Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Aos 15 anos, garoto inventa aparelho que garante mais segurança para pacientes de Alzheimer

Foto: Reprodução - Protótipo foi construído ao longo de seis meses
Dispositivo avisa quando paciente coloca os pés no chão, evitando acidentes noturnos 

Rio - O norte-americano Kenneth Shinozuka, de apenas 15 anos, preocupado com os passeios que seu avô, que sofre de Alzheimer, faz pela casa à noite, criou um dispositivo que avisa, via smartphone, toda vez que o idoso coloca os pés no chão.

O hábito de levantar da cama e perambular é comum em mais de metade das pessoas que foram diagnosticadas com a doença, preocupando o responsável, já que correm o risco de sofrer acidentes ao estarem distraídas no escuro.

O gadget fica preso no pé ou na meia e consiste em um sensor de pressão conectado a um chip RFID. Assim, toda vez que o paciente coloca os pés no chão, o sensor é acionado e uma mensagem de aviso é enviada ao celular da pessoa que cuida do idoso.

O jovem testou o protótipo, construído durante seis meses, e o aparelho conseguiu detectar todas as vezes em que seu avô levantou. O projeto de Kenneth ficou entre os 15 finalistas do Google Science Fair.

 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário