas Sociais - Dança, Monitor de Programas Sociais - Judô, Técnico em Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde.

As inscrições, nos valores de R$ 30,00 a R$ 100,00, podem ser feitas até às 23h59min de 03 de setembro de 2013 pelo site www.objetivas.com.br.

A prova objetiva, para todos os empregos, será aplicada em 06 de outubro de 2013, no Município de São Domingos/SC em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 19 de agosto de 2013.

O certame terá validade de até dois anos a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Boituva - SP

A Prefeitura de Boituva, no estado de São Paulo, lançou os editais nº 01, 02 e 03/2013 de concurso público para contratação de profissionais em todos os níveis de escolaridade. São disponibilizadas 281 vagas com remuneração de até R$ 3.704,95.
 
Cargos
Edital Nº 01 - Médico Clínico Geral, Médico Psiquiatra, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Radiologista, Médico Cirurgião Geral, Médico Endocrinologista, Médico Pediatra, Médico Dermatologista, Médico Clínico Geral PADI, Médico Hematologista, Médico Gastroenterologista Pediátrico, Médico Urologista Pediátrico, Médico Ortopedista, Médico Geriatra, Médico Plantonista, Bibliotecário, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola de Ensino Fundamental, Educador Físico, Enfermeiro de Urgência e Emergência, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Orientador Educacional, PEB I, PEB II (Matemática, Ciências, Artes, História, Geografia, Português, Educação Física e Inglês) e Procurador.
 
Edital Nº 02 - Guarda Civil Municipal Feminino e Masculino, Inspetor de Alunos, Desenhista de Autocad, Guarda, Gestor Administrativo, Bombeiro Municipal, Auxiliar Técnico Agropecuário, Agente Administrativo Escolar, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar Técnico de Dentista, Orientador Social, Técnico Agropecuário, Técnico em Enfermagem Urgência e Emergência, Técnico em Veterinária e Topógrafo.
 
Edital Nº 03 - Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Cuidador Social, Auxiliar de Manutenção, Borracheiro, Condutor de Urgência e Emergência, Cozinheira, Cuidador Social, Lavador de Veículos, Motorista, Motorista de Caminhão, Motorista de Transporte Escolar, Operador de Máquina, Pedreiro, Porteiro, Prático de Poda e Corte, Servente de Pedreiro, Serralheiro e Tratador de Animais.
 
Inscrições, Seleção e Validade
A inscrição poderá ser presencial ou pela internet, no período de 12 a 23 de agosto de 2013, pelo site www.alfarassessoria.com.br ou na Prefeitura Municipal, situada na Avenida Tancredo Neves nº 01, Centro. A taxa varia de R$ 20 a R$ 60.
 
A seleção constará de prova escrita, prova de títulos, teste de aptidão física, avaliação psicológica e prova prática. As provas realizar-se-ão em Boituva/SP, em local e horário que serão objeto de Edital próprio a ser publicado na imprensa, disponibilizado na internet, nos sites www.alfarassessoria.com.br e www.boituva.sp.gov.br, com antecedência mínima de cinco dias.
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Barro (CE)

A Prefeitura de Barro, no Estado do Ceará, abriu edital de concurso público  N° 001/2013, com o fito de ocupar 165 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 2.000,00 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

O concurso público será realizado pela CONSEP – Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda. Cinco por cento do  número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência.

Há vagas para os cargos de Auxiliar de Serviços, Motorista categoria D, Motorista categoria B, Agente de Urbanismo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Eletricista, Auxiliar de Manutenção (Elétrico/Hidráulico),  Monitor de Creche, Secretário Escolar, Fiscal Ambiental, Técnico em Radiologia, Digitador, Agente Administrativo, Recepcionista, Auxiliar de Saúde Bucal, Professor de Ensino Fundamental I (Educação Infantil), Professor de Educação Especial e Técnico de Enfermagem, Enfermeiro - Hospital, Fisioterapeuta, Professor de Ensino Fundamental para as disciplinas de Linguagem, Códigos, Ciências da Natureza/Matemática e suas tecnologias e Professor de Educação Física.

A inscrição será efetuada, de forma presencial, no Auditório da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, sito a Avenida Deputado Januário Feitosa, s/n, Centro, Barro - CE, no período de 6 a 19 de Agosto de 2013, das 08:00 h às 11:00 h e das 13:00 h as 17:00 h. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova será realizada provavelmente dia 22 de setembro de 2013, a partir das 9:00 h com três horas de duração, sendo este horário (9:00 h) o limite para ingressar no local de aplicação das provas. Os locais de aplicação da prova objetiva serão divulgados até o dia 16 de setembro de 2013, na sede da Prefeitura de Barro e no site www.consep-pi.com.br.

O prazo de validade do concurso será de dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Bilac (SP)

A Prefeitura de Bilac, no estado de São Paulo, divulgou edital de concurso público nº 001/2013 para o preenchimento de 17 vagas, com remuneração de até R$ 8.200 por  carga horária de trabalho de 40 horas semanais. As vagas são para níveis fundamental e superior, nos cargos de Merendeira, Agente Comunitário de Saúde e Médico da Família. 
 
Inscrição e Seleção 
As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site www.astralassessoria.com.br, no período de 05 de agosto até às 16h de 05 de setembro de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 35 a R$ 50. 
 
As provas objetivas têm data prevista para serem aplicadas em 21 e/ou 22 de setembro de 2013.  A confirmação da data e do horário e a informação sobre o local e sala para a realização da prova deverá ser acompanhada pelo candidato por meio de edital de homologação das inscrições e convocação para a prova objetiva. 

Concurso SAAE de Sobral - CE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral - SAAE, no estado do Ceará, lançou edital N° 01/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 80 vagas e cadastro de reserva de nível superior, médio, fundamental completo e fundamental incompleto. Os vencimentos podem chegar a R$ 3.269,94 por carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
Do total de vagas, 5% serão reservadas aos candidatos portadores de deficiências.

Cargos
As vagas são para os cargos de Advogado, Assistente Social, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Químico ou Químico, Tecnólogo em Saneamento Ambiental, Técnico em Análises Químicas, Assistente de Operações e Auxiliar de Serviços Gerais.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, por meio da internet, no endereço eletrônico www.concursos.acep.org.br/concursoSAAE2013, e ficarão abertas até às 23h59min do dia 26 de agosto de 2013, observado o horário local.

Taxas
Após o preenchimento da Ficha de Inscrição, será gerado boleto bancário, no valor de R$ 100,00, para cada cargo de nível superior; R$ 80,00, para cada cargo de nível médio; R$ 60,00, para cada cargo de nível fundamental completo e R$ 50,00, para cada cargo de nível fundamental incompleto, o qual deverá ser pago em qualquer agência bancária, até o dia 27 de agosto de 2013.

Provas
As provas escritas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 13 de outubro de 2013 e terão a duração total de 4h, com início às 13h e término às 17h, observando o horário local.

A confirmação da data e horário, bem como as informações sobre locais de aplicação das provas serão divulgadas através da Internet, no endereço eletrônico www.concursos.acep.org.br/concursoSAAE2013, até o sexto dia útil anterior à data prevista para a realização das provas.

Os cadernos de provas serão divulgados no segundo dia útil após a aplicação da prova escrita objetiva, no endereço eletrônico concursos.acep.org.br/concursoSAAE2013, juntamente com o respectivo gabarito oficial.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 12 meses, a contar da data da publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial, podendo, a critério da Administração Pública, ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Divinópolis (MG) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, estado de Minas Gerais, abriu edital Nº 50/2013 de processo seletivo, com o intuito de contratar 02 Médicos Pediatra Plantonista. O salário oferecido é de R$ 1.302,27, acrescido de 20% de insalubridade sobre o salário mínimo e 70% de gratificação.
 
Os interessados deverão entregar o currículo na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG - CEP: 35500-007, até o dia 09 de agosto de 2013.
 
A avaliação final será feita por meio de Curriculum Vitae e, a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem: Residência no Município de Divinópolis.
 
O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, na edição de 05 de agosto de 2013.

Prefeitura de Lindóia do Sul - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Lindóia do Sul, no estado de Santa Catarina, publicou edital nº 03/2013 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 01 vaga para o cargo de Médico Veterinário. A remuneração é de R$ 3.112,32, em carga horária de 35 horas semanais. 
 
As inscrições estarão abertas até 20 de agosto de 2013, no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Lindóia do Sul, situado na Rua Tamandaré, 98, Lindóia do Sul - SC. 
 
A seleção constará de prova escrita, que será aplicada na data prevista de 24 de agosto de 2013, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Vereadores. As listagens classificatórias serão afixadas no mural da Prefeitura Municipal e no site do Município, no dia 27 de agosto de 2013, ou em outra data a ser comunicada. 
 
O resultado deste processo seletivo terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da publicação da classificação.

Prefeitura de Santo Antônio do Leste (MT) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Santo Antônio do Leste, no estado do Mato Grosso, realiza seleção por meio do edital Nº 02/2013, com o objetivo de preencher duas vagas temporárias para os cargos de Auxiliar de Consultório Dentário e Técnico em Enfermagem. Ambos os cargos exigem nível médio/técnico e oferecem remuneração de até R$ 1.446,96, em jornada de 40 horas semanais. 
 
As inscrições ficarão abertas até o dia 16 de agosto de 2013, no setor de Recursos Humanos – Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste – Rua A, nº 367, Bairro Jd. Santa Inês, Santo Antônio do Leste/MT.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 25 de agosto de 2013, em locais e horários divulgados oportunamente por meio de edital próprio. Já o gabarito preliminar das provas será anunciado no dia 26 de agosto deste ano. 
 
O presente processo seletivo tem validade de 12 meses, a contar a partir da data de homologação do resultado final.
 
O edital deste certame está disponível no Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso, edição de 05 de agosto de 2013. 

Prefeitura de Porteiras - CE prorroga inscrições

A Prefeitura de Porteiras, no estado do Ceará, prorrogou a inscrição do concurso público, referente ao edital 01/2013, que visa contratar 355 novos servidores, além de formar cadastro reserva para atender as necessidades da administração pública. O Concurso Público será realizado pela CONSEP – Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda.
 
Cargos
Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico (PSF, Psiquiatra, Pediatra), Dentista, Professor (diversas disciplinas), Agente Administrativo, Agente Rural, Digitador, Agente de Trânsito, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais e Vigia. O vencimento pode  chegar a R$ 5.250,00
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições foram prorrogadas até 16 de agosto de 2013, exclusivamente no site www.consep-pi.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 40 a R$ 100.
 
A prova escrita será aplicada no dia 22 de setembro de 2013, a partir das 9 horas. Os locais de aplicação da prova objetiva e prática serão divulgados até o dia 16 de setembro de 2013, na sede da Prefeitura de Porteiras e no site de inscrição. O concurso também constará de prova de títulos, somente para os candidatos ao cargo de Professor.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

IF Goiano lança edital de processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) abriu edital n° 06/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 09 vagas para o cargo de professor temporário (nível superior). Os aprovados irão atuar no Campus Rio Verde, percebendo vencimento que chega até R$ 4.649,65, por jornada de 40 horas semanais.
 
Há vagas disponíveis nas disciplinas de: Anatomia Vegetal/Biologia Celular, Geoprocessamento/Dinâmica da Paisagem, Desenho Técnico/Topografia/ Construções Rurais, Física, Química Geral/Química Analítica, Microbiologia Geral/Microbiologia de Alimentos/Tecnologia de Produtos Agropecuários, Língua Portuguesa/Linguística, Língua Portuguesa/Literatura Brasileira/ Metodologia Científica e Políticas Públicas na Educação Brasileira/ Didática/ Filosofia da Educação/Metodologia Científica.

As inscrições ficarão abertas até o dia 11 de agosto de 2013 exclusivamente no site rioverde.ifgoiano.edu.br. Não haverá taxa de inscrição.

Os candidatos serão avaliados em duas etapas: prova de desempenho didático (eliminatória e classificatória) e prova de títulos (classificatória).
 
O sorteio do tema para a prova didática será no dia 13 de agosto de 2013, às 08 h, na Sala 11 do Pavilhão Pedagógico I, situado no IF Goiano - Câmpus Rio Verde. A prova de desempenho didático acontecerá provavelmente no dia 14 de agosto de 2013. Já o resultado final será publicado na data provável de 19 de agosto de 2013.

Esta seleção valerá por 01 ano, podendo ser prorrogada por igual período

Prefeitura de Campo Largo do Piauí (PI) reabre inscrições de seletivo

A Prefeitura de Campo Largo do Piauí (Piauí) reabriu as inscrições do certame regido pelo edital de teste seletivo n° 001/2013 para a contratação de 50 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários ofertados podem chegar a R$ 783,50, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os seguintes cargos: Auxiliar Administrativo, Professor Polivalência - Classe “A”, Professor Classe “B” (Português, Matemática, História, Geografia, Inglês, Ciências, Informática), Agente de Endemias, Agente de Vigilância Sanitária e Motorista.
 
Conforme o cronograma do certame, as inscrições serão feitas via internet, no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, até 07 de agosto de 2013. A taxa de participação é de R$ 25. 
 
A seleção será composta de prova objetiva, que será aplicada na data provável de 11 de agosto de 2013. Os gabaritos preliminares serão divulgados em até 48 horas após a realização das provas no site da organizadora.
 
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. 

http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/125303.jpg

Organizações Sociais (OSs) que administram unidades de saúde na capital recebem repasse mensal integralmente, apesar do alto déficit de profissionais contratados
 
Segundo denúncia publicada nesta sexta-feira (2) pelo jornal O Estado de S. Paulo, 1.286 médicos que não existem são pagos pela rede municipal de saúde da capital de São Paulo. Segundo o jornal, Organizações Sociais (OSs) que administram postos de saúde na metrópole recebem mensalmente R$ 116 milhões de repasse, embora não empreguem a quantidade de médicos necessária para o pleno funcionamento das unidades.
 
Apesar do quadro de funcionários incompleto na maioria das OSs, os depósitos são feitos integralmente pela Secretaria Municipal da Saúde.
 
As entidades alegam dificuldades na contratação de profissionais médicos, principalmente em unidades de saúde na periferia. Segundo o jornal, o maior déficit está na zona leste de São Paulo, com 571 plantões médicos em aberto para especialidades como pediatria, ginecologia e dermatologista, além de clínicos gerais. O quadro seria mais grave em bairros afastados como Cidade Tiradentes, Guaianases e São Mateus.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, metade das vagas para médicos nas OSs da cidade não está preenchida.
 
* com informações do jornal O Estado de S. Paulo
 
Fonte SaudeWeb

UTI do Hospital Santa Catarina de Natal (RN) é fechada

Três leitos serão transferidos, assim como os profissionais da unidade; reforma teria motivado mudanças
 
A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Catarina, em Natal (RN), foi fechada pela Secretaria Municipal de Saúde do estado. A decisão pelo fechamento foi comunicada esta semana pelo órgão. Os pacientes internados serão transferidos para o hospital Ruy Pereira, que também receberá parte dos 32 servidores da UTI (outra parte irá para o hospital Walfredo Gurgel).
 
Segundo a secretaria, a UTI só volta a funcionar após o fim da reforma do local.
 
Em nota, o órgão informou que as medidas buscam melhorar a assistência aos pacientes da unidade. Além disso, a transferência de profissionais e dos leitos do Santa Catarina para o Ruy Pereira vai ampliar a assistência em UTI cardiológica neste último. A transferência de três cardiologistas para a UTI Cardiológica do Hospital Walfredo Gurgel pretende manter o atendimento na unidade, que teve a escala prejudicada com a saída dos médicos cardiologistas que pediram exoneração.
 
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (SindSaúde) disse que o fechamento da UTI ocorreu às vésperas do início de uma greve de servidores da saúde.
 
Fonte SaudeWeb

Surto de doença estomacal nos EUA é causado por produto importado do México

Salada pode ser a causa das doenças estomacais nos EUA
Problema está relacionado com uma mistura de salada fornecida por uma fazenda mexicana
 
O órgão que controla o comércio de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos (FDA, em inglês) advertiu nesta sexta-feira (2) que um surto de doenças estomacais em Iowa e Nebraska está relacionado com uma mistura de salada que é servida nos restaurantes Red Lobster e Olive Garden, fornecida por uma fazenda mexicana.
 
— Ainda não está claro se os casos notificados de outros estados são parte do mesmo surto. A investigação sobre o aumento dos casos de ciclosporíase em outros estados continua.
 
O surto já afetou 400 pessoas em 16 estados, mas a FDA ainda não determinou se nos outros 14 estados a origem do problema é a salada mexicana. A FDA divulgou que a empresa fornecedora das saladas é a Taylor Farms do México.
 
A companhia disse que sua fábrica está localizada a cerca de 290 quilômetros ao norte da Cidade do México, em San Miguel de Allende, o único lugar onde pode haver conexão com os casos.
 
Em comunicado publicado no site da companhia, a Taylor Farms afirma que suas instalações no México têm um "histórico excepcional em segurança alimentar" e diz que está trabalhando com a FDA nas instalações e que tirou o produto de seus estoques.
 
A agência americana inspecionou a empresa em 2001 e não encontrou nenhuma irregularidade, no entanto, após esse episódio, assegurou que vai aumentar o controle sobre os produtos importados do México.

Fonte Efe/R7

Vizinha aceita ser “barriga de aluguel” para realizar sonho de mulher com câncer

Reprodução / Daily Mail
Mesmo com câncer, mulher realiza sonho de
ser mãe com barriga de aluguel
Radioterapia e quimioterapia impossibilita Naomi Armitage de ser mãe
 
O casal Naomi Armitage, de 33 anos, e Richard, de 31, estava tentando ter filhos quando foi surpreendido com o diagnóstico de câncer cervical da mulher. Isso significava que o sonho da maternidade se encerraria naquele momento, caso Naomi não encontrasse uma barriga de aluguel. As informações são do jornal Daily Mail.
 
A única esperança do casal era se submeter a um tratamento de fertilização in vitro antes do início da radioterapia e da quimioterapia. Em seguida, Naomi precisaria encontrar uma voluntária para carregar seu bebê durante nove meses.
 
— A única coisa que importava para mim era ser mãe. Passei o fim de semana tentando descobrir mais sobre a barriga de aluguel, mas percebi que seria difícil encontrar uma mulher que pudesse me ajudar.
 
Mas, a salvação foi sua vizinha Hayley Wells, mãe de três filhos. Ela se emocionou com a história e decidiu ser a barriga de aluguel de Naomi.
 
— Não esperava que Hayley fizesse isso por nós porque não nos conhecíamos direito. Mas tivemos muita sorte e ela nos deu um presente incrível. Vamos agradecê-la para o resto de nossas vidas.
 
Amelie nasceu cinco semanas antes do previsto, o que não acarretou nenhum problema de saúde. O bebê recebeu o nome do meio de Mireya, que em espanhol significa milagre.
 
— Amelie está com setes meses e é perfeita e linda.
 
O casal ainda tem 12 embriões congelados e não descarta a possibilidade de ter outro bebê.

Fonte R7

ESTRONGILOIDÍASE | Strongyloides stercoralis

Strongyloides stercoralis
A estrongiloidíase é uma verminose causada pelo nematoide (helminto) Strongyloides stercoralis, muito comum nas regiões tropicais e subtropicais, incluindo o Brasil. O Strongyloides stercoralis costuma habitar o intestino delgado dos indivíduos infectados e, na maioria dos pacientes com sistema imunológico sadio, não provoca sintomas relevantes.
 
Transmissão e ciclo de vida do Strongyloides stercoralis
A infecção humana ocorre quando há penetração da pele por larvas filarioides de Strongyloides stercoralis, geralmente por contacto direto com o solo contaminado por fezes humanas. Andar descalço é um dos fatores de risco mais importantes para se contaminar. Além da invasão da pele, a estrogiloidíase também pode ser adquirida pela via oral, através da ingestão de água contaminada ou quando o paciente ingere alimentos preparados por mãos infectadas, não adequadamente lavadas após uma evacuação.
 
Após a penetração na pele, as larvas migram para os pulmões. Uma vez nos pulmões, elas migram em direção à parte superior das vias aéreas, sendo inconscientemente engolidas ao chegarem próximos à faringe, caindo no sistema gastrointestinal.
 
Quando chegam ao intestino delgado, as larvas amadurecem e evoluem exclusivamente para a forma de fêmeas adultas, que medem cerca 2 mm de comprimento. Cada fêmea adulta pode viver até 5 anos, produzindo ovos e liberando novas larvas ainda dentro dos intestinos. As novas larvas são excretadas juntos com as fezes, reiniciando o ciclo de transmissão o verme.
 
As larvas lançadas ao ambiente junto com as fezes podem contaminar outras pessoas ou evoluir para vida adulta no meio ambiente, desta vez, tornando-se macho ou fêmeas (quando dentro do intestino, a larva torna-se sempre uma fêmea na fase adulta).
 
Do momento da contaminação até a liberação de novas larvas pelas fezes costuma haver um intervalo de 3 a 4 semanas. Portanto, uma vez infectado, o paciente passa a ser um potencial transmissor em cerca de 1 mês.
 
Autoinfecção
O Strongyloides stercoralis é o único helminto capaz de completar seu ciclo de vida dentro do seu hospedeiro. Nem todas as larvas nascidas no intestino serão excretadas nas fezes. Algumas delas conseguem penetrar a mucosa do cólon ou a pele da região perianal e retornar à circulação sanguínea, indo em direção aos pulmões. Deste modo, o paciente fica se auto-infectando, tornando possível a perpetuação da parasitose.
 
Em pacientes com sistema imunológico intacto, esse ciclo de auto-infecção é limitado. Todavia, se o paciente for imunodeprimido, pode haver processo de auto-infecções maciças, provocando um quadro de hiperinfecção pelo Strongyloides stercoralis e estrongiloidíase disseminada.
 
A estrongiloidíase disseminada é aquela que o verme consegue acometer órgãos extra intestinais, como o sistema nervoso central, coração, trato urinário, glândulas, etc. Todos os órgãos e tecidos podem ser invadidos.
 
Sintomas da estrongiloidíase
A maioria do pacientes infectado pelo Strongyloides stercoralis não apresenta sintomas relevantes. Em alguns casos, a única pista para a verminose é um aumento do número de eosinófilos (eosinofilia) no hemograma.
 
Quando há sintomas de estrongiloidíase, o quadro mais comum é de dor abdominal, geralmente ao redor do estômago, semelhante a uma dor de gastrite, que pode ou não vir acompanhada de vômitos, enjoos, diarreia ou perda de apetite.
 
Lesões na pele no local da penetração das larvas também são um achado comum. O local mais habitual são os pés. Estas lesões são pequenas inflamações que podem coçar bastante. Em alguns casos, as lesões têm forma de serpente, evidenciando o caminho de migração da larva sob a pele.
 
Sintomas respiratórios ocorrem em cerca de 10% dos pacientes durante a fase de migração das larvas pelos pulmões. Tosse, garganta irritada, falta de ar, febre e até expectoração sanguinolenta são alguns dos sintomas possíveis. Quadros semelhantes à asma ou pneumonia também podem ocorrer.
 
Os quadros graves costumam ocorrer em pacientes com sistema imunológico debilitado. O paciente com síndrome de hiperinfecção apresenta vários dos sintomas descrito acima e de forma mais severa. A mortalidade nestes casos é bem alta. Apesar de ser um parasita, a estrongiloidíase, nestes casos, pode favorecer a ocorrência de infecções generalizada por bactérias naturais dos intestinos.
 
Fatores de riso para estrongiloidíase grave
Como já explicado, pacientes saudáveis costumam apresentar quadros brandos da estrongiloidíase com nenhum ou poucos sintomas. Porém, nos pacientes imunossuprimidos, a infecção por Strongyloides stercoralis pode se tornar um quadro dramaticamente grave.
 
Entre as pessoas sob maior risco estão:
  • Alcoólatras.
  • Pacientes com câncer.
  • Pacientes em uso de drogas imunossupressoras.
  • Pacientes em uso de corticoides.
  • Pacientes HIV positivos.
  • Pacientes com diabetes mellitus.
  • Pacientes transplantados.
  • Idosos.
  • Diabéticos com doença mal controlada.
Diagnóstico da estrongiloidíase
Na maioria dos casos, o diagnóstico da estrongiloidíase é feito através do exame parasitológico de fezes à procura de larvas nas fezes. Porém, este teste apresenta elevada taxa de falso negativo.  Exames de sangue podem ser uma alternativa, com taxas de diagnóstico mais elevadas.
 
Estrongiloidíase no mundo
Casos de estrongiloidíase no mundo
 
Tratamento para estrongiloidíase
O tratamento com duas doses de Ivermectina, com intervalo de 24 horas entre uma e outra, é o tratamento de escolha para a estrongiloidíase, com taxa de sucesso próxima a 100%. Cambendazol, Albendazol e Tiabendazol são alternativas também eficazes. Após o fim do tratamento, recomenda-se a realização de um exame parasitológico de fezes após nos 7º, 14º e 21º dias.
 
Se os sintomas persistirem, mesmo se os 3 EPF de controle forem negativos, deve-se pensar em falha do tratamento. Exames de sangue podem ser usados para ajudar a esclarecer a dúvida.

Fonte mdsaude.com

Físicos europeus trabalham na criação de laser mais potente do mundo

Foto ilustrativa
Objetivo é que experimento sirva para lutar com mais eficácia contra o câncer
 
Criar o feixe de luz mais potente nunca antes produzido é o objetivo de um experimento pan-europeu que se espera que sirva para lutar com mais eficácia contra o câncer, eliminar resíduos radioativos e inclusive abrir novas portas para a física de materiais.
 
Este laser, que deve entrar em funcionamento em 2015, será instalado no Instituto de Física Nuclear de Magurele, a 15 quilômetros a sudoeste de Bucareste, unidade que foi um centro comunista e que espera recuperar sua importância com este projeto.
 
A instalação se chamará ELI-Nuclear Physics Facility (ELI-NP) e fará parte de um projeto mais ambicioso, o ELI (Extreme Light Infrastructure), no qual participam 40 instituições de 13 países europeus. O ELI tem como objetivo conseguir intensidades de laser o mais elevadas possível e pulsos mais curtos.
 
Na Romênia, dois laseres de 10 petawatts (PWs) e um potente emissor de raios gama serão combinados para fazer experimentos tanto no campo da física fundamental como em aplicações médicas e sociais. A tecnologia se beneficiará, em um futuro, do laser (ELI-NP) para aplicar prótons, um tratamento que permite atacar os tumores de forma mais agressiva e potente, ao mesmo tempo em que reduz o dano às áreas saudáveis adjacentes.
 
Um tratamento que ainda é caro e requer um grande aparato tecnológico, mas que poderia ser muito eficaz no futuro, explica Nicole Zamfir, responsável da filial romena da ELI.
 
— Se conseguir realizar este tratamento com este novo tipo de laser, ele poderá ser aplicado com um custo menor, à medida em que a tecnologia avançar e os raios ficarem mais baratos.
 
Além disso, esta tecnologia melhorará a eficácia da radioterapia, ao obter novos radioisótopos, e da quimioterapia, graças à produção de um isótopo de platina radioativo.
 
— Cerca de um quarto dos pacientes tratados com quimioterapia recebem um tratamento inútil, já que a substância utilizada não chega diretamente no tumor. Produzir um isótopo de platina radioativo e fazer com que se dirija ao órgão doente nos ajudaria a saber se devemos continuar com a medicação.
 
Outras das aplicações do novo laser será na física de materiais e na nanotecnologia. Este laser também terá aplicações no controle do tráfico de materiais radioativos.
 
— Seu uso pode facilitar o trabalho dos funcionários de alfândegas que devem escanear rapidamente para revistar os reboques de transporte.
 
Também poderia se utilizar este feixe de luz, aplicado a outras tecnologias, para eliminar em segundos os resíduos deixados por unidades e centros de pesquisa de energia nuclear, acelerando um processo que agora dura décadas.
 
— Mas além destas aplicações práticas, o laser ELI-NP abrirá a porta para fascinantes experimentos no campo da física fundamental.
 
O laboratório romeno estudará a interação do laser e das radiações eletromagnéticas com a matéria, para abrir a porta a experimentos com um laser ainda mais potente.
 
— Pretende-se concentrar uma enorme potência de energia em um ponto para produzir matéria", conta
 
Zamfir se refera aos planos de construir um laser 20 vezes mais potente que permita criar elétrons e pósitrons ao se fraturar o "vazio".
 
— A combinação com os raios gama produzirá novos efeitos que até agora só existem nos apontamentos científicos, como teoria, mas que não foram levados à prática.
 
Ela assegura que os pesquisadores "estão emocionados com a ideia de gerar matéria a partir do vazio".
 
— Há modelos que mostram que uma intensidade extrema de potência do laser produz matéria no vazio.
 
O custo inicial deste projeto ronda os 350 milhões de euros, dos quais a União Europeia (UE) financiará 80%. Junto ao laboratório romeno funcionarão no marco do projeto ELI uma instalação na República Tcheca, dedicada à alta energia, e outra na Hungria, centrada em pulsos de attosegundo (a trilhonésima parte de um segundo), que funcionarão de forma autônoma embora colaborando com os objetivos comuns da iniciativa ELI.
 
Ainda falta decidir a localização do laser que multiplicará por 20 a potência da instalação romena, e que se espera esteja operando no final da década. 
 
Fonte Efe/R7

Mães colombianas buscam justiça após ingerir anticoncepcionais falsos

BBC
Injeções não tinham poder contraceptivo
Durante vários meses, elas receberam injeções sem nenhum poder contraceptivo
 
Um grupo de 50 mães de classe baixa da cidade colombiana de Arauca, na fronteira com a Venezuela, realizam uma cruzada na busca de justiça por terem engravidado depois de participar de um programa oficial de planejamento familiar com anticoncepcionais falsificados.
 
Durante vários meses em 2008 as mulheres receberam injeções de um anticoncepcional que pensavam ser o Nofertyl, mas que, na verdade, era uma substância sem nenhum poder contraceptivo e ainda desconhecida por elas, cinco anos depois do tratamento.
 
As mulheres, que formaram a Associação de Mães Vítimas da Falsificação de Remédios de Arauca como plataforma de luta, consideram uma conquista a acusação da promotoria contra um suposto integrante da rede que vendeu as doses fraudulentas de Nofertyl à clinica Jaime Alvarado y Castilla.

— Nós aplaudimos o fato de, apesar de quase cinco anos depois, começarem a ser vistos os resultados, se provar que dissemos a verdade - que nos deram remédios falsos e que há culpados disso.
 
Disse à Agência Efe a representante da associação Paula Andrea Cubillos.
 
A promotoria acusou neste mês Fernando Sanabria de corrupção pela provisão de "mil ampolas" falsas de Nofertyl em 2008 ao centro araucano, enquanto outro distribuidor, Henry Castillo, já foi condenado a 39 meses de prisão.
 
A primeira ação empreendida pela associação de mulheres, lembrou Cubillos, foi um processo administrativo contra a clínica médica na qual a cada mês recebiam de graça o tratamento anticoncepcional dentro de um programa de planejamento familiar para mulheres em situação vulnerável.

— Muitas delas são mães de família porque a maioria foi abandonada pelos esposos quando ficaram grávidas; outras tiveram que se deslocar por causa do conflito armado do país. Vivem em um nível socioeconômico muito baixo, em uma humildade terrível.
 
Das 50 mulheres, apenas três ou quatro têm casa própria, segundo Cubillos, por isso a associação pediu "incansavelmente" subsídios às autoridades regionais e até ao próprio Ministério da Habitação.
 
— Foram mais de 100 mulheres que ficaram grávidas, mas só estamos associadas 50 por questões culturais", disse a representante do grupo. Essas mulheres deixaram de processar porque diziam preferir cuidar de seus filhos humildemente a protestar, sem pensar que com uma indenização essas crianças teriam tido uma infância melhor e sem ter consciência que esta falha no serviço teve "crianças como resultado" e por sorte não resultou em nenhuma morte.
 
Até agora, nenhuma entidade assumiu a responsabilidade por este drama.
 
— Inicialmente nos reunimos com o prefeito e ele nos recomendou que nos associássemos para poder obter subsídios, apoios econômicos... mas estes nunca chegaram. Todos os anos comemoro o aniversário e o Natal com todas as crianças. Eles nasceram entre março e maio de 2009, então durante o mês de abril celebramos o aniversário de todos eles.  Da entrega de brinquedos dados por Cubillos em Arauca participam também a média de três a quatro irmãos destas crianças, que costumam rondar a mesma idade.
 
Para esta mãe, o mais preocupante é que depois de cinco anos, nem os laboratórios nem as autoridades sanitárias esclareceram que tipos de substâncias estiveram injetando ao invés do verdadeiro anticoncepcional.
 
Segundo a pesquisa nacional de Demografia e Saúde (ENDS) do departamento de Arauca, 79% das mulheres casadas dessa região não utiliza método anticoncepcional e 25% delas têm seu primeiro filho entre os 15 e os 19 anos.

Fonte Efe/r7

ONU pede ao Uruguai que reconsidere projeto sobre a maconha

Caso a lei seja aprovada, uruguaios e estrangeiros residentes poderão comprar até 40 gramas de maconha por mês em farmácias
Foto: GW Pharmaceuticals
Caso a lei seja aprovada, uruguaios e estrangeiros residentes
 poderão comprar até 40 gramas de maconha por mês em farmácias
Legalização foi aprovada pela Câmara e chega ao Senado. ONU afirma que liberação afeta seriamente saúde dos uruguaios
 
O Painel Internacional de Controle de Narcóticos (Inbc) pediu ao Uruguai para reconsiderar um projeto de lei que legaliza a maconha. A proposta, aprovada pela Câmara do país na noite de quarta-feira (31) segue agora para o Senado.
 
Segundo agências de notícias, o projeto teria o apoio do presidente uruguaio José Mujica e prevê a criação de um órgão do governo para controlar a produção e a distribuição da droga.
 
Se a lei for sancionada pelo presidente, uruguaios e estrangeiros residentes poderão comprar até 40 gramas de maconha por mês em farmácias.
 
Segundo a ONU, a lei iria contra os tratados internacionais de controle de drogas, em particular a Convenção sobre Narcóticos, de 1961, da qual o Uruguai faz parte.
 
O Inbc diz que sempre tentou manter o diálogo com o governo, propondo inclusive o envio de uma missão de alto nível ao país, antes que o projeto de lei fosse votado. Mas o governo do Uruguai teria se recusado a receber a missão.
 
