Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de julho de 2014

Dia Nacional do Homem: veja dicas para manter a higiene íntima em dia

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Getty Images
Outra doença que pode provocar cheiro ruim na região genital é o
câncer de pênis em fase avançada

Urologista alerta que odor ruim pode ser sinal de doença

Para muitos homens, exibir o corpo sarado, vestir roupas da moda e ter uma pele sem espinhas são suficientes para conquistar aquela gata. Realmente, o visual é importante, mas e se na hora H o cheiro da sua parte íntima estiver desagradável a ponto de a garota desistir da noitada?

Para evitar este tipo de transtorno, o urologista Sylvio Quadros, chefe do departamento de DST (Doença Sexualmente Transmissível) da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), dá dicas preciosas sobre higiene íntima masculina. Siga as orientações e comemore o Dia Nacional do Homem, lembrado nesta terça-feira (15) com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde, bem cheiroso e sem imprevistos. 

Segundo o médico, a falta de limpeza do pênis pode desencadear o mau cheiro, já que a glande, mais conhecida como cabeça do pênis, e o prepúcio (pele) contêm glândulas sebáceas. Como o próprio nome sugere, essas glândulas produzem oleosidade que tem como função proteger e hidratar. 

— Esse material que parece um sebo age contra microrganismos presentes nessa região. Entretanto, caso não seja frequentemente higienizado, o pênis passa a apresentar odor fétido característico, muito incomodativo.

Dessa forma, mais do que o tipo de sabonete para manter a higiene íntima em dia, o médico recomenda a lavagem mecânica.

— A cada banho é preciso expor adequadamente a glande [cabeça do pênis] e remover o material gorduroso que costuma ficar interposto entre ela e o prepúcio [pele].

Quadros avisa que qualquer sabonete é eficiente na higienização, “até mesmo sabão de coco”.

Durante a relação sexual é comum haver uma mistura de secreções produzidas tanto no pênis quanto na vagina. Além deste odor, o médico acrescenta a presença do sêmen, que também tem seu cheiro característico. 

— Esse fato por si só já explica a possibilidade de cheiros diferentes no pênis. O quadro pode piorar se a parceira apresentar alguma doença vaginal, sobretudo vaginose bacteriana.

Segundo Quadros, na maioria das vezes o cheiro ruim é sinal de higiene mal feita. Entretanto, os processos inflamatórios ou infecciosos do pênis também podem causar odor desagradável.

Algumas DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) podem refletir em mau cheiro, especialmente as que geram feridas no pênis, como o cancro mole. A gonorreia, com a sua clássica eliminação de pus abundante pela uretra sujando a cueca, também apresenta cheiro desagradável. 

Para driblar o desconforto, é fundamental fazer a higiene peniana logo após o ato sexual. Lembrando que a camisinha é essencial na prevenção de DST.

Embora mais comum em mulheres, o corrimento também pode incomodar o sexo masculino. Além do cheiro ruim, o líquido pode apresentar coloração esverdeada e quase sempre está vinculado a DST, como uretrite, ou a processos inflamatórios e infecciosos da uretra.

A coceira no pênis é outro sinal importante de que algo errado está acontecendo na região genital, desde micose até infestação por fungos ou leveduras. No entanto, o médico explica que o cheiro proveniente dessas situações “normalmente se deve a infecção secundária causada por microrganismos oportunistas”.

Outra doença que pode provocar cheiro ruim na região genital é o câncer de pênis em fase avançada. Segundo o especialista, “isso ocorre pela morte do tecido acometido pelo tumor, o que denominamos de necrobiose",

Dessa forma, qualquer anormalidade no pênis, mesmo odor fétido incaracterístico após as relações, deve acender o sinal vermelho de alerta. Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar o problema da forma mais adequada possível, adverte o urologista.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário