Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Como fazer banho de assento

Utilizado há séculos em diversas culturas ao redor do planeta. Esse é um processo que serve para melhorar a  higienização, ou ainda para amenizar as dores corporais.
 
O banho de assento é muito útil e bastante recomendado pelos médicos e também pelas pessoas mais antigas.
 
Esse banho é normalmente utilizado para promover o alivio de coceiras, logo, ele é o principal componente do tratamento receitado para aliviar as coceiras causadas pela catapora.
 
Esse banho também auxilia a limpar melhor a pele, pois elimina os fungos e as bactérias existentes no órgão.
 
Utiliza- se o banho de assento também para ajudar na cicatrização de algumas feridas como pequenos cortes, arranhões e as próprias feridas da catapora.
 
Tendo tantas utilidades, é imprescindível aprender a preparar um bom banho de assento.
 
Do que você vai precisar
  • Bicarbonato de sódio ou sal de magnésio;
  • Água;
  • Uma banheira ou uma bacia (20 a 30 cm de diâmetro);
  • Um recipiente para por água (copo, cumbuca, pote, leiteira, etc.)
  • Vinagre;
  • Paninhos umedecidos (paninhos de bebê);
  • Toalha;
  • Aveia;
  • Secador de cabelo.
Tomando  o banho
 
1- Certifique-se de que sua banheira ou bacia está limpa, de preferência esterilizada, antes de seu banho de assento. Isso pode ser conseguido com auxílio dos paninhos umedecidos. Encha sua banheira até uma altura em que a água cubra suas nádegas e o seu quadril. A água deve ser quente, mas tolerável o suficiente para que você permaneça no local por algum tempo sem ganhar uma queimadura.
 
2- Adicione o sal ou o bicarbonato à água até que ela fique salgada. Lembrando que entre as duas opções, o sal de magnésio é o que oferece maior alívio para os sintomas da dor. Adicione também, nesse momento, uma xícara de vinagre.
 
3- Use aveia somente se você sofre de coceira, conforme observado por médicos, à farinha de aveia reduz a necessidade de coceira, logo, ela será um ótimo calmante para o seu desconforto
 
4- Você poderá sentar-se no banho de maneira que os seus  joelhos fiquem dobrados, porém será melhor se você puder esticar as pernas para os lados da  banheira. Permaneça nesse banho durante 20 minutos, quatro vezes por dia. Se estiver usando uma bacia você deverá permanecer de joelhos ou sentado, enquanto, com o auxílio de um outro recipiente banha e massageia os locais de dor ou de coceira.
 
5- Ao sair seque bem o local da dor ou da coceira com uma toalha e se puder com um secador de cabelo também.
 
Espero que essas dicas te tragam alívio.
                         
Este artigo foi escrito por Thay Cristine e é propriedade do Como Fazer.

Como fazer

CFM questiona na justiça resolução que cria prescrição por farmacêuticos

De acordo com a representação dos médicos, não existe legislação que ampare a decisão do Conselho Federal de Farmácia
 
Conselho Federal de Medicina questiona judicialmente a resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que autoriza o farmacêutico a prescrever medicamentos.

O questionamento do CFM está baseado na legislação que regulamenta a profissão do farmacêutico (decreto 85.878/81), que em nenhum momento coloca como atribuição desse profissional a prescrição de medicamentos. "Se não há legislação que ampara a decisão dos farmacêuticos, não é o que ocorre com a Lei do Ato Médico (12.842/13), a qual, no seu artigo 2º, inciso II, estabelece que cabe ao médico a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças. Nenhuma outra categoria profissional brasileira tem essa previsão legal, cabendo apenas ao médico fazer o diagnóstico nosológico (de doenças) e indicar o tratamento, se necessário. Os farmacêuticos, não têm, portanto, a autorização legal pretendida pelo CFF,"afirma nota divulgada no site do CFM.

De acordo com o Conselho, "doenças consideradas pela resolução do CFF como um "transtorno menor" ou "nos limites da atenção básica à saúde" devem ser acompanhadas por um médico, que tem a competência legal e profissional para fazer o diagnóstico de doenças e a conseqüente prescrição dos medicamentos. Apesar de aparentemente simples, uma dor de cabeça pode ser o sintoma de um problema mais grave, como um acidente vascular cerebral. Portanto, é mais seguro, então, que esse paciente seja atendido por um médico, e não por um profissional que pode conhecer tudo da composição química dos remédios, mas não foi preparado para diagnosticar doenças."

Outro ponto da resolução questionado pelo CFM é o que autoriza o farmacêutico a renovar receitas prescritas anteriormente por um médico. Só na conversa médico-paciente (anamnese), em que é avaliado o histórico do doente e talvez solicitados novos exames, é possível concluir se o remédio, considerado necessário num momento anterior, pode ser interrompido, ou ter a dosagem alterada.

Para alguns conselheiros do CFM, a resolução do CFF incentivará a automedicação, na medida em que leva o doente a não procurar o médico, resolvendo o seu problema sintomático no balcão da farmácia, sem procurar saber as causas. O que acarretará danos futuros não só para a sua saúde individual, mas para todo o sistema de saúde.

Pesquisa de aceitação
De acordo com resultado de pesquisa realizada no início de agosto pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), com 2.650 entrevistados em todo o país, 61% dos entrevistados discordaram da possibilidade de farmacêuticos "receitarem" remédios. A pesquisa também mostra que 58% dos usuários não confiam em prescrições feitas por farmacêuticos e 65% acham que a medida não facilitará o tratamento de doenças.

O levantamento entrevistou mulheres (53%) e homens (47%) de 18 anos até mais de 60 anos, com o ensino fundamental (29%), médio (45%) ou superior(26%), nas seguintes capitais: Aracaju, Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.  
 
Isaude.net

Microscópio para smartphones consegue detectar vírus individualmente

Avanço no uso dos smartphones poderia ajudar os médicos em locais distantes com recursos limitados
Foto: American Chemical Society
Avanço no uso dos smartphones poderia ajudar os médicos em
 locais distantes com recursos limitados
O avanço vai ajudar médicos de locais distantes e sem recursos a monitorar a evolução dos tratamentos para as infecções
 
Novos dispositivos são capazes de converter smartphones em poderosos mini-microscópios com condições de detectar bactérias e vírus. Procedimento que, até agora, depende de microscópios caros, com várias lentes e outros componentes óticos.
 
De acordo com os responsáveis pelo estudo, o avanço vai ajudar médicos de locais distantes e sem recursos a monitorar a evolução dos tratamentos para as infecções, já que o equipamento permite detectar os vírus individualmente.
 
A equipe de Aydogan Ozcan, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, desenvolveu vários microscópios compactos que podem ser instalados em smartphones para detectar os vírus ou bactérias ou verificar a visão pacientes. Os dispositivos funcionam em nanoescala para contar o número de bactérias sub-mícron ou vírus na amostra.
 
O resultado é um sistema de imagem portátil que utiliza a energia digital de smartphones para detectar vírus, determinando a carga viral, o que permite identificar a gravidade da infecção, tornando o tratamento mais eficaz.
 
O novo dispositivo pesa pouco mais de 100 gramas e, nos testes inciais, permitiu a detecão de patógenos como o citomegalovírus humano, um membro da família do vírus herpes, que pode ser fatal em pacientes com baixa imunidade.

 
Isaude.net

Médico paraguaio tem inscrição negada no Programa Mais Médicos

Pelas normas do programa, só profissionais de países com média médico/habitante igual ou superior a 1,8 por mil podem se inscrever
 
Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negaram pedido de um médico formado no Paraguai para continuar no processo seletivo do Programa Mais Médicos.

Segundo o STJ, o profissional teve a inscrição recusada porque o Paraguai não pode participar do programa, por ter relação de 1,1 médico por habitante. De acordo com as regras do programa, somente profissionais de países cuja média médico por habitante é igual ou superior a 1,8/1.000 podem se inscrever.

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), o índice é usado com base em estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar que países com déficit de médicos cedam profissionais para outros países. "O governo brasileiro optou por elaborar uma política pública que melhore a prestação dos serviços médicos no Brasil e não amplie o déficit nos sistemas de saúde de países que estão em pior situação que a brasileira", argumentou a AGU no processo.

Durante o julgamento na Primeira Seção do STJ, o ministro Herman Benjamin, relator do processo, disse que a regra é legal. "Se, por um lado, é induvidosa a necessidade de urgente avanço rumo ao incremento das condições oferecidas pelo sistema de saúde pública no Brasil, por outro, não é menos certo que essa caminhada não pode vir em prejuízo de países vizinhos, cujas agruras, muitas vezes, são superiores às vivenciadas em território nacional", afirmou Benjamin.

Com informações da Agência Brasil
 
Isaude.net

Safra do vinho pode ter relação com os benefícios da bebida à saúde, aponta pesquisa

Safra do vinho pode ter relação com os benefícios da bebida à saúde, aponta pesquisa Marcos Santos/Divulgação
Foto: Marcos Santos / Divulgação
Análise da funcionalidade envolveu 666 vinhos tintos produzidos
 na América do Sul
Modelo classifica vinhos de acordo com funcionalidade
 
Os benefícios que os vinhos podem proporcionar à saúde serviram de base para uma classificação de funcionalidade realizada em pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. Os estudos, que envolveram 666 vinhos tintos produzidos na América do Sul, mostraram ser possível classificar as bebidas com diferentes índices de funcionalidade e apontaram que a safra pode influenciar na classificação.
 
— Funcionalidade representa a capacidade do vinho em proporcionar benefícios à saúde, medida por meio de diferentes parâmetros. Em termos gerais, buscou-se desenvolver uma ferramenta que mostrasse ao consumidor quais seriam suas melhores opções, se ele estivesse buscando exclusivamente benefícios à saúde através do consumo diário e moderado de vinho tinto — conta a professora Inar Castro, que coordenou a pesquisa.
 
Os parâmetros analisados pelos pesquisadores para classificar os vinhos foram a capacidade antioxidante, teor de compostos fenólicos, cor, e a composição individual das antocianininas, que são compostos fenólicos (flavonóides) responsáveis pela cor violeta ou rubi dos vinhos tintos e também associados com sua funcionalidade. Foram avaliados 666 vinhos monovarietais produzidos com uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Carmenére, Tannat, Merlot e Syrah provenientes do Chile, Argentina, Brasil e Uruguai das safras 2009 e 2010, com preços até 50 dólares por garrafa.
 
Safra e funcionalidade
Os resultados mostraram que foi possível classificar os vinhos como "baixa, média e alta funcionalidade", e que essa classificação não foi alterada pela safra.
 
— Também observou-se que entre os vinhos estudos na amostragem, os que apresentaram maior funcionalidade foram os Malbec e Tannat Argentinos com preço acima de 15 dólares. Em geral, a atividade antioxidante eleva-se nos vinhos com preço aproximado de até 30 a 40 dólares por garrafa. Acima desse valor não há mais acréscimo dessa propriedade — relata Inar.
 
A pesquisa desenvolveu um modelo matemático capaz de classificar os vinhos de acordo com a funcionalidade.
 
— Essa classificação poderia ser futuramente convertida por exemplo num selo apresentado no rótulo do vinho, permitindo que o consumidor possa utilizar essa importante informação no momento da sua escolha — disse a professora.
 
Segundo Inar, a princípio, os resultados da pesquisa teriam maior impacto na comercialização dos vinhos.
 
— Vinhos com maior funcionalidade podem ser diferenciados daqueles com funcionalidade mais baixa. Essa qualidade nos vinhos não tem sido explorada por falta de informação — afirma.
 
USP

Conheça os dez mandamentos do coração saudável

Conheça os dez mandamentos do coração saudável Walter Groesel/Stock.xchng
Cerca de 300 mil pessoas morrem anualmente devido a doenças
 cardiovasculares no Brasil
Saiba como cuidar da saúde para evitar as doenças cardiovasculares
 
No Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem anualmente devido a doenças cardiovasculares como infarto, acidente vascular encefálico (AVC), insuficiências cardíaca e renal ou morte súbita, o que significa 820 mortes por dia, 30 mortes por hora ou uma morte a cada dois minutos.

Saiba as principais mandamentos para cuidar da saúde do seu coração e evitar essas doenças:
 
1 - Diga não à obesidade e controle o seu peso
A obesidade aumenta o risco de diabetes, hipertensão, apnéia do sono e diversos outros fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças do coração
 
2 - Consulte o seu médico periodicamente
As doenças do coração são silenciosas e o acompanhamento médico constante é fundamental para a prevenção
 
3 - Meça a sua pressão arterial com freqüência
A pressão alta surge quando o coração precisa exercer um esforço maior para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. A pressão é considerada elevada quando está com valores iguais ou maiores que 140mmHg por 90mmHg, ou seja, 14 por 9.
 
4 - Diga não ao fumo
O fumo é altamente agressivo para as artérias. Ele diminui sua espessura e ajuda na formação das placas de gordura, Além disso, aumenta os processos inflamatórios que aceleram o entupimento das artérias
 
5 - Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos
O alto consumo de sal é uma das principais causas de hipertensão, pois ele aumenta o volume de sangue dentro das artérias e veias
 
6 - Diga não ao sedentarismo. Pratique esportes
O exercícios físico regular é capaz de combater a obesidade, controlar o açúcar no sangue, reduzir o colesterol ruim e diminuir a pressão arterial
 
7 - Escolha bem os alimentos
A alimentação saudável atua na promoção da saúde, na prevenção das deficiências nutricionais, reforça a resistência do organismo e reduz o aparecimento de doenças crônicas
 
8 - Saiba se é diabético
Controlar o açúcar do sangue reduz o risco de doenças do coração. O diabetes acelera o depósito de gorduras nas artérias, provocando complicações
 
9 - Evite o estresse
O corpo é preparado para reagir prontamente a situações de emergência e perigo a partir de adaptações como aumento da pressão arterial, hormônios (adrenalina) e frequência cardíaca. O estresse pode estimular o corpo de forma exagerada e muito constante, o que pode prejudicar a saúde
 
10 - Controle seu ácido úrico
Pessoas que sofrem problemas cardíacos normalmente têm as taxas de ácido úrico elevadas no sangue

Zero Hora

Nova diretriz altera os limites considerados saudáveis de colesterol no sangue

Nova diretriz altera os limites considerados saudáveis de colesterol no sangue Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
Cleuza Siqueira, 51 anos, luta contra o colesterol desde a menopausa
Sociedade Brasileira de Cardiologia baixa de 100mg/dl para 70mg/dl o nível ideal de colesterol LDL em pacientes de alto risco
 
A partir deste sábado, muitos brasileiros vão acordar com os seus níveis de colesterol no sangue acima do recomendado. Mas isso não significa que as pessoas vão exagerar no consumo de gorduras durante a sexta-feira. É que no dia 28 de setembro a Sociedade Brasileira de Cardiologia apresenta nova diretriz que altera os limites considerados saudáveis de LDL, o colesterol ruim, no sangue.
 
As novas orientações são mais severas, especialmente com as mulheres. Antes, pessoas com alto risco de doenças cardiovasculares tinham como meta manter os níveis de colesterol LDL em até 100 miligramas por decilitro de sangue. Agora, a luta vai ser ficar abaixo de 70 mg/dl.
 
As orientações da 5ª Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose para classificar o risco dos pacientes também mudaram, e é neste ponto que as mulheres são as mais atingidas. Até hoje, pessoas do sexo feminino são classificadas como pacientes de alto risco quando têm mais de 20% de possibilidade de infarto, derrame ou insuficiência cardíaca nos próximos 10 anos. Com a nova diretriz, uma chance maior do que 10% já deve acender o sinal amarelo no consultório médico. Esta probabilidade é calculada de acordo com fatores como tabagismo, idade, histórico pessoal e familiar de doenças cardíacas, diabetes, entre outros.
 
De acordo com Hermes Xavier, presidente do Departamento de Aterosclerose da SBC e editor da nova diretriz, o risco aumentado das mulheres é o que causa mais impacto nas mudanças.
 
— Nos últimos anos, nós subestimamos o risco cardiovascular da mulher. O estilo de vida feminino mudou e elas têm mais fatores de risco como obesidade, tabagismo e colesterol alto. Há 25 anos, somente uma mulher infartava a cada quatro casos masculinos. Atualmente, nas grandes cidades, esse índice já está quase empatado. Esta situação tem de ser corrigida e a diretriz está olhando para isso — justifica Xavier.
 
É o caso da técnica em enfermagem Cleuza Siqueira, 51 anos, que há pelo menos sete anos luta contra o colesterol. A chegada da menopausa trouxe também problemas de saúde como a hipertensão e o colesterol alto.
 
— Tomei medicamento para controlar os índices de LDL por dois anos. Hoje, tento manter os níveis somente com uma alimentação mais regrada e os exercícios físicos, mas estou sempre no limite — conta.
 
Com as novas diretrizes, os limites de Cleuza se tornam mais severos. E, para atingir as novas metas, há uma consequência: mais pessoas devem receber a indicação de uso de medicamentos para controlar os índices, as estatinas. Segundo Xavier, o aumento na prescrição é visto com bons olhos pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
 
— Não temos dúvidas de que o uso de estatina vai aumentar, mas temos de conscientizar médicos e pacientes que a meta de tratamento precisa ser atingida. Corrigir o estilo de vida é importante, mas a gente precisa tratar com remédio para chegar na meta, sobretudo aqueles pacientes que estão sob risco — justifica Xavier.
 
A prescrição das estatinas é justamente um dos pontos de discussão. Xavier argumenta que as recomendações foram baseadas em evidências científicas desenvolvidas desde 2007, data de publicação da diretriz anterior. Entre elas, um estudo da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, com dados de 270 mil pacientes tratados com estatina que alcançaram uma redução importante nos níveis de LDL.
 
O cardiologista e diretor da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Socergs) lembra que o ideal é alcançar uma taxa saudável de colesterol no sangue sem o uso de medicação.
 
— Quanto mais medicação o paciente toma, mais ele estará sujeito aos efeitos colaterais. É mais fácil a pessoa tomar uma pílula do que mudar os seus hábitos de vida, mas o resultado seria muito melhor — pondera.
 
A cardiologista Gicela Risso Rocha concorda que a prevenção e os hábitos saudáveis devem ser priorizados:
 
— Antes de pensar em medicar, temos de alertar para uma mudança no estilo de vida. Os comprimidos são onerosos e ainda causam outros impactos na saúde. Mas, provavelmente, vamos conseguir salvar algumas vidas com esse alerta que chega pela nova diretriz.

 
As doenças do coração no Brasil e no mundo
— As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, com cerca de 7,3 milhões de óbitos por ano. Este número que deverá superar 23,6 milhões até 2030, especialmente na América Latina.
 
— No Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem anualmente devido a doenças cardiovasculares como infarto, acidente vascular encefálico (AVC), insuficiências cardíaca e renal ou morte súbita, o que significa 820 mortes por dia, 30 mortes por hora ou uma morte a cada dois minutos
 
— Estima-se que a redução de 10% da taxa de mortalidade causada por doença isquêmica do coração e acidente vascular encefálico geraria uma economia estimada em US$ 25 bilhões por ano para os países de baixa e média renda
 
— A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que 40% da população adulta tenha colesterol elevado.
 
— Cerca de 30% da população sofre com pressão alta, sendo que apenas uma em cada pessoas quatro faz o tratamento.
 
Zero Hora

Prefeitura de Catanduva - SP publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Catanduva, cidade do Estado de São Paulo, publicou através da Secretaria de Assistência Social o edital de processo seletivo  N° 01/2013, tendo como objetivo a criação de 17 vagas em cargos de níveis médio e superior. A jornada de trabalho é de 20 ou 40 horas semanais por remuneração de até R$ 1.100,00.
 
Cargos
Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Educador Social e Psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas exclusivamente por meio da internet, no site www.concursosfaperp.com.br, entre às 9h do dia 27 de setembro às 23:59 do dia 07 de outubro de 2013 (horário de Brasília).
 
A taxa de inscrição é de R$ 40,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).
 
Prova
A prova objetiva será realizada na data provável de 13 de outubro de 2013, em locais e horários que serão publicados a partir do dia 11 de outubro de 2013 na imprensa oficial do Município de Catanduva e no site www.concursosfaperp.com.br.
 
O caderno de questões, por razões de segurança, não poderá ser levado pelo candidato, o mesmo será disponibilizado no site www.concursosfaperp.com.br, no primeiro dia útil subsequente a aplicação da prova e ficará à disposição dos candidatos durante o período de recurso contra o gabarito preliminar.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de dois anos, a contar da data da publicação oficial da homologação do resultado final.

Concurso Prefeitura de Bofete - SP 2013

A Prefeitura de Bofete, no estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2013, destinado ao preenchimento de 111 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem ser de até R$ 3.004,80, dependendo do cargo, por carga horária de 20 a 40 horas semanais. A empresa CONSESP é a responsável pela organização, aplicação e correção deste concurso público.
 
As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Jardineiro, Lavador de Veículos, Mecânico, Merendeira (o), Operador (a) de Máquinas, Servente de Pedreiro, Servidor (a) Braçal, Servidor (a) Serviços Gerais, Vigia, Motorista, Administrador (a) Cemitério, Agente de Organização Escolar, Agente de Saneamento, Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar de Setor Pessoal, Cadastrador, Comprador (a), Encarregado de Turma, Escriturário (a), Fiscal de Obras, Lançador, Mestre de Obras, Técnico Agrícola, Técnico em Eletricidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Nutrição, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Telefonista, Visitador Domiciliar, Visitador (a) Sanitário, Visitador (a) Sanitário, Arquiteto, Assistente Social, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro (a), Engenheiro (a) Civil, Engenheiro (a) Agrônomo, Farmacêutico, Fiscal de Rendas, Fisioterapeuta, Médico (a), Professor (a) de Artes, Professor de Espanhol, Professor (a) Geografia, Professor (a) de Educação Física, Professor(a) de Educação Infantil PEB I, Psicólogo (a), Turismólogo e Veterinário.
 
As inscrições, nos valores de R$ 25,00 a R$ 45,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 03 de outubro de 2013.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 03 de novembro de 2013, em locais a serem divulgados pela CONSESP e pela Prefeitura, com antecedência mínima de 3 dias. O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Araras - SP 2013

A Prefeitura de Araras, no estado de São Paulo, publicou edital de nº 03/2013 de concurso público, objetivando preencher 132 novos postos de trabalho disponíveis para profissionais com nível superior, médio/técnico e fundamental. Os vencimentos vão de R$ 1.110,00 a R$ 2.654,00 por jornadas de trabalho de 10 a 40 horas semanais.

A organização e realização do concurso estão sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto – Faperp.

Cargos
Nível Fundamental: Tratorista, Tratorista Operador de Máquina - Escavadeira Hidráulica de Esteira, Tratorista Operador de Máquina - Motoniveladora e Tratorista Operador de Máquina - Pá Carregadeira;

Nível Médio ou médio técnico: Auxiliar de Administrador de Sistemas, Fiscal Urbano, Técnico de Segurança do Trabalho, Cinegrafista e Programador de Computador;

Nível Superior: Jornalista, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil - Auxiliar,  Professor da Educação Básica I, Professor da Educação Básica I - Auxiliar, Professor de Educação Especial, Professor de Educação Especial - Auxiliar, Professor da Educação Básica II - Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Professor da Educação Básica II - Auxiliar, Médico do Trabalho, Consultor (Jurídico), Engenheiro (Civil) e Fotógrafo.

Inscrições e Taxas
As inscrições para o concurso público serão recebidas exclusivamente por meio da internet, no endereço eletrônico www.concursosfaperp.com.br, no período entre as 9 horas do dia 09 de setembro e às 23 horas e 59 minutos do dia 03 de outubro de 2013, (horário de Brasília).

O candidato deverá efetuar o pagamento da importância referente à inscrição no valor de R$ 23,00 para cargos de nível fundamental, R$ 32,00 para os cargos de nível médio ou médio/técnico e R$ 52,00 para os cargos de nível superior.

Provas
O Edital de convocação para as provas objetivas contendo os locais e horários de prestação das provas será publicado, na data provável de 19 de outubro de 2013, na imprensa escrita de Araras - SP, e no sítio da Faperp. As provas objetivas estão previstas para o dia 03 de novembro de 2013.

Validade
O concurso terá prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Municipal, a contar da data de publicação de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Araraquara - SP

A Prefeitura de Araraquara, no estado de São Paulo, publicou edital n° 002/2013 de concurso público, destinado ao preenchimento de 36 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior. O concurso será realizado pelo IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Os aprovados receberão salários que variam de R$ 1.257,72 a R$ 10.167,90 em jornadas de 20h ou 40h semanais.

Cargos
- Nível Superior: Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo e Médicos das áreas de Clínica Médica, Pediatria, Alergologia, Angiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia - Oncologia, Hematologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Neurocirurgia, Oftalmologia, Ortopedia, Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Reumatologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Ultrassonografia), Urologia, Saúde Comunitária, Médico Horista - Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Médico do Trabalho.

- Nível Fundamental: Motorista Socorrista.

Inscrições e Taxas
As inscrições devem ser efetuadas no período entre às 9h do dia 16 de setembro até às 23h59 do dia 17 de outubro de 2013, pelo site www.ibamsp-concursos.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 45,00 para concorrer ao cargo de Motorista Socorrista e de R$ 70,00 para os demais empregos.

Provas
O concurso público será composto por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, além de prova de títulos para as funções de nível superior e prova prática, de caráter eliminatório, para Motorista Socorrista.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 03 de novembro de 2013 e serão realizadas na cidade de Araraquara-SP. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados no dia 25 de outubro de 2013 através de Editais de Convocação para as provas objetivas a serem publicadas no Jornal que publica os atos oficiais da Prefeitura, nos sites do IBAM e da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).

Validade
O prazo de validade do certame é de dois anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Prefeitura de Altinópolis - SP abre seleção para Médicos

A Prefeitura de Altinópolis, no estado de São Paulo, lançou edital nº 04/2013 de processo seletivo para contratação temporária de médicos substitutos, para trabalharem nas Unidades Básicas de Saúde do município. Os salários são de R$ 8.774 por jornada semanal de 40 horas. 
 
As inscrições serão recebidas até 30 de setembro de 2013, na Prefeitura Municipal de Altinópolis, no Departamento de Recursos Humanos, sito na Rua Major Garcia, 144, Centro. A taxa de inscrição é de R$ 50.
 
A seleção constará de provas de conhecimentos específicos e avaliação de títulos. A prova será realizada provavelmente no dia 08 de outubro de 2013, no prédio da Escola EMEFEI Ermelinda Sammarco de Figueiredo, sito à Rua Joaquim Paulino de Souza, 145, Bairro Salim Antônio Calil, na cidade de Altinópolis/SP.
 
O processo seletivo terá a validade 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso COREN - SP 2013: Edital e Inscrição

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN - SP), por meio da Fundação VUNESP, lançou edital nº 02/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 72 vagas e à formação de cadastro reserva, para profissionais de níveis médio e superior. A remuneração é de até R$ 7.791,00 por jornada de 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Mensageiro, Recepcionista, Telefonista, Agente de Almoxarifado, Agente Administrativo, Técnico em Informática, Técnico em Edificações, Técnico de Som e Imagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente de Laboratório, Simulação Realística, Auxiliar de Fiscalização, Auditor, Auxiliar de Recursos Humanos, Analista de RH, Secretário, Bibliotecário, Designer Gráfico, Analista de Segurança da Informação, Assistente de Comunicação, Contador, Administrador de Banco de Dados, Analista de Sistemas, Analista da Qualidade, Enfermeiro em Educação Permanente, Enfermeiro de Educação, Fiscal e Advogado.
 
As inscrições deverão ser efetuadas no período das 10 horas do dia 02 às 16 horas de 27 de setembro de 2013, exclusivamente, pela internet, no site www.vunesp.com.br. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 95,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A realização da(s) prova(s) está prevista para 10 de novembro de 2013, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações que serão divulgadas acerca deste concurso público, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. A confirmação da data e informações sobre o local e horário de aplicação da(s) prova(s) serão oportunamente divulgados.
 
As provas serão realizadas concomitantemente na cidade de São Paulo, Araçatuba, Botucatu, Campinas, Itapetininga, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos ou em municípios vizinhos.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado.
 
O edital completo, as retificações e demais informações podem ser lidos aqui: http://www.vunesp.com.br/cren1301/

Vagas de estágios na CEAGESP

A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) publicou edital de processo seletivo para estagiários de nível superior dos cursos de Administração de Empresas, Agronomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Engenharia (Civil, Elétrica e Mecânica), Nutrição e TI (Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas da Informação).
 
As vagas são destinadas à Região Oeste de São Paulo e terão carga horária de 6 horas/dia, dentro do horário de comercial. Podem participar estudantes que estejam entre o 2º semestre e o 9º semestre, desde que possuam disponibilidade para permanecer de 6 a 24 meses em estágio.
 
Benefícios: Bolsa-auxílio, auxílio transporte, auxílio lanche, seguro de acidentes pessoais, descanso remunerado após um ano de estágio.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 31 de dezembro de 2013, no endereço eletrônico www.ciee.org.br.
 
O certame constará de provas presenciais e de entrevistas individuais com o gestor da área solicitante.

Concurso Prefeitura de Ipueiras - TO

No estado do Tocantins, a Prefeitura de Ipueiras divulgou edital de concurso público nº. 001/2013, com objetivo de preencher 68 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O salário base pode chegar a R$ 4.000,00 por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Motorista, Merendeira, Vigia, Assistente Administrativo, Agente de Fiscalização, Assistente Social, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar em Saúde Bucal, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Psicólogo e Professor I. Assegura-se o percentual de 5% das vagas oferecidas aos candidatos portadores de deficiências físicas e sensoriais, desde que as atribuições do cargo pretendido não sejam incompatíveis com a deficiência de que sejam portadores.
 
Inscrição
A inscrição será efetuada no período de 08h do dia 25 de setembro até às 24h00min do dia 24 de outubro de 2013, no sítio eletrônico www.idescassessoria.org.br.
 
Aos candidatos que não dispõem de acesso à internet, poderão se inscrever no Telecentro Comunitário, situado à Rua Sebastião José Costa, s/nº, centro, em Ipueiras-TO.
 
A taxa de inscrição é de:
R$ 50,00 para os concorrentes aos cargos de: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Merendeira, Motorista e Vigia;
 
R$ 70,00 para os concorrentes aos cargos de: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Fiscalização, Assistente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Fiscal de Vigilância Sanitária e Técnico em Enfermagem;
 
R$ 90,00 para os concorrentes aos cargos de: Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Professor I e Psicólogo.
 
Prova
A prova objetiva está prevista para 1º de dezembro de 2013, com início às 08h, para todos os níveis, com duração de quatro horas, em local a ser determinado e divulgado no endereço www.idescassessoria.org.br, cujos impressos serão afixados no Placard da Prefeitura de Ipueiras. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no 1º dia útil após a realização das mesmas.
 
Validade
A validade do concurso será de dois anos a contar da publicação do decreto de homologação, podendo ser prorrogado por um novo período de igual prazo.

Prefeitura de Itajaí - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Itajaí, no estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou edital de processo seletivo N° 020/2013, destinado à formação de cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O certame será executada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Os salários variam de R$ 392,32 a R$ 2.974,19 para trabalhar em jornadas de 10, 20, 30 e 40 horas semanais. Em alguns cargos, os salários serão acrescidos de gratificações de 20% e 35%, de acordo com a Legislação Municipal vigente.
 
Cargos
- Nível Médio: Agente de Apoio em Educação Especial, Agente em Atividades de Educação, Agente em Atividades de Educação (para atuar como monitor nos ônibus escolares);

- Nível Superior: Administrador, Instrutor de Informática, Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Orientador Educacional, Professor Arte - Ensino Fundamental, Professor Arte - Educação Integral, Professor de Arte - Bateria, Professor de Arte - Euphonium, Professor de Arte - Flugelhorn, Professor de Arte - Musicalização, Professor de Arte - Percussão de Marcha, Professor de Arte - Percussão Erudita e Popular, Professor de Arte - Trombone, Professor de Arte - Trompete, Professor de Arte - Tuba, Professor Ciências - Ensino Fundamental, Professor Ciências - Educação Integral, Professor Educação Especial, Professor Educação Física - Ensino Fundamental, Professor Educação Física - Educação Integral, Professor de Educação Infantil - 0 a 3 anos (Creche), Professor - Educação Infantil - 4 a 5 anos (Pré-escola), Professor de Ensino Fundamental Séries Iniciais - 1º ao 3º Ano (Alfabetização), Professor de Ensino Fundamental Séries Iniciais - 4º e 5º Anos, Professor de Séries Iniciais - Educação Integral, Professor Ensino Religioso - Ensino Fundamental, Professor de Geografia - Ensino Fundamental, Professor Geografia - Educação Integral, Professor História - Ensino Fundamental, Professor História - Educação Integral, Professor Inglês - Ensino Fundamental, Professor Matemática - Ensino Fundamental, Professor Matemática - Educação Integral, Professor Língua Portuguesa - Ensino Fundamental, Professor Língua Portuguesa - Educação Integral, Supervisor Escolar, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Psicólogo.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 21 de outubro de 2013, pelo site www.univali.br. A taxa varia de R$ 30,00 para nível médio e de R$ 39,00 para nível superior.
 
Provas e Gabaritos
Para a escolha dos profissionais, serão realizadas prova objetiva e prova de títulos. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 10 de novembro de 2013, às 9h, em local divulgado posteriormente.
 
As questões da prova e os gabaritos preliminares estarão à disposição dos interessados às 10 horas do dia 11 de novembro de 2013, pela Internet no site www.univali.br/concurso.

O processo seletivo terá validade para o ano letivo de 2014.

Concurso Prefeitura de Álvaro de Carvalho - SP

A Prefeitura de Álvaro de Carvalho, no estado de São Paulo, por meio da empresa CEMAT, publicou editais N° 01/2013 de concurso público e processo seletivo, destinados ao provimento de 26 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

No Edital de concurso público, existem duas vagas para Médico Clínico Geral, uma para Pediatra e uma para Ortopedista, funções que exigem o ensino superior em Medicina e registro no Conselho de Classe com especialidade na área. O salário é de até R$ 7.865, 20 em jornada de 40h semanais e de até R$ 3.932,60 para o regime de 20h semanais.

Já no Edital de processo seletivo, será disponibilizado 22 vagas e cadastro reserva para profissionais com salários variados de R$ 713,31 a R$ 2.026,59 em jornadas de 30h e 40h, para os seguintes cargos:

- Ensino Fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Balcão e Costureira;

- Ensino Médio: Monitor de Capoeira, Monitor de Informática, Monitor de Projetos Sociais e Monitor de Transporte Escolar;

- Ensino Superior: Bibliotecário, Coordenador de Projetos Sociais, Coordenador do CRAS, Engenheiro-Agrônomo, Farmacêutico e Professor de Educação Básica I (PEB I).

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 30 de setembro de 2013, pelo site www.cematconcurso.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Validade
Todos os candidatos serão avaliados por meio de provas escritas, de caráter classificatório, com questões equivalentes ao grau de escolaridade exigido por função. As provas serão realizadas na cidade de Álvaro de Carvalho-SP, na E.M.E.F. Governador Mário Covas, localizada à Avenida Santa Cecília, n° 198, Centro, na data prevista de 06 de outubro de 2013 (domingo), no horário com início às 8h30.

O concurso público terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir e a critério da Administração Municipal.

Já o processo seletivo terá validade de 1 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Concurso Prefeitura de Poços de Caldas - MG

Com o objetivo de selecionar e contratar novos servidores, a Prefeitura de Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais, por meio da empresa IMAM, lançou o edital N° 002/2013, de concurso público, destinado para o preenchimento de 129 vagas nos cargos de Supervisor Pedagógico, Professor I e II e Inspetor Escolar. As oportunidades são de níveis médio e superior, por salários de até R$ 1.135,09, por jornada de 20 a 44 horas semanais. 
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico www.imam.org.br, no período de 25 de novembro a 30 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 32 a R$ 150 de acordo com o cargo escolhido.

O concurso será composto de prova objetiva, prova de redação e avaliação de títulos. As provas serão aplicadas na cidade de Poços de Caldas, provavelmente nos dias 15 e/ou 16 de fevereiro de 2014. O dia, horário e local das provas serão definidos no Cartão de Inscrição.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Concurso Iamspe - SP

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE) publicou o edital 229/2013 de concurso público com intuito de preencher 15 vagas para o cargo de Médico I (Clínica Médica). A remuneração é de R$ 3.906,25 por jornada semanal de 20 horas. 
 
As inscrições serão realizadas na Av. Ibirapuera, 981 - Vila Clementino – São Paulo/SP, 4º andar, Núcleo de Planejamento e Seleção de Recursos Humanos, no horário das 10 às 15 horas, no período de 30 de setembro a 18 de outubro de 2013. A taxa é de R$ 63,92. 
 
O certame será constituído de prova objetiva. A data e local de realização da prova objetiva serão divulgados oportunamente por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial do Estado - Poder Executivo – Seção I – Concursos e no site: www.iamspe.sp.gov.br.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério do IAMSPE, uma única vez e por igual período.

UNIFEB - SP abre processo seletivo

O Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - UNIFEB, no estado de São Paulo, por meio da Superintendência de Administração de Finanças e do Departamento de Recursos Humanos da FEB, abriu edital normativo do processo seletivo N° 01/2013, destinado ao provimento de 25 vagas para cargos de nível médio e superior e formação de cadastro reserva. Os salários podem chegar a R$ 3.482,49 por carga horária de 44 horas semanais.

A organização e realização do processo seletivo público estão sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto – Faperp.
 
Nível Médio ou Técnico de Nível Médio: Auxiliar de Área I, Escriturário I, Técnico de Área I - Biologia, Técnico de Área I - Mecânica, Técnico de Área I - Química/Solos e Técnico de Área I - Tecnologia da Informação.

Nível Superior: Analista de Área Junior - Agronomia, Contabilidade, Publicitário, Engenharia Civil, Letras/Revisor de Conteúdo, Tecnologia da Informação/Desenvolvimento, Tecnologia da Informação/Designer, Tecnologia da Informação/Redes, Bibliotecário (a) Júnior - Biblioteconomia e Farmacêutico(a) Júnior - Farmácia.

As inscrições serão recebidas exclusivamente por meio da internet, no site www.concursosfaperp.com.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 24 de outubro de 2013, (horário de Brasília). O candidato deverá efetuar o pagamento da importância referente à inscrição no valor de R$ 40,00 para cargos de nível médio/técnico e R$ 60,00 para cargos de nível superior.
 
Para candidatos sem acesso à internet, o Programa Acessa São Paulo disponibiliza, gratuitamente, acesso à internet. Existem unidades do Programa Acessa São Paulo em diversas localidades da região. Em Barretos está localizada na Praça Francisco Barreto, s/n, Centro, e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, em dias úteis, das 9 as 18 horas.

As provas serão realizadas na data prevista de 10 de novembro de 2013, no município de Barretos, no estado de São Paulo, exceto no caso de indisponibilidade de locais suficientes e/ou adequados, situação que ocasionará a realização em outras localidades, sendo os custos com deslocamento de responsabilidade do candidato.

O Edital de Convocação para a prova objetiva, contendo os locais e horários de prestação da prova será publicado, na data provável de 1º de novembro de 2013, na imprensa escrita de Barretos, e no sítio da Faperp, www.concursosfaperp.com.br.

O certame terá prazo de validade de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da UNIFEB, a contar da data de publicação de sua homologação.

Concurso FUNEC - MG

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec), no estado de Minas Gerais, abriu edital de concurso público nº. 01/2013, com o objetivo de preencher 15 vagas de trabalho, sendo 05 para Secretário Escolar e 10 para Professor.

Os interessados em exercer a função de Secretário Escolar devem ter o ensino médio. O salário é de R$ 884,79 em jornada de 30h semanais. As oportunidades para Professores de Educação Básica (PEB 2) são para que tem nível superior e a proposta é que lecionem nas áreas de Farmácia, Informática, Química Industrial, Filosofia e Sociologia. Nesse caso, a remuneração é de R$ 1.997,11 por regime de trabalho de 22h30 semanais.

As inscrições serão realizadas pelo endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br, no período de 6 de dezembro de 2013 a 8 de janeiro de 2014, mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 para nível superior e  R$ 35,00 para médio.

A seleção dos candidatos constará de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 40 questões de múltipla escolha. A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 26 de janeiro de 2014, tendo duração máxima de 3:00 (três horas), com início às 9h e término às 12h, em local a ser divulgado pela FUNEC através do endereço www.contagem.mg.gov.br/concursos.
 
A divulgação do gabarito preliminar será na data prevista de 27 de janeiro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Prefeitura de São Mateus - ES lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Mateus, no estado do Espírito Santo, por intermédio do Fundo Municipal de Saúde de São Mateus, lançou edital Nº 001/2013 de processo seletivo, destinado ao provimento de 207 vagas voltadas para profissionais de todos os níveis escolares. Os salário vão até R$ 7.311,59 por carga horária de trabalho entre 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Agente de Serviços Gerais I, Auxiliar de Consultório Dentário, Motorista e Recepcionista;

- Nível Médio: Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Técnico em Laboratório;

- Nível Superior: Administrador, Assistente Social (Pronto Atendimento), Assistente Social (CAPS), Biomédico, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Auditor Regulador, Cardiologista, Cirurgião, Clínico Geral, Dermatologista, Médico do Trabalho, Endocrinologista, Ginecologista, Infectologista, Neurologista, Ortopedista, Pediatra, Plantonista Anestesista, Plantonista, Clínico, Plantonista Pediatra, Pneumologista, Psiquiatra, Médico da Saúde da Família, Médico de Saúde Mental e Urologista, Nutricionista, Psicólogo do CAPS e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições estarão abertas pela internet, até o dia 30 de setembro de 2013, no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa, que consistirá de provas de títulos/tempo de serviço com caráter eliminatório/classificatório.
 
Validade
O prazo de validade do certame é de dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal), sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no Edital dentro do prazo de validade do certame.

Prefeitura de Tabatinga - AM publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Tabatinga, no Estado do Amazonas, publicou edital de processo seletivo nº. 001/2013. A seleção visa a contratação temporária emergencial de 16 vagas em cargos de nível médio/técnico, em vista da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e sua Central de Regulamentação das Urgências. O salário pode chegar a R$ 1.287,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos: Motorista de Autos, Técnico em Enfermagem e Motorista Fluvial.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 27 de setembro de 2013, das 08h às 14h, na Secretaria Municipal de Saúde – Setor Pessoal, localizado à Rua Marechal Mallet nº 520, 2º Andar, Bairro - Centro, Município de Tabatinga, Estado do Amazonas - CEP 69640-000.
 
O processo seletivo constará de análise de títulos e de experiência, através de cadastro profissional por meio da entrega de Curriculum Vitae.
 
A vigência do contrato será de 01 ano, podendo por interesse administrativo, ser prorrogado por igual período.
 
O extrato do edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, de 26 de setembro de 2013, pág. 27 e 28.

Concurso CEFET - RJ

O Centro Federal de Educação Tecnológica "Celso Suckow da Fonseca" do Rio de Janeiro (Cefet - RJ) lançou o edital n° 022/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 67 vagas para Técnico-Administrativo em Educação.  As vagas ofertadas são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por vencimentos de até R$ 3.318,70, por carga horária de 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os Campi de Maracanã, Nova Iguaçu, Maria da Graça, Nova Friburgo, Itaguaí, Petrópolis, Angra dos Reis e Valença.
 
As chances são para os cargos de Auxiliar de Administração, Técnico de Laboratório, Técnico em Edificações, Assistente de Aluno,  Assistente em Administração, Administrador, Analista TI, Assistente Social, Economista, Enfermeiro, Engenheiro, Jornalista, Médico, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Revisor de Textos, Técnico em Assuntos Educacionais, Pedagogo, Bibliotecário e Técnico em Tecnologia da Informação.
 
As inscrições estarão abertas das 12h do dia 3 às 12h do dia 21 de fevereiro de 2014, considerando o horário de Brasília, e serão efetuadas, somente, via internet no endereço eletrônico www.cefet-rj.br. As taxas são de R$ 30,00, R$ 38,00 e R$ 65,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas nas cidades onde as vagas são ofertadas, no dia 1º de junho de 2014, com início às 9 horas, em local divulgado no dia 26 de maio de 2014, às 19 horas, via internet, por meio do endereço eletrônico: www.cefet-rj.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 01 de junho de 2013.
O candidato que, apesar de ter cumprido todas as exigências do ato de inscrição, não tiver seu nome constando da listagem divulgada no dia 26 de maio, deverá dirigir-se à CCONC, no endereço Rua general Canabarro, 552, Maracanã – Rio de Janeiro/RJ, exclusivamente nos dias 27 e 28 de maio de 2014, das 10:00 às 16:00 horas, para obter as informações que garantam a realização da prova.
 
O resultado final da prova estará disponibilizado no endereço eletrônico www.cefet-rj.br, a partir das 19:00 horas do dia 25 de junho de 2014.
 
O concurso terá validade de 1 ano, contado a partir da data de publicação do Edital de Homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, conforme previsto no art. 12 da Lei nº 8.112/90, no Decreto n° 4.175/2002 e Portaria MP n° 450/2002.

Prefeitura de Vieiras - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Vieiras, estado de Minas Gerais, divulgou na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais (26 de setembro de 2013, pág. 8), aviso de processo seletivo destinado à contratação temporária de servidores públicos para o preenchimento dos cargos de Enfermeira – PSF e Odontólogo. 
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 30 de setembro de 2013, das 09h às 11h e das 13h às 16h, na sede da Prefeitura Municipal, situada na Rua Dr. Olavo Tostes, 56, Centro, Vieiras/MG, CEP. 36.895-000.
 
Maiores informações na sede da Prefeitura Municipal, situada à Rua Dr. Olavo Tostes, 56, Centro, Vieiras/MG, CEP. 36.895-000.

FSNH de Novo Hamburgo - RS realiza processo seletivo

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo - FSNH abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado Nº 08/2013, através do Edital Nº 01/2013, para contratação temporária dos seguintes profissionais: Técnico de Enfermagem, Assistente de Laboratório, Atendente de Farmácia e Auxiliar de Imobilização Ortopédica. Há 15 vagas para cargos estes cargos que exigem níveis técnico e médio, por salários de até R$ 1.130,52.
 
Todos os profissionais contratados com jornada efetiva de trabalho de 6 e 8 horas diárias farão jus ao benefício espontâneo de auxílio alimentação no valor mensal de R$ 180,00 e de R$ 90,00 para os contratados com jornada efetiva de trabalho 12x36.
 
As inscrições vão até 07 de outubro de 2013 e deverão ser efetuadas pessoalmente no Setor de Protocolo Geral, na Av. Pedro Adams Filho, 6520, Operário, em Novo Hamburgo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
 
O processo seletivo se dará por avaliação dos títulos.
 
Os resultados preliminares serão publicados provavelmente em 08 de outubro de 2013, no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo no www.fsnh.net.br e na sede da FSNH, sediada na Av. Pedro Adams Filho, n. 6520, Bairro Operário, Novo Hamburgo/RS – Setor de Protocolo.
Esse processo seletivo é válido por um período de 12 meses prorrogável por igual período.

Concurso Prefeitura de Araçoiaba da Serra - SP

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra, no estado de São Paulo, abriu edital N° 001/2013 de concurso público, para contratação de profissionais com níveis fundamental, médio e superior. A remuneração para os cargos pode chegar a R$ 1.628,79, por jornada de 20 a 40 horas semanais. 
 
As vagas são para Mecânico II, Motorista, Motorista de Ambulância, Assistente Administrativo II, Eletricista Predial, Fiscal de Postura, Técnico em Agropecuária, Técnico em Gesso, Agente de Desenvolvimento Infantil, Assistente Social, Enfermeira, Farmacêutico, Médico Plantonista, Médico Veterinário, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período de 28 de setembro a 13 de outubro de 2013.  A taxa de inscrição vai de R$ 35 a R$ 54.
 
O concurso público será de provas com valoração de títulos para o cargo de Agente de Desenvolvimento

Infantil e, exclusivamente, de provas para os demais cargos. Os candidatos aos cargos de Motorista e Motorista de Ambulância também serão avaliados por meio de prova prática. 
 
As provas objetivas, para todos os cargos, serão realizadas provavelmente no dia 10 de novembro de 2013, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e também nos sites www.consesp.com.br e www.aracoiaba.sp.gov.br
 
A validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

'Efeito Angelina' eleva procura por cirurgia

Cirurgiões plásticos têm registrado um aumento do número de mulheres saudáveis querendo retirar as mamas como prevenção do câncer.
 
Para eles, a motivação tem nome: "efeito Angelina Jolie". Em maio, a atriz revelou, em artigo publicado no jornal "New York Times", ter se submetido ao procedimento, após descobrir uma mutação genética que a torna propensa a desenvolver tumores nas mamas e nos ovários.
 
Não há números sobre esse aumento da demanda, mas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica afirma que seus afiliados têm relatado o dobro da procura que tinham antes da revelação de Jolie.
 
Editoria de Arte/Folhapress

"É uma coisa assustadora, mas compreensível. A maioria dos casos não tem indicação cirúrgica. São aquelas mulheres que ouviram o galo cantar e querem cantar junto. Há muita desinformação", diz o presidente da SBCP, José Horácio Aboudib.
 
O assunto será discutido amanhã pelos cirurgiões em um encontro no Rio.
 
A cirurgia é indicada para mulheres com forte histórico familiar (mãe, irmã ou avó com câncer de mama ou de ovário antes da menopausa) ou com mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, que as tornam mais predispostas a desenvolver a doença.
"Foi uma cancerofobia. Começaram a aparecer muitos casos sem pertinência nenhuma para a cirurgia, como de mulheres cujas avós tiveram câncer aos 70, 80 anos", afirma o cirurgião plástico Alexandre Munhoz, coordenador da câmara de reconstrução mamária da SBCP.
 
A advogada Cristiane Barbosa de Lima, 38, se encaixa nisso. Como a avó e a tia morreram de câncer (de mama e de pulmão), ela pensou que pudesse ter mais riscos e cogitou retirar as mamas.
 
"Já estava pensando em colocar silicone e eu achei que fossem cirurgias parecidas. Mas meu médico não recomendou porque não existia risco genético", conta.
 
Aspectos éticos
Segundo Aboudib, o encontro será importante para discutir os aspectos técnicos e éticos do procedimento. "É ético retirar duas mamas saudáveis?" Ele acha que sim.
 
"Meu pai teve câncer de próstata. Com isso, tenho duas vezes mais risco de ter. Se pudesse fazer uma prostatectomia [retirada da próstata] sem sequelas, eu faria."
 
Para ele, a decisão pela mastectomia bilateral profilática não é muito diferente de quando se opta por uma cirurgia plástica estética. "Você não opera para colocar prótese ou fazer lipo? Se, após receber informações adequadas, a paciente decide por isso, temos que atender."
 
Só 10% dos tumores têm origem genética; 0,2% da população carrega mutações nos genes BRCA 1 e 2.
 
Para José Luiz Bevilacqua, presidente do departamento de cirurgia da mama da Sociedade Brasileira de Mastologia, pode estar havendo exagero nas indicações de mastectomia profilática.
 
Mas não é só isso. Segundo ele, em nome da estética, alguns cirurgiões plásticos têm descuidado do rigor oncológico. "Não é cirurgia estética. Se a técnica não for realizada com o enfoque oncológico, pode ser uma tragédia a longo prazo porque permanece o risco do câncer."
 
Esse rigor, explica o cirurgião plástico Gustavo Duarte, implica na retirada de bastante tecido mamário, deixando a pele da mama fina.
 
"O resultado estético tende a não ficar bonito." Isso sem contar os riscos como perda da sensibilidade, necrose da pele e infecção.
 
Folhaonline

Humor: Gostei desse médico!

Três universidades federais do Rio não aderem ao Programa Mais Médicos

Rio de Janeiro - As três universidades federais do Rio de Janeiro, que oferecem curso de medicina, não estão dispostas a ceder professores para tutores do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde. A tutoria é uma das exigências do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) para a concessão dos registros provisórios, sem os quais os médicos estrangeiros ficam impedidos de começar a trabalhar.
 
O Cremerj também exige que os profissionais estrangeiros forneçam o endereço da clínica onde irão trabalhar no estado, o nome do supervisor e uma carta garantindo o domínio da língua portuguesa.
 
Para o diretor do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), Aluísio Gomes da Silva Junior, o programa tem pontos positivos, mas alguns precisam ser revistos. "Há pontos da política do Programa Mais Médicos que nós concordamos, mas ainda temos que discutir muitas coisas sobre a carreira de médicos no SUS [Sistema Único de Saúde]. Eu tenho consciência que o Ministério da Saúde faz um certo esforço para melhorar as condições de trabalho, mas a questão da carreira não está colocada e isso é importante para manter a continuidade do programa. As questões dos cargos e salários ainda não estão resolvidas", disse.
 
"A UFF não aderiu ao Mais Médicos e nós ainda estamos discutindo sobre participar e de que maneira nós vamos participar do programa. Os nossos alunos estão em contato com o SUS [Sistema Único de Saúde] desde o primeiro período e por isso a participação da universidade tem que ser diferente, pois a nossa formação é no SUS", completou.
 
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também avisaram que não participarão do Programa Mais Médicos. A Unirio decidiu não aderir após uma reunião ocorrida no dia 24 de julho. De acordo com a nota, "o colegiado da Escola de Medicina e Cirurgia da Unirio deliberou sobre o Programa Mais Médicos e rejeitou por unanimidade a adesão."
 
Já a UFRJ informou que mantém o posicionamento desde a nota oficial divulgada no dia 1º de agosto por sua Faculdade de Medicina. Na nota, a universidade declara que "a congregação da Faculdade de Medicina considera equivocada a redução do complexo problema da saúde pública no Brasil à falta de médicos”.
 
Procurado pela Agência Brasil, Ministério da Educação (MEC), que é responsável pela parte de supervisão do Mais Médicos, esclareceu que todos os estados já têm tutoria definida para o programa. A assessoria, no entanto, não soube especificar quem será o responsável pelos tutores no estado do Rio de Janeiro.
 
O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que é favorável a carreiras de Estado, no âmbito federal, estadual e municipal. Uma das propostas da pasta é que o médico que ingressar na carreira de Estado tenha dedicação exclusiva. De acordo com a proposta o médico tem que estar presente todos os dias em uma unidade de saúde, trabalhando ao todo por 40 horas semanais.
 
Agência Brasil

Britânico afetado por transtorno raro não consegue memorizar rostos

BBC
Portador do transtorno enxerga perfeitamente, mas não consegue
reconhecer ou identificar rostos
Prosopagnosia é uma desordem pouco conhecida que faz com que o portador enxergue a pessoa normalmente, mas não consiga reconhecê-la
 
Imagine do dia para a noite não conseguir mais reconhecer seus pais, filhos ou parentes mais próximos. Você pode vê-los, mas não sabe quem são, nem se estão rindo ou franzindo a testa. Foi o que aconteceu com o britânico David Bromley. Após sofrer uma lesão no cérebro, ele passou a apresentar um transtorno pouco conhecido, a 'cegueira de feições'.
 
Bromley, de 67 anos, convive com a desordem, cujo nome verdadeiro é prosopagnosia, desde os 11 anos. As pessoas com esse problema enxergam, mas são incapazes de identificar rostos. Ou seja, veem olhos, nariz e boca, mas não reconhecem nem a si mesmos nem a seus interlocutores, bem como gestos ou emoções.
 
"Eu posso reconhecer minha esposa se eu for para casa, pois parto do pressuposto de que será ela quem estará lá. Mas se a encontrar na rua por acaso, não vou reconhecê-la", disse ele à BBC.
 
Segundo médicos, a ‘cegueira de feições’ afeta milhares de pessoas no mundo que, no entanto, não sabem que são portadoras do transtorno.
 
"Descobri que tinha esse problema quando fui a um encontro de amigos que não via há 30 anos. Dois deles tinham sido meus melhores amigos, fomos juntos a todos os festivais de música, viajamos juntos para a Espanha para trabalhar no verão. Éramos muito próximos, mas acabamos nos afastando pelos rumos diferentes que cada um tomou", conta Bromley.
 
Naquela ocasião, o britânico já estava se recuperando da lesão que havia sofrido no cérebro e pensava que a única sequela do acidente era a perda parcial de sua visão, que o impossibilitava de dirigir. Por essa razão, Bromley foi acompanhado do irmão ao encontro. A surpresa veio durante a conversa dentro do carro de volta para casa.
 
"Quando estávamos retornando, lembro que disse a meu irmão: 'Frank e Miky não mudaram nada, continuam exatamente os mesmos’, para logo em seguida, lhe perguntar: ‘Os dois estavam vestidos com teentops, não?' (espécie de suéter que esteve na moda nos anos 70)"
 
O que Bromley estava vendo, na verdade, era a memória que tinha de seus amigos daquela época. "Meu cérebro estava me dizendo que Frank e Miky estavam ali, mas a imagem que eu tinha deles não correspondia à realidade".
 
"Foi então que descobri que tinha cegueira para feições".
           
Congênita e adquirida
Segundo a literatura médica, existem dois tipos de prosopagnosia: uma congênita, na qual a pessoa já nasce com o transtorno e outra adquirida, que ocorre normalmente após algum tipo de dano cerebral.
 
Estima-se que 2% da população mundial apresentam o primeiro tipo do transtorno. No Brasil, estudos mostram que pelo menos 5 milhões de pessoas sofrem da desordem.
 
Mas Bromley faz parte do segundo grupo, que é raro.
 
"Esse segundo tipo é extremamente raro, já que a região do cérebro afetada é muito específica", explica à BBC Ashok Jansari, especialista no transtorno e professor de Neuropsicologia Cognitiva da Faculdade de Psicologia da Universidade do Leste de Londres.
 
"A verdade é que eu não sei o que é pior: nunca ser capaz de reconhecer as pessoas ou parar de reconhecê-las aos 56 anos, como aconteceu comigo", questiona-se Bromley, para quem a doença é um constrangimento social.
 
"Estávamos de férias em Cuba. Um dia eu comecei a conversar com um homem da Dinamarca , quando uma mulher se aproximou e disse 'Bom dia' , ao que eu respondi 'Olá, prazer em conhecê-la, pensando se tratar da esposa do dinamarquês, quando, na verdade, era a minha", conta Bromley.
 
Situações como essas já se tornaram frequentes em sua vida. "Em outra ocasião, estava em uma piscina quando vi uma mulher loira em uma jacuzzi. Assobiei pensando que era minha esposa, quando, de repente, ouvi uma voz atrás de mim: 'David, o que você está fazendo?' Eu estava assobiando para a mulher errada."
 
Bromley não é cego. O problema acontece quando ele volta a cruzar com uma pessoa 10 ou 15 minutos depois de conhecê-la.
           
"Uma vez participei de uma reunião para um grande projeto. Tudo correu tranquilamente até que depois da reunião, fui ao encontro de outro cliente que trabalhava para a mesma empresa e com quem queria fechar um negócio. Ele me convidou para tomar um café quando um outro homem chegou e nos abordou. Eu lhe disse: 'Prazer em conhecê-lo'. A resposta dele foi: 'Mas nós nos vimos há 10 minutos na reunião!'".
 
Vergonha social
Desde então, Bromley se vê obrigado a explicar seu problema: "Toda vez que vou ver um cliente, digo que tive uma lesão cerebral que me deixou incapaz de reconhecer rostos e adianto que, se ignorá-los, não estou sendo hostil."
 
Esse tipo de constrangimento social também afeta a britânica Sandra, que não quis ser identificada na reportagem. Há 14 anos, ela teve uma encefalite (infecção no cérebro) que evoluiu para uma cegueira de feições.
 
Embora ela tenha desenvolvido uma versão mais branda da prosopagnosia, uma vez que pode reconhecer pessoas que conhecia antes de ter a desordem, prefere evitar o contato com elas.
 
"A vida com prosopagnosia é muito constrangedora, porque as pessoas me cumprimentam e eu não sei quem elas são. Caso seja alguém que esteja em seu local de trabalho (como o açougueiro ou o padeiro), posso adivinhar quem são. Mas se estão fora de contexto, não consigo reconhecê-las", conta ela à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.
 
Sandra dá aulas em uma escola, mas seus alunos não sabem de sua doença. "Se eu vir alguém todos os dias, posso reconhecê-lo. Mas se eu encontrar um dos alunos na rua e ele me cumprimentar, posso inferir que se trata de uma criança da escola, mas não necessariamente sei quem é."
 
"Eu não digo nada a meus alunos, tento fazer um esforço para memorizar seus rostos", acrescenta .
 
Especialistas entendem as frustrações de Bromley e Sandra. "Não reconhecer as pessoas pode causar um constrangimento social", diz Jansari, que acompanhou o caso dos dois britânicos.
 
"Hipoteticamente, se alguém tem prosopagnosia mas não sabe, e seu trabalho exige o reconhecimento de pessoas (como no caso de um guarda de segurança), então eles podem estar em maus lençóis. Mas duvido que esse tipo de situação ocorra, pois quem tem esse transtorno, mesmo sem saber, provavelmente vai dizer aos outros que "não é muito bom" em reconhecer rostos", explica o especialista.
           
No entanto, Jansari relata casos em que a pessoa teve de deixar o emprego por causa da doença. "Um exemplo aconteceu com um professor que estava tendo dificuldade em reconhecer seus alunos, o que estava causando problemas quando tinha de adverti-los".
 
Deficiência?
Colegas de trabalho de Sandra sabiam que algo estava errado com ela. "Mas agora a maioria dessas pessoas já saiu e há pessoas novas que não sabem do meu problema."
 
"A razão pela qual não falo da minha doença não tem a ver com o fato de as pessoas pensarem que eu não sou capaz de realizar meu trabalho. Eu não quero me sentir envergonhada ou que elas pensem que há algo de errado comigo."
 
Enquanto a prosopagnosia não é reconhecida como uma doença, Jansari defende que alguns casos deveriam ser tratados como tal.
 
A enfermidade não tem cura. "No caso da adquirida, uma vez que a parte danificada do cérebro não vai se recuperar, é impossível curar o problema", diz o especialista.
 
"Mas ainda não sabemos o que causa a prosopagnosia congênita. Mas, hipoteticamente, no futuro, se eles descobrirem que a causa é genética, isso talvez possa ser corrigido.
 
Para os que sofrem prosopagnosia, só resta uma coisa a fazer: melhorar suas estratégias para reconhecer as pessoas.
 
"Se eu for às compras com a minha mulher, tento memorizar a jaqueta que ela está usando. Então, se eu vir alguém com uma jaqueta amarela e cabelos loiros, sei que se trata da minha esposa", diz Bromley.
 
O esforço que David depreende em estudar o rosto das pessoas que só vê uma vez fez com que ele passasse por um constrangimento certa vez em uma entrevista de emprego.
 
"O entrevistador me disse que eu o estava olhando como se fosse um serial killer".
 
"Às vezes estudo o rosto das pessoas com tamanha intensidade que pode parecer intimidador. Tento encontrar uma característica de cada um, como uma cicatriz ou a cor dos cabelos, para poder me lembrar depois com quem conversei", acrescenta.
 
Mas essa estratégia não é 100% eficaz.
 
Jansari, da Universidade do Leste de Londres, conta que, mesmo que David tente observar tudo nos mínimos detalhes, incluindo a linguagem corporal, viu certa vez uma foto de quem pensava ser o cantor George Michael "quando, na verdade, era minha, da época em que eu tinha barba comprida e usava brinco de ouro".
 
"É muito angustiante", confessa David. "Todo o tempo eu tenho que me concentrar em pessoas e lugares, porque (a doença ) também afeta a minha percepção geográfica ".
 
"Preciso melhorar minhas estratégias de reconhecimento", diz ele.
 
Cinco coisas que você precisa saber sobre a prosopagnosia
"Prosopagnosia " vem das palavras gregas "prospon" (cara) e "agnosia" (inabilidade de reconhecer).A prosopagnosia congênita ou verificada na primeira infância é chamada de "prosopagnosia desenvolvimental". Nesses casos, normalmente, não há uma causa médica conhecida. O transtorno também pode ocorrer como resultado de uma lesão cerebral. Nesse caso, é chamada de "prosopagnosia adquirida". Os pesquisadores sugerem que a prosopagnosia desenvolvimental pode ter herança genética. Especialistas acreditam que uma parte específica do cérebro está envolvida no processamento e reconhecimento facial. Essa região é chamada "área fusiforme da face".
 
Fonte: Universidade do Leste de Londres
 
iG