Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Falta de 'hormônio feminino' reduz desejo sexual de homem, diz estudo

obesidade (Foto: TV Globo)
Foto: TV Globo
Falta de estrogênio promove o aumento da cintura e a diminuição do desejo
sexual no homem, segundo estudo feito no Hospital Geral de Massachusetts
Baixo nível de estrogênio leva a aumento da cintura e diminuição de libido. Antes, só a falta de testosterona era responsabilizada por falta de desejo
 
Muitos homens de meia idade observam a cintura aumentar e o desejo sexual diminuir, sintomas que um novo estudo publicado nesta quarta-feira (11) sugere que pode ser vinculado à deficiência de um hormônio normalmente relacionado às mulheres.
 
Anteriormente, uma queda na produção de testosterona poderia ter sido considerada culpada, mas cientistas afirmaram na nova pesquisa que um declínio no estrogênio pode ser parte do problema.
 
"Este estudo estabelece níveis de testosterona segundo os quais várias funções fisiológicas começam a ficar prejudicadas, o que pode ajudar a fornecer uma base para determinar quais homens deveriam ser tratados com suplementos de testosterona", disse Joel Finkelstein, do Hospital Geral de Massachusetts.
 
Mas ele disse que "a maior surpresa foi que alguns dos sintomas rotineiramente atribuídos à deficiência de testosterona são na verdade parcialmente ou quase exclusivamente causados pelo declínio do estrogênio", disse Finkelstein.
 
Tradicionalmente, um diagnóstico de hipogonadismo masculino - uma queda nos hormônios reprodutivos aguda o suficiente para provocar efeitos físicos - se baseava exclusivamente em uma medição dos níveis de testosterona.
 
Estes diagnósticos aumentaram dramaticamente nos últimos anos, levando a cinco vezes mais prescrições de testosterona no ano 2000 em comparação com 1993.
 
Os médicos entendem pouco sobre os níveis exatos de testosterona necessários para sustentar o desejo sexual. A produção de testosterona também tem um impacto direto nos níveis de estrogênio nos homens, já que uma parte do hormônio masculino sempre é transformado em estrogênio.
 
Isto torna difícil saber qual o hormônio necessário e em que quantidade para contrabalançar os sintomas que aparecem em homens mais velhos.
 
Experimento
Para descobrir, os cientistas suprimiram toda a produção de hormônio natural entre mais de 300 homens com idades entre os 20 e os 50 anos. A metade dos indivíduos tomou uma dose diária de um gel de testosterona ou um placebo por 16 semanas. A outra metade recebeu este gel além de um remédio que inibe a conversão de testosterona em estrogênio.
 
Os resultados do estudo sugerem que a testosterona regula a massa magra e a força muscular, enquanto o estrogênio influencia o acúmulo de gordura corporal.
 
A função sexual sofreu o efeito dos dois hormônios: a falta de estrogênio reduziu o desejo, enquanto o nível baixo de testosterona impediu a ereção. Segundo Finkelstein, mais estudos são necessários para confirmar se as descobertas deste estudo controlado valem para flutuações hormonais naturais.

G1

Amostras grátis de creme vaginal estão sendo recolhidas por empresa

Lote 28806 medicamento Ovestrion deve ser devolvido. (Foto: Schering-Plough/Divulgação)
Foto: Schering-Plough/Divulgação
Lote 28806 medicamento Ovestrion deve ser devolvido
Consumidores devem devolver lote 28806 do medicamento Ovestrion. Lotes distribuídos em outros países conferiam risco de infecção vaginal
 
A indústria farmacêutica Schering-Plough determinou o recall, em todo o Brasil, das amostras grátis do lote 28806 do medicamento Ovestrion.

O creme vaginal, indicado para tratamento de atrofia do trato urogenital inferior, é produzido no Brasil e distribuído tanto no país quanto na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá e Venezuela.

A suspensão ocorreu porque, em dois lotes do produto distribuídos para o México, foram detectados fungos e leveduras nos testes de importação.
 
Segundo a farmacêutica, caso um produto de um desses lotes fosse utilizado, ele poderia levar a infecção vaginal ou vaginite.

“A Schering-Plough recomenda que o paciente interrompa imediatamente o uso do produto quando pertencente ao lote mencionado acima, consultando seu médico sobre a continuidade do tratamento”, afirmou a farmacêutica, em nota.
 
Pacientes que tiverem o medicamento do lote 28806 devem ligar para o número 0800 701 43 25 para obter mais detalhes sobre o processo de devolução.
 
G1

Droga para câncer de mama pode ser 1ª usada antes de cirurgia de remoção

Perjeta (Foto: Roche/AP)
Perjeta já é aprovado para tratar pacientes com tipo de câncer
 agressivo, com metástase
Agência FDA está analisando Perjeta e tomará decisão em 31 de outubro. Medicamento já é aprovado para tratar subtipo agressivo, com metástase.
 
A agência americana Food and Drug Administration (FDA), que regula medicamentos e alimentos nos EUA, emitiu um comentário favorável sobre uma nova droga contra o câncer de mama produzida pela farmacêutica suíça Roche. Se aprovado, o remédio Perjeta (cujo princípio ativo é o anticorpo pertuzumabe) pode se tornar em breve a primeira opção para tratar a doença ainda em estágio inicial, antes da cirurgia para remoção do tumor, destacou a agência Associated Press (AP) nesta quarta-feira (11).
 
Segundo os cientistas da FDA, que publicaram um parecer na internet, as mulheres analisadas que receberam o Perjeta como tratamento inicial para o câncer de mama se mostraram mais propensas a estar livres da doença no momento da operação, em relação às voluntárias que receberam combinações de drogas mais antigas, como o Herceptin, também da Roche.
 
Embora os resultados venham de testes ainda em estágio intermediário, os cientistas da FDA recomendaram que seu processo de aprovação seja acelerado. Isso porque o produto se enquadra na categoria de medicamento inovador indicado para tratar doenças com risco de vida – como câncer, HIV e outras enfermidades letais.
 
O Perjeta foi aprovado pela primeira vez há cerca de seis meses para tratar pacientes com um subtipo de câncer de mama que tenha sofrido metástase, ou seja, se espalhado para outras partes do corpo. Agora, a empresa de biotecnologia Genentech – comprada pela Roche em 2009 e responsável por desenvolver o medicamento – espera que a droga seja aprovada para uso em fases mais precoces do câncer, logo após o diagnóstico.
 
Atualmente, o uso de remédios contra o câncer antes da cirurgia ainda é experimental, mas muitos médicos acreditam que isso ajude a encolher os nódulos, tornando-os mais fáceis de remover. No caso de um câncer de mama, esse processo poderia permitir que as mulheres mantivessem seus seios, em vez de tê-los totalmente retirados.
 
Câncer de mama (Foto: Reprodução Globo News)
Células de câncer de mama vistas no microscópio
Painel e decisão final
Nesta quinta-feira (12), a FDA pediu a criação de um painel independente de especialistas em câncer para avaliar se os benefícios do Perjeta superam seus riscos no tratamento em estágio inicial. O grupo deverá analisar um estudo com 417 mulheres feito pela Genentech e ver se o medicamento é capaz de aumentar a sobrevida das pacientes.
 
No dia 31 de outubro, a FDA então tomará sua decisão, que não será obrigatoriamente a mesma dos painel, mas muitas vezes segue essa linha, como visto em outros casos. Se a agência aprovar o Perjeta, outros laboratórios poderão estudar drogas contra o câncer para uso em fase inicial.
A FDA reforça, porém, que as pesquisas da Genentech ainda são preliminares e deverão ser confirmadas em trabalhos futuros. Também deverão ser avaliados fatores como reincidência do câncer e sobrevida final das mulheres.
 
Em 2011, a agência retirou do mercado o Avastin, outra droga da Genentech contra o câncer de mama. Isso porque as promessas do medicamento não se confirmaram em pesquisas posteriores, e a FDA concluiu que o remédio não ajudava as mulheres a viver mais tempo, e seus benefícios não compensavam os perigosos efeitos colaterais. Hoje, o Avastin continua aprovado para tratar câncer colorretal e outros tipos de tumores.
 
Câncer de mama no mundo
O câncer de mama é o tipo mais comum e letal entre o sexo feminino no mundo, com cerca de 1 milhão de novos casos por ano. Nos EUA, essa é a segunda forma mais letal de câncer entre as mulheres (atrás apenas do de pulmão), e deve matar mais de 39 mil pacientes este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (NCI, na sigla em inglês) do país.
 
No Brasil, o câncer de mama é a primeira causa de mortes de mulheres por tumor. Entre os óbitos por doenças em geral no sexo feminino, perde apenas para os problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
 
Em 2012, foram registrados 52,6 mil novos casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Por região, o Sudeste lidera o ranking (29.360), seguido do Sul (9.350), Nordeste (8.970), Centro-Oeste (3.470) e Norte (1.530).
 
A sobrevida média das pacientes após cinco anos do diagnóstico é de 61%. Se detectada precocemente, a doença pode ser tratada e as chances de sobrevivência são grandes.
 
Em relação às mortes pela doença, o dado mais recente que o Inca tem é de 2010, registrado no banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), com 12.705 óbitos de mulheres e 147 de homens somente na rede pública. No sexo feminino, atrás desse tipo de tumor, em número de diagnósticos, aparece o de colo do útero, com 17.540 novos casos estimados em 2012.

G1

Bebê nasce com 450 gramas e sobrevive a sangramento nos pulmões

Britânica sofreu de pré-eclampsia, mas desejou dar continuidade à gravidez
 
Com 24 semanas de gestação, Gemma Haskey, de Nottinghamshire, na Inglaterra, deu à luz ao pequeno Finley, que veio ao mundo com apenas 450 gramas e teve um sangramento nos pulmões. Apesar de ter nascido com 10% de chances de sobrevivência, o bebê melhorou e, cinco meses depois, teve alta do hospital. As informações são do site Daily Mail deste domingo (8).
 
Segundo a publicação, durante a gravidez, Gemma sofreu com fortes dores de cabeça, além de pressão alta. Durante uma consulta, ela foi diagnosticada com pré-eclâmpsia (pressão alta durante a gravidez). Na ocasião, os médicos deram a britânica a opção de abortar. Segundo os médicos, se ela continuasse com a gestação, o bebê poderia nascer com uma lesão cerebral.
 
Em um dos exames foi detectado que Finley se encontrava saudável. Com isso, Gemma resolveu dar continuidade com a gravidez. No entanto, um dia depois da notícia, a saúde da mãe havia piorado e os médicos não tiveram outra escolha a não ser adiantar o parto.
 
A  equipe médica avisou que o bebê teria apenas 10% de chances de sobrevivência. Após o nascimento, mãe e filho foram levados imediatamente à UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Neste momento, o pequeno Finley sofreu um sangramento nos pulmões e tinha apenas 24 horas de vida.
 
Para a surpresa de muitos, os médicos conseguiram parar o sangramento. Após 16 dias, o bebê foi transferido para o Centro Médico de Nottingham, na Inglaterra, para continuar o tratamento e receber nutrientes adequados.

Agora, com cinco meses, Finley recebeu alta e e já está em casa com a família.   

— Ser mãe não era uma boa ideia quando tudo aconteceu. Mas agora, posso dizer que ele é um pequeno milagre para nós.
 
R7

Johnson & Johnson faz recall de remédio de esquizofrenia por mofo

Segundo o porta-voz da empresa, o risco para pacientes é considerado baixo
 
A Johnson & Johnson está fazendo o recall voluntário de um lote do medicamento Risperdal Consta, usado contra esquizofrenia, após a descoberta de mofo durante um processo de teste rotineiro, no mais recente de uma sequência de recalls nos últimos dois anos, disse uma porta-voz da empresa.
 
O Risperdal Consta é fabricado pela Janssen Pharmaceuticals, uma unidade da Johnson & Johnson. A empresa está fazendo o recall do medicamento de vendedores, distribuidores, farmácias e provedores de serviços de saúde.
 
A droga é uma versão de ação prolongada do antipsicótico Risperdal da empresa, sendo usado para tratar transtorno bipolar e esquizofrenia. É injetado, diferente do Risperdal comum, que é uma pílula.
 
"Estimamos que menos do que 5 mil doses continuam no mercado considerando nossos níveis de estoque e o uso deste produto", disse a porta-voz da empresa Robyn Reed Frenze em um email à Reuters. Um único lote de Risperdal Consta contém cerca de 70 mil doses.
 
Frenze disse ainda que o risco para pacientes é considerado baixo, e que "não há tendências de efeitos adversos de infecção associadas a este lote".
 
A porta-voz complementou que o medicamento é administrado em pacientes apenas por profissionais da saúde, "e que é importante que os pacientes continuem com seus tratamentos".
 
Nos últimos dois anos a J&J realizou recall de medicamentos, lentes de contato, dispositivos para coração e cartuchos para bombas de insulina.

Reuters

Ficar muito tempo em pé pode causar problemas nas pernas e na coluna, alerta especialista

Segundo o especialista, as pessoas sedentárias costumam ter
 os problemas agravados
Principais ocorrências são artrose, complicações circulatórias e alterações na postura
 
Passar horas em pé pode causar problemas nas pernas e na coluna, alerta o diretor regional da ABRC (Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna), Giuliano Martins.
 
— Os maiores problemas são os circulatórios (nos membros inferiores), além de lombalgias (dor na região lombar da coluna), alterações posturais, artrose (desgaste das articulações), porém tudo depende do estilo de vida da pessoa.
 
Segundo o especialista, as pessoas sedentárias costumam ter os problemas agravados, já que há um "aumento no esforço físico e essas pessoas geralmente possuem má postura.
 
Porém os efeitos podem diminuir com ginástica laboral que colabora principalmente na prevenção de DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) ou LER (lesões por esforços repetitivos) cujos sintomas chegam a dores recorrentes, sensação de cansaço persistente e distúrbios do sono.
 
Segundo Martins, a responsabilidade não é só do funcionário.
 
— A empresa deve providenciar um laudo ergonômico para identificar possíveis condições irregulares e ajustá-las. No lazer e em casa devemos cuidar da postura e praticar sempre atividade física. No caso, quando se sente dor é sempre fundamental procurar a ajuda de um profissional da saúde para se obter a melhor orientação. Frequentemente os tratamentos são feitos à base de fisioterapia e medicamente e, muito raramente, com cirurgia.

R7

Mulher diz que foi violentada com aparelho de ultrassom e processa hospital

Ultrassom transvaginal é feito com a introdução de uma sonda
 coberta com preservativo e gel lubrificante na vagina
Durante o exame, Marianne revela que sofreu ferimentos na vagina e no colo de útero
 
Após se submeter a um ultrassom transvaginal, Marianne Keith, de 52 anos, processou um hospital de Illinois, nos Estados Unidos, alegando que foi violentada.  Durante o exame, a paciente diz que sofreu abuso físico brutal, o que a deixou com ferimentos internos e pesadelos recorrentes. As informações são do site Huffington Post, nesta quinta-feira (12).
 
Marianne sentiu dores abdominais e resolveu ir ao hospital Condel Center para descobrir a causa. Na consulta, o especialista recomendou que ela fizesse o ultrassom transvaginal. Segundo a mulher, o técnico que realizava o exame usou o aparelho de forma inadequada, machucando a vagina e colo do útero.
 
— Parecia que eu estava sendo estuprada. É como se alguém estivesse me machucando intencionalmente.
 
Além das dores, Marianne sofre de transtorno de estresse pós-traumático, quadro desenvolvido após o ultrassom.
 
— Tenho pesadelos com isso e morro de medo de ter que passar por esse procedimento novamente.
O advogado do hospital disse que não comentaria nada sobre esse processo.
 
Ultrassom Transvaginal
O ultrassom transvaginal é um exame de imagem que permite investigar o aparelho reprodutor da mulher (útero, ovários e trompas). O procedimento é feito com a introdução de uma sonda coberta com preservativo e gel lubrificante na vagina. Pode ser usado para detectar endometriose, cistos no ovário e câncer. Além disso, ajuda a verificar, também, os batimentos cardíacos do feto nas primeiras semanas da gestação.
 
Nos últimos anos, várias notícias mostraram que alguns Estados americanos (Arizona, Mississippi, Louisiana e Texas) iniciaram debates sobre este assunto e, até mesmo, aprovaram leis obrigando as mulheres a se submeterem a esse procedimento antes de começar um aborto.
 
R7

Obesidade pode aumentar chances de enxaqueca, diz estudo

enxaqueca.jpgPessoas com IMC acima de 30 kg/m² são 80% mais propensas ao problema´
 
A enxaqueca episódica - o tipo mais comum da doença - ocorre durante 14 dias ou menos por mês, enquanto as enxaquecas crônicas se caracterizam por uma dor que dura pelo menos 15 dias por mês. Existem alguns gatilhos para o surgimento da enxaqueca, como alimentação e falta ou excesso de sono. Agora, pesquisadores da Johns Hopkins University School of Medicine (EUA) descobriram que pessoas com obesidade podem estar em maior risco para enxaqueca episódica. O estudo foi publicado dia 11 de setembro a revista Neurology.

O trabalho acompanhou mais de 3.862 adultos que responderam questionários para o National Comorbidity Survey Replication, nos Estados Unidos. Eles foram divididos por índices de massa corporal (IMC), sendo classificados como baixo peso (IMC menor que 18,5 kg/m2), normal (entre 18,5 e 24,9 kg/m2), sobrepeso (entre 25 e 29,9 kg/m2) ou obesidade (acima de 30 kg/m2). Um total de 188 participantes preencheram os critérios para enxaqueca episódica. Aqueles com um IMC alto eram 81% mais propensos a ter enxaqueca do que aqueles com um IMC mais baixo. Isso foi particularmente mais acentuado em mulheres brancas e em participantes com idade inferior a 50 anos.

Os autores explicam que o estudo é transversal, ou seja, não prova que a obesidade causa enxaqueca episódica. No entanto, eles demonstram que as pessoas com obesidade têm um risco aumentado de ter o problema. Eles ressaltaram, no entanto, que ainda não se sabe o que veio primeiro - a obesidade ou a enxaqueca. Eles afirmam que uma pessoa com enxaqueca pode começar a tomar medicamentos que estão associados ao ganho de peso, como aqueles a base de amitriptilina ou ácido valpróico. Ou então a obesidade por si pode ser um fator de risco importante para o surgimento de enxaqueca.

Evite seis hábitos para prevenir a enxaqueca
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca e, dentre esses, 75% são mulheres. "Muitas podem ser as causas da enxaqueca, desde problemas tensionais, normalmente associados ao estresse, até resultantes de tumores, aneurismas, medicamentos fortes e até ressaca", ensina a especialista. Quem sofre com a dor insuportável sabe o quanto é difícil ficar simplesmente esperando que ela passe. Mas, para além dos vários tratamentos para o problema, existem alguns hábitos que quem quer se livrar de vez da enxaqueca, deve abandonar.
 
Confira a lista abaixo:
 
mulher tomando comprimidos - Foto Getty ImagesAbuso de analgésicos
Quem abusa de analgésicos para se livrar da dor, ou seja, toma mais de um comprimido por semana corre o risco de alimentar a própria dor. "O analgésico bloqueia todos os mecanismos de defesa natural para combate da dor de cabeça. O uso prolongado e indiscriminado desse tipo de medicamento faz com que o corpo fique dependente do medicamento", explica a neurologista Claudia Klein, especialista do Minha Vida.

Em outras palavras, o organismo fica viciado a tal ponto que passa a "produzir" a dor para que o analgésico precise agir. Além disso, o analgésico também impede a produção de serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento, agravando a dor depois de certo tempo. "Muitas pessoas costumam tomar o analgésico ao menor sinal de dor e, assim, esquecem de tratar o problema. É preciso buscar tratamentos reais com medicação indicada o médico especialista", aconselha Claudia Klein.  
                   
grãos de café, chocolate e canela em pau - Foto Getty ImagesMá alimentação
De acordo com a neurologista, alguns alimentos devem ser evitados por quem sofre de enxaqueca, como, por exemplo, o aspartame, condimentados, leite e derivados, alimentos cítricos, chocolate e café. "Esses alimentos contêm substâncias que interagem com a bioquímica cerebral do organismo, alterando a ação de determinadas enzimas e diminuindo a quantidade de serotonina, hormônio ligado à enxaqueca", explica Claudia Klein. Além disso, a especialista afirma que pior do que o consumo desses alimentos, é ficar em jejum por tempo prolongado - mais de 4 horas sem comer - ou ter uma alimentação baseada em frituras e doces, por isso, ter um cardápio equilibrado e controlado é uma ótima medida preventiva.  
 
mulher fumando - Foto Getty ImagesTabagismo
Que fumar é uma bomba para o organismo, todo mundo já sabe. A novidade é que, além de todos os males, a nicotina ainda é associada à alteração da circulação sanguínea e enrijecimento dos vasos sanguíneos, o que, segunda a neurologista Claudia Klein, também pode acabar provocando a enxaqueca. Além disso, um recente estudo norueguês publicado pela revista médica Neurology avaliou seis mil estudantes e descobriu que o tabagismo, associado ao sobrepeso e ao sedentarismo, triplica as chances de jovens desenvolverem enxaqueca. Os autores disseram não ter ficado claro se esses fatores do estilo de vida provocam a cefaleia ou se eles agem mais como desencadeadores em jovens já vulneráveis. Pelo sim, pelo não, é melhor prevenir e ficar longe do cigarro.  
 
homem dormindo no sofá - Foto Getty ImagesSer sedentário
Um dos grandes males da população, o sedentarismo afeta em muitos aspectos a qualidade de vida. Além de contribuir para o surgimento de obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos, o sedentarismo é uma porta aberta para a enxaqueca.

Uma pesquisa conduzida na Suécia demonstrou que pessoas que se envolvem em um programa de atividades aeróbicas apresentam queda significativa na frequência e intensidade das dores de cabeça crônicas e enxaqueca. O programa de treinamento aplicado na pesquisa consistia em treino de 40 minutos de bicicleta ergométrica praticada três vezes por semana.

"A pessoa que sofre de enxaqueca já tem uma produção baixa de serotonina, e os exercícios físicos estimulam a produção desse hormônio. Se a pessoa não fizer nenhum tipo de atividade que compense essa baixa, vai ser difícil reverter o quadro", explica a neurologista Claudia Klein. 
 
caneca de cerveja - Foto Getty ImagesConsumir álcool
Como a enxaqueca é um problema de origem vascular, cuja dor é provocada pela contração e dilatação dos vasos sanguíneos, o consumo de bebidas alcoólicas pode ser uma opção ruim para quem lida com o problema. A especialista Claudia Klein explica: "As bebidas alcoólicas quando ingeridas em excesso provocam dilatação dos vasos do corpo e do cérebro, o que acaba acentuando o incômodo da enxaqueca." 
 
homem gritando ao telefone - Foto Getty ImagesSe render ao estresse
Tudo o que gera estresse e desequilíbrio para o organismo pode agravar a enxaqueca de quem já tem predisposição. Trabalho em excesso, ficar sem comer por muito tempo, nervosismo, insônia ou dormir pouco, chateação e outros problemas emocionais podem ser uma porta aberta para a dor incômoda. Quem sofre com os dramas do estresse, deve procurar tratamento. Buscar métodos, como massagem e acupuntura, e dar mais valor ao momentos de lazer e relaxamento são atitudes importantes. "A acupuntura é bem eficiente, pois provoca microestímulos que ajudam o corpo a recuperar o equilíbrio de forma natural", garante a neurologista Claudia Klein. 
 
Minha Vida

Hipertensão: nem todo paciente precisa usar medicamentos

remédio cartela (2).jpgMaus hábitos ou falta de aderência ao tratamento podem piorar quadro da doença
 
A definição de uma estratégia terapêutica para a hipertensão arterial deve levar em conta não apenas os níveis da pressão arterial (PA), mas todos os demais fatores de risco, como sedentarismo, obesidade, estresse e eventuais lesões provocadas pela hipertensão em órgãos nobres do nosso corpo - cérebro, coração e rins, por exemplo.
 
Há, portanto, um equívoco em indicar o início do tratamento com medicamentos levando-se em conta apenas os valores da pressão arterial. É possível, por exemplo, encontrarmos hipertensos com pequenas elevações da PA e um risco cardiovascular alto ou muito alto, a depender dos fatores de risco e danos associados. É importante que o paciente seja conhecido em todo o contexto da sua doença.
 
A hipertensão pode ser tratada com as chamadas mudanças no estilo de vida (dieta saudável, exercícios físicos, obtenção e manutenção do peso ideal) e com medicamentos. Todos os pacientes hipertensos devem ser orientados a adotar um estilo de vida saudável. Mas a verdade, infelizmente, é que a maioria não adota essas mudanças em suas vidas - e esse é um dos motivos pelos quais boa parte dos hipertensos também necessita de medicamentos para controlar adequadamente a pressão arterial.
 
O importante é que pressão seja mantida dentro dos valores normais. Como a hipertensão é uma doença crônica, a maior parte dos pacientes deverá tomar a medicação por toda a vida, mas é importante dizer que quando existe o cuidado com a dieta, a redução no peso e o exercício praticado regularmente, há a possibilidade de utilizarmos menores quantidades de medicamentos. É importante ressaltar que não é esperado que o tratamento da hipertensão provoque reduções exageradas na PA. Se isso acontecer é necessário reavaliar a dose dos medicamentos.
 
Conheça os medicamentos para hipertensão
Existem diferentes classes de drogas para reduzir a PA, que agem em mecanismos distintos. O tratamento da hipertensão deve ser individualizado. A depender do perfil do paciente hipertenso, algumas classes podem ser mais adequadas que outras. Também é importante ressaltar que muitas vezes se faz necessário associar classes de medicações com mecanismos distintos, pois essa estratégia possibilita uma maior efetividade no controle da pressão arterial e na proteção cardiovascular.
 
Entre os medicamentos usados para controlar a PA estão:
  • Inibidor da enzima conversora da angiotensina: eles impedem a angiotensina I de se converter em angiotensina II, essa última responsável pelo aumento da pressão arterial.
  • Antagonistas dos receptores da angiotensina (ARA): bloqueia a ação da angiotensina II em um dos receptores que ale atua.
  • Betabloqueadores: agem no sistema nervoso simpático, que tem como uma das funções reagir ao estresse.
  • Diuréticos: aumentam a excreção de água e sódio do organismo e também tem ação vasodilatadora, reduzindo a pressão sanguínea.
  • Antagonistas de cálcio: eles bloqueiam a ação do canal de cálcio com consequente dilatação das artérias.
Poderei fazer exercícios se tomar o medicamento?
A atividade física é altamente eficaz para ajudar no controle da pressão arterial, além de reduzir em muito o risco de doutras doenças cardiovasculares. Deve ser estimulado sempre. No paciente hipertenso ou portadores de outras doenças crônico-degenerativas, devemos ter o cuidado de avaliar se, naquele momento, o exercício deve ser iniciado ou se há a necessidade de algum cuidado prévio para que a atividade física seja realizada com segurança. Por exemplo, em alguns casos é necessário primeiro controlar a PA, para depois iniciar um programa de exercícios.
 
Riscos do uso inadequado
Esse é um dos grandes problemas no tratamento da hipertensão. A falta de adesão ao tratamento e o conceito errôneo de que uma vez que a pressão arterial esteja controlada, a medicação pode ser suspensa. Um paciente hipertenso que suspende a sua medicação está sujeito aos riscos de uma elevação súbita da pressão em algumas situações, como no estresse, além dos riscos crônicos que os níveis pressóricos elevados provocam (AVC, Infarto Agudo do Miocárdio, Doença Renal Crônica e Insuficiência Cardíaca).
 
Minha Vida

Resistência à insulina pode levar à síndrome metabólica

Entenda como o corpo desenvolve o problema e quais as principais causas
 
A resistência insulínica é uma situação que acontece quando as células do nosso corpo respondem cada vez menos à presença de insulina. Para entendermos um pouco melhor, é preciso explicar que a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas em resposta à presença de glicose (açúcar) na corrente sanguínea.
 
As células beta-pancreáticas, que são as responsáveis pela fabricação de insulina, apresentam uma espécie de "sensor" que reconhecem os níveis de glicose do sangue.
 
Acima de determinado nível, liberam a insulina produzida. A insulina ao cair na corrente sanguínea vai desempenhar então seu papel: irá até as células do nosso organismo e vai então sinalizar para que esta célula absorva a glicose que está na corrente sanguínea. Uma vez dentro da célula a glicose poderá ser estocada ou usada como fonte de energia.
 
A resistência à insulina acontece quando as células do nosso corpo passam a precisar de cada vez mais insulina para absorverem a glicose do sangue. Ou seja, por exemplo, se antes a célula reconhecia uma insulina e absorvia cinco glicoses, ela vai passar a precisar de duas insulinas para absorver as mesmas 5 glicoses de antes.
 
O problema desse processo todo é que acontece uma sobrecarga nas células beta-pancreáticas, que muitas vezes não conseguem produzir esta quantidade de insulina a mais que o corpo está precisando: é aí geralmente que surge o diabetes tipo 2 do adulto.
 
Mas qual é a causa da resistência insulínica? Sabe-se até o presente momento que existe uma contribuição importante da genética para o desenvolvimento de resistência insulínica.
 
De alguma forma em certas pessoas, as células estariam programadas para, com o passar dos anos, se tornarem mais resistentes e precisarem de cada vez mais insulina. No entanto, certos hábitos de vida contribuem para que a resistência insulínica piore em quem tem tendência ou apareça naqueles que não tem a genética para ela. São eles: obesidade e sedentarismo.
 
A obesidade é, segundo muitos especialistas, a maior causa de resistência insulínica, principalmente a obesidade abdominal. Aqui é importante o papel da célula do nosso organismo que tem função de estocar gordura: o adipócito. Quando o adipócito está com grande quantidade de gordura no seu interior, ele passa a produzir várias substâncias inflamatórias que vão, no final, gerar mais resistência à insulina e aumentar o risco de desenvolver aterosclerose, pressão alta e elevação dos níveis de colesterol no sangue.
 
O sedentarismo é também um importante contribuinte para a resistência insulínica. É importante entender que as células musculares são grandes utilizadoras da glicose no sangue e que quando fazemos exercícios estas células absorvem a glicose muitas vezes até sem precisar de insulina.
 
Quando o músculo fica em repouso, ele precisa de uma quantidade menor de glicose e passa a depender da insulina para absorvê-la. Com menos atividade física, gera-se um ciclo vicioso que vai fazer com que a célula muscular precise cada vez mais de insulina.
 
A maior parte dos pacientes com diabetes tipo 2 são resistentes à insulina, principalmente porque já apresentavam algum grau de resistência que foi piorando com o passar dos anos. No entanto, muitos pacientes diabéticos por continuarem com os mesmos hábitos de vida após o diagnóstico, alimentação rica em carboidratos e gorduras, ganho de peso e sedentarismo acabam entrando em um ciclo vicioso de cada vez mais resistência insulínica e mais ganho de peso.
 
Além disso, a resistência insulínica é uma das principais causas da síndrome metabólica. A síndrome metabólica é uma combinação de vários fatores, que juntos que vão determinar o aumento de risco de problemas cardiovasculares em uma pessoa. Fazem parte desta síndrome: o aumento dos níveis de colesterol ruim e triglicérides, elevação da pressão arterial, diabetes e aumento da obesidade abdominal.
 
Para diagnosticar a resistência insulínica é importante uma avaliação médica com exame físico além, da dosagem de glicose e insulina no sangue. Quanto mais cedo for identificada, maiores são as chances de combatê-la com bons hábitos alimentares, controle de peso e prática de exercícios.
 
Minha Vida

Batalha judicial atrasa início dos trabalhos de médicos estrangeiros no País

Agência Brasil
Médicos participam do módulo de acolhimento e avaliação
 após a chegada ao País
Diante da negativa dos conselhos regionais em conceder o registro, o governo estuda a emissão de um parecer para garantir o início dos trabalhos
 
O atraso de uma semana no início dos trabalhos dos médicos estrangeiros que participam do programa Mais Médicos se deve a uma batalha jurídica travada entre o governo e entidades representantes da classe médica. Os conselhos regionais têm se negado a dar o registro para que os profissionais atuem no Brasil, sem que passem pelo processo de validação do diploma.       
                   
O cronograma previa o início dos trabalhos dos estrangeiros na próxima segunda-feira (16). No entanto, o governo já admitiu que o atendimento só deve acontecer a partir do dia 23 de setembro.
 
Apesar de ter conseguido derrubar na Justiça pelo menos 12 pedidos de liminares que desobrigavam os conselhos regionais a fornecerem o registro, o governo tem enfrentado dificuldades em vencer a burocracia imposta por esses órgãos.
 
Diante disso, a Advocacia -Geral da União (AGU) está estudando a emissão de um parecer com o objetivo de garantir o processo de registro. Os termos do documento ainda não estão definidos.
 
Por enquanto, a AGU trava a batalha na Justiça contra 64 ações relacionadas ao programa Mais Médicos. Nessa, lista estão 29 mandados de segurança individuais, 27 ações civis públicas, uma ação popular, três mandados de segurança apresentados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de dois mandados de segurança e duas Ações Direitas de Inconstitucionalidade (Adins) apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Entre os 682 médicos estrangeiros, 400 são cubanos. Os demais são médicos formados no exterior, sendo 116 brasileiros. Eles chegaram ao Brasil no final de agosto e há três semanas passam por uma fase de acolhimento e treinamento, que inclui conhecimento da língua portuguesa.
 
A proficiência na língua portuguesa é um dos quesitos exigidos para o registro. O treinamento está sendo realizado simultaneamente em oito capitais.
           
Critérios
Nas ações judiciais dos conselhos regionais de medicina, a argumentação é que a medida provisória que regulamenta o programa fere as legislações que dão a essas entidades o poder de fiscalizar o exercício da medicina. Para eles, todos os registros só podem ser concedidos quando os profissionais apresentarem revalidação de diploma e certificado de proficiência em língua portuguesa.
 
Os registros provisórios para a atuação de médicos, caso que o Ministério da Saúde deseja enquadrar os participantes do Mais Médicos, só podem ser dados, de acordo com o Conselho Federal de Medicina, em duas circunstâncias: em cumprimento a decisões judiciais ou para médicos estrangeiros em formação (em residência médica), que só podem trabalhar em unidades hospitalares ligadas a instituições de ensino superior.
 
O CFM disse, em nota divulgada no dia 28 de agosto (último pronunciamento do conselho sobre o tema), que os conselhos cumprirão a legislação, mas sem “abandonar a busca do convencimento dos parlamentares durante o processo de discussão da medida provisória”.
         
Operação
Para garantir que os médicos estejam prontos para dar início ao trabalho no dia 23, o governo já acionou a Força Aérea Brasileira (FAB). No fim de semana que antecede o início dos trabalhos, os médicos serão levados para mais de 700 municípios mais distantes dos centros urbanos.
 
A operação ainda está sendo montada e se assemelha à ação que geralmente ocorre nas eleições com o objetivo de distribuir e recolher as urnas eletrônicas utilizadas na votação. Em muitos locais, principalmente na Região Amazônica, a única forma de acesso é por meio de aviões ou de barcos.
 
Último Segundo

Prefeitura de Ourinhos - SP divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ourinhos, no estado de São Paulo, através da empresa OM Consultoria, disponibilizou o edital 04/2013 de processo seletivo para contratação temporária a empregos públicos de médico clínico geral, médico endocrinologista, médico ginecologista, médico infectologista (saedi), médico pediatra e médico psiquiatra. São providas 36 vagas, com salário de R$ 80,00 por hora médica.

Os interessados deverão fazer suas inscrições, pela  internet, através do endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br, até às 23h59min59seg do dia 25 de setembro de 2013 - horário de Brasília. A taxa é de R$ 17,40.

A data, horário e local das provas serão divulgados pelo Diário Oficial do Município de Ourinhos imprensa escrita, com pelo menos, 5 (cinco) dias de antecedência.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Salesópolis -SP

A Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis, no estado de São Paulo, publicou o anúncio de concurso público pelo edital nº 001/2013, para contratação de 05 profissionais de nível superior nos cargos de Professor de Educação Especial e Nutricionista. A remuneração pode chegar a R$ 1.800, por jornada de 20 ou 30 horas semanais. 
 
As inscrições deverão ser efetuadas na Sede da Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Braz Torraga, 458, Centro, Salesópolis - SP, até 20 de setembro de 2013. As taxas de inscrição são de R$ 45 e R$ 60. 
 
O concurso constará de prova objetiva de múltipla escolha, que será aplicada na data provável de 05 de outubro de 2013, e avaliação de títulos. O gabarito provisório da prova objetiva será divulgado em 07 de outubro e o resultado final até 21 de outubro. 
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Edital disponível no site www.salesopolis.sp.gov.br

UFG abre 79 vagas para estagiários

A Universidade Federal de Goiás (UFG) lançou edital n° 073/2013 de processo seletivo, visando o provimento de 79 postos de estágio curricular não-obrigatório. As vagas destinam-se a estudantes de cursos de Graduação da UFG, IFG, PUC, UEG (Instituições conveniadas com a UFG).

O valor das bolsas atende a Orientação Normativa nº 07 de 30 de outubro de 2008, sendo R$ 364,00 por 20 horas e R$ 520,00 por 30 horas, além do auxílio transporte de R$ 6,00 por dia. O auxílio transporte será descontado no período de férias.

As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet pelo site www.cs.ufg.br, no período de 16 a 18 de setembro de 2013. Não será aceita outra forma de inscrição, nem inscrição incompleta ou fora do prazo.

Os candidatos inscritos serão classificados pela da média global que consta no extrato ou histórico acadêmico. O extrato ou histórico acadêmico utilizado para informar a média global ou as notas deverá ser atual, assinado(original) e carimbado(original) pela secretaria do curso e impresso, pois, o mesmo será solicitado posteriormente quando o candidato for convocado.

A prova prática será aplicada pelo gestor responsável pela vaga, no dia 30 de setembro de 2013 das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Após a divulgação da lista dos classificados que será publicada no dia 02 de outubro de 2013, o candidato poderá entrar com recurso do resultado, acessando sua ficha de cadastro no site do Centro de Seleção: www.cs.ufg.br nos dias 03 e 04 de outubro de 2013. A primeira convocação será publicada dia 07 de outubro de 2013.

Este certame terá validade até 31 de maio de 2014. O edital completo e anexos está disponível no sítio de inscrição.

Concurso Universidade Estadual de Maringá - UEM 2013

Foi divulgado o edital de concurso público nº. 225/2013 - PRH da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no qual são ofertadas 22 vagas para professores efetivos da Carreira do Magistério Superior. Os docentes atuarão em jornadas de 20 ou 40 horas semanais, por salários que podem chegar a até R$ 8.502,21.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 14 de outubro a 14 de novembro de 2013, das 7h40 às 11h e das 13h30 às 16h, no Protocolo Geral da Universidade Estadual de Maringá, Av. Colombo, 5790, Zna Sete, Maringá-PR, exceto sábados e domingos. A taxa é de R$ 170,00.

As provas serão realizadas no período de 13 a 24 de janeiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados.

O resultado do concurso será publicado no dia 29 de janeiro de 2013, do Diário Oficial do Estado do Paraná e no endereço eletrônico www.uem.br/concurso.

A validade do concurso será de 01 ano, prorrogável uma vez por igual período, contado da data de publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado do Paraná.

Concurso Universidade Federal de Roraima

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) publicou edital nº 084/2013 de concurso público, com o objetivo de contratar 55 servidores para reforço no seu quadro de Técnicos-Administrativos. A remuneração para os cargos pode chegar a R$ 3.511,70 (incluindo-se o auxílio alimentação), com oportunidades para todos os níveis de escolaridade, por jornada de 40 horas semanais.
 
As chances são para Administrador, Engenheiro/Área Civil,  Secretário Executivo, Psicólogo, Estatístico, Assistente Social, Assistente em Administração, Nutricionista, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Arquivo, Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais, Técnico em Laboratório (Áreas Químico, Biologia, Análises Clínica Animal e Anatomia Animal) e Assistente de Tecnologia da Informação.
 
As inscrições serão recebidas no período de 18 de setembro a 18 de outubro de 2013, pelo site http://sis.ufrr.br/concursos. A taxa varia de R$ 50 a R$ 80.
 
A seleção constará de prova objetiva, que será aplicada provavelmente no dia 1º de dezembro de 2013. O concurso também será composto de prova prática para os cargos de Assistente de Tecnologia da Informação e Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais. 
 
O prazo de validade será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital completo poderá ser acessado no sítio de concursos da UFRR (http://ufrr.br/drh/)

SEMCDH de Alagoas abre processo seletivo

Com oferta de 06 vagas nos cargos de níveis médio e superior, a Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas, lançou os editais nº. 07 e 008/2013 para realização de processo seletivo. Os profissionais contratados irão atuar nos projetos de "Assessoria e Articulação do Planejamento do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres" e "Mulheres em Ação na Diversidade".
 
A carga horária dos contratados será de 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 1.000,00 e R$ 3.875,00.
 
Cargos: Assessor Técnico, Motorista, Arte Educador, Assistente Social e Psicóloga.
 
As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, através do site www.mulherecidadania.al.gov.br no período de 13, 17 até às 22:00 do dia 18 de setembro de 2013 (horário de Brasília).
 
O processo seletivo será composto de avaliação curricular e entrevista.
 
Os candidatos devem comparecer na sede da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos – SEMCDH, localizada na Rua Cincinato Pinto, nº 503, Centro, Maceió-AL, nos dias 26 e 27 de setembro de 2013, no horário das 8:30 às 13:00 horas, para apresentação de currículo e documentos.
 
A entrevista está prevista para ser realizada no período entre 09 e 11 de outubro de 2013. No dia da entrevista o candidato deverá se apresentar no local e horários definidos, munido de documento de identificação com foto.
 
O resultado final será divulgado no site www.mulherecidadania.al.gov.br e no Diário Oficial do Estado, no dia 16 de outubro de 2013.
 
O edital está disponível na seção de Seleções e Contratações do mesmo site.

Concurso Prefeitura de Cacoal - RO

No estado de Rondônia, a Prefeitura de Cacoal publicou os editais para a realização de concurso público (001/2013) e processo seletivo (003/2013), com a finalidade de dar provimento a cargos de todos os níveis de escolaridade. Sob a coordenação técnica da FUNCAB, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 289 vagas por salários de até R$ 5.875,10, para carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
Será reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas no certame aos candidatos portadores de deficiências.
 
Cargos
Concurso: Auxiliar de Topografia, Borracheiro, Braçal, Carpinteiro, Coveiro, Cozinheiro, Eletricista (Industrial, Autos e Predial), Mecânico de Veículos Leves e Pesados, Motorista de Viaturas Leves e Pesadas, Operador de Máquina (Niveladora, Agrícolas e Pesadas), Operador (Pá Carregadeira e Retroescavadeira), Soldador, Torneiro Mecânico, Vigilante, Zelador, Agente Administrativo, Fiscal de Transporte e Trânsito, Auxiliar de Farmácia, Fiscais de Meio Ambiente, Instrumentador Cirúrgico, Merendeiro, Oficial de Diligência, Técnico de Segurança no Trabalho, Técnico (Contabilidade, Enfermagem, Informática, Topografia e Imobilizações Ortopédicas), Administrador de Empresas, Arquiteto, Assistente Social, Auditor Administrativo, Biólogo, Cirurgião Dentista, Contador, Economista, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo, Ambiental, Civil e Elétrico), Farmacêutico, Fiscais de Obras e Posturas, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Médico (Anestesista, Cirurgião Geral, Trabalho, Ginecologista, Infectologista, Neurologista, Obstetra, Oftalmologista, Ortopedista, Pediatra e Psiquiatra), Veterinário, Nutricionista, Oficial do Magistério, Procurador do Município, Psicólogo, Supervisor Escolar e Terapeuta Ocupacional.
Processo seletivo: Agente de Cadastro, Auxiliar Administrativo, Monitor de Ensino, Assistente Social, Coordenador, Educador Social e Psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 13 de outubro de 2013, pelo site www.funcab.org ou na EEEFM. CORA CORALINA, situada à Rua José do Patrocínio, nº 2159 - Bairro Centro, das 08h às 12h e das 14h às 18h (Horário Oficial do Estado de Rondônia) de segunda a sexta-feira (exceto feriados).
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 85,00.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 03 de novembro de 2013, em local e horário a serem divulgados no dia 21 de outubro de 2013, no site da FUNCAB. O gabarito será divulgado a partir das 12 horas do dia 05 de novembro de 2013.
 
Os títulos deverão ser entregues do dia 02 a 04 de dezembro de 2013, em mão, no Posto de Atendimento – acima descrito, observando-se o horário de funcionamento posto, ou via SEDEX, para a FUNCAB – Concurso Público PMC/RO, Caixa Postal nº. 100.665 – Cep: 24.020-971 – Niterói/RJ.
 
A prova prática está prevista para ser realizada no dia 07 e/ou 08 de dezembro de 2013, sendo somente para os cargos de: Borracheiro, Mecânico de Veículos Leves, Mecânico de Veículos Pesados, Motorista de Viaturas Pesadas, Motorista de Viaturas Leves, Oficial do Magistério – Função: Intérprete de Libras, Operador de Máquina Niveladora, Operador de Máquinas Pesadas, Operador de Máquinas Agrícolas, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retroescavadeira e Soldador.
 
Validade
O prazo de validade do certame é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Concurso Hospital de Clínicas da UFTM

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH publicou os editais 02, 03 e 04/2013 de concurso público para o preenchimento de 705 vagas em cargos de níveis superior e médio do quadro Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC - UFTM). Os aprovados que forem contratados perceberão remuneração inicial de até R$ 6.588,00.
 
Entre as vagas, 74 são de nível superior em 42 especialidades médicas, 528 vagas de níveis médio e superior na área assistencial e 103 vagas para a área administrativa, além de formação de cadastro de reserva.
 
As vagas são para Médicos em diversas especialidades, Advogado, Analista Administrativo, Engenheiro em várias especialidades, Pedagogo, Psicólogo, Assistente Administrativo, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Social, Biológo, Biomédico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Profissional de Educação Física, Tecnólogo em Radioterapia, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Laboratório de Patologia Clínica, Técnico em Óptica, Técnico em Radiologia e Técnico em Saúde Bucal. 
 
O prazo para as inscrições é das 8h do dia 17 de setembro ao dia 20 de outubro de 2013, de acordo com o horário de Brasília (DF) e devem ser feitas, exclusivamente, no endereço eletrônico do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) -  www.iades.com.br. As taxas variam de R$ 30 a R$ 50. 
 
A data prevista para aplicação das provas para médicos, enfermeiros, técnicos de informática e técnicos em segurança do trabalho é o dia 1º de dezembro de 2013. Para os demais cargos, a prova será aplicada provavelmente no dia 08 de dezembro deste ano. Os locais, datas e horários de realização das provas serão disponibilizados no endereço eletrônico do Iades, na data provável de 18 de novembro de 2013. A seleção também constará de prova de títulos. 
 
O resultado final do concurso público será publicado na íntegra no endereço eletrônico http://www.iades.com.br e no Diário Oficial da União.
 
Ebserh
Como uma empresa pública, a Ebserh é responsável pela gestão dos hospitais universitários federais e a assinatura do contrato de parceria garante que todos os serviços de saúde prestados à população sejam feitos integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Prefeitura de Itacoatiara - AM abre vagas no SAMU

A Prefeitura de Itacoatiara, no estado de Amazonas, abriu edital de  processo seletivo nº. 001/2013, para o preenchimento de 68 vagas temporárias, sendo destas, 12 vagas em cadastro de reserva para a realização de atividades pertinentes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 5% das vagas serão destinadas as pessoas com deficiência. O salário mensal é de R$ 1.000,00 em jornada de 12/36h semanais.
 
Do total de vagas, 34 são para Técnico de Enfermagem, função que exige o ensino médio completo, curso técnico na área e registro no conselho profissional.
 
Também existem 17 vagas para Condutor Socorrista Terrestre e para preenchê-las os candidatos devem ter o ensino fundamental completo, carteira nacional de habilitação na categoria D e experiência de, no mínimo seis meses, como Motorista.
 
As outras 17 vagas são para Condutor Socorrista Fluvial e neste caso, é exigido o ensino médio completo, com carteira de Marinheiro Auxiliar Fluvial e experiência de, no mínimo, seis meses, como Condutor.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 23 de setembro de 2013, exclusivamente pelo site www.itacoatiara.am.gov.br.
 
O certame constará de análise curricular e entrevista que ocorrerá no Auditório do Hospital Geral José Mendes, nos dias 25 e 26 de setembro de 2013, das 10h às 12h e das 15h às 17h.
 
O prazo de validade do certame será de dois anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Nova Guarita (MT) anuncia processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Nova Guarita, no estado de Mato Grosso, através da empresa Exata Planejamento, lançou extrato do edital de processo seletivo nº 001/2013, destinado a contratação de 02 Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental), por vencimentos de R$ 700,00 e jornada de 40 horas semanais.

As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora - www.exataplanejamento.com.br, até 23h00 do dia 30 de setembro de 2013.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento Presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Nova Guarita/MT está sediada à Av. Dos Migrantes, s/n – Centro, Centro, Nova Guarita/MT, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

A prova objetiva de múltipla escolha está prevista para ser realizada no dia 06 de outubro de 2013, às 8h. A relação de candidatos inscritos, o(s) local(is) de realização das provas e confirmação de data e horários, serão divulgados até 14h do dia 03 de outubro de 2013.

Concurso Prefeitura de Barão (RS) 2013

A Prefeitura de Barão, no estado do Rio Grande do Sul, publicou editais N°s 001 e 002/2013 de concurso público e processo seletivo, destinados ao provimento de 22 vagas, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 9.500,00 por carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda. Às pessoas portadoras de deficiência são assegurados 5% das vagas existentes e das futuras.

Cargos
No Edital N° 001/2013 de concurso público, as oportunidades são para os cargos de  auxiliar de pedreiro, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviços gerais, enfermeiro, fiscal sanitário e de meio ambiente, monitor(a) de educação infantil, motorista, nutricionista, operador de máquinas, odontólogo, pedreiro, servente e técnico em enfermagem.

Para o Edital N° 002/2013 de concurso público, as chances são para  professor de séries ou anos finais do ensino fundamental nas disciplinas de artes, língua inglesa, matemática, português, geografia e história.

Já no Edital N° 001/2013 de processo seletivo, as vagas são para as funções de agente comunitário de saúde e médico do psf.

Inscrições
As inscrições serão realizadas somente via internet, no seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br, até às 24 horas do dia 26 de setembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa é de R$ 36,47 para todos os cargos.

Provas
A prova escrita será aplicada na data prevista de 19 de outubro de 2013, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, Rua Madre Maria Domingas, nº 121, Bairro Centro - Barão/RS, em horários a serem divulgados. Haverá prova prática para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas, provavelmente, no dia 19 de outubro de 2013, no Parque de máquinas, Rua Da Estação, nº 1142 Bairro Centro - Barão/RS, com início às 13h.

Gabaritos
O gabarito será divulgado na data provável do dia 21 de outubro de 2013, após as 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br.

Validade
O certame será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

UFLA realiza processo seletivo para professores

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), no estado de Minas Gerais, lançou edital n° 45/2013, de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 13 vagas no cargo de Professor Substituto, por remuneração de até 4.649,65, dependendo da titulação. As vagas são para os departamentos de Administração e Economia, Ciência dos Alimentos, Ciência da Computação, Medicina Veterinária, Química, Engenharia e Ciências Exatas. 
 
As inscrições serão realizadas somente via internet e deverão ser efetuadas no site www.prgdp.ufla.br/selecao, a partir das 9 horas do dia 16 a 25 de setembro de 25013. A taxa de inscrição é de R$ 100.
 
A seleção constará de prova didática e de títulos. As provas serão realizadas no Campus da UFLA, a partir de 07 de outubro de 2013. Os dias, horários e locais de realização das provas serão divulgados oficialmente, no site www.prgdp.ufla.br/selecao, a partir de 20 de setembro. 
 
A validade da seleção será de 1 ano. 

Prefeitura de Santa Bárbara (MG) abre processo seletivo

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Santa Bárbara publicou os editais nº. 043 e 044/2013 de processo seletivo para Admissão em Caráter Temporário - ACT. A seleção tem como objetivo o preenchimento de 02 vagas, sendo (1)  Nutricionista e (1) Escriturário, com carga horária semanal de 20 e 40 horas e remuneração de até R$ 1.946,50.
 
Interessados, deverão se inscrever no período de 12 a 18 de setembro de 2013, no horário das 08:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Padre Lucindo, s/n.º, Centro, Santa Bárbara – MG.
 
O candidato será avaliado através de prova de títulos e no tempo de experiência profissional.
 
A seleção terá validade de 01 ano, período durante o qual as convocações observarão a lista de classificação.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 12 de setembro de 2013, pág. 34 a 39.

Concurso IFSULDEMINAS

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) publicou os edital N° 08, 09 e 10/2013, de concurso público, para contratação de profissionais em todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 3.138,70, acrescida de Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte, Auxílio Pré-Escolar, Saúde Suplementar, Incentivo à Qualificação, entre outros benefícios.

As oportunidades são para os seguintes cargos: Programador Visual, Técnico de Audiovisual, Revisor de Textos de Braille, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, Contador, Enfermeiro, Pedagogo, Técnico em Assuntos Educacionais, Assistente em Administração, Técnico em Arquivo, Técnico em Alimentos e Laticínios, Técnico de Laboratório (Edificações, Química e Vestuário), Auxiliar de Biblioteca e Auxiliar em Administração.

As inscrições serão recebidas no site www.ifsuldeminas.edu.br, até 08 de outubro de 2013. As taxas variam de R$ 50 a R$ 90.

A seleção constará de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 17 de novembro de 2013, na cidade de Pouso Alegre. Os candidatos inscritos para os cargos de Programador Visual e Técnico de Audiovisual também serão avaliados por meio de prova prática.

Os resultados serão divulgados no endereço eletrônico www.ifsuldeminas.edu.br e no mural da Reitoria do IFSULDEMINAS.

Prefeitura de Vera Cruz - RS prorroga inscrições para estagiários

A Prefeitura de Vera Cruz, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital nº 120/2013 do processo seletivo nº 02, que tem como objetivo preencher 13 vagas e formar cadastro reserva para estagiários de níveis médio e superior. A execução técnico-administrativa do certame está sob a responsabilidade da empresa Objetiva Concursos Ltda.
 
A bolsa auxílio varia de R$ 550,00 e R$ 750,00, mais auxílio transporte, por carga horária de trabalho de 30 horas semanais. São reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
As inscrições foram prorrogadas e serão efetuadas até às 23h59min do dia 22 de setembro de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (nível médio) e R$ 30,00 (nível superior).
 
Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão utilizar-se deste serviço, para inscrição, dirigindo-se à Secretaria de Cultura, Biblioteca Virtual do Município, sita à Rua Jacob Schneider, 111, de segunda à sexta-feira, no horário das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h, e ainda, nas segunda-feira e terça-feira, no horário das 19h às 21h, onde será disponibilizado atendimento para efetuar sua inscrição, sem nenhum custo adicional, no período de inscrição.
 
A prova objetiva, para todas as áreas, será aplicada em 05 de outubro de 2013, no Município de Vera Cruz, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 24 de setembro de 2013.
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano, a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Sidrolândia - MS

Foi divulgado o edital nº. 001/2013 para realização de concurso público da Prefeitura de Sidrolândia, estado do Mato Grosso do Sul. São ofertadas 316 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração é de até R$ 9.676,80, por jornada de trabalho de  10 a 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de deficiência serão destinadas 5% das vagas oferecidas para cada cargo, desde que as atribuições sejam compatíveis com o grau de deficiência apresentado.
 
Cargos
Analista de Tecnologia da InformaçãoEngenheiro (Civil, Agrônomo e Ambiental), Veterinário, Contador, Agente Fiscal (Obras e Posturas), Arquiteto/Urbanista, Turismólogo, Pedagogo, Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Educador Físico, Técnico (Contabilidade e Agrícola), Operador de Máquinas Pesadas, Motorista de Ônibus Escolar, Motorista de Veículo Leve/Pesado, Assistente Administrativo, Médico, Odontólogo, entre outros.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas exclusivamente no período de 12 de setembro a 11 de outubro de 2013, apenas pela internet, no sítio www.fapec.org/concurso.
 
A taxa de inscrição é de:
R$ 50,00 - Nível fundamental: ;
R$ 70,00 - Nível médio;
R$ 100,00 - Nível superior.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova objetiva, prática, teste de aptidão física e títulos.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 10 de novembro de 2013, em local e horário a serem divulgados em Edital Específico, que será publicado no mural da Prefeitura de Sidrolândia/MS, no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul/ASSOMASUL e disponibilizado nos sites www.sidrolandia.ms.gov.br e www.fapec.org/concurso e, facultativamente, em outros órgãos da imprensa.
 
As provas práticas, de acordo com o edital, serão aplicadas aos candidatos aos cargos de Motorista de Veículo Pesado, Motorista de Veículo Leve, Motorista de Ônibus Escolar, Operador de Máquina Pesada, Merendeira, Encanador e Eletricista, de acordo com a proporcionalidade estabelecida.
 
Serão convocados para o teste de aptidão física, os candidatos aprovados na prova escrita, no cargo de Agente de Vigilância Epidemiológica e Agente Comunitário de Saúde. A convocação para o teste de aptidão física dos candidatos aprovados na prova objetiva será através de Edital Específico.
 
Os candidatos convocados para fazer a entrega dos títulos, deverão entregar os documentos comprobatórios de titulação através de fotocópias autenticadas em cartório, em data e local a serem definidos através de Edital Específico, a ser publicado oportunamente pelos mesmos veículos já informados.
 
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de São João da Varjota - PI promove processo seletivo

Para garantir o pleno desenvolvimento das atividades das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, a Prefeitura de São João da Varjota, no estado do Piauí, publicou no Diário Oficial dos Municípios do Piauí de 10/09/13, o edital Nº 01/2013 de teste seletivo, destinado a preencher 07 vagas em todos os níveis escolares. A remuneração para os cargos pode chegar a R$ 1.350.  A jornada de trabalho é de 30 ou 40 horas por semana.
 
A seleção visa contratar profissionais para os cargos de Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Serviços Gerais. 
 
De acordo com o edital, as inscrições devem ser realizadas de forma presencial, até 13 de setembro de 2013, das 8 às 12 horas, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua São João Batista, 130, Centro. As taxas de participação oscilam entre R$ 20 e R$ 40, dependendo do cargo pretendido pelo candidato. 
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 29 de setembro de 2013, e prova de títulos. 
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Sanesul - MS 2013

A Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul (Sanesul) publicou o edital nº 1/2013/SAD/SANESUL, de concurso público, objetivando preencher 49 vagas para profissionais de ensino superior. Os aprovados receberão  salários de até R$ 3.839,53.
 
Cargos
Administrador, Advogado, Analista de Tecnologia da Informação (Análise em Sistema), Analista de Tecnologia da Informação (DBA), Analista de Tecnologia da Informação (Infraestrutura), Arquiteto, Assistente Social, Biólogo, Contador, Economista, Engenheiro (Civil, Sanitária/Ambiental, Mecânica e Elétrica), Geólogo, Jornalista, Médico do Trabalho, Psicólogo e Químico.
 
Aos candidatos com deficiência será reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas, por município, desde que a deficiência seja compatível com o exercício das atribuições do emprego. Já os candidatos que, no momento da inscrição, declararem-se negro ou índio, será reservada a cota de 10% e de 3%, respectivamente, das vagas oferecidas.
 
Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 143,36, serão realizadas exclusivamente via internet, no site www.concurso.ms.gov.br, até o dia 25 de setembro de 2013.
 
Provas
A prova escrita objetiva será aplicada provavelmente no dia 10 de novembro de 2013, em local e horário a serem publicizados oportunamente. Os candidatos aprovados na prova escrita objetiva serão convocados para entrega da documentação relativa aos títulos, mediante edital a ser divulgado no Diário Oficial do Estado - DOE - www.imprensaoficial.ms.gov.br e no site www.concurso.ms.gov.br.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do edital de Homologação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Nova União - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Nova União faz saber que realizará por meio da empresa Tendência Assessoria e Consultoria Ltda, processo seletivo para provimento das funções/cargos de Agente Comunitário de Saúde, Servente Contínuo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Enfermeiro, Fisioterapeuta e Motorista.
 
As inscrições serão realizadas no período de 30 de setembro a 10 de outubro de 2013, na sede da Prefeitura de Nova União, situada à Rua Presidente Kennedy, 29, Centro de Nova União/MG ou pelo site www.tendenciaconcursos.com.br, onde os candidatos poderão obter maiores informações.
 
O extrato do edital nº. 001/2013 encontra-se publicado na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, de 12 de setembro de 2013, pág. 5.

Prefeitura de Piedade do Rio Grande - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Piedade do Rio Grande, cidade mineira distante 250 km de Belo Horizonte, divulgou edital de processo seletivo nº. 001/2013. O certame oferece 04 vagas, distribuídas entre os cargos de Atendente de Consultório Dentário (nível fundamental, 1 vaga), Técnico de Enfermagem (nível médio/técnico, 2 vagas) e Professor de Educação Física (nível superior, 1 vaga). Os aprovados receberão subsídios de até R$ 696,84.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 20,00, serão efetuadas do dia 16 a 25 de setembro de 2013, na sede da Prefeitura de Piedade do Rio Grande, Departamento de Pessoal, situada à Rua do Rosário, 220, Centro, Piedade do Rio Grande-MG, no horário de 08h às 11h e das 13h às 17h, exceto sábado e domingo e feriados.
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva a ser realizada na data provável de 13 de outubro de 2013 às 9h, na Escola Municipal Hildebrando Teixeira, situada à Praça Dr. Antônio Batista do Nascimento – Centro – Piedade do Rio Grande-MG.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 14 de outubro de 2013, no site www.jcmconcursos.com.br e também na sede da Prefeitura de Piedade do Rio Grande.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, podendo ser prorrogada uma vez por igual período.