Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 9 de maio de 2014

Especialistas explicam quais são os benefícios e propriedades dos chás

Foto: Reprodução
Bem Estar mostrou que chá reduz excitação cerebral
 
Você prefere tomar um cafézinho ou um chá? Como explicou a nutricionista Patricia Bertolucci no Bem Estar desta sexta-feira (9), além de serem uma delícia, o café e o chá podem ainda se complementar já que têm substâncias importantes – a cafeína, por exemplo, acelera o coração e o cérebro; já a teína, presente no chá, diminui a excitação do cérebro causada pela cafeína, dando mais concentração e foco.
 
Em relação aos chás, a especialista em chás Carla Saueressig explica que eles são classificados de acordo com o processo de fermentação – o chá verde, por exemplo, não é fermentado e, por isso, é o que tem as propriedades mais conservadas do que outros, como o chá branco e o preto. Ela acrescenta ainda que há uma diferença entre chá e infusão – bebidas de ervas e frutas que as pessoas costumam chamar de chás são, na verdade, infusões, porque não têm a folha de Camellia Sinensis.
 
Além de afetar o sistema nervoso, os chás podem ter diversos outros efeitos, como mostrou a nutricionista Patricia Bertolucci – os de camomila e maracujá, por exemplo, são calmantes; o de erva-doce é digestivo; os de boldo e carqueja são bons para o fígado; os de alecrim e gengibre são expectorantes e os de hortelã e capim-cidreira são laxativos. Existe, no entanto, um chá que reúne quase todas essas propriedades - o chá de hortelã.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário