Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de dezembro de 2013

As chances de viver com qualidade de vida

Pacientes com câncer de fígado podem viver mais e melhor tratando a doença com procedimentos minimamente invasivos
 
Nem tudo está perdido, embora o diagnóstico de câncer seja sempre recebido com muita preocupação e temor não só pelo próprio paciente, mas também por sua família. Isso acontece porque a doença está invariavelmente associada à dor, sofrimento e perda.
 
O que muitos não sabem é que os progressos da medicina permitem hoje que uma tecnologia avançada trate o problema com procedimentos cada vez menos invasivos, reduzindo os riscos ao paciente e otimizando sua recuperação. Um exemplo disso é o câncer de fígado, cujo tratamento passou a contar nas últimas décadas com a quimioembolização, técnica da radiologia intervencionista que vem sendo usada com muito sucesso no tratamento deste tipo de tumor. 
 
 Nos últimos anos, devido à comprovada eficácia do método, os próprios oncologistas reconhecem nesta especialidade médica um passo de grande valia para o diagnóstico e tratamento multidisciplinar de diversas neoplasias, auxiliando na cura da doença.Entre as doenças hepáticas, o câncer de fígado é a complicação mais grave e frequente, tanto que a cada ano cerca de 1,5 milhão de novos casos desse tipo de câncer de fígado são registrados no mundo. No Brasil, essa incidência gira em torno de três mil casos por ano.
 
Cerca de 50% dos pacientes com câncer no fígado apresentam cirrose hepática, que pode estar associada ao alcoolismo ou hepatite crônica, causada por infecção pelo vírus da hepatite B e C. No entanto, as doenças hepáticas são provenientes também das aflotoxinas (encontradas nos amendoins contaminados) e outros agentes tóxicos, além de algumas doenças raras. O que chama muita atenção no diagnóstico do câncer de fígado é o pequeno tempo de evolução, ou seja, geralmente o paciente apresenta uma doença muito avançada, com um tempo de evolução dos sintomas curto.
 
Os principais sintomas dos pacientes com câncer de fígado são a dor abdominal, massa abdominal, distensão, anorexia, mal-estar e icterícia, que é quando a pessoa fica de coloração de pele amarelada. Alguns pacientes podem evoluir com ruptura espontânea do tumor, sentindo dor súbita. Sem falar que o tempo que o tumor leva para duplicar de tamanho é muito curto em comparação com outros tumores (em média 4 meses).
 
O tratamento ideal seria a remoção cirúrgica do tumor, mas isso nem sempre é possível. “A cirurgia é desaconselhada em casos de tumores muito grandes ou aqueles que crescem para dentro de grandes vasos sanguíneos, como a veia cava inferior, ou outras estruturas vitais”, explica Dr. Alexander Ramajo Corvello, médico do Instituto de Radiologia Intervencionista Inrad e do Endorad.
 
Além disso, a cirurgia também se torna de difícil realização ou impraticável quando existem muitos tumores, distribuídos por todo o fígado. É quando a Quimioembolização entra em cena para combater as células cancerígenas, pois a remoção cirúrgica não é possível em aproximadamente 2/3 dos pacientes portadores de câncer primário do fígado (que se inicia nas células do próprio órgão) e em 90% dos casos de tumores de fígado provenientes de outros órgãos (metástase).  “A técnica é de cateterismo, tornando-se, assim, a intervenção minimamente invasiva e pouco agressiva”, explica o especialista.
 
Por dentro da técnica
A técnica de Quimioembolização Hepática é realizada por radiologistas intervencionistas, os únicos habilitados tecnicamente segundo a normativa da Associação Médica Brasileira, e consiste em, através de uma pequena incisão de 2 mm na virilha, introduzir um cateter, (pequeno tubo), com uma combinação de medicações quimioterápicas diretamente nos vasos hepáticos que nutrem o tumor, combatendo as células cancerígenas. 
 
 No local, também são injetadas micropartículas para bloquear as artérias que alimentam o tumor. O objetivo deste procedimento é utilizar baixas doses de quimioterapia com maior contato deste com o tumor. Isso só é possível porque este procedimento “entrega” a medicação para dentro do tumor.
 
Todo o processo é realizado através de cateterismo do fígado e não desencadeia dor, pois dentro dos vasos sanguíneos não existem terminais sensitivos perceptíveis a esse estímulo. “Entre as vantagens desses procedimentos estão o menor tempo de internação (e consequente menor gasto hospitalar), recuperação mais rápida e resultados mais efetivos”, ressalta Dr. Alexander Corvello.
 
Segundo o especialista, o procedimento diminui a agressão e a toxicidade que tais medicações podem causar para o resto do corpo e proporciona, ao mesmo tempo, maior contato do produto quimioterápico com o tumor.
 
Armamento poderoso no combate ao câncer de fígado
 A Ablação por Radiofrequência é outra técnica disponível com objetivo de destruir o câncer e é também realizada por meio da radiologia intervencionista. O procedimento é feito através de uma agulha específica, que queima o tumor, de forma localizada, semelhante à ação de um micro-ondas, e que em casos selecionados pode tratar definitivamente o tumor por método não cirúrgico.
 
“Este procedimento é ideal para pacientes não candidatos à cirurgia, mas principalmente àqueles com tumores de tamanho máximo de 5 cm de diâmetro, podendo inclusive ser utilizado em conjunto com a Quimioembolização, assim dar mais possibilidades de tratamento efetivo do câncer de fígado. A Ablação por Radiofrequência é ainda capaz de tratar tumores de rim, pulmão e ósseos”, explica Dr. Corvello. A técnica é realizada com a ajuda de imagens de ultrasonografia  e/ou tomografia computadorizada, com o paciente sob anestesia geral.
 
Devido a sua menor agressividade, o procedimento, além de proporcionar mais bem-estar para o paciente, é uma forma de conter o tumor, evitando que ele se espalhe para outras áreas através do sistema sanguíneo. O câncer de fígado é agressivo e pode progredir com facilidade para outros órgãos, impedindo a chance de cura da doença. Por isso, é preciso estar alerta para o problema, pois a maioria dos casos pode não apresentar sintomas até que o tumor cresça e se alastre pelo organismo.
 
”Tanto a Quimioembolização quanto a Ablação por Radiofrequência são armamentos efetivos para combate ao câncer de fígado”, destaca o radiologista intervencionista, que trabalha em conjunto com o acompanhamento de equipe médica multidisciplinar (radiologista intervencionista, hepatologista, oncologista e cirurgião), proporcionando, assim, um tratamento eficaz para a doença.
 
Revista Corpore

Estômago que queima

Mudanças de hábitos alimentares podem minimizar os sintomas desagradáveis causados pela doença do refluxo
 
Dor e queimação no estômago combinada à sensação de que a comida “volta”. Conviver com a doença do refluxo não é nada agradável, um incômodo que faz com que muitas pessoas percam o prazer de se alimentar. Afinal, ninguém gosta de estar constantemente com aquela sensação de mal-estar, como se tivesse um dragão dentro de si. Se você é uma dessas pessoas que sofre com a azia frequente, saiba que não está sozinho. A doença do refluxo é mais comum do que se imagina, atingindo mais de 10% da população adulta. Mas há tratamentos para acabar com esse transtorno.
 
O cirurgião do Aparelho Digestivo Ricardo Nakamura, explica que a doença acontece porque o esfincter, mecanismo responsável por controlar a passagem do alimento do esôfago para o estômago, fica frouxo. Isso faz com que o conteúdo gástrico (que é ácido) volte para o esôfago. Ocorre que a mucosa do esôfago não está preparada para receber um conteúdo tão ácido, sendo lesada, e por isso há a sensação de queimação relatada pelos pacientes.
 
Não se tem uma única causa definida para o aparecimento da doença, mas sabe-se que um fator predisponente do refluxo é a hérnia de hiato. “Ela é uma das causadoras da doença do refluxo e ocorre quando uma porção do estômago sobe e migra acima do diafragma para a região torácica”, detalha o cirurgião.
 
Quem sofre da doença não pode deixar que ela evolua. Conforme Dr. Nakamura, “se não tratado, o refluxo pode trazer complicações. O esôfago inflama tanto que pode levar à formação de úlcera no esôfago”. Adotar hábitos alimentares saudáveis é o primeiro passo para controlar o refluxo. “Sempre tentamos tratar clinicamente com medicamentos e cuidados com a alimentação, evitando comidas muito gordurosas, café, refrigerantes e álcool, por exemplo”, destaca o especialista. Perder peso e diminuir a quantidade de tabaco para quem fuma também são atitudes importantes. Mas quando toda essa mudança não surte efeito, a cirurgia passa a ser a melhor opção.
 
Graças a evolução da medicina, o procedimento também é realizado por videolaparoscopia e na maioria dos casos o paciente necessita apenas de um dia de internação.  “Muitos que operam se perguntam por que não fizeram isso antes”, relata Dr. Nakamura. Isso porque os benefícios vêm logo no início. Segundo o médico, no pós-operatório o paciente fica cerca de 10 dias com uma dieta mais restrita, e após esse período já começa a se alimentar normalmente, sem sentir mais os transtornos do refluxo. “Antes da laparoscopia era preciso fazer um corte grande que necessitava quatro ou cinco dias de internação e o paciente ficava até 60 dias sem trabalhar”, recorda.
 
Atenção
Mas como tudo evolui, a cirurgia do refluxo, que é a mais realizada na área da gastroenterologia, devolve a qualidade de vida ao paciente e evita males, como o esôfago de Barrett, uma das complicações da doença do refluxo. “Nessa doença, a mucosa da parte final do esôfago é substituída por uma mucosa com características histológicas semelhantes à mucosa do estômago.
 
É uma complicação que exige vigilância, pois é pré-cancerígena, ou seja, predispõe o câncer de esôfago”, alerta o médico.Por isso, se você sente aquela queimação constante no estômago após as refeições, acompanhada da regurgitação, procure um especialista para fazer o diagnóstico exato da doença.
 
Revista Corpore

Dormir é perda de tempo?

Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, dormir está longe de ser um desperdício de tempo. Cada vez mais, os maiores centros de pesquisas do mundo revelam a importância, a necessidade e os benefícios de uma boa noite de descanso. O descaso com o sono, porém, é relevante: estima-se que 1/3 da população mundial não durma direito.
 
“É enquanto dormimos que ocorre o processo de regeneração celular, aquisição de memória, produção cíclica de neurotransmissores e hormônios, armazenamento de energia e a produção de anticorpos, imprescindível para a manutenção da vida”, afirma Dra. Olga Judith Hernandéz Fustes, médica neurofisiologista especialista em sono. Ou seja, “dormir pouco afeta diretamente nossa imunidade, fazendo-nos mais suscetíveis às doenças, à depressão, cardiopatias e até à obesidade”, reitera a médica. 
 
É possível ver facilmente os resultados de uma noite de sono sem qualidade logo no dia seguinte. Entre as consequências estão o cansaço, sonolência, transtorno de memória, diminuição dos reflexos, irritabilidade, mau humor, entre outras. Agora, quando não são noites mal dormidas, e sim semanas, meses ou anos, o quadro de patologias instaladas é crítico. Fique atento aos sinais que seu corpo está dando: às vezes, o problema não é apenas estresse, sedentarismo ou maus hábitos. O que você precisa começar a fazer mesmo é dormir direito.
 
Não há um determinado número de horas para dormir. A conta varia de acordo com o organismo e a idade de cada um. Porém, deve-se sempre atingir todos os estágios do sono, e isso só é possível quando se dorme mais do que seis horas por dia. Assim, seu organismo vai trabalhar de forma eficaz e você terá um dia e uma vida bastante proveitosos. 
 
Durma bem
Segundo a Associação Brasileira do Sono, deitar a cabeça no travesseiro e dormir bem é um privilégio de poucos. Quase metade dos brasileiros possui algum problema ou dificuldade para dormir. Em números mundiais, cerca de um terço da população tem algum distúrbio relacionado ao sono. 
 
Vários fatores prejudicam o sono. Além do estresse, é preciso estar atento ao nível de cansaço, a alimentação, os horários, o nível de luminosidade e ruído do quarto, a cama, travesseiros e colchão, o que pensamos em relação ao sono, medicamentos que usamos, dores... Tudo isso influencia na obtenção de uma noite bem dormida.
 
“Além disso, existem mais de cem distúrbios do sono. Entre os mais conhecidos estão as insônias, a apneia do sono, o ronco, os transtornos do movimento, como a Síndrome das Pernas Inquietas, bruxismo, sonambulismo e vários outros, que também atrapalham este período de descanso”, relata Dra. Olga.
 
De olho no sono
Muita gente não sabe que sofre de algum tipo de distúrbio do sono. Foi o caso da psicóloga Ilda Cardoso Herrera, que tentou vários tratamentos para dormir, sem sucesso. Até fazer um exame mais completo, a polissonografia, que consiste em um escaneamento total da atividade através de eletrodos fixados no paciente. Demora entre sete e oito horas e é feita no período em que o paciente costuma dormir.
 
“Descobri por meio da polissonografia que tinha a Síndrome das Pernas Inquietas, por isso nenhuma posição era satisfatória. As pernas não me deixavam dormir. Depois do diagnóstico, comecei o tratamento e logo em seguida, já senti diferença. Fiquei muito feliz com o resultado”, comemora Ilda.

Ao detectar algum distúrbio, é bom saber que há tratamento. “Com o problema identificado, começamos o tratamento associando novas recomendações para uma higiene do sono, uso inicial de medicamentos e, quando o problema está relacionado ao ronco e apneias, indicamos a utilização inicial do CPAP (equipamento que insufla ar nos pulmões), para que o paciente já tenha uma melhora inicial em sua qualidade do sono”, explica Dra. Olga Judith. 
 
Em seguida, implanta-se uma nova rotina de higiene do sono e promoção de hábitos mais saudáveis aos pacientes. De acordo com esses resultados, elimina-se ou ajusta-se o uso de medicamentos. Em diversos casos, substitui-se o CPAP pelo aparelho intraoral. Recomenda-se também o tratamento fonoaudiológico para fortalecer os músculos da região da garganta.
 
O mais importante é o paciente se conscientizar e levar a sério o descanso, para não comprometer sua saúde física, mental, sexual e emocional. Para isso, medidas preventivas devem ser tomadas, como a mudança de hábitos, iniciando com uma atividade física, a alimentação saudável, a não ingestão de bebidas alcoólicas. “A mudança de hábitos é a chave para evitar ou amenizar os problemas”, afirma Dra. Olga Judith.
 
Revista Corpore

Os 20 primeiros sintomas de gravidez

Os primeiros sintomas de gravidez são importantes para alertar a futura mãe, fazendo com que a mesma procure logo um dos métodos para o diagnóstico, seja através do exame de sangue ou do simples teste de gravidez de farmácia
 
Saber precocemente que está grávida é essencial para que a mulher inicie o seu seguimento pré-natal o mais cedo possível. As mulheres que ficam sabendo da gravidez em estágios iniciais podem tomar medidas que beneficiam o feto, tais como, melhorar o controle de glicose no sangue, aprimorar a dieta, usar suplementos como ácido fólico e ferro, vigiar a pressão arterial, tratar infecções precocemente e evitar o consumo de álcool ou drogas potencialmente nocivas ao bebê no primeiro trimestre de gestação.
 
Os primeiros sinais e sintomas da gravidez surgem geralmente três semanas após a fecundação. Porém, em alguns casos, a gravidez já mostra sinais tão cedo quanto o sexto dia após a concepção. Portanto, apesar de não ser o mais habitual, é perfeitamente possível a mulher já apresentar sintomas de gravidez nos primeiros dias de gestação.
 
Neste texto vamos abordar 20 mais comuns sintomas de gravidez nas primeiras semanas ou meses de gestação. São eles:
  1. Sangramento vaginal.
  2. Cólicas ou dor abdominal.
  3. Atraso menstrual.
  4. Aumento dos seios.
  5. Alterações na aparência dos seios.
  6. Náuseas e vômitos.
  7. Constipação intestinal.
  8. Inchaço abdominal.
  9. Cansaço.
  10. Aumento da frequência urinária.
  11. Desejos alimentares.
  12. Alteração do paladar.
  13. Alterações do olfato.
  14. Aumento dos gases.
  15. Tonturas.
  16. Variações do humor.
  17. Dor de cabeça.
  18. Dor lombar.
  19. Acne.
  20. Corrimento vaginal.
Antes de seguirmos, é importante salientar que os sinais e sintomas de gravidez não são os mesmos para todas as mulheres. Além disso, uma mesma mãe pode ter sintomas completamente diferentes entre duas gravidezes distintas. Os sinais de gestação também podem variar em sua intensidade, frequência e duração.
 
Tenha em mente que muitos dos sintomas precoces da gestação podem parecer semelhantes aos desconfortos pré-menstruais que você está habituada. As mulheres que não estão tentando engravidar não ficam muito atentas aos sinais do seu corpo, e os primeiros sintomas da gravidez podem passar despercebidos, sendo confundidos com os sinais de uma menstruação a caminho.
 
20 sinais e sintomas da gravidez
 
1 - Pequeno sangramento vaginal
Uma vez fecundado o óvulo por um espermatozoide, o agora embrião percorre as trompas e se implanta na parede do útero em 6 a 12 dias. Esta implantação pode causar um pequeno sangramento uterino, que muitas vezes é confundido com uma menstruação que está para chegar.
 
Como esse sangramento costuma ocorrer próximo ao período em que a menstruação é esperada, algumas mulheres o tratam como uma menstruação que veio fraca e nem desconfiam que este é o primeiro sinal da sua gravidez.
 
A implantação do ovo no útero é apenas uma das várias causas de sangramento vaginal na gravidez. Mais de 20% das grávidas apresentam algum sangramento vaginal no primeiro trimestre de gestação.
Portanto, se você está tentando engravidar e apresenta uma menstruação diferente da usual, fique atenta, pois este pode ser um sinal de gravidez inicial.
 
2 - Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen, às vezes, uma sensação de inchaço na barriga, mimetizando os sintomas que surgem dias antes da menstruação.
 
Durante a gravidez, o útero sofre alterações constantes, inclusive de tamanho, o que estimula o aparecimento de algumas contrações uterinas, sentidas pela mulher como cólicas. É comum também uma sensação de peso na parte inferior do ventre.
 
Conforme a gravidez avança, leves contrações uterinas podem se tornar comuns, que é uma espécie de treino do útero para quando chegar a hora de contrair de verdade durante o trabalho de parto.
 
Estes incômodos e cólicas do início da gravidez, quando associados a um sangramento vaginal, pode muito bem enganar as grávidas, fazendo-as pensar que menstruaram.
 
Atenção: tanto as cólicas quanto o sangramento vaginal nas fases inicias da gravidez costumam ser muito menos intensos do que aqueles que ocorrem na menstruação de verdade.
 
3 - Atraso menstrual
O atraso da menstruação é o sinal clássico de gravidez. É geralmente o sinal que faz com que a mulher procure fazer um teste para saber se está grávida.
 
Todavia, nem todas as mulheres sentem facilidade em reconhecer este sintoma de gravidez. Algumas mulheres têm ciclos menstruais muito irregulares, apresentando, inclusive, períodos de anovulação (não ovulam durante um determinado mês), fazendo com que haja quase dois meses entre uma menstruação e outra. Além disso, como explicado acima, o sangramento vaginal no início da gravidez não é um evento raro, fazendo com que a interrupção da menstruação não seja imediatamente identificada.
 
É importante ressaltar que a menstruação pode atrasar por vários outros motivos que não uma gravidez, entre eles, estresse, infecções, troca de anticoncepcional, alterações o peso, cansaço… A própria expectativa pela menstruação, quando a mulher não quer de jeito nenhum engravidar, mas se descuidou tendo relações sexuais desprotegidas, pode causar um atraso menstrual.
 
4 - Aumento dos seios
Outro sinal típico de gravidez, o aumento das mamas pode surgir com apenas uma ou duas semanas de gestação. Além de maiores, as grávidas podem sentir os seios mais sensíveis e com sensação de inchaço. Às vezes, o simples ato de tocar nos seios ou vestir o sutiã torna-se incômodo.
 
O aumento dos seios ocorre por alterações hormonais que promovem a estimulação das glândulas mamárias, preparando-as para o período de amamentação que virá nos próximos meses. Em algumas mulheres, estas alterações ocorrem precocemente, enquanto outras só notam alterações nas mamas após passadas várias semanas de gravidez.
 
5 - Alterações na aparência dos seios
Além do aumento de volume, os hormônios produzidos na gravidez fazem as mamas das grávidas mudar de aparência. É comum haver escurecimento dos mamilos e aparecimento de veias ao redor dos seios. Estas alterações duram até o fim da amamentação.
 
6 - Náuseas e vômitos
As náuseas e vômitos da gravidez costumam surgir entre a 6ª e a 12ª semana de gestação. Entretanto, há mulheres que apresentam estes sintomas já na 2ª ou 3ª semana de gravidez.
 
Náuseas e vômitos são sintomas típicos do primeiro trimestre de gravidez e tendem a desparecer no segundo trimestre. Em alguns casos, os enjoos da gravidez são tão intensos que a mulher não consegue nem se alimentar. Casos graves, com necessidade de apoio médico, são chamados de hiperemese gravídica.
 
7 - Constipação intestinal
O aumento da produção do hormônio progesterona na gravidez faz com que alguns órgãos e tecidos do corpo fiquem mais “frouxos” ou “relaxados”. Isso ocorre de forma a facilitar a grande expansão de volume do útero que está por vir. Um dos órgãos que sofre esta ação são os intestinos, que ficam com menor capacidade de contrair, tendo mais dificuldade de manter o transito intestinal normal. Portanto, um sintoma de gravidez pouco comentado é a constipação intestinal (prisão de ventre).
 
8 - Inchaço abdominal
Você jurava que até a semana passada cabia naquela calça jeans super justa, e agora, de repente, a calça já não fecha mais na barriga. Mesmo quando o feto ainda é muito pequeno para causar expansão do útero, algumas mulheres podem notar um certo inchaço na região abdominal, que ocorre já como preparação do corpo para suportar o crescimento uterino. Esse inchaço é outro sintoma que pode ser confundido com os sintomas pré-menstruais.
 
- Cansaço
Uma sensação de cansaço desproporcional às suas atividades diárias é um sintoma de gravidez muito comum. Esta fadiga pode surgir com apenas uma semana de gestação. Se você já tem uma rotina cansativa durante o dia, ela pode se tornar exaustiva.
 
Aumento do sono também é muito comum. O seu corpo dá sinais de que precisa descansar com mais frequência. Você pode começar a querer ir para a cama mais cedo e ter mais dificuldade do que o habitual para acordar pela manhã. Durante o dia, uma boa soneca parece ser tudo o que você mais deseja.
 
O cansaço também é um sintoma do início da gravidez que habitualmente desaparece no segundo trimestre.
 
10 - Vontade frequente de urinar
Após cerca de seis semanas de gravidez, a grávida começa a sentir vontade de urinar com maior frequência. Estas viagens ao banheiro podem ocorrer, inclusive, durante a madrugada, atrapalhando o sono da gestante.
 
Nas primeiras semanas o aumento da urina ocorre por redução da capacidade da bexiga se esvaziar completamente, devido ao relaxamento provocado pelos hormônios da gravidez. No final da gravidez, o feto muito grande comprime a bexiga, reduzindo sua capacidade de armazenamento e fazendo com que pequenos volumes já desencadeiem vontade de urinar.
 
O aumento da frequência urinária é um sintoma de gravidez que surge precocemente, ocorre em praticamente 100% das grávidas e que, infelizmente, dura até o final da gestação.
 
É importante notar que se o aumento na frequência urinária vier acompanhada de urina mais escura e/ou ardência para urinar, uma infecção urinária pode ser a causa
 
11 - Desejos alimentares
O desejo por certas comidas nas primeiras semanas de gestação é um dos sintomas mais clichés da gravidez. O desejo por alguns alimentos pode até fazer mulheres vegetarianas sentirem vontade de comer hambúrguer.
 
Do mesmo modo que surgem desejos, as grávidas também podem apresentar aversões a certas comidas e/ou cheiros. Aquele restaurante japonês que você adora, durante uma gravidez pode lhe causar náuseas só de passar pela porta.
 
12 - Alteração do paladar e do olfato
Além de ter desejos e aversões alimentares, a mudança de paladar é um outro sintoma muito comum de gravidez. Doces podem ser tornar demasiadamente doces, o café que você adora passa a ter um sabor esquisito e durante o dia você pode sentir um gosto de metal na boca sem nenhum motivo aparente.
 
13 - Aversão a odores intensos
Assim como alguns alimentos causam enjoos nas primeiras semanas de gravidez, odores intensos, mesmo que agradáveis, como os de perfumes ou comidas, podem fazer você se sentir enjoada. Odores ruins ou muito fortes, como fumaça de cigarro, gasolina, álcool, produtos de limpeza, etc., causam o mesmo efeito.
 
Um sintoma comum de gravidez é uma maior sensibilidade do olfato. A gestante refere a sensação de ter desenvolvido uma super olfato. Odores que passavam despercebidos ou não incomodavam, agora se tornam insuportáveis.
 
14 - Aumento dos gases
Algumas mulheres experimentam um aumento dos gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez. Este pode ser um sintoma embaraçoso nos casos em que a gestante precisa ficar horas presa dentro de um escritório ou sala com outras pessoas. Há aumento na necessidade de arrotar e de soltar flatos (pum).
 
15 - Tonturas
Tonturas é um dos daqueles clássicos sintomas de gravidez que aparecem em todos os filmes quando a personagem fica grávida. Os hormônios da gravidez provocam diversas alterações no organismo da mulher, que realmente podem provocar tonturas, entre elas estão a queda da pressão arterial, redução do níveis de açúcar no sangue, anemia, aumento da frequência respiratória (que pode levar a uma hiperventilação durante um esforço físico), alimentação insuficiente devido aos enjoos, etc.
 
Em fases mais avançadas da gravidez, o útero grande, principalmente quando a mulher está deitada de barriga para cima, pode comprimir a veia cava, reduzindo o volume de sangue que chega ao coração. Por isso, as grávidas devem sempre dormir de lado.
 
16 - Variações do humor.
Outro sintoma de gravidez que todo mundo já viu em filmes. A grávida pode chorar até quando vê comercial de televisão. Coisas pequenas podem ganhar uma relevância desproporcional. Variações súbitas de humor também são comuns, a grávida pode ir da alergia à tristeza ou da simpatia a explosões de mau humor com pessoas próximas de uma hora para outra. Há casos de grávidas que até demissão do emprego pedem.
 
17 - Dor de cabeça
Alterações hormonais, relaxamento dos vasos sanguíneos e alterações do fluxo sanguíneo cerebral explicam por que algumas grávidas passam a ter dor de cabeça durante a gestação. O estresse e o cansaço também contribuem. A dor de cabeça é um sintoma que costuma surgir já nas primeiras semanas de gravidez.
 
18 - Dor lombar
O excesso de peso que a grávida tem que carregar na barriga por meses é a principal causa das suas dores lombares. Porém, a dor lombar pode surgir precocemente, antes do bebê estar muito pesado. A progesterona causa um relaxamento da musculatura e dos ligamentos de várias partes do corpo, incluindo das costas e abdômen, fazendo com que a grávida altere sua postura e tenha dificuldades de lidar com o próprio peso.
 
19 - Acne
Alterações hormonais podem fazer com que algumas grávidas desenvolvam acne ou apresentem agravamento da acne que já possuíam antes. No sexo feminino, acne está muito relacionada a desbalanços dos hormônios sexuais, que provocam aumento da oleosidade da pele. A acne na gravidez pode ser leve ou grave e pode surgir em qualquer momento da gestação.
 
20 - Corrimento vaginal
O surgimento de corrimento vaginal ou intensificação do seu corrimento habitual são sintomas normais na gravidez. Em geral, o corrimento da gravidez é igual ao corrimento fisiológico que algumas mulheres têm, sendo este espesso, leitoso ou transparente, e sem odor.
 
Conclusão
Os sinais e sintomas de gravidez descritos acima sugerem a existência de uma gestação em curso, mas de modo algum servem para confirmá-la ou descartá-la. Algumas mulheres apresentam apenas um ou dois sintomas inicias de gravidez, enquanto outras podem apresentar quase todos os sintomas descritos acima. Nenhum dos sinais ou sintomas expostos neste artigo é exclusivo de gravidez. Várias outras doenças ou condições podem provocar sintomas semelhantes. Portanto, o diagnóstico definitivo deve ser obtido através da dosagem do BhCH, seja ele na urina ou no sangue.
 
MD Saúde

Homem tem mão reimplantada após membro ficar 1 mês ligado a tornozelo

Chinês teve mão reimplantada junto ao tornozelo para órgão receber fluxo sanguíneo (Foto: Rex Images)
Foto: HAP/Quirky China News/Rex Images
Chinês teve mão reimplantada junto ao tornozelo para membro
 receber fluxo sanguíneo
Jovem chinês teve a mão arrancada em acidente de trabalho em novembro. Mão foi implantada no tornozelo antes de ser religada ao braço
 
Médicos chineses obtiveram sucesso ao reimplantar a mão direita do jovem Xiao Wei, arrancada em um acidente de trabalho em novembro, segundo a agência Rex Features. O curioso é que, antes do reimplante, a mão ficou durante um mês ligada ao tornozelo do paciente para que continuasse recebendo fluxo sanguíneo.
 
Quando o paciente chegou ao hospital logo após o acidente, na cidade de Changde, província de Hunan, os médicos disseram que não conseguiriam salvar a mão. Mas encaminharam Xiao Wei a um hospital maior na cidade de Changsha, onde os médicos foram mais otimistas.
 
Lá, eles decidiram implantar o membro no tornozelo do paciente enquanto tratavam seus outros ferimentos, até terem condições de colocá-lo no lugar certo.
 
"Seu ferimento era grave. Além dos ferimentos de corte, o braço dele estava esmagado. Tivemos que limpar e tratar seus ferimentos antes de iniciarmos a cirurgia de reimplante da mão", disse um dos médicos à Rex Features.
 
'Não poderia imaginar minha vida sem a mão'
"Ainda sou jovem, e não poderia imaginar minha vida sem a mão direita", disse Xiao Wei. Cerca de um mês depois do acidente, a equipe resolveu que ele já tinha se recuperado o suficiente para passar pela cirurgia de reimplante.
 
Após um mês com a mão junto ao tornozelo, chinês teve mão reimplantada no braço (Foto: HAP/Quircky China News/Rex  )
Foto: HAP/Quirky China News/Rex
Após um mês com a mão junto ao tornozelo, chinês teve mão reimplantada no braço
 
De acordo com os médicos, ele terá de passar por vários outros procedimentos, mas eles estão esperançosos de que recuperará a função da mão.
 
Sobre o acidente, Wei disse: "Fiquei chocado e congelado no lugar até que colegas desligaram a máquina, recuperaram a minha mão e me levaram ao hospital".
 
G1

Película barateia tratamento do pé diabético em 90%, diz pesquisador

Película desenvolvida em São Carlos favorece a cicatrização de feridas (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
Foto: Marlon Tavoni/EPTV
Película desenvolvida em São Carlos favorece a cicatrização de feridas
Hospital de São Carlos já usa tecnologia e pacientes têm bons resultados. Membrana feita do chá verde reduz em até 3 vezes período de cicatrização
 
Um pesquisador de São Carlos (SP) desenvolveu uma película usada em curativos que barateia o tratamento do pé diabético em até 90%. A Santa Casa já usa a tecnologia com sucesso em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e até nos que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 
A membrana, que foi criada pelo professor aposentado Pierre Basmaje é produzida a partir do chá verde e se mostrou eficaz no tratamento de feridas. Ela pode reduzir em até três vezes o período de cicatrização.
 
Os ferimentos de uma pessoa com diabetes demoram a cicatrizar, porque a presença do açúcar faz com que o fluxo do sangue se torne menor que o normal. Com isso, a pele recebe menos nutrientes e não consegue se recuperar. A película acelera a cicatrização por causa de uma proteína do chá verde que alimenta as células da pele e permite uma recuperação rápida.
 
Há um ano, o professor aposentado recebeu o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é comercializado em todo o Brasil. A nova tecnologia já foi usada em muitos pacientes. “Acho que 2 mil pacientes já foram beneficiados com o uso da membrana gratuitamente. Estamos indo para a área da medicina regenerativa, usando a membrana como plataforma para carrear o remédio”, afirmou Basmaje.
 
Segundo o pesquisador, além dos inúmeros benefícios do chá verde para a saúde, a planta de origem indiana tem baixo custo, o que deixa o produto ainda mais acessível. “Um tratamento do pé diabético pode levar um ano, dois anos, com custo, envolvendo médico e leito. A membrana não chega a 10% do tratamento tradicional”, explicou.
 
Santa Casa
No ano passado, a Santa Casa de São Carlos começou a usar o curativo natural. Pacientes com feridas causadas por diabetes, escaras e acidentes já recebem a nova técnica que acelera a recuperação. “As lesões de pele têm evoluído muito bem, tem cicatrizado muito rapidamente. Os pacientes acabam tendo menos dor e há um aspecto muito melhor, com menos infecção, então o resultado tem sido bastante positivo”, afirmou o chefe da UTI do hospital, José Carlos Bonjorno Júnior.
 
Há seis meses a cuidadora de idosos Maria Rosa da Silva Gonçalves se machucou em casa ao bater com a perna em uma bicicleta. A pequena ferida se abriu, ela procurou ajuda médica, mas não teve resultado. “Com o medicamento que o médico passou foi só abrindo”, disse.
 
O tratamento foi rápido e agora a cuidadora de idosos só precisa usar uma meia especial e fazer repouso. “Acho que umas cinco ou seis vezes que eu fui já estava fechando a ferida. Estou bem. Vou voltar a trabalhar e é isso que eu quero”, afirmou.
 
G1

SP usa redes sociais no resgate a vítimas de acidentes

Agência Brasil
SP usa redes sociais no resgate a vítimas de acidentes
Sistema de comunicação via WhatsApp já foi testado no incêndio do Memorial da América Latina
 
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai usar o WhatsApp, aplicativo de mensagens de texto via internet, para acionar os médicos e enfermeiros do Grau (Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências) quando houver vítimas de acidentes aguardando atendimento. Segundo a secretaria, o objetivo é acelerar a chegada dos profissionais no local da ocorrência.

O novo sistema de comunicação via WhatsApp já foi testado no incêndio do auditório Simón Bolívar, do Memorial da America Latina, no último dia 29 de novembro. Os médicos também utilizaram o modelo durante o resgate de vítimas do desabamento de um prédio em construção na cidade de Guarulhos.
 
Pelo sistema convencional, é preciso ligar para todos os profissionais por meio de um sistema de "cascata": o chefe do plantão é avisado da ocorrência e entra em contato com o primeiro nome do médico e enfermeiro da lista que, por sua vez, liga para o segundo e assim por diante, até que todos os membros da equipe sejam avisados.

Como o aplicativo permite a criação de grupos de conversa, todos os médicos e enfermeiros são avisados simultaneamente, economizando tempo e acelerando o processo de mobilização dos profissionais.
 
R7

4 dicas para diminuir o colesterol ruim (LDL)

Placas de colesterol (AMARELO) entupindo a artéria 
Que a cultura brasileira em relação às doenças caminha mais no sentido curativo que no preventivo, não restam dúvidas, entretanto, com algumas poucas informações, é possível chegar a resultados satisfatórios diminuindo um dos maiores vilões da saúde, o colesterol ruim conhecido também como LDL.
 
As principais fontes de gordura presentes no sangue são os triglicerídeos e o colesterol mau LDL, e deixar esse tipo de colesterol em um nível alto pode em pouco tempo causar o entupimento das veias e artérias, que dependendo o estágio da complicação pode levar até mesmo a doenças cardíacas como o infarto.
 
Visando auxiliar os leitores com a redução do colesterol ruim no organismo, traremos algumas dicas úteis logo mais na sequência.
 
Dicas de como diminuir a concentração do colesterol mau do sangue
 
Exercícios físicos
Pratique exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana, as melhor pedida é a realização de atividades aeróbicas tais como natação, corrida, hidroginástica, bicicleta, esteira e caminhada, esse tipo de atividade ajuda a melhorar a circulação sanguínea.
 
Dieta à base de chá
O chá preto é uma bebida rica em cafeína, o consumo diário de 3 xícaras de chá da bebida ajuda a combater as placas de gordura no organismo, entretanto, é necessário cuidado, esse tipo de bebida é contra-indicada a gestantes e pessoas com restrições médicas à cafeína, portanto, antes de utilizá-la, o ideal é consultar um profissional médico qualificado.
 
Evitar gorduras
Evite o consumo de alimentos gordurosos e embutidos como mortadela, bacon e presunto de porco, procure consumir alimentos mais saudáveis e naturais como frutas, verduras, legumes e/ou ainda, alimentos integrais como biscoitos, pães e bolachas integrais.
 
Suco de Berinjela
Consuma diariamente suco de berinjela, além de ser rica em vitaminas, a berinjela  contém antioxidante capaz de eliminar gorduras e toxinas do organismo.
 
Outras dicas úteis para reduzir o colesterol ruim
Na sequência você poderá conferir alguns alimentos que podem ser substituídos objetivando uma redução do colesterol ruim.
 
Troque o queijo por tofu
O tufo é queijo feito de soja, esse alimento contém proteínas e isoflavonas entre suas inúmeras propriedades, essas substâncias fazem aumentar a atividade de receptores que colocam o colesterol ruim, inibindo também a enzima responsável pela produção do colesterol.
 
Troque a pipoca de micro-ondas por pipoca caseira
Ao preparar a pipoca na panela é possível controlar a quantidade de gordura e de sal usado no preparo do alimento, já as pipocas de microondas são ricas em gordura, sal e conservantes, além do que contêm ácidos graxos saturados e trans.
 
Troque o pão francês por pão integral
Para começar bem o dia nada melhor que um pão integral, isso porque sua massa é rica em fibras que servirão como alimento para as bactérias nocivas do intestino, e uma vez nutridas, essas bactérias tendem a liberar mais propionato, uma substância que controla o nível de gordura na circulação. Quando esta sustância chega até o fígado, ela age de forma a diminuir a produção do colesterol mau.
 
Troque o leite integral por leite desnatado
Ingerir leite desnatado ao invés de leite integral garante o consumo de cálcio que os ossos precisam sem a necessidade de ingerir gorduras excessivas.
 
Troque o óleo de soja por azeite
O azeite de oliva possui uma combinação de gordura benéfica com antioxidante, que não só ajuda a controlar o mau colesterol, como também estimula a produção do colesterol bom.
 
Troque cereais açucarados por aveia
A aveia é capaz de cortar a gordura que sobra no sangue, por isso ela é ideal para ser consumida no café da manhã, seja em flocos com frutas ou como mingau. Além disso, a aveia tem o poder de regular o intestino, ajudando ainda a regular a síntese do colesterol.
 
Troque o Bauru por peito de peru com queijo branco
Troque também o lanchinho da tarde por algo mais saudável, um pão integral recheado de queijo branco e peito de peru pode muito bem substituir o tradicional Bauru.
 
Troque picanha por lombo
Dependendo do corte a carne do boi pode ser tão ou mais gordurosa que um corte de carne de porco, por isso, no churrasco procure trocar a famosa picanha por um lombo de porco que é mais magro, e um tanto quanto saboroso.
 
Clickgratis

Sem Wi-Fi, tablet do Mais Médicos perde funções

No aparelho, ficam disponíveis protocolos clínicos, doenças e tradutor 
 
Sem contar com Wi-Fi nos postos de saúde onde trabalham, profissionais do programa Mais Médicos não conseguem usar parte dos recursos oferecidos no tablet dado pelo Ministério da Saúde para auxiliá-los no atendimento aos pacientes. No aparelho, ficam disponíveis materiais de consulta referentes a protocolos clínicos, informações sobre doenças e tradutor português-espanhol, entre outros recursos.

Parte do material, porém, só pode ser acessada se o aparelho estiver conectado à internet sem fio, tecnologia inexistente na maioria das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) onde os médicos atuam. Levantamento feito pela reportagem nas 48 cidades de São Paulo que receberam profissionais do programa mostra que apenas a minoria conta com o serviço. Das 36 prefeituras que responderam, apenas oito têm internet Wi-Fi em todos os postos de saúde. Outras seis têm a tecnologia em algumas unidades e 22 não possuem o serviço em nenhuma UBS.

“O tradutor do espanhol para o português, por exemplo, só funciona se tiver internet. Isso acaba dificultando um pouco nosso trabalho porque, quando surge alguma dúvida, temos de interromper a consulta, às vezes sair da sala, para pedir ajuda a um colega. Todos são sempre muito solícitos, mas o serviço no tablet facilitaria”, diz uma médica de Cuba que trabalha na zona norte de São Paulo.
 
Com cem profissionais do Mais Médicos, a capital paulista é um dos municípios que não têm internet Wi-Fi em nenhum dos postos de saúde. Em todo o Estado, são 356 profissionais em atendimento, além de 216 que devem começar a trabalhar ainda em dezembro.

Aplicativo
Outro recurso do tablet indisponível para os médicos que não têm internet em nos postos é o aplicativo Telessaúde, no qual os profissionais podem enviar as dúvidas para os supervisores. O Código Internacional de Doenças (CID-10) também só pode ser consultado quando há rede Wi-Fi disponível.
 
Médicos de cidades em que as UBSs têm internet dizem que os recursos do tablet facilitam o trabalho. “Quando preciso consultar detalhes sobre alguma doença ou então tirar uma dúvida do idioma, o tablet já está na mão, agiliza a própria consulta”, afirma a médica cubana Mercedes Perez Calero, de 44 anos, que trabalha em Guarulhos, na Grande São Paulo, onde 20 dos 67 postos têm internet grátis.

Investimento
De acordo com o Ministério da Saúde, até agora, 4.974 médicos receberam o tablet em todo o País. Cada aparelho custou R$ 1.450, num investimento total de R$ 7,2 milhões. Outros cerca de 1.600 médicos que estão no Brasil pelo programa também receberão o equipamento, diz a pasta. Perguntado sobre a dificuldade de uso do material pelos médicos, o ministério afirmou que todo o material está disponível para acesso remoto.

A reportagem navegou no tablet e confirmou que o tradutor, o aplicativo Telessaúde e o CID-10 não funcionam sem internet. Já as portarias e vídeos sobre os programas do ministério, protocolos clínicos, cadernos de atenção básica e produções científicas estão disponíveis no tablet mesmo no formato off-line. Ainda segundo o ministério, o equipamento tem tecnologia 3G e cabe ao médico contratar um pacote de dados móveis para ativar o serviço.
 
Estadão

Exercício físico e alimentação saudável ajudam a prevenir dor de cabeça, diz neurologista

Dor de cabeça é o principal motivo que leva à
procura por ambulatório de neurologia
Especialista fala da importância de se descobrir intensidade da dor para definir tratamento
 
Sentir dor de cabeça é um sinal que não deve ser ignorado. Porém, é preciso entender de que forma esta dor atua em cada pessoa para poder tratar da melhor maneira possível, segundo o neurologista Deusvenir de Souza Carvalho, membro da SBC (Sociedade Brasileira de Cefaleia).
 
— Entender se a dor é leve, moderada, forte ou muito forte é o que determina o tipo de tratamento que será indicado para cada paciente. Nos casos de dores leves e moderadas, em que não há interferência sob a funcionalidade do indivíduo, o mais recomendado é o uso de analgésicos para aliviar os sintomas e permitir que a pessoa sinta-se bem durante o dia.
 
Dor de cabeça é o principal motivo que leva à procura por ambulatório de neurologia, o terceiro para procura de ambulatório de clínica médica, e o quarto a levar a atendimento de emergência. Mais de 90% da população terá dor de cabeça em algum momento da vida, 42% sofrem com dor de cabeça, 15 a 20% tem  enxaqueca e 5 a 6% enxaqueca crônica.
 
— Diante dos diversos tipos de dor de cabeça, é fundamental que o médico analise a intensidade da dor de cada paciente para ter um diagnóstico preciso. Entretanto, é papel do paciente prestar atenção nos sintomas, ou seja, saber quando começou a dor, a frequência, duração e horário, por exemplo. Deste modo, o especialista poderá analisar e receitar o melhor tratamento que, por sua vez, é muito individualizado.
 
Prevenção
Carvalho ainda alerta que alguns hábitos devem fazer parte da rotina das pessoas para reduzir as dores de cabeça ou até mesmo preveni-la.
 
— Fazer exercícios físicos, ter uma boa alimentação e hidratação e evitar grandes alterações na rotina de sono dormindo no mínimo oito horas por noite são algumas atitudes básicas para esquivar-se deste mal até que cada um descubra qual é sua pré-disposição para a dor.

R7

Concurso Prefeitura de Novo Repartimento - PA

A Prefeitura de Novo Repartimento, no estado do Pará, auxiliada pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa  FADESP, lançou edital n° 001/2013 de concurso público, destinado ao preenchimento de 814 vagas do quadro de pessoal efetivo para profissionais de nível superior, nível médio, nível fundamental completo e incompleto. Os aprovados receberão salários que variam de R$ 678,00 a R$ 6.213,00 em jornadas de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos

- Ensino Fundamental: Borracheiro, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista de Autos, Encanador, Jardineiro/ Podador, Lubrificador, Operador de Motoniveladora, Pedreiro, Pintor Predial, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Eletricista de Prédios e de Rede de Distribuição, Motorista de Veículos Leves, Agente Fiscal, Mecânico de Máquinas, Equipamentos e Veículos Pesados, Contínuo e Agente de Combate às Endemias;
 
- Ensino Médio: Técnico Agrícola, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente do Controle Interno, Agente Sanitarista, Cuidador Social, Educador Social, Agente Municipal de Trânsito, Assistente Administrativo, Fiscal de Tributos, Telefonista, Auxiliar de Consultório dentário, Cuidador/ Educador e Professor com Magistério;
 
- Nível Superior: Administrador, Assistente Social, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Farmacêutico Bioquímico, Médico-Cirurgião Geral, Médico Clínico Geral, Médico do Trabalho, Ginecologista Obstetra, Ortopedista, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Zootecnista, Professor Pedagogo, Professores de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes, Ensino Religioso, Sociologia, Educação Física, Filosofia, Redação, Computação, Educação Especial e Técnico Pedagógico.

Inscrições
Será admitida somente a inscrição pelo www.fadesp.org.br, até as 23h59 do dia 13 de janeiro de 2014, horário de Belém-PA.
 
O valor da taxa de inscrição é o seguinte:

- R$ 40,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível fundamental completo e incompleto;
- R$ 50,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível médio;
- R$ 60,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível superior.

Provas
As provas objetivas terão a duração de 04 horas e serão aplicadas na data prevista de 19 de janeiro de 2014. O cartão de inscrição contendo o local da realização da prova objetiva será disponibilizado no período de 10 a 13 de janeiro de 2014.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogáveis.

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE promove processo seletivo

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, estado do Pernambuco, realiza processo seletivo pelo edital 002/2013, para o preenchimento de 17 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior, para atuarem no para o Programa Segundo Tempo. A remuneração pode chegar a R$ 2.400. As vagas são para Coordenador de Núcleo, Coordenador Geral, Coordenador Pedagógico e Técnico Administrativo.
 
As inscrições serão feitas na Secretaria Executiva de Esporte, Lazer e Copa do Mundo, localizada na Rua Antônio Ferreira Campos, 487, Candeias, entre 13 e 20 de dezembro de 2013
 
A seleção constará de avaliação curricular. De acordo com o edital, a validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 
 
O edital está disponível no Diário Oficial de Jaboatão dos Guararapes (09/12/13), a partir da página 2. 

Concurso Prefeitura de Esmeraldas - MG

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Minas Gerais. A Prefeitura Municipal de Esmeraldas divulgou extrato do edital nº. 01/2013 de concurso público, oferecendo várias vagas em níveis fundamental e superior.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços, Motociclista, Fiscal, Assistente Administrativo, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Farmácia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia,Enfermeiro, Farmacêutico, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Procurador Municipal, Fiscal de Tributos Municipais e Médicos (várias Especialidades).
 
As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/concursos, no horário das 9 horas do dia 24 de fevereiro às 19 horas do dia 31 de março de 2014, considerado o horário de Brasília-DF.

A taxa de inscrição é de:

R$ 35,00 (nível fundamental);

R$150,00 (Nível superior).
 
A seleção dos candidatos será feita por meio de provas objetivas, que serão realizadas provavelmente no dia 13 de abril de 2014, em horário e local informados no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI).
 
O extrato do edital encontra-se disponível na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais - Publicações de Terceiros, de 13 de dezembro de 2013, pág.5.

Prefeitura de Atílio Vivacqua - ES publica edital de processo seletivo

Foi liberado o edital nº. 04/2013 para realização de processo seletivo na Prefeitura de Atílio Vivacqua, estado do Espírito Santo. O certame oferece 38 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A carga horária varia de 20 e 40 horas semanais.
 
O certame, tem por objetivo atender a necessidade da Secretaria de Saúde do Município para a contratação em designação temporária  para o exercício da função de: Agente de Endemias, Auxiliar Técnico,  Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Médico  Ortopedista, Médico Psiquiatra, Médico Ginecologista, Médico Clinico geral, Médico Plantonista, Fisioterapeuta, Psicólogo e Enfermeiro.
 
As inscrições serão realizadas, no período de 16 a 18 de dezembro de 2013, no horário de 09 às 12 horas  e 13 horas às  15 horas nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Praça José Valentim Lopes, nº 02, Centro, na cidade de Atílio Vivacqua, ES.
 
Haverá prova de avaliação dos títulos e declaração de tempo de serviço para todos os participantes do certame. O resultado final do certame será na data prevista de 27 de dezembro de 2013.
 
Este processo seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por até igual período, a partir da data de divulgação da homologação do resultado final.
 
Para mais informações acesse o site da Prefeitura de Atílio Vivacqua.

Ebserh contratará médicos para o HU - UFPI

A partir de segunda-feira, 16 de dezembro de 2013, estarão abertas as inscrições ao processo seletivo simplificado para a contratação de oito médicos que atuarão no Hospital Universitário do Piauí, da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). De acordo com a assessoria da Ebserh, esta seleção emergencial visa sanar a falta de médicos na Unidade de Terapia Intensiva do HU-UFPI.
 
A seleção será composta por análise curricular de títulos e experiência em Unidade de Terapia Intensiva.
 
Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever exclusivamente pela internet até quarta-feira, 19 de dezembro de 2013, no site da Ebserh, na seção Concursos e Seleções. Os aprovados terão carga horária de 24 horas/semanais e salário de R$ 6.495,00.
 
A contratação será por tempo determinado, de 180 dias, podendo ser prorrogada, por igual período, a critério da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
 
O edital do certame, nº 1/2013-EBSERH/ HU-UFP, encontra-se no site http://ebserh.mec.gov.br/

Concurso Prefeitura de Ladainha - MG

A Prefeitura de Ladainha, no estado de Minas Gerais, abriu edital de concurso público n° 01/2013, com o objetivo de ocupar 58 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 1.800,00 em carga horária de 24 a 40 horas semanais.

O concurso será executado pela empresa Máxima Auditoria, Consultoria e Treinamentos Ltda.

Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista e Oficial Especializado Soldador;

- Nível Médio/Técnico: Agente Administrativo, Agente de Fiscalização Sanitária, Agente Fiscal de Obras e Posturas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia e Técnico em Saúde Bucal;

- Nível Superior: Assistente Social, Enfermeiro, Odontólogo, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Psicólogo e Supervisor Pedagógico.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições por meio do site www.maximaauditores.com.br, das 8h de 17 de fevereiro até às 17h de 18 de março de 2014. Também haverá um posto de atendimento presencial na Prefeitura de Ladainha, sita à Praça Frei Pedro, nº. 2, Centro, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As taxas variam de R$ 33,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 30 de março de 2014, em locais e horários a serem divulgados. As provas práticas poderão ser realizadas no dia 27 de abril de 2014 ou, se necessário, em outra data, dependendo da quantidade de candidatos aprovados, mediante prévio aviso de convocação. Serão realizadas em local e hora previamente comunicados através de Aviso a ser publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal dia 10 de abril de 2014.

Os gabaritos oficiais das provas objetivas Escritas serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.maximaauditores.com.br, no dia seguinte ao da aplicação das provas escritas, às 15h00.

Validade
O concurso terá prazo de validade de dois anos.

Prefeitura de Butiá - RS realiza processo seletivo

A Prefeitura de Butiá, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital n° 04/2013 de processo seletivo, com o fito de ocupar 17 vagas no cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental) por salário de R$ 750,00 em carga horária de 40 horas semanais. O certame será executado por intermédio da Objetiva Concursos Ltda.

As inscrições, no valor de R$ 19,00, serão realizadas somente Presenciais, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 08h às 12h, na Casa da Cidadania, situada na Avenida Leandro de Almeida, esquina com a Avenida Getúlio Vargas, no Município de Butiá-RS, até o dia 20 de dezembro de 2013.

A prova será realizada provavelmente no dia 26 de janeiro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições.

O prazo de validade do certame será de dois anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de São José do Herval - RS

A Prefeitura de São José do Herval, no estado do Rio Grande do Sul, lançou editais n°s 29 e 30/2013 de concurso público e processo seletivo, destinados ao provimento de 06 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 728,24 a R$ 6.550,44 em carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
A execução do certame será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda. As chances são para os cargos de visitador(a) do PIM, agente de controle interno, cirurgião dentista, médico clínico geral e motorista.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 10 de janeiro de 2014, na Prefeitura Municipal de São José do Herval, Avenida Getúlio Vargas, 753 – Centro – São José do Herval – RS, das 7h30 às 13h3, de segunda a sexta feira Nos dias 24 e 31 de dezembro de 2013 não haverá expediente na Prefeitura Municipal de São José do Herval.
 
As provas escritas serão aplicadas na data prevista de 1º de fevereiro de 2014, na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo - São José do Herval/RS.
 
Já a prova prática para o cargo de motorista será aplicada na data prevista de 1º de fevereiro de 2014, no Parque de máquinas da Prefeitura Municipal de São José do Herval , Avenida Getúlio Vargas, nº 753, Bairro centro- São José do Herval/RS.
 
Os gabaritos preliminares será divulgados provavelmente no dia 03 de fevereiro, após as 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br.
 
O certame será válido por dois anos.

Prefeitura de Dom Bosco - MG abre concurso público

A Prefeitura de Dom Bosco, no Estado de Minas Gerais, divulgou extrato do edital nº. 01/2013 do concurso público, executado pela empresa Rumo Certo Serviços e Assessoria Ltda, com o objetivo o preenchimento de várias vagas para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Cantineira, Motorista, Técnico em Higiene Dental, Assistente Social, Professor (Artes, Ciências, Ensino Religioso, Geografia, História, Inglês e Redação), Cirurgião Dentista e Farmacêutico/Bioquímico.
 
As inscrições serão recebidas no período de 17  de fevereiro a 20 de  março de 2014, na sede da Prefeitura de D om Bosco e no site www.rumocertoservicos.com.br, onde estará disponibilizado o edital com maiores informações.
 
O extrato do edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 16 de dezembro de 2013, pág. 9 e 10.

Concurso Prefeitura de São José do Sul - RS

A Prefeitura de São José do Sul, estado do Rio Grande do Sul, publicou edital n° 040/2013, de concurso público, para contratação de 09 profissionais de todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 3.534,48, em jornadas de 20 ou 40 horas semanais. 
 
As chances são para Agente Administrativo, Assistente Social, Educador Infantil, Nutricionista, Profissional de Educação Física, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquinas e Operário. 
 
As inscrições ocorrerão de 16 a 31 de dezembro de 2013, pelo site www.saojosedosul.rs.gov.br e também na  Prefeitura Municipal, localizada na Rua Edmundo Lothário Kunrath, nº. 221, centro, São José do Sul. As taxas de inscrição variam de R$ 43,80 a R$ 77,50.
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 12 de janeiro de 2014.
 
O certame terá validade por 01 ano, podendo ser prorrogada por igual período. 

Prefeitura de Catas Altas - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Catas Altas, município localizado a 130 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, lançou extratos de editais para realização de processo seletivo, destinados à contratação temporária de profissionais para as funções de Arquiteto e Médico Cirurgião Geral.

As inscrições serão efetuadas do dia 18 de dezembro a 08 de janeiro de 2014, no Departamento Pessoal da Prefeitura Municipal de Catas Altas, no horário de 8 às 11 horas e de 13 às 16 horas.
 
Maiores informações pelo telefone: (31) 3832-7113.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, na edição de 16 de dezembro de 2013, pág. 4.

Prefeitura de Diadema - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura da cidade paulista de Diadema, localizada a 19 km da capital, lançou edital nº 001/2013, de processo seletivo, com o objetivo de preencher 233 vagas nos cargos de Nutricionista e Agente de Cozinha. Os vencimentos serão de até R$ 3.476,72, em jornada de 30 ou 40 horas semanais.
 
Para concorrer, o candidato precisa efetuar sua inscrição nos dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2013, no Centro Público de Trabalho e Renda, localizado na Rua Profª Vitalina Kaiafa Esquível, 101, Centro, Diadema.
 
A seleção será composta de Prova Objetiva/Situacional e Análise de Currículo. A prova objetiva/situacional está prevista para o dia 05 de janeiro de 2014. O prazo de validade do Processo Seletivo Público será de 01 ano, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração, uma única vez e por igual período.
 
O edital está disponível no site www.diadema.sp.gov.br

Prefeitura de Tapurah - MT divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Tapurah, no Mato Grosso, lançou o edital nº. 009/2013, de processo seletivo, visando preencher três vagas para o cargo de Médico Clínico Geral. A remuneração é de R$ 11.800, por carga horária de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições foram  prorrogadas até 31 de dezembro de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida dos Trabalhadores, nº 176, Centro, no horário das 09h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. Não será cobrada taxa de inscrição. 
 
Provas
A seleção para os cargos se dará por meio de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 05 de janeiro de 2014, na Escola Vinícius de Moraes, situada na Av. Pernambuco, 522, bairro São Cristovão.
 
O processo seletivo será válido até 31 de dezembro de 2014. 

Sorriso brilhante? Dentes de ouro podem contribuir com doenças bucais

Alessandro di Meo/EFE
Moda entre os famosos pode gerar danos irreversível se mal higienizada
 
Parece que o estilo pirata está cada vez mais em alta. Não faltam celebridades adpetas dosgrillz ou blings, placas de ouro que cobrem total ou parcialmente os dentes feitas de ouro. Há ainda quem decore sua boca com brilhantes para conquistar um sorriso mais inovador. Outras, como cantora Miley Cyrus, possuem uma versão do acessório e andam com eles sempre à mão.
 
Até Madonna foi vista com o "sorriso dourado". A loira não perdeu a chance de aderir à moda e apostou em uma versão menos usual em que os dentes são contornados pelo metal. Se você acha que já viu isso antes, não está enganado. A prática das capas de ouro surgiram nos anos 1980 e podem ser tanto fixos ou móveis.

Segundo o presidente da Comissão de Ensino do CFO (Conselho Federal de Odontologia), Emanuel Dias de Oliveira e Silva, não há nenhuma regulamentação ou estudo aprofundado sobre esse tipo de produto. O especialista alerta sobre a higienização rigorosa que seu usuário deve ter. Caso contrário, os dentes podem ficar manchados, terem prejuízos na mastigação e até danos irreversíveis para a saúde bucal graças a proliferação de bactérias como, problemas na gengiva e cáries.
 
Alergias não são tão recorrentes, mas Oliveira afirma que a American Dental Association (Associação Dental Americana) afirma que isso acontece em alguns casos. A recomendação do CFO é que os profissionais conscientizem seus pacientes sobre o uso e os cuidados necessários para adotar o acessório. 

R7

Cerca de 46% das crianças de até sete anos são atingidas pela anemia

Cerca de 46% das crianças de até sete anos são atingidas pela anemia Mats Heyman,stock.xchng/Divulgação
O feijão é rico em ferro
Estudo foi feito pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre
 
Seu filho anda desmotivado, irritado e desatento às aulas? Fique de olho, o problema pode estar no prato. A alimentação inadequada - que resulta na deficiência de ferro - é a principal responsável pela anemia infantil, uma condição que acomete, no Rio Grande do Sul, cerca de 46% das crianças de até sete anos e 76% das menores de dois anos. Os dados são resultado de um estudo coordenado pela hematologista Lúcia Mariano da Rocha Silla, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
 
A pesquisa apontou ainda que a condição atinge 36% das mulheres gaúchas em idade fértil. A anemia, causada pela diminuição da hemoglobina, proteína responsável por levar oxigênio para as células, manifesta-se de diversas formas, podendo gerar cansaço, desânimo, falta de força, indisposição e mal-estar em crianças e adultos. Nos pequenos, ela pode ainda trazer consequências mais graves se não tratada a tempo, como atrasos no crescimento e problemas no aprendizado. A boa notícia é que a solução pode ser simples.
 
- Tudo isso pode ser revertido com uma dieta reforçada e variada para as crianças - explica Lúcia.
 
Educar para comer mais proteínas
A melhor maneira, tanto de tratar como prevenir, é educar a criançada a ter uma alimentação diversificada e rica em proteínas e que, naturalmente, tem ferro ou que seja enriquecida com o nutriente. Aos que pensam que leite de vaca e ovo em abundância resolvem o problema, a nutricionista Daieni Fernandes, do Complexo Hospitalar da  Santa Casa de Porto Alegre, alerta: eles não são fontes importantes de ferro.
 
- Os alimentos indicados para essa prevenção são as carnes de qualquer tipo animal e o fígado. Entre os de origem vegetal, dar as leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), os grãos como nozes, açúcar mascavo, castanhas e as hortaliças como couve, agrião, salsa etc. são as melhores opções - detalha a especialista.
 
De mãe para filho 
Considerado um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia pode trazer consequências ainda mais graves para as gestantes e seus futuros bebês. Conforme a hematologista Lúcia, mulheres grávidas devem prestar especial atenção para os níveis de ferro no sangue, já que a deficiência de hemoglobina da mãe aumenta o risco de bebês prematuros e pode causar  problemas irreversíveis ao filho.
 
- A presença de anemia na gestante pode levar a criança a ter diminuição da capacidade cognitiva de forma irreversível, mesmo depois de tratada. Não adianta investir em educação se não houver comida boa para as crianças - alerta a especialista.
 
Principais sintomas da anemia
 
- Fadiga generalizada
 
- Anorexia (falta de apetite)
 
- Menor disposição para o trabalho
 
- Dificuldade de aprendizagem nas crianças e apatia (elas se apresentam pouco ativas)
 
- Alterações na pele e em mucosas, nas  unhas e nos cabelos, que se tornam frágeis
 
- Palidez
 
- Tonturas ao levantar
 
 Alimentos que previnem
 
- Carne de qualquer tipo
 
- Leguminosas
 
- Grãos
 
- Hortaliças

O nutriente
Essencial para a vida, o ferro atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo
 
Importância
 
- Reduz o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso
 
- Diminui o risco de morte materna no parto e no pós-parto imediato
 
- Melhora a capacidade de aprendizagem da criança
 
- Desenvolve a resistência às infecções
 
- É fundamental para o crescimento saudável

A anemia 
Estado em que a concentração de hemoglobina no sangue está anormalmente baixa, em consequência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem desta. Apesar da ausência de vários nutrientes contribuir para a ocorrência de anemias por carência de folatos, proteínas, vitamina B12 e cobre, indiscutivelmente a de ferro é, dentre todas, a mais preocupante. A anemia por deficiência desse nutriente é, atualmente, um dos mais graves problemas nutricionais mundiais, sendo determinada, quase sempre, pela ingestão deficiente de alimentos ricos em ferro ou pela inadequada utilização orgânica.
 
Causas
Tanto em crianças quanto em gestantes, são basicamente o consumo insuficiente de alimentos fontes de ferro ou com baixa biodisponibilidade. Na gestante, pode-se destacar também as baixas reservas de ferro pré-concepcionais e a elevada necessidade do mineral em função da formação dos tecidos maternos e fetais.
 
Zero Hora

Saiba como prevenir e aliviar as dores do nervo ciático

Ciático é responsável pela sensibilidade, flexibilidade e força
da região lombar, nádegas, pernas e pés
Cuidados simples podem ajudar a evitar o problema
 
Queimação, fisgadas, dormência, falta de sensibilidade e uma dor que "corre" pelas pernas, começa gradualmente e piora durante a noite. São esses os desconfortos mais comuns de quem algum dia já sofreu com a chamada dor ciática.

O incômodo não é à toa: o ciático é o nervo mais longo do corpo humano, leva inervação para toda a musculatura dos membros inferiores, sendo responsável pela sensibilidade, flexibilidade e força da região lombar, nádegas, pernas e pés.

Quando este nervo está irritado por causa de uma inflamação, por uma compressão externa decorrente de uma artrite ou pelo deslocamento do disco intervertebral (hérnia de disco) na coluna lombar, a dor aparece.
 
— A dor ciática causa um desconforto que começa na parte inferior das costas e se espalha pelas nádegas, pernas, tornozelos e, ocasionalmente, para o pé. A dor geralmente é sentida como um entorpecimento, uma pontada ou uma queimação. Ela também pode causar formigamento, parestesias (baixa sensibilidade) ou fraqueza nos músculos da perna afetada — explica o médico neurocirurgião Paulo Porto de Melo.
 
É preciso, no entanto, ficar atento às causas. A dor ciática não é uma doença, mas sim o sintoma de várias. A hérnia de disco, por exemplo, é a maior causadora desse tipo de dor, seguida da degeneração natural desses discos intervertebrais, cujas funções são evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto entre elas. O comprometimento do ciático também pode ser resultado do deslocamento da coluna e do encolhimento do canal vertebral, problemas que comprimem o nervo e, consequentemente, provocam a sensação dolorida.
 
Identificar origem da dor é importante para o diagnóstico
O diagnóstico da dor ciática é clínico, pelo relato do paciente; e laboratorial, através de exames. Após o problema constatado, o tratamento é aplicado. Segundo Melo, no entanto, os males da dor ciática podem ser controlados, sendo que apenas 10% dos pacientes precisam ser tratados ou passar pela cirurgia, que deve ser indicada apenas quando as outras terapias falharam.
 
O controle pode iniciar com períodos de descanso e diminuição da atividade, seguidos de exercícios para melhorar a mobilidade e fortalecer as costas. Se os sintomas persistirem, a fisioterapia pode ser útil.
 
— Para aliviar a inflamação ao redor do nervo, pode ser recomendável que se alterne o uso de compressas quentes e frias. Raramente, a cirurgia é necessária, apenas em casos, como por exemplo, quando a dor é causada por uma hérnia de disco — esclarece o especialista.
 
O neurocirurgião sugere uma série de cuidados para evitar problemas no nervo ciático:
 
Postura
Devemos cuidar de nossa postura. Procurar manter uma posição correta ao sentarmos, ao levantarmos (da cama, do carro, de uma cadeira, usando as mãos), ao carregar um peso, ao abaixar para pegar um objeto, ao inclinar para pegar um bebê no berço, ao receber um objeto pesado das mãos de outra pessoa. De acordo com Melo, prestando atenção nesses aspectos, são menores as chances de se ter um quadro de lombalgia, ciática ou lumbago agudo.
 
Dieta
Devemos procurar manter um peso adequado. Mais peso no corpo significa mais peso para a nossa coluna sustentar, maior probabilidade de dores na região
 
Frio
Cuidado com o frio. Procure se agasalhar bem, não deixe de praticar seu esporte no frio, porém procure realizar os alongamentos com cuidado nesta estação
 
Atividade física
Pratique esportes de forma regular. Se estiver enferrujado comece devagar, aumentando a intensidade progressivamente. Se tiver dores nas coxas e pernas, principalmente as que descem abaixo do joelho, procure a orientação do médico especialista antes de dar prosseguimento ao seu esporte.
 
Zero Hora