Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 21 de abril de 2014

Bijuterias com alto teor de níquel e chumbo são prejudiciais

Reprodução
Pesquisador da Unicamp identifica alta concentração de níquel e chumbo em acessórios comprados no Brasil e na Espanha. Os elementos químicos, além de induzir processos alérgicos, são uma ameaça ao meio ambiente
 
Belo Horizonte — Sabe aquela irritação na orelha ou aquela coceira constante no pescoço? O incômodo, em parte, pode ter sido desvendado por uma pesquisa do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
 
O trabalho mostra que joias e bijuterias fabricadas no Brasil e no exterior contêm elevada concentração de níquel e chumbo. Três em cada cinco peças analisadas apresentaram alguma quantidade de níquel, enquanto uma em cada quatro continha chumbo.
 
A presença do primeiro elemento químico em um dos objetos verificados chegou a 98%, segundo José Augusto da Col, autor da tese de doutorado sobre o tema. Ainda de acordo com os testes, itens que se acreditava ser de prata não tinham nenhum percentual do metal.

A ideia do estudo teve início com uma viagem da orientadora de Col à Espanha. Lá, ela adquiriu mais de uma dezena de bijuterias para que fossem analisadas pelo doutorando brasileiro. Os dois estudiosos juntaram outros brincos, colares, pulseiras e piercings, totalizando 107 amostras, entre produtos adquiridos no Brasil e na Espanha. As peças foram submetidas a testes de fluorescência de raios X. Joias e bijuterias foram limpas com lenço de papel e submetidas ao equipamento.
 
Os raios X interagiram com a amostra, emitindo os raios X secundários, geradores de uma energia que permitiu identificar quais elementos estavam presentes nas peças. Não há registro de metodologia similar no Brasil, segundo a Unicamp. Dois espectrômetros foram usados no processo — um portátil e outro em bancada fixa. Pelo primeiro, a análise durou cinco segundos.
 
Entre as peças analisadas com presença de um dos dois metais pesquisados pelo equipamento portátil, o nível de concentração médio de níquel foi de 23%, enquanto, na bancada, o percentual subiu para 32%. A concentração variou de 0,02% a 98%. A presença do chumbo oscilou entre 4% e 10%. Em 80% dos piercings, havia níquel e, em 10%, chumbo.

No Brasil, não há legislação específica para regular a quantidade permitida desses elementos químicos. Na União Europeia, em contrapartida, o nível máximo liberado é de 0,05% para níquel e nada de chumbo.
 
Uma revisão da lei considera a taxa de migração dos elementos, calculada de acordo com o tempo de uso e outros parâmetros adotados. Mas, segundo o pesquisador, pela antiga regra, é possível verificar o quanto a presença dos elementos químicos está acima da média.
 
Em relação ao que se verificou na bancada fixa, em média, todas as peças (as adquiridas no Brasil e na Espanha) apresentam nível de metais 64 mil vezes superior ao que era permitido nos países europeus.
 
Correio Braziliense

Estudo indica que ossos mais fracos são resultado da evolução

Esqueleto de 5 mil anos analisado no estudo britânico: a caça para a sobrevivência demandava uma estrutura corporal mais forte (Alison Macintosh/Divulgação)
Esqueleto de 5 mil anos analisado no estudo britânico: a caça
para a sobrevivência demandava uma estrutura corporal mais forte
Ao analisar ossadas humanas dos últimos 6 mil anos, antropóloga do Reino Unido detectou a ocorrência de perda da força óssea ao longo do tempo. Segundo ela, o fenômeno foi provocado pelo advento da agricultura
 
Para os homens que viveram quando o alimento vinha da caça, a inteligência não bastava. Não raro usavam a força e a velocidade para obter comida e manter longe uma das maiores ameaças daquele tempo: a fome. Resultados de pesquisa da Universidade de Cambridge (UC), no Reino Unido, indicam que o condicionamento físico desses caçadores-coletores era de fazer inveja a qualquer maratonista moderno. Segundo Alison Macintosh, autora do estudo, as diferenças têm ficado cada vez maiores. Após analisar esqueletos de pessoas que viveram na Europa Central durante um intervalo de 6 mil anos, ela constatou que a população perdeu força óssea. A pesquisadora acredita que o advento da agricultura e da tecnologia atrelada a ela está ligado a esse processo contínuo de enfraquecimento.

Os ossos podem ser comparados a arquivos pessoais, informam o sexo, a alimentação, a causa da morte e até mesmo o nível de sedentarismo de um indivíduo. Essas pistas são especialmente valiosas para antropólogos como Macintosh, doutoranda da UC. Os segredos revelados por dezenas de ossadas permitiram que ela investigasse, sobre o ângulo da arqueologia, como atividades corriqueiras modificaram a morfologia do esqueleto. “Eu sou corredora há 15 anos e, por isso, acho interessante pensar sobre como esse tipo de exercício pode ter impactado os meus próprios ossos durante meu crescimento”, complementa. Os resultados do estudo foram apresentados na Reunião Anual da Associação Americana de Antropólogos Físicos, que ocorreu no Canadá, entre 8 e 12 deste mês.

Durante dois anos e meio, Macintosh investigou como, há mais ou menos 5,3 mil anos, a aurora da agricultura alterou a força óssea das populações estabelecidas às margens do Danúbio, na região que hoje engloba Alemanha, Hungria, Áustria, República Tcheca e Sérvia. Os esqueletos mais antigos pertenceram a pessoas que viveram há 5,3 mil a.C., enquanto os mais recentes datam de 850 d.C. Os exemplares foram submetidos a investigações com escâneres a laser, que geraram, no computador, modelos 3D de dois ossos dos membros inferiores: o fêmur e a tíbia.

As análises nas tíbias indicaram que a força dos homens diminuiu gradativamente. Para se ter uma ideia, a diferença de força óssea entre os gêneros já era quase insignificante em meados de 850 d.C, na Idade do Ferro. Macintosh justifica que o fenômeno é resultado da redução de mobilidade provocada pela agricultura, especialmente entre os homens. Corridas e outras atividades de impacto que melhoram a força óssea se tornaram menos frequentes, até que fossem completa ou parcialmente substituídas por tarefas mais especializadas e menos estressantes . As mulheres, por outro lado, passaram a trabalhar no campo e a exercer trabalhos pesados.
 
Correio Braziliense

Menino de 9 anos pede ajuda do governo por causa do vício em cigarro

Imagem ilustrativa/Reprodução/dailymail.co.uk
Para muitos fumantes, hábito de fumar começa entre 11 e 13 anos
Garoto inglês quer que serviço de saúde o ajude a parar de fumar
 
Um menino de apenas nove anos está desesperadamente pedindo ajuda ao governo da Inglaterra para que o ajude a abandonar um vício que ele adquiriu mesmo com a pouca idade: o hábito de fumar.
 
Segundo o tabloide britânico Daily Mail, o jovem (cujo nome não foi revelado) adquiriu o vício na escola, após experimentar um cigarro com os colegas.
 
Após perceber que estava prejudicando “gravemente sua saúde”, de acordo com o tabloide, o jovem entrou em contato com o Help2Quit (Ajuda para Parar), serviço do sistema público de saúde inglês, o NHS (National Health Service).
 
O Help2Quit é uma linha de ajuda gratuita para parar de fumar. Segundo o serviço, as chances de largar o vício utilizando essa ajuda é “quatro vezes maior do que se você tentar parar sozinho”.
 
Especialistas em saúde alertam que os jovens fumantes enfrentam graves problemas de saúde no futuro.
 
No entanto, esse pedido de ajuda dos próprios menores é um fenômeno novo, explica Pat Thomas, diretor do Hekp2Quit.
 
— Nós estamos trabalhando muito próximos das escolas, com um programa de educação para crianças em idade escolar.
 
Segundo Thomas, o uso do cigarro na indústria do entretenimento tem grande influência sobre os jovens.

— Quando o hábito de fumar é retratado na televisão e em filmes como se fosse legal e glamoroso, os mais novos ficam impressionados e tentados a imitar seus heróis. A cada dia, mais e mais jovens começam a fumar.
 
Segundo a lei britânica, é proibido consumir cigarro com menos de 18 anos. Mas grande parte dos fumantes dão início ao hábito quando têm entre 11 e 13 anos.
 
R7

Nascida sem vagina, mexicana revela esperança de ter família

Reprodução/DailyMail
Mexicana foi uma das quatro mulheres que receberam vagina
em laboratório
Mulher foi uma das quatro que recebeu o órgão produzido em laboratório
 
Nascida sem vagina, uma mexicana – que preferiu não se identificar — foi uma das quatro mulheres que recebeu o órgão produzido em laboratório. Ao site Daily Mail ela contou que agora tem esperanças de construir uma família.
 
Os médicos do Centro Médico do Hospital Wake Forest, no Estado americano da Carolina do Norte, usaram uma tecnologia pioneira retirando amostras de tecido das mulheres e construindo em laboratório a parte implantada a partir de um molde biodegradável.
 
Os novos órgãos foram dadas a mulheres nascidas com MRKH - Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH), condição genética rara em que a vagina e útero são subdesenvolvidos ou ausente.
 
Segundo a mexicana, que descobriu o problema aos 18 anos, no começo não foi difícil entender que parte de seu corpo seria feito em laboratório.
 
— Mas, como o passar dos anos e com os bons resultados, você encontra um modo de vida diferente, mas não muito longe da normalidade. Com o tempo, o apoio de amigos, do meu parceiro, e com o apoio incondicional de minha mãe, sinto que eu sou uma pessoa de muita sorte, plenamente satisfeita.
 
Ela conta que viveu “momentos de desespero” quando foi informada que não poderia ter filhos.
 
— Ainda bem que meu corpo recebeu isso [a vagina] bem.
 
Agora, ela afirma que sonha em uma família enorme com muitos filhos.

R7

10 maneiras de recarregar as energias no feriadão

Como recarregar as energias no feriado
Reprodução
Dicas para você retomar a rotina com pique e disposição
 
Você já começou o ano na correria, e, agora, merece um descanso para recuperar as energias e retomar a rotina com a corda toda.
 
Para que você ganhe mais pique e disposição e encare qualquer contratempo com tranquilidade, nós listamos dez procedimentos simples e rápidos de fazer em casa.
 
Aproveite o feriado prologando para seguir as dicas de relaxamento.
 
Confira a seguir:
 
Despertador da fome
A nutricionista da Unifesp Camila Leonel ensina que para ganhar mais disposição é importante criar o hábito de comer mais vezes durante o dia. "O fracionamento das refeições e horários fixos para comer ajudam a regular o metabolismo e, assim, evitam a sonolência e a fadiga", explica a especialista.                     
 
Turbine o cardápio da manhã
Outra maneira de garantir mais energia é acrescentar alimentos ricos em carboidratos, cálcio e fibras no prato. "Os carboidratos garantem energia para todas as atividades do organismo. As fibras favorecem o bem-estar global, contribuindo par o funcionamento do intestino e também auxiliando na regulação das taxas de glicemia e colesterol", diz Camila Leonel, que explica que as fontes de cálcio, além de auxiliar a saúde dos ossos e o controle de peso, fornecem energia. "Uma boa opção é usar esses nutrientes para reforçar o seu café da manhã. Isso vai fazer você começar o dia com mais disposição", completa a especialista. 
 
Invista em misturas revigorantes
Os sucos de frutas, além de gostosos e refrescantes, são ótimas fontes de energia e não pesam no estômago. "Lembre-se que os sucos devem ser preparados e consumidos na hora. Preparar pela manhã, para utilizar na hora do almoço não é aconselhável, pois grande parte das vitaminas, especialmente a vitamina C, é perdida, devido a ação da luz, do oxigênio e do próprio ambiente", aconselha Camila Leonel.

 A nutricionista da Unifesp dá duas receitas de sucos que vão turbinar o seu dia. Confira:

-Suco de limão siciliano com capim limão Ingredientes: 1 xícara (chá) de folhas de capim santo picadas
 2 copos de água Suco de 2 limões sicilianos Gelo Mel, açúcar ou adoçante a gosto Modo de Preparo: Bata no liquidificador o capim santo com a água. Coe e bata novamente com o suco de limão e o gelo. Adoce como preferir e sirva. Se for deixar na geladeira, não deixe passar de 3 horas. Depois disso, a cor e o sabor começam a mudar.

-Suco de agrião com abacaxi Ingredientes: 4 galhos de agrião com talos 1 maçã com casca 6 fatias de abacaxi 4 copos de água Modo de Preparo: Coloque o agrião, a maçã, o abacaxi e a água no liquidificador. Se preferir uma textura mais fina, coe o suco. Adoce como preferir e sirva. Experimente substituir o abacaxi pelo suco de laranja, diminuindo o volume de água proporcionalmente.
 
Na planta dos pés
Depois de um dia estressante, aposte no escalda-pés para ficar mais leve. O método relaxa, estimula a circulação sanguínea dos membros inferiores e alivia o estresse e o cansaço acumulado. A recomendação é da terapeuta Isis de Thot, do Spa Luz Girassol. "No final do dia, mergulhe os pés em uma bacia de água bem quente com ervas e sal grosso. As ervas, que podem ser pétalas de rosas, arruda ou até mesmo hortelã e camomila, descansam os pés, e o sal grosso tira a energia e o peso de "dia inteiro", ensina a terapeuta. Mas quem tem diabetes deve evitar a infusão. 
 
O poder de suas mãos
A automassagem é uma técnica milenar e muito prática de se fazer e que promove um alívio imediato no cansaço do dia a dia, aumentando a saúde e a disposição. "Procure fazer com as mãos movimentos de deslizamentos nos pontos de maior tensão do corpo. Ombros e pescoço costumam ficar pesados ao final do dia. Procure trabalhar bastante essas regiões. Uma automassagem nos pés é ideal também porque a planta dos pés concentra o reflexo do corpo inteiro. Invista nessa opção após um escalda pés", ensina a terapeuta Isis de Thot. 
 
Lave a alma
Pois é, não há nada melhor do que um banho quentinho. Entrar debaixo da água já é revigorante. Ainda mais se for com ervas. "Banhos com ervas acalmam, tranquilizam e restabelecem o equilíbrio do corpo. Aqueça uma chaleira de água, sem ferver para que as ervas não percam o princípio ativo. Depois corte com as mãos as ervas em pedacinhos ou amasse-as bem e mistura na água. Aí, é só jogar no corpo ou na banheira", ensina Isis de Thot. 
 
Não se esqueça do rosto
Fazer uma esfoliação do rosto uma vez por semana é indispensável. Mas, o que isso tem a ver com recuperar a energia? Tudo, pois ela garante a leveza da pele e renovação das células do corpo. E renovação é quase sinônimo de disposição. Além disso, a terapeuta do Spa Luz Girassol diz que máscaras de argila branca ou rosa vão muito bem para descansar a pele do rosto. E são fáceis de fazer em casa: "É só comprar a argila em casas especializadas, misturar com creme hidratante e água morna e espalhar no rosto e pescoço. Deixe descansar." A especialista diz ainda que uma compressa de camomila pode ser revigorante. 
 
Objetos que ajudam
Aposte nos mais variados objetos de massagem. Eles te auxiliam na hora de complementar sua automassagem. Mas não precisa ir até uma casa de massagem comprá-los. Com criatividade, muito do que você tem em casa pode ser aproveitado para te dar conforto. "O macarrão de nadar na piscina, por exemplo, é ótimo para relaxar a coluna. Coloque ele no chão, na posição vertical e deite em cima. Bolinhas de tênis velhas podem ser usadas para massagear os pés e as nádegas." As nádegas "As pessoas que ficam muito tempo sentadas, tendem a ter tensão nessa região, por isso, rolar as bolinhas de tênis ao longo das nádegas e quadril relaxa muito", ensina a terapeuta.  
 
Estique-se
Se você já ouviu isso antes, mas não se comoveu, dessa vez tente fazer. Alongar durante o dia ajuda a prolongar o bem-estar e, consequentemente, a disposição. "Alongar o corpo todo faz bem ao organismo. Em especial, o alongamento do pés alivia a tensão do dia. Enquanto você está sentada (o) estique os pés para cima e para baixo, para mexer o peito dos pés e o calcanhar. Esse movimento fará com que toda a musculatura das pernas, até as coxas, fique alongada", explica Isis
 
Hora de lazer
As férias acabaram, mas você não pode deixar para trás um hábito: o de ter um tempo reservado para você, para fazer o que você realmente gosta. Além do trabalho, dos estudos e das tarefas domésticas, reserve tempo para encontrar os amigos, praticar exercícios físicos e outras atividades de lazer. A psicóloga e especialista do Minha Vida, Adriana de Araújo, conta que o segredo é a organização do tempo. "O tempo é praticamente todo nosso se fizermos uma aliança com ele. Comandar o tempo é acima de tudo, organizar a própria vida dentro das 24 horas. Desfrute do tempo que você tem criando novas e melhores formas de viver sua vida", aconselha a especialista. 
 
Minha Vida

Dores nos Ombros

Reprodução
Existem muitas causas de dor na região do ombro. O ombro é a articulação mais móvel do corpo humano
 
A maioria das causas não são devidas a articulação do ombro em si, mas devido às estruturas em torno da articulação do ombro. Ela pode ser originada na própria articulação, ou de qualquer um dos muitos músculos, ligamentos ou tendões que o rodeiam, e geralmente piora com atividades ou movimentos envolvendo a extremidade superior.
 
Certas doenças e condições que afetam estruturas no peito ou no abdômen, como a doença cardíaca ou doença da vesícula biliar, também podem causar dores no ombro; mas fogem ao objetivo deste artigo. A dores no ombro que surgem a partir de alguma outra estrutura é chamada de "dor referida". A dor referida para o ombro geralmente não piora nem melhora com movimento, tendo uma característica mais constante.

Causas
Existem várias causas para as dores nos ombros, e certos diagnósticos são mais comumente encontrados em faixas etárias específicas. A Capsulite Adesiva por exemplo, é uma condição na qual a flexibilidade na cápsula da articulação do ombro torna-se limitada. Isso leva a uma incapacidade de mover o ombro em várias direções.
 
Esta condição é também conhecida como “ombro congelado”. As tarefas simples como pentear os cabelos e se vestir tornam-se difíceis; e esse diagnóstico é comum em pessoas de meia idade e aqueles portadores de diabetes.

Saúde e Bem Estar

A importância de uma dieta saudável no combate a inflamação crônica sistêmica

Picture
A inflamação é uma resposta normal e natural para qualquer lesão ocorrida no corpo humano, no entanto, a inflamação crônica é desnecessária e pode causar estragos extremos ao corpo humano e causar varias doenças
 
Muitas vezes a inflamação crônica sistêmica passa despercebida durante anos, mas eventualmente pode levar a doenças graves, incluindo doenças cardíacas, derrame cerebral (AVC), câncer, diabetes, distúrbios no humor e do sono, artrite e suspeita-se até de ser um dos fatores causadores da doença de Alzheimer. O estresse, falta de exercícios, predisposição genética, e exposição a toxinas (como a poluição e a fumaça do cigarro) podem contribuir com a inflamação crônica, mas escolha correta de seus alimentos pode mudar tudo isso. Aprender como alimentos específicos influenciam o processo inflamatório é a melhor estratégia para conter e reduzir os riscos de doenças a longo prazo.
 
A dieta moderna contribui com a inflamação através de uma variedade de mecanismos os quais ainda vêm sendo pesquisados, mas já se sabe que comer com freqüência alimentos a base de frituras, alimentos processados, gorduras omega-6, gorduras saturadas, açúcar refinado, e gorduras trans tem sido relacionado ao aumento de químicos pró-inflamatórios no organismo, e também a um desequilíbrio hormonal que causam sérios danos a nível celular.

A dieta anti-inflamatória não é uma dieta que tem o objetivo de auxiliar na perda de peso (mesmo que as pessoas que a adotam perdem uma quantidade significativa de peso), ou é uma dieta para ser adotada por um período limitado de tempo. A dieta anti-inflamatória inclui uma mudança no estilo de vida, e não somente uma correção temporária dos seus hábitos alimentares. É uma maneira de preparar seus alimentos baseada em pesquisas científicas que auxilia seu corpo a manter um nível ótimo de saúde. Além de influenciar os níveis de inflamação no seu organismo, esta dieta promove níveis estáveis de energia e muitas vitaminas, minerais, ácidos grados essenciais, fibras e fitonutrientes.

 Devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, omega-3 ácidos grados como peixes oleosos frescos, nozes, semente de linhaça moída, e ovos (de preferência orgânicos para evitar a ingestão de hormônios e antibióticos administrados aos animais), são os elementos chaves. A principal fonte de gordura é o azeite extra virgem. Apenas carnes magras (peru/carne de peito de frango, e frutos do mar) de preferência orgânicos para evitar o contato com os produtos químicos administrados a estes animais são permitidos. Por causa de seus altos níveis de antioxidantes, uma variedade colorida de frutas e vegetais frescos são importantes, e também uma variedade de frutas secas sem a adição de açúcar, produtos 100% integrais, feijão e legumes. Ervas e especiarias com o alho, açafrão, gengibre, canela, pimenta vermelha, pimenta, manjericão, orégano, e páprica desempenham um papel fundamental na aromatização e nutrição dos pratos. Os chás verde, branco em porções de 2 a 4 copos diários são recomendados, e o vinho tinto é permitido em moderação ( 1copo por dia).

O primeiro passo para a dieta anti-inflamatória é eliminar o açúcar branco refinado encontrado na maioria dos pães, batatas brancas, biscoitos, batatas fritas, e outros alimentos, e também eliminar os sucos artificiais açucarados. Todos os alimentos estilo fast-food devem ser evitados. Alimentos ricos em pró-inflamatórios também incluem algumas margarinas, todas as carnes gordas, todas as carnes processadas, todos os alimentos fritos, queijo regular, gordura vegetal e produtos contendo óleos vegetais parcialmente hidrogenados. Na verdade, todos os produtos lácteos devem ser evitados, com exceção das variedades com baixo teor de gordura que podem ser consumidos em moderação desde que sejam orgânicos para evitar a ingestão dos hormônios e antibióticos administrados às vacas leiteiras. Como adoçante a melhor opção é o xarope de Agave, que é natural e mantém o nível de glicose sanguíneo estável sendo até indicado para aqueles que são diabéticos.

Muitos aspectos da dieta anti-inflamatória tem sido associados a uma saúde melhor. Varias pesquisas têm demonstrado que culturas que mantém uma dieta rica em frutas, legumes, nozes, sementes, peixes gordos e óleos saudáveis tem faixas bem menores de doenças crônicas. Tenha em mente que o padrão geral de comer, a manutenção de um peso saudável e ser fisicamente ativo são os três fatores mais importantes na redução da inflamação. E não esqueça de beber no mínimo 2 litros de agua diariamente.

A inflamação crônica sistêmica tem sido considerada na medicina como o "assassino silencioso". O problema é que quando a inflamação crônica começa dentro do nosso corpo, não podemos vê-la ou senti-la. A inflamação é um processo natural de reparação tecidual necessária ao nosso corpo, mas quando esta inflamação se torna crônica e sistêmica ela não permite a reparação e cura natural.

A inflamação é a causa de muitas doenças como a artrite reumatoide, diverticulose, doença de Crohn, certos tipos de câncer, algumas doenças renais, problemas crônicos de pele, e muitas formas de doenças cardiovasculares. O teste de laboratório mais popular usado para confirmar a presença da inflamação é o teste da proteína C-reativa (CRP), embora este teste não possa identificar em que parte do corpo ou porque esta inflamação está ocorrendo.

Para diminuir e até evitar o processo de inflamação crônica o primeiro passo é manter um peso corporal normal e conseguir dormir um mínimo de 6 a 7 horas por noite. A falta de uma noite bem dormida pode levar a um aumento nos níveis de cortisol também conhecido como hormônio do estresse. Exercitar-se moderadamente ao menos 3 vezes por semana, evitar produtos derivados do tabaco, e praticar técnicas de redução do estresse como meditação ou yoga são essenciais.

Através de uma dieta controlada podemos reduzir a inflamação crônica sistêmica, elevando nossa defesa corporal e fornecendo ao nosso corpo as ferramentas necessárias para combater um grande número de doenças. Consulte seu médico regularmente para seus exames de rotina, use bom julgamento nas suas escolhas alimentares, faça exercícios regularmente, e tenha sempre uma boa noite de sono, assim você estará tomando medidas básicas para muitos anos de boa saúde.
 
Saúde e Bem Estar

Aplicativos: Abdominal Exercises

4 de 8Abdominal exercises play an integral role in any strength and conditioning program. A strong core is essential for athletic performance and to prevent the occurrence of injuries and back pain.

There are literally thousands of abdominal exercises and many more variations of each of them.
 
There also innumerable fitness gimmicks promising washboard abs in just a few minutes exercise a day. While these exercise aids may or may not be effective at strengthening the core they are unnecessary. Plenty of abdominal exercises that require nothing other than an exercise.
 
Gratuito                    
Ao instalar, você concorda com Termos de uso e outros termos
 
instalar                
 
Distribuidor
Smart Goals                

Tamanho do download
2 MB            

Última atualização
16/04/2014            

Versão
1.3.0.0                            

Funciona com
- Windows Phone 8.1

- Windows Phone 8

Aplicativos necessários
  • identidade do telefone
  • identidade do proprietário
  • serviços de localização
  • biblioteca de música
  • biblioteca de fotos
  • reprodução de mídia
  • serviços de dados
  • teclado numérico do telefone
  • sensor direcional e de movimento
  • componente do navegador
  • HD720P (720x1280)
  • WVGA (480x800)
  • WXGA (768x1280)
O que é isso?                    

Idiomas suportados (1)
English (United States)

Faça o download e instale manualmente                    

Concurso Prefeitura de Aracitaba - MG

A Prefeitura de Aracitaba, no estado de Minas Gerais, através da JCM - Consultoria Municipal Ltda, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 19 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.380,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As oportunidades são para as funções de Contador, Coveiro, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico/ Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Angiologista, Cardiologista, Clínico Geral, Ginecologista, Pediatra, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Psicólogo e Técnico em Enfermagem.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 6 de maio a 6 de junho de 2014, por meio do site  www.concursosjcm.com.br. Os interessados devem comparecer na sede da prefeitura (Praça Barão de Montes Claros, nº. 16, Centro), das 13h às 17h, para efetivarem a inscrição. As taxas variam de R$ 60,00 a R$ 120,00 de acordo com o cargo escolhido.

Todos os candidatos serão submetidos à prova objetiva, que será realizada no município de Aracitaba, provavelmente em 06 de julho de 2014. O horário e local das provas serão informados na ficha de inscrição definitiva. Os gabaritos serão divulgados no dia 07 de julho de 2014, no site www.jcmconcursos.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Aracitaba. Alguns cargos também serão avaliados pelos títulos.

Também haverá Prova Prática para os cargos de Coveiro, Motorista e Operador de Máquinas Pesadas, do concurso.

As provas práticas serão realizadas, no município de Aracitaba, no dia 05 de julho de 2014 em local e o horário a ser informado na ficha definitiva de inscrição.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Concurso Minas Gerais Administração e Serviços - MGS 2014

A Minas Gerais Administração e Serviços S.A - MGS, promove concurso público pelo edital edital MGS-01/2014, visando preencher 209 vagas distribuídas entre postos de todos os níveis de escolaridade, para atuação em diversas cidades mineiras.

Há vagas para profissionais das áreas/especialidades de Medicina do trabalho, Tecnologia de suporte e Infraestrutura, Analista de Suporte, Serviços de almoxarifado, garçonaria, capina e poda, apoio a movimentação de cargas, cozinha, limpeza, serviços gerais, carpintaria, manutenção geral, mecânica, pedreiro, transportes, entre vários outros (confira a relação completa dos cargos e das vagas no primeiro anexo do edital). O maior salário inicial oferecido é de R$ 6.467,67 e o menor, R$ 737,88 e a jornada de trabalho vai de 30 a 44 horas semanais.

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas, via internet, através do endereço eletrônico www.ibfc.org.br, no período entre 10 horas do dia 24 de abril às 23h59min do dia 18 de maio de 2014 (horário oficial de Brasília/DF).

Taxas
Nível Fundamental Incompleto – (antiga 4.ª série concluída do Ensino Fundamental/atual 5.º ano concluído do Ensino Fundamental de 9 anos) R$ 25,00;

Nível Fundamental Completo – (antiga 8.ª série concluída do Ensino Fundamental/atual 9.º ano concluído do Ensino Fundamental de 9 anos) R$ 25,00;

Nível Médio Completo – (antigo 3.º ano do 2º Grau – Normal ou Técnico, de acordo com a carreira/cargo/atividade ocupada) R$ 40,00;

Nível Superior Completo – (Graduação Tecnológica, Graduação Superior ou Bacharelado, de acordo com a carreira/cargo/atividade ocupada) R$ 65,00.
Provas
As provas objetivas serão realizadas nos municípios relacionados no edital, com previsão de acontecer no dia 08 de junho de 2014. O cartão de convocação contendo o local, a sala e o horário de realização das provas, será enviado aos candidatos através dos Correios, e também será disponibilizado no endereço eletrônico do Instituto IBFC (www.ibfc.org.br), a partir de 29 de maio de 2014.

O gabarito das provas objetivas será divulgado no endereço eletrônico do IBFC (www.ibfc.org.br), um dia após a aplicação da mesma.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério exclusivo da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S/A.

IFTM lança edital de concurso público

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, abriu edital n° 28/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 15 vagas para profissionais de níveis médio e superior. O certame será executado pela empresa Objetiva Concursos LTDA.

Os salários vão até R$ 3.392,42, além da remuneração, o servidor poderá ter os seguintes benefícios: Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte, Auxílio Pré-Escolar, Saúde Suplementar, Incentivo à Qualificação e outros, de acordo com a legislação em vigor.

As vagas são para os cargos de Administrador, Assistente em Administração, Auditor, Engenheiro Civil, Programador Visual, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Audiovisual, Técnico em Contabilidade, Técnico em Laboratório/Eletrônica, Técnico em Laboratório/Informática e Técnico em Laboratório/Química.

Somente serão admitidas inscrições via internet, no endereço eletrônico www.iftm.edu.br/concursos, até às 23h59min do dia 01 de maio de 2014. Aos interessados que queiram realizar sua inscrição e não possuem acesso à internet, serão disponibilizados terminais com internet e assistência até o dia 01 de maio de 2014, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30min e das 13h às 16h na Diretoria de Gestão de Pessoas/Reitoria e nos Campus do IFTM.

O valor da taxa de inscrição deverá ser pago, por intermédio de GRU (Guia de Recolhimento da União) cobrança, em qualquer agência bancária, impreterivelmente até o dia 02 de maio de 2014, é de:
- R$ 85,00, para os cargos de Nível de Classificação E;
- R$ 75,00, para os cargos de Nível de Classificação D.

A prova objetiva será aplicada na data prevista de 15 de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito preliminar da Prova Objetiva estará disponível nos endereços eletrônicos www.iftm.edu.br/concursos e www.objetivas.com.br, a partir dia 16 de junho de 2014.

O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso EBSERH - Hospital de Clínicas da UFTM 2014

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH abriu concurso público (edital 04/2014), sob a responsabilidade do Instituto AOCP, para preenchimento de vagas do quadro de pessoal com lotação no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – HC-UFTM, em Minas Gerais.
 
Serão preenchidas 23 vagas de nível superior, mais formação de cadastro reserva. Há chances para profissionais médicos de várias especialidades, com vencimento inicial deR$ 6.495, e também para Tecnólogo em Radioterapia, cujo salário é de  R$ 2.406. Todos os aprovados que forem contratados cumprirão jornada de 24 horas semanais.
 
Para a inscrição via internet, o candidato deve acessar, até o dia 22 de abril de 2014, o site da organizadora (www.institutoaocp.org.br). Quem preferir se inscrever no posto presencial, deverá se dirigir de 25 de março a 22 de abril de 2014 à Vitória Formação Profissional, situada na Rua: Antônio Pedro Naves, n° 130, Centro, Uberaba/MG.

A taxa é de R$ 85.
 
A aplicação das Provas Objetivas está prevista para o dia 18 de maio de 2014, e será realizada na cidade de Uberaba, Minas Gerais. Também haverá avaliação curricular de Títulos e de Experiência Profissional.
 
O concurso será válido por dois anos e o edital está disponível no sítio do Instituto AOCP, juntamente com outras atualizações.

Prefeitura de Betim - MG reabre inscrições de processo seletivo

Está disponível o edital n° 003/2014 para realização de processo seletivo na cidade mineira de Betim, a cerca de 32 km de Belo Horizonte, cuja organização está sob a responsabilidade da Noroeste Concursos. O certame é destinado ao provimento de 350 vagas, sendo 72 imediatas, 270 para cadastro de reserva e 08 para PNE.
 
As oportunidades são para as funções de Agente de Combate às Endemias e Agente de Combate às Endemias - Supervisor de Campo (níveis fundamental e médio), por salários variados de R$ 724,00 e R$ 958,30 em carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições foram reabertas e deverão ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no endereço www.noroesteconcursos.com.br, até 28 de abril. As taxas variam de R$ 50,00 e R$ 60,00.
 
Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão usar um computador que será disponibilizado na Sala da Diretoria de Gestão Estratégica e Participativa, no prédio da Prefeitura, 1º andar, rua Pará de Minas, 640 – Bairro Brasileia - Betim, nos seguintes horários: das 9h as 11h30 e das 12h30min as 17h00min.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 18 de maio de 2014. Já a prova de condicionamento físico será realizada na cidade de Betim em data provável de 01 de junho de 2014.
 
A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas, caso haja alterações, serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no sites do Município www.betim.mg.gov.br e no da organizadora.
 
A validade do certame será de 1 ano, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), divulgou edital de abertura das inscrições do concurso público para servidores técnico-administrativos. As inscrições ocorrem de 4 a 22 de abril, com provas a serem realizadas no dia 1ª de junho. Ao todo são 92 vagas para cargos de nível médio, técnico e superior.

Os salários variam de R$ 2.039,89 a R$ 3.392,42.

Outras informações sobre o concurso podem ser conferidas no edital completo, publicado no site da instituição.

As vagas disponíveis são para atuar nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. O valor da inscrição para nível superior custa R$ 100,00 e R$ 80,00 para nível intermediário (cursos médio e profissionalizante).

São vagas para graduados em diversas áreas de atuação como: Administração, Tecnologia da Informação, Arquitetura e Urbanismo, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Jornalista, Médico do Trabalho, Nutricionista, Psicólogo, Secretário Executivo e Técnico em Assuntos Educacionais. Dentre os cargos para nível médio e técnico há vagas para Assistente de Administração, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnico em Contabilidade e Tradutor e Intérprete em Línguas de Sinais.

Para se inscrever os candidatos devem acessar o site da instituição e escolher um cargo e um campus de atuação, para gerar o boleto de pagamento da taxa de inscrição. O concurso tem validade de seis meses.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou edital de concurso para 137 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.640,34 a R$ 3.392,42.

As oportunidades são para os campi de Rio de Janeiro, Macaé e Duque de Caxias.

Os cargos de nível superior são para analista de tecnologia da informação/ desenvolvimento, bibliotecário-documentalista, contador, farmacêutico/ geral, terapeuta ocupacional, analista de tecnologia da informação/ segurança da informação, arqueólogo, assistente social nas áreas hospitalar, atendimento a alunos e assistente social, astrônomo, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro nas áreas civil, mecânica e elétrica, fisioterapeuta, músico nas especialidades de oboé e piano, produtor cultural, psicólogo nas especialidades clínica e organização, redator, revisor de texto, técnico em assuntos educacionais, tecnólogo em comunicação, farmácia, física, produção, biologia e libras, tradutor intérprete, psicólogo/ atendimento a alunos e técnico em assuntos educacionais.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico de laboratório das áreas de biologia, biotério, física e química, técnico de tecnologia da informação nas áreas de desenvolvimento e segurança da informação, técnico em artes gráficas/ cortador gráfico - operador de guilhotina industrial gráfica, técnico em artes gráficas: encadernador gráfico e impressor off set, técnico em audiovisual, técnico em contabilidade, técnico em mecânica, técnico em microfilmagem, técnico em prótese dentária, técnico em química, técnico em restauração: conservador e restaurador - madeira, e conservador e restaurador – papel, técnico em segurança do trabalho e tradutor e intérprete de linguagem de sinais.

Os postos de nível fundamental são para assistente de alunos.

As inscrições podem ser feitas entre 15 de abril e 4 de maio pelo site www.pr4.ufrj.br. A taxa varia de R$ 60 a R$ 100.

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva. A data, o horários e os locais de prova ainda serão divulgados.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Universidade Federal do Piauí (UFPI)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), abriu as inscrições para concurso público com 85 vagas. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio da internet de 8 a 26 de abril. As vagas são para os cargos nas categorias funcionais de técnico-administrativos em educação. Confira edital

O maior número de vagas (28) é para o cargo de assistente de administração e estão distribuídas nos cinco campi da instituição. O valor do salário pode chegar a R$ 3.392,42.

No edital, também estão previstas vagas para os cargos de arqueólogo, assistente social, bibliotecário, biólogo, fotógrafo, engenheiro agrônomo, médico veterinário entre outras funções.

O concurso público será executado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese), vinculada à Reitoria da Universidade Federal do Piauí.

As provas deverão ser realizadas no dia 1º de junho.

Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

A Universidade Federal do Oeste da Bahia divulgou edital de abertura de inscrições do concurso público para servidores técnico-administrativos. As inscrições ocorrem de 4 a 22 de abril, com provas a serem realizadas no dia 1ª de junho. Ao todo são 152 vagas para cargos de nível médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 2.039,89 a R$ 3.392,42.

Outras informações sobre o concurso podem ser conferidas no edital completo, publicado no site da instituição.

As vagas disponíveis são para atuar nas cidades de Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Luis Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. O valor da inscrição para nível superior custa R$ 100,00 e R$ 80,00 para nível intermediário (cursos médio e profissionalizante).

São vagas para graduados em diversas áreas de atuação como: Administração, Tecnologia da Informação, Arquitetura e Urbanismo, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Jornalista, Médico Clínico, Nutricionista, Pedagogo, Programador Visual, Psicólogo, Secretário Executivo e Técnico em Assuntos Educacionais. Dentre os cargos para nível médio e técnico há vagas para Assistente de Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico de Laboratório (Física, Química e Biologia), Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Nutrição e Dietética e Técnico em Tecnologia da Informação.

Para se inscrever os candidatos devem acessar o site da instituição e escolher um cargo e um campus de atuação, para gerar o boleto de pagamento da taxa de inscrição. O concurso tem validade de seis meses.

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abriu concurso público para preencher 88 vagas para técnicos administrativos. Os salários variam de R$ 2.412,89 a R$ 3.765,45. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência.

Para nível médio, há vagas para assistente administrativo; técnico de laboratório nas áreas de agropecuária, análises clínicas, aquicultura, artes cênicas, combustão e refrigeração, computação e informática, engenharia de alimentos, física, gerência de saúde/psicologia, matemática, mecânica agrícola, metrologia, nutrição e dietética, química, soldagem, tecnologia mecânica, tecnologia da informação, processos, produtos e manutenção industrial; técnico em edificações; técnico em química e técnico em refrigeração.

Os cargos de nível superior são para contador, engenheiro civil, engenheiro mecânico, médico do trabalho, produtor cultural e técnico desportivo.

As inscrições poderão ser feitas entre as 13h (de MS) desta terça-feira (1º) até as 13h do dia 25 de abril pelo site da UGFD. As taxas são de R$ 60 (nível médio - assistente administrativo), R$ 55 (outros cargos de nível médio) e R$ 90 (nível superior).

A prova objetiva será aplicada no dia 25 de maio, das 8h às 11h30 (para assistente em administração) e das 14h às 17h30 (demais cargos), em Dourados, Campo Grande e
Três Lagoas.

O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Secretaria de Saúde do Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal publicou edital para preencher 460 vagas no cargo de agente de vigilância ambiental. O salário oferecido é de R$ 1.620. O valor das taxas de inscrição, que ocorre entre 16 de abril e 8 de maio, é de R$ 27,50.

Os candidatos precisam ter nível médio completo ou equivalente. Interessados devem acessar o site do organizador do certame, Idecan. Ou ainda realizar a inscrição de maneira presencial na Central de Atendimento ao Candidato Idecan localizada na Loja MR2 INKJET, SCLRN 708, Bloco E, Loja 15.

As provas objetivas de múltipla escolha estão previstas para o dia 31 de maio. Os locais de aplicação serão divulgados a partir do dia 26 de maio, no site do Idecan.

De acordo com a organizadora, serão 50 questões abrangendo os conteúdos de língua portuguesa, noções básicas de informática, raciocínio lógico-matemático, sistema único de saúde e conhecimentos específicos.

Prefeitura de São Sebastião (SP)

A Prefeitura de São Sebastião (SP) abriu concurso público para 132 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 820 a R$ 8.211. As oportunidade são para a Fundação de Saúde Pública de São Sebastião.

Os cargos de nível superior são para advogado, assistente social da atenção básica, contador, enfermeiro de atenção básica, farmacêutico, gestor de recursos humanos, odontólogo da atenção básica, psicólogo e médico da atenção básica - clínico geral/ generalista, ginecologista e pediatra.

As vagas de nível médio são para auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem da atenção básica e auxiliar de saúde bucal.

Os postos de nível fundamental são para agente comunitário da saúde, motorista, recepção e auxiliar de serviços gerais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de maio pelo site www.shdias.com.br. A taxa é de R$ 32 para nível fundamental, R$ 47 para nível médio e R$ 70 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada no dia 18 de maio.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Reriutaba - CE

A Prefeitura de Reriutaba, no interior do Ceará, lançou edital de concurso público com 183 vagas, para todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 724 a R$ 8.500, e a jornada de trabalho vai de 20 a 40 horas semanais, de acordo com o cargo desejado. O edital reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Os interessados devem fazer a matrícula até 30 de abril pelo site ou de forma presencial, na Central de Concursos, na Rua Doutor Osvaldo Honório Lemos, 76, no Centro de Reriutaba.

A inscrição custa R$ 50 para candidatos de vagas do ensino fundamental; R$ 80 para os de nível médio; e R$ 100 ou R$ 150 para os de nível superior, dependendo do cargo escolhido.

A prova será realizada em 15 de junho, em local ainda a ser definido. Os candidatos deverão conferir o local de prova após o fim do período de inscrição no diário oficial do município e em flanelógrafos nos prédios públicos da cidade. O gabarito deve ser divulgado em 16 de junho. Em seguida haverá uma prova de títulos, em 24 e 25 de junho.

As vagas são para recepcionista, inspetor sanitário, auxiliar de consultório dentário, técnico em saúde bucal, agente de combate a endemias, motorista, médico, enfermeiro, odontólogo, nutricionista, fisioterapeuta, professor, agente administrativo.

Prefeitura de Picuí (PB)

A Prefeitura de Picuí, no Seridó paraibano, divulgou nesta quinta-feira (10) edital de concurso público com 130 vagas. A remuneração inicial oferecida varia de R$ 729 até R$ 2.449,22. O edital e outros detalhes do concurso, além de procedimento de inscrição, estão disponíveis via internet, no site da CPCON da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

As oportunidades disponíveis são para candidatos com ensino fundamental, médio ou superior. As inscrições já estão abertas e serão encerradas no dia 28 de abril. As provas objetivas estão previstas para o dia 25 de maio.

Entre as vagas oferecidas, estão as de médicos, advogados, educador físico, enfermeiro, assistente social, técnico em laboratório, técnico de enfermagem, agente administrativo, auxiliar de consultório dentário, motorista, eletricista, operador de máquinas, instrutor de banda, coveiro, auxiliar de serviços gerais, entre outros.

A taxa de inscrição é de R$ 40, R$ 60 e R$ 80 para os cargos de nível fundamental, médio e superior, respectivamente.

Prefeitura de Pedra Lavada - PB

As inscrições para o concurso da Prefeitura de Pedra Lavada começam nesta segunda-feira (7). Elas seguem abertas até o dia 15 de maio pela internet, no site da empresa organizadora. A taxa de inscrição é de R$ 60, R$ 80 e R$ 100, a depender do nível de escolaridade do cargo.

Ao todo, estão sendo oferecidas 70 vagas, sendo três destinadas a pessoas com deficiência. Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 2.403,50.

Para os cargos de nível fundamental incompleto, estão sendo oferecidas vagas para condutor de veículos de urgência, motorista de transporte escolar, operador de máquinas e pedreiro. Já para os cargos de nível médio, as vagas são para agente comunitário de saúde, agente de endemias, almoxarife, auxiliar de saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, técnico em vigilância sanitária e técnico em segurança do trabalho.

Para os cargos de nível superior, as vagas são para bibliotecário, professor, supervisor educacional, orientador educacional, bioquímico/farmacêutico, cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista e psicólogo.

Os profissionais serão contratados em regime estatuário. As jornadas de trabalho variam entre 20, 30 e 40 horas, com salários que variam de R$ 724,00 a R$ 2.403,50 conforme o nível de escolaridade e a jornada de trabalho, que poderá ser de 20, 30 ou 40 horas semanais.

O concurso será realizado em uma única fase, composta por prova objetiva que será realizada no dia 8 de junho. Já o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 23 do mesmo mês.

Prefeitura de Palmas - TO

Foi publicado no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (31), o edital para o concurso do Quadro Geral da Prefeitura de Palmas. As inscrições começam no dia 8 de abril e seguem até 5 de maio, pelo site da Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins (UFT), responsável pelo certame.

São oferecidas 294 vagas para posse imediata e Formação de Cadastro de Reserva, distribuídas nos níveis fundamental incompleto, médio e superior. Do total de vagas, 16 são para portador de deficiência. Os salários variam de R$ 724 a R$ 4.681,76.

A taxa de inscrição é de R$ 60, para os cargos de nível fundamental incompleto; R$ 80, para os cargos de nível médio; e R$ 100 para nível superior.

As provas serão aplicadas no dia 15 de junho, pela manhã, para os níveis fundamental incompleto e superior, e à tarde, para o nível médio. Os candidatos terão quatro horas para responder às questões de múltipla escolha, sendo quatro alternativas, das quais apenas uma será a correta.

 A divulgação do resultado do concurso está prevista para 1º de agosto.

Prefeitura de Frei Martinho - PB

A prefeitura de Frei Martinho, no Seridó paraibano, divulgou nesta quinta-feira (10) edital de concurso público com 27 vagas. A remuneração inicial oferecida varia entre R$ 740 e R$ 4,5 mil. O edital e outros detalhes do concurso, além de procedimento de inscrição, estão disponíveis via internet, no site da CPCON.

 As oportunidades disponíveis são para candidatos com ensino fundamental, médio ou superior. As inscrições já estão abertas e serão encerradas no dia 27 de abril. As provas objetivas estão previstas para o dia 25 de maio.

Entre as vagas, o concurso prevê cargos de médico (clínico geral), nutricionista, odontólogo, professor, agende comunitário de saúde e de endemias, técnico em segurança, auxiliar de laboratório, coveiro, vigilante, motorista e operador de máquinas.

O concurso será realizado em duas etapas, sendo a primeira prova escrita objetiva e a segunda exame de títulos para os cargos de professores. A taxa de inscrição custa R$ 40 para os cargos de nível fundamental, R$ 60 para nível médio e R$ 80 para nível superior.

Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran)

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran), publicou o edital para o concurso público com cargos de ensino superior, ensino médio e ensino fundamental. Serão 160 vagas para compor os departamentos de todo o estado, sendo 16 vagas para pessoas com deficiência (PCD). Os salários vão de R$ 1.938,69 a R$ 5.530,53. As inscrições devem ser realizadas de 16 de abril a 8 de maio.

No site do Detran é possível ver o edital (acesse o edital). Os cargos são para os departamentos de administração, informática, arquitetura, contabilidade, economia, engenharia civil, pedagogia, psicologia, desenho, programação de computador e serviços operacionais.

As inscrições podem ser feitas de 16 de abril a 8 de maio, somente pelo site. As taxas de inscrição variam de R$ 40 a R$ 75.

As provas do concurso estão previstas para acontecer no período de 8 de junho de 2014. O concurso terá duas fases com uma prova objetiva e discursiva e prova prática para o cargo de serviços operacionais.

 Os candidatos podem solicitar a realização da prova objetiva em Porto Velho, Ariquemes, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro abriu nesta segunda-feira (31) as inscrições para dois editais de concursos para um total de 520 vagas em cargos de nível médio/técnico. Os salários não foram divulgados.

No edital nº 01 são 400 vagas para soldado combatente. Os candidatos devem ter nível médio completo.

No edital nº 02 são 120 vagas para cabo técnico de enfermagem. Os candidatos devem ter nível médio e curso técnico completo.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 30 de abril pelo site www.funcetconcurso.org.br. A taxa é de R$ 100.

O processo seletivo tem três etapas: exame intelectual (prova objetiva), teste de capacidade física e exame de saúde.

O exame intelectual será aplicado no dia 25 de maio, nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Niterói, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Teresópolis, Petrópolis e Friburgo.

Os concurso terão validade de 2 anos e poderão ser prorrogados por igual período.

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) abriu inscrições no último dia 12 de abril do concurso público para preenchimento de 36 vagas em cargos de nível médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 1.009,24 a R$ 6.154,00.

Os cargos de nível superior são para analista de área nas funções de advogado, psicólogo, engenheiro civil e engenheiro mecânico, químico, alimentos, produção, metalúrgico, naval e oceânico, aeronáutico e espacial e mecatrônico.

Já as vagas de nível médio/técnico são para assistente administrativo (6 e 8 horas) e agente de fiscalização.

As oportunidades são para Goiânia e outras cidades do interior do estado. Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril exclusivamente pelo site www.institutoineaa.org.br. A taxa varia de R$ 35 a R$ 200.

 As provas objetivas e eliminatórias estão previstas para o dia 25 de junho.

Conheça as melhores empresas para se trabalhar em Saúde

Crédito: Ricardo Benichio
IT Mídia e Great Place to Work Brasil premiaram os destaques do setor; Laboratório Sabin, Genzyme e Novartis lideram ranking
 
Pela primeira vez o setor brasileiro premiou, em uma parceria inédita da IT Mídia com a Great Place to Work Brasil, as melhores empresas para se trabalhar na Saúde do País. A cerimônia dos 35 premiados, escolhidos entre quase 100 empresas, aconteceu na quarta-feira (16), na sede da IT Mídia em São Paulo.
 
O Laboratório Sabin, do Distrito Federal, foi eleito a melhor companhia na área da Saúde para se trabalhar no Brasil. A maior parte da avaliação leva em conta a opinião dos próprios funcionários. Em segundo e terceiro lugar na lista foram laureadas as farmacêuticas Genzyme e Novartis (veja abaixo a lista completa).
 
Entre os grandes objetivos do estudo está, além de conhecer as melhores práticas em gestão de pessoas das empresas premiadas, o desenvolvimento do setor como um todo. Afinal, a melhoria dos ambientes de trabalho estimula a qualidade e a eficiência na prestação de serviços, ponderou durante a premiação o CEO do GPTW Brasil, Ruy Shiozawa.
 
Para Adelson Sousa, presidente da IT Mídia, o ranking também auxilia os departamentos de recursos humanos das empresas a preparem melhores profissionais e gestores, “contribuindo para o crescimento das instituições de saúde”.
 
Confira abaixo o ranking, publicado primeiro na Revista Saúde Business, da IT Mídia.
 
01. Laboratório Sabin (Brasília, DF)

 02. Genzyme (São Paulo, SP)

 03. Novartis Brasil (São Paulo, SP)

 04. Astellas Farma Brasil (São Paulo, SP)

 05. AstraZeneca Brasil (Cotia, SP)

 06. Laboratório Leme (Salvador, BA)

 07. Acripel Farma (Recife, PE)

 08. Boehringer Ingelheim (São Paulo, SP)

 09. Zambon Brasil (São Paulo, SP)

 10. H. Strattner (Rio de Janeiro, RJ)

 11. Roche Diagnóstica (São Paulo, SP)

 12. Unimed Federação Minas (Belo Horizonte, MG)

 13. Roche Farmacêutica (São Paulo, SP)

 14. Unimed Ceará (Fortaleza, CE)

 15. Unimed Missões (Santo Ângelo, RS)

 16. Natulab (Santo Antônio de Jesus, BA)

 17. Novo Nordisk (São Paulo, SP)

 18. Unimed-Rio (Rio de Janeiro, RJ)

 19. Byofórmula (São José dos Campos, SP)

 20. Unimed Federação Rio (Rio de Janeiro, RJ)

 21. Kley Hertz (Porto Alegre, RS)

 22. Clamed (Joinville, SC)

 23. Free Life Saúde (Fortaleza, CE)

 24. Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre, RS)

 25. Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (São Paulo, SP)

 26. 4Bio Medicamentos (São Paulo, SP)

 27. Officilab Farmácia de Manipulação (Rio de Janeiro, RJ)

 28. IPAS – UPA Imbiribeira (Recife, PE).

 29. São Francisco Saúde (Ribeirão Preto, SP)

 30. Hospital Santa Teresinha (Recife, PE)

 31. Unimed Fortaleza (Fortaleza, CE)

 32. AMO – Assistência Multidisciplinar e Oncologia (Salvador, BA)

 33. Clinipam (Curitiba, PR)

 34. Unimed Campinas (Campinas, SP)

 35. SuperClinica (São Luis, MA)
 
SaudeWeb

Melhorar o clima organizacional nas organizações de saúde é fundamental

Reprodução
Por Alberto Ogata
 
Há muito tempo os americanos procuram reforçar que as escolhas pessoais e a abordagem individual são fundamentais na saúde, gestão de pessoas e decisões em estilo de vida. No entanto, até nos Estados Unidos tem assumido importância cada vez maior a abordagem da cultura na gestão das organizações.
 
Um conhecido psicólogo e pesquisador, Judd Allen, ressalta que há cinco dimensões da cultura: (a) valores compartilhados (2) normas na empresa (3) pontos de contato entre as políticas formais e informais (4) suporte entre os colegas (5) clima organizacional.  Estas dimensões tem sido abordadas em vários programas e devem ser assumidos pelas lideranças das empresas e não podem ser “terceirizadas” para consultores, planos de saúde ou corretoras.
 
No campo da indústria da saúde, a questão da cultura e do clima organizacional torna-se mais importante pois cuidar das pessoas, atender doentes ou buscar aliviar a dor e o sofrimento das pessoas melhorando a sua qualidade de vida é uma atividade de grande valor na sociedade mas que potencialmente pode gerar muito stress e desgaste.
 
Neste contexto, buscar aprimorar a gestão nestas organizações, identificar boas práticas específicas do setor e integrar os diferentes programas é fundamental. A organização “Great Place to Work” que há muitos anos realiza um excelente trabalho em várias partes do mundo, decidiu produzir uma lista das Melhores Empresas para Trabalhar em Saúde no Brasil, em parceria com a IT Mídia.
 
Na edição 2013, foram identificadas 35 empresas para a primeira lista, sendo o Laboratório Sabin, sediado no Distrito Federal o vencedor. Nesta lista, estão empresas de 11 Estados, sendo que a distribuição por setor liderada por operadoras de saúde (28%), indústrias farmacêuticas (20%), comércio atacadista (17%), hospitais e clínicas (17%), laboratórios clínicos e comércio varejista (9%). As mulheres são maioria nestas empresas (67%), inclusive em cargos de liderança (53%).
 
A observação desta primeira lista demonstra o desafio de se buscar disseminar as boas práticas e a melhoria do clima organizacional nas empresas diretamente envolvidas com o cuidado da saúde, ou seja “cuidar de quem cuida” como centros médicos, hospitais, clínicas, unidades de atendimento domiciliar, etc. Nestas organizações há fatores específicos e importantes a serem abordados, como o trabalho em turno, o risco de “burnout” , os conflitos de papéis e liderança e a sobrecarga de trabalho. Vê-se que a lista é composta predominantemente por empresas intermediadoras de serviços médico-hospitalares como planos de saúde ou relacionadas à indústria e comércio, onde as atividades dos colaboradores se assemelha ao mercado em geral.
 
A produção desta lista, sem dúvida, é um avanço para o setor e que gerará estudos e reflexões e permitirá a disseminação de boas práticas baseada no modelo e ambiente de negócios brasileiro.
 
SaudeWeb

Goji berry tem alto poder antioxidante, mas ainda faltam estudos sobre quantidade de consumo

Goji berry tem alto poder antioxidante, mas ainda faltam estudos sobre quantidade de consumo Gary Scott/freeimages
Foto: Gary Scott / freeimages
Alto valor nutricional e propriedades benéficas para o organismo são qualidades da fruta
 
O goji berry está na moda. Essa fruta vermelhinha e de paladar um tanto amargo invadiu as lojas de produtos naturais e os blogs de saúde com a promessa de proteger o organismo e ajudar a emagrecer. Cultivada há mais de 600 anos pelos chineses, a fruta ganhou o status de "superalimento" por causa do seu alto poder antioxidante (compostos químicos que protegem as células) e concentração de vitamina C.
 
— O conceito atual de superalimento é aquele que tem uma alta proporção de benefícios à saúde quando comparado com outros. No caso do goji berry, e todas as outras frutas "berries", seus "superpoderes" provêm dos antioxidantes, que reduzem o risco de algumas doenças como as cardíacas e tipos de câncer — explica a nutróloga do Serviço de Nutrologia do Hospital Ernesto Dornelles, Jaqueline Coelho.
 
Apesar de seus grandes poderes nutricionais, ainda há pouca evidência científica sobre os efeitos diretos do goji berry no combate a doenças. A maioria das pesquisas sobre a fruta foi realizada em animais, algumas já feitas em laboratório (apenas com células), e raríssimas em humanos. Esses estudos evidenciaram que ela é responsável por uma redução nos níveis de glicose e lipídios, aumento da imunidade, proteção do DNA contra danos e inibição do crescimento de tumores.
 
Também existem evidências recentes de que a goji berry aumenta os níveis plasmáticos da zeaxantina, um agente antioxidante potente para a visão. Além disso, a fruta tem 18 tipos de aminoácidos, incluindo a taurina, que vem sendo estudada como agente terapêutico complementar na prevenção de complicações do diabetes tipo 2.
 
— A questão primordial é que não sabemos ainda qual a quantidade a ser recomendada para se atingir todos estes benefícios evidenciados em células de laboratório ou em animais. Mais estudos em humanos devem ser realizados para conseguirmos provar que o goji berry é realmente capaz de realizar tudo que imaginamos e qual a quantidade certa para tal efeito — pondera Jaqueline.
 
Relação com a perda de peso não foi comprovada
O que ainda não foi comprovado por algum estudo é a relação da fruta com a perda de peso. Segundo Jaqueline, ela deve ser consumida como uma fonte nutritiva que aumente a qualidade da alimentação. O emagrecimento é uma consequência dessa melhora.
 
— Para se ter uma ideia, um quarto de xícara da fruta desidratada tem 100 calorias. Tudo que é consumido em excesso acarreta ganho de peso — alerta a nutróloga.
 
Alto valor nutricional
De acordo com a nutricionista Jaqueline Coelho, além de ter uma alta proporção de antioxidantes, o goji berry é poderoso por apresentar:
 
68% DE CARBOIDRATOS
12% DE PROTEÍNA
10% DE FIBRA
10% DE GORDURA
 
Outros "superpoderes"
— Os polissacarídeos presentes na fruta auxiliam na manutenção da flora intestinal, ajudam a estabilizar os níveis de glicose, estimulam o sistema imunológico e contribuem para redução do risco de câncer de intestino.
 
— A zeaxantina, um antioxidante da família dos carotenoides, auxilia no sistema imunológico e na manutenção da visão saudável, podendo prevenir complicações oculares como a catarata.
 
— O betacaroteno, também da família dos carotenoides, é importante para síntese da vitamina A, essencial no crescimento humano, na visão, na estrutura celular, ossos, dentes e pele.
 
Como consumir
 
Vá fundo
— A forma mais comum de encontrar o goji berry no Brasil é desidratada ou em cápsulas de suplementos. A versão natural também está disponível, mas é bem mais rara de ser encontrada. A dica é consumi-la com outras frutas, misturada na granola, no iogurte, em uma receita de bolo, em sucos ou chás.
 
— Um quarto de xícara da fruta desidratada possui 4g de proteína, 3g de fibra, 140% de vitamina A, 20% de vitamina C e 10% de ferro.
 
Sinal vermelho
— Pessoas com histórico de alergias alimentares devem ter cuidado ao consumir a fruta. Já existem casos na literatura de reações alérgicas graves ao goji berry.
 
— Quem precisa utilizar anticoagulante também precisam ficar em alerta. A fruta pode interagir com essas medicações, causando sangramentos espontâneos.
 
— Também há relatos de toxicidade hepática pelo uso excessivo da fruta.
 
Família Berry
As chamadas "berry fruits" (ou "frutas berries") têm um impacto positivo e profundo na manutenção da saúde humana e prevenção de doenças. A antocianina, responsável pela cor avermelhada/arroxada/azulada das berries é que tem esse potencial antioxidante tão importante. Podemos citar framboesa (blackberry), amora (rapberry), mirtilo (blueberry), cranberry, morango (strawberry) e açaí.
 
Zero Hora

Carreira: Ser fluente em inglês pode ser insuficiente no seu trabalho

Thinkstock
Conhecimento em inglês é exigido até para posições operacionais
Cursos do idioma voltados para áreas específicas podem ser um diferencial no currículo profissional
 
A língua inglesa deixou de ser uma vantagem no currículo dos profissionais e passou a ser uma exigência há algum tempo. A falta da fluência no idioma e de plena consciência de qual é o nível de conhecimento em inglês pode colocar o profissional em situações constrangedoras em uma entrevista de emprego e fazer com que ele perca oportunidades que poderiam alavancar a sua carreira, como no caso dos 110 universitários bolsistas do programa do governo Ciência Sem Fronteiras, que tiveram de deixar os países em que estavam estudando (84 no Canadá e 26 na Austrália) antes do previsto.
 
Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC), estes alunos não alcançaram os níveis de proficiência em inglês necessários para ingressar nas universidades estrangeiras e estagiar nestes países.
 
Para o gerente do departamento acadêmico da rede de ensino Cultura Inglesa, Vinícius Nobre, o que aconteceu com os universitários do Ciência sem Fronteiras é resultado de uma ilusão de que só se aprende inglês indo morar fora do País. “É um mito absurdo, realmente perigoso. [Aprender inglês] não é só isso, não acontece do dia para a noite. É preciso ter um conhecimento mais científico e sério do processo”, observa.
 
A necessidade profissional de aprender a língua fica ainda mais clara durante a procura de um novo emprego. Hoje em dia, mesmo em posições operacionais, como atendentes de telemarketing, o conhecimento básico do inglês é uma exigência das empresas, pela existência de termos técnicos usados no dia a dia do trabalho que são próprios da língua anglo-saxã. E em diversos casos o profissional precisa de muito mais do que o conhecimento básico. É também uma exigência ser fluente e ter um vocabulário amplo e bem desenvolto para lidar com as situações de sua área de atuação, como um advogado de uma multinacional.
 
Mentira no currículo
No entanto, o que os recrutadores percebem é que uma grande parcela dos profissionais não está ciente de qual realmente é o seu nível de conhecimento em inglês, ou então, mentem no currículo.
 
“As pessoas mentem mais do que se enganam. Elas sabem que o idioma é uma das principais exigências de pré-avaliação de currículo. Não me interessa se o candidato fala ‘Eu entendo tudo, mas eu não falo’. Isso não é inglês nem fluente, nem avançado e nem intermediário se bobear”, conta a recrutadora Juliana Zuccarello, da Newik, unidade da empresa especializada em recrutamentos Havik.
 
Para o também recrutador Edson Balestri, gerente da ManpowerGroup Solutions, ao mentir sobre a proficiência de inglês no currículo, o profissional se coloca em uma posição bastante constrangedora.
 
Ainda que ele consiga passar na entrevista, por ter sido mal avaliado, ele provavelmente terá problemas no dia a dia do trabalho. "São poucos os casos em que a empresa exige o inglês e o profissional não utiliza. Hoje em dia, 75% [das empresas] pedem o idioma", diz.
 
Como saber qual é o seu nível de inglês?
Para não fazer feio na entrevista e ter certeza de que tem as competências necessárias para a vaga à qual está se candidatando, o ideal é que o profissional seja sincero em seu currículo e coloque o nível de inglês correto. No entanto, a linha que separa um conhecimento avançado de uma fluência, por exemplo, é tênue e, muitas vezes, o candidato pode se confundir ou fazer uma auto avaliação equivocada.
 
Segundo Nobre, da Cultura Inglesa, só é possível saber com precisão qual é a proficiência de um profissional em um determinado idioma quando ele é testado por um especialista. “Para determinar em qual nível de proficiência a pessoa se encontra, uma série de habilidades são testadas, desde a produção oral, produção escrita, compreensão, conhecimento estrutural, lexical. É uma avaliação bastante complexa. Apenas quem tem o treinamento certo e os recursos apropriados que tem como fazer uma avaliação correta”, conta.
 
No entanto, para estabelecer uma convenção de quais habilidades são necessárias para cada nível de inglês, o Conselho Europeu criou, em 2001, o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. Este sistema é utilizado como base para a maioria das instituições de ensino avaliarem corretamente o nível de inglês de quem está sendo examinado. Veja abaixo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas para ter uma melhor noção de qual é o seu nível de inglês e o que colocar no currículo:
 
Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas
 
A1 - Iniciante: Tem a habilidade básica de se comunicar e trocar informações de uma maneira simples, como por exemplo perguntar o endereço de algum lugar ou conseguir pedir um prato em um restaurante.
 
A2 - Básico: Tem a habilidade de lidar com informações diretas e simples e de se expressar em contextos já familiarizados. Por exemplo, contar como está se sentindo naquele dia.
 
B1 - Intermediário: Tem a habilidade de se expressar de uma maneira limitada em situações familiares e de lidar com situações que não sejam de rotina, como, por exemplo, abrir uma conta em banco.
 
B2 – Independente: Tem a capacidade de se expressar em diversos tipos de situações e de alcançar os seus objetivos em uma conversa. Por exemplo, guiar um turista pela cidade e dar detalhes sobre os pontos que estão visitando.
 
C1 - Proficiência Operativa Eficaz (Avançado): Tem a habilidade de se comunicar com eficiência e propriedade em conversas que fogem das situações rotineiras. Por exemplo, consegue argumentar em uma discussão.
 
C2 - Domínio Pleno (Fluente): Tem a habilidade cognitiva de lidar com materiais acadêmicos e utiliza a língua de maneira tão boa, ou até melhor, que um nativo.
 
Cursos de inglês específicos são um diferencial
Algumas áreas, no entanto, exigem um vocabulário bastante técnico e que mesmo alguém considerado fluente pode não conhecer, como as áreas de saúde, engenharia, aviação, jurídica ou mesmo a de negócios. Principalmente para quem está iniciando a carreira, a falta de conhecimento específico no idioma utilizado em sua área de atuação pode ser um empecilho em um processo seletivo mais rigoroso. Para isso, existem no mercado os cursos de inglês especializados para determinados setores do trabalho.
 
“As características dos cursos específicos são muito parecidas com os cursos gerais. O que vai mudar é que as situações selecionadas para prática da língua são daquele contexto. Então, o vocabulário que vai surgir e os recursos linguísticos que serão necessários vão refletir o que a pessoa precisa naquela situação de trabalho”, comenta Nobre. Desta maneira, um estudante de direito que fizer um curso de inglês voltado para a área jurídica será exposto a simulações de um julgamento ou a produção escrita de uma defesa em um processo legal.
 
Nobre, da Cultura Inglesa, lembra, porém, que qualquer pessoa que já tenha proficiência na língua consegue desenvolver estes conhecimentos sozinha. “Se ela está naquele mercado e tem um nível cognitivo linguístico que seja bastante avançado, ela vai naturalmente assimilar o vocabulário. [No entanto], As pessoas estão sentindo que é mais urgente e buscam diferentes recursos para acelerar”, comenta.
 
Ser específico é essencial em alguns setores
Em áreas como a aviação, no entanto, ser fluente tanto no inglês do dia a dia como no específico é essencial para ser contratado por uma empresa aérea, segundo a professora Cybele Gallo, fundadora da escola Fly By English School e professora do curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi.
 
"Há alguns anos atrás, foram constatando que o número de acidentes envolvendo a falta de proficiência na língua inglesa por parte dos pilotos aumentou,  porque quando a aviação era menor, todo mundo conseguia se comunicar com códigos estabelecidos. Com o crescimento da aviação, com países e pessoas de todas as nacionalidades tendo de interagir, os problemas com a língua começaram a crescer", diz ela.
 
Em 2003, a Organização Internacional de Aviação Civil (INCAO, na singla em inglês) reuniu um grupo de linguistas que montou uma tabela de proficiência inglesa, com níveis de 1 a 6, sendo que pilotos considerados aptos a operar voos devem atingir no mínimo o nível 4 nas provas realizadas pelos órgãos regularizadores de cada país. No caso do Brasil, a prova que atesta a proficiência dos profissionais da aviação é a Santos Dumont English Assessment (SDEA), aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
 
“O que era antes um requisito para fazer voo internacional, hoje é requisito para conseguir emprego. As empresas aéreas perceberam que se elas contratam um piloto com nível de inglês 1, 2 ou 3 ele não vai conseguir passar para o nível 4 rapidamente”, observa Cybele, que trabalhou na construção da SDEA e que aplicou provas de inglês para candidatos à vagas nas aéreas TAM e GOL.
 
A professora conta, inclusive, que em alguns casos os candidatos que tinham plena proficiência no inglês geral e nenhuma no específico se saem pior nas avaliações do que os candidatos com menos conhecimento no idioma do dia a dia e mais no técnico. “Muitas vezes você pegava meninos que tinham feito intercâmbio e vinham fazer uma prova técnica e não sabiam nem o que era trem de pouso. Já peguei também pilotos usando muitas gírias na prova. Aquilo não ia ajudar em nada na comunicação, muito pelo contrário, iria atrapalhar”, comenta.
 
Nobre lembra, porém, que é preciso tomar cuidado antes de contratar os cursos com propósitos específicos para não correr o risco de fazer um investimento sem retorno. “Eu acho muito perigoso os cursos que vendem soluções milagrosas de pacotinhos de vocabulário para certas áreas. Não adianta você aprender 30 palavras para aquele propósito e não conseguir se comunicar na hora que tem que colocar essas palavras em uma frase inteira”, avalia.
 
Portanto, o recomendável é que o interessado em fazer algum curso de inglês voltado para sua área, além de manter o estudo no idioma utilizado no dia a dia, pesquise a credibilidade da escola no mercado, contatando ex-alunos e verificando se o método de ensino é eficaz.
 
iG