Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Implante ocular desenvolvido pela USP tratará doenças que causam cegueira

Adicionar legenda
Dispositivo tem aproximadamente o tamanho da ponta de um lápis
 
Um implante intraocular desenvolvido pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo se mostrou eficaz para tratar doenças que podem provocar cegueira e para melhorar a visão dos pacientes, anunciou nesta terça-feira (19) o centro universitário.
 
O implante tem aproximadamente o tamanho da ponta de um lápis e é formado pela associação de um componente biodegradável (PLGA) associado a um medicamento, neste caso, a dexametasona. Implantado dentro do olho, a inovação libera gradativamente o medicamento, o que garante que o fármaco se dissolva no olho durante um período de seis meses sem necessidade do uso diário de colírios ou medicamentos orais.
 
Fruto de dez anos de pesquisa, a novidade foi testa com sucesso em dez pacientes que participaram do estudo clínico no HCFMRP. Os resultados mostraram que a inovação atua em doenças vasculares da retina que levam à redução da visão e, em casos mais avançados, à cegueira, informou a universidade em comunicado.
 
A técnica foi desenvolvida por uma equipe comandada pelo oftalmologista Rubens Siqueira especialmente para tratar uveíte, retinopatia diabética, toxoplasmose ocular, degeneração macular (relacionada à idade), retinite por citomegalovírus e endoftalmite. O trabalho contou ainda com a participação da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
Está previsto para janeiro o início da segunda fase do estudo. Nesta etapa o implante será testado em 50 pacientes. O professor Rodrigo Jorge, que também participa da pesquisa, declarou que, uma vez aprovado, o tratamento poderá beneficiar vários pacientes portadores diversas doenças da retina, que afetam principalmente a população mais idosa, entre 50 e 70 anos. Ainda de acordo com o professor, essas doenças atingem cerca de 30 milhões de pessoas atualmente no Brasil.
 
A ideia inicial é de que o tratamento seja destinado a doenças da retina, porém o implante poderá futuramente ser utilizado também no tratamento de doenças em outros órgãos e tecidos do corpo. O Brasil ainda não possui qualquer tecnologia similar. Nos Estados Unidos e na Europa, no entanto, um dispositivo semelhante, chamado de OZURDEX, custa cerca de R$ 6,2 mil, mas a venda ainda não foi liberada no Brasil.
 
O preço da nova tecnologia ainda não foi definido. Contudo, o professor Rubens Siqueira acredita que a grande vantagem do produto nacional com relação ao estrangeiro será o custo mais baixo e a maior facilidade de implantação no olho, pois foi desenvolvido com um diâmetro menor que o produto importado. O implante intraocular também beneficiará à medicina veterinária.
 
Além do tratamento oftalmológico, ele poderá atuar em outras doenças, utilizando o mesmo sistema de liberação de fármacos. Uma das vantagens é a facilidade de aplicação, nos animais domésticos. Já nos selvagens, criados em zoológicos ou criadouros, onde a contenção para tratamento pode apresentar risco de morte para algumas espécies, os sistemas de liberação de fármacos podem ser decisivos para manutenção da visão ou cura de doenças.
 
Outro benefício é a possibilidade de liberar apenas a quantidade exata de medicamento, permitindo maior eficiência no controle de doenças. Doenças oculares representam até 80% dos casos de oftalmopatias diagnosticados em caninos, felinos, equinos e bovinos. Os resultados do estudo foram apresentados neste ano durante o Congresso Internacional da Sociedade Americana de Especialistas em Retina, que aconteceu em Toronto, no Canadá. 

EFE

Mulher quase morre após seio ficar 10 vezes maior

Reprodução/The Sun
Material tóxico quase atingiu o sangue de mulher de 35 anos
Seio de mãe de três filhos inchou após implante e toxina quase atingiu sangue
 
Leah Suchecki, 35 anos, foi levada às pressas para uma cirurgia de emergência depois de um de seus seios ter aumentado dez vezes mais que o normal. A informação é do jornal inglês The Sun desta terça-feira (19).
 
De acordo com o jornal, o seio da mãe de três filhos inchou após a “explosão” de um implante mamário.
 
Segundo os médicos, o material era tóxico e poderia matar. Porém, ela deu entrada no hospital e foi operada antes que seu sangue fosse envenenado.
 
Cuidados com tamanho do silicone
O cirurgião plástico Mauro Speranzini, da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), explica que o papel da cirurgia plástica é fazer a mulher "se sentir melhor e aumentar sua autoestima”. Porém, elas devem tomar cuidados especiais sobretudo com o tamanho escolhido.
 
— Há mulheres que não têm nada, que têm o tórax parecido com de um homem. Em relação ao tamanho, não se deve buscar seios que servem para chamar atenção de outras pessoas, como por exemplo, ter mamas grandes com o intuito de aparecer na mídia. Mamas grandes podem provocar problema de coluna, na região torácica e no pescoço.
 
Além disso, para o cirurgião Ruben Ribeiro Penteado, também membro titular da SBCP, quando o tamanho “passa do limite”, a prótese pode forçar a pele e até a cicatriz  que se forma pós-cirurgia.
 
— As primeiras consequências são estrias e flacidez. Aumenta-se também a possibilidade de os seios caírem e, assim, perder o resultado da cirurgia. Há casos em que o organismo acaba expulsando a prótese para fora do corpo. Isso acontece porque quanto mais "forçada" estiver a região, mais o organismo vai reagir contra aquilo. É algo completamente antinatural.
 
R7

ONU diz que apenas metade das pessoas com HIV tem ciência do contágio

KENZO TRIBOUILLARD/AFP
Falta de conhecimento sobre o contágio prejudica o início do
tratamento dos pacientes com HIV
Falta de conhecimento da doença impede o início adiantado do tratamento aos pacientes
 
Apenas metade da população mundial que vive com HIV é consciente disso, um fato que impede o início adiantado de um tratamento anti-retroviral, que, nos países de baixa renda, é realizado apenas por 34% das pessoas que o necessitam, segundo o Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).
 
Apesar dos avanços para reduzir os novos contágios de HIV - 33% a menos entre 2001 e 2012 - o número de novos casos dobrou no Oriente Médio e no Norte da África, uma tendência que também é vista na Europa Oriental e na Ásia Central, onde os casos aumentaram 13% desde 2006.
 
Nesta quarta-feira (20), o diretor-executivo da Unaids, Michel Sidibé, comentou o assunto na apresentação de um relatório em Genebra.
 
— Embora tenha havido um progresso rápido em grandes partes do mundo, há sinais preocupantes que indicam que algumas regiões não estão em um bom caminho para cumprir os compromissos globais para prevenir o HIV.
 
Sidibé chamou a atenção para o fato de que muitas dessas novas infecções ocorrem em locais onde há "acesso insuficiente" aos serviços básicos para prevenção do HIV e onde "populações-chave", como homossexuais, viciados em drogas, transexuais e prostitutas, são marginalizadas.
 
— Ainda temos 60% dos países com leis que impedem o acesso à prevenção eficaz contra o HIV ou tratamentos para esses grupos.
 
Segundo dados da Unaids, para homens que mantêm relações sexuais com outros homens, a probabilidade de serem contagiados com HIV é 22 vezes maior. Eles representam o grupo populacional que mais contribuiu para o aumento de novas infecções em regiões como a Ásia.
 
O relatório alerta para o aumento de "práticas sexuais de risco" em alguns países africanos, como o aumento de parceiros sexuais (Burkina Fasso, Congo, Etiópia, África do Sul ou Tanzânia) ou a diminuição do uso de preservativos (Custo de Marfim, Níger, Senegal ou Uganda) .
 
A violência de gênero é outro fator de impacto sobre os contágios pelo HIV, já que, de acordo com dois estudos em Uganda e na África do Sul, as mulheres que sofreram violência sexual por seus parceiros apresentavam uma chance 50% maior de serem infectadas, um risco que se torna ainda maior entre viciadas em drogas, prostitutas e transexuais. Sidibé alerta para os números alarmantes de mulheres infectadas.
 
— A cada hora, 50 mulheres jovens são infectadas pelo HIV no mundo.
 
 No caso das pessoas que usam drogas injetáveis, cerca de 10% do total de pessoas que vivem com HIV, as porcentagens variam muito de uma região para outra, passando de 5% na Europa Oriental ou 28% na Ásia até 40% em alguns países.
 
Em relação às crianças, o relatório observa que nos países mais afetados pela pandemia de Aids só três em cada dez crianças menores de 15 anos estão recebendo tratamento anti-retroviral, mesmo com os progressos registrados para reduzir a transmissão do HIV de mãe para filho. Em 2012, 647 mil menores de 15 anos recebiam tratamento anti-retroviral, embora a cobertura destes tratamentos entre as crianças infectadas, 34%, ainda seja a metade do nível registrado entre adultos, 64%.
 
Apesar dos avanços na concepção de tratamentos específicos e eficazes para crianças com HIV, a Unaids disse que o desafio ainda é o diagnóstico precoce dos casos de infecção entre crianças menores de 15 anos. Em nível global, o relatório destaca avanços significativos na luta contra a Aids, já que o número de novos contágios em 2012 foi de 2,3 milhões, o número mais baixo desde meados dos anos 90. No entanto, 35,3 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo todo.

EFE

Relatório mostra aumento do uso de antidepressivos na última década

O uso de antidepressivos cresceu na última década, anunciou nesta quarta-feira a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), um aumento que pode ser explicado parcialmente pela sensação de insegurança provocada pela crise econômica.
 
Em seu relatório anual sobre o panorama da saúde em seus países-membros, a (OCDE) acrescentou que o aumento da intensidade e da duração dos tratamentos são outros dos fatores que estão por trás dessa alta.
 
Os dados recolhidos apontam que, frente as cerca de 30 prescrições em 2000, em 2011, último ano comparado, a média aumentou para 56 para cada mil habitantes. Islândia, Austrália e Canadá lideram a lista de países com consumo mais elevado, à razão de 106, 89 e 86 doses, respectivamente, para cada mil, enquanto Coreia (13), Chile (13) e Estônia (18) estão no extremo oposto.
 
Acima da média Noruega (58), Espanha (64), Bélgica (70), Finlândia (70) e o Reino Unido (71), país cujo aumento se vincula diretamente com a maior duração dos tratamentos. A OCDE aponta que estão sendo prescritos antidepressivos para formas mais leves de depressão como ansiedade e fobia social, e ressalta que a pertinência de seu uso despertou reservas.
 
O fato de esses remédios terem se tornado mais aceitos socialmente, e que sejam receitados quando aparecem os primeiros sintomas da depressão, também tem papel determinante na alta de consumo. O OCDE acrescentou que o aumento "pode ser parcialmente explicado pela sensação de insegurança provocada pela crise econômica", e cita como exemplo países como Espanha e Portugal.
 
O consumo de antidepressivos por habitante cresceu 20% entre 2007 e 2011 em Portugal, e na Espanha 23%, números inferiores a alta de 28% registrada nos quatro anos anteriores.
 
O fator econômico não é, no entanto, determinante se for levado em conta que países como a Alemanha, "menos afetados pela crise e com uma recuperação muito mais rápida", experimentaram um aumento de prescrições de 46% entre 2007 e 2011.
 
Outros remédios que tiveram um aumento significativo de consumo na última década são os contra hipertensão, que praticamente dobraram para 339 receitas para cada mil habitantes, e contra o colesterol, que passaram de 30 em 2000 para 91 em 2011, segundo a OCDE.

EFE

Remédios na gravidez: pode?

Pode, e, às vezes, deve. O problema é quando a gestante pratica a automedicação ou busca informações no lugar errado
 
O desastre da talidomida no início dos anos 1960 deixou milhares de bebês com membros deformados porque suas mães inocentemente tomaram uma pílula para dormir que era considerada segura durante a gravidez. As consequências são bem conhecidas, e um número incontável de grávidas passou a evitar qualquer tipo de medicamento, temendo que isso pudesse colocar em risco o desenvolvimento do bebê.
 
Fiquei aterrorizada em dezembro de 1968 quando, durante as primeiras semanas de gestação, desenvolvi uma pneumonia dupla e fui tratada com codeína e antibióticos. Antes de tomar a primeira dose, liguei para meu obstetra, que me disse para tomar o que haviam prescrito, "garantindo" que, se eu morresse de pneumonia, o bebê não iria nem nascer.
 
Nas décadas seguintes, perigos relacionados à gravidez foram ligados a muitas substâncias médicas: medicamentos controlados, liberados e fitoterápicos. Contudo, as últimas descobertas sobre o uso de medicamentos durante a gravidez geraram uma nova onda de preocupação entre os especialistas. Ao longo dos últimos 30 anos, o uso de medicamentos controlados durante o primeiro trimestre de gestação, quando os órgãos do feto estão se formando, cresceu mais de 60%. Cerca de 90% das grávidas tomam ao menos um medicamento e 70% tomam ao menos um medicamento controlado, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, sigla em inglês).
 
Desde o fim dos anos 1970, a proporção de mulheres grávidas que tomam quatro ou mais medicamentos cresceu mais de 100%. Quase uma em cada 10 mulheres consome medicamentos fitoterápicos durante o primeiro trimestre de gestação.
 
Cada vez mais mulheres presumem ingenuamente que estão seguras, automedicando-se com remédios liberados, mas que antigamente eram vendidos apenas sob prescrição médica. O FDA estima que 10% ou mais dos defeitos congênitos sejam causados por medicamentos tomados durante a gestação.
 
—Parece que nossa sociedade se esqueceu de que medicamentos trazem riscos. Muitos medicamentos liberados foram colocados nas prateleiras sem qualquer estudo prévio sobre os possíveis efeitos durante a gestação — afirmou o Allen A. Mitchell, professor de epidemiologia e pediatria da Faculdade de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Boston.
 
O progresso médico contribuiu para a tendência, afirmou Mitchell. Diversas condições, como a depressão, agora são reconhecidas como doenças que precisam de tratamento. Medicamentos foram desenvolvidos para tratar condições para as quais não havia tratamento anteriormente e algumas condições, como o diabetes tipo 2 e a hipertensão, tornaram-se mais comuns.
 
Dr. Google não é recomendado
Agora, surgiu uma nova preocupação: ignorando conselhos médicos, um número cada vez maior de mulheres está usando a internet para determinar se o remédio que estão tomando é seguro para o feto.

Um estudo sobre "listas de medicamentos seguros para a gravidez", publicado em janeiro na versão online da publicação Pharmacoepidemiology and Drug Safety, revelou 25 sites com inconsistências óbvias e informações frequentemente falsas, baseadas em "evidências inadequadas".
 
O relatório foi preparado por Cheryl S. Broussard, do CDC, com coautores de Emory, da Universidade do Estado da Geórgia, da Universidade da Columbia Britânica e do FDA. "Dos medicamentos aprovados para consumo nos Estados Unidos entre 2000 e 2010, mais de 79% não haviam publicado estudos com seres humanos que avaliassem o risco teratogênico (a possibilidade de defeitos congênitos), e 98% publicaram dados insuficientes para caracterizar esse risco", escreveram os autores.
 
Mas isso não impediu esses 25 sites de classificarem 245 medicamentos como "seguros" para gestantes, o que "pode encorajar o uso de medicamentos durante a gravidez, mesmo quando não são necessários", sugeriram os autores.
 
Além disso, as informações às vezes eram contraditórias. "Vinte e dois dos produtos listados como seguros por um ou mais sites constavam na lista dos não seguros em pelo menos outro site", revelou o estudo.
 
A questão do tempo era frequentemente ignorada: um medicamento que pode afetar a formação dos órgãos do feto pode se tornar seguro em um momento posterior da gravidez. Já outros (como o ibuprofeno, por exemplo) que são seguros no início da gestação, tornam-se cada vez mais perigosos com o passar do tempo, aumentando os riscos de sangramento excessivo.
 
Apenas 13 desses sites encorajavam as mulheres a consultar os médicos antes de parar ou de começar uma medicação.
 
Gravidez e depressão
Os autores do estudo notaram que os médicos também são frequentemente mal informados sobre os riscos relacionados a diversos medicamentos. Uma mulher que conheço foi aconselhada a deixar de usar antidepressivos durante a gravidez, enquanto outra ouviu que deveria continuar tomando o medicamento.
 
— Em muitos casos, a melhor aposta para a mãe é continuar tomando o remédio — afirmou Siobhan M. Dolan, obstetra e geneticista da Faculdade de Medicina Albert Einstein.
 
Siobhan afirmou que se a mulher está deprimida durante a gravidez, o risco de depressão pós-parto é ainda maior e ela pode ter dificuldades para se identificar com o bebê. A médica, que, ao lado de Alice Lesch Kelly é autora de Healthy Mom Healthy Baby, enfatizou a importância de calcular benefícios e riscos na hora de decidir se e quais medicamentos devem ser consumidos durante a gestação.
 
— Antes de engravidar, mulheres que estejam tomando um ou mais medicamentos para tratar alguma condição devem tentar diminuir para apenas um medicamento. Dos vários medicamentos disponíveis para tratar determinada condição, existe alguma escolha ideal? Algo que tenha menos chances de prejudicar o bebê ou a mãe? — afirmou Siobhan.
 
A médica alertou para o perigo de presumir que um remédio considerado "natural" ou "fitoterápico" seja seguro. Praticamente nenhum foi testado em relação aos perigos durante a gestão.
 
Medicamentos proibidos
Entre os medicamentos que as mulheres devem evitar a qualquer custo — começando em alguns casos até mesmo três meses antes do início da gestação — estão:
 
- Isotretinoína (Accutane, entre outros), utilizada contra a acne.
 
- Ácido valproico, contra convulsões.
 
- Lítio, usado no tratamento do distúrbio bipolar.
 
- Tetraciclina, enzima conversora de angiotensina (ECA).
 
- Antagonistas dos receptores da angiotensina para a hipertensão.
 
Dicas:
Siobhan M. Dolan
Obstetra e geneticista da Faculdade de Medicina Albert Einstein
 
"Muitos medicamentos que não são recomendados durante a gravidez podem ser substituídos por alternativas de baixo risco."
 
Cheryl S. Broussard
Especialista do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos
 
"Mulheres que estejam grávidas ou pensando em engravidar deveriam falar sobre os riscos diretamente com os médicos antes de tomar qualquer medicamento."
 
The New York Times/Zero Hora

Câmara aprova projeto de lei que libera venda de anfetaminas proibidas em 2011

Câmara aprova projeto de lei que libera venda de anfetaminas proibidas em 2011 Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
Proposta que libera a produção e a venda em todo o país, sob
 prescrição médica, de inibidores de apetite anfetamínicos
Inibidores de apetite foram retirados de mercado por determinação da Anvisa
 
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, em caráter conclusivo, proposta que libera a produção e a venda em todo o país, sob prescrição médica, de inibidores de apetite anfetamínicos (anorexígenos): anfepramona, femproporex e mazindol. Em outubro de 2011, esses medicamentos foram retirados do mercado por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
O texto inicial da proposta, Projeto de Lei 2431/11, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), pretendia revogar a decisão da agência, ao impedir a Anvisa de vetar a produção e a comercialização dos anfetamínicos. Mas o relator na CCJ, deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ), preferiu recomendar a aprovação do texto com as emendas adotadas pela Comissão de Seguridade Social e Família — a única a analisar o mérito da matéria.
 
— Em vez de proibir a Anvisa de vetar a elaboração e venda dos anorexígenos enumerados, como previa a proposta original, a solução mais certa é autorizar diretamente, por meio de um projeto de lei, a produção, comercialização e também o consumo, sob prescrição médica, desses medicamentos — explicou o relator.
 
Trâmite
Como tramita em caráter conclusivo, o texto aprovado pode seguir direto para a análise do Senado. Mas, como houve divergências na CCJ com relação à constitucionalidade do projeto, o presidente do colegiado, deputado Décio Lima (PT-SC), já anunciou que vai sugerir ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que leve o debate para o plenário.
 
Lima concorda com a tese defendida por alguns parlamentares de que a melhor maneira de tratar do assunto seria por meio de um projeto de decreto legislativo (PDC). Segundo o presidente da CCJ, a questão principal é saber se a solução aprovada nesta terça, um projeto de lei, pode cercear a atividade de uma agência reguladora, como é o caso da Anvisa.
 
Discussão
Durante a discussão da matéria, alguns parlamentares discordaram da proibição determinada pela Anvisa e afirmaram que é preciso manter o acesso a remédios de combate à obesidade. Já outros defenderam o papel da agência de regular o setor e restringir o uso de alguns medicamentos.
 
Contrário à proibição dos emagrecedores derivados de anfetamina, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) citou como exemplo sua própria experiência de ter usado inibidores de apetite para emagrecer 12 quilos. Segundo o parlamentar, a Anvisa não deve vetar o uso, mas regular quando os medicamentos serão aplicados e em quais dosagens.
 
Já o deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), que apresentou voto em separado, argumentou que não é necessário nenhum notório conhecimento para entender que a Constituição reserva poderes ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, por delegação, à Anvisa para controlar e fiscalizar qualquer tipo de medicamento, entre os quais estão os anorexígenos.
 
— Não bastasse essa competência, translúcida, a Constituição ainda afirma, explicitamente, que cabe ao Sistema Único de Saúde executar as ações de vigilância sanitária, nos termos da lei — declarou Almeida.

Estadão

10 dicas: clima quente e os cuidados com a alimentação

As temperaturas estão cada vez mais altas
 
Para garantir saúde e bem estar nesta fase do ano, é fundamental prestar atenção ao seu prato e deixar um copo de água sempre à vista. Pensando nisso, separamos algumas dicas básicas para você não esquecer de se cuidar até o final do verão.
 
Confira:
1 . Não deixe de comer a cada três horas. Tente fazer pelo menos cinco refeições por dia.
 
2 . Seu prato deve ser sempre colorido. Varie entre as frutas, verduras e legumes de sua preferência.
 
3 . Evite frituras e alimentos muito gordurosos.
 
4 . Não espere sentir sede. Beba pelo menos 2 litros de água por dia.
 
5 . Muitos dos sais minerais são perdidos com a transpiração. Para repor, consuma sucos de frutas naturais e água de coco.
 
6 . Substitua os refrigerantes pelos sucos naturais ou a água de coco.
 
7 . Evite ingerir líquidos durante as refeições e facilite a digestão. Clique aqui e anote uma receita de chá digestivo.
 
8 . Prefira carnes magras ou brancas que sejam cozidas, grelhadas ou assadas.
 
9 . Na hora de temperar a salada, evite molhos prontos e maionese. Azeite, limão e vinagre são boas opções. Não exagere no sal.
 
10 . Alimentos à base de leite, gordura e ovos precisam de refrigeração adequada, então tenha cuidado com possíveis intoxicações alimentares.
 
Universo Jatobá

Concurso Prefeitura de Reserva do Cabaçal - MT

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Reserva do Cabaçal, no estado do Mato Grosso, lançou edital nº 01.01/2013 de concurso público, para contratação de 44 profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os aprovados trabalharão em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais e receberão salários de até R$ 10.800,00. Do total de oportunidades,  5%  serão destinadas aos portadores de deficiência.
 
Cargos
Agente de fiscalização sanitária, agente de serviços gerais, assistente administrativo, auditor público interno, contador, eletricista em manutenção de rede elétrica de baixa e alta tensão, enfermeiro, farmacêutico generalista, mecânico, médico clínico geral, motorista categoria d/e, operador de máquina de esteira/moto niveladora e /ou máquinas pesadas, pedreiro, procurador jurídico, professor de educação especial/educação infantil/creche, recepcionista, técnico em enfermagem e técnico em laboratório.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até às 23h59mino dia 09 de dezembro de 2013, no site www.saber.srv.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30
Nível médio e professor: R$ 60
Nível superior: R$ 100
 
Provas
O concurso será composto de prova objetiva, aptidão prática, títulos e exame médico pré-admissional.
 
A prova objetiva, a aptidão prática (Operador de Máquina de Esteira/Motoniveladora e/ou máquinas pesadas) e a prova de títulos (aos cargos de Professor de Educação Especial e Professor de Educação Infantil / Creche) serão realizadas na data provável de 22 de dezembro de 2013, em horário e local a ser divulgado no edital de homologação das inscrições.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir das 21 horas do dia 22 de dezembro de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do Concurso Público será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Heliópolis - BA

A Prefeitura de Heliópolis, cidade localizada no estado da Bahia, lançou o edital 01/2013, de concurso público, destinado ao provimento de vagas para todos os níveis de escolaridade, por vencimentos de até R$ 3.505,26 e jornada de 20 a 40 horas semanais. O concurso público será executado pela Seprod - Serviços de Processamento de Dados.
 
As oportunidades são para Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Motorista (Categoria D), Operador de Retroescavadeira, Operador de Motoniveladora, Agente de Endemias, Auxiliar em Saúde Bucal, Assistente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório, Professor Nível I, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico (Ginecologista, Pediatra e Psiquiatra), Nutricionista, Odontólogo e Psicólogo.
 
Segundo o cronograma do certame, a inscrição será realizada até 02 de dezembro de 2013, pelo site http://www.seprod.com.br. As taxas oscilam entre R$ 35 e R$ 85. 
 
A seleção para os cargos compreenderá exame para aferir conhecimentos e habilidades, mediante aplicação de prova objetiva, para todos os cargos, prova prática, apenas para os cargos de Motorista, Operador de Retroescavadeira e Operador de Motoniveladora, além de prova de títulos, somente para nível superior e Professor. 
 
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 05 de janeiro de 2014 e o gabarito será anunciado no dia 07 de janeiro. De acordo como edital, o prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Prefeitura de Nova Esperança do Sul - RS

A Prefeitura de Nova Esperança do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de concurso público n° 001/2013, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda. O certame oferece 04 vagas para os cargos de Engenheiro Civil, Inspetor Tributário, Médico e Médico do ESF (níveis médio e superior). Os salários variam de R$ 1.117,38 a R$ 3.140,78, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 08 de dezembro de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 60 a R$ 100, de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 11 de janeiro de 2014, no Município de Nova Esperança do Sul, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 18 de dezembro de 2013.
 
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Município de Nova Esperança do Sul.

SANEROM de Rolim de Moura - RO abre vagas

Com a finalidade de contratar Biólogo e Engenheiro civil/sanitarista, a Autarquia de Saneamento Rolim de Moura - SANEROM lançou edital n° 001/SANEROM/2013 de processo seletivo, para disponibilizar 02 vagas em cargos de nível superior, por salário de até R$ 1.849,44.
 
As inscrições serão recebidas nos dias 25 e 26 de novembro de 2013, das 08h às 13h30, na Autarquia de Saneamento Rolim de Moura - SANEROM, situada na Av. Porto Velho nº 3117- Bairro Jardim Tropical, anexo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Comprovante de escolaridade;
  • Certidão de nascimento dos dependentes;
  • Comprovante do tempo de serviço na área de docência do ensino regular, podendo ser certidão de tempo de serviço, Registro de Contrato de trabalho na carteira de trabalho e Previdência Social - CTPS e contrato de trabalho;
  • Cédula de identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Atestado de Sanidade Física e mental;
  • PIS ou PASEP;
  • Se do sexo masculino, comprovante de estar quite com as obrigações militares;
  • Titulo Eleitoral;
  • Comprovante de estar quite com a justiça eleitoral;
  • Declaração, nos termos do parágrafo único do art. 245 da Lei Complementar n° 003/2004 que não possui qualquer vínculo com a administração Pública Direta ou Indireta.
O certame constará de prova de títulos, a serem analisados nos dias 27 e 28 de novembro de 2013. Devendo ser publicado no dia 29 de novembro de 2013 o resultado da análise.
 
O processo seletivo terá validade de 06 meses, podendo haver prorrogação do contrato por igual período desde que computado todo o período do contrato este não exceda ao prazo máximo de um ano.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 19 de novembro de 2013, pág. 53 a 56.

Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha - RS prorroga inscrição

Foi divulgado o extrato do edital nº. 15/2013 para a realização de processo seletivo, no município de Santo Antônio da Patrulha, no estado do Rio Grande do Sul. A seleção tem como objetivo o preenchimento de 05 vagas nas funções de Agente Comunitário de Saúde e Médico Comunitário. A remuneração pode chegar a R$ 9.439,39, por jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas de forma gratuita pelo Setor de Atendimento ao Cidadão, junto à sede do município, situado na Av. Borges de Medeiros, 456, até às 18 horas do dia 22 de novembro de 2013.
 
O processo seletivo será realizado por meio de análise de currículo. As contratações serão pelo prazo determinado de 6 meses, renováveis por igual período ou para atender tempo remanescente de contratos rescindidos.
 
O extrato do edital está disponível no site www.pmsap.com.br e também publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, de 19 de novembro de 2013, pág. 3 e 4.

Concurso Prefeitura de Belmonte - BA

No estado da Bahia, a Prefeitura de Belmonte divulgou edital de concurso público nº 001/2013, que pretennde ocupar 138 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos variam de R$ 678,00 a R$ 4.000,00. 
 
Cargos: Agente administrativo, agente de portaria, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de nutrição, auxiliar de serviços gerais, carpinteiro, coordenador pedagógico, encanador, enfermeiro, eletricista, fisioterapeuta, inspetor de vigilância sanitária/ambiental, mecânico, médico (anestesista, ginecologista, obstetra, pediatra e urologista), veterinário, motorista, operador de computador, professor, recepcionista, técnico em enfermagem, vigilante.
 
As inscrições serão realizadas entre 08h do dia 20 de novembro e 23h59 do dia 05 de dezembro de 2013, no site www.msmconsultoria.com.br e na Lan House @NET, situada à Rua 23 de maio, 667 – Centro – Belmonte-BA.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 34,00 e 37,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 39,00, 78,00 e 100,00.
 
A seleção será constituída de prova objetiva e de títulos.
 
Os títulos deverão ser encaminhados, dentro do período de inscrição, pelos correios via Sedex com aviso de recebimento AR para a MSM Consultoria e Projetos Ltda, situada à Rua Engenheiro Lindemberg, 26, Sala 202– Centro, em Teófilo Otoni – MG - CEP 39800-088.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 22 de dezembro de 2013, das 08h às 11h ou das 14h às 17h nas escolas do município de Belmonte-BA.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 23 de dezembro de 2013, no site www.msmconsultoria.com.br e no mural da Prefeitura de Belmonte.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Alvorada do Sul - PR

O município de Alvorada do Sul, pertencente a Região Metropolitana de Londrina, no Paraná, oferece oportunidade de emprego através da Prefeitura, que disponibilizou o edital nº 052/2013 de concurso público nº 001/2013, visando prover 31 vagas de trabalho, sendo 15 para preenchimentos imediatos e 16 para cadastro de reserva no quadro de servidores.
 
Os salários oscilam em torno de R$ 678,00 a R$ 2.063,18, por jornada de 30 ou 40 horas semanais.
 
Para os que possuem nível fundamental incompleto, as oportunidades são para gari, vigia, coveiro, cozinheira, auxiliar de serviços gerais. Para os candidatos com fundamental completo, as chances são para motorista CNH ("D" ou "E"), operador de motoniveladora CNH ("D" ou "E") e operador de retroescavadeira CNH ("D" ou "E").
 
No nível médio, há oportunidades para oficial administrativo, auxiliar administrativo e técnico de informática. Já para o nível superior, os postos são para ténico em educação física, assistente social, psicólogo, pedagogo, operador de programa social habitacional e operador de programa social Bolsa Família.
 
As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 09 de dezembro de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico www.prosperity1.com.br.
 
O candidato que tiver alguma dificuldade para efetuar a inscrição, poderá procurar suporte na Prefeitura Municipal de Alvorada do Sul, Estado do Paraná, localizada na Praça Prefeito Antônio de Souza Lemos. Nº 32, centro, no setor de Recursos Humanos.
 
O valor da taxa de inscrição são de acordo com o nível de escolaridade que a vaga exige, sendo de R$ 40 para Ensino Fundamental completo e incompleto; Ensino médio completo no valor de R$ 80 e Ensino Superior por R$ 150.
 
De acordo com o edital, todos os concorrentes farão provas objetivas, as quais serão aplicadas provavelmente no dia 19 de janeiro de 2014, às 14h, no município de Alvorada do Sul, Estado do Paraná, em local a ser definido e divulgado no Edital de Ensalamento. O gabarito provisório das provas está previsto para ser divulgado no dia 20 de janeiro de 2014.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de publicação do ato de homologação do resultado final do Concurso Público, podendo vir a ser prorrogado por igual período. 
 
Sobre o Município de Alvorada do Sul O município de Alvorada do Sul fica localizado na microrregião de Porecatu. Sua população é de 10 298 habitantes (Fonte: Censo IBGE/2010).
 
Para saber mais sobre o concurso público, acesse o site da organizadora PROSPERITY EMPREENDIMENTOS E ASSESSORIA LTDA no www.prosperity1.com.br.

CEMIG - MG abre Programa de Estágio 2014

A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) está realizando sua nova seleção para o seu Programa de Estágio 2014. A empresa oferece 224 vagas, sendo 123 para nível superior e 101 para nível médio técnico. O estágio está previsto para começar em fevereiro, com duração de dez meses e jornada de quatro horas diárias.
 
O programa é uma ótima oportunidade para estudantes que pretendem se inserir no mercado de trabalho já com experiência profissional de ter estagiado em uma grande empresa. Os candidatos selecionados receberão bolsa de complementação escolar, nos valores de 1,4 salário mínimo para estudantes de nível superior e 1,1 salário mínimo para os de nível técnico, e terão direito a vale-transporte.
 
Inscrições
As inscrições ficarão abertas do dia 20 de novembro até o dia 8 de dezembro de 2013 e devem ser feitas pelo site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMIG), por meio do endereço www.fiemg.com.br/iel.
 
Para se inscrever, o candidato deve estar matriculado e frequente no penúltimo ou no último ano do curso, para estágio de nível superior. Para estágio de nível médio técnico, o candidato deverá estar no último ano do curso ou, então, ter concluído o curso e necessitar do estágio para obtenção do certificado de conclusão. Para os cursos de tecnologia, os estudantes deverão estar cursando o último ano.
 
Somente serão aceitas inscrições de estudantes dos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), conforme consta no site da instituição. Inscrições de estudantes que já tenham cumprido estágio do mesmo curso na Cemig não serão aceitas. Abaixo, segue a relação dos cursos que os alunos devem estar cursando para se candidatar às vagas:
 
Nível superior
Administração, Agronomia, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Comunicação Social/Jornalismo, Direito, Economia, Engenharia ambiental,  Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Estatística, Engenharia de telecomunicações, Geografia,  Planejamento, Processo Gerências, Psicologia, Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Sociologia, Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial e Tecnologia Gestão da Qualidade.
 
Nível técnico
Serão oferecidas vagas nos cursos de Administração, Agrícola, Agrimensura, Automação Industrial, Contabilidade,  Edificações, Elétrica, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Estradas, Gerencial, Gestão da Qualidade, Informática, Mecânica,  Química e Segurança do Trabalho.
 
Prova 
O candidato deverá responder, imediatamente após realizar a inscrição pela internet, a uma prova online de conhecimentos gerais e atualidades. Após etapa de inscrição, os candidatos que alcançarem as melhores classificações, conforme os critérios estabelecidos no Regulamento do Programa Estágio Cemig 2014, serão convocados a enviar, por meio eletrônico, os documentos comprobatórios.
 
Após a verificação dos documentos, a Cemig irá entrar em contato com os finalistas para agendamento da entrevista técnica com o gestor da empresa.
 
Edição com informações da Agência Minas

Prefeitura de Castro - PR lança edital de concurso público

A Prefeitura de Castro, estado do Paraná, por meio da empresa Piascon, abriu inscrições para o concurso público regido pelo edital N° 01/2013, destinado à formação de cadastro reserva para os cargos de Professor e Secretário Escolar. Os salários vão até R$ 1.125,39, por jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
Para concorrer ao cargo de Secretário Escolar, os interessados devem ter ensino médio acrescido de um dos seguintes cursos: Técnico Informática, Técnico em Secretariado, Técnico em Finanças, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Contabilidade, Técnico em Administração, ou ainda, Curso Superior na área das Ciências Exatas. Já para o cargo de Professor, serão aceitos candidatos com nível nível médio na modalidade Normal, Magistério ou Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia ou Curso Normal Superior (Licenciatura). 
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 1º de dezembro de 2013, pelo site www.piascon.com.br. A taxa será de R$ 40 para todos os cargos.

Provas e validade
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 15 de dezembro de 2013, em local e horário a serem divulgados junto com o edital de homologação das inscrições. De acordo com o edital, o gabarito será disponibilizado no mesmo dia da realização da prova e o resultado final anunciado em 20 de dezembro deste ano.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado final do concurso, prorrogável uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Erval Seco - RS

A Prefeitura de Erval Seco, cidade localizada a 430 km de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, publicou dois editais para realização de concurso público nº.02/2013 e processo seletivo nº. 03/2013. A seleção destina-se ao preenchimento de 04 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário oferecido é de até R$ 3.028,44, em jornada de 20 a 40 horas semanais.

O processo seletivo oferece 01 vaga mais cadastro de reserva para o cargo de agente comunitário de saúde de nível fundamental completo.

Já o concurso público dispõe de 03 vagas, além de formação de cadastro de reserva para os cargos de serviços gerais (nível fundamental), técnico em enfermagem e visitador do PIM (nível médio), cirurgião dentista, engenheiro civil, enfermeiro e médico ( nível superior).

A execução do certame será de responsabilidade da Empresa PIASCON – Sociedade Pi de Assessoria e Consultoria LTDA.

As inscrições serão realizadas exclusivamente, através da internet, pelo sítio www.piascon.com.br, no período de 25 de novembro a 15 de dezembro de 2013.

O candidato deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 para nível fundamental, R$ 55,00 para nível médio e de R$ 105,00 para nível superior.

Segundo consta no edital, a prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 19 de janeiro de 2014, às 15h e terá a duração de 3 horas, sendo realizada junto a Escola Estadual de  Ensino Médio Olivia de Paula Falcão, situada a Avenida Reinoldo Sturzbecher, n°172, Centro, no Município de Erval Seco (RS). O gabarito da prova escrita será divulgado provavelmente no dia 19 de janeiro de 2014.

O prazo de validade do concurso público e do processo seletivo será de 2 anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável uma única vez por até 2 (dois) anos, a critério da Prefeitura Municipal de Erval Seco.

Prefeitura de São Sebastião do Oeste - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de São Sebastião do Oeste, no estado de Minas Gerais, lançou extrato do edital de processo seletivo, visando a contratação de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem e Auxiliar Plantonista. Os profissionais irão atuar  no Pronto Atendimento Municipal de Saúde.

As inscrições serão recebidas até 25 de novembro de 2013, na Sede da Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Paulo VI, nº 1.759, Centro. O horário de atendimento será das 11 às 16 horas. 
Informações pelo telefone: (37)3286-1133 e pelo site www.saosebastiaodooeste.mg.gov.br.
 
O extrato do edital foi disponibilizado no Diário Oficial de Minas Gerais (19/11/13), na seção Publicações de Terceiros, p. 13. 

Prefeitura de Belmonte - BA realiza processo seletivo

A Prefeitura de Belmonte, no estado da Bahia, através da empresa MSM Consultoria & Projetos Ltda, publicou edital n°001/2013 de processo seletivo, destinado ao provimento de 70 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 4.000,00.
 
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, auxiliar de consultório odontológico, enfermeiro, médico, odontólogo, técnico em enfermagem, assistente social, psicólogo, médico psiquiatra, educador físico, bioquímico farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e demais cargos.

As inscrições estarão abertas de 20 de novembro a 1º de dezembro de 2013, na Lan House @NET, situada a Rua 23 de maio, 667 – Centro – Belmonte-BA, ou pela internet, no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br. As taxas variam de R$ 37,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas, provavelmente, no dia 15 de dezembro de 2013, podendo ser aplicadas das 08h às 10h ou das 14h às 16h, nas Escolas Públicas do Município de Belmonte-BA, conforme Edital de Convocação a ser publicado quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Belmonte - BA, situada à situada à Avenida Rio Mar, S/Nº - Centro – Belmonte/BA. e no site: www.msmconsultoria.com.br.

O prazo de validade deste certame é de 01 ano, prorrogáveis por igual período a contar da publicação da homologação.

Concurso Prefeitura de Botelhos - MG

Foi Publicado o edital nº 01/2013 de concurso público da Prefeitura de Botelhos, no estado de Minas Gerais, para preenchimento de 23 vagas nos cargos de nível fundamental completo e incompleto e superior.

São 18 vagas disponíveis para candidatos que possuem o ensino fundamental incompleto, nas funções de agente condutor I, agente especializado I e agente operacional I. O salário para essas funções variam de R$ 686,97 a R$ 740,85 por carga horária mensal de 220 horas.

São oferecidas também 05 vagas para o ensino superior completo específico, nos cargos de agente administrativo IV, agente social III (formação em psicologia), agente social II (formação em educação física) e motorista da saúde I, cuja remuneração pode chegar a R$ 1.010,25 por jornada de trabalho entre 150 a 220 horas mensais.

As inscrições estarão abertas no período de 20 de janeiro à 18 de fevereiro de 2014, no horário das 12h às 17h, na sede da Prefeitura, ou pela internet, no site www.botelhos.mg.gov.br no mesmo período, acima citado. A taxa de inscrição vai de R$ 6,86 a R$ 10,10, de acordo com o cargo desejado

Conforme o edital, as provas serão realizadas provavelmente no dia 09 de março de 2014, no período das 08h às 11h, na Escola Municipal Isaura Vilela Brasileiro, situada na Praça Gabriel Botelho, nº 150, em Botelhos -MG.

Os Gabaritos de Respostas serão disponibilizados para consulta no primeiro dia útil subsequente ao dia da realização das provas.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Turvo - SC divulga edital de processo seletivo

Divulgado edital nº. 002/2013-SME para a realização de processo seletivo, na Prefeitura de Turvo, no Estado de Santa Catarina. O objetivo do certame é a contratação de pessoal em Caráter Temporário - ACT, para exercerem as funções de Professor, Auxiliar de Ensino da Educação Inclusiva, Agente de Biblioteca Escolar, Agente Administrativo Escolar e Auxiliar de Ensino da Educação, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.
 
Inscrição
Interessados, deverão fazer sua pré-inscrição do dia 26 a 29 de novembro de 2013, através do site www.processosseletivos.com.br/turvo. A validação da inscrição deverá ser feita no período entre 02 e 05 de dezembro de 2013, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 16h30, por meio da apresentação comprovante de pré-inscrição gerado a partir da inscrição no portal online,  juntamente com os documentos solicitados no mesmo, devendo ser entregues na Secretaria Municipal de Educação do município de Turvo.
 
Seleção
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, que será aplicada na data prevista de 14 de dezembro de 2013, nas dependências do C.E.I Prof. Maria das Dores Cordeiro Angeloni, situado na Rua Libero Bardini, S/N, Bairro Vila Manenti, Turvo - SC, próxima ao campo de futebol.
 
O gabarito oficial será divulgado no mural da Prefeitura de Turvo, situada à Rua Nereu Ramos, 588 – Centro – Turvo/SC e nos sites www.turvo.sc.gov.br e www.processosseletivos.com.br/turvo, até o dia 17 de dezembro de 2013.
 
O edital encontra-se publicado no site www.turvo.sc.gov.br.

Prefeitura de Canoinhas - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Canoinhas, no estado de Santa Catarina, através do IOBV, publicou edital N° 005/SME/2013 de processo seletivo para admissão de pessoal em caráter temporário (ACT) no quadro de pessoal do Município de Canoinhas, para o ano letivo de 2014. O certame contemplará 29 vagas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.553,56.
 
As oportunidades são para as funções de pedagogo, orientador educacional, administrador escolar, supervisor escolar, assistente social ao educando, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, monitor de biblioteca, monitor de educação infantil, instrutor de informática, assistente técnico administrativo, técnico agrícola, servente e professor.

As inscrições serão realizadas exclusivamente no site do Instituto O Barriga Verde, no www.iobv.com.br, até o dia 04 de dezembro de 2013, observado o horário de Brasília/DF.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 21 de dezembro de 2013, no município de Canoinhas – SC, nas Unidades Educacionais EBM Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho e EBM Presidente Castelo Branco nos turnos matutino e vespertino.

A confirmação da data e as informações sobre horários, locais e distribuição dos cargos e alocação dos candidatos por sala serão divulgadas oportunamente por meio de edital próprio a ser publicado no mural oficial da Prefeitura e nos sites www.iobv.com.br e www.canoinhas.sc.gov.br.

A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva escrita será na data prevista de 22 de dezembro de 2013, no site Instituto O Barriga Verde (www.iobv.com.br).

O certame terá validade no período de fevereiro/2014 a dezembro/2014 em conformidade com Lei que estabelece normas para a contratação temporária de pessoal para atuação junto a Secretaria Municipal de Educação.

Concurso Prefeitura de Pancas - ES

A Prefeitura de Pancas, no estado do Espírito Santo, por meio do IDECAN, abriu edital n° 001/2013 de concurso público, para preenchimento de 174 vagas, além de formação de cadastro reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 7.541,35, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Assistente Social, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico ESF, Médico Ginecologista, Nutricionista, Odontólogo 20 h/s, Odontólogo 40 h/s, Psicólogo, Professor, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Agrônomo, Técnico em Controle Interno, Médico Veterinário, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Agente de Arrecadação, Agente de Combate a Endemias, Agente Fiscal, Agente Sanitário, Secretário Escolar, Oficial de Serviços Públicos, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Públicos, Auxiliar de Operação e Manutenção, Motorista e Operador de Máquinas Pesadas.
 
As inscrições, nos valores de R$ 28 a R$ 60, serão realizadas via internet até às 23h59min do dia 17 de dezembro de 2013, no site www.idecan.org.br.
 
As inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento aos candidatos do IDECAN, localizada na Secretaria Municipal de Educação, Rua Pichara Brandão Sily, Centro – Pancas/ES, no período entre 21 de novembro  e 17 de dezembro de 2013, exceto sábados, domingos e feriados, de 08h às 16h, excepcionalmente no primeiro dia a inscrição se iniciará às 14h.
 
As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade de Pancas/ES, com data inicialmente prevista para o dia 19 de janeiro de 2014 (domingo), com duração de 3 horas para sua realização.
 
Os locais de realização das provas escritas, para os quais deverão se dirigir os candidatos, será divulgado a partir de 13 de janeiro de 2014 no site www.idecan.org.br. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas escritas e comparecimento no horário determinado.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no site www.idecan.org.br, a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha (segunda-feira).
 
A validade do concurso é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Senador Pompeu - CE

A Prefeitura de Senador Pompeu, cidade localizada à 273 km de Fortaleza, no Estado do Ceará, publicou edital de concurso público nº. 001/2013. O certame tem como objetivo o preenchimento de 205 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de R$ 678,00 a R$ 8.700,00 por jornada de 20 a 40 horas semanais.
 
Às pessoas portadoras de necessidades especiais serão reservados 5% das vagas, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a respectiva deficiência.
 
Cargos
Auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, vigia, agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, motorista, professor (educação básica e educação física), vigia, técnico agrícola, veterinário, agente administrativo, assistente social, auxiliar de serviços gerais, motorista, orientador social, psicólogo, vigia, agente de trânsito, agente comunitário de saúde, agente de endemias, auxiliar de protético, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, instrutor de artes, médico, motorista, nutricionista, odontólogo, protético, psicólogo, psicopedagogo e técnico em enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site www.cev.urca.br, das 8h do dia 25 de novembro até às 23:59 do dia 1º de dezembro de 2013.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 120,00.
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva, títulos, prática de direção e aptidão física.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 12 de janeiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no período de 06 a 12 de janeiro de 2014, no site www.cev.urca.br.
 
Os títulos deverão ser entregues do dia 29 a 31 de janeiro de 2014, na Biblioteca Pública Municipal, situada à Rua Francisco Leandro, S/N, Centro, Senador Pompeu/CE, no horário das 08h às 17h.
 
A prova prática de direção e o teste de aptidão física será realizados na data provável de 02 de fevereiro de 2014, em horário e local a serem divulgados através de convocatória expedida pela CEV/URCA, através do site cev.urca.br.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, mediante ato devidamente justificado da autoridade competente, condição necessária à prorrogação.

Prefeitura de São João del-Rei - MG abre vagas

A cidade mineira de São João del-Rei acaba de publicar o edital nº. 001/2013 de processo seletivo, o qual visa o provimento de 27 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.851,83 e jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo, Técnico de nível superior para atividades lúdicas, Professor de Português, Instrutor de oficinas de comunicação social, Assistente Administrativo, Serviços Gerais (Auxiliar nas oficinas), Cozinheiro, Instrutor (Grafite Grafiteiro, Empreendedorismo, Artesanato, Agrícola, Marchetaria Utilitária, Educação Popular, culinária, Informática, Libras, Capoeira, Música, Educação Sócio econômica/financeira e Dança de Salão, Rip Rop, Balé, Jazz etc...), Fotógrafo Social e Contador de História.
 
Inscrição
A inscrição é gratuita e deverá ser realizada do dia 26 a 28 de novembro de 2013, na Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, localizada à Rua Salomão Batista de Sousa, nº 10, Matosinhos, cidade de São João del-Rei/MG, no horário das 8h às 16h.
 
Prova
O certame será composto de prova objetiva, discursiva, títulos e prática.
 
Os títulos dos candidatos deverão ser entregues juntamente com a ficha de inscrição, na data e local anteriormente descritos.
 
As provas objetivas e discursivas (redação) serão realizadas na data provável de 1º de dezembro de 2013, das 8 horas até ás 13 horas, na Escola Municipal Maria Teresa, situado à Praça dos Expedicionários, S/N, Centro, São João del-Rei – MG.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 03 de dezembro de 2013,
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, 01 vez, por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no site da Prefeitura Municipal.

Concurso IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre as inscrições para o cargo de vagas para Professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Os docentes contratados irão atuar nos campi de Barreiras, Eunápolis, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Salvador, Seabra e Vitória da Conquista e os vencimentos podem chegar até R$ 8.049,77. 
 
São 37 vagas para as áreas ciência da computação, engenharias, física e geologia. Os interessados podem realizar inscrição por meio do site www.ifba.edu.br, até 08 de dezembro de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 100. 
 
O processo seletivo será realizado mediante aplicação de prova escrita, prova de desempenho didático e prova de títulos. A prova escrita será realizada provavelmente no dia 12 de janeiro de 2014, no Campus Salvador, localizado na Rua Emídio dos Santos, s/n - Bairro Barbalho. 
 
O resultado final das provas será divulgado no mural oficial do IFBA, bem como na Reitoria do IFBA e no site www.ifba.edu

Prefeitura de Canavieiras - BA lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Canavieiras, no Estado da Bahia, lançou edital de processo seletivo n° 001/2013, com a intenção de ocupar 324 vagas disponibilizadas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados na seleção poderão ter rendimentos de até R$ 2.400,00. O certame será realizado sob a responsabilidade da Empresa S&R Concursos e Pesquisas LTDA.

Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais, Capinagem, Coletor de Lixo, Copeira, Costureira, Coveiro, Cozinheira, Gari, Lavadeira, Porteiro e Vigia;
 
- Nível Médio: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Fisioterapia, Auxiliar de Informática, Auxiliar de Saúde Bucal, Digitador, Fiscal Sanitário, Intérprete de Libras, Monitor de Recreação, Motorista de Carro de Passeio, Motorista com CNH Categoria D, Motorista de Ônibus), Operador de Máquina, Operador de Microtrator, Professor Nível I, Recepcionista, Salva-vidas Feminino, Salva-vidas Masculino e Técnico em Enfermagem;
 
- Nível Superior: Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Professor Nível II - Ciências, Professor Nível II - Inglês, Professor Nível II Língua Portuguesa, Professor Nível II - Matemática, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas entre os dias 20 e 22 de novembro de 2013, no auditório da Secretaria de Educação do Município de Canavieiras – Bahia. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 40,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Avaliações
O certame será composto de:
- Entrevista, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos a todos os cargos.
- Prova de Títulos, de caráter classificatório, para os candidatos de Ensino Superior.
- No momento da convocação o candidato aprovado deverá apresentar o atestado de Sanidade Física e Mental, de caráter eliminatório, para todos os cargos, sendo a realização dos exames de inteira responsabilidade do candidato.

As entrevistas estarão previstas para começar no dia 27 de novembro de 2013 e os locais serão divulgados através de Edital publicado no quadro de informações e Diário Oficial desta Prefeitura.

Validade
A validade do certame será de dois anos, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma única vez, por igual período.

IFAL publica edital de processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) lançou edital n° 02/2013 de processo seletivo de bolsistas, para contratar profissionais que atuem como professor pesquisador e tutor a distância nos CURSOS Técnicos Subsequentes de Nível Médio da Rede ETEC-Brasil/Profuncionário, nos Polos de apoio presencial do IFAL.

São distribuídas 70 vagas para Professores Pesquisador e Tutor a Distância (nível superior) com vencimentos que podem chegar a R$ 1.300,00.

Será admitida apenas inscrição via Internet, no endereço eletrônico www.concurso.ifal.edu.br, solicitada de 25 de novembro até às 23h59 do dia 28 de novembro de 2013.

A seleção compreenderá somente prova de Títulos, cujo resultado será divulgado pelo www.concurso.ifal.edu.br.

A prova de títulos será realizada nos dias 02 e 03 de dezembro de 2013, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, quando o candidato deverá apresentar os documentos exigidos em edital à Reitoria do IFAL.

O certame terá validade de dois anos, prorrogável por igual período. 

Prefeitura de Lorena -SP realiza concurso público

A Prefeitura do município de Lorena, no estado de São Paulo, promove concurso público 02/2013, sob a organização da FADEMS, com intuito de prover 501 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 4.661,79 por jornada semanal de 20 a 44 horas por semana.
 
As vagas são para os seguintes cargos: Agente Operacional I, Professor Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental I e II, Técnico em Saúde, Agente Municipal de Trânsito, Técnico do Executivo, Técnico em Educação, Agente Operacional, Especialista em Saúde, Analista do Executivo, Médico do PSF, Médico Clínico Geral e Procurador Jurídico. 
 
Inscrições
As inscrições devem ser feitas até 09 de dezembro de 2013, pelo site www.fadems.org.br. As taxas são de R$ 30 para nível fundamental, R$ 50 para nível médio e técnico e R$ 70 para cargos de ensino superior.
 
Seleção e Validade
A avaliação dos candidatos será realizada por meio de provas objetivas (composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática, Conhecimentos Pedagógicos ou Conhecimentos Específicos), Teste de Aptidão Física, provas de títulos ou prova prática. 
 
As informações sobre datas, horários e locais para a realização das provas serão divulgados por meio de Edital de Convocação, que estará disponível no Mural da Prefeitura Municipal de Lorena/SP, no Jornal Atos e nos endereços eletrônicos www.lorena.sp.gov.br e www.fadems.org.br, e facultativamente, em outros órgãos da imprensa.
 
O prazo de validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado. 

Concurso Prefeitura de Campo Grande - MS

A Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, por iniciativa da Secretaria Municipal de Administração, abriu o concurso público que servirá para o provimento de cargos do seu quadro de pessoal do Poder Executivo. O edital de nº 01/01/2013 está publicado na edição de 20/11 do Diário Oficial de Campo Grande – Diogrande e também está disponível na página eletrônica da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura - FAPEC, organizadora do certame.

A oferta total é de 466 vagas de níveis fundamental, médio e superior, distribuídas entre os cargos de Analista de Sistemas, Assistente Social, Farmacêutico, Atendente de Berçario, Educador Infantil, Recreador, Técnico de Enfermagem, Técnico Agrícola, Assistente Administrativo II, Monitor de Alunos, Motorista e Auxiliar de Serviços Diversos. A remuneração poderá oscilar entre R$ 738,35 e até R$ 2.570,05 (já incluído o Abono dos cargos de maior remuneração).

As inscrições estarão abertas no período de 21 de novembro a 9 de dezembro de 2013 e serão aceitas pela internet, por meio do site www.fapec.org/concurso. As taxas variam de R$ 50 a R$ 100.

A seleção dos candidatos será feita por meio da realização das etapas de Prova Escrita Objetiva para todos os cargos e Prova de Títulos, somente para os postos de Analista de Sistemas, Assistente Social e Farmacêutico. A Prova Escrita está prevista para ser realizada no dia 12 de janeiro de 2014.

Alerta: Anvisa suspende medicamento e álcool líquido

A Anvisa determinou, nesta terça-feira (12/11), a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o país, dos lotes 3226, 3224, 3221 e 3215 do medicamento Hidróxido de Alumínio suspensão oral 60mg/mL - marca Alumimax, fabricados pela empresa Natulab Laboratório S.A.
 
Os lotes em questão apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de Aspecto e pH. O fabricante deverá promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

Também foi determinado, como medida de interesse sanitário, a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Álcool etílico hidratado Sulmar (92,8º INPM, 1 litro, forma líquida) fabricado pela empresa Mega Química Indústria e Comércio Ltda.
O produto apresenta graduação superior ao permitido pela Anvisa. A empresa deverá recolher todos os lotes do produto citado.

Foi determinado também a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso, bem como a proibição da divulgação do produto Água Sanitária Dona Clara, fabricado pela empresa Jangada Indústria e Comércio de Sabão Ltda. Os produtos comercializados pela empresa não possuem registro ou cadastro nesta Agência.


Cosméticos
Foram suspensas ainda a distribuição, comércio e uso de todos os lotes dos produtos “Softlê – Fluido para área dos olhos - Tensine e Raffemine”, “Loção Hidratante – Cenoura com Filtro Solar”, “Creme hidratante de beterraba com filtro solar”, “Love Me! Gel Íntimo Lubrificante a Base D’água – Titti Frutti”, “Softê creme hidratante corporal multifuncional – filtro solar, óleo de rosa mosqueta e aloe vera”, “Softê creme hidratante corporal com vitamina E, FPS e aveia – renovação celular” e “Plenew creme para 40 anos”. Os produtos citados foram fabricados pela empresa Natu Belly Indústria e Comércio Ltda e não apresentam registros ou notificações validados junto a Anvisa.
 
Recolhimento voluntário
A Anvisa também dá publicidade ao recolhimento voluntário do lote BS68088 do medicamento Novolin R (Insulina Humana 100 UI) apresentação Penfill, fabricado pela empresa Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil. O recolhimento é em virtude do desvio de qualidade no transporte durante a importação do lote. Está suspensa a distribuição, comércio e uso das unidades do lote citado acima.
 
Todas as determinações foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (12). Clique aqui para conferir na íntegra.
 
Imprensa / Anvisa

Alerta: Empresa anuncia recolhimento voluntário de lote de medicamento

A Anvisa divulgou, em 14/11, o recolhimento voluntário do lote 1309047 do medicamento Decan Haloper (Decanoato de Haloperidol) 50 mg/ml, na forma de solução injetável, fabricado pela empresa União Química Farmacêutica Nacional SA em 04/2013 e com validade até 04/2014.
 
O recolhimento é em virtude da detecção de um corpo estranho em uma ampola inviolada do medicamento em questão.

Está suspensa a distribuição, comércio e uso das unidades do lote citado.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (14).
Clique aqui para conferir na íntegra.
 
Imprensa/ANVISA

Senado limita mochila a até 15% do peso do aluno

Brasília - A Comissão de Seguridade Social (CSS) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 20, um projeto de lei que limita o peso máximo das mochilas que devem ser carregadas pelos estudantes de todo o País.
 
A proposta ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, mas a intenção dos parlamentares é que cada criança só poderá levar até 15% de seu peso nas bolsas escolares.

A proposta é terminativa na comissão e não precisará passar pelo plenário do Senado. No entanto, como houve mudanças na proposta, terá de voltar a ser analisada pela CSS da Câmara dos Deputados, onde o projeto inicial foi proposto.
 
O texto determina que o peso do estudante deve ser informado à escola pelos pais ou responsáveis, por escrito, no caso de alunos da educação infantil ou ensino fundamental. No caso dos estudantes de ensino médio, eles próprios terão de levar a informação. Com a medida, uma criança de 25 quilos, por exemplo, poderia carregar uma mochila de 3,7kg.

Para a relatora do projeto, senadora Ângela Portela (PT-RR), o objetivo da limitação do peso é evitar problemas de saúde para estudantes que ainda estão se formando fisicamente, especialmente crianças e adolescentes com idade entre 10 e 16 anos, que costumam carregar mais material.

Para evitar que os estudantes carreguem mais peso do que o adequado, o projeto substitutivo do Senado obriga as escolas a instalar armários para que as crianças tenham espaço para guardar livros, cadernos e outros materiais. A norma vale até mesmo para as escolas públicas, e o custo deverá ser incluído no valor mínimo por aluno que Estados e municípios devem investir em educação.

De acordo com o relatório de Ângela, o projeto de lei foi aperfeiçoado pela Comissão de Educação do Senado com a inclusão do artigo que obriga a instalação de armários nas escolas. “Julgamos que esse dilema pode ser solucionado por meio da disponibilidade de armários nas escolas, onde os estudantes possam guardar parte dos seus apetrechos escolares”, escreveu a senadora.
 
Sem sanção
A proposta, apesar de restringir o peso das mochilas, não prevê nenhum tipo de fiscalização nem define eventuais responsáveis e punições para quem descumprir a norma. Em vez de sanções, o projeto prevê uma “ampla campanha educativa” sobre os riscos à saúde do transporte acima do peso suportado pelas crianças.

Apesar de críticas de que essa seria uma proposta de difícil fiscalização e de reclamações de que o País já tem leis demais e de que esse não seria um tema que precisaria de uma legislação específica, mas de educação e esclarecimento a pais e professores, a proposta passou sem votos contrários.
 
Agora, no entanto, o projeto de lei terá de voltar à Câmara dos Deputados, de onde partiu, uma vez que passou por modificações em comissão do Senado. A expectativa dos parlamentares, porém, é de que possa estar em vigor já no próximo ano letivo.
 
Estadão