Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de março de 2014

Conheça oito ameaças inusitadas à saúde do coração

Luto, enxaqueca e até pastilhas efervescentes aumentam o risco de doenças cardiovasculares
 
As doenças cardiovasculares são líderes em morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% dos óbitos no Brasil.
 
Dentre estas, o infarto agudo do miocárdio é a causa principal.
 
Tabagismo, dieta rica em sódio, estresse e sedentarismo são apenas alguns dos vilões da saúde cardíaca.
 
No entanto, existem outras ameaças que podem afetar principalmente aquelas pessoas que já possuem os fatores de risco conhecidos para doenças cardiovasculares, como pressão arterial e colesterol em níveis acima do normal.
 
Conversamos com especialistas e listamos as armadilhas escondidas para a saúde do nosso coração.
 
Confira:
 
pastilha efervescente - Foto: Getty ImagesPastilhas efervescentes
Pode parecer estranho, mas essas bolhas escondem mais riscos ao coração do que você imagina. Segundo um estudo publicado em janeiro no British Medical Journal, existe uma relação entre as pastilhas e infartos ou AVC. Os pesquisadores da Universidade Dundee analisaram exames médicos de 1,2 milhões de pacientes britânicos e descobriram que tomadores regulares de medicamentos efervescentes eram sete vezes mais propensos a desenvolver pressão alta ou hipertensão, além de correrem um risco 16% maior para eventos cardiovasculares, como infarto e AVC. O estudo analisou 24 diferentes remédios efervescentes, incluindo os principais analgésicos, como paracetamol e ácido acetilsalicílico, assim como suplementos.

Essa relação acontece porque esses medicamentos possuem grandes quantidades de sódio. Segundo o estudo, algumas pastilhas de 69 mg a 415 mg de sódio -  aproximadamente um quinto de uma colher de chá. O consumo diário recomendado para um adulto é de 2000 mg a 2400 mg, equivalente a 6 gramas de sal. 

Olhando para esses números isoladamente, os medicamentos não parecem oferecer uma ameaça tão grande - afinal, seria necessário ingerir uma quantidade muito grande deles para chegar as recomendações diárias estipuladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, devemos pensar que esses remédios só agregam à lista de alimentos ricos em sódio que são ingeridos ao longo do dia, como refrigerantes outros industrializados. "Quando em excesso no organismo, o sódio fica acumulado no sangue em vez de ser absorvido pelas células, ocorrendo o que chamamos de desequilíbrio osmótico, já há maior concentração do mineral fora das células do que dentro delas", explica o cardiologista Luiz Ferlante, do Hospital Samaritano de São Paulo. Para equilibrar esses níveis, o corpo precisa de mais água circulando pelo sangue, reduzindo assim as concentrações de sódio. "A retenção de água faz o volume de sangue nas artérias aumentar, e por isso o coração precisa bombear mais sangue do que o normal, aumentando a pressão sanguínea", diz Luiz. Quando esse problema se torna crônico, temos a hipertensão arterial, que por si só aumenta o risco de diversas doenças cardiovasculares.

Caso você use medicamentos efervescentes de forma contínua, converse com o médico e discuta seus riscos. Se não, o ideal é não usar com frequência e sempre ficar atento à alimentação de forma geral.
 
balança com um estetoscópio - Foto: Getty ImagesDoenças inflamatórias
Pesquisadores da Clínica Mayo descobriram que a artrite reumatoide pode ser considerada um fator de risco para doenças do coração. O levantamento sugere que as altas quantidades de moléculas inflamatórias no corpo dos pacientes com artrite reumatoide pode aumentar o risco de doença cardíaca. Esse estado inflamatório pode favorecer a oxidação do colesterol bom (HDL), que se transformará em colesterol ruim (LDL). Todo esse cenário favorece doenças como hipertensão, angina, insuficiência cardíaca, entre outros.

Entretanto, não é só a artrite reumatoide que pode elevar as inflamações no organismo. Outras doenças bem mais comuns, como obesidade e diabetes tipo 1, também são inflamatórias e aumentam o risco cardíaco quando descontroladas. "O tecido adiposo é um grande produtor de substâncias inflamatórias - e os adipócitos (células de estoque da gordura) aumentam em número e volume com a obesidade", afirma o endocrinologista Isaac Benchimol, do Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Ele explica que o organismo se cansa de corrigir o erro alimentar e o sedentarismo, e vai progressivamente lançando de volta na circulação o colesterol e os triglicerídeos que não conseguiu armazenar no fígado e tecido adiposo. Essa gordura em excesso no sangue pode formar placas e entupir as artérias, causando um infarto ou AVC. Já no caso do diabetes tipo 1, o excesso de glicose no sangue pode lesionar a parede das artérias, causando inflamações que podem corroborar com um aumento do risco de eventos cardiovasculares.
 
homem agasalhado - Foto: Getty ImagesTemperaturas baixas
Um grupo de pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine encontrou uma relação entre a temperatura do ambiente e o risco de ataque do coração. Eles descobriram que uma queda brusca na temperatura aumenta as chances de uma pessoa ter um infarto. Segundo os autores, a relação é tão estreita que a cada grau a menos em um único dia, há um aumento de 200 casos de infarto.

Os pesquisadores analisaram dados de 84 mil casos de infarto em hospitais entre 2003 e 2006 no Reino Unido, fazendo um levantamento de 15 áreas geográficas com temperaturas diferentes e que sofreram alterações climáticas. Eles descobriram que os casos de infarto aumentaram em 2% duas semanas depois de uma forte frente fria que atingiu a maioria das 15 zonas pesquisadas. "Nos dias frios, o corpo humano reage naturalmente à mudança de temperatura gerando uma vasoconstrição das artérias - e isso resulta em um aumento da pressão arterial", explica a angiologista Aline Lamaita, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Dessa forma, pessoas que já possuem fatores de risco para doenças cardiovasculares, como obesidade, sedentarismo e hipertensão, podem ter esses efeitos potencializados quando o termômetro fica mais baixo. O ideal é cuidar da saúde como um todo e ter atenção redobrada nos dias mais frios.
 
enchente - Foto: Getty ImagesDesastres naturais
Quem já passou por um desastre natural traumático, como uma enchente ou desabamento de terras, sabe que esses eventos geram traumas e podem mexer com o nosso coração. Segundo dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia esses eventos realmente tem um efeito sobre a saúde do nosso coração. Eles analisaram os moradores de Santa Catarina após os temporais que ocorreram em 2008 e deixaram 135 vítimas fatais. A organização descobriu que o sentimento de perda, a pressão psicológica, a ansiedade e o estresse a que é submetida uma população afetada ou mesmo aquela que assiste ao desastre atuam para elevar a pressão arterial e a frequência cardíaca, causando um aumento significativo do número de infartos.

Além disso, pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que perder a pessoa amada aumenta em 21 vezes o risco de um infarto no dia seguinte à morte e em até seis vezes na semana que se segue. Para o estudo, eles revisaram o prontuário de atendimento e entrevistaram 1.985 pacientes de um hospital em Boston. Os pacientes responderam perguntas sobre as circunstâncias de seus ataques cardíacos, bem como se recentemente haviam perdido alguém importante em suas vidas no ano anterior, quando a morte havia ocorrido e qual a importância de seu relacionamento com a pessoa falecida.

O relatório, publicado no Journal of the American Heart Association afirma que o estresse causado por luto tem efeitos imediatos para a saúde, que somados a perda de apetite e sono recorrente nesses casos pode agravar ainda mais o risco. O sentimento de perda também pode fazer algumas pessoas demorarem para retornar às suas atividades ou mesmo adotarem hábitos nocivos à saúde, como se alimentar de forma errada ou iniciar vícios.
 
medicamentos - Foto: Getty ImagesCombinação de medicamentos
É muito importante saber se como um medicamento interage com outros antes de tomar - e essa recomendação vale principalmente para aquelas pessoas que já fazem tratamento para algum problema cardiovascular, como a hipertensão. As estatinas, por exemplo, que servem para reduzir o acúmulo de placas de gordura nas artérias nos pacientes com colesterol alto, podem interagir com outros medicamentos, como a varfarina, um anticoagulante que pode ser indicado para a insuficiência cardíaca ou trombose. Além disso, antifúngicos, antidepressivos e antibióticos são processados pela mesma via no organismo, o que interfere no efeito de vários medicamentos protetores do coração. "Por isso é fundamental dizer durante a consulta quais medicamentos você já toma antes que ele faça a receita - isso ajuda o médico ou médica a prescrever um fármaco que não sofra interações", alerta a farmacêutica Patrícia Moriel, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
 
vacinação - Foto: Getty ImagesVírus e bactérias
Os problemas de saúde bucal estão intimamente ligados com doenças cardiovasculares. A falta de higiene oral favorece o acúmulo de micro-organismos na região, levando ao aparecimento da cárie e outros problemas na gengiva (periodontite e gengivite), bochechas, língua, palato e toda mucosa oral. Esses organismos podem atingir áreas mais profundas da mucosa oral, chegando aos vasos sanguíneos e infectando os tecidos do coração. Dessa forma, é importante manter a escovação dos dentes e língua com fio dental após as refeições, além das visitas regulares ao dentista.

A vacinação contra o vírus da gripe e da pneumonia também é aliada da saúde cardíaca. As pneumonias podem comprometer as trocas de oxigênio feitas pelos pulmões, comprometendo o funcionamento do coração. "Além disso, os vírus e bactérias causadores de doenças infecciosas podem viajar pelo nosso coração e chegar ao coração", afirma o cardiologista Luiz. Dessa forma, pessoas que tem o sistema imune mais debilitado ou doenças infecciosas graves devem ficar atentos ao risco cardíaco.
 
homem estressado no trânsito - Foto: Getty ImagesRotina da cidade grande
Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que, em média, 106 pessoas são internadas por dia em hospitais públicos no Estado de São Paulo com AVC. Um dos motivos apontados pela pesquisa é o estilo de vida urbano atual, que faz com que as pessoas sejam mais estressadas, sedentárias, consumam alimentos ricos em gorduras, fiquem acima do peso e desenvolvam pressão alta e diabetes antes do que acontecia antigamente.

A poluição sonora e visual das metrópoles, como anúncios luminosos, veículos e pessoas, podem levar a um quadro de estresse - a musculatura fica tensionada, o coração dispara, a pressão arterial sobe, o estômago fica cheio de suco gástrico e o intestino trabalha bem devagar, além da agitação que dificulta a concentração. De acordo com o clínico geral Dirceu Rodrigues Alves Junior, chefe do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional na Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), os veículos geram calor e poluente atmosféricos, além de fuligem. "A variação de temperatura, a vibração do veículo por conta dos buracos ou o barulho produzido pela vibração das janelas de um ônibus, por exemplo, debilitam a saúde da pessoa e podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares e outros problemas."
 
mulher com enxaqueca - Foto: Getty ImagesTer enxaquecas
Apesar de a dor de cabeça ser o principal sintoma da enxaqueca, outros sintomas são muito comuns e podem ser também importantes, como sensibilidade à luz e a cheiros e barulho, náuseas, vômitos e sensibilidade a movimentos. "Esses sintomas são todos gerados no cérebro, em áreas diferentes dele, que são mais sensíveis em quem tem enxaqueca", explica a neurologista Thaís Rodrigues Villa, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Essa maior vulnerabilidade do cérebro, principalmente se exposto aos já conhecidos provocadores ou gatilhos da enxaqueca, ocorre devido a disfunções em vários neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e glutamato. Essas substâncias tem um funcionamento diferente em quem tem enxaqueca.

Estudos recentes comprovaram que pessoas com enxaqueca tem um maior risco de AVC e doenças cardiovasculares, principalmente quem tem enxaqueca com aura, sendo esse risco aumentado se associado a tabagismo e uso de alguns anticoncepcionais hormonais em mulheres. "A enxaqueca aparece como fator de risco tão importante quanto à hipertensão arterial, diabetes e obesidade", lembra a neurologista. A especialista afirma que pacientes com enxaqueca apresentam maior frequência de lesões cerebrais, pequenos AVCs e atrofia em algumas áreas do cérebro, ou seja, perda de neurônios. "A enxaqueca não é uma simples dor de cabeça, tratá-la é cuidar do seu cérebro e consequentemente da sua saúde como um todo."
 
Minha Vida

Caminhar até o trabalho ajuda a emagrecer e a sair do sedentarismo

Caminhada até o trabalho faz bem a saúdeOs deslocamentos diários provocam um gasto calórico extra e podem valer mais do que três dias de academia
 
Por Fernanda Andrade
 
As caminhadas realizadas como deslocamento, como ir ao mercado, ir ao trabalho, ou mesmo, até um ponto de ônibus são muito válidas no processo de emagrecimento e condicionamento físico. 
 
A quantidade de passadas que damos ao longo do dia contam como atividade física. O ideal é chegar próximo de 10.000 passos ao final do dia, mas comece devagar, com 5.000 passos você já sairá do sedentarismo. Você poderá medir o número de passadas com um pedômetro ou mesmo um aplicativo de celular que quantifique as passadas dadas no seu dia. 
 
Esses deslocamentos diários e frequentes provocam um gasto calórico extra e incluem mais movimento na sua vida. Isso se faz tão importante, que pesquisas mostram que indivíduos que possuem hábitos diários de atividades com mais movimentos perdem mais peso que indivíduos que fazem três dias de academia. Isso quer dizer que precisamos colocar atividade física diariamente em nossa vida para termos resultados efetivos. 
 
O tênis é o mais indicado para esses deslocamentos. Vale a pena ir para o trabalho de tênis, e chegando lá coloque o sapato. O tênis é a melhor alternativa porque possui amortecimento e protege os pés, pernas e a coluna de impactos. Assim, a pessoa irá evitar lesões. 
 
Não faça a caminhada com rasteirinhas. Isto porque elas não possuem nenhum amortecimento e ainda colocam os membros inferiores em posições desconfortáveis. O uso deste tipo de calçado pode levar a lesões. 
 
A bolsa deverá ser leve, não faça caminhadas com bolsas pesadas ou com alças de um lado só. Você poderá substituir sua bolsa por uma mochila, assim distribuirá bem o peso e não sobrecarregará sua coluna. 
 
Quanto à roupa que será escolhida para a caminhada, não é necessário vestir modelos específicos para praticar este tipo de exercício. A própria roupa do trabalho é uma alternativa. 
 
Inicie devagar, deslocando-se pequenos trechos e estenda com o tempo. Isso fará com que aumente seu tempo e distância nas caminhadas sem sentir tanto cansaço. 
 
Uma boa tática para driblar o cansaço de um dia de trabalho e conseguir voltar a pé para casa é pensar em algo que irá te motivar. Por exemplo, lembre-se daquela calça que está apertada e que com as caminhadas você perderá peso e conseguirá vesti-la. Outro ponto a se pensar é na economia de combustível ou com a condução que está sendo feita.  
 
Minha Vida

Beneficiário pode consultar dados em site da ANS

Foto: Reprodução
Consumidor pode fazer consultas, emissões de dados e comprovar a veracidade de informações cadastrais
 
O beneficiário agora pode acompanhar suas informações cadastrais nos planos de saúde por meio do site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O consumidor pode fazer consultas, emissões de dados e comprovar a veracidade de informações como nome completo, data de nascimento e Cartão Nacional de Saúde.
 
Caso algum dado esteja incorreto, o beneficiário pode informar o erro à agência reguladora, e esta cobrará a correção das informações à operadora.
 
A consulta online possibilita também ao consumidor acessar o Código de Controle Operacional, que é uma espécie de CPF do consumidor na saúde suplementar.
 
A intenção da ANS é que, no futuro, tendo apenas esse número, seja possível consultar o Guia de Planos para fazer a portabilidade e consultar, pela internet, a rede credenciada do plano.
 
SaudeWeb

Luvas não cirúrgicas pressionam inflação na Saúde

Foto: Reprodução
Única fabricante nacional está em recuperação judicial. Apenas o HC gastou, entre 2011 e 2012, cerca de R$ 18,6 mi com o produto
 
Um dos produtos mais importantes utilizados pelos hospitais e laboratórios, as luvas não cirúrgicas estão pressionando os custos com saúde no Brasil. O vilão é a atual alíquota de importação (35%), segundo um estudo recém-concluído pelo Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), coordenado pelo ex-presidente do Conselho Administrativo de Desenvolvimento Econômico (Cade), o economista Gesner Oliveira.
 
A alíquota das luvas foi elevada de 16% para 35% em fevereiro de 2011 como forma de proteção da indústria nacional. Três anos depois, a única fabricante brasileira, a Lemgruber, com sede em Paraíba do Sul (RJ), está em recuperação judicial, sem condições de abastecer o mercado interno.
 
A tarifa encareceu o custo das luvas importadas em cerca de 20%, conforme a Associação Brasileira dos Importadores de Luvas para Saúde (Abils). Apenas o Hospital das Clínicas de São Paulo gastou, entre 2011 e 2012, cerca de R$ 18,6 milhões com o produto. Somente no ano passado o custo chegou a R$ 19,4 milhões.
 
Gesner Oliveira explica que a elevação da alíquota de importação coincidiu com período de alta do preço das luvas não cirúrgicas no mercado internacional, após a pandemia da gripe H1N1. O estudo completo será apresentado no próximo dia 31, em seminário na FGV.

SaudeWeb

Impacto da redução da jornada de enfermeiros seria de R$ 27 bi por ano

Foto: Reprodução
Presidente da câmara defende acordo entre os enfermeiros, o governo e os deputados para reduzir jornada de trabalho desses profissionais
 
O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, ressaltou nesta terça-feira (25/03) a necessidade de se construir um acordo entre os enfermeiros, o governo e os deputados para colocar em pauta a proposta que reduz a jornada de trabalho desses profissionais.
 
Os enfermeiros cobram a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, conforme o Projeto de Lei 2295/00, que tramita na Casa.
 
“O Legislativo tem consciência dos seus deveres e dos seus direitos. A matéria é muito sensível, deve ser enfrentada, mas não adianta colocá-la na pauta e não conseguirmos votar por falta de acordo”, destacou Alves, após encontro com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e representantes de entidades ligadas aos enfermeiros.
 
Henrique Alves disse que o ministro pediu tempo para estudar a matéria e que ficou de ampliar o debate com as categorias interessadas, as Santas Casas e o setor privado. Só depois, a proposta será pautada na Câmara.
 
Impacto financeiro
Na semana passada, cerca de cem enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem ocuparam o Auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados, em seminário organizado pela Comissão de Legislação Participativa, para pressionar pela votação da proposta. O projeto chegou a constar na pauta de votações em junho passado, mas foi retirado a pedido do PT.
 
Pelos cálculos do setor e de técnicos do governo, o impacto da redução da jornada de trabalho seria de R$ 27 bilhões por ano, entre horas extras e contratação de mais de 400 mil novos profissionais. Atualmente, há 1,5 milhão de enfermeiros em atividade no Brasil.
 
*Com informações da assessoria da Presidência da Câmara
 
SaudeWeb 

Câmara quer derrubar portaria que restringe idade para mamografia

Foto: Reprodução
Câmara quer derrubar portaria que restringe idade para mamografia
Deputados alegam que Ministério contraria lei que determina acesso ao exame, pelo SUS, a toda mulher a partir dos 40 anos
 
Os parlamentares da Comissão de Seguridade Social e Família querem que seja revogada a portaria do Ministério da Saúde (1.253/13) que altera os critérios para a realização de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e prioriza o exame para mulheres com idade entre 50 e 69 anos de idade.
 
A medida não proíbe a realização do exame antes dessa idade, mas nem sempre os municípios têm verbas para isso. De acordo com os deputados que solicitaram a audiência pública para discutir a portaria, Carmem Zanotto (PPS-SC) e Eleuses Paiva (PSD-SP), o dispositivo contraria lei (Lei 11.664/08) que determina que toda mulher a partir dos 40 anos tem direito a realizar mamografia pelo SUS.
 
De acordo com o representante da Sociedade Brasileira de Mastologia, José Luis Francisco, a mortalidade no câncer de mama no Brasil vem crescendo. Ele explicou que a orientação de fazer o rastreamento, que é o exame realizado em toda a população, independentemente da orientação específica, a cada dois anos, na população de 50 a 69 anos é muito espaçado, porque o tumor cresce muito nesse período.
 
Durante audiência pública promovida pela comissão nesta terça-feira (25), o especialista acrescentou que 26% dos casos de câncer de mama ocorrem entre 41 e 50 anos. O presidente do Conselho Técnico Científico da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Ricardo Caponero, afirmou que quanto mais demorado for o diagnóstico, mais profunda a cirurgia e serão necessárias mais sessões de quimio e radioterapia.
 
Mortes
A coordenadora-geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Patrícia Sampaio, afirmou que o desafio do ministério é diminuir a mortalidade por câncer de mama. Ela ressaltou que todas as pesquisas e a maior parte dos sistemas de saúde do mundo mostram que é no grupo de 50 a 69 que ocorre o maior número de mortes. Para diminuir essas mortes, teria de haver uma cobertura de 70% desse grupo, mas hoje ele é inferior, apesar de o País ter disponibilidade do exame.
 
Patrícia Sampaio informou que para atingir esse número entre as mulheres que usam o SUS, seriam necessárias 4,1 milhões de mamografias anuais. O sistema realiza 4,6 milhões, mas apenas 50% nesse grupo, que o ministério acredita que seria o que teria a maior chance de diminuição da mortalidade. “Todos os estudos que a gente tem tratam da faixa etária entre 50 a 69 anos. Uma coisa é falar de incidência, mas o rastreamento não trata só do número de casos. Tenho de olhar a incidência e o tratamento e o resultado que eu vou ter de queda de mortalidade.”
 
Frente a um auditório composto em grande maioria de mulheres que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos, o deputado Eleuses Paiva chamou a atenção para o fato de que não se trata de números, mas também de vidas, que podem ser beneficiadas pela detecção precoce. “Se nós formos trabalhar de 50 a 69 anos, eu não tenho dúvida que ai está o maior benefício estatístico. Isso está claro na literatura. O problema é que tem gente de 40 a 50 anos que, quando diagnosticado precocemente e dependendo da linhagem desse tumor, vai sobreviver e não vai morrer e vai ter boa qualidade de vida. É pra isso que vocês estão virando as costas.”
 
O deputado Mário Henringer (PDT-MG) chamou a atenção para o fato de que essa restrição deseduca e faz perder todo o esforço de conscientização que os médicos fazem sobre a importância dos exames preventivos.

 A deputada Érika Kokay (PT-DF), apesar de defender a política do ministério, afirmou que é preciso rever a portaria.

SaudeWeb

Terceirização logística pode ser saída para hospitais e indústrias

Foto: Reprodução
Setor amplia debate sobre soluções, ações e parcerias para o fluxo de suprimentos, assunto que tem peso direto na redução de custos
 
Os próprios profissionais da área de saúde admitem: a rede de suprimentos ainda não é tratada com a relevância merecida dentro dos debates relacionados à vida hospitalar. Porém, como foi possível observar durante workshop dedicado ao assunto nesta quarta-feira (27/03), em São Paulo, é também consenso que a relação entre as partes envolvidas no tema urge por mais atenção, e demanda, para já, ações conjuntas que possam melhorar o fluxo nesta cadeia – da produção do insumo à chegada do produto no cliente final.
 
Sede do evento, o Hospital das Clínicas tratou de mostrar a importância do assunto no complexo composto por 13 institutos, que representam 11% do orçamento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. “Os suprimentos correspondem a R$ 400 milhões do nosso orçamento anual [o total do HC está na casa dos R$2,5 bi], são cerca de 10 mil itens e 150 milhões de unidades.
 
Para ter uma ideia, quando a nova gestão assumiu em 2011, o valor do estoque era de R$ 60 milhões, o suficiente para cerca de 90 dias”, disse o coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Logística (NILO) do HC, Marco Antônio Bego.
 
Foi no mesmo ano de 2011 que o complexo deu início ao projeto Brilho nos Olhos, que se debruçou sobre todos os processos e funcionamentos das áreas do HC. Agora, com a conclusão de uma primeira etapa focada no diagnóstico interno, a instituição conta com um parceiro terceirizado para essa área de logística e gerência de estoques, assim como acaba de instalar um novo Centro de Distribuição em Guarulhos.
 
“Ainda tem muita coisa a ser feita, mas já conseguimos mudar muita coisa na área de depósitos, como o novo local para recebimento de suprimentos, por exemplo [as entregas no complexo travavam a avenida Rebouças, importante corredor do coração econômico de São Paulo, colado em outras vias movimentadas como Paulista e Consolação]. Agora a gente quer ter até o final de 2014 um projeto grande que inclua toda a operação de logística e dê esse próximo passo no nosso projeto, o de tratar o tema para fora dos nossos limites, conectando todas as partes deste processo”, completou Bego.
 
Dentro desse debate, a terceirização tem sido apontada não só como uma tendência, mas mais que isso, como uma necessidade, uma grande saída para o segmento. O diretor de Supply Chain (Cadeia Logística) da Pfizer, Rodrigo Lozano, acredita que as parcerias irão aumentar cada vez mais.
 
“Uma das tendências é o aumento da terceirização da logística, já que as empresas estão cada vez mais interessadas no core business delas”, coloca, além de listar outras perspectivas como “o aumento da percentagem de vendas diretas a hospitais, a utilização de operações mais customizadas, o reconhecimento da logística como atividade diferencial, a pressão por reduções nos níveis de inventários e a serialização”.
 
O especialista destacou ainda que o Brasil tem caído no ranking da logística feito pelo Banco Mundial, ocupando agora o 65° lugar e em posições muito ruins em pontos específicos como o dos procedimentos alfandegários (posição 94°), entrega internacional (81°) ou cumprimento de prazos (61°). Num conjunto de problemas que leva a esse índice, Lozano cita principalmente a falta de investimentos no setor; os problemas na matriz de transporte; a guerra fiscal entre os estados; os prazos dilatados para obtenções de licenças junto aos órgãos públicos; a dificuldade de espaço físico para recebimento de mercadorias; e o tempo decorrido entre a produção e a chegada ao cliente final – nas contas da Pfizer, na casa dos 8,1 meses.
 
“Isso nos traz o desafio de aumentar a flexibilidade com os sistemas corporativos e melhorar os prazos, os processamentos, as padronizações. Nas nossas reuniões com toda a América Latina, todo ano eu preciso explicar porque o Brasil é o mais caro em logística”, acrescentou Lozano.
 
Além de fazer coro à avaliação do colega, Ana Ferraz, que ocupa o mesma função de diretora da área de logística da Smiths Medical, criticou os problemas encontrados no processo de licitação e na relação da indústria com os compradores, como os hospitais.
 
“Vivemos com o risco de indefinição da entrega, sem previsibilidade de demanda. Certa vez ganhei uma licitação de 300 mil unidades, tinha 100 mil no estoque e mandamos produzir mais. Até o terceiro mês, não havia saído nada. No quarto, recebemos um novo pedido de um outro hospital querendo aderir ao processo. Fui lá e aumentei a produção. Já se passaram 12 meses e nem um, nem outro comprou nada ainda”, contou.
 
Se segundo Marco Antonio Bego, do HC, o complexo só comprava 40% de tudo que licitava (hoje os números, diz ele, já estão na casa dos 60%-70%). Ana também alerta para a necessidade de uma maior segurança nos contratos.
 
“Precisamos ter mais confiança para poder planejar. O HC só tem R$ 60 milhões no inventário porque não confia no fornecedor, não é mesmo? Se soubesse exatamente quando vai receber, não precisava de tudo isso. Podemos melhorar essa transparência, inclusive acho ótimo que os hospitais façam a medição da minha performance enquanto fornecedora. Ainda que eu não esteja bem, prefiro saber, eu preciso saber”.
 
Por fim, o professor Newton Garzon Moreira Cesar, da Fundação Dom Cabral, classificou a atual situação como uma realidade inconveniente: isolamento logístico da América do Sul, posicionamento de baixo valor agregado, alto peso bruto, e dificuldade de oferta de operador logístico. “A relação brasileira de custo logístico pelo valor da mercadoria é de 26% segundo números do Banco Mundial. E a tendência é de 30%. Já Estados Unidos e OCDE estão, respectivamente, com 9,5% e 9%, ambos querendo chegar em 4% em 2020.
 
Para dar um exemplo claro: a exportação da soja na Rússia, um país que tem sete meses de solo congelado, leva seis dias; no Brasil, 39. A gente está ficando para trás e precisa retomar a competitividade”, finalizou, clamando por terceirizações – “dão foco, reduzem custo e melhoram serviços e recursos” – e parcerias público-privadas, que “são os melhores negócios que podem acontecer no mundo”.

SaudeWeb

Processo Seletivo Prefeitura Planalto da Serra – MT 2014

O edital de Processo Seletivo nº 001/2014 publicado pela Prefeitura de Planalto da Serra, no estado do Mato Grosso, tem como proposta ocupar as 39 vagas disponíveis para profissionais com todos os níveis de escolaridade que estejam interessados em trabalhar no serviço público municipal.
 
A jornada de trabalho para os futuros contratados será de 40 horas semanais, por salários de R$ 724 para os contratados de nível fundamental, de R$ 950 a R$ 1.400 para os selecionados de nível médio e até R$ 3.000 para os de nível superior.
 
As 39 vagas estão distribuídas entre as funções de Merendeira, Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde, Agente Comunitário de Endemias, Auxiliar de Sala, Motorista Categoria D, Oficial Administrativo, Oficineiro, Operador (Máquinas Pesadas, Patrol e Trator de Pneu), Orientador Social, Professor (Nível Médio, Educação Física e Nível Superior), Recepcionista, Secretário de Escola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Nutricionista e Psicólogo.
 
As inscrições devem ser feitas apenas pela internet, no www.sydcon.com.br,  de 25 de março até 02 de abril de 2014. A taxa de inscrição vai de R$ 15 a R$ 35, de acordo com o cargo almejado pelo candidato.
 
A seleção será desenvolvida em Prova Objetiva – para todos os inscritos, além de Análise de Títulos e Prova Prática somente para alguns candidatos. A Prova Objetiva será realizada provavelmente em 13 de abril de 2014, às 8h, em Planalto da Serra.
 
O cronograma de cada uma das avaliações está disponível na página 31 do edital, o qual está na íntegra publicado no site da organizadora do certame, no www.sydcon.com.br.
 
O Processo Seletivo será válido por dois anos, com possibilidades de ser prorrogado por igual período.       

Prefeitura de Campinápolis - MT realiza processo seletivo

A Prefeitura de Campinápolis, no estado de Mato Grosso, promove seleção regida por meio de dois editais, com numeração 01/2014, visando prover seis vagas para Agente Comunitário de Saúde, Psicólogo, Nutricionista, Motorista, Assistente Social e Agente de Combate às Endemias.
 
Para concorrer, os interessados devem efetivar suas inscrições de 27 de março a 04 de abril de 2014.
 
O aviso do processo seletivo está disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso (http://www.diariomunicipal.com.br/amm-mt/), na edição de 26 de março de 2014. Maiores informações também poderão ser obtidas no site: www.crascampinapolis.com.br.

Prefeitura de Brasnorte (MT) publica edital de processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da Administração Municipal, a Prefeitura de Brasnorte, no Estado do Mato Grosso, publicou os editais nº  001 e 003/2014 de processo seletivo, para o preenchimento de 29 vagas em substituição a servidores em desvio de função, licença prêmio, licença particular, licença maternidade, licença de saúde e, vagas não preenchidas no concurso público, para compor a equipe de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde do Município e atuar junto ao Programa de Saúde da Família de Brasnorte. A remuneração varia entre R$ 745,33 e R$ 3.286,33 com carga horária de 40 horas semanais.
 
Cargos
Edital 001: Agente Comunitário de Saúde;

Edital 003: Agente de Infraestrutura, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico de Saúde (Radiologia e Enfermagem), Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta e Odontólogo.
 
As inscrições serão recebidas de forma gratuita no período de 31 de março a 04 de abril de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida General Osório – 292, Centro – Brasnorte – MT, no horário das 08h às 11h e das 14h às 17h.
 
O processo seletivo será realizado através de prova objetiva, a ser realizada na data provável de 13 de abril de 2014, na Escola Municipal de Educação Básica 1º de Junho, localizada na Avenida General Osório nº 499, Centro, das 08h às 11h (horário local).
 
Ao cargo de Agente Comunitário de Saúde está prevista a realização de uma entrevista que será realizada na mesma data da prova objetiva, na sede da Escola Municipal 1º de Junho, com inicio às 14h.
 
O resultado final do processo seletivo será publicado no mural da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Saúde, e no site www.brasnorte.mt.gov.br logo após a apuração do resultado.
 
O edital 003 encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 24 de março de 2014, pág. 22 a 27. Já o edital 001 foi publicado na mesma edição anteriormente descrita nas pág. 185 a 190.

Concurso Prefeitura de Batayporã - MS 2014

A Prefeitura de Batayporã, Estado de Mato Grosso do Sul, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com o fito de preencher 100 vagas para profissionais de níveis fundamental completo e incompleto, médio e superior. Os salários vão até R$ 9.032,00, por jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção do Concurso Público serão de responsabilidade da CONSESP e as vagas são para os cargos de Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Gari, Lavador de Veículos, Merendeira, Trabalhador Braçal, Vigia, Carpinteiro, Eletricista Predial, Encanador, Mecânico, Motorista Classe A Operador (tratorista), Motorista Classe B (veículos Sedan e médios), Motorista Classe C (Ônibus e caminhão em geral), Operador de Máquina (patrol-moto niveladora, Retroescavadeira e Pá Carregadeira, Pedreiro, Soldador, Agente Administrativo, Auxiliar de Ações Sociais, Monitor de Veículo Escolar, Assistente Social, Bioquímico, Controlador Geral, Educador Físico, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta,  Agente de Endemias, Agente Fiscal de Tributação, Assistente de Administração, Auxiliar Administrativo, Auxiliar e/ou Técnico de Enfermagem, Fiscal de Vigilância Sanitária, Laboratorista em Endemias, Monitor de Programas Sociais, e demais cargos.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br até 16 de abril de 2014. As taxas variam de R$ 34,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 25 de maio de 2014, nos horários do Mato Grosso do Sul, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Cabo Verde - MG retifica edital e prorroga inscrições

A Prefeitura de Cabo Verde, no estado de Minas Gerais, retificou e prorrogou as inscrições aos certames regidos pelos editais nº 001/2013 de concurso público e de processo seletivo, destinados ao provimento de 114 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os salários podem chegar a R$ 11.000,00 por carga horária de 20 a 44 horas semanais. Confira as oportunidades:

Cargos do edital de concurso público
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços, Auxiliar Operacional, Borracheiro, Coveiro, Operador de Máquinas Leves, Pedreiro, Serralheiro Soldador, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Agente Administrativo, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal Sanitário, Fiscal Tributário, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Pedagogo, Professor, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Física e Psicólogo.

Cargos do edital de processo seletivo
As chances são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Cirurgião Dentista, Enfermeiro e Médico.

Inscrições e Taxas
As inscrições foram prorrogadas e serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 10 de março a 09 de abril de 2014. As taxas variam de R$ 25 a R$ 50, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 11 de maio de 2014, pela manhã e tarde, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias.
 
O candidato terá acesso ao gabarito oficial e o modelo da prova objetiva aplicada (teste de múltipla escolha) que serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 (dois) dias.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos.

Prefeitura de Bom Jesus da Penha - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Bom Jesus da Penha, no estado de Minas Gerais, publicou o edital de concurso público nº 01/2014, com o objetivo de contratar mais servidores para atuarem em diversos departamentos da Administração Pública.
 
Há vagas para os cargos de Advogado, Agente Administrativo de Saúde, Ajudante geral, Almoxarife, Contador, Dentista, Enfermeiro PSF, Engenheiro, Jardineiro, Médico, entre outros. O maior salário oferecido é de R$ 9.033,75 e o menor, R$ 747,25.
 
As inscrições estarão abertas de 08 de abril até 07 de maio de 2014, pelo site da organizadora Exame Auditores e Consultores LTDA (www.exameconsultores.com.br).
 
Caso o candidato prefira, as inscrições também poderão ser feitas, pessoalmente, na sede da prefeitura, localizada na Praça Dom Inácio, nº 200, Centro, Bom Jesus da Penha/MG. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h, exceto aos sábados, domingos e feriados.
 
O concurso público constará de provas Objetiva, de Títulos e Prática. As Provas Objetiva e Prática estão previstas para 08 de junho de 2014.
 
O edital completo e outras informações estão no sítio www.exameconsultores.com.br.

Concurso Prefeitura de Aracitaba II - MG

A Prefeitura de Aracitaba, no estado de Minas Gerais, através da JCM - Consultoria Municipal Ltda, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 19 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.380,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As oportunidades são para as funções de Contador, Coveiro, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico/ Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Angiologista, Cardiologista, Clínico Geral, Ginecologista, Pediatra, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Psicólogo e Técnico em Enfermagem.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 6 de maio a 6 de junho de 2014, por meio do site  www.concursosjcm.com.br. Os interessados devem comparecer na sede da prefeitura (Praça Barão de Montes Claros, nº. 16, Centro), das 13h às 17h, para efetivarem a inscrição. As taxas variam de R$ 60,00 a R$ 120,00 de acordo com o cargo escolhido.

Todos os candidatos serão submetidos à prova objetiva, que será realizada no município de Aracitaba, provavelmente em 06 de julho de 2014. O horário e local das provas serão informados na ficha de inscrição definitiva. Os gabaritos serão divulgados no dia 07 de julho de 2014, no site www.jcmconcursos.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Aracitaba. Alguns cargos também serão avaliados pelos títulos.

Também haverá Prova Prática para os cargos de Coveiro, Motorista e Operador de Máquinas Pesadas, do concurso.

As provas práticas serão realizadas, no município de Aracitaba, no dia 05 de julho de 2014 em local e o horário a ser informado na ficha definitiva de inscrição.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Processo seletivo Prefeitura de Aracitaba - MG

A Prefeitura de Aracitaba, em Minas Gerais, através da JCM – Consultoria Municipal Ltda, publicou edital de processo seletivo n° 001/2014, para contratação temporária de Auxiliar de Saúde Bucal – PSF e Enfermeiro do PSF (níveis médio e superior). São ofertadas 02 vagas, por salários variados de R$ 875,00 e R$ 1.500,00 em carga horária de 40h semanais.

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 17 de março a 04 de abril de 2014 na sede da Prefeitura Municipal de Aracitaba, situada à Praça Barão de Montes Claros, 16, Centro, Aracitaba-MG, no horário de 13h as 17h, exceto sábado e domingo e feriados. As taxas de inscrição são de R$ 70,00 a R$ 100,00.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 11 de maio de 2014 às 9h, na Escola Municipal Jorge Moreira Guilarducci, situada na Rua Cel. José Homem – Centro – Aracitaba-MG. Havendo necessidade de se utilizar outro local para realização das provas, em virtude do número de inscritos não comportar no local indicado no item anterior, este será comunicado no quadro de avisos da Prefeitura e nos sites www.aracitaba.mg.gov.br e www.jcmconcursos.com.br.

Os gabaritos serão divulgados no dia 12 de maio de 2014 nos sites www.aracitaba.mg.gov.br e www.jcmconcursos.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Aracitaba.

A Lista de classificação deste processo seletivo terá a validade de dois anos, podendo ser prorrogada uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Alvorada de Minas - MG

Com oferta de 227 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Alvorada de Minas, no estado de Minas Gerais, lançou edital nº. 001/2014 para realização de concurso público. As inscrições serão realizadas via internet, através do site www.rvcon.com.br, no período de 17 de março a 15 de abril de 2014.
 
Cargos
Contador, Médico (Plantonista e Especialista), Farmacêutico, Odontólogo, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Assistente Social,  Psicólogo, Psicopedagogo, Geógrafo, Educador Físico, Professor, Especialista em Educação, Fiscal de Vigilância Sanitária/Zoonoses, Técnico (Saúde Dental, Enfermagem, Laboratório, Radiologia, Agrícola, Informática e Segurança do trabalho), Auxiliar (Saúde Bucal, Secretaria e Administrativo), Fiscal (Obras/Postura, Tributos/Renda e Meio Ambiente), Telefonista, Agente de Controle de Zoonoses, Monitor Escolar, Auxiliar de Serviços Gerais (Gari e Auxiliar de Mecânico), Oficial de Serviços Públicos (Pintor, Eletricista, Mecânico, Pedreiro e Carpinteiro), Operador de Máquinas Pesadas/Leves, Condutor de Veículos Pesados, Servente Escolar (Serviços Básicos, Cozinha, Vigia e Zelador) e Agente Comunitário de Saúde.
 
A carga horária dos contratados será de 12 a 40 horas semanais, por salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 11.000,00. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Taxa de inscrição
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio/técnico: R$ 40,00 e 50,00;
Nível superior: R$ 80,00.

Os que tiverem interesse em se inscrever pessoalmente ou por procuração (com poderes específicos e firma reconhecida) devem comparecer ao posto de atendimento localizado na Prefeitura, Av. José Madureira Horta, n° 190 - Centro, Alvorada de Minas/MG, no período acima descrito, no horário das 08:00 às 17:00 horas (exceto sábados, domingos e feriados).
 
Provas
O concurso constará de prova objetiva para todos os cargos e análise de títulos para os cargos de nível superior.

A documentação para a prova de títulos, deverá ser entregue em fotocópia autenticada, no setor de protocolo da Prefeitura Municipal até o dia 10 de abril de 2014, aos cuidados da Comissão Coordenadora.
 
As provas objetivas serão realizadas no dia 17 e 18 de maio de 2014, em local e horário a serem divulgados nos sites www.rvcon.com.br e www.alvoradademinas.com, bem como no quadro de publicações da Prefeitura de Alvorada de Minas, a partir do dia 02 de maio de 2014.
 
O gabarito oficial será divulgado na data provável de 19 de maio de 2014 nos mesmos locais informados.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da homologação, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Edital completo: http://www.rvcon.com.br/

Concurso EBSERH - Hospital de Clínicas da UFTM 2014

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH abriu concurso público (edital 04/2014), sob a responsabilidade do Instituto AOCP, para preenchimento de vagas do quadro de pessoal com lotação no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – HC-UFTM, em Minas Gerais.
 
Serão preenchidas 23 vagas de nível superior, mais formação de cadastro reserva. Há chances para profissionais médicos de várias especialidades, com vencimento inicial de R$ 6.495, e também para Tecnólogo em Radioterapia, cujo salário é de  R$ 2.406. Todos os aprovados que forem contratados cumprirão jornada de 24 horas semanais.
 
Para a inscrição via internet, o candidato deve acessar, até o dia 22 de abril de 2014, o site da organizadora (www.institutoaocp.org.br). Quem preferir se inscrever no posto presencial, deverá se dirigir de 25 de março a 22 de abril de 2014 à Vitória Formação Profissional, situada na Rua: Antônio Pedro Naves, n° 130, Centro, Uberaba/MG.

A taxa é de R$ 85.
 
A aplicação das Provas Objetivas está prevista para o dia 18 de maio de 2014, e será realizada na cidade de Uberaba, Minas Gerais. Também haverá avaliação curricular de Títulos e de Experiência Profissional.
 
O concurso será válido por dois anos e o edital está disponível no sítio do Instituto AOCP, juntamente com outras atualizações.

Concurso Prefeitura de Marajá do Sena - MA 2014

A Prefeitura Municipal de Marajá do Sena, no estado do Maranhão, abriu extrato do edital de concurso público nº01/2014, destinado ao provimento de várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
As chances são para os empregos de A.O.S.D, Motorista, Vigia, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar Administrativo, Agente Sanitário, Técnico em Laboratório, Agente de Endemias, Digitador, Agente Comunitário de Saúde, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Médico Veterinário, Assessor Jurídico e Professor Nível Especial.
 
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 04 de abril de 2014, na Avenida Dep. César Bandeira, s/nº, Centro (ao lado do Centro Administrativo).

Processo Seletivo Prefeitura de Alfenas - MG

A Prefeitura de Alfenas, no estado de Minas Gerais, publicou o edital 01/2014 de Processo Seletivo, visando preencher 14 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. Para concorrer, os interessados devem ter nível médio e, se aprovados e contratados, farão jus a remuneração de R$ 831,60, em carga horária de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas nos dias 07 e 08 de abril de 2014, na Sede do Conselho Municipal de Saúde, localizada na Rua Tiradentes, 1088, Centro.
 
Prova
A seleção será constituída de prova escrita, Avaliação dos certificados que comprovem a Formação Acadêmica e Curso Introdutório para Agente Comunitário de Saúde. De acordo com o cronograma, a prova escrita será realizada na data prevista de 27 de abril de 2014,pela manhã,  em locais que serão divulgados oportunamente, e o resultado final será anunciado em 19 de maio deste ano.

Concurso Prefeitura de Ituaçu - BA 2014

A Prefeitura de Ituaçu, no estado da Bahia, publicou edital de concurso público n° 005/2014, com o objetivo de preencher 69 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.500,00 em carga horária de 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de assistente de consultório odontológico, cirurgião dentista, farmacêutico, recepcionista, técnico em enfermagem, motorista operador de máquinas pesadas (patrol), gari e operador de poço tubular.

As inscrições presenciais estarão abertas até o dia 04 de abril de 2014, das 08h às 12h e das 14h as 17h nos dias úteis, em Ituaçu, na EMAC - Extensão Municipal de Atendimento ao Cidadão, situada a Praça Barão do Sincorá, S/Nº - Centro, Ituaçu-BA e pela internet, no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 27 de abril de 2014, podendo ser aplicadas no turno matutino e/ou vespertino nas Escolas do Município de Ituaçu de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Praça Gilberto Gil, S/Nº, Centro – Ituaçu-BA, e no endereço eletrônico: www.msmconsultoria.com.br.

O gabarito será publicado na data prevista de 28 de abril de 2014, até às 18: horas.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal), sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no Edital dentro do prazo de validade do certame.

Prefeitura de Campinápolis - MT realiza processo seletivo

A Prefeitura de Campinápolis, no estado de Mato Grosso, promove seleção regida por meio de dois editais, com numeração 01/2014, visando prover seis vagas para Agente Comunitário de Saúde, Psicólogo, Nutricionista, Motorista, Assistente Social e Agente de Combate às Endemias.
 
Para concorrer, os interessados devem efetivar suas inscrições de 27 de março a 04 de abril de 2014.
 
O aviso do processo seletivo está disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso (http://www.diariomunicipal.com.br/amm-mt/), na edição de 26 de março de 2014. Maiores informações também poderão ser obtidas no site: www.crascampinapolis.com.br.

Prefeitura de Recreio - MG publica edital de processo seletivo

Publicado extrato do edital nº. 006/2014 de Processo Seletivo da Prefeitura de Recreio, no estado de Minas Gerais. O certame visa a contratação temporária de 01 Enfermeiro para atender o programa Estratégia de Saúde da Família, por salário de R$ 3.188,14 em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 250,00, serão realizadas entre os dias 07 e 10 de abril do corrente ano na sede da Prefeitura de Recreio, situada à Rua Prefeito José Antônio, 126, Centro, das 13h às 17h.
 
O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 27 de março de 2014, pág. 80.

Concurso Prefeitura de Santa Isabel do Ivaí - PR 2014

A Prefeitura de Santa Isabel do Ivaí, no estado do Paraná, através da empresa EPL Concursos, abriu editais n°s 001 e 002/2014 de Concurso Público, com o fito de ocupar vagas para os cargos de Médico, Educador Infantil, Motorista, Assistente Administrativo, Operário e Auxiliar de Enfermagem (níveis fundamental, médio e superior) por salários de até R$ 3.685,51 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

A inscrição deverá ser efetuado exclusivamente na Prefeitura do Município de Santa Isabel do Ivaí, sito à Av. Manoel Ribas, 470 – Centro – CEP 87910-000, até o dia 11 de abril de 2014. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Na data provável de 25 de Abril de 2014, será divulgado o edital com os locais para a prova objetiva. O Edital estará disponível no saguão do Paço Municipal – Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Ivaí - PR, sito a Av. Manoel ribas, 470 – Centro – CEP 87910-000, na cidade de Santa Isabel do Ivaí, Paraná e no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada na cidade de Santa Isabel do Ivaí - PR, na data provável de 11 de maio de 2014, em horário a ser divulgados através do edital de local de prova. A prova terá duração máxima de 03 (três) horas, contados a partir de seu início.

O gabarito da prova objetiva será afixado em edital na Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Ivaí - PR e divulgado no site www.eplconcursos.com.br, a partir do dia 12 de Maio de 2014. O resultado final do concurso será afixado em Edital na Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Ivaí – PR e divulgado no site www.eplconcursos.com.br, a partir do dia 11 de Junho de 2014.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Órgão Oficial de Publicação do Município, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal

Prefeitura de Cônego Marinho - MG prorroga inscrição

Foi divulgado extrato do edital de processo seletivo para a Prefeitura de Cônego Marinho, no estado de Minas Gerais. O objetivo é a contratação de profissionais para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental).

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas na Secretaria Municipal de Saúde (Praça São Vicente de Paula, Centro), das 9h às 12h e das 14h às 17h, entre 10 e 25 de abril de 2014.

O edital está afixado no prédio da Secretaria M. Saúde e no prédio da Prefeitura. Av. Hermenegildo N. Silva, s/n - Centro - Cônego Marinho. O edital de prorrogação encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 27 de março de 2014, pág. 17.

Prefeitura de Campo Alegre - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Campo Alegre, no estado de Santa Catarina, lançou edital de Processo Seletivo nº. 005/2014, destinado à contratação temporária de 01 Enfermeiro. A remuneração pode chegar a R$ 2.933,42, acrescida de insalubridade de R$ 144,80 em jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 28 de março de 2014, na sede da Prefeitura de Campo Alegre/SC, situada à Rua Cel. Bueno Franco, nº. 292, Centro, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h.
 
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição e anexar fotocópias dos seguintes documentos:
  • Carteira de identidade;
  • Cadastro de pessoa física – CPF;
  • Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos e/ou guarda/tutela;
  • Certidão de Quitação eleitoral (www.tse.gov.br) ou Comprovante de Votação da última eleição;
  • Certificado Militar;
  • Comprovação do nível de escolaridade exigido;
  • Registro do Conselho Regional e Habilitação exigida para o cargo;
  • Documentos hábeis para a contagem de tempo de serviço, se houver.
 
Seleção
Os critérios de classificação do presente processo seletivo será de Tempo de Serviço do candidato na área. A lista do resultado final será divulgada no quadro de avisos da Prefeitura de Campo Alegre/SC e publicado na imprensa.
 
O processo seletivo será válido por um ano, podendo ser prorrogado se necessário por apenas mais um ano.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 27 de março de 2014, pág. 67 a 70.

Concurso Prefeitura de Inhapim - MG

A Prefeitura de Inhapim, no estado de Minas Gerais, através da empresa Reis & Reis Auditores Associados, publicou edital de Concurso Público nº 001/2014, destinado ao provimento de 240 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, por salários de até R$ 7.000,00, em jornada de 20, 30 ou 40 horas semanais.

As oportunidades são para as funções de Advogado CREAS, Agente Administrativo, Agente Busca Ativa, Agente de Abordagem Social, Agente Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Assistente de Saúde, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Educador Social (Casa Lar), Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais (Casa Lar), Auxiliar de Serviços Gerais II, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Nutricionosta e demais cargos.

O período de inscrição segue de 27 de maio a 25 de junho de 2014, no site www.reisauditores.com.br, ou de forma presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Inhapim/MG, situado à Rua Alaíde Quintela, 115 – Centro – Inhapim/MG. As taxas variam de R$ 41,00 a R$ 108,00 de acordo com o cargo escolhido.

O Concurso Público constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha de caráter Eliminatório e Classificatório para todos os cargos e para os cargos de Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro, Eletricista, Motorista AB e B, Motorista C.D e, Operador de Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira, Operador de Pá- Carregadeira, Pedreiro e Pintor, além da Prova Objetiva de Múltipla Escolha inclui-se Prova Prática de caráter Eliminatório e Classificatório.

As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no dia 17 de agosto de 2014, no Município de Inhapim/MG, em locais e horários que serão divulgados no dia 15 de julho de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Inhapim/MG e no site www.reisauditores.com.br.

As Provas Práticas serão realizadas no dia 05 de outubro de 2014, no Município de Inhapim/MG, em locais e horários que serão divulgados no dia 30 de setembro de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Inhapim/MG e no site www.reisauditores.com.br.

O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Figueirão - MS

A Prefeitura de Figueirão, no estado de Mato Grosso do Sul, lançou edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de preencher 63 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 13.554,02 em carga horária de 20 a 40 horas semanais. O concurso será executado pela empresa SIGMA Assessoria em Gestão Pública Ltda.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Analista de Recursos Humanos, Auditor Fiscal, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico‐Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Cirurgião Geral, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Educador Físico, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Inspetor de Alunos, Técnico em Enfermagem, Professor, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Merendeira e demais funções.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas, via internet, no endereço eletrônico www.sigmams.com.br, até as 23h59min do dia 11 de abril de 2014.

Para os candidatos que não possuem acesso à Internet será disponibilizado um Posto de Atendimento, na sede da Prefeitura Municipal de Figueirão, situado na Av. Moisés de Araújo Galvão, nº 591, centro, na cidade de Figueirão – Estado de Mato Grosso do Sul, nos dias úteis, no horário das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.
 
Taxas

Os valores das inscrições para os cargos estão assim definidos:
- Nível Superior – R$ 80,00;
- Nível Médio – R$ 50,00;
- Nível Fundamental Completo – R$ 50,00;
- Nível Fundamental Incompleto – R$ 30,00.
 
Provas
O concurso público será composto de:

- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos a todos os cargos, com data provável de realização em 18 de maio de 2014, em horário e local a ser definido.

- Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos ao cargo de Agente Digitador, devidamente aprovado na prova objetiva, com data provável de realização em 01 de junho de 2014, em horário e local a ser definido.

- Avalição de Títulos, de caráter classificatório, para os candidatos a todos os cargos aprovados nas etapas anteriores, com data provável de realização no dia 13 de junho de 2014, em horário e local a ser definido.
 
Validade
O concurso, para todos os efeitos, tem validade de 02 anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final na Imprensa Oficial do Município, podendo ser prorrogada, facultativamente, por igual período, por meio de Decreto a ser expedido pelo Chefe do Executivo Municipal.

Autismo é resultado de anomalias nas estruturas cerebrais, mostra estudo

Autismo é resultado de anomalias nas estruturas cerebrais, mostra estudo Tracy Smith/Stock.Xchng
Foto: Tracy Smith / Stock.Xchng
Pesquisa analisou amostras de tecido cerebral de 11 crianças autistas
 
O autismo resulta de anomalias no desenvolvimento de certas estruturas cerebrais do feto, revelaram nesta quinta-feira neurologistas americanos. A descoberta faz parte de estudo que mostra uma desorganização na estrutura cerebral das crianças autistas.
 
— Se for confirmada por outras investigações, poderemos deduzir que isso reflete um processo que se produz bem antes do nascimento — explicou Thomas Insel, diretor do Instituto Americano da Saúde Mental (Iasm), que financiou o trabalho publicado na revista New England Journal of Medicine.
 
— Esses resultados mostram a importância de uma intervenção precoce para tratar o autismo, que atinge uma em cada 88 crianças nos Estados Unidos — acrescentou.
 
— O autismo é geralmente considerado um problema do desenvolvimento do cérebro, mas as investigações não permitiram ainda identificar a lesão responsável — disse Insel.
 
— O desenvolvimento do cérebro de um feto durante a gravidez inclui a criação do córtex - ou córtex cerebral - composto por seis camadas distintas de neurônios — precisou Eric Courchesne, diretor do Centro de Excelência em Autismo da Universidade da Califórnia (San Diego), principal coautor da pesquisa.
 
— Nós descobrimos anomalias no desenvolvimento dessas camadas corticais na maioria das crianças autistas — acrescentou.
 
Os médicos analisaram amostras de tecido cerebral de 11 crianças autistas, com idade entre 2 e 15 anos, no momento da sua morte, e compararam com amostras de um grupo de 11 crianças não autistas.
 
Os investigadores analisaram uma série de 25 genes que servem de marcadores para certos tipos de células cerebrais que formam as seis camadas do córtex e constataram que esses marcadores estavam ausentes em 91% dos cérebros de crianças autistas, contra 9% no grupo de controle (crianças não autistas).
 
Agência Brasil /  Zero Hora

Pêssego pode ser aliado do tratamento contra o câncer


Pêssego pode ser aliado do tratamento contra o câncer Stock.Xchng/Divulgação
Foto: Stock.Xchng / Divulgação
Os compostos podem ser obtidos, em quantidades suficientes,
 através da ingestão de dois a três pêssegos por dia
Pesquisa aponta que compostos da fruta podem inibir crescimento de células de câncer de mama
 
Uma equipe de cientistas de alimentos da Washington State University, no Texas, descobriu que os compostos do pêssego podem inibir o crescimento de células de câncer de mama e sua capacidade de se espalhar.
 
Os pesquisadores afirmaram estes componentes poderiam ser um complemento às terapias que reduzem o risco de metástase. Os compostos podem ser obtidos, em quantidades suficientes, através da ingestão de dois a três pêssegos por dia. O estudo também ressaltou o a importância de uma boa alimentação na prevenção de qualquer tipo de câncer.
 
— Consumindo frutas e legumes que possam fornecer esses compostos através da alimentação, poderíamos ter um efeito preventivo— disse a autora Giuliana Noratto.
 
Ela está observando agora compostos no trigo, cevada, quinoa, maçãs e produtos lácteos que possam ter um papel na prevenção de doenças relacionadas à obesidade. A cientista foi atraída para esta pesquisa após realizar um trabalho sobre a atividade antioxidante de plantas de raiz em seu país de origem, o Peru.
 
— Temos uma enorme tradição em plantas medicinais. Estamos crentes que as pessoas podem se curar ao manter uma boa dieta e fazendo uso dessas raízes— explica.
 
Em 2009, Giuliana e sua equipe publicaram um estudo prévio mostrando que os extratos de pêssego e ameixa suprimiam as células cancerígenas da mama cultivadas em laboratório. Desta vez, os pesquisadores implantaram células cancerígenas da mama sob a pele de camundongos. A técnica, chamada de xenotransplante, é usada frequentemente para verificar o crescimento de células deste tipo em um animal vivo, imitando as interações pelas quais os tumores se formam.
 
Depois de uma semana, a equipe alimentou os ratos com doses variadas de polifenóis contidos em pêssegos, compostos que ajudam as plantas a afastar os efeitos nocivos da radiação ultravioleta do sol.
 
— Existem vários estudos que mostram que estes compostos atuam como antioxidantes e podem, portanto, proteger o DNA contra danos decorrentes do câncer— esclarece Giuliana.
 
Doze dias depois, os investigadores viram que os ratos alimentados com elevados níveis de polifenóis tinham tumores menores e sem a formação de vasos sanguíneos, que ajudam as células cancerosas a se espalharem para outras partes do corpo.
 
As doses administradas aos ratos, se transpostas a uma pessoa de 60kg, poderiam ser fornecidas por dois a três pêssegos por dia ou um suplemento dietético de extrato em pó de polifenol de pêssego.

Zero Hora

Uma em cada 68 criança nos Estados Unidos é autista, aponta levantamento

Uma em cada 68 criança nos Estados Unidos é autista, aponta levantamento Daniela Xu/Agencia RBS
Foto: Daniela Xu / Agencia RBS
Segundo levantamento, o autismo é quase cinco vezes mais
comum em meninos do que meninas
Estudo mostra que número é 30% maior que em 2012
 
Uma em cada 68 crianças americanas tem autismo, de acordo com as últimas estimativas reveladas nesta quinta-feira pelas autoridades de saúde, o que representa um aumento de 30% em comparação com os números de 2012.
 
Há dois anos, uma em cada 88 crianças sofria transtornos do espectro autista (ASD), segundo o informe dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
 
As estimativas desta quinta-feira indicam que uma criança em cada 68, ou 14,7 crianças por mil, apresenta esta síndrome.
 
A distribuição geográfica do número de crianças autistas é irregular: de uma criança a cada 175 no Alabama (sul), a uma criança a cada 45 em Nova Jersey (nordeste).
 
De acordo com estes números, o autismo é quase cinco vezes mais comum em meninos do que meninas, com um menino a cada 42 meninas de um total de 189.
 
Há mais crianças brancas do que negras ou hispânicas afetadas pelo autismo, segundo o relatório do CDC.
 
O estudo mostra que a proporção de crianças autistas com um coeficiente intelectual (QI) mais elevado aumentou. Cerca de metade dos jovens com autismo têm um QI médio (85) ou mais alto. Uma década atrás, a proporção era de apenas 30%.
 
O relatório também revela que a maioria das crianças com autismo são diagnosticados após quatro anos de idade, embora a síndrome possa ser detectada a partir dos dois anos.
 
— Temos que fazer mais para diagnosticar crianças antes — diz Coleen Boyle, diretor do Centro Nacional de Defeitos Congênitos e Deficiências do Desenvolvimento dos CDC.
 
— A detecção precoce do autismo é a ferramenta mais eficaz que temos para fazer a diferença na vida dessas crianças — garante.

AFP / Zero Hora

Treinamento para maratonas contribui para a saúde cardíaca, indica estudo

Treinamento para maratonas contribui para a saúde cardíaca, indica estudo Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Preparação para a corrida pode ser uma estratégia eficaz para
reduzir as chances de desenvolver doenças cardíacas
Prática traz melhorias no tamanho, forma, estrutura e função do coração
 
De acordo com uma pesquisa recente, o treinamento realizado para maratonas está associado à melhora nos fatores de risco que causam doenças cardiovasculares entre corredores amadores de meia-idade. Dessa forma, a preparação para a corrida poderia ser uma estratégia eficaz para reduzir as chances de desenvolver doenças cardíacas.
 
Durante a última década, a participação neste tipo de competição tem aumentado constantemente entre as pessoas de meia-idade, as quais buscam o exercício físico regular com o objetivo de alcançar benefícios para a saúde. Alguns estudos têm mostrado que homens mais velhos são significativamente mais propensos a sofrer uma parada cardíaca durante a execução de maratonas. No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos do processo de treinamento para a corrida sobre a saúde do coração, especialmente em corredores amadores.
 
Os cientistas observaram 45 corredores amadores, na faia etária dos 35 aos 65 anos, que planejavam participar da Maratona de Boston em 2013. Metade dos voluntários tinha corrido três ou mais maratonas em sua vida, enquanto a outra metade tinha corrido duas ou menos. Todos foram convidados a realizar o programa de treinamento de 18 semanas, que incluiu corridas em grupo, treinamento de resistência e dicas de nutrição. Posteriormente, foram instruídos a correr de 12 a 36 quilômetros por semana, dependendo da fase de treinamento.
 
— Escolhemos trabalhar com amadores porque queríamos focar o tipo de corredor que não é de elite, as pessoas normais que decidem sair de casa e treinar para uma maratona. Eles demonstraram ser mais saudáveis do que pensávamos. Vários já se exercitavam regularmente, mas eles ainda estavam longe dos níveis de corredores de elite — afirma Jodi L. Zilinski do Massachusetts General Hospital.
 
Antes de iniciar o programa de treinamento, os participantes foram submetidos a uma avaliação médica completa, que incluiu teste ergométrico de esforço cardiopulmonar, estudos de imagem cardíaca e exame de colesterol. Pouco mais da metade tinha pelo menos um fator de risco cardiovascular, incluindo colesterol alto, pressão alta ou histórico familiar de doença cardíaca. Todos foram reavaliados no final do programa antes de correr a maratona.
 
As 18 semanas levaram a mudanças significativas nos principais determinantes do risco cardiovascular. A lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, conhecido como colesterol "ruim", foi reduzida em 5%, o colesterol total caiu 4% e os triglicérides 15%. Houve também uma redução de 1% no índice de massa corporal e um aumento de 4% no consumo de oxigênio, uma medida da aptidão cardiorrespiratória que é um marcador de prognóstico potente de mortalidade cardiovascular.
 
— No geral, os participantes experimentaram a remodelação cardíaca - melhorias no tamanho, forma, estrutura e função do coração. Mesmo sendo relativamente saudáveis, os voluntários ainda tiveram melhorias gerais nos índices-chave da saúde do coração— explica Zilinski
 
O estudo foi desenhado para se concentrar em corredores amadores de meia-idade, uma população previamente identificada como sendo de maior risco para acidentes cardiovasculares durante as competições. Por isso, a aplicabilidade dos resultados a corredoras amadoras ou atletas de elite pode ser limitado.
 
Zero Hora