Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Consumo de quatro xícaras de café por dia aumenta risco de morte precoce

Ingestão elevada da bebida quase duplica a chance de óbito prematuro em adultos com menos de 55 anos, revela estudo
 
O consumo de quatro xícaras de café por dia aumenta o risco de morte precoce em pessoas com menos de 55 anos de idade. É o que mostra estudo de pesquisadores da University of South Carolina, nos EUA.
 
Os resultados revelam que beber 28 xícaras de café por semana quase duplica a chance de morrer prematuramente. De acordo com os pesquisadores, o café em excesso pode afetar negativamente o metabolismo do corpo, superando alguns dos benefícios conhecidos para a saúde.
 
A equipe de pesquisa analisou o estilo de vida de 43.727 indivíduos com idade entre 20 e 87 anos durante um período de acompanhamento de 16 anos.
 
Durante o período médio de acompanhamento, houve 2.512 mortes, 32% delas causadas por doença cardiovascular. Aqueles que consumiram maior quantidade de café (homens e mulheres) eram mais propensos a fumar e tinham menores níveis de aptidão cardiorrespiratória.
 
Os homens mais jovens tiveram uma tendência maior de mortalidade, mesmo com menor consumo, mas isso tornou-se significativo entre aqueles que bebiam cerca de 28 copos por semana, com um aumento de 56% na mortalidade por todas as causas. As mulheres mais jovens que consumiam mais de 28 xícaras de café por semana também tiveram um risco duas vezes maior de morte por todas as causas do que aquelas que não bebiam café.
 
O café é uma mistura complexa de produtos químicos que consistem em milhares de componentes. Uma pesquisa recente revelou que o café é uma das principais fontes de antioxidantes na dieta e tem potenciais efeitos benéficos sobre a inflamação e a função cognitiva. No entanto, o café também tem potenciais efeitos adversos por causa do potencial da cafeína em estimular a liberação de adrenalina, inibir a atividade da insulina e aumentar a pressão sanguínea e os níveis de homocisteína.
 
Os investigadores sugerem que as pessoas mais jovens, em particular, devem evitar o consumo de mais de 28 xícaras de café por semana ou quatro copos em um dia típico. No entanto, eles enfatizam que são necessários mais estudos em diferentes populações para avaliar detalhes sobre os efeitos do consumo de café a longo prazo.
 
isaude.net

Simulador de alta tecnologia melhora treinamento e formação de dentistas

Simulador odontológico torna formação de dentistas mais realista.
        Foto:uky
Simulador odontológico torna formação de dentistas mais realista
Ferramenta permite ao aluno praticar, de forma realista, procedimentos como dentaduras, coroas, pontes e implantes
 
Pesquisadores dos EUA estão utilizando simuladores odontológicos de alta tecnologia capazes de melhorar o treinamento e a formação de dentistas.
 
Os simuladores odontológicos, compostos de um torso e cabeça, semelhante a um manequim, tornam a experiência prática muito mais realista, já que duplicam praticamente todos os aspectos do tratamento de um paciente vivo em uma cadeira de dentista.
 
Os manequins podem acomodar diferentes tipos de modelos em que o dentista-aluno pode praticar o tratamento de vários procedimentos odontológicos, incluindo dentaduras, coroas, pontes e implantes.

Professores da University of Kentucky utilizam simulador odontológico.
Foto: uky
Professores da University of Kentucky utilizam simulador
odontológico
A boca e os dentes são cercados por bochechas simuladas e um tubo de sucção para remover o excesso de água, assim como no consultório odontológico.
 
Os aparelhos vão ser usados por estudantes de odontologia da Kentucky University College of Dentistry, nos EUA.
 
"O laboratório de simulação é onde os alunos aprendem odontologia. É onde inúmeras horas são gastas aprender e praticar a arte que vai aprimorar suas habilidades. É onde os dentistas são formados", afirma o professor Greg White.
 
A simulação médica e odontológica tem cada vez mais um papel mais importante na forma como os médicos, dentistas e outros profissionais de saúde são treinados.

Como os cuidados de saúde modernos estão em constante evolução, e novas e complexas tecnologias estão surgindo para ajudar no tratamento de procedimentos médicos e odontológicos mais avançados, a simulação é necessária para ensinar futuros médicos e dentistas as habilidades necessárias para atuar em situações da vida real.
 
isaude.net

Exame cerebral pode detectar dislexia antes que a criança aprenda a ler

Pesquisa descobriu que há uma correlação entre as competências de leitura ruins e o tamanho da área de processamento de linguagem do cérebro de uma criança
Foto: Pressmaster/Foto Stock
Pesquisa descobriu que há uma correlação entre as competências
de leitura ruins e o tamanho da área de processamento de
linguagem do cérebro de uma criança
Estudo do MIT mostra que diferença em uma estrutura de linguagem chave pode ser detectada em idades bem precoces
 
A dislexia pode ser diagnosticada através de um exame cerebral antes mesmo que uma criança atinja a idade suficiente para ler, de acordo com estudo de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology, nos EUA.
 
Atualmente, a dislexia é diagnosticada quando as crianças têm cerca de seis ou sete anos de idade, época em que podem já ter tido problemas na escola.
 
A equipe de pesquisa, liderada por John Gabrieli descobriu que há uma correlação entre as competências de leitura ruins e o tamanho da área de processamento de linguagem do cérebro de uma criança.
 
Estudos anteriores demonstraram que em adultos com capacidades de leitura ruim, esta estrutura, conhecida como o fascículo arqueado, é menor e menos organizada que em adultos que leem normalmente. No entanto, era desconhecido se estas diferenças causavam dificuldades de leitura ou resultavam da falta de experiência de leitura.
 
"Nós estávamos muito interessados em olhar para as crianças antes que elas aprendessem a ler e saber se veríamos esses tipos de diferenças", afirma Gabrieli.
 
Os pesquisadores realizaram tomografias do cérebro de 40 crianças com idade entre quatro e cinco anos depois de avaliar suas habilidades de pré-leitura.
 
Os exames revelaram o tamanho e a organização da matéria branca do cérebro, feixes de nervos que levam informações entre regiões cerebrais. Os investigadores centraram-se em três intervalos de substância branca associadas a habilidade de leitura, todos localizados no lado esquerdo do cérebro - o fascículo arqueado, o fascículo longitudinal inferior (ILF) e o fascículo longitudinal superior (SLF).
 
Quando comparados os escaneamentos cerebrais e os resultados de vários tipos diferentes de testes de pré-leitura, os pesquisadores descobriram uma correlação entre o tamanho e a organização do fascículo arqueado e o desempenho nos testes.
 
De acordo com os pesquisadores, o fascículo arqueado esquerdo conecta a área de Broca, que está envolvida na produção da fala, e na área de Wernicke, que está envolvida na compreensão da linguagem escrita e falada.
 
A equipe planeja seguir as crianças à medida que progridem e avaliar se as medidas do cérebro que identificaram preveem habilidades de leitura ruins.
 
"Nós ainda não sabemos como isso se desenrola ao longo do tempo, e essa é a grande questão: Será que podemos, através de uma combinação de medidas comportamentais e exames cerebrais, nos tornarmos mais precisos em ver quem vai se tornar uma criança disléxica, com a esperança de que isso poderia motivar intervenções agressivas que ajudam essas crianças desde o início, em vez de esperar que elas sofram?", afirma Gabrieli.
 
Pesquisas anteriores mostraram que oferecer treinamento precoce a crianças disléxicas pode ajudá-las a melhorar suas habilidades de leitura mais tarde na vida.
 
isaude,net

Fumaça do cigarro inibe atividade de genes que protegem o coração e os pulmões

Resultados ajudam a explicar porque pessoas viciadas em cigarros
 têm um risco elevado de doenças do coração
Pesquisa indica que efeito nocivo pode ser mais pronunciado em obesos não fumantes expostos ao fumo passivo
 
A fumaça do cigarro inibe a atividade de genes que protegem a saúde do coração e dos pulmões e que expõe esses órgãos a danos. É o que mostra estudo de pesquisadores do Pacific Northwest National Laboratory, nos EUA.
 
A pesquisa indica que esse efeito nocivo é ainda mais pronunciado quando a pessoa desenvolve obesidade.
 
Os resultados ajudam a explicar porque pessoas viciadas em cigarros têm um risco elevado de doenças do coração.
 
De acordo com os pesquisadores, os efeitos podem ser especialmente profundos em pessoas obesas não fumantes que inalam a fumaça do cigarro de forma passiva.
 
A líder da pesquisa Diana J. Bigelow e seus colegas apontam que o tabagismo ativo duplica o risco de doença cardíaca, enquanto a exposição à fumaça passiva aumenta o risco em cerca de um terço.
 
Eles iniciaram a pesquisa para ganhar mais informações sobre por que os riscos são particularmente elevados entre as pessoas com obesidade, usando ratos de laboratório alimentados especialmente que são 'dublês' para os seres humanos em tais experimentos.
 
Os resultados mostraram que o fumo ativo e, da mesma forma, o fumo passivo, inibem a atividade dos genes que protegem o coração e os pulmões, e ativam os genes associados com um risco maior de doença cardíaca.
 
Essas alterações foram mais profundas em ratos obesos do que os ratos com peso normal. "O presente estudo é o primeiro, ao nosso conhecimento, que aborda a resposta do coração in vivo à exposição à fumaça do cigarro em um ambiente de dieta rica em gordura e obesidade, e, portanto, fornece um primeiro passo para identificar a base molecular de respostas adaptativas que podem levar ao aumento do risco de doenças cardíacas em fumantes obesos", concluem os pesquisadores.
 

isaude.net

Procedimento pioneiro feito nos EUA aumenta segurança de implante cardíaco

Técnica que liga temporariamente vasos sanguíneos principais foi testada, pela primeira vez, em paciente de 79 anos
 
Médicos do Hospital Henry Ford, nos EUA, utilizaram um procedimento pioneiro para implantar uma válvula cardíaca artificial ligando temporariamente vasos sanguíneos principais que normalmente não se cruzam.
 
A equipe realizou a primeira operação cardíaca do mundo utilizando a nova técnica em um paciente de 79 anos de idade, quando se tornou evidente que outros meios não iriam funcionar.
 
"Eu sabia de uma técnica experimental que ainda não havia sido testada em humanos, e eu tinha um paciente sem outras opções", afirma William O'Neill, diretor médico do Centro de Cardiopatia Estrutural no Hospital Henry Ford.
 
A nova abordagem, chamada transcaval, envolve colocar um fio de guia através de uma veia na perna, e passá-lo a partir da veia principal do corpo para dentro da artéria principal, a aorta abdominal. Em seguida, por meio da dilatação progressiva, as aberturas da veia e da artéria são alargadas até ao ponto de permitir que um cateter as ligue, continue até o coração, e implante a nova válvula cardíaca artificial.
 
À medida que o cateter é retirado, tampões são inseridos na artéria e na veia para fechar os orifícios feitos para a ligação temporária dos dois grandes vasos sanguíneos.
 
Aproximadamente 5 milhões de pessoas nos EUA são diagnosticadas com a doença de válvula cardíaca a cada ano. Com o envelhecimento da população, que muitas vezes é frágil para a cirurgia de coração aberto, mais de 20 mil americanos morrem da doença a cada ano, de acordo com a American Heart Association.
 
O'Neill estima que este novo procedimento pode ajudar entre 25 a 50 mil pacientes por ano no país.
 
O acesso preferido para a troca da válvula aórtica transcateter (TAVR) é através das artérias da perna. No entanto, as artérias do paciente de 79 anos eram muito pequenas para comportar o cateter, devido à formação de placas e de stents que tinham sido previamente colocados neles.
 
Cardiologistas fizeram uma tentativa de chegar ao coração do paciente através de uma incisão no peito minimamente invasiva, mas depósitos de gordura perto do coração do paciente não suportariam a estrutura necessária para um cateter.
 
"Uma vez que todas as opções tradicionais não eram viáveis , nossa equipe admitiu que a nova técnica poderia ser a resposta para este paciente", afirma o médico Adam Greenbaum.
 
O paciente está fazendo uma recuperação notável, e já voltou para casa no norte de Michigan. "O sucesso deste novo procedimento pode abrir uma nova rota para a substituição da válvula transcateter", conclui O'Neill.
 
isaude.net

Bactéria comum encontrada na boca desencadeia câncer colorretal

Fusobacterium nucleatum
Equipe dos EUA criou peptídeo capaz de impedir ação do micro-organismo que acelera acúmulo de células cancerosas no cólon
 
Pesquisadores da Case Western Reserve University of Dental Medicine, nos EUA, descobriram como uma bactéria oral comum pode contribuir para o câncer colorretal.
 
A descoberta abre novas e promissoras possibilidades de pesquisa para o desenvolvimento de abordagens capazes de prevenir e tratar a doença.
 
O estudo, publicado na revista Cell Host & Microbe, sugere que a bactéria Fusobacterium nucleatum (Fn) pode acelerar o acúmulo de células cancerosas.
 
Os pesquisadores também desvendaram como impedir o micro-organismo de se unir a células do cólon e, potencialmente, desencadear uma cascata de alterações que podem levar ao câncer.
 
As últimas descobertas avançam pesquisas de 2011, em que o líder da pesquisa Yiping Han e sua equipe identificaram uma molécula adesiva na superfície da bactéria Fn, chamada FadA, que pode se anexar à VE-caderina, receptor celular do grupo caderina em vasos sanguíneos.
 
Depois que Han e seus colegas concluíram o trabalho sobre FadA e VE-caderina, pesquisadores da Universidade de Harvard e da Universidade de British Columbia descobriram que a presença de Fn foi maior em tumores malignos em comparação com o tecido circundante.
 
A equipe suspeitou, então, que Fn interagia com as células do cólon de forma semelhante àquelas nos vasos sanguíneos e focou no câncer colorretal.
 
Controlando a capacidade de Fn para se anexar ao receptor VE-caderina nos vasos sanguíneos, a equipe descobriu como FadA se ligou ao receptor E-caderina nas células do cólon.
 
De acordo com os pesquisadores, essa união desencadeia uma proteína chamada beta-catenina, que, entre suas muitas funções, tem duas ações importantes no processo de câncer: uma resposta inflamatória que altera o sistema imunológico, e outra que estimula o crescimento de células do câncer.
 
A equipe desenvolveu um novo peptídeo sintético que impede FadA de se anexar a E-caderina e incitar ações que levam ao desenvolvimento do câncer.
 
"FadA pode ser utilizada como marcador de diagnóstico para a detecção precoce do câncer de cólon. Ela também pode ser usada para determinar se o tratamento funciona de forma eficaz a reduzir a carga de Fn no cólon e na boca", ressaltam os pesquisadores.
 
A equipe salienta ainda que os resultados sublinham a importância da saúde bucal. Fn é uma bactéria oportunista que aumenta drasticamente na doença gengival.
 
isaude.net

Câmara aprova projeto dos royalties para a Saúde

PL segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. Texto aprovado destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde
 
A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (14) a votação do projeto de lei que destina 75% dos recursos oriundos dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. O projeto segue agora para sanção presidencial.
 
Nas votações dos destaques, o plenário aprovou simbolicamente o destaque do PMDB que retirou do texto a regra que estabelecia em 60% o mínimo de óleo excedente que caberia à União nos contratos de exploração de petróleo da camada pré-sal no regime de partilha. Os demais destaques que pretendiam retomar o texto aprovado pelo Senado foram rejeitados.
 
A conclusão da votação do projeto de lei dos royalties foi possível em função de acordos feitos entre as lideranças partidárias e os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Pelo acordo firmado e aprovado no início da noite no plenário, foi mantido basicamente o texto aprovado anteriormente pelos deputados.
 
Pelo texto que segue à sanção presidencial, os recursos dos royalties do petróleo serão divididos na proporção de 75% para a educação e 25% para a saúde. Em relação ao Fundo Social do Pré-Sal, ficou estabelecido que 50% do total dos recursos serão destinados à educação e saúde, na mesma proporção dos recursos dos royalties (75% e 25%).
 
“É uma grande vitória da educação brasileira, do Congresso Nacional, da presidenta Dilma que foi quem sugeriu, desde o início, essa agenda de vincular 100% dos royalties para a educação”, disse o ministro Aloizio Mercadante, que acompanhou a votação no plenário da Câmara. Segundo o ministro, os recursos poderão custear novas escolas, novos equipamentos e pagamento de pessoal.
 
Mercadante também elogiou a retirada dos 60% de exigência para a licitação do Campo de Libra, que segundo ele, poderia criar um problema uma vez que já estavam fixados em 40% a contrapartida em óleo. “As empresas vão disputar para ver quem coloca mais recursos no fundo. Esse dispositivo criaria um problema jurídico, uma instabilidade. O mais importante é que asseguramos 75% para a educação e 25% para a saúde”, ressaltou.
 
O relator da proposta na Câmara, deputado André Figueiredo (PDT-CE), disse que o texto aprovado poderá mudar radicalmente a educação no Brasil nos próximos dez anos. Segundo ele, com a manutenção quase total do texto da Câmara todas as demandas dos movimentos organizados de educação foram garantidas, “que é 50% do capital do Fundo Social para a educação e para a saúde, em detrimento do que seriam apenas 50% dos rendimentos do fundo [previsto no texto aprovado pelo Senado]”.
 
“Para os próximos dez anos teremos um aporte no total envolvendo fundo social, royalties, nos regimes de concessão de partilhas. Teremos aporte de aproximadamente R$ 210 bilhões nos próximos dez anos. No ano que vem aproximadamente R$ 2,8 bilhões, em uma crescente muito grande com o inicio da exploração do Campo de Libra em 2019, que vai gerar só em 2023 cerca de R$ 80 bilhões”, explicou André Figueiredo.
 
SaudeWeb

Prêmio dará US$ 1 mi para iniciativas inovadoras contra mortalidade infantil

Parceria entre GlaxoSmithKline e Save the Children é a primeira iniciativa conjunta das organizações e busca salvar um milhão de crianças no mundo
 
A GlaxoSmithKline (GSK) e a organização não-governamental Save the Children lançaram nesta quarta-feira (14) o Healthcare Innovation Award, prêmio no valor de US$ 1 milhão para inovações em cuidados de saúde que tenham tido êxito na redução da mortalidade infantil em países em desenvolvimento. Organizações de todo o mundo podem se inscrever entre 27 de junho e 26 de agosto, utilizando exemplos de inovação em cuidados de saúde.
 
Cerca de 6,9 milhões de crianças com idade inferior a cinco anos morrem a cada ano no mundo, principalmente em comunidades remotas e marginalizadas.
 
As abordagens inscritas precisam demonstrar melhorias tangíveis nas taxas de sobrevivência de crianças com idade inferior a 5 anos, que sejam sustentáveis e que tenham o potencial de serem aplicadas em larga escala e reproduzidas.
 
O júri, composto por especialistas nas áreas da saúde pública e ciências e por acadêmicos, premiará com US$ 250 mil a melhor iniciativa de inovação em cuidados de saúde, para maior desenvolvimento do projeto. Um valor adicional de US$ 750 mil será distribuído entre os demais finalistas.
 
O Healthcare Innovation Award é a primeira iniciativa conjunta anunciada após o lançamento da parceria entre a GSK e a Save the Children em maio deste ano. A meta é salvar a vida de um milhão de crianças ao longo dos próximos cinco anos.
 
Mais detalhes sobre o processo e critérios de avaliação podem ser encontrados no endereço innocentive.com. As inscrições terminam em 26 de agosto. Os vencedores serão anunciados em novembro.
 
SaudeWeb

Albert Einstein inaugura segundo robô cirúrgico

Modelo da Vinci Si foi utilizado em operação do aparelho digestivo. Equipamento de até US$ 2 milhões pode ser operado por 24 cirurgiões do hospital
 
O Hospital Israelita Albert Einstein anunciou a realização da primeira cirurgia do novo robô da Vinci, modelo Si, adquirido pela instituição, equipamento que pode custar até US$ 2 milhões. A operação foi feita pelo médico Antonio Macedo, cirurgião do aparelho digestivo.
 
É o segundo aparelho para cirurgias robóticas adquirido pelo instituição paulistana. Para Macedo, o novo equipamento possui melhor ergonomia, e facilita a habilitação de novos cirurgiões ao disponibilizar um segundo console: um para o médico que realiza a intervenção, ou proctor, e outro para o médicos em treinamento.
 
O da Vinci permite ainda o uso da tecnologia Firefly, marcador de imagens por fluorescência. Ele destaca pontos anatômicos de referência e utiliza luz infravermelha para melhor operar determinadas enfermidades. Há ainda um simulador integrado para que o cirurgião simule previamente etapas críticas dos procedimentos.
 
Segundo o Einstein, atualmente são 24 os cirurgiões de diferentes especialidades habilitados para uso do Da Vinci, e 74 estão em fase de treinamento.
 
SaudeWeb

Substância encontrada nas frutas cítricas pode contribuir para tratamento de doenças cardíacas

Substância encontrada nas frutas cítricas pode contribuir para tratamento de doenças cardíacas Jedidja Vrijman/Stock.xchng
Foto: Jedidja Vrijman / Stock.xchng
Os flavonoides são encontrados especialmente no pomelo
Descoberta permitiria o desenvolvimento de medicamentos mais baratos, fáceis de produzir e menos tóxicos
 
Moléculas presentes no pomelo, também conhecida como grapefruit ou toranja, podem contribuir para o desenvolvimento de um futuro tratamento contra doenças cardiovasculares. Foi o que apontou um estudo realizado na Universidade de Glasgow, no Reino Unido, e publicado na revista científica Biochemical Journal.
 
Os pesquisadores concluíram que os flavonoides, moléculas encontradas naturalmente em frutas cítricas e especialmente no pomelo, são eficazes na diminuição de uma inflamação responsável por doenças cardíacas fatais. Os cientistas provaram que os tais flavonóides originados de cítricos isolados teriam um efeito protetor natural contra essa inflamação.
 
Segundo os autores do estudo, esta descoberta permitiria o desenvolvimento de uma nova geração de medicamentos anti-inflamatórios mais baratos, mais fáceis de produzir e menos tóxicos que os dos tratamentos atuais.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que cerca de 23,3 milhões de pessoas morrerão de uma doença cardiovascular até 2030.
 
AFP/Zero Hora

Confira dicas para dormir bem durante a gestação

O peso da barriga causa dores na coluna durante o dia e, à noite,
 o inchaço e o aumento de peso dificultam a movimentação na cama
Período pode gerar alguns incômodos na hora do descanso
 
Durante a gravidez são comuns alguns incômodos com relação à postura, principalmente, na hora do descanso. O peso da barriga causa dores na coluna durante o dia e, à noite, o inchaço e o aumento de peso dificultam a movimentação na cama. Com isso, as mulheres acabam tendo problemas para dormir ou tem seu sono alterado.
 
Segundo a fisioterapeuta e especialista em medicina do sono, Carolina Elena Carmona de Oliveira, no início da gravidez, muitas mulheres se sentem mais sonolentas durante o dia devido o aumento do nível do hormônio progesterona no organismo.
 
— No entanto, há mulheres que sofrem para ter um sono reparador nesse mesmo período, o que pode ter relação com a excitação ou insegurança de carregar um bebê — explica.
 
Ainda segundo Carolina, do quarto ao sexto mês, aproximadamente, os hormônios se estabilizam e o mais comum é que as mulheres não tenham problema com relação à qualidade do sono. Já nos três últimos meses entra a fase de maior queixa, sobretudo, por conta do crescimento da barriga e da dificuldade de encontrar uma posição confortável para deitar.
 
A especialista dá algumas dicas para que a mamãe possa dormir bem durante os meses da gestação:
 
— A melhor posição para dormir é virada para o lado esquerdo. Essa posição facilita a circulação do sangue entre mãe e feto, possibilitando o envio de mais oxigênio e nutrientes para o bebê
 
— Além de dar preferência para o lado esquerdo, deite-se com a barriga voltada para fora da cama. Na hora de levantar, já que as pernas serão colocadas, primeiramente, para fora do leito, evita-se um esforço desnecessário nas costas
 
— Se a gestante não sentir desconforto, também poderá dormir de barriga para cima. Algumas sentem falta de ar por causa da compressão da veia cava, responsável por trazer grande parte do sangue circulante de volta ao coração
 
— Até o fim da gravidez é comum que a mulher tenha crises de câimbras, principalmente, à noite. No momento da crise, estique a perna e massageie o local para que o desconforto passe. O uso de uma almofada antirrefluxo e antivarizes auxilia na circulação sanguínea e relaxamento das pernas
 
— A grávida pode utilizar, também, para apoio e costas alinhadas, uma almofada sob a barriga. Sem ela, a mulher acabará apoiando a barriga na cama, podendo causar torções na coluna
 
Utilize um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. Nesta posição os joelhos deverão estar preferencialmente semiflexionados, com um travesseiro de corpo ou um rolinho entre eles. Assim o peso da barriga é compensado e a grávida tem mais apoio para descansar;
 
No começo da noite diminua o ritmo de suas atividades e tente dormir por, pelo menos, oito horas. É importante também ficar atenta aos cuidados necessários como, quarto arejado, roupas de cama limpas e macias, camisolas ou pijamas confortáveis, ambiente escuro e silencioso
 
Invista em exercícios físicos leves. Eles liberam substâncias que a farão relaxar na hora de dormir. O ideal é conversar com um especialista para saber quais as melhores atividades durante a gestação
 
Organize-se para descansar, pelo menos, trinta minutos depois do almoço. Se não for possível, estique o corpo em um sofá e relaxe para recuperar as energias. Isso ajudará a ter um sono mais reconfortante à noite
 
Caso tenha insônia, levante-se. Não fique rolando na cama mais de meia-hora. Tome um banho morno, leia um livro e escute uma música suave. Quando ficar sonolenta novamente, volte para a cama
 
Massagens são sempre muito bem-vindas. Peça ao seu companheiro para fazer uma massagem no sentido dos pés ao quadril, utilizando cremes ou óleo para facilitar os movimentos. Você se sentirá muito mais relaxada
 
Fique atenta quanto às refeições noturnas. Cerca de duas horas antes de dormir, evite tomar líquido. Isso evitará ter de se levantar muitas vezes para ir ao banheiro. Além disso, para não sentir náuseas, evite comer e, em seguida, deitar. Se a grávida sofre de refluxo gástrico, o cuidado deve ser redobrado
 
Zero Hora

Hiperplasia prostática benigna afeta 90% dos homens acima de 80 anos

Hiperplasia prostática benigna afeta 90% dos homens acima de 80 anos M Nota/Stock.xchng
Foto: M Nota / Stock.xchng
População masculina com mais de 50 anos de idade já chega a quase
 18 milhões no Brasil
Especialista explica o que é a doença, os sintomas e como é feito o tratamento
 
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma doença que a maioria das pessoas desconhece. A boa notícia, contudo, é que é provável que esse cenário mude brevemente.

Isso porque, segundo análise realizada no ambulatório de urologia do Centro de Referência da Saúde do Homem, ela acomete 25% da população masculina com mais de 50 anos. A partir dos 65 anos, este número cresce para 30% e, após os 80 anos, a taxa de incidência da doença chega a 90%.  

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população masculina com mais de 50 anos de idade já chega a quase 18 milhões no Brasil. Este cenário evidencia que teremos o crescimento de novos casos da HPB, já que, segundo especialistas, todo homem um dia terá problemas na próstata.

Na região sul, o número de homens que podem desenvolver a doença chega a quase 3 milhões. Embora os índices não sejam nada modestos — e bastante preocupantes — continua-se falando muito pouco sobre a hiperplasia.

O membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e responsável pelo Ambulatório de saúde masculina do Hospital de Base de São José do Rio Preto, Fernando Nestor Facio Jr., acredita que os homens deveriam dar mais atenção para a hiperplasia.

O problema é caracterizado como uma manifestação no tecido prostático que compromete muito a vida dos seus portadores, pois além dos problemas clínicos — como a compressão da uretra/bexiga, obstrução da saída da urina, hidronefrose e insuficiência renal —, a doença também afeta a qualidade de vida.

— Muitas vezes, os homens quem tem a doença não conseguem fazer atividades normais do dia a dia, como ir ao cinema ou tomar água quando faz uma viagem. Além disso, o sono também é prejudicado, já que é preciso levantar várias vezes à noite para usar o banheiro — alerta.

Mas não se desespere. A boa notícia para os brasileiros é a chegada da primeira terapia combinada — associação de dutasterida e tansulosina — para o tratamento da doença. Ela alivia mais rapidamente os sintomas que incomodam o paciente, permitindo que sua próstata não cresça, ou seja, que não aconteça o desenvolvimento do problema.

De dose única e oral, a terapia oferece resposta rápida, custo acessível e potencial de diminuir em 70% o número de cirurgias causadas pela doença. Nestor lembra, entretanto, que para o tratamento dar certo, é necessário que o paciente faça o uso diário da medicação, já que o HPB se trata de uma doença crônica.

As barreiras do medo e do preconceito
Pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia revelou que 77% dos homens não realizam o exame de toque por preconceito e 54% por medo. Desses, cerca de 68% nunca realizaram o exame.

Segundo Nestor, os índices são preocupantes. Ele alerta que o motivo para isso é que, mais importante que um tratamento correto, é a prevenção da doença.

— Somente quando o paciente assume a postura de fazer a prevenção ele tem a oportunidade de receber a terapia. Se ele ficar protelando isso, é bem provável que desenvolva um grau de obstrução onde a única alternativa é a cirurgia — explica.

Segundo o especialista, a partir dos 40 anos, todo o homem deveria procurar anualmente um urologista. O toque retal é extremamente importante para o exame físico, e ajuda a fazer o diagnóstico diferencial se o paciente está com hiperplasia ou câncer de próstata.

Embora o HBP, como o próprio nome diz, seja um crescimento benigno, ou seja, nada tem a ver com o câncer, ele pode causar diversos problemas, como o surgimento de urina residual na bexiga, o aumento da espessura seguido de afinamento da parede vesical, a dilatação dos ureteres (canais que unem os rins à bexiga), e dilatação renal com diminuição da sua função.
 
Zero Hora

Refrigerante compromete tanto os dentes quanto crack e cocaína

Refrigerante compromete tanto os dentes quanto crack e cocaína André Feltes/Agencia RBS
Foto: André Feltes / Agencia RBS
Acidez do refrigerante advém do ácido cítrico e do fosfórico
Estudo aponta que consumir a bebida em excesso danifica, descolore e desgasta os dentes
 
Estudo publicado no jornal General Dentistry, pelo professor Mohamed Bassiouny, da Temple University, na Filadélfia (EUA), afirma que o refrigerante — com ou sem açúcar — consumido em excesso é tão prejudicial para os dentes quanto a metanfetamina, cocaína ou crack.

Para o especialista, mesmo quem opta pelo refrigerante diet tem alto risco de comprometer os dentes se negligenciar os cuidados com a higiene. Pacientes acompanhados durante os estudos comprovaram que o hábito de estar sempre com uma latinha de refrigerante na mão, consumindo a bebida, muitas vezes, como se fosse água, fez com que seus dentes ficassem danificados, descoloridos e desgastados — tão comprometidos quanto os dentes de usuários de metanfetamina e crack.

A explicação do estudioso é que todos são extremamente ácidos e, por isso, causam problemas similares. Ele explica, por exemplo, que a acidez do refrigerante advém do ácido cítrico e do ácido fosfórico. Se o consumidor não manter, assim, uma higiene bucal correta e regular, a constante exposição a acidez poderá causar erosão dental.

— No caso dessas drogas ilegais, elas reduzem a quantidade de saliva na boca, aumentando o efeito da acidez. Além disso, os usuários não costumam dar a devida importância à escovação e ao uso do fio dental — alerta Bassiouny.

Dicas de como cuidar dos dentes
Na opinião da doutora Sandra Kalil Bussadori, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), se a pessoa consumir refrigerante em grandes volumes e descuidar da escovação dos dentes, certamente apresentará mais problemas bucais, como cáries, manchas e gengivite — que, se não tratados logo no início, podem levar à perda dos dentes.

A especialista aconselha que os pais deveriam adiar o máximo possível oferecer refrigerantes para seus filhos pequenos, estimulando-os a ingerir mais água antes e após as refeições. Para quem já está habituado a comer um lanchinho acompanhado de um copo de refrigerante, entretanto, a dica da médica é enxaguar bem a boca antes mesmo de sair da lanchonete.

Vale ressaltar que a escovação, apesar de imprescindível, não pode ser realizada imediatamente após a ingestão de alimentos ácidos, pois assim haverá ação ácida associada à ação mecânica. O ideal é fazer sempre um bochecho com água e aguardar pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes.

Já para os mais velhos, além da diminuição espontânea do consumo de refrigerante, a cirurgiã-dentista chama atenção para os riscos, também, dos energéticos e bebidas esportivas. Segundo ela, os níveis de pH dessas bebidas também costumam acelerar a erosão dos dentes, favorecendo um aumento na incidência de cáries.

— A erosão dental é a perda agressiva de tecido duro da superfície dos dentes. Ela pode desencadear dor e sensibilidade exagerada, além das manchas que comprometem a aparência do paciente. A restauração do esmalte e da dentina exige muito do profissional e do paciente, que terá de investir bastante tempo e recursos na recuperação do sorriso — explica a especialista.

Zero Hora

Entenda porque medir a pressão arterial em casa também é importante

Entenda porque medir a pressão arterial em casa também é importante  stock.xchng/Divulgação
Foto: stock.xchng / Divulgação
A auto medida da pressão arterial é defendida pela Liga Mundial
 da Hipertensão (WHL, na sigla em inglês)
A prática pode ajudar a diagnosticar problemas como a hipertensão do avental branco e a hipertensão mascarada
 
É cada vez mais comum o número de pessoas que possui um aparelho de medir a pressão arterial guardado em alguma gaveta de casa. Farmácias e profissionais liberais, desde que capacitados, também são uma opção para quem deseja verificar os número da pressão arterial. Engana-se quem pensa que medir a pressão fora dos consultórios médicos não é uma prática aconselhável. Segundo o professor titular de cardiologia da Faculdade de Medicina de Alagoas (Ufal), especialista em Cardiologia e Hipertensão, Marco Mota, para um diagnóstico concreto de hipertensão há a necessidade de que a pressão arterial seja medida dentro e fora do consultório médico.
 
As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortes no mundo segundo a Organização Mundial Saúde (OMS) e a hipertensão é apontada como um dos principais fatores de risco para a doença. É considerado hipertenso aquele indíviduo com pressão arterial igual ou superior a 140/90 mmHg. De acordo com Mota, o ideal é que se faça pelo menos duas medidas antes de um diagnóstico.
 
— Há quase que uma exigência de que a pressão seja medida também fora do consultório. Existem casos em que o paciente tem hipertensão dentro do consultório, mas fora sua pressão é normal, o que chamamos de hipertenso do avental branco. E também existe o contrário, quando o paciente tem a pressão controlada dentro do consultório, mas se medida fora, sua pressão está acima do normal. Chamamos isso de hipertensão mascarada.
 
O especialista afirma que acreditava-se que a presença do médico e o ambiente eram tidos como fatores que causavam as reações que levavam ao fenômeno da hipertensão do avental branco, o que ficou provado não ser verdade após alguns estudos. Para Mota, as causas não são explicáveis. Já a hipertensão mascarada pode ser considera maligna do ponto de vista médico, pois acaba tardando o diagnóstico da doença. Os pacientes portadores da hipertensão mascarada devem ser identificados e acompanhados, pois apresentam risco de desenvolver lesões semelhantes a pacientes hipertensos.
 
— O diagnóstico só acontece quando o paciente já chega doente, com sinais de doenças vasculares, às vezes até com um quadro de acidente vascular cerebral (AVC) — alerta Mota.
 
A auto medida da pressão arterial é defendida pela Liga Mundial da Hipertensão (WHL, na sigla em inglês), divisão da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a WHL, a medida realizada por pacientes, familiares, não profissionais de saúde, fora do consultório, representa uma importante fonte de informação adicional. O principal benefício da auto medida é a obtenção de uma estimativa mais real, tendo em vista que os valores são obtidos em ambientes onde os pacientes passam a maior parte do dia.
 
As causas para a doença são muitas, entre elas estão o consumo excessivo de sal, dieta pobre em potássio, sobrepeso, obesidade, sedentarismo e bebidas alcoólicas em excesso, além do tabaco. Para o cardiologista Marco Mota, a medida de maior impacto para o controle da pressão arterial é a perda de peso.
 
Uma vez que o paciente seja diagnosticado com hipertensão, nem sempre há a necessidade de tratamento medicamentoso. O especialista lembra que os pacientes são classificados de acordo com o risco que pode ser baixo e médio, onde há tolerância para o uso de remédios. No entanto, pacientes com o risco considerado alto ou muito alto devem ser medicados.
 
A VI Diretriz Brasileira de Hipertensão recomenda que o indivíduo que seja hipertenso receba o tratamento com remédios. Entretanto, existe a sugestão de que os médicos indiquem uma mudança no estilo de vida do paciente nos primeiros três meses. Uma dieta controlada sem adição de sal, rica em legumes, frutas e verduras, a prática de exercícios físicos, evitar o consumo de álcool e a perda de peso fazem parte dessa mudança no estilo de vida.
 
— Cada vez mais as pessoas levam a sério as recomendações médicas na mudança do modo como levam a vida e voltam a ter a pressão normal. No entanto, essas medidas de intervenção no estilo de vida acabam cansando alguns pacientes que acabam fazendo o tratamento com medicação — afirma Mota.

Zero Hora

Concurso Prefeitura de Sarandi (PR)

Foram publicados os editais 048 e 049/2013 de concurso público da Prefeitura de Sarandi, no estado do Paraná. Há 109 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 7.676,99, mais Gratificação de Produtividade e Desempenho, por carga horária de 20 a 40h semanais. O concurso será executado pelo FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri.

As vagas são para os cargos de Educador Infantil, Professor de Educação Infantil, Professor Magistério, Auxiliar de Serviços Gerais (feminino), Auxiliar de Serviços Gerais (masculino), Engenheiro Florestal, Médico Plantonista Clínico Geral, Médico Plantonista Pediatra e Orientador Social. 10% das vagas oferecidas serão reservadas às pessoas com deficiência.

Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 29 de agosto de 2013, observado o horário oficial de Brasília (DF). A inscrição poderá ser realizada também na Agência do Trabalhador de Sarandi sito à Rua Salvador Jordano, nº. 548, cidade de Sarandi, Estado do Paraná, no horário compreendido das 7hs30min às 11hs30min e das 13hs às 17hs, em dias úteis.

As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data prevista de 22 de setembro de 2013. Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta, a partir do dia 17 de setembro de 2013.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, a partir das 19 horas do primeiro dia útil subsequente a realização da prova objetiva.

O prazo de validade do concurso será de dois  anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso CISVAP de Colorado (PR) 2013

O CISVAP – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Paranapanema, localizado na cidade de Colorado, no estado do Paraná, abriu edital n° 001/2013 de concurso público visando a admissão de pessoal e formação de cadastro de reservas. São ofertadas 07 vagas  para nível fundamental e médio, com salários de até R$ 1.200 e carga horária de 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Gerais - feminino, Técnico em Enfermagem e Motorista.

O concurso será realizado através da empresa KLC – Consultoria em Gestão Pública Ltda e as inscrições, nos valores de R$ 40 e R$ 50, serão realizadas via internet, até às 23h59min do dia 21 de agosto de 2013, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br.

Será divulgado no dia 30 de agosto de 2013 a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições homologadas, assim como o horário e local de realização das provas. A relação será disponibilizada, através de publicação no Órgão de Imprensa Oficial do CISVAP, afixada em Edital no CISVAP e disponibilizado na página da empresa responsável pelo Concurso Público (www.klcconcursos.com.br). É de responsabilidade do candidato o acesso e verificação dos locais de prova.

As provas serão aplicadas no dia 08 de setembro 2013, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições. O gabarito da prova escrita objetiva será divulgado no dia 09 de setembro de 2013, a partir das 15h00min, mediante edital afixado no CISVAP, disponibilizado na internet (www.klcconcursos.com.br) e publicado no Órgão de Imprensa Oficial do CISVAP.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Indaial (SC)

A Prefeitura de Indaial, em Santa Catarina, liberou os editais para realização de concurso público e processo seletivo, ambos de nº 01/2013, visando o preenchimento de 167 vagas nos cargos de níveis médio e superior. Os certames serão realizados sob a coordenação técnico-administrativa do Instituto Brasileiro de Administração Municipal.
 
As oportunidades são para as funções de pedagogo, professor (várias disciplinas/áreas), médico (diversas especialidades), odontólogo III, odontopediatra, secretário escolar e psicopedagogo clínico. Os salários podem chegar até R$ 9.810,32 por carga horária de 10 a 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 19 de agosto a 20 de setembro de 2013, pela internet, através do site www.ibam-concursos.org.br.
 
Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão fazê-lo no  Telecentro, Rua Engenheiro Odebrecht, 115, Bairro das Nações, Indaial - SC, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As taxas variam entre R$ 38,00 e R$ 83,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 20 de outubro de 2013, para todos os cargos e terão a duração de 03 horas. O local da realização das provas constará do cartão de confirmação de inscrição a ser acessado via internet, pelo site da organizadora. Os gabaritos serão divulgados no dia 21 de outubro de 2013.
 
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato do Prefeito Municipal de Indaial. O processo seletivo terá validade para o ano letivo de 2014, a contar da data da publicação de sua homologação.

Concurso Gramado (RS) 2013

A Prefeitura de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital n° 001/2013 de concurso público para provimento de cargos vagos em seu quadro de funcionários, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências - Fundatec. São oferecidas 63 vagas, mais cadastro de reserva, em vários cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com remuneração de até R$ 3.671,12.

Cargos

Prefeitura de Gramado
Ensino Superior: Biólogo, Educador Infantil, Engenheiro Civil, Orientador Pedagógico, Professor de Atendimento Educacional Especializado - AEE, Professor de Inglês, Professor de Português, Supervidor Pedagógico e Turismólogo;

Ensino Médio: Auxiliar Administrativo e Monitor Sócio Educativo;
Ensino Básico: Auxiliar de Receptivo Turístico e Operador de Máquina Pesada.

Empresa GramadoTur
Ensino Superior: Contador;

Ensino Médio e Técnico: Assistente Administrativo e Tesoureiro.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até o dia 27 de agosto de 2013, pela internet, no endereço www.fundatec.org.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
O concurso público será composto das seguintes etapas:
- Prova Teórico-Objetiva para todos os cargos;
- Prova de Títulos para todos os cargos de Nível Superior;
- Prova Discursiva para os cargos de Educador Infantil, Orientador Pedagógico, Professor de Atendimento Educacional Especializado - AEE, Professor de Inglês, Professor de Português, Supervisor Pedagógico e Turismólogo;
- Prova Oral para o cargo de Professor de Inglês;
- Prova Prática para o Cargo de Operador de Máquina Pesada.

A prova teórico-objetiva para todos os cargos será realizada no Município de Gramado/RS, provavelmente, nos dias 05 e 06 de outubro de 2013. A divulgação dos gabaritos preliminares será na data prevista de 07 de outubro de 2013.

A divulgação dos locais e horários específicos de aplicação, será feita em jornal de circulação local, no Mural da Prefeitura Municipal Gramado, e no endereço www.fundatec.org.br, no prazo de 8 dias de antecedência da data de aplicação da mesma.

Validade
O concurso público em pauta tem o prazo de validade de 01 ano, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Porto - PI promove processo seletivo

A Prefeitura de Porto, no estado do Piauí, publicou edital n° 001/2013 de teste seletivo, com o fito de ocupar 141 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 4.950,00 em carga horária de 20 a 40 horas por semana.

O certame será organizado pelo Instituto Machado de Assis, lembrando que serão reservadas 5% das vagas oferecidas neste certame para os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Digitador, Professor, Vigia, Digitador, Motorista (categoria "D"), Técnico em Música (Saxofone), Técnico em Música (Bombardino), Vigia, Cozinheiro, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro Plantonista, Médico Plantonista (Plantão de 12h no turno), Nutricionista, Auxiliar de Laboratório de Análise, Biomédico, Fisioterapeuta e demais cargos.

As inscrições, nos valores de R$ 25,00 a R$ 45,00, serão feitas via internet no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, até o dia 28 de agosto de 2013.

A prova objetiva terá a duração de 03 horas e estão previstas para o dia 1º de setembro de 2013, no horário de 9h às 12h. A partir de 29 de agosto de 2013, o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, os locais e horários para realização das provas.

Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 horas após a realização das provas na internet. O resultado final será divulgado na data provável de 13 de setembro de 2013.

O teste seletivo terá validade de 06 meses a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Porto - PI.

Concurso Prefeitura de São José de Princesa - PB

A Prefeitura de São José de Princesa, localizada no estado da Paraíba, liberou o edital Nº 01/2013 de concurso público para o provimento de 35 vagas em diversos cargos. Podem se inscrever candidatos com escolaridade de níveis médio e superior, que farão jus a remuneração de até R$ 4.600.
 
As chances são disponibilizadas para os cargos de Médico, Odontólogo, Fisioterapeuta, Veterinário, Enfermeiro, Farmacêutico, Nutricionista, Assistente Social, Psicólogo, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Técnico em Radiologia, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate à Endemias e Motorista. 
 
As inscrições podem ser realizadas no site www.conpass.com.br, no período de 19 de agosto a 19 de setembro de 2013. As taxas variam de R$ 30 a R$ 60.
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 20 de outubro de 2013, em horário e local a serem definidos oportunamente. Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura, e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia 21 de outubro de 2013. Os candidatos que concorrem aos cargos de Professor também serão avaliação por meio de análise de títulos. 
 
O concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Pérola (PR)

Foi divulgado edital n° 001/2013 de concurso público para a Prefeitura de Pérola, no estado do Paraná, para provimento de vagas legais do quadro geral dos servidores. O concurso oferece 48 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 678 a R$ 10.000.
 
As chances são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Obras, Agente de Serviços Especiais Feminino, Agente de Serviços Especiais Masculino, Assistente Social, Coordenador do CRAS, Dentista, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Motorista, Operador de Máquinas, Professor, Professor Auxiliar (Libras), Professor de Artes, Professor de Educação Infantil, Psicólogo, Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática e Técnico Esportivo.
 
Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico da organizadora FADCT (www.fadct.org.br), solicitada no período entre 09 horas do dia 14 de agosto e 23 horas e 59 minutos do dia 29 de agosto de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 35 a R$ 80 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas objetivas terão a duração de 3 horas e serão aplicadas na data provável de 22 de setembro de 2013. Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta na página de inscrição, a partir da data provável de 17 de setembro de 2013.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados a partir das 19 horas do primeiro dia útil subsequente a realização da prova objetiva.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Serra Talhada (PE) abre vagas

A Prefeitura de Serra Talhada, cidade localizada a 415 km de Recife, no estado de Pernambuco, divulgou edital nº. 003/2013 de processo seletivo, com o objetivo de contratar 65 profissionais que irão atuar no SAMU -  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A remuneração pode chegar a 2.200, acrescida de benefícios. 
 
As vagas são para os seguintes cargos: Médicos Reguladores, Médicos Assistentes, Auxiliar de Regulação Médica, Rádio Operadores, Condutor Socorrista, Técnicos em Enfermagem e Enfermeiro.
 
As inscrições serão realizadas entre os dias 13 e 16 de agosto de 2013, das 8h às 13h,na sede do Núcleo Municipal de Vigilância em Saúde, localizada na Rua Deputado Afrânio Godoy, 1275 - Nossa Senhora da Penha, Serra Talhada - PE. 
 
A seleção se dará por meio de avaliação curricular e o resultado preliminar será divulgado provavelmente no dia 19 de agosto deste ano. 

Concurso Prefeitura de Tesouro - MT

A Prefeitura de Tesouro, no estado de Mato Grosso, publicou edital de concurso público nº 001/2013, com a intenção de ocupar 88 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 5.500,00 em carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de assistente social, advogado, contador, controlador interno, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico e bioquímico, fisioterapeuta, médico clínica médica e cirurgia geral, médico ginecologia e obstetrícia, nutricionista, odontólogo, pedagogo, psicólogo, atendente de farmácia, fiscal de obras e posturas, fiscal de tributos, professor de artesanato, protocolista, entre outros. Da soma total de vagas oferecidas neste certame, e das vagas que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso público, 10%  ficarão reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

As inscrições serão realizadas na Sede da Prefeitura Municipal de Tesouro - MT, situada na Avenida Humberto Marcilio, nº 173 - Centro - Fone (0**66) 3435 - 1118 - CEP. 78.775-000, até o dia 30 de agosto de 2013, exceto sábados, domingos e feriados, das 7h00min as 11h00min e das 13h00min às 17h00min. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 150,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas provavelmente no dia 22 de setembro de 2013 no período matutino, das 0800h às 1100h, na Escola Estadual XV de Outubro - Rua Marechal Rondon - nº 63, Bairro: Santa Terezinha - Cidade de Tesouro-MT., dia 22 de setembro de 2013 (domingo), das 8h00min as 11h00min.
 
Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, e afixado em mural no hall de entrada da Prefeitura Municipal de Tesouro-MT, no dia 23 de setembro de 2013.

O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério do Poder Executivo.

Prefeitura de Groaíras (CE) promove processo seletivo

Com a finalidade de preencher 18 vagas de níveis médio e superior, a Prefeitura de Groaíras, cidade localizada a 220 km de Fortaleza, no Ceará, abriu inscrições para realização de processo seletivo, por meio dos editais 039 e 040/2013. A seleção oferece salário de até R$ 9.900, dependendo da função ocupada, com jornada de trabalho de 20 a 40 horas.
 
As oportunidades são para os cargos de Médico, Psicólogo, Farmacêutico, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias e Auxiliar de Enfermagem. 
 
Inscrição e Seleção
As inscrições serão recebidas na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Epitácio Cruz, nº 130, bairro Centro, Groaíras, Ceará, nos dias 15 e 16 de agosto de 2013. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
As avaliações do edital Nº 039, compostas de análise de currículo e entrevista, serão realizadas nos dias 19 e 20 de agosto de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde. Já a seleção do edital Nº 040/2013 será constituída de prova escrita, entrevista e curso de qualificação básica. 
 
Os editais estão disponíveis no Diário Oficial dos Municípios do Ceará, na edição do dia 12 de agosto de 2013. 

Concurso da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) - RS 2013

A Companhia Riograndense de Mineração (CRM), no Rio Grande do Sul, publicou edital do concurso público n° 01/2013, através de provas seletivas de caráter competitivo, para preenchimento de vagas do quadro de empregos de provimento efetivo, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos – FDRH.

São 85 vagas em 25 áreas para todos os níveis de escolaridade com salários que variam de R$ 869,68 a R$ 4.238,78. Deficientes contarão com 16 vagas e negros e pardos, 9.
 
Cargos
Nível Superior: Administrador; Advogado; Engenheiro civil; Engenheiro mecânico e Analista de sistemas;

Nível Médio: Assistente administrativo; Técnico desenhista; Técnico de química laboratorial; Técnico contábil, Técnico em informática; Técnico em eletrônica; Técnico em eletrotécnica; Técnico em eletromecânica; Técnico mecânico; Técnico em mineração e Técnico em segurança do trabalho;

Nível Fundamental: Eletricista de manutenção; Lubrificador; Mecânico de manutenção; Operador de máquina operatriz; Soldador; Operador de máquinas; Motorista; Auxiliar de serviços gerais e Telefonista recepcionista.


Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas somente pela internet, até o dia 30 de agosto de 2013, através do site www.fdrh.rs.gov.br. As taxas variam de R$ 36,10, R$ 60,17 a R$ 137,19 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas serão realizadas em dia, hora e local a serem designados, no prazo mínimo de oito dias de antecedência da data das provas, através da publicação de editais ou de avisos no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul. Essas informações, bem como os editais ou avisos estarão à disposição dos candidatos nos seguintes locais:

- Na Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos – FDRH – Av. Praia de Belas, nº 1595.
- Na Companhia Riograndese de Mineração – CRM – Rua Botafogo, 610;
- Na Internet: www.fdrh.rs.gov.br e www.crm.rs.gov.br.

A Prova Prática será realizada para os candidatos inscritos TCM – Operador de Máquina Operatriz, OPM – Operador de Máquinas e Motorista.

Validade
O prazo de validade para aproveitamento dos candidatos será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Fraiburgo (SC)

A Prefeitura de Fraiburgo, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº 01/2013 de concurso público com o objetivo de atender as necessidades na área da saúde. O certame selecionará 06 Médicos de Saúde da Família, com remuneração de R$ 12.500, por jornada semanal de 40 horas.
 
O concurso público será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – FEPESE.
 
As inscrições devem ser realizadas até às 16h de 11 de setembro de 2013, pelo endereço eletrônico www.fraiburgo.2013.fepese.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 150. 
 
A prova escrita será realizada na data provável de 22 de setembro de 2013, na cidade de Fraiburgo, em locais que serão divulgados na data provável de 20 de setembro de 2013. 

Prefeitura de Simões Filho - BA anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Simões Filho, no estado da Bahia, abriu edital N° 001/2013 de processo seletivo de analise curricular para o provimento de cargos para atender ao serviço de atendimento móvel de urgência - samu 192, estratégia saúde da família - esf, unidade de pronto atendimento, nasf, programa melhor em casa e ambulatório de fisioterapia.

Haverá 246 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 8.000,00.

As vagas são para as funções de Médico, Enfermeiro ESF, Enfermeiro Pacs, Cirurgião- Dentista, Auxiliar de Consultório Dentário-ACD, Técnico de enfermagem, Médico, Enfermeiro, Técnico De Enfermagem, Fisioterapeuta, Nutricionista, Assistente social, Fonoaudiólogo e demais cargos.

As inscrições serão realizadas no período de 19 a 23 de agosto de 2013, de Segunda a Sexta, no horário das 8:00h às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, através da impressão, preenchimento e envio pelo candidato da Ficha de inscrição presencial no seguinte endereço: Secretaria Municipal de Saúde, Av. Washington Luís S/N Centro, Simões Filho – Bahia - CEP: 43700-000.

Para inscrição, os candidatos deverão apresentar juntamente com sua ficha de inscrição, (que será disponibilizada juntamente com a integra do Edital na home - Page- www.simoesfilho.ba.gov.br e no local da inscrição presencial as provas documentais.

O(s) documento(s) exigido(s) para inscrição deverá (ão) ser apresentado(s) em fotocópia autenticada no ato de sua apresentação:

- Ficha de Inscrição, devidamente preenchida, datada e assinada pelo candidato ou seu procurador;
- Curriculum Vitae;
- Documento de Identidade;
- CPF, PIS/PASEP ou NIT;
- Comprovante de Residência;
- Título de Eleitor, com comprovante de votação da última eleição;
- Certificado de Reservista (para os candidatos do sexo masculino);
- Diploma e histórico escolar do curso superior, devidamente reconhecido pelo MEC;
- Carteira de Identidade Profissional expedida pelo Conselho Federal/Regional;
- Comprovantes de formação técnica e acadêmica, referidos na Ficha de Inscrição e no Curriculum Vitae, conforme estabelecido no item 7 do presente Edital.
- Não possuir outro vínculo empregatício com o serviço público (União, Estado e Município) com carga horária incompatível ao previsto no art. 37, XVI da Constituição;
- Duas fotos 3x4.
 
Os candidatos serão avaliados pelos títulos.

O resultado final será divulgado no dia 13 de setembro de 2013, mediante publicação no quadro de publicações oficiais da Prefeitura Municipal de Simões Filho e www.simoesfilho.ba.gov.br.

Os contratos decorrentes desta seleção terão validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

Prefeitura de General Salgado - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de General Salgado, no Estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo N° 002/2013, que será realizado pelo INDEC (Instituto Nacional de Desenvolvimento Educacional e Capacitação), para o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva dos cargos de Agente Comunitário de Saúde – ACS – PSF, Auxiliar de Consultório Dentário – ACS – PSF, Técnico de Enfermagem PSF, Enfermeiro – PSF, Cirurgião Dentista - PSF e Médico Clinico Geral - PSF.

São oferecidas 22 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 9.853,08  por carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão recebidas até o dia 23 de agosto de 2013, das 09h00min às 11h00min e das 13h00min às 16h00min horas, em dias de expediente na sede da Prefeitura Municipal de General Salgado, situada a Avenida Antonio José de Carvalho nº. 940 – Centro, General Salgado/SP. As taxas variam de R$ 30,00, R$ 40,00 e R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas realizar-se-ão nesta cidade de General Salgado em data, local e horário a serem oportunamente divulgados. Os cadernos de questões (provas) serão disponibilizados no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br durante o prazo de recurso do gabarito.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contados da data da publicação da homologação.

Prefeitura de Irupi (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Irupi, cidade com 11.729 habitantes localizada no estado do Espírito Santo, lançou os editais n°s 001, 002 e 003/2013 de processo seletivo, objetivando suprir a necessidade de admissão em regime de contratação de pessoal temporário para atuar no Projeto PETI, no Programa Bolsa Família, Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO) e no Programa Incluir para o exercício de 2013.

Há vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 671,78 a R$ 1.500,00 por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Monitor de Atividades Lúdicas, Monitor de Atividades Desportivas, Auxiliar de Professor de Música, Administrador de Base, Digitador, Assistente Social, Psicólogo e Motorista.

As inscrições serão realizadas entre os dias 19, 20 e 21 de agosto de 2013, das 8h às 10h, na sede da secretaria municipal de saúde situada à rua Amélia Augusta da Silva, bairro João Tomaz, Irupi - ES.
 
Fases da Seleção
- A primeira fase compreende o exame da documentação apresentada pelo candidato;

- A segunda fase, exclusivamente com os candidatos pré-selecionados consistirá na classificação através da contagem da prova de títulos;

- A terceira fase, que consiste em uma prova de redação, será realizada exclusivamente com os candidatos pré-selecionados nas fases I e II.
 
A convocação dos candidatos se dará sempre através de editais afixados nos quadros de avisos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania e Prefeitura Municipal de Irupi.
 
Os contratos terão o tempo estritamente necessário para atender as necessidades temporárias, tendo duração até a data limite 31 de dezembro de 2013.

Prefeitura de Mongaguá - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Mongaguá, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público nº 001/2013, destinado ao provimento de várias vagas em diversos cargos da Administração Pública. Ao todo são 25 vagas, com salário de R$ 1.621,00 para os cargos de nível superior e R$ 700,00 para os demais.

As oportunidades estão distribuídas nas funções de Assistente Social (6), Educador Social (5), Instrutor para curso de Cabeleireiro (1), Instrutor para curso de Corte e Costura (1), Instrutor para curso de Informática (1), Instrutor para curso de manicure, pedicuro e estética (1), Instrutor para cursos de Pintura Artesanal (1), Orientador Social (4) e Psicólogo (5). O contrato de trabalho será por 12 meses.

Os profissionais selecionados irão atuar na Gestão da Diretoria de Assistência Social, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Agenor de Campos e Vila Atlântica e Centro de Referência Especializado de Assistência Social Centro.

As inscrições serão recebidas de 19 a 21 de agosto de 2013, das 9h às 16h no Departamento de Assistência Social localizado na Avenida Marina nº 64, Centro - Mongaguá - SP. Após a análise da documentação entregue no ato da inscrição dos candidatos, os aprovados nesta primeira etapa serão submetidos a Análise de Currículo e Provas Objetivas.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 14 de setembro de 2013, às 9 horas, na EMEF Tonico Silva (Avenida São Paulo, 3064, Jardim Samoa). Os resultados serão publicados no Diário Oficial do Estado de São Paul, no site da Prefeitura de Mongaguá (www.mongagua.sp.gov.br) e no quadro de avisos do Paço Municipal (Avenida Getúlio Vargas, 67, Centro). O candidato fará prova de matemática, raciocínio lógico, língua portuguesa, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

Concurso CEPISA 2013

A Companhia Energética do Piauí (CEPISA), por meio da empresa organizadora EPL - Concursos, reabriu o prazo de inscrição do edital n° 001/2013 de concurso público, que será destinado ao preenchimento de 92 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 5.763,00.
 
Cargos
Há oportunidades para o cargo de Profissional de Nível Superior, que requer formação específica para atuar como Administrador, Analista de Sistemas, Contador, Advogado, Engenheiro (Segurança do Trabalho e Eletricista), Médico do Trabalho ou Arquivista.
 
Quem possui nível médio completo poderá concorrer a uma vaga aos cargos de Profissional de Nível Médio Operacional (funções de Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Segurança do Trabalho) e Profissional de Nível Médio Suporte (funções de Assistente Administrativo e Eletricista) e Leiturista.
 
Para todas as funções, os contratos empregatícios serão realizados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a jornada será de 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições foram reabertas e poderão ser realizadas no sítio eletrônico www.eplconcursos.com.br, até às 23h59min do dia 14 de outubro de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 14,19 ou R$ 15,00.
 
Provas
As provas objetivas para todos os cargos/funções serão aplicadas exclusivamente na cidade de Teresina-PI, na data prevista de 10 de novembro de 2013. Na data de 29 de outubro de 2013 será divulgado o edital com os locais de provas dos candidatos para a realização das provas objetivas no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br.
 
O gabarito da Prova Objetiva será divulgado no site www.eplconcursos.com.br, até o dia 11 de novembro de 2013.
 
O resultado Preliminar da Prova Objetiva será divulgado no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br até o dia 20 de novembro de 2013.
 
O Teste de Aptidão Física será aplicado na mesma cidade provavelmente em 08 de dezembro de 2013. O resultado final do Concurso será publicado e divulgado no site www.eplconcursos.com.br, na data de 16 de dezembro de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de um ano, contado a partir da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Eletrobras Distribuição Roraima 2013: Edital e Inscrição

A Eletrobras Distribuição Roraima, ou Boa Vista Energia S.A., empresa de distribuição do grupo Eletrobras, divulgou o edital nº 001/2013 para realização de concurso público com oferta de 365 vagas. A maior parte do quantitativo oferecido (350 vagas) se destina à formação de cadastro reserva em cargos com salários que variam de R$ 1.809,19 a R$ 5.815,23. A organizadora contratada é a Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI).

As oportunidades de nível Superior são profissionais que possuam formação nas áreas de Administração, Arquivologia, Assistência Social, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. No nível médio, há chances para profissionais que possam atuar nas áreas operacional e de suporte, cujas formações sejam de nível Médio, Eletricista (com curso de Eletricidade em Redes) e Médio Técnico nas áreas de Eletrotécnica e Segurança do Trabalho. Todas as contratações se darão pelo regime celetista.

Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico da FUNVAPI (www.funvapi.com.br), até às 23 horas e 59 minutos do dia 12 de setembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 50,00 para cargos de nível médio e nível médio técnico e de R$ 70,00 para cargos de nível superior.

As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas provavelmente no dia 29 de setembro de 2013, nas cidades de Boa Vista – RR e em Brasília – DF. Essas provas terão duração de 4 horas, iniciando as 09 horas, horário oficial de Brasília/DF, devendo o candidato chegar com 1 hora de antecedência. Os locais de prova objetiva serão informados pela organizadora oportunamente, cabendo ao candidato acompanhar a divulgação dos mesmos. O gabarito da prova objetiva será aplicada na data provável de 30 de setembro de 2013. Já a divugação do resultado final será na data prevista de 04 de novembro de 2013.

Todos os candidatos aos cargos/formação de Profissional de nível Superior e de Profissional de nível Médio Suporte com formação em Eletricista, deverão entregar cópia simples dos documentos a serem considerados para a Avaliação de Títulos, no período de 23 a 27 de setembro de 2013 no escritório da FUNVAPI, localizado na Rua Vovó Julia 290 – Caimbé – Boa Vista-RR.
 
As outras etapas da seleção serão a Avaliação Física, Avaliação Médica Admissional e a Checagem de Pré-Requisitos e Comprovação de Documentos.
 
O prazo de validade do concurso será de 1 ano, contado a partir da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado ou não por igual período, a critério da Administração.