Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Entenda o que é a Andropausa

o-que-e-andropausa
Mudança de humor, fadiga, perda de energia e perda de libido
são sintomas da Andropausa
O hormônio masculino tem uma grande influencia na vida sexual do homem e esse hormônio é a testosterona,  que é responsável pelas características relativas ao homem como, por exemplo, o grave da voz e o crescimento  de pelos pelo corpo e, a Andropausa está também diretamente relacionada a esse tipo de hormônio

Recentemente, a medicina descobriu que alguns homens após, os 45 anos de idade, sofrem uma queda brusca de testosterona, que é o que caracteriza a andropausa, entretanto, um fato curioso acerca da descoberta é que nem todos os homens passam por essa situação. Estima-se que apenas 25% da população masculina sofram com esse mal, algo diferente do que ocorre às mulheres, visto que todas elas, em determinado momento da vida, tendem a conviver com os sintomas da Menopausa.

Os sintomas da Andropausa
A Andropausa vai ocorrendo aos poucos, à medida que a redução de testosterona vai se tornando mais acentuada, tornando, assim, também mais difícil o diagnóstico, entretanto, de modo geral, os sintomas passam por mudança de humor, fadiga, perda de energia e perda de libido.

Existem ainda estudos que mostram que esta perda gradativa de hormônios pode acarretar outros tipos de patologias como doenças cardíacas e ossos frágeis, o que eleva o nível de necessidade de realizar um diagnostico o quanto antes a fim de proceder o tratamento para amenizar os sintomas.

Como é feito o diagnóstico da Andropausa
Para diagnosticar a andropausa é necessário um exame de sangue para medir o índice de testosterona e o nível de prolactina que, se estiverem em um nível alto, reduz a testosterona, além de avaliar os relatos do próprio paciente em relação aos sintomas adquiridos.

Tratamento para Andropausa
O tratamento é feito à base de reposição hormonal, que só é realizado quando o nível de testosterona está muito baixo, a fim de evitar efeitos colaterais como problemas cardiovasculares.

Com a reposição hormonal, o paciente pode voltar a ter força muscular e estrutura corporal revigorada, ao passo que também voltar a ter desejo e um bom desempenho sexual.

Para evitar as chances de sofrer com a Andropausa, é aconselhável manter uma vida sexual ativa, alimentação balanceada rica em fibras, exercícios de aeróbica diariamente e evitar consumir muita gordura e carboidratos.

Clickgratis

Dicas de saúde para os homens

dicas-de-saude-para-homensEm se tratando de saúde, os homens são, por natureza, mais relapsos que as mulheres, de modo que, por vezes, acabam adiando uma consulta médica até as últimas consequências, uma atitude que só produz malefícios.

Uma pesquisa feita pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, revelou que mais de 60%  dos homens considera constrangedor ir procurar ajuda médica quando os primeiros sintomas de uma doença aparece, e dessa forma a maioria dos homens foge da primeira consulta usando desculpas como falta de tempo ou dinheiro para cuidar da saúde.

Mesmo com todas as campanhas de conscientização existentes na mídia na atualidade, a maioria dos homens ainda tem uma preocupação com a perda de masculinidade com alguns exames ou pelo simples fato de admitir que está doente ou que sente algum tipo de dor.

Com esse tipo de pensamento, muitos homens acabam sendo diagnosticados tardiamente quanto a algum tipo de enfermidade grave, o que torna o tratamento muito mais difícil, além do que, acaba com as chances de cura em determinadas situações, algo que poderia ser evitado com um diagnostico precoce através de exames preventivos.

Pensando na importância desse tema, traremos na sequência as principais dicas para que os homens repensem suas prioridades quanto à saúde e entendam a real necessidade de se manter o mais protegido possível contra enfermidades e fatalidades.

Dicas de exames preventivos para os homens

Urologista
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o urologista também é médico de jovens e não apenas de homens com mais de 40 anos. É muito importante que os jovens que ainda não se tornaram sexualmente ativos, façam uma consulta ao urologista para retirar algumas dúvidas e receber orientações de como cuidar da saúde.

Autoexame dos testículos
O autoexame nos testículos deve ser realizado mensalmente para que se tenha um diagnostico precoce a respeito de alguma patologia ou alteração nessa região, que podem ser tanto do tipo câncer, quanto do tipo mais simples no caso das varizes testiculares. O exame dever ser feito por homens de 15 a 35 anos após o banho e se dá através de leves apalpações nos testículos.

Exame de próstata
O câncer de próstata está entre as doenças que mais matam homens no mundo, e trata-se de algo que pode ser evitado a partir de um diagnostico prévio realizado no exame feito via toque retal e sangue após os 40 anos de idade, vale ressaltar que se faz necessário a repetição do exame anualmente. O diagnóstico precoce evita que o paciente seja submetido a tratamentos invasivos, podendo até mesmo ser curado, dependendo do estágio da enfermidade.

Disfunção sexual
A disfunção sexual pode ser evitada praticando regularmente exercícios fisicos, dessa forma o homem se sente mais forte e, consequentemente, com sua autoestima elevada, tornando-se assim também melhor em relação à prática sexual. Vale ressaltar que evitar o tabagismo e ter uma alimentação saudável também contribui para uma vida sexual saudável.

Hidratação é fundamental
Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia diminui os riscos de formação de cálculos renais, além de hidratar o corpo e deixar a pele e cabelo mais saudável e bonito.

Não ignore os primeiros sintomas
Não ignore os primeiros sintomas de doença que seu corpo emite, pode parecer algo bobo, mas não tire suas próprias conclusões achando que será um problema passageiro, procure ajuda médica.

Se você está com dificuldade para urinar, sangramento, perda de libido ou dores locais, esse pode ser sinal de que há algum problema de saúde. Se sentir alguns desses sintomas ou outros similares não ignore nem opte pela automedicação, ainda que com remédios caseiros, pois isso pode agravar o problema.

Prevenção de doenças
Jamais deixe de usar camisinha em suas relações sexuais, mesmo que seja diante de uma única parceira fixa, lembre-se que DST’s não é o único possível problema em uma relação, pelo que, pode acabar ocorrendo uma gravidez indesejada. Converse com sua parceira abertamente sobre o sexo e sobre o que você sente, um dialogo aberto é muito importante para a aproximação do casal e para que a prática sexual seja saudável e prazerosa para ambos.

Clickgratis

Maconha ajuda no tratamento de doenças, mas pode provocar surto psicótico e perda de memória

Maconha pode ajudar a tratar pacientes com câncer e Aids,
afirma especialista
Legalizada em vários países, uso da droga pode acarretar dependência, alertam médicos

Legalizada em vários países, como Estados Unidos e Holanda, a maconha pode ser usada para o tratamento de várias doenças, porém, pode trazer problemas à saúde, como perda de memória e alteração no humor. De acordo com especialistas ouvidos pelo R7, o uso da droga, especialmente por adolescentes e pessoas predispostas a doenças psiquiátricas pode ser ainda pior.

Segundo a psiquiatra, do IPq (Instituto Psiquiatria da USP) e coordenadora do Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), Camila Magalhães, o usuário crônico, poderá ter comprometimentos na memória e no raciocínio. Além disso, pessoas com predisposição genética a problemas psiquiátricos devem evitar o uso.

— Além da alteração de humor, quem fuma muito fica com pouca motivação para lidar com suas atividades diárias. Além disso, indivíduos predispostos a transtornos de ansiedade ou transtornos psicóticos, se usarem maconha, poderão ter ataque de pânico ou surto psicótico induzido pela droga.
 
Em adolescentes, a maconha poderá causar prejuízos para o desenvolvimento cognitivo, conforme explica o psiquiatra professor da Unifesp (Universidade de São Paulo) e coordenador da Proad (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes), Dartio Xavier da Silveira.

— O adolescente é mais vulnerável a ter problemas de raciocínio e no pensamento. O uso nesta faixa etária poderá aumentar muita chance de transtornos psicóticos.

Além de aumentar a chance de também aumentar a dependência da droga, pessoas desta faixa etária, podem ter “prejuízo social”, segundo Camila.

— A adolescência é uma fase importante para o jovem formatar conceito de moral, cidadania, ocupações, objetivos de vida. O adolescente com muita permissividade para o uso, não consegue conquistar esses projetos. Na vida de adulta, tudo isso já está constituído e é mais fácil de perceber os prejuízos. Isso não funciona só para a maconha, mas para o álcool também.

Dependência
O uso crônico da droga poderá provocar o risco de dependência, de acordo com o professor Silveira.

— Isso varia de pessoa para a pessoa, mas o que sabemos de cada 100 pessoas apenas 9 se tornam dependentes da maconha. Para o álcool, em cada 100, 15 tornam-se dependentes. Além disso, segundo o especialista, não é possível que uma pessoa tenha overdose por uso de maconha, já que " é impossível consumir uma quantidade de maconha para ser letal".

A médica também explica que, se usado em pouca quantidade, a maconha “trará pouca repercussão ao organismo”, conforme explica a médica.

— A droga relaxa, aumenta a empatia em relação às pessoas, dilata os vasos sanguíneos, o que dá sensação de bem-estar, além do aumento do apetite imediatamente.

Uso medicinal
Em diversos países europeus, e em parte do Canadá e dos Estados Unidos a maconha é utilizada de forma medicinal Silveira explica que entre os principais tratamentos está o uso em pacientes com câncer que fazem quimioterapia.

— Essas pessoas não suportam o tratamento por causa do vômito e a maconha tira mal estar. Em alguns tipos de câncer, a maconha tem ação terapêutica, como tumores cerebrais, de intestino e até mama. Pessoas que tem emagrecimento muito grande, como aidéticos se beneficiam, já que a droga ajuda no resgatar do apetite. Além disso, há uma série de doenças neurológicas, como esclerose múltipla, em que os pacientes morrem de dor e a maconha é relaxante muscular.

 No Brasil, apesar de não ser proibido pelo governo, o uso medicinal da maconha quase não é utilizado. Segundo ele, a burocracia e o conservadorismo são entraves.

— O Brasil está indo na contramão em relação a diversos países do mundo. Aqui há uma postura conservadora da comunidade científica.

R7

Estudo indica que dieta rica em fibras ajuda a prevenir asma alérgica

Dieta rica em frutas e verduras contribui para prevenir a asma
Segundo a pesquisa, houve um aumento dos casos da doença nos últimos 50 anos 

Uma dieta rica em frutas e verduras com alto teor de fibras contribui para prevenir a asma alérgica graças ao efeito protetor da fermentação das fibras pelas bactérias intestinais, diz um estudo realizado por pesquisadores suíços.

A pesquisa, coordenada pelo Hospital Universitário de Vaud e financiado e publicado pela revista Nature Medicine, mostra a relação entre o aumento dos casos de asma alérgica nos últimos 50 anos nos países ocidentais e a diminuição generalizada do consumo de frutas e verduras.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas fizeram experiências com ratos, já que as características do sistema imunológico estudados não se diferenciam substancialmente das dos seres humanos, explicou em comunicado o Fundo Nacional Suíço, que financia o estudo.

Uma parte dos roedores foi submetida a uma dieta com conteúdo de fibra em torno de 0,3% (a proporção de fibra na dieta ocidental é cerca de 0,6%), enquanto o segundo grupo de roedores ingeriu maior quantidade de fibra, em proporções superiores a 4%.

Uma vez expostos a extratos de ácaros de pó doméstico, os animais que receberam uma dieta rica em fibras desenvolveram uma reação alérgica significativamente menos grave, com menos muco nos pulmões, explica o comunicado.

Os pesquisadores afirmam que o efeito protetor é o resultado de uma reação em cadeia em vários níveis, que começa quando a fibra chega ao intestino grosso, onde é fermentada pelas bactérias e se transforma em ácidos graxos de cadeia curta, que são transportados no sangue e contribuem para o amadurecimento das células do sistema imunológico na medula óssea. Atraídas pelos ácaros, as células migram para os pulmões, onde desencadeiam uma reação defensiva contra eles.

Segundo Benjamin Marsland, líder da pesquisa, "já sabíamos a importância do papel da diversidade microbiana no intestino, onde a fibra é digerida e fermentada, na prevenção de certas doenças como o câncer de cólon. Mas agora vamos demonstrar pela primeira vez que a influência das bactérias intestinais vai muito além, chega até os pulmões". 

EFE/R7

Remédios antigos: Targifor C Infantil



Embalagem antiga do Fabricante Silva Araújo Roussel que foi incorporado pela Merrell Lepetit e Hoechst que adquiriu a Rhodia e depois passou a ser Sanofi - Aventis


Embalagem atual do Laboratório Sanofi

Tem mau hálito? Veja receita de chá que promete ajudar no problema

Receita de chá para mau hálito leva cravo da índia
Veja receita indicada pelo fitoterapeuta André Resende

Mau hálito, ou halitose, atinge 30% dos brasileiros e cerca de 50% da população mundial, de acordo com a ABHA (Associação Brasileira de Halitose).

Apesar de ser um quadro comum, o popularmente conhecido bafo de onça não é considerado uma doença ou fator de risco para problemas de saúde. No entanto, a periodontista Rosileine Uliana, da ABHA, garante que a condição traz uma série de consequências emocionais.

— O cheiro pode provocar constrangimento, insegurança, isolamento, dificuldade de estabelecer relações amorosas e até baixo desempenho profissional, especialmente se o cargo exigir contato com outras pessoas.

Além disso, dentistas advertem que a halitose pode sinalizar algo de errado com o organismo, como a presença de diabetes, problemas renais, amigdalite, sinusite, rinite, estresse crônico e até alterações hormonais nas mulheres.

De acordo com Rosileine, é uma "cadeia em que uma situação leva a outra, tornando o quadro cada vez mais sério".

Veja receita do chá para mau hálito:

- Cravo da índia

- Zedoaria

- Hortelã

- Anis estrelado

Modo de preparo:
Ferva um litro de água e jogue  um punhado de cada erva. Deixe ferver por mais três minutos e tome uma xícara de chá quatro vezes ao dia.

R7

Oito pequenas atitudes para não engordar durante a viagem de férias

Oito atitutes para não engordar nas fériasSaiba como aproveitar o passeio turístico para mexer o corpo e manter o peso

É comum aproveitar as férias para se distrair, sair da rotina e viajar. Mas, e quando quem te pega de surpresa são os indesejáveis quilinhos a mais, muitas vezes resultados dos exageros alimentares e da falta de exercícios físicos? Para não se ver diante desse problema, o ideal é que, mesmo viajando, seja possível manter a sua rotina saudável nas rédeas. Claro que, em meio à empolgação de conhecer um lugar novo - e uma culinária nova -, pode ficar difícil segurar a linha.

Para tornar essa tarefa mais fácil, separamos algumas atitudes que você pode ter durante a sua viagem e, assim, evitar ganhar peso junto à bagagem cultural.  

1. Caminhada prazerosa
Para garantir que as suas férias tenham movimento, um bom jeito de começar é com caminhadas. Por não ser uma atividade de alto impacto, castiga menos o joelho e é bem democrática. Segundo Daniela Ola, personal trainer do Maha Studio do Corpo, em São Paulo, 30 a 40 minutos diários ajudam a queimar as calorias adquiridas em, quem sabe, algum prato típico da região visitada.

Que tal aproveitar o passeio turístico para isso? A personal trainer Flávia Santos diz que essa é uma boa maneira de tornar a sua atividade física menos monótona e mais prazerosa, afinal, você aproveita o exercício para gastar calorias e explorar novos lugares. Independente do lugar, não se esqueça de fazer um alongamento, usar roupas e tênis adequados, hidratar-se bem e passar protetor solar.                      
                    
2. Academia do hotel
Ao se hospedar em um hotel, verifique se ele é equipado com uma academia. Se sim, aproveite para fazer uma visitinha e perder algumas calorias. A dupla de personal trainers conta que essa é uma ótima opção para quem não quer ganhar alguns quilinhos durante a viagem. Muitas vezes, a sala de musculação do hotel também conta com profissionais que podem ajudar em seu treino. O acompanhamento profissional é importante, ainda mais se você não estiver acostumado a praticar atividades físicas. 

3. Pedaladas pela cidade
Conhecer a cidade também pode ser prazeroso em cima de uma bicicleta. Pedalar trabalha os músculos inferiores, superiores e oferece grande gasto calórico, o que te ajudará a evitar o ganho de peso durante as férias. Mas, não se preocupe: para curtir essa atividade, não é necessário carregar a sua bicicleta a tiracolo. "Se você for conhecer a cidade, pode alugar uma bike", descomplica a personal Flávia Santos. ?Você exercita o corpo e conhece novos lugares, o que não deixa o exercício monótono?, completa ela, dizendo que desbravar a cidade pedalando é um atrativo a mais para quem não gosta muito de fazer atividade física. 

4. Atividades gratuitas
Muitas cidades em território nacional oferecem atividades gratuitas que não te deixarão ficar parado durante as férias. Em alguns parques e praças municipais, conta a personal trainer Daniela Ola, existem aparelhos de ginástica de uso público, com instruções coladas, que facilitam na hora de aproveitá-los. Além disso, existem as unidades do SESI e do SESC espalhadas pelo Brasil inteiro, que oferecem atividades gratuitas para os trabalhadores de indústria, comércio e outros conveniados.  

5. Salada de acompanhamento
Ao visitar lugares novos, logo somos apresentados a uma série de pratos típicos, que ameaçam dar as caras na balança. Não, você não precisa abrir mão de experimentá-los. Mas, para que isso aconteça sem grandes aumentos de peso, Renata Fidelis Amorim, nutricionista do SPA Sorocaba, aconselha que eles sejam acompanhados de saladas. Isso porque elas darão maior sensação de saciedade. "A pessoa vai mastigar melhor, saborear melhor o prato e não vai querer repetir a porção", explica.

Cuidados na hora de temperar a salada também ajudam na hora de diminuir as calorias ingeridas. Por exemplo, acrescentar azeite à salada, embora ele seja benéfico, pode não ser tão interessante, já que ele será uma gordura a mais em seu prato. "Vamos supor que a pessoa coma uma feijoada calórica. Na salada, melhor colocar só limão e sal", exemplifica Renata.

6. Cuidado com as frituras
Muitas das delícias que nos deparamos em viagens são fritas - seja experimentando o acarajé baiano ou, na correria, comendo um salgado frito na rua. Mas frituras são extremamente agressivas à saúde, já que a gordura aumenta o mau colesterol (LDL) e as taxas de trigliceres. "Melhor comer, por exemplo, um prato com carne ou camarão, com um legume junto e cozido. Muito melhor do que alimentos fritos", indica Renata Fidelis Amorim. Por isso, aconselha a nutricionista Ana Carolina Destefani, prefira preparos grelhados, assados ou cozidos, que contam com menos gorduras e, portanto, são menos agressivos à saúde. 

7. Equilibrar o consumo diário
O cuidado com os quilinhos extras em viagens não devem se restringir a apenas uma refeição. Considerando que você seguirá a dica anterior - de ingerir apenas um prato regional calórico por dia -, a nutricionista Renata Fidelis Amorim lembra que sua atenção terá de ser redobrada nas outras refeições. Assim, se a escolha for pegar pesado no almoço, as outras refeições devem ser leves. Ou, se a sobremesa for eleita para ser o conteúdo mais calórico, um prato principal mais light ajuda a equilibrar a refeição. 

8. Uma aventura gastronômica por dia
Já pensou em visitar uma cidade conhecida por uma gastronomia incrível, mas não poder saborear nada? Restrições podem se tornar um pesadelo. Por isso, o ideal não é ficar se proibindo: permita-se experimentar! "Restringir a quantidade é melhor do que falar que não pode comer. Tem que usar o bom senso", diz a nutricionista Renata Fidelis Amorim. Para que você não tenha que se privar de algumas delícias, ela aconselha uma experimentação por dia. "Procure experimentar apenas um prato diferente e calórico por dia para não ultrapassar o valor calórico necessário por dia", recomenda a nutricionista Ana Carolina Destefani. Lembre-se de mastigar bem os alimentos, para dar maior saciedade e aproveitamento do sabor, e evitar ao máximo repetir o prato! 

Minha Vida

Aplicativos: Sleep

4 de 7Sleep is a sound mixer that combines 19 soothing base sounds with accompanying accent sounds to provide you with a good nights sleep, Pin your favorite base sounds to the start screen by long pressing the tile for quick access to your favorite soothing sounds!  No Ads!

Gratuito
instalar                

Distribuidor
Blake Haas                  

Peso do arquivo
109 MB

Última atualização
03/01/2014            

Versão
1.6.0.0

Funciona com

- Windows Phone 8

- Windows Phone 7.5

Aplicativos necessáriosreprodução de mídia

- serviços de dados

- sensor direcional e de movimento

- HD720P (720x1280)

- WVGA (480x800)

- WXGA (768x1280)

- identidade do telefone                   

Idiomas suportados (1)
English (United States)

Concurso CEB - Distribuição S/A


A Companhia Energética de Brasília - CEB - Distribuição S/A republicou o edital do concurso nº. 01/2012, destinado à formação de cadastro de reserva para provimento de emprego público em regime celetista. O concurso será executado pela Exatus Promotores de Eventos e Consultoria e terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação.

São oferecidas 89 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior com rendimentos que vão até R$ 8.032,88, de acordo com nova retificação do edital, para o cumprimento de jornadas de 20 a 40 horas semanais.

Os candidatos admitidos terão direito a benefícios como plano de saúde contributivo extensivo aos dependentes legais, auxílio alimentação mensal (R$ 919,16), programa de capacitação e treinamento, auxílio-creche, plano previdenciário contributivo, entre outros.

Cargos
Advogado, Administrador, Analista de Sistemas, Arquiteto, Arquivista, Assistente Social, Contador, Economista, Engenheiro, Médico do Trabalho, Pedagogo, Redator/Revisor de Texto, Agente de Suporte Administrativo, Técnico Industrial, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Informática, Técnico de Enfermagem do Trabalho e Agente de Serviços Operacionais.

Inscrições e Provas
As inscrições foram prorrogadas até o dia 09 de janeiro de 2014, através do endereço eletrônico www.exatuspr.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 16,50.

O concurso será composto de prova objetiva, avaliação física, prova prática, avaliação psicológica e prova de títulos.

As provas objetivas foram remarcadas e estão previstas para os dias 08 e 09 de março de 2014. Os candidatos que desistirem de participar do concurso por conta da alteração das datas deverão solicitar restituição do valor pago pela taxa de inscrição até o dia 10 de janeiro de 2014.

Os gabaritos preliminares estarão disponíveis no primeiro dia útil subsequente à realização das provas (10/03). O certame ainda terá avaliação física, prova prática, avaliação psicológica e prova de títulos, de acordo com os cargos.

A classificação final será divulgada na data provável de 15 de agosto de 2014 e o certame será válido por dois anos.

A republicação do edital encontra-se no Diário Oficial do Distrito Federal - Seção 03, de 15 de outubro de 2013, pág. 51 a 67, e no site da organizadora. No dia 27 de dezembro de 2013 foi publicada mais uma retificação, a partir da página 55 do mesmo Diário. Já a retificação nº. 03 de reabertura e prorrogação do prazo de inscrição encontra-se publicado no Diário Oficial do Distrito Federal - Seção 03, de 06 de janeiro de 2014, pág. 25.

Os documentos do certame também estão sendo disponibilizados no site da organizadora.

UFES abre concurso público


A Universidade Federal do Espírito Santo - UFES publicou edital n° 001/2014, de concurso, disponibilizando 47 vagas para Técnicos-Administrativos, por remuneração de até R$ 3.511,70, em carga horária de 40 horas semanais. 

As oportunidades são para Assistente Social, Contador, Engenheiro (Civil e Mecânica), Médico Veterinário, Assistente em Administração, Técnico de Laboratório (Análises Clínicas), Técnico de Anatomia e Necropsia, Técnico em Audiovisual, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Metalurgia, Técnico em Restauração, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais e Auxiliar em Administração.

Para concorrer, o candidato deverá se inscrever entre os dias 13 de janeiro e 17 de fevereiro de 2014, pelo site  www.progepaes.ufes.br. As taxas variam de R$ 60 a R$ 100. 

 As provas objetivas estão previstas para serem realizadas no dia 06 de abril de 2014 e as provas práticas no dia 09 de maio de 2014, apenas para os cargos de Tradutor e Intérprete de Linguagens de Sinais e de Técnico em Audiovisual.

O concurso terá validade por 01 ano, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Uruoca (CE) divulga edital de processo seletivo

Divulgado o edital nº. 001/2014 para realização de processo seletivo na Prefeitura de Uruoca, no estado do Ceará. A seleção é destinada a formação de um banco de recursos humanos de servidores temporários, para atender as necessidades temporárias da administração pública. Os aprovados receberão subsídios que variam de R$ 678,00 a R$ 9.990,00 em regime de trabalho de 20 e 40 horas semanais.

Cargos
Médico, Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Assistente Social, Psicólogo, Vigilante, Professor (polivalente, língua portuguesa, educação especial e matemática), Motorista, Técnico de Enfermagem e Agente Administrativo.

Inscrição
As inscrições serão efetuadas no período de 08 e 09 de janeiro de 2014, das 09h às 12h e das 14h às 17 h na Coordenadoria de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoal, localizada na Prefeitura de Uruoca, situada à Rua João Rodrigues, nº 135, Centro, Uruoca/CE.

No ato da inscrição deverá ser entregue fotocópias nítidas e autenticadas em cartório ou no local de inscrição quando apresentados originais, dos seguintes documentos:
  • Identidade (frente e verso, no mesmo lado da cópia);
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante que está em dia com as obrigações eleitorais;
  • Certificado de Reservista (se for do sexo masculino);
  • Carteira de Habilitação (no caso de motoristas);
  • Comprovação de habilitação profissional.
O edital completo encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará, de 06 de janeiro de 2014, pág. 7 a 11.

Prova
O certame constará de análise de currículo/títulos e prova escrita.

A prova escrita será aplicada na data provável de 18 de janeiro de 2014, na Escola de Ensino Fundamental Murilo Aguiar, com início às 13:00 e término às 17:00.

Validade
O prazo de validade do certame será de 6 meses a contar da data de sua publicação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Nova Resende - MG

A Prefeitura de Nova Resende, no estado de Minas Gerais, anunciou a realização de concurso público, por meio do extrato do edital nº 01/2014. Os profissionais aprovados, se contratados, cumprirão jornada semanal de 28 ou 40 horas. 

As oportunidades são para Borracheiro, Motorista, Padeiro, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Vetores, Auxiliar de Consultório Dentário, Instrutor Musical, Técnico do Bolsa Família, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Secretaria Escolar, Monitor da Educação Básica, Assistente Social, Enfermeira, Farmacêutico, Médico, Pediatra para Ambulatório, Professor, Psicólogo e Supervisor Pedagógico.

As inscrições podem ser realizadas no período de 10 de março a 08 de abril de 2014, na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Rua Coronel Jaime Gomes, 58, Centro. De acordo com a publicação, a seleção constará de provas e títulos. 

O extrato está disponível no Diário Oficial de Minas Gerais (04/01/14), Caderno 3, p. 8. 

Concurso Prefeitura de Quissamã - RJ

A Prefeitura de Quissamã, no estado do Rio de Janeiro, através do Instituto Nacional de Concurso Público - INCP, publicou edital de concurso público nº 01/2014, destinado ao preenchimento de 70 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia de R$ 937,35 a R$ 12.185,66 em jornadas de 20, 24, 25 ou 40h.

As chances são para os empregos de Almoxarife, Artífice de Obras e Serviços públicos (Mecânico à Diesel), Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Creche, Auxiliar Saúde Bucal, Cuidador, Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar Cuidador, Assistente Administrativo, Assistente Executivo, Fiscal Municipal (Posturas), Fiscal Municipal (Tributário), Fiscal do Meio Ambiente, Agente Educação Ambiental, PNS em Analista de Sistemas, PNS em Arquitetura e demais cargos.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 07 a 20 de janeiro de 2014, no Parque de Exposições Renato Queiros Carneiro da Silva, na Rua Comendador José Julião, s/nº, Alto Alegre, Quissamã, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A taxa é de R$ 10,00 para cargos de nível fundamental, de R$ 30,00 para médio e de R$ 56,00 para superior.

De acordo com as informações, o concurso constará de prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha sobre conteúdos constantes no edital. Haverá também prova prática para Motorista, Operador de Máquinas e Artífice de Obras e Serviços Públicos, além de análise de títulos para cargos de nível superior. A prova objetiva está prevista para ocorrer no dia 8 e/ou 9 de março de 2014, em locais e horários a serem definidos e divulgados com antecedência.

O gabarito divulgado através do Órgão Oficial da PMQ ou através do portal www.incp.org.br poderá ser alterado em função dos recursos impetrados, e as provas serão corrigidas de acordo com o novo gabarito oficial definitivo.

A validade do concurso é de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Paulo Bento - RS

A Prefeitura de Paulo Bento, no estado do Rio Grande do Sul, através da Empresa Alternative Concursos Ltda, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao preenchimento de 15 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 6.822,26 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Mecânico, Operador de Máquinas, Servente, Operário, Agente Administrativo, Fiscal, Tesoureiro, Assistente Social, Farmacêutico, Médico Clínico Geral - 20 e 40h, Nutricionista, Professor de Educação Infantil, Psicólogo e Técnico do Controle Interno.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 04 de fevereiro de 2014, exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.alternativeconcursos.com.br.

Taxas
Ensino Fundamental - R$ 52,40;
Ensino Médio - R$ 78,60;
Ensino Superior - R$ 104,80.

Provas
A prova escrita objetiva será realizada provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, das 09h às 12h, na Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Raul Barbosa, sito à Rua Bento Gonçalves, n.° 100, Centro, no Município de Paulo Bento (RS).

A prova prática será aplicada aos cargos/funções de Mecânico, Operário e Servente no dia 23 de fevereiro de 2014, no Parque de Máquinas da Prefeitura Municipal, sito à Rua São Paulo, s/n.º, Prolongamento, no Município de Paulo Bento (RS), em horário a ser anunciado por edital de convocação e reforçado no dia da prova escrita objetiva.

Gabaritos
Os gabaritos preliminares das provas escritas objetivas estarão disponíveis no Mural Oficial da Prefeitura Municipal de Paulo Bento (SC), em seu site oficial www.paulobento.rs.gov.br, bem como no site www.alternativeconcursos.com.br, no dia 24 de fevereiro de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contando da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Santiago - RS

No município de Santiago, estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura divulgou edital de concurso público nº. 01/2014. O certame visa o provimento de 21 vagas imediatas, mais cadastro reserva, em cargos de nível superior, por salário de até R$ 4.590,26.

Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 20% das vagas.

Cargos
Enfermeiro, Médico (Ginecologista/Obstetra, Pediatra, Psiquiatra e Urologista), Odontólogo, Procurador Jurídico e Professor (Educação Infantil e Anos finais do ensino fundamental - Geografia).

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.piascon.com.br no período de 07 de janeiro a 05 de fevereiro de 2014. Os candidatos na cidade de Santiago também poderão se utilizar do espaço existente junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Rua Neri Gomes Peixoto, 1392, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (Professor) e R$ 120,00 (para os demais cargos).

A prova escrita será aplicada na data provável de 02 de março de 2014, às 09h, com duração de 3 horas, em local a ser divulgado posteriormente.

O gabarito será divulgado a partir do dia 03 de março de 2014.

Os candidatos ao cargo de Professor deverão enviar, via sedex, seus títulos em cópia autenticada por cartório para a caixa postal da empresa, no endereço CEP 96010-971, Agência Correio Central - caixa posta 31, Pelotas/RS, em envelope lacrado com o nome do candidato e cargo, em formulário preenchido.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura de Santiago e através de ato do Prefeito Municipal.

UEFS - BA oferece vagas para professor substituto


A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia, lançou o edital 006/2013 de processo seletivo, com prazo de inscrição até 20 de janeiro de 2014. O objetivo é a contratação de 35 professores substitutos, que irão cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As oportunidades são para as áreas de Administração da Produção e Operações; Biologia Celular e Molecular; Bioquímica de Alimentos e Análise Sensorial de Alimentos; Ciências do Ambiente; Clínica Médica; Conhecimentos Matemáticos; Contabilidade das Organizações Cooperativas e do Terceiro Setor; Contabilidade de Custos; Cultura de Cereais; Educação Matemática; Educação Musical; Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança e Adolescente II; Epidemiologia; Farmacognosia; Filosofia Geral; Física Geral e Experimental; Hidráulica; História Econômica; Macroeconomia; Microeconomia; Probabilidade e Estatística; Psicodiagnóstico II; Psicopatologia I / Teorias e Técnicas Psicoterápicas III; Química e Fertilidade do Solo; Química Geral e Ensino em Química; Regência / Canto Coral / Técnica Vocal / Prática de Conjunto; Sistemas Digitais; Teoria Geral da Administração; Teorias e Sistemas em Psicologia III / Terapia Cognitivo Comportamental e Treinamento Desportivo.

O Edital da seleção e o formulário de inscrição estão disponíveis na internet, no endereço http://prosel.uefs.br. A taxa de inscrição é de R$ 100. A documentação exigida no Edital pode ser entregue pessoalmente ou por procurador até 20 de janeiro, na Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs. Os documentos também podem ser enviados via sedex, postados até 21 de janeiro de 2014, para o endereço Coordenação de Seleção e Admissão – CSA/UEFS, Prédio da Administração Central, Avenida Transnordestina, S/N, Novo Horizonte, CEP 44.036-900, Feira de Santana, Bahia/Brasil.

A seleção será realizada de 29 de janeiro de 2014 a 07 de março de 2014, por meio de entrevista, prova de títulos e aula pública. 

Mais informações através do telefone (75) 3161-8031.

Concurso Banco do Brasil 2014 - Edital e Inscrição

O Banco do Brasil divulgou o edital nº 2/2013 para abertura da seleção externa regional 2013/002, que se destina à formação de cadastro de reserva com 8.630 oportunidades na Carreira Administrativa - Cargo de Escriturário. As futuras contratações serão para lotação em dependências situadas nos estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (exceto alguns municípios), Pará, São Paulo e Tocantins.

O cargo de Escriturário exige o nível médio de escolaridade e oferece remuneração inicial básica de R$ 2.043,36, sendo regido pela CLT. A jornada de trabalho semanal é de 30 horas e os contratados ainda terão acesso a uma carteira de vantagens, composta por: possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição; auxílio a filho com deficiência; plano odontológico; assistência médica (planos de saúde); e previdência privada.

Inscrições e Provas
As inscrições foram prorrogadas até o dia 09 de janeiro de 2014 e podem ser feitas por meio do site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). A taxa de inscrição custa 40,00. A partir de 05 de fevereiro os candidatos poderão conferir a confirmação da inscrição.

A Fundação Cesgranrio desenvolverá o certame em três etapas: 1ª provas objetivas, 2ª prova de redação e 3ª perícias médicas e procedimentos admissionais. As provas objetivas e de redação serão aplicadas provavelmente no dia 09 de fevereiro de 2014, com previsão de divulgação dos gabaritos no dia seguinte. O resultado final do concurso deverá sair até 29 de abril de 2014.

O concurso Banco do Brasil tem prazo de validade de 1 ano, com possibilidade de prorrogação, por uma única vez. De acordo com o edital, estão asseguradas as admissões, conforme as necessidades existentes, dos classificados nas seleções externas anteriores do Banco do Brasil (2012/001, 2012/003 e 2013/001 até o termino de suas vigências  - 07/05/2014, 15/04/2014 e 26/09/2014, respectivamente).

O regulamento completo está disponível no site da Cesgranrio e no Diário Oficial da União (11/12/2013, seção 3, a partir da página 99).

Estágio na Prefeitura de Mauá - SP

Com o intuito de preencher vagas de estágio na administração municipal, a Prefeitura de Mauá, no estado de São Paulo, anunciou a realização de processo seletivo. Os estudantes contratados irão receber bolsa-auxílio de até R$ 1.089,78, acrescida de auxílio transporte, por jornada semanal de 30 horas. 

As chances são para nível superior, nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Educação Física - Bacharelado, Educação Física - Licenciatura, Eng. Ambiental, Eng. Ambiental Urbana, Eng. Civil, Informática, Logística, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

As inscrições devem ser realizadas até 22 de janeiro de 2014, pelo site www.ciee.org.br. Não será cobrada taxa de inscrição.

De acordo com o edital, o candidato será avaliado por meio de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 1º de fevereiro de 2014, além da entrevista. Os locais e horários da prova objetiva serão divulgados no site do CIEE e no portal da Prefeitura de Mauá, a partir de 22 de janeiro de 2014, já o gabarito será disponibilizado no dia 10 de fevereiro.

O processo seletivo terá validade por 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período. 

FIMES - GO realiza processo seletivo

A Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (FIMES), no estado de Goiás, abriu edital n° 003/2013 de processo seletivo destinado à contratação temporária de 20 Professores Substitutos. A hora-aula será de acordo com a titulação apresentada, no valor de R$ 124,69 para Especializando, R$ 130,26 para Especialista, R$ 138,20 para Mestre e de R$ 149,68 para Doutor.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 10 de janeiro de 2014, das 8h às 20h, na Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (Fimes), no Prédio Administrativo, Rua 22, s/nº, Setor Aeroporto, Mineiros.

O certame constará de prova de títulos, que avaliará a titulação, atividades profissionais, produção científica, cursos e estágios, congressos, simpósios e afins, orientações e participação em bancas.

O resultado da prova de títulos será na data prevista de 14 de janeiro de 2014. Já o resultado final do processo seletivo será na data provável de 17 de janeiro de 2014.

A validade do certame é de 01 ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Prefeitura de Camboriú (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Camboriú, em Santa Catarina, lançou os editais 01, 02 e 03/2014, com objetivo de prover 100 vagas imediatas, mais cadastro reserva, para profissionais da área de Saúde. Os vencimentos para os cargos podem chegar a R$ 7.452,99 por jornada semanal de 40 ou 44 horas, dependendo da função. 

As vagas são para Farmacêutico Gerente, Farmacêutico Co-Responsável, Auxiliar de Gestão, Assistente de Gestão, Motorista Socorrista, Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Médico, Recepcionista e Auxiliar de Consultório Dentário. 

As inscrições serão realizadas, gratuitamente, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Camboriú, no Departamento de Recursos Humanos, na Rua Porto Alegre, nº 698, Centro – Camboriú/SC, até 31 de janeiro de 2014.

A seleção constará de prova escrita, entrevista coletiva e análise de currículo. As fases avaliativas serão realizadas nas datas previstas de 12 e 13 de fevereiro de 2014, na Escola Básica Municipal Arthur Sichmann, Rua Matias Faqueti s/n – Centro – Camboriú – SC.

Os processos seletivos terão validade de 01 ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, de acordo com a necessidade do poder público.

Concurso CRN - 10ª Região - SC

O Conselho Regional de Nutricionistas - 10ª Região, no estado de Santa Catarina, publicou edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 1 vaga para o emprego de Técnico Administrativo (nível médio), com a execução técnico-administrativa da empresa CONCURSOS SS1. A remuneração será de R$ 1.316,37, em carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições, no valor de R$ 60,00, poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 03 de fevereiro de 2014, pelo site www.concursosss1.com.br.

A prova objetiva será aplicada provavelmente em 23 de fevereiro de 2014, no Município de Florianópolis, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 10 de fevereiro de 2014.

O concurso público terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Conselho Regional de Nutricionistas - 10ª Região/SC.

Concurso FUSAM de Caçapava - SP

Com objetivo de preencher 10 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, além de formar de cadastro reserva, a Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava - FUSAM, estado de São Paulo, publicou o edital n° 001/2014 de concurso público. A seleção está sob a responsabilidade da IUDS - Instituto Universal de Desenvolvimento Social e, de acordo com o edital, o salário será variável de R$ 840,88 a R$ 6.692. 

As oportunidades são para os seguintes cargos: Analista de RH, Biólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Cirurgião Dentista (Buco Maxilo), Médico Angiologista, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral (Plantonista), Médico Clinico Geral (Clinica Médica), Médico G/O, Médico Hematologista, Médico Infectologista, Médico Intesivista (Plantonista), Médico Otorrino, Médico Ortopedista, Médico Pediatra (Plantonista), Médico Ultrassonografista, Médico Urologista, Nutricionista, Psicólogo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Radiologia, Técnico de Imobilização Ortopédica, Técnico Patologia Clínica, Técnico em Radiologia, Técnico Segurança do Trabalho, Auxiliar Administrativo I, Auxiliar de Manutenção, Telefonista, Vigia, Ajudante de Pedreiro, Auxiliar de Serviços Gerais (Higienização), Auxiliar de Serviços Gerais (Lavanderia), Contínuo, Pedreiro e Pintor.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site www.iuds.org.br, até 26 de janeiro de 2014. As taxas são de R$ 20, R$ 22 ou R$ 25, dependendo do cargo. 

As provas serão aplicadas na cidade de Caçapava - SP, na data prevista de 16 de fevereiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados oportunamente. O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no dia 17 de fevereiro. 

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período.

Prefeitura de Matupá - MT publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Matupá, cidade localizada a 720 km de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, publicou edital nº. 001/2014 para a realização de processo seletivo, destinado ao provimento de 42 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 2.852,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

A realização deste certame ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, Secretaria Municipal de Saúde de Matupá e a Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado.

Cargos
- Nível Fundamental: Manutenção e Limpeza, Motorista e Agente de Serviços Públicos;

- Nível Médio: Auxiliar de Creche, Nutrição Escolar, Fiscal de Vigilância Sanitária, Agente de Combate às Endemias, Técnico em Enfermagem e Agente Administrativo;

- Nível Superior: Enfermeiro, Odontólogo, Assistente Social, Professor de Pedagogia - Séries Iniciais e Educação Infantil, Professores de Matemática, História, Educação Física e Letras.

Inscrições
As inscrições serão realizadas das 07:30h às 11:00h e 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 17 de janeiro de 2014, na Secretaria Municipal de Educação sito à Avenida Sebastião Alves Junior, n° 106, Bairro Setor Industrial, ao lado do Banco HSBC, CEP: 78525-000 Matupá/MT.

Provas
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas provavelmente no dia 26 de Janeiro de 2014, no período matutino, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível no seguinte endereço eletrônico: www.diariomunicipal.com.br/amm-mt, www.matupa.mt.gov.br e será afixado no local de costume.

Validade
O certame terá prazo de validade de 01 ano, contados a partir de sua homologação, não podendo ser prorrogado.

Aberto processo seletivo na Prefeitura de Ubaíra - BA

A Prefeitura de Ubaíra, município que dista cerca de 270 km da capital de Salvador, lançou edital nº 01/2014 de processo seletivo, que visa preencher 69 vagas nas áreas das Secretarias de Educação, Saúde, Administração, Infraestrutura e Ação Social para posse imediata. O regime de trabalho para todos os cargos é de 20, 30 ou 40 horas semanais. Das vagas oferecidas, 5% são para candidatos portadores de necessidades especiais.

As oportunidades contemplam todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental incompleto até o superior completo, por salários entre R$ 724,00 e R$ 3.792,72.

O maior número de vagas é para Educação, a qual dispõe de 46 vagas para os cargos de Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Auxiliar de Vigilância Escolar, Motorista Escolar, Assistente Administrativo Educacional, Professor Nível I, Professor Nivel II –Habilitação (Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Inglês e Matemática), Nutricionista e Pedagogo.

Na área da Saúde, estão sendo disponibilizadas 10 vagas para Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Nutricionista, Enfermeiro, Médico Clínico – Centro de Saúde, Médico Clínico – PSF, Assistente Social e Dentista.

Para a Secretaria de Ação Social estão abertas 06 vagas nas funções de Auxiliar de serviços Gerais, Motorista, Auxiliar Administrativo, Assistente Social e Psicólogo.

Quem pretende ingressar na área de Infraestrutura, há 04 chances para Auxiliar de serviços gerais e Motorista.

O menor número de vagas é para área da Administração que oferta 03 vagas para as funções de Auxiliar de serviços Gerais, Motorista e Auxiliar Administrativo.

Os interessados no certame deverão se inscrever entre os dias 08 e 19 de janeiro de 2014, somente pela internet, no endereço eletrônico http://www.seprod.com.br.

Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu nível de escolaridade, sendo R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 40,00 nível médio/curso técnico e R$ 50,00 para nível superior.

A seleção para os empregos compreenderá exame para aferir conhecimentos e habilidades, mediante aplicação de prova objetiva (caráter classificatório e eliminatório), que será aplicada provavelmente no dia 16 de fevereiro de 2014, para todos os empregos. Já a prova prática (caráter eliminatório) para motorista; e prova de títulos (caráter classificatório) para cargos de nível superior e professor nível I estão previstas para serem aplicadas no dia 16 de março de 2014.

O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado até o 2º dia útil após a realização das respectivas provas. O resultado final de todas as etapas será publicado no dia 26 de março de 2014, pelo www.seprod.com.br.

O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, podendo ser prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Prefeitura de Antônio Carlos - SC divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Antônio Carlos, no estado de Santa Catarina, divulgou edital nº. 001/2014, de processo seletivo, com o objetivo de contratar temporariamente 16 profissionais de níveis fundamental e superior. As oportunidades são para os cargos de Professor, Monitor de Transporte Escolar e Nutricionista. O salário é de até R$ 1.567,00, por jornada de 30 a 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 07 a 20 de janeiro de 2014, na Secretaria Municipal de Administração e Finanças, localizada na Praça Anchieta, nº 10, Centro.

A taxa de inscrição para os cargos cujo, habilitação necessita de nível superior será de R$ 30,00, e para os demais cargos será de R$ 15,00. 

De acordo com a publicação, a prova escrita será realizada no dia 26 de janeiro de 2014, as 10:00 horas, cujo local será divulgado exclusivamente no site da Prefeitura www.antoniocarlos.sc.gov.br até o dia 17 de janeiro de 2014.

A validade do Processo Seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.
O edital completo será disponibilizado no site www.antoniocarlos.sc.gov.br.  

Prefeitura de Miguel Alves - PI promove processo seletivo

A Prefeitura de Miguel Alves, no estado do Piauí, abriu edital n° 001/2014 de processo seletivo, organizado pela empresa Gabriel & Gabriel Consultoria Projetos e Serviços Ltda. O certame oferece 148 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 6.500,00 em jornadas de 20h, 24h, 30h e 40h semanais.

Cargos
Nível Fundamental - Agente Comunitário de Saúde;

Nível Médio - Técnico de Enfermagem - PSF, Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal, Técnico de Radiologia, Abordagem Social, Auxiliar Administrativo, Oficineiro de Danças, Esportes, Capoeira, Artes e Orientador Social;

Nível Superior - Enfermeiro, Enfermeiro - PSF, Dentista, Médico - PSF, Médico Plantonista, Psiquiatra, Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Educador Físico, Psicólogo, Professores de Português, Matemática, Inglês e Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Inscrições
O candidato deve realizar a inscrição até o dia 17 de janeiro de 2014, na sede da Prefeitura Municipal de Miguel Alves, das 8h às 17h. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
O certame constará de prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, além de análise curricular para cargos de nível superior e professor. A prova será realizada no dia 26 de janeiro de 2014, na cidade de Miguel Alves, em locais e horários a serem definidos e divulgados com antecedência.

O gabarito será publicado na data provável de 26 e/ou 27 de janeiro, na Prefeitura Municipal de Miguel Alves às 14h e no endereço eletrônico www.gabrielexcelencia.net.br.

Validade
A validade do certame é de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a conveniência da administração pública por igual período.

Prefeitura de Paranaíba - MS publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Paranaíba, no estado do Mato Grosso do Sul, publicou edital n° 001/2014 de processo seletivo para contratação de técnicos de nível superior, visando à contratação de profissionais por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS e Centros de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS.

São ofertadas 15 vagas, sendo 10 imediatas e 05 para cadastro de reserva, com salário de R$ 1.916,26 em carga horária de 20 horas semanais. As chances são para os cargos de assistente social e psicólogo.

As inscrições serão realizadas gratuitamente no período de 13 a 17 de Janeiro de 2014 no horário compreendido entre as 07:30 às 11:00 hs na Sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Av. Cel. Gustavo Rodrigues da Silva, nº1875, Bairro: Santo Antônio, Cep: 79.500. 000 – Paranaíba-MS.

Os inscritos passarão por análise da documentação entregue (habilitação), prova oral e análise de títulos.

Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (CETAS) RO abre processo seletivo

O Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde – CETAS, no estado de Rondônia, está com as inscrições abertas para os editais de processo seletivo nº 01 e 02/2014. A finalidade é contratar profissionais que atuem no Serviço para Atividade de Instrutoria. Os instrutores contratados ganharão até R$ 55 por hora-aula, por jornada máxima de trabalho de 20 horas semanais.

Os selecionados serão lotados em Porto Velho e Ji-Paraná.

As inscrições para ambos os editais ficarão disponíveis de 09 a 17 de janeiro de 2014, em Porto Velho, no Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde – CETAS, Rua Rafael Vaz e Silva, n. 3047, Bairro Liberdade, nos horários das 07h30 às 16h (exceto às sextas-feiras, que é das das 07h30 às 13h). Há unidade de inscrição também em Ji-Paraná, localizada na I Gerência Regional de Saúde – GRS, localizada na Rua Júlio Guerra, nº. 388, Centro, das 8h às 13h.

Os candidatos serão selecionados por Análise de Títulos e a lista com o nome dos aprovados deve constar nos mesmos endereços onde pode ser feita a inscrição, bem como nos sites www.rondonia.ro.gov.br e www.cetas.ro.gov.br.

A validade dos processos seletivos é de um (01) ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Autoexame da tireoide pode ajudar a detectar nódulos; veja como fazer

Foto: Reprodução
Bem Estar mostrou como observar alteração na glândula. Médicos falaram também sobre sinais do hipotireoidismo e hipertireoidismo

A tireoide é uma glândula que fica na região do pescoço e pode sofrer alguns problemas, como disfunções ou  surgimento de nódulos - isso é mais comum nas mulheres e estima-se que quase 50% das que têm mais de 50 anos tenham ou vão ter algum nódulo, como explicaram os endocrinologistas Alfredo Halpern e Cintia Cercato no Bem Estar.

Se identificado, a maior preocupação é que o nódulo seja maligno, mas no caso da tireoide, na maioria das vezes ele é benigno. Nesse caso, o nódulo deve ser acompanhado uma vez por ano através do exame de ultrassom – se permanecer com a mesma forma e tamanho, nada precisa ser feito; mas se crescer, pode ser que precise ser puncionado com uma agulha fina.

Ele deve ser puncionado também se for maior do que 1 centímetro, se for detectado em pessoas muito jovens (abaixo de 18 anos) ou muito velhas (acima de 60 anos) ou tiver características, como contorno indefinido, calcificação interior de um nódulo recente ou vascularização central ou periférica.


Se o nódulo for maligno e o paciente tiver câncer, o endocrinologista Alfredo Halpern ressalta que esse tipo da doença, na tireoide, é um dos menos agressivos e, se for diagnosticado no início e tratado do jeito certo, tem grandes chances de cura.

Geralmente, é necessário retirar a glândula e fazer reposição hormonal, mas existem casos ainda em que o médico indica a iodoterapia, um tratamento que usa iodo 131 para eliminar todos os possíveis focos de tecido que não tenham sido removidos cirurgicamente.

Segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, mulheres com mais de 35 anos, pessoas com histórico familiar de hipotireoidismo, pessoas que sofreram radiação na cabeça ou pescoço ou pessoas com doenças autoimunes devem fazer exames e investigar problemas na tireoide.

Tireoide (Foto: Arte/G1)

Tireoidite de Hashimoto e hipotireoidismo
Em relação às doenças autoimunes, a endocrinologista Cintia Cercato explica que há uma delas, chamada de tireoidite de Hashimoto, que é a principal causa de hipotireoidismo.

Ela acontece porque há um erro no sistema imunológico e o organismo começa a produzir anticorpos contra as células da tireoide, provocando uma inflamação. Esses anticorpos destroem a glândula ou causam uma redução em sua atividade, diminuindo a produção dos hormônios T3 e T4, levando ao hipotireoidismo.

De acordo com os médicos, essa doença tem fatores genéticos e é mais comum em mulheres e pessoas mais velhas. Estudos mostram ainda que a deficiência de selênio no organismo também pode ser uma das causas – a recomendação, portanto, é ingerir uma castanha do Pará por dia para repor essa ausência da substância.

Um dos problemas da tireoidite de Hashimoto é que ela não dá sintomas típicos e por ser uma doença de evolução lenta, só dá sinais quando o hipotireoidismo já está instalado. Nesse caso, o paciente pode ter cansaço, depressão, falta de iniciativa, pele seca e fria, prisão de ventre, diminuição da frequência cardíaca, voz mais grossa, redução do apetite, sonolência, reflexos mais vagarosos, intolerância ao frio, cãibras, alterações menstruais nas mulheres, alterações na libido dos homens e ganho de peso.

Esses sintomas podem se agravar conforme a doença evolui e o paciente pode se sentir cada vez mais cansado e com menos energia, como foi o caso da esteticista Miriam Verrone, mostrada na reportagem do Alysson Maruyama, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Pode ocorrer ainda um aumento no tamanho da tireoide, como explicaram os médicos.

Esse aumento da glândula, inclusive, é um dos sinais que ajudam no diagnóstico. Para ajudar a detectar a doença, o médico pode pedir ainda exames de sangue para avaliar a quantidade dos hormônios T3 e T4, produzidos pela tireoide, do hormônio TSH, produzido pela hipófise, e a presença de anticorpos. Se confirmado, o tratamento quase sempre é longo e exige a dosagem dos níveis hormonais algumas vezes ao ano – a suplementação, no entanto, varia de acordo com o grau de deficiência do paciente.

Doença de Graves e hipertireoidismo
Ao contrário da tireoidite de Hashimoto, a doença de Graves causa uma produção exagerada dos hormônios tireoidianos. Também é uma doença autoimune e de fatores genéticos, que pode ser detectada pelo aumento do volume da tireoide e pelo excesso de hormônios no sangue.

Os sintomas são aceleração dos batimentos cardíacos, nervosismo, ansiedade, irritação, mãos trêmulas e que suam muito, perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes e probabilidade de aumento da sudorese, queda de cabelo, rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação, fraqueza nos músculos, especialmente nos braços e coxas, intestino solto, perda de peso importante, alterações no período menstrual nas mulheres e olhos saltados, com ou sem visão dupla.

Confira abaixo como fazer o autoexame para identificar nódulos e outras alterações na tireoide - recomendação do endocrinologista João Eduardo Salles é que ele seja feito uma vez a cada 6 meses.

Autoexame da tireoide

- Com um espelho, procure no pescoço a região logo abaixo do "pomo de adão", onde fica a tireoide

- Incline o pescoço para trás, para deixar a região mais exposta

- Beba um pouco de água

- Ao engolir, a tireoide vai subir e descer; nesse momento, observe se há algum caroço ou saliência

- Se houver alguma anormalidade, procure um endocrinologista

G1

Europeus 'exportam' idosos para asilos na Tailândia

BBC
Custos altos e qualidade duvidosa na Europa têm feito famílias
 optarem pela Tailândia
Custos mais baixos, aliado à tradição de cuidados aos mais velhos, fazem país asiático se tornar o destino de suíços e alemães idosos

Mandar um parente idoso a uma casa de repouso costuma ser uma decisão difícil e carregada de emoção. E, então, se essa casa de repouso estiver em outro continente?

Sybille Wiedmer, de Zurique (Suíça), está fazendo as malas para uma viagem à Tailândia, mas não para passar férias.

Ela está indo visitar sua mãe, que mora em uma casa de repouso na cidade tailandesa de Chiang Mai.

'Muitas pessoas ficaram chocadas a princípio e me perguntaram: 'Como você pode fazer isso? Como você ousa? Você não poderá visitá-la'', lembra Wiedmer. 'Eu respondia que, quando eu a visitava aqui, meia hora depois ela já não me reconhecia. Ela esquecia.'

Elisabeth, a mãe de Sybille, tem 91 anos e sofre de demência, que lhe traz dificuldades em recordar eventos recentes. Ela vive há mais de quatro anos em uma casa de repouso tailandesa com outra dúzia de idosos alemães e suíços.

'Não estou aqui faz tempo. Mas me tratam bem. Faz quanto tempo que estou aqui?', Elisabeth pergunta. Ao ouvir a resposta, se espanta: 'Quatro anos e meio? Estou velha.'

Crise
Observando-se os dados, fica mais fácil entender por que algumas famílias europeias têm decidido buscar ajuda para seus idosos no exterior.

Os custos de cuidadores são significativamente mais baixos na Tailândia, onde o serviço também têm reputação muito boa.

No caso de Elisabeth, sua família escolheu o país asiático em parte porque ela havia passado parte de sua vida na Ásia, com seu marido (já falecido) - ou seja, o ambiente teria algo de familiar.

Mas o fator-chave, diz Sybille, foi o tipo de cuidado que sua mãe receberia.

'O tratamento é muito mais individualizado e, como posso dizer?, amoroso', opina.

Ao mesmo tempo, os custos de cuidados com idosos crescem na Europa, em ritmo maior do que a qualidade do serviço.

Em parte, esse problema se deve à demanda: como as pessoas vivem mais, crescem os problemas crônicos relacionados à idade.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) calcula que, até 2050, deve quadruplicar o número de pessoas com mais de 80 anos - idade a partir da qual estima-se que 1 a cada 6 pessoas desenvolva demência.

Além disso, um relatório da Sociedade do Alzheimer mostra que 80% dos atuais moradores das casas de repouso têm problemas severos de memória. Claramente a necessidade por serviço especializado vai aumentar.

Custos e cuidados
Mas, num momento em que os europeus tentam cortar gastos, arcar com as contas de uma boa casa de repouso está fora de cogitação para muitos.

Na Suíça, esses custos mensais variam entre US$ 5 mil e US$ 10 mil (R$ 11,8 mil a R$ 47,5 mil). Na Tailândia, porém, caem para US$ 3 mil por mês (perto de R$ 7 mil), com uma oferta maior de serviços.

Episódios recentes de maus-tratos de idosos vistos em países como a Grã-Bretanha também têm estimulado europeus a mandarem seus parentes mais velhos ao exterior.

'Percebemos que o abuso é o maior temor (entre as famílias que internam seus idosos)', diz Chris Quincy, conselheiro na Sociedade de Alzheimer.

Cultura tailandesa
Já a Tailândia, por sua vez, tem o cuidado com idosos enraizado em sua cultura.

O suíço Martin Woodtli, diretor de uma casa de repouso em Chang Mai, diz que seus pacientes recebem tratamento com melhor relação custo-benefício do que teriam na Europa.

'Podemos ter três ou quatro cuidadores para uma pessoa durante 24 horas. Isso não seria possível na Europa', argumenta.

Mesmo assim, a cuidadora La, que cuida diariamente de Elisabeth, não acha que essa seria uma opção para sua própria família.

'Acho que nós (tailandeses) não precisamos vir para cá. Se você tem uma filha, ela cuidará de você em casa, morando junto', diz La.

Dilema moral
Sybille tentou cuidar da mãe por conta própria, mas - como em muitos casos de pessoas com demência - a tarefa se tornou impossível.

'Ela ficava muito agressiva. Isso tornava a situação muito difícil, muito ruim', lembra.

Ainda que muitos parentes sofram de imensa culpa por enviar seus parentes a casas de repouso, Quince, da Sociedade de Alzheimer, diz que muitas vezes esse é o caminho certo.

'Muitos gostariam de continuar a cuidar (de seus idosos) em casa, mas não conseguem', disse à BBC. 'Às vezes, não há escolha senão a casa de repouso, (pelo risco) de um acidente ou uma doença.'

Apesar da distância, Sybille fala com Elisabeth via Skype quase todos os dias e vai à Tailândia ao menos duas vezes por ano.

Mas Markus Leser, da Associação de Casas de Repouso da Suíça, não está convencido de que enviar os idosos ao exterior seja a melhor solução.

'A mudança da própria casa à casa de repouso é um grande passo. O passo de ir à Tailândia é muito maior por causa da língua e da provável separação da família', defende. 'Claro que é mais barato. Mas se a decisão é sobre meu pai ou minha mãe, não deve focar apenas em custos.'

De qualquer forma, ante uma geração que, aos 40 ou 50 anos, vivencia uma crise financeira ao mesmo tempo em que cuida tanto dos filhos como dos pais idosos, é bem possível que muitas pessoas como Elisabeth acabem recebendo seu tratamento bem longe de casa.

G1

Estudo revela que mundo tem mais fumantes do que em 1980

Segundo estudo, número de fumantes é maior atualmente do que em 1980. (Foto: AP Photo/Dave Martin, File)
Foto: AP Photo/Dave Martin, File
Segundo estudo, número de fumantes é maior atualmente do que em 1980
Pesquisa levou em conta dados de 187 países coletados desde 1980. Porcentagem de fumantes em relação à população total caiu no período

Mais pessoas fumam no mundo todo hoje do que em 1980, à medida que o crescimento populacional dispara e cigarros ganham popularidade em países emergentes, como China, Índia e Rússia, embora as taxas de tabagismo tenham diminuído nas últimas décadas, alertaram cientistas nesta terça-feira (7).

Em todo o mundo, o número de fumantes subiu de 721 milhões em 1980 para 967 milhões em 2012. O número de cigarros fumados anualmente também aumentou 26% nas últimas três décadas.

Segundo o informe, o aumento no número de fumantes ocorre apesar do declínio generalizado das taxas de tabagismo nas décadas recentes porque mais pessoas se conscientizaram dos riscos do tabaco para a saúde.

A China, por exemplo, tinha 100 milhões de fumantes a mais em 2012 do que há três décadas (182 milhões a 282 milhões), embora a taxa de tabagismo tenha caído de 30% para 24% da população neste período, ressaltaram especialistas no estudo publicado na revista científica "The Journal of the American Medical Association" (JAMA).

A Índia ganhou 35 milhões de novos fumantes - elevando seu total para 110 milhões - mesmo com a queda da taxa de tabagismo de 19% para 13% da população. A Rússia, onde cerca de um terço da população fuma, ganhou um milhão de fumantes desde 1980.

Os dados foram publicados como parte de uma série de artigos relacionados ao tabagismo para coincidir com os 50 anos do primeiro relatório do US Surgeon General sobre os riscos do tabaco.

"Uma vez que sabemos que a metade de todos os fumantes acabará morrendo por causa do cigarro, um número maior de fumantes significará um aumento maciço das mortes prematuras em nosso tempo de vida", advertiu o coautor do estudo, Alan Lopez, da Universidade de Melbourne.

O estudo, conduzido pelo Instituto de Métrica e Avaliação para a Saúde da Universidade de Washington, mediu dados de 187 países, e descobriu que a taxa mundial de tabagismo entre os homens era de 41% em 1980, mas desde então caiu para 31%, em média.

Entre as mulheres, a prevalência estimada de consumo diário de tabaco era de 10,6% em 1980 e em 2012 este percentual havia caído para 6,2%. Segundo a pesquisa, o declínio mais rápido teve início em meados dos anos 1990, mas o tabagismo voltou a aumentar entre os homens desde 2010.

"Esta desaceleração na tendência global (de redução do tabagismo) se deveu, em parte, ao aumento do número de fumantes desde 2006 em muitos grandes países, incluindo Bangladesh, China, Indonésia e Rússia", destacou o estudo.

"Os maiores riscos de saúde são mais propensos de ocorrer em países com alta prevalência e consumo elevado", destacou o estudo, citando entre estes países China, Grécia, Irlanda, Itália, Japão, Kuwait, Coreia, Filipinas, Uruguai, Suíça e Rússia.

Em 2012, as maiores taxas de tabagismo entre os homens foram registradas no Timor Leste (61%) e na Indonésia (57%), seguidos de Armênia (51,5%), Rússia (51%) e Chipre (48%). Os principais países com mulheres fumantes foram Grécia (34,7%) e Bulgária (31,5%).

A Áustria tinha uma taxa de tabagismo de 28,3%, seguida da França (27,7%) e da Bélgica (26,1%). Uma proporção maior de mulheres fumava na França em 2012 (28%) do que em 1980 (19%), enquanto a taxa de tabagismo entre os homens foi na direção oposta, caindo de 42% para 34%. No total, a França tinha 14 milhões de fumantes em 2012, dois milhões a mais do que em 1980.

O estudo também mediu quantos cigarros, em média, foram consumidos por pessoa em 2012, e descobriu que a Mauritânia teve o número maior, com 41 ou dois maços por dia.

"Uma vez que o cigarro permanece uma ameaça à saúde da população mundial, são necessários esforços intensificados para controlar seu uso", destacou o estudo.

A pesquisa também analisou onde no mundo foram obtidos os maiores ganhos na luta contra o tabagismo desde 1980, particularmente em países onde mais de uma em cada cinco pessoas fumavam. Islândia, México e Canadá tiveram os declínios mais significativos (3%), seguidos de Suécia, Noruega e Dinamarca.


G1