Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Vitamina D na gravidez pode deixar bebês com músculos mais fortes

vitamina c - Foto Getty ImagesEles ficam menos suscetíveis a quedas e fraturas na velhice, diz estudo
 
Crianças são propensas a ter músculos fortes se suas mães tiveram um nível mais elevado de vitamina D em seu corpo durante a gravidez. É o que afirma um estudo da Universidade de Southampton (Reino Unido), publicado em janeiro no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.

Os autores acompanharam quase 700 mães inglesas e seus filhos. Eles compararam os níveis de vitamina D no corpo dessas mulheres quando grávidas e avaliaram o quão bem seus filhos poderiam espremer um sensor de pressão aos quatro anos de idade.

Os resultados mostraram que crianças cujas mães tomaram vitamina D durante a gravidez tiveram apertos mais fortes e maior massa muscular quando chegaram a idade avaliada. Quanto mais vitamina D a mulher absorvera durante a gravidez, mais forte era o aperto de seu filho.

Segundo os cientistas, a vitamina D tem um efeito sobre a forma como as fibras musculares crescem no útero, ajudando os bebês a trabalhar melhor a musculatura após o nascimento. Eles afirmam que jovens com músculos fortes são menos suscetíveis a quedas e fraturas debilitantes na velhice.

Embora a vitamina D seja encontrada em peixes oleosos e outros alimentos, é sobretudo criada pelo organismo quando a nossa pele é exposta à luz solar.

Nutrientes que devem marcar presença no prato da gestante
Durante a gravidez, a mulher deve adotar e mudar uma série de hábitos, principalmente alimentares. Afinal, o crescimento e o desenvolvimento do feto dependem exclusivamente da nutrição materna. Um estudo feito nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha verificou que mais da metade das gestantes analisadas, tanto adolescentes quanto adultas, não consomem as quantidades adequadas de nutrientes necessários para a plena formação do feto.
 
Segundo a nutricionista Amanda Epifânio, do Citen, há uma necessidade ainda maior de consumir diversas vitaminas e minerais durante a gestação, e as deficiências nutricionais podem provocar desde um peso abaixo do ideal no recém-nascido até uma má formação fetal. "Algumas grávidas, inclusive, requerem atenção especial e suplementação extra alimentar", conta.
 
Confira abaixo o cardápio que não pode faltar na dieta da gestante e por que esses nutrientes são tão importantes:
 
Vitamina C
A gestante deve consumir cerca de 85mg por dia desse nutriente, pois, segundo a nutricionista Simone Freire, ele participa da formação do colágeno e auxilia na formação dos ossos, juntamente com outros minerais e vitaminas. "Essa recomendação é fácil de ser atingida, visto que os alimentos ricos em vitamina C são facilmente encontrados no Brasil", diz. A gestante deve ingerir frutas como acerola, goiaba, laranja, abacaxi, kiwi e caju.                     
 
Ácido Fólico
A recomendação de consumo desse nutriente para as gestantes é de 600ug por dia, porém este valor não é atingido somente com a alimentação. A nutricionista Simone explica que uma dieta com 2.200kcal é capaz de atingir somente 250ug de ácido fólico, aproximadamente. "Uma das grandes funções dessa vitamina é construir o tubo neural do bebê", afirma.

Como a formação dessa estrutura se completa até o 28º dia da gestação, o ideal é que a gestante comece a tomar uma suplementação de ácido fólico um mês antes da gestação, aconselha Simone. Além da suplementação, é importante comer alimentos ricos em ácido fólico, que são folhas verdes escuras, feijões, frutas cítricas, fígado e leite. 
 
Cálcio
Muito importante para a formação óssea do bebê, além de auxiliar no ajuste da pressão arterial da gestante, prevenindo a hipertensão gestacional ou pré-eclampsia. Os alimentos ricos em cálcio são: leite e derivados - como iogurtes e queijos - e vegetais folhosos verdes escuros, esses últimos, porém, com menor aproveitamento do nutriente. "Existem opções de extratos de soja com sabor e enriquecidos com cálcio para as pessoas com intolerância à lactose ou alergia a proteínas do leite", lembra Simone. A recomendação é de 1000mg/dia. 
 
Fósforo, potássio e magnésio
Segundo a nutricionista Amanda Epifânio, a ingestão adequada desses nutrientes está associada, juntamente com o cálcio, à prevenção de hipertensão gestacional ou pré-eclampsia. Para conseguir as quantidades adequadas, a gestante deve ter uma dieta diária com três a quatro porções de frutas variadas (fontes de potássio); três porções de cereais integrais - principalmente pães e arroz - (fontes de magnésio); e três porções de laticínios magros (fontes de cálcio e fósforo). 
 
Vitamina D
"Essa vitamina equilibra o cálcio durante a gravidez, passa pela placenta e se apresenta no sangue fetal na mesma concentração do que na circulação materna", aponta Simone. A vitamina D pode ser adquirida com auxílio dos raios solares - lembrando que os melhores horários para tomar sol são antes das 10h e após às 16h -, além da ingestão de alimentos como ovos, carnes e leites. A recomendação é de mais 10ug/dia. 
 
Vitamina B6
A ingestão de vitamina B6 - 1,9mg/dia - é importante para a gestante no sentido de auxiliar a formação de novos tecidos e a fabricação da niacina, outra vitamina do complexo B, essencial para o corpo funcionar melhor e com mais energia. "Existem trabalhos apontando que a deficiência dessa vitamina pode contribuir com quadros de depressão durante a gravidez", conta Simone. A vitamina B6 pode ser encontrada em carnes, peixes, aves e fígado. 
 
Vitamina A
Segundo a nutricionista Simone Freire, a vitamina A tem funções específicas na resposta imunológica e é essencial para a visão. Recomenda-se a ingestão de 770ug por dia, o que não é muito diferente da recomendação para mulheres não grávidas (700ug/dia), já que existem pesquisas apontando que essa vitamina pode ser tóxica ou causar danos ao feto quando ingerida em grandes quantidades nos primeiros meses de gestação.

Existem duas principais fontes alimentares dessa vitamina. A primeira é indireta e de origem vegetal, incluindo alimentos alaranjados, como cenoura, mamão, manga, abóbora e qualquer outro que contenha betacaroteno (precursor da vitamina A). A segunda fonte é de origem animal e está na sua forma ativa, podendo ser encontrada nos ovos e nas carnes, principalmente no fígado. 
 
Ferro
A partir do 2º trimestre de gestação, a futura mãe adquire mais massa celular, principalmente de glóbulos vermelhos, e o feto começa a criar a sua reserva de ferro. Por conta disso, é de extrema importância que a gestante absorva quantidade suficiente para suprir ambas as demandas.

O valor diário recomendado é de cerca de 27mg, alcançado apenas com suplementação. "Uma alimentação normal chega a atingir de 6 a 7mg/dia por 1000kcal. Para atingir as quantidade adequadas de ferro sem suplementação, seria necessário consumir 5000kcal por dia, o que é inviável", diz Simone. Porém, mesmo que a gestante tome suplementos férreos, é importante ter uma alimentação rica nesse nutriente.

Entre as fontes de ferro heme - melhor absorvido pelo organismo -, estão carnes e vísceras. Já as fontes de ferro não heme - com menor aproveitamento - são os feijões, legumes, vegetais de folha escura e ovos. "A vitamina C auxilia na absorção do ferro não heme e, por isso, é importante que os dois nutrientes estejam juntos na mesma refeição", conta Simone.
 
Zinco
De acordo com Simone, "o zinco é extremamente importante para auxiliar o crescimento celular, tanto da gestante como do feto". A recomendação é de 11mg/dia e esses valores também só são atingidos com suplementação. É indicado, inclusive, que a suplementação de zinco seja feita junto com a de ferro. Os alimentos ricos em zinco são ostras, frutos do mar, peixes, fígado, peru e carnes. 
 
Proteínas
A nutricionista Simone Freire explica que a ingestão adequada de proteínas tem relação direta com a velocidade de formação dos tecidos da gestante e do bebê. O valor recomendado para grávidas é de 71g por dia, sendo que metade desse valor deve provir de carnes, aves e ovos e a outra metade, de alimentos de origem vegetal, como os feijões e derivados. 
 
Carboidratos
A necessidade de carboidratos aumenta porque o metabolismo da gestante está mais acelerado e, por conta disso, precisa de mais energia. A indicação é de 175g de carboidratos por dia. Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia e granola são excelentes fontes desse elemento. 
 
Minha Vida

Saiba como passar o fio dental usando o aparelho ortodôntico

Três dicas para tornar a higiene oral mais fácil para crianças
 
Encorajar crianças a usar fio dental é um desafio para a maioria dos pais e fica ainda mais desafiador quando as crianças usam aparelho ortodôntico. Os fios dos aparelhos impedem o uso tradicional do fio dental e é muito difícil de usá-lo. O aparelho ortodôntico é parte importante para manter um sorriso saudável, mas exige o comprometimento dos pais e responsáveis para garantir que os dentes das crianças fiquem saudáveis enquanto estão sendo corrigidos.
 
Aqui estão três dicas  para facilitar a utilização do fio dental regularmente por uma criança com aparelho:

Use a ferramenta correta
Usar o fio dental quando se tem aparelho é difícil e frustrante. Passar o fio entre os dentes acima dos fios é quase como passar uma linha em uma agulha. Um passa fio ortodôntico é uma ferramenta barata e descartável. O passa fio é indispensável quando se passa o fio dental por entre o aparelho, porque permite puxar o fio através dos dentes acima dos fios e chegar à margem gengival.

Ajude crianças pequenas a usar fio dental
Não espere que crianças pequenas que usem aparelho tenham a destreza necessária para usar o fio dental. Você provavelmente vai precisar ajudar a criança a usar o fio dental. É melhor fazer com que se ajoelhe ou se sente em uma área bem iluminada, pois pode levar um bom tempo. Se sua criança tem dificuldade em ficar sentada quieta, coloque-a onde ela pode assistir a um programa favorito ou escutar música enquanto você passa o fio.

Use fio dental encerado
Fio dental não encerado tem maior chance de enganchar no aparelho e deixar fiapos. Quando usar fio dental no aparelho, é melhor usar um encerado com um passador de fio, que vai escorregar por entre os dentes sem enganchar nos fios e braquetes. Suavemente leve o fio até a margem gengival de cada dente antes de remover o fio e o passador e seguir para o próximo dente.
 
Cuidados orais são importantes para todas as crianças, mas as que usam aparelho devem ser especialmente encorajadas a cuidar dos dentes. Pais e responsáveis devem ter um papel ativo em garantir um cuidado oral adequado. Passar fio dental com aparelho vai levar quase o dobro do tempo de usar o fio em dentes sem aparelho, mas deve ser feito regularmente para prevenir gengivite e acúmulo de placa.
 
Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2014 Colgate-Palmolive.
 
Minha Vida

Adicione o "fio dental" à sua rotina diária

Estatísticas dizem que cerca de 80% das pessoas não usam produto
 
Se você se sente culpado por responder timidamente "nem sempre" quando seu dentista te pergunta sobre passar fio dental, você não é o único. Estatísticas dizem que cerca de 80% das pessoas não usam fio dental.
 
 Embora tenha ouvido sobre importância do fio dental, você provavelmente não presta atenção quando o dentista começa a falar sobre isso. Por alguma razão é um hábito difícil de incorporar, provavelmente porque leva tempo, faz bagunça, ou por ser mais uma coisa que você tem que fazer.
 
 Bom, acontece que essa parte de sua rotina diária vale cada segundo. Uma vez que sua escova de dente não consegue alcançar cada canto da sua boca (como entre os dentes), o fio dental é a melhor maneira de remover qualquer partícula de comida e placa para prevenir cárie nos dentes e gengivite (inflamação do tecido da gengiva). Como um bônus, ajuda a prevenir o mau hálito, uma vez que pode impedir que bactérias se formem nesses lugares difíceis de alcançar.
 
O fio dental é importante para manter a gengiva saudável e prevenir doenças periodontais. Sua saúde bucal está ligada a sua saúde física e não escovar ou passar fio dental nos dentes realmente pode te deixar suscetível a infecções.
 
 Além de reconhecer que o uso do fio dental é um bom hábito,  você pode adicionar isso à sua rotina diária se você tem problema com o fio dental tradicional. Há várias opções que podem ser usadas para limpar entre os dentes. Os primeiros são o floss pick e o grampo de fio. Essas engenhocas úteis são fáceis de usar, rápidas e legais. Para pessoas com espaço entre os dentes, utilize uma escova interdental. Ao fim de cada dia, você verá como, logo após passar o fio, sua boca fica refrescante e com a sensação de que acabou de sair do dentista.
 
Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2014 Colgate-Palmolive.
 
Minha Vida

Aplique o protetor solar corretamente em sete passos

Protetor solar - Foto: Getty ImagesDescubra qual é a quantidade certa e o FPS mínimo para a sua pele
 
Grande parte do território brasileiro está localizada entre o Trópico de Capricórnio e a Linha do Equador, a área do planeta mais próxima ao sol.
 
Na prática, isso significa que as pessoas que residem no país receberão os raios solares com maior intensidade.
 
Não é de se espantar que o câncer da pele seja o tipo de tumor mais incidente na população - cerca de 25% dos cânceres diagnosticados são de pele. Além disso, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 62% dos brasileiros não usam protetor solar.
 
Entre os que usam o produto, ainda de acordo com estudos da Sociedade brasileira de dermatologia, somente 25% aplica o protetor solar corretamente. Apesar de parecer fácil, aplicar o produto pode não ser uma tarefa tão simples assim.
 
Os cuidados vão desde a escolha do tipo de protetor solar até a reaplicação.
 
A seguir nós explicamos o passo a passo para acertar na proteção da pele:
 
Escolha a textura do protetor solar
Creme, gel, spray, sérum, com maquiagem e até mousse, existem diversas apresentações do protetor solar. Para saber qual é a melhor para você é preciso considerar alguns critérios. O primeiro deles é o tipo de pele. A dermatologista Érica Monteiro, do Instituto Protetores da Pele, explica que quem tem pele oleosa deve evitar as fórmulas mais gordurosas, que contêm algum tipo de óleo na composição. "O ideal para esse tipo de pele são as fórmulas em gel ou sérum". Já quem tem pele seca ou ressecada devem evitar a fórmula em gel, que vai ressaltar o problema.

Outro ponto a ser considerado é o fator de proteção solar que a sua pele precisa. "Os filtros em creme são bastante estáveis e conseguem carregar um Fator de Proteção Solar (FPS) mais alto, acima de 50", explica a dermatologista. "Para conseguir a textura leve característica, o sérum não deve levar muitos componentes, o que determina que seu FPS não pode ser alto, será no máximo 30". O mesmo acontece com o gel, que é mais fluido. Uma alternativa é usar o gel-creme, um intermediário entre as duas apresentações que pode ter um fator de proteção mais alto.

"No caso do spray e do mousse, muitos ingredientes responsáveis pela durabilidade do produto na pele não passam pelas suas válvulas, responsáveis por darem forma ao jato de protetor solar", explica a dermatologista. "Por isso, mesmo que o FPS seja alto, o produto tem que ser reaplicado com maior frequência".

A dermatologista Érica explica que é necessário muito cuidado na hora de escolher uma maquiagem e até de produtos como o BB cream que contêm protetor solar. "É preciso lembrar que o principal objetivo deste tipo de fórmula é outro, como o de maquiar, por isso a proteção solar fica em segundo plano e pode não ser tão eficiente assim". Nesse caso, a dermatologista recomenda utilizar um protetor solar que tenha cor de base. "Esse tipo de produto se propõe a ser um protetor solar antes de ser uma maquiagem, esse é seu objetivo principal. Esse tipo terá a proteção contra raios UVA e UVB medida em laboratório".

Dica: a dermatologista Érica Monteiro explica que quanto mais grossa for a textura do protetor, maior será a proteção que ele oferece à pele.                      
 
Filtro químico X Filtro físico
Por ser mais fácil de espalhar e ficar invisível sobre a pele, o filtro químico se tornou muito popular. Mas, entre os filtros em creme, existe mais uma opção que muita gente ainda não conhece: o filtro físico. Também conhecido como filtro inorgânico, este protetor feito à base de dióxido de titânio ou óxido de zinco cria uma barreira física sobre a pele, diminuindo a ação danosa do sol. Essa característica faz com que seus componentes reajam menos com a pele, reduzindo as chances de alergias e irritações. A desvantagem desse tipo de produto é que ele fica esbranquiçado na pele, no entanto, alguns protetores físicos têm cor de base, que disfarça o branco do produto. Assim como o protetor solar químico, o protetor físico pode ter uma ampla proteção contra os raios de sol. Para saber se o filtro é físico basta procurar a informação na embalagem do produto. 
 
Escolha o FPS
O número do FPS corresponde a quantas vezes a mais sua pele está protegida contra o efeito danoso do sol em comparação com nenhuma proteção. O fator de proteção solar médio recomendado para a população brasileira é 30, mas para escolher o FPS ideal para você primeiro é preciso conhecer seu tipo de pele. Quanto mais clara, maior a proteção necessária, maior o FPS. "Caso a pessoa seja muito clara, muito sensível ao sol ou já teve câncer de pele o ideal é o FPS 60", explica Érica Monteiro. "Já peles morenas escuras e negras, que são naturalmente protegidas contra os danos do sol, o FPS deve estar entre 15 e 20; peles morenas claras podem usar o filtro 30".

Sempre será necessário que o filtro solar tenha proteção contra os raios UVA e UVB. Os raios UVB são há mais tempo conhecidos como causadores do câncer de pele, mas os raios UVA, por reduzirem as defesas da pele, também têm participação no aparecimento da doença. O FPS, que aparece em destaque na embalagem da maioria dos filtros, é o responsável por proteger contra os raios UVB. Para proteger contra os raios UVA essa função é do PPD (do inglês, Persistent Pigment Dark). O valor do PPD deve ser de pelo menos um terço do FPS ? assim, um FPS 30 deve ter um PPD mínimo de 10. A atual legislação que regulamenta os protetores solares mostra essa informação apenas com os sinais + (proteção UVA leve); ++ (proteção UVA moderada; +++ (proteção UVA alta). Se a informação "proteção de amplo espectro"estiver presente na embalagem há proteção UVA e UVB no filtro.
 
Use a quantidade certa
A quantidade certa de protetor solar para prevenir os efeitos danosos do sol a ser aplicada na pele é de 2 mg/cm² , o que corresponde a cerca de 40 ml para um indivíduo que pese 70 Kg. Em medidas praticas, a dermatologista Érica Monteiro explica que deve ser aplicada uma colher de chá de protetor solar no rosto e no pescoço, uma colher de sopa de protetor para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás, uma colher de sopa para cada braço, uma colher de sopa para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna. Com essas quantidades, o ideal é que seu protetor dure no máximo três finais de semana.

 "Passando a quantidade correta de protetor solar você estará protegido com o FPS indicado na embalagem, caso contrário a proteção será diminuída", explica Érica Monteiro. "Antigamente a orientação era usar filtro solar com FPS 15, no entanto, alguns estudos mostraram que era comum que as pessoas passassem o protetor da maneira errada, diminuindo muito o FPS, por isso a orientação de valor de FPS passou a ser 30".   
 
Espalhe bem
O dermatologista Sérgio Schalka, coordenador do departamento de fotobiologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que cada tipo de protetor solar deve ser passado de uma forma específica. "Os cremes podem ser espalhados com movimentos circulares das mãos, já os fotoprotetores em gel devem ser aplicados em sentido único, sem fazer círculos, caso contrário o protetor solar irá esfarelar e a cobertura fica comprometida", explica. O dermatologista explica que, ao contrário do que se pensa, o spray deve ser borrifado generosamente sobre a pele para garantir uma cobertura, mas não deve ser espalhado com as mãos em seguida. Essa atitude prejudica a cobertura e pode expor algumas áreas do corpo a queimaduras. 
 
Como fazer a primeira aplicação
A primeira aplicação de protetor solar é a mais importante, principalmente quando você vai para a praia ou para a piscina, pois essa é a única oportunidade de criar um filme homogêneo sobre toda a pele. A dermatologista Érica Monteiro explica que a primeira aplicação deve ser feita em casa, sem roupas, sem transpiração e com a pele limpa. O maiô ou o biquíni podem mudar de posição com a movimentação e, consequentemente, alguma área pode ficar desprotegida e sofrer queimadura. A transpiração, por sua vez, pode dificultar a aplicação uniforme do filtro. Espalhe bem o filtro e espere que ele seque antes de vestir a roupa. Érica explica que, hoje em dia, a maioria dos protetores solares apresenta proteção imediata, no entanto, o mais importante é seguir as instruções do rótulo.

Lembre-se das áreas que geralmente são esquecidas, como dorso dos pés, mãos, nuca e orelhas. "É comum o aparecimento de feridas nas orelhas de pessoas de idade mais avançada em função da exposição ao sol", explica a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Esse tipo de lesão é chamado de queratose actínica e pode se transformar em câncer de pele.
 
Como fazer a reaplicação
A dermatologista Érica Monteiro explica que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é bastante rigorosa com as informações presentes no rótulo dos protetores solares, como tempo de reaplicação e tipos de radiação que o filtro protege. Mas, de forma geral, a dermatologista recomenda a reaplicação de três em três horas no dia a dia e de duas em duas horas caso você trabalhe ao ar livre, esteja transpirando excessivamente ou esteja na praia ou na piscina. Depois de entrar na piscina ou no mar, o indicado é se enxugar com a toalha e reaplicar o produto no corpo todo. 
 
Não se esqueça dos cuidados que vão além do protetor solar
O filtro solar não é o único responsável pela proteção da pele, o uso de chapéus, roupas e de outras medidas protetoras também tem a mesma importância. Segundo o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, divulgado em 28 de novembro de 2013, o horário de exposição ao sol deve ser anterior às nove horas da manhã e posterior às 15 horas da tarde. Ainda de acordo com o documento, a exposição intencional ao sol, como é realizada na praia e piscina, deve ser evitada e o dermatologista deve ser consultado periodicamente. Todas essas medidas juntas são eficientes na proteção da sua pele. 
 
Minha Vida

Comer abacate no almoço ajuda a evitar petiscos entre as refeições, aponta pesquisa

Comer abacate no almoço ajuda a evitar petiscos entre as refeições, aponta pesquisa Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação
Estudo de universidade norte-americana demonstra que fruta dá mais saciedade
 
Resistir aos petiscos entre uma refeição e outra nem sempre é fácil. Mas uma pesquisa da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, indica uma solução para esse problema: comer abacate durante o almoço.
 
O estudo analisou 26 adultos saudáveis com excesso de peso e tinha objetivo de analisar a influência do consumo da fruta em relação a saciedade, açúcar no sangue e níveis de insulina no corpo. Segundo os pesquisadores, aqueles que degustaram o abacate relataram 40% menos vontade de comer nas três hora seguintes e 28% depois de cinco horas.
 
— A saciedade é um fator importante no controle de peso, pois as pessoas que se sentem satisfeitas têm menos probabilidade de comer alimentos não saudáveis entre as refeições — afirmou a líder do estudo, Joan Sabaté.
 
Os pesquisadores afirmam que são necessários mais pesquisas para determinar se as conclusões do estudo podem ser aplicados ao público em geral. Entretanto, os resultados fornecem pistas e uma base promissora para descobrir os efeitos do abacate na saciedade, glicose e resposta da insulina. A pesquisa foi publicada no Nutrition Journal.
 
Zero Hora

Conheça os riscos de usar protetor solar vencido

Conheça os riscos de usar protetor solar vencido Charles Guerra/Agencia RBS
Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
Dermatologista alerta para risco de sensibilidade e diminuição da proteção
 
Mesmo sabendo que seu uso diário de protetor solar é fundamental para a saúde da pele, é somente no verão que ele ganha mais popularidade. Porém, muita gente ignora a data validade do filtro ao resgata-lo na gaveta e usa o produto mesmo vencido.
 
De acordo com a dermatologista Helua Mussa Gazi, a finalidade do protetor é fazer uma barreira de proteção na pele contra a passagem dos raios infravermelhos e ultravioletas do sol. Contudo, quando está vencido o índice de proteção tende a diminuir.
 
— O produto com o vencimento ultrapassado não protege a extensão da área que é exposta ao sol. Essa ineficiência além de acarretar, a longo prazo, melasmas na derme, provoca irritação e sensibilidade — explica a especialista.
 
Assim como fazemos com os alimentos, é muito importante ficar atento ao prazo de validade dos produtos para evitar o desencadeamento de problemas na pele.
 
— Os cosméticos possuem compostos em sua formulação que são passíveis de degradação como perfumes, conservantes e outras substâncias. Ao entrar em contato com a mucosa após o prazo de validade, essas substâncias favorecem ao surgimento de bactérias e fungos que podem provocar dermatite de contato, inchaço, bolhas, vermelhidão e lesão na córnea se utilizados próximo à região dos olhos — afirma Helua.
 
Atentar a aparência do produto, cheiro e consistência também é importante, mesmo quando o produto não está vencido.
 
— Produtos como maquiagem, por exemplo, mesmo dentro da validade tendem a proliferar bactérias. Por este motivo, é fundamental manter a higienização dos acessórios de aplicação como pincéis, esponjas e espátulas para evitar uma irritação no tecido cutâneo.
 
Vale lembrar também que o filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas, e a primeira aplicação deve ocorrer 30 minutos antes da exposição aos raios solares.
 
Zero Hora

Consumo regular de chocolate reduz gordura

Consumo regular de chocolate reduz gordura João Ricardo/Divulgação,Chocolates Prawer
Foto: João Ricardo / Divulgação,Chocolates Prawer
Estudo espanhol mostra que o ingestão do doce reduz a quantidade de gordura corporal
 
Depois de colhidas, as frutas de cacau são quebradas e têm as sementes retiradas, fermentadas e secadas ao sol. Ao serem torradas e moídas, produzem uma massa de consistência cremosa e cor bem escura. Essa é a matéria-prima básica para a fabricação do chocolate, que poderá receber os mais diversos ingredientes - como leite, açúcar, aromatizantes e gorduras vegetais - para agradar ao paladar dos inveterados chocólatras.
 
O grande número de adoradores que comemoram a invenção da iguaria ganharam um motivo a mais para celebrar. Em pesquisa publicada na revista científica Nutrition, cientistas espanhóis concluíram que o consumo de chocolate pode estar associado à diminuição da gordura corporal, especialmente daquela que mais incomoda: a abdominal.
 
O trabalho investigou o consumo de chocolate por 1.458 adolescentes de nove países europeus, incluindo a Espanha, com idade entre 12 e 17 anos. Os próprios voluntários autor relataram, em uma plataforma digital, a quantidade do alimento que foi ingerida por dois dias não consecutivos. Os pesquisadores, por sua vez, registraram características fisiológicas de cada participante, como o tamanho da circunferência abdominal, o índice de gordura total, além da altura e do peso - com os quais eles calcularam o índice de massa corporal (IMC). O resultado da análise dos dados surpreendeu os pesquisadores.
 
Os adolescentes com maior consumo de chocolate (em média 42,6g por dia) tiveram os níveis de marcadores de gordura mais baixos, eram mais ativos fisicamente, tinham mais energia e também a maior ingestão de gordura saturada. Tudo isso em comparação aos participantes com o menor consumo (em média 4,7g por dia). Os resultados mostraram-se independentes de gênero, idade, maturação sexual, quantidade total de energia consumida, ingestão de gordura saturada, frutas e hortaliças, assim como da prática de atividade física. Os bons indicadores não são uma exclusividade dos jovens. Um estudo anterior relatou que a maior frequência de ingestão de chocolate está ligado ao menor IMC também em adultos.
 
O chocolate é rico em flavonoides, especialmente aqueles conhecidos como catequinas, que têm propriedades antioxidantes, antihipertensoras, antiaterogênicas (evita depósito de gordura), antitrombóticas e anti-inflamatórias.
 
- Os dados permaneceram inalterados após o ajuste para alimentos com alto teor de catequinas (frutos, vegetais e chá) ou produtos como o café, que poderiam influenciar a associação observada entre o consumo de chocolate e os marcadores de gordura corporal - reforça Magdalena Cuenca-Garcia, principal autora do trabalho e professora do Departamento de Fisiologia Médica da Escola de Medicina da Universidade de Granada, na Espanha.
 
A equipe liderada pela cientista tem como hipótese que esse efeito benéfico pode ser, em parte, devido à influência do chocolate sobre a sensibilidade à insulina e à produção de cortisol. O nutricionista do Instituto Nacional de Cardiologia Marcelo Barros explica que a insulina é o hormônio que leva o açúcar para dentro da célula.
 
- Toda vez que temos uma resistência a ela, existe uma tendência a ganhar peso. Toda vez que ocorre o aumento do hormônio cortisol, também vai ter um aumento de peso. Isso já é comprovado - garante.
 
As catequinas presentes no alimento seriam as responsáveis por diminuir a reação dessas duas substâncias.
 
- São as hipóteses que eles levantam. É um primeiro artigo e serão necessários novos trabalhos para confirmar - diz Barros.
 
Pressão controlada
Magdalena Cuenca-Garcia lembra que o consumo de chocolate tradicionalmente tem sido associado ao de doces e, por isso, a uma grande quantidade de calorias e à ausência de nutrientes importantes.
 
- No entanto, relatórios mais antigos sugerem que, em adultos, o chocolate está associado a um menor risco de doenças cardiometabólicas - acrescenta a cientista espanhola.
 
O nutricionista Marcelo Barros confirma a informação. Segundo ele, desde o início dos anos 2000, vários artigos surgiram demonstrando que a ingestão de chocolate amargo (com mais de 65% de cacau) beneficia o controle da pressão arterial. E não só na prevenção, até mesmo no tratamento da doença.
 
- Um dos mecanismos é essa diminuição da resistência à insulina. Quando ela é mais alta, tem um elo para o aumento da pressão arterial - explica o nutricionista.
 
Outro dado importante seria a liberação do óxido nítrico. Propriedades do chocolate provocariam o despejo dessa substância dentro do vaso sanguíneo, levando a um relaxamento e, com isso, abaixando a pressão arterial.
 
- O óxido nítrico também mantém a parte interna dos vasos mais saudáveis, evitando a ligação plaquetária e o acúmulo de colesterol - acrescenta Barros.
 
Efeito no IMC
Um estudo publicado em março do ano passado pelo Departamento de Medicina da Universidade da Califórnia concluiu que a ingestão de chocolate está associada a um IMC menor, independentemente da idade e do gênero dos 1.018 participantes. Essa conexão é oposta às associações que têm como base apenas a ingestão diária de calorias e, segundo os pesquisadores americanos, concorda com uma crescente literatura científica que sugere que  o tipo, assim como a quantidade de calorias, tem impacto nos fatores metabólicos. 

Zero Hora

Consumo habitual de café pode prevenir doenças, diz estudo

Consumo habitual de café pode prevenir doenças, diz estudo Divulgação/Agencia RBS
Foto: Divulgação / Agencia RBS
Bebida tem efeito protetor contra diabetes, doenças do aparelho circulatório e contribui para melhor desempenho físico
 
Estudo realizado por pesquisadores do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) apontou que o consumo habitual de café em doses moderadas pode trazer efeitos benéficos para a saúde e contribuir para a prevenção de doenças. Os resultados das análises realizadas nos últimos cinco anos com 150 pessoas revelaram que o consumo de café aumenta a atividade antioxidante no organismo e melhora o desempenho em exercícios físicos.
 
O médico Bruno Mahler Mioto, que integra a Unidade de Pesquisa Café e Coração, do Instituto do Coração (InCor), aponta que o estudo procura esclarecer dúvidas a respeito dos efeitos do consumo de café na saúde humana.
 
— Já se sabe que a ingestão de altas doses de cafeína pode desempenhar efeitos deletérios na pressão arterial e na frequência cardíaca. Entretanto, esse efeito foi obtido em testes nos quais se utilizou cápsulas de cafeína pura, em que cada unidade equivalia a seis xícaras grandes de café. Quando se analisa o consumo habitual de café, os resultados obtidos são geralmente neutros ou positivos.
 
Os participantes do estudo inicialmente ficaram 21 dias sem ingerir café. Em seguida, tomaram café continuamente, 450ml por dia, em dois períodos de 28 dias, sendo que em cada um deles variava a intensidade da torra do café (média ou escura). Em cada fase foram realizados exames de holter, colesterol, pressão arterial, testes de esteira e de reatividade vascular, entre outros.
 
— As análises do plasma sanguíneo revelaram maior atividade antioxidante nos consumidores de café, seja com o café de torra média ou com o de torra escura — destaca o médico.
 
De acordo com o médico, o café pode ser uma das principais fontes de antixoxidantes na dieta, se consumido de forma razoável.
 
— A literatura médica também registra que o café tem efeito protetor contra diabetes. Nos testes de esteira, os consumidores de café tiveram melhor performance atlética e maior tempo de exercício. Este resultado foi verificado também nos pacientes coronariopatas, que não apresentaram nenhum evento cardíaco adverso, como angina ou arritmias — acrescenta Mioto.
 
Prevenção de doenças
Outro benefício para a saúde associado ao café verificado na pesquisa é que a bebida não tem efeito negativo sobre a reatividade vascular, função endotelial associada à vasodilatação e a formação de radicais-livres.
 
— Outros estudos demonstram que o café melhora a memória e atenção e, quando consumido na merenda escolar, pode melhorar o desempenho dos alunos. Um estudo com 300 mil pacientes realizado nos Estados Unidos revelou que o café está associado a diminuição de mortalidade total, por doenças cardiovasculares ou mesmo devido à causas externas — ressalta o pesquisador.
 
De acordo com Mioto, a pesquisa do InCor tem demonstrado que o consumo habitual da bebida está associado à prevenção de doenças.
 
— Uma pessoa que toma café habitualmente geralmente adquire tolerância à cafeína, impedindo que aconteçam efeitos adversos como palpitações e arritmia cardíaca, que podem ocorrer em consumidores esporádicos — destaca.
 
Todos os cafés testados levaram a um aumento discreto dos níveis de colesterol.
 
— Numa próxima etapa do estudo, serão verificadas quais as subfrações aumentaram, e se são benéficas ou prejudiciais à saúde. O café com torra escura não teve impacto na pressão arterial, enquanto o de torra média causou discreto aumento, provavelmente sem nenhuma relevância clínica.
 
Imagina-se que a torra mais escura elimine substâncias que influenciem na pressão arterial, visto que o consumo de café descafeinado também pode determinar discreta elevação da pressão — afirma Mioto.

Zero Hora

Café é tão hidratante quanto a água, diz pesquisa

Café é tão hidratante quanto a água, diz pesquisa Mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Pesquisadores britânicos apontam que bebida não causa desidratação
 
A ideia de que beber café pode desidratar é um mito, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Birmingham, do Reino Unido. O estudo concluiu, inclusive, que tomar café contribui tanto para as necessidades diárias de líquidos quanto a água.
 
Uma pesquisa anterior havia mostrado que a cafeína pode agir como um diurético leve, o que levou a acreditar que o café tinha esse efeito. Entretanto, segundo os pesquisadores, o consumo do café em bebida não pode ser comparado com a cafeína pura. Antes da publicação desse novo estudo, apenas duas pesquisas haviam investigado os efeitos da bebida na desidratação, ambos com resultados inconclusivos.
 
Os pesquisadores pediram a 50 homens saudáveis para tomar quatro copos de café ou água durante três dias e depois mudarem a bebida ingerida, na mesma proporção. Os voluntários consumiram os mesmos alimentos durante o estudo e foram proibidos de praticar exercícios e ingerir bebidas alcoólicas.
 
Amostras de sangue e urina dos participantes foram analisadas para medir a hidratação no período e não foram encontradas diferenças significativas no estado de hidratação entre os que bebiam café ou água.
 
— Nós descobrimos que o consumo moderado de café não causa diferenças significativas na hidratação em comparação com a água — disse uma das autoras da pesquisa, Sophie Killer.

Zero Hora

Concurso Prefeitura de Várzea Alegre - CE

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Várzea Alegre, estado do Ceará, lançou o edital de concurso público nº. 001/2013, visando à contratação de 269 profissionais de todos os níveis de escolaridade. O vencimento pode chegar a R$ 3.330,87 por jornada de trabalho de 12x36, 20 ou 40 horas semanais.
 
Os interessados em pleitear uma das vagas deverão se inscrever no site cev.urca.br, das 8h do dia 20 janeiro até às 23h59 do dia 26 de janeiro de 2014. Os valores da taxa de inscrição são de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 80,00 (nível médio) e R$ 120,00 (nível superior), devendo ser efetuado até o dia 27 de janeiro de 2014.
 
A seleção será realizada por meio de prova objetiva, títulos, prática de direção e aptidão física.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no cartão de identificação do candidato, no período de 17 a 22 de fevereiro de 2014 no site cev.urca.br. O gabarito preliminar da prova objetiva também será divulgado no site www.cev.urca.br, a partir do dia 24 de fevereiro de 2014.
 
A entrega dos títulos será feita no prazo máximo de 3 dias úteis, a partir do dia seguinte ao ato da divulgação oficial do resultado da prova objetiva, no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Várzea Alegre, localizado na Rua Deputado Luiz Otacílio Correia, nº. 153, bairro Centro, Várzea Alegre/CE, no horário das 08h às 12h.
 
As provas práticas de direção e a aptidão física serão realizadas pela Comissão Executiva Vestibular– CEV/URCA, na data provável de 23 de março de 2014, no município de Várzea Alegre/CE, em horário e local a serem divulgados através de convocatória expedida pela CEV/URCA, através do site www.cev.urca.br.
 
O concurso público será válido por 01 ano, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, mediante ato devidamente justificado da autoridade competente, condição necessária à prorrogação.

Concurso Prefeitura de Jucás - CE

A Prefeitura de Jucás, no estado do Ceará, abriu as inscrições do concurso público regido pelo edital nº 01/2013, para o preenchimento de 600 vagas, em todos os níveis escolares. A remuneração varia de R$ 678 a R$ 4.300, em regime de 40 horas semanais. 
 
As vagas são para Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Agrônomo, Almoxarife, Assistente Social, Autocadista, Auxiliar Administrativo, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Guarda Municipal, Médico, Magarefe, Maqueiro, Mecânico, Motorista Categoria D, Professor, Nutricionista, Operador de Máquinas Pesadas, Operador, Psicólogo, Psicopedagogo, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico de Higiene Bucal, Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico em Agropecuária, Terapeuta Ocupacional, Topógrafo e Veterinário. 
 
As inscrições serão realizadas até 24 de janeiro de 2014, pelos sites www.neoexitus.com.brwww.funcepe.org.br. As taxas variam de R$ 60 a R$ 120. 
 
Segundo o edital, a seleção constará de prova objetiva, prova discursiva/ produção textual e avaliação de títulos. A prova objetiva será realizada na cidade de Jucás, provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, em local e horário que será divulgados oportunamente. 
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. 

Concurso Prefeitura de Granja - CE

Na cidade cearense de Granja, a Prefeitura lançou o edital 01/2014, de concurso público, destinado a selecionar 323 candidatos para provimento de vagas do quadro permanente. O concurso será executado pela Consulpam e os salários são de até R$ 10 mil. 
 
Cargos
Nível Fundamental: Atendente, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro Hidráulico, Eletricista, Vigia, Merendeira, Motorista Categoria B e D. 
 
Nível Médio: Agente Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Secretaria, Técnico Educacional, Fiscal de Tributos, Atendente de Consultório Odontológico, Digitador, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Professor de Educação Básica I e Professor de Educação Infantil.

Nível Superior:  Professor de Ciências Humanas, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Clínico Geral, Médico Anestesiologista, Médico Psiquiatra, Médico Cardiologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Nutricionista, Psicopedagogo, Enfermeiro com Especialização em Saúde Mental, Fisioterapeuta, Psicólogo, Veterinário, Educador Físico, Fonoaudiólogo, Dentista, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional e Zootecnista.

Inscrições
As  inscrições serão realizadas do dia 10 a 24 de janeiro de 2014, no Polo de Convivência Social, localizado no Auditório Antônio Moreira Batista, na rua Dr. João Pessoa, s/n, Bairro Exposição, Granja – Ceará e também no site www.consulpam.com.br. As taxas variam de R$ 25 a R$ 100. 
 
Seleção e ValidadeO concurso constará de prova escrita, prova prática e análise de títulos. A prova escrita será aplicada na data prevista de 23 de fevereiro de 2014.
 
A validade do certame será de 01 ano. 

UEFS - BA oferece vagas para professor substituto

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia, lançou o edital 006/2013 de processo seletivo, com prazo de inscrição até 20 de janeiro de 2014. O objetivo é a contratação de 35 professores substitutos, que irão cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para as áreas de Administração da Produção e Operações; Biologia Celular e Molecular; Bioquímica de Alimentos e Análise Sensorial de Alimentos; Ciências do Ambiente; Clínica Médica; Conhecimentos Matemáticos; Contabilidade das Organizações Cooperativas e do Terceiro Setor; Contabilidade de Custos; Cultura de Cereais; Educação Matemática; Educação Musical; Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança e Adolescente II; Epidemiologia; Farmacognosia; Filosofia Geral; Física Geral e Experimental; Hidráulica; História Econômica; Macroeconomia; Microeconomia; Probabilidade e Estatística; Psicodiagnóstico II; Psicopatologia I / Teorias e Técnicas Psicoterápicas III; Química e Fertilidade do Solo; Química Geral e Ensino em Química; Regência / Canto Coral / Técnica Vocal / Prática de Conjunto; Sistemas Digitais; Teoria Geral da Administração; Teorias e Sistemas em Psicologia III / Terapia Cognitivo Comportamental e Treinamento Desportivo.
 
O Edital da seleção e o formulário de inscrição estão disponíveis na internet, no endereço http://prosel.uefs.br. A taxa de inscrição é de R$ 100. A documentação exigida no Edital pode ser entregue pessoalmente ou por procurador até 20 de janeiro, na Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs. Os documentos também podem ser enviados via sedex, postados até 21 de janeiro de 2014, para o endereço Coordenação de Seleção e Admissão – CSA/UEFS, Prédio da Administração Central, Avenida Transnordestina, S/N, Novo Horizonte, CEP 44.036-900, Feira de Santana, Bahia/Brasil.
 
A seleção será realizada de 29 de janeiro de 2014 a 07 de março de 2014, por meio de entrevista, prova de títulos e aula pública. 
 
Mais informações através do telefone (75) 3161-8031.

Concurso Universidade do Estado do Amapá 2014: Edital e Inscrição

A Universidade do Estado do Amapá  (UEAP) divulgou edital n° 044/2013 de concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos do Quadro de Pessoal Efetivo de Técnicos Administrativos da UEAP. Serão preenchidas 122 vagas para o provimento de cargos de técnico de nível médio e superior.

As chances são para as funções de Técnico em Planejamento, Orçamento e Finanças, Técnico em Comunicação, Assistente Social, Técnico de Laboratório, Assistente Jurídico, Biblioteconomista, Analista de Tecnologia de informação, Técnico em Infra-estrutura, Técnico de Apoio Pedagógico, Arquivologista, Psicólogo, Assistente Administrativo, Assistente de Laboratório, Motorista de Veículos, Piloto de Embarcação, Técnico em Informática, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletrônica e demais cargos.
 
O vencimento inicial para os cargos de nível médio é de R$ 2.165,75 e para os cargos de nível superior é de R$ 3.609,57.

O concurso será realizado pelo Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (CS/UFG) e as inscrições serão realizadas no período de 11 de fevereiro a 18 de março de 2014, exclusivamente via internet, no site www.cs.ufg.br.

Os valores das taxas de inscrição, conforme os cargos, são os abaixo determinados:
- Cargos de nível médio: R$ 80,00;
- Cargos de nível superior: R$ 150,00.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Macapá-AP, provavelmente  no dia 20 de abril de 2014, para todos os cargos. Os endereços dos locais das provas, assim como a confirmação da data e do horário, constarão do comunicado a ser impresso pelo candidato, a partir do 14 de abril de 2014, por meio do site www.cs.ufg.br. O gabarito preliminar será divulgado no dia 20 de abril de 2014, após o término das provas.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, com possibilidade de prorrogação.

Aberto processo seletivo na Prefeitura de Ubaíra - BA

A Prefeitura de Ubaíra, município que dista cerca de 270 km de Salvador, lançou edital nº 01/2014 de processo seletivo, que visa preencher 69 vagas nas áreas das Secretarias de Educação, Saúde, Administração, Infraestrutura e Ação Social para posse imediata. O regime de trabalho para todos os cargos é de 20, 30 ou 40 horas semanais.

As oportunidades contemplam todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental incompleto até o superior completo, por salários entre R$ 724,00 e R$ 3.792,72. Das vagas oferecidas, 5% são reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais.
 
O maior número de vagas é para Educação, a qual dispõe de 46 postos de Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Auxiliar de Vigilância Escolar, Motorista Escolar, Assistente Administrativo Educacional, Professor Nível I, Professor Nivel II –Habilitação (Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Inglês e Matemática), Nutricionista e Pedagogo.

Na área da Saúde, estão sendo disponibilizadas 10 vagas para Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Nutricionista, Enfermeiro, Médico Clínico – Centro de Saúde, Médico Clínico – PSF, Assistente Social e Dentista.

Para a Secretaria de Ação Social estão abertas 06 vagas nas funções de Auxiliar de serviços Gerais, Motorista, Auxiliar Administrativo, Assistente Social e Psicólogo.

Quem pretende ingressar na área de Infraestrutura, há 04 chances para Auxiliar de serviços gerais e Motorista.

O menor número de vagas é para área da Administração, com um total de 03 chances para as funções de Auxiliar de serviços Gerais, Motorista e Auxiliar Administrativo.

Os interessados no certame deverão se inscrever entre os dias 08 e 19 de janeiro de 2014, somente pela internet, no endereço eletrônico http://www.seprod.com.br. Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 40,00 nível médio/curso técnico e R$ 50,00 para nível superior.

A seleção para os empregos compreenderá prova objetiva (caráter classificatório e eliminatório), que será aplicada provavelmente no dia 16 de fevereiro de 2014, para todos os empregos. A prova prática (caráter eliminatório) para motorista e a prova de títulos (caráter classificatório) para cargos de nível superior e professor nível I estão previstas para serem aplicadas no dia 16 de março de 2014.

O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado até o 2º dia útil após a realização das respectivas provas. O resultado final de todas as etapas será publicado no dia 26 de março de 2014, pelo www.seprod.com.br.

O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, podendo ser prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Prefeitura de Alagoinhas - BA realiza processo seletivo

A Prefeitura de Alagoinhas, no estado da Bahia, lançou edital de processo seletivo/2013, para cadastro de reserva, para, quando necessário, atender a necessidade Temporária de Excepcional Interesse Público, no âmbito das Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e Assistência Social sob o Regime Especial de Direito Administrativo – REDA.
 
O prazo de validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais 02 anos, contado a partir da data de homologação do resultado final.
 
Cargos
Serão providas 443 vagas para profissionais de níveis médio e superior e os vencimentos variam de R$ 678,00 a R$ 8.000,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de Advogado, Assistente Social, Contador, Coordenador, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Psiquiatra, Técnico de Nível Médio, Orientador Social, Facilitador, Professor, Motorista Categoria “D”, Médico, Condutor Socorrista, Radioperador, TARMS - Telefonista Auxiliar de Regulação Médica, Técnico em Enfermagem Motociclista, Técnico em Enfermagem SAMU, Assistente Social – NASF, Cirurgião Dentista, Educador físico - NASF, Enfermeiro, Engenheiro de Segurança de Trabalho - CEREST e demais cargos.

Inscrições
As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br, bem como na Biblioteca Maria Feijó, localizada na Praça Ruy Barbosa, SN, Centro – Alagoinhas – BA, no período de 06 a 17 de janeiro de 2014.

Taxas de Inscrição
- Cargos de Nível Superior – R$ 80,00;
- Cargos de Professores – R$ 60,00;
- Cargos de Nível Médio e Técnico – R$ 50,00.

Provas
As provas serão realizadas no município de Alagoinhas, na data prevista de 16 de fevereiro de 2014 (domingo), podendo ser aplicada em dois turnos. O candidato deverá a partir do dia 04 de fevereiro de 2014, obter informações quanto ao local da prova.

O gabarito para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado no site da PLANEJAR até o 2º (segundo) dia útil após a realização da respectiva prova.

Concurso Universidade do Estado do Amapá 2014: Edital e Inscrição

A Universidade do Estado do Amapá  (UEAP) divulgou edital n° 044/2013 de concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos do Quadro de Pessoal Efetivo de Técnicos Administrativos da UEAP. Serão preenchidas 122 vagas para o provimento de cargos de técnico de nível médio e superior.

As chances são para as funções de Técnico em Planejamento, Orçamento e Finanças, Técnico em Comunicação, Assistente Social, Técnico de Laboratório, Assistente Jurídico, Biblioteconomista, Analista de Tecnologia de informação, Técnico em Infra-estrutura, Técnico de Apoio Pedagógico, Arquivologista, Psicólogo, Assistente Administrativo, Assistente de Laboratório, Motorista de Veículos, Piloto de Embarcação, Técnico em Informática, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletrônica e demais cargos.
 
O vencimento inicial para os cargos de nível médio é de R$ 2.165,75 e para os cargos de nível superior é de R$ 3.609,57.

O concurso será realizado pelo Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (CS/UFG) e as inscrições serão realizadas no período de 11 de fevereiro a 18 de março de 2014, exclusivamente via internet, no site www.cs.ufg.br.

Os valores das taxas de inscrição, conforme os cargos, são os abaixo determinados:
- Cargos de nível médio: R$ 80,00;
- Cargos de nível superior: R$ 150,00.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Macapá-AP, provavelmente  no dia 20 de abril de 2014, para todos os cargos. Os endereços dos locais das provas, assim como a confirmação da data e do horário, constarão do comunicado a ser impresso pelo candidato, a partir do 14 de abril de 2014, por meio do site www.cs.ufg.br. O gabarito preliminar será divulgado no dia 20 de abril de 2014, após o término das provas.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, com possibilidade de prorrogação.

EBSERH abre concursos para Hospitais do Amazonas e Mato Grosso

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) abriu novos concursos para a contratação de 631 profissionais que atuarão nos Hospitais Universitários Getúlio Vargas (HUGV) e Júlio Muller (HUJM), ambos vinculados às Universidades Federais do Amazonas (UFAM) e do Mato Grosso (UFMT), respectivamente.
 
Vagas
Para o HUGV são oferecidas 282 vagas com salário de R$ 6.495, sendo 50 de nível superior em 32 especialidades médicas (edital 02/2013); 180 vagas de níveis médio e superior na área assistencial, com salário de até R$ 7.774,00 (edital 03/2013); e 52 vagas de níveis superior e médio para a área administrativa (edital 04/2013), também com salário máximo de até R$ 7.774,00.
 
Para o HUJM, a oferta é de 349 vagas, sendo 93 de nível superior em 36 especialidades médicas (edital 2/2013), 225 vagas de níveis médio e superior na área assistencial (edital 3/2013) e 31 vagas de níveis superior e médio para a área administrativa (edital 4/2013). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.630,00 e R$ 7.774,00.
 
Haverá formação de cadastro de reserva para todos os cargos. Os candidatos podem conferir a lista de cargos acessando os anexos de cada edital.
 
Inscrições
As inscrições para os concurso do HUGV estarão abertas de 03 de janeiro a 17 de fevereiro de 2014, por meio do site http://www.iades.com.br, ao custo de R$ 36 ou de R$ 56. 
 
Já as inscrições para o certame do HUJM serão realizadas pelo Instituto AOCP ( http://www.institutoaocp.org.br), de 10 de janeiro a 18 de fevereiro de 2014. Presencialmente, a inscrição poderá ser feita na Escola Estadual Médici, situada na Avenida Mato Grosso, nº 564, Araes, Cuiabá/MT. As taxas variam de R$ 30 a R$ 50.
 
Provas
As provas para os cargos do HUGV serão aplicadas no dia 23 de março de 2014, em Manaus - AM, e as provas objetivas para o HUJM estão previstas para 30 de março de 2014, em Cuiabá - MT. Haverá Avaliação de Títulos e Experiência Profissional.
 
Editais
 

Prefeitura de Imbituva – PR realiza processo seletivo

Pelo edital nº 001/2014, de processo seletivo, a Prefeitura de Imbituva, no estado do Paraná, comunica que estão abertas as inscrições para ocupação de 03 vagas para o cargo de Médico PSF. O rendimento mensal dos contratados será de R$ 12.008,83, por jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições só poderão ser feitas pela internet no www.saber.srv.br, entre os dias 10 e 17 de janeiro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 100.
 
A seleção se dará em duas etapas: a primeira será por uma prova escrita, que será realizada provavelmente em 26 de janeiro de 2014, em local e horário a serem divulgados futuramente no www.saber.srv.br. A segunda etapa ocorrerá por exame pré-admissional.
 
A validade do processo seletivo será de um (01) ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Guabiju - RS

A Prefeitura de Guabiju, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Administração, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 05 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 4.234,90, em carga horária de 25 a 40 horas semanais.
 
O certame será executado por meio da empresa Objetiva Concursos Ltda e as vagas são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Controlador Interno, Médico da ESF, Motorista, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas, Operário, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Servente.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 26 de janeiro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa é de R$ 100,00 para todos os cargos.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente em 15 de fevereiro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, em 04 de fevereiro de 2014.
 
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável, a critério do Município de Guabiju.

Concurso em Comodoro - MT 2014 oferece mais de 100 vagas

No município de Comodoro, Mato Grosso, foi aberto o concurso público regido pelo edital 001/2014, com oferta de 109 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior existentes na Prefeitura, na Câmara Municipal e na Comodoro-Previ. A organizadora do certame é a ACPI – Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática Ltda.

Do total de oportunidades, 104 se destinam à Prefeitura, 03 para a Câmara e 02 para o Comodoro-Previ. Os salários podem chegar a R$ 5.000,00, para o cumprimento de cargas horárias de 30 ou 40 horas semanais. Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservadas 5% das vagas.
 
Cargos Prefeitura Municipal: Assistente Social, Auditor Público Interno, Contador, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Engenheiro Civil, Médico Veterinário, Ouvidor, Procurador Jurídico, Assistente Administrativo, Assistente de Laboratório, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal Sanitário, Inspetor de Alunos II, Instrutor de Informática, Orientador de Atividades Lúdicas, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem – PA Macuco, Técnico em Higiene Dentária, ACS, Auxiliar Administrativo, Instrutor de Fanfarra, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Jardineiro, Lavador de Veículos, Merendeira, Mecânico de Máquinas Pesadas, Motorista de Veículo Pesado ‐ (Ônibus Escolar), Operador de Moto Niveladora (Patrol), Pedreiro e Servente de Obras.
 
Comodoro‐Previ: Contador e Assistente Administrativo.
 
Câmara Municipal: Contador, Agente Legislativo de Recepção e Telefonia e Agente Legislativo de Copa e Limpeza.
 
Inscrições
As inscrições serão processadas no período de 15 de janeiro a 13 de fevereiro de 2014, via internet, por meio do site www.acpi.com.br.

Taxas
- Para os cargos de nível superior - R$ 110,00;
- Para os cargos de nível médio - R$ 70,00;
- Para os cargos de nível fundamental completo e alfabetizado - R$ 40,00.

Provas
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 16 de março de 2014, às 08h, em locais e horários a serem divulgados no site www.acpi.com.br. A prova prática será realizada em data e local a serem definidos em edital complementar. O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado na data prevista de 17 de março de 2014.

Este concurso público é válido pelo prazo de dois anos, contados a partir de sua homologação, prazo este prorrogável uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Serra Alta - SC

A Prefeitura de Serra Alta, no estado de Santa Catarina, abre concurso público nº. 001/2014, para preenchimento de 03 vagas imediatas existentes no quadro de pessoal do município para profisisonais de nível médio e fundamental. O certame também oferece cadastro reserva para profissionais e os aprovados trabalharão em jornada de 40 horas semanais por subsídios de até R$ 1.712,36, mais R$ 134,84 de incorporação.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Fiscal Sanitário/Ambiental, Auxiliar em Saúde Bucal e Técnico em Saúde Bucal.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas no período de 13 de janeiro a 11 de fevereiro de 2014, exclusivamente via internet, através do site www.alternativeconcursos.com.br.
 
Taxas
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00.
 
Prova e validade do concursoA prova objetiva está prevista para 1º de março de 2014, das 14h às 17h, no Centro Municipal de Educação, situado à Rua Sete de Setembro, n.° 530, Centro, no município de Serra Alta/SC. O ensalamento dos candidatos será divulgado no dia 21 de fevereiro de 2014.
 
Os gabaritos preliminares serão divulgados no mural oficial da Prefeitura de Serra Alta (SC) e nos sites www.serraalta.sc.gov.br e www.alternativeconcursos.com.br, a partir do dia 05 de março de 2014.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.

Prefeitura de Caraguatatuba - SP publica edital de processo seletivo

A Prefeitura da Estância Balneária de Caraguatatuba, no estado de São Paulo, divulgou edital nº 01/2014 de processo seletivo para admissão de Professores da Educação Básica II (Educação Física, Geografia e Inglês), Assistentes Sociais,  Fonoaudiólogas, Psicólogas e Terapeuta Ocupacional.

São ofertadas 44 vagas para profissionais de nível superior, com remuneração de até R$ 1.972,56, por jornada de 30 e 40 horas semanais de trabalho. O certame será executado por meio da EPTS – Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços da Universidade de Taubaté.

As inscrições serão feitas somente via internet, no site www.epts.com.br, no período das 8h do dia 13 às 24h do dia 22 de janeiro de 2014, observando-se o horário oficial de Brasília. As taxas variam de R$ 70,00 e R$ 76,00, de acordo com o cargo escolhido.

O certame compreenderá: 1ª etapa – provas objetivas de múltipla escolha; 2ª etapa – prova de Títulos; 3ª etapa – comprovação dos requisitos mínimos e exames médicos, de caráter apenas eliminatório, a ser realizada após a homologação do Processo Seletivo.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 02 de fevereiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no prazo máximo de 2 dias antes de sua realização, nos sites www.epts.com.br e www.caraguatatuba.sp.gov.br. O gabarito da prova objetiva estará disponível no dia 03 de fevereiro de 2014.

O prazo de validade do certame será de 06 meses, contados da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração, de acordo com o disposto no artigo 37, inciso III, da Constituição Federal.
 
