Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Como tirar unha encravada

Como tirar unha encravadaSó quem já teve uma unha encravada sabe o quão desconfortável e doloroso isso é. Ter seus pés ou mãos afligidos por essa enfermidade pode ser perturbador e tear o sono de qualquer um.

 Em alguns casos, isso acontece porque o formato da unha facilita o problema. Já em outros, o uso de sapatos apertados e o corte inadequado são os grandes vilões.
 
As unhas podem encravar por vários motivos. Entre eles, três são mais frequentes: algumas pessoas nascem com “deformidade congênita da unha”, ou seja, formatos que facilitam este quadro; o uso de sapatos apertados ou corte inadequado com sobra de pontas.
 
Sem dúvida, todo mundo já ouviu que o ideal é fazer o corte reto para evitar complicações. No entanto, o mais adequado é conhecer o formato da sua unha antes de cortá-la.

 O corte reto só é interessante pra quem tem o formato de unha reto. Se você tem um tipo arredondado, precisa acompanhar este desenho para não encravar.

 Além disso, é preciso ficar atento para não formar espícula, aquela pontinha de unha que às vezes é esquecida na lateral. Claro que para isso você não deve cutucá-la por horas. Se não estiver confiante, o melhor é procurar um podólogo uma vez por mês e não dispensar conforto nos calçados.

 Procure sempre manter o corte de acordo com o formato da sua unha, mas se você já está sofrendo com esse problema, siga as dicas abaixo:
 
Para tirar a unha levemente encravada, será necessário:
 
1 – Deixar o pé ou a mão que tem a unha encravada de molho em uma bacia com água morna, por cerca de 20 minutos;
 
2 – Lavar muito bem a unha encravada e retirar qualquer sujeira que possa estar por baixo ou nas laterais da unha, com auxílio de uma espátula de unha.
 
3- Use uma tesourinha de unha como alavanca e levante suavemente a parte da unha encravada e corte-a.
 
4 – A seguir, deve-se passar alguma solução antisséptica e cicatrizante, para ajudar na cicatrização e evitar que a região infeccione.
 
Depois do procedimento, recomenda-se evitar usar calçados fechados ou meias nos dias a seguir e manter a unha muito bem seca após o banho.

Para aliviar a dor da unha encravada, o que se pode fazer é passar uma pomada anestésica no local, fazendo uma suave massagem. Se observar que ela já possui pus, o melhor a fazer é não tirá-la, mas procurar por um médico.
 
O médico indicado para tratar das unhas encravadas é o dermatologista.

Como Fazer

Como tomar guaraná em pó

Como tomar guaraná em póO guaraná em pó, derivado exatamente do mesmo fruto que é matéria prima do refrigerante é conhecido e consumido pelas suas propriedades estimulantes.
 
A principal delas é a cafeína em altas concentrações, mais potentes que as encontradas no café. Em efeito comparativo, o guaraná costuma ter uma concentração de cafeína quatro vezes maior que o café, o que o torna um poderoso estimulante e eficiente arma para combater o cansaço físico e mental.  A duração dos efeitos no corpo pode durar por mais de seis horas. O seu uso de forma contínua também tem a fama de promover longevidade e até prevenir doenças graves como câncer.
 
O guaraná em pó estimula a liberação de dopamina e adrenalina na corrente sanguínea, o pó de guaraná  é empregado para conferir vigor e retirar o sono, sendo amplamente utilizado por estudantes e profissionais que necessitam se manter em alerta e mentalmente ativos por muito tempo. O seu uso ainda previne cãibras, enxaquecas, problemas gastrointestinais, etc.

 Além da cafeína, o guaraná em pó também é rico em fibras vegetais, amido, ácido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A.
 
O consumo do guaraná em pó traz muitos beneficios a saúde, bem como:
  • Estimulação da renovação celular.
  • Prover estimulação e energia por meio de um energético natural.
  • Facilitar o raciocinio e a concentração para atividades com grande carga mental.
  • Diminuição do excesso de glicose e do colesterol no organismo.
  • Regular o funcionamento intestinal.
  • Aliviar dores de cabeça e crises de enxaquecas.
  • Tem ação tônica e revigorante
O guaraná, bem como outros antioxidantes tem efeitos no controle de glicose nas células. O acumulo de glicose dessa forma propicia e muito a obesidade, sendo assim o guaraná é um ótimo complemento na regulação do peso corporal. Para tratar especificamente a diminuição de peso, o mérito dos benefícios trazidos pelo pó de guaraná vai para a catequina (a mesma do chá verde).
 
O auxílio que esta substância presta no processo de emagrecimento se dá pelas propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antitumorais. Todas elas bastante eficientes no processo de emagrecimento.
 
Apesar de todos os beneficios do guaraná o consumo deve ser bem regrado.
 
Tome uma colher de café do guaraná em pó, ainda em jejum pela manhã com um copo de água ou com sua bebida matinal preferida. Exceto café.

Caso necessite de energia suplementar repita a dosagem pelo inicio da tarde.
 
Mas a dose recomendada diária é de apenas uma colher de café, não devendo ultrapassar duas doses.
 
O consumo excessivo pode trazer super estimulação e insônia, o que torna o corpo não saudável.
 
Como Fazer

Ocorrência de AVC aumenta 25% em pessoas entre 20 e 64 anos

AVC pode ser provocado por coágulo de sangue que reduz a
circulação sanguínea cerebral, ou pela ruptura de um vaso sanguíneo
 dentro do cérebro
Se tendência se mantiver, número de mortes pode dobrar até 2030
 
Os AVCs (acidentes vasculares cerebrais) atingem um número cada vez maior de adultos com menos de 65 anos, sobretudo nos países em desenvolvimento — de acordo com dois estudos publicados nesta quinta-feira (24) na revista médica britânica "The Lancet".
 
Embora a ocorrência de AVC esteja tradicionalmente associada ao envelhecimento e continue sendo de fato mais frequente nas pessoas de mais idade, um amplo estudo com dados de 119 países mostra que o número de casos de AVC aumentou 25% em duas décadas na faixa etária de 20 a 64 anos. O percentual desse grupo subiu de 25% do total, em 1990, para 31%, em 2010.
 
De acordo com o estudo, foram registrados mais de 16,9 milhões de casos de AVC pelo mundo, em 2010, o que corresponde a um aumento de 68% em relação a 1990.
 
Uma parte crescente do total de 11,6 milhões dos AVCs isquêmicos e dos 5,3 milhões dos hemorrágicos foi registrada nos países em desenvolvimento e nas pessoas com menos de 64 anos.
 
Um AVC pode ser provocado por um coágulo de sangue que reduz a circulação sanguínea cerebral (AVC isquêmico), ou pela ruptura de um vaso sanguíneo dentro do cérebro (AVC hemorrágico).
 
A hipertensão arterial é um fator de risco, assim como o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo.
 
Enquanto a taxa de mortalidade de ambos os tipos caiu sensivelmente (37%) nos últimos 20 anos nos países desenvolvidos, ela aumentou em 42% nas nações em desenvolvimento. Agora, esse grupo representa a maior fatia das 5,9 milhões de mortes observadas no mundo em 2010 — ou seja, 84% dos cerca de 3 milhões de óbitos por AVC hemorrágico e 57% das 2,98 milhões de mortes por AVC isquêmico.
 
Se a tendência se mantiver, o número de mortes pode dobrar até 2030, assim como o número de sobreviventes a um AVC (70 milhões em 2030, contra 33 milhões em 2010) — alertam os autores desses estudo, dirigido pelo professor neozelandês Valery Feigin.
 
Os especialistas afirmam também que, se nada for feito em termos de prevenção nos países em desenvolvimento, os casos de AVC continuarão a atingir um número crescente de pessoas jovens.
 
Em comentário complementar a essa análise, Graeme Hankey, da Universidade da Austrália Ocidental, defendeu "estratégias globais, visando a reduzir o consumo de sal, de calorias, de álcool e do cigarro".

AFP/R7

Profissionais da saúde orientam população sobre prevenção de DST´s em SP

Aids atinge dois homens para uma mulher em São Paulo
Ação acontece no Conjunto Nacional, na av. Paulista, a partir das 12h
 
Nesta sexta-feira (25), profissionais da saúde estarão de plantão no Conjunto Nacional, em São Paulo, para orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção das DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), com reforço para a Aids. A ação acontece das 12h às 20h e é gratuita. 
 
Por meio de distribuição de material educativo, os profissionais vão alertar sobre comportamentos de risco e incentivar a busca por testes para hepatites e HIV, com indicação de serviços públicos de saúde especializados.
 
Segundo a presidente Instituto Cultural Barong, Marta Britton, responsável pela ação, a campanha deve visitar outros locais e escolas públicas da cidade de São Paulo até o final do ano. As regiões escolhidas estão entre aquelas que apresentam maior crescimento de casos de HIV, como as zonas sul e leste, segundo levantamentos do Programa Municipal de Aids.
 
— Para reduzir ainda mais os índices, é fundamental o contínuo desenvolvimento de estratégias de prevenção e assistência, com ferramentas educacionais dirigidas a segmentos populacionais específicos.
 
O Boletim Epidemiológico de AIDS/HIV/HEPATITES B e C do Município de São Paulo aponta diminuição dos casos de HIV na cidade a partir de 1999, mantendo a razão de dois homens para cada uma mulher infectada, com predominância nas faixas de 20 a 39 anos, mas com tendência de elevação nas faixas etárias entre 40 e 59 anos.

R7

Alto nível de açucar no sangue pode levar à perda de memória

Pacientes com altas taxas de açúcar, mesmo sem diabetes, estão em maior risco de desenvolver algum tipo de demência
 
Pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue, mesmo aqueles têm diabetes, podem ter um risco aumentado para o desenvolvimento de problemas cognitivos.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que as pessoas com diabetes tipo 2, tem um maior risco de desenvolver algum tipo de demência.

Agora, novo estudo desenvolvido na Alemanha mostra que mesmo as pessoas que não desenvolveram diabetes mas têm níveis elevados de açúcar no sangue podem integrar este grupo de risco.

Os pesquisadores analisaram 143 pessoas com idade média de 63 anos. Os integrantes da pesquisa não tinham diabetes ou pré-diabetes. Foram excluídos do estudo, ainda, pessoas que estavam acima do peso, que consumiam mais de 3,5 doses de álcool por dia, e pacientes que já apresentavam algum tipo de deficiência na memória.

Os participantes foram submetidos a testes de glicose no sangue durante realização de testes de memória. Um dos testes induzia aos pacientes a recordar uma lista de 15 palavras , 30 minutos após ouvi-las.

Os pesquisadores também realizaram escaneamento dos cérebros dos participantes com objetivo de medir tamanho do hipocampo (região ligada à memória).

Os resultados mostraram que os integrantes do estudo que tinham níveis mais baixos de açúcar no sangue obtiveram pontuações mais altas nos testes de memória, em comparação com aqueles que tinham níveis mais elevados de açúcar no sangue.

Nos testes de recordação das palavras, os pesquisadores descobriram os pacientes que lembraram menos palavras tinham níveis mais elevados de açúcar no sangue.

Os resultados do estudo sugerem que mudanças nas estratégias de estilo de vida na busca de melhorar os níveis de glicose a longo prazo pode ser uma "saída promissora para prevenir o declínio cognitivo no envelhecimento."

"Esta busca por um estilo de vida mais saudável inclui, por exemplo, evitar a obesidade (principalmente na meia-idade), consumindo uma dieta rica em fibras, legumes, proteínas e produtos de grãos integrais, além de realizar atividades físicas regularmente," afirma o estudo.

Agnes Flöel, da Charité University Medicine de Berlin, responsável pelo estudo, acrescenta que os indivíduos em situação de risco, como obesos e pessoas com mais de 55 anos de idade, devem realizar exames de saúde regulares que incluem o monitoramento dos níveis de glicose em jejum e HbA1c para detecção precoce e tratamento de níveis elevados de glicose.

 
Isaude.net

Aplicação de anestésico durante cirurgias pode ser personalizada

Estudo pode levar ao primeiro método personalizado para administrar doses adequadas de anestésico durante as operações
Estudo pode levar ao primeiro método personalizado para
administrar doses adequadas de anestésico durante as operações
Medindo as ondas lentas no cérebro foram encontrados padrões de comportamento em momentos únicos para cada indivíduo
 
Pesquisadores da Universidade de Oxford mostraram que medir um tipo de atividade cerebral de paciente sob anestesia oferece a imagem mais nítida já conseguida de graus de consciência perceptiva no cérebro, enquanto eles são anestesiados.

A pesquisa pode levar ao primeiro método personalizado para administrar doses adequadas de anestésico durante as operações e, potencialmente, reduzir os riscos associados ao uso da anestesia geral.

"Apesar das centenas de milhares de anestésicos administrados diariamente aos pacientes, ainda não temos indicadores confiáveis de consciência perceptiva. Hoje nós somente podemos avaliar se um paciente responde fisicamente ao seu ambiente. Este novo método de imagem oferece uma abordagem muito mais sutil", disse a professora Irene Tracey, da Universidade de Oxford

Atualmente, quando um indivíduo é anestesiado para uma cirurgia, as respostas dos seus órgãos são monitoradas em todo o corpo, como frequência cardíaca e respiração. Mas não existe um método direto, preciso com o qual se possa identificar o nível de consciência do seu cérebro.

Embora o risco de efeitos colaterais da anestesia seja baixo e o risco de o paciente acordar durante uma operação ainda menor; pessoas idosas, com problemas cardíacos ou neurológicos estão mais vulneráveis à complicações decorrentes da administração de doses desnecessariamente elevadas de anestésicos.

A equipe de pesquisa administrou um anestésico padrão, o propofol, durante um período prolongado de tempo a 16 pacientes expostos a diferentes tipos de estímulos. Todo procedimento foi acompanhado pela gravação da atividade elétrica do cérebro utilizando eletroencefalografia (EEG).

Por medição da atividade de ondas lentas no cérebro, eles descobriram que havia padrões comuns de comportamento entre o grupo que perdeu a consciência, e que estes comportamentos aconteceram em diferentes momentos, únicos para cada indivíduo.

O estudo mostrou, ainda, que ao ultrapassar a fase em que os pacientes pararam de responder aos padrões de estímulos externos, eles atingiram um estado onde as ondas cerebrais permaneciam no mesmo nível, mesmo com o aumento das doses de anestésico.

A Ressonância Magnética Funcional (fMRI) ajudou a revelar que neste ponto de saturação de atividade das ondas lentas, o cérebro torna-se isolado do mundo externo. As regiões do cérebro que responderiam aos estímulos padrões já teriam sido desativadas.

Este resultado mostra que existe um ponto além do qual o aumento das doses de anestésicos se torna desnecessário. "Com o crescente uso de anestésicos nos grupos de risco como os idosos, conseguir dimensionar uma dose mínima necessária para induzir um nível esperado de sedação é extremamente importante," afirmou o professor Hugh Perry.
 
Isaude.net

Justiça obriga ANS a incluir no novo rol tratamento para a estenose aórtica

Simulação do procedimento TAVI que é uma técnica cirúrgica destinada ao tratamento de pacientes com estenose valvar aórtica severa
Reprodução: OkHeartPR
Simulação do procedimento TAVI que é uma técnica cirúrgica
destinada ao tratamento de pacientes com estenose valvar aórtica severa
A técnica é destinada ao tratamento de pacientes que não podem se submeter à cirurgia cardíaca tradicional
 
A Justiça Federal deferiu pedido de liminar, em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI), determinando à ANS (Agência Nacional de Saúde) a inclusão, no prazo máximo de 30 dias, do procedimento denominado Implante Transcateter de Bioprótese Valvar Aórtica (TAVI) em seu rol de procedimentos de referência básica, em favor de usuários com idade superior a 60 anos ou aos que por orientação médica, independente da idade, seja recomendada a realização do procedimento.

"Esse tratamento propicia a recuperação de idosos com estenose aórtica sem perspectivas cirúrgicas. É uma luz para quem não pode se submeter a uma operação. Além do mais, já temos tecnologia no Brasil, o que facilita a incorporação e a disponibilização universal em todo o sistema de saúde", comenta o presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), Marcelo Queiroga.

A decisão é inédita e tem efeito nacional, em conformidade com o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça, em ações dessa natureza que envolvem inúmeros beneficiários.

O procurador regional dos direitos do cidadão no Piauí, Kelston Pinheiro Lages, já existem provas contundentes de que o TAVI é um procedimento necessário, adequado e seguro para restabelecer a saúde de determinado grupo de enfermos, sobretudo idosos, e que, portanto, a sua inclusão no rol de procedimentos da ANS deve prevalecer sobre exigências meramente formais, que dispõe sobre a revisão dos procedimentos somente a cada dois anos.
 
O que é o TAVI
O TAVI é uma técnica cirúrgica destinada ao tratamento de pacientes com estenose valvar aórtica severa (uma doença cardíaca que acomete uma das válvulas do coração) que não podem se submeter à cirurgia cardíaca tradicional.
 
Apesar da técnica ser a única alternativa indicada para pacientes idosos, a ANS alega que a modalidade ainda é considerada experimental pelo Conselho Federal de Medicina e que, por outro lado, as mudanças para a inclusão de novos tratamentos pela autarquia federal só ocorrem a cada dois anos.

Segundo o MPF, os argumentos da ANS não se sustentam tendo em vista que o Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira já reconheceram que o TAVI é o tratamento adequado para os portadores de estenose valvar aórtica severa, notadamente idosos e indivíduos que não possam se submeter à cirurgia de troca valvar tradicional.

Ainda de acordo com informações do MPF, o Guia de Procedimento Intervencionista 421, elaborado pela National Institute for Health and Clinical Excellent (Nice), no Reino Unido, constatou, em um estudo com 1038 pacientes, um nível de eficácia equivalente a 94%.

Aprovação
Já reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e aprovada pela Associação Médica Brasileira (AMB), a técnica mostra-se bem sucedida em pacientes que não possuem as condições necessárias para a realização de cirurgia cardíaca, cerca de 33% dos enfermos acima de 75 anos. Hoje, cerca de 200 mil brasileiros acima de 60 anos possuem estenose aórtica severa.
 
Isaude.net

EUA vão aumentar controle sobre venda de analgésicos

Doses maiores do que 3 g por dia de paracetamol, por exemplo,
podem causar danos ao fígado
A FDA (agência reguladora de medicamentos dos EUA) anunciou ontem a recomendação para que haja maior controle sobre a venda de um dos analgésicos mais vendidos naquele país.
 
A mudança vem após anos de debate sobre a restrição às vendas de remédios que combinam o opioide hidrocodona e o paracetamol, como o Vicodin. Os opioides podem trazer risco de dependência.
 
No Brasil, não há remédios com hidrocodona, mas segundo o médico Manoel Jacobsen, chefe do grupo de dor do Hospital das Clínicas de São Paulo, aqui são vendidos outros medicamentos que também associam um tipo de opioide fraco com um analgésico comum, caso da combinação da codeína com o paracetamol.
 
Nos EUA, esse tipo de remédio é vendido com receita que pode ter validade de até seis meses --o paciente pode comprar o remédio na farmácia com a mesma prescrição por todo esse período sem ter que ir ao médico de novo.
 
Segundo a nova norma, que ainda precisa ser aprovada pelo Departamento de Saúde, o prazo de validade da receita cairia para 90 dias.
 
No Brasil, remédios desse tipo são vendidos com receita controlada carbonada com validade de 30 dias.
 
A FDA resistiu por anos em tomar essa medida alegando que a validade mais curta da receita criaria dificuldades para os pacientes, que teriam de ir mais vezes ao médico. Mas agora a agência diz que o impacto do abuso dos medicamentos na saúde pública chegou ao limite.
 
Segundo Janet Woodcock, diretora do centro de avaliação de drogas da FDA, as novas regras podem começar a valer no próximo ano.
 
"A razão pela qual aprovamos esses remédios é a dor das pessoas, mas não podemos ignorar a epidemia do outro lado."
 
A preocupação com o número cada vez maior de overdoses com analgésicos nos EUA vem crescendo junto com o uso desses remédios na última década.
 
Em 2011, foram escritas 131 milhões de receitas de remédios com hidrocodona para cerca de 47 milhões de pacientes, segundo dados do governo.
 
De acordo com Jacobsen, no Brasil não há um problema tão grande com dependência de opioides como nos EUA, mas é preciso acompanhar os pacientes que usam esses remédios para detectar o risco de abuso.
 
A indicação da combinação de opioide com analgésicos comuns, como paracetamol e dipirona, é necessária para pacientes com dores mais fortes, que precisariam de doses mais altas do que as recomendadas se fossem tomar os analgésicos sozinhos.
 
Doses maiores do que 3 g por dia de paracetamol, por exemplo, podem causar danos ao fígado. Um levantamento recente divulgado pela organização americana sem fins lucrativos Pro Publica mostrou que 150 americanos morreram por ano na última década por uso excessivo de paracetamol.
 
Jacobsen também lembra que o uso contínuo de anti-inflamatórios, outra alternativa para reduzir a dor, pode causar problemas cardíacos. "Os opioides são importantes. Se usados conforme a prescrição, o risco de dependência é baixo."
 
The New York Times

Atividade física ajuda a prevenir hipertensão na menopausa

PA
Exercícios podem ajudar a prevenir hipertensão na menopausa
Pesquisa mostra que prática de exercícios físicos precisa ser incluída na rotina por volta dos 40 anos de idade, muito antes da última menstruação acontecer
 
Especialistas em cardiologia estimam que até 80% das mulheres podem se tornar hipertensas após a menopausa. Para ajudar a prevenir o problema, a prática de exercícios físicos precisa ser incluída na rotina por volta dos 40 anos de idade, muito antes da última menstruação acontecer.
           
É o que alerta a pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Angelina Zanesco. Ela coordena uma pesquisa cujo objetivo é desvendar os mecanismos biológicos responsáveis pelo aumento da pressão arterial feminina nessa faixa etária.
 
Os primeiros resultados do estudo, que tem apoio da Fapesp, foram apresentados durante a 28ª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia experimental (FeSBE), realizada entre os dias 21 e 24 de agosto em Caxambu, Minas Gerais.
 
Angelina afirmou que muitas mulheres começam a se preocupar com a atividade física somente após os 50 anos, mas os resultados mostram que, para evitar o desenvolvimento da doença, a intervenção precisa ser feita antes que ocorram as mudanças metabólicas e hormonais da menopausa. Para chegar a tal conclusão, a equipe do Laboratório de Fisiologia Cardiovascular e Atividade Física da Unesp em Rio Claro (SP) avaliou em dois grupos de mulheres - pré e pós menopausa - o funcionamento do chamado sistema renina-angiotensina, um conjunto de peptídeos, enzimas e receptores envolvidos no controle da pressão arterial.
 
'Os pesquisadores coletaram amostras de sangue de 42 mulheres com mais de 40 anos que ainda não estavam na menopausa e de outras 32 que já estavam havia pelo menos 12 meses sem menstruar. Em seguida, mediram nos dois grupos os níveis plasmáticos da enzima conversora de angiotensina e de diversos peptídeos, como angiotensina 1, angiotensina II e a angiotensina 1-7.

Os resultados mostraram que, de maneira geral, o sistema renina-angiotensina estava até 80% mais ativo no grupo de mulheres pós-menopausa quando comparados às mulheres na perimenopausa.
 
Angelina explica que quando comparou apenas as mulheres normotensas, pré e pós menopausa, não foi notado grandes diferenças. Mas, ao comparar as hipertensas, o aumento na atividade do sistema renina-angiotensina chega a 150%. Esses dados mostram que, se a mulher esperar a menopausa para mudar seu estilo de vida, pode ser um pouco tarde e esse sistema já estará ativado para causar uma patologia.

Desde meados da década de 1990, diversos estudos têm mostrado os benefícios de exercícios aeróbicos no controle da pressão arterial. O efeito também foi comprovado no experimento. Após dois meses de treinamento na esteira, que incluía três sessões de 40 minutos por semana, em ritmo moderado, houve redução da gordura abdominal de aproximadamente três centímetros. Além disso, a pressão arterial das normotensas caiu 4 milímetros de mercúrio e a das hipertensas, 7 milímetros de mercúrio.
 
No momento, os pesquisadores tentam descobrir por meio de quais mecanismos biológicos a atividade física ajuda a regular a pressão. A primeira suspeita, que não se confirmou, estava relacionada à redução nos níveis de cortisol e de testosterona.
 
Os níveis plasmáticos de testosterona - que já foi relacionada em estudos anteriores ao aumento da pressão arterial na menopausa - também ficaram inalterados após o período de treinamento físico.
 
Angelina conta que agora vão iniciar uma nova leva de experimentos e medir outros biomarcadores, como óxido nítrico e GMP (guanosina monofosfato) cíclico, que são agentes vasodilatadores.
 
Outra hipótese a ser investigada é a de que a atividade física estimula a liberação de enzimas antioxidantes, como superóxido dismutase (SOD) e catalase (CAT), o que promoveria a redução do estresse oxidativo e ajudaria a reduzir a pressão arterial. Por último, serão avaliados mediadores inflamatórios - como a proteína C reativa, produzida pelo fígado, e interleucinas produzidas pelo tecido adiposo visceral, que podem ser a gênese do problema.
 
Hipertensão               
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
 
De acordo com a Diretriz Brasileira sobre Prevenção de Doenças Cardiovasculares em Mulheres Climatéricas e a Influência da Terapia de Reposição Hormonal (TRH) da SBC e da Associação Brasileira do Climatério (Sobrac), até os 55 anos há um maior percentual de homens com hipertensão.
 
Dos 55 aos 74 anos, o percentual de mulheres é discretamente maior. Acima dos 75 anos, o predomínio no sexo feminino é significativamente superior. Os especialistas que formularam a diretriz estimam que cerca de 80% das mulheres, eventualmente, desenvolverão hipertensão na fase de menopausa.
 
De acordo com o levantamento Vigitel 2011 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, a hipertensão arterial atinge 22,7% da população adulta brasileira.
 
A frequência da doença avança com o passar dos anos. Se entre 18 e 24 anos apenas 5,4% da população relatou ter sido diagnosticada hipertensa, aos 55 anos a proporção é 10 vezes maior, atingindo mais da metade da população (50,5%) estudada. A partir dos 65 anos, a mesma condição é observada em 59,7% dos brasileiros. Diferentemente dos dados apontados pela diretriz da SBC e da Sobrac, o Vigitel indica que a maior frequência de diagnóstico em mulheres ocorre em todas as faixas etárias.

*Com informações da Agência Fapesp

iG

Magro-gordo também corre risco de ter doenças cardíacas

Pessoas magras podem ter excesso de gordura no corpo
Nutricionista afirma que, mesmo com a silhueta de quem está em forma, magros com excesso de gordura podem sofrer de doenças relacionadas com a obesidade e o sobrepeso
 
Um corpo magro não necessariamente é sinal de saúde. Pode parecer contraditório, mas algumas pessoas, embora sejam magras, possuem um alto índice de gordura no corpo. São os magros-gordos. Nesses casos, embora a pessoa conviva muito bem com o espelho, corre o risco de adquirir doenças comuns a indivíduos obesos, como os problemas cardiovasculares, diabetes ou pressão alta.
 
O excesso de gordura nestas pessoas, normalmente, é provocado pela má alimentação ou falta de atividade física. Há um desequilíbrio entre as massas corporais: muita gordura e pouco músculo.
 
Mesmo aparentemente magros, o índice de gordura corporal é acima de 28% - a taxa de gordura normal é de 18 a 28% para mulheres e de 10 a 20% para homens.
 
“A atividade física faz os músculos trabalharem e se desenvolverem, se o indivíduo não se exercita, não há como ganhar músculo. A má alimentação pode acarretar estoques de gordura e ganho de peso”, disse ao iG a nutricionista do HCor Gabriela Nunes.
 
Gabriela afirma ainda que buscar um peso específico pode ser prejudicial à saúde. Isto porque ele vai variar de pessoa para pessoa, dependendo da idade, sexo, altura, atividade física e história do peso habitual da pessoa. Gabriela diz que para calcular o peso ideal é preciso considerar também a composição corporal, quanto há de massa magra e quanto há de massa de gordura.
 
Desta maneira, o índice de massa corporal (IMC), fórmula que divide o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado e é usada para verificar se o peso é proporcional à sua altura da pessoa não deve ser seguida à risca.
 
“Pessoas que apresentam a mesma altura não precisam necessariamente ter o mesmo peso, vai depender muito da composição corporal de cada um”, disse.
 
Ela dá como exemplo o caso de dois homens de 1,80 metros e 100 quilos. “Se levarmos em conta o IMC (índice de massa corporal) que é 30,8, eles estariam no grau I de obesidade. Porém, se um for lutador de boxe profissional e o outro for sedentário, a composição corporal dos dois é diferente, então isso deve ser considerado no momento da definição do peso ideal”, disse.
 
iG

40 dicas certeiras para emagrecer 2kg

Chame o amigo ou namorado e comece uma atividade em dupla
Especialistas garantem: adoção de pelo menos 10 dessas dicas pode emagrecer até dois quilos em um mês
 
1 - Monte um bom prato de salada antes de partir para a comida quente. Assim, você estará mais saciada quando for se servir dos alimentos mais calóricos
 
2 - Tem um amigo que precisa emagrecer? Forme dupla, assim um incentiva o outro nos dias de preguiça

3 - Tenha calma para comer. Não faça suas refeições de pé ou em frente à televisão. Sente-se em um local tranquilo e faça desse um momento de prazer
 
4 - Adeus, farinha! Corte alimentos que contenham esse ingrediente, porque ela transforma-se rapidamente em gordura no corpo. Ou, troque os alimentos com farinha branca pelos integrais!
 
5 - Pratique esportes. Para quem tem dificuldade em aderir ao treino da academia, esporte é uma ótima opção. Além de trazer mais motivação, você vai pensar duas vezes antes de desfalcar o time
 
6 – Durma bem e em quantidade suficiente para descansar. Diversos estudos já relacionaram a falta de descanso adequado ao excesso de peso
 
7 – Escove os dentes logo após a refeição. O hábito, além de garantir uma boca saudável, evita aquela vontade de comer um docinho
 
8 – Na hora de comer, que tal trocar o prato comum pelo de sobremesa? A falta de espaço vai obrigá-lo a comer menos
 
9 – Prefira alimentos frescos. Ao abandonar os industrializados, você reduz a quantidade de gordura e de sódio, retendo menos líquido. E ainda tem a vantagem de se alimentar de forma mais saudável
 
10 – Troque o frito pelo assado, você reduz as calorias em um terço só com essa mudança no preparo no alimento
 
11 – Sai o refrigerante, entra a água. Substituir a bebida calórica e cheia de açúcar pela água economiza até 150 calorias
 
12 – Reduza o consumo de bebidas alcóolicas. Além de fazerem mal à saúde, elas não têm nutrientes
 
13 – Faça lanches entre as refeições. Comer de 3h em 3h acelera o metabolismo e evita que você coma demais
 
14 – Troque o elevador pela escada diariamente. A mudança pode significar um aumento de 15% no seu gasto calórico (dependendo de quantos andares você tem de subir)

15 – Faça como o André Guerato, jogador de tênis pelo Corinthians, que encontrou nas competições um incentivo para emagrecer. Inscreva-se em corridas, maratonas, torneios e o que mais e encontrar. Ninguém gosta de ficar em último lugar, portanto, é bem provável que você se empenhe mais
 
16 - À noite, no jantar, prefira alimentos light. Assim, você não dorme de barriga muito cheia e evita que os alimentos se acumulem e virem pneuzinhos
 
17 – Integral é a melhor opção. Troque a massa branca por essa variedade. As fibras ajudam no trânsito intestinal e dão sensação de saciedade por mais tempo

18 – Aposte nos alimentos naturais que ajudam a emagrecer como a linhaça, chia, quinoa e ração humana
 
19 – Apimente a refeição. A pimenta vermelha realmente ajuda a acelerar o metabolismo, basta acrescentar duas colheres de chá na sua comida
 
20 – Troque a dieta pela reeducação alimentar. Os especialistas garantem que quem faz dieta tem mais tendência a oscilações de peso, mas quem opta pela reeducação permanece magro
 
21 - Aprenda a dizer não. Os psicólogos já sabem: engolir sapo pesa na balança
 
22 – Mexa-se mais. Faça um parte do percurso a pé ou de bicicleta para o trabalho. Apenas 30 minutos de atividade por dia para sair do sedentarismo
 
23 – Não deixe de tomar café da manhã. Quem começa o dia com uma alimentação mais equilibrada tende a seguir os mesmos passos nas demais refeições
 
24 – Faça um blog e relate sua batalha contra os quilos a mais. A escrita, além de ajudar a desabafar, pode contribuir para que você perceba o quanto anda comendo
 
25 – Vai sair com os amigos? Faça opções lights no barzinho trocando o chopp por um suco, e a batata-frita por peixe assado
 
26 – Evite feijão, repolho, couve-flor e pimentão. Esses alimentos formam gases e podem dar “aquela barriguinha”
 
27 – Controle seus sentimentos. Quando se sentir ansiosa ou triste, tente não descontar no chocolate   
 
28 – Desnatado, por favor! Troque o leite integral pelo desnatado e economize nas calorias. A dica também é válida para iogurtes
 
29 – Brócolis ajuda a emagrecer. Como? Ele tem poucas calorias e é rico em antioxidante, que combate as gorduras
 
30 – Faça dieta pelo menos dois dias da semana. Se está difícil seguir o plano alimentar a semana inteira, escolha pelo menos dois dias para cortar as calorias. Nesses, consuma o mínimo de gordura, zero de fritura ou doces e corte o refrigerante

31 – Aveia. Esses flocos são poderosos aliados para quem quer emagrecer. Participantes de um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) emagreceram 2,6% do peso em seis semanas incluindo aveia na alimentação
 
32 – Não deixe de comer esse ou aquele grupo alimentar. Carboidrato é tão importante como a proteína e gordura (mas aquela do bem!). O prato ideal mistura todos os grupos alimentares de maneira equilibrada
 
33 – Tem um cachorro em casa? Saia para passear com ele todo dia, pelo menos 15 minutos. Os dois vão entrar em forma
 
34 – Mantenha a saúde em dia. Controle os níveis de hormônios e evite que qualquer disfunção possa atrapalhar seu emagrecimento

35 – Não faça exercícios de barriga vazia! Sem combustível suficiente para o esforço, a intensidade da atividade e a queima de calorias sofrem redução
 
36 – Faça 30 minutos diários de atividade física, pode ser uma caminhada, por exemplo, que tal?
 
37 - Planeje um passeio no fim de semana. Pode ser a pé, de bicicleta ou patins. Além de espairecer, você estará se exercitando e perdendo gordurinhas
 
38 – Morrendo de vontade de comer um chocolate? A melhor hora para o doce é depois do almoço. Segundo os especialistas, ele se mistura com os outros ingredientes e seu efeito é menor
 
39 – Verduras escuras como rúcula e espinafre contém uma quantidade significativa de fibras e ajudam na saciedade
 
40 – Adeus, queijo amarelo! Risque da sua lista o tipo prato, gorgonzola, provolone e cheddar e aposte no queijo cottage e na ricota
 
iG

Prefeitura de Arapongas - PR

A Prefeitura de Arapongas, no norte do Paraná, lançou edital para concurso público para o preenchimento de 313 vagas. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 28 de outubro e 24 de novembro, no site do concurso. Os salários vão de R$ 830 a R$ 5.929,97.

A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 100, conforme a vaga escolhida. Há cargos para pessoas com escolaridade a partir da 2ª série do ensino fundamental completa até profissionais com o ensino superior. Do total de vagas, 5% serão para portadores de deficiência.

As provas serão aplicadas no dia 8 de dezembro, em Arapongas. O local específico para cada candidato será divulgado no dia 2 de dezembro, na internet. Para algumas funções, também haverá prova prática, cuja aplicação será agendada e avisada posteriormente.

A validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. O edital completo está disponível no site do concurso.

Prefeitura de Penaforte - CE

A Prefeitura de Penaforte, no interior do Ceará, lançou edital de concurso público para o preenchimento de 493 vagas, sendo 130 para contratação imediata e 363 para o cadastro de reserva. O salário varia de R$ 690,00 a R$ 7.117,00, para jornada de trabalho de até 40 horas por semana.

Interessados devem fazer a matrícula pelo site da organizadora do concurso até 18 de novembro.

A taxa custa R$ 50 para candidatos de nível fundamental e R$ 100 para os de nível superior.

 As provas serão objetvas e realizas em 8 de dezembro, em locais e horários divulgados após o período de inscrição.

Os cargos disponíveis para os candidatos de nível fundamental são auxiliar de serviços gerais e motorista. Para os de nível médio as vagas são de auxiliar administrativo, agente comunitário de saúde, agente de endemias, técnico em enfermagem, operador de máquina pesada e agente da Guarda Municipal. Já os inscritos em cargos de nível superior poderão ocupar uma vaga de psicólogo, professor, enfermeiro, médico e odontólogo.

Prefeitura de Jenipapo de Minas (MG)

A Prefeitura de Jenipapo de Minas (MG) abre inscrições a partir deste terça-feira (8) para o Concurso Público destinado ao provimento de 60 vagas. Os salários vão de R$ 678 a R$ 8.133.

Os cargos para agente administrativo, assistente social, farmacêutico / bioquímico, motorista, nutricionista, dentista, psicólogo e técnico em enfermagem.

As inscrições poderão ser realizadas no site da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br - até 23h59 do dia 7 de novembro e a taxa é de R$ 37,18.

A prova objetiva de múltipla escolha está prevista para ser realizada no dia 8 de dezembro deste ano às 8h. A prova prática, somente para o cargo de motorista, está prevista para ser realizada também no dia 8 de dezembro às 13h.

O resultado final do concurso divulgado até o dia 7 de janeiro de 2014.

O prazo de validade desse concurso é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período

Prefeitura de Virmond - PR

A Prefeitura de Virmond, na região central do Paraná, lançou edital para concurso público para 97 vagas. São mais de 40 cargos com vagas abertas e as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de novembro, através do site do instituto responsável pelo concurso. Os salários podem chegar a R$ 9.927, 47 e a carga horária semana pode variar entre 20 e 40 horas, dependendo de cada função.

A previsão é de que as provas sejam aplicadas no dia 1º de dezembro, em horário e local a serem divulgados no edital de homologação das inscrições. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 28 de janeiro de 2014.

As taxas de inscrição custam R$ 30 para ao cargos com o nível de escolaridade exigido até o ensino fundamental e R$ 60 para cargos de ensino médio e professor e R$ 100 para cargos de nível superior. A inscrição só será efetivada após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, que deve ser feita até o dia 5 de novembro.

De acordo com o edital, a validade do concurso é de dois anos contados a partir da data de publicação da homologação, que pode ser prorrogada apenas uma vez conforme necessidade da prefeitura.

Entre os cargos ofertados para nível fundamental estão dez vagas para vigia, 17 para auxiliar de serviços gerais e cinco vagas para auxiliar administrativos. Para nível médio e professores, há vagas para agente comunitário de saúde, técnico em agropecuária e topógrafo. Já para nível superior, alguns dos cargos ofertados são psicólogo, médico, nutricionista, enfermeiro e engenheiro civil. Confira todos os cargos ofertados e o número de vagas para cada um deles.

A avaliação consiste em prova objetiva, prova prática, exame médico e prova de título aos cargos para professores. A previsão é de que o gabarito preliminar da prova objetiva seja divulgado no dia 1º de dezembro.

O edital completo do concurso público está disponibilizado no site do instituto responsável pelo concurso público.

Concurso Prefeitura de Rio Rufino - SC

A Prefeitura de Rio Rufino, estado de Santa Catarina, divulgou o edital de concurso público n° 001/2013, destinado à contratação de servidores efetivos. Há oportunidades em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.820,05 e carga horária de 20 a 40 horas semanais. 
 
Cargos
São 32 vagas nos cargos de Técnico Segurança do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Vigilância Sanitária I, Fiscal Tributário I, Advogado, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Motorista I, Operador de Equipamentos I e Vigia I. 
 
Inscriçõese Taxas
As inscrições via internet poderão ser realizadas a partir das 9 horas do dia 28 de outubro até 26 de novembro de 2013, pelo site www.concursosss1.com.br. As taxas variam de R$ 50 a R$ 100. 
 
Seleção
De acordo com o edital, a seleção constará de prova objetiva, para todos os cargos, e prova prática, apenas para Motorista I e Operador de Equipamentos I. A prova objetiva será aplicada na data prevista de 22 de dezembro de 2013. 
 
O certame terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura Municipal de Rio Rufino/SC.

Concurso Prefeitura de Ibirapuã - BA prorroga inscrições

A Prefeitura de Ibirapuã, no estado da Bahia, ainda recebe inscrições aos certames regidos pelos editais 01/2013 (concurso público e processo seletivo), destinados ao preenchimento de 69 vagas para profissionais de todos os níveis escolares.
 
O concurso público oferece 60 vagas para os cargos de Agente de Alimentação Escolar, Agente de Serviços Escolares, Auxiliar de Serviço, Gari, Inspetor de Alunos, Motorista, Operador de Trator Agrícola, Operário, Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Monitor Escolar, Operador de Sistemas, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Especialista em Educação, Fisioterapeuta, Professor Fundamental II de Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática e Psicólogo. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 1.772,30, em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.

No processo seletivo há 03 vagas para Enfermeiro com o salário de R$ 2.650,00, 03 vagas para Médico com o vencimento mensal de R$ 8.000,00 e 03 vagas para Odontólogo, com a remuneração de R$ 3.000,00. As jornadas poderão ser de 30 ou 40 horas semanais.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições foram prorrogadas até o dia 28 de outubro de 2013, devendo ser efetudas pelo endereço eletrônico da organizadora MSM Consultoria e Projetos Ltda. (www.msmconsultoria.com.br).
 
Também é possível se inscrever na Lan House localizada na rua Pedro Manso Cabral, nº. 226, centro, Ibirapuã - BA. A taxa de inscrição varia de R$ 34,00 R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Validade
As provas serão realizadas provavelmente no dia 10 de novembro de 2013 e poderão ser aplicadas das 8h às 10h ou das 13h horas às 15h nas Escolas do Município de Ibirapuã-BA, de acordo com a quantidade de inscritos.
 
O certame terá validade de dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Serra do Salitre - MG

A Prefeitura de Serra do Salitre, no estado de Minas Gerais, lançou edital 002/2013 de concurso público, para o provimento de 22 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 5.360,80, em carga horária de 20 a 40 horas por semana.

As vagas são para os cargos de Auxiliar de Ofícios, Assistente Técnico Administrativo IV, Dentista da Saúde da Família, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Motorista, Nutricionista, Oficial Especializado V - Pedreiro, Professor de Educação Básica, Professor de Educação Física, Psicólogo, Servente Escolar, Supervisor Escolar, Técnico de Enfermagem e Técnico em Radiologia.

A inscrição deverá ser feita no site da empresa organizadora do concurso, no www.souzaaraujoconsultoria.com.br,  período de 16 a 27 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 30 a R$ 150, de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 02 de fevereiro de 2014, pela manhã. Os locais de realização das provas serão divulgados pela organizadora Souza Araújo até as 17 horas do dia 15 de janeiro de 2014, juntamente com a homologação das inscrições.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 03 de fevereiro de 2013.

O concurso terá prazo de validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Serra do Salitre, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Concurso Prefeitura de Catingueira - PB tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Catingueira, no estado da Paraíba, auxiliada pela organizadora Real Concursos, publicou edital de concurso público n° 001/2013, com o fito de ocupar 69 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão salários que variam de R$ 678,00 a R$ 1.595,78 por jornadas de trabalho de 20h, 25h e 40h semanais.

Cargos
- Nível Fundamental: Agente de Endemias, Fiscal Sanitário, Motorista, Vigia, Cozinheira e Auxiliar de Serviços;

- Nível Médio: Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Enfermagem, Agente Administrativo, Agente Administrativo, Inspetor Escolar, Orientador Educacional, Supervisor Educacional e Professor Fundamental I;

- Nível Superior: Médico, Dentista, Farmacêutico, Nutricionista, Médico-Veterinário, Enfermeiro, Professor de Português, Matemática, História, Ciências, Geografia, Artes e Ensino Religioso.

Inscrições e Taxas
As inscrições foram prorrogadas até o dia 20 de novembro de 2013, por meio do site www.realconcursospb.com.br. As taxas variam de R$ 20,00 para função de nível fundamental incompleto, de R$ 25,00 para fundamental completo, de R$ 28,00 para o nível médio e de R$ 30,00 para superior.

Provas
O certame constará de provas escritas que serão aplicadas no dia 1º de dezembro de 2013. Também haverá prova de títulos somente para Professores. As informações referentes ao local de realização das provas e demais dados estarão disponíveis a partir de 31 de outubro de 2013, podendo também ser consultadas no site de inscrição.

Os gabaritos preliminares serão liberados no dia 04 de dezembro de 2013 e a validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de ser prorrogado por igual período.

Processo seletivo da Prefeitura de Piúma - ES

A Prefeitura de Piúma, no estado do Espírito Santo, lançou 0 edital nº 001/2013 de processo seletivo, para contratação de 24 Guarda Vidas, com carga horária de 200 horas mensais. A remuneração oferecida é de R$ 822,89, acrescida do valor de R$ 251,20, referente ao auxilio alimentação. Para participar, os interessados devem ter ensino fundamental. 
 
As inscrições serão realizadas na Rua Isaías Scherrer, Centro, Piúma-ES, na Sede da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte de Piúma, entre os dias 29 e 31 de outubro de 2013. Não haverá taxa de inscrição.
 
A seleção constará de Teste de Aptidão Física, que será realizado nos dias 07 e 08 de novembro de 2013, e Curso de Formação de Guarda Vidas, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, no período de 18 de novembro a 06 de dezembro de 2013. 
 
O resultado final será publicado no quadro de avisos, na recepção da Sede da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte, e no site www.piuma.es.gov.br, no dia 11 de dezembro deste ano.

Concurso Prefeitura de Guariba - SP

A Prefeitura de Guariba, no estado de São Paulo, contando com o suporte da organizadora Aplicativa Serviço de Apoio e Gestão Administrativa, publicou edital de concurso público n° 01/2013, destinado ao provimento de 13 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 9.210.56 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Engenheiro Civil, Médico Clinico Geral, Médico PSF, Médico Neurologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Urologista, Nutricionista, Padeiro, Procurador Municipal, Telefonista e Vigilante Sanitário.

As inscrições serão recebidas impreterivelmente no período de 29 de outubro a 1º de novembro de 2013 por meio do endereço eletrônico www.aplicativaassessoria.net. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

O candidato que não tiver acesso à internet poderá optar pela inscrição presencial, que será recebida no período de 29 de outubro a 1º de novembro de 2013, exceto sábados, domingos e feriados, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h, no Centro de Formação e Apoio aos Professores de Guariba “Profª. Marlene Toniatti Garavello”, localizado na Avenida Doutor Sobral Netto, nº 236, Centro, Guariba/SP.

As provas estão previstas para o dia 17 de novembro de 2013, em horário e local a ser definido em Edital de Convocação para provas, que será publicado no dia 08 de novembro 2013 em jornal oficial com circulação no município e divulgado nos sites www.guariba.sp.gov.br e www.aplicativaassessoria.net.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contado a partir da data de publicação de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Tamandaré - PE

A Prefeitura de Tamandaré, no estado de Pernambuco, divulgou edital n° 001/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 250 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração será de até R$ 3.000 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
- Nível Elementar/Fundamental: Cozinheiro Hospitalar, Motorista I, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Gari e Vigia;
 
- Nível Médio: Professor I, Agente Administrativo, Agente de Fiscalização Ambiental, Agente de Fiscalização de Obras e Postura Urbana, Agente de Fiscalização de Trânsito, Agente de Fiscalização Tributária, Agente de Vigilância Sanitária, Atendente de Consultório Odontológico, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Controle Interno, Auxiliar de Disciplina Escolar, Auxiliar de Laboratório de Análise Clínica, Instrutor de Informática, Instrutor de Libras, Instrutor de Música, Técnico de Enfermagem e Técnico de Laboratório de Análise Clínica;
 
- Nível Superior: Assistente Social, Biomédico, Educador Físico da Academia da Saúde, Enfermeiro Plantonista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Fonoaudiólogo Escolar, Médico Clínico Geral Ambulatorial, Médico Clínico Geral Plantonista, Nutricionista, Nutricionista Escolar, Psicólogo, Psicólogo Escolar, Analista de Controle Interno, Bibliotecário, Engenheiro Ambiental, Psicopedagogo, Professor II de Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Artes.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo site www.concursotamandare.com.br ou presencialmente até o dia 14 de novembro de 2013. As taxas variam de R$ 20 a R$ 100, de acordo com o cargo escolhido. O cartão de confirmação de inscrição será entrega nos dias 26 e 27 de novembro de 2013.

Provas
Os inscritos aos cargos de nível Superior e Professor de Educação Básica farão Prova escrita e Prova de Títulos. Os candidatos aos cargos de nível Médio, Fundamental e Elementar serão submetidos apenas a Prova escrita. As provas serão aplicadas provavelmente no dia 1º de dezembro de 2013, em locais e horários previamente divulgados no site  de inscrição, no Prédio da Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores.

O resultado provisório da prova escrita será divulgado no dia 23 de dezembro de 2013.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contado a partir da homologação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério da administração.

Prefeitura de Concórdia - SC divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Concórdia, no estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal de Administração, divulgou edital nº. 03/2013 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de vagas para Técnico de Nível Superior (1) e Técnico de Nível Médio (1). O salário pode chegar a R$ 2.210,57 por jornada de trabalho de 35 horas semanais.
 
Todas as contratações se darão por tempo determinado e os novos servidores integrarão o Quadro de Pessoal da equipe de Referência do Programa Municipal de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS Trabalho).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 29 de outubro a 13 de novembro de 2013, no horário das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na SEDES, situada na rua Leonel Mosele, 285, Centro, Concórdia/SC.

Documentação a ser apresentada e/ou entregue no ato da inscrição é a seguinte:
  • Carteira de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de Escolaridade;
  • Comprovante de Registro no Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina - CRESS
  • O processo seletivo será constituído de prova escrita objetiva e entrevista.
A prova objetiva está prevista para 23 de novembro de 2013, em locais e horários que serão divulgados a partir do dia 18 de novembro de 2013, no site da Prefeitura (www.concordia.sc.gov.br) e afixado no mural da SEDES, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. O gabarito da prova será disponibilizado a partir do dia 25 de novembro de 2013 e a entrevista será realizada  provavelmente nos dias 5 e 6 de dezembro de 2013, na SEDES.
 
O edital 3/2013 encontra-se no site da Prefeitura, no link referente aos Concursos Públicos.

SES - SC promove processo seletivo para médicos

A Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina (SES) publicou o edital nº 042/2013 de processo seletivo com o objetivo contratar 07 médicos (ginecologista/obstetra e pediatra), por remuneração de até R$ 7.074,23. Os contratados deverão cumprir jornada semanal de 20 horas. 
 
As inscrições ocorrerão somente pela internet, entre os dias 25 de outubro e 08 de novembro de 2013, no site www.saude.sc.gov.br
 
A documentação comprobatória deverá ser entregue pessoalmente até o dia 08 de novembro de 2013, na Secretaria de Estado da Saúde, Rua Esteves Júnior, 160, 3° andar, Centro – Diretoria de Gestão de Pessoas – Florianópolis/SC ou na Maternidade Darcy Vargas (Rua Miguel Couto, 44 - Anita Garibaldi, Joinville - SC). 
 
O processo seletivo se dará por valoração de títulos e da experiência comprovada, os quais deverão constar no curriculum vitae.
 
A homologação do resultado será publicada no Diário Oficial do Estado e no site www.saude.sc.gov.br.

Prefeitura de Vale do Paraíso - RO abre processo seletivo

A Prefeitura de Vale do Paraíso, no Estado de Rondônia, abre processo seletivo nº. 01/2013, destinado a contratação de 04 profissionais em cargos de níveis fundamental, médio e superior, para atuarem nos serviços, programas e projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social no referido município. A remuneração varia de R$ 678,00 a R$ 2.055,72.
 
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais
 
Cargos
Psicólogo, Assistente Social, Agente Administrativo e Motorista.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever até o dia 31 de outubro de 2013, das 7h às 17h, exclusivamente no Centro de Referência de Assistência Social, localizado a Rua Girassol nº 4401 setor 01 (antigo Postinho de Saúde) em Vale do Paraíso/RO. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
 
Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Prova
O certame será realizado por meio de análise curricular.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 01 ano, prorrogável por igual período, destinar se a seleção de profissionais para contratação temporária, pelo período de 01 ano, sendo necessário e a critério do Município, prorrogáveis por igual período, consistirá da analise de currículo.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 24 de outubro de 2013, pág. 54 a 59.

Fapespa - PA reabre inscrições

A Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), no estado do Pará, publicou o edital nº 01/2013 de concurso público, com oferta de 86 vagas em todos os níveis de escolaridade, além de objetivar a formação de cadastro reserva. Os salários podem chegar a R$ 2.380,10.
 
As chances são para os cargos de Auxiliar Operacional, Auxiliar de Serviços Operacionais, Motorista, Assistente de Informática, Assistente Administrativo, Técnico em Administração e Finanças nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Psicologia e Serviço Social, Técnico em Gestão de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Estatística, Letras (Habilitação em Língua Francesa e Língua Inglesa) e Técnico em Gestão de Informática.
 
As inscrições foram reabertas e os interessados deverão acessar o site http://paginas.uepa.br/concursos/, das 09h do dia 12 de novembro até às 23h59min do dia 15 de dezembro de 2013, observado o horário local de Belém/PA. As taxas são de R$ 40, R$ 50 e R$ 80. 
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, que será aplicada na cidade de Belém, na data provável de 09 de fevereiro de 2013, além de prova de títulos, apenas para os candidatos aos cargos de nível superior.
 
O gabarito preliminar será divulgado na internet no mesmo dia de realização das provas.
 
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Prefeitura de Congonhal - MG

A Prefeitura de Congonhal, no estado de Minas Gerais, através da empresa Tendência Assessoria e Consultoria Ltda, abriu edital de concurso público nº 01/2013, destinado ao provimento de 80 vagas voltadas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 1.779,83 por carga horária de 16 a 44h semanais.

As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquina, Operário, Auxiliar de Serviços Escolares, Agente de Vigilância Epidemiológica, Auxiliar Administrativo II, Mecânico, Agente Administrativo I, Monitor de Creche, Professor PEB I, Técnico Agrimensor, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Especialista em Educação, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral e Psicólogo.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 6 de janeiro a 4 de fevereiro de 2014, na sede da Prefeitura, situada na Rua Prudente de Moraes, nº 54, Centro, Congonhal - MG, ou pelo site www.tendenciaconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 34,00 a R$ 135,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas de múltipla escolha e práticas serão realizadas no Município de Congonhal, no dia 09 de março de 2014. Provas Objetivas no turno da manhã e Práticas no turno da tarde.

Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Congonhal, nos demais órgão públicos do município e disponíveis no site www.tendenciaconcursos.com.br, a partir dos dias 06 de março de 2014, planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas e Práticas.

Este Concurso Público é válido por dois anos, sendo prorrogável por igual período.

FSNH de Novo Hamburgo - RS divulga edital de processo seletivo

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo - FSNH, no estado do Rio Grande do Sul, lançou processo seletivo nº 09/2013, regido pelo edital nº 01/2013, para contratação temporária de 32 Médicos. Os salários variam de R$ 6.098,50 a R$ 12.205,47 em jornadas de 120h e 200h mensais. Todos os profissionais contratados farão jus ao benefício espontâneo de auxílio deslocamento mensal de até R$ 500,00.
 
As chances são para Anestesista, Emergencista, Clínico Geral/Generalista, Pediatria Clínica, Plantonista de UTI, Saúde Coletiva, Ortopedia/Traumatologia, Neurologista, Cirurgia Vascular, Neonatologista, Infectologista, Neurocirurgião e Psiquiatra (Áreas de Álcool e Drogas e Adulto).
 
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pela Internet, até o dia 04 de novembro de 2013, exclusivamente no site www.fsnh.net.br.
 
A seleção dos participantes será realizada por meio de prova de títulos, de caráter classificatório. O processo seletivo é válido por um período de 12 meses prorrogável por igual período.

Prefeitura de Luís Correia (PI) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Luís Correia, no Estado do Piauí, publicou edital de processo seletivo nº. 04/2013, visando o preenchimento de 25 vagas para os cargos de vigia, monitor de ônibus escolar e pediatra, para atuarem  junto as Secretarias Municipais de Saúde e Educação. Os contratados receberão subsídios com valores entre R$ 678,00 e R$ 2.200,00.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas.

As inscrições serão realizadas até o dia 25 de outubro de 2013, no prédio da Prefeitura de Luís Correia - Secretaria de Administração, das 08h às 13h.
 
O processo seletivo constará de prova objetiva e análise de currículo (somente para o cargo de pediatra).
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 10 de novembro de 2013, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 31 de outubro de 2013.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 11 de novembro de 2013.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 6 meses, prorrogáveis uma única vez, por igual período.

Conheça remédios feitos a partir de venenos

Venenos. Foto: BBC
Indústria farmacêutica usa venenos para ajudar em tratamentos de saúde
Ela é a substância mais venenosa conhecida pelo homem. Pequenas doses, em colheres, seriam suficientes para matar todo mundo na Grã-Bretanha. Alguns quilos matariam todos os humanos no Planeta.
 
É tão perigosa que só pode ser fabricada em instalações militares, com custo de US$ 100 trilhão por quilo.
 
Apesar de ser tão tóxica, esta substância está em altíssima demanda. Muitas pessoas pagam grandes fortunas para injetá-la em suas testas.
 
Trata-se da toxina botulínica - popularmente conhecida como Botox - que é produzida pela bactéria que foi descoberta em uma fábrica de salsichas no século 18. O nome "botulus" vem da palavra em latim para "salsicha".
 
Na escala de LD50 de grau de toxicidade - que mede a quantidade necessária para matar metade das pessoas expostas ao produto - o Botox tem uma marca de 0.000001 mg/kg.
 
Ou seja, uma dose minúscula de 0,00007 mg (peso inferior a um milímetro cúbico de ar) pode matar um homem de 70 kg.
 
A toxina botulínica mata suas vítimas causando falhas respiratórias. É uma neurotoxina que entra nos nervos e destrói proteínas vitais. Isso interrompe a comunicação entre nervos e músculos, o que pode levar meses.
 
Sua principal fama é a de evitar rugas em pessoas que estão envelhecendo, ao destruir os nervos responsáveis por isso. As quantidades usadas são minúsculas - de até um bilionésimo de grama - dissolvidas em uma solução salina.
 
Mas o botox é muito mais do que apenas um produto de vaidade. É extremamente útil para tratar várias condições médicas, de estrabismo a enxaquecas, passando por suor em excesso e problemas de bexiga.
 
O botox é apenas um exemplo de como venenos muito poderosos podem ser usados para tratar problemas médicos.
 
Captopril, um remédio que combate a hipertensão e recebeu de US$ 1 bilhão em pesquisas para ser criado, foi feito a partir de venenos de cobras. A exenatide, vendida com o nome de Byetta, é usada no combate a diabetes do tipo 2, e vem da saliva de um lagarto peçonhento.
 
Um veneno, em particular, mudou toda a história moderna da farmácia.
 
Na Grã-Bretanha vitoriana, a indústria dos seguros de vida passou por um boom. Esse dinheiro fácil levou a um salto no número de assassinatos, muitos deles por envenenamento.
 
Um dos casos mais conhecidos é o de Mary Ann Cotton, uma mulher condenada em 1873 por diversos assassinatos. Ela foi casada quatro vezes e três de seus maridos, todos com grandes planos de seguro, morreram. O que sobreviveu foi o único que havia se recusado a fazer um seguro, e acabou sendo abandonado por Mary Ann.
 
Dez dos filhos da britânica morreram de problemas gastrointestinais. Para a "sorte" de Cotton, todos tinham seguros de vida.
 
Sua mãe, cunhada e amante também morreram, e em todos os casos ela era beneficiária de seus planos. Um dos poucos a sobreviver, no círculo de Mary Ann, foi o filho Charles, que foi repassado para um lar de crianças abandonadas.
 
Charles morreu pouco depois de chegar ao lugar, e o dono do lar contatou a polícia, que abriu uma investigação.
 
As autoridades concluíram que ela usou arsênico para envenená-lo. Minerais com arsênico são quase imbatíveis no uso de venenos, pois eles não possuem sabor, são diluíveis em água quente e são letais em quantidades mínimas. No século 19, a substância era amplamente disponível para matar ratos.
 
A condenação de Mary Ann Cotton dependia da comprovação de que havia traços de arsênico no corpo de Charles. Mesmo com a perícia forense ainda em estágio inicial de desenvolvimento, foi possível fazer um teste com resíduos do estômago e dos intestinos.
 
O exame foi positivo para arsênico e Cotton acabou executada por enforcamento.
Uma onda de assassinatos semelhantes a estes levou à Lei do Arsênico, que acabou se transformando na Lei da Farmácia de 1868. Isso especificou que apenas farmacêuticos tinham direitos legais de vender venenos.
 
Foi destes envenenamentos e assassinatos que surgiu a base legal da indústria farmacêutica que hoje usa venenos para ajudar na saúde.
 
Um derivado do arsênico, por exemplo, é usado hoje como agente anticâncer.

O Guia da Cidade

Anvisa analisará a legislação sobre uso de cobaias

Com a divulgação da retirada de 178 cães da raça beagle do Instituto Royal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu analisar a legislação atual que trata do uso de cobaias, além de normas internas que possam ter repercussão sobre o assunto.
 
A intenção do pente fino é identificar se novas portarias, resoluções ou mesmo um projeto de lei poderiam esclarecer as regras sobre monitoramento do uso de animais em experimentos.
 
Na visão da agência, está incerto na legislação atual que órgão é o responsável pela fiscalização de laboratórios que aplicam esse tipo de teste. Hoje, cabe à Anvisa inspecionar os laboratórios onde os medicamentos são produzidos. Assim, haveria uma lacuna sobre quem deve inspecionar os locais numa etapa anterior a essa, onde esses produtos são testados.
 
Lei de 2008 atribuiu ao Concea a responsabilidade de autorizar pesquisas com animais. Artigo da norma, batizada de Lei Arouca, afirma que “a fiscalização das atividades reguladas por esta lei fica a cargo dos órgãos dos ministérios da Agricultura, da Saúde, da Educação, da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente, nas respectivas áreas de competência”. (da Folhapress)
 
Jornal de Hoje