Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mulheres que tomam contraceptivos podem ter mais gengivite

Shutterstock
Pesquisadores descobriram que mulheres que estão tomando contraceptivos injetáveis a base de progesterona são mais propensas a ter gengivite e periodontite 

Uma pesquisa publicada pelo Journal of Periodontology indicou que contraceptivos injetáveis a base de progesterona podem ter relação com problemas gengivais. O estudo foi realizado com mulheres americanas antes da menopausa e não grávidas, entre 15 e 44 anos.

Para obter esse resultado, tomou-se como base de análise o DMPA, um contraceptivo injetável de longa duração que contém somente progesterona e é administrado por via intramuscular a cada três meses.Também foram analisados exames odontológicos das participantes, que levaram em conta principalmente suas gengivas e a presença de sangramento gengival.

Pesquisadores descobriram que mulheres que estão tomando DMPA ou que tomaram DMPA são mais propensas a ter gengivite (inflamação na gengiva) e periodontite (estágio mais grave da gengivite que pode causar a perda do dente)do que mulheres que nunca tomaram. 

Para Giuseppe Alexandre Romito, professor e doutor em Periodontia pela USP, o resultado desse estudo não é nenhuma novidade. “A progesterona,em grandes concentrações,piora o estágio inflamatório da gengiva, facilita seu sangramento e ‘incentiva’ a reprodução de algumas bactérias que habitam normalmente nossa boca”, afirma.

A progesterona chega até a boca por meio do fluído gengival (líquido que envolve a gengiva, mantendo-a sempre úmida). “A progesterona aumenta a vascularização gengival, deixando-a mais suscetível às inflamações e ao sangramento”, diz o especialista. 

Cuidados básicos são a solução
Porém, não há nada com que se preocupar. Para evitar esse tipo de problema, as mulheres que fazem uso de contraceptivos injetáveis a base de progesterona devem apenas ficar mais atentasà higienização bucal.

“Não há a necessidade de tomar remédio para esse tipo de problema, basta ter uma higiene bucal rigorosa. O que acontece muitas vezes é o seguinte: a mulher sempre escovou o dente e usou fio dental duas vezes por diae isso funcionava para ela. Com a utilização da progesterona, por todos os motivos citados acima, talvez ela tenha que escovar três ou quatro vezes por dia para não ter problemas na gengiva, que estará mais sensível a infecções”, explicou Giuseppe. 

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário