Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Orégano ajuda hipertensos a consumirem menos sal

O tempero fez com que os participantes preferissem pães menos salgados, o que é benéfico para a saúde
 
Pessoas que sofrem de hipertensão arterial têm maior avidez pelo consumo de alimentos com sal, mas a adição de orégano modifica essa preferência, mostra estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP. Os testes foram aplicados em idosos e jovens hipertensos e normotensos (com pressão arterial normal) que degustaram pães com três teores de sal. O tempero fez com que os participantes preferissem pães menos salgados, o que é benéfico para a saúde.
 
— Nós conseguimos comprovar, cientificamente, uma recomendação culinária comum que ouvimos no dia a dia. A constatação pode ajudar os hipertensos a diminuírem a quantidade de sal que adicionam na comida — explica a pesquisadora Patrícia Teixeira Meirelles Villela.
 
A nutricionista ainda destaca que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária máxima de até 5 gramas de sal. No Brasil, o consumo diário chega a 12 gramas.
 
Os testes foram realizados em quatro grupos de 30 homens e mulheres: idosos hipertensos, idosos normotensos, jovens hipertensos e jovens normotensos. Os participantes tiveram peso e altura mensurados — para cálculo do índice de massa corporal (IMC) —, além da aferição de pressão arterial e coleta de urina 24 horas, para averiguar a excreção de sódio e potássio.

Leia também:

Sal de ervas é boa opção para reduzir sódio na comida

Menos sódio: aprenda a fazer o sal de ervas

Reduzir o sal e ingerir mais potássio ajudam a controlar a pressão arterial

Menos sal é igual a mais sabor e saúde 

 
Os participantes passaram por um teste de análise sensorial de degustação de três tipos de pão francês. O primeiro pão era semelhante aos mais comuns: com teor de sal de 1,8%. O segundo tinha uma quantidade inferior de sal: 1,2%. Já o terceiro, uma quantidade maior: 2,4%.
 
No primeiro experimento, cada participante provou todos os tipos de pães, tomando um copo de 100 ml de água entre cada prova. Em seguida, eles responderam qual dos pães haviam gostado mais.
 
— Os hipertensos, tanto idosos quanto jovens, preferiram o pão com maior teor de sal — afirma a nutricionista.

70% das pessoas têm falta de vitamina; veja receitas com todos os nutrientes

 
Para o segundo experimento, foram realizados novos testes de urina e de mensuração do IMC com todos os participantes. Eles também fizeram um novo teste de degustação dos pães mas, desta vez, a pesquisadora adicionou orégano durante a fabricação.
 
A maioria dos participantes hipertensos passou a preferir o pão com orégano com teor de sal igual ao pão de padaria (1,8%). O grupo de normotensos, que no primeiro experimento escolheram o pão da padaria, passaram, no segundo experimento, a gostar mais do pão de orégano com menos sal (1,2%).

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário