Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Cebrim/CFF publica primeira edição do Boletim Farmacoterapêutica em 2014

Nesta edição, entre outros destaques, o informativo traz o artigo “Avaliação sobre a eficácia e segurança da vacina contra Influenza”, e na coluna Segurança de medicamentos o assunto é “Cetoconazol oral e risco de dano ao fígado potencialmente fatal”

A publicação de boletins sobre medicamentos é uma das estratégias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a estimular a produção e disseminação de informações independentes sobre medicamentos. Neste sentido, desde 1996, o Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), órgão do Conselho Federal de Farmácia (CFF), produz e publica o Boletim Farmacoterapêutica.

Desde sua origem, o Farmacoterapêutica cumpre a função de informar a sociedade e, para tanto, aborda temas relacionados ao uso racional de medicamentos, incluindo artigos sobre políticas públicas, tratamentos de condições clínicas específicas, práticas farmacêuticas, farmacovigilância, entre outros.

Em 2012, o CFF aperfeiçoou o processo editorial do Boletim, criou o Conselho Editorial, introduziu o sistema de revisão externa por pares, ampliou o conteúdo, incluiu a seção “Cartas do Leitor” e deu ao informativo um enfoque mais prático e clínico. Considerando a opinião de muitos leitores, foram mantidas as seções de análise de novos fármacos (O que há de novo?), a divulgação dos alertas de farmacovigilância e as perguntas respondidas no Cebrim/CFF (Dia-a-dia).


CFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário