Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dormimos para o cérebro fazer faxina de toxinas, diz estudo

O sistema glymphatic funciona dez vezes mais durante o sono, hora da 'limpeza' (Foto: SPL/BBC)
Foto: SPL/BBC
O sistema glymphatic funciona dez vezes mais durante o sono, hora da 'limpeza'
A limpeza seria umas das principais razões para o sono e pode estar ligada à causa de doenças como o mal Alzheimer e Parkinson
 
Um estudo americano mostrou que o cérebro faz uma espécie de 'faxina' das toxinas deixadas para trás após um dia de 'trabalho pesado', quando se pensa bastante. A 'limpeza' seria uma das principais razões para o sono, segundo os pesquisadores.
 
O estudo liderado pela pesquisadora Maiken Nedergaard e publicado na revista 'Science' mostrou que as células do cérebro, provavelmente as neuróglias, encolhem, abrindo espaço entre os neurônios, permitindo que um fluído 'lave' o cérebro.
 
A pesquisa do Centro Médico da Universidade de Rochester, no Estado de Nova York, sugere ainda que distúrbios cerebrais podem estar relacionados à 'falhas' nesse tipo de 'limpeza'.
 
Já se sabe que o sono desempenha um papel importante na fixação da memória e no aprendizado. Os pequisadores da universidade americana agora acreditam que a 'faxina cerebral' é uma das principais razões do sono.
 
'O cérebro tem energia limitada e precisa escolher entre dois estados funcionais - ou está acordado e atento, ou dormindo e fazendo a faxina', disse Nedergaard. 'É como uma festa em casa. Ou você recebe os convidados, ou limpa a casa. Não dá para fazer os dois ao mesmo tempo', disse.
 
Bombeamento
O estudo descobriu a 'faxina' a partir de uma descoberta anterior, feita no ano passado - a de que existe uma rede de dutos que retira a 'sujeira' do cérebro, nomeada pelos cientistas como 'sistema glymphatic' (ainda não há tradução do termo em português).
 
Os pesquisadores observaram o sistema glymphatic de ratos e viram que ele era dez vezes mais ativo durante o sono. Células do cérebro, provavelmente as neuróglias, encolhem durante o sono, aumentando o espaço entre o tecido cerebral, permitindo o bombeamento de mais fluído e a limpeza das toxinas.
 
Para a professora Nedergaard, esta é uma função 'vital' para se manter vivo, mas aparentemente só ocorre durante o sono. 'O que vou dizer é puramente especulação, mas parece que o cérebro perde muita energia bombeando água nele mesmo, função que é provavelmente incompatível com o processamento de informação', disse.
 
A professora disse que a dimensão da descoberta só poderá ser medida após testes com humanos. A BBC ouviu um cientista independente para comentar a descoberta. Neil Stanley disse que 'já há dados importantes sobre as razões psicológicas para dormir, como memória e aprendizado'. 'Mas esta (faxina) é uma razão química e física de verdade, algo importante', disse.
 
Doenças que levam à perda de células cerebrais, com as doenças de Parkinson e Alzheimer, surgem com a disseminação de proteínas danificadas no cérebro. Os pesquisadores sugerem que problemas no mecanismo de limpeza do cérebro podem estar relacionados a estas doenças, mas alertam que ainda é necessário mais pesquisa.
 
G1

HC retira cisto gigante de ovário por cirurgia minimamente invasiva


Exame de imagem mostra que cisto ocupa maior parte do abdômen da paciente.  (Foto: Sérgio Conti Ribeiro/Divulgação)
Exame de imagem mostra, em corte transversal, o abdômen de Maria
Aparecida com o cisto ocupando grande parte da cavidade abdominal.
Na parte de baixo, no centro, aparece a coluna vertebral.
(Foto: Sérgio Conti Ribeiro/Divulgação)
Técnica de videolaparoscopia retirou cisto com 16 litros de volume. Cirurgia exige um corte de 1,2 cm no umbigo e outros dois de 0,5 cm

A diarista Maria Aparecida Tenório Silva, de 46 anos, foi internada no Hospital das Clínicas de São Paulo em outubro do ano passado com um cisto no ovário com volume de 16 litros.

A barriga saliente, que lembrava a de uma grávida, fazia com que tivesse dificuldade para se movimentar e até para dormir.

Poucos dias depois, pesando 24 quilos a menos, ela teve alta. O cisto gigante foi removido com apenas três minúsculos cortes – um de 1,2 cm no umbigo e dois de 0,5 cm no abdômen – utilizando a técnica de videolaparoscopia.
 
Na primeira etapa do procedimento, líquido do interior do cisto é sugado por um sistema de aspiração. (Foto: Sérgio Conti Ribeiro/Divulgação)
Na primeira etapa do procedimento, líquido do interior
do cisto é sugado por um sistema de aspiração.
(Foto: Sérgio Conti Ribeiro/Divulgação)
O Hospital das Clínicas é a primeira instituição brasileira a adotar essa técnica minimamente invasiva para retirar cistos gigantes, com mais de 10 litros de volume. O cisto é como uma cápsula preenchida por líquido que se forma dentro do ovário.

Nos últimos dois anos, a técnica já foi aplicada com sucesso em 11 pacientes da instituição e os resultados serão apresentados em novembro em Washington, no Congresso da Associação Americana de Laparoscopia Ginecológica.
 
O caso de Maria Aparecida foi o cisto de maior volume operado pela equipe, segundo o ginecologista Sérgio Conti Ribeiro, chefe do Setor de Laparoscopia Ginecológica do HC.

“Não existe nenhuma outra publicação de outro local no Brasil sobre o uso dessa técnica para cistos com volume de mais de 10 litros. Mesmo fora do país, esses casos são raros”, diz Ribeiro.

No caso da retirada de cistos pequenos, a técnica de videolaparoscopia já é praticada há vários anos no país. Segundo o médico, os instrumentos utilizados na retirada de cistos gigantes são os mesmos usados na retirada de cistos pequenos.

O primeiro passo da cirurgia minimamente invasiva de retirada de cistos de grande volume é o acesso direto ao interior do cisto através do umbigo. Nesse primeiro momento, o conteúdo de dentro do cisto é sugado por meio de um sistema de aspiração, que reduz o volume da cápsula.

O segundo passo é a abordagem do cisto, procedimento orientado palas imagens de uma câmera introduzida no abdômen da paciente. No caso das pacientes mais velhas, segundo Ribeiro, o ovário todo é retirado. Nas mais jovens, separa-se o tecido sadio e preserva-se o ovário. O procedimento leva de 60 a 90 minutos.

Hoje, a cirurgia comumente adotada para os casos dos cistos volumosos no Brasil envolve uma incisão de cerca de 15 centímetros no abdômen da paciente. “A paciente laparoscópica tem alta no dia seguinte. Na outra cirurgia, a alta pode levar 3 dias”, diz Ribeiro. Outras vantagens, segundo o médico, são menos dor no pós-operatório e cicatrizes bem menores. A alternativa minimamente invasiva, porém, só pode ser utilizada em casos benignos.

Durante o procedimento, foram retirados 16 litros de líquido do interior do cisto da paciente. (Foto: Sérgio Conti Ribeiro/Divulgação)
Durante o procedimento, foram retirados 16 litros de
líquido do interior do cisto da paciente. (Foto: Sérgio
Conti Ribeiro/Divulgação)
Demora no diagnóstico
Maria Aparecida conta que os primeiros sintomas do cisto foram cólicas fortes no período menstrual. “Eu ia ao posto para fazer exames, fazia o papanicolau e diziam que eu não tinha nada. Pedia para ver um ginecologista, mas diziam que não precisava”, conta.

“Um dia, quando deitei de bruços, senti um caroço do lado direito da barriga. Já sentia que ela começava a crescer de baixo para cima, como quando se está grávida”, diz. Maria Aparecida insistiu para ser atendida por um médico e foi encaminhada para o clínico geral. “Ela pediu um bocado de exames, inclusive um ultrassom pélvico, e disse que não tinha dado nada. Então ela começou a dizer que era barriga d’água.”

Depois de mais insistência por parte da paciente, ela foi encaminhada para um gastroenterologista. “Só de eu entrar no consultório, ele disse: ou é tuberculose ou é problema no ovário. Ele pediu tomografia e exames de sangue”, conta. Finalmente, ela foi encaminhada para o Hospital das Clínicas e, seis meses depois, foi internada para a realização do procedimento.

“Estava com muita dificuldade para andar com todo aquele peso. Fiquei muito fraca. Foi um grande alívio ficar livre de todo aquele peso”, diz a paciente, que foi internada com 79 kg e saiu do hospital com 55kg. Ela conta que não teve dor no pós-operatório e logo voltou às atividades cotidianas.

Segundo Ribeiro, de 3% a 4% dos cistos ficam grandes como o de Maria Aparecida, o que ocorre devido à demora no diagnóstico.

Fotos mostram pacientes antes (esq.) e depois (dir.) de se submeter à cirurgia minimamente invasiva para retirada de cisto. (Foto: Sérgio Conti Ribeiro/Divulgação)
Fotos mostram paciente antes (esq.) e depois (dir.) de se submeter à cirurgia minimamente invasiva para retirada de cisto. (Foto: Sérgio Conti Ribeiro/Divulgação)

G1

USP desenvolve equipamento de raios-X digital

Imagem ilustrativa da internet
Primeiro protótipo nacional será usado em odontologia. Tecnologia ainda é dominada por poucos países e dispensa uso de placas radiográficas
 
Pesquisadores do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (Cepof) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com colegas do Instituto Atlântico, de Fortaleza (CE), e em parceria com a indústria Gnatus, de Ribeirão Preto, estão desenvolvendo o primeiro protótipo de um equipamento para realização de exames de raios X digital com tecnologia brasileira. Voltado para aplicação em odontologia – por ser uma das áreas da saúde que mais demandam a utilização de raios X –, o equipamento possibilitará o desenvolvimento no Brasil dessa nova tecnologia, ainda dominada por poucos países, que está transformando o modo como a radiologia é feita no mundo, avaliam os pesquisadores participantes do projeto.
 
“A radiologia digital está só começando. Sabemos que já há uma demanda enorme por essa tecnologia no Brasil e que as placas radiográficas utilizadas hoje para a realização de exames com raios X entrarão em desuso. Por isso, pretendemos auxiliar o sistema de saúde do país a realizar a substituição tecnológica”, disse Vanderlei Bagnato, professor do IFSC e coordenador do Cepof, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.
 
De acordo com Bagnato, o equipamento é um scanner a laser que desempenha a mesma função dos fabricados por poucas indústrias de equipamentos na área da saúde no mundo e já utilizados em alguns hospitais no Brasil, para realização de radiologia digital. O scanner lê e digitaliza imagens de raios X obtidas por meio de placas constituídas por sais de terras raras, entre outros materiais. Ao incidir raios X sobre essas placas, as cargas eletrônicas das moléculas das substâncias que compõem o material são excitadas e entram em um estado energético chamado metaestável (diferente de seu estado de equilíbrio).
 
Depois, com a irradiação de laser por um scanner (como o desenvolvido pelos brasileiros) na placa exposta antes à radiação X, as moléculas da placa recebem mais um pouco de energia, atingindo uma condição que permite que voltem ao estado anterior e emitam uma determinada quantidade de luz azul de cada ponto do filme, proporcional à carga de raios X recebida.
 
O scanner lê e encaminha quase em tempo real a imagem gerada pela placa para um monitor de alta resolução – semelhante aos utilizados em exames de ultrassonografia. Um software específico processa e gera a radiografia com altíssima resolução, que pode ser armazenada ou enviada pela internet.
 
“A radiologia digital permite fazer quase uma microscopia com raios X por meio de imagens com resolução praticamente em nível molecular”, disse Bagnato. “Tudo depende de quão finamente conseguimos focalizar o laser de leitura.”
 
Tecnologia nacional
De acordo com o pesquisador, outra vantagem da tecnologia é diminuir os riscos à saúde dos pacientes e dos profissionais de saúde pela exposição à radiação, uma vez que a equipe pretende estudar formas de usar entre 50% e 80% menos raios X do que o método convencional, além de dispensar a utilização de produtos químicos, como os usados na radiologia tradicional para a revelação de filmes fotográficos.
 
Apesar de ser uma grande tendência tecnológica, no entanto, há poucos países no mundo – entre eles Estados Unidos e Holanda – que produzem a placa e o scanner para raios X digital, ressaltou o pesquisador.
 
Como também ainda não há nenhuma empresa brasileira que fabrique as placas ou o scanner leitor, segundo Bagnato, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) identificou que há uma necessidade de o país investir na tecnologia de raios X digital e aprovou, por meio do Fundo Tecnológico (Funtec), o desenvolvimento de um scanner leitor e das demais partes do equipamento.
 
“O raio X digital precisa ter uma fonte de raios X, o que o Brasil já sabe fazer e relativamente bem. Seria preciso desenvolver, então, o leitor a laser [o scanner]”, disse Bagnato.
 
Um dos melhoramentos que os pesquisadores pretendem fazer na tecnologia já existente é aumentar a sensibilidade do leitor com mudanças na forma e na geometria das detecções, para que o equipamento leia filmes expostos a quantidade de raios X ainda menor do que a utilizada hoje. Dessa forma, seria possível diminuir os riscos à exposição a raios X por gestantes e crianças – apontados como os principais grupos de risco de exposição à radiação.
 
“A ideia é que a dose de raios X necessária para a radiologia digital seja tão baixa que não apresente risco a essas pessoas”, afirmou Bagnato.
 
Os pesquisadores também desenvolvem softwares para processamento de radiografia digital com novos aplicativos a fim de possibilitar aos profissionais de saúde da área odontológica não somente visualizar a radiografia, mas obter informações como a densidade óssea e os danos encontrados em um determinado dente do paciente, por exemplo.
 
De acordo com Bagnato, o próximo passo agora, depois da conclusão do protótipo, é transformar o equipamento em um modelo comercializável. Para isso, os softwares de processamento de imagens já estão sendo inseridos no scanner, para que um microcomputador comum faça a leitura das imagens.
 
“Se tivéssemos que fabricar o microcomputador com o software e o leitor a laser, encareceria muito o custo do equipamento. Nossa ideia é que o software de processamento de imagem, que faz a interface entre o leitor a laser e o microcomputador, seja comercializado em separado, e que o profissional de saúde compre o aplicativo e instale na máquina que quiser”, contou.
 
A meta dos pesquisadores também é desenvolver nos próximos anos outras versões do equipamento voltadas para a radiografia em ortopedia e do tórax, por exemplo.
 
“Estamos depositando uma patente do equipamento voltado para odontologia que poderá contribuir para que o país fique na dianteira do desenvolvimento em radiologia digital”, avaliou Bagnato.
 
Isaude.net

Faltas em ESF do Rio chegam a 48,9%, mostra pesquisa

Imagem ilustrativa da internet
Esquecimento e agendamento em horários inoportunos – como o de trabalho – foram principais motivos apontados. Ruídos na comunicação também foram identificados
 
O percentual de faltas dos usuário da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Centro de Saúde Escola Manguinhos, no Rio de Janeiro, alcançou 48,9% em um período de seis meses. Destas faltas, 58,5% se ausentaram uma vez, 26,5% duas vezes e 15% três vezes ou mais.
 
Os números fazem parte de uma pesquisa para dissertação feita por Mellina Marques Vieira Izecksohn, médica de família e aluna do mestrado profissional em Saúde Pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), orientado pela pesquisadora Jaqueline Teresinha Ferreira. A pesquisa quantificou os faltosos em duas equipes, num período de seis meses, e de entrevista semiestruturada com 22 pacientes cadastrados na ESF que faltaram ou não às consultas médicas agendadas.
 
“Os motivos que levam o usuário da Estratégia de Saúde da Família (ESF) a comparecer ou não às consultas médicas programadas precisam ser conhecidos, em virtude do impacto negativo que as faltas podem causar no serviço de saúde, inclusive de caráter financeiro, e no cuidado do usuário”, explica Mellina. “O principal motivo para agendamento das consultas dos usuários foi o acompanhamento de sua saúde que pode ter diversas interpretações por parte dos profissionais de saúde e dos pacientes.”
 
A pesquisadora explicou que, dentre os motivos para as faltas às consultas citados pelos usuários, destacou-se o esquecimento, assim como o agendamento em horários inoportunos, grande parte no horário de trabalho. Alguns ruídos na comunicação dos usuários com a Unidade de Saúde, acrescentou ela, também foram identificados, como a impossibilidade de cancelamento do encontro sem que o mesmo compareça ao serviço. “O papel do agente comunitário de saúde como a pessoa que agenda as consultas também é relevante, contribuindo tanto para a assiduidade como para as faltas às consultas”, destacou Mellina.
 
De acordo com ela, foi possível identificar alguns aspectos relacionados à organização do serviço de saúde e a características do usuário. “A ampliação das formas de comunicação da equipe com os usuários, tendo em vista a ampliação do cuidado, um aprimoramento da escuta e pactuação entre os atores no momento do agendamento considerando o cotidiano dos usuários; uma maior flexibilização da equipe e de seus horários, bem como um maior comprometimento por parte deles, a implantação de envio de mensagem de texto são algumas propostas que surgem para melhorar a assiduidade às consultas médicas” completou.
 
O cenário do estudo de Mellina constitui-se no complexo de Manguinhos, situado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, com cerca de 36.000 moradores, renda per capita de R$ 118,8624, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,72624. Segundo o Instituto Pereira Passos, essa região encontra-se na 122a colocação em relação ao IDH entre os 126 bairros do município.
 
“A violência local, relacionada ao tráfico de drogas e às frequentes incursões policiais faziam parte do cotidiano dos moradores da região até a ocupação da área pela Polícia Militar, em 14 de outubro de 2012 e a instalação da Unidade de Policia Pacificadora no início de 2013. O que se configura, em 2013, é um clima de menos violência e de muita desconfiança, com policiais militares circulando intensamente por todas as comunidades”, informou Mellina.
 
A população abrangida pelo estudo foi dividida em duas equipes. A equipe A é de 2.743 pessoas, das quais 14 são gestantes e 811 tem menos de 18 anos, sendo a amostra de estudo composta por 1.917.
 
Já a equipe B abrange uma comunidade com 2.624 usuários, sendo 681 menores de 18 anos e 17 gestantes, sendo a amostra de estudo de 1.927 pessoas.
 
SaudeWeb

Aplicativos de saúde podem ser os melhores amigos dos médicos

Gadgets e aplicativos de consumo podem ajudar a melhorar o atendimento ao paciente, reduzir a carga de trabalho dos médicos e incentivar um estilo de vida mais saudável
 
Não é possível mudar um estilo de vida em apenas 10 minutos em um consultório que parece uma cela. Ainda assim, todos os dias vemos médicos entrando felizes nessas salas de exames como se fossem hamsters bem-pagos, atendendo 20, 30 ou mais pacientes. Gastamos 10 minutos de consulta, comendo pelas beiradas das condições e das doenças relacionadas ao estilo de vida, com pouco efeito.
 
Os resultados dessas visitas apressadas podem incluir “diminuição da satisfação do paciente, aumento dos retornos ou prescrições inapropriadas”. As fórmulas de reembolso encorajam os médicos a desempenharem procedimentos mais lucrativos.
 
Desfazer anos de estilo de vida que não visa a saúde exige um profundo envolvimento na vida do paciente – muito além do que é possível realizar em uma visita de 10 minutos a um consultório. Também exige pedidos de muitos mais dados do que os inseridos em registros médicos eletrônicos. Os médicos precisam de Big Data para estabelecer uma relação mais significativa com os pacientes e ajudá-los a empreender mudanças no estilo de vida para melhorar a saúde, reduzir doenças e baixar custos.
 
Também exige um contato mais frequente do que os breves encontros em consultórios claustrofóbicos. (Além do mais, quem quer trabalhar em espaços tão confinados?) De fato, um estudo mostrou que os médicos gastam, em média, 1,3 minutos em busca de informações cruciais do paciente sobre sua condição e tratamento durante as consultas.
 
Enquanto isso, uma grande onda de aplicativos de smartphones e dispositivos de autorrastreamento podem nos ajudar para ir ao encontro da melhoria da saúde e gerenciamento de doenças. Esses aplicativos e dispositivos estão começando a gerar ferramentas que facilitam essas mudanças. Eles geram exatamente o tipo de dados que os médicos precisam para ajudar os pacientes a passarem pelas mudanças necessárias de estilo de vida – as mesmas mudanças que recitamos no final de cada consulta, muitas vezes quando o paciente está saindo do consultório.
 
Ainda assim, organizações de saúde e fornecedores de EMR quase que unanimemente rejeitam a ideia de incorporar esse tipo de dado – isso sem falar em permitir que seus pacientes contribuam diretamente nos mesmos EMRs em que os provedores de saúde passam horas buscando informações.
 
A maioria dos médicos detesta a quantidade de cursos e cliques exigidos pelos EHRs e zombam da mínima ideia de que esses sistemas podem verdadeiramente ajudá-los a reduzir a carga de trabalho. Mas, ironicamente, esses mesmos médicos também são relutantes para fornecerem acesso apropriado para os registros médicos e ainda mais céticos em deixarem os pacientes introduzirem diretamente suas informações em seus registros.
 
Os provedores levantam inúmeras razões para explicar o porquê de não quererem pacientes contribuindo com os dados necessários para melhorar o atendimento, mas geralmente surgem com a mesma: não é pago. Nós escolhemos não pagar por saúde, mas recompensamos generosamente o cuidado de doenças. O sistema resultante de taxa-por-serviço, penaliza a eficiência e recompensa o trabalho.
 
A indústria de saúde não está pronta para a inovação. Diferentemente de outras indústrias, que estão alavancando a tecnologia ao passar a maior parte da transação para o consumidor, a saúde insiste em ficar com o fardo. A saúde está feliz em surfar na marola em vez de ficar na crista da onda tecnológica.
 
Os médicos e a burocracia da saúde são escravos do modelo pagamento-por-serviço e do work Relative Value Unit (wRVU), usado para calcular a produtividade do médico. RVUs não são aplicáveis para dispositivos de gerenciamentos, aplicativos ou dados gerados por pacientes. Poucas organizações de saúde dão reembolso por consulta de telemedicina ou investem em gerenciamento de dados do paciente. Uma visita cara a cara é muito mais lucrativa do que uma visita virtual.
 
Além do mais, os consultórios do tamanho 8×10 não são projetado pra a comunicação colaborativa necessária para um ótimo atendimento que leva a uma melhor abordagem para o cuidado do paciente.
 
Esse mesmo sistema também desencoraja o tempo gasto para o desenvolvimento de relações com o paciente. É altamente contra o esforço cognitivo necessário para ajudar os pacientes a realizarem tarefas e procedimentos que não foram comprovados para a melhoria da saúde. A nossa indústria de “saúde” é, de fato, focada na “doença”. Para a grande maioria, os pagadores – incluindo o governo – não reembolsará os provedores de saúde por promoção da saúde ou sua otimização se não houver uma doença.
 
Por muitos médicos serem competitivos, se tornam uma presa fácil para a administração e seus colegas que exaltam os números RVU – é super comum um médico se referenciar à sua produção RVU em conversas. Assim, administradores depreciam atividades que não produzem RVU como “perda de tempo”. De fato, baseiam a maioria dos incentivos nessa definição de produtividade. Isso leva à exaustão, insatisfação e estresse para os médicos, juntamente com a total falta de interesse pelas ferramentas que têm grande potencial para realizarem uma mudança real na saúde de seus pacientes e nas doenças.
 
Uma ironia nisso tudo é que muitos desses médicos estão orgulhosamente usando esses dispositivos e usando aplicativos para melhorar sua saúde. Alguns estão até mesmo indicando-os aos seus pacientes. Mas a indústria como um todo se recusa a reconhecer essas vantagens e parece incapaz de se livrar dos consultórios claustrofóbicos que confinam nossos médicos enquanto eles veem um paciente após o outro. E lá ficarão, até o sistema de reembolso mudar.
 
* Por David Voran, da InformationWeek Healthcare USA

 ** Tradução: Alba Milena, especial para a InformationWeek Brasil
 
Isaude.net

Aprovada urgência para projeto que amplia cobertura de tratamento de câncer

O projeto incluir os tratamentos antineoplásicos de uso oral na cobertura de planos e seguros privados de assistência à saúde
 
O Plenário do Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (16), o requerimento de urgência para o substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 352/2011.
 
O projeto, da senadora Ana Amélia (PP-RS), trata de planos e seguros privados de assistência à saúde, para incluir os tratamentos antineoplásicos de uso oral entre as coberturas obrigatórias.
 
A matéria entrará na pauta de terça-feira (22).
 
Antineoplásicos são medicamentos utilizados para combater neoplasmas ou células malignas, com a finalidade de evitar ou inibir o crescimento e a disseminação de tumores.
 
Isaude.net

Falta de higiene causa 1,7 bilhão de casos de diarreia por ano

Unicef destaca que o simples uso de água e sabão antes das refeições e após utilizar o banheiro pode reduzir
Foto: UN Photo/UNICEF/Marco Dormino
Unicef destaca que o simples uso de água e sabão antes das
refeições e após utilizar o banheiro pode reduzir "drasticamente"
 os casos de diarreia
O problema, que mata 1,4 mil crianças por dia, poderia ser minimizado com o simples ato de lavar as mãos com água e sabão
 
No Dia Mundial da Lavagem de Mãos, que foi comemorado nesta terça-feira (15), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está fazendo um alerta sobre a importância de prevenir a diarreia, que mata, diariamente, 1,4 mil crianças menores de cinco anos de idade.

O Unicef destaca que o simples uso de água e sabão antes das refeições e após utilizar o banheiro (ato que dura cerca de 20 segundos) pode reduzir "drasticamente" os casos de diarreia. Segundo a agência, são 1,7 bilhões de pessoas que têm diarreia por ano e deste total, 600 mil não sobrevivem.

Este ano, o dia teve como tema "O Poder Está em Nossas Mãos". Na Etiópia, 5 milhões de crianças participaram de atividades de lavar as mãos e workshops em todo o país.

O Unicef destacou que as comemorações aconteceram em todo o globo, principalmente em escolas primárias de países como no Iêmen, Vietnam, Serra Leoa e Gâmbia.

A diarreia é a segunda principal causa de morte de crianças com cinco anos ou menos. As causas são falta de água potável, de saneamento e de atos básicos de higiene.
 
Isaude.net

Programa brasileiro de inclusão social diminui internações de crianças em 90%

Metodologia do programa inclui um plano de ação familiar de corresponsabilidade que atende às áreas de saúde, geração de renda, moradia, educação e cidadania
Foto: Maurício Bazílio/SECOM RJ
Metodologia do programa inclui um plano de ação familiar de
corresponsabilidade que atende às áreas de saúde, geração de
 renda, moradia, educação e cidadania
Durante três anos, pesquisadores americanos acompanharam 299 famílias com filhos com doenaçs crônicas
 
Pesquisa recente da universidade norte-americana de Georgetown mostrou que um programa brasileiro voltado para famílias carentes com filhos com doenças crônicas contribuiu para a redução em mais de 90% do tempo de internação dessas crianças em hospitais públicos no Rio.

Durante três anos, os pesquisadores acompanharam 299 famílias carentes do estado com crianças nessa situação, sendo que 127 haviam tido acesso ao programa desenvolvido pela organização não governamental (ONG) Associação Saúde Criança. Foi constatado que o tempo de internação caiu de 62 para nove dias para aquelas que fizeram parte do programa. Além disso, as crianças ficaram 11% menos propensas a cirurgias ou a tratamentos clínicos do que as que não tiveram acesso ao programa. Entre os casos crônicos registrados havia doenças infecciosas, câncer, cardiopatia e anemia falciforme.

A metodologia do programa, utilizado há mais dez anos pela ONG, inclui um plano de ação familiar de corresponsabilidade que atende às áreas de saúde, geração de renda, moradia, educação e cidadania. A fundadora da associação, a médica Vera Cordeiro, explicou que o programa abrange toda a família e além de amparar a criança, ajuda os parentes a superarem a pobreza extrema.

"Grande parte das doenças é consequência das más condições em que vivem essas famílias. Então, como a pobreza é multidimensional, se não atacarmos o problema de maneira multidisciplinar não diminuímos as reinternações", comentou Vera.

A equipe do programa inclui advogados, psicólogos, assistentes sociais, arquitetos, nutricionistas, pedagogos, médicos, entre outros. "Muitas vezes, reformamos a casa da criança, que era o motivo da asma, providenciamos educação para os irmãos", exemplificou.

O parente compromete-se a comparecer mensalmente ao local de atendimento para acompanhar o plano de ação. "Há uma série de contrapartidas. Se a mãe parar de fazer sua parte, ela é desligada do projeto", disse a médica, ao lembrar a geração de renda, matrícula e frequência dos filhos na escola como contrapartidas. "Medicina e direitos humanos devem caminhar juntos", argumentou.

O estudo mostrou ainda que a renda das famílias atendidas pelo programa quase dobrou e houve um aumento substancial no percentual de adultos empregados, de 54% para 70%. O percentual de frequência na escola passou de 10% para 92%. Os adultos das famílias que sofreram impacto da metodologia tinham 12% mais chance de estar empregados do que outras pessoas na mesma área geográfica, após três anos no programa. O índice de famílias com casa própria também aumentou, passando de 25% para 50%, além daquelas com acesso a programas de transferência de renda.

"A pesquisa mostrou que o programa é efetivo na quebra do ciclo vicioso de miséria, reinternação e morte", disse Vera. Segundo ela, o objetivo da ONG, criada há 22 anos e que atua em seis estados, é que o programa auxilie todos os hospitais públicos do Brasil por meio de parcerias.

Os recursos vêm da iniciativa privada e patrocinam atendimentos em 11 unidades nos estados do Rio, Rio Grande do Sul, de Pernambuco, Goiás, São Paulo e Santa Catarina. A metodologia também é replicada por franquias sociais em mais seis estados e foi adotada como política pública em Belo Horizonte.
 
Isaude.net

Cores dos semáforos nos rótulos de alimentos incentivam escolhas saudáveis

As cores verde, amarelo e vermelho nas etiquetas mudaram a rotina de vendas em uma lanchonete de hospital
 
Um sistema simples, com código de cores que seguem os padrões dos sinais de trânsito para rotulagem dos alimentos foi o bastante para aumentar a atenção dos clientes para a qualidade de suas escolhas alimentares, incentivando a compra de alimentos mais saudáveis.

A pesquisam, realizada Massachusetts General Hospital (MGH), teve como base as respostas dos clientes com levantamentos realizados antes e depois da implementação, em 2010, de um sistema de rótulos verdes, amarelos ou vermelhos, para refletir a qualidade nutricional dos itens em uma lanchonete do hospital.

"Vários estudos experimentais têm sugerido que os rótulos que seguem as cores do sistema de semáforos é eficaz na promoção de escolhas mais saudáveis, mas há poucos estudos no mundo que levantaram as reais percepções dos clientes e seus comportamentos de compra em resposta a este tipo de rotulagem", explica Lillian Sonnenberg, autora do relatório. "Nossos resultados sugerem que esses rótulos são um método eficaz para a transmissão de informações sobre escolhas saudáveis."

Enquanto muitos restaurantes e serviços de alimentação colocam o conteúdo calórico de seus itens em informações detalhadas, como teor de gordura, colesterol e sódio, os pesquisadores observaram que interpretar esta informação requer conhecimentos e habilidades que muitos não possuem .
 
A saída encontrada pelos pesquisadores foi montar um plano que começou com codificação de cores de cada item vendido na lanchonete. Verde para os itens mais saudáveis, como frutas, legumes e carnes magras; amarelos para os itens menos saudáveis, e vermelho para aqueles com pouco ou nenhum valor nutricional.
 
O sistema incentivou a compra mais frequente de itens verdes, diminuiu a dos itens amarelos e e praticamente parou a compra dos itens vermelhos. As caixas registadoras da lanchonete foram programadas para registrar cada item comprado como verde, amarelo ou vermelho três meses antes do início da rotulagem.

Durante o estudo, integrantes da pesquisa abordaram os clientes logo após suas compras. Os participantes foram questionados se eles tinham notado alguma informação nutricional nos rótulos dos alimentos, quais os fatores que mais influenciaram as suas compras, quantas vezes eles consideram as informações nutricionais antes de fazer escolhas alimentares, e quantas vezes eles "escolheram o alimento considerado saudável." Após a introdução das etiquetas com códigos de cores, os entrevistados também foram questionados se eles haviam notado os rótulos e se os rótulos influenciaram suas compras.

Durante o período inicial, antes da intervenção rotulagem, 204 indivíduos completaram o estudo, e 243 o fizeram na semana seguinte. Enquanto 46% dos entrevistados indicaram que as questões nutricionais foram um fator importante em suas escolhas no início do estudo, 61% o fizeram após a colocação das etiquetas.
 
O percentual dos que afirmaram terem notado a informação nutricional disponível antes da compra passou de 15 para 33%. Os entrevistados que relataram perceber os novos rótulos compraram uma maior proporção de itens verdes e menos itens vermelhos do que aqueles que não perceberam, e a influência foi ainda mais forte entre aqueles que indicaram ser influenciados pelas etiquetas.

"Embora nossos resultados não possam dar informações concretas sobre o conhecimento nutricional dos clientes, podemos afirmar que eles ficaram mais propensos a indicar que a saúde e nutrição são fatores importantes na sua decisão quando os rótulos estavam no local, e aqueles que perceberam os rótulos eram mais propensos a comprar itens saudáveis", diz Sonnenberg.
 
"Desta forma, podemos dizer que esses rótulos parecem ser mais eficazes do que a rotulagem nutricional padrão disponível em produtos embalados. A estratégia é mais simples para os clientes entenderem no ponto de compra e, uma vez que os rótulos apropriados para cada item são determinados, é relativamente fácil de implementar. "
 
Isaude.net

Humor: Eu sou farmacêutico!

Concurso Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul publicou edital de concurso público N°01/2013 para o provimento de cargos, de caráter efetivo, em seu Quadro de Pessoal, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências - FUNDATEC. Há 1.500 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 6.234,14, por jornadas de 30 horas semanais.

O concurso destina-se o provimento de vagas, para as funções de Nível Superior - Especialista em Saúde: Administrador, Analista de Sistemas, Arquiteto, Arquivista, Assessor Jurídico, Assistente Social, Analista em Políticas Públicas, Bibliotecário, Biólogo, Contador, Economista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro de Alimentos, Engenheiro Elétrico, Engenheiro com Especialização em Saúde do Trabalhador, Engenheiro de Materiais, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Químico, Estatístico, Farmacêutico, Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Jornalista, Médico Auditor, Médico Cardiologista, Médico Cirurgião, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico do Trabalho, Médico Endocrinologista, Médico Epidemiologista, Médico Gastroenterologista, Médico Geriatra, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Hemoterapeuta, Médico Infectologista, Médico Intensivista, Médico Mastologista, Médico Nefrologista, Médico Neurologista, Médico Oftalmologista, Médico Oncologista, Médico Pediatra, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Regulador, Médico Reumatologista, Médico Sanitarista, Médico Traumato-Ortopedista, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Químico, Recreacionista, Relações Públicas, Sanitarista, Sociólogo e Terapeuta Ocupacional; Nível Técnico - Técnico em Saúde: Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia e Técnico em Vigilância em Saúde; Nível Médio - Assistente em Saúde.

As inscrições serão efetuadas somente pela internet, até às 23 horas e 59 minutos do dia 11 de novembro de 2013, no site www.fundatec.org.br.

O valor da taxa de inscrição será de:
- R$ 137,19 para as funções de nível superior;
- R$ 60,17 para as funções de nível médio/técnico.

As provas para todas as funções serão realizadas nas seguintes cidades: Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo, Bagé, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Alegrete, Erechim, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Lajeado, Ijuí, Osório, Frederico Westphalen. A aplicação das provas está prevista para o dia 26 de janeiro de 2014.
 
A divulgação dos gabaritos preliminares será na data provável de 27 de janeiro de 2013.

O prazo de validade para aproveitamento dos candidatos aprovados será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final de cada Concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de São Tomás de Aquino - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de São Tomás de Aquino, no estado de Minas Gerais, abriu edital de processo seletivo n° 001/2013, com o objetivo de preencher 09 vagas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis médio e superior. Os salários oferecidos são de até R$ 9.010,00 por carga horária de 20 a 40h semanais.
 
A organização, aplicação e correção do processo seletivo serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas são para os cargos de Agente Administrativo da Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário – ACD, Monitor de Educação Infantil, Técnico em Enfermagem, Técnico em Raio X, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico do PSF, Nutricionista, Psicólogo do NASF, Psicólogo do PAIF e Terapeuta Ocupacional.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período de 1º de novembro a 1º de dezembro de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 30 para candidatos de nível médio e R$ 45 para nível superior.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 05 de janeiro de 2014, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e também pelo site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 5 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do certame será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Nova Odessa - SP

Com o objetivo de preencher 17 vagas e formar cadastro reserva, a Prefeitura de Nova Odessa, no estado de São Paulo, publicou os editais 01, 02, 03 e 04/2013 de concurso público para o provimento de empregos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho. As chances são para os cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 5.468,30 e jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Guarda Municipal (masculino e feminino), Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Professor de Educação Básica I (educação infantil), Almoxarife, Auxiliar de Apoio Escolar, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Farmácia, Educador Social, Escriturário, Motorista de Veículos Pesados, Orientador de Alunos, Secretário de Escola, Agente Fiscal de Rendas Municipais, Técnico de Enfermagem, Técnico de Imobilização Ortopédica, Técnico de Informática, Técnico de Segurança do Trabalho, Assistente Social, Contador, Coordenador de CRAS, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico (Cardiologista, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Endocrinologista, Ginecologista Obstetra, Neuropediatra, Ortopedista e Pediatra), Psicólogo e Terapeuta Ocupacional. 
 
Inscrição e Seleção
As inscrições serão realizadas via internet, no período de 21 de outubro a 04 de novembro de 2013, por meio do site www.sigmaassessoria.com.br. As taxas variam de R$ 25 a R$ 50. 

Provas e Validade
De acordo com o edital, os concursos constarão de Prova objetiva (prova de capacitação intelectual), Teste de Aptidão Física, Teste Psicológico e Prova de Títulos. A prova objetiva poderá ser realizadas nas datas prováveis de 24 de novembro ou 1º de dezembro de 2013. 
 
O prazo de validade dos certames é de 01 ano, e poderá ser prorrogado por uma vez e por igual período, a contar da data de homologação, a juízo da Administração. 

Concurso Prefeitura de Ipaba - MG: inscrições prorrogadas

Concurseiros mineiros interessados em concorrer a uma vaga na esfera municipal, devem ficar atentos ao concurso público da Prefeitura de Ipaba, que comunica a prorrogação das inscrições. O certame de nº 01/2013, que é organizado pela empresa Magnus,  oferece 174 vagas imediatas e mais 47 para cadastro reserva, oferecendoi remuneração variável entre R$ 678 e R$ 1.500.
 
A jornada de trabalho é de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Ajudante de Esgoto, Auxiliar de Serviços, Bombeiro, Calceteiro, Gari, Jardineiro, Operador de Maquinas Pesadas, Pedreiro, Pintor, Vigia, Servente, Servente Escolar, Motorista I/II, Recepcionista, Telefonista, Auxiliar de Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Secretaria Escolar, Chefe de Serviço, Digitador, Encarregado de Serviços, Oficial de Administração, Técnico Meio Ambiente, Professor, Bioquímico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico Cardiologista, Médico Cirurgião, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Psicólogo e Supervisor de Ensino.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até 25 de outubro de 2013, na Prefeitura de Ipaba, situada na Av. José Rodrigues de Almeida, 212, Centro, e pelo site www.magnusconcursos.com.br. A taxa de inscrição poderá ser dos seguintes valores:
 
Nível fundamental e médio: R$ 32,00 e 45,00;
Nível superior: 45,00, 60,00 e 70,00.
 
Seleção
O concurso constará de prova objetiva, prática e de títulos. As provas objetiva e prática serão realizadas nas datas prováveis de 09 e 10 de novembro de 2013, em locais e horários que serão divulgados na sede da Prefeitura de Ipaba e no site de inscrição a partir do dia 06 de novembro. 
 
Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado, expedido por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida oficialmente e entregues nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2013. 
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Concurso Prefeitura de São Pedro do Sul – RS

A Prefeitura de São Pedro do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Objetiva Concursos Ltda, lançou edital n°001/2013 de  concurso público para o preenchimento de 18 vagas. mais cadastro de reserva, em funções dos níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 6.478,09 por carga horária de 12 a 44h semanais.
 
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro, Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras, Médico I, Médico II, Médico Anestesista, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Pediatra, Médico Plantonista e Médico Psiquiatra.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 04 de novembro de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 08 de dezembro de 2013 em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 18 de novembro de 2013.
 
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Campo Alegre - SC abre processo seletivo

O Município de Campo Alegre, localizado a 253 km de Florianópolis, em Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo nº 014/2013. A seleção destina-se ao preenchimento de 02 vagas para Médicos. O servidor contratado atuará em regime de 20 ou 40 horas semanais. Para quem trabalhar 40 horas por semana,  jornada de 40h semanais, com o vencimento mensal de R$ 5.534,76, mais adicional de insalubridade no valor de R$ 135,60, gratificação especial médica de 50% e gratificação de interior ESF de mais 100%.
 
Já para a jornada de 20 horas, o vencimento será de R$ 2.767,38, mais adicional de insalubridade de R$ 135,60 e gratificação especial médica de 50%.
 
As inscrições estarão abertas até o dia 24 de outubro de 2013, na Prefeitura de Campo Alegre/SC, situado à rua Cel. Bueno Franco nº 292, Centro, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.
 
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição e anexar fotocópias dos seguintes documentos:
  • Carteira de identidade;
  • Cadastro de pessoa física – CPF (fotocópia legível);
  • Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos e ou guarda/tutela;
  • Comprovante de Quitação Eleitoral;
  • Certificado Militar;
  • Comprovação do nível de escolaridade exigido;
  • Registro do Conselho Regional de Medicina;
  • Documentos hábeis para a contagem de tempo de serviço, se houver, comprovando experiência profissional no nível/função para qual se inscreveu mediante fotocópia da Carteira de Trabalho ou Certidão expedida por Repartição Pública.
Os critérios de classificação do presente processo seletivo será pelo tempo de serviço do candidato na área.
 
Para a contagem de tempo de serviço será considerado como data limite o dia 31 de agosto de 2013.
 
A lista do resultado final será divulgada no quadro de avisos da Prefeitura de Campo Alegre/SC e publicado na imprensa, no Diário Oficial dos Municípios – DOM.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado se necessário por apenas mais um ano.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 16 de outubro de 2013, pág. 64 a 66.

Concurso Prefeitura de Itapecuru Mirim - MA

A Prefeitura de Itapecuru Mirim, estado do Maranhão, lançou dois editais com numeração 01/2013, com intuito de contratar 400 profissionais por meio de processo seletivo e concurso público. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade, por remuneração de até R$ 1.632,44. 
 
Cargos 
 
Concurso Público
Assistente Social, Bibliotecário, Enfermeiro PSF, Enfermeiro em Gestão, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Farmacêutico Bioquímico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico PSF, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Químico Industrial, Psicólogo, Professor da Educação Infantil, Professor do Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano, Professor do Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna Inglês, Matemática, Historia, Geografia, Ciências e Educação Física), Professor Especializado no Atendimento de Educação Especial, Agente de Controle de Zoonoses, Agente Sanitário, Auxiliar Administrativo, Fiscal de Postura, Guarda Municipal (masculino e feminino), Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Edificações, Técnico em Gestão de Trabalho, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Laboratório, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos e Vigia.
 
Processo Seletivo
Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. 
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão recebidas no período de 21 a 26 de outubro de 2013, na Casa da Cultura, localizada na Praça Rio Branco S/Nº, Centro, no horário de 8 às 17 horas. As taxas variam de R$ 30 a R$ 60. 
 
Segundo os editais, todos os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva. O concurso também constará de prova de títulos apenas para os candidatos de nível superior e os profissionais da educação básica. A prova objetiva será aplicada na data prevista de 15 de dezembro de 2013, já o gabarito preliminar será disponibilizado no dia 16 de dezembro. 
 
Os certames terão validade por dois anos, podendo ser prorrogados por igual período.
 
O edital está disponível no site http://itapecuru.ma.gov.br

Prefeitura de Santo Afonso - MT prorroga inscrição

A Prefeitura de Santo Afonso, no estado do Mato Grosso, publicou o edital complementar nº. 002/2013 referente ao processo seletivo 003/2013. A finalidade da seleção é a contratação temporária de 8 profissionais em nível médio e superior, sendo 5 para admissão imediata e 3 para formação de cadastro reserva.
 
As oportunidades são para Odontólogo (dentista), Fisioterapeuta, Técnico em Enfermagem, Psicólogo, Nutricionista, Enfermeiro e Médico. A remuneração oferecida para o cargo pode chegar a R$ 7.346,88, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Esses profissionais irão suprir as vagas ocasionadas pelo gozo de afastamentos e Licença Maternidade, atendendo assim situações de excepcional interesse público.
 
Inscrição
As inscrições foram prorrogadas e só poderão ser feitas pessoalmente, ou por meio de Procuração Particular com firma reconhecida em cartório, mediante cópia dos documentos seguidos dos documentos originais até o dia 22 de outubro de 2013 na Secretaria Municipal de Saúde, das 08h às 11h e das 13h às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Documentação necessária para inscrição:
 
Cópia dos documentos pessoais: CPF, RG, Título de Eleitor e comprovante de endereço (cópia de conta de água, energia ou telefone, ou ainda, se for o caso, mediante declaração idônea com firma reconhecida, do proprietário do imóvel, ou ainda, cópia de contrato de aluguel);

Cópia do atestado, histórico ou diploma do curso de nível Superior, Técnico, Médio ou Fundamental de acordo com o que exigir o cargo;

Cópia do registro de Conselho de Profissional exigido para cada cargo.
 
Prova
O certame está constituído de prova objetiva, a ser aplicada na data provável de 27 de outubro de 2013, das 08h às 12h, na Escola Municipal de 1º Grau Sebastião Tavares da Silva, situada à Rua Deputado Murilo Domingos, s/nº, saída p/ Tangará da Serra, Bairro Vila Alta – Santo Afonso/MT.
 
O resultado final com a lista classificatória será divulgado e afixado no mural da Prefeitura de Santo Afonso, na Secretaria Municipal de Saúde e disponibilizado no site www.santoafonso.mt.gov.br e publicado na imprensa oficial do município (Diário Oficial da AMM).
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período de acordo com a necessidade.
 
O edital encontra-se publicado no site www.santoafonso.mt.gov.br (seção "Processo Seletivo). Já o edital complementar foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 16 de outubro de 2013, pág. 81 a 82.

Prefeitura de Rodeiro - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Rodeiro, em Minas Gerais, divulgou edital nº. 025/2013 de processo simplificado, para contratação temporária de (03) Agente Comunitário - ESF e formação de quadro para futuras contratações dentro de um prazo de 90 dias.
 
Para se inscrever o candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponível na recepção da Prefeitura, no dia 21 de outubro de 2013 das 09h às 10h.
 
A contratação será pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até igual período, se verificada a necessidade do serviço e o desempenho satisfatório do contratado.
 
O extrato do edita encontra-se divulgado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 16 de outubro de 2013, pág. 26.

DMAE de Uberlândia - MG lança edital de processo seletivo

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Uberlândia, no estado de Minas Gerais, através do site Reis & Reis Auditores Associados, abriu edital de processo seletivo N°001/2013, com a intenção de ocupar 344 vagas para profissionais de níveis médio e superior.

As vagas são para os cargos de Agente de Serviços Gerais, Agente Técnico Operacional (C e D), Auxiliar de Operações, Vigia(C e D), Agente Comercial, Assistente Administrativo (E e F), Digitador (E e F), Laboratorista (E), Laboratorista (F) e demais cargos.

As inscrições deverão ser feitas presencialmente, na Supervisão de Talentos Humanos do DMAE, no período de 21 a 28 de outubro de 2013 situado à Rua Martinésia, 245 – Bairro Aparecida – Uberlândia/MG no horário de 08h às 12h e 14h às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição para participação do certame.
 
A prova de Habilidade Específica constará de prova Objetiva de Múltipla Escolha de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos.
 
A prova objetiva de múltipla escolha será realizada provavelmente no dia 10 de novembro de 2013, no município de Uberlândia/MG, em locais e horários que serão divulgados no dia 05 de novembro de 2013, no quadro de avisos da DMAE - Uberlândia/MG e no site www.reisauditores.com.br.

O resultado final do processo de avaliação da habilidade específica será publicado às 16 horas do dia 29 de novembro de 2013, no quadro de avisos da DMAE - Uberlândia/MG e no site www.reisauditores.com.br.

Concurso Prefeitura de Cantagalo - RJ

A Prefeitura de Cantagalo, no estado do Rio de Janeiro, através da empresa Consulplan, divulgou edital de concurso público N° 001/2013, destinado ao preenchimento de 57 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 9.649,80 por carga horária de 20 a 40h semanais.

As vagas são para os cargos de Biólogo, Cirurgião Dentista Buco-Maxilo Facial, Cirurgião Dentista – PSF, Enfermeiro – PSF, Enfermeiro – CAPS, Enfermeiro – CRECHE, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fisioterapeuta – PSF, Fonoaudiólogo, Fonoaudiólogo – PSF, Médico Angiologista, Médico Cirurgião, Médico – PSF, Médico Cardiologista, Médico Ginecologista, Médico Neurologista, Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista-Traumatologista, Medico Plantonista, Médico Psiquiatra, Nutricionista – PSF, Psicólogo, Psicólogo – CAPS, Psiquiatra – CAPS, Psiquiatra – CAPS Amb. Álcool/Droga, Terapeuta Ocupacional – CAPS, Terapeuta Ocupacional – CAPS Amb. Álcool/Droga, Orientador Educacional, Orientador Pedagógico, Professor – Geografia, Professor – Geografia 30h, Professor – Artes, Professor – Artes 21h, Professor de Ciências, Professor de Ciências 30h, Professor de Matemática, Professor de Matemática 30h, Professor de Educação Física, Professor de Educação Física 21h, Professor de História, Professor de História 30h, Professor de Inglês, Professor de Inglês 21h, Professor de Português, Professor de Português 30h, Professor de Música – Sopro, Professor de Música – Percussão, Professor de Música – Cordas e Supervisor Escolar, Arquiteto, Assistente Social, Assistente Social – CAPS, Assistente Social – CAPS Alc/Droga, Auditor Contábil, Auditor Técnico, Bibliotecário, Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Geólogo e Procurador Jurídico, Auxiliar de Creche, Professor de Educação Infantil – Creche e Pré-Escola, Professor de Educação Infantil – Creche e Pré- Escola 30h, Professor – 1º ao 5º ano, Professor – 1º ao 5º ano 30h, Auxiliar de Consultório Dentário – PSF, Auxiliar de Enfermagem – PSF, Auxiliar de Enfermagem – CAPS, Instrutor de Informática, Técnico em Informática, Topógrafo, Técnico Ambiental, Eletricista, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Guarda Ambiental, Guarda Municipal, Mecânico, Monitor – CAPS, Monitor – CAPS Amb. Álcool/Drogas, Oficial Administrativo, Operador de AUTOCAD, Recepcionista, Agente Administrativo, Auxiliar de Oficina – Artes Marciais, Auxiliar de Oficina – Artesanato, Auxiliar de Oficina – Biscuir, Auxiliar de Oficina – Corte e Costura, Auxiliar de Oficina – Dança, Auxiliar de Oficina – Violão, Auxiliar de Serviços Diversos, Borracheiro, Inspetor de Alunos e Trabalhador Braçal.
 
As inscrições se realizarão via internet de 14h00min do dia 18 de outubro às 23h59min do dia 17 de novembro de 2013, no site www.consulplan.net. As taxas variam de R$ 31,00 a R$ 63,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento dos candidatos da CONSULPLAN, localizada no Tele Centro Comunitário – Praça Miguel de Carvalho, nº 56, Centro – Cantagalo/RJ, CEP: 28.500-000, no período entre 18 de outubro e 17 de novembro de 2013, exceto sábados, domingos e feriados, de 08h30min às 11h00min e de 13h00min às 16h00min, excepcionalmente no primeiro dia a inscrição se iniciará às 14h00min.
 
As provas escritas objetivas de múltipla escolha e discursivas serão realizadas na cidade Cantagalo/RJ, com data inicialmente prevista para o dia 08 de dezembro de 2013 (domingo), com duração de 4 horas para sua realização.
 
Os locais de realização das provas escritas, para os quais deverão se dirigir os candidatos, serão divulgados a partir de 02 de dezembro de 2013 no endereço eletrônico www.consulplan.net.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.consulplan.net, a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha (segunda-feira).
 
A validade do concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso CRF - PR tem inscrições reabertas

O Conselho Regional de Farmácia no Estado do Paraná - CRF-PR, publicou edital n°001/2013 de concurso público, com a intenção de ocupar 51 vagas de trabalho, sendo 01 imediata e 50 para cadastro de reserva, no cargo de assistente administrativo operacional (nível médio), por salário de R$ 1.269,32 por carga horária de 44 horas semanais.
 
A coordenação, organização e aplicação do concurso ficarão sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes. Além da remuneração, os benefícios concedidos atualmente são: auxilio alimentação no valor de R$ 30,00 por dia, vale-transporte e plano de saúde co-participativo.

As inscrições foram reabertas até o dia 24 de outubro de 2013, pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br. A taxa é de R$ 14,69.

As provas serão aplicadas simultaneamente no dia 10 de novembro de 2013, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa, pela tarde, com duração máxima de 3:00h (três horas), incluso o tempo para preenchimento do cartão-resposta. Os gabaritos preliminares serão divulgados no site www.noroesteconcursos.com.br ás 18h do dia 11 de novembro de 2013.
 
A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Conselho www.crf-pr.org.br e no site www.noroesteconcursos.com.br.

A validade do concurso público será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso IFRR

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) abriu edital de concurso público n° 87/2013 para o provimento de vagas nos cargos de Técnico Administrativo da Educação (TAE). Há 113 oportunidades para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por  salários de até R$ 3.230,88 em carga horária de 40 horas semanais. O concurso será executado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB.
 
As vagas são para as seguintes áreas de atuação: Arquivista, Assistente Social, Assistente em administração, Assistente de aluno, Auxiliar em Administração, Administrador, Auxiliar de biblioteca, Bibliotecário-documentalista, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Jornalista, Operador de máquinas agrícolas, Pedagogo, Psicólogo, Programador Visual, Revisor de Textos, Secretário-Executivo, Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em agropecuária, Técnico em audiovisual, Técnico de laboratório-área química, Técnico de laboratório-área biologia, Técnico em secretariado, Técnico em Edificações, Tradutor e intérprete de Linguagem e Sinais e Tecnólogo (Gestor Público).
 
As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de novembro de 2013, no site da FUNCAB (www.funcab.org), ou no Posto de Atendimento, localizado na Av. Major Williams, 2108, Sala 04, São Francisco, Boa Vista. Os valores são de R$ 100 (Ensino Superior - Classe E), R$ 80 (Ensino Médio e Técnico - Classe D) e R$ 60 (Ensino Fundamental/Médio - Classe C).
 
A prova objetiva acontece provavelmente no dia 15 de dezembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados pela FUNCAB. O gabarito oficial será disponibilizado no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas.
 
O prazo de validade do concurso público é de dois  anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Laranjeiras - SE realiza processo seletivo

A Prefeitura de Laranjeiras, no estado de Sergipe, está com inscrições abertas para o processo de seleção nº 004 e 005/2013 com intuito de contratar profissionais na área de educação e saúde, por remuneração de até R$ 5 mil e jornada semanal 16 a 30 horas.
 
As oportunidades são para os cargos de Professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Professor de Ciências, Professor de História, Pedagogo, Médico Clínico Geral, Assistente Social, Médico Psiquiatra, Psicólogo, Fisioterapeuta, Oficineiro e Médico Veterinário.
 
As inscrições serão realizadas no prédio do antigo Fórum, situado à rua Tobias Barreto, s/n, em Laranjeiras, até 21 de outubro de 2013. A seleção será procedida mediante análise curricular e entrevista. Não será cobrada taxa de inscrição. 
 
O certame terá validade por 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. 

Prefeitura de Wenceslau Braz - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Wenceslau Braz, no estado de Minas Gerais, através da empresa Tendência Concursos, divulgou edital de processo seletivo com oferta de 02 vagas de emprego, sendo 01 para Dentista (20 horas) e 01 para Farmacêutico (40 horas), com os respectivos salários de R$ 2.118,11 e R$ 1.661,60.
 
As inscrições serão realizadas através do site www.tendenciaconcursos.com.br, até o dia 22 de novembro de 2013. Também será possível se inscrever na sede da Prefeitura, localizada na Rua Oswaldo Reynaldo, nº. 56, centro, Wenceslau Braz, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. A taxa de inscrição é de R$ 105,00 para concorrer ao cargo de Dentista e de R$ 83,00 para Farmacêutico.
 
O certame constará de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, além de prova de títulos, de caráter classificatório. As provas escritas serão aplicadas na data provável de 8 de dezembro de 2013, às 9h, na Escola Estadual Major Lisboa da Cunha, localizada na Izaltina Goulart, s/nº, centro.
 
A divulgação do gabarito oficial das provas objetivas de múltipla escolha está prevista para o dia 09 de dezembro de 2013, no site www.tendenciaconcursos.com.br ou na Sede da Prefeitura Municipal de Wenceslau Braz.
 
A validade do certame será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Virgolândia - MG

A Prefeitura de Virgolândia, município a 311 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, lançou extrato do edital nº. 001/2013 para realização de concurso público de provas e títulos, visando ao preenchimento de cargos vagos em seu quadro de funcionários.
 
As inscrições serão recebidas no período de 23 de dezembro de 2013 a 23 de janeiro de 2014, na Prefeitura de Virgolândia, situada na Rua Prefeito Quim Júlio, 63 – Centro - Virgolândia/MG, das 08 às 11 e das 13 às 16 horas e através do site www.msmconsultoria.com.br.
 
O extrato do edital encontra-se publicado na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais - Publicações de Terceiros, de 16 de outubro de 2013, pág. 8. O edital completo será disponibilizado na página da organizadora (www.msmconsultoria.com.br).

Prefeitura de Corupá - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Corupá, no Estado de Santa Catarina, disponibilizou o edital nº 004/2013 de processo seletivo, para formação de cadastro reserva de Médicos. A remuneração é de até R$ 10.318,50 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 25 de outubro de 2013, no horário compreendido entre 8h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Nereu Ramos, nº. 401 - Centro – Corupá – SC.
 
A seleção constará de análise de títulos, que está prevista para data provável de 29 de outubro de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Nereu Ramos, nº. 401 - Centro – Corupá – SC.
 
O resultado final da seleção será divulgado a partir de 31 de outubro de 2013 e processo seletivo será válido pelo período de 01 ano.
 
O edital na íntegra encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 17 de outubro de 2013, pág. 65 a 68.

Prefeitura de Tapurah - MT lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Tapurah, no estado de Mato Grosso, abriu processo seletivo n° 008/2013 com o objetivo de preencher  01 vaga para o cargo de Médico Clínico Geral. A remuneração é de R$ 11.800 por carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente no período de 17 a 30 de outubro de 2013, na Secretaria de Saúde, situada na Avenida dos Trabalhadores, 176, Centro, Tapurah – MT. 
 
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 03 de novembro de 2013, na Escola Vinícius de Moraes, na Avenida Pernambuco, 522, bairro São Cristóvão. 
 
O processo seletivo será válido a partir de sua homologação até 31 de dezembro de 2013.

Prefeitura de Serra do Salitre - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Serra do Salitre, no estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital n° 001/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 24 vagas para a função de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental). Este certame será realizado pela empresa Souza Araujo, Assessoria em Serviços de Saúde Ltda e a carga horária dos contratados será de 40 horas semanais.
 
A inscrição no processo deverá ser realizada na sede da Secretaria de Saúde de Serra do Salitre, no período de 21 a 25 de outubro de 2013. A taxa é de R$ 30.

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 10 de novembro de 2013, em locais a serem posteriormente divulgados. De acordo com o edital, a segunda etapa constará de curso introdutório, que será realizado nos dias 23 e 24 de novembro deste ano.

O certame terá prazo de validade de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Prefeitura de Linhares - ES anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Linhares, no estado do Espírito Santo, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, publicou o extrato do edital de processo seletivo nº. 001/2013, com a finalidade de contratar temporariamente 50 Guarda-Vidas, que irão atuar em praças e lagoas do município. Para concorrer, é necessário ter pelo menos a 4ª série do Ensino Fundamental.

A remuneração dos contratados é de R$ 921,65, em jornada de 40 horas semanais e regime de escala, e ainda haverá vale-transporte e auxílio alimentação.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no Sistema Nacional de Empregos (SINE), localizado na avenida Governador Carlos Lindemberg, nº. 600, centro, Linhares - ES, até o dia 01 de novembro de 2013, das 8h às 17h.
 
Etapas seletivas e datas importantes
O processo seletivo será realizado em três etapas:  a primeira é a Avaliação das Inscrições (análise dos requisitos necessários para o cargo pleiteado), com resultado previsto para 05/11/2013; a segunda será o Teste de Aptidão Física – TAF, no período entre 18/11/2013 e 20/11/2013. Por fim, a terceira etapa será o Treinamento dos candidatos selecionados, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, no período de 25/11/2013 a 13/12/2013.
 
O contrato de trabalho para os aprovados em todas as etapas dar-se-á no período de 25/11/2013 a 09/03/2014, podendo ser prorrogado ou rescindido antecipadamente.

O edital completo encontra-se disponível para consulta no site da Prefeitura (www.linhares.es.gov.br).

Concurso Prefeitura de Betânia - PE

Foi divulgado edital nº. 001/2013 para realização de concurso público no município de Betânia, Estado de Pernambuco. O certame será que realizado pela empresa CONPASS - Concursos Públicos e Assessorias, visa o preenchimento de 223 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, por remuneração que pode chegar a R$ 7.650,00.
 
Ficam reservados 3% do total das vagas de cada cargo para candidatos portadores de deficiência.
 
Cargos
 
Nível superior: Enfermeiro, Assistente Social, Bioquímico-Farmaceutico, Médico (Clínico Geral, Anestesista, Ginecologista, Cirurgião Geral e Pediatra), Nutricionista, Psicólogo e Professor (Educação Letras, Educação Física, Matemática, Geografia, Educação Infantil e Séries Iniciais);
 
Nível médio/técnico: Técnico em Enfermagem, Agente Administrativo, Agente Administrativo de Controle Interno, Assistente de Contabilidade, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias;
 
Nível fundamental: Motorista, Mecânico, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Serviços Gerais, Guarda Municipal, Gari e Auxiliar de Mecânico.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo site www.conpass.com.br no período de 21 de outubro a 21 de novembro de 2013.
 
O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,00 (nível superior), R$ 50,00 (nível médio/técnico) e R$ 40,00 (nível fundamental).
 
A Prefeitura de Betânia disponibilizará um posto de inscrição para os candidatos que tiverem dificuldades de acesso à internet, no prédio da Casa da Juventude, situada na Praça da Bandeira, centro – Betânia/PE, no horário das 08:00 às 12:00 hs e das 14:00 às 17:00 hs. O candidato que optar em realizar sua inscrição no posto de inscrição terá que adquirir o manual do candidato ao custo simbólico de R$ 6,00.
 
Prova
O certame será composto de prova escrita, títulos e prática (Operador de Máquinas Pesadas).
 
A prova escrita está prevista para 05 de janeiro de 2014, em horário e local a serem divulgados pela Comissão Geral do Concurso, através do cartão de inscrição de cada candidato e de edital publicado nos quadros de avisos da Prefeitura de Betânia e no site www.conpass.com.br, a partir do dia 18 de dezembro de 2013 até o dia 04 de janeiro de 2014.
 
Os gabaritos preliminares serão afixados no quadro de aviso da Prefeitura, e na internet, no site www.conpass.com.br, a partir do dia 06 de janeiro de 2014.
 
A documentação para a prova de títulos deverá ser enviada no período de 03 a 05 de fevereiro de 2014, exclusivamente, pelos correios para a CONPASS no seguinte endereço: Av. Miguel Castro, 1495, Lagoa Nova – Natal/RN, CEP: 59.075-740, via SEDEX ou SEDEX COM AR, com data de postagem máxima de 05 de fevereiro de 2014.
 
Os candidatos aprovados na prova escrita para o cargo de Operador de Máquinas Pesadas deverão comparecer provavelmente no dia 16 de fevereiro de 2014, às 08h30 da manhã, de acordo com o calendário de eventos, em local a ser definido.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.