Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Irmãs recebem pulmão do mesmo doador nos Estados Unidos

Pat Sullivan/AP
Irmãs têm a vida salva, após receberem pulmão do mesmo doador nos EUA
Elas sofriam de fibrose pulmonar há dez anos e tinham dificuldades para respirar
 
As irmãs Myers-Santana, 71 anos de idade, e Anna Williamson, 69 anos, receberam pulmão transplantado de um mesmo doador nos Estados Unidos. As duas foram fotografadas no início do mês na sala de recuperação do hospital, em Houston, nos EUA, após a operação.
 
De acordo com o site Daily Mail, há dez anos, Myres e Anna tiveram fibrose pulmonar idiopática, doença que impede as trocas gasosas.
 
O médico responsável pela operação, Scott Scheinin, disse que nunca havia feito uma operação entre irmãos. Ainda segundo o especialista, a probabilidade das duas conseguirem um transplante do mesmo doador era muito pequena.
 
Em entrevista ao Daily Mail, Anna disse que a cirurgia foi um milagre.
 
— Antes, eu não podia falar, não podia rir.
 
R7

Veja quais são os alimentos vilões do sorriso branco

O sorriso é o cartão de visita de qualquer pessoa e para garantir dentes saudáveis e brilhantes o primeiro passo é visitar regularmente o dentista. Evitar o cigarro e o consumo excessivo de alimentos e bebidas com cores fortes são outras maneiras de manter o sorriso em dia.  A seguir, o cirurgião-dentista Mario Groisman, membro da Academia Brasileira de Odontologia, os cinco alimentos vilões dos dentesConsumo exagerado de alimentos e bebidas com cores fortes pode causar danos à saúde bucal
 
O sorriso é o cartão de visita de qualquer pessoa e para garantir dentes saudáveis e brilhantes o primeiro passo é visitar regularmente o dentista.
 
Evitar o cigarro e o consumo excessivo de alimentos e bebidas com cores fortes são outras maneiras de manter o sorriso em dia. 

A seguir, o cirurgião-dentista Mario Groisman, membro da Academia Brasileira de Odontologia, os cinco alimentos vilões dos dentes:
 
O dentista explica que o café pode alterar a pigmentação dos dentes, deixando-os amarelados e manchados. Além disso, como algumas pessoas consomem açúcar em excesso, as cáries podem aparecer.
 
Segundo pesquisas recentes, o refrigerante pode danificar tanto os dentes quanto o uso de crack e metanfetamina. Isso se deve ao alto grau de acidez e de corantes presentes na bebida, o que leva ao escurecimento dos dentes em curto prazo e a sensibilidade.
 
Groisman afirma que o chocolate causa amarelamento precoce nos dentes devido aos corantes e ao alto poder que ele tem de se unir ao esmalte dental. Além disso, há também a grande quantidade de açúcar, que pode causar cáries.
 
Segundo o especialista, a acidez encontrada no vinho branco pode alterar o esmalte do dente, fazendo com que o sorriso fique escurecido, além de aparecer pequenas erosões na gengiva e no céu da boca.
 
Do ponto de vista dentário, é melhor evitar a beterraba ou consumi-la com moderação. A pigmentação roxeada do alimento pode manchar os dentes.
 
R7

Atividades aquáticas relaxam e melhoram o condicionamento

Atividades aquáticas relaxam e melhoram o condicionamento  Jonas Ramos/Especial
Foto: Jonas Ramos / Especial
Os exercícios realizados dentro da água aumentam a resistência física e melhoram a circulação sanguínea e a coordenação motora
 
Por ser uma prática prazerosa e com eficácia comprovada, as atividades aquáticas como a hidroginástica, por exemplo, estão sempre entre as mais procuradas pelas pessoas que buscam uma modalidade animada, em grupo, e que seja de baixo impacto para as articulações. Com a chegada das altas temperaturas, a procura por esse tipo de atividade aumenta, mas é importante sempre estar atento para realizá-las com o acompanhamento de um profissional da saúde.
 
Segundo a fisioterapeuta da Mercur, Tânia Fleig, ao realizar exercícios dentro da piscina, a pressão da água faz com que aconteça o aumento da resistência física e cardiopulmonar, além da melhora da coordenação motora e equilíbrio. 
 
- Ao praticar algum exercício dentro da água, o organismo desenvolve força e resistência muscular, melhorando assim o condicionamento físico - explica a profissional.
 
Outro benefício da atividade aquática é a redução do peso do corpo em até 90%. Com isso, os impactos são menores por conta da flutuabilidade, o risco de lesões diminui, além de facilitar a execução de movimentos variados.
 
Indicado para qualquer idade, os exercícios aquáticos quando realizados em ambientes com piscina coberta, podem ser feitos em qualquer horário do dia, e também serem alternados com outras atividades físicas realizadas fora da piscina. Já em piscinas abertas, é importante ter o cuidado para os horários de maior exposição ao sol, principalmente no verão.
 
- Além do prazer proporcionado nestes ambientes, por conta do calor, as pessoas podem aliar momentos de lazer com o cuidado com a saúde, realizando exercícios físicos. Essa é uma maneira divertida de trabalhar todos os músculos do corpo e queimar muitas calorias - dependendo da intensidade dos exercícios, pode se perder cerca de 400 por cada 50 minutos de aula - destaca a especialista.
 
As atividades aquáticas também promovem o relaxamento do corpo, pois a água produz um efeito massageador e facilita o alongamento muscular. Além disso, estas atividades estimulam a liberação de endorfinas, que são hormônios que agem como redutor natural da dor no corpo e aumentam a disposição e o prazer na realização de exercícios, contribuindo para a sensação de bem-estar.
 
Quando o exercício é realizado na água aquecida, a temperatura dilata os vasos sanguíneos, o que ajuda a melhorar a circulação, relaxar os músculos e diminuir as dores. Acessórios como, bolas de tamanhos diversos, bem como discos para treino de equilíbrio, também chamados de discos de propriocepção, podem ajudar na execução dos exercícios. As bolas de massagem também podem ser utilizadas durante ou depois da atividade.
 
A fisioterapeuta sugere algumas dicas para quem quiser praticar atividades aquáticas:
 
- procurar a ajuda de um profissional para acompanhar e indicar as atividades;
 
- se possível, usar meias ou sapatos especiais que ajudam a aumentar a aderência ao fundo da piscina e auxiliar na prevenção de quedas;
 
- observar a profundidade para que os exercícios sejam executados de forma adequada sem forçar a musculatura;
 
- hidratar-se corretamente, antes e depois das atividades. O fato de a atividade ser na água não elimina a necessidade de hidratação.
 
Zero Hora

Ciência comprova que homens têm memória mais curta

Nomes e datas são os itens mais difíceis de serem lembrados
Segundo pesquisadores, explicação para a diferença entre os gêneros ainda é um mistério
 
Ouvir as mulheres se queixarem da curta memória de seus maridos é normal. Segundo elas, os companheiros são distraídos, esquecem o aniversário de casamento ou o nome novo vizinho recém chegado. De fato, alguns pesquisadores se surpreenderam com a capacidade de esquecimento dos homens.
 
— Foi surpreendente observar que o homem se lembra muito menos que a mulher. Além disso, eles são igualmente esquecidos com 30 ou 60 anos. Os resultados não deixaram dúvidas — diz o Dr. Jostein Holmen, da Norwegian University of Science and Technology.
 
Os participantes da pesquisa foram questionados sobre a frequência com que tinham problemas para recordar fatos ou se eles tinham dificuldade para lembrar nomes e datas, se eles eram capazes de relembrar o que haviam feito no ano anterior e se eles conseguiam reter detalhes de conversas. Os homens relataram mais problemas que as mulheres para oito das nove perguntas feitas.
 
— Temos investigado muito a respeito do porquê os homens relatam problemas de memória com mais freqüência que as mulheres, mas ainda não conseguimos apontar uma explicação, ainda é um mistério — afirma Holmen.
 
Instrução associada à boa memória
As mulheres têm os mesmos problemas de memória que os homens, mas em menor grau. Assim como os homens, nomes e datas são os itens que as mulheres têm maior dificuldade de lembrar. Esses problemas aumentam à medida que as pessoas envelhecem, ainda que em menor escala do que os pesquisadores imaginavam.
 
A investigação também mostra que as pessoas que possuem maior nível de instrução esquecem menos do que aquelas com menor nível. Da mesma forma, pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão sofrem enfrentam maiores complicações.
 
Relação com a demência
Foi descoberto que os problemas de memória começam a aumentar geralmente entre a faixa etária dos 60 aos 70 anos. Holmen pretende verificar se as pessoas que relataram problemas de memória quando jovens também apresentam maior risco de desenvolver demência.
 
— Ainda não sabemos qual é a importância clínica dessas complicações, pode ser que as anomalias não estejam nem vinculadas. Sei disso por experiência própria, mas agora tenho certeza que não sou o único — brinca.

Zero Hora

Desfrutar a vida ajuda a preservar o preparo físico na velhice, revelam cientistas

Desfrutar a vida ajuda a preservar o preparo físico na velhice, revelam cientistas Guto Kuerten/Agencia RBS
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
Divertir-se mais pode prolongar em até oito anos a expectativa de vida 
Bem-estar comportamental contribui para diminuir problemas no cotidiano
 
Aqueles que desfrutam a vida e se divertem mais conseguem garantir um melhor preparo físico para desempenhar atividades do dia-a-dia durante o envelhecimento, de acordo com estudo publicado pelo Canadian Medical Association Journal.
 
A pesquisa, realizada com 3.199 homens e mulheres britânicos a partir dos 60 anos, investigou a relação entre o bem-estar comportamental e o bem-estar físico e acompanhou a performance dos participantes por mais de oito anos. Os indivíduos foram divididos em três categorias conforme a faixa etária: 60 a 69 anos, 70 a 79 anos e a partir de 80 anos.
 
Cientistas da University College London avaliaram o nível do aproveitamento de vida das pessoas a partir de uma escala de satisfação, a qual classificava as seguintes perguntas: "Eu desfruto as coisas que faço", "Eu gosto de estar na companhia de outras pessoas", "Em geral, eu recordo a minha vida com uma sensação de felicidade" e "Eu me sinto cheio de energia nos últimos dias". Também foram feitas entrevistas pessoais para determinar se os voluntários tinham dificuldade em realizar ações cotidianas como levantar da cama, vestir-se ou tomar banho.
 
—O estudo mostra que pessoas mais velhas que são felizes e desfrutam a vida apresentam declínio de forma mais lenta das funções físicas à medida que envelhecem. Eles são menos aptos a desenvolver complicações e problemas nas ações rotineiras do que aqueles que não gozam a vida — afirma o Dr. Andrew Steptoe.
 
Voluntários na faixa dos 60 aos 69 anos apresentaram níveis mais elevados de bem-estar, assim como aqueles que possuíam um alto nível socioeconômico e os que trabalhavam e estavam casados. Confirmando as expectativas, em pessoas com doenças crônicas como diabetes, artrites e depressão foram observados índices mais baixos de aproveitamento de vida.
 
—Nossas pesquisas anteriores vem mostrando que pessoas mais velhas que desfrutam mais a vida são mais propensas a sobreviver ao longo dos próximos oito anos. Os resultados fornecem ainda outras evidências de que aproveitar a vida é importante para a mobilidade de pessoas idosas no futuro. Não podemos esquecer que os esforços para melhorar o bem-estar em idades mais avançadas pode ter benefícios para a sociedade e os sistemas de saúde — conclui Steptoe.

Zero Hora

Aplicativo: Calculadora Corporal

6 de 6Calculadora Corporal foi desenvolvida para facilitar os cálculos de IMC - Índice de Massa Corporal, Taxa de Gordura Corporal, IAC - Índice de Adiposidade Corporal e ajudar você achar o Peso Ideal
 
Gratuito                
 
Distribuidor
Matheus Oliveira                  
 
Peso do arquivo
< 1 MB
 
Última atualização
14/08/2013            
 
Versão
1.0.0.0                            
 
Funciona com
 
- Windows Phone 8
 
- Windows Phone 7.5

Aplicativos necessários
 
- serviços de dados

- HD720P (720x1280)

- WVGA (480x800)

- WXGA (768x1280)                   

Idiomas suportados (1)
Português (Brasil)

Concurso Prefeitura de Santa Ernestina - SP

A Prefeitura de Santa Ernestina, no estado de São Paulo, lançou edital n° 001/2014, de concurso público, com cargos que oferecem vencimentos de até R$ 3.900,00, em carga horária de 10 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para Auxiliar de Serviços Gerais, Copeiro, Coveiro, Cozinheira, Lavrador e Lubrificador, Lixeiro, Mecânico, Merendeira, Motorista, Escriturário, Técnico em Enfermagem, Oficial de Apoio Administrativo, Dentista, Farmacêutico, Psicólogo, Médico, Professor, dentre outras funções.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 09 de fevereiro de 2014, pelo site www.gerencialconcursos.com.br. As taxas são de R$ 30, R$ 40 e R$ 50. 
 
O concurso público constará de provas objetivas, provas de análise e avaliação de títulos (quando houver previsão) e provas práticas (quando houver previsão). As provas objetivas realizar-se-ão em locais e horários a serem divulgados oportunamente no jornal de publicação dos atos oficiais do Município de Santa Ernestina/SP e em caráter informativo pelo site www.gerencialconcursos.com.br.
 
O processo seletivo terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Santa Ernestina/SP.

Prefeitura de Imaruí - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Imaruí, no estado de Santa Catarina, abriu edital n° 02/2014 de processo seletivo, em caráter temporário, para preenchimento de vagas de professores, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, instrutores de LIBRAS e Braile, agente educador, auxiliar de serviços gerais e motorista, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.

O certame oferece 85 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.614,64, em carga horária de 10 a 40 horas semanais. O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da empresa Company Learning.

Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.companylearning.com.br, solicitada no período entre o dia 24 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova escrita será aplicada na data prevista de 09 de fevereiro de 2014, na Escola de Ensino Fundamental Municipal Prefeito Portinho Bittencourt, localizado na rua Antônio Bintercourt Capanema, s/n, Centro no município de Imaruí/SC.

A prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, para o cargo de Motorista, será realizada no dia 09 de fevereiro de 2014, na Escola de Ensino Fundamental Municipal Prefeito Portinho Bittencourt, localizada na Rua Antônio Bittencourt Capanema, s/n, Centro, município de Imaruí/SC, a partir das 14h.

Este processo seletivo terá validade para o ano letivo de 2014, podendo ser prorrogado a critério da Administração Pública municipal, diante da comprovação da necessidade pública e/ou enquanto esta perdurar, desde que devidamente fundamentada e motivada.

Concurso Prefeitura de Querência do Norte - PR

A Prefeitura de Querência do Norte, localizada no estado do Paraná, lançou dois editais de concurso público n° 01 e 02/2014, com intuito de prover 71 cargos efetivos e empregos públicos, além de formar cadastro reserva, para a administração municipal. De acordo com as publicações, a remuneração para os cargos pode chegar a R$ 7.744,27, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Cuidados Dental, Auxiliar de Enfermagem, Dentista, Médico, Psicólogo, Técnico em Radiologia, Tratorista, Vigia, Agente de Defesa Civil, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Barqueiro, Coveiro, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Inseminador, Margarefe, Mecânico, Mecânico de Máquinas Pesadas, Motorista, Operador de Máquinas e Pedreiro.
 
As inscrições serão recebidas no endereço eletrônico www.fadct.org.br, até 10 de fevereiro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas de participação custam entre R$ 40 e R$ 120. 
 
De acordo com os editais, os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva. A data, os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta na internet, no endereço www.fadct.org.br, a partir da data provável de 11 de março de 2014.
 
Os candidatos também serão avaliados através de prova prática, que será realizada em data, local e horário estabelecidos no Edital de Convocação. O resultado final será publicado no Diário Oficial do Município e divulgados na internet. 

Prefeitura de Batatais - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Batatais, no estado de São Paulo, através da empresa CONSESP- Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda, abriu editais n°s 001 e 002/2013 de processo seletivo, visando o preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva nas mais diversas áreas.

São 43 oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 970,66, sendo 5% do total de postos reservados a candidatos portadores de deficiência.

As oportunidades são para os empregos de Agente de Combate a Endemias, Agente Comunitário da Saúde, Professor de Ensino Fundamental e/ou Educação Infantil (PEB I), Professor de Educação Física (PEB II), Professor II Português, Professor II História, Professor II Ciências, Professor II Matemática, Professor II Inglês, Professor II Geografia, Professor II Arte, Monitor de Capoeira, Monitor de Dança e Monitor de Música.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 29 de janeiro de 2014. As taxas variam de R$ 38,00 e R$ 49,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, nos horários descritos, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do processo seletivo n° 001/2014, será até último dia letivo de 2014. Já a validade do processo seletivo n° 002/2014, será de “1” (um) ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de São Gabriel da Palha - ES anuncia processo seletivo

A Prefeitura de São Gabriel da Palha, no estado do Espírito Santo, divulgou edital n° 001/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de 08 vagas para cargos de níveis fundamental e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 8.700,00 por carga horária de 40h semanais.

O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa contratada, Ágora Consultoria Ltda. As chances são para os cargos de Auxiliar de Enfermagem do PSF, Cirurgião Dentista do PSF, Enfermeiro do PSF, Médico do PSF e Servente do PSF.

Os interessados deverão fazer suas inscrições, das 08h do dia 27 de janeiro às 20h do dia 07 de fevereiro de 2014, através do site www.agoraconsultoria.srv.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014. Os locais e horários serão divulgados no dia 18 de fevereiro de 2014, na Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha e no site www.agoraconsultoria.srv.br.

O prazo de validade do certame é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Concurso UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou o edital n° 01/2014, de concurso público, destinado à contratação de 41 Professores do Magistério Superior. Os salários variam de R$ 2.887,01 a R$ 8.422,77 por 20 horas de serviços semanais ou dedicação exclusiva. 
 
A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, a partir do dia 03 de fevereiro de 2014 até às 23h59 do dia 21 de fevereiro de 2014, pelo site www.sigrh.ufrn.br. As taxas variam de R$ 80 a R$ 220. 
 
O concurso será realizado por meio de prova escrita, prova didática, Defesa de Memorial e Projeto de Atuação Profissional e prova de títulos. O período previsto para a realização das provas é de 30 março a 27 de abril de 2014. 
 
Este certame terá validade de 12 meses, prorrogável por igual período. 
 
O edital está disponível no Diário Oficial da União (22/01/14), seção 3, a partir da página 108. 

Prefeitura de Fraiburgo - SC publica edital de processo seletivo

Publicado o extrato do edital nº. 0011/2014 para a realização de processo seletivo, da Prefeitura de Fraiburgo, em Santa Catarina. O certame visa a contratação em caráter temporário - ACT, para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público, para a função pública de Médico Psiquiatra e Médico Clínico Geral com Formação em Saúde Mental.
 
As inscrições serão recebidas no período de 23 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014, das 08h30 às 11h30 horas e das 14h às 17h,  em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Av. Rio das Antas, 185, Centro, município de Fraiburgo/SC.
 
Maiores informações junto a Prefeitura de Fraiburgo, pelo fone (49) 3256-3013.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 22 de janeiro de 2014, pág. 106.

Concurso Prefeitura de Pedra do Anta - MG

A Prefeitura de Pedra do Anta, estado de Minas Gerais, publicou o edital 01/2014, de concurso público e processo seletivo, visando preencher 21 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos são de até R$ 6.131,58 por jornada de 40 horas semanais. 
 
As vagas destinadas ao concurso público são para os cargos de Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Cirurgião Dentista, Enfermeiro e Médico. Já o processo seletivo oferta vagas para Agente Comunitário de Saúde. 
 
As inscrições serão recebidas no período de 19 de março e 18 de abril de 2014, na sede da Prefeitura Municipal, situada na Rua Major José Luiz Silva Viana, 1111 – Centro, e também pelo site www.rumocertoservicos.com.br. As taxas variam de R$ 22 a R$ 150. 
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetivo e avaliação de títulos. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 25 de maio de 2014, em locais e horários a serem definidos pela empresa organizadora do concurso público e processo seletivo.
 
O prazo de validade do presente Concurso Público é de dois  anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais dois anos e o prazo de validade do Processo Seletivo Público é de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 01 ano.

Concurso Prefeitura de Vacaria - RS

A Prefeitura de Vacaria, estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital 01/2014, de concurso público, com intuito de prover vagas para atender a as necessidades da administração municipal. 
 
As vagas são para Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médicos, Professores, Técnico de Enfermagem, Eletricista e Operador de Máquinas, entre outras oportunidades. 
 
As inscrições deverão ser realizadas pela internet, a partir do dia 24 de janeiro através do site www.fundatec.org.br até o dia 20 de fevereiro de 2014. O valor da inscrição é de R$ 90 para os candidatos aos cargos de nível superior, para os cargos do nível médio e técnico é de R$ 50 e para os cargos de nível fundamental é de R$ 30.
 
De acordo com o edital, os candidatos serão avaliados por meio de Prova Teórico-Objetiva, Prova de Títulos e Prova Prática. 
 
O edital completo estará disponível no site da organizadora (www.fundatec.com.br) e no endereço eletrônico da prefeitura municipal: http://www.vacaria.rs.gov.br/

Concurso Prefeitura de Palmas - TO

Foi divulgado edital n° 01/2013 de concurso público da Prefeitura de Palmas, no estado do Tocantins, através da empresa (COPESE) da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). O concurso público visa o provimento de 648 vagas para posse imediata e 2.086 vagas para Cadastro de Reserva, distribuídas em Nível Fundamental, Nível Médio e Nível Superior.

Do total de vagas disponíveis, há várias reservadas para pessoas com necessidades especiais. As remunerações variam de R$ 678,00 a R$ 2.166,15 para trabalhar em jornadas de 20 e 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Vigilância Sanitária, Assistente de Serviços de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Protético Dentário, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico / Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Inspetor Sanitário, Médico e demais cargos.

Inscrições
A inscrição será realizada, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br, até às 23h59min do dia 04 de fevereiro de 2014.

Taxas
Valor da Taxa de inscrição:
- R$ 60,00 para os cargos de nível fundamental;
- R$ 80,00 para os cargos de nível médio;
- R$ 100,00 para os cargos de nível superior.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 27 de abril de 2014. Os locais de realização das provas serão publicados no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br, no dia 08 de abril de 2014.

Validade
O concurso público terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município de Palmas-TO.

Prefeitura de Terra Nova do Norte (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Terra Nova do Norte, Estado de Mato Grosso, publicou o edital de processo seletivo nº 01/2014, para contratação, por tempo determinado de 21 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 2.103,00 em regime de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
 
Ficam reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais 20% das vagas oferecidas, em cada perfil, desde que em condições de exercerem as atribuições exigidas para o desempenho das atividades da função.
 
Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Professor (Educação Infantil, Séries Iniciais, Linguagem/Códigos/Tecnologias, Educação Física, Ciências da Natureza/Matemática, Ciências Humanas e Magistério), Técnico Esportivo, Adjunto de Operações, Condutor de Veiculo Escolar, Vigia e Marceneiro.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 31 de janeiro de 2014, no horário das 07h30min às 11h00min, na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Clóves Felício Vettoratto, n.º 101 - Centro - Terra Nova do Norte/MT.
 
O candidato no ato da inscrição deverá apresentar xérox do RG - documento de identidade, CPF - Cadastro de Pessoa Física e do comprovante de residência no nome do candidato ou Cônjuge (necessário Certidão de Casamento) nas inscrições para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.
 
A prova está prevista para 08 de fevereiro de 2014, com início às 08h, na Escola Estadual Chapeuzinho Vermelho, situada à Rua São Pedro, n° 266, Bairro Centro, na cidade de Terra Nova do Norte – MT.
 
O gabarito será divulgado a partir das 08:00 do dia 10 de fevereiro de 2014, os quais serão publicados no mural da Prefeitura de Terra Nova do Norte - MT e no site www.terranovadonorte.mt.gov.br.
 
O edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 20 de janeiro de 2014, pág. 134 a 138.

Amil sofre nova derrota e segue obrigada a custear prótese vascular

Foto: Reprodução
Stent Vascular
Empresa tem negado recurso com o qual tentava reverter condenação ocorrida em novembro, e pode ter de reembolsar clientes
 
A Amil sofreu nova derrota na Justiça e, segundo o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), segue obrigada a pagar pelo stent – dispositivo que evita entupimento de vasos sanguíneos e custa acima de R$ 10 mil – em cirurgias cardíacas/vasculares de seus clientes.
 
A medida vale mesmo no caso de quem tem um plano de saúde cujo contrato exclua a cobertura do equipamento, firmado antes ou depois de 1999. A Amil também não pode se negar a bancar angiografias – exames normalmente feitos nessas operações.
 
A operadora havia sido condenada em novembro de 2013 e, no último dia 9, o juiz Marcelo Augusto Oliveira, da 41ª Vara Cível de São Paulo, negou um recurso apresentado pelos advogados.
 
A decisão de Oliveira ainda obriga a Amil a ressarcir todos os clientes que, desde 2007, pagaram pelo stent ou pelo exame de angiografia em cirurgias cardíacas/vasculares. Essa devolução, entretanto, só ocorrerá após o fim do processo e se a decisão não for revertida.
 
A Amil deve defender que a decisão seja aplicada apenas ao Estado de São Paulo, por ter sido pedida pelos promotores paulistas, mas o MP-SP entende que a validade é nacional.
 
Procurada, a operadora informou que aguardará a citação pela Justiça para comentar as informações.
 
O stent é um dos principais motivos de disputas entre operadoras de planos de saúde no Judiciário paulista, que em geral as obriga a pagar pelo equipamento. Desde 2012, há uma súmula com esse entendimento. 
 
As operadoras, entretanto, ainda se negam a arcar com o custo, e algumas chegaram a ser multadas por litigância de má-fé em razão dessa conduta.
 
Disputas
É pelo menos a segunda vez desde 2012 que a Amil é condenada pela Justiça paulista a ressarcir um grande grupo de clientes. Naquele ano, a empresa foi obrigada a revisar os reajustes de planos de saúde firmados com micro e pequenas empresas e excluir, do cálculo, o aumento de acordo com a sinistralidade.
 
Tal critério prevê que as mensalidades possam ser elevadas de acordo com o grau de utilização dos serviços médicos, e pode levar a correções superiores a 1.000% num intervalo de poucos meses.
 
Além de fazer as correções nas mensalidades, a Amil foi condenada a devolver o que foi pago a mais a partir de novembro de 2011. O caso também não teve uma decisão definitiva até agora.

iG

Icesp abre oficinas de culinária para pacientes com câncer

Foto: Reprodução
Objetivo é ajudar a driblar sintomas do tratamento, como a falta de apetite e os enjoos. Aulas atendem cerca de 80 pessoas por mês
 
É comum que pacientes com câncer em tratamento percam o apetite e apresentem dificuldades para se alimentarem. O serviço de nutrição e dietética do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), pensando no problema, passou a oferecer aulas práticas de culinária para ensinar pacientes e acompanhantes a preparar receitas que estimulem o paladar e reduzam os efeitos colaterais comuns da quimioterapia, como náuseas e dor para engolir.
 
As oficinas acontecem toda terça-feira e atendem cerca de 80 pessoas por mês. As receitas são testadas pela equipe antes das aulas e, além de gostosas e saudáveis, buscam ser de baixo custo.
 
Suco de maçã com limão e hortelã, por exemplo, apesar de simples, ajuda a aliviar a sensação de boca seca e enjoo, comuns durante o período de quimioterapia. Entre os pratos principais, o rocambole salgado de fubá é uma das mais pedidas.
 
A oficina inclui a participação de uma psicóloga, para que os acompanhantes sejam auxiliados a compreender o comportamento do paciente nesta fase do tratamento e aprendam a melhor maneira de lidar com estes sintomas.
 
A quimioterapia impede a multiplicação de células malignas. O processo, entretanto, pode causar alterações no paladar como a redução ou ausência da sensibilidade aos sabores. Apesar de temporários, esses efeitos são um dos principais responsáveis pela diminuição do apetite e perda de peso dos pacientes.
 
Além das aulas semanais, o Icesp publica gratuitamente na internet (em pdf) um cardápio elaborado com dicas e preparações de pratos salgados, doces e bebidas, indicados para amenizar cada tipo de sintoma.
 
* com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
 
SaudeWeb

ANS realiza audiência sobre planos e prestadores

Proposta de RN visa estabelecer indicadores que permitam à Agência incentivar uma relação mais equilibrada entre operadoras e profissionais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promove na próxima quinta-feira (23/01), no Rio de Janeiro, audiência pública sobre as boas práticas na relação entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços. O objetivo é ampliar a participação da sociedade na consulta pública, que resultará na elaboração de um normativo da Agência.
 
“É a primeira vez que a ANS realiza uma audiência pública. Estamos certos de que a iniciativa irá colaborar para uma participação ainda mais expressiva de representantes do setor de planos de saúde e de toda a sociedade na regulação dessa que é uma questão estratégica para a saúde suplementar”, avalia o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Bruno Sobral, em comunicado.
 
A proposta de Resolução Normativa (RN) visa estabelecer indicadores que permitam à Agência incentivar uma relação mais equilibrada entre as operadoras e os profissionais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios, assegurando que suas práticas propiciem cada vez mais um atendimento de qualidade aos consumidores.
 
A audiência pública será na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), às 10h30, no Centro da cidade. Os participantes poderão fazer sugestões e críticas aos artigos previstos na proposta de RN que está em consulta pública, bem como esclarecer dúvidas sobre o tema. As vagas são limitadas à capacidade do auditório (200 lugares), por isso é recomendada a inscrição com antecedência.
 
SaudeWeb 

Quinhentos médicos do País conquistam título de ortopedistas

Foto: Reprodução
Prova realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia aprovou profissionais de todos os estados do País
 
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) anunciou que 510 médicos de quase todos os estados do País foram aprovados em um exame para o título de especialista, recebendo o título de ortopedista da Associação Médica Brasileira (AMB). Foram três dias de exame escrito, oral, de simulação de atendimento e da apresentação de um trabalho científico.
 
Os exames foram realizados em Campinas, interior de São Paulo, e contaram com o apoio de soldados do Exército, que se ofereceram como voluntários para a simulação de atendimento. Cada candidato precisou fazer um exame físico condizente com a patologia indicada por um dos examinadores, que poderia ser um problema no joelho, no ombro, quadril, coluna etc. A SBOT selecionou 522 examinadores e observadores para a prova.
 
Arnaldo José Hernandez, diretor da entidade, a quantidade de ortopedistas para atender à população é suficiente. No entanto, é uma reivindicação dos próprios ortopedistas a melhoria da infraestrutura e de condições de atendimento, sem as quais a fila de pessoas aguardando uma cirurgia reparadora no Brasil continuará se alongando.
 
SaudeWeb

Ministério da Saúde terá R$ 106 bilhões em 2014

Foto: Reprodução
Sancionado pela presidente Dilma nesta terça (21), orçamento mantém pasta entre principais beneficiadas. Valor cresceu 31% em três anos
 
A presidente Dilma Rousseff sancionou o Orçamento da União para o ano de 2014. De acordo com o texto, publicado na edição desta terça-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU), o orçamento do Ministério da Saúde para o ano de 2014 será de R$ 106 bilhões. A proposta já havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em 18 de dezembro e seguiu para a sanção presidencial, que não apresentou vetos.
 
O valor estipulado para o ano de 2014 representa um aumento de 31% em relação a 2011, quando o orçamento foi de R$ 80,9 bilhões. Desde esse período, foram executados pelo Ministério da Saúde R$ 258 bilhões em ações e serviços públicos. Em 11 anos, os recursos destinados ao setor mais que triplicaram. Em 2003, o valor disponível para as ações da pasta era de R$ 31,2 bilhões.
 
Os repasses financeiros realizados pelo Ministério da Saúde são feitos por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e levam em consideração fatores como a adesão aos programas federais. Além disso, são utilizados critérios populacionais e epidemiológicos, considerando as características de doenças transmissíveis ou crônicas existentes em cada região.
 
O Fundo Nacional de Saúde é o gestor financeiro, na esfera federal, dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de atender às despesas do Ministério da Saúde e de seus órgãos e entidades da administração indireta, os recursos geridos pelo FNS são transferidos mensalmente para o custeio e investimento na área da saúde.
 
SaudeWeb

Genéricos empurram mercado farmacêutico brasileiro para R$ 57,6 bi

Foto: Reprodução
Estudo mostra alta de 16% da receita com medicamentos no País, impulsionada pela indústria de genéricos, que cresceu 22%
 
Um estudo da consultoria IMS Health mostra que as indústrias farmacêuticas no Brasil obtiveram receita bruta de R$ 57,6 bilhões em 2013, alta de 16% sobre o ano anterior, superando as expectativas do próprio setor. Boa parte do bom desempenho se deve aos genéricos, cujos laboratórios produtores tiveram receita de R$ 13,6 bilhões em 2013, aumento de 22%.
 
Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, a presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos), Telma Salles, disse que o resultado se deve ao maior acesso e à confiança da população nos genéricos, cuja lei de criação completa 15 anos em 2014, e que ajudou a baixar os preços dos remédios no País.
 
Os genéricos correspondem a cerca de 23% dos remédios vendidos no País. Segundo o mesmo estudo da IMS, o grupo EMS cresceu na liderança no mercado de genéricos brasileiro, e terminou 2013 com participação de 31,07%. O principal concorrente, a Medley, do grupo francês Sanofi, ficou com 19,35%, enquanto a Hypermarcas registrou 12,61%. A Teuto ocupou a quarta posição, com 8%, seguida pela Eurofarma.
 
* com informações do jornal O Estado de S.Paulo
 
SaudeWeb

Secretaria envia SMS para lembrar pacientes de consultas e exames

Foto: Reprodução
Governo paranaense envia mensagens para pacientes com 48 horas de antecedência. Meta é reduzir faltas e aumentar oferta de consultas
 
O governo do Paraná passou a avisar os pacientes que têm consultas e exames especializados agendados através da Central Estadual de Regulação. A mensagem de texto via celular (SMS), enviada com 48 horas de antecedência, confirma o agendamento e reforça a hora e o local. A Secretaria da Saúde espera reduzir as faltas e, assim, aumentar a oferta de consultas especializadas.
 
Iniciado em setembro de 2013, o serviço de mensagens por SMS está implantado em 378 municípios de 21 regionais de saúde do Paraná, ou 95% de alcance no estado, segundo o governo. Os 21 municípios que ainda não estão incorporados ao sistema devem ser integrados ainda neste primeiro semestre de 2014.
 
A mensagem faz parte do sistema de regulação implantado em 2012 que permite também a operacionalização de leitos hospitalares e regulação dos Samus. São 6.383 leitos hospitalares, inclusive de UTI, também operacionalizados através da Central Estadual de Regulação.
 
Os leitos estão em 190 municípios de 12 regionais de saúde. Até abril deste ano, os leitos localizados em 209 municípios de 10 regionais de saúde devem ser incorporados à regulação informatizada, totalizando 100% de implantação.
 
SaudeWeb

Ministério divulga cronograma de vacinação contra o HPV no SUS

Foto: Reprodução
Meta é imunizar 80% das 5,2 milhões de meninas brasileiras entre 11 e 13 anos. Vacina estará disponível em 36 mil postos
 
A vacinação de meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV) na rede pública de saúde vai começar no dia 10 de março. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22) pelo Ministério da Saúde. O vírus é uma das principais causas do câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais frequente de câncer entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.
 
A meta do governo é imunizar 80% de um total de 5,2 milhões de meninas. A vacina estará disponível em 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. Para se vacinar, basta apresentar o cartão de vacinação ou um documento com foto. A imunização é feita em três doses: a segunda vem seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira.
 
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues, ressaltou que a vacina tem caráter preventivo e não substitui a realização do exame conhecido como papanicolau, nem o uso de preservativo em relações sexuais.
 
Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que a orientação da pasta é que as secretarias estaduais e municipais de saúde promovam a vacinação em parceria com as secretarias de educação, com estratégias de imunização dentro de escolas públicas e particulares.
 
“Todos os estudos mostram que nessa faixa etária, de 9 a 13 anos, é quando, ao se aplicar a vacina, a produção de anticorpos tem maior intensidade. Chegamos ao nível máximo de proteção que essa vacina pode gerar contra o HPV”, explicou.
 
Segundo o ministério, a capacitação a distância de profissionais de saúde e de professores deve começar em fevereiro. As escolas também devem reforçar a importância da imunização, distribuindo um guia prático sobre a o vírus para adolescentes, pais e professores.
 
Para o primeiro ano da imunização, o governo adquiriu 15 milhões de doses. A vacina utilizada será a quadrivalente, recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que oferece proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. De acordo com a pasta, em 2015, a vacina será oferecida para adolescentes de 9 a 11 anos.
 
Para a produção da vacina, o ministério firmou parceria com o Instituto Butantan e com um laboratório privado. Será investido R$ 1,1 bilhão na compra de 41 milhões de doses durante cinco anos – período necessário para a transferência de tecnologia. A parceria, segundo o governo, possibilitou uma economia estimada em R$ 83,5 milhões.
 
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. O vírus também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos subtipos 16 e 18.
 
Em relação ao câncer de colo de útero, a estimativa é que 270 mil mulheres morrem todos os anos devido à doença. No Brasil, o Instituto do Câncer (Inca) estima que devem surgir 15 mil novos casos da doença e 4.800 óbitos por esse tipo de câncer.

SaudeWeb

Projeto de lei quer eximir drogarias de ter farmacêuticos

Foto: Reprodução
Pronto para votação na Câmara, PL prevê que apenas farmácias de manipulação precisariam ter profissional. Proposta põe população em risco, dizem parlamentares
 
O Projeto de Lei 4385/94, do Senado, que torna obrigatória a presença de um farmacêutico nas farmácias, está pronto para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados. A matéria, no entanto, está gerando polêmica porque permite que em drogarias e ervanários a função seja exercida por um auxiliar de farmácia ou um prático com pelo menos dez anos de atividade profissional.
 
Para a coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), essa brecha para que pessoas sem formação exerçam o papel de farmacêutico coloca em risco a segurança da população. “Farmácia é coisa séria, não é qualquer comércio, não é pra se vender sandálias, bebidas alcoólicas e outras coisas que são comercializadas em farmácias brasileiras. Têm que ter controle sanitário e assistência à população”, ressalta.
 
De acordo com definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), farmácia “é o estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos para saúde (correlatos)”. Já as drogarias não têm laboratório para preparação de fórmulas, pois apenas vendem medicamentos industrializados, enquanto os ervanários negociam plantas medicinais ou ervas em geral.
 
O coordenador da assessoria técnica do Conselho Federal de Farmácia, José Luiz Maldonado, lembrou que o projeto é de 1994, época em que havia uma carência muito grande de farmacêuticos no Brasil, e por isso previa a permissão de que, no caso da ausência desse profissional, a drogaria ou ervanário contasse com um técnico ou um prático.
 
No entanto, ele alerta para o perigo da falta de um profissional capaz de esclarecer as dúvidas dos pacientes. “Não é suficiente ter a oferta de medicamento se ele é incorretamente utilizado. Estamos sempre preocupados com o uso racional do medicamento de tal forma que tenha a salvaguarda de um profissional atrás do balcão que seja farmacêutico”, afirma.
 
Lei orgânica
Relator do projeto na Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado Ivan Valente (Psol-SP) apresentou um substitutivo que inclui as farmácias entre os serviços de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece regras para o exercício e a fiscalização da atividade farmacêutica.

No texto apresentado, Valente determina que drogarias e ervanários tenham o mesmo tratamento dado às farmácias, com a exigência de presença de um farmacêutico durante todo o período de funcionamento. Para que os estabelecimentos já existentes se adequem às regras, ele prevê um prazo de transição de cinco anos, que poderá ser prorrogado por dois anos em municípios com menos de dez mil habitantes.
 
“É um retrocesso que no nosso País ainda não tenhamos uma lei orgânica da farmácia, uma assistência farmacêutica integral como direito do cidadão”, destacou, acrescentando que nesses locais é possível colher dados estatísticos sobre a saúde da população, o que pode ajudar a traçar diretrizes para as políticas públicas.
 
Ivan Valente afirmou ainda que, no caso de municípios pequenos, o governo deverá ser responsável por fornecer assistência farmacêutica para a população.
 
Tramitação
O projeto recebeu duas emendas no Plenário, que foram rejeitadas pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
Uma das emendas permitia que armazéns, depósitos e mercearias comercializassem produtos farmacêuticos de venda livre ou sem exigência de prescrição médica em regiões ribeirinhas e de baixa densidade populacional. A outra dispensava os fabricantes de remédio de incluir mensagens esclarecedoras sobre os produtos em suas propagandas, responsabilidade que passava para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
Agora, a proposta está pronta novamente para ser votada pelo Plenário.
 
SaudeWeb

Ambiente frio pode ajudar a emagrecer

Foto: Reprodução
Estudo realizado na Holanda mostra que em temperaturas amenas (por volta de 15º) o corpo gera mais energia e, consequentemente, queima até 30% a mais de gordura
 
Cientistas holandeses defendem a exposição ao frio como um método saudável e também sustentável para a perda de peso. O estudo, publicado no periódico científico Cell, segue uma conta simples: em temperaturas amenas, como 15ºC, o corpo gera mais energia para se aquecer e precisa das reservas de gordura para isto. De acordo com os cientistas, em algumas pessoas, o aumento do gasto energético nessas situações pode ser de até 30%.
 
“O gasto energético e a perda de peso acontecem, só não vale compensá-los comendo mais, ok?”, disse ao iG, Marken Lichtenbelt da Universidade Maastricht, na Holanda, e autor do estudo.
 
Lichtenbelt e sua equipe começaram o estudo sobre gasto energético e temperatura amena há 10 anos e descobriram que a geração de calor nestas situações queima gordura. Isso vai variar de pessoa para pessoa, assim como varia o total de quilos perdidos, mas, de modo geral, temperaturas mais baixas podem afetar significativamente a quantidade de energia que uma pessoa gasta diariamente.
 
O cientista alerta, porém, que não é para ninguém sair procurando ambientes com frio de tremer ou de bater o queixo. A estratégia está toda baseada em temperaturas amenas dentro de ambientes climatizados. “Talvez, além de nosso treinamento físico, temos de treinar para passar mais tempo no frio”, disse.
 
Para a equipe de pesquisadores, evitar espaços aquecidos e variar mais a temperatura de ambientes internos pode ser benéfico para a perda de peso. Um grupo de pesquisadores japoneses, que também estuda o assunto, observou que pessoas que passaram 2 horas por dia em temperaturas de 17ºC durante seis semanas tiveram diminuição da gordura corporal.
 
A equipe holandesa descobriu, no entanto, que a estratégia de queima de gordura não dura muito tempo. “As pessoas se acostumam com o frio ao longo do tempo. Depois de seis horas por dia no frio, por um período de 10 dias, as pessoas voltaram a ter aumento de gordura”, disse.
 
Lichtenbelt disse que ainda é preciso realizar estudos referentes à situação contrária, mais comum no Brasil - de calor no ambiente externo e de temperatura mais baixa, no interno. “Nossos resultados são referentes a situações de temperaturas internas relativamente altas. Em algumas regiões tropicais, pode fazer frio à noite ou nos períodos de chuva. Nessas condições de temperatura mais baixa pode haver queima de gordura também”, disse.

iG

Veja dicas para a pressão baixa

Foto: Reprodução
A pressão arterial é formada pelos valores de sístole, que é quando o coração expulsa o sangue para as veias e chega ao valor máximo, e a diástole, que é quando o sangue volta para o coração atingindo os valores mínimos. No caso da pressão baixa, o fluxo de sangue para os tecidos cai e o oxigênio não consegue chegar às células na quantidade necessária.
 
A pressão arterial pode ser considerada boa quando está por volta de 12 por 8. Quando os valores estão muito acima ou abaixo da média, vale fazer uma consulta com o seu médico.
 
As quedas de pressão podem ocorrer por diversos motivos como desidratação, jejum prolongado e uso excessivo de medicação contra a hipertensão, diuréticos ou remédios para emagrecer. Tem também a chamada hipotensão postural, que surge quando a pessoa se levanta ou mudar a posição do corpo bruscamente, trazendo tontura e visão turva.
 
Pessoas doentes ou que ficaram de cama por muitos dias também podem sofrer de pressão baixa por algum tempo. Nestes casos, pode-se dizer que o organismo leva cerca de 15 dias para retomar o ritmo cardíaco normal.
 
Se os sintomas da hipotensão forem sentidos por mais de 15 minutos, a consulta com o médico é fundamental, inclusive, porque a pressão baixa pode ser um sintoma de algum outro problema de saúde como hemorragia, reações alérgicas a medicamentos, traumatismos, queimaduras, intoxicações, doenças cardíacas, pulmonares ou renais. A intensidade dos sintomas varia e a pessoa pode sentir fraqueza, tontura, suor frio, taquicardia e sensação de desmaio.
 
Muitas pessoas saudáveis podem ter a pressão baixa e, em muitos casos, o tratamento não é necessário, mas só o médico poderá confirmar. O tratamento é importante quando a hipotensão é desencadeada alguma outra doenças e aí é necessário corrigir o distúrbio.
 
Confira algumas dicas:
 
- Se levante com cuidado se estiver sentado ou deitado. Evite movimentos bruscos neste momento.
 
- Beba pelo menos dois litros de água por dia para evitar a desidratação.
 
- Se estiver tomando algum medicamento, verifique a sua ação sobre a pressão arterial.
 
- Faça atividade física regularmente.
 
- Evite ficar muito tempo sem comer.
 
- Evite lugares muito quentes.
 
- Banhos muito quentes também podem ser prejudiciais.
 
- Tenha uma dieta balanceada. Pepino, água de coco e tomate são alguns exemplos de alimentos que podem colaborar.
 
Outra dica para quem tem pressão baixa é tomar o chá de gengibre duas vezes ao dia. O consumo de gengibre favorece a circulação e aumenta o nível de pressão do sangue. Para preparar, separe uma colher de sopa de gengibre fresco ralado e coloque para ferver em 200 ml de água. Coe e beba na hora.
 
Grávidas, lactantes ou quem toma remédio controlado não deve tomar nenhum chá sem consultar o médico.
 
O suco de tomate também é eficiente. Clique aqui e anote a receita.
 
Para garantir todas as propriedades, o suco ou o chá devem ser tomados na hora.
 
Se a pressão de alguém cair perto de você, coloque-a deitada em posição confortável com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça para facilitar a circulação. Deve-se ingerir bastante líquido, em pequenos goles.

Universo Jatobá

Terapias complementares no tratamento da enxaqueca

Óleo de lavanda, com propriedades calmantes, pode ser
 usado em massagens nas têmporas
Massagens, óleos e chás ajudam no alívio de dores, segundo autora de livro sobre o tema
 
Autora do livro "50 Coisas que Você Pode Fazer para Lidar com a Enxaqueca", Wendy Green, faz sugestões de terapias complementares para melhorar seu bem-estar e ajudar a reduzir a frequência ou a duração das crises de enxaqueca.
Use óleos essenciais
A aromaterapia – que utiliza óleos essenciais extraídos de raízes, talos, folhas e flores de plantas – age sobre o hipotálamo, a parte do cérebro que controla as glândulas e o sistema hormonal, influenciando assim o humor e reduzindo os níveis de estresse.
O óleo de lavanda, que tem propriedades calmantes e analgésicas, pode ser usado em suaves massagens nas têmporas para trazer alívio durante uma crise. Já o óleo de menta, além de agir contra a dor pode combater a náusea. Adicione umas poucas gotas em água quente ou fria e molhe uma pequena toalha, que deve ser usada como compressa na testa ou na nuca. Como o óleo de menta é estimulante, evite usá-lo perto da hora de dormir.
 
Beneficie-se com as plantas
Os especialistas prescrevem as seguintes plantas para ajudar a aliviar as enxaquecas: camomila alemã (alivia a dor e relaxa); solidéu (reduz a tensão e é antiespasmódica); valeriana (é antiespasmódica, calmante e sedativa); melissa (tranquiliza a mente). Faça infusões, usando 30g (2 colheres de sopa) de ervas frescas ou 10g (2 colheres de chá) de ervas secas. Derrame água fervendo sobre as plantas, cubra e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Coe e consuma como chá, adicionando mel a gosto.
 
Use o poder do toque
A massagem é um meio antigo e eficiente de reduzir o estresse e além de eliminar tensões e dores, estimula a circulação e a imunidade.
Use algumas gotas de seu óleo de aromaterapia preferido em um óleo de base e aplique uma das seguintes técnicas nos pontos de tensão:
- Movimento de afago: deslize as mãos sobre a pele em ritmo lento e rítmico em leque ou circulares

- Amassamento: use as mãos alternadas, apertando e soltando a pele entre os dedos e os polegares

- Fricção: usando os polegares, aplique pressão uniforme em pontos estáticos de cada lado da coluna, ou faça pequenos círculos
Faça reflexologia na mão
Para facilitar e tratar de si mesmo experimente a reflexologia nas mãos – em vez dos pés. Aqueça cada mão batendo em cada palma com o punho da outra mão. Usando o polegar direito na palma esquerda, comece cerca de um quarto do caminho para cima da borda interna, suba devagar para o polegar esquerdo, comprimindo com firmeza. Continue trabalhando pela palma da esquerda para a direita, seguindo para cima até cerca de 2 cm abaixo da base dos dedos. Repita na mão direita usando o polegar esquerdo.
 
iG

Tratamento com onda magnética pode aliviar enxaqueca

BBC
Organização britânica indica tratamento para pacientes que não
 obtiveram resultado com outras terapias
Não invasiva, técnica consiste em colocar sob o couro cabeludo um aparelho portátil que gera campos magnéticos indolores, ferramenta já é usada contra a depressão e esquizofrenia
 
O Instituto Nacional Britânico para Excelência Clínica e de Saúde (NICE, na sigla em inglês) divulgou uma orientação recomendando o uso de estimulação magnética transcraniana para pacientes de enxaqueca. O tratamento é não invasivo; o aparelho portátil é colocado sobre o couro cabeludo e gera campos magnéticos indolores.
 
A organização voltada para saúde pública diz que o procedimento ainda é relativamente novo e reconhece ser necessário levantar mais dados a respeito de sua eficácia e segurança no longo prazo.
 
Em um teste feito com 164 pacientes, a estimulação funcionou duas vezes mais do que uma terapia com placebo e cerca de 40% dos voluntários já não sentia dores depois de usar o dispositivo.
 
Mas, segundo o NICE, a terapia, em que uma bobina gera campos magnéticos que ativam ou inibem neurônios, pode ser útil para pacientes que já tentaram outros tratamentos e não conseguiram alívio.
 
Conheça alguns alimentos que ajudam a aliviar a dor:
 
- Ácidos graxos, como os presentes no azeite de oliva, sardinha e outros alimentos são ótimos para aliviar a dor
 
- A água é essencial. A desidratação desencadeia crises
 
- O orégano ajuda a combater inflamações que podem aumentar a dor
 
- A granola é rica em triptofano, assim como a banana, maracujá e outros grãos integrais. Eles ajudam a combater a dor
 
- Peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum, bacalhau, etc) ajudam a aliviar a enxaqueca
 
- Pimentas também são auxiliares para aliviar a dor
 
Segundo estatísticas, a enxaqueca é uma doença comum na Grã-Bretanha, afetando uma em cada quatro mulheres e um em cada 12 homens. No Brasil, estudos de 2009 apontam a incidência de enxaqueca em cerca de 15% da população.
 
Existem muitos tipos de enxaqueca, com ou sem aura e com ou sem dor. Também existem várias opções de tratamentos, incluindo a administração de analgésicos comuns como o paracetamol.
 
Peter Goadbsby, presidente da Associação Britânica para o Estudo da Dor de Cabeça, disse que muitos pacientes que sofrem do problema podem se beneficiar da estimulação magnética transcraniana.
 
A chefe da organização de caridade Fundação Enxaqueca da Grã-Bretanha, Wendy Thomas, também aprova a nova orientação do NICE.
 
"Muitos têm suas vidas afetadas pela enxaqueca. Aprovamos as orientações do NICE que possam ajudar a melhorar o futuro de muitas pessoas para as quais os outros tratamentos não funcionaram", afirmou.
 
O NICE recomenda ainda terapias como acupuntura.
 
iG

5 respostas sobre estresse infantil

Foto: Reprodução
A psicóloga e psicopedagoga Alessandra Wajnsztejn explica como os pais podem lidar com o estresse infantil
 
Muitos adultos sonham com um retorno à infância, como se essa fase da vida fosse livre de qualquer transtorno. Mas não é bem assim. Conversamos com Alessandra Wajnsztejn, psicóloga, psicopedagoga e palestrante da 17ª Educar, feira de Educação que acontece em maio, em São Paulo, sobre o estresse infantil. Ela conta como o estresse é desencadeado em nossas crianças e o que podemos fazer para ajudá-las.

 iG: O que causa o estresse infantil? Situações cotidianas podem desencadeá-lo? Ou apenas situações específicas, como uma morte na família ou bullying escolar?
Alessandra Wajnsztejn: O estresse é um conjunto de reações físicas e psicológicas que causam mudanças químicas no corpo. Isso pode vir tanto de sensações e experiências boas como de sensações ruins. Por exemplo, a morte de um familiar pode ser considerada uma das fontes de estresse mais significativas na infância, mas experiências comuns podem ser responsáveis pelo desencadeamento, como a aproximação de uma data comemorativa, como Natal ou aniversário. Ou mesmo a programação estimulante, porém desgastante, de uma viagem muito esperada.
 
Também podem contribuir para o surgimento do estresse a responsabilidade em excesso, a presença constante e muito intensa de brigas familiares ou a separação dos pais; a rejeição por parte de colegas no ambiente social e a atitude de disciplina confusa por parte dos pais – quando cada um diz uma coisa e, assim, confundem o referencial que a criança deve seguir. Tudo isso desencadeia ansiedade e pode gerar o estresse. Outros fatores bastante importantes, mas não muito refletidos, são a hospitalização e a doença. Durante o processo de gestação e nascimento de irmãos, a criança também passará por uma fase de adaptação, e requer um olhar de qualidade afetiva por parte dos pais.
 
iG: O que muda no comportamento da criança estressada? Como os pais podem perceber que ela está com o problema?
Alessandra Wajnsztejn: A ansiedade e a depressão podem ser tanto causa como consequência do estresse. Os pais devem estar atentos, por exemplo, para uma mudança comportamental como uma introversão súbita, a presença de medo excessivo com motivo aparentemente irracional, a manifestação de comportamentos agressivos, impaciência e choro excessivo, desânimo, comportamento de hipersensibilidade, insegurança e sinais de baixa autoestima. Alguns sintomas podem ser de ordem física, como dor de barriga, manifestação de tique nervoso, frequentes dores de cabeça, comportamento hiperativo secundário a alguma situação, enurese noturna (xixi na cama), bruxismo (ranger de dentes durante o sono) e muitos outros comportamentos.
 
iG: O que os pais podem fazer para ajudar quando a criança já está estressada?
Alessandra Wajnsztejn: Pode-se tentar evitar algumas fontes estressoras. Mas há experiências que a vida nos proporciona que não podem ser evitadas ou controladas por nós, como a morte de alguém, o surgimento de doenças e a ocorrências de acidentes. Portanto, o ideal é dar apoio, afeto, compreensão, ouvir os anseios e temores de nossos filhos e buscar avaliação e tratamento especializados quando este estresse se torna disfuncional – ou seja, quando começa atrapalhar a vida física e mental da criança.
 
iG:O stress infantil pode influenciar no desenvolvimento da criança? De que forma?
Alessandra Wajnsztejn: Durante o processo de desenvolvimento intelectual, emocional e afetivo, a criança se confronta com momentos em que a tensão de sua vida alcança níveis muito altos, muitas vezes ultrapassando sua capacidade ainda imatura para lidar com as situações conflitantes. A criança que se desenvolve em um ambiente onde a palavra e a atitude familiar são norteadas pelo respeito, ou pela busca de respeito mútuo, poderá sentir-se mais segura de si e, assim, mais resistente. Crianças que são protegidas, mas não sufocadas, também poderão apresentar mais resistência aos eventos da vida. O que precisamos refletir é que nós adultos, pais e educadores, podemos de alguma forma influenciar na vulnerabilidade e na resistência ao estresse, já que ele tem componentes de hereditariedade, mas também de aprendizagem pelo meio.

iG: E como prevenir o estresse infantil? O que os pais podem fazer para evitar que seus filhos sofram esta pressão?
Alessandra Wajnsztejn: A criança aprende muito com a forma com que o adulto responde às ocorrências da vida. Se o adulto responde de forma ansiosa ou angustiada, a criança tende a aprender a responder à vida da mesma forma. Não podemos evitar que nossas crianças sofram estresse, mas podemos ser otimistas no sentido de acreditar que o estresse poderá não traumatizar a criança para sempre, e que ela poderá ter resiliência para superar estas fases. Podemos ajudar evitando muitas mudanças no cotidiano de nossas crianças em curto espaço de tempo. Por exemplo, não trocar com frequência de escola ou de moradia e evitar sobrecarga nas atividades extracurriculares, numa busca frenética de uma formação acadêmica precoce que, muitas vezes, acaba gerando um desapego da criança em relação às suas experiências escolares e reverte uma situação que ela deveria estar vivenciando com prazer..
 
Delas

Quando é hora de levar a criança ao psicólogo?

Após a avaliação, muitas vezes o psicólogo detecta que não há
necessidade de um tratamento continuado para a criança
Alterações no comportamento e no rendimento escolar podem ser pistas de que o auxílio profissional é bem-vindo para melhorar o presente e o futuro de seu filho
 
Resistência. Essa é a palavra que os especialistas mais usam para definir a postura da maioria dos pais que levam seus filhos para uma avaliação psicológica. “Eles têm uma aversão muito grande à terapia para suas crianças porque, em seu íntimo, isso é sinônimo de ‘nós falhamos’, ‘nós não damos conta de educá-los’. Sentem sua responsabilidade diretamente atacada”, explica a psicóloga Eliza Rocha, do Instituto Reintegrar.
 
O psicólogo Erick Rôso Huber, consultor do Consulte Aqui (portal de agendamento online de consultas médicas), concorda e nota também uma falta de disponibilidade física e emocional por parte desses pais. “Eles temem que em algum momento o acompanhamento psicológico infantil os atinja, o que pode acontecer, e criam todo tipo de dificuldade. Até as questões do transporte e de quanto tempo será gasto no trânsito acabam entrando na lista de desculpas para fugir do consultório”, relata.
Há, ainda, uma boa pitada de preconceito nessa equação. “Não é exclusivo no tratamento infantil.
 
Muita gente ainda pensa que só precisa de psicólogo quem é louco”, conta Huber. Para Ricardo Halpern, presidente do departamento científico de comportamento e desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), esse é o primeiro aspecto que os pais devem trabalhar internamente caso seus filhos precisem de terapia: “Essa necessidade mexe com as emoções familiares, mas há que se conscientizar de que a promoção da saúde mental é importante em todas as idades”.
 
Atenção às mudanças
Halpern afirma que “as crianças normalmente não precisam de avaliação psicológica. Ela é válida apenas quando existe uma situação que fuja da normalidade”. E o que pode ser considerado fora da normalidade? “O surgimento de um comportamento repetitivo e duradouro que não seja adaptável à vida cotidiana. Ele indica que a criança encontrou uma forma não adequada para lidar com seus problemas e frustrações. Daí é interessante procurar auxílio para a recuperação de sua saúde mental”, esclarece.
 
Mas nada de pânico diante de qualquer mudança de comportamento de seu filho. Eliza sugere que os pais se façam algumas perguntas antes de procurar um profissional:
 
- O novo comportamento da criança prejudica seu dia a dia e suas relações pessoais?

- O desempenho escolar piorou por causa desse comportamento?

- Há quanto tempo o comportamento se manifestou?

- Aconteceu algo na família ou na escola que possa ter motivado esse novo comportamento?

- Os pais já tentaram ajudar e não conseguiram?
 
Independentemente da idade da criança, se alguma das respostas incomodar os pais no sentido de acharem que é melhor ter uma ajuda externa, podem levar o filho a uma avaliação psicológica.
 
“Muitas vezes detecta-se que não é necessário um tratamento continuado, que uma orientação para os adultos lidarem com a situação já é suficiente”, diz a psicóloga.
 
Mais segurança para agir
Os benefícios do tratamento psicológico infantil são muitos, afirmam os especialistas. Além da promoção da saúde mental, Ricardo Halpern menciona o alívio da ansiedade e das situações que causam desconforto na criança. De acordo com Erick Rôso Huber, ela também consegue “resolver a questão pontual que causou sua mudança de comportamento e entender melhor o ambiente ao seu redor, interagir com o que se apresenta nele”.
 
Eliza complementa visualizando alguns passos adiante: “Ao compreender a si e ao outro, ao aprender a se relacionar bem com as pessoas, essa criança construirá melhor sua autoestima. Isso terá reflexos lá na frente, na vida adulta. Ela será um adulto mais seguro e completo”.
 
Respeite o temperamento de seu filho
Diante de tudo isso, vale ressaltar que os pais não podem desrespeitar a personalidade natural do filho e tentar moldá-la ao seu gosto em um consultório psicológico. “Ser muito quieto ou muito agitado não é motivo para precisar de psicólogo”, afirma Eliza. “A questão é realmente a mudança repentina de comportamento”, reforça.
 
Trocando em miúdos: assim como entre os adultos, há crianças mais introspectivas e outras mais extrovertidas. E tudo bem. “Se o temperamento não afeta os estudos, a sociabilização e o relacionamento com a família, não há com o que se preocupar”, diz Erick. “Nesse caso, a única recomendação que dou é que os pais aproveitem e se dediquem ao desenvolvimento do filho com a mesma atenção que dispensam à carreira profissional e à vida amorosa”, finaliza o psicólogo.
 
Delas