Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Com ampla maioria, eutanásia para menores de idade é aprovada na Bélgica

Foto: Reprodução
A maioria da população é favorável à nova lei
A lei foi aprovada com 86 votos a favor, 44 contra e 12 abstenções
 
Os deputados belgas adotaram definitivamente nesta quinta-feira (13) uma lei que autoriza a eutanásia aos menores de idade com uma doença incurável, sem fixar uma idade mínima, doze anos depois de autorizá-la para os adultos.
 
A lei, já votada em dezembro pelo Senado, foi aprovada com 86 votos a favor, 44 contra e 12 abstenções. Ela entrará em vigor nas próximas semanas.
 
A grande maioria da população belga é a favor do texto, de acordo com uma recente pesquisa, enquanto a Igreja Católica tem reiterado nas últimas semanas a sua oposição à lei, temendo uma "banalização" da eutanásia e a pressão que poderia pesar sobre as crianças.
 
Já os defensores da lei têm destacado as "rígidas condições" previstas pela nova legislação. A criança deve "estar em uma situação médica sem solução, de morte iminente", ser afligida por um "sofrimento físico constante e insuportável que não possa ser aliviado e que resulte de uma condição acidental ou patológica grave e incurável".
 
Ao contrário da Holanda, onde a eutanásia é permitida a partir dos 12 anos, o Parlamento belga optou por um conceito mais flexível "de poder de discernimento".
 
Essa capacidade de a criança de entender o "lado irreversível da morte", nas palavras de um deputado, deve ser analisada caso a caso pela equipe médica e por um psiquiatra ou psicólogo independente. E se a iniciativa de pedir a eutanásia partir da criança, seus pais devem dar o seu consentimento.
 
Esta lei "reforça a liberdade de escolha de cada um. Está fora de questão impor a eutanásia a todos", insistiu a deputada socialista Karine Lalieux, pouco antes da votação.
 
"Respeitar o paciente menor de idade significa ouvi-lo", disse o liberal Daniel Bacquelaine.
 
Os deputados puderam votar por sua "consciência", sem precisar respeitar uma disciplina partidária. Mas, no geral, socialistas, liberais, ambientalistas e nacionalistas flamengos votaram a favor do texto, enquanto os democratas cristãos e membros do partido flamengo Vlaams Belang, de extrema direita, foram contra.
 
O debate sobre a eutanásia na Bélgica causou polêmica em várias partes do mundo.
 
AFP / R7

Projeto de pré-natal masculino é aprovado pelo Ministério da Saúde

Getty Images
A intenção é mudar a cultura de que apenas a mulher
deve ser responsável pela criação do filho
Iniciativa será implantada inicialmente em cinco Unidades Básicas de Saúde em Teresina
 
Os futuros pais da capital do Piauí, Teresina, vão poder fazer exames de pré-natal ao lado das companheiras grávidas. É o pré-natal masculino. A iniciativa, aprovada pelo Ministério da Saúde, vai ser implantada inicialmente em cinco Unidades Básicas de Saúde do município. Mas o objetivo é que pelo menos 43 unidades estejam com o trabalho em desenvolvimento até o final deste ano.

O estímulo ao pré-natal masculino vai ser realizado pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina. O gerente de ações programáticas da fundação, Francisco Carlos Brito, explica que a intenção é mudar a cultura de que apenas a mulher deve se prevenir de doenças e ser a única responsável pela criação do filho.

— Na primeira consulta do pré-natal ele venha junto. A intenção é que ele prossiga participando melhor da criação do filho, acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento. Para modificar um pouco essa cultura de o homem não se cuidar e de que o cuidado da criança seja só coisa de mulher.

O pré-natal masculino oferece exames de rotina, como os testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis, inclusive da Aids. São oferecidas atividades educativas no serviço de saúde para que o homem assuma com responsabilidade o novo papel social de pai.

O coordenador-geral da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, explica como as secretarias estaduais ou municipais de saúde podem utilizar os recursos federais para implantar o pré-natal masculino.
 
— Pode trabalhar com acesso e acolhimento público masculino nas unidades de saúde, questões de saúde sexual reprodutiva, paternidade e cuidado, prevenção de acidentes e violências, atenção integral à saúde de prevalência na população masculina, prevenção de álcool e outras drogas. Então você pode trabalhar com campanhas publicitárias, como você pode fazer ações organizadas.
 
Para cada projeto aprovado o Ministério da Saúde repassa 40 mil reais. O município ou o estado fica responsável pela execução do projeto e o ministério pela fiscalização da aplicação dos recursos.
 
R7

Paixão faz bem também para a saúde, diz psicólogo

ThinkStock
Hormônio do amor provoca sensação de segurança e fidelidade
Nesta sexta-feira (14), comemora-se o Dia dos Namorados em vários países
 
Quem nunca se sentiu realizado, feliz, alegre, animado quando está apaixonado por alguém? A paixão faz bem não só para a alma, mas também para a nossa saúde. Nesta sexta-feira (14), diversos países comemoram o Dia dos Namorados.
 
Segundo o psicólogo do HNSG (Hospital Nossa Senhora das Graças), José Palcoski a sensação de bem-estar se dá por causa da liberação de ocitocina, conhecido como o hormônio do amor, pois está “intimamente ligada à sensação de prazer e de bem estar físico e emocional”. Além disso, o hormônio provoca a sensação de segurança e de fidelidade entre o casal.
 
A relação amorosa também faz as pessoas se sentirem mais otimistas em relação à vida.
 
— Isso ocorre, pois elas alteram o pensamento que possuem sobre si mesmas, passando a sentirem-se mais completas e capazes.
 
R7

Sono e cansaço frequentes podem ser consequência da má alimentação

Sono e cansaço frequentes podem ser consequência da má alimentação Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação
Nutricionista indica alimentos que ajudam a manter a disposição para o dia a dia
 
Os sintomas de cansaço e sono nem sempre estão associados ao excesso de atividades do dia a dia. Hábitos alimentares inadequados podem contribuir significativamente para o acometimento desses sintomas que são capazes de atrapalhar o nosso rendimento durante a realização de tarefas.
 
— Existem nutrientes que demoram mais para ser digeridos, induzindo o corpo a um gasto calórico maior. Com isso, é normal sentir cansaço após a ingestão de alimentos com gorduras ou açúcares — explica a nutricionista Ana Huggler.
 
Embora alguns acreditem que o açúcar contribui para uma elevação da energia, essa disposição proporcionada por ele é apenas momentânea, conforme explica a nutricionista:
 
— Os doces elevam a glicemia muito rapidamente podendo oferecer disposição. Mas o efeito passa rapidamente e a sensação de energia é substituída pelo cansaço já que após a liberação de insulina, os níveis de glicose no sangue ficam menores.
 
Para adquirir mais disposição e reduzir o sono ou cansaço, é preciso deixar de consumir alimentos pobres em nutrientes.
 
— Gorduras saturadas, frituras e carne vermelha gorda são de difícil digestão, porque necessitam que o organismo tenha um gasto energético muito grande para sua metabolização. Sendo assim, principalmente nos dias de calor, nos quais perdemos muito líquido, optar por frutas, verduras e alimentos mais leves é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e para combater a fadiga — indica a especialista.
 
Veja outras dicas da nutricionista Ana para combater o cansaço e o sono diariamente:
 
Faça um café da manhã balanceado. Ele servirá para repor nutrientes gastos pelo organismo durante o sono da noite e ajuda a dar disposição
 
Evite o cosumo de produtos industrializados, que são ricos em conservantes, sal e em grande maioria gorduras que dificultam o processo digestivo, causando sensação de peso e estufamento
 
Realize refeições com horários regrados e em pequenas porções, pois ao passar muitas horas sem comer prejudica a energia do corpo
 
Escolha alimentos com baixo teor de carboidratos como carnes magras ou produtos lácteos desnatados
 
Inclua frutas frescas e vegetais, pois possuem vitaminas que fornecem ao corpo a capacidade plena de combate os efeitos do estresse
 
Adicione no cardápio alimentos ricos em vitamina C que em combinação com o aspartato de arginina, ajuda a gerar energia e combate o cansaço físico e mental
 
Consuma o complexo B, que evita o cansaço e desânimo, pelo fato de acelerar o metabolismo
 
Zero Hora

Infecções comuns podem aumentar o risco de declínio da memória

Infecções comuns podem aumentar o risco de declínio da memória Carlos Edler/Agencia RBS
Foto: Carlos Edler / Agencia RBS
Bactérias e vírus foram associados com pior desempenho
cognitivo
Pesquisa realizou testes de função do cérebro em 588 voluntários
 
A exposição a infecções comuns está ligada à função da memória e do cérebro, mesmo que estas nunca nos tenham feito mal e nos feito adoecer, de acordo com a pesquisa apresentada na American Stroke Association 2014.
 
Cientistas encontraram um índice de níveis de anticorpos causada pela exposição a Chlamydia pneumoniae, Helicobacter pylori, citomegalovírus e vírus herpes simplex 1 e 2. As bactérias e vírus foram associados com pior desempenho cognitivo, incluindo a memória, velocidade de processamento mental, pensamento abstrato, planejamento e capacidade de raciocínio.
 
Estudos anteriores já haviam relacionado certas infecções a um risco aumentado de acidente vascular cerebral e doença de Alzheimer. Os pesquisadores investigaram se a evidência de exposição passada a estas infecções contribuíram para o desempenho em testes de memória, pensando velocidade e outras funções cerebrais.
 
A pesquisa realizou testes de função do cérebro e, para isso, foram colhidas amostras de sangue de 588 pessoas. Metade dos participantes, em seguida, fez testes cognitivos novamente em cinco anos. Os investigadores acreditam que a exposição a essas infecções pode estar associada a um aumento no risco de acidente vascular cerebral, bem como um aumento da aterosclerose e inflamação.
 
A investigação não explica por que as infecções estão relacionadas com a piora da função cognitiva.
 
Segundo o investigador do Brain Institute at the University of Miami Clinton Wright, pode ser causado por uma resposta do sistema imunológico às infecções ou a infecção em si poderia resultar em danos clínicos os quais eles ainda não descobriram.
 
O pesquisador deixou claro que a investigação não está sugerindo que as pessoas tomem qualquer medida para combater essas infecções. Não há evidências, ainda, de que o tratamento dessas infecções é benéfico, já que a exposição inicial ao vírus pode ter acontecido décadas antes e os danos podem ser o resultado de um processo gradual.
 
— Seria ótimo se o tratamento impedisse esses maus resultados, mas estamos muito longe de ter esse tipo de prova. Mais estudos precisam ser realizados para ver se os resultados são duplicados em outras populações porque 70% dos participantes do estudo eram hispânicos— relata o cientista.
 
Zero Hora

Exercício moderado reduz risco de derrame nas mulheres

Exercício moderado reduz risco de derrame nas mulheres Diogo Zanatta/Especial
Foto: Diogo Zanatta / Especial
Não é preciso realizar exercícios extenuantes para
 diminuir o risco
Atividades físicas necessárias são acessíveis à população
 
As mulheres não precisam correr maratonas ou fazer aeróbica intensa para reduzir o seu risco de AVC. Exercícios de intensidade moderada - como caminhada rápida ou jogar tênis - são o suficiente, de acordo com pesquisa apresentada na International Stroke Conference.
 
— Fiquei surpresa quando a atividade física moderada foi fortemente associada com um risco reduzido de acidente vascular cerebral. Os exercícios mais extenuantes como correr, por outro lado, não proporcionam o mesmo efeito— diz a cientista Sophia Wang.
 
Os pesquisadores analisaram informações de 133.479 mulheres para ver quantas haviam sofrido um acidente vascular cerebral entre 1996 e 2010. Aquelas que relataram fazer atividade física moderada nos três anos antes de se candidatar à pesquisa tiveram uma probabilidade de 20% a menos de sofrer AVC do que as mulheres que relataram nenhuma atividade.
 
Mulheres na pós-menopausa que faziam uso de hormônios tiveram um risco de 30% a mais de sofrer AVC do que aquelas que nunca administraram medicamentos. Depois que as mulheres pararam de tomar os hormônios, o risco começou a diminuir.
 
— Você não tem que fazer um campo de treinamento extremo. Os tipos de atividades que estamos falando são acessíveis para a maioria da população— afirma Sophia, recomendando que as mulheres incorporem algum tipo de atividade física em sua rotina diária.
 
O estudo também descobriu que as mulheres com diabetes apresentaram risco elevado de sofrer AVC, embora este grupo abrangia as mulheres que também estavam com sobrepeso.
 
— Exercícios físicos, obesidade e diabetes estão altamente correlacionados um com o outro. A prevenção de AVC entre os diabéticos é, portanto, uma questão científica particularmente importante para se resolver— declarou a cientista.
 
Zero Hora

Prefeitura e Câmara de São José do Vale do Rio Preto (RJ)

A Prefeitura e a Câmara de São José do Vale do Rio Preto (RJ) divulgaram edital de concurso público para 154 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 678 a R$ 7.541,05.

Os cargos de nível superior são para assistente social, engenheiro, médico ambulatorial, médico anestesista, médico cardiologista, médico neurologista, médico obstetra, médico oftalmologista, médico ortopedista, médico otorrinolaringologista, médico pediatra, médico plantonista clínico, médico plantonista em pediatria, médico psiquiatra, médico de família, enfermeiro, professores das disciplinas de artes, ciências, educação artística, educação física, educação musical, geografia, inglês, libras, matemática, português e história.

As vagas de nível médio são para agente de trânsito, cadastrador, fiscal de obras, fiscal de posturas e transportes públicos, fiscal de saúde pública, fiscal de tributos, instrumentador cirúrgico, inspetor de disciplina, secretário de unidade escolar, técnico em informática, auxiliar administrativo, socorrista, técnico de enfermagem, técnico de imobilização, técnico de raio-X, professor e oficial legislativo.

Os postos de nível fundamental são para auxiliar de consultório dentário, cozinheiro, cozinheiro de hospital, lixeiro, motorista, operador de máquinas, operador de máquinas leves, merendeira, servente e auxiliar de serviços gerais.

As inscrições devem ser feitas entre 27 de janeiro e 21 de fevereiro pelo site www.rumocertoservicos.com.br. A taxa varia de R$ 17 a R$ 28.

Os candidatos também podem se inscrever na prefeitura, localizada na Rua Coronel Francisco Limongi, 353, das 10h às 16h.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 16 de março. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de nível superior e prova prática para motorista, operador de máquinas leves e operador de máquinas.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Registro (SP)

A Prefeitura de Registro (SP) divulgou edital de concurso para 110 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 771,96 a R$ 6.978,73.

Os cargos de nível superior são para assistente social, bibliotecário, cirurgião-dentista, contador, coordenador de desenvolvimento infantil, coordenador pedagógico, enfermeiro, engenheiro em segurança do trabalho, médico clínico geral de atuação e referência e atenção a micro área de saúde, médico do trabalho, médico pediatra de atuação e referência e atenção a micro área de saúde, nutricionista, orientador social, professor de desenvolvimento infantil - nível II, professor de educação física, professor de educação infantil - nível II, professor de ensino fundamental - nível II, professor substituto de desenvolvimento infantil - nível II, professor substituto de educação infantil - nível II, professor substituto de ensino fundamental - nível II, psicólogo, supervisor de ensino e técnico desportivo.

As vagas de nível médio/técnico são para agente administrativo, agente de vigilância sanitária, agente organizador de arquivo, agente técnico fiscal, analista contábil, auxiliar de enfermagem do trabalho, cuidador escolar, cuidador social, educador em saúde pública, fiscal de obras e posturas, professor de desenvolvimento infantil - nível I, professor de educação infantil - nível I, professor de ensino fundamental - nível I, professor substituto de desenvolvimento infantil - nível I, professor substituto de educação infantil - nível I, professor substituto de ensino fundamental - nível I, técnico de enfermagem, técnico em informática e técnico em segurança do trabalho.

Os postos de nível fundamental são para agente de combate às endemias, atendente escolar, auxiliar de serviços gerais - feminino, auxiliar de serviços gerais - masculino, merendeira, motorista, motorista de ambulância, motorista de caminhão e basculante, operador de máquinas, tratorista e vigia.

As inscrições devem ser feitas entre 10 de fevereiro e 11 de março pelo site www.omegaitu.com.br. A taxa é varia de R$ 17 a R$ 42.

 Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita. Ainda haverá análise de títulos para os cargos de coordenador de desenvolvimento infantil, coordenador pedagógico e professores, e prova prática para merendeira, motorista, motorista de ambulância, motorista de caminhão e basculante, operador de máquinas e tratorista.

As provas serão aplicadas na data provável de 23 de março.

A validade do concurso será de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Itacarambi (MG)

A Prefeitura de Itacarambi (MG) está com inscrições abertas para concurso público com 144 vagas de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Há oportunidades para pessoas com deficiência.

Os interessados podem se inscrever somente pela internet até às 18h do dia 20 de fevereiro.

 A taxa para participar varia de acordo com o cargo pretendido, assim como os salários.

O concurso conta com provas de múltipla escolha, que serão aplicadas em Itacarambi, no dia 30 de março, e de títulos, apenas para os cargos de nível superior.

Para os candidatos que precisarem de computadores para se inscreverem, estão sendo disponibilizados dois postos de atendimento, um na Universidade Estadual de Montes Claros, no campus Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, Vila Mauriceia, das 8 às 18 h, e outro em Itacarambi, na Secretaria Municipal de Educação, na Praça das Palmeiras, 492, Centro, das 8h às 12h. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira.

O resultado deve ser divulgado no 10 de junho deste ano.

Metrô do Distrito Federal

 Metrô do Distrito Federal lançou nesta quinta-feira (12) o edital do concurso para 232 vagas e formação de cadastro reserva para candidatos de nível superior e médio. Os valores da remuneração variam de R$ 2,9 mil a R$ 7 mil.

As vagas de nível superior são para os cargos de administrador, advogado, analista de sistemas, arquivista, assistente social, bibliotecário, contador, economista, médico do trabalho e psicólogo. Também há vagas para as áreas de engenharia ambiental, civil, de controle de qualidade, de segurança do trabalho, elétrica, eletrônica, mecânica e de telecomunicações.

Para nível médio há disponibilidade para assistente administrativo; técnico em contabilidade, informática, edificações, eletrônica, eletrotécnica, estradas, mecânica, segurança do trabalho e telecomunicações; além de operador metroferroviário júnior e segurança metroferroviário.

A inscrições variam de R$ 38 a R$ 48 reais e podem ser feitas entre 10 de janeiro e 26 de fevereiro de 2014. As provas estão previstas para 13 e 20 de abril.

Fundação Ezequiel Dias (Funed)

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) está com inscrições abertas até o dia 25 de fevereiro para concurso público. A consulta ao edital e o cadastro estão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

A taxa de inscrição varia entre R$ 40 e R$ 70, de acordo com o cargo desejado. A realização das provas está prevista para o dia 30 de março deste ano.

Os salários variam de R$ 1.237,73 a R$ 5.945,86, também conforme cargo escolhido. As 159 vagas, conforme citado em edital, estão dispostas em 40 cargos de níveis médio, 52 para médio-técnico, 61 para superior, duas para pós-graduação e quatro para mestrado.

As funções são de técnico de saúde e tecnologia; analista e pesquisador de saúde e tecnologia; técnico de saúde e tecnologia nível I; técnico de saúde e tecnologia nível II; analista e pesquisador de saúde e tecnologia; analista e pesquisador de saúde e tecnologia nível I; analista e pesquisador de saúde e tecnologia nível III; analista e pesquisador de saúde e tecnologia nível IV; técnico de saúde e tecnologia níveis I e II; analista e pesquisador de saúde e tecnologia níveis I, III e IV.

Os selecionados devem atuar sede da Funed, em Belo Horizonte, e na Fazenda Experimental São Judas Tadeu, em Betim, na Região Metropolitana.

Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer)

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) abriu edital de concurso público para preencher 225 vagas de profissionais de nível médio e superior no estado. O concurso foi divulgado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (4).

De acordo com a Empaer, as inscrições serão feitas pela internet entre os dias 10 de fevereiro e 10 de março. É cobrada uma taxa de inscrição que varia entre R$ 60 e R$ 90. Os salários variam entre R$ 2.188,30 e R$ 4.376,58, com uma jornada de trabalho de 40 horas.

O edital e outras especificações do concurso público devem ser divulgados no site da organizadora do concurso.

Conforme a publicação do Diário Oficial, são 100 vagas para nível superior nas seguintes áreas: biologia, engenharia agrícola, engenharia agronômica, engenharia florestal, medicina veterinária, turismo, zootecnia, economia doméstica, nutrição, serviço social, engenharia de alimentos, direito, ciências contábeis, ciência da computação, bacharel em comunicação social e psicologia.

Já para profissionais de nível médio são ofertadas 125 vagas para técnico em agropecuária ou agrícola, técnico em laboratório, técnico em química e agente administrativo. As provas devem ser aplicadas no dia 6 de abril em Barra do Garças, Cuiabá, Juína e Sinop.

O último concurso na Empaer ocorreu há mais de 20 anos. Os aprovados devem começar a trabalhar no segundo semestre deste ano.

Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e as subsidiárias Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor) e Águas Minerais de Minas (AGMM) anunciou que vai abrir concurso para vagas de ensino fundamental, médio, médio-técnico e superior no estado. O período de inscrição será do dia 19 de março até o dia 17 de abril. As provas objetivas estão programadas para o dia 18 de maio deste ano.

O candidato deverá preencher um requerimento de inscrição, disponível apenas pela internet, no site da Fundep. Acesse o edital da Copasa , da Copanor e das Águas Minerais.

 Segundo a Copasa, o concurso deve preencher vagas em aberto e cadastro de reserva, para oportunidades que vierem a surgir no período de validade do concursos. A Companhia ressalta que as duas empresas subsidiárias são independentes e possuem benefícios, salários e plano de carreira distintos dos da Copasa.

Para a Companhia de Saneamento de Minas Gerais foram disponibilizadas 31 vagas para o cargo de Analista de Saneamento (nível superior) e 85 para Agente de Saneamento (nível médio e médio-técnico). O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 para cargos de nível superior; R$ 40,00 para nível médio técnico e R$ 30,00 para nível médio. Os salários vão de R$ 944,21 até R$ 4.731,08.

Já a Copanor disponibiliza 80 vagas de Agente de Saneamento (nível médio, médio-técnico e fundamental) e duas para a função de Analista de Saneamento (nível superior). A taxa de inscrição é de R$20,00 e R$50,00, respectivamente. As remunerações variam entre R$724,00 até R$ 4.452,40.

Na Águas Minerais de Minas são ofertadas 20 vagas de Agente Industrial, que exigem formação de nível médio, médio-técnico e fundamental, dependendo da especialidade. O valor da inscrição
é de R$20,00. Neste caso, os salários variam de R$765,52 até R$1.085,89.

Cargos Copasa
Administração; Advocacia; Analista de Desenvolvimento de Sistemas; Analista de Marketing; Analista de Produção de Informática; Analista de Segurança da Informação; Analista de Sistema de Gestão – SAP; Analista de Suporte de Informática; Analista de Telecomunicação; Arquitetura; Biologia; Ciências Contábeis; Comunicador Social; Comunicador Social; Comunicador Social; Economia; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Segurança do Trabalho; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia de Projetos; Hidrogeologia; Hidrologia; Medicina (4H); Pedagogia; Psicologia; Química; Serviço Social; Programador de Sistemas Informatizados I; Técnico em Eletricidade I; Técnico em Eletrônica I; Técnico em Informática I; Técnico em Infraestrutura; Computacional e Cabeamento Estruturado; Técnico em Mecânica; Técnico em Projetos e Obras; Técnico em Química; Técnico em Recursos Hídricos; Técnico em Telecomunicação; Auxiliar de Apoio Administrativo; Auxiliar de Serviços de Saneamento; Eletricista de Manutenção de Equipamentos; Leiturista; Mecânico de Manutenção de Equipamentos; Motorista; Operador de Serviços de Saneamento; e Operador de Tratamento de Água e Esgoto.

Cargos Copanor
Administração; Engenharia Civil; Técnico em Obras e Serviços; Técnico em Segurança do Trabalho; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Serviços Gerais; e Operador de Sistema.

Cargos Águas de Minas
Assistente Administrativo; Técnico em Eletromecânica; Ajudante de Serviços; Auxiliar Administrativo; Motorista; e Operador de Máquinas.

Concurso Prefeitura e Câmara de São José do Vale do Rio Preto – RJ

A Prefeitura e a Câmara de São José do Vale do Rio Preto, no Rio de Janeiro, retificaram o edital nº 01/2014 e prorrogaram as inscrições ao concurso público, cuja finalidade é a contratação de 130 servidores, bem como a formação de cadastro reserva, para ocupação de cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.
 
Cargos
São 128 oportunidades na Prefeitura, distribuídas entre os cargos de: Auxiliar de Consultório Dentário, Cozinheiro, Cozinheiro de Hospital, Lixeiro, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Máquinas Leves, Merendeira, Servente, Trabalhador Braçal, Agente de Trânsito, Cadastrador, Fiscal de Obras, Fiscal de Posturas e Transportes Públicos, Fiscal de Saúde Pública, Fiscal de Tributos, Inspetor de Disciplina, Secretário de Unidade Escolar, Técnico em Informática, Auxiliar Administrativo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Imobilização, Técnico em Raio X, Assistente Social, Engenheiro, Médico em várias especialidades, Enfermeiro e Professores.
 
Para a Câmara, há 02 chances nos postos de Auxiliar de Serviços Gerais, Oficial Legislativo, Analista Jurídico, Analista Contábil e Motorista. 
 
O salário pode chegar a R$ 8.052,33, em jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais, lembrando também que haverá a reserva legal de vagas para portadores de deficiência.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas presencial ou eletronicamente, no prazo até o dia 02 de março de 2014. Pela internet, o endereço é www.rumocertoservicos.com.br. Para os candidatos que desejam fazer a inscrição presencialmente, o endereço é a sede da Prefeitura, situada na Rua Cel. Francisco Limongi, 353 – Centro, das 10h às 16h (exceto sábados, domingos e feriados).
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 17 a R$ 28, de acordo com o cargo escolhido pela candidato.
 
Avaliações
Os candidatos serão selecionados por Prova Objetiva, Análise de Títulos e Provas Práticas. A provável data da Prova Objetiva é 06 de abril de 2014 e a das provas Práticas provavelmente em 25 de maio de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável por mais dois.
 
Para mais informações acesse o site da organizadora (http://www.rumocertoservicos.com.br/v2/site/?p=concurso_detalhes&tipo=1&id=46)

Processo Seletivo Prefeitura de Caraí - MG

A Prefeitura de Caraí, localizada no estado de Minas Gerais, anunciou a realização de processo seletivo por meio do edital 01/2014, com intuito de prover 179 vagas temporárias para a administração municipal. Os salários variam de R$ 724 a R$ 2.500 por jornada de 40 horas semanais ou escala de 12x36.
 
Cargos 
Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Gari, Pedreiro, Serviçal, Vigilante, Agente Administrativo, Ajudante de Mecânico, Auxiliar Almoxarifado, Eletricista, Encarregado de Abastecimento Água, Motorista B e D, Operador de Máquinas Pesadas, Operador de Máquinas Leves, Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Laboratório, Fiscal Receita Municipal, Auxiliar de Farmácia, Educador Social, Monitor de Recreação, Porteiro, Secretário Escolar, Técnico do Bolsa Família, Técnico em Agrcopecuária, Técnico em Radiologia, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Psicólogo e Supervisor Pedagógico. 
 
Inscrição e Seleção 
As inscrições serão recebidas entre 17 e 26 de fevereiro de 2014, na sede da Prefeitura Municipal, ou via internet, pelo site www.magnusconcursos.com.br. A taxa de participação varia de R$ 29 a R$ 100. 
 
O processo seletivo constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Práticas. As Provas Práticas, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas apenas para os candidatos a Motorista B e D, além de Operador de Máquinas Pesadas e Operador de Máquinas Leves.
 
As Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Práticas serão realizadas no Município de Caraí, provavelmente no dia 30 de março de 2014. Os locais e horários serão divulgados no dia 27 de março de 2014. 
 
Validade 
O certame terá validade de 01 ano, contado a partir da data de publicação do resultado, prorrogável uma vez, por igual período, de acordo com o interesse e necessidade do Município de Caraí. 

Prefeitura de Imbituba - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Imbituba, Estado de Santa Catarina, publicou extrato do edital de processo seletivo nº. PMI/Cersp/Pss nº 01/2014, destinado a reserva técnica para preenchimento dos cargos temporários existentes no quadros permanente e suplementar de pessoal. A remuneração pode chegar a R$ 1.055,86 em regime de 40 horas semanais.
 
Cargos
Técnico de Enfermagem e Agente de Combate às Endemias.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 18 de fevereiro de 2014, na Gerência de Gestão de Pessoas PMI, das 13h às 18h.
 
O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 13 de fevereiro de 2014, pág. 163.

Prefeitura de Fortaleza - CE republica edital de seleção

A Prefeitura de Fortaleza, com o apoio do Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (IMPARH), republicou o regulamento do processo seletivo (edital 12/2014) que prevê a contratação de profissionais da área de saúde. A seleção agora oferece um total de 1.576 vagas, sendo 440 para nível superior e 1.136 vagas para nível médio e fundamental, distribuídas em 24 cargos (veja lista abaixo), com remuneração que poderá chegar a até R$ 5 mil. 
 
Com a reabertura do certame, ocorreu uma redução de 124 vagas em relação ao quantitativo anteriormente previsto, embora não tenha sido excluído cargo algum.
 
As inscrições prosseguem abertas até o dia 05 de março de 2014, por meio do preenchimento do formulário eletrônico, disponível no portal http://www.imparh.ce.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 40 (nível médio) e R$ 60 (nível superior). 
 
A seleção será efetuada em duas etapas: a primeira será uma prova objetiva e a segunda uma prova de títulos, exceto aos candidatos às vagas de motorista e motoqueiro socorrista, que passarão por uma prova prática de direção. A prova objetiva será aplicada na cidade de Fortaleza-CE, com duração de três horas, no dia 13 de abril de 2014, no horário das 14h30 às 17h30, para todos os candidatos.
 
O caderno da prova escrita objetiva e o gabarito preliminar serão disponibilizados no sítio do IMPARH  no dia 14 de abril de 2014, a partir das 18h, horário de Fortaleza-CE.
 
Os cargos disponíveis são: Assistente Social, Bioquímico, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Psiquiatra, Médico Clínico Geral, Médico Traumatologista, Médico Socorrista, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional. Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Radiologia, Técnico de Laboratório, Auxiliar em Saúde Bucal, Auxiliar de Farmácia, Técnico de Imobilização e Massoterapeuta, Motorista Socorrista e Motoqueiro Socorrista.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, com  direito a prorrogação de mais um ano.
 
Edital completo e atualizações: http://www.imparh.ce.gov.br.

Prefeitura de Nova Trento - SC abre vagas

A Prefeitura de Nova Trento, cidade localizada a 80 km de Florianópolis, em Santa Catarina, abre inscrições para realização de processo seletivo nº. 03/2014 destinado a selecionar profissionais de níveis médio e superior. A seleção oferece 07 vagas de trabalho, por salários que variam entre R$ 888,67,00 a R$ 4.159,66, mais abono de R$ 119,70.
 
Cargos: Médico (Psiquiatra e Plantonista), Nutricionista, Educador Físico, Técnico (a) de Enfermagem, Dentista e Enfermeiro.
 
As inscrições serão recebidas no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014, no horário das 08h30 às 17h, no prédio da prefeitura de Nova Trento, situada na Rua Santo Inácio, nº 126, Centro, Nova Trento/SC.
 
No ato da inscrição o candidato deverá fornecer cópias dos documentos a seguir:
  • Carteira de Identidade;
  • Cartão do CPF;
  •  Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  • Certificado de Reservista (masculinos);
  • Currículo contendo em anexo cópia do(s) diploma(s), título(s),certificado(s), certidão(ões);
  • Documento(s) que comprove(m) a formação superior em conformidade com a habilitação exigida;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Comprovante de residência.
O processo seletivo será constituído apenas em análise curricular/títulos.
 
A validade do processo seletivo será 12 meses.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 13 de fevereiro de 2014, pág. 248 a 254.

Prefeitura de Sento Sé - BA lança edital com 118 vagas através do Reda

A Prefeitura de Sento Sé, no estado da Bahia, através da empresa IEPDM Concursos, publicou edital n° 001/2014 de processo seletivo sob o Regime Especial de Direito Administrativo – REDA. O objetivo é prover 118 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 7.000,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os empregos de Agrônomo, Assistente Social, Bioquímico, Coordenador Pedagógico, Dentista, Enfermeiro do SAMU, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Médico Cirurgião Geral, Nutricionista, Psicólogo, Médico Veterinário, Professor de Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Inglês, Educação Física, Artes, Auxiliar de Laboratório, Monitor de Infocentro, Orientador e Facilitador do Pró-Jovem, Assistente Administrativo para Bolsa Família, Professor Primário, Administração Rural, Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem do SAMU, Técnico em Zootecnia, Técnico Agrícola, Técnico em Radiologia e Agente de Endemias.
 
Inscrições
Serão aceitas inscrição via internet e, unicamente através do endereço eletrônico www.idmconcursos.com.br, até às 17 horas do dia 20 de fevereiro de 2014. Será disponibilizado um Posto de Inscrição e Informações na Prefeitura Municipal de Sento Sé, situada na Praça Dr. Juvêncio Alves, S/N – Centro, Sento Sé/BA.
 
Taxas
Nível Fundamental R$ 40,00;
Nível Médio e Técnico R$ 50,00;
Nível Superior R$ 70,00.
 
Provas
As provas serão realizadas provavelmente em 09 de março de 2014, em locais a serem previamente divulgados, sendo os candidatos convocados para as provas através de Edital publicado no quadro de avisos desta Prefeitura, no site da Empresa Organizadora do Processo Seletivo REDA no seguinte endereço eletrônico: www.idmconcursos.com.br e no site da Prefeitura Municipal de Sento Sé www.sentose.ba.gov.br.
 
Validade
O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo antes de esgotado prazo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo.

Vagas de estágio na Prefeitura de Xavantina - SC

A Prefeitura de Xavantina, no Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Administração, abriu processo seletivo 001/2014 destinado à formação de cadastro reserva para estagiários de nível superior. O estagiário fará jus a bolsa-auxílio de até R$ 618,00 por jornada de estágio de 30 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas até o dia 27 de fevereiro de 2014, no horário das 13h30 às 17h, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Praça Rio Branco, s/nº, Centro, Xavantina/SC.
 
Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos (originais e cópias ou cópias autenticadas):
 
- Carteira de Identidade;
- Cadastro de Pessoa Física – CPF;
- Comprovante de matrícula em curso superior, referente ao ano letivo de 2014.
 
A seleção constará de prova escrita, a ser realizada na data provável de 09 de março de 2014, com início às 08h e término às 11h,  na Escola de Educação Básica Professor Luiz Trindade, localizada na Rua Irineu Bornhausen, s/nº, Xavantina/SC. O gabarito provisório será divulgado a partir do dia 10 de março de 2014, no site www.xavantina.sc.gov.br.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da homologação do resultado, com possibilidade de prorrogação por igual período à vista da necessidade da administração.

Prefeitura de Monte Horebe (PB) publica edital de processo seletivo

No Estado da Paraíba, a Prefeitura de Monte Horebe publicou edital nº. 001/2014 de processo seletivo, visando o provimento de 83 postos profissionais de níveis fundamental, médio e superior, para preenchimento de vagas oriundas de licenças: saúde, gestante e/ou licença sem vencimento e nos casos específicos, para funcionamento de programas. Os salários podem chegar a R$ 1.448,00, para carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
Professor (Comunitário, Educação Básica, Ciências, Ensino Religioso, Matemática, Língua Inglesa, História, Geografia, Educação Física, Música, Artes e Língua Portuguesa), Assistente Social, Fisioterapeuta, Monitor, Auxiliar de Dentista, Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro, Médico, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Dentista, Nutricionista, Profissional da Educação Física, Médico (Cardiologista e Pediatra) e Motorista. Aos deficientes são assegurados 5% (cinco por cento) das vagas previstas para cada cargo.
 
Inscrições
Serão recebidas no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Pedro Gondim, s/n – Centro – Monte Horebe-PB.
 
Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 15,00;
Nível médio: R$ 15,00 e 20,00;
Nível superior: R$ 20,00.
 
Documentação necessária para inscrição:
Cópia da Carteira de Identidade (RG); Cópia do CPF; Cópia do comprovante de residência; Cópia de comprovação de escolaridade mínima exigida; 01 foto 3x4, colorida, recente e Cópia do comprovante de registro no respectivo Conselho Profissional.
 
Seleção
O processo seletivo será composto de entrevista e produção textual (prova dissertativa).
 
A entrevista será realizada provavelmente no dia 28 de fevereiro de 2014 (mesma data da prova de produção textual), das 10h30 às 12h30, na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental José Dias Guarita, localizada à Rua Luiz Batista Palitot – Centro – Monte Horebe-PB.
 
Validade
O processo seletivo tem validade até 31 de dezembro de 2014.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado da Paraíba, de 13 de fevereiro de 2014, pág. 64 a 70.

Prefeitura de Porto Walter - AC lança edital de processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo n° 001/2014 da Prefeitura de Porto Walter, no estado do Acre. O certame oferece 18 vagas, sendo 11 imediatas e 07 para cadastros de reserva, nos cargos de níveis médio e superior. Os profissionais atuarão em jornadas de 30h ou 40h semanais, por remunerações de R$ 800,00 e R$ 2.200,00, de acordo com o cargo.

As oportunidades são para Assistente Social, Psicólogo, Orientador Social, Técnico Social e Entrevistador.

Os interessados deverão fazer suas inscrições na Secretaria de Educação do Município de Porto Walter, no período de 14 a 17 de fevereiro de 2014, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As taxas variam de R$ 32,00 a R$ 65,00, de acordo com a função escolhida.

Todos os candidatos serão submetidos à análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, conforme detalhamento do certame.

A validade da seleção é de 01 ano, a contar de sua homologação e pode ser prorrogada.

Concurso Prefeitura de Barão de Grajaú - MA

A Prefeitura de Barão de Grajaú, no estado do Maranhão, lançou o edital 01/2014 de concurso público, com objetivo de prover 47 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Os candidatos aprovados, se nomeados, farão jus a remuneração de até R$ 1.700, por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
As oportunidades são para Enfermeiro, Auxiliar Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Fiscal de Vigilância Sanitário, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Técnico de Enfermagem, Atendente de Consultório Odontológico, Motorista Categoria E, Professor, Assistente Social, Psicólogo e Motorista Categoria E. 
 
De acordo com o edital, as inscrições serão realizadas no site www.fundacaomadrejuliana.org.br, no período de 13 de fevereiro a 12 de março de 2014. As taxas variam de R$ 30 a R$ 60. 
 
A seleção constará de prova objetiva e prova de títulos. A Prova Objetiva será realizada provavelmente no dia 06 de abril de 2014, em locais a serem oportunamente divulgados nos atos oficiais e afixados na sede da Prefeitura Municipal, bem como no endereço eletrônico da Fundação Madre Juliana www.fundacaomadrejuliana.org.br.
 
A documentação da Prova de Título deverá ser entregue na Prefeitura Municipal de Barão de Grajaú – MA, Rua Seroa da Mota, N.° 414 - Centro, CEP: 65.660-000 – Barão de Grajaú – MA, na sede da Fundação Madre Juliana e/ou enviada via SEDEX ou Carta Registrada, com Aviso de Resposta (AR) aos cuidados da Coordenação Geral de Concurso Público da Fundação Madre Juliana – Rua Miracema nº 4659 – Bairro Santa Luzia – Teresina – PI, CEP: 64.020-017.
 
O resultado do Concurso será divulgado pela Prefeitura Municipal de Barão de Grajaú / MA e no endereço eletrônico da organizadora do certame. 

CPSMIT - CE abre processo seletivo para profissionais da saúde

O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Itapipoca – CPSMIT, estado do Ceará, publicou os editais nº. 001 e 002/2014 de processo seletivo. O certame tem como objetivo preencher 29 vagas de níveis médio e superior na área da saúde, com salários variados entre R$ 737,81 e R$ 4.545,69, conforme o cargo provido e jornada desempenhada, que poderá ser de 20h ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Edital nº 001/2014: Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico em Prótese Dentária e Técnico em Saúde Bucal e Cirurgião Dentista;

Edital nº 002/2014: Nutricionista e Médico nas especialidades de Cardiologia, Cardiologia/Ecocardiografia, Cardiologia/Ergometria, Gastroenterologia, Oftalmologia, Gineco Obstetra, Traumatologia e Ortopedia, Radiologia/Diagnostico Por Imagem, Mastologia, Dermatologia, Neurologia, Pediatria e Urologia.
 
Inscrições
As inscrições devem ser efetuadas de 17 a 21 de fevereiro de 2014, na sede do CPSMIT, situada na Rua Urbano Teixeira Barbosa, nº 546, Centro, Itapipoca - CE. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Provas
Os candidatos que tiverem seus pedidos de inscrição deferidos serão submetidos à Análise Curricular, Documental e Entrevista. A entrevista terá caráter classificatório e será aplicada, no período de 17 de fevereiro a 21 de fevereiro de 2014, durante o horário de expediente, ou seja, de 8:00h às 12h e das 13:00h ás 17h00.
 
Validade
O certame terá validade de 12 meses, prorrogáveis por igual período, a contar da publicação da homologação do resultado final.

Prefeitura de Padre Paraíso - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Padre Paraíso, no estado de Minas Gerais, através da empresa Ágora Consultoria Ltda, abriu edital n° 001/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de 24 vagas para cargos de todos os níveis escolares. Os salários disponibilizados variam de R$ 724,00 a R$ 2.200,00 em jornadas de 30h ou 40h semanais.

As oportunidades são para os empregos de Advogado (CREAS), Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Facilitador de Oficinas (Artes, Dança, Teatro, Música, Artesanato), Motorista, Orientador Social (CRAS), Psicólogo (CRAS e CREAS), Recepcionista, Técnico em Abordagem Social (CREAS) e Técnico Social (Programa Bolsa Família).

As inscrições devem ser feitas pela internet, através do site www.agoraconsultoria.srv.br, no período de 17 de fevereiro até às 20h do dia 10 de março de 2014. Também será possível se inscrever de forma presencial, porém até o dia 26 de fevereiro de 2014, na Biblioteca Pública Municipal de Padre Paraíso, localizada na Rua Enfermeira Dona Nana, nº. 40, Centro, Padre Paraíso. A taxa varia de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com o emprego escolhido.

O certame compreenderá provas objetivas, de caráter classificatório e eliminatório. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 06 de abril de 2014. Os locais e horários das avaliações serão divulgados na data prevista de 02 de abril de 2014, na Prefeitura Municipal de Padre Paraíso e no site www.agoraconsultoria.srv.br.

O processo seletivo terá a validade de dois anos, contados da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Cambé (PR)

A Prefeitura de Cambé, estado do Paraná, publicou o edital 01/2014, de concurso público, visando o preenchimento de 187 vagas em todos os níveis de escolaridade. Há salários que poderão chegar a R$ 6.841.61. 
 
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais (Masculino), Agente Educacional I (feminino), Agente Educacional I (masculino), Pedreiro, Eletricista, Motorista, Carpinteiro, Encanador, Operador de Máquinas Pesadas, Assistente Administrativo III, Técnico Assistente de Informática, Técnico de Enfermagem, Assistente Administrativo II, Auxiliar de Consultório Dentário, Agente Social e Técnico em Radiologia, Professor de Educação Infantil, Professor de Arte, Advogado, Assistente Social, Farmacêutico e Bioquímico, Fisioterapeuta, Engenheiro Eletricista, Médico Plantonista Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Analista/Programador, Enfermeiro, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Professor de Educação Física, Engenheiro Civil, Dentista, Psicólogo (área educacional), Psicólogo (área da assistência social), Psicólogo (área da saúde), Médico PSF, Engenheiro Agrônomo, Médico Clínico Geral, Médico do Trabalho, Médico Plantonista Pediatra e Médico Psiquiatra.
 
Os interessados podem ser inscrever no endereço eletrônico www.funtefcp.com.br, das 8 horas do dia 17 de fevereiro a 12 de março de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 25,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para as funções de nível médio/técnico e R$ 80,00 para os cargos de nível superior.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, a Prefeitura disponibilizará computador no Telecentro da Biblioteca Municipal, Rua Pará, 154, Cambé - PR.
 
Seleção
A seleção será composta de prova objetiva, prova de títulos, prova prática e exame médico. A prova objetiva será aplicada na data prevista de 06 de abril de 2014, no município de Cambé/PR, em locais divulgados através de edital específico e na ficha de confirmação de inscrição.
 
Validade
O concurso de Cambé terá validade de dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período, conforme interesse e conveniência da prefeitura, ou antes desse prazo, se todos os candidatos classificados tiverem sido aproveitados.

Prefeitura de Jambeiro - SP publica edital de processo seletivo

Foi publicado o edital n° 03/2014 de abertura do processo seletivo da prefeitura de Jambeiro, no estado de São Paulo, que dispõe de vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O certame será executado por meio da empresa ConRio Concursos Públicos e Assessoria. O salário varia de R$ 724 a R$ 3.612,97, por jornada de trabalho entre 20 e 44 horas semanais.
 
As oportunidades são para as funções de Atendente, Fiscal de Tributos e Posturas, Nutricionista, Veterinário, Psicólogo, Agente Comunitário de Saúde, Ajudante Geral, Assistente Social, Braçal, Escriturário I e Motorista.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.conrio.com.br, das 09hs do dia 14 de fevereiro até 02 de março de 2014. A taxa é de R$ 20,00 para todas as funções.

Se preferirem, os candidatos também poderão se dirigir à Rua Major Gurgel, 243, centro, no Município de Jambeiro, das 08h às 17h, para efetuarem a inscrição e retirarem o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, exclusivamente do dia 14 de fevereiro de 2014 até o dia 28 de fevereiro de 2014.

Os inscritos passarão por provas objetivas, que serão realizadas em escolas do Município de Jambeiro, provavelmente, no dia 16 de março de 2014, em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições.

A validade do processo seletivo será para o período de 12 meses.

Concurso UFT 2014 Edital e Inscrição

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou o edital nº 12/2014 para realização de concurso público destinado ao provimento de 221 vagas em cargos da carreira de Técnicos-Administrativo em Educação. O certame será realizado pela UFMT e as inscrições podem ser feitas a partir de 17 de fevereiro de 2014.
 
São ofertadas vagas nos níveis fundamental, médio e superior nos sete campus da instituição, conforme a distribuição listada abaixo. As remunerações variam entre R$ 1.935,23 e R$ 3.603,88 (incluindo vale-alimentação), para o cumprimento de uma jornada de 40 horas semanais, com exceção dos casos previstos em lei.

As inscrições permanecerão abertas até o dia 09 de março de 2014, sendo realizadas por meio do site www.ufmt.br/concursos. O investimento é de R$ 70 para os candidatos a cargos de nível fundamental, R$ 95 para candidatos a cargos de nível médio e R$ 120 para candidatos a cargos de nível superior.
 
A aplicação da prova objetiva de habilidades e conhecimentos está agendada para o dia 13 de abril de 2014 nas cidades de Araguaína, Gurupi e Palmas. O resultado final do concurso deve ser divulgado até o dia 15 de maio.
 
Cargos disponíveis
 
Nível de Classificação C (Fundamental): Assistente de Laboratório (3).

Nível de Classificação D (Médio/ Técnico): Assistente em Administração (72); Desenhista-Projetista (1); Técnico de Laboratório nas áreas de Fotografia (1), Geoprocessamento e Geocartografia (1), Histopatologia (1), Química (1), e de Vidraria (1); Técnico de Tecnologia da Informação (3); Técnico em Anatomia e Necrópsia (1); Técnico em Audiovisual (1); Técnico em Edificações (2); Técnico em Radiologia (1); Técnico em Segurança do Trabalho (1); Técnico em Telecomunicações (1); Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais (9).

Nível de Classificação E (Superior): Administrador (18); Analista de Tecnologia da Informação (3); Analista de Tecnologia da Informação nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (3), e de Redes e Comunicação de Dados (1); Arquiteto e Urbanista (1); Arquivista (3); Assistente Social (2); Auditor (3); Auditor/Recursos Humanos (1); Bibliotecário-Documentalista (3); Cenógrafo (1); Contador (4); Economista (3); Enfermeiro (2); Engenheiro das áreas Civil (8), Elétrica (3), e de Agronomia (2); Farmacêutico (1); Físico (1); Jornalista (3); Médico Veterinário (5); Nutricionista (2); Pedagogo (3); Produtor Cultural (2); Programador Visual (1); Psicólogo (2); Relações Públicas (1); Secretário Executivo (15); Técnico Desportivo (1); Técnico em Assuntos Educacionais (8); Tecnólogo em Gestão Pública (6); Tecnólogo em Produção Audiovisual (2); Tecnólogo em Recursos Humanos (1); Tecnólogo em Áudio Digital (2); e Zootecnista (3).

IFAL abre 612 vagas para Professor Bolsista

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) publicou edital nº 2/2014 de Processo Seletivo, para comunicar que estão abertas 612 vagas para Professor Bolsista. Os contratados irão lecionar nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tendo somente até 14 de fevereiro de 2014 para efetivar a sua inscrição.
 
Para participar, o candidato tem de comprovar experiência na área do curso em que pretende lecionar, recebendo R$ 50 por hora/aula, por jornada de trabalho de 16 horas semanais.
 
Quem for selecionado, irá trabalhar nos campus IFAL localizados nos municípios de Arapiraca, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo, Maceió, Maceió/ Unidade Remota de Rio Largo, Murici, Santana do Ipanema, Santana do Ipanema/ Unidades Remotas do Canapi, Major Isidoro e Batalha, Satuba, Maragogi, Piranhas, São Miguel dos Campos, Coruripe e Viçosa.
 
Interessados devem se dirigir às secretarias das respectivas unidades IFAL das cidades citadas acima, levando documentos de identificação e também de comprovação de experiência profissional. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A seleção se dará pela soma dos títulos apresentados na inscrição (Análise de Curriculum).
 
Os professores contratados irão ministrar aulas nos seguintes cursos: Agente de Alimentação Escolar, Apicultor, Técnico em Segurança do Trabalho - Concomitante, Auxiliar de Cozinha, Horticultor Orgânico, Fruticultor, Agricultura Orgânica, Auxiliar Técnico em Agropecuária, Bombeiro Civil, Cerimonialista e Mestre de Cerimônia, Mecânico de Motocicletas, , Cuidador de Idoso, Camareira em Meios de Hospedagem, Recepcionista, Recepcionista em Serviços de Saúde, Agente de Informações Turísticas, Atendente de Nutrição, Auxiliar de Laboratório de Saneamento, Almoxarife de Obras, Auxiliar em Secretaria Escolar, Língua Brasileira de Sinais (Libras)/ Básica, Inspetor Escolar, Agricultor Familiar e de Avicultor, Vendedor, Promotor de Vendas, Operador de Caixa, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Financeiro, Inglês Básico, Inglês Intermediário, Espanhol Básico, Espanhol Intermediário, Organizador de Eventos.

Risco de morte por AVC está relacionado com variações climáticas, diz estudo

Pesquisa realizada nos EUA comparou dados sobre internações com tempo frio, variações de temperatura e umidade; AVC é uma das doenças que mais mata no mundo
 
A ocorrência de acidente vascular cerebral na população tem relação com variações climáticas.
 
Pesquisadores americanos constataram que tempo frio, queda de temperatura e umidade são fatores que podem servir como gatilho para a incidência e a morte por AVC. O estudo foi apresentado nesta quarta (12) na Conferência Internacional de AVC, nos Estados Unidos.
 
“O clima não é não é o tipo de coisa que as pessoas associam ao risco de AVC, no entanto, descobrimos que as condições climáticas, como flutuações diárias de temperatura e aumento da umidade estão entre os múltiplos fatores que estão associados ao risco de internações por AVC”, disse Judith H. Lichtman, autora do estudo e professora de epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
 
Judith afirma também que é preciso fazer mais estudos para compreender como se faz esta relação.
 
No estudo, ela e pesquisadores da Universidade de Harvard e Duke, nos Estados Unidos, compararam dados climáticos com registros de internação de 134.510 pessoas, de mais de 18 anos, hospitalizadas entre 2009 e 2010 com acidente vascular cerebral isquêmico, provocado pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral.
 
Eles concluíram que o aumento de temperatura diminuía a possibilidade de internações e de morte por AVC.
 
O AVC é uma das principais causas de morte e de incapacitação física no Brasil e no mundo. Segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde uma em cada 6 pessoas terá um acidente vascular cerebral em sua vida. A cada 5 minutos, uma pessoa morre por causa de AVC no Brasil.
 
Especialistas afirmam que o controle da pressão arterial e práticas saudáveis como o não tabagismo, alimentação equilibrada e prática de esportes pode diminuir o risco de AVC em até 80%. 
 
Veja galeria de alimentos que diminuem risco de AVC:
 
Abacaxi: rico em fibras, ele é levemente diurético (ajuda a eliminar líquidos) e contém bromelina, enzima que ajuda a quebrar as proteínas
 
Acerola: ela é lotada de vitamina C, que tem efeito anti-inflamatório e protetor do corpo
 
Ameixa: fonte de vitamina A , vitamina B2, potássio e fibras
 
Caju: ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico porque é rico em selênio e compostos fenólicos
 
Jabuticaba: é rica em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro. Também é pouco calórica (100g da fruta têm apenas 45 calorias)
 
Kiwi: por conter altas doses de vitamina C, ajuda a combater o envelhecimento das células
 
Laranja: rica em antioxidantes, ela ajuda a proteger o organismo de doenças
 
Limão: é termogênico e ajuda a quebrar o acúmulo de gordura
 
Romã: vermelho característico da fruta é resultado do licopeno
 
Tangerina ponkan: fonte de magnésio, que participa da formação óssea, ela também é rica em vitaminas A e C
 
iG

Pacientes se unem em rede social para defender uso de maconha medicinal

BBC
Apesar de efeitos tóxicos e de ser ilegal, há relatos antigos
de uso terapêutico da maconha
Rede social que reúne depoimento de usuários da droga para uso medicinal conta, em menos de 24 horas de sua criação, com quase mil participantes
 
Pacientes e defensores do uso medicinal da maconha no Brasil criaram nesta quinta-feira (13) uma página no Facebook para debater o tema e reunir depoimento de usuários. Em menos de 24 horas, a página contava com quase mil participantes.
 
Apesar de ter efeitos tóxicos e de a venda ser ilegal no Brasil, há relatos antigos dos efeitos terapêuticos da maconha. De acordo com o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), atualmente a maconha é reconhecida como medicamento em pelo menos três condições clínicas: redução ou extinção de náuseas e vômitos produzidos por medicamentos anticâncer; efeitos benéficos em alguns casos de epilepsia; e, melhora no estado geral de pacientes com AIDS (mas não cura a doença).
 
Na página no Facebook, Maria Antonia Goulart, de São Paulo, que superou um câncer e hoje sofre com as dores de fibromialgia afirma que faz uso de maconha medicinal como alternativa ao tratamento composto por antidepressivos, anti-inflamatórios, cortisona, analgésicos, vitaminas e morfina.
 
“Não é sempre que tenho acesso a minha erva, tenho que sempre procurar e comprar no comércio ilícito e adquirindo uma erva de qualidade duvidosa, mas mesmo assim ajuda aliviar minhas dores. A legalização do cultivo caseiro evita o contato com o comércio ilícito[...] Eu sei que aqui no Brasil infelizmente a maconha é ilegal, mas vou continuar usando.' Minhas dores são maiores que a Lei'”, afirma Maria Antonia, em depoimento na rede social.
 
Além de Maria Antonia, Gilberto Castro, de 40 anos e portador de esclerose múltipla, e Rose Castro, diagnosticada com três hérnias de disco, também afirmam serem usuários de maconha medicinal.
 
A página usa, como preceito, o parágrafo único do artigo 2º da lei 11.343 de 23 de agosto de 2006, que estabelece que, “pode a União autorizar o plantio, a cultura e a colheita dos vegetais referidos no caput deste artigo, exclusivamente para fins medicinais ou científicos, em local e prazo predeterminados, mediante fiscalização, respeitadas as ressalvas supramencionadas.”
 
iG

Mães de UTI relatam rotina de dor, luto e esperança de que o filho vá para casa

Arquivo pessoal
Super-homem: o aniversário de um ano de Vinícius foi
 comemorado na UTI
Em meio a aparelhos barulhentos, diagnósticos assustadores e mortes prematuras, mulheres compartilham a angústia de ter um bebê que luta diariamente pela sobrevivência
 
Na festinha de um ano de Vinícius, no calourento dia 29 de janeiro, teve bolo, parabéns e o aniversariante estava fantasiado de super-homem. Seria uma festa comum, como tantas outras, se a comemoração não fosse em uma UTI neonatal de alta complexidade. Pais, médicos, enfermeiros e até mesmo o pastor, que foi abençoar o menino, se emocionaram.
 
No bercinho à direita, Pedro Henrique, de apenas quatro meses, participava de sua primeira festa e vestia um macacão do Incrível Huck. O pequeno João, também vizinho de berço de Vinícius, estava com uma roupinha de homem-aranha. A liga dos super-hérois estava formada na UTI do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
 
Renata Ribeiro de Matos, 40 anos, mãe de Vinícius, afirma que era mesmo preciso comemorar a vitória de um ano de vida do menino que nasceu com uma série de má formações que acarretaram em problemas sérios no coração, no pulmão e no cérebro, além de lábio leporino.
 
Ele também teve de operar uma hérnia diagragmática, uma má formação no diafragma que permite que o conteúdo do intestino, do fígado e do estômago passe para o interior do tórax. A hérnia, que tem incidência de um para cada 2.500 nascidos vivos, foi detectada já no primeiro ultrassom de Renata. Quando Vinícius nasceu, foi direto para a UCINE (Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal), no HC.
 
Maria Fernanda Ziegler / iG
Tamara Leite cuida do filho que se recupera de uma infecção
generalizada
Desde então, há um ano, Renata sai de Parada de Taipas, bairro na periferia da capital paulista, e vai ver o filho no hospital em Pinheiros, zona Oeste. “De carro dá 40 minutos, mas de ônibus preciso pegar duas conduções e demoro muito mais que o dobro do tempo”, diz a ex-manicure, que chegou a trabalhar meio período depois que o filho nasceu. Mas decidiu parar quando percebeu que ficava com a cabeça ligada no menino e não se concentrava no ofício. 
 
A rotina de Renata consiste em chegar na UTI todos os dias à tarde, perto das 15h, e só voltar para casa depois da novela que não assiste, cerca de 22h. Durante seu turno de mãe de UTI, ela conversa com o filho, que nunca abriu os olhos, e também ora. Faz carinho no rostinho, mexe nos ombros e nos pezinhos do menino. Tudo ditado pelo ritmo compassado do barulho dos aparelhos ligados a ele.
 
"Quando eu vou embora, nunca digo tchau. Digo ‘até amanhã, a mamãe volta logo, viu?’. Sei que ele fica bem quando eu estou por perto. Fica mais confiante e sente o meu amor por ele”, diz a mãe do menino grandão, com uma cicatriz entre os peitos, vestígio da operação cardíaca que fez quando tinha quatro meses. Ele tem ainda outra marca horizontal abaixo do umbigo, por conta da hérnia diafragmática.
 
Vinícius mantém o rosto sereno enquanto mexe o corpo inteiro com força, como se fizesse um abdominal. É o ar que entra rápido e barulhento pela traqueostomia. A impressão que dá é que o menino sabe da importância destes “abdominais” para se manter vivo.
 
O incrível Hulk está sarando
Tamara Leite, 23 anos, também nunca diz tchau para o filho. Solteira, ela decidiu morar no hospital e acompanhar de perto a batalha Pedro Henrique. Hoje com quatro meses, o bebê se recupera de uma infecção generalizada que o deixou com uma coloração esverdeada, que aos poucos está sendo amenizada.
 
Pedro Henrique nasceu com gastroquise, uma má formação no intestino. “É uma abertura no abdômen que deixa o intestino para fora, por isso meu filho não consegue evacuar sozinho”, explica a moça que pesquisou a fundo a doença do filho com médicos, comunidade de mães na internet e observando a conversa dos enfermeiros.
 
"Não planejei nada e veio tudo", diz bem humorada a mãe por acaso. Já no primeiro ultrassom soube que seu filho teria complicações. Auxiliar de uma clínica de ortodontia na Mooca, zona Leste, ela economizou dinheiro e avisou os chefes que mais cedo ou mais tarde teria de parar o trabalho.
 
O nascimento foi prematuro, após 28 semanas de gestação. Tamara chegou no Hospital das Clínicas com oito centímetros de dilatação. Teve o bebê em menos de meia hora. Olhou para o obstetra bonitão de nome Pedro e sentiu que, mesmo com todo o prognóstico de Pedro Henrique, a coincidência dos nomes poderia ser auspiciosa. De fato, o menino está sarando.
 
Já se passaram quase quatro meses do parto e os pés inchados de Tamara denunciam o longo período dormindo na poltrona ao lado do berço. “Aqui a gente não dorme, só cochila", diz. Ela passa horas olhando para o monitor cardíaco ligado ao filho. O olhar vai longe e por um minuto é tomado por lágrimas que se desfazem rapidamente pelo rosto. É o modo pragmático de Tamara lamentar a situação do filho.
 
Por conta da infecção generalizada, o menino quase morreu. No dia 27 de dezembro foi entubado. “Ele piorou muito, o ventilador estava a 44, o que é muito rápido e significa que as coisas não estavam bem para ele. Além disso, tinha 15 bombas [infusoras] ligadas a ele”, conta mais técnica que qualquer profissional de saúde.
 
O quadro não era bom mesmo e Tamara, que gosta de saber e ter o controle de tudo, entregou para Deus e confiou no poder de superação do próprio filho. “Pensei assim: ‘agora a gente não tem mais nada para fazer’. Ele tem que reagir sozinho. No fim de janeiro a ventilação dele foi para 21 e eu sei que é o mínimo necessário. Um dia depois, ele foi desentubado. Está muito melhor e só tem duas bombas [infusoras]”, diz.
 
Escute os mais velhos
Depois de Renata, Tamara é a mãe mais velha da UTI - o termo não se refere à idade, mas ao tempo de UTI. Ela sente o peso da responsabilidade: “têm sete mães de bebês com gastroquise. Eu sou a mais velha. Trocamos muitas informações e experiências", conta.
 
Quem coordena tantas mães, bebês e médicos é a sorridente pediatra Maria Esther Jurfest Rivero. Certamente é a "mais velha" dali. Está há 33 anos trabalhando entre UTIs e berçários. Tenho de ser profissional e deixar a emoção de lado, mas quando eu chego em casa demoro horas para dormir pensando nos bebês e no tratamento que eles estão recebendo”, diz.
 
A UTI neonatal, que recebe os casos mais complexos do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, tem 20 leitos e 13 bebês sendo atendidos. A maioria da crianças sai dali direto para casa. “As mães são incríveis, mas os bebês são mesmo uns heróis. Trabalhei alguns anos também na UTI de adultos. Eles morriam. Os bebês lutam muito para viver. Isso é muito emocionante de ver", diz.
 
Às vezes, no entanto, a doença vence. Foi o que aconteceu no último domingo, 9 de fevereiro.
 
Naquele dia, as crianças estavam todas chorosas. Pareciam saber que algum deles não iria resistir.
 
Passava um pouco das 16h quando Vinícius, o aniversariante, morreu. Quando ele parou de respirar, as crianças pararam de chorar. A UTI ficou de luto, em um silêncio absoluto.
 
"Foi tentado de tudo, mas ele não suportou mais. Agora ele vai descansar", diz Renata, que estava ao lado do filho, como sempre esteve nos 373 dias de vida do menino. Ela agora segue o destino de seu nome e tenta nascer outra vez após. Antes de Vínicius, ela teve que superar a dor de três abortos. "Sei que foi melhor assim, mas confesso que estou sem chão, sem saber o que fazer e como retomar a minha vida".
 
Na segunda-feira, o sentimento das mães de UTI era de uma melancolia contida, daquela que tenta mas felizmente não consegue aplacar a esperança, inclusive estatística, de ver o filho saindo com vida dali. Enquanto isso, na periferia da cidade, Vinicius era enterrado vestido com a fantasia de super-homem.

iG

Hospital Leforte inaugura Consultórios de Pediatria

Foto: Divulgação
Área reforça o atendimento integrado oferecido pelo Hospital
 
O Hospital Leforte inaugurou um espaço exclusivo para o atendimento ambulatorial pediátrico. A nova área de consultórios contemplará o atendimento em diversas subespecialidades da Pediatria como: oncologia, cardiologia, endocrinologia, pneumologia, infectologia, urologia, entre outros.
 
A equipe de Pediatria do Leforte é coordenada pelo Dr. Fábio Bedoni, formado em cirurgia pediátrica pela USP e com MBA em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistema de Saúde na FGV, e pela Dra. Denise Bedoni, também da USP. Já a Dra. Carla Donato, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica é a responsável pela área de Onco-Pediatria.
 
Frente ao número de atendimentos realizados por mês no Pronto-Socorro Infantil, cerca de 4 mil, o Hospital Leforte espera fortalecer ainda mais o vínculo com essas famílias que procuram um serviço completo e que aconteça de forma integrada seja em uma urgência ou emergência – com plantonistas 24h, seja no acompanhamento clínico – por meio do Ambulatório ou ainda, na realização das mais diversas cirurgias – com hotelaria específica, enfermagem especializada, além dos recursos de UTI Infantil e Neonatal.
 
Foto: Divulgação
 
O horário de funcionamento do ambulatório é de segunda a sexta das 8h às 12h / 14h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.
 
Divulgação: Rojas Comunicação
(11) 3675-4940 / 3873-6261

Protetor solar deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol

Foto: Reprodução
Protetor solar deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol
É preciso reaplicar o produto a cada 3 horas ou depois de entrar na água
 
começo de 2014 foi de muito calor em várias regiões do Brasil. E para se proteger do sol, vale de tudo – roupa, sombrinha e claro, o protetor solar. No entanto, ao redor do país, os hábitos em relação à pele são muito diferentes.
 
No Norte, por exemplo, a preferência é a sombrinha, mas como explicaram os dermatologistas Márcia Purceli e Sérgio Schalka no Bem Estar desta terça-feira (11), ela não é suficiente para proteger contra o sol.
 
Os médicos alertam que, mesmo usando a sombrinha, é fundamental passar o filtro solar. O ideal é que o produto seja aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol, tempo suficiente para penetrar na pele. Depois, ele deve ser reaplicado a cada 3 horas já que o corpo transpira muito e pode diluí-lo.
 
Segundo o dermatologista Sérgio Schalka, os adultos precisam passar cerca de 40 gramas de protetor em todo o corpo, quantidade suficiente para que a proteção seja a máxima possível.
 
Depois de aplicado, é preciso esperar mais 15 minutos antes de entrar no mar ou piscina, período que o filtro leva para aderir à pele.
 
Caso a pessoa passe muito tempo dentro da água, ela deve reaplicá-lo novamente após sair. Vale ressaltar ainda que os protetores para pele molhada não devem ser usados em pele seca, como alertaram os dermatologistas.
 
Bem Estar - Infográfico Protetor Solar (Foto: Arte/G1)
 
No Rio de Janeiro, por exemplo, capital onde as brasileiras mais se expõem ao sol, o cuidado deve ser ainda maior.
 
Como mostrou a reportagem da Ana Carolina Raimundi, as cariocas passam muito tempo na praia e, por isso, precisam sempre reaplicar o protetor e ainda usar outros meios de proteção, como óculos e chapéu.
 
Além disso, elas também carregam o filtro na bolsa, para usar fora da praia, hábito importante para que a pele esteja sempre saudável, principalmente a do rosto.
 
Em Porto Alegre, as mulheres também têm esse costume de levar o protetor na bolsa.
 
Para a bióloga Helena Vargas, o que mais preocupa é o envelhecimento precoce causado pela exposição excessiva ao sol, que pode ainda provocar manchas na pele.
 
A dermatologista Márcia Purceli alerta ainda que a luz de ambientes fechados também pode causar manchas na pele e, por isso, é importante usar o protetor em todos os momentos.
 
Como o protetor age na pele?
Muita gente acha que o protetor solar não é eficiente porque fica transparente na pele. Para desmitificar isso, o químico Luis Fernando Pereira fez uma experiência, usando luz negra, tinta fluorescente e o protetor, para mostrar o efeito do produto na pele. Antes de começar, o especialista lembrou que o filtro deve proteger contra os raios UVA e UVB.
 
Para simular esses raios, ele usou a luz negra e mostrou que, em contato com a pele e sem proteção, a tinta fluorescente reflete mais. Depois, ele aplicou o protetor e comprovou que foi criada uma barreira, impedindo que os raios atingissem a pele, como mostrou a reportagem da Natália Ariede. Ou seja, mesmo transparente, o filtro é eficaz e realmente protege contra os raios.
 
Bem Estar - Infográfico mostra como os raios solares atingem a pele (Foto: Arte/G1)
 
Por que algumas frutas mancham a pele?
Frutas cítricas, como limão, maracujá, laranja e abacaxi, têm substâncias que penetram na camada superficial da pele e, em contato com o sol, acabam ativadas, potencializando a queimadura.
 
É mais comum que ocorra a queimadura de primeiro grau, mas dependendo do tempo de exposição ao sol e da quantidade dessas substâncias na pele, as consequências podem ser mais graves, podendo até surgir bolhas ou uma queimadura de terceiro grau.
 
A dica, portanto, é evitar mexer com essas frutas antes de se expôr ao sol. Caso isso ocorra, o ideal é lavar a pele imediatamente com sabonete. Em caso de queimadura, é preciso evitar o sol e proteger o local da lesão com filtro solar. Essas manchas causadas pelas frutas saem com o tempo, mas podem durar mais em pessoas que têm a pele morena. Nesse caso, pode ser que um dermatologista receite o uso de clareadores.

G1