Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Poluição do ar na Europa mata inclusive nos níveis recomendados

Em 14 anos, quase 30 mil pessoas morreram, de acordo com estudo
 
Europeus expostos à poluição de longo prazo provocada por particulados emitidos por veículos e indústrias representam um risco maior de morte prematura, mesmo se a qualidade do ar alcançar os padrões recomendados pela União Europeia, alertou um estudo publicado nesta segunda-feira (9).
 
Publicado na revista The Lancet, o artigo apontou para as finas partículas de fuligem e poeira, cujas emissões também representam um problema de saúde em algumas regiões da Ásia, principalmente a China.
 
Cientistas liderados por Rob Beelen, da Universidade de Utrecht University, na Holanda, analisaram 22 estudos publicados anteriormente que monitoraram a saúde de 367.000 pessoas em 13 países da Europa ocidental.
 
Os indivíduos, recrutados nos anos 1990, foram acompanhados por quase 14 anos. Durante o período do estudo, 29.000 pessoas morreram, segundo os dados.
 
A equipe de Beelen acompanhou todas as áreas de estudo para obter leituras da poluição emitida pelo trânsito entre 2008 e 2011.
 
Eles usaram esses dados como base para calcular a exposição de longo prazo de moradores a dois tipos de particulados e dois tipos de emissões de gases.
 
Levaram em conta fatores como hábitos de fumo, posição socioeconômica, índice de massa corporal e educação, que poderiam distorcer os resultados.
 
A maior fonte de preocupação foi o PM2.5, partículas medindo menos de 2,5 mícrons ou 2,5 milionésimos de um metro.
 
Uma pesquisa anterior havia descoberto que o PM2.5 é tão pequeno que pode se alojar nos pulmões, provocando problemas respiratórios e podendo, inclusive, cair na corrente sanguínea.
 
Segundo o estudo, o risco de morte prematura subiu 7% a cada aumento de 5 microgramas de PM2.5 por metro cúbico.
 
Segundo Beelen, uma diferença de 5 mg pode ser encontrada entre um local de uma via urbana movimentada" e uma rua sossegada, disse Beelen.
 
As diretrizes da União Europeia estabelecem uma exposição máxima ao PM2.5 de 25 microgramas por metro cúbico.
 
Mas, mesmo em locais onde os níveis de poluição estavam abaixo disso, houve casos mais recorrentes do que o normal de morte prematura.
 
Em um e-mail enviado à AFP, Beelen considerou que a redução da expectativa de vida devido à exposição ao PM2.5 "deve alcançar alguns meses".
 
— Embora isso não pareça muito, é preciso ter em mente que todos são expostos a algum nível de poluição do ar e que esta não é uma exposição voluntária, ao contrário, por exemplo, do tabagismo.
 
O estudo, o primeiro do tipo na Europa, refletiu descobertas similares de pesquisas feitas na América do Norte.
 
Foi encontrada uma diferenças significativa: a exposição ao PM2.5 foi relacionada com a mortalidade em homens e não em mulheres.
 
Beelen explicou que seu trabalho dá peso ao argumento de que a UE deveria intensificar seus padrões relativos à poluição do ar e adotar as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 10 microgramas por metro cúbico.
 
Em outubro passado, a Agência Ambiental Europeia (EAA) informou que os níveis urbanos de PM2.5 tinham caído 16% entre 2002 e 2011, mas muitas pessoas ainda moravam em áreas onde a exposição superou os padrões da UE e da ONU.
 
AFP/R7

Remédio será rastreado desde a produção

Código bidimensional
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira, 9, regras para rastreamento de remédios no País
 
Num prazo de três anos, o sistema, que permitirá acompanhar a trajetória do medicamento da produção até a venda deverá estar em funcionamento. “No caso de medicamentos controlados, o sistema trará informações desde o produtor até o comprador”, afirmou o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.

Os dados sobre compradores dos demais remédios passarão a ser incluídos no sistema em uma segunda etapa, com prazo ainda não definido. Todas as embalagens deverão apresentar sistema bidimensional, semelhante a código de barras, que permitirá ao usuário saber se o produto é original. Trata-se de ferramenta essencial para evitar o contrabando e falsificações, segundo a indústria.

O processo deverá estar totalmente implementado em três anos. Dentro de dois anos, no entanto, cada fabricante apresentará pelo menos três linhas de produtos com o sistema já em funcionamento. “É um grande dia para quem defende a ética no mercado de medicamentos no País”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Pesquisa (Interfarma), Antonio Brito.

Estadão

Exercício físico em excesso pode afetar menstruação, alerta médica

Prática pode trazer sérias consequências, diz especialista
De acordo com especialista, prática pode afetar a fertilidade, além da fadiga muscular
 
Fazer exercício físico em excesso com a intenção de conseguir resultado rápido, seja pela busca da forma perfeita ou para alcançar melhor desempenho esportivo, não é uma boa estratégia, de acordo com a ginecologista Graciela Morgado membro da Frebrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e diretora da clínica Invita. Segundo ela, a prática pode trazer sérias consequências como: ciclo menstrual irregular, o que pode influenciar na fertilidade feminina, fadiga muscular, lesões e consequentemente a interrupção da atividade.
 
— Há um desequilíbrio neuroendócrino, o que causa uma falha no hipotálamo, glândula que regula diversas funções hormonais e assim  não há liberação dos hormônios estimuladores dos ovários e como consequência o organismo deixa de produzir o estrógeno e a progesterona causando alterações menstruais.
 
De acordo com a especialista, nessa situação, a amenorreia (falta de menstruação) pode diminuir a densidade mineral óssea. Em curto prazo, existe maior probabilidade de fraturas por estresse, e pode evoluir para osteoporose. O comportamento alimentar inadequado associado a esses distúrbios caracteriza a chamada tríade da mulher atleta, que atinge principalmente corredoras de longas distâncias, bailarinas e ginastas.
 
A partir desse quadro a médica aconselha acompanhamento nutricional rigoroso associado à ingestão de cálcio e vitamina D e redução da atividade física em 10 a 20% no volume, intensidade e frequência, podendo ser suficiente para a normalização do ciclo menstrual.
 
— Nos casos em que não há retorno espontâneo, a reposição hormonal é recomendada para evitar a perda óssea precoce. Indica-se o uso de anticoncepcional com altas doses de estrógeno para aumentar a massa óssea da paciente e regularizar a menstruação.

R7

Chás naturais para emagrecer

Não há chás "milagrosos" para emagrecer. Por isso, é preciso lembrar que escolher um bom programa, uma boa dieta, exercício, uma vida ativa, organizada e ter força de vontade.

Algumas plantas foram tomadas como chás pode ajudar a combater a constipação, retenção de líquidos, estresse ou diminuir o apetite.

Rabo de Cavalo
É o tipo de chá que estimula a eliminação de líquido através da urina, elimina toxinas do organismo e auxilia na queima de gordura.

Alcachofra
Deve-se tomar chá de folhas frescas (30gr. por litro de água). É um excelente depurador, incentivando também a eliminação da retenção de líquidos.

Toranja
Uma xícara de chá desta fruta antes das refeições reduz o apetite e parece ajudar a quebrar as gorduras e purifica o organismo..

Chá verde e chá vermelho
Aparentemente ambos atuam de forma positiva para facilitar a ação de emagrecimento. Acrescenta-se os benefícios consideráveis associados com o chá verde (antioxidantes).
 
Corpo-Saúde

Cotovelo de tenista (epicondilite lateral)

Cotovelo de tenista ou epicondilite lateral, é uma condição dolorosa do cotovelo causada pelo uso excessivo. Não surpreendentemente, jogar tênis ou outros esportes de raquete pode causar esta condição. Mas várias outras atividades esportivas etambém pode colocá-lo em risco.
 
Cotovelo de tenista é uma inflamação dos tendões que se juntam os músculos do antebraço do lado de fora do cotovelo. Os músculos do antebraço e tendões danificados por excesso de uso – repetindo os mesmos movimentos muitas vezes. Isto conduz a dor e sensibilidade no lado de fora do cotovelo.
 
Há muitas opções de tratamento para cotovelo de tenista. Na maioria dos casos, o tratamento envolve uma abordagem de equipe. Médicos primários, fisioterapeutas, e, em alguns casos, os cirurgiões trabalham juntos para fornecer o atendimento mais eficaz.

Sua articulação do cotovelo é uma articulação composta por três ossos: o osso do braço (úmero) e os dois ossos do antebraço (rádio e ulna). Existem saliências ósseas na parte inferior do úmero chamados epicondyles. A colisão óssea na (lateral) do lado de fora do cotovelo é chamada de epicôndilo lateral.
 
Músculos, ligamentos e tendões mantêm a articulação do cotovelo juntos.
 
Epicondilite lateral ou cotovelo de tenista, envolve os músculos e tendões do antebraço. Seus músculos do antebraço estendem seu pulso e dedos. Seus tendões do antebraço – muitas vezes chamado de extensores – anexam os músculos aos ossos. Eles atuam sobre o epicôndilo lateral. O tendão geralmente envolvido em cotovelo de tenista é chamado o extensor radial curto do carpo (ECRB).
 
O uso excessivo
Estudos recentes mostram que o cotovelo de tenista é muitas vezes devido a danos a um músculo do antebraço específico. O extensor radial curto do carpo (ERCB) músculo que ajuda a estabilizar o pulso quando o cotovelo esta reto. Isto ocorre durante um jogo de tênis, por exemplo. Quando o ERCB está enfraquecido por excesso de uso, as gotículas de água microscópicas formam-se no tendão onde se atribui ao epicôndilo lateral. Isto leva a inflamação e a dor.
 
O ERCB também podem sofrer maior risco de danos devido à sua posição. Como as curvas de cotovelo e endireita, o músculo entra em atrito com solavancos ósseos. Isto pode provocar o desgaste gradual do músculo longo do tempo.
 
Atividades
Os atletas não são as únicas pessoas que sofrem com o cotovelo de tenista. Muitas pessoas com cotovelo de tenista ao  participar de atividades de trabalho ou de lazer que requerem o uso repetitivo e vigorosa do músculo do antebraço.
 
Pintores, encanadores e carpinteiros são particularmente propensos ao desenvolvimento de cotovelo de tenista. Estudos têm demonstrado que os trabalhadores da indústria, cozinheiros e até açougues podem sofrer com o cotovelo de tenista com mais freqüência do que o resto da população. Pensa-se que a repetição e levantamento de peso exigida nestas ocupações leva a lesão.
 
Idade
A maioria das pessoas que sofrem com  o cotovelo de tênis estão entre as idades de 30 e 50, embora qualquer pessoa pode ter o cotovelo de tenista se eles têm os fatores de risco. Nos esportes de raquete, como tênis, técnica, golpe impróprio e equipamento impróprio podem ser fatores de risco.
 
Desconhecido
Epicondilite lateral pode ocorrer sem qualquer ferimento repetitivo reconhecido. Esta ocorrência é chamada de “insidiosa” ou de uma causa desconhecida.
 
Sintomas
Os sintomas de cotovelo de tenista desenvolvem-se gradualmente. Na maioria dos casos, a dor começa como suave e lentamente se agrava ao longo de semanas e meses. Geralmente não há nenhuma lesão específica associada com o início dos sintomas.
 
Sinais e sintomas de cotovelo de tenista mais comuns incluem:
  • Dor ou ardor na parte externa do cotovelo
  • Força de preensão fraca
Os sintomas são muitas vezes agravados com a atividade antebraço, como segurando uma raquete, virando uma chave ou apertando as mãos. Seu braço dominante é mais freqüentemente afetado, no entanto os dois braços podem ser afetados.
 
Exame médico
O seu médico irá considerar vários fatores para fazer um diagnóstico. Estes incluem como seus sintomas se desenvolveram, os fatores de risco ocupacionais e de participaçãono esporte recreativo.
 
O seu médico irá falar com você sobre as atividades que causam sintomas e onde em seu braço os sintomas ocorrem. Não se esqueça de informar o seu médico se você já feriu seu cotovelo. Se você tem uma história de artrite reumatóide ou doença do sistema nervoso, informe o seu médico.
 
Durante o exame, o médico irá usar uma variedade de testes para identificar o diagnóstico. Por exemplo, o médico pode pedir-lhe para tentar endireitar o pulso e os dedos contra resistência com o braço totalmente reto para ver se isso causa dor. Se os testes forem positivos, o médico pode identificar que os músculos pode não ser saudável.
 
Testes
Seu médico pode recomendar exames complementares para descartar outras causas de seu problema.
 
Raios X
Estes podem ser tomadas para afastar artrite do cotovelo.
 
Imagem por Ressonância Magnética (IRM)
Se o seu médico pensa que seus sintomas estão relacionados a um problema no pescoço, uma ressonância magnética podem ser encomendados. Isso ajudará o seu médico observar se você tem uma possível hérnia de disco ou artrite no pescoço. Ambas condições muitas vezes produzem dor no braço.
 
A eletromiografia (ENMG)
O seu médico pode pedir um ENMG para excluir compressão do nervo. Muitos nervos atuam em torno do cotovelo, e os sintomas de compressão do nervo são semelhantes aos do cotovelo de tênis.

Tratamento
 
Tratamento não-cirúrgico
Aproximadamente 80% a 95% dos pacientes têm sucesso com o tratamento não cirúrgico.
 
Descansar. O primeiro passo para a recuperação é dar ao seu braço bom descanso. Isso significa que você terá que parar de participação em esportes ou atividades de trabalho pesado por várias semanas.
 
Medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides. Drogas como aspirina ou ibuprofeno reduz a dor e inchaço.
 
Verificar o equipamento. Se você participa de um esporte de raquete, o médico pode incentivá-lo a ter o seu equipamento marcada para o ajuste apropriado. Raquetes mais duras e raquetes looser-amarradas muitas vezes pode reduzir o estresse no antebraço, o que significa que os músculos do antebraço não tem que trabalhar tão duro. Se você usar uma raquete de grandes dimensões, a mudança para uma cabeça menor pode ajudar a prevenir os sintomas se repitam.
 
Fisioterapia. Exercícios específicos são úteis para o fortalecimento dos músculos do antebraço. O terapeuta pode também realizar ultrassom, massagem com gelo, ou de estimulação muscular técnicas para melhorar a cicatrização do músculo.
 
Brace. Usando uma cinta centrada sobre a parte traseira de seu antebraço também pode ajudar a aliviar os sintomas de cotovelo de tenista. Isso pode reduzir os sintomas descansando os músculos e tendões.
 
Injecções de esteróides. Esteróides, como cortisona, são medicamentos anti-inflamatórios muito eficazes. O seu médico pode decidir injetar o músculo danificado com um esteróide para aliviar seus sintomas.
 
Terapia por ondas de terapia por ondas de choque extracorpórea. Choque envia ondas sonoras até o cotovelo. Estas ondas sonoras criam “microtraumas” que promovem processos de cura natural do corpo. Terapia por ondas de choque é considerado experimental por muitos médicos, mas algumas fontes indicam que pode ser eficaz.
 
Tratamento Cirúrgico
Se os sintomas não respondem após 6 a 12 meses de tratamentos não-cirúrgicos, o médico pode recomendar a cirurgia.
 
A maioria dos procedimentos cirúrgicos do cotovelo de tenista envolvem a remoção do músculo doente e recolocar o músculo saudável de volta ao osso.
 
A abordagem cirúrgica certa para você vai depender de uma série de fatores. Estes incluem o alcance de sua lesão, sua saúde geral, e as suas necessidades pessoais. Converse com seu médico sobre as opções. Discutir os resultados com o seu médico teve, e os riscos associados a cada procedimento.
 
Cirurgia aberta. A abordagem mais comum para reparar o cotovelo de tenista é a cirurgia aberta. Isto implica fazer uma incisão sobre o cotovelo.
 
A cirurgia aberta é normalmente realizada como uma cirurgia ambulatorial. Raramente exige uma pernoite no hospital.
 
A cirurgia artroscópica. Cotovelo de tenista também podem ser reparadas usando instrumentos pequenos e pequenas incisões. Como a cirurgia aberta, este é um procedimento no mesmo dia ou ambulatorial.
 
Riscos cirúrgicos. Tal como acontece com qualquer cirurgia, há riscos com a cirurgia de cotovelo de tenista.

As coisas mais comuns a considerar incluem:
  • Infecção
  • Nervos e danos nos vasos sanguíneos
  • Possível reabilitação prolongada
  • A perda da força
  • Perda de flexibilidade
  • A necessidade de uma nova cirurgia
Reabilitação. Após a cirurgia, o braço pode ser imobilizado com uma tala temporariamente. Cerca de 1 semana mais tarde, as suturas são removidas e tamponados.
 
Após a tala é removida, são iniciados exercícios para esticar o cotovelo e restaurar a flexibilidade. Luz, exercícios de fortalecimento graduais são iniciados cerca de 2 meses após a cirurgia.
 
O seu médico irá dizer-lhe quando você pode voltar à atividade atlética. Isto é geralmente de 4 a 6 meses após a cirurgia. Cirurgia do cotovelo de tênis é considerada bem sucedida em 80% a 90% dos pacientes. No entanto, não é raro observar uma perda de força.
 
Corpo-Saúde

Alimentos e Vitaminas para aumentar a imunidade do organismo

Alimentos com vitamina C aumentam a produção de células brancas que auxiliam no combate de infecções do sangue e aumentam os níveis de interferon, o anticorpo forma película protetora das células impedindo a entrada de vírus.
 
Vitamina E
Fontes: amêndoas, brócolis, acelga, mostarda, azeitonas, mamão, girassol, nabo. A vitamina E estimula a produção natural de células "assassinas" (células que procuram e destroem bactérias e células cancerosas). A vitamina E aumenta a produção de células B, as células imunes que produzem anticorpos que destroem bactérias. A vitamina E também pode reverter parte do declínio na resposta imunológica comumente associado ao envelhecimento.
 
Carotenóides
As hortaliças de carotenóides são aquelas que apresentam cor amarela, laranja ou vermelha e contêm carotenos, como beta-caroteno. O betacaroteno aumenta o número de células que combatem as infecções. Os pesquisadores acreditam que não é apenas o beta-caroteno, que produz todos estes bons efeitos, mas todos os carotenóides trabalhando juntos. Os caretonóides presentes nos alimentos são mais protetores contra o câncer do que suplementos de betacaroteno.Você deve comer pelo menos cinco porções de frutas e legumes todos os dias.
 
Vitamina B12
Fontes: carne, cordeiro, leite, salmão, camarão entre outros. A vitamina B12 é central para os processos imunológicos porque, sem quantidade adequada de B12, as células brancas do sangue não podem amadurecer e se multiplicar. O ácido fólico também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico e manutenção.
 
Tiamina (B1)
Fontes: aspargos, cereais, carne de porco, sementes de girassol, atum.

Riboflavina (B2)
Fontes: aspargo, fígado de vitelo, cereais, cogumelos alface, alface.
 
Niacina (B3)
Fontes: aspargos, peito de frango, cereja, cogumelos, carne de porco, salmão, tomate, atum.
 
Piridoxina (B6)
Fontes: pimentão, couve-flor, cereja, mostarda, atum, nabos.
 
Folato
Fontes: aspargos, beterraba, brócolis, fígado de vitela, lentilhas, salsa, alface, espinafres.
 
Zinco
Fontes: ostras, cogumelos, carne, legumes. Este mineral valioso aumenta a produção e a eficácia dos glóbulos brancos que combatem as infecções.. O zinco também aumenta as células "assassinas" que lutam contra o câncer e que ajudam os glóbulos brancos liberação de mais anticorpos. O zinco também aumenta o número de células-T que combatem as infecções, especialmente em pessoas idosas, que muitas vezes são deficientes em zinco e cujo sistema imunológico enfraquece, muitas vezes com a idade. A ação do Zinco no combate as infecções ainda é controverso. Enquanto alguns estudos afirmam que os suplementos de zinco na forma de pastilhas pode reduzir a incidência e a gravidade das infecções, outros estudos não demonstraram essa correlação. Uma palavra de cautela: zinco demais (mais de 75 miligramas por dia) na forma de suplementos pode inibir a função imunológica.
 
Cromo
Fontes: levedo de cerveja, ostras, fígado, cebola, cereais integrais, farelo de cereais, tomate, batata.Muitas pessoas não ingerem o cromo o suficiente em sua dieta, devido aos métodos de processamento de alimentos que removem o cromo que ocorrem naturalmente em alimentos comumente consumidos.Investigações recentes em cobaias animais mostram que o cromo pode aumentar a capacidade das células brancas do sangue para responder à infecção.
 
Selênio
Fontes:castanha do Brasil, arroz integral, queijo cottage, frango (carne branca), gema de ovo, alho, linguado, lagosta, cogumelos, carne de porco, salmão, camarão,  sementes de girassol, atum, cereais integrais. O selênio aumenta as células natural assassina e mobiliza as células no combate câncer de combate a células.
 
Corpo-Saúde

Concurso Prefeitura de Lebon Régis - SC

A Prefeitura de Lebon Régis, estado de Santa Catarina, realiza concurso público por meio do edital 01/2013, com intuito de preencher 20 vagas mais cadastro reserva para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 12.123,32 por jornada de 30 e 40 horas semanais. 
 
As chances ofertadas pela administração municipal são para Agente de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Social, Agente de Defesa Civil, Borracheiro, Carpinteiro, Encarregado Departamento de Patrimônio, Farmacêutico, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fiscal de Obras e Postura, Médico, Oficial Administrativo, Pedreiro, Professor de Educ. Física – Secretaria de Educação, Professor de Inglês, Servente de Serviços Internos, Técnico em Contabilidade e Vigia.
 
As inscrições serão recebidas pelo site www.aprendersc.com.br, no período de 11 de novembro a 11 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 40 a R$ 80.
 
De acordo com o edital, a seleção constará de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 12 de janeiro de 2014. O gabarito das provas será disponibilizado no dia 13 de janeiro, já o resultado final do certame será publicado no Mural Público da Prefeitura Municipal, no Diário Oficial dos Municípios – DOM/SC, e no endereço eletrônico de inscrições. 

Prefeitura de Fraiburgo - SC divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Fraiburgo, no estado de Santa Catarina, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios (06 de dezembro de 2013, pág. 285), extrato dos editais nº. 0047 e 0048/2013 de processo seletivo, visando à contratação em caráter temporário.
 
A seleção irá atender as necessidades temporárias do governo municipal para as funções e Odontólogo e Agente Comunitário de Saúde. O certame será válido para o ano de 2014, podendo ser prorrogado.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 20 de dezembro 2013, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h, em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Av. Rio das Antas, 185, Centro, município de Fraiburgo/SC.
 
Maiores informações na Prefeitura de Fraiburgo, pelo telefone (49) 3256-3013.

Concurso Prefeitura de Atalanta - SC

A Prefeitura de Atalanta, no estado de Santa Catarina, através da empresa Exata GG, publicou edital de concurso público n° 001/2013, destinado ao provimento de 12 vagas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 4.715,12 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente de Serviços Gerais, Servente, Operador de Equipamento, Motorista, Agente Administrativo, Fiscal Sanitário, Oficial Administrativo, Agente de Combate as Endemias, Engenheiro Agrônomo, Médio Veterinário, Nutricionista, Fisioterapeuta, Advogado, Engenheiro Civil, Oficial de Nível Superior, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Médico, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Física, Professor de Artes e Professor de Inglês.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, através do site www.exatagg.com.br, no período entre as 08h do dia 18 de novembro e às 20h do dia 17 de dezembro de 2013.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet ou tenham dificuldade para realizar sua inscrição, terão ao seu dispor terminais com internet e pessoal para ajudar na inscrição, no período das inscrições, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h00min e das 14h00min às 17h00min, na Prefeitura Municipal de Atalanta, Avenida XV de novembro, nº 1.030, Centro, Município de Atalanta – SC.

Taxas
- R$ 120,00, para os candidatos aos cargos de Nível Superior.
- R$ 70,00, para os candidatos aos cargos de Nível Médio.
- R$ 40,00, para os candidatos aos cargos de Nível Fundamental e Alfabetizado.

Provas e Gabaritos
O concurso público n.º 001/2013 será realizado mediante aplicação de prova escrita para todos os cargos; de prova escrita e prática para os cargos de Operador de Equipamentos e Motorista; e de prova escrita e de títulos para os cargos de Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Física, Professor de Artes e Professor de Inglês.

As provas escritas serão realizadas no dia 19 de janeiro de 2014, com início às 09 (nove) horas e terão duração de 03  horas, contadas a partir da autorização do fiscal para início da mesma, em local a ser identificado na homologação das inscrições.

O gabarito provisório será divulgado no dia 20 de janeiro de 2014, a partir das 14h; o resultado de classificação provisória do Concurso Público será divulgado no dia 29 de janeiro de 2014 a partir das 14h e o resultado da classificação final do Concurso Público será divulgado no dia 06 de fevereiro de 2014 a partir das 14h, todos publicados no Mural Oficial do Município de Atalanta e no site oficial do município: www.atalanta.sc.gov.br.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

Concurso Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio de Lebon Régis

O Presidente do Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio, autarquia do município de Lebon Régis, no estado de Santa Catarina, divulgou edital de concurso público nº. 001/2013, destinado ao preenchimento de 04 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 12.123,32 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Servente, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem e Médico Generalista.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 12 de dezembro de 2013, no setor administrativo do Hospital, de forma presencial, no horário das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio, situado na rua Waldir Ortigari, nº74.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 19 de janeiro de 2014, na Escola Estadual Frei Caneca, situada à Rua Artur Barth, Centro – Lebon Régis/SC.
 
O gabarito oficial será divulgado a partir das 9h do primeiro dia útil subsequente à realização da prova objetiva no site www.aprendersc.com.br e no mural público do Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio - Lebon Régis/SC.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período, mediante justificativa, interesse da autarquia municipal de Lebon Régis - Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio.

Concurso Prefeitura de Belmonte - BA

No estado da Bahia, a Prefeitura de Belmonte divulgou edital de concurso público nº 002/2013 (depois de anular o edital 001/2013), que pretende ocupar 100 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos variam de R$ 678,00 a R$ 4.000,00. 
 
Agente administrativo, agente de portaria, assistente social, auxiliar administrativo, administrador de empresas, assistente técnico de radiologia, auxiliar de nutrição, auxiliar de serviços gerais, carpinteiro, coordenador pedagógico, encanador, enfermeiro, eletricista, fisioterapeuta, inspetor de vigilância sanitária/ambiental, mecânico, médico (anestesista, ginecologista, obstetra, pediatra e urologista), veterinário, motorista, operador de computador, professor, recepcionista, técnico em enfermagem, vigilante.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 15 de dezembro de 2013, no site www.msmconsultoria.com.br e também na Lan House @NET, situada na Rua 23 de maio, 667 – Centro – Belmonte-BA. As taxas de inscrição variam de R$ 34,00 a 100,00, a depender do cargo pretendido.
 
A seleção será constituída de prova objetiva, como etapa única, a ser realizada na data provável de 19 de janeiro de 2013. O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 21 de janeiro de 2013.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Torrinha - SP

A Prefeitura de Torrinha, no estado de São Paulo, através da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda, publicou o edital de concurso público n° 001/2013, com o objetivo de ocupar 38 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, por salários de até R$ 6.250,00.
 
A oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário - PSF, Merendeira, Auxiliar de Enfermagem – PSF, Auxiliar de Tesoureiro, Fiscal Tributário, Professor de Musica, Auxiliar de Educação Básica, Enfermeiro – PSF, Enfermeiro Alto Padrão, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Medico – PSF, Medico Clinico Geral, Medico Ginecologista, Medico Ortopedista, Medico Pediatra, Procurador Jurídico, Professor de Artes – PEB II, Professor de Ciências – PEB II, Professor de Educação Física – PEB II, Professor de Geografia – PEB II, Professor de Historia – PEB II e Professor de Língua Portuguesa – PEB II.

As inscrições serão feitas exclusivamente  pelo www.consesp.com.br, até o dia 18 de dezembro de 2013. As taxas de inscrição variam de R$ 35,00 a R$ 55,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 19 de janeiro de 2014, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

Concurso para 737 vagas no HUCAM-UFES tem inscrições prorrogadas

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) ainda recebe inscrições para o concurso público que objetiva a contratação de profissionais das áreas Médica, Assistencial e Administrativa para atuação no Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes, vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo (HUCAM/UFES). Os editais nºs. 02, 03 e 04/2013 poderão ser encontrados na página da Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br), organizador do processo de seleção.
 
As inscrições serão efetuadas pelo site www.institutoaocp.org.br, até o dia 19 de dezembro de 2013, observado o horário de Brasília, conforme edital de prorrogação 15/2013 publicado no DOU de 09/12/2013 (seção 36, página 38).
 
A oferta total é de 737 vagas, sendo 139 vagas de nível superior em 66 especialidades médicas, 526 vagas de níveis médio e superior na área assistencial e 72 vagas de níveis superior e médio para a área administrativa. O certame também formará cadastro de reserva.
 
De acordo com a EBSERH, a contratação permitirá ao hospital a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal e a ampliação dos serviços de saúde prestados à população. A recomposição do quadro de pessoal é uma das ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
 
Os aprovados que forem contratados para ingresso no quadro permanente da EBSERH seguirão o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e terão direito ao plano de cargos, carreiras e salários, além do plano de benefícios da empresa.

Concurso Prefeitura de Novo Repartimento - PA

A Prefeitura de Novo Repartimento, no estado do Pará, através da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa  FADESP, lançou edital n° 001/2013 de concurso público, destinado ao preenchimento de 814 vagas do quadro de pessoal efetivo para profissionais de nível superior, nível médio, nível fundamental completo e incompleto. Os aprovados receberão salários que variam de R$ 678,00 a R$ 6.213,00 em jornadas de 20h ou 40h semanais.
 
Cargos
- Ensino Fundamental: Borracheiro, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista de Autos, Encanador, Jardineiro/ Podador, Lubrificador, Operador de Motoniveladora, Pedreiro, Pintor Predial, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Eletricista de Prédios e de Rede de Distribuição, Motorista de Veículos Leves, Agente Fiscal, Mecânico de Máquinas, Equipamentos e Veículos Pesados, Contínuo e Agente de Combate às Endemias;
 
- Ensino Médio: Técnico Agrícola, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente do Controle Interno, Agente Sanitarista, Cuidador Social, Educador Social, Agente Municipal de Trânsito, Assistente Administrativo, Fiscal de Tributos, Telefonista, Auxiliar de Consultório dentário, Cuidador/ Educador e Professor com Magistério;
 
- Nível Superior: Administrador, Assistente Social, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Farmacêutico Bioquímico, Médico-Cirurgião Geral, Médico Clínico Geral, Médico do Trabalho, Ginecologista Obstetra, Ortopedista, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Zootecnista, Professor Pedagogo, Professores de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes, Ensino Religioso, Sociologia, Educação Física, Filosofia, Redação, Computação, Educação Especial e Técnico Pedagógico.
 
Inscrições
Será admitida somente a inscrição pelo www.fadesp.org.br, até as 23h59 do dia 07 de janeiro de 2014, horário de Belém-PA.
 
Taxas
O valor da taxa de inscrição, a ser paga pelo candidato, aos respectivos cargos é o seguinte:
- R$ 40,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível fundamental completo e incompleto;
- R$ 50,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível médio;
- R$ 60,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível superior.
 
Provas
Após o acatamento da inscrição e sua respectiva confirmação, será disponibilizado ao candidato o cartão de inscrição contendo o local da realização da prova objetiva no site da FADESP, no endereço eletrônico www.fadesp.org.br, no período de 10 a 13 de janeiro de 2014. Ressalte-se que é de inteira responsabilidade do candidato a emissão do seu cartão de inscrição no período retrocitado.

As provas objetivas terão a duração de 04 horas e serão aplicadas na data prevista de 19 de janeiro de 2014, nos turnos: manhã, das 8 às 12h (horário local), para todos os cargos de Nível Fundamental Completo e Nível Superior. Tarde, das 14h30 às 18h30, para todos os cargos de Nível Fundamental Incompleto e Nível Médio.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Paulicéia - SP

A Prefeitura de Paulicéia, cidade a 667 km da capital de São Paulo, realiza concurso público e processo seletivo, por meio dos editais com numeração 01/2013, para oferecer 61 vagas em todos os níveis de escolaridade, por remuneração que varia entre R$ 818,11 e R$ 5.726,64 por jornada de 15 a 40 horas semanais.  
 
As vagas estão distribuídas entre os cargos de Professor I e II, Professor Adjunto, Professor de Música, Professor de Educação Especial, Contador, Engenheiro-Agrônomo, Psicólogo, Médico, Médico Veterinário, Motorista, Operador de Máquinas e Motoniveladora, Encanador, Zelador, Visitador Sanitário, Telefonista e Recepcionista. 
 
Os interessados terão do dia 09 a 22 de dezembro para realizar a inscrição pelo site www.fsvconcursos.com.br. As taxas de inscrição variam de R$ 32 a R$ 60. As datas previstas para aplicação da prova objetiva serão especificadas oportunamente no edital de convocação.

Concurso Prefeitura de Protásio Alves - RS

A Prefeitura de Protásio Alves, Estado do Rio Grande do Sul, realiza concurso público n° 01/2013, visando o preenchimento de 28 vagas para profissionais de níveis  fundamental, técnico e superior. A remuneração varia entre R$ 809,35 e R$ 9.371,47, por carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
O concurso será realizado sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC
 
As vagas são para os cargos de Contador, Farmacêutico, Médico Clínico Geral – 20h, Médico Clínico Geral ESF – 40h, Nutricionista, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil, Psicólogo, Técnico Agrícola, Auxiliar de Serviços Gerais, Atendente de Creche, Merendeira, Operador de Máquinas e Operário.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 06 de janeiro de 2014, através do site www.fundatec.org.br.
 
Valores das taxas de inscrição:
- Nível Fundamental: R$ 40,00;
- Nível Técnico: R$ 60,00;
- Nível Superior: R$ 80,00.
 
A aplicação das provas teórico-objetivas será na data prevista de 02 de fevereiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados na data prevista de 24 de janeiro de 2014. O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 03 de fevereiro de 2014.
 
O concurso público tem o prazo de validade de dois anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Novo Horizonte - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Novo Horizonte, Estado de Santa Catarina, realiza processo seletivo nº. 003 e 004/2013 para o provimento de vagas, em caráter temporário, do quadro de pessoal do Poder Executivo Municipal e formação de cadastro reserva. A seleção oferece 24 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários que variam entre R$ 688,51 a R$ 2.731,14 em regime de trabalho de 10, 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
edital 003: Professor (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Informática, Língua Estrangeira (inglês), Artes, Ensino Religioso e Educação Especial.
 
edital 004: Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Psicólogo, Motorista de Veículos leves e Operador de Máquinas.
 
Inscrição
As inscrições estarão abertas até o dia 19 de dezembro de 2013 na Prefeitura de Novo Horizonte, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A taxa de inscrição é de R$ 30 (nível fundamental), R$ 50 (professor), R$ 70 (nível médio) e R$ 100 (nível superior).
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia legível do Documento de Identidade;
  • 02 fotos 3x4 recentes e iguais;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • Cópia do CPF - Cadastro de Pessoa Física;
  • Cópia de Título de Eleitor e comprovante da última eleição;
  • Carteira de Habilitação para os cargos de motorista e operador de máquinas.
Prova
A prova escrita será aplicada no dia 28 de dezembro de 2013, com início às 09h e término às 12h, no Centro educacional de Novo Horizonte (CENHO), situado na SC 157, Km 12, Centro, cidade de Novo Horizonte - SC. Já a prova prática está prevista para ser realizada na mesma data da prova escrita, com início às 14 horas, no pátio da Garagem Municipal, localizada na extensão SC 468 KM14, Centro, Novo Horizonte -SC.
 
Para participar da prova de títulos o candidato deverá entregar, imediatamente após a prova escrita, no mesmo endereço da realização da prova escrita - Sala de Coordenação, cópia fotostática (Xerox) dos títulos de aperfeiçoamento/atualização, certidão de tempo de serviço ou pós-graduação acompanhado do histórico escolar (se for o caso), organizados em uma pasta ou grampeados.
 
O gabarito provisório será divulgado após às 20 horas do dia 28 de dezembro de 2013 no site www.novohorizonte.sc.gov.br.
 
Validade
O período de validade do processo Seletivo será de 1 ano, prorrogável uma vez, por igual período.
 
O edital foi publicado no site www.novohorizonte.sc.gov.br.

Prefeitura de Rodrigues Alves - AC abre processo seletivo

O município de Rodrigues Alves, no estado do Acre, por meio do Diário Oficial do Estado (de 09 de dezembro de 2013, pág. 35), divulgou extrato do edital nº. 003/2013 de concurso público, visando a contratação temporária e formação de cadastro de reserva de profissionais de nível médio e superior para  atuação em Programas e Convênios na área da Saúde e Assistência Social do município.
 
Cargos
Médico Clínico Geral, Dentista, Técnico em Enfermagem; Edemias - Vigilância/Saúde , Auxiliar de Dentista, Assistente Social, Psicólogo e Orientador Social.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever do dia 16 a 20 de dezembro de 2013, das 8h às 12h e das 14h às 17h, dias úteis, no Parque Municipal de Rodrigues Alves/Ac.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova objetiva e análise do curriculum vitae.

Prefeitura de Groaíras - CE promove processo seletivo

A Prefeitura de Groaíras, localizada à 220 km de Fortaleza, no estado do Ceará, por meio do edital nº. 064/2013 abre processo seletivo, para oferecer 02 vagas para profissionais de nível superior, por remuneração de até R$ 2.200,00.
 
Cargos: Nutricionista e Fonoaudiólogo.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente junto à Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua 23 de Maio, nº 960, Bairro Capitão José Linhares, Groaíras, Ceará, nos dias 09 e 10 de dezembro de 2013, das 07h às 11h e das 13h às 17h.
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar:
  • Ficha de inscrição devidamente preenchida;
  • Certificado de alistamento militar ou carteira de reservista;
  • Título de eleitor;
  • Uma foto 3 x 4 recente;
  • Cédula de Identidade ou carteira profissional;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Curriculum vitae, com documentos que atestem a experiência informada.
O processo seletivo constará de análise de currículo e entrevista.
 
As avaliações estão previstas para serem realizadas nos dias 11 de dezembro (análise de currículo) e 16 e 17 de dezembro de 2013 (entrevista), das 07h às 11h e das 13h às 17h, na sede da Secretaria de Educação Básica.
 
O resultado preliminar da seleção será divulgado mediante edital, na data provável de 19 de dezembro de 2013, às 14h e o definitivo será informado em 08 de janeiro de 2014, às 14h, a ser publicado em local próprio da sede da Prefeitura de Groaíras e na Secretaria Municipal de Educação.
A duração da contratação será de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará, de 09 de dezembro de 2013, pág. 2 a 4.

Concurso Prefeitura de Suzano - SP

A Prefeitura de Suzano, no estado de São Paulo, através do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, abriu editais n°s 01 e 02/2013 de concurso público, com o fito de ocupar 255 vagas de trabalho, sendo 121 no edital n° 01/2013 e 134 no edital n° 02/2013 para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 6.082,68 em carga horária de 10 a 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições ficarão abertas exclusivamente através da internet, até às 23h59min do dia 09 de janeiro de 2014, no  endereço eletrônico www.ibamsp-concursos.org.br.

Taxas e Cargos
- Agente Comunitário de Saúde - R$ 35,00;
- Agente de Zoonoses, Auxiliar de Saúde Bucal e Técnicos - R$ 48,00;
- Assistente Social, Biólogo Biomédico, Cirurgião Dentista Enfermeiro, Enfermeiro Plantonista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (todos) e Nutricionista - R$ 75,00.

Provas
A aplicação das provas objetivas, para todos os cargos, está prevista para o dia 09 de fevereiro de 2014. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados oportunamente através de Edital de Convocação para as provas a ser publicado no dia 31 de janeiro de 2014 no Jornal Diário de Suzano, no site do IBAM www.ibamsp-concursos.org.br e da Prefeitura www.suzano.sp.gov.br.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 01 ano, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração, uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Emilianópolis - SP

A Prefeitura Municipal de Emilianópolis, no estado de São Paulo, prorrogou as inscrições do edital 01/2013, de concurso público, voltado para preencher cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 2.018 por jornada de 20, 30 ou 40 horas semanais. 
 
São 09 oportunidades, mais cadastro reserva, para os cargos de Merendeira, Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquinas, Escriturário, Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Professor de Creche, Psicólogo, além de Professor de Geografia, História, Inglês e Português. 
 
A inscrição deverá ser efetuada até 11 de dezembro de 2013, exclusivamente pelo www.fsvconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 31 a R$ 64, a depender do cargo escolhido.
 
O certame constará de Provas Objetivas, Provas Práticas e de Títulos. As datas previstas para aplicação serão especificadas oportunamente no edital de convocação. O concurso terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Vanini - RS

A Prefeitura de Vanini, no estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Administração, publicou edital de concurso público n° 001/2013, para provimento de 34 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 7.610,00 em carga horária de 08 a 40 horas semanais.

O concurso será realizado com a execução técnico-administrativa da empresa Energia Assessoria Concursos Ltda.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle Interno, Agente Fiscal, Arquiteto, Assistente Social-20h, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar de Secretário, Contador, Cozinheira, Eletricista, Enfermeiro, Farmacêutico, Faxineira, Fiscal Ambiental, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Merendeira-20h, Motorista, Nutricionista, Odontólogo-20h, Operador Escavadeira Hidráulica, Operador de Máquinas Pesadas, Operário, Pedreiro, Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental, Psicólogo, Servente, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem-20h, Técnico em Enfermagem-40h e Vigilante Sanitário.

Inscrições
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá comparecer na Prefeitura Municipal de Vanini-RS, na Rua Governador Ildo Meneguetti, N° 297 – Centro – Vanini-RS com a documentação necessária para a inscrição, no horário de expediente, de segunda a sexta-feira, das 8h ao 11h30 e das 13h30 as 17h30, até o dia 20 de dezembro de 2013.

Taxas
Nível superior - 150
Nível médio e Nível fundamental - 100

Provas
As provas objetivas serão realizadas preferencialmente na cidade de Vanini-RS, na data prevista de 26 de janeiro de 2014, em local estabelecido e publicado em Edital próprio que tratará sobre a Listagem Final das Inscrições e Convocação para Prova Objetiva. O gabarito será divulgado na data prevista de 28 de janeiro de 2014.

Validade
A validade do concurso será de até dois anos.

Processo Seletivo Prefeitura de Rio Negro – PR

A Prefeitura de Rio Negro, estado do Paraná, lançou edital nº 043/2013, de processo seletivo, para o preenchimento de 02 vagas ao cargo de Médico Clínico Geral e Médico Ginecologista/Obstetra.  Os salários podem chegar a R$ 8.476,29 por jornada de 20 ou 40 horas. 
 
As inscrições serão feitas exclusivamente na Secretaria Municipal de Saúde (prédio da antiga Maternidade), situada na Praça João Pessoa nº 131, Centro, nos período de 09 a 13 de dezembro de 2013. Não será cobrada taxa de inscrição. 
 
A seleção constará de prova de títulos. Após análise da documentação entregue pelo candidato no ato da inscrição será atribuída pontuação aos títulos apresentados, pela Comissão de Seleção, em sessão pública a ser realizada dia 17 de dezembro de 2013, às 13h30, na Secretaria Municipal de Saúde. 
 
O edital está disponível no site www.rionegro.pr.gov.br

Concurso Prefeitura de Caxambu do Sul - SC

A Prefeitura de Caxambu do Sul, Estado de Santa Catarina, publicou edital n° 001/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 35 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 14.369,86, por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais. O concurso será executado pelo Instituto de Consultoria em Administração Pública – ICAP.

Inscrições
As inscrições somente serão efetuadas pela internet, até o dia 09 de janeiro de 2014, no www.icap.net.br. Os candidatos sem acesso à internet poderão dispor de equipamento para efetuar sua inscrição na Prefeitura Municipal de Caxambu do Sul - SC, Rua Indio Condá, nº 55, CEP CEP: 89880-000, telefone: (49) 3326 0101, atendimento nos dias úteis, das 12h às 18h.

Cargos e Taxas
- Auxiliar de Serviços Gerais e Vigia - R$ 30,00;
- Motoristas e Operador de Máquinas - R$ 40,00;
- Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal - R$ 50,00
- Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicólogo, Fiscal de Tributos, Obras e Vig. Sanitária, Médico ESF, Professor e Contador - R$ 80,00.
 
Provas e Gabaritos
A prova escrita será aplicada na data prevista de 19 de janeiro de 2014, na Escola Municipal Bairro Antena, Rua Nossa Senhora das Graças, Centro, de Caxambu do Sul. A relação de ensalamento para a realização das provas será publicada após a homologação das inscrições no site www.icap.net.br.

O gabarito provisório será divulgado a partir das 20 horas do dia 19 de janeiro de 2014, no site da empresa organizadora do certame www.icap.net.br.

Validade
O concurso é válido pelo prazo de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha - RS abre vagas

No estado do rio Grande do Sul, a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (09 de dezembro de 2013, pág. 2), o extrato do edital nº. 16/2013 de processo seletivo. A seleção visa o preenchimento de 02 vagas para profissionais de níveis fundamental e médio, por jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de até R$ 1.358,78.
 
As inscrições serão recebidas de forma gratuita pelo setor de atendimento ao cidadão, junto à sede do município, situado na Av. Borges de Medeiros, 456, até às 18 horas do dia 13 de dezembro de 2013.
 
O certame constará de análise de currículo.
 
As contratações serão pelo prazo determinado de 6 meses, renováveis por igual período.

Prefeitura de Osasco - SP promove processo seletivo

A Prefeitura de Osasco, no estado de São Paulo, lançou o edital nº 119/2013, de processo seletivo, para o preenchimento de 10 vagas no cargo de Médico Socorrista Plantonista, por remuneração de R$ 2.674,14 e carga horária de 12 horas semanais. 
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente no período de 09 a 12 de dezembro de 2013, no Departamento de Administração de Recursos Humanos, localizado na Rua da Saudade, 62, Bela Vista. 
 
O processo seletivo se dará por meio de Avaliação de Documentos e Entrevista Técnica. O resultado da seleção pública será publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco - IOMO.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data de sua homologação.
 
O edital está publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco, edição de 06 de dezembro de 2013, a partir da página 13.

Problemas bucais associados ao HIV/AIDS

Problemas dentários podem ser os primeiros sinais clínicos da doença
 
O HIV (vírus de imunodeficiência humana) é o vírus que causa a AIDS. Este vírus é transmitido de uma pessoa para outra através do contato com o sangue (transfusões de sangue, agulhas infectadas com HIV) e relação sexual. Além disso, uma mulher grávida que esteja infectada pode transmitir o HIV para o seu bebê durante a gestação ou parto, como também através da amamentação.
 
AIDS (síndrome de imunodeficiência adquirida) ocorre quando a infecção pelo HIV enfraquece o sistema imunológico da pessoa até o ponto em que ela não consegue combater certas doenças e infecções. Infecções "oportunistas" também podem ocorrer, aproveitando-se da fraqueza do sistema imunológico. 
 
Como saber se estou com HIV/Aids?
Problemas dentários como gengivas machucadas e sangrando, feridas de herpes na boca e infecções por fungos (sapinho), podem ser os primeiros sinais clínicos de AIDS. No entanto, se você tiver alguns destes sintomas não deve concluir que está infectado pelo vírus, uma vez que eles ocorrem também na população em geral.
 
A única forma de se saber ao certo se está infectado é fazendo o teste de HIV. Consulte seu médico ou qualquer outro profissional da área de saúde. Um teste de HIV positivo não significa que você tenha AIDS. A AIDS é um diagnóstico feito pelo médico, com base em critérios específicos. Também não se pode confiar nos sintomas para saber se está ou não infectado pelo HIV. Muitas pessoas que estão infectadas pelo vírus não apresentam nenhum sintoma durante muitos anos. Os sinais abaixo podem servir como alerta para a infecção pelo HIV:

- Perda de peso acelerada
   
- Tosse seca

- Febre constante ou sudorese noturna intensa
   
- Glândulas linfáticas inchadas nas axilas, virilha e pescoço

- Diarreia que dura mais de uma semana
   
- Manchas brancas ou manchas estranhas na língua, na boca ou na garganta
   
- Pneumonia
   
- Manchas vermelhas, marrons, rosas ou púrpuras na pele, ou dentro da boca, nariz ou pálpebras
   
- Perda de memória, depressão e outras alterações neurológicas
 
Como evitar o HIV/Aids?
A transmissão pelo HIV pode ocorrer quando o sangue, sêmen, fluido vaginal ou leite materno de uma pessoa infectada penetra no seu corpo. A melhor maneira de evitar a contaminação pelo HIV é não praticando atividades de risco que permitam que o vírus entre em seu corpo. Para maiores informações sobre a prevenção contra o HIV/AIDS, consulte um médico ou outro profissional da área de saúde. Informações podem ser também obtidas na Secretaria da Saúde do Estado ou da Prefeitura de sua cidade. Muitas pessoas se preocupam com o risco de infecção através da transfusão de sangue. Doar sangue não oferece nenhum risco de contrair o vírus HIV. 
 
Posso contrair HIV no consultório dentário?
Devido à natureza do tratamento dentário, muitas pessoas temem que o HIV possa ser transmitido durante o tratamento. Precauções universais são utilizadas para a limpeza do consultório, dos equipamentos e instrumentos utilizados pelo dentista, entre cada um dos pacientes a fim de prevenir a transmissão do HIV e outras doenças infecciosas. Isto é a lei! Estas precauções exigem que os dentistas e assistentes utilizem luvas, máscaras e proteção para os olhos, e que esterilizem todos os instrumentos manuais (motores) e outros instrumentos dentários para cada paciente, utilizando os procedimentos de esterilização específicos determinados pela Vigilância Sanitária.

Os instrumentos que não puderem ser esterilizados devem ser descartados em lixos especiais. Após cada consulta, as luvas são descartadas, as mãos são lavadas e um novo par de luvas é utilizado para o próximo paciente. Se você estiver ansioso, alguns minutos de conversa com seu dentista para tirar quaisquer dúvidas que possa ter sobre saúde e medidas de precaução podem deixá-lo mais tranquilo. Como tratar HIV/Aids? 
 
Como tratar HIV/Aids?
Atualmente existem tratamentos médicos que podem retardar a velocidade com que o HIV enfraquece o sistema imunológico. Existem outros tratamentos que podem prevenir ou tratar algumas das doenças associadas à AIDS. Assim como outras doenças, o diagnóstico precoce oferece mais opções de tratamento.
 
Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2013 Colgate-Palmolive.
 
Minha Vida

Anvisa suspende produtos e empresa anuncia recolhimento

Dentre os medicamentos suspensos está o Rowatinex, para tratamento de cálculos renais. Veja lista
 
A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (9/12), a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o país, do medicamento Claritromicina 250mg/5ml (grânulos para suspensão oral/Lote 438570 ), fabricado pela empresa EMS. O lote em questão apresentou resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de teor de claritromicina.
 
Além disso foi suspensa a importação, comercialização, distribuição e uso, bem como a proibição da divulgação, do produto Rowatinex, fabricado por Rowa Pharmaceuticals. Foi determinada, como medida de interesse sanitário, a apreensão e inutilização de todos os lotes do produto Rowatinex. A medida é em virtude do produto estar sendo comercializado sem possuir registro nesta Agência.
 
Também foi determinada a suspensão da importação, distribuição, comercialização e implante de nove produtos importados pela empresa Com. Imp de Prod. Med. Hosp. Prosintese Ltda. Os produtos citados não possuem registro na Anvisa.
 
Confira o nome comercial dos produtos na tabela abaixo:
 
AGC Universal “Interlok” Femoral

 AGC Anatômico Femoral Direito Poroso

 AGC Anatômico Femoral Esquerdo Poroso

 AGC Anatômico Femoral Direito “Interlok”

AGC Anatômico Femoral Esquerdo “Interlok”

AGC Anatômico Componente Femoral Poroso

 AGC Anatômico Componente Femoral “Interlok”

AGC Anatômico Componente Femoral Posterior Estabilizado

 AGC Universal Femoral Posterior Estabilizado
 
Recolhimento voluntário
A Anvisa dá publicidade ao recolhimento voluntário do lote 16FH0083 do medicamento Dipeptiven 200mg/ml, solução injetável, da empresa Fresenius Kabi. Foram encontradas partículas em 2 frascos do produto referente ao lote citado.
 
Fonte: Imprensa/Anvisa

SaudeWeb

Algas para perder peso sem perder a saúde e restaurar a beleza

As algas são suplementos nutricionais valiosos e são amplamente utilizados na culinária oriental. Em países como o Japão, são uma parte fundamental de sua dieta, é o que mais consome por habitante, a taxa de obesidade e doença cardiovascular é muito baixa e é o que mais produz e exporta.

Suas propriedades incluem: poderes restauradores, desintoxicante, o fornecimento de proteína de alta qualidade, vitaminas, oligoelementos, bem como restaurar o sistema imunológico e possuem um extraordinário poder de emagrecimento e anticelulite. Mantem a pele jovem e o cabelo saudável. Podem ser consumidos frescos, secos após imersão ou em comprimidos. Fonte da Juventude e poderosos aliados ao iniciar um plano de emagrecimento para não mencionar a boa nutrição

* Chlorella: Do gênero de algas verdes, é a mais maravilhosa, tem propriedades de limpeza e energização. Ajuda a curar feridas e regenerar as células da pele, por isso tem um efeito rejuvenescedor. Tem a qualidade de regulação e de restauração, em todos os níveis do sistema digestivo, desintoxica, ajuda nos casos de constipação crônica, cicatriza as úlceras e previne a halitos.

* Agar Agar: É uma substância gelatinosa derivada das algas marinhas, obtida a partir da fervura de oito diferentes tipos de algas vermelhas, por isso, tem uma gelificação alta como resultado, tem um efeito de saciedade e regula o trânsito intestinal. É usado também para fazer sobremesas ou pratos que exigem algum tipo de espessante ou estabilizante, mizuyokan é o nome de uma geléia popular japonesa feita com ágar.

* Spirulina: alto valor nutricional e terapêutico: é constituído por um alto percentual de proteínas, aminoácidos essenciais, minerais como potássio, cálcio, zinco, magnésio, manganês, ferro, selênio e fósforo, todas as vitaminas do complexo B e vitamina E . É remineralizante e fortalece o sistema imunológico. Ela promove a função renal através da remoção de substâncias tóxicas do corpo e reduz os efeitos colaterais de algumas drogas. Tem um efeito saciante, é muito rico em fibras. É um excelente aliado para a perda de peso, celulite e estrias.

* Kombu: Atua como um líquido de limpeza natural graças conter ácido algínico. Fortalece o sistema intestinal e é usado como um remédio natural para a colite. Ajuda a manter e restaurar um peso corporal normal, tanto nos casos de obesidade e baixo peso. Na culinária asiática são utilizados para preparar um caldo chamado dashi. É notável a sua contribuição de cálcio, potássio, ferro e iodo.

* Fucus: É conhecido, utilizado e valorizado por suas propriedades anti-celulite e propriedades anti-obesidade. Sua capacidade de absorver até 6 vezes o seu peso em contato com a água, produz um efeito de saciedade, aumentando o seu volume no estômago.

* Cochayuyo: Esta é uma alga marinha de grande porte que pode atingir 15 metros de comprimento. Sua aparência é muito diferente da maioria das algas que são negociados. Sua consistência é carnosa e firme. Seu sabor e aroma é intenso, como a alga Hizikia, lembra-nos o mar. Altamente recomendada para dietas de emagrecimento. De um lado, é rico em fibras (efeito saciante e combate a constipação ), baixo teor de gordura e rica em iodo. Ajuda a controlar o colesterol, já que seu alto conteúdo de fibra arrasta o colesterol com as fezes, ajudando a reduzir os níveis no sangue.

* Nori: O termo japonês para uma variedade de algas vermelhas ou roxas, conhecido e utilizado para a preparação de sushi. Sua cor é preta, quando seca e verde após o cozimento. Normalmente vendida em folhas semelhantes às de papel, fina e seca. A alga seca e em pó chamada aonori literalmente nori verde, e é usado como tempero em pratos comuns, tais como okonomiyaki ou yakisoba. Ela tem o maior teor de proteína e é excelente para perda de peso.

* Hijiki: as algas são muito populares na culinária do Japão. De ramos minúsculos , quando fica encharcada, assemelham-se a massa negra. O hijiki pode ser preparado como um ensopado, sopas, pudins, etc Ajuda a eliminar os quilos indesejados extras.

*Arame: Semelhante a Hijiki, com a diferença que é mais doce e menos crocante. Uma alga marrom de sabor delicado e textura macia. É muito rica em cálcio, fósforo, iodo, vitaminas A e B1 e B2. Raras são de cor marrom amarelado e enegrecido quando são cozinhadas. Combina bem com tofu, legumes variados e cozido com legumes. Ela promove a circulação sanguínea, melhora o tônus muscular e nos ajuda a perder peso.

*Wakame: Tem um sabor agradável e é usada na cozinha. Possui propriedades remineralizantes, desintoxicantes e ajuda a melhorar as secreções dos rins e do fígado. Ele fornece as vitaminas A, B1, B2 e C, potássio, sódio, cálcio, fósforo, magnésio e iodo. Também pode ser polvilhado sobre os alimentos.

* Alga dulse: de cor vermelha é a alga mais rica em ferro, recomendada em casos de anemia. Tem um alto teor de magnésio, potássio, iodo e fósforo. É a segunda mais rica em proteínas, após o nori. Textura macia, ela age como um antisséptico, para limpeza de parasitas e flora intestinal. É uma excelente fonte de iodo que o corpo necessita para tratamento e prevenção da tireóide.

* Alga espagueti (Himanthalia elongata): Ativa as defesas e regula o colesterol. Usada para purificar e rejuvenescer o corpo, é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Destaca a sua riqueza de ferro assimilável, magnésio, cálcio e vitamina C.
 
Corpo-Saúde

Cochilo depois do almoço favorece a memória e o coração

Cochilo hora do almoço
Bastam apenas 15 minutos para que o seu organismo se beneficie com a soneca
 
Em casa, ele já reinava absoluto. Nas empresas e escritórios, além de liberado tem virado febre mundial. Se para alguns o cochilo (aqueles poucos minutos de sono) não faz a menor diferença ou é sinônimo de preguiça, para a maioria é tão valioso que revigora o corpo e fortalece a memória.

O fato foi recentemente comprovado por pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), após testes feitos com 39 jovens saudáveis. Os participantes tinham que decorar cem nomes e rostos na hora do almoço. Em seguida, uma parte deles era liberado para dormir.

Às 18h, o grupo voltava e precisava decorar outros cem nomes e rostos. A conclusão do estudo foi de que os 20 jovens que tiraram uma soneca apresentaram desempenho 10% melhor na tarefa, o que apontou para um melhor funcionamento do cérebro após a soneca.

Mas será que todo o organismo se beneficia com o cochilo após a hora do almoço? O MinhaVida conversou com os especialistas em sono, o pneumologista Denis Martinez, e o neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono, que mostram por que o cochilo faz bem para o corpo e para a mente 
 
Almoço: horário nobre do cochilo
Ao contrário do que muita gente pensa, o sono que bate logo depois do almoço não é conseqüência da ação da alimentação no organismo e sim, um instinto natural do nosso organismo, que reage assim quando nossas reservas de energia caem.

"Fomos nos adaptando a correria dos tempos modernos e deixando de cochilar na hora do almoço, mas a sesta é tradicional em muitos países (principalmente nos países europeus) até hoje, por ser uma necessidade biológica do ser humano já que por volta deste horário, as reservas de ATP e glicogênio que nos dão energia sofrem uma baixa", explica Denis Martinez. "Nestes casos, o cochilo não indica nenhum tipo de distúrbio e não interfere na qualidade de sono à noite", afirma. 
 
Mas e o papel da comida nesta história então?
Ela deixa nosso organismo um pouco mais lento já que o processo de digestão requer certo gasto energético para se concretizar, porém, este gasto é praticamente insignificante, o que explica a pouca relação da ingestão de alimentos e o sono na hora do almoço: "juntando a baixa de energia natural e biológica que sofremos na hora do almoço, com a pequena moleza típica da digestão, ficamos mais sonolentos, mas o processo digestivo interfere muito pouco na sonolência que sentimos", explica Denis Martinez.
 
Insônia
Noites mal dormidas x cochilos constantes
Se por um lado o sono na hora do almoço é um processo natural e biológico, por outro, sua recorrência em outros períodos do dia de forma intensa, pode ser sinal de que você tem algum distúrbio do sono.

Em geral, pessoas que se sentem sonolentas ao longo do dia ou não se sentem descansadas depois da soneca, sofrem de insônia, apneia do sono ou algum distúrbio do sono, e como não conseguem repor a energia de forma suficiente durante a noite e até mesmo depois de um cochilo, continuam sonolentas.

"Quando isso acontece, o ideal é procurar um especialista e identificar o distúrbio, para manter a qualidade de seu sono e evitar o estado de soneca constante. Tem gente que acha que o cochilo atrapalha o sono à noite e na verdade não é assim que funciona. Muitas vezes, um simples e gostoso cochilo não atrapalha o sono, mas é um indício de que ele já não vai bem", explica Denis. 
 
30 minutos depois, você já está pronto para outra!
Se já está comprovado que 15 minutos são suficientes para deixar nosso corpo em ordem, a média de tempo que levamos para voltar ao estado normal depois do cochilo ainda é bastante discutível:

"Alguns especialistas acreditam que apenas cinco minutos já são suficientes para a pessoa voltar a ativa numa boa depois do cochilo, já outros, explicam que este tempo depende da duração do cochilo.
 
Se a pessoa cochilou mais de 20 minutos, deve demorar cerca de uma hora e meia para voltar ao normal. Acredito que uma média razoável são 30 minutos após a soneca", explica Denis.  
 
Haja memória!
A parte do cérebro que mais trabalha ao longo do dia é exatamente a que está ligada a memória. Quando não dormimos bem, ela reflete o nosso cansaço, e é por isso, que em geral, pessoas sonolentas não conseguem focar sua atenção e muito menos se lembrar de algo.

O sono funciona para nós seres humanos como um repositor de energia. Durante a noite, enquanto dormimos, repomos nossas energias através da produção de ATP e glicogênio, que abastecem nosso organismo para o dia seguinte: "se a pessoa não dorme, se sente muito mais cansada e desatenta porque está com suas reservas de glicogênio e ATP em baixa. Quando cochilamos por cerca de 15 a 20 minutos, conseguimos ativar este mecanismo de forma a repor parte das energias perdidas ou que não foram repostas durante a noite", explica Denis.  
 
Memória e concentração: além do cansaço e da irritabilidade, a pessoa que sofre de insônia também apresenta dificuldades de concentração e memorização de fatos recentes.

Para Shigueo Yonekura, isso acontece porque interrompemos um processo natural de memorização e aprendizado. "É durante o sono que gravamos o que aprendemos ao longo do dia. Se o sono falha, a memória e a concentração ficam prejudicadas", diz. 
 
15 minutinhos que valem ouro
Se você é do tipo que acha sinal de preguiça tirar uma sonequinha na hora do almoço, preste atenção em alguns dos benefícios que ela traz a saúde:

-Fortalece a memória

-Diminui os riscos de ataques cardíacos

-Confere mais disposição e energia

- Aumenta a concentração, reduzindo acidente

- Aumenta a sua produtividade no trabalho 
 
Consequências para a saúde de quem não dorme bem
-Obesidade: "durante a noite produzimos a leptina, um inibidor natural de apetite. Quando não dormimos, cai a produção deste hormônio e a pessoa fica mais propensa a ganhar peso", explica Shigueo.

-Envelhecimento precoce e dificuldade de crescimento: Shigueo explica que é também durante o sono que produzimos o GH, hormônio do crescimento, responsável pelo crescimento do nosso corpo e pela elasticidade da nossa pele.

-Baixa de testosterona: outra consequência da insônia, para os homens, é a baixa da produção de testosterona, diminuindo a libido. "É durante o sono que repomos muitos de nossos hormônios, se dormimos mal, deixamos de produzi-los de maneira natural", finaliza Shigueo.   
 
Minha Vida

Insônia infantil é normal ou merece mais atenção?

Veja quando o problema é corriqueiro e como você pode resolvê-lo
 
Por Dr. Moisés Chencinski
 
Dormir. Repousar. Recuperar energias. Crescer. E quando isso não acontece de forma adequada com a gente? Ou pior... E quando isso não acontece de forma esperada com nossos filhos?
 
Não há como negar que um dia ruim começa mesmo por uma noite mal dormida. E a insônia, que é uma situação que pode afetar tanto adultos quanto crianças, pode ser tanto o demorar para adormecer quanto ter o sono interrompido por qualquer razão, com dificuldade de adormecer novamente. 
 
Quando falamos em crianças, cada idade pode ter algum fator que interfere no sono de uma criança: desde as cólicas, os gases e o refluxo ácido de bebês; além dos quadros febris, questões emocionais (nascimento de um irmãozinho, entrada na escola), ansiedade, depressão, falta de rotina, mudança no dia a dia (em uma viagem, por exemplo). 
 
O pediatra é um profissional que acompanha a saúde da criança e suas alterações. E qualquer mudança sempre deve ser comunicada a ele, até para que ele possa utilizar as informações para uma melhor orientação dos pais e da família. Muitos mitos não são esclarecidos por serem de "conhecimento público" e os pais, imaginando que são situações corriqueiras, não informam o pediatra. 
 
 É como os pais acharem, por exemplo, que para fazer a criança dormir melhor à noite, é importante cansá-la bem durante o dia e assim, antes de ela ir dormir, é bom que ela corra bastante. E se essas são situações que se não forem discutidas com o pediatra podem se perpetuar e causar transtornos importantes no sono da criança.
 
Mas quando a insônia merece atenção especial?
As situações mais importantes são as que estão relacionadas a transtornos ou mudanças da rotina da criança. Falta de atenção, muita irritabilidade, apneias de sono, falta ou excesso de apetite, cansaço excessivo estão entre as questões que merecem uma atenção mais especial. 
 
Uma falta de rotina na hora de dormir pode fazer com que crianças que já frequentam escolinha (ou escola) durmam muito tarde, acordem muito tarde e não tenham tempo de tomar café ou de almoçar em um prazo adequado. Assim, a queixa que traz essas crianças ao pediatra é: "Meu filho não come", quando na verdade deveria ser "Meu filho não dorme".
 
Estudos mostram que crianças com TV no quarto têm mais dificuldade em adormecer. Assim, não é interessante que crianças tenham equipamentos que possam distrair sua atenção no quarto de dormir, como TV, DVD, computadores, videogames... Há que se ter uma recomendação quanto ao tempo gasto com esse tipo de atividade diariamente, recomendada para um máximo de 2 horas ao dia (somando tudo). 
 
Até os 3 anos de idade, em média, a soneca do dia é fundamental para o sono noturno adequado das crianças durante a noite. Mas é importante ter atenção para que essas sonecas não ocorram após as 16 horas. Isso pode fazer com que a criança possa não ter sono em um horário adequado. 
 
Buscando soluções
Para começar a tentar resolver a insônia, o ideal é impor uma rotina, é tudo o que uma criança precisa. Respeitar seu ritmo, principalmente. Se quando mudamos para o horário de verão, uma hora mais cedo ou mais tarde já faz uma diferença enorme para nós, imagine para uma criança. 
 
Questões como jantar não muito pesado, evitando-se café, chás escuros e refrigerantes tipo cola - que na realidade devem ser evitados mesmo sem essa questão do sono, não é? O leite, pela presença de triptofano, favorece o sono também. 
 
Um banho morno, uma diminuição de ritmo, um ambiente favorável, acolhedor, pouca luz, pouco barulho, uma historinha contada pelos pais... Tudo isso pode fazer milagres nessa hora. E se nada disso resolver, conversar com o pediatra sobre isso é o caminho a seguir. 
 
Minha Vida