O edital está disponível pela internet - www.epts.com.br

UFOP - MG lança edital de concurso público

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Minas Gerais, abriu o edital PROAD n° 061/2013 de concurso público, com o objetivo prover cargos Técnico-Administrativos em Educação do seu quadro de pessoal efetivo. A remuneração oferecida é de R$ 3.138,70 para 40 horas semanais de trabalho.
 
As quatro oportunidades disponíveis são profissionais de nível superior, que possam ocupar os seguintes cargos: Engenheiro de Segurança do Trabalho,  Médico/Clínica Médica, Pedagogo/Educação Especial e Produtor Cultural.

As inscrições ocorrerão no período da 9h do dia 13 de janeiro até o dia 06 de fevereiro de 2014, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no site www.concurso.ufop.br. A taxa custa R$ 78,00.
 
O concurso será constituído das provas de: Língua Portuguesa, Conhecimento e Análise de curriculum vitae. As provas serão realizadas no dia 22 de março de 2014, das 14 às 18 horas, na cidade de Ouro Preto, em local a ser informado no comprovante definitivo de inscrição.
 
O edital completo está disponível nos sites http://www.ufop.br e  http://www.concurso.ufop.br

Concurso CONIMS - PR Edital e Inscrição

O Consórcio Intermunicipal de Saúde – CONIMS, no estado do Paraná, divulgou edital n° 001/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 41 vagas  imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 472,28 e R$ 9.660,42, em jornadas semanais de 10, 20, 24, 36 ou 40 horas.

A Seleção será realizada e organizada pela UNIOESTE, por meio da Coordenadoria Geral de Concursos e Processos Seletivos (doravante, COGEPS).

Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista;

- Nível Médio: Auxiliar Administrativo I, Auxiliar Administrativo II, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Radiologia, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Técnico em Radiologia;

- Nível Superior: Advogado, Agente Administrativo, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico-cirurgião Vascular, Médico-cirurgião Geral, Médico-cirurgião Pediátrico, Médico Proctologista, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista - Hanseniologia, Médico Gastroenterologista, Médico Geriatra, Médico Ginecologista Obstetra, Médico Hematologista, Médico Infectologista, Médico do Trabalho, Médico Endocrinologista, Médico Mastologista e Cirurgião de Mama, Médico Nefrologista, Médico Neurologista - Neuropediatria, Médico Neurocirurgião - Neurocirurgia Pediatra, Médico Oftalmologista - Cirurgião Oftalmo, Médico Ortopedista Traumatologista, Médico Otorrinolaringologista Cirurgião, Médico Pneumologista - Tisiologia, Médico Psiquiatra Psicanalista, Médico Reumatologista, Médico Radiologista, Nutricionista, Odontólogo-cirurgião Dentista Bucomaxilofacial, Odontólogo Endodontista, Odontólogo Ortodontista, Odontólogo-cirurgião Dentista - Paciente Especial, Odontólogo - Prótese Dentária, Psicólogo Clínico e do Trabalho e Tecnólogo em Radiologia.

Inscrições
A inscrição será feita por meio da internet, no endereço eletrônico www.unioeste.br/concursos/externos, até às 17h do dia 03 de fevereiro de 2014. A taxa de inscrição será de R$ 90,00 para nível superior, de R$ 70,00 para nível médio e R$ 50,00 para o nível fundamental.

Provas
A prova escrita ocorrerá na cidade de Pato Branco, Paraná, na data prevista de 23 de março de 2013, de acordo com o Edital de ensalamento a ser divulgado. Com o encerramento da Prova Escrita, a COGEPS publicará no dia 24 de março de 2014 o gabarito provisório da Prova Escrita no site da organizadora.

Validade
A Seleção será válida por dois anos a partir da publicação do Edital de Homologação do resultado final em Órgão Oficial, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CONIMS.

Prefeitura de Carlinda - MT lança edital de processo seletivo

Para atender as necessidades da administração municipal, a Prefeitura de Carlinda, no Mato Grosso, lançou por meio do Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso (10 de janeiro de 2014, pág. 24 a 32) o edital de teste seletivo nº 001/2014. A iniciativa servirá para contratação temporária de 18 profissionais de níveis médio e superior.
 
Cargos
Médico, Cirurgião Dentista, Técnico (Higiene Dental e Enfermagem) e Auxiliar de Enfermagem. Os aprovados receberão remuneração de R$ 10.560,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais, lembrando que ficam reservadas 10% das vagas aos portadores de necessidades especiais.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas de fora gratuita  no site www.carlinda.mt.gov.br, entre os dias 13 e 25 de janeiro de 2014.
 
Provas
 
O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para 09 de fevereiro de 2014, na Escola Municipal Manoel Bandeira, situada na Rua das Maravilhas, s/nº, bairro centro, na cidade de Carlinda/MT, no horário das 08:00 às 12:00. Os documentos relativos à prova de títulos deverão ser entregues no dia da prova  objetiva, cópia autenticada dos títulos juntamente com o requerimento.
 
O gabarito será publicado a partir das 07:00 do dia 10 de fevereiro de 2014, nos sites www.carlinda.mt.gov.br e www.amm.org.br.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, contado da homologação oficial dos resultados.

Prefeitura de Cajamar - SP prorroga inscrições de concurso público

A Prefeitura de Cajamar, no estado de São Paulo, publicou edital n° 03/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 116 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.860,03. O concurso será executado pela empresa Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos Ltda.
 
As chances são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, oficial de manutenção predial, operador de máquinas, operador de rádio, telefonista, agente de defesa civil, agente de trânsito e transporte e médico nas mais diversas especialidades.
 
As inscrições via internet foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 27 de janeiro de 2014, pelo site www.mouramelo.com.br e no Paço Municipal, no Departamento de Recursos Humanos, situada na Praça José Rodrigues do Nascimento, 30, Centro, Cajamar/SP. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 52,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão aplicadas em data, locais e horários a serem divulgados, pro meio dos  sites www.mouramelo.com.br, www.imprensaoficial.com.br – Caderno E xecutivo, Diário dos Municípios, no mural da Prefeitura de Cajamar, facultativamente no Jornal e no site www.cajamar.sp.gov.br.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Braúna (SP) promove processo seletivo

A Prefeitura de Braúna, no estado de São Paulo, lançou edital de processo seletivo n° 01/2014, destinado ao provimento de 08 vagas de nível superior, por remuneração de até R$ 8.611,85 em jornada de 20, 30 ou 40 horas semanais. O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa Mil Consultoria.
 
As vagas são para Fonoaudiólogo, Médico PSF, Professor de Educação Básica I e Educação Básica II (Artes). De acordo com o edital, as inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, no período compreendido entre 13 a 18 de janeiro de 2014. As taxas são de R$ 50 e R$ 70. 
 
As provas serão realizadas na EMEF “Adolfo Hecht”, localizada na Avenida barão do Rio Branco, 451, Centro – Braúna/SP, provavelmente, no dia 02 de fevereiro de 2014. O gabarito será publicado no dia 05 de fevereiro de 2014, no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, a partir das 10 horas. 
 
O certame terá validade de 01 ano, prorrogável por igual período, a critério da Administração Pública Municipal, a contar da data de homologação do certame.

Concurso Prefeitura de Monte Azul Paulista - SP prorroga inscrições

A Prefeitura de Monte Azul Paulista, no estado de São Paulo, ainda recebe inscrições para o concurso público (edital 01/2013) e o processo seletivo (edital 03/2013), que têm a intenção de ocupar 70 vagas imediatas e formar cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade.  As seleções serão executadas pela Persona Capacitação. 
 
As oportunidades são para os cargos de Professor Adjunto, Professor de Ensino Fundamental II (Educação Artística), Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário, Fisioterapeuta, Agente de Serviço I, Agente de Serviços Gerais, Agente Mecânico, Técnico de Saúde Bucal e Professor Substituto de Ensino Fundamental II (Português, Ciências, Educação Física, História, Inglês e Matemática). De acordo com o edital, os salários podem chegar a R$ 2.103,49.
 
As inscrições, que foram prorrogadas, serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço www.personacapacitacao.com.br, até 17 de janeiro de 2014. As taxas variam de R$ 7 a R$ 10. 
 
As provas também sofreram alteração na data, passando a ser realizada provavelmente em 02 de fevereiro de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Aureliano Junqueira Franco, nº 13, Praça Embaixador Macedo Soares - Monte Azul Paulista/SP. Os gabaritos da prova estarão disponíveis no dia seguinte a realização da prova, no seguinte endereço eletrônico: www.personacapacitacao.com.br.
 
A validade do concurso público será de dois anos e a do processo seletivo será de 01 ano, contados da data de homologação dos respectivos resultados finais, com a possibilidade de serem prorrogados.