Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de setembro de 2014

UFRJ e Fundação do Câncer produzem animação sobre álcool e câncer

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR) e a Fundação do Câncer produziram um vídeo em animação para alertar a população sobre as relações entre o consumo de álcool e o desenvolvimento de câncer
 
A animação “Do Álcool e seus Demônios” é resultado de uma pesquisa do Programa de Oncobiologia da UFRJ, que ouviu 278 pessoas entre 13 e 45 anos, de 25 estados brasileiros e diferentes classes sociais, sobre suas percepções a respeito da prevenção do câncer e hábitos saudáveis.
 
De acordo com a pesquisa, muitos brasileiros sabem que hábitos saudáveis ajudam a prevenir o desenvolvimento do câncer, mas 82% declararam que não mudam seu estilo de vida por causa disso. Foi observado ainda que, apesar de acreditarem na influência de propagandas de bebidas alcoólicas, 87% dos entrevistados não se consideram atingidos por elas.
 
Segundo a Fundação do Câncer, cerca de 90% de todos os tipos de câncer estão associados ao estilo de vida, sendo que um terço tem relação direta com a alimentação, incluindo a ingestão de bebidas alcoólicas.
 
O consumo de álcool é um fator de risco para o câncer da cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e fígado. “Não existe consumo seguro. Consumir apenas nos fins de semana não diminui seu risco”, alerta a animação.
 

Agência FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário