Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Resfriado ou alergia? Saiba como diferenciar

Os sintomas são parecidos, confundem mesmo. Mas dá pra diferenciar

O resfriado
O resfriado também é causado por vírus, mas não existe um específico, como no caso da gripe. São vários os vírus que causam resfriado. Ele não segue uma sazonalidade, ou seja, a criança ou mesmo o adulto podem pegar várias vezes ao ano.

Apesar de ser bastante incômodo, o resfriado não é grave e não costuma ter complicações sérias. Os sintomas são os mesmo respiratórios que aparecem com a gripe, mas de uma maneira mais branda. Não derruba tanto a criança.

O tratamento
Como o resfriado apresenta um quadro leve, às vezes é só esperar os sintomas passar. Se seu filho estiver muito incomodado, pode usar alguns medicamentos para aliviar os sintomas. Mais uma vez, indicado pelo médico.

Alergia
A chave para descobrir se o que seu filho tem é alergia respiratória é prestar atenção na duração dos sintomas.

A gripe e o resfriado, por exemplo, duram em média sete dias. Já a alergia é crônica, perene, todo dia está ali incomodando. Também aqui não há febre e nem os outros sintomas, como dor no corpo, de cabeça.

Os Sintomas
Espirro, coriza, sinusite, espirro, coriza, mais espirro… Quem tem alergia respiratória, sofre mesmo. Mas são esses sintomas e só.

Tratamento
O primeiro passo é descobrir o que está desencadeando a alergia e evitar esse agente alergênico, como os médicos chamam. Pode ser pó, poeira, pelo de algum animal e muitos outros.

Depois, o tratamento é feito com medicamentos antialérgicos. Para evitar que a criança entre em uma crise alérgica, não tem outro jeito senão evitar a substancia que esta causando a alergia.

Se seu filho já tiver predisposição para alergia ou histórico na família, o ideal é que sua casa seja livre de pelos e pó. Limpe o chão com um pano úmido e não use vassoura, para não suspender a poeira pelo ar.

Clickgratis

Entenda como ocorre o soluço

Você algum dia deve ter ouvido da boca dos pais ou avós  que comer rápido ou até mesmo dar muitas gargalhadas pode provocar soluço, pois bem, não é bem assim que ele ocorre, mas é perfeitamente compreensível a confusão feita na maioria das vezes pela falta de informação mais apurada
 
O soluço é uma contração espasmódica involuntária do diafragma que, por sua vez, é um músculo que separa o tórax do abdome.
 
Quando esse espasmo involuntário ocorre, a glote se fecha, o que acaba prejudicando a passagem de ar para os pulmões que é forçado a entrar para o estomago sendo expulso pelo ruído característico.
 
A causa do soluço ainda é desconhecida, mas cientistas acreditam que esteja ligado as vias neurológicas e ao sistema nervoso central.  As crises de soluço são em média quatro soluços por minuto e é um quadro passageiro embora desagradável.
 
Um fato curioso sobre o soluço é que até mesmo bebês ainda no útero podem também ter soluços, o que no caso se justifica pelas manobras respiratórias da mãe.
 
Como evitar o soluço
Embora não se saiba ao certo as reais causas do soluço, é possível que algumas medidas sejam tomadas a fim de evitá-lo, e uma delas é não comer  grande quantidade de alimento em uma única refeição, e evitar a evitar a ingestão de ar quanto estiver se alimentando. Outra dica válida aqui também, é evitar bebida alcoólica, refrigerantes ou qualquer outro tipo de bebida gasificada.
 
Como parar o soluço
 
Para se livrar do soluço podem ser realizadas algumas manobras, tais como:

- Inclinar e pressionar os joelhos contra o tórax por alguns segundos.

- Ingerir água gelada ou fazer gargarejo com ela.

- Respirar dentro de um saco de papel.

- Ingerir açúcar puro.

- Prender a respiração por alguns segundos e soltar contra a parede ou algum obstáculo.
 
Se nenhuma dessas manobras funcionarem e o soluço persistir, é diagnosticado o soluço persistente, que poderá ser tratado com medicamentos ou até mesmo uma intervenção cirúrgica para implantação de um marca-passo  respiratório, em todo caso, sempre recomenda-se a consulta a um profissional médico.
 
Clickgratis

Entenda o que é a Andropausa

o-que-e-andropausaO hormônio masculino tem uma grande influencia na vida sexual do homem e esse hormônio é a testosterona,  que é responsável  pelas características relativas ao homem como, por exemplo, o grave da voz e o crescimento de pelos pelo corpo e, a Andropausa está também diretamente relacionada a esse tipo de hormônio.
 
Recentemente, a medicina descobriu que alguns homens após, os 45 anos de idade, sofrem uma queda brusca de testosterona, que é o que caracteriza a andropausa, entretanto, um fato curioso acerca da descoberta é que nem todos os homens passam por essa situação. Estima-se que apenas 25% da população masculina sofram com esse mal, algo diferente do que ocorre às mulheres, visto que todas elas, em determinado momento da vida, tendem a conviver com os sintomas da Menopausa.
 
Os sintomas da Andropausa
A Andropausa vai ocorrendo aos poucos, à medida que a redução de testosterona vai se tornando mais acentuada, tornando, assim, também mais difícil o diagnóstico, entretanto, de modo geral, os sintomas passam por mudança de humor, fadiga, perda de energia e perda de libido.
 
Existem ainda estudos que mostram que esta perda gradativa de hormônios pode acarretar outros tipos de patologias como doenças cardíacas e ossos frágeis, o que eleva o nível de necessidade de realizar um diagnostico o quanto antes a fim de proceder o tratamento para amenizar os sintomas.
 
Como é feito o diagnóstico da Andropausa
Para diagnosticar a andropausa é necessário um exame de sangue para medir o índice de testosterona e o nível de prolactina que, se estiverem em um nível alto, reduz a testosterona, além de avaliar os relatos do próprio paciente em relação aos sintomas adquiridos.
 
Tratamento para Andropausa
O tratamento é feito à base de reposição hormonal, que só é realizado quando o nível de testosterona está muito baixo, a fim de evitar efeitos colaterais como problemas cardiovasculares.
 
Com a reposição hormonal, o paciente pode voltar a ter força muscular e estrutura corporal revigorada, ao passo que também voltar a ter desejo e um bom desempenho sexual.
 
Para evitar as chances de sofrer com a Andropausa, é aconselhável manter uma vida sexual ativa, alimentação balanceada rica em fibras, exercícios de aeróbica diariamente e evitar consumir muita gordura e carboidrato.

Clickgrais

Osteoporose: saiba como evitar fraturas, dores e a progressão da doença

Manter o peso ideal e fazer adaptações em casa evitam complicações
 
Caracterizada pela baixa densidade da massa óssea e deterioração do tecido dos ossos, a osteoporose deixa os ossos mais frágeis, facilitando fraturas.
 
Quem convive com a doença deve tomar certos cuidados, desde a alimentação até a prática de exercícios físicos para evitar quedas, dores nas articulações e a própria evolução da doença.
 
Conversamos com especialistas e temos as dicas para os pacientes com osteoporose caminharem sem medo.

Confira! 
 
mulher subindo em uma balança - Foto Getty ImagesMantenha-se no peso ideal
Se a manutenção do peso é benéfica como um todo, para pessoas com osteoporose ela é a ainda mais importante. E não é só a obesidade que atrapalha a vida do paciente, não - aqueles que estão muito abaixo do peso também correm riscos. "Os pacientes acima do peso têm dificuldade de realizar exercícios e tendência a desenvolver outros problemas, como hipertensão arterial e diabetes, além de geralmente manterem uma alimentação inadequada, sem o aporte nutricional que a osteoporose pede", explica o ortopedista Roberto Santin, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. "Ao passo que os de peso muito baixo têm, em geral, deficiência alimentar por pouca ou má ingestão de nutrientes", completa. Inclusive, os mais magros são mais atingidos com a osteoporose, justamente porque a gordura periférica ? em menor quantidade naqueles abaixo do peso - ajuda a manter o aporte de cálcio, deixando os ossos mais fortalecidos. "Uma das explicações para isso seria o fato de que um paciente muito acima do peso se fraturaria mais facilmente ao se levantar pra caminhar, então a natureza dá a essas pessoas uma força extra para poder aguentar o seu próprio peso", explica o ortopedista Weldson Muniz, do Hospital Santa Luzia, em Brasília. No entanto, uma vez com osteoporose, o excesso de peso pode causar um esforço muito grande das articulações, favorecendo dores e quedas.  
 
idosa levantando halteres - Foto Getty ImagesPratique exercícios
 A atividade física é fundamental para os pacientes com osteoporose. "Além de aumentar o aporte de cálcio ao osso, o exercício ajuda no equilíbrio para evitar quedas", diz o ortopedista Weldson. Praticar exercícios também ajuda a manter a densidade óssea à medida que envelhecemos, diminui a dor nas articulações e ainda por cima elimina os quilos que por ventura estiverem sobrando e forçando as articulações. Exercícios de fortalecimento e flexibilidade, bem como atividades aeróbicas, são as mais indicadas para os portadores de osteoporose. Os primeiros ajudam a manter a densidade óssea e fortalecer as articulações, já os exercícios de flexibilidade, como alongamento e ioga, além de beneficiar as articulações também ajudam a preservar a amplitude do movimento. Por fim, as atividades aeróbicas podem ajudar a construir ossos e manter as articulações saudáveis, bem como fortalecer os músculos, coração e pulmões. Segundo o ortopedista Weldson, hoje em dia muitas das academias já dispõem de sistemas de treino de equilíbrio. "Devemos lembrar, no entanto, que todos os pacientes devem ser avaliados para poder executar os exercícios corretos e na época adequada, especialmente os idosos", acrescenta o ortopedista Roberto. 
 
idosa cozinhando - Foto Getty ImagesNutrientes em dia
A osteoporose está intimamente ligada à alimentação. Se você não está ingerindo os nutrientes na quantidade certa, o seu corpo está em risco. Os nutrientes mais importantes na luta da osteoporose são o cálcio e a vitamina D. "O primeiro é essencial para a formação dos ossos, enquanto o segundo é quem permite que o cálcio seja absorvido e atue na formação da matriz óssea", explica a nutricionista Priscila. Os dois andam sempre de mãos dadas: se você ingerir muito cálcio, mas não tiver vitamina D, de nada adianta, pois não será absorvido. O mesmo vale para quem ingere muita vitamina D, mas não tem a quantidade de cálcio suficiente para ser absorvida. A recomendação diária de cálcio para adultos varia entre 1.000mg e 1.200mg, enquanto a vitamina D tem sua dose de 800 a 1.200 UI por dia. Boas fontes de cálcio são leite e seus derivados, bem como vegetais verdes escuros e produtos fortificados. Quanto a vitamina D, a melhor forma de obtê-la é se expondo ao sol. "É indicado no mínimo 30 minutos de sol por dia, lembrando que deve ser o sol da manhã ou o do final do dia", diz Priscila.  
 
maço de cigarros - Foto Getty ImagesPare de fumar
O cigarro é atualmente considerado não só um fator de risco, como um agravante da osteoporose, e como tal deve ser abandonado. Isso acontece porque a fumaça tóxica do cigarro, quando chega à corrente sanguínea, interfere no funcionamento das células osteoblásticas - uma das responsáveis por construir e reparar a matriz óssea. E nunca é tarde para largar o vício, pois ao parar de fumar, o risco de baixa densidade óssea e fraturas tende a se reduzir com o passar do tempo. "Todo fumante deveria ter consciência do grande mal que o cigarro causa", diz o ortopedista Roberto.  
 
cerveja - Foto Getty ImagesEvite o álcool
O consumo excessivo de bebida alcoólica diminui as reservas de cálcio e, como consequência, faz com que os ossos fiquem mais fracos. "Alguns estudos mostram que o aumento de álcool no dia a dia acarreta no aumento dos níveis do paratormônio, que é um hormônio responsável por equilibrar a quantidade de cálcio nos ossos", afirma a nutricionista Priscila Ceseke, do Hospital Santa Luzia, em Brasília. O álcool em excesso também interfere na absorção de cálcio e vitamina D pelo pâncreas, ambos nutrientes essenciais para os ossos.  
 
banheiro com barras - Foto Getty ImagesFaça adaptações em casa
As mudanças para uma casa segura são muito importantes para evitar quedas no paciente com osteoporose. "Evitar tapetes soltos, sapatos de salto deslizante e pisos derrapantes em áreas como banheiro e cozinhas é fundamental para quem tem a doença", ressalta Roberto Santin. A colocação de apoio com barras fixas nas paredes ajuda na movimentação dentro de casa. "Prender ao solo móveis que podem escorregar é outro artifício eficiente." É importante também manter todos os objetos dentro do campo de visão, principalmente entre os mais idosos, pois eles apresentam uma redução do seu campo visual, e por isso objetos deixados em qualquer lugar são potencialmente perigosos.
 
vários remédios - Foto Getty ImagesTome os medicamentos quando necessário
 No geral, todos os pacientes com osteoporose precisarão ingerir algum tipo de medicação no decorrer da doença. "A receita dependerá de fatores como o grau de porose do osso e resposta ao tratamento", diz Weldson Muniz. Medicamentos à base de calcitocina e a reposição hormonal são alguns dos tratamentos que podem ser necessários. No entanto, não esqueça que toda a medicação deve ser receitada e acompanhada por um profissional especializado, bem como a necessidade de cessá-la.  
 
vidro de suplemento alimentar - Foto Getty ImagesNão esqueça a suplementação
É muito comum a pessoa com osteoporose precisar tomar suplementos de cálcio e vitamina D - que geralmente são combinados em um só produto. Entretanto, alguns pacientes precisarão da suplementação apenas de um dos nutrientes, e as quantidades também variam conforme o quadro. "Se você é diagnosticado com osteoporose, é importante para obter quantidade suficiente de cálcio e vitamina D e tomar os suplementos prescritos para a doença, pois eles garantem que você está absorvendo as quantidades nutricionais necessárias", lembra a nutricionista Priscila. 
 
homem no médico - Foto Getty ImagesFaça a densitometria óssea regularmente
O exame de densitometria óssea é usado para medir a densidade de nossos ossos, ou a massa óssea. "Ele usa um aparelho especial de raio-x, e é o melhor exame para controlar a evolução da osteoporose e de seu tratamento", explica o ortopedista Roberto. O controle com o exame geralmente é anual, mas a frequência pode mudar conforme orientação. "A densitometria avalia o grau da osteoporose e acusa a probabilidade de fraturas", lembra o ortopedista Weldson. 
 
Minha Vida

10 exercícios campeões para torrar calorias

10 exercícios campeões para torrar caloriasVeja o ranking, escolha o seu favorito e dê a largada rumo à boa forma
 
Nos dias de calor, a ordem é torrar sem dó nem piedade toda a energia extra acumulada pelo organismo. E mais: fazer isso num piscar de olhos e, se possível, com muita diversão.
 
Sim, a gente entendeu o pedido e, com uma mãozinha dos médicos Marcelo Ortiz e Carlos Polazzo, do Instituto BR Esportes, ele foi atendido.
 
Numa tarefa suada, montamos um ranking com as dez atividades que mais queimam calorias.
 
Para a ficha ficar completa, ainda investigamos os prós e os contras de cada exercício.
 
Afinal, não adianta nada ficar com uma barriguinha linda se você for obrigado a ficar de molho em casa, com dores pelo corpo todo.
 
Corrida - Getty Images1. Corrida
Não tem jeito: o pódio ainda é dela. Com uma hora de corrida, você gasta terríveis 900 calorias. Isso equivale a uma lasanha, um copo médio de coca-cola, uma porção de carne de frango e um brigadeiro. Ufa!

A favor: melhora o condicionamento cardíaco.
Contra: cuidado com o impacto do joelho e na coluna ao correr. Escolha um tênis com bons amortecedores (acerte na escolha do tênis). 
                   
Andar de bicicleta - Getty Images2. Andar de bicicleta
Sair pedalando pelas ruas é sinônimo de 840 calorias a menos no corpo.

A favor: melhora o condicionamento cardíaco.
Contra: Cuidado com o desgaste da coluna e com o joelho. Antes de começar a pedalar, não deixe de ajustar o banco de modo que você nunca estique completamente a perna.
 
Tênis - Getty Images3. Tênis
Trata-se de um esporte completo: você precisa de força para arremessar a bolinha e muito fôlego para percorrer a quadra. Mas tanto esforço é bem recompensado com a despedida de 800 calorias numa partida de uma hora.

A favor: melhora a coordenação motora, fortalece os músculos (principalmente dos braços) e aumenta a agilidade
Contra: lesões nos ombros e nos punhos, caso você se esforce demais. Se nunca praticou, procure um professor pelo menos no mês inicial.
 
Futebol - Getty Images4. Futebol
Temos um argumento imbatível para você topar bater uma bolinha, mesmo que tenha acabado de sair da manicure: uma hora de uma boa pelada consome 780 calorias!

A favor: fortalece as pernas e melhora o condicionamento
Contra: tome cuidado com os esbarrões e com as divididas, que podem exigir um pouco de força e jogo de cintura
 
Boxe - Getty Images5. Boxe
Coloque as luvas e vamos ao ringue. Treinando boxe, você queima até 660 calorias e ainda define os braços.

A favor: pique de campeã e músculos dos braços muito bem torneados.
Contra: exige bastante preparo. Quantos aos socos, eles são feitos em sacos
 
Musculação - Getty Images6. Musculação
Pode ser em casa, com pesinhos, ou na academia. Para cada hora de treino, você pode perder, em média, 500 calorias.

A favor: melhora a resistência articular e muscular, fortalece os ossos e ainda acelera a queima de calorias.
Contra: pode danificar músculos e tendões se não for feita com orientação adequada (saiba como evitar lesões).
 
Remar - Getty Images7. Remar
Sim, pode parecer estranho e difícil remar em plena cidade grande, mas os médicos garantem a eficácia. Uma hora de braços para lá e para cá eliminam 600 calorias do corpo.

A favor: melhora o condicionamento cardíaco e muscular, define todo o peitoral e os braços rapidinho. É o segundo exercício mais completo que existe (depois da natação).
Contra: o esporte pode causar tendinite nos braços. Para evitar, tome cuidado com a postura e a força aplicada.
 
Natação - Getty Images8. Natação
Uma hora queima 540 calorias.

A favor: trabalha todos os músculos e melhora o condicionamento.
Contra: cuidado com os choques térmicos, caso treine numa piscina aquecida. Não se esqueça de alongar, evitando cãibras.
 
Basquete - Getty Images9. Basquete
Não precisa ser nenhum craque do NBA, mas dar uma corridinha para um e outro lado da quadra e tentar jogar a bola na cesta pode te fazer perder 480 calorias.

A favor: trabalha braços e pernas, praticamente na mesma proporção, além de desenvolver o condicionamento físico
Contra: cuidado com impactos bruscos no joelho e na coluna e com as trombadas na quadra.
 
Vôlei - Getty Images10. Vôlei Você sempre pensou: ah, aquele esporte em que a gente fica meio parado nem deve me ajudar a emagrecer... pois errou. Uma hora praticando vôlei elimina 420 calorias da sua barriga, da sua perna, do seu bumbum...

A favor: braços e abdômen definidos
Contra: cuidado com as lesões nos dedos das mãos. Elas costumam ser frequentes. 
 
Minha Vida

Aprenda a controlar seu apetite em oito passos

Reduzir o consumo de açúcares e gorduras é a principal mudança
 
Em um contexto que engloba a correria do dia a dia e o aumento das ofertas de inúmeras tentações culinárias, fazer dieta realmente não é uma tarefa das mais fáceis - é preciso muita força de vontade.
 
A loucura da vida moderna nos suga todo o tempo livre e a comida fácil, rápida ou pronta como as redes de fast-food, ricas em gordura, sal e açúcares, ganha mais espaço nas prateleiras de supermercados, fachadas de lojas e deliverys, sempre pronta para nos fazer ganhar mais tempo com sua rapidez e praticidade. Isso sem falar nas propagandas com imagens deliciosas e altamente tentadoras que nos fazem, quase sem querer, sair do sofá para um rápido ataque à geladeira.
 
Pensamos em comida quase o tempo todo - é um estímulo atrás do outro, e que nos faz comer cada vez mais e com pior qualidade, tornando-nos propensos ao sobrepeso, obesidade desenvolvimento de doenças ligadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão, colestero alto, entre outros.
 
Mas comida vicia?
Diversos estudos vêm constatando a perigosa relação do açúcar, sal e gorduras no aumento da produção de hormônios que causam a sensação de bem estar, como a dopamina e a serotonina, neurotransmissores que aumentam a fome. Em um ciclo vicioso, a sensação de bem estar que alimentos ricos em açúcar, sal e gordura proporcionam é de pouca duração e para mantê-la é necessário recorrer cada vez mais às guloseimas e em doses cada vez maiores. Não é à toa que esses ingredientes são a base da comida fast-food.
 
Com os alimentos ricos em açúcar, a sensação de satisfação vai se desfazendo na medida em que a insulina, substância produzida pelo pâncreas, vai saindo de cena, e quanto mais a insulina cai mais o corpo pede por ela, aumentando assim as estatísticas do aumento de diabetes, principalmente entre crianças e adultos com obesidade.
 
Hoje a recomendação dada para o açúcar refinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a de no máximo 10% do total das calorias ingeridas diariamente. Ou seja, se sua dieta for de 2000 calorias, sua ingesta deverá ser de até 200 calorias, o que dá um pouco menos de 2 colheres (sopa) de açúcar refinado ao dia. O que poucos seguem.
 
O correto é trocar o açúcar refinado, cheio de calorias vazias, pelo açúcar mascavo, repleto de nutrientes importantes, como selênio, vitaminas do grupo B e zinco. Lembrando, porém, que esse açúcar tem calorias e não devemos exagerar nas quantidades. Para pessoas que tem diabetes ou obesidade, o mais indicado é o uso de adoçantes em substituição ao açúcar branco.
 
E a gordura?
Dizem que o limite entre o prazer e o vício é a perda de controle sobre a quantidade que se vai ingerir. Mas a grande dúvida é: comemos mais do que o necessário porque somos esfomeados ou somos esfomeados porque os alimentos ricos em açúcar e gorduras nos fazem comer mais? Todos sabemos que a gordura aumenta o sabor da comida, portanto é necessário não se tornar refém desse sabor.
 
A gordura executa um papel importante para o desenvolvimento e manutenção do nosso corpo e devem estar inseridas em nossa alimentação diária, mas é necessário escolher sempre boas fontes e evitar o excesso de gordura saturada, que está presente nas carnes, queijos e frituras. Gordura saturada em excesso aumenta o colesterol ruim, elevando o risco de doenças cardíacas.
 
Assim, algumas pessoas ao se darem conta que estão engordando resolvem iniciar dietas que prometem milagres sem ter que alterar muito seus hábitos alimentares, cortando de maneira aleatória grupos alimentares importantes para manter sua energia, saúde e imunidade em dia. Dietas malucas ou muito restritivas, como passar horas sem se alimentar, podem até trazer resultados rápidos, mas com certeza não serão duradouros, é muito complicado e difícil manter uma dieta aonde grupos inteiros devem ser cortados e a volta ao peso anterior se dará de forma rápida, o famoso efeito sanfona. Ter uma alimentação equilibrada e de bom senso, sem cortes radicais pode ser a melhor forma de você conseguir atingir seus objetivos, perder o peso em excesso sem comprometer sua saúde. 
 
Como controlar seu apetite em oito passos
No corre-corre diário é comum para algumas pessoas pular o café da manhã ou almoçar muito pouco, não se alimentando de maneira correta - e com isso, invariavelmente à noite sua fome estará incontrolável, e beliscar até a próxima refeição acabará sendo inevitável.
 
Saber como controlar a fome é imprescindível para que você emagreça, e alimentar-se a cada três horas é o primeiro passo para não correr o risco de se descontrolar e atacar tudo o que vier pela frente quando a fome chegar. Inverta de forma gradativa esse quadro, comece o dia com um café da manhã reforçado e vá diminuindo as quantidades do que você come no decorrer do dia.
 
- Invista em atividade física, ela é fundamental para sua saúde e qualidade de vida. Ela ajudará você a emagrecer e se manter magro
 
- Mantenha uma alimentação balanceada, com todos os grupos alimentares, proteínas, gorduras boas e carboidratos de baixo índice glicêmico. Mudanças de estilo de vida são muito eficazes no tratamento de emagrecimento
 
- Aposte em alimentos termogênicos, capazes de aumentar o gasto calórico do organismo. Nessa lista, você encontra pimenta, chá verde, gengibre e outros
 
- Faça check-ups periódicos, pois seu corpo precisa estar em equilíbrio para que você possa emagrecer sem riscos, e só fazendo os exames médicos da parte clínica, nutricional e hormonal você poderá detectar os entraves metabólicos que emperram a perda de peso
 
- Aumente a ingestão de fibras, que além de melhorar o trato intestinal aumenta a sensação de saciedade
 
- Use medicamentos quando necessário, como no caso da obesidade, que é uma doença de causa multifatorial e complexa, que em muitos casos necessita ser tratada com diversas estratégias, inclusive com o uso de medicamentos, que devem ser usados de maneira criteriosa e após avaliação detalhada do histórico do paciente
 
- Diminua o estresse, pois estudos demonstram que o ganho de peso e os níveis de cortisol (conhecido como hormônio do estresse) estão intimamente ligados, ou seja, quanto maior o estresse, maior é o nível do cortisol e maior é a facilidade com que o indivíduo ganha peso. A má alimentação e sedentarismo fazem parte do círculo vicioso em que o indivíduo está inserido e para interromper este ciclo é necessário a adoção de hábitos e atividades que melhorem a qualidade de vida, como atividades ao ar livre, caminhadas e atividades lúdicas
 
- Diminua o consumo de açúcares e gorduras, pelos motivos descritos acima na matéria e segundo a Associação de Neurociências do Canadá, existem pessoas que são mais vulneráveis a se viciarem em alimentos pouco saudáveis, como os ricos em açúcares e gorduras, portanto evite-os!
 
Escrito por: Dr. Roberto Navarro
 
Minha Vida

Videogames promovem capacidade de pensar e de aprender com os erros

Pesquisadores descobriram que jogadores de StarCraft foram mais rápidos e mais precisos na realização de tarefas cognitivas
Pesquisadores descobriram que jogadores de StarCraft foram
mais rápidos e mais precisos na realização de tarefas cognitivas
Estudo indica que 'flexibilidade cognitiva' pode ser treinada e melhorada usando ferramentas de aprendizagem como jogos
 
Certos tipos de jogos de videogame podem ajudar a treinar o cérebro para se tornar mais ágil e melhorar o pensamento estratégico, de acordo com cientistas da Queen Mary University of London e do University College London, no Reino Unido.
 
Os pesquisadores recrutaram 72 voluntários e mediram sua "flexibilidade cognitiva" descrita como a habilidade de uma pessoa para se adaptar e alternar entre as tarefas, e pensar em várias ideias em um determinado momento para resolver problemas.
 
Dois grupos de voluntários foram treinados para desempenhar diferentes versões de um jogo de estratégia em tempo real chamado StarCraft, jogo rápido onde os jogadores têm de construir e organizar exércitos para combater um inimigo. Um terço do grupo jogou uma simulação da vida real chamada The Sims, que não exige muita memória ou muitas táticas.
 
Os voluntários praticaram os jogos durante 40 horas, ao longo de seis a oito semanas, e foram submetidos a uma variedade de testes psicológicos antes e depois.
 
Todos os participantes foram do sexo feminino, já que o estudo não foi capaz de recrutar um número suficiente de voluntários do sexo masculino que jogaram videogame por menos de duas horas por semana.
 
Os pesquisadores descobriram que aqueles que jogaram StarCraft foram mais rápidos e mais precisos na realização de tarefas cognitivas do que aqueles que jogaram The Sims.
 
"Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que os videogames de ação podem acelerar a tomada de decisão, mas o atual trabalho constata que jogos de estratégia em tempo real, podem promover a nossa capacidade de pensar e de aprender com os erros do passado", afirma o pesquisador Brian Glass.
 
Segundo os pesquisadores, o trabalho mostra que a flexibilidade cognitiva, a pedra fundamental da inteligência humana, não é uma característica estática, mas pode ser treinada e melhorada usando ferramentas de aprendizagem divertidas como jogos.
 
Glass e seus colegas pretendem entender agora o que exatamente sobre estes jogos está levando a essas mudanças, e se esses impulsos cognitivos são permanentes ou se diminuem ao longo do tempo.
 
"Uma vez que tivermos essa compreensão, poderíamos desenvolver intervenções clínicas para sintomas relacionados à atenção e hiperatividade ou lesões cerebrais traumáticas, por exemplo", conclui o pesquisador.
 
A pesquisa foi publicada na revista PLOS ONE.
 
isaude.net

Identificados fatores genéticos comuns ao alcoolismo e ao transtorno alimentar

Pesquisadores descobriram que fatores genéticos comuns parecem ser a base para o alcoolismo
Pesquisadores descobriram que fatores genéticos comuns
parecem ser a base para o alcoolismo
Dados sugerem que pessoas com dependência de álcool podem ser mais suscetíveis a certos tipos de distúrbios alimentares
 
Pessoas com dependência de álcool podem ser geneticamente mais suscetíveis a certos tipos de transtornos alimentares, e vice-versa, de acordo com estudo de pesquisadores da Washington University School of Medicine, nos EUA.
 
Na pesquisa, feita com cerca de 6 mil gêmeos adultos, os pesquisadores descobriram que fatores genéticos comuns parecem ser a base tanto para o alcoolismo quanto para certos sintomas de transtorno alimentar.
 
De acordo com os pesquisadores, os genes parecem explicar de 38 a 53% do risco de desenvolver estas doenças. "Isso reforça a ideia de que existem fatores genéticos comuns que contribuem para a dependência de álcool e para sintomas de transtorno alimentar", afirma a pesquisadora Melissa Munn-Chernoff.
 
Estudos anteriores haviam demonstrado que as mulheres que comem por compulsão têm taxas acima da média de problemas de uso de álcool. Elas ainda têm taxas mais elevadas do que as mulheres com outros tipos de transtornos alimentares. Mas não estava claro se os genes comuns poderiam ajudar a explicar a ligação.
 
Para o novo estudo, Munn-Chernoff e seus colegas usaram dados de 5.993 gêmeos australianos, idênticos e fraternos. Os gêmeos idênticos compartilham todos os seus genes, enquanto os gêmeos fraternos dividem cerca de metade, tornando-os mais semelhantes geneticamente do que irmãos não gêmeos.
 
Dos adultos avaliados, quase um quarto dos homens e 6% das mulheres já tinham sido dependentes de álcool. Quase 11% dos homens e 13% das mulheres já haviam tido um problema com a compulsão alimentar.
 
Em geral, a susceptibilidade genética pareceu ser a chave nas chances de desenvolver qualquer um dos transtornos. Além do mais, parecia que alguns dos mesmos fatores de risco genéticos que tornam as pessoas suscetíveis ao alcoolismo também as tornaram vulneráveis à compulsão alimentar.
 
Não está claro exatamente quais genes estão envolvidos. Por enquanto, os resultados enfatizam que a dependência de álcool e estes sintomas de transtorno alimentar compartilham algumas raízes comuns.
 
"Nós precisamos estar cientes de que esses problemas podem ocorrer juntos, em ambos os homens e mulheres. Assim, quando os provedores de saúde virem alguém com um problema com a bebida, eles podem querer perguntar sobre sintomas de compulsão, ou vice-versa, algo que, neste momento, não é feito rotineiramente", destaca Munn-Chernoff.
 
isaude.net

Campanha vai atualizar vacinação de 2,8 milhões de crianças em SP

Secretaria da Saúde fará uma campanha para atualizar a caderneta de pelo menos 2,8 milhões de crianças paulistas
Imagem: Ministério da Saúde
Secretaria da Saúde fará uma campanha para
 atualizar a caderneta de pelo menos 2,8 milhões
 de crianças paulistas
O objetivo é conferir a caderneta e aplicar, gratuitamente, as doses em atraso, conforme a faixa etária das crianças
 
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove a partir do próximo sábado (24) uma campanha para colocar em dia a vacinação de 2,8 milhões de crianças paulistas menores de cinco anos. O objetivo é conferir a caderneta e aplicar, gratuitamente, as doses em atraso, conforme a faixa etária de cada um.

Das 8h às 17h do sábado, 38,3 mil profissionais da saúde estarão mobilizados em 5,8 mil postos de saúde fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo.

As doses serão aplicadas para proteger contra 15 tipos de doenças, entre paralisia infantil, gripe, rotavírus e meningite. Também será disponibilizada a vacina Pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Para a campanha de atualização da caderneta, que seguirá até 30 de agosto, também serão disponibilizados, em parceria com as prefeituras, 2,4 mil carros, 42 ônibus, 11 motos e seis barcos.

Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças. Se o documento foi perdido ou extraviado, a recomendação é procurar o mesmo posto no qual a criança foi vacinada anteriormente para acesso ao arquivo.

"Esta é uma campanha muito importante. Para que essas crianças estejam protegidas, é fundamental que mantenham a cobertura vacinal completa, de acordo com cada idade", afirma a pediatra Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Segundo a médica, esta campanha tem entre suas finalidades reforçar a imunização, principalmente contra doenças que apresentam coberturas vacinais mais baixas, como a pneumonia. "A vacina contra a pneumonia também está prevista no calendário e devem ser administradas aos 3, 5 e 7 meses de vida, com reforço aos 15 meses", ressalta.
 
isaude.net

Portugal: Arritmias - Tratamento não chega a todos os doentes

Tratamento de arritmias não chega a todos. Especialista aponta falta de rede de referenciação
 
Permanecem as desigualdades no acesso ao cuidado das arritmias na Europa. A conclusão é de Fernando Arribas, coordenador do Livro Branco 2013 da Associação Europeia do Ritmo Cardíaco, que dá conta do ‘estado da arte’ no que diz respeito aos tratamentos em vários países, Portugal incluído. Por cá, explica ao Destak Carlos Morais, presidente da Associação Bate Bate Coração, apesar dos progressos, «não tratamos todos os doentes que devíamos».
 
A falta de «uma rede de referenciação organizada» é uma das principais causas apontadas. É que muitas terapêuticas neste campo estão dependentes do implante de dispositivos, procedimentos «realizados por equipas experientes em centros hospitalares diferenciados, existindo a necessidade de implementar uma rede de referenciação que proteja os doentes localizados fora da área de influência imediata desses hospitais». E é preciso ainda «desenvolver mais esforços na divulgação de linhas de orientação clínica para o doente com arritmias nos médicos de clínica geral e Unidades de Saúde Familiar».
 
Segundo o relatório europeu, de 6.400 pacemakers implantados em 2011, passámos para 8.890 no ano passado. Um aumento que, explica Carlos Morais, tem como grande responsável o envelhecimento gradual da população, «já que as perturbações de condução afetam maioritariamente os grupos etários mais idosos».
 
A subir estive ainda o implante de aparelhos de ressincronização cardíaca, destinados aos doentes com insuficiência (de 500 em 2011, para 564 em 2012), mas os valores ficaram aquém do esperado. «É uma terapêutica ainda relativamente recente, realizada em hospitais de referência e existe algum desconhecimento na parte dos próprios médicos das indicações clínicas para o implante deste tipo de dispositivos.»
 
Tendo em conta «o valor e a importância» destas terapêuticas, o especialista chama a atenção para os cortes anunciados, esperando que «não restrinjam o acesso consagrado na Constituição aos tratamentos».
 
Destak/Lusa

Portugal: Dádiva em vida aumentou para 15,5%

Dádiva em vida aumentou para 15,5% | © © DestakDecréscimo de dador cadáver torna «premente a aposta no dador vivo», defende especialista.
 
Na hora de decidir, o presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação não tem dúvidas que os portugueses são altruístas. Mas, ainda assim, Fernando Macário defende que «existe alguma falta de informação» quando o tema é o transplante. Sobretudo no caso da doação em vida, com Portugal a registar taxas «mais baixas que a maioria dos países ditos ocidentais». Uma tendência que pode vir a inverter-se. É que, segundo os dados mais recentes, no primeiro semestre de 2013 assistiu-se a um aumento desta atividade.
 
Embora, refere ao Destak o especialista, seja «muito difícil estabelecer metas e definir números», entre janeiro e maio deste ano «os transplantes renais de dador vivo constituíram 15,5% do total de transplantes renais efetuados (24 de dador vivo e 131 de cadáver)», quando em igual período do ano passado não tinham ido além dos 9,5% do total (17 de dador vivo e 162 de cadáver».
 
A esperança é que «os números continuem a crescer. Infelizmente verificou-se um decréscimo do transplante a partir de dador cadáver, o que ainda torna mais premente a aposta no dador vivo», refere o médico. De facto, desde 2010 que a colheita de órgão se, logo, o número de transplantes tem vindo a diminuir em Portugal. À falta de recursos humanos juntam-se dificuldades nos recursos técnicos, que «nem sempre são os melhores», confirma Fernando Macário. Isto sem esquecer ainda a redução do número de dadores.
 
Campanha esclarece
Tendo em conta as estatísticas nacionais, a Sociedade Portuguesa de Transplantação reconheceu a necessidade de aumentar a informação e lançou a campanha ‘Doar um Rim Faz Bem ao Coração’ que, há cerca de um ano, difunde informação sobre a transplantação renal a partir de dador vivo. Com o apoio de vários parceiros, foi possível chegar «aos doentes, aos profissionais de saúde e à população em geral. A recetividade tem sido muito boa e estamos convictos de que conseguimos contribuir para mais informação rigorosa e incremento futuro nesta atividade.»
 
Destak/Lusa

Portugal: Hospital de Santa Cruz realiza intervenção cardíaca pioneira em bebé de 1 kg

O Hospital de Santa Cruz realizou uma intervenção cardíaca para abrir a válvula pulmonar de um bebé com apenas 28 semanas e pouco mais de um quilo de peso, uma cirurgia inédita em Portugal pelo baixo peso da criança.
 
A intervenção realizada com sucesso foi o resultado de um trabalho conjunto entre a equipa de neonatologia do Hospital de Santa Maria, onde o bebé nasceu e tem sido seguido antes e após a intervenção, e o Hospital de Santa Cruz, que fez a cirurgia.
 
Tratou-se de um procedimento sem necessidade de abrir o coração, com recurso a um cateter introduzido pela veia da perna e conduzido até ao coração, para desobstruir uma válvula que estava quase fechada.
 
Destak/Lusa

Scanner portátil captura imagens tridimensionais do interior da boca

Aparelho Lava Chairside Oral Scanner
Foto: 3M ESPE
Aparelho Lava Chairside Oral Scanner
Equipamento do tamanho de uma escova de dente elétrica aumenta velocidade e precisão de moldes dentários
 
Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology, nos EUA, desenvolveram um scanner portátil capaz de capturar digitalmente imagens tridimensionais do interior da boca de um paciente.
 
A abordagem permite visualizar, em tempo real, impressões dentárias rápidas e digitais, com melhor qualidade das imagens.
 
Tradicionalmente, os dentistas fizeram impressões dentárias fazendo com que os pacientes mordam um material de silicone moldável. Tais impressões, no entanto, podem ser confusas e desconfortáveis e, às vezes imprecisas.
 
O equipamento, que recebeu o nome de Lava Chairside Oral Scanner (COS) começou a ser fabricado no ano 2000, pelo pesquisador Douglas Hart e seus colegas.
 
Após apenas três anos, a companhia 3M adquiriu o sistema de tecnologia dental por 95 milhões dólares.
 
"Isso começou com toda uma nova maneira de pensar sobre a imagem. Não estamos usando apenas uma câmera passivamente, é uma interação entre a câmara e o software conversando entre si", afirma Hart, professor de engenharia mecânica.
 
De acordo com os pesquisadores, hoje, o COS é uma "varinha mágica" com a forma e o tamanho de uma escova de dente elétrica. Dentistas manobram a varinha em torno do interior da boca de um paciente, a varinha tira dezenas de fotos dos dentes e envia os dados 3D, em tempo real, para a tela a ser usada os dentistas.
 
A equipe acredita que isso aumente a velocidade, a facilidade e a precisão de moldes dentários que são utilizados para conceber e produzir vários produtos ortodônticos.
 
isaude.net

Humor: E qual seu plano de saúde?

Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares divulgou três editais de concurso público para o total de 1.877 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 1.630 a R$ 7.774. Do total das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência. As vagas são para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão.

No edital nº 02 são 310 vagas para médicos. Os candidatos devem ter nível superior e o salário é de R$ 6.495.

As oportunidades são para as especialidades de urologia, reumatologia pediátrica, reumatologia, radiologia intervencionista e angiorradiologia, radiologia e diagnóstico por imagem, psiquiatria, pneumologia pediátrica, pneumologia, pediatria, patologia, alergia e imunologia, anestesiologia, angiorradiologia e cirurgia endovascular, cancerologia clínica, cancerologia pediátrica, cardiologia, cardiologia - ecocardiografia, cardiologia - eletrofisiologia clínica e invasiva, cardiologia - ergometria, cardiologia - hemodinâmica intervencionista, cardiologia pediátrica, cirurgia cardiovascular, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia de mão, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, coloproctologia dermatologia, endocrinologia e metabologia, endocrinologia pediátrica, endoscopia digestiva, gastroenterologia, gastroenterologia pediátrica, genética médica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, hematologia e hemoterapia, hepatologia, infectologia, infectologia pediátrica, mastologia, medicina do trabalho, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, nefrologia, nefrologia pediátrica, neonatologia, neurocirurgia, neurologia, neurologia - neurofisiologia clínica, neurologia pediátrica, oftalmologia ortopedia e traumatologia e de otorrinolaringologia.

No edital nº 03 são 1.386 vagas de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 1.630 a R$ 7.774. Os cargos de nível superior são para assistente social, biólogo, biomédico, cirurgião dentista, enfermeiro nas especialidades de assistencial, saúde do trabalhador, terapia intensiva e terapia intensiva neonatal, farmacêutico, físico – física médica – radiodiagnóstico, fisiotepraueta nas especialidades de respiratória, terapia intensiva, terapia intensiva neonatal e saúde da mulher, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação físical, psicólogo nas áreas hospitalar e neuropsicologia, tecnólogo em radiologia e terapeuta ocupacional.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico em anatomia e necropsia, técnico em enfermagem, técnico em enfermagem – saúde do trabalhador, técnico em farmácia, técnico em histologia, técnico em laboratório de patologia clínica, técnico em óptica, técnico em radiologia e técnico em saúde bucal.

No edital nº 04 são 181 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 1.841 a R$ 7.774. Os cargos de nível superior são para advogado, analista administrativo nas especialidades de administração, administração hospitalar, arquitetura, biblioteconomia, contabilidade, economia, estatística, jornalismo e relações públicas, analista de tecnologia da informação nas especialidades de banco de dados, processos, sistemas operacionais, suporte e redes e telecomunicações, engenheiro civil, engenheiro clínico, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, pedagogo e psicólogo – área organizacional.

As vagas de nível médio/técnico são para assistente administrativo, técnico em contabilidade, técnico em informática, técnico em química e técnico em segurança do trabalho.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 22 de agosto e 22 de setembro pelo site www.ibfc.org.br. A taxa é de R$ 30 para nível médio e R$ 50 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada no dia 20 de outubro, em São Luís, e terá 4 horas de duração. Ainda haverá avaliação de títulos e de experiência profissional.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Concurso Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder)

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) divulgou, nesta segunda-feira (12), o edital para o concurso que oferecerá 340 vagas. São 215 vagas para cargos de nível superior e 125 para funções de nível médio técnico. Cinco por cento das vagas serão destinadas a candidatos com deficiências.
 
 As inscrições serão abertas no dia 19 de agosto e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet, no site da Fundação Getúlio Vargas (www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/conder). Os candidatos poderão se inscrever até às 23h59 do dia 12 de setembro. A taxa é de R$ 78 (nível superior) e R$ 60 (nível médio).
 
 Para os cargos de nível superior o salário varia entre R$ 4.590 e R$ 3.570. As vagas são para arquiteto ou urbanista, engenheiro sanitarista ou ambiental, engenheiro agrimensor, engenheiro cartográfico, engenheiro civil, engenheiro eletricista, biólogo, geógrafo, sociólogo, pedagogo, assistente Social, administrador, contador, economista, bibliotecário, jornalista, advogado, tecnologia da informação, processamento de dados, ciência da computação, engenharia da computação, engenharia de sistemas ou análise de sistemas.
 
 Já para as funções de nível técnico médio, a remuneração é de R$ 1.632. As vagas são para técnico em edificações, técnico em administração, técnico em contabilidade, técnico em segurança e higiene do trabalho e técnico em Web Design.
 
 A previsão é que a prova seja realizada no dia 3 de novembro nos turnos da manhã e da tarde. O edital pode ser consultado no site da organizadora do concurso (http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/conder).

Vagas de estágio no CMS de Parintins - AM

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Parintins, no estado do Amazonas, publicou no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas (20/08/13), a segunda convocação para o processo seletivo nº 001/2013/CMS/PIN, destinado a selecionar 07 estagiários de nível superior nas áreas de Direito, Serviço Social, Gestão Publica e Saúde Coletiva. 
 
As inscrições serão efetuadas gratuitamente entre os dias 21 e 28 de agosto de 2013, na sede do Conselho Municipal de Saúde, situada à rua Gomes de Castro, 307 - Centro.
 
Segundo as normas do edital, o processo seletivo constará de análise curricular e entrevista. A análise curricular está prevista para ser realizada do dia 25 a 30 de agosto de 2013. Já a entrevista, no período de 04 a 09 de setembro de 2013.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. 

Prefeitura de Cândido Mendes - MA lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Cândido Mendes, estado do Maranhão, sob a execução do Instituto Ludus, lançou o edital n° 01/2013 de processo seletivo, com a intenção de preencher 182 vagas nos cargos de todos os níveis. A remuneração oferecida varia de um salário mínimo (R$ 678,00) a até R$ 2.000,00, em jornadas de 25 a 44 horas semanais, conforme o cargo.

Cargos por nível de escolaridade
- Alfabetizado/Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais - Merendeira, Vigilante, Motorista e Auxiliar de Serviços Gerais;

- Ensino Médio/Técnico - Auxiliar de creche, Motorista de Ônibus Escolar, Técnico em Raio X e Técnico em Enfermagem;

- Magistério - Professor de Educação Infantil, Professor do 4.º e 5.º ano, Professor das matérias de Português, Matemática, Ciências, Filosofia, História e Inglês, Professor de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de alfabetização e nas áreas de Matemática, Português e Ciências;

- Nível Superior - Nutricionista, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Assistente Social, Psicólogo e Pedagogo.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições de forma presencial no período de 22 a 26 de agosto de 2013, sem a necessidade de pagar taxa de inscrição.

As inscrições para os cargos de Professor, Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Pedagogo, Enfermeiro e Farmacêutico Bioquímico podem ser efetuadas na Secretaria de Educação de Cândido Mendes, localizada na rua Maranhão, nº. 74, bairro Altamira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Já os candidatos aos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais - Merendeira, Auxiliar de Creche, Vigilante, Motorista, Monitor, Técnico em Raio X e Técnico em Enfermagem devem se dirigir à sede da Prefeitura Municipal, na Praça Senador Cândido Mendes, nº. 09, centro, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Provas
O processo seletivo consistira Provas de Títulos (Avaliação Curricular) para os cargos de Professor, Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico, Nutricionista e Pedagogo e de Provas Objetivas para demais cargos.

A prova objetiva será aplicada na cidade de Cândido Mendes-MA, com duração de três horas e estão previstas para o dia 08 de setembro de 2013, no horário de 9h às 12h. O gabarito será divulgado na data provável de 09 de setembro de 2013, a partir das 18:00hs e o resultado final será no dia 14 de setembro de 2013.

A duração dos contratos de trabalho será de seis meses, prorrogáveis, a critério da Administração por igual período.

Universidade Federal do Acre promove processo seletivo

A Universidade Federal do Acre lançou edital n° 20/2013 de Processo Seletivo Simplificado para ocupação do cargo de Professor Temporário e Substituto, para contratação pelo período de quatro meses, renovável por igual período. Serão preenchidas 12 vagas em caráter emergencial para os Centros Acadêmicos dos campi de Cruzeiro do Sul e Rio Branco, com vencimentos que podem chegar a R$ 2.887,01.

As inscrições serão efetuadas até o dia 27 de agosto de 2013, no horário de 8h30min às 12h e das 14h30min às 17h, nos Centros Acadêmicos correspondentes às áreas específicas, localizados, em Rio Branco, no Campus Universitário, BR 364, km 04 - Distrito Industrial, Rio Branco/AC e, em Cruzeiro do Sul, no Campus Floresta, Estrada do Canela Fina, Km 12, Gleba formoso, Lote 245, Colônia São Francisco os quais serão responsáveis pela condução do processo seletivo.

As provas ocorrerão no período de 30 de agosto a 09 de setembro de 2013 (excetuados sábados e domingo). Os Centros Acadêmicos definirão os horários e o local das suas dependências para realização dos exames.

Prefeitura de Salinas - MG lança edital de processo seletivo

Foi publicado edital de processo seletivo da Prefeitura de Salinas, no estado de Minas Gerais, pelo edital nº 1/2013. A seleção visa preencher 188 vagas em níveis de escolaridade fundamental, médio e superior, oferecendo salários de até R$ 10.000,00 por jornadas de 25, 30 ou 40 horas semanais.

O certame será realizada por meio da Comissão Técnica de Concursos da Unimontes (Cotec), lembrando que ficam reservadas 5% do total de vagas para pessoas com deficiência, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência.

Cargos
- Ensino Fundamental: Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde;

- Ensino Médio: Auxiliar em Saúde Bucal, Entrevistador/Digitador, Orientador Social e Técnico em Enfermagem

- Ensino Superior: Advogado, Assistente Social, Bioquímico e Farmacêutico, Educador Físico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Odontólogo e Psicólogo.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão somente pela internet, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, até às 18 horas do dia 28 de agosto de 2013, horário de Brasília-DF. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 150,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As Provas de Múltipla Escolha serão aplicadas em Salinas-MG, provavelmente, no dia 15 de setembro de 2013. O gabarito oficial será divulgado no sítio de inscrições, na sede da Prefeitura de Salinas, em até 12 horas após o encerramento dessas provas.

O resultado final será divulgado até o dia 27 de setembro de 2013 e o prazo de validade do processo seletivo é de 1 ano, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Curiúva - PR

A Prefeitura de Curiúva, no estado do Paraná, disponibilizou os editais nº 02/2013 de concurso público e de teste seletivo, com o objetivo de preencher 94 vagas em seu quadro. As oportunidades são para Advogado, Assistente Administrativo, Cozinheira, Enfermeiro, Médico (Cardiologista, Ginecologista/ Obstetra, Ortopedista e Plantonista), Nutricionista, Recepcionista, Técnico em Radiologia, Agente Comunitário de Saúde , Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico do PSF, Fisioterapeuta, Psicólogo, Secretário/Recepcionista e Técnico em Enfermagem.
 
De acordo com os editais, os profissionais selecionados farão jus a remuneração de até R$ 5.205.
 
Para concorrer, os interessados devem se inscrever de 22 de agosto a 04 de setembro 2013, na sede do Departamento Municipal de Saúde, situado na Rua Alberto Martins Borges, nº 262, Centro, na cidade de Curiúva - Paraná. As taxas variam de R$ 30 a R$ 90. 
 
Todos os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, que está prevista para o dia 22 de setembro de 2013, em local a ser divulgado no mural de avisos existente na sede do Departamento Municipal de Saúde, no site da Prefeitura www.curiuva.pr.gov.br e no Diário Oficial do Município com antecedência de, no mínimo, 05 dias.

Prefeitura de Leopoldina (MG) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Leopoldina, no Estado de Minas Gerais, publicou edital de chamamento nº 018/2013, destinado à contratação de um 01 Médico para atender ao Programa Saúde da Família. Os aprovados terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de até  R$ 1.434,93, acrescida de R$ 1.434,93 (adicional de extensão de jornada) e R$ 3.557,19 (gratificação por dedicação ao PSF).
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 28 de agosto de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 61, Centro, Leopoldina/MG.
 
A seleção será constituída de análise de currículo, discriminando títulos e experiência profissional. O resultado será divulgado na data provável de 29 de agosto de 2013, no site www.leopoldina.mg.gov.br, publicado no Diário Oficial do Município – Jornal Equipe, além de ser afixado nos quadros de avisos da Prefeitura de Leopoldina.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da data de publicação do resultado, prorrogado por igual período de acordo com o interesse da administração.

Prefeitura de Jales (SP) promove processo seletivo

A Prefeitura de Jales, no estado de São Paulo, publicou edital nº 001/2013 de processo seletivo, visando preencher 13 vagas no cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental) e 05 para Cirurgião-Dentista (nível superior), com remuneração de até R$ 1.721,08.  A jornada de trabalho é de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas no período de 22 de agosto a 10 de setembro de 2013, pelo site www.concursospublica.com.br. As taxas variam de R$ 35 a R$ 70. 
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, para todos os cargos, e análise de títulos, apenas para Cirurgião-Dentista. A validade do certame será de dois anos, contados da data da publicação e da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da administração.

Concurso Prefeitura de Corumbaíba - GO

A Prefeitura de Corumbaíba, no estado de Goiás, através do ITEC - Instituto de Tecnologia e Educação Ltda, publicou edital de concurso público n° 001/2013, com o objetivo de ocupar 159 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários previstos variam de R$ 678,00 a R$ 2.662,00, conforme a jornada desenvolvida e a função exercida.

Cargos
Para concorrer as vagas de Agente de Vigilância, Auxiliar de Serviços Gerais, Oficial de Serviços Gerais, Servente de Pedreiro e de Gari, basta que o interessado saiba ler e escrever. Já para os cargos de Motorista de Veículos Leves, Auxiliar de Serviços Educacionais, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Eletricista, Encanador e de Soldador, será exigida formação em nível fundamental, completo/incompleto. Quem possui nível médio, pode se candidatar ao cargo de Fiscal de Postura e Edificações. Portadores de diploma de nível superior, podem disputar as vagas nas funções de Gestor de Resíduos Sólidos, Médico-Veterinário, Professor II - Pedagogia/ Normal Superior/ Educação Infantil, Professor II para as disciplinas de Ciências/ Biologia, Letras/ Inglês, Geografia e de Educação Física.

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente na sede da prefeitura (Rua Simon Bolívar, nº. 58, Centro), no período de 23 de setembro a 07 de outubro de 2013. As taxas serão de R$ 34,00 a R$ 133,00.

Provas
As provas objetivas serão realizadas em Corumbaíba-GO, na data prevista de 17 de novembro de 2013, em local e horários previamente divulgados pelo ITEC nos sites www.itecgoias.com.br, www.corumbaiba.go.gov.br e no placard da Prefeitura Municipal, em 8 de novembro de 2013.

A publicação do gabarito preliminar das provas objetivas, será na data provável de 17 de novembro de 2013.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado de Goiás, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Nova Itaberaba - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Nova Itaberaba, no estado de Santa Catarina, publicou edital n° 003/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 07 vagas e à constituição de cadastro reserva. São oferecidas oportunidades para níveis alfabetizado e superior, com salários que podem chegar a R$ 3.129,34. A jornada de trabalho é de 20 ou 40 horas semanais.
 
Vagas
Agente de Manutenção e Conservação, Motorista II, Operador de Máquinas II, Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo e Professor do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período de 26 de agosto a 24 de setembro de 2013, exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico www.alternativeconcursos.com.br. As taxas são de R$ 50 e R$ 100. 
 
Provas
Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita, que será aplicada na data provável de 06 de outubro de 2013, pela manhã, no Núcleo de Ensino Fundamental Nova Itaberaba, sito à Rua José Marocco, s/n.°, Centro, no Município de Nova Itaberaba (SC). Também haverá prova prática para Motorista e Operador de Máquinas II e avaliação de títulos para Professor.
 
Validade
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Caxias do Sul (RS)

A Prefeitura de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital n° 01/2013 de concurso público, destinado ao preenchimento de 10 vagas mais Cadastro Reserva (CR) para cargos de nível médio e superior. O certame será executado pela empresa AVR Assessoria Técnica Ltda e terá validade de dois anos, a partir da homologação final, podendo ser prorrogado.

Os profissionais receberão salário que varia entre R$ 1.387,30 a R$ 5.084,32, para jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Durante a validade do concurso, abrindo-se novas vagas, será assegurado o percentual de 12% aos candidatos com deficiência, conforme Lei Municipal nº 4.912/98 e alteração, e o percentual de 10% aos candidatos afrodescendentes, conforme Lei Municipal n° 6.377/05, utilizando-se o procedimento instituído pelo Decreto Municipal nº 15.956/12.

Cargos
- Nível Médio: Professor G1AI;

- Nível Superior: Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro-agrônomo, Engenheiro Mecânico, Fonoaudiólogo, Odontólogo, Professor G3AII de Ciências e Matemática, Professor G3AII Educação Física e Professor G3AII Português.

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser realizadas via internet, pelo site www.exatuspr.com.br, no período das 10 horas do dia 23 de agosto até às 24 horas do dia 05 de setembro de 2013. As taxas variam de R$ 40,00 para nível médio e de R$ 80,00 para nível superior.

Provas
A data provável da realização das provas objetivas é dia 20 de outubro de 2013, e serão aplicadas nos turnos da manhã e tarde, em local e horário a serem publicados em Edital de Convocação para as provas, com antecedência mínima de 5 dias.

Concurso Prefeitura de Barro (CE) prorroga inscrições

A Prefeitura de Barro, no estado do Ceará, prorrogou as inscrições do concurso público pelo edital n° 001/2013, com o fito de ocupar 165 vagas para profissionais de níveis fundamental (completo e incompleto), médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 2.000,00 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais. O concurso público será realizado pela CONSEP.

Há vagas para os cargos de Auxiliar de Serviços, Motorista categoria D, Motorista categoria B, Agente de Urbanismo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Eletricista, Auxiliar de Manutenção (Elétrico/Hidráulico),  Monitor de Creche, Secretário Escolar, Fiscal Ambiental, Técnico em Radiologia, Digitador, Agente Administrativo, Recepcionista, Auxiliar de Saúde Bucal, Professor de Ensino Fundamental I (Educação Infantil), Professor de Educação Especial e Técnico de Enfermagem, Enfermeiro - Hospital, Fisioterapeuta, Professor de Ensino Fundamental para as disciplinas de Linguagem, Códigos, Ciências da Natureza/Matemática e suas tecnologias e Professor de Educação Física.

A inscrição foi prorrogada e será efetuada, de forma presencial, no Auditório da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Avenida Deputado Januário Feitosa, s/n, Centro, Barro - CE), até o dia 30 de agosto de 2013, das 08:00 h às 11:00 h e das 13:00 h as 17:00 h. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova será realizada provavelmente dia 27 de outubro de 2013, pela manhã, Os locais de aplicação da prova objetiva serão divulgados até o dia 21 de outubro de 2013, na sede da Prefeitura de Barro e no site www.consep-pi.com.br.

O prazo de validade do concurso será de dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Presidente Nereu - SC

A Prefeitura de Presidente Nereu, no estado de Santa Catarina, abriu concurso público e processo seletivo, ambos regidos por editais de nº 001/2013, com a intenção de ocupar 05 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de Assistente Social, Agente Comunitário de Saúde e Contador (níveis fundamental e superior, respectivamente). Os salários são variados de R$ 715,75 a R$ 2.016,44 em carga horária de 35 ou 40h semanais.
 
O certame será realizado através da empresa Exata.GG – Gestão Governamental Ltda e a reserva de vaga para portadores de deficiência é de 2% por cargo.
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via Internet, através do site www.exatagg.com.br, no período entre as 08h do dia 27 de agosto e às 20h do dia 10 de setembro de 2013.
 
Os candidatos que não tiverem acesso à Internet ou tenham dificuldade para realizar sua inscrição, terão ao seu dispor terminais com Internet e pessoal para ajudar na inscrição no período das inscrições, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h, junto ao Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Presidente Nereu, sito à Pça. Leão Dehon, 50 - Centro, Município de Presidente Nereu, Estado de Santa Catarina.

Taxas
- R$ 60,00, para os candidatos aos cargos de Nível Superior.
- R$ 20,00, para os candidatos aos cargos de Nível Fundamental.

Provas e Gabaritos
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 13 de outubro de 2013, com início às 9 (nove) horas e terão duração de três horas, contadas a partir da autorização do fiscal para início da mesma, em local a ser identificado na homologação das inscrições.

O gabarito provisório será divulgado no dia 14 de outubro de 2013 e o resultado da classificação final do Processo Seletivo Simplificado será divulgado no dia 30 de outubro de 2013, a partir das 14h.

Validade
O prazo de validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.