Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Após ressaca, jovem sofre com soluços que provocam desmaios e vômitos há mais de um ano

Reprodução/Daily Mail
Clavin teme que soluço seja sintoma de alguma doença
Apesar de ter feito vários exames, irlandês ainda não descobriu a causa do problema
 
Desde julho do ano passado, Daniel Clavin, de 37 anos, soluça sem parar e tem dificuldades de dormir a noite. O rapaz de County Roscommon, na Irlanda, sofre com o problema desde de um dia em que acordou com ressaca. As informações são do site Daily Mail desta quarta-feira (4).
 
O rapaz já passou por uma série de especialistas, fez duas endoscopias, tomografia, mudou a dieta, passou a tomar tranquilizantes e já consultou um quiroprático, mas tudo foi em vão.
 
Agora, Clavin está à espera de um novo exame, mas teme que o soluço seja um sintoma de alguma doença.
 
— Eu não tenho ideia de como isso começou. Um dia eu saí para beber, mas apenas consumi cerveja.
 
Segundo o rapaz, há dias em que o soluço é tão forte que provoca desmaios e vômitos.
 
— Há momentos em que eu não consigo respirar por 30 segundos, porque eles bloqueiam o meu diafragma.  
 
Para a sua mulher, Susan Clavin este problema está deixando seu marido com a autoestima para baixo.
 
— Às vezes, é difícil para qualquer um se concentrar em outra coisa quando ele está por perto.
 
Estamos desesperados à procura de alguém que possa descobrir a causa dos soluços, uma condição que está arruinando nossas vidas.
 
R7

Nimesulida

Estrutura química da Nimesulida
A Nimesulida é uma droga da classe dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), com ações antitérmicas (contra febre), analgésicas (contra dor) e anti-inflamatórias.
 
A nimesulida é uma droga lançada no mercado em 1985 e vendida em mais de 50 países. Porém, devido a um maior risco de lesões do fígado, ela foi proibida de ser comercializada em vários países, incluindo os EUA, Japão, Reino Unido, Alemanha e Canadá.
 
Nomes comerciais da nimesulida
No Brasil e em Portugal, a nimesulida já é vendida como medicação genérica, sendo muito fácil encontrá-la nas farmácias. A nimesulida até o final da década de 2000 era um dos anti-inflamatórios mais vendido nestes dois países.
 
Em relação aos nomes comerciais disponíveis no mercado, os principias são:
 
- Aulin.

 - Cimelid.

 - Donulid.

 - Lidaflam.

 - Maxulid.

 - Neosulida.

 - Nilsagen.

 - Nimalgex.

 - Nimed.

 - Nisulid.

 - Scaflam.

 - Scalid
 
Indicações da nimesulida
A nimesulida é uma droga anti-inflamatória não esteroide indicada para o tratamento das dores de leve a moderada intensidade. Sua eficácia no tratamento da dor e da inflamação é semelhante aos de outros AINE, porém, a sua maior toxicidade hepática (risco de lesão do fígado) tem limitado o uso deste anti-inflamatório, fazendo com que a maioria das entidades médicas não o recomendem como primeira opção para o tratamento de diversas patologias.
 
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) em 2012 emitiu parecer contra o uso da nimesulida para o tratamento de problemas osteoarticulares crônicos, que necessitam do uso prolongado de anti-inflamatórios. Sabemos que quanto maior o tempo de uso da nimesulida, maiores são os riscos de efeitos colaterais graves.
 
Entre as doenças que NÃO devem ser tratadas com nimesulida, podemos citar:
 
- Artrite reumatoide 

 - Osteoartrose

- Qualquer outro processo osteoarticular que necessite de uso prolongado de anti-inflamatórios para controle da dor ou da inflamação
 
A Agência Europeia do Medicamento autoriza o uso da nimesulida apenas para o tratamento de dores agudas e de curta duração, que necessitam de poucos dias de tratamento anti-inflamatório, como o caso de:
 
- Dismenorreia (cólica menstrual)
- Gota 

 - Amigdalites 

 - Febre

- Cálculo renal

- Inflamações após procedimentos odontológicos
 
Apesar da autorização, a agência ressalva que o nimesulida não deve ser a primeira opção de tratamento para essas condições. Sempre que possível, o paciente deve dar preferência a outros anti-inflamatórios.
 
A posição pessoal dos médicos editores do MD.Saúde é de não utilizar a nimesulida em nenhuma situação, uma vez que existem no mercado dezenas de outros anti-inflamatórios que não possuem o alto risco de lesão hepática da nimesulida. Não vemos vantagens no uso da nimesulida que compensem os riscos.
 
Posologia da nimesulida
A nimesulida é habitualmente vendida nas doses de 50 mg e 100 mg.
 
O medicamento pode ser administrado 1 ou 2 vezes por dia. A dose máxima que recomendamos é 100 mg de 12 em 12 horas.
 
O tempo de uso deve ser sempre o menor possível. Não recomendamos o uso da nimesulida por mais de 7 dias seguidos.
 
Efeitos colaterais da nimesulida
Sendo um anti-inflamatório não esteroide (AINE), a nimesulida partilha de boa parte dos efeitos colaterais da classe. A lesão do fígado, que é uma característica própria da nimesulida,  será abordada separadamente logo abaixo.
 
Os principais efeitos colaterais da nimesulida são: dispepsia (queimação no estômago), náuseas, azia, manchas na pele, coceira, tonturas, visão turva, sonolência, retenção de líquidos e edemas, prisão de ventre, excesso de gases e diminuição do volume urinário.
 
Duas complicações graves da nimesulida, que também podem ocorrer com o uso de qualquer outro anti-inflamatório, são a úlcera péptica e a insuficiência renal.
 
Lesão hepática pela Nimesulida
Uma característica no perfil de segurança da nimesulida que a distingue dos outros anti-inflamatório não esteroides é o maior risco de grave lesão do fígado.
 
A toxicidade hepática está associada ao uso prolongado e com doses elevadas da nimesulida. A lesão do fígado por variar de quadros bem leves, assintomáticos, apenas com elevação laboratorial das enzimas hepáticas TGO e TGP, até quadros de hepatite grave, com insuficiência hepática aguda e necessidade de transplante de fígado urgente.
 
Só para exemplificar, na Irlanda, antes da sua proibição,  foram detectados 56 casos de hepatite medicamentosa causada pela nimesulida, sendo 6 com necessidade de transplante de fígado e três mortes por insuficiência hepática.
 
Precauções e contraindicações da Nimesulida
A nimesulida não deve ser administrada a nenhum paciente que já tenha tido reação alérgica ou crise de broncoespasmo (asma) relacionada à qualquer anti-inflamatório não esteroide ou ácido acetilsalicílico (aspirina).
 
Nos pacientes com cirurgia programada, a nimesulida deve ser suspensa pelo menos 48 horas antes.
 
A nimesulida também não deve ser administrada em pacientes com:
 
- Insuficiência cardíaca

- Elevado risco de doenças cardiovascular, como infarto

- Gastrite ou úlcera péptica

- Insuficiência renal

- História de doença hepática

- Hipertensão mal controlada 

 - Sangramentos ativos

- Trombocitopenia (nível sanguíneo de plaquetas muito baixo)

- Hipercalemia (níveis elevados de potássio no sangue)

 - Gravidez ou em mulheres amamentando

 - Menos de 12 anos

- Pólipos nasais
 
Se for usar a nimesulida, sugerimos o uso por poucos dias, 3 a 5 preferencialmente, e com doses não maiores que 100 mg por dia.
 
MD Saúde
 
Nota.: Este artigo tem caráter apenas informativo. Não incentivamos ninguém a se automedicar. Jamais utilize medicamentos sem orientação de seu médico.

SP ganha modelo inédito de hospitais de cuidados para idosos

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo implantou um modelo inédito de hospitais especializados em cuidados prolongados para idosos. O objetivo é oferecer melhores condições para recuperação de pacientes de longa permanência e, ao mesmo tempo, liberar leitos de internação em hospitais gerais.

Inicialmente o modelo de atendimento será disponibilizado nas Santas Casas de Ipuã e Pedregulho, na região de Franca, que foram adaptadas para receber os pacientes com 60 anos ou mais. Serão 42 leitos, no total, dos quais 22 em Pedregulho e 20 em Ipuã.

Até o segundo semestre de 2014 outras quatro unidades devem ser revitalizadas nas regiões de Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e São José do Rio Preto, totalizando 160 leitos. As Unidades de Cuidados Prolongados serão em hospitais de pequeno porte, com menos de 50 leitos, com investimentos de R$ 24,1 milhões para a revitalização das unidades e mais R$ 98,8 milhões de custeio anual.
 
O projeto das Unidades de Cuidados Prolongados é pioneiro no Brasil, oferecendo aos pacientes convalescentes até 90 dias de internação com reabilitação física, nos casos em a recuperação é demorada e precisa de uma atenção especial antes do retorno do paciente ao seu município ou ao tratamento na rede básica.

AE

Comissão Europeia admite benefícios de flavonoides de cacau à saúde

A Comissão Europeia autorizou a fabricante suíça de chocolate Barry Callebaut a informar consumidores sobre os benefícios dos flavonoides de cacau à saúde. Flavonoides são fitonutrientes encontrados no cacau e em outros alimentos.
 
A companhia forneceu evidências de que o consumo diário de 200 miligramas de flavonoides de cacau - através de 2,5 gramas do pó de cacau Acticoa ou 10 gramas de seu chocolate amargo - faz bem à circulação sanguínea.

"Flavonoides de cacau ajudam a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos, o que contribui para um fluxo sanguíneo normal", disse a comissão em documento obtido pelo Wall Street Journal.

A autorização significa que a informação sobre os benefícios à saúde podem constar de todos os produtos Acticoa vendidos nos países da União Europeia. Fonte: Dow Jones Newswires.
 
AE

Cientistas combatem câncer com vírus de gripe

Adnovírus
A cura do câncer é o sonho de muitos pesquisadores e nos últimos anos uma técnica que pode revolucionar o tratamento da doença vem se aperfeiçoando: a virusterapia, o uso de vírus geneticamente modificados para atacar as células tumorais.
 
A Fundação Instituto Leloir, da Argentina, anunciou recentemente dois importantes avanços. Junto a colegas de Chile, Grã-Bretanha e Estados Unidos, os cientistas da instituição conseguiram adaptar um vírus que causa gripe e conjuntivite, o adenovírus, para atacar com sucesso o câncer de pele e de pâncreas em camundongos.
 
O diretor da equipe do Leloir, Osvaldo Podhajcer, chefe do Laboratório de Terapia Celular e Molecular e pesquisador sênior do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet), disse à BBC Mundo que foi possível reduzir ou eliminar tumores sem danificar outros tecidos.
 
Isso ocorreu porque os cientistas modificaram o DNA de modo que o vírus só possa se reproduzir em células cancerosas.
 
A técnica representa um grande avanço em relação aos tratamentos convencionais para o câncer, como a quimioterapia ou radioterapia, que deixam sequelas graves.
 
Além disso, o trabalho pode ter um enorme impacto sobre a cura do melanoma e do câncer de pâncreas, duas das doenças mais mortais.
 
'Esses dois tipos de câncer são os menos propensos a receber tratamento não-cirúrgico', disse à BBC o oncologista Eduardo Cazap, presidente da União Internacional de Controle do Câncer (UICC, na sigla em Inglês).
 
Riscos
Quando se fala de um vírus geneticamente modificado, há sempre o temor de que esses avanços científicos representem um grande risco no futuro, a possibilidade de causarem uma pandemia.
 
Essa é a premissa do filme de 2007 Eu Sou a Lenda, com Will Smith, em que um cientista consegue curar o câncer, modificando o vírus da varíola, mas a mutação do vírus acaba convertendo todos os seres humanos - menos o personagem de Smith - em zumbis.
 
Neste sentido, os especialistas do Instituto Leloir disseram à BBC que optaram por trabalhar com o adenovírus porque é um vírus pouco perigoso, muito estável, o que exclui qualquer risco de mutação.
Na verdade, Podhajcer explicou que trabalhou com essas duas formas de câncer pela falta de tratamentos conhecidos e pela alta incidência na população.
 
O trabalho sobre o câncer de pâncreas foi feito em parceria com duas universidades do Chile, Concepción e Andrés Bello, o que é raro na América Latina.
 
Os cientistas estabeleceram um marco ao compactarem o ADN para fazer com que o vírus se multiplique mais rápido.
 
O estudo foi publicado na revista Molecular Therapy, da Associação Americana de Terapias Celulares e Genéticas.
 
Enquanto isso, a pesquisa sobre o câncer de pele foi feita em conjunto com as universidades de Londres, Birmingham e St. Louis, onde também houve progresso.
 
Mais eficácia
'Pela primeira vez que conseguimos mudar geneticamente um vírus para tirar vantagem das características das células cancerosas e as atacar', disse Podhajcer.
 
Segundo o especialista, isto deu ao vírus 40% mais de eficácia.
 
O trabalho foi publicado no Journal of Investigative Dermatology.
 
Apesar da importância destes estudos, os autores ressaltaram que ainda é muito cedo para estabelecer se o impacto real será a cura para o câncer.
 
Primeiro, é preciso percorrer todas as etapas de testes pré-clínicos e clínicos, um longo processo que leva anos e exige grande financiamento.
 
Se tudo der certo, o Instituto Leloir estima que o tratamento estaria disponível em cerca de cinco anos.
 
No entanto, Cazap adverte que muitos casos de sucesso em roedores não funcionam em testes em humanos.
 
'O potencial dessas descobertas é muito interessante, mas você tem que ver se funcionam', disse ele.
 
BBC Brasil

Sete dicas para correr em grupo sem dar vexame

Confira sete dicas para correr em grupoConferir o trajeto antes e evitar conversas paralelas pode facilitar o treino
 
A tentação de ficar em casa e deixar a academia para depois é uma das principais razões que levam ao abandono do treino.
 
Talvez por isso, exercícios em grupo têm se tornado cada vez mais populares e eficientes.
 
"O convívio social e o espírito de equipe são grandes motivadores que aumentam a chance de comprometimento com a atividade", explica o educador físico Fábio Medina, fundador de um grupo de corrida paulistano que leva seu nome.
 
Ele explica, entretanto, que força de vontade é apenas metade do caminho para se dar bem em um grupo de corrida.
 
Conheça outros sete pré-requisitos fundamentais para fazer o treino render:

Mulher cansada após corrida - Foto Getty ImagesMesmo nível de condicionamento físico
"Entrar em um grupo de corrida com condicionamento físico similar ao seu é fundamental para não ficar desmotivado", aponta o personal trainer Adriano Braga, de São Paulo. Segundo ele, um grupo muito heterogêneo vai fazer com que os mais bem preparados não evoluam e os menos condicionados se esforcem demais, correndo o risco de lesões. Por isso, junte-se a colegas com nível parecido para progredir gradualmente.

Mulher subindo escada correndo - Foto Getty ImagesConheça o trajeto
Apenas saber a distância de uma corrida não basta. "Verificar se o chão é asfalto ou terra e se há muitas subidas também é fundamental", afirma o educador físico Fábio. Segundo o especialista, pisos mais moles e subidas exigem um esforço muscular muito maior e podem esgotar o corredor antes do fim da prova, mesmo que ele já tenha percorrido aquela mesma distância em terreno duro e plano. "Trabalhar uma estratégia para a corrida é a melhor maneira de melhorar seu desempenho", complementa.

Corredores em prova - Foto Getty ImagesMantenha o ritmo
"É muito mais fácil manter um mesmo ritmo de corrida quando se pratica o esporte em grupo", afirma o personal trainer Adriano. Ele lembra, entretanto, que há diversos ritmos de treino. Algumas pessoas mantém uma mesma velocidade durante todo o trajeto. Outros preferem alternar tiros de corrida com caminhadas. Há ainda a possibilidade de começar com bastante intensidade, reduzir a velocidade na metade do caminho e terminar a corrida com força total. O importante é tentar acompanhar o restante do grupo.

Colegas correndo e conversando - Foto Getty ImagesFique atento ao bate-papo
De acordo com o educador físico Fábio, a conversa é um ótimo parâmetro de intensidade da corrida. "Se você está conseguindo dialogar normalmente é porque o ritmo da corrida está moderado ou leve", explica. E fique atento para que ela não atrapalhe os outros corredores. O educador conta que quando em excesso, conversas paralelas geram brigas e até rupturas de grupos de corrida. Além disso, ela pode prejudicar quem está falando. Quem nunca sentiu aquela dorzinha na lateral do abdômen? Isso é sinal de baixa oxigenação, então, neste caso, o ideal é parar de falar.

Homem auxiliando no alongamento - Foto Getty ImagesAproveite o apoio dos colegas
Outra grande vantagem dos grupos de corrida é o espírito de equipe. "Os mais experientes acabam dando suporte aos novatos", aponta o personal trainer Adriano. Ele lembra, entretanto, que seu treino não deve ser prejudicado pelos demais corredores. O fato de um colega ficar para trás ou desistir de correr não deve incentivá-lo a fazer o mesmo. "Você pode tentar motivá-lo, mas não deve deixar suas metas de lado por ele", afirma.

Mulher alongando e olhando o relógio - Foto Getty ImagesAumente a intensidade aos poucos
"Ao final do treino você deve sentir que se esforçou, mas que pode aumentar ainda mais a intensidade na próxima corrida", alerta o educador físico Fábio. Segundo ele, nas primeiras provas, o corredor pode sentir cansaço e uma dor muscular maior. Conforme o condicionamento físico evolui, deve-se aumentar gradualmente a intensidade do treino. Algo está errado se você chega em casa exausto e com dores todos os dias. "Você deve respeitar os limites do seu corpo para não correr o risco de lesões que, muitas vezes, podem deixá-lo meses longe da corrida", diz. Ao contrário do que muitos imaginam, a sobrecarga leva apenas à degeneração muscular e articular.

Homem amarrando o tênis - Foto Getty ImagesVale investir nos equipamentos
Para um corredor iniciante, um tênis com bom amortecimento além de camiseta e bermuda confortáveis são o suficiente para começar a correr, explica o personal trainer Adriano. Mas para quem tomou gosto pelo esporte, vale investir em relógios que medem a frequência cardíaca e o número de calorias perdidas. Há modelos que até transferem gráficos para o computador, permitindo uma visualização melhor do progresso do corredor. Por fim, não se esqueça da hidratação. "Em corridas de curta distância, ela pode ser feita antes e depois do treino, mas em longas distâncias, leve uma garrafinha com você", recomenda.
 
Minha Vida

Sete bons motivos para você se espreguiçar todos os dias

Lubrifica as articulações - Getty Images
Espreguiçar lubrifica as articulações
Dor de cabeça e até lesões se mantêm longe do corpo alongado
 
O despertador toca e o barulho estridente atravessa o cérebro, tirando você do descanso profundo. Muitas vezes, a rotina atrapalhada faz com que saltemos da cama num pique só, deixando passar batido um pequeno prazer: espreguiçar-se. Só que uma boa esticada é, além de deliciosa, uma grande amiga da saúde. Conheça sete motivos para você tornar o movimento um hábito indispensável no seu dia a dia.
 
1. Acorda o cérebro
"Ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro", explica o ortopedista Fabio Ravaglia. Isso que ajuda a dar "aquele gás" na disposição, mesmo que seja uma segunda-feira cinzenta e cheia de trabalho pela frente. 
 
2. Dá mais prazer
Fabio explica que o ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.
 
Motivos para se espreguiçar todos os dias
3. Afasta dores de cabeça
O tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular, afirma o especialista. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar. 
 
4. Lubrifica as articulações
Nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações em ordem. 
 
5. Deixa o corpo de jovem
A partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade.
 
6. Reduz riscos de lesões
Se você é o famoso "esportista de final de semana", com certeza, sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento. Entretanto, é importante que você estenda essa prática ao dia a dia, para evitar os problemas típicos desse hábito. "Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite", diz o ortopedista. 
                    
7. Alivia a fibromialgia
Fabio explica que é cientificamente comprovado que para os portadores da fibromialgia (a doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica). Espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações. 
 
Minha Vida 

Sete hábitos da gestante que prejudicam o bebê

Grávida na balança - Foto: Getty Images
Mães acima do peso têm muito mais chances de desenvolver
problemas na gestação, como o diabetes gestacional
Alimentação desbalanceada, estresse e até má higiene bucal podem trazer más consequências para o feto
 
Os cuidados com a saúde da gestante valem por dois: ela mesma e seu bebê. Essa afirmação já é um clichê, mas isso não a faz menos verdadeira.
 
Porém, no dia a dia, muitas gestantes acabam esquecendo-se disso e cumprindo alguns hábitos que, muitas vezes, nem sabem que prejudicam seus bebês.
 
Para deixa-las mais atentas, conversamos com especialistas que contam que tipo de atitude pode prejudicar mãe e feto.
 
Algumas você já deve saber, mas outras podem surpreender! 
 
1. Obesidade da mãe
Não é exagero dos médicos dizer que você precisa estar dentro do índice de massa corpórea (IMC) ideal para engravidar. Mães acima do peso têm muito mais chances de desenvolver problemas na gestação, como o diabetes gestacional. Como consequência, o bebê acaba nascendo maior do que o considerado normal, o que pode causar diversos problemas. "O maior deles é a hipoglicemia: esse bebê está acostumado a produzir um volume maior do que o necessário de insulina, pois na barriga da mãe tinha acesso a uma quantidade maior de carboidratos", explica o ginecologista Fábio Rosito, especialista em Ginecologia e Obstetrícia do laboratório SalomãoZoppi Diagnósticos. "Isso atrasa o início da amamentação, pois ele precisará de leite especial, ofertado na mamadeira, que é mais fácil de absorver, mas pode causar rejeição ao peito - se esse quadro de baixa de glicose for muito severo, pode trazer consequências como convulsões", descreve.

Para a ginecologista Rosiane Mattar, professora livre docente do departamento de obstetrícia da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e presidente da Comissão de Gestação de Alto Risco da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), isso pode levar a uma maior chance de síndrome metabólica no futuro dessa criança, problema associado à obesidade, diabetes e outras doenças. Além disso, mudar os hábitos alimentares antes ou durante a gravidez ajuda você a transmitir um exemplo melhor para seu filho. 
                        
2. Desnutrição também faz mal!
Porém, se comer demais é um problema, comer "de menos" é pior ainda. "Algumas pesquisas demonstram que não apenas a carência de nutrientes pode prejudicar o feto, mas também altas doses de vitaminas e minerais estão relacionadas a alterações durante a vida intrauterina e após o nascimento", expõe a nutricionista Isabel Jereissati, especialista em nutrição materno-fetal. Normalmente, a mãe sente essa desnutrição antes da criança, podendo ter o ossos fracos se não ingerir a quantidade certa de cálcio para si mesma e a formação do bebê, por exemplo.

Diversos estudos ligam a deficiência de nutrientes a diversos problemas cognitivos. Por exemplo, um estudo publicado em junho de 2013 no jornal científico britânico The Lancet demonstrou que a redução de iodo na dieta da gestante gerava crianças que tinham resultados piores em exames de QI aos 8 anos de idade. "Provavelmente isso se explica devido ao hipotireoidismo. Sabemos que as crianças que nascem com esse quadro de forma severa tem bastante redução no QI", contextualiza Rosito.
 
3. Não cuidar bem dos dentes
Quem diria, mas até a forma como você cuida dos seus dentes interfere no desenvolvimento do seu bebê. Um estudo feito na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo, em 2011, com 327 gestantes, demonstrou que as que apresentavam graves problemas dentários tinham mais chances de ter parto prematuro e bebês abaixo do peso ideal. "Isso ocorre porque as infecções dentárias são causadas por bactérias, e o organismo da gestante e de seu feto é mais sensível a elas, caso elas se espalhem pelo corpo", explica Rosiane Mattar.

"Para os bebês terem esse tipo de problema é preciso uma infecção extrema, mesmo assim, é importante que a grávida tenha um cuidado especial e não deixe de ir ao dentista", considera Rosito. "Até porque, é mais comum que as grávidas tenham mais problemas dentários, já que o cálcio que compõe os dentes acaba sendo redirecionado para o bebê em formação no útero". 
 
4. Uso de analgésicos
Medicamentos para reduzir a dor também podem ser bem perigosos na gestação. "Na gravidez tendemos a não indicar quaisquer tipos de medicamentos. No caso dos analgésicos, alguns com efeito anti-inflamatório provocam maior incidência de alterações cardíacas na criança, o ideal é não tomar até as 12 semanas de gestação e depois só se o benefício for imprescindível", comenta a ginecologista Rosiane. Isso faz com que as melhores opções para esses casos sejam os remédios à base de dipirona e paracetamol. Mas o ideal é, antes de se alto medicar, conversar com seu ginecologista. 
 
5. Situações de estresse
Dizem que tudo que a mãe sente, o bebê consegue perceber também. De acordo com uma pesquisa realizada em 2012, divulgada na conferência American Thoracic Society, realizada em Toronto (Canadá), quando a mãe está sob estresse, caem as barreiras maternas para doenças, o que resulta em maior exposição do feto a doenças. Não se sabe ainda quais são as consequências disso para o bebê a longo prazo, apenas que evitar o estresse é uma medida importante. "Não só na gravidez, o estresse é danoso para todas as pessoas quando se torna algo crônico", lembra Fábio Rosito. 
 
 
6. Bebida alcoólica
Beber e estar grávida são duas situações que não combinam. Isso pode inclusive prejudicar o bebê, quando feito em grandes quantidades. "Existe um problema chamado de síndrome alcoólico fetal, em que o excesso desse nutriente acarreta em uma má formação da face da criança", conta Rosiane Mattar. O álcool também pode ser metabolizado e atravessar a barreira placentária. Como o fígado do bebê não está preparado para esse tipo de processo, isso acaba prejudicando sua formação, e trazendo mais problemas. Porém, Rosito aponta que o exagero é muito mais nocivo, até porque normalmente mulheres vítimas do alcoolismo também são bem desnutridas, e isso traz diversos malefícios para a criança também. 
 
T7. abagismo
Por último, mais conhecido, mas não menos importante, está o cigarro. Eis um hábito que traz diversos malefícios para a formação do feto. É muito comum que filhos de fumantes nasçam abaixo do peso. "Isso acarreta em um maior risco de complicações perinatais, como infecções, síndromes respiratórias. Essas crianças ficam mais suscetíveis a doenças", comenta Rosito. A culpa disso é do estreitamento dos vasos sanguíneos ocasionados pelo cigarro, que faz com que menos nutrientes cheguem ao feto. Além disso, vale lembrar que enquanto a mãe fumante escolhe colocar dentro de seu organismo as substâncias nocivas do cigarro, o bebê não tem poder de decisão: quando a mãe fuma, ele automaticamente recebe essas toxinas através do sangue dela. 
 
Minha Vida

Sono regenera células de suporte do cérebro, diz estudo americano

Sono aumenta a reprodução das células que formam a mielina
Sono aumenta a reprodução das células que formam a mielina
Pesquisa aponta para células que formam a mielina e levanta a possibilidade da falta de sono estar ligada à esclerose múltipla
 
Cientistas da Universidade de Wisconsin (EUA) descobriram que o sono aumenta a reprodução das células que formam a mielina: material de isolamento encontrado nas projeções das células nervosas do cérebro e da medula espinhal, responsável pela proteção do circuito neural.

Estudos anteriores ao longo dos anos têm demonstrado que vários genes estão ligados enquanto dormimos e desligados durante a vigília (estado que antecede ao sono profundo). Mas, de acordo com os pesquisadores, a forma como o sono pode afetar certos tipos de células era desconhecida.

O novo estudo aponta para as oligodendrócitos. Estas células são responsáveis pela formação da mielina dentro de um cérebro saudável e em resposta à lesões. Os investigadores acrescentam, ainda, que a mielina é responsável por permitir que os impulsos elétricos passem de uma célula para outra, numa condição semelhante ao isolamento em torno de um fio elétrico."

O estudo foi desenvolvido em ratos, analisando a atividade dos gene das células oligodendrócitos no córtex cerebral durante o sono, comparando, em seguida, com a atividade de genes dos ratos que permaneceram acordados.

Os resultados mostraram que nos animais que dormiam, os genes foram ligados desencadeando a formação de mielina. Mas nos ratos que ficaram acordado, foram desencadeadas ações de genes envolvidos na morte celular.

Uma análise mais aprofunda mostrou que as células que se transformam em oligodendrócitos, chamadas de células precursoras de oligodendrócitos (OPCS), tiveram a produção dobrada durante o sono. Esta reprodução foi maior durante o período associado ao sonho (chamado de REM ou movimento rápido dos olhos).

De acordo com a responsável pelo estudo Chiara Cirelli, do Centro de Sono e Consciência da Universidade de Wisconsin, "durante muito tempo, os pesquisadores focaram seus estudos nas diferenças da atividade das células nervosas em animais acordados e durante o sono. Nosso estudo deixa claro que a forma como outras células de suporte do sistema nervoso operaram também influencia significativamente este processo."

A pesquisadora afirmou que os resultados podem sugerir que a falta extrema ou crônica de sono pode desencadear alguns sintomas associados à esclerose múltipla (EM), uma doença cerebral progressiva associada a danos de mielina. No entanto, ela acrescenta que são necessárias mais pesquisas para determinar se essa ligação existe.
 
Isaude.net

Protótipo digital prevê problemas de saúde resultantes de estilos de vida

Grupo de estudantes criaram um serviço digital que calcula o risco de desenvolver doenças com base em indicadores de saúde de uma pessoa
Foto: Jesper Lee Jyderup/University of Copenhagen
Grupo de estudantes criaram um serviço digital que calcula o risco de
desenvolver doenças com base em indicadores de saúde de uma pessoa
Direcionado a homens com idades entre 30 e 60 anos, o protótipo digital pode ser disponibilizado via Internet
 
Estudantes de um curso de verão da Universidade de Copenhagem (Dinamarca) desenvolveram protocolos digitais que calculam o risco de aparecimentos de doenças ligadas ao estilo de vida, com base em indicadores de saúde. O projeto é direcionado a homens com idades entre 30 e 60, que, em geral, têm sérias dificuldades para procurar os serviços de saúde.
 
"O protótipo digital que projetamos é dinâmico, de modo que o usuário pode atualizar a sua avaliação de risco, introduzindo o seu nível de atividade física, a ingestão de alimentos, álcool e cigarros, bem como o seu Índice de Massa Corporal (IMC). Então, se um usuário inicia o exercício 30 minutos por dia, ele vai perceber imediatamente que suas chances de se manter saudável melhoram. Este tipo de auto monitoramento funciona porque não é feito através de ameaças. Em vez disso, disponibilizamos uma ferramenta pessoal e de fácil utilização. O objetivo é tornar as pessoas mais interessadas em melhorar sua saúde, diz Lea Glerup, estudante de psicologia na Universidade de Copenhague.
 
Durante três semanas, Glerup integrou um grupo de estudantes da Universidade Técnica da Dinamarca. O grupo reuniu estudantes de Design e Inovação, Engenharia de Gestão, Medicina e Tecnologia, além de alunos de cursos de Comunicação e TI.
 
De acordo com o responsável pelo curso de verão, Troels Monsted, os protocolos digitais são fundamentais para o futuro do serviço de saúde. "Há uma grande necessidade de planejar e compartilhar de informações entre os profissionais de saúde que estão em contato com o paciente. Os sistemas digitais são úteis porque podem gerenciar diferentes tipos de informações em situações imprevisíveis. Eles também são uma ferramenta perfeita para lidar com uma nova tendência na área da saúde que atende pacientes planejando um tratamento preventivo. Foi por isso que escolhemos este tema em 2013. "
 
A Escola
A Escola de Verão é parte de um grande programa interdisciplinar com foco na inovação e empreendedorismo na área de saúde digital. O projeto estimula o contato com empresas privadas, razão pela qual a Danish Quality Unit of General Practice (DAK-E), um grupo que trabalha como uma espécie de consultoria para médicos de clínica geral e conselhos regionais de saúde, vem participando ativamente dos trabalhos.
 
Segundo Bruun Lars Larsen, da DAK-E, "como a população envelhece e tem estilos de vida que aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas, o serviço de saúde enfrenta desafios cada vez maiores. É por isso que há uma crescente necessidade de se promover hábitos saudáveis e focar a prevenção. Mas o serviço de saúde não tem nenhum ponto de entrada para as pessoas que querem melhorar a sua saúde simplesmente mudando seu estilo de vida. É por isso que nós apresentamos esse desafio de criar um portal na Internet para promover uma vida saudável e cuidados preventivos."
 
Isaude.net

Técnica baseada no efeito Raman inaugura nova era na cirurgia de tumor cerebral

Técnica permite que o tumor (azul) seja destinguido do tecido normal (verde), com base em sinais fracos emitidos pelas estruturas celulares
Imagem: University of Michigan
Técnica permite que o tumor (azul) seja distinguido do tecido normal
 (verde), com base em sinais fracos emitidos pelas estruturas celulares
A SRS cria vídeos em tempo real permitindo aos médicos certificarem a remoção de todo tecido canceroso durante a cirurgia
 
Tecnologia baseada em laser pode inaugurar uma nova era para cirurgia de tumor cerebral, permitindo que os cirurgiões diferenciem, com alta resolutividade, o tecido canceroso das partes saudáveis do cérebro durante a cirurgia. A nova tecnologia minimiza a possibilidade de que resquícios de células que poderiam gerar novos tumores fiquem para trás.

A sigla SRS, nome do novo procedimento, vem de Stimulated Raman Scattering (espalhamento estimulado de Raman), em homenagem ao indiano C.V. Raman, primeiro indiano a receber um Nobel e um dos autores do estudo que descobriu a técnica de espalhamento inelástico da luz através da matéria, base do novo estudo.

A técnica SRS detecta um sinal de luz refletido da matéria iluminada com laser não-invasivo. Ao analisar cuidadosamente o espectro de cores, os pesquisadores podem enteder melhor a composição química da amostra.

No lado esquerdo, durante uma operação usando microscopia de campo brilhante. No lado direito, uma vista de microscopia SRS da mesma área de cérebro de rato, com tecido cerebral de tumor humano
Imagem: University of Michigan
 No lado esquerdo, durante uma operação usando microscopia de campo
 brilhante. No lado direito, uma vista de microscopia SRS da mesma
 área de cérebro de rato, com tecido cerebral de tumor humano
Ao longo dos últimos 15 anos, Sunney Xie, do Departamento de Química e Biologia Química da Universidade de Harvard e autor sênior deste estudo, criou uma técnica de imagiologia química de alta velocidade.

Os pesquisadores ampliaram em 10 mil vezes o efeito Raman possibilitando criar imagens multicoloridas de tecidos vivos ou de outros materiais.

A nova técnica permite criar 30 novas imagens a cada segundo, possibilitando a confecção de vídeos do tecido em tempo real.

A técnica foi usada com sucesso para distinguir tecido saudável do tumor no cérebro de ratos vivos e, em seguida, mostrou que o mesmo era possível no tecido removido de um paciente com glioblastoma multiforme, um dos tumores cerebrais mais mortais.

Pacientes diagnosticados com glioblastoma multiforme vivem em média 18 meses após o diagnóstico. A cirurgia é um dos tratamentos mais eficazes para tais tumores, mas menos de 25% da operações atingem resultados satisfatórios.

"Embora a cirurgia de tumor cerebral tenha avançado em muitos aspectos, os índices de sobrevivência para muitos pacientes ainda são pequenos, em parte porque os cirurgiões não podem ter certeza de terem removido todo o tecido do tumor antes de encerrar a operação diz coautor do estudo Daniel Orringer, professor do Departamento de Neurocirurgia da University of Michigan (UM). "Com o SRS podemos ver algo que é invisível ao microscópio cirúrgico convencional."
 
Isaude.net

Concurso Prefeitura de Felisburgo - MG

A Prefeitura de Felisburgo, no estado de Minas Gerais, abriu editais de concurso público e processo seletivo (nº 01/2013), com a intenção de ocupar 99 vagas, sendo 06 para deficientes e 93 para demais concorrentes em níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos que variam de R$ 678,00 a R$ 6.000,00.
 
Os certames oferecem vagas para as funções de assistente social, auxiliar de esportes, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de secretaria, encarregado de seção, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, gari, mecânico, médico, médico veterinário, monitor creche, ensino e recreação, monitor de programas sociais, agente comunitário de saúde, entre outros.
 
As inscrições deverão ser realizadas via internet, através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, no período de 22 de outubro a 21 de novembro de 2013. As taxas variam de R$ 39,00 a R$ 348,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado atendimento presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Felisburgo, sediada à Avenida Brasil, nº 969, Centro, CEP 39895-000, Felisburgo /MG, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 7h às 13h telefone (33) 3743-1205.

O concurso público constará de provas objetiva, de títulos e prática. As provas objetiva e prática serão realizadas no município de Felisburgo, provavelmente, no dia 12 de janeiro de 2014. A relação de candidatos inscritos, o(s) local(is) de realização das provas e confirmação de data e horários, serão divulgados até 14h do dia 06 de janeiro de 2014. O gabarito será divulgado na data provável de 14 de janeiro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso público e do processo seletivo é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura Cruzeiro da Fortaleza - MG

A Prefeitura de Cruzeiro da Fortaleza, no estado de Minas Gerais, anuncia a realização de concurso público, por meio do edital nº 01/2013, para o provimento de 78 vagas destinadas a profissionais de todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 5.446,38.
 
Cargos
Servente de Creche, Servente Escolar, Supervisor Educacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Secretária Escolar, Psicólogo, Psicólogo Escolar, Pedreiro, Professor de Educação Básica (Educador Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais, nas disciplinas de Português e Educação Física), Operador de Máquina Pesada, Nutricionista, Motorista, Monitor de Educação Infantil, Médico Clínico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Enfermeiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Biblioteca, Assistente Social e Agente Administrativo.
 
Inscrição e Seleção
O pedido de inscrição deverá ser realizado através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, no período de 09 de setembro a 09 de outubro de 2013. A taxa varia de R$ 34 a R$ 272.
 
O concurso constará de prova objetiva, prova prática ou avaliação de títulos, de acordo com o cargo pretendido. A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 03 de novembro de 2013 e o gabarito será disponibilizado no dia 05 do mesmo mês da aplicação da prova.
 
De acordo com o cronograma do certame, o resultado final será anunciado no dia 03 de dezembro deste ano.

Prefeitura de Carmo da Cachoeira – MG realiza concurso

O Município de Carmo da Cachoeira, no estado de Minas Gerais, publicou o edital nº 01/2013 de concurso público para provimento de 50 vagas distribuídas entre cargos de níveis fundamental, médio e superior do quadro de pessoal da Prefeitura. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 1.170,00, por jornadas de trabalho entre 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos e vagas
Médico (2) Enfermeiro (1), Farmacêutico/Bioquímico (1), Contador (1), Engenheiro (1), Professor Recreador (2), Assistente Social I (1), Técnico em Enfermagem (2), Auxiliar Administrativo (3), Auxiliar de Biblioteca (1), Motorista (14), Contínuo (2), Coveiro (1), Operário Qualificado (5), Operador de Máquinas (3), Carpinteiro (1), Encanador (1), Eletricista (1), Gari (2), Pedreiro (2) e Tratorista (1).
 
Inscrições
Os interessados podem se inscrever pelo site www.ambasp.org.br, de 19 de agosto a 19 de setembro de 2013. Já a inscrição presencial pode ser feita dentro desse mesmo prazo, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, no Saguão da Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira- MG, Rua Dr. Veiga Lima, 582, Centro.

O valor da taxa de inscrição vai de R$ 47 a R$ 81.
 
Seleção
Os candidatos serão selecionados por meio de prova objetiva, prevista para 20 de outubro de 2013, na cidade de Carmo da Cachoeira – MG. O local e hora serão informados futuramente pelo portal www.ambasp.org.br. Os cargos de tratorista, operador de máquina e motorista passarão também por avaliação prática, enquanto outros cargos passarão por avaliação de títulos.
 
Validade
O Concurso terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as necessidades da Administração Pública de Carmo da Cachoeira – MG.

Concurso Universidade Federal do Ceará (UFC)

A  Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou os editais nº 262 e 263/2013 de concurso público destinados ao provimento de 60 vagas de nível superior. Há oportunidades para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Arquiteto e Urbanista, Auditor, Bibliotecário Documentalista, Engenheiro, Fisioterapeuta, Geólogo, Produtor Cultural, Psicólogo, Secretário Executivo, Técnico em Reabilitação ou Fisioterapia e Técnico em Segurança do Trabalho. A remuneração é de até R$ 3.511,70.
 
A solicitação de inscrição será admitida exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ccv.ufc.br, no período compreendido entre 8 horas do dia 26 de agosto e as 23h59min do dia 8 de setembro de 2013, observado o horário de Fortaleza. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 100.
 
Segundo os editais, os certames constarão de duas provas de múltipla escolha, que serão aplicadas provavelmente no dia 6 de outubro de 2013, para os candidatos que concorrem às vagas do edital 262/2013, e 29 de setembro de 2013 para aqueles que concorrem às oportunidades do edital 263/2013. As provas serão aplicadas no município de Fortaleza, exclusivamente, no local a ser informado no endereço eletrônico da CCV. Os gabaritos das provas serão divulgados a partir das 16 horas do dia 6 de outubro de 2013. 
 
O concurso será válido por 01 ano, a contar da data da publicação do seu resultado, no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Itapajé - CE prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Itapajé, no estado do Ceará, por meio do Instituto NEO EXITUS, abriu edital n° 001/2013 de concurso público para provimento de 1.980 vagas, sendo 495 imediatas e 1.485 para cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 15.600,00 por carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Controle de Endemias, Agente de Tributos Municipais, Agente Municipal de Transito, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Dentista, Enfermeiro, Enfermeiro – CAPS, Enfermeiro – PSF, Farmacêutico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fisioterapeuta – NASF, Fonoaudiólogo – NASF, Médico - Clínico Geral, Médico - PSF, Médico Psiquiatra - CAPS, Motorista, Nutricionista, Nutricionista – NASF, Operador de Máquinas Pesadas e demais cargos.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 06 de setembro de 2013, por meio dos sites www.neoexitus.com.br ou www.funcepe.org.br.
 
As taxas são de R$ 120,00 para os cargos de nível Superior, R$ 80,00 para os cargos de nível Médio e R$ 60,00 para os cargos de nível Fundamental.

As provas objetivas e a prova discursiva/produção textual terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 29 de setembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados pela organização no dia 20 de setembro de 2013. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados em data a ser determinada no caderno de provas e, na omissão desta, 48 horas após a realização das mesmas.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso UESC (BA)

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na Bahia, disponibilizou o edital n° 156/2013 de concurso público para contratação de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto. O certame oferece 27 vagas nas áreas de Engenharia, Ciência da Computação, Matemática, Estatística, Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia, Geografia, Direito e Filosofia.
 
As inscrições serão realizadas no período de 02 de setembro até as 15h30 de 1º de outubro de 2013, pelo site da UESC www.uesc.br/concurso. A taxa é de R$ 150.
 
O concurso será realizado no Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz e constará de prova escrita, prova didática e prova de títulos. As provas realizar-se-ão em data e local a serem divulgados, oportunamente, por meio da Portaria de Homologação que será disponibilizada no site de inscrições.
 
O prazo de validade do certame é de dois anos, contado a partir da publicação da sua homologação no Diário Oficial do Estado, prorrogável uma única vez, por igual período, a critério da UESC.

Concurso Prefeitura de Sebastião Laranjeiras - BA

A Prefeitura de Sebastião Laranjeiras, no estado da Bahia, republicou o edital de concurso público N° 01/2013, destinado a seleção de candidatos para o preenchimento de vagas no Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal.
 
São distribuídas 156 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.500 por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico – Clínica Geral, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Aux. Técnico de Enfermagem, Aux. Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia, Agente Administrativo, Eletricista, Instrutor de Informática, Motorista Categoria “B”, Motorista Categoria “D”, Aux. de Abast. de Água, Aux. de Serv. Gerais, Gari, Porteiro e Vigilante/Guarda.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 09 de setembro a 09 de outubro de 2013, pelo site www.planejarconcursos.com.br, ou de forma presencial de 09 a 25 de setembro de 2013, no posto de inscrição, localizado na Avenida Tiradentes, 32, Centro - Sebastião Laranjeiras/BA. As taxas variam de R$ 35 a R$ 90, de acordo com o cargo escolhido.
 
De acordo com o edital, todos os candidatos inscritos entre 14 e 22 de junho de 2012, para o concurso público que foi suspenso cautelarmente através do Processo nº 0000519-70.2012.805.0185, de 03 de julho de 2012, estão automaticamente inscrições para o certame regido pelo edital 01/2013.
 
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas no município de Sebastião Laranjeiras, com data prevista para 24 de novembro de 2013, em horário e local a serem definidos e publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Sebastião Laranjeiras, no Quadro de Avisos da Câmara Municipal de Sebastião Laranjeiras e pelo da internet, no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br. Os candidatos também serão avaliados por meio de prova de títulos. 
 
A divulgação dos gabaritos das provas objetivas (preliminar) será no dia 27 de novembro de 2013. 

Concurso Prefeitura de Buritirama - BA

A Prefeitura de Buritirama, no estado da Bahia, publicou edital nº 01/2013 de concurso público para o provimento de cargos em todos os níveis de escolaridade, a ser executado pela Consultte Projetos e Assessoria LTDA. De acordo com o edital, a remuneração pode chegar a R$ 6.095, por jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
No total, a oferta é de 150 vagas, distribuídas entre os cargos de: Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Motorista Auto Leve - Categoria A/B/C, Motorista Auto Pesado - Categoria D/E, Nutricionista, Bibliotecário, Vigia, Professor NI, Professor de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Inglês, Médico (Clínica Médica e Ginecologista), Nutricionista, Enfermeiro, Técnico de Laboratório, Técnico de Radiologia, Vigia, Recepcionista, Mecânico, Operador de Perfuratriz, Operador de Máquinas Pesadas, Engenheiro Sanitarista, Assistente Social, Psicólogo, Auxiliar Administrativo e Educador Social.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, entre os dias 02 e 13 de setembro de 2013, no site da organizadora www.consulteconcursos.com.br. A taxa de participação varia de R$ 40 a R$ 80. 
 
A seleção contará de prova objetiva e prova de títulos, para todos os cargos, além de prova prática apenas para os candidatos que concorrem às vagas de Motorista e Operador de Máquinas Pesadas. As provas serão realizadas no Município de Buritirama / BA e ocorrerá em data, horário e local a serem publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e por meio da internet, no endereço eletrônico www.consulteconcursos.com.br.
 
O resultado do concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Buritirama. 

Concurso Prefeitura de Ferreira Gomes - AP

A Prefeitura de Ferreira Gomes, no estado do Amapá, torna público a aditivação e a retificação nº 02/2013 ao Edital nº 001/2013 do concurso público, que visa o provimento de 304 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimento básico de até R$ 1.965,02, por jornada de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
Motorista Rodoviário, Motorista Marítimo, Merendeira, Servente, Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Agente de Fiscalização Ambiental, Agente de Licenciamento Ambiental, Fiscal de Tributos, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Contabilidade, Técnico em Agropecuária, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Assistente Social, Psicólogo, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Professor, Auxiliar de Disciplina, entre outros cargos detalhados no edital, disponível na íntegra no site www.intelectus-ap.com.br.

Inscrição
A inscrição será recebida no período de 28 de junho a 06 de setembro de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Ferreira Gomes, Av. Hildemar Maia, 281/ com Princesa Isabel. (Ação Social) ou em Macapá na sede da INTELECTUS - Av. Ernestino Borges, 591- Altos – Centro ou por meio do site www.intelectus-ap.com.br e, ainda, nos postos avançados definidos pela Intelectus. A taxa varia de R$ 45 a R$ 65, de acordo com o cargo escolhido.

Seleção e Validade
O concurso constará apenas de prova objetiva, que será aplicada provavelmente nos dias 21 e 22 de setembro de 2013. Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados em até 03 dias de transcorridas as provas e afixados nos principais logradouros do município (Escolas, Câmara municipal e Prefeitura) e no site da Intelectus.

O prazo de validade do concurso público esgotar-se-á em dois anos, a contar da data de publicação do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério administração municipal.

Concurso Prefeitura de Arapiraca - AL 2013

Foram publicados os editais n°s 40 e 41/2013 de concurso público para o preenchimento de cargos na Prefeitura de Arapiraca, no estado de Alagoas. De acordo com os documentos, estão sendo ofertadas 696 vagas para os cargos nas áreas da administração pública, saúde, educação, entre outras. O concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação Apolônio Salles.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais;

- Nível Médio: Assistente Administrativo, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Recreador Infantil, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Eletricidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Fiscal de Trânsito, Técnico em Radiologia e Técnico em Segurança do Trabalho;

- Nível Superior: Acupunturista, Administrador, Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Biólogo, Bioquímico, Contador, Dentista, Cirurgião-Dentista Buco Maxilofacial, Dentista Estomatologista, Dentista Endodontista, Dentista para pacientes com necessidades especiais, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal Municipal, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geógrafo, Geólogo, Gestor de Documentos, Médicos Alergista, Angiologista, Cardiologista, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Dermatologista, Endocrinologista, Fisiatra, Gastroenterologista, Geriatra, Ginecologista, Infectologista, Mastologista, Neurologista (adulto), Neuropediatra, Obstetra, Oftalmologista, Oncologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Pneumologista, Proctologista, Psiquiatra, Radiologista, Reumatologista, Urologista, Nutricionista, Procurador Municipal, Professor de Artes, Professor Educação Infantil (Creche/Pré-escola), Séries Iniciais 1º a 5º, Professores de Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Inglês, Português e Matemática, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Veterinário e Zootecnista.
 
Os vencimentos variam de R$ 678,00 a R$ 5.000,00 em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais, lembrando que o concurso ofertará 5% das vagas para pessoas portadoras de deficiência.
 
Inscrições
As inscrições já estão abertas, obedecendo o calendário que segue de 29 de agosto até 29 de setembro de 2013, por meio do site www.fadurpe.com.br/arapiraca2013 e www.fadurpe.com.br/transito2013. Os interessados que não dispuserem de equipamentos para efetuar a inscrição poderão se dirigir ao Centro de Apoio à Educação Integral II – Museu Zezito Guedes - Praça Luiz Pereira Lima, 82, Centro/Arapiraca-AL, período de inscrição, nos dias úteis, nos horários das 08 h às 12 h e das 13 h às 17 h.
 
As taxas são de R$ 90,00 para os cargos de nível superior, R$ 70,00 para concorrer aos cargos de nível médio e técnico e R$ 50,00 para o cargo de nível fundamental incompleto.

Provas
As provas objetivas serão realizadas no município de Arapiraca provavelmente nos dias 03 e 10 de novembro de 2013, dependendo do cargo pretendido, em horários e locais previamente definidos e informados no Cartão de Inscrição.

O Cartão de Inscrição estará disponibilizado no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/arapiraca2013 a partir de 28 de outubro de 2013, no qual constará a identificação do candidato, cargo, deficiência física, data, local e horário de prova.
 
Validade
O concurso terá validade  dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Brunópolis - SC realiza processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo nº. 003/2013 da Prefeitura de Brunópolis, no estado de Santa Catarina, com a execução técnico-administrativa da Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense (AMPLASC). Há 06 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de ensino alfabetizado e superior.

Os aprovados receberão salários que variam de R$ 714,61 a R$ 2.743,33 por jornada de 40h semanais, de acordo com o cargo.

Cargos
-Nível Alfabetizado: Operador de Máquinas I, II e III e Vigia;
-Nível Superior: Nutricionista e Farmacêutico.

Inscrições e Taxas
As inscrições seguem abertas até o dia 20 de setembro de 2013, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, na Prefeitura Municipal de Brunópolis, localizada na rua Armindo Leobet, nº. 441, centro, Brunópolis. As taxas variam de R$ 20,00 para Vigia, de R$ 30,00 para Operador de Máquinas e de R$ 50,00 para as funções de nível superior.

Provas e Gabaritos
O certame constará de prova objetiva elaborada de acordo com a escolaridade exigida para cada cargo, tendo como disciplinas básicas Português, Matemática, Conhecimentos Específicos, Conhecimentos Gerais, Atualidades e informática. Além dessa avaliação, haverá prova prática para Operador de Máquinas I, II e III.

A prova escrita será realizada na cidade de Brunópolis, na  Escola Municipal Padre Bruno, Rua Jacira Becker, S/N, Distrito Industrial, Brunópolis-SC, em data e horários a serem divulgados.

A prova prática somente será aplicada aos candidatos inscritos para os cargos de Operador de Máquinas I, II e III.  Será aplicada no mesmo dia da prova escrita, com início às 13:30 horas, e será finalizada às 15:30 horas. Os candidatos deverão se apresentar com o cartão numérico entregue pela amplasc no dia da prova escrita, com meia hora de antecedência, na Escola Municipal Padre Bruno, rua Jacir Becker, s/n, distrito industrial, cidade de Brunópolis-SC.

Concurso Prefeitura de Tabatinga - SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Tabatinga, no estado de São Paulo, abriu os editais n°s 01 e 02/2013 de concurso público e processo seletivo, com a intenção de preencher 28 vagas e formar cadastro de reserva nos cargos de ensino superior, fundamental e alfabetizado. Os salários são de até R$ 2.015,59 e o concurso será executado pela EGP - Empresa de Gestão Pública Ltda EPP.

Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Diversos, Coletor de Lixo, Escriturário, Leiturista, Oficial de Pedreiro, Mecânico Senior, Recepcionista, Secretário de Escola, Trabalhador Braçal, Zelador de Bomba de Água, Almoxarife, Assistente Social, Dentista, Diretor De Escola De Ensino Fundamental, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Neurologista, Médico Pediatra, Médico Plantonista, Médico Psiquiatra, Médico Urologista, professor de educação básica I - (PEB I), Professor de Educação Básica II - (PEB II) Artes e Professor Educação Básica II - (PEB II) Educação Física.

Inscrições e Taxas
As inscrições prorrogadas serão realizadas, exclusivamente presenciais, no município Municipal de Tabatinga, sito a Rua Quintino do Vale, 298 – Centro, em Tabatinga/SP, até o dia 06 de setembro de 2013, nos horários entre as 08h00min e 11h30min, e das 13h00min e 16h00min de segunda a sexta feira, excetuando-se feriados e pontos facultativos, observado o horário oficial de Brasília/DF.
As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As Provas Objetivas serão aplicadas na cidade de Tabatinga -SP, as 9 horas do dia 29 de setembro 2013, na Escola Municipal Professora Maria Amélia da Penha Agassi Martinez, situada à Prolongamento da Av. da Saudade Prefeito Santo Marquesi, nº 1371, Bairro Jd. Santa Eliza, Tabatinga-SP.

Validade
O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério do município do Município de Tabatinga, ser prorrogado uma vez, por até igual período.

Fapespa - PA oferta 86 vagas em concurso público

A Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), no estado do Pará, publicou o edital nº 01/2013 de concurso público, com oferta de 86 vagas em todos os níveis de escolaridade, além de objetivar a formação de cadastro reserva. Os salários podem chegar a R$ 2.380,10.
 
As chances são para os cargos de Auxiliar Operacional, Auxiliar de Serviços Operacionais, Motorista, Assistente de Informática, Assistente Administrativo, Técnico em Administração e Finanças nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Psicologia e Serviço Social, Técnico em Gestão de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Estatística, Letras (Habilitação em Língua Francesa e Língua Inglesa) e Técnico em Gestão de Informática.
 
Para realizar as inscrições os interessados devem acessar o site www.paginas.uepa.br/concursos, entre os dias 05 e 29 de setembro de 2013. As taxas são de R$ 40, R$ 50 e R$ 80. 
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, que será aplicada na cidade de Belém, na data provável de 27 de outubro de 2013, além de prova de títulos, apenas para os candidatos aos cargos de nível superior. Os boletins de questões e os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados na internet, no site www.paginas.uepa.br/concursos, em até 48 horas após a realização das provas.
 
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso CECIERJ 2013: Edital e Inscrição

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Fundação CECIERJ, abriu o edital n° 01/2013 de concurso público, destinado ao provimento de cargos de níveis Superior e Médio do Quadro Permanente da CECIERJ. Os vencimentos variam de R$ 1.450,00 a R$ 5.082,00 em carga horária de 30 e 40 horas semanais. A organização do certame está sob a responsabilidade do CEPERJ.

O concurso oferece um total de 183 vagas, sendo 103  vagas para Técnico em EAD/ Divulgação Científica, 65 vagas para Técnico Executivo, todos de nível superior em diferentes áreas, e 15 vagas para os cargos de Assistente Técnico e Assistente Administrativo, de nível médio. Confira a relação dos cargos ao final desta matéria.

Os interessados deverão fazer suas inscrições por meio da internet, no site www.ceperj.rj.gov.br, até o dia 06 de outubro de 2013. As taxas são de R$ 80,00 e R$ 100,00, de acordo com o nível do cargo escolhido.

Para os candidatos que não tiverem possibilidade de acesso à internet será disponibilizado Posto de Inscrição Presencial, que funcionará até o dia 06 de outubro de 2013. O Posto de Inscrição será localizado na Sede da CEPERJ, sito à Avenida Carlos Peixoto, nº 54, Térreo – Botafogo – Rio de Janeiro - RJ e funcionará de segunda-feira a sexta-feira, de 10h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos.
 
As seleção para os cargos será composta pelas etapas de Provas Objetivas e Discursiva, Prova Prática, Avaliação de Títulos e Experiência Profissional, de acordo com o cargo pretendido. A fase de Provas Objetivas e Discursiva tem previsão para acontecer no dia 20 de outubro de 2013, no município do Rio de Janeiro. O gabarito preliminar da Prova Objetiva será divulgado na data prevista de 22 de outubro de 2013.

O concurso terá validade de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogada uma única vez, por igual período, por decisão do Governador.
 
Cargos
Nível Médio: Assistente de Administração, Técnico de Laboratório e Técnico de Apoio à Divulgação Científica
 
Nível Superior: Designer Instrucional, Designer Gráfico, Web Designer, Diretor/Editor de vídeo, Ilustrador, Administrador e Analista de Redes, Analista de Suporte, Acadêmico, Técnico em Divulgação Científica, Revisor, Produtor Gráfico, Museólogo, Astrônomo, Assistente Social, Analista de Pesquisa, Analista de Sistemas e Banco de Dados, Programador, Administrativo, Administrativo-Acadêmico, Contador, Bibliotecário e Advogado

Processo Seletivo Fundasus - MG

A Fundação Saúde do Município de Uberlândia (Fundasus), em Minas Gerais, promove processo seletivo regido pelos editais nº 005 e 006/2013, visando preencher 215 vagas temporárias. De acordo com os editais, a remuneração para os cargos pode chegar a R$ 8.460. 
 
As vagas são para os seguintes cargos: Assistente Social (20 vagas), Enfermeiro (15), Médico (60), Médico Ginecologista (06),  Médico Pediatra (15), Médico Psiquiatra (07), Médico Oftalmologista (02) e Técnico em Enfermagem (90). 
 
As inscrições serão recebidas até 09 de setembro de 2013, pelo site www.uberlandia.mg.gov.br. A seleção será composta de prova objetiva e análise de currículo, em datas que serão divulgadas oportunamente. 
 
Os processos seletivos terão validade por seis meses, podendo ser prorrogados por igual período.

Concurso Universidade Federal Fluminense - UFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF) abriu edital N° 166/2013 de concurso público de provas e títulos para ingresso na Carreira do Magistério Superior, Classe A, Professor Adjunto A, nível 1. São ofertadas 50 vagas para profissionais de nível superior, com vencimentos de até R$ 8.049,77, por carga horária de 40h semanais.

Os Docentes atuarão diretamente nos Departamentos de Arquitetura, Enfermagem Médico-Cirúrgico, Engenharia Elétrica, Engenharia Agrícola e Meio Ambiente, Engenharia Mecânica, Serviço Social, Contabilidade, Economia, Fundamentos Pedagógicos, Cirurgia Geral e Especializada, Materno-Infantil, Medicina Clínica, Ciência da Informação, Comunicação Social, Biologia Marinha, Antropologia, História, Psicologia, Letras Clássicas e Vernáculas, Física, Geometria, Química Inorgânica, Saúde em Sociedade, Geoquímica, Urbanismo, Farmácia e Administração Farmacêutica, Cirurgia Geral e Especializada, Ciências Sociais, Administração e Ciências Contábeis, Direito, Ciências Básicas, Formação Específica, Artes e Estudos Culturais, Ciência da Computação, Ciências Humanas, Administração de Volta Redonda e de Ciências Exatas.

Para fazer parte da disputa, o candidato deve possuir doutorado relacionado à área de atuação e realizar cadastro no Sistema de Gerenciamento de Concursos, disponível no endereço eletrônico sistemas.uff.br. O pedido de inscrição deverá ser realizado das 12 horas do dia 06 de setembro às 24 horas do dia 02 de outubro de 2013, o qual será ainda submetido a julgamento.

A taxa de inscrição tem os seguintes valores:
- R$ 220,00 para o cargo de Professor Adjunto A, em Regime de Trabalho de 40h semanais com Dedicação Exclusiva;
- R$ 150,00 para o cargo de Professor Adjunto A, em Regime de Trabalho de 40h semanais;
- R$ 75,00 para o cargo de Professor Adjunto A, em Regime de Trabalho de 20h semanais.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova escrita e/ou escrita e prática, avaliação curricular e prova didática.

O prazo de validade do concurso é de 1 ano, podendo ser prorrogado por uma única vez por mais 1 ano, com prazo inicial a partir da publicação do edital de homologação no Diário Oficial da União.