Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Pele demanda cuidados especiais com a alimentação no verão

Cuide de sua pele no ver%C3%A3o Pele demanda cuidados especiais com a alimentação no verãoDurante o verão, a exposição quase inevitável ao sol requer cuidados especiais com a pele e com a alimentação. É o que aconselham a dermatologista Dra. Fabiane Brenner e a nutricionista Danielle Real, chefe do serviço de Nutrição, ambas do Hospital VITA.
 
“No verão, são comuns problemas de saúde relacionados com a alimentação inadequada, como aumento de peso, desidratação e diarreia”, afirma Danielle. Quanto à pele, Fabiane explica que alguns cuidados podem ser tomados para prevenir manchas, envelhecimento precoce e câncer. Segundo a dermatologista, é preciso aplicar filtro solar em todo o corpo, 30 minutos antes de se expor ao sol. É recomendável o uso de filtro com fator de proteção solar de no mínimo 15 e que proteja também contra raios UVA.
 
“Pessoas de pele muito clara, ruivas, com olhos claros ou sardas são mais propensas ao câncer de pele e devem usar FPS mais altos para garantir uma melhor proteção”, completa Fabiane. A médica explica ainda que é necessário renovar a aplicação do produto a cada duas horas.
 
O período tende a ser menor se houver transpiração excessiva, permanência na água ou prática de esportes. Cobrir o corpo com roupas também é uma saída para não sentir na pele os efeitos dos raios solares. Ainda de acordo com Fabiane, o período entre 10 e 16h é a faixa horária na qual os raios UVB têm maior incidência, por isso, é recomendável procurar abrigo.
 
“Ficar muito tempo no sol em um único dia não acelera o bronzeamento e pode causar queimaduras”, adverte. Mas isso, segundo a médica, não é motivo para se esconder.
 
“Expor a pele ao sol duas vezes por semana por 15 minutos ajuda na produção de vitamina D, responsável pela saúde dos ossos”, esclarece a dermatologista. Uma exposição leve, sem exageros, também beneficia quem sofre de acne, pois tem efeito antinflamatório.
 
Câncer de pele
A médica cita que o câncer de pele, tipo mais frequente no Brasil, deve afetar 130 mil pessoas no próximo ano, no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Feridas na pele que demoram a cicatrizar, especialmente as localizadas nas áreas mais expostas ao sol, são suspeitas e devem ser examinadas por um dermatologista”, recomenda.
 
Esse tipo de lesão tem tratamento simples, ou seja, não necessita de quimioterapia se detectado precocemente. Segundo ela, cremes, principalmente os que são à base de ácido, além de tratamentos, como peeling e laser, podem reverter o envelhecimento e também o risco de câncer de pele.
 
Corpo Saun

Verão exige cuidados especiais dos portadores de doenças pulmonares crônicas

Asthma 0 Verão exige cuidados especiais dos portadores de doenças pulmonares crônicasÉ senso comum acreditar que doenças respiratórias (vias aéreas superiores: nariz, ouvido e garganta) ou pulmonares (vias aéreas inferiores: traqueia e pulmão) ocorrem principalmente no inverno, certo? Ledo engano. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia, as doenças pulmonares são responsáveis por 50% dos atendimentos em hospitais e prontos-socorros durante o verão.
 
Portadores de doenças crônicas, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), devem tomar alguns cuidados especiais na estação mais quente do ano, para não agravar os sintomas comuns às doenças, como a falta de ar, a tosse e a produção de catarro, ocasionada pela inflamação dos brônquios. Isso porque os sintomas decorrentes das infecções respiratórias favorecem as crises de falta de ar e pioram a qualidade de vida dos pacientes com problemas pulmonares.
 
Ar-condicionado e ventiladores
Embora sejam dois grandes aliados para aliviar o calor, o ar-condicionado e o ventilador também podem ser vilões do verão. “O uso contínuo desses aparelhos resseca as mucosas, deixando-as mais vulneráveis às infecções por vírus ou bactérias”, destaca o pneumologista Elie Fiss, professor titular de Pneumologia da Faculdade de Medicina ABC e pneumologista do Hospital Oswaldo Cruz.
 
Outro aspecto a ser considerado é que a manutenção inadequada dos aparelhos pode favorecer a proliferação de ácaros, fungos, mofo e bactérias que se acumulam no filtro, espalhando ar contaminado no ambiente, o que aumenta a chance de infecções das vias aéreas.
 
Mudanças de temperatura
Calor de 35ºC pela manhã, chuva à tarde e noite mais fria que o normal para a época do ano. A cena não é incomum, principalmente em grandes cidades, como São Paulo, onde a temperatura pode oscilar de uma hora para outra. Fatores climáticos como esses podem desencadear crises de rinite, faringite, gripes e resfriados, piorando o quadro respiratório de pacientes com doenças pulmonares.
 
“Com mudanças repentinas de temperatura, o organismo gasta mais energia, alterando sua imunidade para manter a temperatura corporal estável. Enfermidades pré-existentes, como asma ou DPOC, podem apresentar estados agudos, devido à reação inflamatória causada pelos estímulos externos”, explica o especialista.
 
Poluição
A poluição é outro fator que prejudica a saúde de pacientes com doenças pulmonares. Os portadores de doenças respiratórias crônicas são os mais suscetíveis aos malefícios da poluição ambiental.
 
Diversos estudos apontam os males à saúde causados por alguns dos principais poluentes, como dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, material particulado e ozônio.
 
Estudo divulgado pela Sociedade Americana do Tórax (American Thoracic Society) indicou que a exposição prolongada (mais de um ano) a níveis elevados de poluição ambiental aumenta as chances de óbitos entre os portadores de DPOC, insuficiência cardíaca e outras doenças, como diabetes e artrite reumatoide.
 
Dicas para enfrentar o verão com saúde
- Troque o ar-condicionado ou ventilador pelo umidificador de ambiente. Caso não tenha esse equipamento, espalhe bacias com água pelo quarto ou coloque toalhas molhadas próximas à cama.

 - Deixe as janelas abertas para o ar circular melhor e arejar a casa.

 - Tome banho morno, na temperatura ambiente, para evitar o choque térmico.

- Use regulamente álcool gel para higienizar as mãos. Ele ajuda a reduzir o risco de contaminação por vírus ou bactérias.

- Lave o nariz com soro fisiológico, para umedecer a mucosa nasal.

- Beba bastante água, para manter o corpo hidratado.

- Pratique alguma atividade física regularmente. Exercícios melhoram a respiração e a saúde. Porém, pacientes com DPOC mais grave devem praticar exercícios somente sob a supervisão de equipe especializada, em centros de reabilitação pulmonar, ou com orientação médica.

- Evite locais fechados. Grande concentração de pessoas, por tempo prolongado, facilita a contaminação. Caso não seja possível, não permaneça muito tempo nesses ambientes insalubres.

- Se tiver rinite, consulte um alergologista, que indicará o tratamento mais adequado para prevenir as crises.

- Mantenha a casa livre de poeira. Ambientes limpos e livres de ácaros reduzem as chances de infecções respiratórias.

 - Nos dias em que a poluição estiver mais intensa, o ideal é evitar a realização de atividades físicas em lugares abertos. Outra dica é ficar atento às informações divulgadas pelas agências de controle ambiental a respeito do nível de poluentes, para evitar uma exposição maior ao nível de poluição atmosférica.
 
Corpo Saun

Tatuagem pode ser removida pouco tempo depois de feita, diz médica

Tatuagem de Barbara Evans (Foto: Reprodução/Ego)
Foto: Reprodução/Ego
Tatuagem de Barbara Evans
Dermatologista de Barbara Evans diz que tinta não está tão penetrada. Modelo chamou atenção por remover desenho 3 dias após tatuá-lo
 
Tirar uma tatuagem pouco tempo depois que ela foi feita não prejudica a pele, afirmou ao G1 a dermatologista que realiza o tratamento de remoção com laser da modelo Barbara Evans, três dias depois da sessão com o tatuador. Segundo a médica Paula Bellotti, pelo contrário, a remoção rápida conta com a vantagem de a tinta não estar bem penetrada na pele.
 
“Quanto mais se espera, mais a tinta vai penetrando na pele. Se a pessoa está com reação inflamatória não dá para fazer, mas se não tiver (reação), não tem problema”, explica.
 
Um dos fatores que mais influenciam na hora de remover a tatuagem, segundo Paula, é a qualidade da tinta usada para fazer o desenho. E isso não pode ser percebido apenas olhando. “Na primeira e segunda sessão é que sentimos a tinta do paciente.
 
Vemos como essa ela se comporta com o laser. Existem tintas que demoram mais, outras que são mais rápidas”, afirma ela, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
 
De acordo com a Dra. Paula, as tatuagens mais fáceis de retirar são as pretas e feitas em peles claras. “A tatuagem colorida demora mais. Costumo brincar que se você quiser fazer uma tatuagem, que faça uma preta”, diz. O número de sessões para remover tatuagens depende do tamanho do desenho. “São no mínimo seis sessões, mas pode chegar a 10 ou 12. Depende do tamanho e o que vai ser crucial é a tinta que pode ser utilizada”, diz. O intervalo entre as sessões é de um mês.
 
Além disso, quanto mais clara a pele, mais o laser consegue agir. Pessoas de pele negra podem ficar anos para remover a tatuagem totalmente, explica a dermatologista. As únicas restrições para aplicar o tratamento seriam aplicá-lo em gestantes, pessoas com problema de saúde de pele, vitiligo ou alguma doença autoimune. “Isso porque gera uma reação inflamatória com o laser”, explica.
 
Como é feita a remoção
O tratamento aplicado pela Dra. Paula Bellotti combina diferentes tipos de laser. O principal deles, usado para remover o pigmento da tatuagem, é o Sinon Ruby. Trata-se de um laser de rubi que produz luz vermelha com grande quantidade de energia, absorvida apenas pelo pigmento. A luz é produzida em tempo curto, para que o calor não queime ou prejudique a pele.
 
“O mecanismo é como se fosse uma explosão. A luz do laser vai atingir um alvo, que é o pigmento. Ao absorver a luz, o pigmento ‘explode’”, explica. Segundo a médica, o procedimento aplicado na clínica segue protocolos baseados na Medical Harvard School.
 
Os outros dois tipos de lasers que podem ser combinados no tratamento, para que não fiquem manchas nem cicatrizes na pele, funcionam de forma diferente. “O laser Fraxel Dual tem comprimento de onda que age apenas na superfície da pele, removendo o pigmento. E o Fraxel CO2 vai melhorar a qualidade da pele. O alvo dele é a água, por isso trata o colágeno e a pele ao redor da tatuagem. Ele vai melhorar a qualidade da pele para que não fique uma cicatriz feia”.
 
Antes de começar a aplicação, a dermatologista passa anestésico tópico e em alguns casos, como o de tatuagens muito grandes, pode injetar anestesia. “(O paciente) vai sentir ardência e queimação no processo, mas a dor não é muito grande”, diz. O pós-tratamento requer cuidados como o de usar pomada antibiótica e evitar tomar sol.
 
A médica, que atende casos de remoção de tatuagem há 8 anos, diz que recebe muitas histórias de pacientes que se arrependeram da tatuagem, que não aprovaram o resultado, que desejam apagar nomes de ex-namorados ou que são mais velhos e os desenhos ficaram deformados.
 
G1

Garota de 12 anos tem doença que faz vomitar dezenas de vezes ao dia

Jayde Pitt passou por cinco médicos antes de descobrir a doença que tem. (Foto: Reprodução/Facebook/Jayde Pitt)
Foto: Reprodução/Facebook/Jayde Pitt
Jayde Pitt passou por cinco médicos antes de
descobrir a doença que tem
Atualmente, mesmo medicada, ela chega a passar mal 5 vezes num dia. Jayde Pitta passou por 5 médicos e teve dificuldade para obter diagnóstico
 
Uma menina de 12 anos que vive em Hereford, na Inglaterra, tem uma rara condição que a fez vomitar até 40 vezes por dia, noticiou o site do jornal “Daily Mail”. Segundo o diário, a doença de Jayde Pitt é tão rara que, durante meses, os médicos acharam que ela poderia ter bulimia ou mesmo estar grávida.
 
Mas como não perdia peso, não parecia que ela tivesse um distúrbio alimentar. Finalmente, após consultas com cinco médicos, descobriu-se que ela tem a chamada síndrome de vômitos cíclicos.
 
Atualmente ela está sob medicação, mas ainda passa mal 5 ou 6 vezes ao dia quando está nervosa. A doença faz com que a pessoa intercale momentos em que se sente normal com outros em que passa por fortes náuseas.
 
Esses "ataques" de náusea podem durar entre um dia até mais de duas semanas. As causas da síndrome não são muito claras, mas informações do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos EUA apontam que o início dos vômitos pode estar ligado a causas emocionais, estresse ou excitação excessiva. Também pode estar ligado à ingestão de algum alimento específico ou em quantidade exagerada. Existem especialistas que veem correlação entre essa doença e a enxaqueca.

G1

Aplicativos: Calculadora Corporal

817f223d-3c21-42c6-ae9d-68bf573c238eCalculadora Corporal foi desenvolvida para facilitar os cálculos de IMC - Índice de Massa Corporal, Taxa de Gordura Corporal, IAC - Índice de Adiposidade Corporal e ajudar você achar o Peso Ideal
 
Peso do arquivo
< 1 MB            

Última atualização
14/08/2013            
 
Versão
1.0.0.0                            
 
Funciona com
- Windows Phone 8
 
- Windows Phone 7.5
 
Aplicativos necessários
- serviços de dados

- HD720P (720x1280)

- WVGA (480x800)

- WXGA (768x1280)                   

Idiomas suportados (1)
Português (Brasil)

Com estoque baixo, Instituto Nacional do Câncer faz apelo por doação de sangue ou plaquetas

Bolsas de sangue
Interessados podem procurar o prédio do Inca no Rio de Janeiro
 
O Serviço de Hemoterapia do Inca (Instituto Nacional do Câncer) precisa de doações urgentes de sangue e plaquetas para suprir a baixa nos seus estoques, que pode piorar ainda mais com a chegada das festas de final de ano.
 
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (entre 16 e 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis, em formulário próprio) e pesar pelo menos 50 Kg.
 
 Os voluntários devem evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, mas não é recomendado chegar em jejum. 
 
O Serviço de Hemoterapia do Inca funciona no 2º andar do prédio-sede (praça Cruz Vermelha, 23, Centro do Rio de Janeiro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e sábados, das 8h às 12h.

Informe-se pelos telefones: (21) 3207-1580 e (21) 3207-1021.
 
R7

Mortes de bebês de 28 a 364 dias preocupam, diz IBGE

A mortalidade infantil cai no Brasil, mas ainda preocupa a taxa dos chamados óbitos pós-neonatais, de bebês de 28 a 364 dias de vida.
 
Está em 31,9% do total de mortes infantis, de acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada nesta sexta-feira, 20, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quanto melhor é o acesso da população à saúde, menor é essa incidência - caso dos Estados Unidos e de Cuba.

Nesses países, as mortes de bebês concentram-se nos primeiros seis dias de vida, e estão relacionadas a dificuldades de má-formação fetal, que não podem ser evitadas, e não ao ambiente. A proporção de óbitos neonatais precoces (do nascimento aos seis dias de vida) no Brasil é de 50,8%, quando em países com bom sistema de saúde fica em torno de 90%. O de neonatal tardia (de sete a 27 dias) foi verificada em 17,3%.

A situação melhorou muito nas últimas décadas - até o fim dos anos 80, prevaleciam as mortes de bebês maiores. Entretanto, mesmo nos Estados mais ricos os óbitos pós-neonatais ainda se mantêm significativos, segundo o IBGE. Num ranking recente divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupa o 120º lugar entre 190 países em termos de mortalidade infantil.

Estadão

Polícia Civil indicia 2 médicos por morte de menina

Neurocirurgião Adão Orlando Crespo Gonçalves presta depoimento
Foto: Cezar Loureiro - 28.12.2012 / Agência O Globo
Neurocirurgião Adão Orlando Crespo Gonçalves presta depoimento
A Polícia Civil do Rio indiciou nesta sexta-feira, 20, dois médicos do Hospital Municipal Salgado Filho, no Meier, zona norte da capital fluminense, pela morte da menina Adrielly dos Santos Vieira, de 10 anos, atingida na cabeça por uma bala perdida na noite de Natal de 2012.
 
Os chefes do Setor de Neurologia do hospital municipal, José Renato Ludolf Paixão, e do plantão, o cirurgião-vascular Ênio Eduardo Lima Lopes, responderão pelo crime de homicídio culposo (quando não há intenção de matar).

Levada ao hospital, Adrielly teve de esperar oito horas para ser operada porque o neurocirurgião Adão Orlando Crespo Gonçalves, que deveria estar trabalhando, faltou ao plantão. Ela teve morte cerebral em 30 de dezembro e morreu em 4 de janeiro.
 
O delegado Luiz Archimedes, da 23ª Delegacia de Polícia (Meier), encaminhou o inquérito nesta sexta-feira ao Ministério Público (MP).
 
De acordo com Archimedes, Paixão foi indiciado porque Gonçalves avisou que faltaria ao plantão, e ele não escalou nenhum outro neurocirurgião. Já Lopes foi responsabilizado porque soube da falta de Gonçalves e não teria feito nada para suprir o atendimento no hospital.
 
Estadão

ANS amplia fiscalização para demandas não assistenciais de consumidores de planos de saúde

Nova medida amplia rol de mediação para os clientes dos planos
Medidas auxiliarão consumidores em casos de abuso por parte dos planos
 
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciou nesta sexta-feira (20) um novo instrumento de notificação às operadoras de planos de saúde em defesa do consumidor. Com isso, a partir de 19 de março de 2014, os usuários de planos contarão também com a NIP (Notificação de Intermediação Preliminar) não assistencial, que pode ser aberta em casos como reajustes indevidos.
 
A medida é parte da Resolução Normativa 343, publicada na quinta-feira (19) no Diário Oficial da União. Atualmente, os usuários de planos de saúde já contam com a NIP assistencial, que abrange todas as negativas de cobertura pelos planos. O novo modelo vai atender aos descumprimentos contratuais não relacionados diretamente à assistência à saúde.
 
As notificações podem ser abertas quando o beneficiário de plano de saúde é afetado diretamente pela conduta da operadora e não houver possibilidade de mediação. Para isso, é preciso que o consumidor apresente à ANS o número de protocolo do contato efetuado com a sua operadora. As empresas terão prazo de até dez dias úteis para responderem à notificação não assistencial. Já o prazo para atendimento à notificação assistencial é de cinco dias úteis.
 
A ANS passará a notificar as operadoras pelo portal na internet e as empresas deverão cumprir as ações necessárias para atendimento da notificação. O consumidor poderá apresentar suas demandas em todos os canais de atendimento da ANS (inclusive pelo Disque ANS ou pelo atendimento presencial nos núcleos do órgão) e acompanhar a notificação na internet, desde que se cadastre no site da agência.
 
A agência esclareceu, entretanto, por meio de sua assessoria de imprensa, que a ampliação da abrangência da NIP não trará alterações para o Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que continuará se baseando nas reclamações dos cidadãos sobre negativas de cobertura e descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias.
 
Segundo o diretor de Fiscalização da ANS, Bruno Sobral, a não resolução do conflito na etapa de mediação poderá resultar na abertura de processo administrativo sancionador. Para ele, o novo instrumento tornará mais ágil e eficaz o processamento das demandas dos consumidores, contribuindo também para aprimorar o relacionamento das operadoras com seus beneficiários.

R7

Brasileiro pretende revolucionar a medicina com invenção que deve aposentar os termômetros

Reprodução/Rede Record
A nova ferramenta já é considerada o “termômetro do futuro”
Marc Abreu, que é médico e físico, conseguiu desenvolver uma técnica que permite medir a temperatura do corpo captando o calor diretamente do cérebro
 
Há mais de três séculos, o homem utiliza o termômetro ou ferramentas similares para medir a temperatura e principalmente conseguir diagnosticar uma febre. Entretanto uma invenção criada por um brasileiro pretende revolucionar a medicina ao usar uma nova tecnologia que permite 100% de precisão nas variações de temperatura.
 
A nova ferramenta, que ainda está em teste, já é considerada o “termômetro do futuro” e deve trazer benefícios para salvar vidas de atletas, bombeiros, crianças, mães e até de pacientes com câncer.
 
O inventor deste termômetro revolucionário é o brasileiro  Marc Abreu, que é médico e físico. Ele conseguiu desenvolver uma técnica que permite medir a temperatura do corpo com precisão captando o calor diretamente do cérebro. Ao contrário do mecanismo tradicional que revela apenas a média ignorando as alterações mais bruscas, o novo dispositivo faz a medição de forma contínua e assim identifica todas as modificações da temperatura.
 
Marc Abreu descobriu dois túneis no cérebro que funcionam como duas janelas para o cérebro, e são indicadores naturais de temperatura do corpo.  Trata-se de espaços com calor e luminosidade que permitem medições mais eficientes. Os túneis têm sete centímetros cada um. Eles partem do centro do cérebro, atravessam a parte frontal e terminam  no canto superior dos olhos, entre a testa e o nariz.

São pontos exatos, sem gordura, ou seja, sem nada que obstrua a medição. A descoberta ganhou o nome de BTT (as iniciais em inglês para túnel de temperatura cerebral). 
 
— Basicamente o que eu descobri de uma forma simples, é o local no cérebro, no crânio que gera essa luz que nós captamos e que nessa informação térmica existe toda a fisiologia e mesmo a patologia do corpo.
 
Logo depois de encontrar os túneis, o médico brasileiro ajudou a desenvolver os equipamentos que conseguem captar a temperatura diretamente do cérebro.
 
Termômetro tradicional
O termômetro convencional foi muito importante para a história da humanidade. Mas por melhor que seja não consegue captar a real temperatura do corpo. 
 
Isso acontece porque o corpo humano é coberto por camadas de gordura. O que impede que a temperatura seja registrada de forma exata pelos termômetros. Esse problema se agrava quando o paciente é um pouco mais gordo.  
 
Quem faz essa revelação surpreendente é Marc Abreu. Ele estudou o assunto durante mais de duas décadas no centro de pesquisa que comanda na Universidade de Yale, uma das mais prestigiadas do mundo, nos Estados Unidos.
 
—Todos os termômetros, hoje esses digitais, eles não medem a temperatura eles adivinham. Existe um trabalho nos Estados Unidos dizendo que a maior falta dos pais no trabalho é por detecção errônea de temperatura. Então, o pai e a mãe ficam em casa porque a criança está com febre.
 
Saiba mais:
 
Para informações adicionais:
 
BTT Brasil
 

 
R7

Concurso Prefeitura de Angelândia - MG

A Prefeitura de Angelândia, localizada no estado de Minas Gerais, reabriu as inscrições do concurso público regido pelo edital n° 01/2012. O propósito da seleção é o provimento de 48 vagas imediatas de trabalho, por vencimentos que variam de R$ 678 a R$ 4 mil, em carga horária de 20 a 40 horas semanais. O concurso público será organizado pela empresa Exame Auditores & Consultores LTDA.
 
Cargo
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Gabinete Odontológico, Auxiliar de Serviços Gerais, Condutor de Máquinas Leves, Condutor de Máquinas Pesadas, Condutor de Veículos Pesados, Condutor de Veículos Leves, Enfermeiro, Médico, Odontólogo, Oficial Especializado, Professor Ensino Fundamental, Professor Ensino Infantil, Psicólogo, Servente Escolar e Técnico de Enfermagem.

Inscrições e Taxas
As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora - www.exameconsultores, no período de 10 de dezembro de 2013 a 09 de janeiro de 2014, ou presencialmente, na Sede da  Prefeitura de Angelândia, situada à Rua Generoso Alves Guimarães, nº 78, Centro, Angelândia/MG. As taxas variam de R$ 40 a R$ 80, de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
A Prova objetiva de Múltipla Escolha está prevista para o dia 02 de fevereiro de 2014. Além dessa avaliação haverá Prova Prática para condutor máquinas leves e máquinas pesadas, condutor de veículos leves e veículos pesados e também Prova de Títulos, mas somente para os candidatos inscritos nos cargos de Professor. 
 
Validade
O prazo de validade do certame é de dois anos, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato da Prefeita Municipal.

Concurso Assembleia Legislativa de Minas Gerais

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) divulgou o edital n° 01/2013 para realização do seu novo concurso público. A finalidade é preencher 27 vagas de nível superior (03 para pessoas com deficiência) para o cargo de Analista Legislativo. O vencimento básico será de R$ 5.900,05, mais auxílios transporte/alimentação no valor de R$ 600,00.

As vagas são para as seguintes especialidades: dentista (1); enfermeiro (1); engenheiro eletricista (1); consultor administrativo (5) e consultor legislativo, na área de interlocução social e desenvolvimento de projetos institucionais (2). Na especialidade de relações públicas, serão quatro vagas, divididas entre relações públicas (2) e cerimonial (2). E na especialidade de analista de sistemas, há vagas nas áreas de desenvolvimento de sistemas (6), administração de rede (2) e suporte técnico (5).

As inscrições deverão ser realizadas a partir das 9 horas do dia 2 de dezembro de 2013 até às 19 horas do dia 2 de janeiro de 2014, no site da Fumarc (www.fumarc.com.br). O candidato deve acessar a opção “Concurso Público da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”. O valor da inscrição é de R$ 115,00.

As provas da primeira etapa, com questões objetivas, provavelmente serão aplicadas em 2 de fevereiro de 2014. Candidatos aprovados farão também prova discursiva, em data a ser marcada posteriormente. Para os cargos de enfermeiro e dentista, haverá ainda prova de títulos.

A validade do concurso é de dois anos, contados da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada, 1 (uma) vez, por igual período, a critério da ALMG.
 
O edital completo está disponível no Diário do Legislativo e nos sites da Fumarc e da ALMG (http://www.almg.gov.br).

UFMA abre concurso público

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) publicou o edital nº 286, de 28 de novembro de 2013, visando a abertura de concurso público para o provimento de cargos de Professor Adjunto e Assistente. São ofertadas 16 vagas para professores graduados em Medicina, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas), Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Geografia, Filosofia, Psicologia, Economia, Educação Artística, Artes Visuais, Pedagogia, Desenho Industrial, Design, Arquitetura, Engenharias, Matemática, Direito, Ciências Contábeis e em qualquer área.
 
As contratações serão realizadas em regime de dedicação exclusiva, por salário de até R$ 8.049,77. 
 
Inscrições
A pré-inscrição deve ser feita até 03 de janeiro de 2014, na Divisão de Expediente, Protocolo e Arquivo da Universidade Federal do Maranhão - DEPA, situada na Cidade Universitária do Bacanga, Avenida dos Portugueses, s/n, Prédio Mal. Castelo Branco, São Luís / MA, no horário das 08h às 11h e das 14h às 17h, em dias úteis.
 
As pré-inscrições também poderão ser efetuadas por meio de correspondência especial, na modalidade SEDEX, com aviso de recebimento, desde que postada até o dia 03 de janeiro de 2014 (Diploma de Doutorado) ou 24 de janeiro (Diploma de Mestrado) e devidamente encaminhada, sob a referência Concurso Docente UFMA-EDITAL nº 286/2013, para a Divisão de Expediente, Protocolo e Arquivo, Universidade Federal do Maranhão, Cidade Universitária do Bacanga, Avenida dos Portugueses, s/n, Prédio Mal. Castelo Branco, CEP: 65.080-040, São Luís/MA.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 180 para professor adjunto e R$ 160 para assistente.
 
Para solicitar pré-inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:
  • Requerimento dirigido à Sub-Unidade Acadêmica promotora do Concurso;
  • Curriculum Vitae no modelo Lattes / CNPq, devidamente comprovado e paginado;
  • Documento de identidade que possua fotografia e válido em todo o território nacional - cópia autenticada;
  • Cadastro de Pessoa Física/CPF - cópia autenticada (dispensável se constar no Documento de Identidade);
  • Comprovante de quitação com a obrigação eleitoral - cópia autenticada ou formulário eletrônico;
  • Comprovante de quitação com o serviço militar (sexo masculino), nos casos previstos em lei - cópia autenticada;
  • Diploma(s) de Graduação acompanhado(s) do(s) Histórico(s) Escolar(es) correspondente(s) - cópias autenticadas;
  • Visto Permanente para candidato estrangeiro legalmente habilitado - cópia autenticada;
  • Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União/GRU.
A relação dos candidatos que tiveram suas pré-inscrições deferidas e convertidas em inscrições definitivas (homologadas), as Bancas Examinadoras, as datas, os horários, os locais e períodos de realização das atividades dos Concursos, constituirão matéria de edital próprio, a ser divulgado no sítio da UFMA na Internet (www.ufma.br), bem como nos Quadros de Avisos da Pró-Reitoria de Ensino/PROEN
 
Provas
O concurso consistirá nas fases de prova escrita, didática, prática e julgamento de títulos, as quais serão realizadas no período de 10 a 14 de março de 2014.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 ano.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 02 de dezembro de 2013, pág. 48 a 50.

Concurso Prefeitura de São Benedito do Rio Preto - MA

Com oferta de 257 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de São Benedito do Rio Preto, no estado do Maranhão, lançou edital nº. 001/2013 para realização de concurso público.
 
Cargos: Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clínico-Cirurgião, Veterinário, Nutricionista, Tecnólogo em Radiologia Médica, Terapeuta Ocupacional, Professor (Anos Iniciais, Matemática, Geografia, Ciências, Ed. Física, Inglês, Português, História e Revisor de Braille), Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Digitador, Fiscal Ambiental, Fiscal de Tributos, Fiscal de Obras, Guarda Municipal, Tradutor-Intérprete da Língua Brasileira de Sinais-Libras, Revisor, ledor, transcritor Braille, Técnico (Agrícola, Enfermagem, Informática e Radiologia), Auxiliar Operacional de Serviços Diversos (A.O.S.D.), Eletricista, Motorista D e Vigia.
 
Os aprovados trabalharão em regime de 20 ou 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 678,00 e R$ 2.712,00. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
As inscrições serão efetuadas no site www.institutomachadodeassis.com.br, até às 23h59min do dia 09 de janeiro de 2014, horário local.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 45,00;
Nível médio: R$ 55,00;
Nível superior: R$ 90,00.
 
A prova objetiva está prevista para 19 de janeiro de 2014, no horário das 8h às 12h, em locais que serão divulgados a partir do dia 09 de janeiro de 2014 no site www.institutomachadodeassis.com.br.
 
Os gabaritos preliminares serão divulgados em até 48 horas após a realização das provas objetivas, por meio do site www.institutomachadodeassis.com.br.
 
A validade do concurso público será de 01 ano, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de São Benedito do Rio Preto.

Concurso Prefeitura de Paraibano - MA

A Prefeitura de Paraibano, no estado do Maranhão, através do Instituto Machado de Assis, publicou edital de concurso público n° 001/2013, destinado ao provimento de 139 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 678,00 e R$ 4.000,00, por jornadas de 20o ou 40 horas por semana.

- Nível Fundamental/Técnico: Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Eletricista, Encanador e Operador de Máquinas Pesadas;

- Nível Médio/Técnico: Entrevistador Cadastral, Agente Administrativo, Cuidador de Creche, Motorista, Agente de Portaria, Instrutor de Informática, Digitador, Recepcionista, Técnico Agropecuário, Guarda Municipal, Técnico em Enfermagem , Técnico em Contabilidade, Técnico em Radiologia e Técnico em Laboratório;

- Nível Superior: Professor de 1º ao 5º ano, Professor Infantil de Creche, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Português, Professor de Ciências, Coordenador Pedagógico, Psicólogo, Administrador, Engenheiro Civil, Nutricionista, Procurador do Município, Enfermeiro, Médico PSF, Dentista, Assistente Social, Médico Plantonista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Bioquímico, Educador Físico e Químico.

A inscrição será realizada www.institutomachadodeassis.com.br, até às 23h59min do dia 20 de janeiro de 2014. As taxas variam de R$ 40 a R$ 90, de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva terá a duração de 04 horas, de acordo com o número de candidatos inscritos, podendo ser realizada nos dois turnos, e está prevista para o dia 26 de janeiro de 2014, no horário de 9h00min às 13h00min.

Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 após a realização das provas no site eletrônico (www.institutomachadodeassis.com.br).

O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até 02 anos, através de ato do chefe do poder executivo municipal.

Concurso Prefeitura de Presidente Venceslau - SP

A Prefeitura de Presidente Venceslau, no estado de São Paulo, publicou editais n°s 002, 004, 005 e 006/2013 de concurso público e processo seletivo, com a intenção de ocupar 13 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 10.000,00. A jornada de trabalho vai de 20 a 44 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As chances são para as funções de PEB I, Professor Adjunto, Professor Auxiliar (Creche), PEB I Conservatório Musical, PEB II Educação Física (estudante), PEB II Artes (estudante), PEB II Letras (estudante), PEB II Matemática (estudante), PEB II Educação Especial (estudante), PEB I Conservatório Musical (estudante), PEB II Educação Física, PEB II Artes, PEB II Letras, PEB II Matemática, PEB II Educação Especial, Médico Clínico Geral (Sistema Penitenciário), Médico ESF, Coletor de Lixo, Motorista, Auxiliar de Odontologia e Topógrafo.

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo www.consesp.com.br, até o dia 26 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 12 de janeiro de 2014, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração. Já a validade do certame será até o último dia letivo de 2014.

Concurso Prefeitura de Ilópolis - RS

A Prefeitura de Ilópolis, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Schonorr, publicou extrato do edital de concurso público, destinado ao provimento de 15 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 711,50 a R$ 1.137,99, por cxarga horária de 22 a 44 horas por semana.

As oportunidades são para as funções de Auxiliar de Creche, Copeira Servente, Técnico de Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário, Professor Séries Iniciais, Oficial de Serviços Gerais, Professor Educação Infantil, Professor de História, Professor de Matemática, Professor de Ciências, Professor de Língua Portuguesa e Professor de Artes.

As inscrições estarão abertas, no período de 23 de dezembro de 2013 a 10 de janeiro de 2014, durante o horário das 09h às 11h30 e 14h às 16h30, junto à Prefeitura Municipal. As taxas são de R$ 50,00, R$ 70,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

As inscrições serão feitas junto ao setor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, na forma especificada no Edital de Abertura que estará afixado no quadro mural da Prefeitura e publicado no diário oficial do Município de Ilopolis.domeletronico.com.br e nos sítios www.ilopolis-rs.com.br e www.schnorr.com.br.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 25 de janeiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados.

Maiores informações poderão ser obtidas junto o setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal, Fone: (051) 3774-1322 ou 9866-7418.

Processo Seletivo Prefeitura de Goiânia - GO

A Prefeitura de Goiânia, no estado de Goiás, disponibilizou o edital 01/2013, de processo seletivo, que visa preencher 722 vagas para profissionais com nível médio/magistério e superior. Os salários variam de R$ 832,23 a R$ 1.566,43 por jornada de 30 horas semanais. 
 
Cargos
As vagas são para PE - II (Arte Visual, Inglês, Curso de Altas Habilidades/Superdotação, Intérprete de Libras e Libras/Surdo) e Auxiliar de Atividades Educativas. 
 
Inscrição e Seleção
O interessado deve se inscrever no período de 26 de dezembro de 2013 a 12 de janeiro de 2014, exclusivamente pelo www.concursos.goiania.go.gov.br. Não serão cobradas taxas de inscrição. A seleção constará de análise de currículo e títulos, além de entrevista. O resultado final será divulgado no site www.concursos.goiania.go.gov.br.
 
O certame terá validade a partir da data de sua homologação, publicada no Diário Oficial do Município, até dezembro de 2015.

Concurso SUFRAMA 2014

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) publicou edital de concurso público nº. 1/2013, sob a responsabilidade do CESPE/UnB, com o objetivo de preencher 241 vagas para profissionais de níveis médio/técnico e superior. A remuneração dos novos servidores efetivados será de até R$ 5.334,90, por uma jornada de 40 horas semanais.
 
Cargos
Administrador, Analista de Sistemas, Analista Técnico - Administrativo, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Engenheiros (civil, elétrica/eletrônica,  mecânica, florestal, ambiental, pesca, químico, agrônomo e operações), Agente Administrativo e Técnico em Contabilidade.
 
Inscrição
A   inscrição será admitida somente via internet, no site www.cespe.unb.br/concursos/suframa_13, solicitada no período entre 10 horas do dia 26 de dezembro de 2013 e 23 horas e 59 minutos do dia 14 de janeiro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Quem pretende concorrer às vagas de nível médio/técnico deverá pagar uma taxa de R$ 60,00; já para os cargos de nível superior, a taxa é de R$ 95,00.
 
Prova
O certame constará de prova objetiva a ser aplicada na data provável de 09 de março de 2014, em locais e horários que serão divulgados, a partir do dia 25 de fevereiro de 2014, pelo CESPE. Os gabaritos oficiais preliminares serão disponibilizados no dia 11 de março de 2014.
 
Tanto a etapa de provas objetivas quanto a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência serão realizadas nas cidades de Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco (Acre), Itacoatiara, Manaus, Tabatinga (Amazonas), Amapá (Macapá), Porto Velho (Rondônia) e Boa Vista (Roraima).
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 20 de dezembro de 2013, pág. 208 a 216, e também está disponível na página eletrônica do CESPE.

Seleção aberta na Prefeitura de Divinópolis - MG

A Prefeitura de Divinópolis, cidade localizada a 121 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, lançou o edital nº 067/2013 para a realização de processo seletivo. A seleção destina-se à contratação temporária de 01 Psicólogo, por remuneração de R$ 1.406,66 por jornada de 20 horas semanais.
 
Os interessados deverão entregar e/ou enviar o currículo para Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG, até às 17h de 23 de dezembro de 2013. A seleção será constituída de avaliação curricular.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 20 de dezembro de 2013. 

Editais Concurso Prefeitura de Ponte Serrada - SC

A Prefeitura de Ponte Serrada, estado de Santa Catarina, divulgou dois editais  de n°. 001/2013 para a realização de processo seletivo 003 e concurso público 001, que serão executados pela empresa S & B Auditoria e Consultoria Pública Ltda, para preenchimento de 64 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados irão trabalhar carga horária de 20, 30, 40 e 44 horas mensais por remuneração de até R$ 9.477,06.
 
Cargos
Concurso: Agente de Defesa Civil, Agente de Manutenção, Auxiliar de Saúde Bucal, Fisioterapeuta, Médico, Motorista, Odontólogo, Operador (Miniescavadeira, Motoniveladora, Retroescavadeira, Trator Agrícola e Trator de Esteiras), Técnico (Agropecuária e Enfermagem), Tesoureiro e Vigia.
Processo Seletivo: Agente de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde e Professor (Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

Inscrição
Interessados, deverão se inscrever somente pelo site www.sbauditoria.com.br, no período de 23 de dezembro de 2013 a 22 de janeiro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00, 45,00 e 50,00;
Nível médio: R$ 45,00 e 50,00;
Nível superior: R$ 45,00, 70,00, 80,00 e 100,00.
 
Prova
O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva, prática e de títulos (ao cargo de Professor).
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 02 de fevereiro de 2014, com inicio às 9h e término às 12h, na Escola Básica Municipal Antonio Paglia, sita à Rua Benevenuto César Branco, 129, Bairro Antonio Paglia, na cidade de Ponte Serrada – SC. Já a prova prática para cargos de Operador de Miniescavadeira, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator Agrícola, Operador de Trator de Esteiras e de Operador de Motoniveladora, será realizada na mesma data da prova objetiva, com inicio às 13h30, no Parque de Exposições Constanso Alsemo de Marco, na cidade de Ponte Serrada – SC.
 
O gabarito preliminar será divulgado depois das 10h do dia 03 de fevereiro de 2014, nos sites www.sbauditoria.com.br e www.ponteserrada.sc.gov.br.

Concurso Samae Brusque - SC

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE) do Brusque, no estado de Santa Catarina, publicou o edital de concurso público 07/2013, com intuito de prover 19 vagas de níveis fundamental, médio/técnico e superior. De acordo com o edital, os candidatos inscritos e aprovados farão jus a remuneração de até R$ 2.978,08.
 
As vagas são para Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista, Mecânico de Bombas Hidráulicas, Agente de Serviços Especiais, Agente Hidráulico, Eletricista, Operador de Máquinas, Pedreiro, Pintor e Servente de Serviços Gerais. 
 
A inscrição somente será efetuada via internet, no endereço eletrônico do concurso http://brusque2014.fepese.org.br, no período entre 20 de dezembro de 2013 e às 18 horas do dia 13 de fevereiro de 2014. As taxas variam de R$ 50 a R$ 100. 
 
Os candidatos inscritos serão selecionados por meio de prova objetiva, para todos os cargos, e prova prática, somente para Operador de Máquinas. A Prova Escrita será realizada no dia 16 de março de 2014, em locais que serão informados no endereço eletrônico do concurso http://brusque2014.fepese.org.br, na data provável de 13 de março de 2014. 
 
O prazo de validade do presente concurso é de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável uma única vez por igual período, a critério do Poder Executivo.

Concurso Prefeitura de Rodeiro - MG: inscrições prorrogadas

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Rodeiro abriu o concurso público nº 001/2013, que selecionará, por meio de provas e títulos, 62 profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 1.962,67 por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais, lembrando também que será formado cadastro de reserva.
 
Cargos: Médico Pediatra, Professor (Língua Estrangeira e Educação Física), Supervisor Educacional, Arquiteto, Assistente Social, Engenheiro Civil, Técnico (Enfermagem e Patologia), Auxiliar Administrativo, Motorista, Ajudante Geral, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Operador de Máquinas Leves/Pesadas, Pedreiro e Servente Escolar.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até às 23h59min do dia 09 de janeiro de 2014, no site www.idecan.org.br e/ou de forma  presencial na Central de Atendimento aos candidatos do IDECAN, localizada na Praça São Sebastião, nº 215, Centro – Rodeiro /MG, exceto sábados, domingos e feriados, das 08h30 às 11h e das 12h às 17h.
 
A taxa de inscrição é de:
R$ 28,00 - Nível fundamental;
R$ 39,00 - Nível médio/técnico;
R$ 39,00, 55,00 e 65,00 - Nível superior.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 26 de janeiro de 2014 em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições, a partir do dia 23 de janeiro de 2014.
 
Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no site www.idecan.org.br, a partir das 16h do dia subsequente ao da realização das provas objetivas.
 
Também haverá prova prática cuja data, locais e horários que será realizada serão divulgados após a publicação dos candidatos classificados para a prova objetiva.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital de Seletivo Prefeitura de Santa Bárbara - MG

A Prefeitura de Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais, lança edital de processo seletivo nº. 056/2013, destinado ao preenchimento de 01 vaga para o cargo de Médico PSF, em regime de trabalho de 40 horas semanais e salário de até R$ 12.000,00. Os interessados devem ter registro no CRM.
 
Inscrições e seleção
As inscrições serão realizadas até o dia 08 de janeiro de 2014, no horário das 08h às 11h e das 14h às 17h, em dia de expediente, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Padre Lucindo, s/n.º, Centro, Santa Bárbara – MG.
 
A seleção será realizada por meio de análise de títulos, currículos e/ou avaliação de experiências anteriores.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, período durante o qual as convocações observarão a lista de classificação.
 
O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 20 de dezembro de 2013, pág. 50 a 52.

Concurso Prefeitura de Nhandeara - SP

A Prefeitura de Nhandeara, no estado de São Paulo, através da empresa Oswaldo Soler Junior – Ensino – ME, publicou edital n° 01/2013 de concurso público, com o objetivo de ocupar 171 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 8.339,08 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Atendente, Inspetor de Alunos, Motorista Socorrista, Operador de Máquinas, Serviçal, Assistente de Desenvolvimento Infantil, Motorista, Tratorista e Visitador Domiciliar;

Nível Médio: Atendente de Enfermagem, Monitor de Informática, Auxiliar Administrativo e Secretário de Escola;

Nível Superior: Assistente Social, Dentista da Estratégia Saúde da Família - ESF, Enfermeiro, Médico, Professor de Educação Básica I, Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família - ESF, Médico da Estratégia Saúde da Família - ESF, Professor de Educação Básica II - Inglês e Professor de Educação Básica II - Educação Física.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.conrio.com.br, das 09hs do dia 21 de dezembro de 2013 até ás 24hs do dia 12 de janeiro de 2014. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
As Provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 26 de janeiro de 2014 em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições.
 
Todos os candidatos aos Cargos de Motorista, Motorista (Socorrista), Operador de Máquinas, Serviçal e Tratorista serão submetidos à prova prática. As provas práticas serão realizadas também no dia 26 de janeiro de 2014 em locais e horários a serem divulgados.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos.

Itapeva - SP prorroga inscrições de seletivo

Em São Paulo, a Prefeitura de Itapeva publicou edital nº. 001/2013 de processo seletivo, para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para o seu quadro de servidores. São ofertadas 23 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.933,94 em carga horária de 10 a 40 horas.
 
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II, Interlocutor de Libras, Professor, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Agente Comunitário de Saúde.
 
O certame será realizado sob a responsabilidade do IDECAN, que receberá as inscrições, nos valores de R$ 25 a R$ 35, via internet, até o dia 26 de dezembro de 2013, no site www.idecan.org.br.
 
As inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento aos candidatos do IDECAN, localizada na Rua Rivadávia Marques Júnior, 338, Centro (Núcleo de Tecnologia Municipal) – Itapeva/SP, também até o dia 26 de dezembro de 2013, exceto sábados, domingos e feriados, de 08h às 16h. Excepcionalmente no primeiro dia a inscrição se iniciará às 14h.
 
O processo de seleção consistirá na aplicação de provas escritas objetivas para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, além de avaliação de títulos somente para os cargos de nível superior na área de educação e de nível médio com habilitação para magistério (de caráter apenas classificatório).
 
As provas escritas serão realizadas na cidade de Itapeva, com data inicialmente prevista para o dia 12 de janeiro de 2014 (domingo), pela manhã e tarde, a depender do cargo escolhido pelo candidato.
 
A validade do processo seletivo é de 1 ano.

Novo Repartimento - PA prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Novo Repartimento, no estado do Pará, auxiliada pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa  FADESP, ainda recebe inscrições para o concurso público - edital n° 001/2013, destinado ao preenchimento de 814 vagas do quadro de pessoal efetivo para profissionais de nível superior, nível médio, nível fundamental completo e incompleto. Os aprovados receberão salários que variam de R$ 678,00 a R$ 6.213,00 em jornadas de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos

- Ensino Fundamental: Borracheiro, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista de Autos, Encanador, Jardineiro/ Podador, Lubrificador, Operador de Motoniveladora, Pedreiro, Pintor Predial, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Eletricista de Prédios e de Rede de Distribuição, Motorista de Veículos Leves, Agente Fiscal, Mecânico de Máquinas, Equipamentos e Veículos Pesados, Contínuo e Agente de Combate às Endemias;
 
- Ensino Médio: Técnico Agrícola, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente do Controle Interno, Agente Sanitarista, Cuidador Social, Educador Social, Agente Municipal de Trânsito, Assistente Administrativo, Fiscal de Tributos, Telefonista, Auxiliar de Consultório dentário, Cuidador/ Educador e Professor com Magistério;
 
- Nível Superior: Administrador, Assistente Social, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Farmacêutico Bioquímico, Médico-Cirurgião Geral, Médico Clínico Geral, Médico do Trabalho, Ginecologista Obstetra, Ortopedista, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Zootecnista, Professor Pedagogo, Professores de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes, Ensino Religioso, Sociologia, Educação Física, Filosofia, Redação, Computação, Educação Especial e Técnico Pedagógico.
 
Inscrições
Será admitida somente a inscrição pelo www.fadesp.org.br, até as 23h59 do dia 27 de janeiro de 2014, horário de Belém-PA.
 
O valor da taxa de inscrição é o seguinte:
- R$ 40,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível fundamental completo e incompleto;
- R$ 50,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível médio;
- R$ 60,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível superior.
 
Provas
As provas objetivas terão a duração de 04 horas e serão aplicadas na data prevista de 09 de fevereiro de 2014. Após o acatamento da inscrição e sua respectiva confirmação, será disponibilizado ao candidato o cartão de inscrição contendo o local da realização da prova objetiva no site da FADESP, no endereço eletrônico www.fadesp.org.br, no período de 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2014.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogáveis.

Concurso Ministério Público da Bahia 2014

O quadro de servidores do Ministério Público do Estado da Bahia será reforçado com a abertura do seu 4ª concurso público, regido pelo edital n° 198/2013 e organizado pelo Instituto AOCP. No certâmen, serão preenchidas 15 vagas para o cargo de Assistente Técnico-Administrativo, 05 vagas para o cargo de Motorista e 60 vagas para o cargo de Analista Técnico.
 
As chances são para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 5.000,29 em carga horária de 40 horas semanais. Além da remuneração inicial bruta, também será oferecido ao servidor Auxílio Alimentação e, quando for o caso, Auxílio-Transporte.
 
O período para a realização das inscrições será a partir das 08h do dia 13 de janeiro às 23h59min do dia 10 de fevereiro de 2014, observado horário oficial de Brasília – DF, através do endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br. As taxas são de R$ 80,00 e R$ 120,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Salvador, Bahia, podendo ser aplicadas também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do Município.
 
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na data prevista de 23 de março de 2014, em horário e local a ser informado.
 
Esse certame terá validade de 18 meses, a contar da homologação, com possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Paraí - RS

A Prefeitura de Paraí, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da empresa IDRH Concursos, abriu edital de concurso público n° 001/2013, para provimento de cargos e cadastro reserva do Quadro Geral dos Servidores Municipais de Paraí. Serão oferecidas 12 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 10.579,29, em carga horária de 22 a 44 horas semanais.
 
O período de inscrições será do dia 23 de dezembro de 2013 ao dia 15 de janeiro de 2014 até as 23h59min. As inscrições deverão ser feitas pela internet através do site do Instituto de Desenvolvimento em Recursos – www.idrhconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 de acordo com a função escolhida.
 
A prova escrita será aplicada em local e dia a ser afixado no painel de publicações da Prefeitura Municipal de Paraí e nos sites www.idrhconcursos.com.br e www.parai.rs.gov.br. Não serão realizadas provas fora dos locais indicados na lista publicada e nem em datas e/ou horários diferentes.
 
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério da Administração da Prefeitura Municipal de Paraí.

EBSERH abre concurso para preencher 628 vagas no HU-UFGD (MS)

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) publicou os  editais nº. 02, 03 e 04/2013 de concurso público, para o provimento de 628 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos públicos efetivos de níveis médio/técnico e superior com lotação no Hospital Universitário da Universidade Federal de Grande Dourados – HU-UFGD.
 
A remuneração dos contratados poderá variar de R$ 1.630,00 a R$ 7.774,00, para um regime de trabalho de 24, 30, 36 ou 40 horas semanais
 
Cargos
Edital 02/2013 - Médico (Anestesiologia, Cancerologia Cirúrgica, Cancerologia Clínica, Cancerologia Pediátrica, Cardiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem - Ultrassonografia, Ecocardiografia, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia Digestiva, Endoscopia Respiratória, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Mastologia, Medicina do Trabalho, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Nefrologia Pediátrica, Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Neurorradiologia, Oftalmologia, Ortopedia/Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia/Diagnóstico por Imagem, Radiologia Intervencionista/Angiorradiologia, Reumatologia, Ultrassonografia em Ginecologia/Obstetrícia e Urologia).
 
Edital 03/2013 - Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro (Assistencial, Cardiologia, Nefrologia, Oncologia, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde Indígena, Saúde do Trabalhador, Terapia Intensiva e Vigilância), Farmacêutico, Físico – Física Médica – Radiodiagnóstico, Fisioterapeuta (Respiratória, Saúde da Mulher, Terapia Intensiva e Terapia Intensiva Neonatal), Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Profissional de Educação Física, Psicólogo (Área Hospitalar e Organizacional), Tecnólogo em Radiologia, Terapeuta Ocupacional e Técnico (Enfermagem, Farmácia, Laboratório de Patologia Clínica e Radiologia).
 
Edital 04/2013 - Advogado, Analista Administrativo (Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Contabilidade, Economia e Jornalismo), Analista de Tecnologia da Informação (Processos, Suporte/Redes e Telecomunicações), Engenheiro (Civil, Clínico, Segurança do Trabalho, Eletricista e Mecânico), Assistente Administrativo e Técnico (Informática e Segurança do Trabalho).
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas das 08h do dia 02 de janeiro às 23h59min do dia 10 de fevereiro de 2014, observado horário oficial de Brasília – DF pelo site www.institutoaocp.org.br e/ou de formar presencial, na na Vieira Informática (Rocha e Vieira Ltda), situada na Rua Mato Grosso, nº 1984, Jardim Caramuru, Dourados/MS, das 08h00min às 12h00min e das 14h às 17h0, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). A  taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível médio) e R$ 50,00 (nível superior).
 
Prova
O certame será composto de prova objetiva, avaliação de títulos e experiência profissional.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 09 de março de 2014 e será realizada nas cidades de Dourados e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O local, a sala e o horário de realização das provas serão disponibilizados no site do Instituto AOCP, a partir de 25 de fevereiro de 2014.
 
O gabarito preliminar será divulgado em até 24 horas após a aplicação da prova objetiva.
 
O concurso público será válido por dois anos, havendo possibilidade de prorrogação, por conveniência administrativa.

10 opções refrescantes para aliviar o calor do verão

Água de coco com mamãoNutritivas e leves, elas hidratam e matam a sede sem pesar na balança
 
Com os termômetros elevados e com a exposição ao calor, nosso corpo precisa de muito líquido para manter-se hidratado e saudável, por isso, ingerir água, sucos e outras bebidas é essencial:
 
"Hidratar o organismo é fundamental. Bebidas leves e bem geladinhas mandam o calor embora e deixam seu corpo saudável", explica a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella.
 
Confira 10 sugestões para se refrescar no calor:
 
1- Chá Refrescante de Verão: a receita é de Hanny Guimarães, autora do blog "Rota do Chá". Ela conta que as ervas cítricas são mais refrescantes por causa do azedinho que fica na boca. E esse efeito cresce, se elas forem consumidas com chá gelado. Ingredientes: 500 ml de água; suco de um limão; 2 saquinhos de chá de hortelã ou menta; 2 saquinhos de chá de erva doce; açúcar, adoçante ou mel a gosto. Modo de preparo: aqueça a água até próximo da fervura. Adicione os saquinhos de chá e tampe o recipiente, deixando descansar por 10 minutos. Retire os saquinhos e espere esfriar com o recipiente tampado. Transfira o chá para um recipiente com capacidade para um litro, adicione o suco de limão ao chá, complete o volume com água bem gelada. Adoce a gosto e sirva com algumas pedrinhas de gelo.                   

2- Suco de uva energético: Os sucos são boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados. Ingredientes: 25 ml de suco de uva concentrado, 25 g de beterraba crua, 100 ml de suco de guaraná light , adoçante a gosto, gelo. Modo de Preparo: Separe o gelo e bata todos os outros ingredientes no liquidificador. Coe, adicione o gelo e sirva. Receita de Claudia Cepukas

3- Vitamina de ameixa e coco: "O leite já possui grande quantidade de água e, aliado à fruta, este volume fica ainda maior", explica a nutricionista da Consultoria RG Nutri, Cibele Crispim. Calorias: 240 calorias. Ingredientes: 1,5 copo de leite desnatado, 1 pote de iogurte de coco, 2 ameixas secas sem caroço, 2 colheres (sopa) de aveia em flocos, Adoçante a gosto. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar homogênea e sirva.

4-Picolé de manga diet- ingredientes: 2 potes de iogurte natural desnatado, 1 xíc. (chá) de polpa de manga madura picada, 2 col. (sopa) de adoçante em pó, 2 col. (chá) de essência de baunilha. Modo de Preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea, despeje o sorvete numa tigela metálica e cubra com filme plástico, deixe no freezer até firmar. Bata na batedeira rapidamente e coloque o sorvete em forminhas de picolés ou de gelo. Receita cedida por Top therm .

5- Coquetel sem álcool Jurassic park: ingredientes: 1 dose (50 ml) de suco de limão, 2 doses (100 ml) de suco de abacaxi, 1 dose (50 ml) de xarope de kiwi, Gelo. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes na coqueteleira. Coloque em uma taça, decore (com abacaxi, guarda-chuvinha) e sirva. Receita cedida pelo site Rudge SBC.

6- Água de coco com frutas: Ingredientes: 300 mL de água de coco, 3 fatias de abacaxi, 1/2 unidade de mamão papaya, adoçante a gosto. Modo de Preparo: no liquidificador, bata a água de coco, o abacaxi e o mamão papaya. Sirva em seguida com o adoçante.

7- Shake de abacaxi light: Ingredientes: 150g de coalhada ou iogurte natural light gelado (desnatado) (equivale a um potinho pequeno), 1 fatia média de abacaxi em pedaços (fruta natural), 2 colheres de sopa de semente de linhaça,1 colher de sopa de granola. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e, se preferir, coe a bebida antes de tomar. Os shakes, além de nutritivos, são uma excelente opção para se refrescar no verão e manter a dieta, porém, deve-se prestar atenção em alguns aspectos: "Ao substituir as refeições principais por shakes, você até consegue emagrecer, mas, às custas de altas privações calóricas e também de preferências alimentares individuais", aponta Roberta Stella, nutricionista especialista do MinhaVida.

8- Sorvete de abacaxi com hortelã: Ingredientes: 2 xícaras (chá) de abacaxi picado, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 lata de creme de leite light, 2 colheres (sopa) de hortelã picada. Modo de preparo: Bata o abacaxi, o creme de leite e o açúcar no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Misture a hortelã picada e leve ao freezer até endurecer. Retire do freezer e bata até que fique cremoso. Retorne para gelar por, no mínimo, 12 horas. Rendimento: 6 porções. RG Nutri, Daniele Botture.

9- Frozen de iogurte e abacaxi: Ingredientes: ½ litro de suco de abacaxi, 1 envelope de gelatina sem sabor incolor, 2 xícaras (chá) de iogurte desnatado . Adoçante em pó a gosto, Tiras de abacaxi para enfeitar. Modo de preparo: Coloque em uma tigela suco de abacaxi, gelatina dissolvida em água conforme a embalagem, iogurte, adoçante e bata com um batedor manual, até a mistura ficar homogênea. Cubra a tigela com um filme plástico e leve ao congelador por 2 horas. Retire, bata a mistura na batedeira por 5 minutos e volte ao congelador por mais 2 horas. Retire, misture com uma colher e distribua em taças. Decore com tiras abacaxi. Receita cedida pelo site Rudge SBC.

10- Virgem Mojito (sem álcool): Ingredientes: ½ limão; adoçante a gosto; 8 folhas de hortelã; água gaseificada. Modo de preparo: coloque em um copo "long drink" o limão, a hortelã e o açúcar. Macere até extrair o caldo do limão. Acrescente o gelo e coloque a água gaseificada até completar o copo, depois é só mexer com uma colher. Receita cedida por BaresSP Bartenders.
 
Minha Vida

Torne o hábito de beber água mais divertido

jarra de água com limões - Foto: Getty ImagesAumente sua hidratação sem reclamar da falta de gosto ou de cor da bebida saudável
 
Beber dois litros de água por dia pode ser uma tarefa difícil, até mesmo quando o clima esquenta, no caso de quem não cultiva o hábito.
 
Sucos e refrigerantes acabam ganhando destaque como opções mais atrativa, o que prejudica o metabolismo.
 
"A água elimina as toxinas do organismo, protege o corpo contra doenças e até aumenta a resistência física", diz a nutricionista Myrla Merlo, da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte.
 
Pensando em aumentar sua vontade de beber água, seguem algumas dicas para tornar esse hábito mais divertido e saboroso: 
 
Adicione frutas à água
Que tal acrescentar textura ao seu copo d'água? A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo, afirma que você pode acrescentar frutas fatiadas, amassadas ou mesmo cascas à bebida, que ganha o sabor da fruta de maneira bem leve e até parte das vitaminas. "Pode ser adicionado abacaxi picado, cascas de laranja ou limão, maçã picada, uvas, carambola ou mesmo ervas como capim cidreira, hortelã, canela em pau e cravo", afirma.                     
 
Dê um sabor com suco concentrado
Para quem reclama que a água não tem gosto, a dica é acrescentar suco concentrado de frutas. "Opte sempre pelas opções sem açúcar e não exagere nas quantidades, pois é só para dar um leve sabor e facilitar a digestão", afirma a nutricionista Roseli. A proporção ideal é um litro de água para 200ml do suco. 
 
Faça cubos de gelo divertidos
Se você gosta de água bem gelada, experimente fazer cubos de gelo com pedaços de frutas dentro. O efeito fica muito bonito e você ainda pode impressionar os convidados com uma bebida simples, mas cheia de estilo. Experimente usar framboesa, amora, morango, uva, kiwi ou outra fruta de sua preferência. E não se preocupe: quando o gelo derreter, é só comer a fruta.  
 
Transforme em uma bebida gaseificada
Se você é fã dos refrigerantes, experimente acrescentar um pouco de água com gás à água tradicional e completar com suco concentrado de fruta, só para deixar com um sabor diferente. "Para um litro de água mineral acrescente dois copos de água com gás e dois copos de suco de fruta", diz a nutricionista Roseli. 
 
Invista em águas de cheiro
Essas bebidas são isentas de calorias e uma ótima opção para aumentar a ingestão de líquidos durante o dia. "É importante lembrar que a água natural não é insubstituível, mas para quem não tem o hábito de tomar a bebida pura essa é uma boa opção, pois tem menos sódio e substâncias químicas", diz a nutricionista Myrla Merlo. A água de rosas e a água de flor de laranjeira são alternativas bem conhecidas. 
 
Prepare um chá refrescante
Nada como tomar um chá bem gelado para aliviar o calor. "Os chás são excelentes, porque além de hidratarem tem funções que beneficiam a saúde", afirma a nutricionista Roseli. As ervas em infusões podem ser usadas dependendo da necessidade individual, como hortelã e alecrim para digestão, ou chá verde e de hibisco para efeito termogênico. 
 
Melhore o visual
Em alguns casos, apenas colocar a água em uma jarra bonita ou decorar o copo com guarda-chuvinhas e outros adereços já dão mais ânimo para incluir a bebida no dia a dia. "Tudo é valido pra adquirir o hábito de aumentar o consumo de água, imprescindível para uma vida saudável", afirma Roseli Rossi. Faça preparações especiais para servir a água nas refeições, ela vai ficar mais atraente à mesa. 
 
Minha Vida

Água de coco traz diversos benefícios à saúde

Ela hidrata, possui antioxidantes e não engorda tanto quanto se pensa
 
Há bem pouco tempo, nutricionistas, nutrólogos e todo o tipo de profissionais envolvidos com a área de alimentação - inclusive eu - recomendavam moderação no consumo de água de coco, uma das bebidas mais populares nessa época do ano em que faz mais calor. Estávamos preocupados por ela conter frutose e gorduras saturadas, substâncias que podem engordar e trazer alguns problemas à nossa saúde, e por que achávamos que seus benefícios não compensavam os seus malefícios.

Confesso que mudei e já indico a água de coco para meus pacientes sem restrições. Novas informações e pesquisas me levaram a mudar de opinião em relação a essa bebida, em especial sobre a reabilitação da gordura saturada, que deixou de ser demônio depois de reconhecidas suas qualidades.
 
Mistura especial
A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homem. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral. 
 
Ou seja: um super sport drink incomparável a qualquer outro produto criado pelo homem com essa finalidade. É tão compatível com o corpo humano, que pode até ser injetado na veia, o que foi bastante comum durante a 1ª e a 2ª Guerras Mudiais, bem como na guerra do Vietnã, onde a falta de recursos fez os militares aprenderem sobre as qualidades únicas da água de coco quase sem querer. 
 
Por mais que a característica hidrante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que ela traz à saúde não param por aí. A água de coco, promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo.
 
Ela reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle do níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades anti-envelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde. 
 
Para os esportistas, a água de coco não pode faltar no verão. Ela atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água.

Beba água de coco: é tudo de bom!
 
Minha Vida