Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Santa Maria: Um drama que se repete

Foto Jean Pimentel
Dezenas de pacientes aguardavam por um leito no hospital. Muitos deles
tiveram de esperar em macas nas entradas de salas e perto dos banheiros
Pronto-Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) está superlotado Bastava abrir a porta do Pronto-Socorro (PS) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) na tarde de segunda-feira (14) para deparar com o cenário desolador que, há anos, reflete o drama da saúde pública no país.
 
O local tinha 48 internados, mais que o dobro da capacidade, que é de 22 leitos. Pacientes estavam em macas espalhadas pela recepção e por corredores, consultórios e salas de procedimentos. Os semblantes eram de desesperança dos doentes e de aflição dos familiares.
 
Os servidores corriam para tentar atender a todos e evitar o desespero. Situação parecida viviam a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e o Pronto-Atendimento do bairro Patronato. Somente o Pronto-Socorro do Hospital de Caridade, que atende, prioritariamente, pacientes conveniados de planos de saúde, vivia uma situação mais tranquila ontem.
 

Foto: Jean Pimentel
Divulgação
As macas são a alternativa para não deixar as pessoas sem atendimento quando todos os leitos estão lotados. No PS do Husm, elas preencheram as salas de consultório e de procedimentos e, quando até nesses locais não cabia mais gente, os corredores e a recepção foram ocupados. Segundo familiares que acompanham doentes e funcionários, a situação era ainda pior na última sexta-feira.

Liane Haag, 55 anos, está desde quinta-feira com a tia Mércia Haag, 91 anos, no corredor do PS. A idosa precisa fazer um exame e uma cirurgia, mas não há leito disponível. Segundo a sobrinha, a idosa corre o risco de perder os dedos de um pé por causa de uma necrose. Alguns leitos adiante, Carlos Marion Caetano, 53, vive drama parecido. Ele precisa amputar os dedos do pé esquerdo por causa de uma trombose. A companheira, Rita de Cássia Ribeiro, 47, teme que ele acabe perdendo todo o pé, por causa da demora em conseguir um leito.

A solução foi encaminhar pacientes menos graves para outros PAs da cidade. E aí o gargalo se tornou um efeito cascata. Na UPA, havia 12 pessoas em observação, em um local onde há nove leitos. Os quatro leitos da emergência também estavam ocupados. Pessoas aguardavam vagas em cadeiras e em macas nas salas de inalação e de medicamentos. Isso sem falar nas pessoas que esperavam por consultas na recepção.

No final da tarde de ontem, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tiveram de deixar uma maca ao levar uma paciente ao PA do Patronato, porque a unidade não tinha mais nenhum equipamento disponível. Havia 14 pessoas para os 12 leitos, e as vagas de emergência e de isolamento estavam ocupadas. Havia oito pacientes em macas e um em uma cadeira. As salas de medicamentos e nebulização estavam cheias.

No PS do Caridade, os leitos disponibilizados estavam preenchidos, mas não havia pacientes esperando nos corredores.
 
 
Diário de Santa Maria

Entidades médicas prometem campanha contra Dilma em 2014

Elas devem fazer críticas ao programa Mais Médicos, uma das bandeiras da campanha à reeleição da presidente Dilma     
 
Insatisfeitas com o tratamento dado pelo governo federal às suas reivindicações, as entidades médicas prometem fazer barulho na eleição presidencial do próximo ano com críticas ao programa Mais Médicos, uma das bandeiras da campanha à reeleição da presidente Dilma.
 
Em julho, quando Dilma anunciou sua nova política para a saúde, as entidades médicas nacionais romperam com o governo e passaram a colocar obstáculos à estreia do programa federal.
 
Agora, elas se preparam para não só apontar falhas do Mais Médicos, programa com o objetivo de fixar profissionais nas periferias de capitais e no interior do país, mas também retomar cobranças antigas, como a criação da carreira médica de Estado.
 
"A classe médica sente que está sendo tratada de forma errada pelo governo, com reivindicações desconsideradas", diz o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira Filho.
 
Em busca de palanques para criticar o Planalto e o programa, médicos já estão até se filiando a siglas de oposição -no Ceará, ao menos 30 médicos entraram no PSDB.
 
Os médicos apostam em seu poder de influência no eleitorado para movimentar a campanha, principalmente onde a população é mais conservadora e o programa terá menor impacto, como no Estado de São Paulo.
 
"É comum nós, médicos, sermos indagados por nossos pacientes sobre o que achamos das eleições", afirma o presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso. "Somos 400 mil médicos atuando e 110 mil estudantes. A maioria dessas pessoas, quando instigadas, certamente irá explicar direitinho à população o que está acontecendo", completa.
 
O presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto DÁvila, afirma que médicos se opõem ao programa por "identificarem nele uma ação que não resolve o atendimento de forma definitiva".
 
Motivo de polêmica nos últimos meses, a importação de profissionais da saúde para atuar nos rincões do país poderá ter, em 2014, o peso que a pauta evangélica teve na última campanha presidencial.
 
Em 2010, a campanha foi marcada pelo debate sobre a legalização do aborto e o casamento entre homossexuais. Adversário de Dilma na ocasião, José Serra (PSDB) explorou o tema e conquistou o apoio de evangélicos e católicos mais conservadores.
 
Para o cientista político Jairo Nicolau, da UERJ, o Mais Médicos tem até maior potencial de influência sobre o eleitor do que temas religiosos, que têm sobretudo efeito de "reforço de identidade" e pouco peso sobre o voto.
 
Pesquisas
Dilma, por outro lado, tem a seu favor o apoio crescente da população. De acordo com pesquisa divulgada em setembro pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), 73,9% dos brasileiros apoiam a contratação de médicos estrangeiros pelo programa. Em julho, 49,7% eram favoráveis.
 
Na avaliação de cientistas políticos, mesmo a oposição precisará de cautela nas críticas. A estratégia, por ora, é dizer que o programa veio tarde e é insuficiente para resolver as carências do setor.
 
"Ninguém pode ser contra o Mais Médicos", diz o deputado Duarte Nogueira, presidente do PSDB paulista. "Somos a favor, mas não é só de mais médicos que precisamos. Tem que ter leito hospitalar, soro, medicamentos."
 
Para o cientista social e marqueteiro político Antonio Lavareda, o programa de Dilma tem "elevadíssimo potencial" de obter aprovação por focar em uma área que historicamente lidera o ranking de problemas apontados pela opinião pública.
 
Pesquisa Datafolha de junho deste ano mostra que a saúde é o principal problema para 48% dos brasileiros, à frente de educação (13%), corrupção (11%), segurança (10%) e desemprego (4%).
 
Jornal de Londrina

7 pecados da doença pulmonar crônica em fumantes

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) será a 3ª principal causa de morte no mundo1 em 2020 - um resultado direto dos anos de auge do tabagismo.
 
- O tabagismo, incluindo o passivo, é o fator de risco mais comum para a DPOC, causando 85% dos casos da doença no mundo².
 
Altamente debilitante, a DPOC é uma doença respiratória crônica prevenível e tratável caracterizada pela obstrução do fluxo de ar nas vias aéreas e destruição do tecido pulmonar, dificultando a respiração. 
 
Conheça os 7 pecados da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC):
 
1. Fumar (fuma, já fumou ou é/foi exposto à fumaça do cigarro)
Inalar substâncias tóxicas é o principal fator de risco da DPOC. Por isso, fumar é a principal causa da doença, já que em cada tragada um fumante inala mais de 4720 substâncias tóxicas e prejudiciais ao organismo. Apesar do número de pessoas que fumam no Brasil já ter diminuído, estima-se que os casos de DPOC aumentem consideralvelmente até 2010, consequência de décadas de tabagismo. Mas não apenas as pessoas que fumam ou fumaram podem sofrer com a doença. Quem é exposto à fumaça do cigarro, já corre riscos de desenvolver problemas respiratórios, como a DPOC.
 
2. Achar que falta de ar, tosse e cansaço são “normais da idade”
O primeiro sinal da DPOC pode ser uma simples dificuldade para fazer um esforço que antes parecia fácil. Muitas pessoas passam a subir de elevador, andar pequenas distâncias de carro e não percebem que o cansaço não é somente pela idade. Se você é fumante ou já foi deve realizar acompanhamento com médico pneumologista todos os anos. 
 
3. Não fazer exames
Dados internacionais revelam que 60 a 85% dos pacientes com DPOC leve a moderada devem permanecer não diagnosticados³. No entanto, fazer seu diagnóstico é bastante simples. Basta procurar um pneumologista e fazer um teste rápido, fácil, chamado espirometria, que mede a capacidade respiratória (velocidade do ar ao entrar e sair dos pulmões) em um equipamento chamado espirômetro. 
 
4. Considerar a DPOC uma doença somente de idoso
A DPOC não afeta apenas idosos: a doença atinge principalmente a população com idade acima de 40 anos, podendo, inclusive, ser identificada em pessoas mais jovens, ou seja, no auge de seu poder aquisitivo e responsabilidades familiares. 
 
5. Confundir DPOC com asma
Embora a DPOC e a asma apresentem características em comum, são doenças diferentes com tratamentos e cuidados específicos.
 
A DPOC manifesta-se comumente após os 40 anos, o tabagismo é o principal fator de risco e a obstrução do fluxo do ar é parcialmente reversível. A tosse é geralmente com catarro, o paciente ratamente apresenta dias sem sintomas e a perda da função pulmonar é progressiva. 
 
Já a asma manifesta-se comumente na infância, de forma periódica e tende a melhorar na fase adulta. A obstrução do fluxo de ar é totalmente reversível e a tosse é usualmente seca e frequentemente à noite. Com tratamento adequado o paciente pode recuperar sua função pulmonar normal.
 
6. Pensar que uma vez com a doença, não há mais o que fazer
Apesar de não ter cura definitiva, a doença pode ser controlada. O tratamento adequado devolve a qualidade de vida aos pacientes. Quanto mais cedo for diagnosticada, melhor o resultado do tratamento e menor é a perda da função pulmonar. Parar de fumar e mudar nos hábitos de vida é fundamental, além de fazer fisioterapia e adotar o uso de broncodilatadores (que dilatam os brônquios). Medicamentos utilizados uma vez ao dia e com respostas mais rápidas aumentam a adesão ao tratamento e melhoram a respiração no período de maior dificuldade dos pacientes que é pela manhã ao despertar.
 
7. Achar que não é uma doença grave
Com a progressão da DPOC, fica difícil desempenhar atividades mais leves como caminhar e realizar tarefas domésticas e até ações básicas do cotidiano que se tornam extremamente cansativas, como tomar banho ou fazer a barba. Nessa fase, os pacientes perdem sua independância e o estado emocional debilitado também contribui para o aparecimento da depressão e isolamento social. A DPOC não diagnosticada e não tratada adequadamente pode levar a internações indesejadas, uso de oxigênio em casa e até a morte.
 
No Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, são cerca de cinco milhões pacientes. A DPOC é a 5ª maior causa de internação no SUS nos últimos dez anos, entre os maiores de 40 anos com cerca de 200 mil hospitalizações por ano4. As mortes por DPOC no país chegam a mais de 40 mil por ano.
 
Teste Rápido DPOC
A Iniciativa Global para a DPOC (GOLD) criou um teste rápido que indica se a pessoa possui perfil de risco para o desenvolvimento da doença. Para isso, basta responder sim ou não às questões abaixo: 
1. Você tosse diariamente?
2. Você tem catarro todos os dias?
3. Você se cansa mais do que uma pessoa da sua idade?
4. Você tem mais de 40 anos?
5. Você é fumante ou ex-fumante?
 
Três respostas positivas indicam a necessidade de consultar um pneumologista para a realização de espirometria, exame utilizado como uma das etapas do diagnóstico da DPOC5.  
 
Referências: 
 
1. Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD). Global Strategy for the Diagnosis, Management, and Prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Revised 2013. Disponível em:
 
2. Pulmonar Obstrutiva Crônica- 2006 www.sbpt.org.br e. Menezes AM, Padilla RP, Jardim JR et al. Chronic obstructive pulmonar y disease in five Latin American cities (the PLATINO study): a prevalence study. Lancet 2005; 366: 1875–81.
 
3. Decramer M, Janssens W, Miravitlles M. Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Lancet 2012; 379: 1341-51.
 
4. Ministério da Saúde  - DATASUS. Disponível em  www.datasus.gov.br em Consulta Pública DPOC 2012.  Último acesso em 11 de junho de 2013.
 
5. Disponível em: http://www.goldcopd.org/wcd-plan-your-wcd-event.html. Link: “Could it be COPD?”
 
Sobre o portfólio de DPOC da Novartis
O Onbrize® Breezhaler® (indacaterol) é um LABA que oferece broncodilatação sustentadapor 24 horas combinada a um rápido início de ação dentro de cinco minutos na primeira dose, conforme demonstrado no programa de estudos de Fase III INERGIZE. O medicamento já é aprovado em mais de 100 países em todo o mundo, incluindo o Brasil, União Europeia, Estados Unidos e Japão. 
 
Seebri® Breezhaler® (brometo de glicopirrônio) uma vez ao dia é um LAMA inovador aprovado até o momento na União Europeia, Japão, Canadá, Austrália, entre outros países, como um tratamento broncodilatador para aliviar os sintomas em pacientes  com DPOC. Dados de Fase III dos estudos GLOW 1, 2 e 3 demonstraram que glicopirrônio 50 mcg oferece melhora rápida sustentada e significativa na função pulmonar nas primeiras horas da manhã já no primeiro dia de tratamento em comparação ao placebo, com efeito sustentado por 24 horas ao longo de 52 semanas, e melhora significativamente a resistência a exercícios em relação ao placebo. No Brasil, o medicamento aguarda a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 
 
A Novartis continua o desenvolvimento de produtos respiratórios que são administrados através do dispositivo Breezhaler®, um inalador que tem baixa resistência ao fluxo de ar, o que faz dele adequado para os pacientes com limitação de fluxo de ar. O dispositivo Breezhaler® permite que os pacientes ouçam, sintam e vejam que inalaram,  corretamente a dose recomendada.
 
Sobre a Novartis (www.novartis.com.br)
 
A Novartis oferece soluções de saúde inovadoras que atendem às necessidades em constante mudança dos pacientes e da população. Com sede em Basileia, Suíça, a Novartis oferece um diversificado portfólio para melhor atender essas necessidades: medicamentos inovadores, cuidados com os olhos, medicamentos genéricos de baixo custo, vacinas preventivas, ferramentas de diagnóstico, e produtos de consumo em saúde e saúde animal. A Novartis é a única empresa global com posição de liderança em todas essas áreas. Em 2011, as operações do Grupo atingiram vendas líquidas de US$ 58,6 bilhões, enquanto cerca de US$ 9,6 bilhões (US$ 9,2 bilhões excluindo encargos de depreciação e amortização) foram investidos em pesquisa e desenvolvimento em todo o Grupo. As empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 124.000 pessoas e operam em mais de 140 países ao redor do mundo.
 
Disclaimer
As informações contidas neste texto têm caráter informativo, não devendo ser usadas para incentivar a automedicação ou substituir as orientações médicas. O médico deve sempre ser consultado a fim de prescrever o tratamento adequado.
 
SEGS

Um britânico a cada 2.000 é portador do príon da vaca louca

Um britânico a cada 2.000 é portador da proteína vinculada à versão humana do mal da vaca louca, uma proporção superior à de estimativas anteriores, revelou um estudo publicado nesta terça-feira.
 
Porém, segundo os autores, não se sabe exatamente quantas pessoas desenvolverão essa doença temida e letal.
 
Os cientistas pedem, ainda, que as autoridades britânicas lutem contra os riscos de uma contaminação maior através de transfusões de sangue e instrumentos cirúrgicos.
 
O estudo publicado na internet pelo British Medical Journal (BMJ) é a tentativa mais exaustiva de avaliar o risco para os britânicos da síndrome causada pela variante da doença de Creuzfeldt-Jakob (vDCJ).
 
Essa síndrome causa distúrbios mentais que destroem o cérebro. Suspeita-se que esteja vinculada à ingestão de carne contaminada com o mal da vaca louca, que teve um surto registrado na Grã-Bretanha no final dos anos 1980 e que se espalhou para outros países através da exportação de gado até a década seguinte.
 
Desde então, os especialistas tentam calcular o risco que correm as pessoas expostas ao príon PrP durante os anos de contágio.
 
O problema é que se desconhece o período de incubação da vCJD, embora haja suspeitas de que seja longo e que nem todos aqueles que são portadores do príon desenvolvam a doença.
 
Os pesquisadores liderados pelo professor de Neuropatologia da University College de Londres, Sebastian Brandner, analisaram 32.441 apêndices extraídos em 41 hospitais britânicos e os submeteram a um teste de PrP.
 
No total, 16 amostras deram positivo, um número que, proporcionalmente, equivale a um habitante da Grã-Bretanha a cada 2.000.
 
BOL

Pesquisa da USP usa laser para prevenir cárie na raiz dos dentes

Pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) têm feito testes com êxito no uso do laser para prevenir a cárie radicular, aquela que ocorre na raiz dos dentes.
 
A técnica utilizada no trabalho do dentista César Lepri permite prevenir a cárie com mínima intervenção, como acontece atualmente com a aplicação de flúor. O método pode evitar a necessidade de tratamento restaurador nos dentes.

A Agência USP de Notícias divulgou na sexta-feira, 11, que "o objetivo do estudo foi avaliar em laboratório a efetividade dos parâmetros da irradiação de lasers no tratamento de prevenção do desenvolvimento da lesão de cárie radicular formada em situação de alto risco a cárie, analisando a influência do tipo de laser empregado associado ou não ao flúor". A lesão de cárie radicular é considerada uma das principais causas de perda dos dentes em adultos, sendo que o problema se agrava com o envelhecimento.

"Este fato se deve a exposição das raízes, por doença periodontal ou mesmo naturalmente, a uma dieta que favorece a sua formação, dificuldade de higienização, e problemas crônicos de saúde que refletem na diminuição da quantidade e qualidade da saliva", afirmou a professora Regina Guenka Palma-Dibb, que orientou a pesquisa. "A cárie radicular acomete cerca de 40% a 60% da população adulta."

Atualmente o tratamento é feito com broca e restauração com material normalmente estético. "A prevenção atualmente é feita apenas com aplicação de flúor e controle da placa dental (biofilme)", diz a professora.

BOL

Como agem os fitoterápicos no combate à má digestão

Por que escolher remédios naturais ao invés das drogas sintéticas?
 
Esse é um questionamento muito frequente, principalmente pelo desconhecimento que existe sobre os medicamentos formulados a partir de extratos vegetais. São considerados medicamentos fitoterápicos os obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais.
 
Os medicamentos fitoterápicos, assim como todos os medicamentos, são caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade o que permite a existência de diversos medicamentos devidamente aprovados pelas autoridades de saúde, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil.

“Atualmente, a má digestão é um dos distúrbios mais tratados por fitoterápicos, que colaboram na normalização das funções do sistema digestório. Plantas como o boldo, que possui propriedades benéficas para o fígado, o ruibarbo, que é conhecido por ser digestivo, e a cáscara sagrada, que melhora o fluxo da secreção do pâncreas, são excelentes para este tipo de problema”, afirma Vanderlí Marchiori, nutricionista especialista em fitoterapia. Nestes casos, os fitoterápicos assumem um papel importante no combate ao desconforto digestivo, como Eparema®, medicamento do laboratório Takeda indicado para este tipo de problema.

Produzidos a partir de matérias-primas vegetais ativas, como os chás, extratos e tinturas, os fitoterápicos podem ser usados como tratamento terapêutico para diferentes males, assim como a má digestão; porém, é importante saber qual planta é eficaz para cada caso. Além disso, a especialista explica como esses medicamentos agem no organismo: “Toda planta fabrica substâncias específicas para se proteger e nós conseguimos utilizá-las em benefício próprio. Isso quer dizer que os ativos presentes nestas substâncias agem diretamente no trabalho celular ou em órgãos específicos do nosso corpo”.

Os fitoterápicos são substâncias utilizadas desde a antiguidade na medicina popular, porém hoje, após diversas abordagens científicas e estudos, vêm se aprimorando cada vez mais. “Existe um desconhecimento sobre a fitoterapia e o que ela proporciona.
 
Muita gente não sabe como esse tipo de medicamento age no organismo, muito menos que ele pode, inclusive, colaborar no processo de cura. É muito importante que a população conheça os fitoterápicos, que representam uma opção eficaz e, em alguns casos, mais barata de tratamento”, comenta Vanderlí.

ParanaShop

Plano de trabalho relata caos existente na saúde pública de Maceió

Jaelson Gomes Ferreira é o novo secretário de Saúde de Maceió (Foto: Divulgação/Ascom)
Foto: Divulgação/Ascom
 Secretário da saúde de Maceió, Jaelson Gomes
Depois que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), decretou situação de emergência na saúde pública do município, o secretário da pasta, Jaelson Gomes Ferreira, apresentou um plano detalhado de trabalho. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Município desta terça-feira (15).
 
O plano de trabalho havia sido determinado no decreto de situação de emergência, publicado no último dia 9. A secretaria tinha um prazo de cinco dias para apresentar um cronograma de atividades de acordo com a criticidade das ações propostas, e certificando que são elas as vias adequadas e efetivas para a normalização do atendimento à saúde.
 
O plano também traz as justificativas para o decreto. Dentre elas está a falta de atendimento para tratamento de tuberculose, por força da falta de medicamentos e estrutura física; a falta de medicamentos básicos e médicos no posto de saúde; ausência de insulinas para pacientes que sofrem de diabetes e a superlotação da Maternidade Santa Mônica.
 
O levantamento aponta ainda a falta de estrutura para atividades de suporte, como 90% dos contratos com prestadores de serviço vencidos e sem solução, falta de material para expediente, dificultando as atividades de rotina e a falta de contratos para fornecimento de serviços essenciais nas unidades de saúde.
   
"A gestão desta pasta não tem condições de aguardar o desfecho de procedimentos licitatórios e de contratualizações, uma vez que, conforme desenharemos a seguir, a situação é inegavelmente crítica", traz a publicação, ao relatar alguns dos principais problemas enfrentados pelas coordenações que compõem a secretaria.
 
A publicação traz ainda que vem sendo tomadas providências para evitar o agravamento da situação, e que atualmente tramitam vários processos administrativos para a aquisição anual dos serviços. No entanto, o plano aponta que "o município de Maceió vive uma problemática que não pode aguardar tal desfecho, pois, a título de exemplificação, o problema do desaparecimento de medicamentos vem causando sérios problemas, inclusive podendo ocasionar o óbito de pacientes", diz o texto.
 
Dentre as medidas a serem executadas, o plano de trabalho apresenta uma comissão especial designada para conduzir as compras e as contratações de obras e serviços referentes ao decreto de situação de emergência. Ele também traz um cronograma de atividades deste mês até março do ano que vem.
 
G1

Anabolizantes são vendidos sem receita pela internet e em farmácias

O Bom Dia Brasil faz agora uma denúncia: os anabolizantes - proibidos porque trazem riscos à saúde - podem ser comprados sem nenhuma dificuldade pela internet.
 
O mercado é clandestino e perigoso, mas sedutor para quem quer aumentar os músculos. "Foi uma indicação de amigo e papo na academia, essas coisas assim. A gente acaba se empolgando com o resultado rápido. Então, a gente vai atrás e acha", diz um usuário.
 
Na internet, as ofertas estão em sites e nas redes sociais. O produtor do Bom Dia Brasil fez contato por e-mail e negociou com um dos vendedores por telefone.
 
"Deca, Hemogenim... Tenho Durateston, Winstrol ou Stanozolol", diz o vendedor por telefone. "Eu trabalho com isso há bastante tempo. Mando para Guarulhos, mando para o Pará, mando para vários lugares e nunca deu rolo até hoje", conta.
 
Três dias depois da compra pela internet o pacote chegou. Quem enviou mora em Ivaté, cidade do Paraná perto da fronteira com o Paraguai. O decanoato de nandrolona, conhecido como Deca, é usado em doses altas para quem quer ganhar massa muscular, uma bomba para a saúde em um frasco de 5 ml.
 
"Existem desde situações mais simples, como paciente que acne, mama, e graças a Deus na maioria das vezes reversíveis, até pacientes que correm risco de vida", afirma o médico endocrinologista Alexandre Hohl.
 
A venda de anabolizantes sem receita médica é crime, com pena prevista de 10 a 15 anos de prisão. "Tomou conhecimento desse tipo de situação, leve imediatamente ao conhecimento das autoridades porque normalmente esse tipo de conduta é uma conduta criminosa", diz o delegado Claudio Monteiro.
 
Depois que a Anvisa aumentou a fiscalização nas farmácias, alguns usuários passaram a recorrer a anabolizantes para cavalos. Esses produtos são usados no tratamento dos animais e só podem ser vendidos com receita de um médico veterinário.
 
Produtor: O senhor tem Equifort?

 Vendedor: Sempre tem, né...

 Produtor: Toma no braço como se fosse uma injeção comum?

 Vendedor: Aham...
 
"Para o consumidor a orientação é que não utilize nunca um medicamento de uso veterinário. Não foi testado... Mesmo que se trate do mesmo princípio ativo, às vezes pode prejudicar a saúde das pessoas", alerta o veterinário Fernando Izaak.
 
O medicamento adquirido pela reportagem foi entregue à Vigilância Sanitária.
 
G1

Aliança Gavi divulga meta de vacinar 250 milhões de crianças até 2015

Objetivo é evitar a morte de quase 4 milhões de crianças durante o processo de vacinação
Foto: UN Photo
Objetivo é evitar a morte de quase 4 milhões de crianças durante
 o processo de vacinação
Objetivo é que as crianças tenham acesso à melhor proteção contra doenças evitáveis, o que significa acesso à 11 vacinas
 
Relatório de revisão da Aliança Gavi (Aliança Mundial para Vacinas e Imunização) indicou a necessidade de vacinar 250 milhões de crianças até 2015.
 
O objetivo é evitar a morte de quase 4 milhões de menores nesse processo de vacinação nos países em desenvolvimento.
 
Segundo integrantes da Aliança, e necessários que todas as crianças tenham acesso à melhor proteção possível contra doenças que possam ser evitadas com imunizações. O que significa acesso às 11 vacinas que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda.
 
O documento faz uma avaliação das metas estipuladas para o período de 2011 a 2015 e dos desafios que a instituição enfrenta para cumprir as promessas feitas aos países mais pobres e também aos doadores.
 
Segundo o presidente da diretoria executiva da organização, Dagfinn Hoybraten, a Aliança Gavi conseguiu imunizar um número recorde de crianças desde a conferência realizada há dois anos.
 
Em relação ao financiamento, a organização está conseguindo levantar fundos para cobrir os US$ 7,4 bilhões (R$ 15 bilhões), necessários para realizar o processo de imunização.

Campanhas
Desde 2011, a Gavi já financiou 67 campanhas de vacinação. A previsão é a de que até 2014, todos os 73 países que recebem apoio da organização terão implementado a vacina pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite tipo B.
 
Apesar dos avanços, o chefe da Aliança Gavi, o médico Seth Berkley, alerta que quase 22 milhões de crianças na Etiópia, Índia e Nigéria ainda não receberam as vacinas básicas.
 
O relatório foi publicado esta segunda-feira, duas semanas antes da reunião marcada com os parceiros da Aliança Gavi, em Estocolmo. Entre esses parceiros estão a OMS, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Banco Mundial.
 
A Aliança Gavi é financiada por nações Alemanha, Austrália, Canadá, França e Grã-Bretanha, Estados Unidos, Espanha, Holanda, Itália e Japão, entre outros.
 
A organização recebe, ainda, doações da Comissão Europeia, da Fundação Bill e Melinda Gates, e de várias outras corporações espalhadas pelo mundo.
 
Isaude.net

Três estudos comprovam que sono é fundamental para um estilo de vida saudável

Maioria dos adultos precisa de cerca de sete a oito horas de sono todas as noites para se sentir alerta e bem descansado
Maioria dos adultos precisa de cerca de sete a oito horas de sono
 todas as noites para se sentir alerta e bem descansado
Os levantamentos publicados no jornal da Academia Americana de Medicina do Sono destacaram a importância do tratamento da SAOS
 
Três novos estudos mostram a importância para os adultos de procurar tratamentos para a doenças do sono e terem como objetivo sete a nove horas de sono por noite para manter uma vida saudável.

Levantamento com 2.240 adultos, foi o primeiro a examinar a relação entre a apneia obstrutiva do sono (SAOS) e mortalidade em asiáticos. Os resultados mostram que todas as causas de risco de mortalidade foram 2,5 aumentadas e, em especial, o risco de mortalidade cardiovascular 4 vezes maior entre as pessoas com SAOS grave.

Outro estudo com 2.673 pacientes na Austrália descobriu que SAOS não tratada está associada a um aumento do risco de acidentes com veículos automotores em homens, assim com os "quase acidentes" em homens e mulheres.

O último estudo examinou a relação entre a duração do sono e autopercepção de saúde em adultos coreanos. Os resultados associaram a falta de sono (menos de 5 horas/dia) ou o excesso (mais de 9 horas/dia) a problemas de saúde constatados pelo próprio paciente. Os resultados reforçam vários estudos recentes que destacam a importância de um sono adequado na saúde física e mental.

Os os estudo foram publicados na edição desta terça-feira (15) do Journal of Clinical Sleep Medicine, da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM). Segundo dados da Academia, entre 12 e 18 milhões de adultos nos EUA estão em tratamento de apnéia obstrutiva do sono. A SAOS é uma doença grave do sono que está associada com um risco hipertensão arterial, doenças do coração, diabetes, depressão e acidente vascular cerebral.

A maioria dos adultos precisa de cerca de sete a oito horas de sono todas as noites para se sentir alerta e bem descansado. No entanto, levantamento realizado nos EUA mostrou que 30% dos adultos não conseguem regular seu período de sono.

 
Isaude.net

Campos elétrico pulsados são chave para entender o processo de cicatrização

Imagem ilustrativa da internet
Equipe do Hospital Geral de Massachustts consegue gerar regeneração da pele sem cicatrizes em mamíferos adultos
 
Campos elétricos de pulsos-curtos e de alta intensidade são usados para desinfecção e destruição de tumores sólidos, seletivamente danificando as membranas celulares e preservando a estrutura dos tecidos. Este fenômeno é usado nas pesquisas como um fator chave na regeneração dos tecidos sem cicatrizes.

O enigma das cicatrizes tem intrigado a mente humana por milhares de anos. Qualquer órgão ou tecido após a lesão grave forma uma cicatriz. Os mecanismos pelo quais há a formação de cicatrizes não são conhecidos e as terapias disponíveis para bloquear a formação da cicatriz são muito limitadas.

Agora, uma equipe baseada no Centro de Engenharia em Medicina do Hospital Geral de Massachusetts descobriu campos elétricos conseguem destruir todas as células nos tecidos da pele, mas levam a regeneração completa sem cicatrizes. Estes campos elétricos de pulsos ??fortes, mas curtos, matam seletivamente as células, preservando a estrutura do tecido da matriz extracelular, incluindo o fornecimento de sangue local. Condições necessárias para o crescimento do tecido saudável e regeneração funcional.

Segundo Alexandre Golberg, autor principal do estudo "nós comparamos esta técnica com queimaduras térmicas e encontramos muitos aspectos diferentes pós-lesão, tanto em termos da extensão do dano quanto com relação às dinâmicas de recuperação."

Atualmente, os campos elétricos pulsados (CEP) ??são usadas principalmente para a desinfecção e ablação de tumores sólidos. Estes campos matam seletivamente as células no tecido presumivelmente através de um mecanismo denominado eletroporação irreversível. Após exposição aos campos, aparecem grandes poros nas membranas celulares que conduzem eventualmente à morte celular.

"Anteriormente, a regeneração sem cicatrizes só foi observada em anfíbios adultos e precocemente em fetos de mamíferos, os quais não têm uma resposta imunitária adaptativa. Embora os ratos usados nesta pesquisa tivessem um sistema imunitário adaptativo intacto, fomos capazes de gerar a regeneração da pele sem cicatrizes nestes mamíferos adultos. Estudo mais aprofundados desta técnica vai nos ajudar a compreender melhor o mecanismo de cicatrização " , diz Martin L. Yarmush, integrante do estudo.
 
Isaude.net

Como fazer a criança desenvolver gosto por alimentos saudáveis

Como fazer a criança desenvolver gosto por alimentos saudáveis Divulgação/Stock Photos
É recomendável testar alimentos preparados de diferentes formas
Segundo pediatra, é essencial que os pais deem bons exemplos para os filhos
 
Os primeiros anos de vida são fundamentais para alicerçar bons hábitos alimentares. Mas como introduzir comidas saudáveis no cardápio da criança? Segundo o pediatra da Unimed Jorge de Azevedo, não há uma única regra para resolver o problema, já que as causas variam de criança para criança.

— É preciso ser observador e procurar entender a causa deste tipo de comportamento. Muitas vezes, é uma forma de expressar algum outro sentimento, que pode ser até a própria carência — explica.

Segundo ele, é essencial, também, que os pais deem bons exemplos, já que os filhos percebem quando estão lhe oferecendo algo que nem mesmo eles gostam de comer.

O pediatra recomenda, ainda, que é necessário introduzir as frutas na idade correta, ou seja, quando o pequeno já tem a capacidade de digeri-las. Do contrário, as primeiras experiências podem não ser agradáveis, com o surgimento de cólicas e até mesmo diarreia e vômitos.

— Em crianças que são amamentadas exclusivamente no seio materno, as primeiras frutas devem ser introduzidas aos seis meses de vida. Naquelas em que é dado outro leite, não somente o materno, pode iniciar com o suco de laranja, aos quatro meses de vida — recomenda Azevedo.

O pediatra aconselha escolher frutas sem acidez, de preferência as da época, pois costumam ser de melhor qualidade e mais baratas. Um segredinho para melhorar a aceitação nas primeiras vezes é diminuir ainda mais a acidez, tornado a fruta mais doce, mas sem adicionar açúcar — no caso da maçã, banana e pera, oferecer assada, por exemplo.

De acordo com o médico, é perfeitamente possível "enganar" a criança, colocando um alimento em diferentes receitas para testar a sua aceitação. É recomendável, também, testar alimentos preparados de diferentes formas.

Algumas dicas para desenvolver bons hábitos alimentares
— Os pais devem dar bom exemplo. A assertiva "faça o que eu digo e não o que eu faço" não costuma funcionar nas relações pais e filhos

— Se a criança já tem idade e condições de consumir todos os alimentos saudáveis, uma boa prática é a família fazer as refeições em conjunto, utilizando esses mesmos alimentos

— É muito importante manter um horário rotineiro para as refeições em família, sem que isso interfira na hora de dormir e despertar da criança

— Os pequenos não devem brincar ou assistir TV durante a refeição, já que a atenção da ação principal fica desviado para outra atividade

— Quanto mais tarde a criança conhecer os doces, salgadinhos e refrigerantes, melhor. São alimentos desnecessários do ponto de vista nutricional

Zero Hora

Horário irregular para dormir afeta desenvolvimento infantil, aponta pesquisa

Horário irregular para dormir afeta desenvolvimento infantil, aponta pesquisa Stock.xchng/Stock.xchng
Segundo os pesquisadores, a irregularidade nos horários pode
perturbar os ciclos naturais do organismo
Falta de rotina tem efeito similar a diferença de fuso horário
 
As crianças que não têm horário para dormir correm maior risco de enfrentar problemas de desenvolvimento e de comportamento, revela um estudo britânico publicado nesta segunda-feira na revista americana "Pediatrics".
 
— Não ter horários fixos para dormir cria um estado físico e mental nas crianças similar ao efeito provocado pela diferença de fuso horário, o que é nefasto para o desenvolvimento saudável e a atividade diária — explica o professor Yvonne Kelly, epidemiologista da Universidade College London (UCL) e principal autor do estudo.
 
Segundo os pesquisadores, a irregularidade nos horários pode perturbar os ciclos naturais do organismo e provocar uma falta de sono que coloca em risco o desenvolvimento do cérebro e a capacidade de controlar certos comportamentos.
 
— Sabemos que os primeiros anos de desenvolvimento das crianças têm uma profunda influência na saúde e no bem-estar durante toda sua vida. As perturbações do sono, especialmente em momentos-chave do crescimento, podem ter importantes consequências para a saúde durante toda a vida — destaca Kelly.
 
Os autores analisaram dados sobre os hábitos de sono de mais de 10 mil crianças — com três, cinco e sete anos — no Reino Unido, incluindo seu comportamento, por meio de depoimentos de pais e professores.
 
O estudo estabeleceu um vínculo clínico e estatístico muito claro entre horários irregulares para dormir e problemas entre as crianças, resultado da mudança de seus ciclos circadianos, já que a falta de sono afeta o desenvolvimento do cérebro.
 
— Parece que os efeitos nefastos dos hábitos irregulares para dormir são reversíveis — explica o professor Kelly, que defende que pediatras controlem os problemas do sono com exames periódicos.

AFP/Zero Hora

Saiba quais são os melhores exercícios para fortalecer os ossos

Saiba quais são os melhores exercícios para fortalecer os ossos Yvetta Fedorova/NYTNS
Foto: Yvetta Fedorova / NYTNS
Os ossos respondem melhor a exercícios que envolvem contrações
 vigorosas da musculatura
Caminhadas e atividades do cotidiano podem ajudar a reforçar estrutura óssea
 
Não sou uma pessoa sedentária. Com meus 30 e 40 anos, eu corria e, durante décadas, joguei tênis na modalidade simples três ou mais vezes por semana. Após sofrer uma lesão nas costas perto dos 40 anos, passei a nadar e a pedalar.

Agora, com mais de 70 anos e joelhos artificiais, eu caminho, pedalo e nado diariamente, atividades que me mantiveram aerobicamente em forma, sem dores e energia razoável.

Assim, ao pesquisar recentemente a literatura profissional a respeito de exercícios e saúde óssea, fiquei muito desapontada ao saber que nem nadar nem pedalar são especialmente bons para meus ossos — no mínimo, não aqueles mais suscetíveis a fraturas. Nadar, na verdade, pode comprometer a força desses ossos porque falta o puxão da gravidade.

É isso que pesquisadores descobriram ao medir a densidade mineral óssea em jovens atletas que nadam ou pedalam e até mesmo em alguns que correm.

Existem dois motivos para isso. Um deles é a natureza contínua dessas atividades. Ao que parece, os ossos não gostam de pressão constante. Eles respondem melhor a exercícios que envolvem contrações vigorosas da musculatura, ocorrendo com arrancos e paradas e alguma variedade — como ocorre, por exemplo, ao se jogar tênis ou treinar com pesos.

Para manter a força, os ossos também necessitam do desgaste da gravidade, coisa que falta no ciclismo e na natação e não é tão poderosa ao caminhar como é com a corrida. Estar suspenso na água é como flutuar no espaço durante um breve período: assim que deixam a Terra, os astronautas perdem massa óssea.

Porém, antes que eu ficasse muito desanimada (e antes que você abandone exercícios como os meus e se recolha à cadeira reclinável), fiz mais pesquisas. Caminhadas regulares podem realmente oferecer alguma proteção contra fraturas na bacia entre mulheres (e, presumivelmente, homens) de certa idade, eu constatei.

No famoso Estudo de Saúde de Enfermeiras, que acompanhou dezenas de milhares de mulheres pós-menopausa durante décadas, quem caminhava pelo menos quatro horas por semana tinha uma probabilidade 40 por cento menor de sofrer fraturas na bacia do que quem caminhava menos.

Quem caminhava pelo menos oito horas por semana (ou fazia a quantidade equivalente de outra atividade) apresentava improbabilidade de sofrer fraturas na bacia como as mulheres passando por terapia de reposição hormonal, há muito tempo conhecida por proteger os ossos.

Como bônus, caminhar com vigor e como exercício também reduziu o risco de as mulheres desenvolverem doenças cardíacas, diabetes e derrame.

Para quem não pode ir à academia
Estudos da cirurgiã ortopédica do Centro de Medicina Esportiva da Universidade de Pittsburgh Vonda Wright, com três mil atletas idosos, a quem descreveu como "pessoas normais", demonstraram que, até mesmo com 70 e 80 anos, eles são capazes de manter a densidade óssea mais elevada do que a população em geral.

Mesmo assim, ela enfatizou a necessidade de "bater nos ossos" para torná-los e mantê-los fortes. Segundo a médica, isso pode ser feito por meio do "impacto dinâmico" — saltando ou pulando corda cem vezes por dia, por exemplo — ou por meio de "tensão positiva", caminhando ladeira acima ou subindo escadas rapidamente, ou até mesmo ficando de pé sobre os pedais ao subir um morro.

Embora muitos especialistas em ossos recomendem o levantamento de peso em máquinas de resistência como aquelas encontradas em academias de ginástica, Wright sabe que a maioria dos idosos não vai ou não pode fazer academia.

Ou, feito eu, simplesmente não gosta de máquinas e não as usará com regularidade. Em vez disso, ela recomenda exercícios caseiros que imitam mais de perto como o corpo funciona no mundo real.

— A casa ou escritório pode ser tão eficiente quanto uma academia — afirmou Wright.

— Não indicamos mais máquinas. O leg press é tão artificial. Não é assim que o corpo faz agachamentos. Nós treinamos o corpo funcionalmente, usando o próprio peso do corpo e pesos livres para resistência e não máquinas.

É claro, se as suas costas aguentarem, existem muitas tarefas rotineiras que podem fortalecer os ossos, entre elas carregar itens pesados ou crianças pequenas em distâncias curtas. Nos meses quentes, eu realizo muitas tarefas ao ar livre — empurrar cortador de grama, passar o ancinho, serrar, escavar e coisas do gênero — que envolvem tensão geradora de ossos intermitente.

Os exames de densidade óssea geralmente envolvem somente a coluna, bacia e antebraços, as áreas mais suscetíveis à compressão ou fraturas por fragilidade.

Contudo, outros ossos, tais como os das coxas, braços e ombros, também podem quebrar sob tensão mínima se forem fracos, assim atividades que os fortaleçam — como caminhar, pedalar e nadar — podem realmente ser úteis.

Embora alguns médicos considerem que medidas da estrutura interna dos ossos indiquem a força com maior exatidão do que os exames tradicionais de densidade óssea, vários especialistas falaram que ainda não existe padrão pelo qual julgar a saúde óssea baseada na estrutura.

Exercite-se
— Fique em pé com os pés abertos na largura dos ombros, joelhos e dedos apontados para frente, mãos atrás da cabeça e cotovelos apontando para fora. Agache, mantendo o peso nos calcanhares como se fosse se sentar em uma cadeira. Levante com as costas retas e repita, fazendo duas séries de 10 agachamentos.

— Para um desafio levemente maior, o mesmo exercício pode ser feito contra uma parede usando uma bola para exercícios entre você e a parede. É possível utilizar pesos nas mãos ou até mesmo segurar latas de comida, para fortalecer a parte superior do corpo ao mesmo tempo.

— Use as escadas em casa e no trabalho. Subir e descer cem degraus cinco vezes em um ritmo rápido oferece uma ginástica aeróbica e que fortalece os ossos. Caminhar com vigor morro acima é outra opção.

— Se você tiver acesso à água na altura do peito em uma piscina, lago ou mar, é possível ganhar massa muscular e fortalecer os ossos caminhando para frente e para trás e de lado a lado dentro da água, ela explicou. O movimento fortalece os quadríceps, nádegas e o centro do corpo, oferecendo estimulação óssea para a coluna, bacia e absorção de choque para os joelhos.

— E não se esqueça de dançar. Wright diz: "Dançar valsa ou suingue é uma das coisas mais populares que recomendo".
 
The New York Times

Prefeitura de Simonésia - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Simonésia, no estado de Minas Gerais, por meio da empresa Legitimus Assessoria e Serviços, divulgou o edital nº 01/2013, de abertura do novo processo seletivo, para formação de cadastro reserva e contratação temporária para preenchimento de funções nas áreas da Saúde e Desenvolvimento Social.

O certame oferece um total de 109 novas vagas de empregos por Regime de Trabalho imposto  de 40 horas semanais, mediante recebimento de salários que variam de R$ 678,00 e R$ 6.723,00, conforme a necessidade de cada função. Do total de vagas previstas pelo certame, 10% serão reservadas aos portadores de deficiência.

Inscrições e Taxas
As inscrições ficarão abertas até o dia 20 de outubro de 2013, apenas pela internet, no site www.legitimusassessoria.com.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 250,00 de acordo com o cargo escolhido.

Vagas
Nível superior - Assistente Social (2), Enfermeiro (12), Farmacêutico (2), Fisioterapeuta (1), Médico do PSF (7), Médico Psiquiatra (1), Nutricionista (1), Odontólogo (5), Pedagogo (1), Psicólogo (3) e Educador Físico (1).

Nível médio/técnico - Assistente Administrativo (1), Monitor (2) e Técnica de Enfermagem (7).

Nível fundamental completo - Agente Comunitário de Saúde (54) e Auxiliar de Consultório Dentário (3).

Nível fundamental incompleto - Motorista (6).

Provas, Gabaritos e Validade
Todos os candidatos inscritos irão realizar provas escritas, e candidatos de nível superior passarão ainda por prova de títulos. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 10 de novembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados no dia 05 de novembro 2013. O gabarito das provas escritas será divulgado no dia 12 de novembro de 2013, no quadro de avisos da Prefeitura e no site www.legitimusassessoria.com.br.

O processo seletivo valerá por dois anos, a contar da sua homologação, com possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Osasco - SP promove processo seletivo

A Prefeitura de Osasco, no estado de São Paulo, lançou os editais nº 091, 092 e 093/2013 de processo seletivo para contratação de 05 Médicos (Neonatologista e Pediatra), por remuneração de até R$ 3.583,62, por jornada semanal de 12 ou 20 horas, dependendo da especialidade. 
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até 18 de outubro de 2013, no Departamento de Administração de Recursos Humanos, localizado na Rua da Saudade, 62, Bela Vista. 
 
O processo seletivo se dará por meio de Avaliação de Documentos e Entrevista técnica. O resultado da seleção pública será publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco - IOMO.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data de sua homologação.
 
O edital está publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco, edição de 11 de outubro de 2013. 

Prefeitura de Recreio - MG abre processo seletivo

Foi divulgado o extrato do edital nº. 008/2013 para a realização de processo seletivo no município de Recreio, no Estado de Minas Gerais. A seleção destina-se à formação de cadastro reserva em caráter temporário para o cargo de Técnico em Enfermagem.
 
As inscrições serão realizadas do dia 22 a 24 de outubro de 2013, na sede da Prefeitura de Recreio, situada à Rua Prefeito José Antônio, 126, Centro, das 13h às 16h0.
 
O extrato do edital encontra-se no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 15 de outubro de 2013, pág. 39.

Concurso Prefeitura de Pardinho - SP

A Prefeitura de Pardinho, no estado de São Paulo, divulgou edital n° 001/2013 de concurso público com o objetivo de preencher 44 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 3.284,97 em carga horária de 40h semanais.

A execução técnico-administrativa do certame será realizada pela empresa Ideal Soluções e as vagas disponibilizadas são para Motorista, Trabalhador Braçal, Pedreiro, Servente de Educação, Mecânico, Chefe do Setor de Transporte, Auxiliar de Creche, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Serviços Externos, Inspetor de Alunos, Monitor, Contador, Médico-Veterinário, Professor de Língua Portuguesa, Matemática, História, Educação Física, Artes, Geografia, Espanhol e Ciências.

As inscrições via internet, serão realizadas até o dia 21 de outubro de 2013, por meio do site www.idealsol.com.br. As taxas variam de R$ 30,00, R$ 40,00 e R$ 60,00 de acordo com a função escolhida.

Os interessados em participarem do concurso, e que não possuem acesso a rede de internet, poderão fazer sua inscrição junto, Acessa São Paulo de Pardinho, na Sargento José Egidio do Amaral, 235 - Centro, Pardinho/SP, até o dia 21 de outubro de 2013, sendo o atendimento nos dias úteis em horário comercial, ou seja de segunda a sexta-feira, das 9h. às 12h. e das 13h. às 16h.

A prova escrita/objetiva terá sua data, local e horário de sua realização previamente publicados por Edital, quando do deferimento das inscrições que será publicado no Jornal “ Nosso Informativo”, e também em caráter meramente informativo na internet, pelo site www.idealsol.com.br.

O concurso terá validade por 01 ano a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 1 ano, a critério da Administração da Prefeitura de Pardinho.

Concurso UFERSA - RN

A Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) lançou edital nº 053/2013 de concurso público para provimento de cargos Técnico-Administrativos em Educação. São ofertadas 63 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remunerações variadas de R$ 1.547,23 a R$ 3.138,70.
 
O concurso será executado pelo Núcleo Permanente de concursos (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com a coordenação da Comissão Permanente de processo seletivo da UFERSA.
 
As chances são para os cargos de Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro-Agronônomo, Farmacêutico, Psicólogo, Secretário Executivo e Zootecnista, Assistente em Administração, Diagramador, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico de Laboratório nas áreas de Informática e Química, Técnico em Agropecuária, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico em Radiologia, Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais e Assistente de Laboratório.
 
A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, no site  www.comperve.ufrn.br, a partir das 8h00min do dia 28 de outubro até às 23h59min do dia 18 de novembro de 2013, observando o horário local de Natal. As taxas variam de R$ 39,00, R$ 48,00 ou R$ 78,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas escritas (objetivas e discursiva) serão aplicadas provavelmente no dia 15 de dezembro de 2013, no município de Mossoró/RN. O local de realização das provas será divulgado no site www.comperve.ufrn.br, a partir do dia 04 de dezembro de 2013.
 
Os gabaritos oficiais preliminares da etapa objetiva da prova escrita serão divulgados no sítio www.comperve.ufrn.br, uma hora após o término da aplicação das provas.
 
O prazo de validade do concurso será de 1 ano, prorrogável por igual período, conforme conveniência da UFERSA, nos termos do Decreto n.º 6.944, de 21 de agosto de 2009.

Concurso Prefeitura de Lavras da Mangabeira - CE

No Estado do Ceará, a Prefeitura de Lavras da Mangabeira, publicou edital de concurso público nº. 001/2013, que tem como objetivo o preenchimento de 457 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 678,00 a R$ 9.200,00 por jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Aos portadores de necessidades especiais ficam reservadas 20% das vagas.
 
Cargos
Agente administrativo, agente de vigilância sanitária, agente de trânsito, almoxarife, assistente social, atendente de consultório dentário, atendente de cons. dentário, atendente de saúde, auxiliar de folha de pagamento, auxiliar de nutrição, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de serviços gerais, bibliotecário, bioquímico/biomédico, cadista, capturador de animais, cirurgião dentista, continuo, coveiro, digitador, educador físico, enfermeiro, engenheiro (agrônomo, civil e florestal), farmacêutico, fiscal ambientalista distrital, fiscal de obras, fiscal de tributos, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, guarda municipal, jardineiro, magarefe, medico, veterinário, ginecologista, monitor de informática, motorista categoria d, nutricionista, operador de maquinas pesadas, pedagogo, procurador do município, professor, psicologo, secretaria escolar, técnico agrícola, técnico em informática, técnico em contabilidade, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, vigia e zootecnista.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até às 23:59 do dia 05 de novembro de 2013, exclusivamente na internet, no site www.ingagestao.org.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 120,00.
 
O candidato que não dispuser de acesso à internet poderá comparecer ao posto de apoio ao candidato, no prédio do centro administrativo (sala de apoio do INGA), situado à rua Monsenhor Maceno, 78, centro, Lavras de Mangabeira/CE, das 08:00 às 13:00 de segunda a sexta-feira.
 
Prova
O concurso constará de prova de conhecimentos, e/ou títulos, e para o cargo de guarda municipal, além da prova de conhecimentos, deverá submeter-se a avaliação física e psicológica.
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da prefeitura municipal.

Concurso Prefeitura de Reginópolis - SP

A Prefeitura de Reginópolis, no estado de São Paulo, através da Empresa Astral Assessoria em Administração Pública Ltda. – ME, lançou edital nº 002/2013 de concurso público, com o objetivo de contratar 06 novos servidores de níveis médio e superior. Os salários variam entre R$ 978,64 e R$ 6.000,00, mais R$ 150,00 de vale-transporte, e mais insalubridade/ periculosidade, por jornadas semanais de 20 e 30 horas.
 
Inscrições
A inscrição deverá ser efetuada até às 16h de 31 de outubro de 2013 (horário de Brasília – DF), exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico: www.astralassessoria.com.br.
 
Taxas e cargos
Auxiliar de Dentista - 45,00;
Dentista - 65,00;
Enfermeiro - 65,00;
Médico - 65,00;
Técnico em Enfermagem - 45,00.
 
Provas
As provas objetivas, quando for o caso, têm data prevista para serem aplicadas em 17 de novembro de 2013, nos períodos da manhã e da tarde. A confirmação da data e do horário e a informação sobre o local e sala para a realização da(s) prova(s) deverá ser acompanhada pelo candidato por meio de Edital de Homologação das Inscrições e Convocação para a Prova Objetiva a ser publicado, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

Toda convocação oficial para realização das provas será feita por meio de Edital de Convocação para a Prova Objetiva a ser publicado no Jornal Gazeta de Pirajuí – SP e divulgada pela internet, no endereço eletrônico: www.astralassessoria.com.br.

Validade
O prazo de validade do certame será de dois anos, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração Municipal, uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Itanhaém - SP promove processo seletivo

A Prefeitura de Itanhaém, no estado de São Paulo, publicou os editais de nºs. 010, 011 e 012/2013 de processo seletivo, com o objetivo de preencher 120 vagas para profissionais de nível médio.

No edital N° 10/2013, há 50 vagas para Agentes Segurança e para preenchê-las os candidatos devem ter o ensino médio completo. O salário é de R$ 735,00 em jornada de 44 horas semanais.

Já no edital N° 11/2013, existem 20 vagas para Agente de Trânsito, função que exige o ensino médio completo e a carteira nacional de habilitação, na categoria AB. O vencimento mensal é de R$ 1.324,00 em regime de 44h semanais.

Por fim, o edital N° 12/2013, disponibiliza 50 vagas para Agente de Verão, com a remuneração de R$ 678,00 em carga horária de trabalho de 44h. Essa função exige o ensino médio completo.

As inscrições seguem abertas até o dia 21 de outubro de 2013, no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador, na avenida Harry Forssell, nº. 1505, Jardim Sabaúna, Itanhaém, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Os candidatos também poderão se inscrever pelo site da prefeitura no www.itanhaem.sp.gov.br.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Itanhaém/SP o local, dia e o horário da prova será divulgado no dia 29 de outubro de 2013 através da Internet no endereço eletrônico www.itanhaém.sp.gov.br e por listas afixadas na Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém, no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

Os gabaritos da prova objetiva, considerados como corretos, serão divulgados no endereço eletrônico www.itanhaem.sp.gov.br em data a ser comunicada no dia da realização das provas.

Concurso CEB - Distribuição S/A

A Companhia Energética de Brasília - CEB - Distribuição S/A  republicou o edital do concurso nº. 01/2012, destinado à formação de cadastro de reserva para provimento em emprego público em regime celetista. O concurso será executado pela Exatus Promotores de Eventos e Consultoria e terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação.
 
São distribuídas 89 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior com rendimentos que vão até R$ 8.032,88, para jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Os candidatos admitidos terão direito a benefícios como plano de saúde contributivo extensivo aos dependentes legais, auxílio alimentação no valor de R$ 821,48 mensal, programa de capacitação e treinamento, auxílio-creche, plano previdenciário contributivo, entre outros.
 
Cargos
Advogado, Administrador, Analista de Sistemas, Arquiteto, Arquivista, Assistente Social, Contador, Economista, Engenheiro, Médico do Trabalho, Pedagogo, Redator/Revisor de Texto, Agente de Suporte Administrativo, Técnico Industrial, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Informática, Técnico de Enfermagem do Trabalho e Agente de Serviços Operacionais.

Inscrições e Provas
Os interessados deverão fazer suas inscrições das 10h do dia 19 de novembro de 2013 até às 23h59m do dia 02 de janeiro de 2014, através do endereço eletrônico www.exatuspr.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 16,50.
 
O concurso será composto de prova objetiva, avaliação física, prova prática, avaliação psicológica e prova de títulos.
 
Segundo o novo cronograma, as provas objetivas estão previstas para o dia 26 de janeiro de 2014. Os gabaritos preliminares estarão disponíveis no primeiro dia útil subsequente à realização das provas.
 
A avaliação física será realizada na data provável de 15 e 16 de março de 2014 e a prova prática será realizada provavelmente nos dias 12 e 13 de abril de 2014. A avaliação psicológica será realizada provavelmente nos dias 17 e 18 de maio de 2014. Por fim, a prova de títulos acontecerá nos dias 28 e 29 de junho de 2014, em locais divulgados a partir do dia 10 de junho de 2014, na convocação da prova de títulos.
 
A classificação final será divulgada na data provável de 31 de julho de 2014.
 
O certame será válido por dois anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final do concurso, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo, por ato expresso do Presidente da CEB.
 
A republicação do edital encontra-se no Diário Oficial do Distrito Federal - Seção 03, de 15 de outubro de 2013, pág. 51 a 67.

Concurso Prefeitura de Feliz Natal - MT

A Prefeitura de Feliz Natal, no Estado do Mato Grosso, divulgou edital nº. 001/2013 de concurso público, que visa preencher 116 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior com salário de até R$ 6.103,77. Aos candidatos portadores de necessidades especiais são reservadas 10% das vagas.
 
A carga horária vai de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
Visitador Sanitário, Técnico em Informática, Técnico em Enfermagem, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Técnico Agrícola, Professor Magistério, Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Apoio em Manutenção e Infraestrutura (Vigilante Escolar), Vigia, Padeiro, Apoio em Nutrição (Merendeira), Pedreiro, Operador de Máquinas, Motorista CNH D, Monitor de Corte e Costura, Marceneiro, Carpinteiro, Agente de Serviços Gerais, Psicólogo, Professor, Nutricionista, Médico Clínico Geral, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Engenheiro Civil, Enfermeiro e Contador.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 28 de outubro a 17 de novembro de 2013, somente via internet, através do site www.feliznatal.mt.gov.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e 40,00 (nível fundamental), R$ 60,00 (nível médio) e R$ 100,00 (nível superior).
 
Prova
O certame será composto de prova objetiva, subjetiva (prática) e títulos.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 08 de dezembro de 2013, das 08h às 11h30min (horário MT de verão). Já a prova prática será realizada no mesmo dia da prova objetiva, no turno da tarde, das 13h00min às 16h00min (horário MT de verão).
 
Os locais e horários de realização das provas serão divulgados através de edital complementar, a partir do dia 27 de novembro de 2013.
 
O título (diploma de curso) será entregue impreterivelmente na data da realização da prova objetiva (turno da manhã) ao fiscal de sala, para as respectivas anotações na ata de ocorrências.
 
Os gabaritos preliminares das provas serão publicados no dia seguinte à realização das mesmas, no mural do paço municipal e no site www.feliznatal.mt.gov.br.
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da administração.
 
O edital encontra-se disponível no site www.sosconsultoria.com.br.

Concurso Prefeitura de Palmas - TO

A Prefeitura de Palmas, no estado do Tocantins, abriu edital de concurso público nº 01/2013, a fim de prover um total de 3.545 vagas, sendo 697 imediatas e 2.848 para cadastro reserva, distribuídas em nível fundamental, médio e superior, todas para o quadro dos profissionais da Educação Básica. A seleção dos candidatos está sob a responsabilidade da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT).
 
Para posse imediata estão sendo ofertadas 550 vagas para Professor nível I, com salário inicial de R$ 1.619,39, e 147 vagas para Professor nível II, cujo vencimento inicial é de R$ 2.838,11. Para constituição do cadastro reserva são oferecidas vagas de Agente Administrativo Educacional, Agente de Transporte Educacional, Técnico Administrativo Educacional, Professor níveis I e II. Os salários variam de R$750,11 a 2.838,11. Do total de vagas imediatas 36 são destinadas a Pessoas com necessidades especiais e 151 do cadastro reserva também são reservadas a PNE.
 
A inscrição será realizada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br, no período compreendido entre as 10 horas do dia 17 de outubro e 23h59min do dia 04 de novembro de 2013. As taxas de inscrição custam R$ 60 para os cargos de nível fundamental, R$ 80 para nível médio e R$ 100 para nível superior.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetivas, prova de redação e avaliação de títulos (estas duas últimas somente para os cargos de nível superior). A aplicação das provas ocorrerá no domingo, no dia 15 de dezembro de 2013. Pela manhã serão realizadas as provas para todos os cargos de nível superior e nível fundamental incompleto e no período da tarde, para os cargos de nível médio.

O concurso público terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município de Palmas-TO.

Concurso Prefeitura de Mutum - MG

A Prefeitura de Mutum, no estado de Minas Gerais, através da empresa responsável POLIS Auditoria, Treinamentos e Serviços Contábeis, lançou edital n° 001/2013 para realização de processo seletivo. O certame é destinado ao provimento de 163 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 678 a R$ 6.350.
 
As chances são para os cargos de Servente Contínuo PSF, Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal PSF, Técnico em Enfermagem PSF, Professor Educação Física NASF, Psicólogo NASF, Farmacêutico NASF, Fisioterapeuta NASF, Nutricionista NASF, Fonoaudiólogo NASF, Cirurgião Dentista PSF, Enfermeiro PSF e Médico PSF.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 23 a 30 de outubro de 2013, na Praça Benedito Valadares, nº 178, Centro, Mutum - MG, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou através do site http://www.polisauditoria.tk. A taxa de inscrição custa entre R$ 25 e R$ 85.
 
As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no município de Mutum, na data prevista de 10 de novembro de 2013, às 9h. O local de realização das provas objetivas e a confirmação de data e horário da prova serão divulgados até o dia 05 de novembro de 2013.
 
O prazo de validade do certame será de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Itaberá - SP anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Itaberá, estado de São Paulo, através da empresa Exitus Concursos, publicou edital resumido de processo seletivo n° 01/2013 destinado ao preenchimento de 12 vagas nos cargos de auxiliar de professor de educação básica I, assistente social, pedreiro e servente masculino (de pedreiro).

As chances são para profissionais de níveis fundamental e superior, com salários variados de R$ 725,25 a R$ 2.086,04 por carga horária de 30 e 40 horas semanais.

Os interessados deverão efetuar suas inscrições no período de 21 a 25 de outubro de 2013, somente nos dias úteis, no horário das 8:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 16:00 horas, na sede da Prefeitura Municipal de Itaberá, na Rua Josephina Silva Mello, n.º 365, centro. As taxas variam de R$ 5,00, R$ 10,00 e R$ 20,00 de acordo com o cargo escolhido.

O Edital completo, contendo os demais requisitos para a inscrição e programa, e também os extratos de editais de todas as fases do Processo Seletivo, estarão afixados no mural da Prefeitura Municipal sita à Rua Josephina Silva Mello, n.º 365, centro, na Secretaria de Educação sita à Rua Amador Pereira de Almeida, nº 298 – centro e nos endereços eletrônicos: www.itabera.sp.gov.br e www.exitusconcursos.com.br a partir de 21 de outubro de 2013.

CISDESTE - MG retifica edital e prorroga inscrições

O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde para gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macro Sudeste (CISDESTE), divulgou edital de processo seletivo nº. 01/2013, destinado a contratação temporária de pessoal para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. São ofertadas 382 vagas, mais cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com carga horária de 24 ou 40 horas semanais e remuneração de até R$ 5.039,00.
 
Cargos
Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Condutor Socorrista, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Farmacêutico, Psicólogo e Médico (Intervencionista e Regulador). Do total de vagas oferecidas, serão reservadas 5% a pessoas com deficiência.
 
Inscrição
Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o site www.gestaodeconcursos.com.br, até o dia 18 de outubro de 2013.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental e médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 90,00 e 120,00.
 
Prova
O processo seletivo será composto de prova objetiva e títulos.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 03 de novembro de 2013, nas cidades de Juiz de Fora e Muriaé, em locais e horários a serem divulgados no Comprovante Definitivo de Inscrição, até 5 dias antes da data de realização das provas, no endereço eletrônico de inscrição (www.gestaodeconcursos.com.br).
 
A data da divulgação da classificação final dos aprovados passa a ser 22 de novembro de 2013.
 
A documentação referente a prova de títulos deverá ser entregue diretamente pelo candidato ou por terceiro, no prazo de 02 dias úteis, contados da data de disponibilização no endereço eletrônico de inscrição do resultado da análise dos recursos contra a totalização dos pontos na prova objetiva, em um dos seguintes endereços:
 
Gerência de Concursos da FUNDEP, situada na Av. Presidente Antônio Carlos, n. 6.627, Unidade Administrativa II, 3º andar, Campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte-MG (acesso pela Av. Antônio Abrahão Caram – portão 2), das 9h às 11h30min ou das 13h30min às 16h30min;

Na Superintendência Regional de Saúde – SRS, em Juiz de Fora, Av. dos Andradas, nº222, Centro, Juiz de Fora, Minas Gerais no horário das 9h às 11h30min ou das 13h30min às 17h (exceto sábados, domingos e feriados);

No Grande Hotel de Muriaé, Praça João Pinheiro, s/n, Centro, Muriaé, no horário das 9h às 11h30min ou das 13h30min às 17h (exceto sábados, domingos e feriados).
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do CISDESTE.