Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Sobe para 14 o número de bebês mortos por vacina contra hepatite B na China

Política nacional estabelece que a imunização seja aplicada nas primeiras 24 horas
 
As autoridades de saúde da China informaram sobre a morte de outros dois recém-nascidos depois que estes receberam uma vacina contra a hepatite B, o que elevou o número total de mortes semelhantes nas últimas semanas para 14, informou nesta quarta-feira (1º) a agência oficial Xinhua.

Os dois novos casos aconteceram na província oriental de Shandong, segundo as informações, que acrescentaram que as autoridades locais suspenderam o uso de vacinas das empresas que fabricaram as que foram inoculadas nos dois bebês.

A representação da Organização Mundial da Saúde na China expressou recentemente sua preocupação com estes casos e afirmou que vai acompanhar as investigações das autoridades chinesas sobre as vacinas contra a hepatite B, após conhecer as mortes dos bebês em pelo menos oito divisões administrativas do país asiático.

O programa de imunização nacional exige que a vacina contra a hepatite B seja aplicada nas primeiras 24 horas após o nascimento e, novamente, no primeiro e no sexto mês.

EFE/R7

Alimentos têm poder afrodisíaco e fortalecem a memória

Frutas com perfume doce, por exemplo, podem influenciar no
desejo, despertando sensações que interferem na liberação de
 certos hormônios sexuais
Conte com esta turma para aumentar o poder de sedução e a disposição 
 
Libido
Os alimentos conhecidos como afrodisíacos são aqueles capazes de aumentar a intensidade das sensações, através de uma boa acelerada na circulação. Ou seja, o estímulo sexual ocorre por causa dos poderosos efeitos que esses alimentos têm na corrente sanguínea.

O aspecto, o aroma e a sensação que tais alimentos provocam ao serem ingeridos somam mais pontos na hora de animar o casal. Frutas com perfume doce, por exemplo, podem influenciar no desejo, despertando sensações que interferem na liberação de certos hormônios sexuais. Cheiro de baunilha, curry e gengibre tem a mesma ação.

Confira, a seguir, a lista com os alimentos que atiçam o desejo.

Açafrão
especiaria vermelho-alaranjada que aumenta os batimentos cardíacos e o suor, sinais de excitação sexual.

Aspargo
é considerado afrodisíaco pelo formato e por conter vitamina B3, que promove dilatação dos vasos sanguíneos, inclusive os vasos dos órgãos genitais.

Canela
Além do aroma instigante, o sabor quente atiça não só o paladar.

Chocolate
Contém três tipos de estimulantes: alcalóide, teobromina e cafeína, proporcionando bem-estar, força e vitalidade. Era a bebida sagrada dos astecas e estava relacionado à deusa da fertilidade.

Cravos-da-índia
São, antes de tudo, um excelente digestivo. Seu aroma tem o poder de despertar o desejo.

Nozes
Usadas pelos Romanos em rituais de fertilidade e como potencializadoras do desejo para o romance.

Ostras
Um dos alimentos mais famosos por seu poder afrodisíaco, deve grande parte da reputação ao ritual de abertura (que remete à vagina) e da sensação ao ser degustado. As ostras são ricas em zinco e ferro, minerais conhecidos pela estimulação do metabolismo e pelo transporte de oxigênio no sangue, respectivamente
 
Espinafre e brócolis dão uma forcinha
para sua memória
Memória fraca
Na luta contra os apagões da memória, o ácido fólico entra em ação. Para ingeri-lo, recorra ao espinafre, brócolis, feijão, cenoura, abacate, ovo cozido e fígado bovino. Ricos na vitamina que faz parte do complexo B, esses alimentos ajudam na prevenção dos brancos repentinos, já que atuam nas conexões dos neurônios.

A recomendação de consumo diário de ácido fólico é de 800 microgramas. Meia xícara de chá de espinafre cozido, por exemplo, apresenta 132 mcg da vitamina.

Outro combatente da memória fraca é o potássio.

Beber água de coco, comer banana, abacate e cenoura são boas alternativas para encontrar o mineral e dar uma calibrada no raciocínio.

A ingestão diária ideal é de 4.700 miligramas. Uma banana média apresenta 467 mg desse nutriente. 
 

Alimentação desbalanceada aumenta riscos à saúde
Obesidade
A obesidade é detectada quando o Índice de Massa Corporal (IMC) está maior ou igual a 30.  A doença aumenta o risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2, hipertensão, artrite, doenças do coração, derrame, osteoartrite, colesterol e triglicérides elevados.

O segredo para perder alguns quilinhos é o mesmo para quem precisa perder vários: dieta balanceada aliada a exercícios físicos. No entanto, pessoas que estejam, no mínimo, 20% acima do peso ideal, devem consultar um especialista antes de dar a largada às atividades físicas e dieta.

O tratamento da obesidade, muitas vezes, requer uma equipe multidisciplinar, envolvendo nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, médico e professor de atividade física. A redução da quantidade calórica da dieta é o início do processo de eliminação de peso. Os hábitos alimentares também são modificados e o paciente precisa de acompanhamento para encarar tais mudanças.
 
Controlar a ingestão de sal ajuda a manter
a pressão em dia
Pressão arterial
É grande o número de pessoas propensas ao desenvolvimento de hipertensão e os hábitos alimentares têm grande influência nisso. Conhecida como assassina silenciosa, a doença não apresenta sintomas e, por isso, muita gente passa anos sem ter conhecimento de que possui pressão sanguínea elevada.

Quando não controlada, a pressão alta pode levar ao derrame, ataque cardíaco e falência nos rins. A lista de precauções tomadas através da alimentação é extensa, mas as medidas são simples de serem tomadas. A mais famosa delas é ficar de olho na ingestão de sal. Isso porque o sódio presente no sal de cozinha favorece a retenção hídrica e, consequentemente, aumenta a pressão nos vasos sanguíneos. A recomendação do mineral é de 1,5 grama, o equivalente a 3,8 gramas de sal de cozinha.

Boa alternativa para diminuir o sal do cardápio diário é substituí-lo por ervas e outros tipos de temperos para preparar os alimentos. Não deixar o saleiro na mesa, durante as refeições, é mais uma tática para quem quer passar longe da hipertensão. Vale ler os rótulos alimentícios também, já que embutidos, enlatados, congelados, sopas em pó, glutamato monosódico apresentam quantidades altas de sódio.

Além do exagero de sódio na alimentação, outro fator predisponente da pressão alta é uma dieta rica em gorduras. Portanto, atente para a participação das gorduras no seu prato. Elas não devem ultrapassar 30% das calorias totais do cardápio diário.

Trocar o leite integral pelo desnatado, escolher iogurtes e outros derivados com baixos teores de gordura, reduzir o consumo de manteiga e margarina, optar pelas versões magras das carnes e substituir os modos de preparos de alimentos que levam muita gordura são medidas eficazes.

A obesidade também está relacionada com o desenvolvimento de hipertensão arterial. Por isso, a fim de reduzir os riscos de aparecimento da pressão alta, o excesso de peso deve ser tratado.
 
Mix de nutrientes entram em ação para
combater a queda
Queda de cabelo
Embora seja formado pela queratina, o cabelo soma outros nutrientes responsáveis pela manutenção de seu estado saudável.

Na lista dos colaboradores dos fios brilhosos e do couro cabeludo livre de escamações estão a niacina, a biotina, o zinco e as vitaminas A, B6 e C.

Se a queda de cabelo é muito acentuada, ela pode ser decorrência de deficiência de minerais e vitaminas. 

Vale lembrar que é muito importante buscar ajuda de um dermatologista para avaliar o caso e recomendar o melhor tratamento.  
 
Resfriado
Muito bafafá ronda a vitamina C e seus efeitos contra o resfriado. A verdade é que estudos mostram que o ácido ascórbico é um nutriente capaz de prevenir e amenizar os sintomas do resfriado, como indisposição, dor-de-cabeça, febre e dores no corpo. 

Conte com as frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi) para encher o cardápio de vitamina C e abandonar os lencinhos. A recomendação de ingestão diária é de 125 miligramas para os homens e 110 miligramas para as mulheres. Um copo de suco de laranja natural, por exemplo, contém 94 mg da vitamina. Para aproveitar melhor o nutriente, ingira as frutas ou os sucos logo depois de cortadas ou preparados. Isso impede que o oxigênio do ar oxide a vitamina C. 

Ressaca
Para espantar a sede e a latejante dor de cabeça pós-bebedeira, o conselho é montar pratos cheios de alimentos ricos em potássio, como salsa, acelga, espinafre, brócolis, couve, cenoura, aipo, melancia, pepino, uva e alface, além de ingerir muita água.

A sensação de boca seca acontece por causa, no primeiro momento, da retenção hídrica e, posteriormente, do efeito diurético, provocado pelos copos de álcool além da conta. O potássio dribla os efeitos do sódio, responsável pelos incômodos da retenção de líquido.

O efeito antirressaca do potássio acontece de dois modos diferentes. Primeiro, o mineral impede que suas próprias reservas sejam eliminadas durante a diurese. Caso o potássio não entre em ação, o corpo enfrenta dificuldades para absorver os nutrientes dos alimentos, deixando o organismo todo mais lento.

O potássio ainda evita a perda de vitamina B6. Sem ela, a capacidade dos rins em despachar o sódio diminui. Se a ressaca já se instalou, evite ingerir alimentos que sobrecarregam o sistema digestório e o fígado, como a gordura. Ela pode estar mascarada em alimentos como molho, tortas, salgadinhos, entre outros.
 

Soja ajuda mulheres a enfrentar os incômodos
 dessa fase
Menopausa
Boa parte da fama da soja vem dos benefícios que ela proporciona às mulheres que sofrem com os calorões repentinos e muitos outros sintomas que marcam o final da fertilidade.

O grão conta com a presença das isoflavonas em sua composição, um fitoquímico que se comporta como um substituto do estrógeno (hormônio que sofre notável queda no período do climatério) e contribui para a manutenção do equilíbrio hormonal.

Para desfrutar do benefício, o consumo em grãos deve ser de, pelo menos, uma xícara diária. Dá ainda para optar por uma fatia de 30 gramas de tofu ou dois copos de leite de soja.
 
Úlcera
Um cardápio balanceado e variado é essencial para acelerar a cura das úlceras nervosas. Por ser caracterizada por lesões nas paredes do esôfago, estômago ou duodeno, a alimentação entra em cena na hora do tratamento. Lançando mão de um menu balanceado e fazendo, pelo menos, cinco refeições por dia, dá para diminuir a produção de ácido gástrico ou driblar a ação direta na parede do estômago.

Além disso, é fundamental evitar alimentos muito condimentados, bebidas gaseificadas e alcoólicas, café e uma alimentação rica em gorduras, para que os sintomas da úlcera não apareçam. Apesar das reações irritantes variarem de pessoa a pessoa, as frituras, por exemplo, retardam o esvaziamento do estômago do estômago e estimulam a liberação do ácido.

Vale lembrar, no entanto, que o tratamento da úlcera também conta com o uso de antibióticos prescritos por um especialista, o que garante a diminuição ou eliminação da bactéria Helicobacter pylori, que destrói mecanismos de defesa dos órgãos atingidos.
 
Minha Vida

Doenças que favorecem o ganho de peso

Conheça doenças que favorecem o ganho de pesoHipotireoidismo, ovários policísticos, insônia e outros problemas podem fazer as pessoas engordarem
 
Por Dra. Alessandra Raskovski
 
Há pessoas que seguem a fórmula da nutrição equilibrada e aumento dos exercícios físicos e não alcançam bons resultados. Diante disso, a melhor coisa é procurar um medico e fazer exames laboratoriais atrás de causas que podem atrapalhar a perda de peso. Vale lembrar que apenas 5% dos quadros de obesidade são causados por doenças endocrinológicas. 
 
Contudo, ganho de peso é muito mais do que falta de vontade, desleixo ou problema de autoestima. É resultado de vários fatores, desde alterações químicas cerebrais, herança genética ou defeitos no metabolismo energético. 
 
Além disso, novas pesquisas científicas mostram que o ganho de peso não depende só do desequilíbrio entre as calorias ingeridas e as gastas. O tipo de bactéria que a pessoa tem na flora intestinal, a quantidade de cálcio que ela ingere na dieta, seu nível de vitamina D ou substâncias tóxicas que interferem na ação dos hormônios corporais que podem estar em plásticos, agrotóxicos, produtos de limpeza e embalagens de alimentos também regulam a capacidade de engordar. 
 
Frequentemente, as pessoas atribuem o aumento de peso a problemas de saúde e há situações clínicas que podem favorecer sim, o ganho de peso; e, quando tratadas corretamente, favorecem a conquista de um peso saudável. Seguem abaixo os quadros mais comuns: 
 
Hipotireoidismo
É uma doença caracterizada pela baixa produção de hormônios pela tireoide, uma glândula localizada na região do pescoço. Estes hormônios (T3 e T4) são responsáveis pelo metabolismo e, em baixa quantidade, fazem com que o desempenho do organismo todo se torne lento e limitado. 
 
Sem a tireoide o ser humano não sobrevive, visto que nenhuma célula funciona sem os hormônios produzidos pela glândula. 
 
Dentre as causas principais de hipotireoidismo, está a Doença de Hashimoto que é a forma mais comum, de prevalência genética, sendo uma doença autoimune e pode aparecer em qualquer idade, mas muito mais comum em mulheres. Atinge cerca de 4% da população mundial. Entre os sintomas, o cansaço súbito e contínuo chama a atenção. Pode ocorrer ganho de peso ou inchaço (geralmente com aumento de poucos quilos), pele mais grossa e fria, sonolência, intolerância ao frio, cabelos e unhas fracas, intestino mais preso, irregularidade menstrual ou humor mais deprimido. 
 
O diagnóstico é feito através de exames de sangue e ultrassom da tireoide e o tratamento é muito simples, com reposição dos hormônios, na forma de comprimidos de uso diário e contínuo. Geralmente, após 4 a 8 semanas, o paciente volta ao seu estado normal. 
 
Outras causas de hipotireoidismo são: retirada cirúrgica de um tumor ou nódulo na glândula, tratamento de hipertireoidismo (alta produção dos hormônios pela tireoide) com iodo radioativo, que pode acabar deixando o indivíduo com hipotireoidismo; doenças na hipófise ou no hipotálamo. 
 
Ovários policísticos
A Síndrome dos ovários policísticos desregula os hormônios (LH, FSH, estrógeno, progesterona e testosterona) e interfere no funcionamento da insulina. Quanto maior a quantidade de insulina no organismo, maior a sensação de fome e mais energia é guardada na célula de gordura, principalmente abdominal. Essa disfunção inclui sintomas de irregularidade menstrual, pele oleosa, aumento de pelos corporais e dificuldade para emagrecer.   
 
Doenças adrenais
As glândulas supra-renais ou adrenal, como também são chamadas, são glândulas pequenas, localizadas acima de cada rim. Sintetizam hormônios importantes no processo metabólico, como a aldosterona, cortisol, adrenalina e noradrenalina, além de alguns hormônios sexuais como a testosterona.  
 
A adrenalina e noradrenalina são hormônios importantes ativados diante de condições de emergência, como emoções fortes, estresse, cirurgias e nos preparam o organismo para a fuga ou luta. 
 
A adrenalina aumenta o frequência cardíaca e a pressão arterial em resposta ao estresse ou ansiedade.
 
O fluxo sanguíneo para os músculos aumenta, a pele empalidece, as pupilas dos olhos dilatam e o fígado libera glicose no sangue. Estas alterações preparam o corpo para ação imediata, como sair correndo por exemplo. 
 
As corticosteronas (popularmente chamados corticóides) controlam o metabolismo do sódio e do potássio e o aproveitamento dos açúcares, lipídios, sais e água. Doença de Addison, a Síndrome de Cushing e o Feocromocitoma são relacionadas às disfunções desse hormônio. 
 
Genética
20 a 30% do peso das crianças é influenciado pelo peso dos pais, mas se desde cedo for adotado um estilo de vida saudável, as chances de mudar a tendência de engordar é imensa. 
 
A gordura depositada na região do abdome reconhecidamente representa maior risco de doença e a influência genética na distribuição de gordura é mais difícil de mudar do que a de ganhar quilos. 
 
Além disso, já foram descobertos mais de 100 genes que mostram a tendência para engordar, alguns diminuem a saciedade, outros diminuem queima calórica ou favorecem o estoque de mais gordura nas células, ou seja, na sociedade atual estamos muito mais predispostos a ganhar do que a perder peso; por isso uma atitude preventiva é necessária. 
 
Menopausa
As mulheres entram na menopausa em idades variadas, mas geralmente em torno de 45 e 53 anos. O envelhecimento, por si só já promove uma queda no metabolismo basal, gerando aumento médio de peso. Após 40 anos, perde-se em torno de 10% de massa magra por década. 
 
A cada ano entre 40-60 anos, perdemos em média 200 g de músculo e ganhamos 600g de gordura.
 
Muitas mulheres se tornam menos ativas do que quando jovens e a própria mudança dos hormônios pode interferir nos níveis de serotonina, aumentando o apetite, gerando depressão ou piora da qualidade do sono.
 
Além disso, é um momento de mudanças, onde os filhos crescem, saem de casa e pode ocorrer a chamada Síndrome do ninho vazio. 
 
Procurar um medico para ver se a reposição hormonal ou outros medicamentos devem ser prescritos é mandatório. Do mesmo modo que, praticar exercícios, que podem melhorar os níveis de serotonina, mas principalmente favorecer o ganho de massa muscular através de atividades de resistência e carga, como a musculação ou pilates. 
 
O aumento de massa muscular promove maior queima de calorias em repouso, facilitando manutenção de peso. Também o aumento de massa óssea que diminui na menopausa, é favorecido pela atividade física. 
 
Insônia
Falta de sono pode prejudicar o peso sim! Quando dormimos mal, diminuem os níveis de leptina (hormônio que avisa o cérebro que estamos saciados e nos faz parar de comer) e aumenta a ghrelina (hormônio que sobe antes das refeições e nos "manda" comer). 
 
A melatonina, hormônio indutor do sono também baixo, interfere na qualidade do sono e na queima de gordura. Estudos mostram que a menor incidência de obesidade ocorre quando se dorme entre 7-8 horas por noite, principalmente no grupo de crianças e adolescentes.  
 
Medicamentos
Uso de anti-inflamatórios hormonais, que levam à retenção hídrica e aumento do apetite, medicações que interferem na função tireoidiana, como o lítio e amiodarona, por exemplo, e medicações de uso psiquiátrico, que podem levar ao aumento do apetite são outros obstáculos para o emagrecimento. 
 
Gastrite
A gastrite pode acontecer de repente (aguda) ou ir se desenvolvendo lentamente (crônica). Na maioria dos casos, entretanto, não é um problema sério e melhora rapidamente com o tratamento. 
 
Os sintomas incluem sensação de queimação, dor ou indigestão na região superior do abdome que pode melhorar ou piorar com a alimentação. Quando a dor melhora comendo pode acarretar ganho de peso.   
 
Estresse
A vida moderna nos exige produtividade, energia, consumo e dar conta de inúmeras obrigações. Essa enorme demanda afeta o nosso físico e emocional e muitas vezes a comida é usada como energético ou mesmo como forma de nos acalmar ou gerar sensação de bem-estar. 
 
É real que alimentos doces, gordurosos ou massas refinadas geram aumento nos níveis de serotonina, mas este efeito é passageiro e o pior, "viciante". Por isso, o melhor caminho é a conscientização para resolver os problemas ou angustias reais, ao invés de descontar na comida. Mas como isso nem sempre é tão fácil assim, contamos com a prática de exercícios, técnicas de relaxamento, exercícios respiratórios e terapia cognitiva-comportamental como estratégias e se ainda assim mais ajuda for necessária, há medicamentos que melhoram a química cerebral. 
 
Nenhuma doença impede totalmente o indivíduo de perder peso, pelo contrário, elas devem ser um fator a mais para motivar cuidados intensivos de saúde, só que se percebermos que o nosso corpo não está respondendo aos nossos esforços, corra para o medico e certamente elucidará o melhor caminho para perda de peso! 
 
Minha Vida

Dor no joelho: cuidados ao escolher o exercício físico

É preciso atenção para evitar que os movimentos executados piorem a lesão
 
Por Evaldo Bósio - Fisioterapeuta
 
As dores e lesões crônicas nos joelhos estão cada vez mais comuns, principalmente em função do crescimento recente do número de corredores. Mas, ao contrário do que se pensa, os exercícios físicos não são contraindicados para quem sofre com o problema, desde que sejam realizados com cautela, atenção e supervisão. 
 
 É muito importante que os músculos que atuam sobre o joelho - estabilizando a articulação ou promovendo seus movimentos - sejam sempre exercitados, a fim de melhorar o funcionamento da estrutura. Mas a disfunção envolvida deve ser sempre levada em consideração para que não haja piora da dor ou da lesão.
 
Os melhores movimentos
 Além da costumeira indicação de hidroginástica - uma boa opção por não gerar impacto no joelho - outros exercícios podem ser realizados fora da piscina. Eles devem, antes de tudo, levar em consideração a causa da dor no joelho. Os mais seguros são os que fortalecem os músculos da parte anterior da coxa (quadríceps), os músculos da parte posterior da coxa (isquiotibiais) e que não envolvem o movimento do joelho, como exercícios de SLR (do inglês, Straight Leg Raise - elevação da perna estendida). Exercícios apenas de contração dos músculos, os isométricos, feitos sem dobrar o joelho, também são boas opções.
 
 Exercícios com pequenos ângulos de movimentação do joelho podem ser realizados sempre com supervisão, já exercícios de agachamento ou com grandes angulações de movimento são contraindicados, pois podem agravar as dores e a lesão.
 
Natação
A natação é conhecida por ser um exercício livre de impacto sobre as articulações, no entanto ao fazer o movimento de flexão e extensão do joelho é necessário vencer a força da água. Se feito de forma intensa ou por um tempo prolongado, esse movimento pode desencadear dores ou até mesmo lesões. O praticante de natação deve ter muita atenção aos exercícios de perna, principalmente quando estiver praticando o estilo peito onde os joelhos recebem fortes cargas de movimentos articulares de rotação e flexão.
 
Musculação
A musculação pode ser realizada, desde que seja feita com supervisão de um profissional capacitado a avaliar, identificar as causas da dor no joelho e que se utilize dos exercícios de fortalecimento como forma de tratamento, visando melhorar a disfunção e a dor no joelho.
 
Minha Vida

Beira da praia exige cuidados para evitar intoxicação alimentar

Beira da praia exige cuidados para evitar intoxicação alimentar Mauro Vieira/Agencia RBS
Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS
Contaminação é mais comum nesta época do ano
Contaminação é mais comum nesta época do ano
 
A beira da praia é repleta de tentações gastronômicas como milho verde, churros, espetinhos, sanduíches prontos, porção de camarão, entre muitos outros petiscos. Apesar de serem gostosos, é fundamental ficar atento a alguns cuidados para que uma possível intoxicação alimentar não estrague suas férias.
 
Segundo a nutricionista Ana Carolina Marçal, a maior parte dos casos de intoxicação alimentar ocorre por causa da contaminação por bactérias, atribuída muitas vezes a falta de higiene do manipulador, do local e falhas no transporte, armazenamento e preparo dos alimentos. A intoxicação pode provocar náuseas, vômitos, dor de cabeça, cólica e diarreia.
 
As bactérias adoram umidade, sujeira, água e temperatura ambiente de 20 a 45ºC e, em geral, detestam temperaturas inferiores a 10ºC (geladeira/freezer) ou superiores a 65ºC (cozimento dos alimentos). Por isso, a dica principal para quem não quer este tipo de problemas é saber armazenar e preparar corretamente os alimentos — comenta a nutricionista.
 
Segundo a especialista, é importante ter cuidado com carnes, peixes, frutos do mar e aves, pois os alimentos de origem animal são os mais sujeitos a contaminações. Quanto maior o manuseio durante o processamento, na fase de armazenagem ou ainda no preparo, maiores as chances de proliferação de bactérias.
 
A prevenção é sempre mais importante. A nutricionista dá algumas dicas:
 
- Beba muita água, sucos naturais e água de coco para estar sempre hidratado
 
- Mantenha os alimentos e bebidas bem refrigerados e fique sempre de olho nos prazos de validade
 
- Mantenha os alimentos crus longe dos cozidos
 
- Evite refeições e lanches que estejam prontos há mais de duas horas
 
- Não consuma alimentos com alteração de cheiro cor e sabor
 
- Não ingira alimentos em embalagens danificadas
 
São pequenos cuidados que certamente vão fazer toda a diferença nas suas férias.
 
Zero Hora

Sofrer por antecipação é o novo mal do século

Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade?
 
Se você respondeu "sim" a alguma dessas questões, parabéns. Ganhou uma nova síndrome na sua vida. Trata-se da SPA, Síndrome do Pensamento Acelerado, considerada pelo psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury o novo mal do século, pior ainda que a depressão.
 
Cury, que já vendeu mais de 20 milhões de livros no Brasil, fala sobre a tal SPA na sua nova obra, "Ansiedade: como enfrentar o mal do século" (Editora Saraiva).
 
Ele diz que o excesso de informação, de uso de smartphones e games, de trabalho intelectual e de atividades diárias estimulam fenômenos cerebrais e inconscientes que acessam a memória com uma velocidade nunca vista. O pensamento rápido demais e sem gerenciamento gera a ansiedade e o sofrimento por antecipação. Com isso, a emoção perde em qualidade, estabilidade e profundidade.
 
Sim, é mais um livro de autoajuda, que inventa um nome diferente para um tema bem conhecido e recorrente nas nossas vidas: a ansiedade. Apesar das obviedades, não vou detonar o livro.
Deixo isso para os críticos literários de plantão.
 
Na verdade, acho ótimo que Augusto Cury dissemine e popularize conceitos de qualidade de vida. Uma das dicas que ele dá para o alívio do sofrimento por antecipação é nos treinarmos para dar um choque de lucidez em cada pensamento perturbador.
 
A proposta é afastar cada ideia que vá gerar um sofrimento por antecipação. "Devemos pensar no futuro apenas para traçar metas. Não devemos sofrer por antecipação. Não podemos dispensar o presente, único momento que temos para ser estáveis e felizes", diz.
 
Uma das técnicas que ele ensina é reciclar duas importantes características de personalidade, que ele chama de agiota da emoção e o autoagiota. O primeiro é aquele que se doa para os filhos, familiares, colegas e parceiros, mas cobra caro a fatura, pressionando e controlando os outros. O segundo é aquele que cobra demais de si mesmo, aumentando demais o nível de exigência para ser feliz.
 
Cury também diz que precisamos conversar com os nossos fantasmas, duvidar das ideias perturbadoras, resgatar a liderança do seu eu e se determinar a ser feliz. Então, menos sofrimento por antecipação e mais momentos felizes em 2014!

Folhaonline

Hospital usa 'traje da obesidade' para treinar funcionários

Objetivo é ensinar equipe a melhorar os cuidados a obesos mórbidos
 
O hospital de Petersborough City, na Inglaterra, adotou um método diferente para treinar sua equipe a lidar melhor com pacientes obesos.
 
 
Uma funcionária passou a usar um traje que simula obesidade, se fazendo passar por alguém de mais de 250 quilos
 
Rolf Stobbart, que dá o treinamento, disse que houve um aumento do número de pacientes obesos no hospital e por isso é preciso preparar os funcionários - não para fornecer um cuidado muito diferente, mas sim um formato diferente para estes cuidados.
 
A enfermeira Ally Clark conta que muitos destes pacientes levam uma vida sem muita mobilidade em casa e podem se sentir constrangidos no hospital. Por isso, os funcionários precisam dar o apoio necessário, da maneira certa.
 
O traje de obesidade custou mil libras e foi doado por uma instituição de caridade ao hospital.
 
Rolf diz que eles estão cuidando da dignidade dos pacientes, os funcionários agora estão lidando de forma diferente com a questão da obesidade mórbida.

BBC Brasil

As 8 melhores comidas pré-academia

As frutas são uma ótima opção antes do treinoMuito bem, o básico você sabe: carboidrato antes do exercício, proteína depois. Mas quais são, especificamente, os melhores alimentos para se comer antes de malhar? Essa é uma questão fundamental que todo atleta deveria se perguntar. Afinal, a qualidade do exercício físico está absolutamente conectada à alimentação.
 
Nós  decidimos, então, pesquisar as melhores comidas pré-academia para dar uma guinada no treino. Mas antes de conhecê-las, alguns detalhes importantes: você deve beber dois ou três copos de água uma hora antes do treino para ficar bem hidratado; não comer gordura, pois leva muito tempo para ser digerida; e evitar açúcar, porque ele gera picos de energia que se esgotam rapidamente.
 
8. Frutas secas e castanhas
Ótima fonte de proteínas, fibras e substâncias antioxidantes, nutrientes ideias na preparação para os treinos.
 
7. Aveia
Rica em fibras e carboidratos, a aveia te dá a sustentação necessária para suportar horas de treino.
 
6. Barras energéticas
Normalmente uma boa opção antes dos treinos. Mas tome cuidado: verifique na tabela nutricional se a barra não contém muito açúcar e gordura. Se esse for o caso, é melhor deixar de lado.
 
5. Iogurte  (de preferência de frutas)
O iogurte contém uma mistura de proteínas e carboidratos ideal para a recuperação e crescimento dos músculos após os treinos. Ainda que contenha estrogêneo (hormônio feminino), os benefícios do alimento após a malhação são reais para os homens.
 
4. Banana e outras frutas
As frutas oferecem uma boa quantidade de carboidrato para os treinamentos sem nos deixar estufados, além de oferecer outros nutrientes como vitaminas e cálcio. A banana, mais especificamente, tem mais carboidrato do que qualquer outra fruta e é boa para a resistência. O potássio presente na banana também ajuda no funcionamento adequado dos nervos e músculos. Alimento ideal para treinos longos e intensos.
 
3. Amêndoas
Esse alimento é rico em Vitamina E, principal antioxidante lipossolúvel no organismo. Isso é relevante pois os antioxidantes protegem nosso corpo da ação prejudicial dos radicais livres, que são produzidos em grande quantidade após a malhação, e auxiliam na recuperação dos músculos.
 
2. Massa
O carboidrato vai te dar a reserva de energia necessária para o treinamento e a massa é uma das melhores fontes desse nutriente. Prefira os alimentos saudáveis, integrais e que contenham pouca quantidade de açúcar.
 
1. Lentilhas
Fonte de proteínas e carboidratos complexos (que liberam energia de forma mais lenta do que os carboidratos simples) é bom para os treinamentos longos. Mas não consuma grandes quantidades ou você terá problemas constrangedores relativos a gases.
 
El Hombre

Operadoras de planos de saúde pedem parcelamento de dívidas tributárias

Fellipe Sampaio /SCO/STF
Ministro Marco Aurélio Mello será o relator da ação
Sindicato pede ao STF que permita a inclusão das empresas do setor no Refis, programa hoje restrito a bancos e seguradoras
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu ação do Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo (Sinamge). A entidade pede que sejam estendidos os efeitos dos artigos 39 e 40 da Lei 12.865/2013 às operadoras de planos privados de assistência à saúde para que assim possam, ao desistir de ações judiciais, quitar ou parcelar perante a Fazenda Nacional os débitos tributários de PIS, Cofins, CSLL e IRPJ.
 
Ou seja, a ideia é que o setor também seja atendido pelo Programa de Recuperação Fiscal (Refis) do governo federal. O sindicato encaminhou uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental com pedido de liminar.
 
O Sinamge defende que devem ser concedidas às operadoras de planos privados de assistência à saúde o direito de optar pelo parcelamento das dívidas vencidas até 29 de novembro de 2013, "respeitando os ditames legais existentes".
 
O Sinamge aponta discriminação tributária decorrente da lei, que concede benefícios fiscais somente às instituições financeiras e às seguradoras. Para a autora, não pode haver discriminação quanto às demais empresas de mesma categoria econômica "com atuação extremamente relevante para a composição do Produto Interno Bruto do País, merecedoras, portanto, dos mesmos benefícios fiscais em respeito ao princípio da isonomia de tratamento".
 
O ministro Marco Aurélio é o relator.

iG

Saiba como diminuir os efeitos da ressaca na festa do réveillon

O corpo responde a cada exagero da bebida, uma dica contra a
 ressaca é abusar da água e de sucos naturais
Vale a pena aprender estratégias para diminuir o consumo de álcool e até mesmo dicas para não sofrer tanto no primeiro dia de 2014
 
A festa pode ter sido boa o suficiente para a contagem de copos consumidos ter sido completamente esquecida, mas no dia seguinte a ressaca cai como uma conta a pagar, seja no nível da dor de cabeça, na taxa de enjoo, ou no índice de boca seca. No fim, a noite já não parece ter sido assim tão compensatória.
 
A medida mais fácil para evitar este mal esta é beber menos. Para conseguir a proeza valem estratégias simples como eleger a bebida de menor teor alcoólico, reduzir o tamanho do copo, ou simplesmente intercalar copos de água e drinks. Também vale prestar atenção na alimentação: nada de ingerir álcool com estômago vazio, ou passar horas de bebedeira sem comer nada.
 
Agora, se o estrago já foi feito, o que interessa é saber como diminuir essas sensações ruins. A nutricionista e bióloga Adeilda de Morais, especializada em educação nutricional, explica que “o mais importante é repor os líquidos perdidos, para assim recuperar os sais minerais, vitaminas, cálcio, potássio e magnésio que se foram com a urina excessiva”.
 
Para tanto, ela recomenda a ingestão de água pura e água de coco. Algumas frutas e sucos são verdadeiras bençãos para quem já está jurando que nunca mais vai por uma gota de álcool na boca. É importante reidratar o corpo e principalmente o cérebro.
 
No fim da festa, lá vem ele... O mau humor não é obrigatório na ressaca, mas não é raro ficar em clima de poucos amigos quando se sente dor de cabeça, náusea e boca seca, concorda? Para dar uma levantada no ânimo, a melhor pedida é comer uma simples banana. Além de ser fonte de potássio, ela é riquíssima em vitamina B6, que age na serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor e ajuda a diminuir dores do corpo.
 
iG