Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de setembro de 2013

Elimine o inchaço com oito mudanças na alimentação

Elimine inchaço com mudanças na alimentaçãoEvitar o sal e comer proteínas ajuda a acabar com o desconforto

O inchaço pode ter muitas causas e ser inclusive sintoma de muitas doenças. Mas uma das principais razões para o incômodo é manter uma rotina de maus hábitos alimentares.

A causa mais comum do inchaço é a retenção de líquidos, provocada pelo acúmulo excessivo de água no organismo, o que leva ao inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas.

"Outras causas de inchaço são a flatulência, gerada pelo acúmulo de gases no corpo, e a prisão de ventre, que pode formar aquela barriguinha indesejada", diz a nutricionista Noadia Lobão, do Rio de Janeiro. Mas com os ajustes certos no cardápio é possível eliminar o desconforto.

Veja logo abaixo quais sãos mudanças simples na alimentação para eliminar o inchaço:

copos de refrigerante - Foto Getty ImagesEvite bebidas gaseificadas
Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas devem ser evitadas por quem sofre de inchaço. "Esse gases dilatam o estômago, causando desconforto e a sensação de que estamos cheios", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. Ela ressalva que esses gases proporcionam um inchaço temporário, que apenas agravam os sintomas que já sofrem com o problema. "No entanto, os refrigerantes são ricos em sódio, outro vilão da barriga inchada", diz. Para evitar esses efeitos, prefira sucos e água sem gás.         
            
salada com ovos cozidos - Foto Getty ImagesFuja dos alimentos produtores de gás
Certos alimentos são mais difíceis para o nosso corpo quebrar e digerir, havendo a necessidade de o intestino fermentá-los para facilitar sua absorção. "Essa fermentação tem como resultado a produção de gases, que podem levar ao inchaço", diz a nutricionista funcional Camila Borduqui, da clínica Dr. Alan Landecker. Brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve de bruxelas, batata doce, ovo, feijão e leguminosas no geral, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar são os maiores causadores de flatulência.

Apesar de favorecerem o inchaço, esses alimentos não devem ser eliminados da alimentação, pois são ricos em nutrientes e contribuem para uma dieta saudável. 'No entanto, pessoas que sofrem com flatulências devem moderar o consumo desses alimentos, visando melhorar a sensação de inchaço."

saleiro - Foto Getty ImagesReduza o sódio do cardápio
"Alimentos com muito sódio seguram a água no corpo, promovendo a retenção de líquido e causando a sensação de inchaço", explica a nutricionista Noadia Lobão. Dessa forma, o recomendado é não acrescentar sal a refeições prontas e evitar a ingestão de alimentos industrializados (biscoitos, sopas, macarrão instantâneo), embutidos e conservas.

frutas, pães e um copo de suco - Foto Getty ImagesEquilibre fibras e líquidos
"Uma dieta rica em fibras vai contribuir para o inchaço quando a ingestão de líquido não for adequada", diz a nutricionista Camila. Isso porque o excesso de fibras irá se concentrar no intestino e levar à prisão de ventre, outro agente causador de inchaços. Quando o consumo de fibras e líquidos está equilibrado, o efeito é inclusive contrário, favorecendo o trânsito intestinal e eliminando os inchaços. A quantidade mínima de fibras recomendada é de 30g por dia, combinada com a ingestão de dois litros de água em média. As fibras são encontradas em cereais, farelos, alimentos integrais, frutas e verduras.

homem comendo um hambúrguer - Foto Getty ImagesNão exagere nas refeições
Além de nos deixar com aquela sensação de "estômago cheio", o que já é desconfortável, exagerar nas refeições pode contribuir para o inchaço porque sobrecarregam o trato gastrointestinal, dificultando a digestão. "Grandes refeições também podem distender nosso estômago, causando um efeito parecido com o de ingerir bebidas gaseificadas", diz a nutricionista Noadia.

mulher comendo uma maçã verde - Foto Getty ImagesMastigue bem os alimentos
De acordo com Camila Borduqui, comer depressa faz com que você não mastigue direito os alimentos, atrapalhando a digestão.

"Isso fará com que o bolo fecal chegue ao intestino sem estar adequadamente digerido, prendendo o intestino e causando o inchaço."

queijo cottage - Foto Getty ImagesIncorpore proteínas magras à dieta
Proteínas com menor teor de gordura, como ovos, queijos magros, carne branca (aves e peixes) e soja podem agir como um diurético natural, ajudando o corpo a eliminar o excesso de água. "A água vai para onde ela é mais necessária, ou seja, onde tem menos, que é o caso das proteínas", diz a nutricionista Roseli. "Para serem digeridas, as proteínas geram subprodutos tóxicos ao organismo, como creatinina e ureia, que precisam ser eliminados pela urina, outro fator que pode ajudar a aliviar a retenção de líquidos", diz a nutricionista Noadia. "No entanto, é importante uma alimentação equilibrada e sem exageros, já que excesso de proteínas levará a superprodução desses componentes, que podem intoxicar o organismo", alerta.

xícara de chá - Foto Getty ImagesBeba mais chá
As nutricionistas explicam que os chás ricos em cafeína fazem com que a pessoa sinta vontade de urinar com mais frequência, ajudando a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo. Os chás mais recomendados para essa finalidade são chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão.

Minha Vida

Seu corpo aproveita o orgasmo mesmo após o sexo

Os benefícios do sexo para a sua saúde e belezaO prazer passa rápido; mas há ganhos permanentes para a saúde e a beleza
 
Uma das sensações mais íntimas e deliciosas para homens e mulheres, o orgasmo é muito mais do que sinal do sucesso de uma relação sexual. A cada dia, os médicos descobrem novos efeitos desta reação orgânica que, além de melhorar as emoções, faz muito pela sua saúde.
 
"O orgasmo contribui para que homens e mulheres vivam com mais qualidade, trata-se de um momento de prazer que reverbera por vários dias", afirma o ginecologista. Neucenir Gallani, da clínica SYMCO.
 
A seguir, o especialista lista cinco dos principais benefícios que você usufrui quando mantém uma vida sexual ativa.
 
"Mas vale lembrar que o orgasmo não deve ser visto como remédio ou uma obrigação. Dessa maneira, a cobrança e as pressões internas geram muitos problemas e nenhum benefício acaba sendo notado".

1. Alivia crises de enxaqueca
Quando seu parceiro reclamar, dizendo que não quer sexo porque está com dor de cabeça, use a desculpa a favor da saúde dele. Segundo o médico, o orgasmo libera substâncias, como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. "Elas diminuem a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor", afirma o especialista.
 
2. Melhora o aspecto da pele
Quando há o orgasmo, ocorre uma vasodilatação superficial dos vasos, até aumentando a temperatura em algumas pessoas. Com isso, a pele ganha uma aparência mais viçosa e o brilho natural dela fica em destaque.

3. Alivia as cólicas da TPM
O ginecologista faz questão de reforçar que isso não é uma regra, mas acontece com algumas mulheres. Os movimentos realizados durante o sexo estimulam os órgãos internos, que ficam mais relaxados e, com isso, há diminuição das dores que incomodam seu bem-estar nos dias antes da menstruação. "Mas há mulheres que, na fase pré-menstrual, não têm disposição para o sexo e forçar a barra pode ser pior", diz o ginecologista.
 
4. Melhora o sono
O relaxamento que o orgasmo traz contribui para que você durma melhor, e não apenas no dias em que houver sexo. A reação tem efeito prolongado, devido a ação dos neurotransmissores que passam a agir no seu organismo com mais regularidade e numa quantidade maior .

5. Diminui o estresse
O médico faz questão de ressaltar que o orgasmo não deve ser encarado como um remédio calmante, mas como parte de uma relação afetiva que traz prazer. Quando isso acontece, os níveis de estresse tendem a diminuir não só pela estabilidade emocional, mas também porque os chamados hormônios do estresse, como o cortisol, apresentam atividade reduzida.

Orgasmos múltiplos
Após o orgasmo, o homem tem um período de latência em que, mesmo sendo estimulado, não tem ereção e consegue ficar excitado. Esta fase de latência varia, em tempo, de indivíduo para indivíduo e tende a ser mais longa com o passar dos anos. A mulher, por outro lado, pode ter uma fase de latência muito curta ou nem ter, o que possibilita os orgasmos múltiplos.
 
Minha Vida

Rio oferece 102 vagas por ano para Medicina de Família

O município do Rio de Janeiro abre 102 vagas anuais para residência em Medicina de Família e Comunidade
 
É o maior programa do País, segundo a prefeitura. Sessenta vagas são oferecidas pela própria Secretaria Municipal de Saúde e as demais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz. A relação candidato-vaga é de três para uma, o que se justifica pela bolsa de R$ 8 mil líquidos, acima da média do Rio.

“Parece muita vaga, mas ainda é insuficiente”, diz o coordenador do programa municipal, José Carlos Prado Junior. “É um foco da nossa gestão. Se a gente não se preocupa com formação, não há como ter profissionais qualificados.”

A formação dura dois anos. São até 60 horas de dedicação semanal, sendo 70% nas unidades de atenção básica e 30% nos ambulatórios de urgência e emergência, nas áreas de Pediatria e Clínica Médica, e nas aulas teóricas. Especialistas trabalham como preceptores dos residentes - dão aulas e supervisionam os atendimentos. A média é de 350 pacientes por mês por residente.

Residente no centro municipal de saúde do Catete, zona sul do Rio, a médica Luciana Figueiredo, de 27 anos, chega a atender até 30 pessoas em um dia cheio - e está feliz. “É gratificante ver a melhora do paciente. Hoje vejo que é essa medicina que idealizei quando entrei na faculdade.” Recentemente, Luciana largou os plantões semanais, que rendiam R$ 3,5 mil por mês trabalhando 12 horas todo sábado.“Ficava muito cansada. Meu projeto de vida agora é a medicina de família. Não vou dedicar meu tempo nessa especialização para trocar depois.”

Estrutura
Onze unidades de atenção primária, entre clínicas da família e ambulatórios, servem ao treinamento na rede. São as mais bem aparelhadas e ficam em áreas de grande adensamento, como as favelas da Rocinha e do Alemão.

Os residentes são majoritariamente do Estado, mas há estudantes de São Paulo, Minas Gerais e do Espírito Santo, o que se deve à forte divulgação feita pela secretaria. Além disso, 60% são egressos de faculdade particular.

O município é pioneiro no Brasil nesse segmento de residência. A formação começou em 1976, quando a especialidade era chamada de Medicina Geral e Comunitária. Em 2012, surgiu a primeira turma própria da Secretaria Municipal de Saúde, com 60 vagas.
Neste momento estão cursando 59 residentes do primeiro ano e 45 do segundo. Se depois de formados eles optarem por carreira na rede municipal na mesma área, os ganhos podem chegar a R$ 20 mil - a média salarial é de R$ 14 mil.

Hoje, são atendidos na atenção básica 2,7 milhões de cariocas, e a meta é dobrar o número em três anos. A Secretaria Municipal de Saúde dispõe de 813 equipes de saúde de família e quer chegar a 1.440 em 2016.
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
 
R7

Mesmo ilegal, álcool é problema crescente no Paquistão

As bebidas alcoólicas são compradas ilegalmente de contrabandistas
Subcultura do álcool contradiz o status oficial do Paquistão de país 'seco'
 
O alcoolismo está se tornando um problema crescente no Paquistão apesar de ser ilegal beber no país de maioria muçulmana. O repórter da BBC Charles Haviland conversou com pessoas que quase tiveram suas vidas arruinadas pelo álcool e grupos de terapia que estão tentando derrubar o tabu que existe em torno do tema.
 
É tarde da noite e a batida da música vinda de um dos andares mais altos de um prédio nos subúrbios de uma cidade paquistanesa pode ser ouvida do lado de fora.
 
Dentro do apartamento, a música pulsa na pista de dança. No bar há várias opções de bebidas alcoólicas e coquetéis. Sob luzes estroboscópicas, dezenas de pessoas dançam, riem e curtem suas bebidas.
 
Este é um tipo de festa que vem se tornando comum nas grandes cidades do país, mas são altamente discretas.
 
As bebidas alcoólicas são compradas ilegalmente de contrabandistas ou de lojas registradas que deveriam vender álcool apenas para minorias com uma licença, mas que também vendem para grandes números de muçulmanos.
 
O Paquistão tem até suas próprias cervejarias que oficialmente produzem apenas para o público não muçulmano ou para exportação.
 
Escape
A subcultura do consumo de álcool contradiz o status oficial do Paquistão de país 'seco', onde a população não bebe. Ou seja, 96% dos paquistaneses que, de acordo com as estatísticas oficiais são muçulmanos, não deveriam beber. A punição para quem for pego consumindo álcool é de 80 chicotadas, mas a lei raramente é aplicada.
 
Autoridades que não quiseram ser identificadas disseram à BBC que doenças decorrentes do álcool aumentaram ao menos 10% nos últimos cinco anos.
 
Tahir Ahmed, ex-alcoólatra que hoje comanda o centro de reabilitação Therapy Works, detecta uma tendência crescente. Há seis anos, quando iniciou o trabalho, ele recebia jovens na faixa etária dos 20 anos. Hoje eles chegam aos 14.
 
Alguns também estão viciados em drogas. Ahmed diz que quando os paquistaneses bebem, geralmente consomem grandes quantidades. Uma resposta, segundo ele, a grandes pressões sociais , incluindo a ameaça de violência política a altas taxas de desemprego.
 
— Infelizmente, no Paquistão não se bebe socialmente. O ato é muito mais escapista e uma forma de buscar conforto, o que significa beber até esvaziar a garrafa.
 
Hoje com 65 anos, era isso que Ahmed fazia na juventude. Dois de seus amigos morreram de cirrose e ele próprio quase morreu.
 
Ele decidiu parar de beber e sofreu de depressão durante um ano até recebeu terapia e decidiu abrir seu próprio centro de reabilitação.
 
Tabu para mulheres
O hábito de beber álcool é particularmente perceptível entre pessoas mais afluentes da sociedade paquistanesa. Correm rumores de que alguns políticos bebem e a bebida corre solta em festas, mesmo que nunca diante das câmeras.
 
Mas o problema afeta a todos. No mês passado, ao menos 12 pessoas morreram em Karachi depois de ingerir bebidas alcoólicas fabricadas em casa. Em Lahore, segunda maior cidade do Paquistão, Sara (nome fictício), conta seu drama.
 
Há cinco anos, com 33 anos e dois filhos adolescentes, ela se divorciou e mergulhou no álcool.
 
— Eu acordava e não lembrava dos últimos dois ou três dias da minha vida porque estava tão intoxicada. Tive muito medo.
 
Quando ela começou a se tornar um constrangimento para seus filhos, Sara decidiu procurar ajuda, mas o fato de ser mulher foi um problema.
 
— Alguns homens podem admitir que bebem e precisam de ajuda, mas para mulheres isso é um tabu. Uma mulher nunca vai ter coragem de dizer 'eu tenho um problema e preciso de ajuda. Isto não é aceitável.
 
Há nove meses, ela finalmente conseguiu assistência da Therapy Works e está se recuperando.
 
BBc Brasil

Redes de farmácias terão 61% do mercado em 4 anos

A participação de mercado das grandes redes de farmácias na venda de medicamentos e outros produtos como itens de higiene e beleza vem crescendo enquanto varejistas independentes perdem espaço. A conclusão é de estudo da IMS Distribution Studies divulgado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

De acordo com a pesquisa, as farmácias geridas por grandes grupos devem deter 61% do volume total do mercado em quatro anos. O varejo farmacêutico é conhecido por sua fragmentação, mas movimentos de fusão e aquisição permitiram o surgimento de gigantes como a Raia Drogasil, a Brasil Pharma e a DPSP, fruto da união das Drogarias Pacheco e São Paulo.

Segundo o IMS, em 2012 a participação das grandes nas vendas era de 50% ante 47% das farmácias pequenas, independentes. Cinco anos atrás, os independentes dominavam o mercado, com 55% de participação. No período, a representatividade dos supermercados nestes segmentos permaneceu estável, em 3%.

Além dos grandes grupos nacionais, o Brasil teve a entrada da americana CVS Caremark. Em fevereiro, ela anunciou a compra da brasileira Drogarias Onofre. "Além da consolidação das grandes redes e da inserção de grupos estrangeiros, as próprias independentes iniciaram um processo de expansão", diz em nota o presidente da Abrafarma, Sergio Mena Barreto. Segundo ele, a alta na renda da população brasileira mudou o perfil do consumidor e estimulou a abertura de novos pontos de venda, favorecendo as marcas com maior representatividade geográfica e fôlego financeiro.

Atualmente, estima-se que haja 68,2 mil farmácias em território nacional, das quais 9,5 mil são gerenciadas por grandes redes.

Estadão

Rio registra primeiro caso de superbactéria

Rio de Janeiro registrou os primeiros casos de contaminação por bactérias modificadas pelo gene NDM-1.
 
Essas superbactérias anulam os efeitos de antibióticos, inclusive aqueles que são mais utilizados para combater infecções por micro-organismos multirresistentes. Os casos foram registrados na pediatria do HemoRio, instituição de referência para tratamento de pacientes com doenças do sangue, e em hospitais de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e em Duque de Caxias, na Baixada. Nenhum paciente morreu. Foi o segundo Estado do País a identificar a superbactéria. O Rio Grande do Sul teve cinco casos divulgados em maio.

A primeira pessoa do Rio de Janeiro a ser identificada com a superbactéria foi uma menina, que trata uma leucemia no HemoRio. Ela já havia recebido alta, depois de um mês de internação, e foi encaminhada para colocação de um cateter no Hospital da Criança. Lá, foi submetida ao exame de rotina para identificar possível infecção. O resultado deu positivo.

A menina não chegou a desenvolver a infecção. O hospital procurou outras crianças que entraram em contato com a paciente. Também fechou leitos para permitir o isolamento daqueles que estavam internados e a desinfecção das enfermarias. Ainda há pacientes em isolamento, mas não foram diagnosticados novos casos.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, esclareceu que nenhum dos pacientes identificados no Rio adoeceu. "Não foram casos de infecção. As pessoas foram colonizadas pela bactéria com mecanismo de resistência mais amplo. Não há indicação para interromper a rotina do funcionamento dos hospitais", afirmou Chieppe. Ele ressaltou que foram colocados em ação planos para conter a infecção, com intensificação da limpeza de ambientes.

O infectologista Alberto Chebabo, chefe do serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica que a infecção por superbactéria pode ser grave para pacientes com baixa imunidade, que estão em longas internações. "A bactéria se torna resistente a vários antibióticos. São poucas as opções de tratamento". Ele ressalta que o controle é muito difícil. "É importante evitar a superlotação, melhorar a higienização das mães e a vigilância de bactérias. Agora vamos ter que saber se ela vai se adaptar e ficar permanentemente no Brasil, se vai se espalhar ou se serão casos esporádicos".

As superbactérias aparecem a partir de uma mutação genética. Bactérias que já estão presentes no organismo, como a E. Coli, sofrem a modificação e passam a produzir enzimas que anulam o efeito do antibiótico. NDM-1 é a sigla pela qual é conhecida a enzima que torna a bactéria multirresistente. Significa "New Delhi Metallobetalactamase". O primeiro caso foi registrado em Nova Délhi, na Índia, em um paciente sueco, em 2009. Superbactérias com essa mutação foram identificadas nos Estados Unidos, Canadá, países da Europa e da América Latina.

Estadão

USP inícia testes clínicos com coração artificial 100% implantável

O projeto, iniciado pelo Instituto Dante Pazzanese em 2000, já tem pedido para testes clínicos aprovado pela Anvisa
 
Pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP e do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia irão testar em seres humanos um coração artificial totalmente implantável.

O projeto, iniciado pelo Dante Pazzanese em 2000, já tem o pedido para testes clínicos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovado, e esta na fase de seleção dos pacientes, afirma Aron José Pazin de Andrade, diretor do Centro de Engenharia em Assistência Circulatória do Instituto Dante Pazzanese. Os médicos Andrade e Jarbas Dinkhuysen, também do Dante Pazzanese, são os pesquisadores principais do projeto.

Coube aos pesquisadores da Poli desenvolver a solução para a recarga das baterias dos dispositivos. Esse foi um grande desafio, já que o objetivo é ter dispositivos totalmente implantáveis, sem fios e conexões atravessando a pele dos pacientes. A Poli desenvolveu um sistema em que o carregamento é feito pelo contato de uma bobina no exterior do corpo com uma outra ligada ao dispositivo implantado. A energia elétrica é transmitida através da pele por indução. A equipe da Poli também trabalhou no desenvolvimento do sistema de controle eletrônico.

O coração artificial pode ser implantado como um anexo ou pode substituir o coração natural do paciente. É formado por duas câmeras de bombeamento e quatro válvulas. "Começamos esse desenvolvimento em 2000, mas com a entrada da Poli e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), conseguimos avançar mais, de forma a chegar na fase de teste clínico", afirma Andrade. A meta é fazer testes com 10 pacientes.

Bomba cardíaca
Os responsáveis pelo projeto também estão trabalhando no desenvolvimento de uma bomba cardíaca totalmente implantável e que permite maior tempo e qualidade de vida a pacientes na fila de espera por transplante.

Segundo o professor José Roberto Cardoso, diretor da Poli e coordenador da pesquisa, a bomba, cientificamente chamada de dispositivo de assistência ventricular, ainda precisa passar por mais testes em animais, antes de chegar à fase de testes clínicos, com humanos. "Nossos próximos passos é fazer o teste em animais, mas dessa vez com o dispositivo totalmente implantado, e reduzir seu tamanho o máximo possível", conta.

A bomba serve apenas como auxiliar ao coração. Não pode substituir o órgão, como ocorre com o coração artificial, mas ajuda o coração a bombear o sangue. "Já existem equipamentos como esse em outros países, mas é muito cara sua importação. Nossa proposta é desenvolver uma tecnologia nacional que tenha um custo bem menor", explica Cardoso. Um dispositivo importado pode ultrapassar o valor de R$ 200 mil. A equipe pretende desenvolver um similar ao custo de R$ 10 mil, o que viabilizaria a compra pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A vantagem da bomba é que não há partes expostas do dispositivo, o que reduz as chances do paciente contrair uma infecção. Além da bomba, o dispositivo tem um pequeno motor, uma bateria recarregável, para alimentar o motor, e um controle eletrônico de velocidade. Diferente do coração artificial, esta bomba não possui válvulas cardíacas.

Assim como ocorre com o coração artificial implantável, para reabastecê-la de energia não é preciso acoplar nenhum fio: tudo é feito pelo contato entre as bobinas. "O doutor Adib Jatene, do Hospital do Coração, nos ajudou na concepção da bomba, pensando em sua geometria e no tipo da bomba", conta Cardoso.

Um importante diferencial da tecnologia desenvolvida no Brasil em relação a outros está no tipo de bomba utilizado. Os pesquisadores optaram por usar uma bomba centrífuga, em que o sangue entra pelo centro do cilindro, e passa pela lateral. Nas bombas do tipo axial, o sangue entra por um lado de um tubo e sai pelo outro. "A movimentação da bomba pode agredir o sangue, destruindo glóbulos, causando coágulos que podem levar a uma trombose e matar o paciente", explica Cardoso. O mecanismo centrífugo desenvolvido no Brasil opera em velocidades mais baixas duas mil rotações por minuto enquanto as bombas axiais operam em 8 mil rotações, em média.

"É possível encontrar, no mercado dos Estados Unidos, por exemplo, seis tipos diferentes de bomba. Com nossas pesquisas, queremos fornecer uma gama de dispositivos para atender um grande número de necessidade de pacientes e médicos brasileiros", finaliza Andrade.

Com informações da Agência USP
 
Isaude.net

CFM mantém exigência de documentação extra para médicos estrangeiros

Uma das criticas da Advocacia-Geral da União é a exigência de informar local de atuação e o nome de tutores e supervisores
 
O Conselho Federal de Medicina (CFM) vai continuar com a exigência de documentação extra dos profissionais estrangeiros participantes do Programa Mais Médicos, apesar do parecer contrário publicado hoje (16) pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Publicado na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira, o parecer diz que os conselhos regionais de Medicina (CRMs) não podem exigir qualquer documento diferente dos definidos pela Medida Provisória (MP) 621/2013 e pelo Decreto 8040/2013, que regulamentam o programa, para liberar o registro provisório dos médicos estrangeiros.

Em entrevista, o advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Adams, criticou algumas exigências dos CRMs para expedir o registro provisório dos profissionais estrangeiros, tais como informar seu local de atuação e dar o nome de seus tutores e supervisores. "O que é necessário para que se dê o registro é, estritamente, a absorção do profissional no programa. Nós entendemos que essas exigências [de outros documentos] têm conteúdo político e visam a impedir o programa, como aconteceu em Porto Alegre, onde fecharam o conselho para impedir que as pessoas entrassem com o pedido de registro", disse Adams.

A nota da entidade representativa dos médicos diz que, para manter suas atividades de fiscalização, o CFM e os 27 CRMs "precisam ter informações sobre o local de trabalho dos intercambistas e o nome dos seus respectivos tutores/supervisores de ensino".

O CFM também reiterou afirmação anterior de que os gestores públicos e médicos tutores/supervisores podem ser corresponsáveis e "passíveis de processos e penalizações de caráter ético-profissional, civil e criminal pelos atos praticados por participantes e intercambistas do Mais Médicos". Porém, o CFM considera agora que eles continuam corresponsáveis pelas orientações dadas aos seus pós-graduandos ou supervisionados, mas que, na "existência de fato concreto que justifique a abertura de sindicância ou processo, será feita análise caso a caso. Portanto, esse fluxo requer o envio preliminar das informações solicitadas ao governo para que as atividades de fiscalização sejam iniciadas de forma ágil e efetiva", acrescenta a nota do conselho

Para a AGU, ao afirmar a corresponsabilidade, o conselho busca intimidar os médicos tutores. No parecer, a AGU defende o entendimento que consta no Código de ?tica Médica. Para a AGU, "cada médico participante do projeto responderá por suas ações ou omissões que caracterizem atos ilícitos, haja vista que a sua responsabilidade é pessoal e subjetiva".

A nota do CFM termina dizendo que as "entidades não se intimidarão com quaisquer considerações que possam ter o intuito de cercear os direitos que lhe são outorgados por lei na defesa da boa prática médica em benefício da saúde da população".
 
Isaude.net

OMT aprova medidas para garantir "Turismo Acessível para Todos"


Documento visa ambiente físico, transporte, informação e comunicações além de instalações abertas ao uso público para garantir igualdade entre usuários
Foto: Tania Rego/ABr
Documento visa ambiente físico, transporte, informação e comunicações além
 de instalações abertas ao uso público para garantir igualdade entre usuários
Segundo OMS, 100 milhões convivem com algum tipo de deficiência. Medidas enfocam ambiente físico, transporte e informação
 
Uma série de novas recomendações destaca o "Turismo Acessível para Todos", através de um maior acesso de pessoas com deficiência ao setor.
 
A Organização Mundial do Turismo (OMT) anunciou a aprovação do documento, que define medidas para garantir a igualdade de condições com os demais usuários. As áreas visadas são ambiente físico, transporte, informação e comunicações além de instalações abertas ao uso público.
 
A Organização Mundial da Saúde, OMS, estima em cerca de 100 milhões o número de pessoas que convivem com deficiência física, mental ou sensorial, o correspondente a 15% da população global.
O diretor-adjunto da OMT para África, Helder Tomás, falou de ganhos para o turismo interno, em alusão ao investimento do setor na acessibilidade nas nações de língua portuguesa.
 
"Por alguma lógica económica, para ganhar é preciso investir. Fazer um investimento desta natureza nos países de língua portuguesa, e até na África em geral, seria uma oportunidade para atingir certos nichos de mercado. Mas, também, seria uma oportunidade para turistas e viajantes, dentro do próprio país, para que pudessem desfrutar das maravilhas e dos destinos que esses países oferecem", explicou.
 
A aprovação do documento, cuja versão inicial foi concebida há oito anos, foi feita na Assembleia Geral da agência. Os novos conteúdos envolvem recomendações feitas na Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de 2007.
 
A OMT encoraja ações que envolvam a colaboração de todos os interessados, tendo em conta o acesso independente no desenho de produtos, serviços e ambientes turísticos a nível universal.
 
O chefe da agência da ONU, Talib Rifai, considerou a acessibilidade um elemento central de qualquer política de turismo responsável e sustentável. Como referiu, além de um imperativo dos direitos humanos é uma oportunidade de negócios que considerou excecional.
 
Em finais deste setembro, a OMT publica o manual intitulado "Turismo Acessível para Todos". O objetivo é orientar agentes de turismo para melhorar a acessibilidade nos destinos turísticos, instalações e serviços em todo o mundo.

 
Isaude.net

Brasil é destaque em relatório sobre mortalidade infantil do Unicef

Evento de lançamento da Unicef e da Organização Panamericana de Saúde (Opas) apresentou dados inéditos de mortalidade na infância em todo o mundo
Foto: Karina Zambrana - ASCOM/MS
Evento de lançamento da Unicef e da Organização Panamericana
de Saúde (Opas) apresentou dados inéditos de mortalidade na
 infância em todo o mundo
País teve uma queda de 77% no índice de mortalidade infantil. Estudo cita, combinação de estratégias
 
Cerca de 90 milhões de vidas de crianças foram salvas nas últimas duas décadas, segundo um relatório lançado, nesta sexta-feira (13), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
 
O Brasil ganha destaque no documento, registrando uma queda de mortalidade infantil de 77%. O Unicef cita uma "combinação de estratégias", incluindo serviços de saúde nas comunidades, melhora na condição de saneamento, promoção do aleitamento materno e expansão da imunização.
 
Segundo a representante da Unicef, Micaela Marques de Sousa, "saber que o mundo 90 milhões de crianças é motivo para celebrar. Mas é caso também para refletir e agir com urgência, porque se não fizermos isso, 35 milhões de crianças ainda correm o risco de morrer. Esse é o total de crianças que corre o risco de perder a vida até 2028, se não forem acelerados os progressos pelo fim da mortalidade infantil no mundo."
 
O relatório da agência cita pneumonia, diarreia e malária como as principais causas de morte entre os menores de cinco anos. Por dia, cerca de 6 mil crianças morrem por essas doenças.
 
A desnutrição é responsável por quase metade das mortes. O Unicef lembra que o primeiro mês de vida é o mais frágil: somente no ano passado, 3 milhões de recém-nascidos morreram, a maioria de causas que poderiam ser prevenidas.
 
Apesar de progressos na África Subsaariana, a região ainda tem as taxas mais altas de mortalidade infantil no mundo. O relatório aponta para 98 mortes a cada mil nascimentos.
 
Isaude.net

Concurso UFSCAR

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Paulo, lançou editais de concurso público para o preenchimento de vagas no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior (Assistente e Adjunto). Os contratados farão jus a remuneração de até R$ 8.049,77 por jornada de 40 horas semanais. 
 
As oportunidades são para os departamentos de Ciências Humanas e Educação, Física, Química e Matemática, Desenvolvimento Rural/CCA, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Engenharia Civil, Química, Filosofia e Metodologia das Ciências, nos campi de São Carlos e Sorocaba. 
 
De acordo com o edital, os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 16 de setembro a 31 de outubro de 2013, em datas variadas, dependendo do departamento, pelo site www.concursos.ufscar.br. A taxa é de R$ 137 e R$ 205. 
 
O concurso será realizado por meio de provas e títulos. A validade do concurso será de 01 ano, podendo ser prorrogada por igual período, no interesse da Instituição.

SES - PE abre vagas de estágio

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), no estado de Pernambuco, publicou o edital nº 01/2013 de seleção pública simplificada para estagiários que sejam estudantes dos cursos de Medicina, Psicologia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social e Farmácia.
 
Serão disponibilizadas 258 vagas, por bolsa-auxílio de R$ 338,65 e cumprimento de jornada semanal de 20 horas. Para concorrer a uma vaga na área de Medicina, o acadêmico deve ter concluído o 6º período e estar cursando o 7º, 8º ou 9º períodos do curso. Já para as áreas de Psicologia, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, o candidato deve estar cursando a partir do 7º período, e para as áreas de Terapia Ocupacional e Serviço Social, o candidato deve ter concluído o 6º período. 
 
As inscrições devem ser realizadas pelo site www.upenet.com.br, entre os dias 17 e 29 de setembro de 2013. A taxa é de R$ 60.  
 
Segundo o edital, no período de 11 a 16 de outubro de 2013, os candidatos devem acessar o site de inscrições para ter conhecimento a respeito do local da prova objetiva, que será realizada na data prevista de 20 de outubro de 2013. O gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia de aplicação da prova objetiva. 
 
O resultado final será anunciado provavelmente no dia 31 de outubro de 2013. 
 
O edital está disponível no Diário Oficial Eletrônico de Pernambuco, na edição de 14 de setembro de 2013, a partir da página 18. 

Prefeitura de Novo Horizonte do Norte - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Novo Horizonte do Norte, no estado de Mato Grosso, divulgou edital de processo seletivo nº 001/2013, com a finalidade de contratar 04 Agentes Comunitários de Saúde, cuja remuneração será de R$ 814,00, para o cumprimento de jornada semanal de 40 horas. A função exige o nível fundamental completo e residência na micro área da comunidade em que atuar.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 04 de outubro de 2013, das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas, na Secretaria Municipal de Administração, situada à Rua Augusto de Souza, nº 171, centro, Novo Horizonte do Norte-MT.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 13 de outubro de 2013 na Escola Estadual Rosmay Kara Jose, situada na Iguaçu, Nº. 562, Centro, Novo Horizonte do Norte – MT.
 
O gabarito preliminar será publicado no mural da Prefeitura, no Diário Oficial dos Municípios AMM - www.diariomunicipal.com.br/amm-mt e sites Locais de Grande Circulação, até o dia 15 de outubro de 2013.
 
O processo seletivo será válido por 02  anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogáveis uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.
 
O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios AMM, de 16 de setembro de 2013, a partir da página 69.

Prefeitura de Divinópolis - MG abre vaga na saúde

A Prefeitura de Divinópolis, no estado de Minas Gerais, disponibilizou os editais nº 051 e 052/2013 – SEMUSA de processo seletivo, com o intuito de contratar Médicos (Clínica Geral, Cirurgião, Pediatra e Clínico Geral Plantonista – 24h – UPA Central). O salário oferecido é de até R$ 2.604,55.
 
Os interessados deverão entregar o Curriculum Padronizado na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até às 17 horas do dia 18 de setembro de 2013, às 17h, o Currículo Padronizado.
 
A avaliação final será feita por meio de Curriculum Vitae e a classificação e desempate ocorrerão considerando o critério da Residência no Município de Divinópolis.
 
O prazo de validade do presente processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, na edição de 16 de setembro de 2013, pág. 12 a 16.

Secitec - MT abre seleção para professor

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (Secitec) lançou o edital nº 16/2013 de processo seletivo para o provimento de vagas e formação de cadastro reserva para o cargo de Professor. Os docentes devem ter nível superior, técnico ou médio com experiência comprovada para atuação nas áreas a serem desenvolvidas pelos Cursos do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. A remuneração será de R$ 36 por hora/aula.
 
Os interessados podem efetivar suas inscrições nas Escolas Técnicas Estaduais, no período de 17 a 20 de setembro de 2013. O formulário de inscrição estará disponível no site www.secitec.mt.gov.br
 
O processo seletivo será realizado por meio de Avaliação de currículos e Entrevista. O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Estado, no site www.secitec.mt.gov.br, e também no mural da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso.
 
O edital está disponível no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso, edição de 13 de setembro de 2013, a partir da página 30. 

Concurso Prefeitura de Bofete - SP 2013

A Prefeitura de Bofete, no estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2013, destinado ao preenchimento de 111 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.004,80 por carga horária de 20 a 40 horas semanais. A empresa CONSESP é a responsável pela organização, aplicação e correção deste concurso público.
 
As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Jardineiro, Lavador de Veículos, Mecânico, Merendeira (o), Operador (a) de Máquinas, Servente de Pedreiro, Servidor (a) Braçal, Servidor (a) Serviços Gerais, Vigia, Motorista, Administrador (a) Cemitério, Agente de Organização Escolar, Agente de Saneamento, Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar de Setor Pessoal, Cadastrador, Comprador (a), Encarregado de Turma, Escriturário (a), Fiscal de Obras, Lançador, Mestre de Obras, Técnico Agrícola, Técnico em Eletricidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Nutrição, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Telefonista, Visitador Domiciliar, Visitador (a) Sanitário, Visitador (a) Sanitário, Arquiteto, Assistente Social, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro (a), Engenheiro (a) Civil, Engenheiro (a) Agrônomo, Farmacêutico, Fiscal de Rendas, Fisioterapeuta, Médico (a), Professor (a) de Artes, Professor de Espanhol, Professor (a) Geografia, Professor (a) de Educação Física, Professor(a) de Educação Infantil PEB I, Psicólogo (a), Turismólogo e Veterinário.
 
As inscrições, nos valores de R$ 25,00 a R$ 45,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 03 de outubro de 2013.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 03 de novembro de 2013, em locais a serem divulgados pela CONSESP e pela Prefeitura, com antecedência mínima de 3 dias. O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Ubatuba - SP promove processo seletivo

A Prefeitura de Ubatuba, no estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo nº. 01/2013, com o objetivo de preencher 07 vagas temporárias para nível médio e superior. O certame será organizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).
 
Do total de vagas, 03 são para Assistente Social e 02 são para Psicólogo, funções que exigem o ensino superior completo e que oferecem a remuneração de R$ 2.680,43 por jornada de 30h semanais.
 
As outras 02 vagas são para Auxiliar Administrativo e para preenchê-las os candidatos devem ter o ensino médio completo. O salário é de R$ 1.083,91 em regime de 40h semanais.
 
As inscrições ficarão abertas até às 12h de 27 de setembro de 2013 e devem ser efetuadas pelo site www.ibamsp-concursos.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 45,00 para concorrer ao cargo de nível médio e de R$ 75,00 para superior.
 
O certame constará de provas escritas objetivas, de caráter classificatório e eliminatório, com questões equivalentes ao grau de escolaridade exigido por função. As provas serão aplicadas provavelmente no dia 13 de outubro de 2013, em locais e horários a serem definidos e divulgados com antecedência.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Prefeitura de Dom Silvério - MG abre processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Dom Silvério, no estado de Minas Gerais, realiza processo seletivo por meio do edital nº 02/2013 para o provimento de vagas nas seguintes funções: Auxiliar de Secretaria, Monitor de Educação Física - PAS, Coordenador do Programa Bolsa Família e Professor II (Educação Física). A remuneração oferecida varia de R$ 682,82 a R$ 964,19, para jornadas entre 16 e 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas em dias úteis entre 16 a 27 de setembro de 2013, na Secretaria Municipal de Educação, situada à Praça Presidente Vargas, 143 – Centro – Dom Silvério, onde estará afixado o Edital e maiores informações poderão ser obtidas. 
 
O processo seletivo constará de Prova Objetiva e Redação, com previsão de aplicação no dia 07 de outubro de 2013, às 19 horas,  na Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde. O gabarito para conferência será divulgado dois dias após a realização da prova.
 
O resultado final deverá ser divulgado até 18 de outubro de 2013. O teste seletivo terá validade de um ano, com possibilidade de ser prorrogado.
 
O edital completo pode ser acessado na página da Prefeitura Municipal (http://www.domsilverio.mg.gov.br/).

Prefeitura de Nova União - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Nova União, em Minas Gerais, faz saber que realizará, por meio da empresa Tendência Assessoria e Consultoria Ltda, processo seletivo por meio do edital nº 001/2013, para provimento de 24 vagas nas funções/cargos de Agente Comunitário de Saúde, Servente Contínuo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Enfermeiro, Fisioterapeuta e Motorista. A remuneração pode chegar a R$ 2.561,50, por jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas no período de 30 de setembro a 10 de outubro de 2013, na sede da Prefeitura de Nova União, situada à Rua Presidente Kennedy, 29, Centro de Nova União/MG ou pelo site www.tendenciaconcursos.com.br, onde os candidatos poderão obter maiores informações.
 
O processo seletivo constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha e a Prova Prática, que serão aplicadas na data prevista de 27 de outubro de 2013.
 
O prazo de validade do certame é de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração Municipal.
 
O edital completo está disponível na página da organizadora (www.tendenciaconcursos.com.br)

Vagas de estágio na EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realiza processo seletivo para o preenchimento de 35 vagas de estágio e para cadastro reserva nas praças de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A seleção é voltada para alunos dos cursos de Administração, Audiovisual, Arquivologia, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Engenharia Eletrônica ou de Telecomunicações, e para estudantes do ensino médio e de cursos técnicos na área de Informática e Eletrônica.
 
Para participar, o estudante precisa estar cursando, no mínimo, a metade do curso, desde que não esteja no último semestre. Os candidatos às vagas de ensino médio, por sua vez, devem estar cursando, no máximo, o 2º ano. 
 
A remuneração é de R$ 400 para nível médio, R$ 500 para nível técnico e R$ 600 para nível superior, com carga horária de 20 horas semanais. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro de 2013, pelo site www.ciee.org.br. 
 
O processo seletivo será feito por meio de prova, marcada para a data prevista de 27 de setembro de 2013. O certame terá validade de até seis meses, a contar da data da divulgação do resultado final, podendo ser renovado por igual período.

Concurso Prefeitura de Piquerobi - SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Piquerobi, no estado de São Paulo, por meio da empresa Pública Consultoria, Assessoria e Serviços S/S Ltda, abriu edital de concurso público nº. 01/2013, destinado a contratação de 01 médico, por salário de R$ 2.133,01.
 
As inscrições, no valor de R$ 60,00, foram prorrogadas e serão efetuadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.concursospublica.com.br, até às 18:00 horas do dia 17 de setembro de 2013.
 
A prova será aplicada no Município de Piquerobi, provavelmente, no dia 06 de outubro de 2013, na Escola Maura Aparecida Dassie Verganiend, com endereço à Rua Barão do Rio Branco, nº 151, Centro.
 
A prova objetiva e o gabarito oficial serão disponibilizados no site www.concursospublica.com.br a partir das 12h00m da segunda–feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 02 (dois) dias (prazo recursal).
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período segundo critérios de conveniência e oportunidade aplicados no interesse precípuo da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Camacan - BA

A Prefeitura de Camacan, no estado da Bahia, lançou edital n° 001/2013 de concurso público, objetivando a contratação de profissionais em todos os níveis de escolaridade para atuarem na Administração Municipal. De acordo com a publicação, os salários podem chegar a R$ 4 mil e jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais. 
 
Cargos 
Aux. De Serviços Gerais, Atendente, Coletor de Lixo, Escriturário, Guarda Municipal, Jardineiro, Merendeira, Motorista (categoria D), Operário, Servente, Pedreiro, Auxiliar de Saúde Bucal, Assistente em Gestão, Técnico em Enfermagem, Padeiro, Assistente Social, Psicólogo, Médico do Trabalho, Técnico de Contabilidade, Operador de Máquinas Pesadas, Monitor Social e Professor Nível I. 
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão recebidas até 17 de setembro de 2013, na Biblioteca Municipal, localizada na Rua Bahia, 145, Centro – Camacan. As taxas oscilam entre R$ 40 e R$ 85. 
 
O concurso constará de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 20 de outubro de 2013, na cidade de Camacan. Os locais e o horário de realização da prova objetiva serão previamente publicados com 05 dias de antecedência, no site www.conpevem.net.br e www.conpevem.com.br e nos logradouros públicos do município. O certame também constará de prova prática ou avaliação de títulos, dependendo do cargo escolhido. 
 
A validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Vagas de estágio nos Correios de São Paulo

Estudantes de São Paulo que estejam matriculados em cursos de nível superior terão oportunidades de estágio na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). É que a Diretoria Regional de São Paulo Metropolitana, lançou edital E-182/2013 de processo seletivo, que visa preencher 133 vagas e constituir cadastro de reserva de estagiários.
 
As oportunidades são para universitários das áreas de Administração, Arquitetura, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Comunicação Social - Relações Públicas, Direito Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Jornalismo Serviço Social, Pedagogia e Psicologia.
 
Os contratados atuarão nas cidades de São Paulo, Santo André, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes e receberão a bolsa de R$ 495,45 em jornada de 20h semanais, auxílio transporte de R$ 80,72 por mês e vale alimentação de R$ 171,37. Os Estagiários também terão direito à assistência médica exclusivamente nos ambulatórios internos da ECT, onde haja esse serviço, seguro contra acidentes pessoais, recesso remunerado a ser usufruído nos últimos 15 dias que antecedem o término do Termo de Compromisso.

Os estudantes interessados em participar deste processo seletivo deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site dos Correios: www.correios.com.br/institucional/concursos/correios, até o dia 30 de setembro de 2013.
 
Este processo seletivo será composto de 2 (duas) etapas: análise curricular (classificatória e eliminatória) e análise de documentos (eliminatória).
 
O processo seletivo terá validade de 6 meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos.

Concurso Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

A Prefeitura de São João da Boa Vista, no Estado de São Paulo, publicou editais de concurso público (04 e 05/2013) e processo seletivo (05/2013) para a contratação de 06 profissionais mais cadastro reserva de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 2.648,66, por jornadas de trabalho de 20, 30 e 40 horas por semana.
 
Será reservado o percentual de 5% das vagas existentes ou que vierem a surgir no prazo de validade do concurso público.

Cargos
Concurso: Ajudante de Serviços Especializados, Cozinheiro, Inspetor de Alunos, Monitor Profissionalizante (Artesanato e Corte/Costura/Bordado a Máquina), Telefonista, Auxiliar Administrativo, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico de Saúde Pública (Clínico Geral), Nutricionista, Técnico Esportivo (Basquete, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Handebol, Natação e Vôlei), Coveiro e Guarda Vidas.
 
Processo seletivo: Monitor de Ensino para Jovens/Adultos e Professor de Apoio na Educação Básica.

Inscrição
As inscrições serão realizadas via internet, no site www.nossorumo.org.br, iniciando-se no às 10 horas do dia 17 de setembro e encerrando-se, impreterivelmente, às 22h do dia 10 de outubro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 23,00;
Nível médio: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 49,00.

Prova
O certame será constituído de prova objetiva, títulos, avaliação de aptidão física e prática.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 10 de novembro de 2013, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de edital de convocação para as provas objetivas a ser publicado no Jornal Oficial do Município e/ou Jornal de circulação local e divulgados através dos sites www.nossorumo.org.br e www.saojoao.sp.gov.br, observado o horário oficial de Brasília/ DF.
 
Os gabaritos da prova objetiva serão divulgados nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.saojoao.sp.gov.br em data a ser comunicada no dia da realização das provas.
 
Os documentos relativos aos títulos deverão ser entregues na mesma data e local da aplicação das provas objetivas, ao fiscal da sala de prova.
 
A avaliação de aptidão física (Guarda Vidas) e a prova prática (Coveiro) serão realizadas na cidade de São João da Boa Vista/SP, na data prevista de 11 e/ou 12 de janeiro de 2014, em locais e horários a serem comunicados através de edital de convocação para a avaliação de aptidão física a ser publicado no Jornal Oficial do Município e/ou Jornal de circulação local, em listas que serão afixadas na Prefeitura de São João da Boa Vista e através da internet nos sites www.nossorumo.org.br e www.saojoao.sp.gov.br, a partir do dia 16 de dezembro de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos e o processo seletivo 01 ano, ambos prorrogáveis por igual período, a contar da data da homologação do certame, a critério da Prefeitura de São João da Boa Vista.

Processo Seletivo Prefeitura de Barra Longa - MG

A Prefeitura de Barra Longa, no estado de Minas Gerais, lançou o edital Nº 01/2013 de processo seletivo, com intuito de contratar 106 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração para os cargos pode chegar a R$ 12 mil, por caga horária de 8 a 40 horas semanais. 
 
As vagas são para os seguintes cargos: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Vigilância em Saúde, Agente de Vigilância Sanitária, Ajudante de Serviços Gerais, Assistente Social, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Calceteiro, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Inseminador, Médico (PSF, Psiquiatra, Pediatra e Ginecologista), Médico Veterinário, Monitor do Peti, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Operador de Máquinas, Professor de Educação Física, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Segurança do Trabalho, Vigia e Motorista.
 
As inscrições serão recebidas no período de 16 a 30 de setembro de 2013, pelo site www.absolutorhconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 25 a R$ 80.  
 
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 03 de novembro de 2013. Já o gabarito preliminar será publicado em 04 de novembro deste ano. 
 
O resultado final será anunciado na data provável de 29 de novembro de 2013. 

Vagas de estágios na CEAGESP

A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) publicou edital de processo seletivo para estagiários de nível superior dos cursos de Administração de Empresas, Agronomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Engenharia (Civil, Elétrica e Mecânica), Nutrição e TI (Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas da Informação).
 
As vagas são destinadas a Região Oeste de São Paulo e terão carga horária de 6 h/dia, dentro do horário de comercial. Podem participar estudantes que estejam entre o 2º semestre e o 9º semestre, desde que possuam disponibilidade para permanecer de 6 a 24 meses em estágio.
 
Benefícios: Bolsa-auxílio, auxílio transporte, auxílio lanche, seguro de acidentes pessoais, descanso remunerado após um ano de estágio.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 31 de dezembro de 2013, no endereço eletrônico www.ciee.org.br.
 
O certame constará de provas presenciais e de entrevistas individuais com o gestor da área solicitante.

Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC promove seleção para Cuidador Social

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, estado de Santa Catarina, publicou o edital Nº 28/2013 de processo seletivo, com intuito de contratar 04 Cuidadores Sociais. A remuneração é de R$ 1.821,91, em jornada semanal de 40 horas. Para concorrer, os interessados devem ter nível médio. 
 
As inscrições podem ser realizadas nos dias 20, 23 e 24 de setembro de 2013, na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social, Criança e Adolescente, situada na Rua Walter Marquardt, n°1111, Barra do Rio Molha, na cidade de Jaraguá do Sul-SC.
 
O processo seletivo será realizado por meio de exame de títulos. O resultado final será disponibilizado no Mural da Secretaria Municipal de Assistência Social, Criança e Adolescente e no site da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul - www.jaraguadosul.sc.gov.br
 
O edital está disponível no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul. 

Prefeitura de Jaraguá do Sul realiza processo seletivo

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, localizada no estado de Santa Catarina, dispõe de 03 vagas nos cargos de Assistente Social (nível médio) e Agente Administrativo (nível superior). A remuneração para os cargos pode chegar a R$ 3.148,28, em jornada semanal de 30 e 40 horas, a depender do cargo.
 
As inscrições podem ser realizadas nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2013, na sede da Secretaria da Assistência Social, Criança e Adolescente, situada na Rua Walter Marquardt, n° 1111, Barra do Rio Molha, na cidade de Jaraguá do Sul-SC.
 
A seleção constará de exame de títulos. Os resultados serão divulgados no site www.jaraguadosul.sc.gov.br e no Mural da Prefeitura Municipal, provavelmente no dia 02 de outubro de 2013.
 
O edital está disponível no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul. 

Prefeitura de Juiz de Fora - MG oferece vagas na área da saúde

Com o objetivo de preencher vagas na área da saúde, a Prefeitura de Juiz de Fora, em Minas Gerais, abriu inscrições para processo seletivo, através dos editais 209 e 210-SARH. O certame visa a contratação de médicos para Saúde da Família e Comunidade e também para a Urgência e Emergência.
 
Para o cargo de Médico I Saúde da Família e Comunidade, a remuneração oferecida é R$ 1.682,24, mais adicional de extensão R$ 1.682,24, além de gratificação de dedicação no valor de R$ 2.171,65 e adicional de resultado R$ 2.841,63, totalizando um valor de R$ 8.377,76. A carga horária para este cargo é de 40 horas semanais.
 
Já para os postos de médico I - Urgência e Emergência, há oportunidades nas especialidades de Anestesista, Clínica Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Hematologia, Intensivista, Neurocirurgia, Neurologia, Pediatria, Proctologia, Psiquiatria, Traumatologia/Ortopedia, Ultrassonografia, Urologia, - Sistema de Atendimento Pré-Hospitalar. A carga horária é de 20 horas semanais, cuja remuneração é equivalente à R$ 1.682,24, podendo chegar a R$ 5.580,49, de com o Piso Mínimo da Urgência e Emergência.
 
Para participar da seleção, é necessário possuir formação na área específica, Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM e requisitos exigidos para o exercício profissional.
 
As inscrições serão aceitas até às 23 horas e 59 minutos do dia 23 de setembro de 2013, pela internet, no site oficial da Prefeitura de Juiz de Fora - www.pjf.mg.gov.br.
 
Os candidatos, após realizarem suas inscrições pela internet, terão de entregar os títulos para validação das informações prestadas na inscrição nos dias 25 e 26 de setembro de 2013, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Av. Brasil, nº 2001 - 8º andar, no horário de 08h30min as 11h00min e de 14h00min as 16h00min.
 
O resultado do processo seletivo será publicado no site da Prefeitura de Juiz de Fora - www.pjf.mg.gov.br e afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura de Juiz de Fora, à Av. Brasil, nº 2001 - 8º andar - Centro - Juiz de Fora - MG.
 
De acordo com os editais, a seleção dos candidatos constará de análise de títulos.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 (um) ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Parteiras na Suécia cuidam da saúde de mães e bebês em toda a gestação

Parteira Sofie Laaftman (esq.) verifica evolução da gravidez de Christina Singelman na clínica Mama Mia, em Estocolmo, no dia 3  (Foto: Jonathan Nackstrand/AFP)
Foto: Jonathan Nackstrand/AFP
Parteira Sofie Laaftman (dir.) verifica evolução da gravidez da
paciente Christina Singelman na clínica Mama Mia, em Estocolmo, no dia 3
Acompanhamento inclui oito visitas em nove meses e apenas um ultrassom. Se há algo errado, médico é acionado; mortalidade de mãe e filho é baixa
 
Parteiras na Suécia se encarregam de cuidar da saúde de mulheres e de seus bebês ao longo de toda a gravidez, não apenas na hora do nascimento. Esse é o único cuidado oferecido gratuitamente pelo Estado às gestantes do país, segundo informações da agência de notícias France Presse divulgadas nesta segunda-feira (16).
 
O acompanhamento inclui oito visitas, em que são feitos um ultrassom, alguns exames de sangue para identificar anomalias genéticas na criança, testes de frequência cardíaca do feto e recomendações sobre dieta para a mãe. Essa tradição se mantém desde o século 18 e busca dar suporte para os pais em suas novas funções.
 
Se a parteira perceber que há algo de errado com a criança, acaba chamando um médico. Além disso, o número de partos por cesariana é relativamente baixo na Suécia (17% em 2011) e apenas 10% das mulheres são submetidas à episiotomia (corte no períneo para ampliar o canal do parto).
 
Poucos prematuros
De acordo com um estudo científico publicado em agosto pela ONG The Collaboration Cochrane, formada por profissionais da saúde, a maioria das mulheres que evitaram complicações na gravidez foi acompanhada por uma parteira.
 
Esse monitoramento também ajuda a reduzir o número de nascimentos prematuros, apontam os autores. Na Suécia, esse índice chega a 5% dos bebês.
 
Antes de dar à luz, a mulher entra em contato com a maternidade de sua escolha, que a aceita ou não. Em caso de recusa – o que se torna mais comum por volta da 10ª semana de gestação –, a paciente deve procurar outra instituição. Os médicos obstetras intervêm se houver complicações ou se a grávida precisar de anestesia, o que ocorre em 50% dos casos no país.
 
Mortalidade baixa
Segundo a organização não governamental (ONG) Save the Children, a Suécia é o segundo melhor país do mundo para ter filho, atrás somente da Finlândia. A mortalidade neonatal (1,5 por mil, contra 2,4 por mil na França) e materna (3,1 por 100 mil nascimentos, contra 8,4 por mil na França) também é extremamente baixa, como destacou a União Europeia em seu relatório anual sobre saúde perinatal (período entre 22 semanas de gestação e 7 dias de vida da criança).
 
Parteira Sofie Laaftman (esq.) avalia saúde de Christina Singelman (Foto: Jonathan Nackstrand/AFP)
Foto: Jonathan Nackstrand/AFP
Parteira Sofie Laaftman (esq.) avalia saúde da grávida Christina Singelman
Além disso, na França, segundo um relatório do Ministério da Saúde divulgado em 2011, houve um aumento na vigilância médica durante a gravidez: 20% das mulheres fizeram mais de seis ultrassons nesse período e 4% fizeram mais de dez – sem nenhum benefício comprovado e, muitas vezes, apenas um caminho para ganhar dinheiro fácil.

G1

Infecções resistentes a antiobióticos matam 23 mil ao ano nos EUA

Colônias de Clostridium difficile cultivadas em lâmina (Foto: CDC/Divulgação)
Foto: CDC/Divulgação
Colônias de Clostridium difficile cultivadas em lâmina
Dado é de novo relatório do governo sobre doenças bacterianas. Estimativa é que 2 milhões sejam infectados por ano no país
 
Um novo relatório do Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) afirma que, a cada ano, pelo menos 2 milhões de americanos são infectados com bactérias resistentes a  antibióticos e pelo menos 23 mil delas morrem como efeito direto dessas doenças. Além disso, muitas pessoas, afirma o CDC, morrem por outras doenças que são agravadas por alguma infecção resistente a antibióticos.
 
Somente a bactéria Clostridium difficile, classificada pelo centro como “ameaça urgente”,  infecta 250 mil americanos e mata 14 mil por ano. É a primeira vez que o CDC quantifica os efeitos das bactérias.
 
"A resistência antimicrobiana é uma das nossas mais sérias ameaças à saúde. As infecções por bactérias resistentes agora são comuns demais e alguns patógenos até mesmo se tornaram resistentes a múltiplas categorias de antibióticos", alerta Tom Frieden, diretor do CDC, na introdução do relatório.
 
A proliferação de bactérias resistentes a antibióticos se dá por meio de seleção natural: quando um medicamento ataca uma população de micro-organismos, somente aquele indivíduos capazes de suportar a droga sobrevivem e o restante morre. Esses que sobrevivem, no entanto, têm espaço para se proliferar.
 
Uma fonte de bactérias resistentes é o uso de antibióticos na indústria agropecuária. Esses micro-organismos são passados por meio de carne contaminada ou de vegetais adubados com fezes infectadas.

G1

Hospital justifica-se após polêmica por buscar 'sangue de virgens'

hpv (Foto: Pasieka/APA/Science Photo Library)
Foto: Pasieka/APA/Science Photo Library
O vírus HPV, transmitido por relações sexuais, está
relacionado ao câncer de colo de útero
Objetivo de hospital da Universidade de Pequim é fazer estudo sobre HPV. Internautas denunciaram anúncio por 'promover culto à virgindade'.
 
Um departamento de pesquisas de um hospital chinês provocou polêmica ao publicar um pedido de doação de sangue a mulheres virgens, informa a imprensa local.
 
O hospital de cancerologia da Universidade de Pequim explicou que precisava de mostras de sangue de 100 mulheres virgens com idades entre 18 e 24 anos para um estudo sobre o vírus do papiloma humano (HPV), informa o jornal "China Daily".
 
O HPV, um vírus transmitido através das relações sexuais, está envolvido no câncer do colo do útero e, em menor medida, no câncer de garganta. "O risco de contaminação com o HPV é muito reduzido entre as mulheres que nunca tiveram relações sexuais", afirmou Guan Jiuping, porta-voz do hospital.
 
O anúncio do hospital provocou reações de muitas pessoas que o consideram ofensivo para as mulheres. "Não precisam de homens virgens? Apenas mulheres? Isto é ciência?", questionou, irônico, um internauta em uma rede social. Houve também manifestações de internautas que denunciaram anúncio por 'promover culto à virgindade'.
 
De acordo com o "China Daily", o porta-voz Guan Jiuping disse ainda que a pesquisa está em sintonia com a prática internacional de coletar amostras de sangue de mulheres virgens como um controle negativo em pesquisas sobre HPV.
 
“Muita atenção para palavras sensíveis como ‘virgem’ e ‘sexo’ não é necessária nesse contexto”, disse o porta-voz. Ele acrescentou que o hospital vai aprimorar sua tática de comunicação para não gerar polêmicas como essa no futuro.
 
G1