O órgão faz um apelo às autoridades, pela garantia da limitação do uso de narcóticos, incluindo a canabis, exclusivamente para fins médicos e científicos.
 
Para o painel, se a lei for adotada, poderão haver "sérias consequências para a saúde e bem-estar da população e para a prevenção do uso da maconha entre jovens".
 
Fonte isaude.net

Técnica fecha apêndice atrial esquerdo sem necessidade de cirurgia

LARIAT reduz o risco de AVC em pacientes com fibrilação atrial.
Foto: Vanderbilt University
LARIAT reduz o risco de AVC em pacientes com fibrilação atrial
Conhecida como LARIAT, a técnica minimamente invasiva foi testada em quatro pacientes com idades entre 70 e 83 anos
 
Pessoas com ritmo cardíaco irregular, doença mais comumente conhecida como fibrilação atrial (FA) estão em maior risco de acidente vascular cerebral devido à formação de coágulos no apêndice atrial esquerdo (LAA).

Por muitos anos, para solucionar o problema, os cirurgiões cardíacos têm fechado o apêndice durante a execução de cirurgia cardíaca ou substituição de válvula cardíaca, necessitando de uma cirurgia de coração aberto.

Eram usadas suturas tradicionais ou grampos para fechar o apêndice, o que, em geral, não impedia o sangue de continuar a infiltrar-se no átrio esquerdo.

Christopher Ellis, da Vanderbilt University (EUA), realizou uma abordagem minimamente invasiva de fechamento da aurícula com o sistema de sutura LARIAT em quatro pacientes na faixa etária 70-83. O novo sistema não implica na abertura da caixa torácica, e veda a abertura permanentemente, cortando totalmente o fluxo sanguíneo.

O risco de acidente vascular cerebral é cinco vezes maior em pacientes com FA. Normalmente, o risco de AVC é gerenciado por um anticoagulante oral, como Coumadin, que pode causar complicações hemorrágicas graves. Pacientes com FA que não toleram anticoagulantes são candidatos ideais para a cirurgia LARIAT, afirma Ellis.

O procedimento
O procedimento, que leva cerca de duas horas, é uma abordagem alternativa para o fechamento do LAA que usa os acessos do endocárdio e epicárdio.

Orientado com um raios-X, Ellis utiliza uma agulha que acessa o espaço do epicárdio, um saco do lado de fora do coração. Ele injeta uma pequena quantidade de contraste que ilumina o revestimento exterior do coração.

Em seguida, ele insere um fio através da agulha. "É como enfiar uma agulha na pele de uma bola de futebol, sem poder tocar seu interior," explica.

Através de uma punção transeptal via veia femoral, os cirurgiões têm acesso ao átrio direito e encontram o ponto fraco na parede atrial (fossa).

Ambos os fios de guia têm pontas magnéticas, uma no interior do apêndice e outra no exterior, que aderem firmemente umas às outras.

Neste ponto, o LARIAT, que se parece com um pequeno laço, é inserido no espaço do epicárdio e, lentamente, aperta o nó e estrangula o apêndice em sua base até que não haja fluxo de sangue para ele.

"Os pacientes que se submetem ao procedimento LARIAT não tem que tomar anticoagulantes e não há dispositivos intra-cardíacas deixados para trás," completa Ellis
 
Fonte isaude.net

Descoberta pode levar a terapias eficazes contras todos os vírus da dengue

Equipe da Universidade de Bristol identificou diferenças na localização de proteína essencial para replicação dos vírus
 
Estudo realizado na Universidade de Bristol e publicado no Journal of Biological Chemistry, nesta sexta-feira [02), mostrou, pela primeira vez, que pode haver diferenças significativas nas propriedades específicas das proteínas virais para os quatro tipos de vírus da dengue (DENV 1-4).

A pesquisa comandada por Andrew Davidson, examinou as propriedades da proteína NS5 de todos os quatro tipos de vírus e descobriu que existem grandes diferenças na localização celular da NS5.

Estudos anteriores realizados pelo equipe focando o DEN-2, mostraram que a NS5 do vírus é essencial para a replicação do genoma DEN e é capaz de modular a resposta imune do hospedeiro. Como tal, a proteína NS5 é um alvo fundamental para o desenvolvimento de agentes anti-virais. A equipe também mostrou que a NS-5 no vírus DEN-2 acumula-se no núcleo durante a infecção, funcionando como uma célula hospedeira.

"O estudo mostra pela primeira vez que pode haver diferenças significativas nas propriedades específicas das proteínas virais para os quatro tipos de vírus. Isso é importante, pois impacta em nossa compreensão da replicação viral, resultando na possibilidade de criação de terapias anti-virais eficazes contra todos os tipos DENV.

A infecção com qualquer um dos quatro tipos de vírus de dengue pode resultar em um espectro de doenças que vão desde quadros de febre, sintomas de gripe e dores nas articulações, até a dengue hemorrágica potencialmente fatal . Apesar da intensa pesquisa, a doença, que afeta 390 milhões de pessoas em todo mundo, ainda não é totalmente compreendida, e não existem vacinas ou tratamentos antivirais disponíveis, para controle eficaz da doença.
 
Fonte isaude.net