Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Veja lista de hábitos que podem provocar sensibilidade nos dentes

Foto: Reprodução
Má escovação, bruxismo e gengivite podem ser responsáveis pela sensibilidade nos dentes
 
A sensibilidade dental acontece quando o dente se desgasta e a dentina (camada interna que envolve o nervo) fica exposta. Em média, uma a cada quatro pessoas tem sensibilidade e sofre ao tomar ou comer alimentos gelados. O dentista e especialista em implantodontia Alexandre Bussab listou as principais causas da sensibilidade.
 
Veja a seguir:
 
1. A retração gengival devido à idade, escovação inadequada, inflamação gengival e, até dentes tortos, são algumas das causas da sensibilidade.
 
2. Ingestão de bebidas ácidas, como o refrigerante (principalmente os a base de cola), causam o desgaste dos dentes, proporcionando uma maior chance da exposição da dentina.
 
3. O bruxismo (ranger dos dentes), que acontece principalmente durante o sono, faz com que todos os a maior parte dos dentes se desgastem, os deixando mais sensíveis.
 
4. Segundo Alexandre, escovar os dentes de maneira inadequada ou em excesso pode ser uma das causas da sensibilidade.

— Sempre procure usar uma pasta dental especial para dentes sensíveis, assim como escovas com cerdas mais macias e se informar quanto à escovação.
 
5. Dentes que apresentam fraturas ou lascados deixam a dentina exposta e provocam a dor quando a pessoa come alimentos gelados.
 
R7

Indústria farmacêutica não é engajada nas redes sociais

Foto: Reprodução
Enquanto muitas empresas ainda esperam definições regulatórias, pacientes buscam ativamente por informações de saúde online
 
Quase metade das 50 maiores companhias farmacêuticas participa ativamente de redes sociais como Facebook, Twitter ou YouTube – mas utilizam essas ferramentas mais com propósitos de divulgação do que realmente para engajar pacientes, aponta o estudo conduzido por IMS Institute for Healthcare Informatics.
 
Companhias farmacêuticas ainda relutam em atuar de forma mais agressiva nas redes sociais, em parte devido à lentidão de reguladores para estipular regras sobre propaganda publicitária nesses meios, segundo o executivo diretor do instituto, Murray Aitken. Muitas empresas ainda aguardam a definição de políticas de promoção em social media pelos órgãos reguladores para ampliar suas estratégias sociais.
 
Como muitos consumidores buscam cada vez mais informações online, esperar pode ser um erro, comenta Aitken. “A expectativa de que a definição das políticas pelos reguladores elimine indefinições sobre o tema é equivocada. Muitas lacunas ainda continuarão existindo”, afirma.
 
O estudo também destaca que as agências reguladoras estão mais ativas nas mídias sociais, o que sugere um reconhecimento da importância desses canais. “Estou um pouco surpreso com o fato de que várias empresas usam a ausência de um guia regulatório como a razão para não fazer nada”, disse o especialista do IMS.
 
“Há muitos pacientes indo para as redes sociais em busca de informações e troca de opiniões para as empresas fingirem que isso não acontece”. Outras razões para hesitar são as mesmas de outras indústrias: questionamentos sobre o retorno do investimento em engajamento social, incertezas sobre software e necessidade de profissionais dedicados para a elaboração de um programa efetivo.
 
 
Das companhias farmacêuticas mais ativas, a Johnson & Johnson está à frente, realça Aitken. O IMS Health desenvolveu um índice de engajamento social como base do estudo, medindo não somente o alcance da audiência mas indicadores de engajamento como curtir e compartilhar posts. A Johnson & Johnson tem a pontuação máxima por uma larga margem – por exemplo, a média foi de 589 “curtir” por post no Facebook, enquanto a segunda classificada, GlaxoSmithKline, tem média de 159. (O especialista explica que a medida é estabelecida a nível corporativo, e não necessariamente distingue produtos de consumo de produtos farmacêuticos).
 
Aitken esclarece que o estudo foi realizado como pesquisa independente e não foi patrocinado por nenhuma empresa. Embora sua empresa presta serviços para a indústria farmacêutica, o relatório também é de interesse público, segundo ele, uma vez que as empresas farmacêuticas têm sido, historicamente, uma importante fonte de informações de saúde. Se os consumidores estão buscando informações na mídia social, é importante que as companhias os encontrem no meio do caminho. “São boas as evidências de que pacientes estão interessados ​​em sua própria saúde. Geralmente pessoas que se cuidam têm melhores resultados e são mais saudáveis ​​em geral.”
 
Aqui estão algumas principais conclusões adicionais a partir do estudo:
 
- Dos 50 maiores fabricantes globais de produtos farmacêuticos, 23 têm algum nível de engajamento de mídia social relacionado a cuidados de saúde. Das empresas analisadas pelo Instituto IMS, a organização melhor classificada com base no Índice de IMS Health Social Media Engagement é a Johnson & Johnson, com pontuação global de 70. Outras empresas classificadas entre os dez primeiros no índice têm pontuações variando de 25 a 9.
 
- As agências reguladoras são ativas na mídia social, mesmo que os fabricantes ainda esperem orientação final sobre as políticas específicas nesses canais. Reguladores utilizam cada vez mais canais de mídia social para se conectar com um público de saúde mais amplo. O próprio órgão Food & Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos tem uma presença particularmente forte no Facebook, ocupando um lugar de destaque de engajamento em mídias sociais e em relação à pontuação de diversas empresas farmacêutica.
 
- Wikipedia é a principal fonte de informações médicas para pacientes e profissionais de saúde. Os 100 principais páginas da Wikipedia em inglês sobre temas de saúde foram acessadas​​, em média, 1,9 milhão de vezes durante o ano passado. Doenças mais raras, que muitas vezes têm menos fontes de informação disponíveis e são menos conhecidas por pacientes e médicos, mostram uma maior frequência de acesso do que as doenças mais comuns.
 
- Engajamento de mídia social se insere significativamente dentro do segmento da população que mais utiliza os serviços de saúde (aqueles com 50 ou mais anos).
 
* por David F Carr, da InformationWeek EUA

SaudeWeb

Projeto quer liberar venda de inibidores de apetite proibidos pela Anvisa

Foto: Reprodução
Para deputado, Anvisa invadiu competência do legislativo e médicos discordam da proibição da anfepramona, entre outros
 
O Projeto de Decreto Legislativo 1123/13, em análise na Câmara dos Deputados, pretende sustar a resolução 52/11 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa) que proíbe a venda dos inibidores de apetite anfepramona, femproporex e mazindol e cria restrições severas à sibutramina. De acordo com o autor da proposta, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), a norma extrapola a competência legal da Anvisa e invade a do poder Legislativo.
 
O parlamentar lembra que as sociedades médicas de especialistas em obesidade e síndrome metabólica contestam a proibição e questionam o estudo em que a Anvisa se baseou para vetar os anorexígenos. “A retirada dos medicamentos deixou os médicos sem opções de tratamento dos pacientes que precisam perder peso”, diz.
 
Para Albuquerque, a proibição das substâncias anfepramona, femproporex e mazindol, assim com as restrições severas à sibutramina, vai dificultar principalmente o tratamento de pessoas de baixa renda com obesidade. “Pacientes com mais recursos podem contar com outros tratamentos, como academia ou dietas sofisticadas, o mais pobre não tem essas possibilidades”, afirma.
 
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo Plenário.
 
SaudeWeb

Hospital do Câncer de Muriaé combate desperdício de alimentos

Foto: Reprodução
Índice de sobra por refeição caiu de 3% para 1%. Nos primeiros meses, a iniciativa alcançou 65% de redução dos resíduos
 
Boas ideias nem sempre demandam grandes investimentos e, mesmo assim, podem se traduzir em grandes resultados. Foi com essa mentalidade que o Hospital do Câncer de Muriaé (Fundação Cristiano Varella), em Minas Gerais, adotou, dentro do seu Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde, um programa para diminuir a sobra de alimentos no refeitório, utilizado exclusivamente por colaboradores e acompanhantes de pacientes. O primeiro passo foi elaborar indicadores e metas que pudessem criar uma espécie de parâmetro aceitável: afinal quanto é possível descartar diariamente? “A meta máxima de sobra permitida, conforme referencial comparativo, é de 3%”, destaca o diretor administrativo do Hospital, Sérgio Dias Henriques.
 
Com isso estabelecido foi traçado um plano de ação, justamente para reduzir a sobra de alimentos e, consequentemente, a quantidade de lixo orgânico gerado. Esses resíduos, aliás, vão para o aterro sanitário de Muriaé. Estratégia elaborada, investimento inicial de R$ 1.500, suficientes para a compra de uma balança digital. A ideia é muito simples: ao terminar a refeição, a pessoa entrega o prato a um auxiliar de cozinha, que pesa a sobra de alimentos individualmente.
 
Depois da pesagem, o colaborador é informado sobre o peso da sobra e quanto isto corresponde em valor financeiro caso a refeição seja feita em um restaurante comercial da cidade. Aí, se preenche uma planilha contendo data, nome, número de matrícula do funcionário, valor do resto em quilos e monetário. “Apesar de a informação ser repassada ao funcionário, o valor não é cobrado, há apenas uma sensibilização quanto ao valor que pagaria pela sobra em outro estabelecimento”, descreve Henriques.O resultado apareceu logo e o índice caiu de 3% para 1%. Nos primeiros meses, a iniciativa já alcançou 65% de redução dos resíduos. O valor estimado até o fim de 2013 pode alcançar R$ 22 mil.
 
Gestão
Mas a política na área socioambiental do Hospital do Câncer de Muriaé não se restringe a essa ideia. Também este ano, o programa de resíduos sólidos da instituição ganhou “uma nova roupagem”, seguindo os modelos definidos para a área pela Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais. Para isso, fez levantamentos detalhados, direcionou uma equipe para pensar em responsabilidades e qualificações desejáveis para alcançá-las. Também passou a detalhar ações como o controle de insetos, o funcionamento de pontos para o abastecimento de água e produção de efluentes líquidos, medidas de segurança ocupacional, estruturar a relação de fornecedores e, principalmente, pesquisar quais os resíduos gerados por área no hospital e como eles são acondicionados, transportados e tratados.
 
Programas
Com 100% dos funcionários treinados e a cultura da consciência ambiental difundida, para 2014 o plano é conseguir uma parceria para reciclar os resíduos orgânicos, sem deixar cair o índice da equipe treinada, assim como aumentar a produção de hortaliças cultivadas na horta da Casa de Apoio e pensar em um projeto para tratar parte dos resíduos em um “minhocário”.
 
Além disso, deseja-se estimular setores do hospital, como o próprio refeitório, a desenvolverem ações ligadas à sustentabilidade, como redução do consumo de energia e dar início aos trabalhos para enquadrar-se nos requisitos necessários para a certificação ISO 14.001. Mas o desafio é bem mais complexo que criar novas ferramentas e possibilidades.
 
É preciso manter o engajamento dos colaboradores. Para isso, além dos treinamentos constantes e inspeções setoriais, a realização de eventos é uma grande aposta. O projeto “Calendário Verde” mapeia todas as datas comemorativas relacionadas ao Meio Ambiente, onde se definem dias relacionados aos quatro pilares da área que são: Economicamente Viável, Socialmente Justo, Ecologicamente Correto e Culturalmente Diverso. Em 2013, foram feitos dois grandes eventos, o Ecologicamente Correto na semana do dia da árvore, exaltando principalmente o descarte adequado e o Culturalmente Diverso, na semana do dia do livro, com o objetivo de mostrar as diversidades existentes e o respeito pelo próximo. “Em 2014, teremos o Economicamente viável e o Socialmente Justo. Com estes eventos estamos conseguindo um maior envolvimento dos colaboradores no processo”, prevê o diretor.
 
SaudeWeb

Prêmios de loteria não retirados podem ir para a saúde

Foto: Reprodução
Proposta retira valor do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que continuaria recebendo 30% da renda líquida das loterias da Caixa
 
Os recursos de prêmios não reclamados das loterias federais administradas pela Caixa Econômica Federal podem sair do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para integrar o Fundo Nacional de Saúde (FNS). Essa é a proposta contida no Projeto de Lei do Senado (PLS) 313/2011, de autoria do senador Paulo Davim (PV-RN).
 
O texto está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na forma de um substitutivo oriundo da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que tem parecer favorável da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). De acordo com a lei em vigor, os prêmios da loteria prescrevem em 90 dias se não forem procurados por seus ganhadores.
 
O projeto de Davim altera a Lei 10.260/2001, que regulamenta o Fies e estabelece que 30% da renda líquida das loterias administradas pela Caixa constituem receitas daquele fundo, assim como os prêmios não reclamados dentro do prazo. A proposta retira do Fies apenas o dinheiro dos prêmios não reclamados.
 
Ao examinar o projeto, a CAS optou por um substitutivo que preserva o mérito, mas muda outras leis. A comissão decidiu que, além da lei do Fies, devem ser alterados o Decreto-Lei 204/1967, que disciplina a exploração das loterias; a Lei 8.080/1990, que regulamenta os serviços de saúde; e a Lei 9.615/1998, conhecida como Lei Pelé.
 
Segundo a Caixa Econômica Federal, em 2012 a soma dos prêmios não resgatados pelos apostadores foi de R$ 198 milhões, valor possivelmente superado em 2013: até 31 de julho do ano passado, foram “esquecidos” R$ 135,7 milhões.
 
Relatora da matéria na CE, a senadora Vanessa Grazziotin afirma que a iniciativa de Paulo Davim tem o mérito de buscar ampliar os recursos à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a garantir o direito da população a esse serviço básico. Também sublinha que, ao destinar o dinheiro dos prêmios não reclamados para o FNS, o texto tem o cuidado de manter para o Fies a destinação de 30% da renda líquida das loterias da Caixa, reconhecendo a relevância social do financiamento estudantil.
 
Vanessa observa ainda que a nova distribuição dos recursos dos prêmios não reclamados visa apenas a contemplar outra área de fundamental importância para o brasileiro. Depois de votado na CE, o projeto ainda irá ao exame da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), à qual caberá a decisão em caráter terminativo.

SaudeWeb

Concurso Universidade Federal do Rio de Janeiro 2014

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou o edital n°460/2013, de concurso público, com o objetivo de preencher 263 vagas para o cargo de Professor, por remuneração de até R$ 8.049,77. As oportunidades se destinam a docentes das classes Auxiliar, Assistente A e Adjunto A.
 
Os novos docentes serão distribuídos pelos Departamentos/Programas/Cursos de: Química, Curso de Biofísica, Curso de Biotecnologia, Curso de Nanotecnologia, Administração, Direito Civil, Direito Social e Econômico, Teoria do Direito, Planejamento Urbano e Regional, Física Teórica, Geografia, Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação,   Cirurgia, Medicina, Clínica Médica, Terapia Ocupacional, Clínica Odontológica, entre diversos outros.

As inscrições serão efetuadas de 23 de janeiro a 17 de fevereiro de 2014, pelo site http://concursos.pr4.ufrj.br/. As taxas  variam entre R$ 50,00 e R$ 200,00.

Os candidatos poderão ser avaliados por meio de: prova escrita, prova didática, prova prática e apreciação de títulos e trabalhos.
 
O certame é válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital e todas as atualizações do certame estão disponíveis no site http://concursos.pr4.ufrj.br/

Concurso UNIRIO – RJ 2014 para Técnicos Administrativos

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) abriu o concurso público de edital nº 02/2014, visando contratar 79 profissionais de níveis médio e superior para ocupação de vagas na carreira de Técnico-Administrativo. Os salários variam de R$ 1.562, 23 a R$ 3.230,88.
 
As oportunidades contemplam graduados em Tecnologia da Informação, Arquitetura e Urbanismo, Bibliotecário-Documentalista, Biólogo/Zoologia, Desenho Industrial, Músico, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico, Psicólogo, além de chances para Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico em Radiologia, Camareiro de Espetáculo, dentre outras.
 
As inscrições estarão abertas de 11 a 28 de março de 2014, pelo site www.unirio.br/concurso/2014. A taxa de inscrição vai de R$ 50 a R$ 65, dependendo da função escolhida pelo candidato.
 
Os inscritos serão avaliados por Prova Escrita, a ser aplicada provavelmente em 25 de maio de 2014, às 9h, na cidade do Rio de Janeiro. Haverá Prova Prática para o cargo de Músico, que será realizada na data provável de 23 de junho de 2014.
 
Confirmação de datas e horários, além de informação do local de cada avaliação, serão informados no site www.unirio.br/concurso/2014. O resultado final também será comunicado nesse mesmo endereço eletrônico.

Concurso Polícia Civil - SP 2014: Edital e Inscrição

A Polícia Civil do Estado de São Paulo disponibilizou o edital de concurso público que visa preencher 140 vagas de trabalho para a função de Médico Legista. Desse total, 61 profissionais serão lotados na capital e Grande São Paulo e os demais serão distribuídos entre os municípios de Araçatuba (14 vagas), Bauru (15), Campinas (6), Presidente Prudente (11), Ribeirão Preto (7), Santos (1), São José dos Campos (10), São José do Rio Preto (14) e Sorocaba (1).
 
O Médico Legista de 3ª Classe tem o total de remuneração a partir de R$ 7.516,02, correspondentes à soma dos valores do salário-base e da gratificação do Regime Especial de Trabalho Policial – RETP.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período das 10 horas do dia 24 de fevereiro às 16 horas de 26 de março de 2014, no site www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 63,92.
 
O concurso será organizado através da empresa Fundação Vunesp, que aplicará a prova preambular na data prevista de 27 de abril de 2014 em locais e horário a serem divulgados oportunamente. As outras fases do certame são: prova de aptidão psicológica, prova de aptidão física, Investigação Social e prova de títulos.
 
O edital ML 1/2013 foi publicado no dia 5/12/2013 no Diário Oficial do Estado (DOE), a partir da página. 210 e está disponível no site da organizadora.

Concurso Fundação para o Remédio Popular – FURP

A Fundação para o Remédio Popular (Furp), no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público nº. 01/2013, com o objetivo de ocupar 34 profissionais em níveis médio, médio/técnico e superior. As remunerações vão até R$ 5.859,09, em jornadas semanais de 40 horas.
 
As chances são para os cargos de Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Produção, Inspetor de Qualidade, Eletricista de Manutenção, Mecânico de Manutenção, Analista de Desenvolvimento Farmacotécnico, Analista de Garantia da Qualidade Júnior, Analista de Garantia da Qualidade Sênior, Analista de Laboratório Júnior, Assistente de Importação, Comprador Júnior, Comprador Pleno, Comprador Sênior, Farmacêutico Responsável e Analista de Registro de Produtos.
 
As inscrições serão efetuadas pelo site www.caipimes.com.br, no período de 2 a 31 de janeiro de 2014. O valor da taxa varia de R$ 30,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo.
 
Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos, prevista para serem realizadas em 23 de fevereiro de 2014, na cidade de Guarulhos e, se necessário, em municípios vizinhos. Também haverá prova prática para Eletricista de Manutenção e Mecânico de Manutenção.
 
A convocação para a realização das provas será efetuada mediante publicação dos competentes Editais de Convocação no Diário Oficial do Estado de São Paulo – DOE e no site www.caipimes.com.br e Cartões de Convocação que serão encaminhados via e-mail, os quais determinarão locais, datas e horários das provas objetivas e das provas práticas.
 
O concurso terá validade de 01 ano, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da FURP, não cabendo qualquer ato posterior.

Concurso EPE 2014 Edital e Inscrição

A Empresa de Pesquisa Energética - EPE tornou pública a realização do concurso público 01/2014, para constituição de cadastro reserva de 343 classificados. O objetivo é a ocupação de futuras vagas em cargos de nível superior e de nível médio. Os novos servidores serão lotados no Escritório Central da EPE, no Rio de Janeiro (RJ) e na sede, em Brasília (DF).
 
Os cargos de nível superior disponíveis são: Advogado, Analista de Gestão Corporativa e Analista de Pesquisa Energética, com salário básico de R$ 8.445,75. No nível médio, há oportunidades para Assistentes Administrativos, sendo o salário inicial de R$ 2.345,15, lembrando que todos os contratados terão direito a outros benefícios e vantagens. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
 
A inscrição deverá ser efetuada até 11 de fevereiro de 2014, na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). A taxa de participação custa R$ 45,00 para o cargo de nível médio e R$ 90,00 para os cargos de nível superior. O edital também lista locais credenciados com acesso a computadores, para realização das inscrições, abertos no mesmo período informado, entre 09 e 16 horas, horário oficial de Brasília.
 
A Cesgranrio aplicará as provas em três cidades: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Haverá provas objetivas para todos os cargos; prova discursiva, exclusivamente para o cargo de Advogado; prova de redação, para os demais cargos de nível superior; e avaliação de títulos, para os cargos de nível superior. A data provável para aplicação das provas é dia 06 de abril de 2014.
 
O concurso terá validade de oito meses, prorrogável por igual período, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final.
 
O edital completo está na página da Cesgranrio e no Diário Oficial da União de 16 de janeiro de 2014.

Concurso CREMESP 2014

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo abriu edital n° 001/2014  de concurso público, que formará cadastro de reservas nos cargos de Assistente Técnico Administrativo, Assistente Social, Analista Financeiro, Médico Fiscal e Analista de Sistemas WEB (níveis médio e superior).

Os salários vão até R$ 7.025,74 em carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

Às pessoas com deficiência serão reservados 5% das vagas, por cargo, respeitando a área de atuação que vierem a vagar no prazo de validade do concurso.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 28 de janeiro a 11 de fevereiro de 2014, no site www.makiyama.com.br/concursos/cremesp. As taxas variam de R$ 24,00 e R$ 25,00.

A Prova Objetiva será realizada, na data prevista de 23 de março de 2014, nas Cidades onde se localiza o Polo de Trabalho escolhidos pelo candidato no ato da inscrição. Polos de Trabalho/Polos de Prova: São Paulo; Sorocaba, Limeira, Barretos, Bragança Paulista, São João da Boa Vista e São Bernardo do Campo.

Os candidatos serão distribuídos dentro do Polo de Prova escolhido de acordo com a disponibilidade de locais e não por seus endereços residenciais.

A confirmação da data e as informações sobre horário e local para a realização da prova objetiva serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação a ser publicado no site www.makiyama.com.br/concursos/cremesp.

O concurso público terá validade de dois anos podendo ser prorrogada, total ou parcialmente, por igual período.

Prefeitura de Euclides da Cunha Paulista – SP publica editais

A Prefeitura de Euclides da Cunha Paulista, no estado de São Paulo, publicou os editais de concurso público nºs 01 e 02/2014, disponibilizando 70 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os rendimentos chegam a R$ 9.443,04, por jornada de trabalho de 12 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas estão distribuídas entre os cargos de Bombeiro Municipal, Ajudante de Serviços Gerais, Guarda Municipal, Gari, Merendeira, Operador de Máquinas Agrícolas e de Moto Niveladora, Borracheiro, Pedreiro, Eletricista de Manutenção, Motorista, Agente de Organização Escolar, Secretário Escolar, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico Ambientalista, Professor, Dentista, Engenheiro Civil, Enfermeiro Padrão, Fisioterapeuta, Médico, Médico Veterinário, Psicólogo e Nutricionista.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até 06 de fevereiro de 2014, pelo site da organizadora CONSESP (www.consesp.com.br), mediante pagamento da taxa de inscrição de R$ 26 a R$ 48, 90, variando o valor de acordo com o cargo almejado.
 
Avaliações
Os inscritos serão selecionados por meio de uma prova escrita, a qual será aplicada provavelmente em 23 de fevereiro de 2014, em local e horários a serem divulgados futuramente pelo site de inscrição. Também haverá prova prática para alguns cargos.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site da organizadora, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova, e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.
 
Validade
A validade de ambos os concursos será de dois anos, passível de prorrogação por mais dois anos.

Concurso Sociedade de Portos e Hidrovias - RO

A Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia publicou o edital 01/2014, de concurso público, com intuito de prover vagas para cargos de níveis superior, médio/técnico e fundamental. A remuneração para os cargos pode chegar a R$ 2.500.
 
As oportunidades são para profissionais das áreas de Administração, Advogado, Biólogo, Contador, Engenheiro Civil, Estatístico, Guarda Portuário, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Operações Portuárias, Auxiliar em Atividades Administrativas e Telefonista. 
 
As inscrições deverão ser realizadas pela internet, no site www.funcab.org ou no Posto de Atendimento, localizado na Av. Campos Sales, nº 2282 - sala 11 - Centro (Galeria Josefa de Jesus) - Porto Velho / RO, até 09 de fevereiro de 2014. As taxas são de R$ 50 a R$ 85. 
 
Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, além de prova discursiva e de títulos, apenas para cargos de nível superior. As provas serão realizadas na data prevista de 16 de março de 2014 e as informações sobre os locais e os horários de aplicação das Provas Objetiva e Discursiva serão disponibilizadas no Posto de Atendimento como também no site www.funcab.org, com antecedência mínima de 05 dias. 
 
Os resultados finais serão divulgados na internet e publicados no Diário Oficial do Estado do Rondônia. 

Concurso Prefeitura de Saúde - BA

A Prefeitura de Saúde, no estado da Bahia, através da empresa Concepção Consultoria Técnica Especializada Ltda, publicou editais n°s 001 e 002/2014 de concurso público, com o objetivo de ocupar 119 vagas para cargos de todos os níveis escolares. Os salários vão até R$ 3.500,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de Advogado, Assistente Social, Bioquímico, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Agente Comunitário de Saúde e demais cargos.
 
As inscrições presenciais serão realizadas no Prédio da Secretaria Municipal de Administração, situado na Praça Ruy Barbosa, 29 - Centro - Saúde - Ba, no período de 28 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014, de 2ª a 6ª feira, no horário  das 8h às 12 das 14h às 17horas.
 
Já as inscrições via internet, serão realizadas pelo site www.concepcaoconcursos.com.br, também de 28 de janeiro de 2014 até 10 de fevereiro de 2014. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
O exame de conhecimentos será realizado no município de Saúde/BA, aplicada provavelmente em 16 de março de 2014, sendo que informações sobre o local e conformação da data da avaliação serão divulgadas a partir de 10 de março de 2014.
 
As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização do exame de habilidades e conhecimentos (nome do estabelecimento, endereço e sala), cargo, função, assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis, a partir do dia 10 de março de 2014, no site da Concepção www.concepcaoconursos.com.br, devendo o candidato efetuar a impressão desta Confirmação de Inscrição. Os gabaritos e os resultados dos exames serão divulgados no site www.concepcaoconursos.com.br.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data da respectiva homologação, podendo este prazo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Saúde.

Concurso FEAES de Curitiba - PR 2014

A Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), no Paraná, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público, destinado ao provimento de vagas para profissionais que possam atuar no quadro de pessoal. Os candidatos aprovados trabalharão no Hospital do Idoso Zilda Arns (HIZA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Município de Curitiba (SAMU), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centro Médico Comunitário Bairro Novo (CMCBN), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Centro de Atenção Psico-Social (CAPS), além de outras Unidades que vierem a ser instituídas no decorrer da vigência deste.
 
O concurso oferece 141 vagas para os cargos de eletricista, técnico de enfermagem, médico pediatra e psicólogo clínico (níveis médio, técnico e superior) por salários de até R$ 12.000,00 em carga horária de 12 a 40hs emanais.
 
Aos portadores de deficiência serão reservados 5% do número total de vagas providas durante a validade do Processo Seletivo Público, desde que as atribuições do emprego sejam compatíveis com a deficiência.
 
O período para a realização das inscrições será até às 23h59min do dia 06 de fevereiro de 2014, observado horário oficial de Brasília – DF, através do endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 60,00 de acordo com o emprego escolhido.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 23 de fevereiro de 2014, em horário e local a serem informados através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br e no Cartão de Informação do Candidato, a partir de 19 de fevereiro de 2014.
 
O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados 01 dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br.
 
O certame tem prazo de validade de 01 ano, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba - FEAES.

Concurso Prefeitura de Juquitiba - SP

Com intuito de prover 244 cargos efetivos na administração municipal, a Prefeitura de Juquitiba, estado de São Paulo, publicou o edital 01/2014, de concurso público. De acordo com a publicação, o certame será realizado pela organizadora Aplicativa Assessoria e a remuneração para os cargos será de até R$ 3.011,46. 
 
As vagas são para os seguintes cargos: Agente de Segurança, Agrônomo, Assistente Social, Bibliotecário, Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico Socorrista, Nutricionista, Professor de Educação Básica I e II, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar Administrativo à Saúde, Auxiliar Assistência Social, Auxiliar Geral Nível I, Auxiliar Planejamento, Estafeta de Gabinete, Fiscal Ambiental, Fiscal Sanitário, Instrutor de Tricô, Recepcionista, Técnico Agropecuário, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem Socorrista, Técnico de Higiene Dentária, Técnico de RX, Agente de Segurança, Agente de Almoxarifado, Auxiliar Geral Nível I III, Auxiliar Lançadoria, Conservador de Vias Públicas, Eletricista, Escriturário, Topógrafo, Horticultor, Lubrificador, Operador de Máquinas Nível III, Servente de Obras, entre outros cargos. 
 
As inscrições serão recebidas no período de 27 de janeiro a 07 de fevereiro de 2014, por meio do endereço eletrônico www.aplicativaassessoria.net. As taxas variam de R$ 9,88 a R$ 14,35. 
 
As provas estão previstas para o dia 23 de fevereiro de 2014, em horário e local a ser definido em Edital de Convocação para provas, que será publicado no dia 14 de fevereiro 2014, em jornal com circulação no município e divulgado nos sites www.juquitiba.sp.gov.br e www.aplicativaassessoria.net.
 
O prazo de validade será de dois anos, contado a partir da publicação no Diário Oficial do Estado.

Processo seletivo APS 2014

A Associação das Pioneiras Sociais (APS) divulgou os editais nº. 1, 2 e 3/2014, destinados a realização de processo seletivo para o preenchimento vagas para os cargos de (1) Médico - especialidade Cirurgia Geral e (4) Cozinheiros - para as unidades da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação. O salário varia de R$ 2.633,31 a R$ 24.213,93.
 
Pré-requisitos:
2 anos de Residência Médica em Cirurgia Geral, concluída em serviços credenciados pelo Ministério da Educação.
 
Ensino médio completo, comprovado por meio de certificado expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação;

6 meses de experiência profissional como Cozinheiro, nas áreas hospitalar ou industrial ou hoteleira ou comercial, comprovada em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou em declaração original, contendo número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da entidade declarante. No caso de Regime Estatutário, declaração original que comprove o vínculo empregatício e as atividades desenvolvidas.
 
Para o cargo de Méidco, as inscrições serão realizadas no período entre 10 e 28 de fevereiro de 2014, por meio do site www.sarah.br/rh, até às 21 horas do último dia do período de inscrição, observado o horário oficial de Brasília - DF. Já para Cozinheiro, o período de inscrição é de 10 a 19 de fevereiro de 2014, também pelo www.sarah.br/rh. A taxa de inscrição vai de R$ 48 a R$ 180.
 
Para os candidatos que não conseguirem acesso à internet, serão disponibilizados computadores para realização das inscrições, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas (horário oficial de Brasília-DF), no período citado acima, para realização das inscrições, exceto sábados, domingos e feriados, nos seguintes endereços:
 
Unidade SARAH/Belém - Rodovia Arthur Bernardes, n. 1.000, Val de Canz, Belém-PA;

Unidade SARAH/Belo Horizonte -Av. Amazonas, 5.953, Gameleira, Belo Horizonte-MG;

Unidade SARAH/Brasília - SMHS Quadra 301, Bloco B, nº 45, Brasília-DF;

Unidade SARAH/Fortaleza - Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 4.500, Passaré, Fortaleza-CE;

Unidade SARAH/Macapá - Setor 12 - Rodovia Juscelino Kubitschek, 2.011, Fazendinha, Macapá-AP;

Unidade SARAH/Salvador - Av. Tancredo Neves, 2.782, Caminho das Árvores, Salvador-BA;

Unidade SARAH/São Luís - Av. Luiz Rocha, s/nº, Monte Castelo, São Luís-MA;

Unidade SARAH/Rio de Janeiro - Av. Canal Arroio Pavuna, s/nº, Jacarepaguá, Rio de Janeiro-RJ;
 
Cozinheiro
Área de Recursos Humanos da Unidade SARAH/Brasília - SMHS Quadra 301, bloco B, nº 45, 3º andar, Brasília-DF;

Área de Recursos Humanos da Unidade SARAH/São Luís - Av. Luiz Rocha, s/nº, Monte Castelo, São Luís-MA.
 
O concurso será constituído de prova objetiva, dissertativa e prática.
 
As provas objetiva e dissertativas serão realizadas na data provável de 13 de abril de 2014, em cidade, local e horário a serem disponibilizados, para consulta individual, no site www.sarah.br/rh, a partir do dia 24 de março de 2014.
 
O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado provavelmente no dia 15 de abril de 2014, no site www.sarah.br/rh.
 
A prova prática está prevista para ser realizada nos dias 12 a 23 de maio de 2014 (para o cargo de Médico) e do dia 19 de maio a 13 de junho de 2014 (para o cargo de Cozinheiro), em Brasília - DF, conforme agenda, local e horário, que serão divulgados com o resultado da prova objetiva.
 
O resultado final da aprovação será divulgado nos dias 13 de junho e 04 de julho de 2014, no Diário Oficial da União, no site www.sarah.br/rh.
 
O prazo de validade deste processo será de 1 ano, contado a partir da data de divulgação do resultado final da aprovação e da classificação neste processo, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da APS.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 27 de janeiro de 2014, pág. 169 a 176

Concurso Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão - MA 2014

A Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão, no estado do Maranhão abriu edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de preencher 574 oportunidades em funções dos níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 5.000,00, para carga horária de até 40h semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de enfermeiro, médico, professor, agente administrativo, atendente de odontológico, fiscal de tributos, guarda municipal, técnico em enfermagem, motorista e vigia.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições, até às 23h59 do dia 10 de fevereiro de 2014, em um dos endereços da internet www.fsadu.org.br/concursos ou www.sousandrade.org.br/concursos.

Taxas
Nível Superior: R$ 70,00;
Nível Médio: R$ 50,00;
Nível Fundamental: R$ 40,00.

Provas
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 09 de março de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito oficial da prova teórica de múltipla escolha será publicado em até 24 (vinte e quatro) horas a contar do dia subsequente ao de sua realização, no site oficial do Concurso Público.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final Após Fase Recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Divinópolis - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, no estado de Minas Gerais, lançou edital nº. 001/2014-SEMUSA de processo seletivo, que irá preencher 14 vagas para Agentes de Saúde. O salário oferecido é de até R$ 1.086,00 mais 20% de insalubridade e regime de trabalho de 8 horas diárias.
 
As  inscrições serão realizadas até o dia 30 de janeiro de 2014, das 07h30 às 11h e 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde - SEMUSA, em atenção aos Recursos Humanos, localizada na Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, devendo o interessado entregar o Currículo Padronizado.
 
O processo seletivo constará de prova de resistência física e entrevista.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 27 de janeiro de 2014, pág. 20 a 23.

Concurso Prefeitura de Diamantina - MG

A Prefeitura de Diamantina, em Minas Gerais, reabriu as inscrições do concurso público nº 01/2012, por meio do edital consolidado, com intuito de preencher 82 vagas, divididas entre cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários para os aprovados variará de R$ 724 e R$ 2.231,26, em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais. O concurso será executado através da empresa MSM Consultoria.
 
As chances são para cargos de assistente social, bibliotecário, bombeiro, calceteiro, contador, enfermeiro II, fiscal de tributos, guarda - vidas, mecânico de máquina pesada, monitor esportivo, médico, motorista de veículo pequeno / leve, motorista de veículo pesado, nutricionista, operador de máquina II, operador de máquina III, porteiro, psicólogo, técnico de segurança do trabalho, terapeuta ocupacional, turismólogo, vigia, entre outras oportunidades.
 
As inscrições presenciais estarão abertas até 13 de fevereiro de 2014, na Prefeitura Municipal de Diamantina, situada à Rua da Glória, 394, Centro, Diamantina – MG, e pela internet, no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br. As taxas variam de R$ 36 a R$ 100, de acordo com o nível de escolaridade. De acordo com o edital, os candidatos que se inscreveram em 2012 estarão automaticamente inscritos. 
 
As provas objetivas de múltipla escolha e as provas práticas serão realizadas no dia 23 de março de 2014, podendo ser aplicadas no turno matutino ou vespertino nas Escolas do Município de Diamantina. O gabarito das provas será divulgado no dia 24 de março de 2014 e a seleção também constará de prova de títulos. 
 
O prazo de validade deste concurso é de dois anos, prorrogável uma vez por igual período. 

Processo Seletivo Prefeitura de São José do Hortêncio - RS

A Prefeitura de São José do Hortêncio, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da empresa UNA Gestão e Assessoria, lançou edital n° 001/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de cinco vagas, mais cadastro de reserva, nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Creche, Psicólogo, Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental e Servente. 
 
As chances são para profissionais de níveis fundamental completo e incompleto e superior, por salários variados de R$ 724 a R$ 2.320,70 e carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
As inscrições serão feitas no período de 27 a 31 de janeiro de 2014, na Secretaria de Administração de São José do Hortêncio localizada na Rua 33, 40, Centro. A taxa é de R$ 39,00 para todos os cargos.
 
Segundo o edital, as provas serão aplicadas na data prevista de 08 de fevereiro de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, Rua 58, nº 250, em São José do Hortêncio/RS.

Prefeitura de Novo Itacolomi - PR abre concurso público

A Administração Pública do Município de Novo Itacolomi, no estado do Paraná, lançou o edital de concurso público nº 001/2014, visando preencher três vagas para os cargos de Nutricionista, Assistente Social e Psicólogo, todos com exigência de nível superior. Os vencimentos são de R$ 1.850. 
 
Os interessados podem realizar a inscrição de 27 de janeiro a 05 de fevereiro de 2014, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. A taxa é de R$ 100. 
 
O processo seletivo será feito por meio de uma prova objetiva, aplicada na cidade de Novo Itacolomi, provavelmente em 23 de fevereiro de 2014, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do Edital de Homologação das Inscrições. 
 
O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 15h, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Novo Itacolomi – PR e no site da empresa responsável pela organização do certame. 
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Itapejara d'Oeste - PR

A Prefeitura de Itapejara d'Oeste, no estado do Paraná, por meio do Instituto Saber, abriu edital n° 01/2014 de concurso público, com o fito de ocupar 31 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 9.990,90 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de agente da dengue, assistente administrativo, auxiliar admistrativo I, auxiliar de consultório, auxiliar de cozinha, defensor público, engenheiro civil, gari, médico, motorista, operador de máquina, recepcionista, serviço de limpeza, técnico agrícola e telefonista.
 
Inscrições
Será admitida à inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, solicitada no período de 08 horas de 28 de janeiro até as 23h59min do dia 17 de fevereiro de 2014.
 
Taxas
- Até o Ensino fundamental - R$ 50,00;

- Ensino médio - R$ 100,00;

- Ensino superior - R$ 150,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
A prova escrita objetiva será realizada provavelmente no dia 09 de março de 2014, em horário e local a serem divulgados no Edital de Homologação das inscrições. O gabarito será publicado na data prevista de 09 de março de 2014, às 21 horas.
 
A validade do concurso público será de dois anos.

Concurso Prefeitura de General Carneiro - PR 2014

A Prefeitura de General Carneiro, no Estado do Paraná, lançou os editais Nº 001.001/2014 e 01.01/2014 de concurso público para provimento de 71 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, por salários que variam entre R$ 776,28 a R$ 8.086.11 em regime de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Serão destinadas aos portadores de deficiência, 5% do total de vagas existentes, desde que a deficiência de que são portadores não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.

Cargos
Dentista, Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Agente de Endemias, Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Diversos, Calceteiro, Mecânico, Motorista, Operador de Máquina, Professor, Psicólogo, Fisioterapeuta e Veterinário.
 
Inscrição
As inscrições serão admitidas somente via internet, através do site www.saber.srv.br, no período de 08 horas de 28 de janeiro até às 23h59min do dia 13 de março de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 (níveis fundamental e médio) e R$ 120,00 (nível superior).
 
Aos interessados que não possuem acesso a Internet, serão disponibilizados terminais com internet
e assistência no período de 28 de janeiro de 2014 a 13 de março de 2014, em dias úteis,
de segunda a sexta-feira, das 09 às 11h30min e das 14 às 17 horas, na Prefeitura Municipal de
General Carneiro, portando documentos pessoais.
 
ProvaO certame será realizado por meio de prova objetiva, prática e de exame pré-admissional.
 
As provas objetivas e práticas estão previstas para 06 de abril de 2014, em local e horários a serem divulgados no edital de homologação das inscrições, a partir do dia 21 de março de 2014. Também haverá prova de títulos.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir das 21 horas do dia 06 de abril de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período.

Prefeitura de Jucás - CE prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Jucás, no estado do Ceará, prorrogou as inscrições do concurso público regido pelo edital nº 01/2013, para o preenchimento de 600 vagas, em todos os níveis escolares. A remuneração varia de R$ 678 a R$ 4.300, em regime de 40 horas semanais. 
 
As vagas são para Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Agrônomo, Almoxarife, Assistente Social, Autocadista, Auxiliar Administrativo, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Guarda Municipal, Médico, Magarefe, Maqueiro, Mecânico, Motorista Categoria D, Professor, Nutricionista, Operador de Máquinas Pesadas, Operador, Psicólogo, Psicopedagogo, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico de Higiene Bucal, Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico em Agropecuária, Terapeuta Ocupacional, Topógrafo e Veterinário. 
 
Com a prorrogação, as inscrições serão realizadas até 03 de fevereiro de 2014, pelos sites www.neoexitus.com.brwww.funcepe.org.br. As taxas variam de R$ 60 a R$ 120. 
 
Segundo o edital, a seleção constará de prova objetiva, prova discursiva/ produção textual e avaliação de títulos. A prova objetiva será realizada na cidade de Jucás, provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, em local e horário que serão divulgados oportunamente. 
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. 

Concurso Fundação Ezequiel Dias - FUNED

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) reabriu o concurso regido pelo edital SEPLAG/FUNED nº. 01/2013. A oferta total é de 159 vagas em cinco carreiras, com salários iniciais que agora variam de R$ 1.237,73 a R$ 5.945,86, conforme atualizações recentes.
 
As vagas são para atuar na sede da Funed, em Belo Horizonte, e também na Fazenda Experimental São Judas Tadeu, em Betim. Das 159 vagas ofertadas, 40 são para nível médio, 52 para o nível médio com formação de curso técnico, 61 para o nível superior, duas para o nível superior cumulado com pós-graduação lato sensu e quatro para o nível superior cumulado com pós-graduação (stricto sensu – mestrado).
 
Há oportunidades para: Técnico de Saúde e Tecnologia (áreas: Administrativa, Auxiliar de Produção, Manipulador/Fracionador, Automação, Biotecnologia, Patologia Clínica, Química, Segurança do Trabalho e outras) e Analista e Pesquisador de Saúde e Tecnologia (áreas:Administração, Ciências Biológicas/Ciências da Saúde, Educação Física, Engenharia - diversas, Farmácia, Financeira, Gestão Ambiental, Gestão de Pessoas, Medicina, entre outras formações).
 
Inscrições e Provas
As inscrições podem ser feitas na página do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC (www.ibfc.org.br) até o dia 25 de fevereiro de 2014. As taxas variam de R$ 40 a R$ 70.
 
A aplicação da Prova Objetiva está prevista para o dia 30 de março de 2014, com duração de 4 horas e será realizada em Belo Horizonte. O local, a sala e o horário de realização da prova objetiva serão disponibilizados pelo IBFC a partir de 24 de março.
 
Todos os avisos referentes ao concurso estão disponíveis na página do IBFC (http://www.ibfc.org.br/Concurso/concurso-selecionado.aspx?id=NqRVtj6ixhM=) e no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

Estudo condena aplicativos de celular que prometem cura por hipnose

Foto: Reprodução
Apps prometem curar insônia, depressão, fadiga e até aumentar autoestima. Especialistas alertam que, além de não funcionar, eles podem fazer mal
 
Quem busca pela palavra “hipnose” nas lojas de aplicativos para celular encontra propostas de cura da insônia, perda de peso e até aumento da autoestima por meio de “tratamentos hipnóticos”. Não há nenhuma comprovação científica de eficácia dessas técnicas, no entanto, segundo um estudo liderado pela Escola de Medicina Mount Sinai, de Nova York, nos Estados Unidos. A aplicação inadequada do método poderia, inclusive, ter efeitos nocivos sobre os usuários, de acordo com especialistas ouvidos pelo G1.
 
Enquanto a hipnose é um método terapêutico reconhecido pela comunidade científica - desde que praticada sob condições determinadas (leia abaixo) - os aplicativos mostraram-se incapazes de comprovar sua legitimidade.
 
Em um levantamento feito em 2012, os pesquisadores americanos identificaram 407 aplicativos disponíveis via iTunes que prometiam efeitos sobre a saúde do usuário por meio de hipnose. A perda de peso era a promessa de 23% deles; o aumento da autoestima, de 20% e a redução de estresse, de 19%. Outros objetivos contemplados pelos apps abrangiam desde a cura de fobias, depressão e fadiga até a promoção de bem-estar e felicidade.
 
Nenhum deles, porém, teve sua eficiência testada por estudos empíricos, nem reporta ser baseado em evidências. Apenas 47% mencionam a existência de alguma teoria por trás do desenvolvimento do aplicativo. Segundo a pesquisa, 13,4% desses aplicativos ainda fornecem explicações descabidas sobre o funcionamento da hipnose, afirmando que o método atua por meio de “mudança no DNA” ou “mudança nas células de memória”.
 
Carneirinhos e nuvens
O estudante de cinema Matheus Marx, de 18 anos, testou vários aplicativos de hipnose para tentar dormir melhor. “Chego muito tarde da faculdade e acordo muito cedo. Não consigo dormir quase nada, então estava apelando para qualquer coisa que pudesse me ajudar”.
 
Ele conta que baixou quatro deles, mas nenhum fez efeito. “Eles só reproduzem músicas relaxantes pelo tempo que você determina”, diz.
 
Ele conta que todos os apps que experimentou tinham por princípio músicas e sons. Um deles também oferecia imagens de carneirinhos e nuvens. “Me senti enganado porque eles não fazem hipnose de verdade. Mas pelo menos foi de graça.”
 
Riscos
Para os pesquisadores, a tecnologia andou mais rápido do que a ciência que deveria embasar essas ferramentas. “Aplicativos são ferramentas fascinantes, com um tremendo potencial, mas nós argumentamos que eles precisam ser desenvolvidos e testados com tanto rigor e cuidado quanto qualquer intervenção presencial”, diz o estudo.
 
De acordo com a psiquiatra Célia Cortez, presidente da Associação Brasileira de Hipnose (ASBH), a aplicação dessas ferramentas pode provocar efeitos negativos no usuário. “Um jovem que tenha predisposição a uma doença psicótica, por exemplo, ao utilizar um aplicativo que faz repetição de sons ou de sugestões pode entrar em crise”, diz.
 
Segundo o psiquiatra Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), não é recomendado que nenhum procedimento dessa natureza seja feito à distância, sem a presença de um profissional responsável. “Pessoas muito sugestionáveis podem sofrer transes hipnóticos. Se ela apresentar uma complicação, como fica? Esse tipo de tratamento deve ser presencial”, afirma.
 
Reconhecimento
A hipnose clínica é um método reconhecido no Brasil pelos conselhos federais de Medicina (CFM), Psicologia (CFP), Odontologia (CFO) e Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). Somente os profissionais dessas categorias têm autorização para praticá-la, desde que possuam curso de especialização adequado.
 
“A hipnose feita por médicos é um método válido e que, se bem aplicado, surte efeitos terapêuticos benéficos. Em outras áreas, como odontologia e psicologia, as regras são estabelecidas pelos respectivos conselhos”, diz Cavalcanti, do CFM.
 
Célia explica que a hipnose pode ser usada em vários tipos de transtornos mentais, com exceção dos transtornos psicóticos. Em especialidades como a odontologia e a fisioterapia, utiliza-se a hipnose analgésica, com objetivo específico de diminuir dores, incômodos ou tranquilizar o paciente durante o tratamento.
 
Segundo a psiquiatra, nem todas as pessoas são igualmente suscetíveis à hipnose e o sucesso do tratamento também depende das características do paciente, como a capacidade de concentração e a capacidade de imaginação.
 
G1

Dieta rica em gordura na gravidez pode afetar cérebro de bebê, diz estudo

Pesquisa também sugere que ingestão rotineira de comida gordurosa pode aumentar chance de obesidade do filho na vida adulta (Foto: PA/BBC)
Foto: PA/BBC
Pesquisa também sugere que ingestão rotineira de comida gordurosa pode
 aumentar chance de obesidade do filho na vida adulta
Pesquisa também sugere que ingestão de comida gordurosa aumentaria chance de obesidade do filho na vida adulta
 
A ingestão frequente de gordura durante a gravidez pode alterar o cérebro do bebê em desenvolvimento, revelou um estudo feito por cientistas americanos. A pesquisa também sugere que essa dieta poderia aumentar a chance de obesidade do filho na vida adulta.
 
Os testes foram realizados em ratos e mostraram uma alteração na estrutura do cérebro desses animais quando houve ingestão em excesso de gordura durante a gravidez.
 
Segundo os cientistas, da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, onde o estudo foi conduzido, essa pode ser uma das explicações para o fato de filhos de pais obesos terem maior propensão a se tornar adultos acima do peso.
 
Especialistas lembram, no entanto, que as mesmas mudanças no cérebro humano ainda não foram cientificamente comprovadas. Hábitos alimentares compartilhados por toda a família são um fator importante em relação à obesidade, acrescentam eles.
 
Entretanto, há evidências de que uma dieta rica em gorduras durante a gravidez pode, de fato, moldar a silhueta da criança no futuro, assim como alterações no DNA.
 
Alteração no cérebro
O experimento feito em ratos mostrou que mães que tiveram uma dieta rica em gordura durante a gravidez deram à luz filhotes com alteração no hipotálamo - parte importante no cérebro para a regulação do metabolismo.
 
Esses filhotes tinham maior probabilidade de se tornarem obesos e desenvolver Diabetes Tipo 2 em relação a outros cujas mães receberam uma dieta normal.
 
'Para o filhote, isso pode ser um sinal de que ele pode crescer muito, pois o ambiente está rico em comida', explicou à BBC Tamas Horvath, pesquisador e professor de Yale.
 
'Nós, definitivamente, acreditamos que tais processos são fundamentais para entender o que acontece com seres humanos e porque certas crianças têm grandes chances de se tornarem obesas. Precisamos pesquisar mais a fundo, pois esses estudos podem ter forte impacto tanto em animais quanto em serem humanos', acrescentou Horvath.
 
Segundo ele, uma alimentação saudável durante a gravidez pode ajudar a quebrar o ciclo de que pais obesos vão, incondicionalmente, gerar filhos obesos.
 
'Circuitos neurológicos'
'Pesquisas de 20 anos mostram que a alimentação no início da vida tem efeitos duradouros sobre doenças cardiovasculares, osteoporose e alguns tipos de câncer', explicou Graham Burdge, professor da Universidade de Southampton.
 
'Trata-se de um avanço importante, pois mostra circuitos neurológicos sendo alterados. Essa característica não foi vista antes', acrescentou Burdge.
 
Ele ressalva, no entanto, que há diferenças fundamentais na forma como ratos e humanos processam a gordura no organismo. Por isso, o mesmo pode não acontecer com mulheres grávidas.
 
'Muito do que sabemos vem de pesquisas em animais. O próximo grande passo é saber se os mesmos mecanismos ocorrem de igual forma em humanos e como podemos mudar isso'.

G1

Ator que fazia anúncios de cigarro morre por doença ligada ao fumo

Anúncio da Marlboro com a foto do ator Eric Lawson em ponto da cidade de Los Angeles, em 1997. Ator morreu de doença que tem relação com fumo (Foto: Gilles Mingasson/Getty Images)
Foto: Gilles Mingasson/Getty Images
Anúncio da Marlboro com a foto do ator Eric Lawson em ponto
 da cidade de Los Angeles, em 1997. Lawson morreu de doença
 que tem relação com fumo
Eric Lawson era o cowboy das propagandas da Marlboro na década de 70. Ele morreu aos 72, vítima de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
 
Morreu no último dia 10 de janeiro o ator Eric Lawson, um dos cowboys das propagandas da marca de cigarros Marlboro na década de 1970, vítima de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) -- enfermidade que tem forte relação com o fumo.

Lawson tinha 72 anos e fumava desde os 14, de acordo com o jornal britânico “The Telegraph”.
 
Segundo sua mulher, Susan Lawson, que anunciou a morte neste domingo (26), mesmo após saber da enfermidade, o ator não conseguiu parar com o vício. “Ele sabia que os cigarros tinham um poder sobre ele. Ele sabia, mas não conseguia parar”, disse ela.

A DPOC é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos. Ela causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória, e é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de mortalidade no Brasil.
 
Assim como outros problemas pulmonares, tem forte relação com o tabagismo. Outros fatores de risco são o excesso de poeira, de poluição e de exposição passiva à fumaça do cigarro.
 
Outros dois modelos da Marlboro morreram por problemas relacionados ao tabaco. Wayne McLaren, que interpretou o famoso cowboy na década de 70, morreu em 1992 após desenvolver câncer no pulmão, doença que matou também, em 1995, David McLean, que atuou nos anos 60.
 
G1

Bom colesterol 'pode se tornar ruim e entupir artérias', diz pesquisa

 colesterol bom é encontrado em alimentos como abacate, azeite de oliva e óleos vegetais (Foto: SPL/BBC)
Foto: SPL/BBC
O colesterol bom é encontrado em alimentos como abacate,
azeite e óleos vegetais
Médicos americanos descobriram que a lipoproteína de alta densidade, ou 'bom' colesterol, pode se tornar anormal e agir como o colesterol 'ruim'
 
Um estudo liderado por médicos americanos mostrou que o chamado colesterol bom também tem um lado perigoso, podendo aumentar o risco de ataques cardíacos.
 
A lipoproteína de alta densidade (HDL na sigla em inglês), ou colesterol bom, normalmente ajuda a manter as artérias limpas e faz bem para a saúde do coração.
 
Mas um time de médicos do centro médico acadêmico Cleveland Clinic, no estado de Ohio, mostrou que o HDL pode se tornar anormal e entupir as artérias.
 
Eles dizem que as pessoas devem continuar a comer de forma saudável, mas que a história do "bom" colesterol é mais complexa do que se pensava.
 
A lipoproteína de baixa densidade (LDL na sigla em inglês) é "ruim" porque é depositada nas paredes das artérias e causa a formação de placas duras que podem provocar entupimentos, resultando em acidentes vasculares cerebrais (AVC) e infartos. No caso do HDL, ele é um colesterol "bom" porque é enviado para o fígado.
 
A evidência hoje é de que ter uma proporção maior do bom colesterol em relação ao ruim faz bem à saúde.
 
No entanto, os pesquisadores da Cleveland Clinic dizem que testes clínicos com o objetivo de aumentar os níveis de HDL "não tiveram sucesso" e que o papel do bom colesterol é claramente mais complicado.
 
'A exata mudança química'
No estudo, divulgado na publicação científica "Nature Medicine", eles mostraram como a lipoproteína de alta densidade pode se tornar anormal. Um dos pesquisadores, Stanley Hazen, disse que o HDL estava sendo modificado nas paredes das artérias.
 
"Nas paredes das artérias, o HDL está agindo de forma bastante diferente de como age na circulação. Pode se tornar disfuncional e contribuir para o desenvolvimento de doenças do coração."
 
"Esses dados não mudam a ideia de que devemos comer de forma saudável", explicou Hazen. Ele disse que as descobertas serão usadas para desenvolver novos testes para o HDL anormal, e pesquisar medicamentos que ajudem a bloquear sua formação.
 
Shannon Amoils, um pesquisador da organização de caridade britânica voltada para problemas cardíacos, a British Heart Foundation, disse que "embora tradicionalmente pensemos no HDL como colesterol 'bom', a realidade é muito mais complexa."
 
"Nós hoje sabemos que, diante de certas condições, o HDL pode se tornar disfuncional e pode ajudar a entupir artérias."
 
"Essa interessante pesquisa mostra a exata mudança química que torna o 'bom' colesterol em 'ruim'.Esse conhecimento pode permitir que cientistas monitorem a doença arterial coronária mais de perto ou até mesmo ataquem o colesterol 'ruim' com medicamentos."
 
G1

Anvisa suspende produção e venda de alisante para cabelos

Foto: Reprodução
Órgão impediu comércio e uso do Zene Progress Defrizagem Temporária. Produto foi considerado insatisfatório em teste e não tem registro na Anvisa
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (27) a suspensão da fabricação, distribuição, comércio, divulgação e uso do alisador de cabelo Zene Progress Defrizagem Temporária, da Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos.

De acordo com a agência, o produto foi considerado insatisfatório no ensaio de pH e não apresentou registro junto ao órgão de vigilância sanitária. A resolução aponta ainda que a empresa tem que remover das prateleiras todos os produtos disponíveis.

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União. Procurada pelo G1, a empresa Cosmed, ligada ao grupo Hypermarcas, informou que o registro do alisante Zene Progress Defrizagem Temporária foi cancelado em 2009.
 
"O produto não é fabricado, distribuído ou comercializado desde então. A empresa procederá conforme solicitado pelo órgão regulador”, complementou a empresa.
 
G1

Mundo pode sofrer escassez de material radioativo para medicina

Isótopo radioativo molibdênio é essencial para medicina nuclear (Foto: Reprodução/TV Globo)
Foto: Reprodução/TV Globo
Isótopo radioativo molibdênio é essencial para medicina nuclear
Líderes discutem crise prevista para 2016 em reunião da OCDE na França. Brasil tem projeto de reator que pode começar a funcionar em 2018
 
Líderes na área de medicina nuclear preveem para 2016 uma grave crise mundial de abastecimento de uma matéria-prima radioativa utilizada em exames para detectar tumores e avaliar o funcionamento de órgãos como coração, cérebro, tireoide, rins, entre outros. Na semana passada, autoridades de todo o mundo se reuniram na França, convocados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), para discutir estratégias de enfrentamento dessa crise.
 
O isótopo radioativo que pode minguar em um prazo de dois anos é o molibdênio-99. Ele dá origem ao tecnécio-99, substância utilizada em 80% dos exames diagnósticos na área de medicina nuclear. Nessa especialidade, a administração de materiais radioativos ao paciente permite a obtenção de imagens precisas de tecidos do corpo humano.
 
Para esse tipo de diagnóstico, o material radioativo é unido a moléculas que participam de reações fisiológicas no órgão a ser investigado. Quando essa união de materiais – chamada radiofármaco ou radiotraçador – é injetada no paciente, ela é atraída para o local de interesse e detectada pelas imagens obtidas nos exames. São as cintilografias.
 
“Praticamente todos os órgãos do corpo podem ser estudados com a medicina nuclear. Além da detecção de tumores, é possível detectar risco de infarto e diagnosticar a doença de Alzheimer, por exemplo”, explica o médico Celso Darío Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN).
 
O tecnécio-99 é obtido por meio da fissão do urânio em reatores específicos, com potência energética muito menor do que a das usinas nucleares. Existem atualmente cinco grandes reatores responsáveis por fornecer 85% do molibdênio-99 utilizado em todo o mundo, que ficam no Canadá, França, Bélgica, África do Sul e Holanda. O Brasil não possui reatores capazes de produzir o isótopo.
 
Segundo o médico Cláudio Tinoco Mesquita, vice-presidente da SBMN, o mercado mundial de fornecimento de isótopos médicos é muito concentrado e frágil. Ele foi o representante da sociedade médica na reunião da OCDE, na França. “É frágil porque os reatores já têm décadas de uso e estão enfrentando problemas recorrentes. No próximo biênio, devem sair de operação os reatores do Canadá e França, o que pressionará o mercado”, diz Mesquita.
 
De acordo com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Isaac José Obadia, o Grupo de Alto Nível sobre a Segurança do Suprimento de Radioisótopos Médicos (HLG-MR), reunido na França, está elaborando um estudo sobre a previsão de oferta e demanda de molibdênio-99 para o período entre 2015 e 2020.
 
"Um dos cenários considerados nesse estudo leva em conta os novos projetos que se encontram em desenvolvimento nos seguintes países: Alemanha, França, Austrália, Russia, EUA, Canadá, China, Brasil e Argentina", completa Obadia.
 
Uma crise de abastecimento semelhante já ocorreu em 2008, quando um dos reatores interrompeu suas atividades. O Brasil tem um projeto para se tornar autossuficiente na área. As discussões sobre a criação do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) começaram em 2008, mas ele não deve entrar em atividade antes de 2018 (leia mais abaixo).
 
A garantia de ter material suficiente para a realização dos exames nessa época dependerá, portanto, de acordos diplomáticos e comerciais firmados entre os países. “Esses acordos devem ser costurados com a maior celeridade possível, pois todos perceberam que momentos difíceis estão por chegar”, completa o especialista.
 
Imagem mostra projeto do RMB (Foto: CNEN/Divulgação)
Foto: CNEN/Divulgação
Imagem mostra projeto do RMB, que deve ser  construído
 em Iperó
Reator Multipropósito Brasileiro
O projeto que pode tornar o Brasil autossuficiente em molibdênio-99 é o do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), em desenvolvimento pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

De acordo com o coordenador-técnico do projeto, José Augusto Perrotta, já foram pedidas as duas primeiras licenças para a construção do reator na cidade de Iperó, no interior de São Paulo: a licença ambiental, para o Ibama, e a licença de segurança, para a Diretoria de Proteção e Segurança da CNEN.

O complexo deve ser construído em um grande terreno cedido em parte pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (1,2 milhões de metros quadrados, ou 120 hectares) e em parte pelo governo do Estado de São Paulo (800 mil metros quadrados, ou 80 hectares, que ainda devem ser desapropriados).

De acordo com uma previsão feita em 2011, o custo total do projeto será de US$  500 milhões. Concluída a fase de licenciamento, segundo Perrotta, será feita uma avaliação mais refinada sobre os gastos reais da obra.

A ideia é que o RMB tenha capacidade de produzir o dobro da quantidade de molibdênio importada atualmente pelo Brasil. “Queremos atender e aumentar o fornecimento para consumo nacional e eventualmente podem ter sobras para exportação”, diz o coordenador.
 
Pesquisas
O complexo também vai ter vários laboratórios de pesquisas básicas ou para aplicação na indústria e na agricultura. “Vamos fazer um laboratório nacional de feixe de nêutrons, que serve para analisar e caracterizar materiais em várias áreas do conhecimento”, diz Perrotta.

O objetivo é que pesquisadores de universidades e de indústrias de todo o país possam utilizar a infraestrutura. “O investimento de US$ 500 milhões não é muito levando em conta que é para o país inteiro. No futuro, ele vai atrair muitos pesquisadores que vão utilizá-lo”, diz.

O projeto teve aprovação do Ministério do Planejamento para receber R$ 400 milhões no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. “Porém isso não nos garante efetivamente o recurso. Estamos buscando a efetivação desse PPA para a fase seguinte do projeto, que é a do projeto detalhado”.
 
G1