Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Distribuidor de talidomida acerta pagamento milionário a vítimas na Austrália

Sydney (Austrália), 2 dez (EFE).- Os distribuidores de talidomida na Austrália e Nova Zelândia acertaram um pagamento de indenização de mais de US$ 81 milhões a mais de cem vítimas deste fármaco, informaram nesta segunda-feira fontes legais.
 
Este acordo, que ainda deve ter o sinal verde da Justiça australiana, põe fim a uma ação conjunta contra a empresa alemã Grünenthal e a britânica Diageo, que comercializaram talidomida na Austrália e Nova Zelândia junto com a Distillers, que depois comprou a companhia inglesa em 1997. Assim anunciou Peter Gordon, advogado das vítimas do estado de Victoria.
 
Ele também explicou que, além disso, foi acertado o pagamento adicional de US$ 5,9 milhões por despesas vinculadas ao caso, segundo a agência local "AAP".
 
Mediante o acordo, as vítimas dos efeitos da talidomida, um fármaco para náuseas das mulheres grávidas que causou graves más-formações nos fetos, receberão os cuidados necessários pelo resto de suas vidas.
 
A Corte Suprema do estado de Victoria adiou a audiência para o próximo dia 7 de fevereiro, data em que se espera a aprovação formal do acordo.
 
EFE

Conheça oito tratamentos para o câncer de pele não melanoma

Foto: Wikipedia
Melanoma
Pacientes sem indicação para cirurgia podem se beneficiar de pomadas ou laser
 
Para aqueles que já receberam o diagnóstico de câncer de pele não melanoma, o tratamento mais indicado, chamado de "padrão-ouro", é a cirurgia para retirada do tumor. "Dessa forma, a cirurgia é sempre a primeira escolha de tratamento para o câncer de pele", afirma o dermatologista Marcus Maia, Coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Entretanto, algumas pessoas podem não ter indicação para cirurgia - no geral idosos com alguma comorbidade ou pessoas acamadas, que tem dificuldade de locomoção. Há outras situações em que a cirurgia somente pode não ser suficiente para a retirada total do tumor, ou que o comportamento deste possa pedir outras medidas. Nesses casos, o médico pode indicar outras medidas para erradicação do câncer. Entenda como é feita a cirurgia para o câncer de pele e conheça outras opções de tratamento quando o procedimento não está indicado:

Excisão cirúrgica
A cirurgia é considerada o padrão-ouro dentre os tratamentos disponíveis para câncer de pele, por permitir uma avaliação das margens do tumor. A excisão cirúrgica é feita com um bisturi, e consiste retirada da pele que contém a lesão mais uma margem de segurança de pele não cancerosa, cujo tamanho varia conforme o tipo de câncer. É pela análise dessa margem que os especialistas vão garantir que o tumor foi retirado completamente. Essa cirurgia é indicada para todos os tipos de câncer de pele.
 
"Os riscos envolvidos são pequenos, dependendo da situação clínica do paciente e da extensão do tumor", diz o dermatologista Paulo Issa, coordenador da campanha de alerta para o Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio de Janeiro (SBD-RJ). Entretanto, existem algumas condições que podem contraindicar uma cirurgia, e essas devem ser indicadas pelo médico. Nesses casos existem os outros tratamentos que podem ser utilizados.
 
Cirurgia de Mohs
Essa técnica é uma melhoria da cirurgia padrão, permitindo a visualização microscópica das células tumorais, tornando possível assim a sua retirada seletiva, com o mínimo dano a pele normal.
 
"Tumores de margens mal delimitadas e neoplasias recidivadas após tratamento adequado são focos do procedimento", afirma a dermatologista Selma Cernea, do Hospital Israelita Albert Einstein. A cirurgia de Mohs também está indicada para tumores de pele mais agressivos, que apresentam maior chance de recidiva, para se ter certeza de que o câncer foi completamente removido. É uma cirurgia extensa e que mobiliza uma equipe médica e um patologista durante muitas horas, indicada apenas em caso de exceção.
 
Durante a cirurgia de Mohs, o cirurgião utiliza um bisturi para remover a porção visível do cancro juntamente com uma camada fina de tecido subjacente. Em seguida o cirurgião leva este tecido ao laboratório para análise, de forma que ele possa saber quantas camadas de tecido exatamente foram afetadas pelo câncer de pele e em quais locais. Avaliado o tecido, o médico irá saber onde exatamente se encontram as células cancerosas, se é necessário continuar retirando o tecido e aonde. Dessa forma, camadas de pele contendo o câncer são progressivamente removidas e examinadas até que sobre apenas tecido sem câncer. O objetivo é remover o máximo de cancro da pele possível com o mínimo de danos ao tecido saudável circundante.
 
Pomadas imunomoduladoras
"Alguns tumores muito superficiais e pequenos podem ser tratados com pomadas imunomoduladoras com bons resultados", afirma a dermatologista Selma. Segundo o dermatologista Marcus Maia, Coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as pomadas são mais usadas para o tratamento da pele onde o câncer já foi retirado, uma vez que as células no entorno do câncer que ali existia já podem ter se tornado cancerosas - e a pomada garante o tratamento dessas.
 
Esses produtos atuam modificando a resposta imunológica do organismo, favorecendo a remissão de lesões específicas da pele. Segundo o dermatologista Paulo, a aplicação da pomada pode ser indicada para carcinomas basocelulares superficiais no tronco, lesões na face não muito extensas e sem infiltração - exceto na chamada zona T, correspondente a região da testa, nariz e queixo - e no caso dos carcinomas espinocelulares "in situ".
 
O tratamento dura de seis a doze semanas e costumam provocar uma grande irritação na área aplicada, com aparecimento de vermelhidão, inchaço e descamação. Marcus também afirma que essa terapia é utilizada como exceção, uma vez que os tumores superficiais também podem ser retirados com cirurgia.
 
Terapia fotodinâmica
"Essa pode ser usada com sucesso para o tratamento de carcinomas basocelulares superficiais e primários fora da face", explica o dermatologista Paulo. De acordo com Selma Cérnea, a terapia fotodinâmica também é indicada para pacientes que apresentam um grande número de lesões pré-malignas na face ou no couro cabeludo. O tratamento se realiza com a aplicação inicial de um creme, que deve permanecer sobre as áreas a serem tratadas por cerca de duas a três horas.
 
Passado este período o paciente deve ficar exposto por alguns minutos a uma luz de comprimento de onda específico. Esse período de exposição provoca uma ardência na pele que, explica Selma, pode ser bastante doloroso. "Nos dias seguintes ao procedimento surge vermelhidão e inchaço na pele tratada, porém com o passar do tempo os resultados estéticos costumam ser muito bons." O produto utilizado para a terapia fotodinâmica não estão mais disponíveis no mercado e devem ser manipulados em consultório.
 
Crioterapia
Geralmente feita com a aplicação de nitrogênio líquido, a crioterapia está indicada para o tratamento de lesões pré-malignas, tumores bem delimitados, tumores localizados em áreas que não correm riscos de terem penetrações mais profundas, tumores superficiais no tronco ou tumores primários na face que não ultrapassem meio centímetro e não sejam recorrentes. Também é uma opção para pacientes debilitados, com marca-passo ou em uso de anticoagulantes.
 
"A técnica funciona com o emprego do nitrogênio líquido, conservado a 196 graus celsius negativos, que quando em contato com a pele vai a 70 graus celsius negativos aproximadamente, provocando a destruição das células tumorais", declara Paulo Issa. Por provocar a destruição dos tecidos por meio de uma queimadura na pele, a crioterapia frequentemente leva ao aparecimento de bolhas. "Estas merecem cuidados intensivos com aplicação de compressas e curativos nos locais tratados, e ainda sim podem gerar cicatrizes", ressalta a dermatologista Selma.
 
Curetagem e eletrocoagulação
O dermatologista Paulo conta que a curetagem é um método usado para remover várias lesões de pele, tanto benignas quanto malignas superficiais, utilizando um instrumento chamado cureta. O procedimento é uma espécie de raspagem da pele, retirando assim as camadas superficiais da pele.
 
"A eletrocoagulação é uma técnica cirúrgica feita com uma agulha com corrente elétrica, por onde é liberado calor sobre a pele, destruindo a base do câncer que não foi retirada pela curetagem", diz. O procedimento, também chamado de eletrocautério, é indicado no tratamento de carcinomas basoscelulares múltiplos, preferencialmente superficiais, tanto no tronco quanto na face. Esse também é um tratamento de exceção para a cirurgia
 
Laser de CO2
Assim como o eletrocautério, a destruição dos tecidos provocada pelo laser de CO2 ocorre pelo calor. "A grande diferença é que nessa técnica existe uma maior precisão da aplicação desta energia, fazendo com que a pele saudável na vizinhança do tumor seja poupada, resultando em menor cicatriz", afirma a dermatologista Selma.
 
Está indicada para o tratamento de tumores bem delimitados e superficiais. Segundo Paulo Issa, o laser de CO2 também é um instrumento para melhorar as cicatrizes decorrentes de outros tratamentos para câncer da pele. "Ele vaporiza a pele onde está localizada a cicatriz, possibilitando a formação de novas camadas de pele com melhor qualidade em seu lugar."
 
Radioterapia
"A radioterapia atualmente é pouco utilizada nos tratamentos de câncer de pele, devendo ser indicada nos casos em que o paciente não apresenta condições cirúrgicas ou não pode ser encaminhado para outros tratamentos", ressalta Selma Cernea. Ela também pode ser utilizada como complemento da cirurgia em tumores mais agressivos, ou que se espalharam para os gânglios linfáticos.
 
Ela deve ser feita em consultório e a aplicação é diária, sendo que seu tratamento gera inflamações na pele. "A radioterapia deve ser evitada em pacientes jovens com história de irradiação prévia e/ou excessivamente claros, além de não ter indicação para áreas com propensão para traumatismos, como proeminências ósseas, e áreas de crescimento capilar, como sobrancelhas e cílios", alerta o dermatologista Paulo.
 
Minha Vida

Placa bacteriana pode ser removida com escovação e higiene bucal adequada

Entenda como ela se forma e quais as consequências de não tratá-la
 
Por Dra. Eliana Avelãs
 
A placa bacteriana ou BIOFILME, que é o termo mais atual, é definida pela camada de micro-organismos que fica firmemente aderida sobre as superfícies de dentes. O BIOFILME é formado por muitas colônias de bactérias, células da mucosa, células de defesa do sangue, enzimas, sais minerais, proteínas, pigmentos e restos alimentares. Ele pode ser considerado um ecossistema e sofre mudanças contínuas, variando em composição nos diferentes locais da boca, e de pessoa para pessoa.
 
Calcula-se que mais de quinhentas espécies microbianas sejam capazes de colonizar a cavidade bucal, e que cada um de nós possa ter cerca de 150 a 200 espécies. Mas não se assuste, nem todas as bactérias são ruins - algumas até são necessárias.
 
Em condições normais, esses micro-organismos não causam danos. As bactérias defendem a cavidade bucal contra a invasão de outros organismos, como os causadores de cáries e periodontite.
 
Além disso, os micro-organismos contribuem para a síntese de vitaminas e proteínas. Porém, o excesso deles pode ser prejudicial.
 
Colonização expressa
Logo após uma limpeza profissional - quando o biofilme é totalmente removido - o dente começa a ser novamente colonizado pelas bactérias. Em 24 horas sem higienizar os dentes, já temos uma camada de biofilme clinicamente visível. Após 24 horas, o crescimento da comunidade bacteriana vai se tornando mais complexo e com diferenças na composição: o biofilme supragengival - formado acima da borda da gengiva, a parte visível do dente - e o biofilme subgengival - formado abaixo da borda gengival, no sulco da gengiva, aonde o fio dental deve limpar.
 
A falta de higiene no sulco gengival facilita a inflamação da gengiva, provocando a gengivite, que em alguns casos pode evoluir para periodontite. Por isso, a higiene bucal é muito mais do que a limpeza da boca e dos dentes. É um gesto de saúde.
 
Por isso é muito importante escovar os dentes pelo menos a cada oito horas, mesmo que não tenhamos comido nada. O crescimento das bactérias não para, é contínuo, e precisamos remover o BIOFILME sempre. Apesar de bem aderido ao dente, o BIOFILME é de consistência mole, e pode de ser removido com uma higienização bem feita. Já o tártaro - aquelas minúsculas pedrinhas calcificadas que se acumulam entre os dentes - é mais difícil de ser removido e só um dentista poderá retirá-lo com segurança.
 
Certifique-se de que a limpeza foi bem feita
Escovar os dentes - usando escovas de cerdas macias, de cabeça pequena e fazendo movimentos circulares bem pequenos - é um ato simples, mas seu dentista pode dar orientações de como conseguir uma escovação eficaz e um a higiene perfeita. Para a higiene bucal ser completa é preciso usar corretamente o fio dental e o raspador de língua.
 
O fio ou fita dental deve ser utilizado no mínimo uma vez por dia, pois o uso da escova de dente, por mais eficiente que seja, não consegue remover os resíduos depositados nas áreas entre os dentes. O raspador de língua é um instrumento de higiene bucal desenhado especificamente para a limpeza da língua. Eles são capazes de remover a saburra lingual, ou seja, a placa esbranquiçada que recobre a superfície da língua. A limpeza da língua é importante para eliminar o mau hálito, reduzir cáries, doenças periodontais, tártaros, infecções de gengiva e garganta. Hoje sabemos que muitas doenças do nosso organismo são causadas por vírus e bactérias da cavidade oral. Embora a pasta de dente não seja indispensável, a remoção do biofilme é 70% maior quando se usa dentifrício. Além disso, a formação de uma nova placa é reduzida em 45% com o uso de creme dental.
 
O uso de enxaguante bucal com flúor é importante principalmente à noite. Durante o sono a salivação diminui e o com isso o efeito protetor da saliva contra as bactérias fica prejudicado. Alguns enxaguantes possuem álcool, o que não é recomendado para a saúde bucal - essa substância pode causar a descamação de células da mucosa. Dessa forma é melhor escolher produtos que não tenham o álcool em sua composição.
 
A limpeza profissional ou profilaxia tem como objetivo a prevenção de doenças bucais. Faz parte da profilaxia o exame meticuloso da cavidade bucal, dentes e gengivas, mucosas, restaurações e próteses, correção de saliências que dificultam o uso do fio dental e a instrução e demonstração de como efetuar uma higiene adequada.
 
A remoção do tártaro supragengival é feita utilizando-se instrumentos manuais, e também o ultrassom. Em pacientes com alto índice de cáries e em crianças é aplicado um gel de flúor, para proteger a estrutura mineralizada do dente dos ataques ácidos das bactérias.
 
A profilaxia ajuda a prevenir a necessidade de tratamentos extensos e caros e colabora para que você sorria com saúde.
 
Minha Vida

Medicamento de indução de ovulação só precisa de uma injeção

Novo remédio alfacorifolitropina é novidade no tratamento de reprodução assistida
 
Por Dr. Joji Ueno
 
Um novo remédio para estimular a ovulação promete inovar os processos de reprodução assistida. Para todos os tratamentos de fertilidade é necessário passar pela indução de ovulação, processo em que os folículos são estimulados para a produção de mais de um óvulo neste ciclo menstrual. Isso pode ser feito em menor escala no coito programado e na inseminação artificial e com maiores doses para a fertilização in vitro.
 
Para tanto, os remédios podem ser tomados via oral, mas são mais comumente aplicados por injeções diárias, o que consiste em um dos piores estágios do tratamento para as mulheres. Mas o recente medicamento, chamado alfacorifolitropina é aplicado apenas uma vez, o que concede maior comodidade para o processo de fertilização. Além disso, ele induz o ovário a produzir maior número de óvulos maduros por mês, não sendo apenas um ou dois como acontece com as tradicionais injeções, consistindo em uma maior possibilidade de um tratamento bem sucedido. 
 
A medicação da alfacorifolitropina tem ação inovadora e moderna, uma de suas maiores vantagens é que uma única aplicação da substância equivale a sete injeções primárias sobre o recurso para produção de óvulos, além de evitar possíveis falhas no ato da aplicação da medicação para introdução da substância produtora de óvulos. 
 
Contudo, a substância é administrada somente para pacientes com baixo risco clínico de síndrome hiperestimulação ovariana. Avalia-se a paciente com critérios clínicos, como ausência de síndrome dos ovários policísticos e laboratoriais, hormônio anti-mulleriano normal ou baixo. 
 
O principal ponto positivo é a praticidade e eficiência da medicação, que atua durante sete dias e no oitavo dia é realizada uma reavaliação para analisar se há ou não necessidade de integrar com outras injeções. Entretanto, a contra indicação é direcionada a mulheres que possuem a síndrome do ovário policístico, que não devem usufruir do remédio.
 
Já disponível no Brasil, o recente medicamento apresentou estabilidade e eficiência comprovadas nos estudos clínicos apresentados internacionalmente. O tratamento com alfacorifolitropina foi demonstrado com 38,9% de eficácia na gravidez, aproximando aos resultados de pacientes que receberam as sete dosagens do tratamento tradicional que chegaram a 38,1%. 
 
Mas a desvantagem é que com apenas uma administração pode-se estimular menos os ovários e assim obter menos óvulos. Porém, esta é a tendência atual, a melhoria dos resultados da fertilização in vitro possibilita conseguir a gravidez com menos embriões transferidos. Outra desvantagem desse novo medicamento seria que mesmo com uma dose, tem-se ainda o risco de ter estimulação excessiva dos ovários nas pacientes sensíveis ao medicamento. 
 
Minha Vida

Comer nozes e castanhas aumenta a expectativa de vida, diz estudo

Porção diária de oleaginosas reduz em até 20% o risco de morte por 30 anos
 
Se você gosta de comer oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas, esse hábito pode estar cortando o seu risco de morte prematura por comer um punhado delas todos os dias. Uma nova pesquisa, liderada por um cientista da Dana-Farber Cancer Institute, descobriu que as pessoas que comiam uma porção de oleaginosas por dia reduzia em 20% o risco de morte por qualquer causa nas três décadas seguintes, em comparação com aqueles que não faziam esse lanche. Os resultados foram publicados na edição de 21 de novembro no New England Journal of Medicine.

O estudo incluiu mais de 76 mil mulheres do Nurses' Health Study e mais de 42 mil homens que participaram do Health Professionals Follow-Up Study - ao todo são cerca de 119 mil pessoas na amostragem. Nenhum deles tinha histórico de doença cardíaca, AVC ou câncer anterior.

Durante 30 anos de acompanhamento, mais de 16 mil mulheres e mais de 11 mil homens morreram. A cada quatro anos eram verificados os hábitos alimentares de todos os participantes, incluindo consumo de oleaginosas. O trabalho foi financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e da International Tree Nut Council Nutrition Research and Education Foundation, um instituto sem fins lucrativos.

Quando os pesquisadores compararam pessoas que comeram oleaginosas com aquelas que nunca incluíam esses alimentos na dieta, eles descobriram uma redução de 7% no risco de morte por qualquer causa durante os 30 anos. Aqueles que faziam esse lanche uma vez por semana tiveram um risco 11% menor de morte, enquanto as pessoas que comiam duas a quatro porções por semana sofreram uma queda de 13% no risco. A amostragem que comeu pelo menos sete porções semanais diminuiu as chances de mortalidade em 20%. Comer mais oleaginosas também foi associado a um menor risco de morte especificamente por câncer, doenças cardíacas e doenças respiratórias.

O estudo revelou uma associação entre comer nozes e viver mais tempo, mas não conseguiu provar uma relação de causa e efeito. Os autores afirmam que uma porção foi calculada entre 16 e 24 amêndoas, de 16 a 18 castanhas de caju ou 30 a 35 unidades de amendoim.

Segundo os autores, as oleaginosas são ricas em nutrientes. Elas contêm ácidos gordos insaturados, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Pesquisas anteriores já haviam relacionado o consumo delas a um menor risco de doença cardíaca, bem como redução do colesterol alto. Fora isso, as pessoas que comiam nozes tendiam a ser mais saudáveis no geral ? tinham menores taxas de obesidade, apresentaram menor colesterol, menores concentrações de menos açúcar no sangue e circunferência abdominal menor, além de comer mais frutas e verduras e praticar mais exercícios.

Sete tipos de oleaginosas que mais protegem o coração
Conhecidas por ser um grupo de alimentos muito saudável, rico em proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, as oleaginosas não podem ficar de fora da dieta. Algumas delas se destacam por proteger ainda mais o sistema cardiovascular. "Parte desses alimentos são especialmente ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, nutrientes que agem de forma positiva nos níveis de lipídios sanguíneos. Manter os níveis adequados desses lipídios, como o colesterol, é fundamental para reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares", explica a nutricionista Maria Carla Leone, da Unilever. Mesmo com todos esses benefícios, é preciso ter cuidado na hora de consumir as oleaginosas. "Por serem fontes de gordura, esses alimentos são altamente energéticos e, em grande quantidade, podem contribuir para o aumento da ingestão energética diária, ocasionando ganho de peso", alerta a nutricionista.
 
Confira a lista de oleaginosas que são campeãs na hora de proteger o sistema cardiovascular e a quantidade certa para consumo diário:
 
Nozes- Foto Getty ImagesNozes
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos Pennsylvania State University, nos Estados Unidos revelou que, entre as frutas oleaginosas, as nozes são as mais recomendadas para uma dieta saudável por conter o mais alto nível e a melhor qualidade de antioxidantes, substâncias que estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos, o que minimiza os riscos de entupimento das artérias.

Segundo o estudo, um punhado de nozes contém duas vezes mais antioxidantes que uma mesma quantidade de castanha, amêndoa, amendoim, pistache, avelã, castanha-do-pará, castanha de caju, macadâmia ou noz-pecã. A pesquisa também concluiu que os essas substâncias encontradas em nozes são entre duas a 15 vezes mais poderosas do que os antioxidantes da vitamina E, também conhecida por esse benefício.

"Além da grande quantidade de antioxidantes encontrados nela, a noz é a oleaginosa que mais possui gordura poliinsaturada, considerada a gordura mais benéfica ao coração. Por isso, o seu consumo deve ser diário para quem tem problemas cardiovasculares", explica a nutricionista Maria Carla.

Quantidade recomentada por dia: até cinco unidades 
                   
Castanha- Foto Getty ImagesCastanhas
Um levantamento conduzido pela Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, sugere que a ingestão diária de 67 gramas de castanhas, o que dá aproximadamente dois punhados, reduz o LDL - o mau colesterol - em 7,4%. As concentrações de triglicérides chegaram a cair até 10%.

Segundo Maria Carla Leone, isso acontece graças à grande quantidade de gorduras monoinsaturadas que esse alimento fornece ao organismo. "Estudos mostram que substituir a gordura saturada da nossa alimentação por poliinsaturada reduz a concentração de colesterol no sangue. Um efeito similar acontece quando substituímos a gordura saturada por monoinsaturada", explica.

Quantidade recomendada por dia: duas a três unidades
 
Castanha do Pará- Foto Getty ImagesCastanhas do Pará
Essas oleaginosas típicas da Floresta Amazônica são fonte de fósforo e potássio, minerais essenciais para equilibrar o ritmo dos batimentos cardíacos e evitar arritmias. "Além disso, a castanha do Brasil, ou castanha do Pará, é a oleaginosa que contém a maior quantidade de selênio, mineral que diminui a viscosidade do sangue e facilita a circulação e o transporte de nutrientes pelo sistema cardiovascular", diz a nutricionista Maria Carla. Entretanto, não é recomendável exagerar: em longo prazo, a ingestão diária de mais de quatro castanhas do Pará por dia pode prejudicar a produção de unhas e cabelos, deixando-os mais fracos e quebradiços.

Quantidade recomentada por dia: duas a três unidades
 
Pistaches - Foto Getty ImagesPistaches
A Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos, demonstrou que comer diariamente pistache faz bem à saúde do coração. Isso porque essa oleaginosa reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda na proteção do organismo contra radicais livres, pois tem efeito antioxidante. O pistache contém fitoesteróis em quantidades suficientes para melhorar a saúde do organismo, fazendo com que se evite um eventual entupimento das veias pelo mau colesterol.

Quantidade recomentada por dia: 30 gramas por dia. Aproximadamente uma xícara de chá.
 
Castanha de Caju- Foto Getty ImagesCastanha de caju
Fonte de minerais, como ferro, cálcio, fósforo e sódio, e de gorduras insaturadas, essa parte do caju contém um aminoácido chamado argimino, que alarga as artérias e assim diminui a pressão sanguínea, protegendo todo o sistema cardiovascular. Segundo a nutricionista Maria Carla Leone, a castanha de caju contém grande quantidade de gorduras insaturadas que aumentam os níveis de colesterol bom, o HDL, no sangue.

Consumo diário: três unidades.
 
Avelã- Foto Getty ImagesAvelã
Essa oleaginosa contém uma grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, que combate o colesterol ruim, o LDL, no sangue. Para fazer uma comparação, ela possui o dobro desse ácido graxo em relação à castanha de caju. Além disso, a avelã é fonte de magnésio e vitaminas do complexo B que servem como antiinflamatórios que protegem o coração.

Consumo diário: quatro unidades por dia.
 
Amêndoas- Foto Getty ImagesAmêndoas
Rica em proteínas, que correspondem a aproximadamente 20% de sua composição, a amêndoa também é fonte de vitaminas E e B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gorduras monoinsaturadas, que podem diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue. Estudos da Experimental Biology, uma organização médica dos Estados Unidos, comprovam que essa combinação de nutrientes contidos na amêndoa pode diminuir o risco de doença cardíaca.

Quantidade recomentada por dia: 10 a 12 unidades 
 
Minha Vida

Remédios antigos: Camomila Digestiva Catarinense

Entenda os riscos que a busca pela barriga negativa oferece à saúde

Riscos que a barriga negativa oferece à saúdeDistúrbios alimentares, osteoporose e até depressão entram na lista de prejuízos
 
Última moda entre os frequentadores assíduos das academias, a barriga negativa começou a ser cultivada pelas celebridades e logo se tornou febre entre os que buscam o corpo perfeito.
 
Essa peculiar anatomia atribuída à região abdominal é caracterizada pela formação de uma concavidade na área que fica entre os ossos ilíacos (localizados na parte inferior da barriga), que se tornam mais destacados, e as costelas aparentes.

O endocrinologista Filippo Pedrinola, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia conta que para ter esse formato de abdômen é preciso apresentar baixo percentual de gordura corporal, músculos abdominais pouco desenvolvidos e o fator genético para a formação e desenvolvimento dos ossos do quadril mais proeminentes.
 
"Sendo assim, uma pessoa que não tem biótipo e genética para barriga negativa, mesmo com dieta e atividade física não conseguirá chegar ao resultado desejado", explica.

Será que vale mesmo a pena lutar por essa curvatura no abdômen? Avisamos que a briga com a balança será difícil, a alimentação restrita e o suor na academia abundante. Mas o pior é que o corpo sentirá de maneira muito intensa todos esses abusos.
 
"O que ocorre nessa situação é que o organismo entra em estresse e esgotamento físico, podendo causar problemas de saúde como diminuição da resistência imunológica, alterações de ciclo hormonal, interrupção do ciclo menstrual, distúrbios alimentares, entre outras patologias", explica Filippo Pedrinola.
 
Confira a seguir todos os problemas de saúde que podem surgir no esforço para conseguir a barriga negativa:
 
Barriga negativa - foto: Getty ImagesBaixa porcentagem de gordura corporal e desnutrição
Para obter uma barriga negativa é necessário diminuir o percentual de gordura corporal abaixo dos níveis aceitáveis, isso significa que este valor será inferior a 10%. O endocrinologista Filippo Pedrinola conta que esse baixíssimo índice pode acarretar danos ao organismo em função dos meios usados para conquistá-lo. "Na maioria das vezes a restrição alimentar é a primeira etapa após a decisão de alcançar a barriga negativa, a pessoa chega a fazer apenas duas refeições por dia comendo alimentos que não fornecem aporte nutricional necessário". Na desnutrição, os problemas de saúde podem variar desde uma anemia, por falta de ferro no organismo, devido à limitação de nutrientes que essa pessoa ingere, até problemas mais graves como coma e morte por anorexia se a situação não for identificada e revertida.

Barriga negativa - foto: Getty ImagesMassa muscular pouco desenvolvida
A associação de alimentação deficiente e exercícios para emagrecimento em excesso causará a perda de massa muscular. A ausência de outras fontes de energia para a atividade física, como a gordura e a glicose, fará com que o corpo lance mão do glicogênio - molécula que faz parte da composição do músculo - para conseguir dar andamento à atividade física. "O resultado é que o praticante perderá massa muscular, inclusive na região abdominal", explica Filippo Pedrinola. "A perda de massa muscular e a baixa quantidade de gordura corporal - associadas a padrões genéticos - são os fatores que permitirão a formação da barriga negativa". Vale lembrar que músculos fortes não são apenas uma questão de estética: eles sustentam o corpo, reforçam as articulações e são essenciais para evitar dores e problemas de saúde, principalmente no campo da ortopedia, como hérnias de disco e fraturas.

Transtorno psicológico - foto: Getty ImagesAnorexia, bulimia e depressão
"A persistência em conseguir a barriga negativa pode virar uma obsessão e único objetivo da vida de um indivíduo e, com isso, vir a se expressar em transtornos psicológicos e distúrbios alimentares, como depressão, anorexia, bulimia", explica o endocrinologista Filippo Pedrinola. "Para ter saúde adequada é essencial ter uma boa imagem de si e estar em equilíbrio, o que não ocorre nesses casos". O especialista recomenda que parentes e amigos fiquem atentos aos quadros que envolvam exercícios extenuantes e dietas muito rigorosas, seja a meta a barriga negativa, o emagrecimento ou a busca por um padrão de beleza inatingível. Descobrindo cedo esse comportamento é possível encaminhar a pessoa para o tratamento adequado e revertendo o problema antes que surjam consequências mais graves.

Menstruação - foto: Getty ImagesParada da ovulação e da menstruação
O endocrinologista João Eduardo Salles, vice-presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), explica que chegar ao baixo peso significa um grande risco para a atividade hormonal. "A mulher terá grandes chances de deixar de ovular, portanto menstruar, em função da baixa liberação do hormônio leptina", explica. "A leptina é produzida pelo tecido adiposo e seus níveis caem drasticamente em resposta ao jejum". Uma das funções da leptina é a estimulação ovariana, logo, mulheres com baixo peso podem ter a ovulação e a menstruação interrompidas. A gestação nesse caso é impossível.

Seios - foto: Getty ImagesDiminuição das mamas
O endocrinologista João Eduardo explica que as mamas são compostas, principalmente, por glândulas e gordura. A magreza excessiva causará a diminuição destas duas estruturas mamárias. O hormônio estrogênio é derivado do colesterol, um tipo de gordura, logo, mulheres com baixo percentual de gordura terão níveis igualmente reduzidos de colesterol, a ponto de inibir as glândulas mamárias. "Para que os seios cresçam ou mantenham seu tamanho, eles precisam ser continuamente estimulados pelos hormônios femininos", explica o endocrinologista João Eduardo. "Sem esse estímulo, diminuído em mulheres com baixo peso, o tecido mamário ficará atrofiado". O especialista explica ainda que a redução de gordura corporal também será percebida nesta região: os seios ficaram menores e mais flácidos, uma vez que perderão boa parte do material responsável pela sustentação, a gordura.

Andador - foto: Getty ImagesFavorece a osteoporose
A formação dos ossos nas mulheres é dependente do estrogênio, hormônio que age auxiliando na incorporação de cálcio, no desenvolvimento e na manutenção da massa óssea. O baixo peso corporal pode diminuir os níveis de estrogênio. "O pico de massa óssea entre as mulheres acontece até os 35 anos, dos 35 aos 45 anos a mulher apenas manterá a massa óssea, em seguida ela será diminuída", explica o endocrinologista João Eduardo. "Portanto, pode ser que a mulher muito magra não esteja sentindo os efeitos do baixo peso sobre os ossos agora, porém mais tarde eles aparecerão como osteopenia - diminuição primária da massa óssea - e osteoporose, quando os ossos já estão fracos e mais suscetíveis a fraturas". A recomendação do endocrinologista João Eduardo é manter-se sempre dentro do índice de massa corpórea considerado normal: entre 18,5 e 25 para adultos.

Coluna vertebral - foto: Getty ImagesDesvios posturais e dores na coluna
O endocrionologista Filippo Pedrinola explica que enfraquecimento abdominal, desvios posturais e dores na coluna também podem ser complicações da barriga negativa. A musculatura tem a função de proteger e dar sustentação aos ossos. O músculo abdominal fraco não consegue sustentar a coluna, com isso, ela fica mais suscetível a desenvolver curvaturas anormais - como a hiperlordose e a escoliose - a adotar posturas viciosas, como manter-se curvado na cadeira do trabalho e até a desenvolver problemas como hérnia de disco.
 
Minha Vida

Concurso Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) abriu, nesta quinta-feira (11), as inscrições para o concurso público que deve contratar 10 profissionais, de todos os níveis de escolaridade.

As vagas são para atuar em Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Umuarama.

Os salários variam de R$ 870,00 a R$ 4.808,65, conforme o cargo e o nível de escolaridade. As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia 12 de janeiro de 2014, e a taxa custa entre R$ 35,00 e R$ 60,00

As vagas cuja contratação será imediata são para o cargo de copeira, em Curitiba, para oito assistentes administrativos, também na capital paranaense e mais uma para Umuarama. O concurso deve formar ainda cadastro de reserva para trabalhar como assistente administrativo nas demais cidades, advogado, contador e médico fiscal, para atuarem em Curitiba e mais uma vaga de médico fiscal para Londrina.

As provas estão marcadas para o dia 26 de janeiro de 2014, em todas as cidades para as quais há vagas abertas. Detalhes sobre o processo de seleção, salários, atribuições dos cargos e outros podem ser obtidos no site http://www.quadrix.org.br/concursocrmPR2013.aspx

Concurso Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo (III)

A Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo abriu concurso público para 1.100 vagas de médicos. Os salários variam de R$ 4.203,13 a R$ 4.721,66.

Os candidatos devem ter nível superior, ter concluído a residência médica e título de especialista na área de atuação.

As vagas são para médicos nas especialidades de anestesia, cardiologia, cardiologia pediátrica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia oftálmica, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia urológica, cirurgia vascular, clínica médica, dermatologia, ecocardiografia pediátrica, ecocardiografia adulta, endocrinologia, gastroenterologia, gastroenterologia infantil, geriatria, hematologia, infectologia, intensivista adulto, intensivista pediátrico, médico do trabalho, nefrologia pediátrica, nefrologia, neonatologia, neurocirurgia, neurologia pediátrica, neurologia, nutrologia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia pediátrica, pneumologia, psiquiatria e tocoginecologia.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro pelo site www.caipimes.com.br. A taxa é de R$ 55.

A seleção será feita por meio de prova objetiva e análise de títulos. A data e o horário das provas ainda serão divulgados.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo (II)

A Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo abriu concurso público para 434 vagas em cargos de nível superior. Os salários vão de R$ 2.228,72 a R$ 5.147,31.

São 35 vagas para especialista em assistência e desenvolvimento social – serviço social, 6 para especialista desenvolvimento urbano – engenheiro do trabalho, 281 para especialista em saúde – enfermagem, 26 para especialista em saúde – fisioterapia, 6 para especialista em saúde – fonoaudiologia, 5 para especialista em saúde – terapia ocupacional, 19 para especialista em saúde – farmácia, 10 para especialista em saúde – nutrição, 14 para especialista em saúde – psicologia, 10 para especialista em saúde – odontologia e 22 para especialista em saúde – odontologia – bucomaxilo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro pelo site www.caipimes.com.br. A taxa é de R$ 55.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e avaliação de títulos. A data e o horário das provas ainda serão divulgados.

A validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo

A Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo abriu concurso público para 2.877 vagas em cargos de nível fundamental, médio e técnico. Os salários vão de R$ 1.132,50 a R$ 1.652,04.

São 32 vagas para agente de apoio – armazenagem (nível fundamental), 501 para assistente de gestão de políticas públicas (ensino médio completo e dominio em informatica - Windows e Office), 26 para técnico de segurança do trabalho (nível técnico), 20 para auxiliar técnico de saúde – eletrocardiografia (ensino médio completo ou equivalente, habilitação específica e/ou experiência mínima comprovada de 4 meses), 6 para auxiliar técnico de saúde – eletroencefalograma (ensino médio completo ou equivalente, habilitação especifica e/ou experiência mínima comprovada de 4 meses), 7 para auxiliar técnico de saúde – gasoterapia (ensino médio completo ou equivalente, habilitação especifica e/ou experiência mínima comprovada de 4 meses), 1.103 para auxiliar técnico de saúde – enfermagem (ensino fundamental II completo mais registro no Conselho Regional de Enfermagem de auxiliar de enfermagem), 1.006 para técnico em saúde – enfermagem (ensino médio completo, com especialização na área de atuação ou curso técnico profissionalizante correspondente ao ensino médio mais registro no Conselho Regional de Enfermagem de técnico de enfermagem), 60 para farmácia (ensino médio completo, com especialização na área de atuação ou curso técnico profissionalizante correspondente ao ensino médio mais registro no conselho), 8 para higiene dental (diploma de técnico em saúde bucal registrado no Conselho Regional de Odontologia), 78 para imobilização ortopédica (ensino médio completo, com especialização na área de atuação ou curso técnico profissionalizante correspondente ao ensino médio) e 30 para radiologia (ensino médio completo, com especialização na área de atuação ou curso técnico profissionalizante correspondente ao ensino médio mais registro no conselho).

As inscrições devem ser feitas até 10 de dezembro pelo site www.caipimes.com.br. As taxas são de R$ 24 para agente de apoio – armazenagem e de R$ 34 para os demais cargos.

Para o emprego público de assistente de políticas públicas as provas objetivas constarão de questões de português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimento em informática.

Para os empregos públicos de auxiliares técnicos em saúde e técnicos de saúde as provas objetivas constarão de questões de português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

Para o emprego público de agente de apoio as provas objetivas constarão de questões de português, matemática e conhecimentos gerais.

O tempo total para realização das provas será de 4 horas para todos os empregos públicos.

 As provas serão realizadas na cidade de São Paulo, previstas para 26 de janeiro de 2014.

Concurso Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) divulgou, neste final de semana, o edital para um novo concurso público. Segundo a assessoria da Casa, o processo seletivo deve preencher 27 vagas para diversos cargos. Todas exigem curso superior. Do total de vagas, três são reservadas para pessoas com deficiência.

Conforme informa o documento, os salários são de R$ R$ 5.900,05, além de auxílios transporte e alimentação que somam R$ 600. A inscrição é R$ 115 e será feita somente na internet, por meio do site da Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc), a partir das 9h do dia 2 de dezembro de 2013. O prazo será encerrado às 19h do dia 2 de janeiro de 2014 e os testes da primeira etapa aplicados no dia 2 de fevereiro.

Os candidatos aprovados na primeira fase devem fazer prova discursiva em data agendada posteriormente. Para os cargos de enfermeiro e dentista, haverá ainda prova de títulos.

A validade do concurso é de dois anos, a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada uma vez, por mais dois anos, a critério da ALMG.

O edital está disponível no Diário do Legislativo, no site da Fumarc, organizadora do concurso, e no Portal da Assembleia.

Concurso Saúde Aeronáutica

A Aeronáutica abriu seleção para 143 vagas de médicos, farmacêuticos e dentistas para atuar nas unidades de saúde do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Os profissionais selecionados serão incorporados ao Comando da Aeronáutica no posto de aspirante-a-oficial do Quadro de Oficiais Convocados (QOCON). O salário bruto é de R$ 5.700,00.

Para a área do Rio de Janeiro são 110 vagas para médicos, 10 para dentistas e 2 para farmacêuticos. Já em Belo Horizonte há 15 vagas médicos e 6 para dentistas.

É necessário ter altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e de 1,55m para o sexo feminino.

As inscrições devem ser feitas de 25 de novembro a 3 de dezembro nos endereços listados no edital.

O processo seletivo realizado pelo 3º Comando Aéreo Regional (Comar III) envolve análise de currículo, análise de documentos e inspeção de saúde, realizados de acordo com os critérios da Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 160-6.

Prefeitura de São Lourenço - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Lourenço, no estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo n° 01/2013, para provimento de 11 vagas de Agentes Comunitários de Saúde (nível fundamental completo) por salário de R$ 678,00, em carga horária de 40 horas semanais. O certame será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 09 a 13 de dezembro de 2013, na Sede do Município, na Rua Jaime Sotto Mayor, 221 – Sala da Antiga Farmacinha. A taxa é de R$ 20.
 
As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no Município de São Lourenço, no dia 21 de dezembro de 2013, às 13h,  em São Lourenço. Estará afixada na sede da Prefeitura Municipal de São Lourenço e disponíveis nos sites: www.magnusconcursos.com.br e www.saolourenco.mg.gov.br, a partir do dia 19 de dezembro de 2013, planilha contendo local de realização da prova objetiva.

O prazo de validade do certame é de dois anos.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre abre vagas para docentes substitutos

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) está com inscrições abertas até o dia 06 de dezembro para a seleção simplificada de professor substituto, que atuará na instituição por tempo determinado.
 
As oportunidades se distribuem entre as áreas de Educação e Informação em Saúde/Informática (1 vaga) e Nutrição/ Alimentação Coletiva e Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição; Higiene e Legislação e Segurança na Produção dos Alimentos (1 vaga).
 
Os interessados devem se inscrever, pessoalmente ou por procuração, no protocolo da universidade, na Rua Sarmento Leite, 245. A taxa de inscrição custa R$ 100.
 
Mais informações estão disponíveis no Edital 45/2013, disponível na página eletrônica da UFCSPA (http://www.ufcspa.edu.br).

UFRB abre concursos para professor

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que está com inscrições abertas para concursos públicos visando à contratação de pessoal do magistério superior. A oferta é de mais de 60 vagas para atuação nos Centros de Ensino localizados nas cidades de Feira de Santana, Santo Amaro, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.
 
Inscrições
Os interessados devem pagar uma taxa no valor de R$ 90,00 e preencher o Requerimento de Inscrição disponível no site de concursos da UFRB (www.ufrb.edu.br/concursos). As inscrições estarão abertas até o dia 06 de janeiro de 2014. 
 
Vagas por edital
O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas, oferece 02 vagas para professor adjunto A e 17 vagas para professor assistente A, de acordo com o edital nº 08/2013. As jornadas de trabalho variam de 20h a dedicação exclusiva.
 
No Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro, conforme o edital 09/2013, as oportunidades são para graduados em Música e em qualquer área do conhecimento. São 16 vagas para professor Adjunto A, em regime de dedicação exclusiva.
 
O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, dispõe de 04 vagas para professor adjunto A e 12 vagas para professor assistente A, de acordo com o edital nº 11/2013. Os candidatos aprovados atuarão em regime de dedicação exclusiva. 
 
Edital nº 10/2013: este edital destina vagas para o Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus, que preencherá 07 vagas para professor adjunto A, 01 vaga para professor assistente A e 10 vagas para professor auxiliar. As chances são para as áreas de Saúde Coletiva, Ciências Básicas da Saúde e Prática de Cuidado. Mas atenção: os interessados em participar deste certame têm até o dia 20 de dezembro de 2013 para efetuar inscrição.
 
O prazo de validade dos concursos será de um ano, a contar da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Acompanhe os editais dos certames (nºs 08, 09, 10 e 11/2013) no site de Concursos da UFRB.

Concurso Prefeitura de Volta Redonda - RJ

A Prefeitura de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o edital 08/2013, de concurso público, com intuito de contratar 309 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 802,06, por jornada de trabalho que varia de 180 a 220 horas mensais. Do total de vagas ofertadas, 10% será reservado aos candidatos com deficiência.
 
As oportunidades são para Agente Escolar, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Educação Infantil, Motorista, Nutricionista, Porteiro, Servente, Telefonista e Vigia.
 
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo site www.portalvr.com/concursopublico, no período de 29 de novembro a 11 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 25 a R$ 40.  Os interessados que não tiverem acesso à internet poderão realizar suas inscrições no Telecentro Comunitário, situado à Rua Edson Passos, nº 97, Bairro Aterrado, Volta Redonda. 
 
Conforme cronograma do certame, a prova objetiva está prevista para o dia 05 de janeiro de 2014, às 9 horas, em local a ser informado no comprovante da inscrição. Já o gabarito estará disponível no site de inscrições, no dia 06 de janeiro de 2014, a partir das 17 horas. De acordo com o edital, a seleção também constará de avaliação de títulos. 
 
O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria Municipal de Administração.

Concurso Prefeitura de Tabatinga - AM

A Prefeitura de Tabatinga, no estado do Amazonas, através do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM, divulgou edital n°001/2013 de concurso público, com o fito de ocupar 520 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 722,90 a R$ 5.000,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Nos cargos de nível fundamental, as chances são para Auxiliar de Serviços Gerais (41), Coletor de Lixo (10), Coveiro (2), Eletricista (3), Gari (15), Pedreiro (3), Vigia (18), Agente Comunitário Social (5), Auxiliar Administrativo (23), Merendeira (10), Motorista de Ônibus (4), Motorista de Veículos Rodoviários (4) e Operador de Máquinas Pesadas (6);

Para os cargos de nível médio, as vagas são para Agente de Trânsito e Transporte (5), Agente de Zoonoses (2), Agente Fiscalização Fundiária (6), Assistente Administrativo (25), Fiscal de Feira e Mercado (5), Fiscal de Limpeza (5), Fiscal de Obras e Posturas (3), Guarda Municipal (20), Mecânico (1), Técnico Agrícola Municipal (3), Técnico Ambiental (2), Técnico em Contabilidade (3), Técnico em Edificações (3), Técnico em Enfermagem (20), Técnico em Laboratório (6) e Técnico Segurança do Trabalho (2);

Já para os cargos de nível superior, as oportunidades são para Agente Arrecadação (4), Assistente Social (3), Enfermeiro (4), Engenheiro-Agrônomo (1), Nutricionista (1), Orientador Educacional (2), Professor de Ensino Fundamental Indígena - Zona Rural (80), Professor da Educação Infantil ao 5º ano - Zona Rural Não Indígena (9), Professor da Educação Infantil ao 5º ano - Zona Urbana (87), Professor da Educação Infantil ao 5º ano de Educação Física - Zona Urbana (18), Professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de Educação Física - Zona Urbana (8), Ciências - Zona Rural Não Indígena (2), Ciências - Zona Urbana (2), Educação Física - Zona Rural Não Indígena (2), Educação Inclusiva - Zona Urbana (7), Geografia - Zona Rural Não Indígena (1), Geografia - Zona Urbana (2), História - Zona Rural Não Indígena (2), História - Zona Urbana (4), Língua Portuguesa - Zona Rural Não Indígena (2), Língua Portuguesa - Zona Urbana (10), Matemática - Zona Rural Não Indígena (2), Matemática - Zona Urbana (10), Ciências Agrárias/ Ambiental - Zona Urbana (2).

Será admitida a inscrição exclusivamente  pelo www.concursoscopec.com.br solicitada no período entre 0 (zero) hora de 10 de dezembro até as 23h59min do dia 30 de dezembro de 2013, observado o horário oficial de Manaus.

Valor da Taxa de Inscrição:
Ensino Fundamental – R$ 30,00;
Ensino Médio – R$ 40,00;
Ensino Superior – R$ 70,00.

O cartão de confirmação estará disponível no período de 15 a 20 de janeiro de 2014, no endereço eletrônico www.concursoscopec.com.br; que deverá ser impresso, obrigatoriamente, pelo candidato para fins de comprovação da inscrição e apresentação nos locais de realização das provas.

As provas serão aplicadas na data prevista de 02 de fevereiro de 2014 (domingo). O local e horário da realização da prova estarão designados no Cartão de Confirmação. O gabarito oficial preliminar da Prova será disponibilizado no site www.concursoscopec.com.br.

O prazo de validade do concurso é de dois anos.

Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade - MT reabre inscrições

Com objetivo de preencher 84 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura e a Câmara de Vila Bela da Santíssima Trindade, no estado do Mato Grosso, lançaram editais para a realização de processo seletivo e concurso público nº. 01/2013. Os certames visam preencher 84 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Cargos
Estão sendo disponibilizadas 69 vagas na Prefeitura, para as funções de: Gari, Lavador de Veículos/Máquinas, Serviços Gerais, Vigia, Merendeira, Zelador, Almoxarife, Encanador, Operador de Roçadeira, Eletricista Predial, Motorista de Veículo Pesado, Operador de Máquina Tipo Patrol, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retro Escavadeira, Tratorista, Pedreiro, Office Boy, Arquivista, Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem, Engenheiro Sanitarista, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral e Professor (Ciências, Educação Física, História, Matemática e Pedagogia). Os salários vão até R$ 10.046,73, em regime de 20 ou 40 horas semanais de trabalho.

Para o cargo Agente Comunitário de Saúde estão sendo abertas 12 vagas, por salário de R$ 711,47 e jornada de 40 horas semanais.

O menor número de vagas é para Câmara Municipal que oferece 03 vagas, nos cargos de Contador, Motorista de Veículo Leve e Operador de Som/Audiovisual, com salário de até R$ 2.571,84, por jornada de 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições foram reabertas e serão recebidas na internet no período das 08 horas do dia 06 de dezembro de 2013 até às 22 horas e 59 minutos do dia 02 de janeiro de 2014 (horário local), através do site www.concursosfaperp.com.br.
 
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 60,00.
 
Prova
Os concursos serão constituídos de prova objetiva, prática e de títulos.
 
O Edital de convocação para as provas objetivas contendo os locais e horários de prestação das provas será publicado, na data provável de 07 de janeiro de 2014, no Diário Oficial do Município, no mural do Paço Municipal e no site da Faperp, www.concursosfaperp.com.br. As provas objetivas estão previstas para o dia 12 de janeiro de 2014.
 
A validade dos certames será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)  lançou o edital 14/2013, de concurso público, com intuito de prover seis vagas para Professor, integrante do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Superior. Os candidatos irão atuar no Instituto de Ciências Exatas e Naturais e Instituto de Ciências da Saúde, com salários que podem chegar a R$ 2.439,93, por jornada de 20 horas semanais. 
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições via internet, por meio do site www.ufmt.br, no período de 16 a 31 de dezembro de 2013. A taxa será de R$ 150.
 
A seleção constará de prova escrita, prova didática e avaliação de títulos. A prova escrita será realizada na data prevista de 27 de janeiro de 2014.
 
O concurso público terá validade de 01 ano, contado a partir da data da publicação do Edital de Homologação do resultado final.

Prefeitura de Caconde - SP retifica edital de concurso público

Para atender as necessidades da administração municipal, a Prefeitura de Caconde, no estado de São Paulo, através da empresa Instituto Brio Conhecimentos IBC, lançou edital de concurso público nº 01/2013, que oferece 18 oportunidades para profissionais de níveis médio completo e/ou técnico e superior.
 
As vagas são para as funções de Auxiliar de Consultório Dentário, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Neurologista, Médico Obstetra, Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Urologista e Nutricionista. O salário poderá chegar a até R$ 4.042,50, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As inscrições, nos valores de R$ 30 e R$ 50 ficarão abertas exclusivamente no site www.institutobrio.org.br, até 18 de dezembro de 2013.

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para o dia 19 de Janeiro de 2014, no município de Caconde/SP, em locais e horários a serem divulgados. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas.
 
Serão divulgados a partir das 13h do dia seguinte da realização da prova, o gabarito oficial e o resultado preliminar.
 
Conforme consta no edital, a validade do concurso público da Prefeitura de Caconde será de dois anos.

Concurso MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário

A Fundação Universa, organizadora do certame do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), comunicou aos candidatos que o prazo para alteração da inscrição, no tocante ao local de realização das provas, será  até o dia 11 de dezembro de 2013. A solicitação deverá ser feita por meio do e-mail localdeprovamda@universa.org.br, constando os seguintes dados: nome completo do candidato, número do CPF, número de inscrição, atividade profissional/codigo, localidade da vaga e local de realização da prova.
-----------------------------------------------------------
 
Concurso Ministério do Desenvolvimento Agrário
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) publicou edital n° 001/2013 de processo seletivo, com a intenção de ocupar 150 vagas temporárias, sendo 110 vagas de nível superior e 40 de nível intermediário. O certame será executado pela Fundação Universa e os salários podem chegar a R$ 8.300,00.
 
São 27 vagas para atividades técnicas de formação de Nível Intermediário (NI); 13 para atividades de apoio à tecnologia da informação (NI); 44 para atividades técnicas de suporte de Nível Superior (NS); 55 para atividades técnicas de complexidade Intelectual (NS); seis para atividades técnicas de complexidade gerencial (NS); e cinco para atividades técnicas de tecnologia da informação (NS).  
 
Inscrições
A inscrição será efetuada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.universa.org.br, até às 20 horas do dia 16 de dezembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília.
 
Taxas
  • Nível I: R$ 35,00;
  • Nível II: R$ 38,00;
  • Nível III: R$ 45,00;
  • Nível IV: R$ 58,00;
  • Nível V: R$ 65,00.
Prova
A prova objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 19 de janeiro de 2014, no turno vespertino. Os locais, a data e o horário de aplicação da prova serão divulgados no endereço eletrônico da organizadora na data provável de 9 de janeiro de 2014. O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será disponibilizado no segundo dia útil seguinte ao da aplicação da mesma.
 
As etapas do processo seletivo serão aplicadas nas cidades de Altamira, Marabá, Santarém, Belém (PA), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Humaitá, Manaus (AM), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Luís (MA).
 
O prazo de validade do certame será de dois anos.

Universidade Federal do Acre promove processo seletivo

A Universidade Federal do Acre lançou edital n° 026/2013 de processo seletivo simplificado, para ocupação do cargo de Professor Temporário e Substituto, para contratação conforme a necessidade da instituição, por até 24 meses, visando o preenchimento de 22 vagas em caráter emergencial nos Centros dos Campi de Cruzeiro do Sul e Rio Branco.
 
Os vencimentos podem chegar a R$ 4.649,65, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 03 de dezembro de 2013, no horário de 8h30min às 12h e das 14h30min às 17h, nos Centros Acadêmicos correspondentes às áreas específicas, localizados, em Rio Branco, no Campus Universitário, BR 364, km 04 - Distrito Industrial, Rio Branco/AC e, em Cruzeiro do Sul, no Campus Floresta, Estrada do Canela Fina, Km 12, Gleba formoso, Lote 245, Colônia São Francisco os quais serão responsáveis pela condução do processo seletivo.
 
As provas avaliativas ocorrerão no período de 09 a 16 de dezembro de 2013 (excetuados sábados e domingos). Os Centros definirão os horários e o local das suas dependências para realização dos exames.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 12 meses, podendo ser renovado por igual período.

UNIFESSPA abre processo seletivo

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) publicou edital n° 10/2013 de processo seletivo, destinado ao provimento de 17 vagas no cargo de Professor Adjunto e Assistente. A remuneração será de R$ 5.466,55 para o docente assistente, e de R$ 8.049,77 para professores adjuntos, por carga horária de 40 horas em Dedicação Exclusiva.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 6 de janeiro de 2014, por meio do site www.ceps.ufpa.br, observado o horário de Belém-PA. As taxas variam de R$ 85,00 e R$ 100,00, de acordo com a titulação que o candidato possuir.
 
Os candidatos inscritos serão avaliados mediante Provas Escrita e Didática, Memorial e Julgamento de Títulos.
 
As provas poderão ser realizadas no período de 20 de janeiro de 2014 a 14 de fevereiro de 2014, em Belém, na Universidade Federal do Pará ou na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará para onde se destinam os concursos, em local a ser indicado juntamente com o cronograma detalhado de provas que será disponibilizado no site: www.ceps.ufpa.br.
 
O processo seletivo é válido por dois anos.

Vagas de estágio nos Correios do Piauí

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), no estado do Piauí, divulgou o edital 249/2013, de processo seletivo, destinado ao provimento de nove vagas e formação de cadastro de reserva para estagiários de nível superior.
 
As oportunidades serão para as localidades de Teresina, Floriano e Picos e os contratados cumprirão jornadas de 20 horas semanais por bolsa de R$ 460,03, auxílio transporte no valor de R$ 87,18, vale alimentação de R$ 185,02, assistência médica e seguro contra acidentes pessoais.

Podem concorrer alunos dos cursos de Administração de Empresas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Arquitetura, Jornalismo, Ciências da Computação e afins,  Direito, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social. 
 
Os candidatos devem realizar sua inscrição no período de 02 a 16 de dezembro de 2013, mediante o preenchimento de ficha disponível no site www.correios.com.br e a entrega daficha deverá ser realizada na Seção de Educação Corporativa/GEREC/DR/PI, na Rua Álvaro Mendes, nº. 680, 2º andar, sala 206, Centro, Teresina.

A seleção terá 2 etapas: análise curricular classificatória e análise de documentos. O resultado final será divulgado no site dos Correios.

O processo seletivo terá validade de 6 meses.

Concurso Prefeitura de Urânia - SP

A Prefeitura de Urânia, Estado de São Paulo, através da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria EIRELI, abriu editais n° 001/2013 de concurso público e processo seletivo, destinados ao provimento de 22 vagas de emprego, sendo 12 para o concurso público e 10 vagas voltadas para formação de cadastro de reserva no processo seletivo.

As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior por salários podem chegar a R$ 851,06.

As chances são para os cargos de Auxiliar de Enfermagem, Merendeira, Oficial Administrativo, Professor Substituto PEB I, Professor Substituto PEB II - Educação Física, Professor Substituto PEB II - Artes e Monitor de Transporte Escolar.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, das 08h do dia 03 de dezembro  até as 22h do dia 23 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 18 a R$ 35, e acordo com o cargo escolhido.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 12 de janeiro de 2014, na Escola Estadual Professor Akio Satoru, localizada na Rua Fortaleza, 549 - Centro - Urânia/SP. A prova terá início as 09 horas. Os gabaritos da prova estarão disponíveis no site www.personacapacitacao.com.br, no dia seguinte a realização da prova, a partir das 18h.

A validade do concurso será de dois anos.

Prefeitura de Itapeva - SP lança edital de processo seletivo

No Estado de São Paulo, a Prefeitura de Itapeva publicou edital nº. 001/2013 de processo seletivo, para preenchimento de vagas e formação de Cadastro Reserva para o seu quadro de servidores. São ofertadas 23 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.933,94 em carga horária de 10 a 40 horas.
 
O certame será realizado sob a responsabilidade do IDECAN – Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistente Nacional.
 
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II, Interlocutor de Libras, Professor, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Agente Comunitário de Saúde.
 
As inscrições, nos valores de R$ 25 a R$ 35, serão realizadas via internet de 14h do dia 2 de dezembro às 23h59min do dia 19 de dezembro de 2013, no site www.idecan.org.br.
 
As inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento aos candidatos do IDECAN, localizada na Rua Rivadávia Marques Júnior, 338, Centro (Núcleo de Tecnologia Municipal) – Itapeva/SP, no período entre 02 de dezembro de 2013 e 19 de dezembro de 2013, exceto sábados, domingos e feriados, de 08h às 16h. Excepcionalmente no primeiro dia a inscrição se iniciará às 14h00min.
 
O processo de seleção consistirá na aplicação de provas escritas objetivas para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, além de avaliação de títulos somente para os cargos de nível superior na área de educação e de nível médio com habilitação para magistério (de caráter apenas classificatório).
 
As provas escritas serão realizadas na cidade de Itapeva, com data inicialmente prevista para o dia 12 de janeiro de 2014 (domingo), pela manhã e tarde, a depender do cargo escolhido pelo candidato.
A validade do processo seletivo é de 1 ano.

Prefeitura de Tangará da Serra - MT promove processo seletivo

A Prefeitura de Tangará da Serra, no estado de Mato Grosso, divulgou edital de processo seletivo n° 005/2013, destinado ao preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.976,75 e jornada de trabalho de 15 a 40 horas semanais.
 
Estão sendo oferecidas 246 vagas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, para as funções de: Intérprete de Libras, Professor, Motorista, Ajudantes de Serviços Gerais, Auxiliar de Educação Especial, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Vigia.
 
O menor número de vagas é para Secretaria Municipal de Assistência Social que oferece 04 vagas, nos cargos de Pedagogo e Professor Educação Física.
 
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo www.tangaradaserra.mt.gov.br, até às 14h do dia 12 de dezembro de 2013. As taxas de inscrição são de R$ 20 para cargos de níveis fundamental e médio e R$ 40 para cargos de nível superior.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 22 de dezembro de 2013, com início às 08h e término às 11h, em locais que serão divulgados oportunamente na internet, no site www.tangaradaserra.mt.gov.br e em jornal oficial (AMM), a partir do dia 20 de dezembro de 2013.
 
Para o cargo de motoristas, a prova prática de caráter eliminatório, será realizada por uma comissão avaliadora no dia 15 de janeiro de 2014, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na Av. Brasil, 376-E Centro – Tangará da Serra – MT.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado no dia 24 de dezembro de 2013, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Administração e no site www.tangaradaserra.mt.gov.br e jornal oficial (AMM).

Propagandas antigas: Remédio para o mundo - Elixir Cintra

elixircintra
 
“Todo mundo toma Elixir Cintra!”.
 
4 de janeiro de 1942. Confira a edição no Acervo Estadão
 
Estadão

Entenda o que é e como funciona o Baby Led Weaning

Entenda o que é e como funciona o Baby Led Weaning Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Antonella, sete meses, rejeitou o uso da colher
Método propõe que bebês com mais de seis meses se alimentem sozinhos e com as próprias mãos, mantendo o próprio ritmo para a refeição
 
Esqueça as papinhas e colheres e simplesmente deixe que o bebê se alimente sozinho. Essa é a proposta de um novo método, o BLW (Baby Led Weaning, desmame que o bebê lidera, traduzido do inglês), que substitui as papinhas por frutas e legumes, e os talheres pelas próprias mãos.

Criado pela consultora em saúde Gill Rapley, a técnica defende que os bebês com mais de seis meses — período em que começa a introdução de sólidos na dieta — alimentem a si mesmos, com as mãos, estabelecendo o próprio ritmo para a refeição. Quem é adepto diz que, além de a criança desenvolver autonomia, evita que os pais precisem carregar para todo lado as papinhas. Especialistas fazem ressalvas.

Pediatra nutróloga da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Elza Mello alerta para alguns cuidados que os pais devem ter ao se lançar no BLW. Embora seja quase essencial que a criança se suje — para evitar possíveis “nojinhos” futuros — e desenvolva a autoalimentação, a papa principal também é fundamental na dieta infantil.

— Se o próprio bebê for sempre pegar os alimentos, ele provavelmente não vai ingerir a quantidade de nutrientes de que precisa — explica.

Ela sugere que a alimentação seja feita de forma mista. Ou seja, que a mãe dê algumas comidinhas para a criança, mas que nunca negue caso ela queira pegá-las sozinha.

Compartilha da mesma opinião a secretária-geral da Associação Gaúcha de Nutrição, Claudia Mallmann. Especialista em nutrição infantil, ela tem receio de que a criança não chegue ao valor calórico necessário caso se alimente exclusivamente sozinha. Apesar de julgar importante que o bebê tenha a oportunidade de esmagar e sentir a textura dos alimentos, ela reitera que a mãe precisa garantir que o filho tenha uma alimentação adequada.

A nutricionista aponta, como pontos positivos do BLW a rejeição das mães por liquidificadores — o que estimula a função mastigatória do bebê — e a integração da criança à rotina familiar. Mas alerta que devem ser tomados cuidados na hora de dividir a comida, pois há restrições à consistência e à quantidade de sal, açúcar e temperos de certos alimentos.

Facilidade nos restaurantes
Bastante conhecido em países como Europa e Estados Unidos, o Baby Led Weaning ainda é visto com estranheza no Brasil. Mesmo assim, tem ganhado adeptos. Dona de um grupo no Facebook sobre a técnica, Tiê Granetto acha que o método tem crescido no país. E isso por experiência própria. Segundo ela, diariamente, cinco ou seis pessoas pedem aceitação no grupo.

Além de ocupar o tempo administrando a página, a coordenadora de marketing é também mãe de Lucca, um ano. Há seis meses, ela começou a aplicar o método com o primogênito. Mais do que a descoberta de alimentos, texturas e sabores, ela afirma que o BLW também traz muito mais facilidade para os pais, pois as crianças acabam comendo o mesmo que toda a família.

— Na papinha, tenho a impressão de que fica tudo muito misturado, e eles não conseguem desenvolver um paladar para distinguir os alimentos — completa.

Foi navegando na internet que Greice Veiga, mãe de Antonella, sete meses, descobriu o método. Há um mês aplicando a técnica, ela já percebe benefícios na filha, que se mostrou contente com a escolha. Isso porque, nas primeiras vezes que tentou alimentá-la com a colher, a filha rejeitou. Greice decidiu, assim, tentar o BLW, que, segundo ela, tem dado bastante certo.

— Acho bom porque eles desenvolvem autonomia, além de ser mais cômodo para os pais. Não preciso ficar levando papinha a cada restaurante que vamos. Ela come de tudo — explica a mãe.

O medo do engasgo
Um dos maiores medos de quem não conhece a técnica, ou quer começar a aplicá-la, é em relação ao risco de engasgar. No entanto, tanto as mães quanto os especialistas dizem que o bebê passa a entender o mecanismo do engasgo e tenta, por conta própria, evitá-lo.

Greice e Tiê assinam embaixo. Segundo as mães, quando os filhos colocam um pedaço maior na boca, eles mesmos tiram. Elas alertam que as crianças devem ser sempre monitoradas. A pediatra Elza reitera, também, que para que os riscos sejam menores ainda, devem ser evitados pedacinhos muito pequenos, como pipoca, amendoim e milho.

Dicas para adotar a técnica do BLW
- O bebê deve estar sentado e ser capaz de se manter com o mínimo suporte

- Castanhas e frutas com sementes grandes, como cerejas e azeitonas, não devem ser oferecidas

- Os bebês devem ser sempre supervisionados enquanto estiverem comendo

- Os alimentos devem ser introduzidos aos poucos

- A comida deve ser cortada em palitinhos

- Cuidar com os alimentos alergênicos (como amendoim e trigo) e com pedaços muito pequenos, que as crianças podem aspirar

- Os bebês devem ter, no mínimo, seis meses, que é quando o sistema motor já está mais desenvolvido
 
Zero Hora