Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Indústria farmacêutica ignora doenças de países pobres

Doenças como malária, tuberculose, dengue e Chagas estão entre as principais causas de mortalidade no mundo, mas não atraem o interesse da indústria farmacêutica.
 
Dos 850 novos remédios e vacinas aprovados entre 2000 e 2011, apenas 4% destinavam-se às chamadas doenças negligenciadas, que afetam moradores de países mais pobres. A maioria dos produtos são versões de fármacos já existentes. Dos 336 remédios desenvolvidos a partir de novas fórmulas, apenas 4% destinavam-se às doenças negligenciadas.

Esses dados fazem parte de estudo O panorama de medicamentos e vacinas para doenças negligencias (2000-11): uma avaliação sistêmica, publicado na revista científica The Lancet na semana passada. O trabalho foi realizado pela iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês), com outros pesquisadores de três universidades da França e Inglaterra, Médicos sem Fronteiras e Organização Mundial de Saúde (OMS).

"A conclusão fundamental do estudo é que nesta última década, embora houvesse um pouco mais de comprometimento político sobre a questão das doenças negligenciadas, não temos evidências concretas quanto a melhoras na pesquisa e desenvolvimento para encontrar solução para essas doenças. O fundamental desse estudo é a demonstração de uso de fármacos existentes, que foram reformulados. Não houve inovação radical. Estamos muito longe de termos resposta na luta contra as doenças negligenciadas", afirmou o economista Eric Stobbaerts, diretor executivo para a América Latina da DNDi.

Os pesquisadores analisaram medicamentos aprovados para 49 doenças, entre as quais 17 enfermidades tropicais e 11 que provocam diarreias. Dos 850 medicamentos, apenas 34 foram desenvolvidos para doenças tropicais, como malária, Chagas e doença do Sono. Entre esses, dois foram produzidos pela DNDi com parceiros brasileiros - a Fundação Oswaldo Cruz (malária) e o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (formulação pediátrica para Chagas).

O estudo também revisou estudos clínicos em curso - dos 150 mil registrados em 2011, 1% tinha como objetivo doenças negligenciadas. E a maioria dos novos produtos em desenvolvimento são vacinas. "A decisão pela qual se investe mais em vacina é que há uma visão de longo prazo. A nossa chamada de atenção é dizer, sim, vacinas são importantes, mas acesso a medicamentos novos é fundamental para que se tenha uma resposta mais rápida", afirmou Stobbaerts.

Esse é o segundo estudo do gênero feito para avaliar a crise em pesquisa para doenças negligenciadas. Há 10 anos, Médicos Sem Fronteiras apresentaram levantamento dos medicamentos aprovados entre 1975 e 1999 - apenas 1,1% destinavam-se às doenças negligenciadas.

Stobbaerts espera que o estudo chame a atenção do setor privado. "Sabemos que são doenças que não representam mercado interessante do ponto de vista do lucro, mas representam uma carga de saúde pública muito importante. A solução vai se dar através de parcerias, colaboração entre ente público e privado. A solução vai ser unir os esforços no âmbito acadêmico, das empresas, com liderança dos setores públicos", defendeu.
 
Estadão

Lesões por esforço repetitivo são comuns em crianças que praticam um só esporte

Pesquisa comprarou a quantidade de atividades esportivas organizadas praticadas por crianças em relação às atividades que elas praticavam para se divertir
Foto: Marcello Casal Jr./ABr
Pesquisa comparou a quantidade de atividades esportivas organizadas
 praticadas por crianças em relação às atividades que elas praticavam
 para se divertir
O estudo incluiu mais de 1.2 mil crianças com idades entre 8 e 18 anos. Pouco mais da metade eram meninos
 
Crianças e adolescentes que gastam o dobro do tempo na prática de esportes organizados, especialmente um único esporte, do que em esportes em geral são mais propensos ter ferimentos decorrentes da prática esportiva.

"Essas lesões são resultados da prática repetida, sem períodos de descanso suficientes", disse o principal autor do estudo, Neeru Jayanthi.

Em nosso estudo, comparamos a quantidade de atividades esportivas organizadas praticas por crianças em relação às atividades que elas praticavam para se divertir. "Quando essa proporção ficou acima de 9 por 1 favorecendo esportes organizados, o risco de lesão subiu."

O estudo incluiu mais de 1,2 mil crianças com idades entre 8 e 18 anos. Pouco mais da metade eram meninos, e cerca de dois terços do grupo tinha sofrido uma lesão.

Os atletas feridos eram ligeiramente mais velhos, com uma idade média de 14 anos, contra 12,9 anos para os atletas não-feridos, e eles passaram mais tempo em atividades esportivas. À medida que as crianças ou os adolescentes foram crescendo não foi encontrado o mesmo índice de risco.

Crianças que passam mais horas por semana envolvidas em atividades físicas do que sua idade também se mostraram mais propensas a ferimento. "Isto significa que se o seu filho tem 10 anos, não deve participar de mais de 10 horas de atividade física por semana, incluindo os dois esportes: os organizados e os jogados por diversão," afirmou Jayanthi.

Outro perigo da prática esportiva excessiva é a falta de tempo para desenvolver as habilidades sociais, de passar um tempo sendo apenas criança. "Se você está especializando-se em um esporte várias horas por dia, você pode estar perdendo sua infância", completam os pesquisadores.
 
Isaude.net

Radiação usada no tratamento do câncer de mama pode aumentar riscos cardíacos

David Brenner, pesquisador envolvido no estudo
Imagem: Columbia University
David Brenner, pesquisador envolvido no estudo
O risco é menor entre mulheres que receberam radiação em seu seio direito enquanto estavam deitadas de bruços
 
A terapia de radiação usada na fase inicial do tratamento do câncer de mama carrega um pequeno, mas real risco de doença cardíaca.

O risco pode chegar a até 3,5%, dependendo de como a radiação foi empregada aliada ao risco global de uma mulher para a doença cardíaca.

De acordo com estudo realizado na Universidade de Columbia (EUA), as mulheres com maior risco são aquelas que receberam radiação em seu seio esquerdo enquanto estavam deitadas sobre suas costas e que já possuem uma predisposição para doença cardíaca.

A radiação da mama esquerda expõe mais o coração, afirmam os pesquisadores.

O risco é menor entre mulheres que receberam radiação em seu seio direito enquanto estavam deitadas de bruços. A aplicação no lado direito, deixa o coração totalmente fora do campo de radiação.

"Nossos resultados confirmam que a exposição à radiação associada à radioterapia do câncer de mama esquerdo está associada a um aumento do risco de doença cardíaca," disse o pesquisador David Brenner.

"É claro que efeito colateral precisa ser equilibrado com os benefícios da radiação, de eficácia comprovada para o tratamento da fase inicial da mama. Todas as terapias de câncer envolvem benefícios e riscos."

Para as mulheres que necessitam de realizar o tratamento no seio esquerdo, o risco de desenvolver doença cardíaca pode ser diminuído com a aplicação realizada com a paciente de bruços.

Além disso, como a maioria das mulheres com risco de doenças cardíacas já têm mais probabilidade de serem afetadas pelo tratamento, Brenner sugere que elas evitem o fumo e mantenham a pressão arterial e o colesterol sob controle.
 
Isaude.net

Esperma pegajoso pode ser a chave para o sucesso da fertilização in vitro

Objetivo do estudo é criar um novo método de fertilização in vitro que se baseia em escolher apenas espermatozóides maduros e férteis
Objetivo do estudo é criar um novo método de fertilização in vitro
que se baseia em escolher apenas espermatozóides maduros e férteis
Pesquisa lançada no Reino Unido, com participação da USP, vai recrutar 3,7 mil casais para realizar a seleção de espermatozoide
 
Pesquisadores da Universidade de Leeds acreditam que o esperma pegajoso poderia ser a chave para um maior sucesso dos tratamentos de fertilização in vitro.

O maior ensaio clínico realizado até o momento nesta área foi lançado nesta segunda-feira (28), primeiro dia da Semana Nacional de Conscientização sobre Infertilidade no Reino Unido.

O objetivo é criar um novo método de fertilização in vitro que se baseia em escolher apenas espermatozóides maduros e férteis com capacidade de ultrapassar uma placa de revestimento especial.

O revestimento é feito de ácido hialurônico, uma substância que ocorre naturalmente e é frequentemente utilizada em tratamentos clínicos com lubrificantes, por exemplo, nas articulações, incluindo os joelhos, e pela indústria cosmética, como componente de produtos de rejuvenescimento, como cremes para a pele.

Segundo David Miller, responsável pelo estudo, "é fascinante que uma substância com essas propriedades lubrificantes fortes possa ser pegajosa para alguns, mas não todos os espermatozoides. Esta propriedade paradoxal é o que dá ao esperma maduro e saudável a capacidade de agarrar-se ao revestimento que envolve o óvulo."

Em média, três em cada quatro ciclos de tratamento de fertilização in vitro para casais acabam em fracasso. O estudo vai testar este novo método de seleção na clínica de reprodução assistida, comparando-o com os métodos existentes.

Especialistas da Universidade de Leeds, juntamente com colegas dos laboratórios de pesquisa na Sheffield University, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Queen's, em Belfast, também vão investigar se este novo método de seleção baseado na viscosidade do esperma funciona, minimizando o risco de injeção de um espermatozóide que possa levar um DNA danificado até o óvulo.

O objetivo é recrutar 3.7 mil casais em 14 unidades de reprodução assistida no Reino Unido.
 
Isaude.net

Identificar falhas nos procedimentos melhora níveis de infecção nos hospitais

Pesquisa realizada em 71 hospitais americanos mostra que as práticas existem, mas nem sempre são aplicadas
 
A identificação de falhas nas práticas de prevenção da infecção hospitalar pode resultar em oportunidades para a melhoria da segurança do paciente, de acordo com uma pesquisa publicada na edição de novembro do American Journal of Infection Control.

A Ascension Health, maior sistema de saúde sem fins lucrativos dos Estados Unidos, com hospitais e estabelecimentos de saúde em 23 estados e no Distrito de Columbia, realizou uma pesquisa com 96 perguntas em 71 de seus hospitais membros para avaliar os processos de controle de infecção do trato urinário ocasionadas pelo uso de cateter (CAUTI), Infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter venoso central (ICS-RC), pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), e fatores associados à Infecção de Sitio Cirúrgico (SSI). As perguntas do inquérito focavam políticas para a colocação e manutenção de dispositivos, procedimentos cirúrgicos, avaliação das competências de profissionais de saúde, e de resultados.

De acordo com os resultados da pesquisa, a maioria dos hospitais tinham políticas de prevenção de infecção no local para o uso de dispositivos, cirurgia, higiene das mãos e organismos multirresistentes. No entanto, apenas 28 dos 71 (39,4%) relataram ter políticas relacionadas com a administração de antimicrobianos. O uso apropriado de antibióticos é necessário para prevenir a resistência â estes medicamentos.

Além disso, a pratica para reduzir o risco dispositivo variou entre hospitais. Por exemplo, a utilização de scanners de bexiga para avaliar a retenção urinária foi mais encontrada em hospitais de médio e grande em comparação com os menores. Enquanto mais de três quartos dos hospitais tinham um protocolo para determinar a necessidade de um cateter urinário, apenas uma minoria dos enfermeiros (26,8%) e técnicos de atendimento ao paciente (11,3 %) recebeu o treinamento anual sobre como colocar corretamente e manter cateteres urinários.

Para reduzir o risco de CLABSI, 94,4 % dos hospitais relataram o uso de uma lista de verificação de inserção. No entanto, de acordo com a pesquisa, apenas 59,2% usaram a lista em mais de 90% do tempo e apenas 40,8% dos hospitais ofereceram o treinamento anual para os enfermeiros na colocação e manutenção de cateteres venosos. Muito poucos hospitais usaram lembretes eletrônicos para ajudar os enfermeiros (8,5%) e médicos (1,4%) a avaliarem a necessidade de cateter.

As taxas de SSI, ferramenta essencial para ajudar os cirurgiões a priorizar esforços de prevenção da infecção, foram calculadas e discutidas com os cirurgiões em apenas dois terços dos hospitais.

A conclusão da pesquisa sugere que os hospitais avaliem individualmente as suas políticas, processos e práticas antes da execução, para estabelecer uma linha para fins de comparação, baseando as ações nas lacunas identificadas. "Acreditamos que identificar as lacunas e enfrentá-las como um sistema vai ajudar a levar à melhorias significativas em termos de segurança para os pacientes," completam os pesquisadores.
 
Isaude.net

Humor: Abusos...

Concurso Hospital Geral de São Mateus - SP

O Hospital Geral de São Mateus (HGSM), no estado de São Paulo, através da empresa Cetro Concursos Públicos, lançou edital de concurso público n° 28/2013, com o objetivo de preencher 15 vagas para os postos de Técnico de Enfermagem e Enfermeiro (nível técnico e superior, respectivamente). Os salários podem chegar a R$ 2.789,44.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), no período das 10 horas de 28 de outubro até às 23h59 de 18 de novembro de 2013 (horário de Brasília). A taxa de inscrição é de R$ 38,00.
 
A prova será realizada na cidade de São Paulo/SP, na data prevista de 12 de janeiro de 2014, em locais e horários comunicados oportunamente. O gabarito provisório da prova objetiva e o caderno de prova também serão divulgados pela organizadora na data prevista de 14 de janeiro de 2014.
 
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Concurso Prefeitura de Tupã - SP

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, em São Paulo, através da empresa CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda, publicou edital n° 001/2013 de concurso público, para o preenchimento de 25 vagas voltadas para cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
As vagas são para os cargos de Motorista, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil - ADI, Agente de Fiscalização Municipal – Rendas, Engenheiro Agrimensor, Médico Clínico Geral, Médico Psiquiatra, Procurador Jurídico e Psicólogo (CRAS E CREAS). Os salários variam de R$ 795,41 a R$ 5.300,00, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 10 de novembro de 2013. As taxas de inscrição variam de R$ 30 a R$ 60 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 1º de dezembro de 2013, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio do Jornal Diário de Tupã e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de três dias. As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site da CONSESP pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Município de Vila Rica - MT prorroga inscrição de processo seletivo

Com oferta de 91 vagas, além da formação de cadastro reserva para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (Ensino Fundamental Completo), a Prefeitura de Vila Rica, no Mato Grosso, prorrogou as inscrições do edital nº. 001/2013 de seu processo seletivo. Os aprovados trabalharão em jornada de 40 horas semanais e receberão subsídio no valor de R$ 678,00.
 
Inscrição
A inscrição será realizada gratuitamente até o dia 30 de outubro de 2013, das 12h às 18h, na Secretaria Municipal de Saúde, Rua Avelino Gregório Demétrio nº 166, Centro, Vila Rica ‐ MT ou pelo site www.acpi.com.br.
 
Prova
O certame constará de prova objetiva, a ser realizada provavelmente no dia 10 de novembro de 2013, das 08 às 11h, em local a ser indicado em edital complementar específico, que estará disponível nos sites www.vilarica.mt.gov.br e www.acpi.com.br, além de ser afixado no local de costume. O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 11 de novembro de 2013.
 
O processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da sua homologação.
 
A prorrogação foi publicada no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 28 de outubro de 2013, pág. 92.

Prefeitura de Tijucas - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Tijucas, no estado de Santa Catarina, lançou os editais nºs 01, 03 e 04/2013 de processos seletivos, com o objetivo de ocupar diversas vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por vencimentos que  podem chegar a R$ 7.175,86. O certame será realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese).

No edital n° 03/2013 está previsto o preenchimento de vagas para Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente de Saúde Multiplicador, Auxiliar de Consultório Odontológico do Centro de Especialidades Odontológico e Técnico em Enfermagem, Enfermeiro ESF, Farmacêutico da Farmácia Popular do Brasil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral e Odontólogo.

O certame regido pelo edital n° 1/2013 se destina ao provimento de vagas para Professores para atuar nas áreas de Auxiliar, Creche, Pré-Escola, Intérprete de Libras, Séries Iniciais, Educação Física, Especial e Séries Finais, nas áreas de Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Ensino Religioso e Filosofia, funções que exigem a Licenciatura na área. Também existem oportunidades para Merendeira e Auxiliar de Serviços Gerais.

Por fim, o edital n°4/2013 é voltado para a contratação de Auxiliar de Manutenção e Conservação.

As inscrições devem ser realizadas pelo site http://seltijucas.fepese.org.br/, no período de 29 de outubro e 20 de novembro de 2013. A taxa de inscrição poderá de R$ 40,00 ou R$ 50,00.

Os inscritos serão avaliados por meio de prova escrita (todos os cargos) e prova de títulos (para profissionais da educação). As provas escritas serão aplicadas provavelmente no dia 8 de dezembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados com antecedência.

Os certames têm validade de dois anos.

Prefeitura de Mariápolis - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Mariápolis, no estado de São Paulo, lançou edital nº 02/2013 de processo seletivo, para contratação de pessoal em caráter temporário. O objetivo é prover as vagas de Assistente Social e Psicóloga, por salários de até R$ 1.281,89 por carga horária de 30 horas semanais.

As inscrições, no valor de R$ 45, poderão ser realizadas por meio do endereço eletrônico da organizadora CEMAT (www.cematconcurso.com.br), até o dia 1º de novembro de 2013. Quem não tiver acesso à internet poderá utilizar o ACESSA São Paulo, localizado à Rua São Sebastião, no 603, na cidade de Mariápolis-SP.

De acordo com o edital, as provas serão aplicadas na cidade de Mariápolis-SP, na data prevista de 10 de novembro de 2013 (domingo), na E.M.E.F. “Nelson Magnani”, localizada à Av. Prefeito Joaquim da Costa e Silva, n° 710. Os profissionais aprovados e contratados irão cumprir jornada semanal de 20 a 44 horas semanais.

O certame terá validade de 01 ano, contando da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Prefeitura de Catas Altas - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Catas Altas, município localizado a 130 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, publicou extrato de edital para realização de processo seletivo. O certame tem como objetivo contratar temporariamente profissionais para as funções de Arquiteto, Farmacêutico, Auxiliar de Obras e Serviços Pesados e Auxiliar de Serviços Gerais. Os profissionais contratados irão cumprir jornada semanal de 20 a 44 horas semanais.

As inscrições serão recebidas no período de 29 de outubro a 1º de novembro de 2013, no Departamento Pessoal da Prefeitura Municipal de Catas Altas, no horário de 8 às 11 horas e de 13 às 16 horas. Maiores informações pelo telefone: (31) 3832 - 7113
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, na edição de 28 de outubro de 2013.

Prefeitura de Indianópolis - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Indianópolis, no estado de Minas Gerais, lançou edital nº. 01/2013 de processo seletivo, visando o preenchimento dos cargos seguintes: Auxiliar de serviços gerais (06), coveiro (01), oficial operacional – pedreiro (01), vigia (06), agente comunitário de saúde – zona urbana – (01) e zona rural – (01), agente de endemias (06), motorista (05), operador de maquina – (04), agente operacional (04), educador em saúde (01), fiscal (01), monitora (01), assistente social (01) e psicólogo (01).
 
Os aprovados receberão subsídios que variam de R$ 678,00 a R$ 1.864,99 e trabalharão em jornadas de 35 e 40 horas semanais.
 
Interessados, deverão se inscrever no período de 07 a 14 de novembro de 2013, na sede da Prefeitura Municipal, situada na Praça Urias José da Silva, n°42 – centro – Indianópolis –MG e/ou pelo site www.magnusconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 25,00 e 30,00;
Nível médio: R$ 25,00 e 35,00;
Nível superior: R$ 60,00.
 
O certame será composto de provas objetivas, práticas e de títulos.
 
Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado, expedido por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida oficialmente e entregues no dia 03 de dezembro de 2013 pelo candidato ou pelo seu procurador, na Prefeitura Municipal de Indianópolis - Praça Urias José da Silva, s/n, Indianópolis/MG, CEP.: 38490-000.
 
As provas objetivas e práticas serão realizadas na data provável de 1º de dezembro de 2013, na cidade de Indianópolis - MG, em locais e horários que serão divulgados a partir do dia 28 de novembro de 2013, no sites www.magnusconcursos.com.br e www.pmindianopolis.com.br.
 
O processo seletivo será válido por 01 ano, contado a partir da data de publicação do resultado, prorrogável uma vez, por igual período, de acordo com o interesse e necessidade do município de Indianópolis/MG.

Concurso Prefeitura de Clementina - SP

A Prefeitura de Clementina, no estado de São Paulo, auxiliada pela organizada Ápice Concursos Públicos Ltda, publicou os editais nº 001 e 002/2013 de concurso público e 002/2013 de processo seletivo, destinados ao provimento de 23 vagas, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Os vencimentos podem chegar a R$ 7.021,60 por carga horária de 20 a 44 horas semanais, lembrando que fica assegurado às pessoas com deficiência o percentual de 5% das vagas oferecidas neste certame.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Enfermagem, Assistente Social, Educador, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Clínico, Monitor de Esportes e Recreação, Nutricionista, Professor de Educação Infantil, Professor PEB II - Educação Física, Psicólogo, Psicopedagogo, Agente de Berçário, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquinas, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar do Desenvolvimento Infantil (ADI) e demais cargos.

Inscrições
As inscrições ficarão abertas até o dia 10 de novembro de 2013, devendo ser efetuadas pela internet, através do site da Ápice (www.apiceconcursos.com.br), podendo ser pagas até a data limite de 11 de novembro de 2013.

Taxas
Ensino Fundamental Incompleto - R$ 20,00;
Ensino Fundamental Completo - R$ 30,00;
Ensino Médio Completo R$ 40,00;
Ensino Superior Completo - R$ 60,00.

Provas
As provas objetivas para os cargos do edital do processo seletivo 02/2013 serão aplicadas na cidade de Clementina, provavelmente nos dias 24 de novembro e 01 de dezembro de 2013 (domingo) com início às 09h00 (nove horas). Já para os candidatos às oportunidades do concurso público 01/2013, as provas serão realizadas, provavelmente, em 1º de dezembro de 2013.

Todas as convocações, avisos e resultados oficiais referentes aos certames serão devidamente comunicados e poderão ser também consultados nos sites da Ápice Concursos e da Prefeitura (www.clementina.sp.gov.br), sendo de inteira responsabilidade do candidato o seu acompanhamento.

O prazo de validade do concurso será de dois anos e o do processo seletivo de um ano, contados a partir da homologação do resultado final de cada um, podendo, a critério da Prefeitura Municipal de Clementina, serem prorrogado pelos respectivos períodos.

Prefeitura de Rio Negro - PR abre processo seletivo

A Prefeitura de Rio Negro, município localizado a 109 km da capital do estado do Paraná, promove por meio do edital nº. 034/2013, a realização de processo seletivo no qual é ofertada 01 vaga para Médico Ginecologista/Obstetra, para atuar na Casa de Assistência Integral à Saúde da Mulher. O salário pode chegar a R$ 2.683,03 por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas de forma gratuita na Secretaria Municipal de Saúde (prédio da antiga Maternidade), situada na Praça João Pessoa nº. 131 Centro, até o dia 1º de novembro de 2013, no horário das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, exceto no dia 01 de novembro que será no horário das 8h00 às 11h30min.
 
Deverão ser entregues no ato da inscrição fotocópias autenticadas ou fotocópias acompanhadas dos originais, dos seguintes documentos:
  • Identidade;
  • CPF;
  • Se do sexo masculino, Certificado de Reservista;
  • Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição;
  • Certificado de Especialidade em Ginecologista/Obstetra;
  • Registro no Conselho de Classe correspondente.
A seleção será realizada através de prova de títulos e experiência profissional.
 
A experiência profissional será comprovada mediante apresentação de contrato de trabalho, declaração de prestação de serviço em órgão público ou privado, em papel timbrado devidamente assinado pelo Recursos Humanos do órgão e, na ausência deste setor, deverá estar assinado pelo dirigente máximo da Unidade Executora; e para prestadores de serviço autônomo através de RPA, que demonstre a experiência profissional informada.
 
Após análise da documentação entregue pelo candidato no ato da inscrição será atribuída pontuação aos títulos apresentados, pela Comissão de Seleção, em sessão pública a ser realizada na data provável de 04 de novembro de 2013 às 13h30min, na Secretaria Municipal de Saúde (prédio da antiga maternidade), situada na Praça João Pessoa,131 – Centro – Rio Negro/PR.
 
O prazo de duração do contrato será de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período em casos excepcionais, por motivo de força maior.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 28 de outubro de 2013, pág. 30 e 31.

Concurso Prefeitura de Marmeleiro - PR

A Prefeitura de Marmeleiro, no estado do Paraná, publicou edital n° 50/2013 de concurso público, com o objetivo de preencher 34 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O certame público será executado pelo FADCT – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri.
 
Cargos
- Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais  e Pedreiro;

- Nível Fundamental Completo: Auxiliar de Educador/Cuidador Residente, Motorista, Operador de Máquinas e Servente Geral;

- Nível Médio/Técnico: Educador/Cuidador Residente, Fiscal de Obras e Fiscal Tributário;

- Nível Superior: Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico, Médico Ginecologia e Obstetra, Médico-veterinário, Nutricionista, Professor de Educação Infantil e Psicólogo.
 
Os salários variam entre R$ 760,00 e R$ 5.600,00, com jornadas semanais de 20 ou 40 horas.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições seguem abertas até o dia 13 de novembro de 2013, no endereço eletrônico www.fadct.org.br. As taxas são de R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 70,00 para médio e R$ 100,00 para superior.
 
Provas
Todos os inscritos farão prova objetiva, prevista para 8 de dezembro de 2013. Também haverá prova prática para Motorista e Operador de Máquinas, além de prova de títulos para todas as colocações de nível superior.
 
Validade
O certame terá validade de dois anos, a contar do resultado, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. Leia o edital completo disponível em nosso site, onde há dados detalhados.

Concurso Prefeitura de Serra Talhada - PE tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Serra Talhada, cidade localizada a 415 km de Recife, no estado de Pernambuco, ainda recebe inscrições de interessados pelo concurso público que contratará 396 profissionais, em todos os níveis de escolaridade. As inscrições foram prorrogadas até o dia 03 de novembro de 2013
 
Cargos 
Assistente Social, Arquiteto, Auditor Fiscal, Analista de Sistema, Biomédico, Educador Físico, Engenheiro (Agrônomo, Civil e de Pesca), Farmacêutico, Fiscal Ambiental, Médico em várias especialidades, Nutricionista, Enfermeiro, Pedagogo, Procurador Municipal, Psicólogo, Agente de Combate às Endemias, Professor I e II, Zootecnista, Agente Administrativo, Agente Fazendário, Guarda Municipal, Agente Social, Auxiliar de Laboratório, Cuidador Social, Digitador, Educador Social, Entrevistador Social, Fiscal de Tributos, Fiscal de Controle Urbano, Técnico Agrícola, Técnico Ambiental, Técnico em Edificações, Técnico em Eletricidade, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde e Psicopedagogo. 
A remuneração oferecida pode chegar a R$ 2.800.
 
Inscrição e Seleção
As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.upenet.com.br, mediante o pagamento de taxas que variam de R$ 40 a R$ 80.
 
O concurso constará de prova objetiva, para todos os candidatos inscritos, com aplicação prevista para o dia 02 de fevereiro de 2014, e prova de títulos, apenas para os que concorrerem ao cargo de Professor. O gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia da aplicação da prova objetiva. 
 
O resultado final do concurso estará disponível no site da organizadora do certame (www.upenet.com.br), contendo todos os candidatos aprovados.
 
O edital está disponível no endereço eletrônico http://serratalhada.pe.gov.br.

Processo Seletivo Prefeitura de Buriti Alegre - GO

No município de Buriti Alegre, estado de Goiás, a Prefeitura abriu processo seletivo regido pelo edital 003/2013, com o objetivo de preencher 04 vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Fiscal de Posturas e Obras IV. A remuneração pode chegar a R$ 779,32 e jornada de 40 horas semanais.
 
Para concorrer, os candidatos devem ter ensino médio completo.
 
De acordo com o edital, as inscrições serão recebidas até 06 de novembro de 2013. 
 
O extrato do edital está disponível no Diário Oficial da União (07/10/13), seção 3, p. 194, e a prorrogação das inscrições foi disponibilizada no Diário Oficial dos Municípios de Goiás, na edição de 28 de outubro de 2013. 

Prefeitura de Cacaulândia - RO divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Cacaulândia, em Rondônia, abre processo seletivo nº. 001/2013, com a finalidade de contratar Psicólogo. O salário oferecido é de até R$ 1.578,72 mais gratificação de produtividade de até 100%. O profissional cumprirá jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições acontecerão de 28 de outubro a 10 de novembro de 2013 (exceto sábados, domingos e feriados), das 7h30 às 12h e das 14h às 17h, no Departamento de Recursos Humanos – DRH, da Prefeitura Municipal de Cacaulândia, localizada na Rua João Boava, n. 2119, Bairro: Setor 01, CEP: 76.889-000, Cacaulândia – RO e/ou enviar o formulário de inscrição (disponível no site da Prefeitura de Cacaulândia - www.cacaulandia.ro.gov.br) via email para o DRH – Departamento de Recursos Humanos, drh_cacau@cacaulandia.ro.gov.br.
 
Prova
O certame constará de análise de títulos a serem entregues juntamente com o formulário de inscrição na mesma data, local e horário descrito nas inscrições.
 
O edital completo está publicado no site www.cacaulandia.ro.gov.br.

Concurso Prefeitura de Rio Rufino - SC

A Prefeitura de Rio Rufino, estado de Santa Catarina, divulgou os editais de concurso público n° 001 e 002/2013, destinados à contratação de servidores efetivos e formação de cadastro reserva. Há oportunidades em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 12.500 e carga horária de 20 a 40 horas semanais. 
 
Cargos
São 36 vagas nos cargos de Técnico Segurança do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Vigilância Sanitária I, Fiscal Tributário I, Advogado, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Motorista I, Operador de Equipamentos I, Vigia I, Auxiliar de Serviços Gerais I, Auxiliar de Transporte Escolar I, Monitor I, Professor IV (Artes, Pedagogia e Educação Física), Médico Veterinário, Enfermeiro da Saúde da Família, Médico da Saúde da Família e Odontólogo (Cirurgião Dentista). 
 
Inscriçõese Taxas
As inscrições via internet poderão ser realizadas a partir das 9 horas do dia 28 de outubro até o dia 26 de novembro de 2013, pelo site www.concursosss1.com.br. As taxas variam de R$ 30 a R$ 100. 
 
Seleção
De acordo com o edital, a seleção constará de prova objetiva, para todos os cargos, e prova prática, apenas para Motorista I e Operador de Equipamentos I. A prova objetiva será aplicada na data prevista de 22 de dezembro de 2013. Também haverá prova de títulos para o cargo de Professor IV. 
 
Os certames terão validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogados por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Guarujá do Sul - SC divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Guarujá do Sul, no estado de Santa Catarina, por meio da organizadora AMEOSC, abriu edital n° 002/2013 de processo seletivo, para a contratação de Engenheiro Civil, Psicólogo(a), Fonoaudiólogo(a), Psicopedagogo(a), Nutricionista, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Agente Comunitário de Saúde, Monitor e Professor.

As chances são para profissionais de níveis médio e superior, os quais, se aprovados e contratados, poderão fazer jus a salários de até R$ 4.520,90, por carga horária de 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 22 de novembro de 2013, das 07h30min às 11h30min, na Prefeitura Municipal de Guarujá do Sul, nas dependências da Secretaria de Educação Cultura e Esportes para todos os cargos da área de Educação e nas dependências da Prefeitura Municipal de Guarujá do Sul, para os demais cargos.
 
Taxas
Nível Superior Completo - R$ 40,00;
Nível Superior Incompleto (professores e monitor) - R$ 30,00;
Nível Médio: Agente Comunitário de Saúde - R$ 20,00.

Provas e Gabarito
As provas serão aplicadas a todos os candidatos provavelmente no dia 30 de novembro de 2013, das 08h30min às 11h, nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Núcleo Municipal Arco Iris, Rua Otávio Diehl, 740, Centro, Município de Guarujá do Sul (SC).

O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 02 de dezembro de 2013, a partir das 14h. Já a divulgação do resultado final será publicado na data provável de 13 de dezembro de 2013, após as 16h.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar de primeiro de janeiro de 2014, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital completo encontra-se na página http://www.ameosc.org.br/home/? (link de Processos Seletivos)

Prefeitura de Fraiburgo - SC seleciona Agentes de Saúde

A Prefeitura de Fraiburgo, em Santa Catarina, publicou extrato do edital ACT nº. 0039/2013 de processo seletivo, destinado à contratação de Agente Comunitário de Saúde das seguintes localidades: Roland Mayer, Rio Mansinho, Bairro Santa Mônica e Faxinal dos Carvalhos.
 
Os interessados deverão se inscrever até o dia 11 de novembro de 2013, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h, em dia de expediente (excetuados sábados, domingos, feriados e pontos facultativos), na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Av. Rio das Antas, 185, Centro, município de Fraiburgo/SC.
 
O processo seletivo será válido para o ano de 2013, podendo ser prorrogado.
 
Mais informações podem ser obtidas na Prefeitura de Fraiburgo, pelo telefone (49) 3256-3013.
 
O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 29 de outubro de 2013, pág. 33.

Prefeitura de Santa Bárbara - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais, lançou os editais 048, 049 e 050/2013, de processo seletivo, com objetivo de prover 03 vagas, distribuídas entre os postos de Assistente social (1), Terapeuta Ocupacional (1) e  Médico - PSF (1). A jornada de trabalho dos aprovados são de 20, 30 e 40 horas semanais, com salários de até R$ 12.000,00.
 
Podem participar do certame candidatos que possuam os seguintes requisitos específicos: 
 
Ensino superior em serviço social com registro no CRESS e Terapia Ocupacional com Registro no CREFITO;
 
Ser portador de diploma de curso superior em Serviço Social, Terapia Ocupacional e Medicina;
Possuir registro no CRESS, CREFITO e CRM.
 
Inscrições e seleção
As inscrições serão recebidas no período de 29 de outubro a 08 de novembro de 2013, das 08h às 11h e das 14h às 17h, em dia de expediente, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Padre Lucindo, s/n, Centro,Santa Bárbara – MG.
 
A seleção será realizada por meio de análise de títulos, currículos e/ou avaliação de experiências anteriores.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, período durante o qual as convocações observarão a lista de classificação.
 
O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 29 de outubro de 2013, pág. 14 a 21.

Concurso Prefeitura de Ipaumirim - CE

A Prefeitura de Ipaumirim, estado do Ceará, disponibilizou o edital 01/2013 de concurso público, com intuito de prover vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 4.068, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira, Merendeira, Motorista com CNH "B" ou "D", Porteiro, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente Municipal de Trânsito, Atendente de Saúde, Auxiliar de Almoxarifado Farmacêutico, Auxiliar de Odontologia, Fiscal de Tributos, Fiscal de Obras, Secretário Escolar, Técnico em Enfermagem, Professor Educação Infantil, Professor Educação Básica I (1º ao 5º ano), Professor Educação Básica II (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Inglês, Educação Física, História e Geografia), Administrador, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico ESF, Médico Plantonista, Médico-Veterinário, Odontólogo, Psicólogo e Psicopedagogo.
 
As inscrições serão recebidas no período de 04 a 20 de novembro de 2013, na Central do Concurso, localizada na Rua Cel Gustavo Lima, 230, Centro de Ipaumirim, ou pelo site www.consulpam.com.br. As taxas de inscrição oscilam entre R$ 60 e R$ 180. 
 
O concurso constará de Prova escrita (para todos os cargos), Prova de Aptidão Física (exclusiva para Agente Municipal de Trânsito),  Prova Prática (apenas para Motoristas) e Prova de títulos (para os aprovados na 1ª fase, em todos os cargos). A prova escrita será realizada na data prevista de 15 de dezembro de 2013. 
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data de homologação, podendo, por ato expresso do Chefe do Poder Executivo Municipal ser prorrogado uma única vez por igual período.

Prefeitura de Fartura - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Fartura, no estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, abriu edital de processo seletivo nº 01/2013, com o objetivo de preencher 12 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia de R$ 1.190,13 a R$ 5.410,54, por jornada de trabalho de 12 a 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os empregos de condutor socorrista, enfermeiro padrão, médico intervencionista e técnico de enfermagem.

Inscrições e Taxas
As inscrições, nos valores de R$ 35,00 ou R$ 36,00, serão realizadas até o dia 06 de novembro de 2013, pelo endereço eletrônico www.cematconcurso.com.br.

Aqueles que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (internet) poderão utilizar o ACESSA São Paulo, em dias úteis, localizada à Rua Samuel de Oliveira, 77, na cidade de Fartura-SP.

Provas
As provas serão realizadas na cidade de Fartura-SP, na E.M.E.F. João Batista de Oliveira, localizado à Rua Belgrave Teixeira de Carvalho, nº 150, na data prevista de 17 de novembro de 2013 (domingo), no horário com início às 9 horas.

Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Prefeitura de Cariacica - ES abre processo seletivo

Com o intuito de preencher 131 vagas e formar cadastro reserva para atender as necessidades da administração municipal, a Prefeitura de Cariacica, localizada no estado do Espírito Santo, divulgou os editais de processo seletivo nº 003 e 004/2013 . Os contratados podem receber salários de R$ 745,86 ou R$ 803,35, por jornada de 40 horas semanais. 
 
Os processos seletivos oferecem oportunidades para os cargos de Agente de Saúde Ambiental e Agente Comunitário de Saúde, ambos com a exigência de ensino fundamental completo.
 
Para concorrer, os interessados devem se inscrever no Centro de Conhecimento da Prefeitura Municipal de Cariacica, situada à BR-262 KM 3, 3.700, bairro Alto Lage – Cariacica – ES, no período de 31 de outubro a 06 de novembro de 2013. 
 
A seleção constará de análise de títulos e os resultados serão divulgados na Imprensa Oficial do Município, bem como no endereço eletrônico www.cariacica.es.gov.br, onde também podem ser consultados ambos os editais (seção "Concursos/Processos Seletivos").
 
Os convocados serão contratados por 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Prefeitura de Mirandópolis - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Mirandópolis, no estado de São Paulo, através da M&G - Consultoria e Representações Empresariais Ltda, publicou edital n° 001/2013 de processo seletivo, para preenchimento da função de Médico da ESF Urbano e Médico da ESF Rural.

São ofertadas 02 vagas para esses profissionais por oferta de salários que variam de R$ 11.500,00 e R$ 12.500,00 em carga horária de 40h semanais.

As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico www.mgconsultorialtda.com.br, no período de 1º a 10 de novembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.

A prova objetiva será realizada na cidade de Mirandópolis na data provável de 17 de novembro 2013 (sujeita a alteração). Será publicado o edital convocando para a realização da prova objetiva após o encerramento das inscrições, no site www.mgconsultorialtda.com.br; e no Diário Oficial do Município de Mirandópolis.

O certame tem validade de 01 ano a partir da data da homologação, que será publicada na Imprensa Oficial do Município, podendo ser prorrogada por igual período.

Médico denuncia situação precária no Marajó

Fotos: Paulo Marcelo Braga
Consultório do posto de saúde em Salvaterra
Falta de medicamento e médicos plantonistas, intimidação com os funcionários e ameaças. Essas são alguns dos problemas relatados na denúncia feita ao Diário Online (DOL) sobre a situação dos postos de saúde do município de Salvaterra, no arquipélago do Marajó.
 
Segundo o médico do município, Paulo Marcelo Braga, a situação no local é precária. “Uma das piores situações é na vila de Condeixa. No local, uma tenda foi montada, onde a separação é uma cortina. Toda a ética profissional é quebrada, já que o que falamos para o paciente, a pessoa que está ao lado escuta”, afirma.
 
Segundo Paulo, os enfermeiros também estão tendo que acumular funções. “Os enfermeiros ficam com medo. Eles tem que fazer ações fora do horário e se não quiserem participar são ameaçados de demissão. Eles querem que os profissionais trabalhem 12h, para receber R$ 100, o que é um absurdo e se eles não se recusarem, são ameaçados”.
 
Ainda de acordo com o médico, dentistas estão trabalhando sem assistentes e tendo que fazer eles próprios serviços como esterilização de equipamentos.
 
As denúncias foram protocoladas nos conselhos regionais de medicina e odontologia.
 
Armário com poucos medicamentos na unidade de saúde,
na Vila de Condeixa
A denúncia aponta ainda que o prefeito do município, Valentim Lucas de Oliveira (PSDB), recebeu verbas para reformas e ampliações dos postos de saúde e também para a construção da sala de reanimação do Hospital Municipal. “Ele já recebeu o dinheiro e até agora nada foi feito”, diz Paulo.
 
Após a denúncia, o DOL entrou em contato com a secretária municipal de Saúde, Leila Cristina Freitas Marques, que negou todas as acusações.

“Todas essas acusações estão sendo feitas porque acabou o contrato com o médico Paulo e a prefeitura não quis renovar”, afirma. À reportagem, o médico informou que não foi informado oficialmente sobre o fim do contrato. 
 
“Eu desconheço essa questão de falta de medicamento. Todos os pedidos de medicamentos são enviados para os postos”, diz Leila. Quanto à denúncia das ameaças dos enfermeiros, ela diz que “os profissionais recebem R$ 3.090 líquidos. Quanto aos plantões, fica a critério de cada um escolher se quer ou não”. Porém, a secretária não confirmou o valor pago por plantão.
 
Leila disse inda que a prefeitura não recebeu verba para construir a sala de estabilização. “O que recebemos foi para a ampliação dos postos e isso está sendo feito em nove postos de saúde”, finaliza.
 
DOL

MP recomenda cumprimento de normas para prescrição de medicamentos por médicos do SUS

O Ministério Público de Rondônia recomendou aos secretários municipal e estadual de Saúde para que adotem providências administrativas para orientar e advertir os profissionais da área de saúde que nas prescrições de medicamentos adotem a Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na falta desta, a Denominação Comum Internacional (DCI) e que sejam datilografadas, digitadas ou, em último caso, redigidas em letra de forma. 
 
A recomendação foi expedida pelos Promotores de Justiça da Defesa da Saúde, Shalimar Christian Priester Marques e Luciana Nicolau de Almeida, considerando que a prescrição de medicamentos pelo nome comercial pode dificultar o acesso do usuário do SUS ao medicamento e sugere a aquisição de produto de determinada marca, sem comprovação de que seja superior ao fabricado por outros laboratórios farmacêuticos.
 
Além disso, a artigo 1º, da Lei Estadual nº 2.058, “torna obrigatória a expedição de receitas médicas e odontológicas digitadas, datilografadas ou manuscritas em letra de forma, nos postos médicos, nas unidades básicas de saúde do PSF, hospitais, clínicas, consultórios médicos da rede pública e privada”.
Gazeta Central

Uso combinado de álcool e medicamentos: conheça os riscos

O álcool é uma substância que causa dependência química e psíquica, chamada popularmente de alcoolismo.
 
No mundo, a doença causada pelo álcool preocupa os sistemas de saúde. Estima-se que o número de dependentes está entre 10 e 15% da população mundial. No Estado de São Paulo, por exemplo, pelo menos 1 milhão de pessoas sofrem desse mal. Dados do Ministério da Saúde - fevereiro de 2013 - mostram que 21% dos acidentes no trânsito estão relacionados ao uso de álcool e 49% das pessoas que sofreram algum tipo de agressão consumiram bebida alcoólica.

O álcool é um depressor do sistema nervoso central que reduz a atividade dos neurônios no cérebro e pode potencializar a ação de certas substâncias, elevando o risco de perda da coordenação motora e mental.

O uso crônico pode causar algumas complicações, como: arritmias, pneumonias, hipertensão, úlceras gástricas, pancreatite, cirrose, infiltração gordurosa no fígado, hepatite alcoólica, delírios por abstinência alcoólica, demência alcoólica e impotência.

A grande maioria dos medicamentos é metabolizada por enzimas do fígado (citocromo P450) que também têm a função de processar o etanol, por isso, a combinação é contraindicada.

Confira  algumasclasses de medicamentos e as alterações do uso em conjunto com álcool:

Antibióticos
Metronidazol, tinidazol, cetoconazol, nitrofurantoina, rifampicina e isoniazida, por exemplo, são utilizados para tratar infecções. O álcool pode comprometer a ação, inibindo o efeito. A interação dessas substâncias com o álcool pode provocar dor de cabeça, palpitação, vômito, queda da pressão e desmaios.

Antidepressivos
São utilizados no tratamento da depressão, transtornos obsessivo-compulsivos (TOC) e do pânico. A interação dessas substâncias com álcool pode inibir o efeito do remédio e aumentar o efeito sedativo.

Analgésicos e anti-inflamatórios
Utilizados no tratamento da dor e inflamações. A interação dessas substâncias com o álcool pode potencializar o efeito da bebida, provocar irritação, sangramento e desconforto estomacal e danos ao fígado.

Ansiolíticos
Utilizados no tratamento da ansiedade e da insônia. A combinação entre álcool e benzodiazepínicos é a mais explosiva, pois desencadeia sedação, falta de coordenação e prejuízo da memória. Pode também causar insuficiência respiratória, aumentar o efeito sedativo e o risco de coma, com risco grave de acidentes.

Anticonvulsivantes
Utilizados no tratamento de convulsões. A interação dessas substâncias com álcool pode ocasionar dificuldade respiratória, tontura e intoxicação.

Anti-hipertensivos
Empregados no tratamento da hipertensão arterial (pressão alta). A interação dessas substâncias com o álcool pode ocasionar tontura, desmaio e arritmia cardíaca.

Anti-histamínicos
Usados para tratamento de alergias, muitas vezes provocam sonolência. A combinação com o álcool pode agravar esse efeito colateral, deixando o paciente ainda mais sonolento e afetando a coordenação motora.

Existe tratamento medicamentoso para dependência do álcool, que deve ser utilizado com prescrição e acompanhamento médico.

Paraná Centro

Pobreza e câncer de mãos dadas

Imagem ilustrativa retirada da internet
Mary Namata desabotoou seu vestido numa sala de exames do hospital Mulago, revelando um seio inchado e esticado, cheio de tumores do tamanho de uvas que pareciam prestes a estourar a pele.
 
"Há quanto tempo você tem isso?" perguntou o médico com delicadeza. Namata, 48, mulher elegante com cabelos trançados, trajando um tradicional vestido longo ugandense, desviou o olhar, envergonhada. "Há um ano, mais ou menos", murmurou. Mais tarde, admitiu que na realidade fazia quase quatro anos.
 
Raros em países desenvolvidos, tumores grandes como esse são comuns aqui.
 
Presas na armadilha do estigma, da pobreza e da falta de informação, as mulheres de Uganda com frequência só recebem ajuda médica para o câncer de mama quando já é tarde demais.
 
Mas os médicos disseram que ainda havia esperanças de que o câncer não tivesse se espalhado para outras partes do corpo. O tratamento poderia prolongar a vida de Namata, possivelmente até curá-la, desde que fosse iniciado logo.
 
Mas será que ela poderia ser tratada em tempo? As mulheres na África com frequência enfrentam perigosos atrasos no atendimento médico devido à escassez de recursos, à incompetência ou à corrupção.
 
Namata corria o risco de ter o mesmo destino de muitas mulheres daqui, cujo câncer já está tão adiantado que os médicos não podem sugerir nada além de cirurgia para a remoção de tecido decomposto, de morfina para a dor e de talco antibacteriano para combater o cheiro dos tumores supurados que rompem a pele.
 
Não é de hoje que o câncer recebe pouca atenção em países em desenvolvimento, deixado para trás pela luta contra ameaças mais agudas, como malária e Aids. Mas, com os países africanos tendo feito avanços no combate às doenças infectocontagiosas, mais pessoas estão vivendo por tempo suficiente para apresentar câncer, e a doença está começando a receber atenção.
 
Dois anos atrás, as Nações Unidas lançaram uma campanha global contra doenças não transmissíveis -câncer, diabetes, doenças cardíacas e pulmonares-, observando que elas atingem especialmente os pobres. Pelo menos 7,6 milhões de pessoas por ano morrem de câncer em todo o mundo, e 70% dessas mortes ocorrem em países de renda baixa e média, segundo a Organização Mundial de Saúde.
 
O câncer de mama tem consequências especialmente graves. Em todo o mundo, é o câncer mais comum entre as mulheres e a maior causa de morte por câncer entre as mulheres, com 1,6 milhão de casos e mais de 450 mil mortes anualmente.
 
Os índices de sobrevivência variam consideravelmente de país a país e até no interior de países. Nos EUA, 20% das mulheres que desenvolvem câncer de mama morrem da doença. Em países mais pobres, até 60% morrem. As diferenças dependem fortemente da situação das mulheres, sua consciência dos sintomas e a disponibilidade de tratamento médico pontual.
 
Uganda está se esforçando para melhorar o tratamento de câncer, mesmo com recursos limitados. O Instituto de Câncer de Uganda, em Campala, ganhou um hospital e uma clínica, mas faltam equipamentos para que os locais possam funcionar.
 
"A história do câncer de mama neste país é triste", disse o oncologista Fred Okuku, do instituto de câncer, que trata 200 mulheres por ano com câncer de mama. "Uma mulher encontra um nódulo em seu seio e a possibilidade de ser câncer não lhe passa pela cabeça. O termo não faz parte de seu vocabulário."
 
Mary Namata
Mary Namata vive no vilarejo de Buddo, nos arredores de Campala, numa casa de três cômodos sem água ou eletricidade que ela divide com duas netas e sua mãe idosa e cega. A única filha dela sustenta a família com seu trabalho de cabeleireira. Namata e seu marido se separaram anos atrás.
 
Namata disse que notou um nódulo em seu seio quatro anos atrás e que um médico lhe disse que o seio provavelmente teria que ser extirpado.
 
A mastectomia é muito mais comum na África que nos países desenvolvidos, devido à possível ausência dos meios tecnológicos necessários para a realização correta de uma tumorectomia.
 
Amigos e familiares disseram a Namata que a cirurgia a mataria. Ela decidiu tentar tratamentos com ervas.
 
Os tumores de Namata continuaram a crescer, e seu seio começou a doer tanto que ela não conseguia dormir. Dentro de um programa de tratamento paliativo para pessoas com câncer avançado, ela recebeu morfina. Finalmente, em 17 de julho, a dor levou Namata a procurar a clínica de câncer de mama em Mulago, aberta uma vez por semana, onde mais de cem mulheres aguardavam ser atendidas. Muitas são mandadas para casa semana após semana, com a orientação de voltarem outra hora. Mary Namata foi uma das poucas a ser examinada.
 
Médicos americanos que estavam visitando o hospital lhe deram esperança, mas disseram que seria importante tratá-la o quanto antes para reduzir o tamanho dos tumores antes da cirurgia que os extirparia. Um residente cirúrgico ugandense sugeriu que Namata fosse internada imediatamente. Namata disse que precisava encontrar alguém para cuidar de sua família, mas prometeu voltar.
 
Primeiros passos
O câncer de mama geralmente não é diagnosticado na África antes de chegar ao estágio 4, final, quando invadiu órgãos e ossos e não pode mais ser curado. Se os médicos pudessem descobrir a doença antes, poderiam melhorar em 30 pontos percentuais a chance de sobrevivência das pacientes, segundo o Relatório Mundial 2012 sobre Câncer de Mama do Instituto Internacional de Pesquisas sobre Prevenção.
 
De acordo com Okuku, para descobrir casos de câncer em estágios anteriores será preciso enviar profissionais de saúde à zona rural para ensinar e examinar mulheres.
 
Os diagnósticos anteriores na África não exigiriam mamografias. Em vez disso, especialistas esperam ensinar médicos a usar a ultrassonografia para examinar nódulos já observados pelas mulheres, identificando aquelas que precisam de tratamento com mais urgência.
 
Gertrude Nakigudde tinha 28 anos quando notou um nódulo. Imaginando que fosse jovem demais para ter câncer, só foi ao médico depois de um ano, quando já precisou de mastectomia e quimioterapia.
 
Ninguém a avisou que ela sofreria vômitos e perda de cabelos. Ela precisou comprar os medicamentos, seringas e luvas com dinheiro próprio. Uma vez seus medicamentos se deterioraram no calor e tiveram que ser jogados fora. Ninguém tinha lhe avisado que eles precisavam ser guardados na geladeira.
 
Os médicos lhe recomendaram radioterapia, mas a máquina estava quebrada.
 
A experiência pela qual passou levou Nakigudde a se unir a outras pacientes para formar a Organização ugandense de Apoio a Mulheres com Câncer, que hoje tem 50 membros.
 
Voluntárias aconselham outras mulheres e distribuem folhetos, sutiãs e próteses de mama. Sobretudo, procuram desfazer estigmas e desinformações e difundir a ideia de que o câncer de mama pode ser curado se for tratado em fase precoce.
 
Muitas mulheres do grupo foram abandonadas por seus maridos ou namorados porque têm câncer. Não são poucos os casos de mulheres que tentam manter a doença em segredo por temer que, se o fato for conhecido, ninguém vai querer se casar com seus filhos. Mulheres com apenas um seio às vezes são repudiadas, vistas como bruxas.
 
Mas, para as que de fato procuram ajuda médica, o acesso é difícil. O instituto de câncer não oferece cirurgia ou radioterapia. Para encontrar esses tratamentos, as mulheres precisam ir ao hospital Mulago, que possui o único equipamento de radioterapia do país. O grupo de Nakigudde procura expor o que descreve como sendo uma cultura de pagamento de propinas no hospital, que leva ao atraso ou à negação de tratamento.
 
Para Nakigudde, a esperança pode estar na ampliação do instituto de câncer. O número de pacientes que procuraram o instituto aumentou de 1.800 em 2011 para 2.800 em 2012. O instituto conta com seis oncologistas, os únicos do país.
 
O tratamento
Uma semana depois de ser atendida pelos médicos americanos, que desde então tinham partido, Mary Namata fez as malas e voltou ao hospital Mulago.
 
Imaginando que seria internada, levou uma mala, um garrafão de quatro litros de água e um colchonete com roupa de cama, já que os hospitais de Uganda não fornecem lençóis ou cobertores. A ativista Gertrude Nakigudde tinha falado dela aos médicos, e um cirurgião concordara em atendê-la. Conduzida por um membro do grupo, Namata abriu caminho nos corredores lotados.
 
Mas o cirurgião lhe mandou retornar na segunda-feira seguinte para ser submetida a uma mastectomia. Disse que o tratamento com medicamentos seria posterior à operação, contrariando a recomendação dos médicos americanos. Namata voltou para casa.
 
Na segunda, foi internada no hospital Mulago. Ali, aguardou por uma semana até ser examinada por outro cirurgião. Como tinham feito os médicos americanos, este lhe disse que seria melhor tomar remédios para tentar reduzir o tamanho dos tumores antes da cirurgia.
 
Namata começou a duvidar de que pudesse sobreviver. Mas conseguiu chegar ao instituto de câncer, onde começou a ser submetida à quimioterapia.
 
Ela telefona para Nakigudde quase todas as noites para receber conselhos sobre alimentação e ouvir que seus cabelos vão crescer novamente. Os medicamentos de que o instituto dispunha acabaram, então ela própria precisa comprar os remédios usados na quimioterapia.
 
Mas os tumores parecem estar encolhendo. Namata não precisa mais de morfina. Ela espera fazer a cirurgia em alguns meses. E reza para sobreviver.
 
The New York Times/ Folha de São Paulo

Com infiltrações, Hospital do Andaraí suspende cirurgias


Fachada do Hospital do Andaraí: obras da emergência estão paradas
Foto: Agência O Globo / Gabriel de Paiva/19-04-2013
 Agência O Globo Gabriel de Paiva/19-04-2013
Fachada do Hospital do Andaraí: obras da emergência estão paradas 
Vigilância Sanitária encontra irregularidades no setor de esterilização
 
RIO — O Hospital do Andaraí suspendeu todas as 21 cirurgias eletivas que deveriam ter sido realizadas na última sexta-feira. Procedimentos importantes, como desentupimento vascular de artéria, reconstrução de mama e hérnia umbilical, tiveram que ser cancelados após a Vigilância Sanitária estadual interditar a central de material e esterilização do hospital. De acordo com médicos, o setor tinha problemas de infiltração. A direção do Andaraí, por meio do Ministério da Saúde, informou que a regularização das cirurgias deve ocorrer até amanhã. Todos os procedimentos deverão ser remarcados.
 
— Há casos de pessoas com tumores esperando na fila há dois meses. Serão prejudicadas com a suspensão das cirurgias — disse um médico, que pediu para não ser identificado.
 
Elevador com pacientes e entulho
O defensor público da União Daniel Macedo contou que pediu a presença da Vigilância Sanitária no hospital depois que fez uma inspeção na unidade, em julho. Na ocasião, ele lembra que também constatou falta de insumos e medicamentos na unidade hospitalar.
 
— A pessoa que está doente na fila já sofre com a patologia, e a suspensão da sua cirurgia de forma inesperada traz mais um problema psicológico para ela — avalia o defensor que acrescenta: — O problema da falta de condições de atendimento no Andaraí, que é o pior dos seis hospitais federais do Rio, se arrasta há anos. Na minha última vistoria, um mesmo elevador foi flagrado transportando cadáver, paciente e entulho.
 
O defensor vai enviar ofício ao Ministério da Saúde pedindo informações sobre as cirurgias canceladas: a relação nominal dos pacientes, as patologias de cada um deles e as indicações cirúrgicas. Ele disse ainda que pedirá ao ministério que os doentes com os procedimentos suspensos sejam operados imediatamente em outras unidades da rede.
 
— As obras da emergência do hospital estão paradas. Até uma árvore cresceu no terreno. A maternidade está fechada há três anos. Faltam anestesistas. Os elevadores estão um caos — enumerou um outro médico, que também pediu para não ser identificado.
 
Por meio de nota, a Vigilância Sanitária estadual informou que determinou a interdição do setor de esterilização do Andaraí depois de ter constatado irregularidades em uma inspeção realizada anteriormente. “Para reabrir a central, a unidade deve cumprir as adequações solicitadas e, então, pedir uma nova inspeção que comprove que as exigências foram cumpridas”, diz a nota. O Hospital do Andaraí foi autuado e pode ter que pagar multa.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, até que todas as irregularidades estejam sanadas, a esterilização do material cirúrgico será feita em outras unidades da rede. Segundo o ministério, no último fim de semana e ontem — feriado dos servidores públicos — não estavam marcadas cirurgias eletivas, apenas procedimentos de emergência.
 
O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio, Jorge Darze, criticou o cancelamento das cirurgias:
— É uma medida paliativa que prejudica muita gente.
 
Em junho, agentes da Polícia Federal fizeram operação no Andaraí para apurar denúncia de desvio de medicamentos, depois que três servidores foram denunciados pelo Ministério Público Federal.
 
O Globo

Cientistas suíços criam mapa de resistência humana ao HIV

Trabalho permitiu visão da resistência imunológica ao vírus, o que poderá gerar novas terapias inspiradas nas defesas genéticas naturais do corpo humano
 
Um grupo de pesquisadores suíços elaborou o primeiro mapa de resistência humana ao vírus da Aids, que mostra a forma como o corpo luta naturalmente contra a doença, o que poderá permitir a criação de tratamentos personalizados. Cientistas da Escola Politécnica de Lausanne e do Hospital Universitário do Cantão de Vaud, na Suíça, publicaram na segunda-feira (29) os resultados do estudo conjunto sobre a doença na revista científica eLife.
 
Por meio do estudo, os cientistas verificaram mutações genéticas específicas e puderam reconhecer as variações registradas em algumas pessoas mais resistentes ao vírus e em outras mais vulneráveis, informação que poderá ser utilizada na criação de tratamentos individualizados. Com a ajuda de um computador potente, os investigadores cruzaram mais de 3 mil mutações no genoma humano do vírus com mais de 6 milhões de variações do genoma de 1.071 pessoas soropositivas.
 
Um dos investigadores, Jacques Fellay, disse que o corpo humano desenvolve sempre estratégias de defesa contra o HIV mas, infelizmente, o “genoma do vírus muda rapidamente devido a milhões de mutações por dia”, o que dificulta a tarefa de lutar contra ele.
 
De acordo com os autores do estudo, o trabalho permitiu uma visão mais completa dos genes humanos e da resistência imunológica ao vírus, o que poderá gerar novas terapias inspiradas nas defesas genéticas naturais do corpo humano.
 
SaudeWeb

Alerta: Anvisa suspende lotes de medicamentos e produtos médicos

Por falta de registro, sistemas de terapia, pomadas e produtos de limpeza deverão deixar mercado em até 90 dias
 
A Anvisa determinou na segunda-feira (28) a suspensão da importação, comercialização, distribuição, uso e divulgação dos produtos Sistema de Terapia VAC Via Negative Pressure Wound System e VAC Instill Therapy Unit, fabricados e distribuídos pela empresa Efe Consultoria e Importação. A empresa não possui registro ou notificação na Agência.
 
Também foi suspensa a fabricação, comercialização, distribuição e uso, bem como a proibição da divulgação de todos os produtos fabricados pela empresa Pomada Síria Cosméticos. A empresa também não possui registro ou notificação na Anvisa.
 
A empresa Digiex Tecnologia Digital também foi suspensa de fabricar, comercializar, distribuir e divulgar produtos. A medida ocorreu após a constatação da comercialização de itens sem registro ou cadastro.
 
Os produtos fabricados pela empresa Prolimpel Produtos de Limpeza também estão suspensos. A empresa citada não possui autorização de funcionamento (AFE) e comercializava, irregularmente, produtos sem registro ou cadastro.
 
Recolhimento
A Anvisa também anunciou o recolhimento voluntário de lotes (09B024, 09B078, 09D085, 09E052, 09H070, 09D026, 09N027, 09N028 e 09N029) do produto Infusores Baxter (sistema de infusão portátil em elastômero), modelos 2C1071KJP (Infusor 1 Dia), 2C1075KJP (Infusor 2 Dias) e J2C1075J. Os produtos apresentaram vazamento entre tampa e Leur e foram fabricados e distribuídos, respectivamente, pelas empresas Baxter Healthcare Corporation e Baxter Hospitalar Ltda.
 
Interdições
A Anvisa interditou cautelarmente, em todo o país, o lote 13E87A do medicamento Cloridrato de Propanolol 40mg, genérico, fabricado pela empresa Prati Donaduzzi & Cia e com validade até 04/2014. O lote em questão apresentou resultados insatisfatórios nos ensaios de doseamento e uniformidade de conteúdo.
 
Também foi determinada a interdição cautelar do lote UICA 06 do produto Açúcar Cristal Peneirado, marca Guarani, fabricado pela empresa Açúcar Guarani SA e com validade até 24/01/2014. A medida é em virtude dos resultados insatisfatórios quanto aos ensaios de características sensoriais e pesquisa de sujidades pesadas ferromagnéticas.
 
Interdições cautelares vigoram pelo prazo de 90 dias a partir da data de publicação no Diário Oficial da União. Para visualizar todas as suspensões, recolhimentos e interdições publicadas na segunda-feira (28).

SaudeWeb

Conheça nove dicas para prevenir problemas de coluna

Conheça nove dicas para prevenir problemas de coluna RBS TV/Divulgação
Foto: RBS TV / Divulgação
Manter os músculos das costas fortes é uma das formas de prevenir
 os problemas
Alimentação, exercícios físicos e boa postura corporal são alguns dos cuidados
 
Como a coluna é um sistema complexo de ossos, nervos, músculos, discos e outros tecidos, mantê-la saudável é possível, mas requer alguns cuidados. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Norte-Americana de Coluna - "9 for Spine" sugere formas de prevenir os problemas na coluna.
 
Confira:
 
1) Exercite-se regularmente para melhorar a saúde e reduzir as chances de dor nas costas
Para se manter saudável, sua coluna precisa de um regime regular de alongamento, fortalecimento e exercícios de condicionamento aeróbico como natação, yoga, musculação e caminhadas. De acordo com o neurocirurgião especialista em coluna Eduardo Iunes, sem exercício, os músculos podem ficar fracos e sem condicionamento, o que pode levar a dores nas costas e a lesões.
 
2) Não fume
Muitos especialistas em coluna relatam que os fumantes são mais propensos a sofrerem com dor nas costas do que os que não fumam. Acredita-se que o fumo restringe o fluxo de sangue para os discos que amortecem as vértebras, reduz a absorção de cálcio e impede o crescimento de novos ossos, segundo Iunes.
 
3) Mantenha um peso corporal saudável
O peso extra, particularmente quando concentrado na região abdominal, muda o centro de gravidade do corpo, deslocando-o para frente e realizando uma tensão desnecessária sobre os músculos das costas e dos tecidos circundantes. Por outro lado, a magreza extrema, que pode ser acompanhada por baixa massa óssea, também coloca o paciente em risco de desenvolver osteoporose. A indicação do especialista é contar com acompanhamento médico para determinar e manter o peso ideal durante a vida.
 
4) Mantenha os músculos das costas fortes
Músculos fracos e sem condicionamento no abdômen e nas costas não oferecem um apoio apropriado à coluna, podendo levar ao aparecimento de dor e ao risco de lesões. É preciso buscar o fortalecimento da musculatura desta região do corpo, praticando exercícios, com orientação médica, que visem alongar e fortalecer as costas e os músculos abdominais, como yoga ou pilates.
 
5) Observe as orientações de mecânica corporal quando você se levantar e se abaixar
Se você deve levantar ou mover algo pesado, faça isto com segurança. Encontre um parceiro para compartilhar a carga. Em vez de puxar ou levantar um objeto pesado, empurre-o.
 
6) Verifique e altere a sua postura frequentemente ao usar seu laptop, smartphone ou tablet
O uso de tablets, smartphones e laptops por um período prolongado diariamente pode causar dor no pescoço e tensão nas costas. Segundo Iunes, se você deseja limitar a sua dor nas costas, limite também o uso da parafernália eletrônica. Para quem precisa usar seus gadgets, mantenha uma postura neutra na coluna e observe se a tela está na altura dos olhos, sempre que possível. Assim que você completar 30 minutos de uso, levante-se, espreguice-se e faça uma pausa no uso dos eletrônicos, quebrando assim a atividade mecânica do corpo.
 
7) Reduza o estresse
Há uma forte ligação entre estresse e a dor na coluna. A resposta do organismo ao estresse pode ser dada pela tensão muscular nas costas, que pode causar espasmos dolorosos. No manejo da dor crônica nas costas, é fundamental reduzir o estresse tanto quanto possível, mesmo que isso signifique desligar o smartphone após o trabalho, ir a um terapeuta, aprender técnicas de relaxamento ou praticar exercícios físicos mais regularmente. Gerenciar bem o estresse pode ajudar a prevenir que a dor nas costas ocorra, alerta o médico.
 
8) Mantenha os ossos fortes e saudáveis, tomando cálcio, vitamina D e praticando exercícios
Como a coluna tem 33 dos 206 ossos do nosso corpo, a saúde geral está ligada à saúde óssea. Para reduzir a chance de sofrer com osteoporose, verifique com seu médico se você precisa tomar suplementos de cálcio e/ou vitamina D e faça exercícios com regularidade.
 
9) Moderação! Se você não pratica exercícios físicos com frequência, nada de exagerar nas práticas esportivas no fim de semana
Se você trabalha duro de segunda a sexta, não faça exercícios intensos ou todas as tarefas domésticas no fim de semana. De acordo com o especialista, a melhor aposta para se manter saudável e livre de dor na coluna é manter o mesmo ritmo, durante toda a semana, em suas tarefas e nos exercícios físicos. Um regime regular de alongamento, musculação e exercícios aeróbicos de condicionamento são melhores para a coluna do que uma única explosão de exercício intenso no sábado.
 
Zero Hora